gazeta niteroiense • ediÇÃo 143

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 08-Apr-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143 Acesse http://www.gazetanit.com.br/ ------------------------------------------------------- De 28 de fevereiro a 6 de março de 2015 Edição completa em PDF e Flip Page Curta | Compartilhe | Anuncie ------------------------------------------------------- Oportunidade! http://anuncie.gazetanit.com.br/ ------------------------------------------------------- Gazeta em casa | assine.gazetanit.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143
Page 2: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

2 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120

EXPEDIENTE | Gazeta Niteroiense. O jornal que todo mundo lê.Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.

E-mail: [email protected]. Tel: (21) 2625-4907 / 99590-5340Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

Correspondência: Caixa Postal 108.002, CEP 24120-970 - Niterói/RJ A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

[email protected]

COMERCIAL:[email protected]

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição. ANUNCIE: [email protected] ou ligue (21) 2625-4907

Participe!(21) 9 8876 0120

Local

www.climatempo.com.brwww.climatempo.com.br

Redução de preço nasligações de telefone fixopara móvel já está valendo

SENAI Niterói e SENAISão Gonçalo têm 440vagas gratuitas emcursos à distância

Sindilojas abretemporada decursos rápidos

O Sindilojas Niteróiestá com inscriçõesabertas para um pacotede cursos rápidos apartir de março, todoseles sobre temas deimediata aplicação nodia a dia do Comércio.

Com turmas pelamanhã (das 9h às12h30min) e à tarde(das 14 às 17h30min),cada workshop terátrês horas e meia deduração, com pausapara café.

A programação demarço é a seguinte:“Caixa - Prevenção deFraudes e AtençãoPlena” (dia 3); “Venda -Varejo na era digital”(dia 9); “Gerenciamentoe Inovação de estoque”(dia 17); “PNL aplicadaa vendas no varejo”(dia 18); “A arte degerenciar pessoas” (dia24); e ainda “MarketingPessoal – Imagemcorporativa e o sucessoprofissional” (dia 31).

Por curso, o investi-mento por pessoa é deapenas R$45,00 (paraassociados do SindilojasNiterói), ou R$90,00(para os não-associadosao Sindicato).

Inscrições pelo e-mail [email protected], pelotelefone 2717-5357 ouainda no próprio Sindilo-jas, onde serão ministra-dos os cursos: Rua DrBorman, 6/301, Centro.

Liquidação “Eu Mereço” aconteceem março no Bay Market

O Shopping Bay Ma-rket promete fazer a ale-gria dos lojistas e clien-tes no mês de março, coma segunda edição da liqui-dação “Eu Mereço”.Esta será a primeira liqui-dação realizada no mallem2015, e promete tra-zer descontos de até 70%nos dias 6, 7 e 8 de mar-

ço. De acordo com o sho-pping a expectativa é quehaja um aumento no flu-xo de pessoas durante apromoção, além, é claro,de ser uma oportunidadepara os lojistas aquece-rem suas vendas.

Durante o período depromoção, o Bay Marketestará decorado com a

comunicação da campa-nha, contendo balões, fol-ders e cartazes. As lojasparticipantes tambémirão receber um kit combalões das cores da pro-moção (vermelho e bran-co) e TAGs de preçospara decoração da loja,visando criar uma siner-gia com mall.

Agência Brasil

As ligações de telefo-ne fixo para celular fica-ram mais baratas a partirdo último dia 24. A redu-ção do preço, determina-da pela Agência Nacionalde Telecomunicações(Anatel), vale para cha-madas locais ou de longadistância originadas nasredes das concessionáriasda telefonia fixa (Oi, Tele-fônica, CTBC, Embratel eSercomtel) e destinadas àsoperadoras móveis.

A redução chegará a22% nas ligações de te-lefone fixo para móvelem que as discagens di-retas a distância (DDDs)são iguais. Nas chama-das de fixo para móvelem que os DDDs dos te-lefones de origem e dedestino da ligação têmapenas o primeiro dígito

igual como, por exemplo,61 e 62, haverá queda de14%, em média. Já nasligações em que os pri-meiros dígitos dos DDDsdo telefone fixo e do mó-vel são diferentes – 31 e41 –, a redução será de12%, em média.

A diminuição do pre-ço das chamadas é con-

sequência da reduçãodos valores de referênciapara tarifas de remune-ração de redes móveis efaz parte do Plano Geralde Metas de Competiçãoda Anatel, aprovado em2012. Os novos valoresforam aprovados no iní-cio de fevereiro pelo Con-selho Diretor da Anatel.

As unidades doSENAI Niterói e SE-NAI São Gonçalo es-tão com inscriçõesabertas para 440 va-gas gratuitas de quali-ficação à distância.Os interessados emparticipar devem terno mínimo 16 anos deidade, estar cursandoou ter concluído o 2ºano do Ensino Médio.

O SENAI Niteróitem 300 oportunidadesem cursos de qualifi-cação para turmas deAssistente de Logísti-ca, Auxiliar Adminis-trativo, Assistente deRecursos Humanos,Eletricista de Automó-veis, Instalador deRede Local e SemFio, Mecânico de Ma-nutenção em MotoresCiclo Otto e Operadorde Computador.

E, no SENAI SãoGonçalo a oferta é de140 vagas para Assis-tente de Logística, As-sistente de RecursosHumanos e Auxiliarde Eletricista Predial.

As inscrições po-dem ser feitas até 17de março no link http:// w w w. c u r s o s e n a irio.com.br/link-cur-sos-gratuitos-distan-c i a - q u a l i f i c a c a o ,

19.html , onde tam-bém está disponívelo edital completo. Oscandidatos farãoprova online, de múl-tipla escolha.

O resultado serádivulgado dia 20 demarço, a partir das15h, no mesmo site emque for feita a inscri-ção. As matrículaspoderão ser feitas noSENAI escolhido pelocandidato para fazer ocurso. É necessárioapresentar original ecópia do RG, CPF,comprovante de esco-laridade, comprovantede residência, duasfotos 3x4 e autodecla-ração de baixa renda.

No Ensino à Dis-tância, os alunos têmaulas teóricas em am-biente virtual deaprendizagem, con-teúdo em flipbook(disponível em DVD)e aulas presenciais noSENAI em que forfeita a matrícula.

O SENAI Niteróifica localizado na RuaGeneral Castrioto,460. E, o SENAI SãoGonçalo na Rua Dr.Nilo Peçanha, 134.Mais informações po-dem ser obtidas pelo0800 0231 231.

Page 3: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | [email protected] 3Local

Superbarca Pão deAçúcar é aprovada naprova de mar

Prefeitura lança programaNutriSUS em Niterói

A prefeitura de Niteróireceberá os ministros daSaúde, Arthur Chioro, daEducação, Cid Gomes, e De-senvolvimento Social eCombate à Fome, TerezaCampello, em Niterói napróxima segunda-feira, dia 2de março, às 10 horas, parao lançamento do programade Estratégia de Fortifica-ção da Alimentação Infan-til, o NutriSUS, na UnidadeMunicipal de Educação In-fantil Professora OdeteRosa da Mota, em Itaipu.

