lisboa cultural 143

14

Upload: lisboa-cultural

Post on 11-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Natal e o Fim de Ano vivem-se em Lisboa | Rescaldo dos Concertos em Igrejas

TRANSCRIPT

Música

Crianças

Siga-nos no Twitterhttp://twitter.com/lisboa_cultural

Facebook

Edição | Câmara Municipal de Lisboa > Direcção Municipal de Cultura > Divisão de Programação e Divulgação Cultural

Editorial

Natal em Lisboa Concertos em Igrejas

Actividades natalícias paraos mais pequenos

3, 2, 1, ...2010!!!

ExposiçõesEm Agenda

22 DEZ/10 JAN’ 10 | n.º 143

Fim de Ano

JANEIROAgenda Cultural 

NEWSLETTER

EditorialLISBOA CuLTuRAL

Lisboa Cultural é…

… Sair de casa, abeirar-se da cidade num miradouro, num largo ou junto ao Tejo, e então projectar a entrada numa sala de teatro, numa galeria ou no cinema. … Sentir-se gente no meio de tanta gente que enche Lisboa de todas as cores e credos.… Folhear a “Agenda Cultural” e programar o tempo para os muitos eventos e iniciativas que acontecem na cidade, e tantas vezes sobrepostos (!), como se Lisboa fosse um mil-folhas de ofertas culturais.… Escolher. É ser público onde se quer. Ainda que às vezes custe, quando se ambiciona viver a cidade por inteiro.… Cruzar-se com o outro no Facebook para trocar impressões sobre uma exposição, descobrir uma mostra, um festival, um curso e, quem sabe, ir além do que já se gosta.… Ter alma de viajante em casa própria e partir à descoberta de memórias e de personalidades, pelas ruas, espaços e monu-mentos em que se inscrevem a História e as estórias da cidade, através dos “Itinerários Temáticos de Lisboa”.… Ser criança com as nossas crianças e levá-las com marione-tas, com fadas e lendas no Castelo, com horas do conto nas bibliotecas, com ateliês, dança, cinema júnior, circo, numa sala ou ao ar livre nos espaços verdes da cidade, para que possam descobrir de que matéria são feitas as horas para além da escola. … Entrar numa das muitas e bonitas igrejas da cidade e expe-rienciar a calma e a emoção que nos transmite um concerto de música erudita, interpretada pelas orquestras e várias formações que integraram o programa “Natal em Lisboa – Concertos em Igrejas”.… Podermos conversar, noite dentro, na Barraca, aquecermo-

nos na manta e no diálogo ameno do Meridional, sentarmo-nos no emblemático sofá da Casa da Comédia, vibrar com os novos talentos na Comuna, sentirmos a mística do Ibérico, sorrir com o texto de Goldoni, deslumbrar-nos com os cenários no Trindade, iniciarmo-nos com a simpatia do Aberto e deixarmo-nos levar pela magia que nos acolhe à “Sombra” do Chapitô; todos par-ceiros do projecto “Noites no Teatro”.

Lisboa Cultural é…

… feita com todos e por todos.

Agradecemos a todos os fãs do facebook, os que nos solicitam cada vez mais a distribuição da “Agenda Cultural”, os que subscrevem as nossas newsletters, os que visitam o site (www.agendalx.pt), os que participam nos nossos Itinerários, nas Noites no Teatro e a todos os que nos chamam a atenção quando cometemos um erro.

Obrigada a todos os agentes culturais e entidades que aceitaram receber-nos nos seus espaços para desenvolvermos o nosso programa de Itinerários Temáticos e visitas Comentadas. Às escolas e aos seus professores que levam os seus alunos ao encontro da cidade.

