fique na paz do senhor jesus! -...

40

Upload: phungcong

Post on 04-Jun-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que
Page 2: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

O Salmista David faz-nos lembrarque: “Os que semeiam em lágrimascegarão com alegria. Aquele queleva a preciosa semente, andando echorando, voltará, sem dúvida, comalegria, trazendo consigo os seusmolhos”. (Salmos 126.5,6)

A preciosa semente é a palavra deDeus, geralmente para pregar aca-bamos passando por muitas afli-ções, muitas pessoas rejeitam eimpedimentos sem fim aparecemem nosso caminho, mas mesmochorando devemos falar sobreJesus, pois haverá uma recompensapelo nosso trabalho e muitas pes-soas irão ter suas vidas transforma-das por receberem nos seuscorações a preciosa semente.

Semear com lágrimas é semear semver a colheita. Não há como semear,senão com lágrimas, porque a se-menteira precede a colheita. Se-mear chorando é semear sem saberque vai colher, até mesmo contra aesperança de colher, como quemlança pão sobre as águas(Ecles.11.1). Semeiar o bem devefazer parte do nosso estilo de vida.Não importa se valerá a pena ounão: nós semeiamos. Semear comlágrimas é semear colocando nosolo o grão que falta para a bocahoje. É passar fome hoje para teramanhã. É acordar de madrugada,contra a vontade, para estudar, paratrabalhar, para preparar a marmitaque talvez esteja fria na hora do al-moço. É saber que a vida é feita deesforço. Semear chorando é viverde um modo em que não há vergo-nha nas suas práticas.Semear comlágrimas é para quem sabe que a

vida é feita de lágrimas e sorrisos,de insónias e sonos, de sonhos efrustrações, de sombra e luz, devales e montanhas, de medo e paz,de derrotas e victórias. Ninguémchega ao topo da montanha, se nãosubir e ninguém sobe sem suar, semse perder, sem se cansar, sem trope-çar. Ninguém atravessa o rio, se nãonadar ou tomar um barco. Ninguémchega ao seu destino, se não fizer aviagem. Ninguém terminará de lerum livro, se não o vencer página porpágina. Ninguém construirá umacasa, se não puser tijolo após tijolona obra. Ninguém formará uma bi-blioteca, se não colocar nela livropor livro. Ninguém participará dasua própria formatura (num curso)ou passará num concurso, se nãofaltar a festas, deixando sua rotinaalegre para construir uma outra ro-tina diferente dominada pelo verboestudar. Ninguém colherá, se nãoplantar.

Semear chorando é plantar sabendoque não há missão impossível, masmissão a ser realizada, porque Deusfaz convergiras coisas para aquelesque O amam. Só então haverá jú-bilo, sim, o cântico da colheita seráentoado "só quando a cansativa se-menteira tiver sido completada e oscampos estiverem maduros para acolheita. É neste ponto que nos en-contramos no plano perfeito deDeus".Semear com lágrimas é fazero que precisa ser feito e consagrá-loa Deus, no sentido de feito paraDeus.

A IECA tem sabido lançar a boa se-mente desde o Reverendo JesséChiula Chipenda, que dirigiu a Igreja

entre 1956 à 1967. O árduo traba-lho continuou com os Reverendos:Ricardo Uliengue Epalanga (1967-1977), Henrique Etaungo Daniel(1977-1982), Júlio Francisco (1983-1997), José Belo Chipenda (1997-2004), Augusto Chipesse(2004-2014) e a partir do Domingo29 de Junho de 2014 continuare-mos a semear com o ReverendoAndré Cangovi Eurico – o 7º Secre-tário Geral, que aceitou o desafio detripular este grande navio, que sechama IECA, que se encontra numavelocidade cruzeiro, no alto mar daEvangelização e DesenvolvimentoIntegral de todos angolanos de Ca-binda ao Cunene e de Benguela aoLuau.

Portanto, prossigamos semeando,mesmo banhado em lágrimas,mesmo que com muitas dificulda-des, o que importa é que estamos aplantar a semente da PAZ, da JUS-TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, daPARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim detudo que enaltece e valoriza todos,e o Senhor dará o crescimento nahora certa.

Nós equipa do GAZETA do EVANGE-LHO não deixamos de semear, por-que sabemos e temos certeza daMISSÃO QUE DEVEMOS CUMPRIR EDA REALIDADE QUE PRECISA SERTRANSFORMADA.