O município de Niterói é

o primeiro do Estado do Riode Janeiro a participar da es-tratégia, uma parceria das se-cretarias municipais de Saú-de e Educação, que atende-rá crianças de zero a 36 me-ses de idade matriculadas emalgumas Unidades Munici-pais de Educação Infantil.

O NutriSUS tem comoobjetivo potencializar o de-senvolvimento infantil, aprevenção e o controle dasdeficiências nutricionais apartir da adição diária de vi-taminas e minerais na ali-mentação de crianças.

Embarcação vaireforçar a frota jáem março

O novo catamarãPão de Açúcar – comcapacidade para trans-portar 2 mil pessoas porviagem – passou pelamais importante etapa detestes. A chamada pro-va de mar checa a atra-cação e o treinamentoda tripulação. Essa é aprimeira das nove su-per barcas adquiridaspelo Governo do Estadopara reforçar a frota dotrajeto Rio-Niterói. Asdemais serão integradasnos próximos 12 meses.A nova embarcaçãopassará a operar compassageiros na segundaquinzena de março.

A nova barca temprevisão para realizar 12viagens nos horários derush, sendo seis pela ma-nhã e outras seis à tarde.Esse cronograma podeser alterado conforme ademanda de passageiros.

– Será um salto de

qualidade no atendimen-to ao usuário que faz otrajeto Rio-Niterói. Tere-mos mais conforto e ra-pidez na travessia, além,é claro, de um potente ar-condicionado – destacouo secretário de Estado deTransportes, Carlos Ro-berto Osório.

Totalmente refrige-rada, a superbarca temacessibilidade plena:conta com piso tátil eárea especial para ca-deirantes. A Pão deAçúcar tem duas proas,janelas panorâmicas ebicicletários. Os píeresdas estações Praça 15e Araribóia já estão emfase de conclusão.

Salvador Scofano

Page 4: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

4 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120

ShoppingCamboinhas

Geral

Por Luiz Eugenio ACESSE NACADENCIA.BLOGSPOT.COM

Faltam 343 dias

*** A Neltur anuncioudurante apuração dasnotas na quadra doUnidos do Viradouro, quevai liberar cartas decrédito em outubro àsagremiações queapresentarem suasprestações de contas emmarço. Se a promessa forcumprida, já seria umalento paras ossambistas.

*** Prejudicada muitomais pela enxurrada denotas 9.7 da quarta-feirade cinzas do que pelodilúvio do domingo decarnaval, a unidos daViradouro começa denovo sua luta por umavaga no Grupo Especial.

*** Outra representantede Niterói na Capital , aAcadêmicos do Sossegoficou apenas com o 9ºlugar do Grupo B, mas atristeza maior foi pelaperda de seu presidente.Três dias depois docarnaval, Gustavinho,como era conhecido,faleceu de insuficiênciarespiratória no hospitalSão Lucas em Icaraí.

*** E a MocidadeIndependente de Icaraí,maior vencedora docarnaval de Niterói dosúltimos 10 anos, ficoucom a 5º colocação doGrupo de Acesso. Mesmosem ter conquistado avaga no Grupo Principal,o carnavalesco FlávioNunes quer continuar naagremiação paradesenvolver um enredoque vai misturar emoção,ousadia e luxo.

*** Na Capital a dançadas cadeiras entrecarnavalescos jácomeçou. Paulo Barrosdeixou Padre Miguelrumo a Madureira e Alexde Souza assume a vagade Max Lopes na Vila.Por outro lado CahêRodrigues renovou com aImperatriz.

Parece muito tempo,mas o carnaval 2016 estálogo ali. É preciso iniciaro planejamento com mai-or antecedência visandoqualificar o espetáculo.Como diz a Velha-Guar-da, “o carnaval começana quarta-feira”.

Outra questão queprecisa ser revista é a uti-lização da Rua da Con-ceição como passarela.A via estreita e sinuosa,dificulta a evolução e li-mita a criação dos car-navalescos. Antigo an-seio dos sambistas nite-roienses a Avenida Ama-

ral Peixoto é de fato umaboa opção, desde queseja estruturada para tor-ná-la apta a realização debons desfiles. Mais con-forto ao público é umadas prioridades. Os bar-racões também merecematenção especial. O atu-al local onde são confec-cionadas as alegorias nãooferece condições dig-nas aos artesãos.

Mas tivemos avan-ços. A utilização da Ama-ral Peixoto como concen-tração foi uma decisãoacertada, assim como ochamamento público parajurados. Entretanto, oprocesso de escolha des-tes profissionais deve terprazo extenso. Em 2015as inscrições começa-ram no dia 31 de janei-ro, uma sexta-feira, eterminaram no dia 2 defevereiro, uma segunda-feira. Período limitadopara divulgação e parti-cipação de um númeromaior de candidatos.

*** Já a Cubango, maisuma vez amargou o 4ºlugar. Aliás essa é acolocação maispróxima do GrupoEspecial que a escolada Noronha Torrezãoconquista na capital.Foi assim também em2012, 2011 e 1998.

*** Em São Gonçalo aAcadêmicos do Universofaturou o título (foto).

Maryanne Hipólito, musa daAcadêmicos do Cubango

Rio tem aniversárioprogramação especial

Pezão participou dainauguração doPalácio Rio 450, emOswaldo Cruz, ecantou parabéns paraa cidade no Centro

O Rio de Janeiro come-mora seus 450 anos de fun-dação com programaçãoespecial. Para marcar adata, os cariocas vão ga-nhar de presente o TúnelRio 450, que será inaugura-do em homenagem ao ani-versário da cidade. Comtrês faixas em operação emsentido único, do Centropara o Viaduto do Gasôme-tro, o primeiro túnel subter-râneo do Rio mede 1.480metros de extensão e liga aVia Binário, primeira gran-de obra viária do Porto Ma-ravilha, inaugurada em2013, à Rua Primeiro deMarço. A presidente DilmaRousseff, o governadorLuiz Fernando Pezão e oprefeito Eduardo Paes vãoinaugurar a obra.

– Estou muito feliz porparticipar, como governa-dor, das comemorações dos450 anos da Cidade Mara-vilhosa. É uma honra estaraqui, um pouco mais de umano antes das Olimpíadas,e presenciar esse momentoespecial de transformaçãodo Rio, que se tornou o mai-or canteiro de obras daAmérica do Sul. Vamos tra-balhar muito para trazer maissegurança, saúde, educa-ção e paz para esse povomaravilhoso, que é o cario-ca. Parabéns, Rio de Janei-ro e viva a carioquice – dis-se o governador.