E que bom foi termos sido acolhidos pelos teatros e pelas com-panhias da cidade. Nas pessoas dos seus directores e produ-tores, encontrámos pares para alcançar o nosso objectivo: empenharmo-nos para que os actores, os encenadores e os dramaturgos sejam os intervenientes activos não só na arte de representar, mas também na partilha de saberes e no estabe-

lecimento de uma relação mais íntima com o público, sobretudo o mais jovem.

Findos os oito concertos em oito igrejas que este ano com-puseram a iniciativa Natal em Lisboa – Concertos em Igrejas, pensada pela Divisão de Programação e Divulgação Cultural | Direcção Municipal de Cultura, em parceria com a Egeac, a par do número de espectadores, que em muito superou as expec-tativas, importa referir: o apoio e a simpatia, com que “abriram” as portas à organização, de todos os párocos. Sem a sua ajuda não seria possível levar a iniciativa a bom porto; A flexibilidade dos músicos e a forma como deram prioridade aos Concertos em Igrejas, em detrimento de outras iniciativas; a disponibilidade e cooperação dos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, cuja colaboração é preciosa.Mas sem dúvida que o elemento mais importante para o sucesso da iniciativa foi o público, que soube esperar ordeiramente pela abertura de portas e que em muito contribuiu para que cada con-certo fosse especial e deixasse boas recordações.

2009 deixa-nos de facto boas recordações, mas também a certe-za que há ainda muito a fazer e a melhorar… Acreditamos que 2010 será um ano em que Lisboa será ainda mais Cultural!

A equipa da Lisboa CulturalDivisão de Programação e Divulgação Cultural

NATAL EM LISBOA CONCERTOS EM IGREJAS

Música

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Música PAG. 5

Igreja de S. Nicolau | 6 DezSituada no centro da Baixa, possui uma notável colecção de imagens sacras que foram salvas dos cataclismos que atingiram a Baixa ao longo dos tempos, tendo sido escolhida como a primeira a receber os Concertos em Lisboa. A 6 de Dezembro, Dia de S. Nicolau, abriu as suas portas a cerca de 600 espectadores que ouviram a Associação Musical Lisboa Cantat – Coro de Câmara Lisboa Cantat. Constituído por 16 cantores e sob a direcção do Maestro Jorge Alves, o reportório composto unicamente por compositores portu-gueses, desde o barroco José Rodrigues Esteves, aos contemporâneos Carrapatoso, Lopes Graça e Tiago Marques.

Findos os oito concertos em oito igrejas que este ano compuseram a iniciativa Natal em Lisboa – Concertos em Igrejas, pensada pela Divisão de Programação e Divulgação Cultural | Direcção Municipal de Cultura, em parceria com a Egeac, publicamos algumas fotos com os melhores mo-mentos da 7.ª edição. SF

Igreja da Madalena | 8 DezCom sinais claros da sobriedade que caracteriza a construção pombalina, depois do terramoto de 1755, que provocou a ruína do prim-itivo templo, a nova igreja abre ao público em 1783. Para ouvir o Coro infantil Regina Coeli, deslocaram-se a esta igreja sensivelmente 400 espectadores. Com “À Procura de um Pinheiro”, assim denominado o programa, o pequeno coro de oito vozes foi acompanhado por um grupo instrumental com flauta, clarinete, contrabaixo e percussão. Regina Mostardinha foi a maestrina regente.

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Música PAG. 6

Igreja de Marvila | 12 DezConsiderado um dos mais típicos modelos das igrejas seiscentistas, a sua decoração insere-se no barroco português, cujo esplendor se revela no interior com riquíssimos revestimentos em talha dourada, azulejo, pintura e mármores coloridos e embutidos. Para ouvir António Eustáquio, a dedilhar o Guitolão (instrumento idealizado por Carlos Paredes) e a guitarra portuguesa, acompanhado por qua-tro instrumentos de cordas, estiveram 250 espectadores. O reportório incluiu obras de Vivaldi e Bach, bem como uma obra da autoria de António Eustáquio, Suite das Folhas, e Canção para Titi, de Carlos Paredes. No encore, ouviu-se Bolero de Ravel.