E mais, temos fé de que naquelegrande dia o Senhor vai colher osnossos frutos e nos dará galardãosegundo as nossas obras SE NÃODESFALECERMOS.

Fique na paz do Senhor Jesus!

SEMEIAR COM LÁGRIMAS E COLHER COM ALEGRIA

EDITORIAL

Trabalharam Nesta EdiçãoEditor: Luís Samacumbi - Supervisão: Reverendo Laurindo Juliano Kangombe e Dª Argentina Chiumbo

Colaboração: Reverendos Daniel Kaita e Lúcio Marques, Colégio de Pastores, Sociedades, Correspondentes nos Pastorados. Designer e Grafismo: Gil Lucamba. Fotografia: Correspondentes nos Pastorados.

Foto capa: Jaime Chiquito.Fotos dos Reverendos Henrique Daniel e Júlio Francisco, cedidas por Emilia Sicato e pelo Rev. Enoque Samabala, respectivamente.

Endereço: Bº Morro Bento II, Rua 21 de Janeiro. Email: [email protected], [email protected]ão: Litotipo

Page 3: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014

Médios apagam a 17ª vela num dia repleto de emoções

3 SOCIEDADE MÉDIA

Sob o lema “Sociedade Média passemos para a outramargem do lago, escutando a voz de Deus”, mais de1000 fiéis representando os pólos de Cacuaco, Sambae Viana, reuniram-se de 20 à 22 de Junho do ano emcurso em retiro no terreno da IECA, no Kikuxi emLuanda, para celebrar o 17º aniversário da SociedadeMédia Joyce. A alegria marcou o evento com cânticos de louvor eacção de graças ao Deus Eterno. Um dos momentos demuita emoção foi durante o culto de encerramentoquando a Reverenda Celeste Luciano, pregadora convi-dada, deixou o púlpito para mostrar mais uma vez o seuar extrovertido e de muita alegria desafiando a bandamusical a colocar uma música para ela louvar. Esta ale-gria contagiou quase todos os presentes que sepuseram em pé louvando e dançando. “Eu dançoporque estou salva em nome de Deus”, disse aReverenda Celeste visivelmente emocionada.

Foram ainda convidados para o culto de encerramentoo Secretário Provincial Adjunto do Sínodo Provincial deLuanda, Reverendo Laurindo Kangombe acompanhadode sua esposa, a Reverenda Celeste Rebeca Luciano. Osirmãos Luís Samacumbi Aires, editor do GE e João Au-gusto Bongue ex-Director da Sociedade Média tambémbrindaram os aniversariantes com a sua presença.O GE,como sempre, fez-se presente e procurou captaros momentos mais altos do evento que contou comvariadíssimas actividades Com destaque para as duas palestras com temas bas-tante pertinentes. “Saneamento básico” apresentadopela Irmã Lúcia Vitungayala enquanto a palestra como tema “fuga á paternidade” coube ao Irmão João Au-gusto Bongue. A abordagem do tema da fuga a pater-

nidade acabou por levantar outras questões que apo-quentam a sociedade, no caso a infidelidade conjugal.Foi consenso entre os participantes que o amor, o car-inho e o companheirismo são os ingredientes funda-mentais para uma relação duradoura.Com uma indumentária de arrasar e com as suas belasvozes as irmãs Chiyakas abrilhantaram o evento queteve ainda a participação dos grupos Instrumentais LuzVerde e de Cesareia, bem como os irmãos Chidy eNhunha que levaram os fiéis ao rubro com as suas lin-das melodias.“Ouve a Voz divina chama,quem irá trabalhar’’ foi ohino de encerramento do retiro relebrando aos médioso dever de “’Escutar a Voz de Deus”’.

“Notamos uma grande evolução na sociedademédia”, dizem participantes:

À margem do evento, o GE ouviu alguns irmãos parauma avaliação do evento em particular e da sociedademédia no geral.Celina Avelino, directora provincial dos aniversariantes