Uma cerimônia cívico-militar, na Fortaleza de SãoJoão, na Urca, onde a ci-dade foi originalmente fun-dada, deu início às come-morações. Vinte veleiros,que partiram de Bertioga,em São Paulo, e refizeramo mesmo percurso feitopor Estácio de Sá em 1565,chegaram ao Forte. Em se-

guida, foi celebrada umamissa no Santuário Arqui-diocesano de São Sebasti-ão, a paróquia dos fradesCapuchinhos, na Tijuca,com a presença da primei-ra-dama do Estado e presi-dente do RioSolidario, Ma-ria Lucia Cautiero HortaJardim. O cardeal arcebis-po do Rio de Janeiro, DomOrani Tempesta, abençooutrês relíquias do Rio: a ima-gem de São Sebastião, pa-droeiro do Rio; os restosmortais de Estácio de Sá; ea pedra fundamental dafundação da cidade.

O bolo de aniversário,com 450 metros, foi cortadona Rua da Carioca, no cen-tro do Rio. A imagem pere-grina de São Sebastião foilevada ao local por DomOrani Tempesta, e a escolade samba Estácio de Sá seapresentou para o público.

– É uma honra represen-tar a cidade em seu aniver-sário, nos seus 450 anos. ORio de Janeiro tem muita his-tória e muito da identidadebrasileira. O meu desejo éque, nos próximos anos, oscariocas vivam em uma ci-dade cada vez mais integra-da e melhor – disse o prefei-to Eduardo Paes.

A data marcou tambéma inauguração do Palácio Rio450, em Oswaldo Cruz. O ca-sarão de 1920 abriga a ter-ceira sede administrativa daPrefeitura do Rio. As duassedes atuais – o Centro Ad-ministrativo São Sebastião eo Palácio da Cidade – ficamna Cidade Nova e em Bota-fogo, respectivamente.

A cerimônia oficial decomemoração dos 450 anosda cidade do Rio irá encer-rar o dia de festas, no Palá-cio da Cidade. No evento,será entregue a inédita Me-dalha 1º de Março, produzi-da em parceria com a Casada Moeda, a personalida-des que fizeram parte da his-tória do Rio. Os homenage-ados também vão receberum selo comemorativo pro-duzido pelos Correios.

Shana Reis

Page 5: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | [email protected] 5Geral

Rio 450 anos: século 16 foi praticamente apagado da cidadeMaterial precário utilizado à época, melhorias militares e decisão política são algumas razões da pouca preservação

Agência Brasil

Há 450 anos, o coloniza-dor português Estácio de Sádesembarcava em uma praiaentre os morros Cara de Cãoe Pão de Açúcar, onde hojefica o bairro da Urca. O obje-tivo principal era expulsarfranceses que tinham se es-tabelecido na Baía de Gua-nabara sem autorização dacoroa portuguesa anos an-tes e travar uma guerra con-tra os índios tamoios. Ali, oRio de Janeiro foi fundadopela primeira vez, em 1º demarço de 1565.

Vencida a guerra, em1567, dois anos depois dafundação da cidade, o go-vernador-geral Mem de Sá,tio de Estácio, resolveu mu-dar de lugar a precária vila,passando da Urca para oMorro do Castelo, deixan-do ali apenas um forte e al-gumas casas. Por motivosestratégicos, o Rio era “fun-dado” pela segunda vez.

Desse período, no en-tanto, pouco restou além derelatos. Pouquíssimas es-truturas físicas dos primei-ros anos de colonização dacidade sobreviveram a es-ses quatro séculos e meio.Das construções do século16, quase nada ficou de pé.

Segundo o geógrafoJoão Baptista Ferreira deMello, da Universidade doEstado do Rio de Janeiro(Uerj), que promove passei-os por roteiros históricos doRio de Janeiro, a maioria dasconstruções dos primórdi-os da cidade usava métodose materiais precários. Porisso, tais edificações ou de-sapareceram ou foram sen-do substituídas por cons-truções mais sólidas.

“As igrejas, por exem-plo, começaram a ser cons-truídas no século 16, maseram de taipa e de palha. Aantiga catedral, de Nossa

Senhora do Carmo (na Pra-ça XV), foi fundada no sé-culo 16, mas ela foi sendoampliada e nada ficou dooriginal. Assim tambémaconteceu com o Mosteirode São Bento”, conta.

Outro motivo para essacarência de edificações his-tóricas primordiais foi a des-truição do Morro do Caste-lo, o núcleo original da se-gunda fundação. Em 1922, oprefeito do Rio de Janeiro naépoca, Carlos Sampaio, arra-sou o morro que tinha cons-truções como o Colégio dosJesuítas e a Igreja de SãoSebastião, com o objetivo demodernizar a cidade para se-diar a exposição universalque celebraria os 100 anosda independência.

“O Morro do Castelo ti-nha não só essas constru-ções, como também muitoscasebres. Ele reunia umamassa urbana pobre. Então,houve uma grande discus-são sobre a demolição domorro com o intuito de mo-dernizar e abrir mais a circu-lação de ar na cidade. NoRio, muito se debateu entrepreservar os marcos maisantigos e modernizar a cida-de. Isso provocou uma dis-cussão enorme na impren-sa. No fim, foi vitorioso ogrupo que defendeu a der-rubada”, afirma a historiado-ra Marieta de Moraes Fer-reira, da Fundação GetulioVargas, organizadora do li-vro Rio de Janeiro: uma ci-dade na história.

Entre os remanescentesdesses primeiros anos estáa Ladeira da Misericórdia,único remanescente doMorro do Castelo. A ladei-ra, com calçamento de pé-de-moleque, é consideradauma das primeiras ruas dacidade e teria sido constru-ída logo no início do povo-amento na segunda metadedo século 16.

Outro possível rema-

nescente do século 16 é oprédio do centro de visitan-tes do Jardim Botânico, nazona sul. O edifício já foi asede de um dos primeirosengenhos de cana-de-açú-car da cidade, o EngenhoD’El Rey, construído pelogovernador Antônio Sale-ma, na década de 1570.

Antes de tornar-se cen-tro de visitantes, a antigasede do engenho passou pormuitas reformas e amplia-ções. Por isso, é difícil dizerse há alguma estrutura origi-nal de quatro séculos atrás.Mas funcionários do JardimBotânico acreditam que pelomenos a fachada lateral,onde hoje fica a entrada docentro de visitantes, ainda é

daquela época.Do núcleo original da

primeira fundação da cida-de, na Urca, só restou a For-taleza de São João, um com-plexo militar que começou aser erguido em 1565, logonos primeiros dias de colo-nização portuguesa. O pro-blema é que, com o tempo,vários acréscimos, modifi-cações e reconstruçõesforam feitas ali. Dos primei-ros tempos, possivelmen-te nada restou.

Segundo o Instituto doPatrimônio Histórico e Ar-tístico Nacional (Iphan), aestrutura mais antiga da for-taleza ainda de pé é o por-tão. Segundo o responsávelpelo setor cultural da Forta-leza de São João, coronelThadeu Marques de Mace-do, a estrutura, tombadapelo Iphan, é do início doséculo 17.