Igreja da Graça | 13 DezO conjunto constituído pelo convento e pela Igreja remonta ao início da nacionalidade, ganhando maior importância no século XVI. No âmbito dos Concertos em Igrejas, recebeu cerca de 1000 espectadores para ouvir o Coro Regina Coeli de Lisboa; Coro do Instituto Piaget; Orquestra Filarmonia das Beiras; e a Solista – Soprano Hélia Castro, sob a direcção do Maestro António Lourenço. De salien-tar a participação especial de Kiko Lourenço, 12 anos, que interpretou cânticos das obras de Mendelsohn e Bernestein.

Igreja Italiana N. Srª do Loreto | 11 DezDo final do século XVIII, possui obras de arte muito valiosas, italianas e portuguesas. O templo actual foi reconstruído em 1785 pelo arquitecto Manuel Caetano e, sobretudo, por José da Costa e Silva. Acolheu 600 espectadores para ouvir o Duo Violino Acordeão, composto por Gonçalo Pescada, considerado um dos maiores acordeonistas europeus da nova geração, e João Pedro Cunha, que encantaram a audiência com um reportório eclético, desde o contemporâneo Richard Galliano, passando pelos clássicos Bach e Brahms até finalizar com o famoso Libertango de Piazzolla.

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Música PAG. 7

Igreja da Memória | 19 DezComeçada a construir em 1760, a igreja foi fundada por D. José I, num gesto de gratidão por se ter salvo de uma tentativa de assas-sínio dois anos antes, em 1758, naquele local. Os alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional foram os protagonistas do concerto, com a apresentação de dois coros que cantaram várias peças tradicionais portuguesas subordinadas ao tema do Natal. Assistiram a este concerto cerca de 250 pessoas que dificilmente couberam na pequena Capela da Memória. Tiago Marques dirigiu os coros e foi também autor de alguns cantos ali interpretados.

Igreja de S. Domingos | 20 DezDa autoria de Manuel Caetano de Sousa, Carlos Mardel e João Frederico Ludovice, a igreja denuncia uma arquitectura barroca de planta em cruz latina. O interior revela o seu aspecto de riqueza ecléctica. Tendo sido a igreja escolhida para encerrar a 7.ª edição, recebeu os Shout (12 vozes) que contaram com Mafalda Arnauth como convidada especial. Embora de grandes dimensões, a Igreja de S. Domingos não foi suficiente para acolher as cerca de 1100 pessoas que ali vieram para ouvir cânticos de Gospel, como o fa-moso Agnus Dei, Silent Night ou o Perfect & True. Mafalda Arnauth juntou-se aos Shout para interpretar o Pai Nosso e Para Maria, além de uma reinterpretação do tema True Colors, celebrizado pela cantora norte-americana Cindy Lauper nos anos 80.

Basílica da Estrela | 18 DezCom uma fachada em dois pisos de sete tramos e um corpo central saliente de três tramos, a Basílica foi mandada construir por D. Maria I, que fez um voto, no dia do seu casamento: no caso de ter um filho varão, procederia à construção de um convento para as re-ligiosas Carmelitas Descalças. A assistir ao concerto da Camerata da Orquestra Sinfónica Juvenil estiveram aproximadamente 600 espectadores. Trata-se de uma orquestra de cordas composta por jovens músicos, que interpretou obras de Mozart, Bach, Corelli e uma ária de Christopher Bochmann, maestro titular desta Camerata.

ACTIvIDADES NATALíCIAS PARA OS MAIS PEquENOS

Crianças

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Crianças PAG. 9

Costuma dizer-se que “o Natal é quando o Homem quiser”... No entanto, todos sabemos que esta é uma época especial, mas é-o mais ainda para as crianças. Assim, e para as manter entretidas, sempre com o es-pírito natalício, damos-lhe a conhecer várias propos-tas para ocupação do tempo livre nestas férias.