José Bernardino

Reverenda Celeste participou na celebração

Janick Santos | Mário Solundo

Irmãs Chiyakas abrilhantaram o festa

Médios comemoraram mais um aniversário

José Bernardino

José Bernardino

Page 4: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014SOCIEDADE MÉDIA 4

disse aos microfones do GE que o evento correu semsobressaltos e que foi segundo a vontade de Deus, “ es-peramos que a próxima vez haja mais aderência porparte dos membros desta sociedade, pois o que apren-demos aqui servirá de guia para o bom relacionamentoentre os casais e na família em geral”.Na opinião da Pastora Celeste “o médio já deu grandespassos’’ no entantoreconheceu que há ainda muitosdesafios a vencer. “”No momento da minha dissertaçãosenti uma vibração do povo, senti uma correspondên-cia que deu-me a entender que na verdade a sociedademédia está afectada, a sociedade média vive desafios,mas que como disse, tudo isto tem solução confiandono Senhor”. Disse a Reverenda Celeste.João Augusto Bongue, ex-Director desta sociedade, par-tilha da mesma opinião: ’’Com relação a esta sociedadeaqui em Luanda, notamos uma grande evolução,porque os tempos e as oportunidades são diferentes....Há um crescimento do ponto de vista material, espiri-tual; há um crescimento do ponto de vista humano emesmo institucional”. Encorajou os médios a contin-uarem a trabalhar na estruturação e na unidade dasfamílias. “É preciso que continuemos na educação, naevangelização para que as familias se mantenhamunidas e o trabalho social se faça sentir, e para que a

Igreja olhe para esta sociedade como um grande pilarque contribui para a evolução da Igreja”’. Tonecas C. Da Costa, Coodenador do pólo Cacuaco considerou que a partcicipação do pólo foi positiva.Disse que”’ neste momento, o ganho é daresponsabilidade própria sociedade média, em par-ticular, cada um levou daqui uma coisa nova quepoderá mudar a sua vida’’.

Músicos preocupados com oestado da música gospel na

IECAHá muitos talentos, mas ainda temos

muito caminho a trilhar

O GE conversou com dois músicos da nossa praça, paraouvir a sua opinião sobre o estado da música gospel nasociedade em geral e na IECA em particular. Nhunha músico gospel numa conversa tida à margemdo culto de encerramento do 17º aniversário da So-ciedade média de Luanda disse o seguinte:

GE:Como músico gospel que perspectiva tem para si a

José Bernardino

Augusto BongueFernando AdemoraJosé Bernardino

Celina Avelino

Fernando Ademora

Page 5: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 SOCIEDADE MÉDIA

música na Igreja? De que forma vê a aceitação da suamúsica e dos outros? O que gostaria ver melhorado?Nhunha: Eu começaria por agradecer a oportunidadeque me dão para falar para o Gazeta, que muito temestado a fazer para a expansão da informação a nívelda nossa Igreja.Quanto a música que se vive em Angola, aquela voca-cionada para louvar e engrandecer o nome de Deus, eudevo dizer que para a nossa Igreja ainda temos muitoque trilhar, porque notam-se muitas debilidades, a par-tir mesmo da própria composição musical. Os nossosmúsicos não têm muita experiência neste capítulo, efazem de acordo aos dons que vão descobrindo.Ao nível também dos nossos dirigentes, o que eugostaria de dizer é que, vissem um pouco mais o grandeimpacto que a música cristã dentro da Igreja e fora. Afi-nal de contas para uma sociedade estar organizada ne-cessita em grande medida de ouvir o nome de Deus, eouvir o nome de Deus não é só a partir de pregaçõesno púlpito ou então de louvores dentro da Igreja, mastambém a própria gravação de discos, a realização deespectáculos para que toda a gente conheça o grandepoder de Deus nesta terra.

GE: Sabendo que O DECRIL é o Departamento da IECAque cuida das questões culturais, tanto a música comoa literatura, se tivesses a oportunidade de estar aquicom o Director do DECRIL o que é que gostaria de lhedizer para que ele fizesse pelos artistas de músicagospel?

Nhunha: Se eu estivesse com o Director do DECRIL,porque ele também é músico, também toca, é umapena que por causa de outras ocupacões este ladoficou inibido, o que eu gostaria de dizer é que emprimeiro lugar reunisse todos os músicos da IECA e ou-visse deles próprios o que é que afinal querem, quais são os ob-

jectivos que pretendem alcançar para realizar os seustrabalhos, porque as vezes, nós temos uma perspectivae os músicos têm outra e quando as duas partes andamdesavindas, então os sucessos também andam desen-contrados.Isto Já aconteceu uma vez, mas não foi suficienteporque, só se ouviram os músicos de Luanda e nemtodos apareceram.

É certo que há muitos talentos, eu próprio cheguei dedescobrir algum quando trabalhei para a direcçãoprovincial da Juventude, como faziamos visitas aos pas-torados pude ver alguns valores, foi de onde por exem-plo consenguimos projectar a Irmã Quina e outrostantos que foram descobertos dentro da Igreja ou acantar em algum grupo coral ou grupo instrumental enão sair da Igreja.