Ele explica que, com otempo, o forte precisou seraprimorado para manter suafunção militar. Por isso, asconstruções originais foramsendo substituídas por estru-turas mais resistentes. “A evo-lução da arte bélica fez comque as fortificações tambémevoluíssem”, disse o coronel.

Se o Rio perdeu quase

todo seu patrimônio arqui-tetônico do século 16, pelomenos conseguiu preservarseu marco de fundação: ummonumento, em mármorebranco, com o escudo dePortugal talhado em umaface e a cruz de Cristo emoutra. O marco, que já este-ve na Urca e no Morro doCastelo, hoje se encontraexposto em uma lateral daIgreja dos Capuchinhos, naTijuca, zona norte da cida-de, com pouco destaque.

Na mesma igreja encon-tra-se o túmulo do fundadorda cidade, Estácio de Sá,datado de 1583. Estáciomorreu em 1567, com umaflechada no rosto. Seus res-tos mortais foram inicialmen-te sepultados na Urca e de-pois transferidos para a ex-tinta Igreja de São Sebasti-ão, que ficava no Morro doCastelo. Data dessa épocaa lápide feita a pedido de

seu primo, o então gover-nador Salvador de Sá. O tú-mulo foi finalmente transfe-rido para a Igreja dos Capu-chinhos em 1922.

Passado ocultoSe os vestígios do sé-

culo 16 praticamente desa-pareceram para o carioca eo turista que visita a cida-de, muita coisa pode estaroculta sob a terra ou sobnovas construções. As ruí-nas de uma construção detaipa, por exemplo, foramencontradas há cerca de dezanos, durante escavaçõesna Igreja de Nossa Senhorado Carmo da Antiga Sé.

Acredita-se que as ruínaspertençam à ermida (peque-na igreja) de Nossa Senhorado Ó, erguida antes de 1590naquela região. A pequenaermida acabou desabando noinício do século 17 e sobreela foi construído o novotemplo, pela Ordem dos Car-melitas. No ano passado, asescavações para a constru-ção de uma agência bancáriana mesma rua (Primeiro deMarço), no centro do Rio,descobriram os restos arque-ológicos, também em taipa,de uma construção provavel-mente da década de 1580.

Como no local será cons-truído um banco, os restosarqueológicos estão sendocatalogados pelo Institutodo Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (Iphan)e retirados do terreno. Ostrabalhos de escavaçõesarqueológicas ainda estãoem andamento.

“A base da paliçada é emtaipa de pilão – uma técnicade origem europeia que utilizauma espécie de forma de ma-deira recheada de argamassade cal para fixar toras de ma-deira”, conta o arqueólogoClaudio Prado de Mello, queacredita ser essa a construçãomais antiga da cidade.

Estácio de Sá

Mem de Sá

Page 6: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

6 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120Mundo

MINTCHURA... Aapresentadora e atrizRegina Casé é acontradição em pessoa.Embora tenha jeito depobre, mora na zonal sulcarioca. Embora more nazona sul, sempre afirmaque prefere o ambientedas comunidades (oucomo diz o sinceroRomário, favelas).Embora sempre esbanjesimpatia à frente dascâmeras, não é segredopara ninguém que elaestá longe decorresponder a essasimpatia quando não hácâmeras globais porperto. Pois bem, Reginaganhou o prêmio demelhor atriz no FestivalSundance, EstadosUnidos, por sua atuaçãono filme “Que horas elavolta?”. O prêmio vemconfirmar o que todomundo diz: Regina é umagrande atriz...

CINCO CONTRA UM... O sitePornhub desenvolveu umapulseira que gera energiaenquanto o usuário semasturba. Dentro daWankband, como é chamada,há um pequeno peso que ficase movendo junto com omovimento de “descascarbanana”, o que acaba gerandoe armazenando energiacinética. A punh... ops, aenergia serve para recarregarqualquer aparelho.

O MEU BRILHO VOCÊ QUER/MEU PERFUMEVOCÊ QUER/MAS VOCÊ NÃO LEVA JEITO...Ficar mais bonita ficará até 12% maiscaro para as mulheres a partir de maio.Perfumes, maquiagens (batons, sombras eafins), preparações para manicures epedicures, fórmulas para alisamentos,laquês entre outros produtos passarão apagar o Imposto sobre Produtosindustrializados sobre as vendas, também,no atacado. Então, corram para estocar. Aarrecadação do governo somente esteano terá R$ 381 milhões a maiscom essa medida.

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER/NÃODEIXE O SAMBA ACABAR... Pareceque São Gonçalo quer deixarNiterói no chinelo. Se noRéveillon o investimentogonçalense foi mais alto, noCarnaval não foi diferente. ForamR$ 5,3 milhões para montagem depalcos, instalações de banheirosquímicos e iluminação. Já a suavizinha Niterói investiu R$ 2,2milhões. Não foi à toa que oprefeito de Nikity City preferiu oCarnaval da Sapucaí.

NÃO QUERO CHÁ/NÃO QUEROCAFÉ/NÃO QUERO COCA-COLA/ME LIGUEI NO CHOCOLATE/EUSÓ QUERO CHOCOLATE...Mulheres, atenção! AUniversidade de Cambridgeestá desenvolvendo um tipode chocolate que prometedeixar uma pessoa de 50anos com aparência de 30.Batizado de Esthechoc, elevai retardar o aparecimentode rugas e a flacidez dapele. A recomendaçãoé de 7,5 gramas por dia.

BODY LANGUAGE... Não há cura, no momento, para a celulite, mas os tratamentosestão aí para amenizar a situação. Um comprimido chamado Dimples SOD prometereduzir 15% da celulite no primeiro mês de uso. Ele possui uma enzimaantioxidante extraída de uma espécie de melão. A indicação é para coxa e culote.Por possuir uma gordura diferente, o remédio não faz efeito no bumbum.

PLUS VITA DOCAPETA... E acriatividade continuasolta nos presídios.Dessa vez a mãe deum detento tentoulevar 19 trouxinhasde cocaína, setetabletes de maconhae dois chips decelular. Mas dessavez não foi dentro da“perseguida” ou do“fazedor de churros”.Todo o materialestava no meio depães, no melhorestilo sanduíche.

Page 7: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | [email protected] 7Estilo

A união do artesanal e do funcionalFormada pela Escola

Superior de Desenho In-dustrial (Esdi), no Rio deJaneiro, em 1978, a Ca-rioca Claudia MoreiraSalles, iniciou sua carrei-ra estagiando em SãoPaulo, num projeto demobiliário voltado a edu-cação pública.

A partir daí desenvol-veu vários projetos paraprodução em série juntoa indústrias dentro deste

mesmo segmento.Com o aprimoramen-

to a designer seguiu “car-reira solo” e passou aprojetar móveis de extre-mo preciosismo técnico eartesanal ou semi-artesa-nal, usando as possibilida-des da madeira.

Desde então, suaspeças possuem uma sin-gularidade e autenticida-de incontestáveis, quesurpreendem com um

resultado de leveza e ele-gância.