Neste Natal, o Museu da Marioneta desafia os mais pe-quenos a construir o presépio animado mais pequeno do mundo, onde apesar da dimensão não faltarão todas as personagens: o menino Jesus, Maria, José, os três Reis Magos, o burro, a vaca… Esta é uma oficina de Natal que acontece nos dias 22 e 23 de Dezembro, dirigida a crian-ças com idades entre os 6 e os 14 anos. Com um núme-ro máximo de 15 participantes, para inscrever o seu filho deve entrar em contacto com o Museu através do 21 394 28 10. www.museudamarioneta.egeac.pt

Escrever histórias nas barbas do Pai Natal é o que o Ga-binete de Estudos Olisiponenses propõe para dia 21 de Dezembro. Dirigida a crianças dos sete aos 11 anos, a oficina desafia os mais pequenos a desenhar o Pai Natal, pintá-lo,

recortá-lo e nas suas imensas barbas brancas escrever uma história de Natal. No final, há um bombom gigante para to-dos. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 217701100 ou pelo e-mail [email protected].

Entre 19 e 23 Dezembro, o Espaço Monsanto também preparou uma OTL de Natal. Intitulada “Férias a Explo-rar... O Ambiente a brincar”, a iniciativa tem por objectivo dar a conhecer as componentes ambientais da cidade de Lisboa, em particular o Parque Florestal de Monsanto, pretendendo apostar na consciencialização das crianças e dos jovens para a adopção de comportamentos neces-sários ao desenvolvimento sustentável, realçando o seu papel no respeito e valorização do ambiente. Estão pre-vistas visitas a museus, jogos, actividades criativas e ao ar livre com temáticas ligadas ao ambiente. Destinada a crianças com idades entre os cinco e os 11 anos, as ins-crições devem ser feitas no Espaço Monsanto.

O serviço educativo da Casa Fernando Pessoa propõe-se, através da exploração divertida de um poema, incenti-var as crianças a descobrir o gosto pela poesia e a conhe-

cer um pouco da história do grande autor que é Fernando Pessoa. Dirigida a crianças dos três aos nove anos, esta oficina criativa realiza-se entre os dias 21 e 23 de Dezem-bro, sendo que as marcações devem ser feitas através do telefone 21 391 32 70 ou pelo e-mail [email protected].

Na Quinta Pedagógica o Natal também já se faz sentir. Este ano, para além dos ateliês de Natal, até 6 de Janeiro pode visitar a exposição do VII Concurso de Presépios de Todas as idades, promovido pela Santa Casa da Miseri-córdia de Lisboa. http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt SF

Actividades natalícias para os mais pequenos

3, 2, 1…2010!!!

Fim de Ano

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Fim de Ano PAG. 11

Começa agora a contagem decrescente para o final do ano. E a única coisa a fazer até lá é aproveitar as nos-sas sugestões para sair de casa. Venha ver as luzes da cidade, a grande árvore de Natal e a festa de pas-sagem do ano.

LuzES DE NATALPonha uns sapatos confortáveis, um casaco quentinho, o cachecol vermelho e o gorro natalício e comece pelo Chiado e acabe na Baixa a ver as luzes de Natal. E por-que os passeios natalícios são para ser partilhados, leve o cão, os filhos, a sogra, a cara-metade, ou a vizinha. A luz de Lisboa é sempre diferente, mas agora é muito mais colorida.

São trinta e nove ruas da cidade que estão animadas com iluminações e decorações no total de 2.3 milhões de lâm-padas. Um espectáculo que não se vê todos os dias.

ÁrVOrE DE NATALJá estamos habituados à árvore que ilumina Lisboa na época natalícia. Este ano estará novamente no topo do Parque Eduardo VII até 6 de Janeiro, entre as 17h30 e a 01h00.