Então é preciso que façamos como fazem as outras de-nominações cristãs. Nós vemos que, por exemplo, naIgreja Pentecostal, na Igreja Baptista e nos últimos anosaté mesmo na Católica já apresentam trabalhos que dápara ver que partiram da base, e quando não há estabase não se consegue fazer isto, então vamos continuarassim, e eu digo que a nossa música tem muito paradar, mas se continuamos assim a trabalhar destamaneira não vamos longe.Já o músico Chidy acha ser necessário que o DECRILtrabalhe em parceria com os músicos para ajudar naexpansão da mesma”não é só de pregações que o Evan-gelho é anunciado, a música é um dos elementos paraa expansão do mesmo, mas para que chegue aos con-fins da terra, é necessário que recebamos o apoio dosórgãos de direito na Igreja, estamos no bom caminho,mas ainda não atingimos nem a metade da meta,temos muito caminho a percorrer”,acrescentou o irmãoChidy.

5

Fernando Ademora

Chidy

Fernando Ademora

Nhunha

Page 6: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 6

Fenómeno da fé dupla preocupa Direcção da Igreja Há pessoas que de manhã são da IECA e a tarde são de outras denominações

Mário Solundo | Janick SantosA direcção da Igreja em Luanda continua preocupadacom aquilo que o Secretário do Sínodo Provincial, Pas-tor Laurindo Kangombe, designou de fé dupla de algunsmembros. Segundo ele, “Há pessoas que de manhã sãoda I.E.C.A. e a tarde são de outras denominações”.Dirigindo-se aos mais de mil fiéis presentes no culto deencerramento das celebrações do 17º aniversário daSociedade Média de Luanda realizado no terreno doSínodo Provincial, no Kikuxi, o Pastor Laurindo desafiouos membros nesta condição a se decidirem. “Teologi-camente falando, nós queremos ajudar essas pessoas,e a ajuda é, não é possível perante Deus você ser aomesmo tempo Metodista e Católico’’. “Pastoralmentefalando,também, nós queremos ajudar essas pessoasa se decidirem, se optarem pela IECA, melhor ainda,porque é aqui onde já investiram muito tempo servindoao Senhor. Se decidirem por outra Igreja Cristã, isto émelhor do que ter duas denominações”, aconselhou.O Prelado disse ainda, que a Igreja está de braços aber-tos e perdoa aqueles irmãos que se tenham afastado eque manifestem o desejo de regressar. Recordouporém que “há um tratamento doutrinal para aqueleque vai e um dia volta”’. “Você é recebido, só que seera Director do Médio, você não é encaminhado parao cargo que você exerceu anteriormente, porquequando você foi, nós já preenchemos o cargo, nós nãopodemos parar. Isto vai levar algum tempo para ver sevocê vai voltar ao cargo ou não” , concluiu.De recordar que a mesma preocupação já havia sidolevantada pela Pastora Celeste, que exortou os mem-bros a ter fé e firmeza porque segundo ela, “o Senhorfaz acontecer no momento certo e na hora certa”!

É sintomático que a Igreja continue insistentemente achamar atenção sobre este assunto. Já o Reverendo Au-gusto Chipesse, a 16 de Fevereiro, tinha dedicado todoo seu sermão proferido por ocasião da dedicação da Di-recção geral da Sociedade de Senhoras, na Congre-gação do Campo Sapú afecto ao pastorado do Bungosobre este assunto alertando que a procura de sinaisera muito vulgar no nosso seio. O Secretário GeralEmérito foi mais longe ao considerar que havia muitosirmãos que iam noutros lugares “a procura de um sinalpara a sua vida, a nivel da saúde e dos negócios”’. Acon-selhou na altura que “os nossos problemas, os proble-mas das senhoras, os problemas dos lares, sãoresolvidos, não por sinais que se procuram, sinaispagãos, mas pela boa vontade de Deus que já colocoua disposição todas as soluções....O sinal de Deus paranós, todos os dias é o próprio Jesus Cristo e Ele é apalavra”,rematou.