Atualmente fabrica-dos e comercializadosexclusivamente pela Et-tel Marcenaria, seus mó-veis são vendidos no Bra-sil e no exterior, em cida-des como Nova York, LosAngeles, Paris e Lisboa.Um luxo.

Confira abaixo maisuma designer nacional desucesso!

Claudia Moreira Salles

Page 8: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

8 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120

Fabrini Viguierlança o livro ‘SerHomem’ na Saraiva

No dia 3 de março, aEditora Thomas NelsonBrasil realiza o evento delançamento do livro “SerHomem – Um guia prá-tico para a masculinida-de cristã”, do palestran-te e pastor Fabrini Vigui-er . O público poderáprestigiar o autor a partirdas 19 horas, na livrariaSaraiva Mega Store, doShopping Plaza Niterói.

A obra revela e ava-lia verdades sobre o mun-do masculino sob o pon-to de vista cristão de for-ma franca e direta e tam-bém aborda a escolhaque cada homem preci-sa fazer para honrar opapel em sua vida pesso-al, profissional, familiaretc. O principal interes-se do autor é analisar equestionar o senso co-mum sobre o que signifi-ca “ser homem”.

Itaú Culturalcomeça porNiterói série deworkshops

De 3 a 5 de março(de terça-feira a quinta-feira), o MAC – Museude Arte Contemporâneade Niterói e o Itaú Cultu-ral realizam a oficinaContando um lugar (ima-gem, som, gesto, palavrae outras possibilidades denarrar o sensível).

A atividade é ministra-da pelos artistas visuaisAndré Severo e MariaHelena Bernardes, sele-cionados nas edições an-teriores do programa“Rumos Artes Visuais” emembros do Areal, umprojeto em arte contem-porânea brasileira.

As aulas acontecemdas 9h30 às 12h30 e das14h às 17h, nos dias 3 e4; e das 9h às 12h30, nodia 5. Ao todo, serão dis-ponibilizadas 15 vagas.As inscrições devem serfeitas de 9 a 20 de feve-reiro, pelo [email protected] ou pelo telefone(21) 2620-2530.

Parabénsem ritmo de‘Teachers inconcert’

Professores daCultura Inglesa farãouma homenagem a AnaLucia Zullo, gerente dasfiliais da Cultura InglesaIcaraí 1 e São Francis-co, pelos seus 40 anosde trabalho e dedicaçãoà instituição.

Serão apresentadossucessos de EricClapton e The Police,entre outros, além demúsicas do professorRodrigo Lima, noevento “Teachers inconcert”, no próximodia 6 de março, sexta-feira, às 18h, na novasede da filial da CulturaInglesa em São Fran-cisco (Avenida RuiBarbosa, nº87).

Mariene de Castro noTeatro Municipal

Wanda Sá lança CD e DVDcomemorando 50 anos decarreira no Municipal

Show de humor no CEU de JurujubaO CEU Ismael Silva recebe curta temporada do espetá-

culo de humor “Alta Pressão”, com o ator Marcos Cid, du-rante todas as quintas-feiras do mês de março, sempre às20h30, com entrada gratuita.

De forma irreverente, a comédia dirigida por MaurícioManfrini, o Paulinho Gogó, traz ao público uma visão hu-

morística das manias das pessoas no dia a dia, abor-dando causas como o estresse e os problemas finan-ceiros. Também, abrindo deixa para os conflitos doshomens de meia idade, em relação à falta de paci-ência e com as mulheres.

A peça terá distribuição de senhas, a partir das 16h, nopróprio CEU (Avenida Carlos Ermelindo Marins, 34 – Ju-rujuba). Informações: (21) 2621-5050/Ramal 221/210

Wanda Sá, uma dasmaiores referências daBossa Nova lança seuCD e DVD comemora-tivo dos 50 anos de car-reira, no dia 6 de março,às 20 horas, no TeatroMunicipal de Niterói. Oshow contará com a par-ticipação especial deRoberto Menescal.

Se João Gilberto é opai da Bossa Nova,Wanda Sá é a mais per-feita tradução (renova-da) desse movimento.Identificada internacio-nalmente com o gênero,a cantora comemora 70anos de idade e 50 demúsica, e dá início aolançamento do seu

DVD e CD, pela Bis-coito Fino.

Wanda Sá iniciou em1964, ainda menina, noprograma Dois na Bos-sa ao lado de Tom Jo-bim e Ronaldo Boscoli.Tem o seu nome sem-pre ligado ao bom gos-to, requinte nas harmo-nias e uma história deprestígio dentro da mú-sica brasileira. É umacantora completa quetoca um violão comcharme e personalidade.

Preço: R$ 60,00(Inteira). Teatro Muni-cipal de Niterói, RuaQuinze de Novembro,35 – Centro. Telefone:(21) 2620-1624

Show abrea temporada 2015do teatro fazendohomenagem asmulheres

clo” já estão garantidosno setlist e também, te-mas que integram o seunovo trabalho, como:“Me Beija”, “Retrato daVida”, “Mágoa”, entreoutras obras.

Mariene nasceu naBahia, mas é apaixonadapelo samba carioca e temcomo padrinhos musicais:Zeca Pagodinho, MariaBethânia e Beth Carva-lho. A cantora que já gra-vou três CD´s de estúdioe dois ao vivo, se consoli-dou na carreira em 2004,quando ganhou o PrêmioBrasken, que abriu as por-tas para que a baiana gra-vasse o seu primeiro ál-bum “Abre Caminho”.

Preço: R$ 70 (Intei-ra). Teatro Municipal deNiterói, Rua Quinze deNovembro, 35 – Centro.Telefone: (21) 2620-1624

O Teatro Municipal deNiterói abre a tempora-da 2015, com uma home-nagem ao mês da mulherrecebendo a cantoraMariene de Castro e seushow “Colheita”, nos dias4 e 5 de março, às 19h.O espetáculo marca tam-bém a volta do projeto“Clássicos do Samba” aoMunicipal.

A artista que chega aoseu quinto álbum, tam-bém intitulado “Colheita”,presenteará o públicocom um repertório depuro samba. Os clássicos“Oxóssi”, “Amuleto daSorte”, “Pontos de Cabo-

Arte & Espetáculo

Page 9: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | [email protected] 9

Artesão fluminense está entre asprioridades da nova gestão da Sedrap

Mostra InesquecívelCasamento em Camboinhas

Nos dias 7 e 8 demarço acontece emCamboinhas, no Com-plexo Tio Sam, a MostraInesquecível CasamentoNiterói 2015, onde osmelhores profissionais domercado de festas irãoexpor produtos e servi-ços. A programação serádedicada às noivas, queterão acesso às pales-tras, expositores, desfilese talk shows sobre moda,beleza, fotografia, músi-ca e cerimonial.