A grande árvore de Natal, que irá iluminar a noite dos al-facinhas, mede 44 metros de altura, tem 1.625.000 micro-lâmpadas, pesa 217 toneladas, com 96 painéis de cená-rios, numa área total de 1035 metros quadrados.

Os cenários da Árvore de Natal ZON são assinados por Abel Gomes, cenógrafo português que vive no Brasil e que trabalhou, por exemplo, em cenários de grandes con-certos como o dos Rolling Stones.

À volta do “pinheirinho” realizam-se várias actividades, a saber: dia 27 de Dezembro, pelas 22h, o concerto de Ana Free e de Klepth; no dia 3 de Janeiro seja uma estrela de cinema por um dia; dia 4 será para ateliês infantis promo-vidos pela Sociedade Ponto Verde; e no último dia, 6 de Janeiro, o espaço estará por conta do projecto de respon-sabilidade social “Árvore Amiga”.

FIM DE ANO NO JArDIM VIEIrA POrTuENSE (BELéM)Além da actuação dos Xutos e Pontapés, que interpreta-rão os seus maiores êxitos de 30 anos de carreira, o es-pectáculo terá também, pelas 22h00, a actuação dos Get Back -Beatles Tribute, uma homenagem aos quatro mag-níficos de Liverpool.

Com a entrada do novo ano o céu irá iluminar-se com um prometido espectáculo piromusical grandioso, chamado Nova Década, que aproveita os recursos naturais como o rio para provocar emoção e espanto.

3, 2, 1…2010!!!

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

Exposições PAG. 12As Mãos que Trago

Exposição dedicada ao compositor, encenador e editor Alain Oulman que, com Amália Rodrigues protagonizou um dos mais marcantes momentos da história do fado, pontuado pelo encontro definitivo da poesia clássica e

erudita com o universo fadista.Até 31 de Dezembro

Museu do Fado | Largo do Chafariz de Dentro, n.º 1 | www.museudofado.egeac.pt

Alma AfricanaDa colecção do Comendador José Berardo, esta

mostra, que encerra a trilogia de exposições de arte africana a que a Câmara Municipal de Lisboa deu

início em Março deste ano, reúne mais de 1000 peças, divididas em três secções: Arqueológica,

Etnográfica e Contemporânea.Até 7 de Fevereiro de 2010

Páteo da Galé (Terreiro do Paço) | Entrada livre ao Domingo e à Quarta-feira |

Terça a Domingo entre as 11h e as 19h

O Sol morre cedoTrabalhos recentes de quatro jovens artistas

portugueses: Ana Manso, André Romão, Joana Escoval e Nuno da Luz. Cada um apresenta a sua

produção actual, aqui num contexto de releitura do espaço de acção deixado em

aberto pelo próprio Pavilhão.Até 10 de Janeiro de 2010

Pavilhão Branco – Museu da Cidade | www.museudacidade.pt

Brincando com Torres GarciaJoaquín Torres García, pintor uruguaio, nascido no ano de 1874, é o autor dos brinquedos que o Museu da Marioneta apresenta e que integram igualmente o espólio de Francisco Capelo.Até 31 de DezembroMuseu da Marioneta | Convento das Bernardas rua da Esperança, 146 | 21 394 28 10 | Ter a Dom: 10h-13h/14h-18h

Cinco décadas de iluminações de Natal na Baixa de LisboaMostra fotográfica que pretende recordar as luzes que têm vindo a ilustrar a quadra de Natal da cidade de Lisboa durante os últimos 50 anos. Esta exposição incide essencialmente no centro da cidade. Até 31 de DezembroBiblioteca Municipal Orlando ribeiro | 21 754 90 30 | E-mail: [email protected] | 3.ª a 6.ª feira: 10h às 19h | 2ª feira e Sábado: 13h às 19h