Reverendo Laurindo Kangombe

Fernando Ademora

PASTORADO DE BETÂNIA

De 23 à 25 de Maio do ano em curso, a juventude dopastorado de Betânia, realizou a sua executiva. Esta actividade teve como objectivo, renovar a vida es-piritual da Juventude motivando-a a mergulhar naPalavra de Deus cultivando cada vez mais o amor aopróximo. Palestras com os temas: Evangelismo - min-istrada pelo irmão Custódio Sangombe, tesoureiro doPastorado; A liderança ministrada pelo irmão HenriquesManuel, Director do Pastorado. O Diácono Albano Ma-teus, conselheiro desta Sociedade acompanhou o

Fernando AdemoraFernando Ademora |

Page 7: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 PASTORADO DE BETÂNIA

Evento.Custódio Sangombe, disse na ocasião que unir a juven-tude na Palavra, cultivar a paz, o amor ao próximo e aharmonia, são as grandes coisas que se podiam esperardos participantes que fizeram parte do Evento nospróximo tempos.

Sociedade Média

De 30 de Maio à 01 de Junho, a Sociedade Média doPastorado de Betânia realizou, um retiro espiritual nacongregação de Samukuenda na área de Catete, igual-mente para um reavivamento espiritual. O grupo mu-sical Luz verde foi convidado para animar a actividadegesto bastante aplaudido.O responsável do grupo disse na ocasião que têm comoobjectivo expandir a Palavra de Deus em toda parte,pois segundo ele onde não se conseguiu chegar com osnossos pés as nossas vozes chegam. Ogrupo já fezoprimeiro lançamento da obra discográfica, agora estána fase de editar O DVD, trabalho quase concluído fal-tando apenas os meios financeiros disse Paulo Cas-soma.

Carlos Sacutambuka Estou muito satisfeito por fazer parte desta grandeactividade a Divina. Realmente foi um acto muito es-perado, mas tinha sido adiado por causa da época chu-vosa, mas como Deus é grande e Poderoso tudotornou-se uma grande realidade. Fez um balanço posi-tivo da campanha de evangelização, que visou a buscadas almas perdidas. Sabemos, que não é uma tarefa

fácil ser cristão, porque o mundo é tão egoísta e cor-rupto, mas é possível com a força de Deus, esta multi-dão que aqui se encontra é fruto de sacrifício eempenho na expansão da Palavra Divina na nossa so-ciedade. Pedimos a Deus para que toque os coraçõesdos chamados para juntos trabalharmos para en-grandecer o nome do Pai Celestial. Afirmou.

Domingos Songuile, 57 anos de idade, pertence aoMédio e é Presidente da Mesa de Assembleiasdisse ao GE que agradece a Deus por estar no ponto

de pregação de Samukuenda, matas de Catete onde sereconhece o sofrimento do povo de Deus semcondições de vida nem medicamentos, o que nosobrigou visitar e tratar dos doentes, casa a casa. Pelosofrimento do povo, trabalhemos e evanglizemos in-cansavelmente, pensando como se fazia no passadonos Centros Evangélicos da I.E.C.A Apelou que haja mo-tivação e interesse na realização de estudos para o bemestar social.

7

Carlos Sacutambuka

Fernando Ademora

Fernando Ademora

Grupo Luz Verde

Carlos Sacutambuka

Fernando Ademora

Page 8: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014PASTORADO DE DAMASCO 8

Reverendo Cangovi visita Damasco no dia do pai

O Domingo 15 do mês de Junho, data em que a nívelnacional a IECA comemora o dia do pai, foi celebradocom muita alegria e euforia na Congregação Sede doPastorado de Damasco, com a visita encantadora deSua Reverendíssima André Cangovi Eurico - SecretárioGeral da Igreja Evangélica Congregacional em Angolaeleito em Março último.

Solicitado a pregar a Palavra de Deus aos fiéis daquelacomunidade religiosa, escolhendo como tema “AResponsabilidade do pai em Angola” baseando o seusermão no Evangelho Segundo São Lucas 15 :11-31 ,começou por dizer “A responsabilidade dos pais nestepaís é grande e está a crescer, porque os frutos que es-tamos a receber não são animadores. Se nós não olhar-mos bem para esta responsabilidade da família o paísserá destruído. Eu como pai, não me sinto feliz comigomesmo, porque não estou a ensinar os meus filhos aserem aquilo que Deus manda”. Dizem as Escrituras Sagradas “O filho sábio alegra o seupai mas o filho insensato é a tristeza da sua mãe” quan-tos pais não sofrem em saber que o filho que elesnasceram não faz aquilo que é sensato? Nós como paistemos de ensinar os nossos filhos a amarem o nossopróximo, ensina-los também a trabalhar. Continuandocom o sermão, Cangovi afirmou “o salário do pai é umbem da família” isto para ilustrar o seguinte; “um sen-hor contou a sua esposa que o seu salário é de 1.000USD e na impossibilidade de o levantar, a esposa teveque fazer por ele e, lá chegou contou e viu que era odobro, este não é o salário do meu marido disse a es-posa! Repetiu a contar e quem estava a reembolsardisse, este é o salário do teu marido; ela recebeu o din-heiro e dividiu ao meio, entregando simplesmente a