Dentre os exposito-res, estarão presentes

Casal Garcia, RappanuiGastronomia, CasórioPerfeito, Docinhos eDoçuras, AlexandreRechtman, Tio SamEventos, Só à Rigor eoutros. A estilista CarolHungria, queridinha dasnoivas do Rio de Janei-ro, promete levar lindosmodelos para o desfileque será realizado nosegundo dia de evento.

Os ingressos já es-tão disponíveis paravenda no site http://inesquecivelcasamento.com.br/

Em pouco mais de1 ano, o projetoArtesanato emMovimento jápassou por cercade 20 municípios etem quase 500cadastrados

Incentivar os artesãosfluminenses é uma dasprioridades da nova ges-tão da Secretaria de Es-tado de Desenvolvimen-to Regional, Abasteci-mento e Pesca (Sedrap).Para tanto, o secretárioZé Luiz Anchite (ex-pre-feito de Barra do Piraíque substituiu Felipe Pei-xoto na pasta) e sua che-fe de gabinete Nea Ma-riozz abraçaram um dosprojetos já existentes nasecretaria: o Artesanatoem Movimento.

Para identificar, recu-perar e valorizar o arte-sanato fluminense, o pro-jeto iniciado em setembrode 2013 por Malú Tava-res (que durante anoscoordenou a tradicionalFeira de Artesanato doCampo de São Bento, emNiterói) já passou porcerca de 20 municípios(como Nova Friburgo,Itaperuna, Campos, CaboFrio e Nova Iguaçu) ecadastrou quase 500 ar-tesãos, desenvolvendoações que visam ampliara divulgação e a comer-

cialização dos trabalhos.São frentes como a par-ticipação de artistas emexposições na Galeria deArte La Salle, em Nite-rói; da Casa do Artesão,em Botafogo; e em fei-ras como a da Rua doLavradio, na Lapa.

Entre os artesãos ca-dastrados pelo projetoem Niterói está CristinaAlves de Carvalho que,com o marido Daniel e osfilhos Júnior, de 20 anos,e Felipe, de 18, tem a ati-vidade como única fontede renda. Reutilizandovidros que embalam azei-te, esmalte e bebidas, elesdão vida a peças bem di-ferentes, como bonecasdecorativas.

- Esse programa éuma oportunidade mara-vilhosa para o reconhe-cimento de nosso traba-lho. Por intermédio daSedrap participei, porexemplo, da exposiçãoEnergia do Artesanato naCopa, e graças a Deusvendemos bastante - dis-se Cristina.

Em busca de novida-des até para manter a cli-entela, a família de Cristi-na - que transformou acasa onde mora, no Lar-go da Batalha, Niterói, emateliê investe - agora emplacas personalizadas equadros com base deacrílico e desenhos inspi-rados em criações deRomero Brito (pintor, es-

cultor e serígrafo brasileiroradicado nos EstadosUnidos) que retratampontos turísticos do Rio eNiterói, como o Corcova-do e o MAC. No últimodia 9, Cristina esteve naSedrap com o filho Juni-or, mais um cadastrado noprograma que começa arender muitos frutos.

- Estamos trabalhandopara expandir o Artesana-to em Movimento, poisentendemos a importân-cia de darmos mais con-dições ao artesão de in-vestir em seu trabalho eviver de sua arte, ao mes-mo tempo mostrando asbelezas e a rica diversida-de de nosso artesanato -adianta Nea Mariozz.

A chefe de gabinete Nea Mariozz (ao centro) com os artesãos Cristina eJúnior, mãe e filho já cadastrados no projeto

Geral

Page 10: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

10 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120

ÁRIES - Tenha mais carinho e sutileza no relaciona-mento amoroso. Pense bem antes de fazer mudan-ças em sua vida. Pessoas mais velhas trarão segu-rança para seu dia-a-dia. Excesso de cobrança podeatrapalhar na profissão.

TOURO - Não leve os comentários dos outros tão asério e não se aborreça com bobagens. Saia comos amigos e aproveite para conhecer gente nova.Pense bem no que deseja para o futuro e conte como apoio da família.

GÊMEOS - Aproveite a semana para descansar. Boasintonia com a pessoa amada. As energias favore-cem os assuntos do coração. Use a cabeça e man-tenha a calma para resolver problemas. Exija me-nos e divirta-se mais.

CÂNCER - Evite discussões sem motivo. Aja com es-pontaneidade e sinceridade. Bom momento paraum encontro amoroso. Na profissão, conseguirádar o melhor de si. Surpresas favoráveis no setorfinanceiro.

LEÃO - Vontade de passar mais tempo em famíliapode falar mais alto. Pense bem antes de tomaruma atitude arriscada. Veja o que não está comovocê deseja em sua vida e conserte. Questão fi-nanceira pode se resolver.

VIRGEM - Saia da rotina e passe mais tempo aolado de quem lhe faz feliz. Seja forte e lute pelo quedeseja. Não alimente desconfianças infundadas.Conseguirá convencer as pessoas, principalmen-te no campo sentimental.

LIBRA - Deixe de lado as fofocas e mal-entendidos.No romance, segurança e carinho. Aja com discri-ção e não fale quando não tiver certeza. Valorizeos momentos em família. Capacidade de entenderas situações com facilidade.

ESCORPIÃO - Solucione problemas antigos, plane-jando bem os próximos passos. Nos relacionamen-tos pessoais, respeite a liberdade do outro. Paraquem está só, atração por alguém mais velho.Aposte em seu charme para conquistar.

SAGITÁRIO - O astral pede cuidado ao lidar com fi-nanças ou documentos importantes. Bom momen-to para levar adiante uma paquera. Cuidado coma agressividade, principalmente quando estiverdiscordando de alguém no trabalho.

CAPRICÓRNIO - Conseguirá se expressar com maisfacilidade e dizer o que sente, o que lhe fará muitobem. No amor, seja razoável em suas ações. Acre-dite na sua intuição para tomar decisões. Bom mo-mento para exames e entrevistas.

AQUÁRIO - Cuidado para não descumprir o que pro-meteu. Aproveite os momentos livres para visitaralguém especial. Tentar transformar as pessoasem algo que elas não são pode lhe trazer proble-mas. Conte com o apoio da família.

PEIXES - Conte com pessoas queridas em momen-tos difíceis. Não se deixe intimidar por quem falamuito. No romance, pense bem antes de iniciaruma discussão. Para quem está só, é hora de lutarpor quem deseja.

Horóscopo da Semana De 28 de fevereiro a 6 de março

(21.03 a 20.04)

(21.04 a 20.05)

(21.05 a 20.06)

(21.06 a 22.07)

(23.07 a 22.08)

(23.08 a 22.09)

(23.09 a 22.10)

(23.10 a 21.11)

(22.11 a 21.12)

(22.12 a 20.01)

(21.01 a 19.02)

(20.02 a 20.03)

Variedades

Cristina é autora do livro Marcad’Água livro de poesias, contose prosas poéticas – à venda nasLivrarias Gutenberg, na Livraria daEduff, pelo portal www.biblioteca24horas.com ou diretamente peloe-mail [email protected]

Um novo amor depois dos 50Sim, é possível! O que

pode ser melhor para qual-quer ser humano, nestaera pós-moderna tão difí-cil de viver, e mais ainda,de amar? Mas a notícia éque não é impossível, gen-te, ainda podemos!