2.ª Fase da Mostra de Arte urbana 2009 Exposição que integra um novo conjunto de intervenções realizadas nos seus sete painéis. Sphiza, Fábio Santos, José Fictício, Smile, Rui Ventura, Van / Klit (em co-autoria) e Skran, realizaram os trabalhos que encerram o ciclo.Galeria de Arte urbana | Calçada da Glória e Largo da Oliveirinha, ao Bairro Alto | http://gau-lisboa.blogspot.com

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

em AGENDA PAG. 13Arte, república e Maçonaria | Exposição de pintura, escultura, fotografia e joalharia | Até 14 de Janeiro | Biblioteca-Museu República e Resistência (Espaço Grandella)

João Abel Manta Pintura [1991-2009] | Galeria Palácio Galveias | Até 17 de Janeiro de 2010 | 21 817 05 34

Korda – Conhecido/Desconhecido | Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional | Até 31 de Janeiro de 2010

é Proibido Proibir | MUDE – Museu do Design e da Moda | Até 31 de Janeiro 2010 | Rua Augusta, Piso 1 | www.mude.pt

8 Projectos / 8 Autores | Até 16 de Janeiro de 2010 | Arquivo Municipal de Lisboa | Arquivo Fotográfico | 21 884 40 60 | [email protected]

Lisboa republicana roteiro Patrimonial | Galeria de Exposições dos Paços do Concelho | Até 31 de Março de 2010

Tapeçarias de Portalegre | Edifício Central do Município de Lisboa | http://tapecariasdeportalegre.cm-lisboa.pt/

Cerâmica Dedicada de rafael Bordalo Pinheiro | Galeria do Museu Bordalo Pinheiro | até 14 de Fevereiro

Lisboa, Planos e Projectos – uma Cidade para as pessoas | até 28 de Dezembro | Átrio de acesso ao Ministério das Finanças | Praça do Comércio

Outros eventosCorrida de S. Silvestre | 27 de Dezembro | 18h | Rossio

Atelier de Natal | Enfeites fotográficos para o teu Natal – Reciclar para decorar | para grupos organizados de crianças dos 6 aos 12 anos | marcações para o telefone 218 844 060 | 28, 29, 30 de Dezembro | das 11h às 14h | Arquivo Fotográfico Municipal

TeatroHannah e Martin | encenação de João Lourenço | Teatro Aberto | até 28 de Fevereiro | www.teatroaberto.com

ExposiçõesNatal Verde | Exposição de Árvores de Natal e Presépios com desperdícios e elementos naturais | Até 22 de Dezembro | Escola de Jardinagem, Quinta Conde dos Arcos |

África Mix | Exposição de pintura e escultura de artistas africanos do espaço não lusófono | Até 27 de Dezembro | Quinta das Conchas | 21 817 02 00

Exposição de pintura de Maria de Lurdes Guedes | Até 31 de Dezembro | Biblioteca Municipal de Belém | 21 361 66 20

Sacro Pintar, de João Cardoso | Até 31 de Dezembro | Biblioteca Municipal Camões | 21 342 21 58

Exposição de Presépios | Até 6 de Janeiro | Quinta Pedagógica dos Olivais | http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Nuestros Silencios | Marquês de Pombal | Até 10 de Janeiro de 2010 | www.rivelino.es

LISBOA CuLTuRALNEWSLETTER

AGENDA CuLTuRAL JANEIRO PAG. 14

Toda a informação actualizada em: www.agendalx.pt(subscreva a newsletter semanal)

Consulte pdf em www.cm-lisboa.pt

Ficha técnicaEdição Divisão de Programação e Divulgação Cultural | Direcção Municipal de Cultura | CML Editora Ana Santiago Redacção Frederico Bernardino, Sara Ferreira, Susy Silva Capa e Paginação Sandra Lucas, Bruno Moreira Contactos Rua Manuel Marques, 4F, Edifício Utreque - Parque Europa, 1750-171 Lisboa | Tel. 21 817 06 00 | [email protected]