metade. E assim, rompeu-se a “confiança” e as coisascomeçam a parecer falsas! E ele, não teve a coragemde perguntar a esposa onde foi o resto dos valores,porque sempre foi informando que o seu salário era de1.000 USD”. Para dizer que tem de haver confiança nosrelacionamentos, para que a família desenvolva comharmonia e não se desestruture. E a construção de An-gola tem de começar nas famílias, certificou.Segundo André, um bom pai tem as seguintes carac-terísticas “Tudo que ele tem é para o seu filho, nãodorme todos os dias que pensa no seu filho, ora semprepara o filho ausente”. Os pais têm de ter “segredoprofissional e procurar imitar o pai verdadeiro que amaos seus filhos, pai que não envergonha seu filho inclu-sive, mandou trazer um bezerro para ele. Cada pai cápresente, tenho a certeza que ao voltar para a casa seránova criatura”. Terminando com o sermão, o Secretário Geral advertiu“ a Igreja deve olhar para os seus membros como Deusolha para os seus filhos, a Igreja, é também um pai edeve colocar Deus na porta, para que quem queira en-trar não sinta receio de se aproximar”. E orienta “o painão deve cessar de orar para que tudo que está pen-sando se realize”. Visivelmente feliz a diaconisa Benvinda Belino emnome da direcção da Igreja, agradeceu a visita do Se-cretário Geral “é uma honra termos hoje a visita doRepresentante Máximo da nossa Igreja” de tanta ale-gria prosseguiu cantando em umbundo “esanju, esanjuko vitima, etu tua sanjuka calua esanju ko vitima”traduzido “alegria, alegria nos corações nós estamosmuito alegres, alegria nos corações”. No final do culto isto depois da palestra proferida pelopastor, o momento serviu também para visitar as insta-lações da futura escola Evangélica de Damasco.

Delminda Kaputu |

Delminda kaputu

Delminda kaputu

Reverendo Cangovi com membros de Damasco

Page 9: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 PASTORADO DE NOVA VIDA9

“É um privilégio extraordinário congregar a família eestar aqui a comemorar os 82 anos da nossa mãe”,disse Clarice Kaputu, terceira filha da aniversariante du-rante a comemoração que reuniu mais de 50 convida-dos na sua residência no Projecto Nova Vida, nopassado dia 21 de Junho.Convidado a animar musicalmente a celebração, omúsico Bambila que não é fácil completar 82 anos devida. “Se assim aconteceu é porque Deus existe e sobretudo porque há um Deus neste lugar”, referindo a casado aniversariante. Domina Ngueve, da Sociedade desenhoras da Congregação sede do Pastorado de Nova

Vida, contou que “a tia” Isabel, é uma pessoa fiel emuito especial. “Foi ela que me ensinou a ser mulherporque quando me separei da minha mãe, fui vivercom ela.” Clara Isidora Kaputu, segunda filha da anciã, assegurouque a sua mãe é uma “pessoa de acção e determi-nação” e na ocasião agradeceu o apoio que sempre re-cebeu. “Mãe muito obrigada por tudo”.Outra filha, Carla Kaputu testemunha que a sua mãe “émuito presente em tudo”.Durante a festa filhos, netos e bisnetos declamaram po-emas da autoria da aniversariante e aproveitaramexpressar o amor e carinho que têm por ela. No final do acto, a anciã agradeceu a Deus pelas vitóriasalcançadas na sua vida.De sua graça, Isabel Balombo Solunga Kaputu, nasceuaos 19 de Junho de 1932, na Missão de Elende, municí-pio do Ukuma, província do Huambo. Foi baptizadapelo missionário Merlin Enns em 1938 e confirmada

membro em plena comunhão em 1947 pelo mis-sionário Macdowell.É uma das pessoas que impulsionou o surgimento doPastorado de Nova Vida, e foi a primeira professora decatecismo.Amante das artes, Isabel Kaputu tem já escritos váriospoemas e segundo a filha, Clarice, “infelizmente aindanão teve oportunidade de fazer o lançamento de nen-huma obra atendendo ao momento pelo qual o paísviveu mas, a breve trecho prometemos trazer aopúblico uma das suas obras”.