Vejo tantas pessoascompletamente desiludidasdepois de dois, três casa-mentos, filhos separadosuns dos outros, famíliasmistas, e toda a complexi-dade que tais situaçõesapresentam para homense mulheres. Eu me incluonesta trupe que, depois dosanos 80, com a aberturademocrática (pelo menosna teoria) e a adoção dodivórcio no Brasil, decidiunão mais arrastar pela vidainteira um casamento in-feliz. Certos? Sim, claro,chega de sofrer a vida in-teira. Afinal, ela é uma só.Podemos e temos o direi-to de buscar companhei-ros (as) que realmentecombinem conosco. Sóque esta busca, muitas ve-zes, resulta em várias ten-tativas, e o que é mais deli-cado, pessoas vão nascen-do dessas experiências.

Melhor então é tentarequilibrar-se. Se você ain-da está na casa dos 30, temmais chances, mas tam-bém pode ser mais afoito.Calma, faça terapia, tera-pia, sempre. Se você jáentrou nos “enta” e é mu-lher, não se desespere, eugaranto, do alto dos meuscinquentinhas, ainda dátempo. Em primeiro lugar,cuide-se, ame-se, aprendaa viver sozinho (a). Façaterapia, o tempo todo, eame seus filhos. Um novoamor deve ser uma esco-lha criteriosa. E as experi-ências passadas são impor-

tantíssimas para avaliarbem o que você NÃOQUER NUNCA MAISNA SUA VIDA, e o que éinegociável.

O amor aos 50 é lin-do, galera, tão lindo quan-to aos vinte. Os filhos es-tão criados e nem queremmuito saber de nós. Po-demos nos sentir livrespara novamente amar. Éclaro que este amor nãodepende só da idade, de-pende, fundamentalmen-te, da maturidade que seatingiu. Existe gente que,com 70, ainda age comose tivesse 20...

Passamos, há muito,do frisson da paixão, nãonos sentimos mais na obri-gatoriedade de ficarmosagarrados o dia inteiro, denos mordermos, de nos“comermos”, de querer-mos virar um só com umaurgência tresloucada,como se o mundo fosseacabar amanhã, e umacatástrofe nos viesse tra-gar, inexoravelmente, nospróximos cinco minutos. Não temos certeza denada, sabemos que os pró-ximos instantes são incóg-nitas infinitas enquanto nãochegam...mas temos cer-teza do que sentem os nos-sos corações: paz, seguran-ça, amor que transcendeo mito do sábado à noite. A maturidade vem nos tra-zendo marcas, mas tam-bém uma tranquilidade es-tranha e deliciosa, uma des-pedida bendita da angús-tia do viver o hoje comose não houvesse oamanhã...ainda que nãohaja, já fizemos tanto....podemos partir sossega-dos, nosso amor deixarápor aqui marcas para umastrês gerações, creio.

Podemos prescindirda obrigatoriedade dosexo genital somente por-que “hoje é sábado”, dis-se-o perfeitamente Vini-cius em seu famoso poe-ma. Podemos nos des-pedir três vezes ao tele-fone, nutrir saudadesbrandas e felizes, ansiarpelo próximo almoço jun-tos suavemente, como ovoo plano de uma gaivo-ta satisfeita em seu per-curso de liberdade. Éexatamente esta a pala-vra: aos 50 a experiêncianos redimiu das madru-gadas frenéticas de be-bidas e sexo descartá-vel. Os anos vividos nosafastaram dos grilhõesdas festas regadas a dro-gas e do compromissopremente de dormir comalguém. Simples e man-samente estamos felizesporque nos amamos. Po-demos dormir separados,cada um em sua casa, esabermo-nos amados ecorrespondidos. Permiti-mo-nos sentir sono em ho-ras diferentes, sermos umnotívago e o outro alguémque acorda “com as gali-nhas”. Estamos em umestágio à frente no cursoda nossa “vida breve”.

Somos adultos e, en-quanto nossos tão espe-rados netos não chegam,ou se já chegaram, se-guimos nos amando, nosunindo, nos beijando, eao mesmo tempo respei-tando a individualidade eas diferenças de cadaum. Maravilhoso é amare saber-se amado porum “velho” (a) novo (a)homem ou mulher. Umnovo filme nos espera nocinema. Uma nova via-gem nos aguarda parabreve. Uma gostosa re-feição faremos juntosdaqui a algumas horas. Amamos, e amamosmais ainda porque o nos-so amor não “arde emciúmes, não se ufana,não se ensoberbece. “ (1Coríntios 13) . Despedi-mo-nos pelo whatsapptambém, desejando “umdescanso manso nestanoite, bons sonhos, meuamor” seguido de ummonte de carinhas sor-rindo, coraçõezinhos,casais e outros “emoti-cons” fofos que temosao nosso dispor. Os sor-risos de um para o outrosão brandos e tão chei-os de viço quanto asmarcas que se formamao abrirmos nossas fa-ces. Nos olhares bri-lham fúlgidas a alegriada vida e da eterna es-perança. Belos nos seussemblantes felizes, vi-vemos a saber que nosamamos tanto que avida tornou-se um de-dicar-se pleno, de cor-po e alma, apostandotudo neste Eros, filos eágape amor....

Page 11: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | [email protected] 11Artigo

Viva o Centro de Artes UFF!No país do tudo errado uma bela e honrosa exceção

Ótima a reportagemsobre o sucesso do novoCentro de Artes UFF,publicada recentementeno Globo Niterói e assi-nada por Gabriel Rosa.Título: “Centro de ArtesUFF se torna referên-cia”. Na matéria um nú-mero surpreendente:desde a inauguração donovo espaço cultural (ci-nema, teatro e galeria dearte), cerca de 35 milpessoas já visitaram e aprevisão é de mais de200 mil visitantes atédezembro deste ano.

O novo Centro deArtes é uma demonstra-ção de respeito com apopulação de Niterói ecom a cultura de umamaneira geral. Frequen-to o cinema, a galeria e oteatro e não canso de elo-giar. Claro que meu fra-co é o cinema onde empleno carnaval vi a salalotada de gente assistin-do a “Whiplash – em bus-ca de perfeição” de Da-mien Chazelle.

O trabalho da Univer-sidade Federal Fluminen-se merece o aplauso daspessoas que buscam aarte de qualidade. Graçasao esforço de profissio-nais que conhecem a fun-do cultura de todo o pla-neta (exemplos: TerezaMachado Mazelli e Pau-lo Mattar), retomei umhábito antigo que desen-volvi nos anos 70, quan-do conheci o Cine ArteUFF. Vou ao cinema semsaber o que está passan-do porque tenho certezaque é filme bom. Some-se a isso a projeção per-feita (alta tecnologia) eáudio espetacular, pol-tronas ultra confortá-veis, ar condicionadoperfeito garantindo 20graus de saúde.

No teatro o respeito éo mesmo. Poltronas ana-tômicas, projetadas paraesse tipo de sala, luzescênicas conectadas auma mesa digital de últi-ma geração, ar condicio-nado gelando, enfim, nãoé à toa que vive cheio ea fila de produções de

todo o Brasil (especial-mente do Rio), implorapor uma vaga na dispu-tada agenda do teatro.

Foi no governo do car-niceiro orçamentário(marajá da casa do ca-cete) que o Cine ArteUFF entrou em decadên-cia, como, aliás, o Brasil.Não foram poucas asvezes que, com o ar con-dicionado pifado, portaslaterais abertas, todomundo tirava a camisapara conseguir assistiraos filmes. Com os equi-pamentos de projeçãosucateados, as sessõeseram constantemente in-terrompidas. Ainda as-sim, não desistíamos defrequentar. Por que? Por-que o Cine Arte UFF pas-sava filmes de qualidade,de todas as nacionalida-des, sem se preocuparcom filas, explosões debilheteria, sucesso fácil.Foi lá que conheci Berg-man, Truffaut, Godard,Pasolini, Nelson Perei-ra dos Santos, Glauber,enfim, foi aquela salaque me tornou amantedo cinema.

Depois de anos dereforma o cinema voltoucom a mesma filosofia:qualidade. Por isso atraipúblico de toda a regiãometropolitana, cansadade xaropada, de esque-mão, de filmecos de quin-ta fantasiados de “co-média romântica”. Naboa, com todo o respei-to, não aguento maisIngrid Guimarães e si-milares com seus caçaníqueis nas telonas.

Sobre o Cine ArteUFF, um pedaço desua bela história quecatei no site:

Em 1968, após tersido exilado da Universi-dade de Brasília (UnB),Nelson Pereira dos San-tos propôs ao reitor daUniversidade FederalFluminense, Manoel Bar-reto Netto, criar um Cur-so de Comunicação se-melhante àquele existen-te em Brasília.

Em maio do mesmoano, Nelson foi designa-

do responsável pelo se-tor de arte cinematográ-fica da UFF e, junto comoutros professores, rece-beu a tarefa de estudaras diretrizes para a ins-talação do Instituto deArte e Comunicação So-cial (IACS). Além dasdiretrizes para o futuroIACS, Nelson realizoucom os alunos o primeirofilme da universidade, umdocumento audiovisualinstitucional.

Para evitar qualquerrepresália, a primeira to-mada foi com o reitor, eassim impediu-se eventu-ais obstáculos à execu-ção do projeto. Com acâmera no gabinete e odiscurso filmado, ficou ocompromisso armado. Equando surgiam imprevis-tos durante as filmagens,a equipe chamava logo oreitor. O resto é história,aliás, uma história de 47anos de criatividade eformação de grandes pro-fissionais para o audiovi-sual brasileiro.

O Cine Arte UFF foicriado em 1968 por umgrupo de cineastas, críti-cos e amantes do cine-ma que incluía NelsonPereira dos Santos, Fa-biano Canosa, Luiz Alber-to Sanz, Roberto Duarte,Cosme Alves Neto e peloentão reitor Manoel Bar-retto Netto. Realizada nodia 12 de setembro, a ses-são de abertura foi a es-treia brasileira de “Sam-son”, do cineasta polonêsAndrzej Wajda, parte deuma trilogia sobre o Gue-to de Varsóvia.

O primeiro filme exi-

bido na sala dava início auma programação inde-pendente e temática, queincluía a realização deseminários, ciclos e deba-te, com o objetivo de ofe-recer ao público opçõesdiferentes das exibidaspelo circuito comercial.Interrompida em funçãodo endurecimento da di-tadura militar, esta linhade programação foi reto-mada em 1982, quandoo professor João LuizVieira e alunos do cur-so de Cinema da UFFtomaram a frente do es-paço. Pouco depois, oCine Arte UFF se tor-nou parte do centro cul-tural que viria a ser oCentro de Artes UFF.

Programado por ex-alunos do curso de Cine-ma, continua privilegian-do títulos com pouca visi-bilidade no circuito comer-cial, mostras temáticas,festivais, como o Arari-bóia Cine, e cineclubes,como o Sala Escura, bemcomo parcerias com aAliança Francesa e ou-tras instituições culturaisinternacionais. Entre osdestaques da história doCine Arte UFF, se so-bressai a retrospectivaanual com os principaisfilmes do ano anteriorescolhidos a partir depesquisa com o público.

Auxiliado por um gru-po de alunos, João LuizVieira realizou uma re-trospectiva com os des-taques do ano. Isso sedeu em fevereiro e mar-ço de 83, com uma se-mana dedicada aos fil-

mes nacionais e outra aosestrangeiros. A retros-pectiva não era uma no-vidade no Arte UFF, masa última realizada tinhasido com filmes de ape-nas uma distribuidora, oque restringia bastantea proposta. No ano se-guinte, surgiu a grandenovidade, totalmente in-tegrada ao momentoque vivíamos.

Em vez de simples-mente listar nossas pre-ferências e montar a re-trospectiva anual, comofoi feito com os filmes de82, o Cine Arte UFF op-tou pela colaboração dopúblico, que passou a in-dicar os seus favoritos.Ainda não era uma de-mocracia plena, já que,nos primeiros anos dapesquisa, apenas eramapontados os filmesmais importantes.

Por mais que, paraalguns, a pesquisa pare-ça uma grande besteira,para o espectador queparticipa não é bem as-sim. Ele influencia a pro-gramação, concorre apermanentes, e ainda nosdá pistas sobre as suas

grandes preferências aolongo dos anos. O fato deBernardo Bertolucci tersido o favorito quatro ve-zes é bastante significa-tivo; o polonês Kieslo-vsky, seus filmes e suasatrizes marcaram épocana pesquisa; Woody Al-len, Pedro Almodóvar, AlPacino e Nicole Kidmanestão quase sempre en-tre os preferidos. E se ocinema brasileiro nemsempre esteve bem re-presentado nas listas(venceu apenas quatrovezes como o filme maisimportante, duas comodiretor e quatro como opior filme), nossos atorese atrizes já encabeçarama pesquisa em dez opor-tunidades. Rodrigo San-toro foi o favorito porduas vezes consecutivas.Entre os filmes, alguns sedestacaram vencendoem três categorias, como“Sociedade dos PoetasMortos”, “A Fraternida-de é Vermelha”, “Centraldo Brasil” e Tudo sobreminha Mãe”, mas apenas“Ligações Perigosas”faturou tudo – filme, di-retor, ator e atriz.

Page 12: GAZETA NITEROIENSE • EDIÇÃO 143

12 Semana de 28 de fevereiro a 6 de março de 2015www.gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 98876-0120Publicidade