Pedro Gamba |

Um testemunho de longevidadeIsabel Balombo completa 82 anos de vida

Delminda kaputu

A aniversariante com as filhas Clara, Cheila, Clarice e CarlaDelminda kaputu

Domina Ngueve

Isabel Balombo Solunga Kaputu

Page 10: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014PASTORADO DE EMAÚS 10

No dia 8 de Junho do ano em curso, a Congregação deDerbe foi pequena ao albergar os festejos do Pente-costes, num culto que teve a ceia do Senhor, e mais de5 membros reconciliaram–se com Deus e a sua Igreja eonde mais de 15 membros participaram na ceia do Sen-hor pela primeira vez.O Reverendo André Cangovi Eurico, Pastor desta comu-nidade convidou o povo de Deus a meditar no livro dosActos dos Apóstolos 2:29-38 de onde extraiu o tema:Transformar a vida para melhor andar na luz.O Reverendo começou o seu sermão dirigindo-se a co-munidade do Pastorado de Emaús de que o Pente-costes é um dia importante para a Igreja Cristã, e que éuma festa para a comunidade de Cristo. Por isso, setesemanas depois da Páscoa vem o Pentecostes, e umadas coisas que se deve reconhecer nestas festas é queJesus Cristo muda a festa da Páscoa que é a festa dosacrifício e passa a ser o sangue de Jesus Cristo derra-mado para a salvação do mundo.Por isso, já não se traz o rebanho de animais para sersacrificado, para a salvação do homem. Cristo já morreupor nós vendido por nós e a sua graça nos basta; noPentecostes Jesus Cristo realiza todas as promessas, euma das promessas mais importantes que Ele fez aosseus discípulos e que hoje permanece a todo Cristão é”não vos deixarei órfãos voltarei para vós e enviarei umconsolador, o espírito da verdade e que vos lembrarátodas as coisas”.A Bíblia foi escrita para o homem aplicar-se nela, porisso é preciso modificar a nossa conduta. Cristo disse,não endureçais os vossos corações. A transformação dealguém parte do seio familiar é preciso mudar a men-talidade; nunca dizer sois poucos ou não conseguemporque se forem de Cristo poderão mudar arrependei-

vos. O Pentecostes surge para que o nome de Cristoseja proclamado em todos os nomes perante o qualdeve-se ajoelhar. Arrependei-vos dos vossos pecados esejais baptizados em nome do Pai do Filho e do EspíritoSanto e que cada um reflicta no que fez e seja novacriatura. Finalizou dizendo: próxima vez que visitarEmaús será uma Igreja agradável, porque temos umanova oportunidade, não se deve endurecer oscorações.Para Cristina Capaco Frederico Criança da Congregaçãosede, neste Pentecostes que toda a criança esteja feliz,porque o Espírito Santo desceu sobre todos, não deixoude mencionar a preparação das crianças para o festivalinfantil; ao Pastor desejou boa sorte na seara do Senhorporque afinal de contas o trabalho de DEUS é vastopouco são os trabalhadores e que todas as crianças doPastorado o amam bastante. Já o jovem Israel BentoCassoma disse que para quem não apareceu no cultode Pentecostes do ano em curso perdeu bastante, tudoporque houve uma lição óptima para este dia e de vida,e que ao Reverendo André, que Deus abençoe a suavida e de sua família, é um grande pai que a IECA tem,pena que os jovens não beberam tanto dele, mas queé uma bênção o Secretário-geral sair neste Pastorado;e para o Nunes Currié Silengifa pertencente a sociedademédia enalteceu a pregação que ouviu no dia de Pen-tecostes e que durante a estadia do Pastor na Emaúshouve muita melhoria quer no nível espiritual como so-cial, agradeceu a DEUS por ter mandado um grande ebom líder na comunidade de Emaús e que este Pente-costes foi melhor nos últimos anos. O dia de Pentecostes terminou com uma junta pastoralque focalizou o balanço dos últimos meses e não só.

Transformar a vida para melhor servir a CristoHanda Ney |

Membros de Emaús com o seu Pastor

Henda Ney

Rev. Cangovi(centro), Diácono Ezequiel (dir.) Diácono Dongala (esq.)

Henda Ney

Page 11: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 201411

Ao expressar a alegria que o senhor Reverendo SilvaNicolau, sentiu ao ver o menino Lúcio Marques quebaptizou há uns anos atrás, e hoje Ministro do Evan-gelho. Quero abordar com isso dois temas:

1º Salvação: Tem quatro pontos a definir.1º -A salvação é um milagre. Não pode ser comprada.Não há dinheiro nem obra nenhuma no mundo que apague. Se fosse necessário alguns rituais pequenos ougrandes, sacrifícios ou obras de caridade, muitos es-tariam dispostos a fazer qualquer coisa para alcança-la.2º- A salvação é um milagre. Não pode ser roubada enão precisa tira-la de ninguém para tê-la: é suficiente-mente grande para abranger todas as pessoas de todasas épocas minha porção está garantida e ninguém podetomá-la de mim.

3º- A salvação é um milagre. Não pode ser negociadapara ganhá-la é preciso aceitar os termos de Deus semimpor nada. Deus é o único legislador; ele estabeleceas regras e nós apenas podemos aceitá-las e nos sub-meter.

4º- A salvação é um milagre. É gratuita e oferecida atodos. Nada do que podemos fazer ou dizer será capazde conquista-la ser de graça não quer dizer que nãotenha valor, pois custou um alto preço. Deus ao ver emseu infinito amor a situação do homem separado dElee sem chance de retorno, fez o que para nós é incon-cebível; ele mesmo resolveu o problema entregandoseu único Filho para pagar o preço; (João: 3: 16) Jesuspagou com sua vida o preço da reconciliação. Morreuem meu e seu lugar para nos salvar, por isso a salvaçãoé um milagre de Deus, que resolveu o problema nãonós talvez gostaríamos nós como Ele quis, salvandoassim todos que vierem a Ele com fé e confiança no sac-rifício de Cristo, aceite o maior de todos: A salvação.Capacidade só mesmo Deus é que sabe se somos ca-pazes ou não.

Por vezes deixamo-nos levar por aquilo que as pessoaspensam de nós; somos jovens ou muito velhos paraisto, temos pouca ou muita instrução para aquilo quesomos pobres ou ricos demais para outra função qual-quer e por ai vai.

No reino de Deus não há razão para deixar quedesprezemo-nos por nossa idade, aparência, nível so-cial ou económico ou ainda por qualquer outra coisa,desde que sejamos exemplos com nossos actos epalavras. Nossa aparência e qualificações são insignifi-cantes em relação ao que Deus espera de nós e realiza,Ele vê nossos corações. Se Deus chama-nos para exe-cutar algo é porque sabe que somos capazes disso, atéporque Ele mesmo nos capacita, para tal temos naBíblia vários exemplos de tais situações. Deus capacitou(Samuel, David, Moisés, Josué, Daniel, Seus amigos eoutros. A capacitação é só do Criador e não a mão hu-mana. Pessoas que não são capacitadas por Deus, são os quemais gostam de críticas (Romanos 17: 18). O resultadoé impuro. Reverendo Lúcio Marques, não se preocupesobre o que vão falar de ti, não mude seu jeito de serpor causa dos outros mude somente se for para Deus,acrescentou.

Tu és homem de Deus fuja destas coisas, e siga a justiça,piedade, fé, caridade, paciência e mansidão. Milita aboa milícia da fé toma a posse da vida eterna, para quefoste chamado. I Timóteo 6: 12. Hoje os da capacitaçãohumana, páram aonde? Os fiéis em Cristo, firme estãono amor de Deus.Felizes os que têm prazer na Lei do Senhor. Até apróxima edição. Deus abençoe ricamente ao ReverendoLúcio Marques e a todos que confiam e esperam noSenhor. Muitos cristãos vivem na rebelião silenciosacontra Deus, como o rei Herodes que esteve assom-brado e perplexo, confuso e não conseguia acreditarem algo seguro porque não tinha uma fé verdadeira, euma clara noção sobre Deus.

Mensagem a Igreja de Cristo

Pessoa Canganjo

Page 12: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014PASTORADO DO BUNGO

O dia 22 de Junho ficará na memória das crianças daCongregação da Sapú, pois foi o dia que comemoraramcom pompa o dia da criança. Tudo começou logo pela manhã. De camisolas com osdizeres na parte traseira, Deus honra os obedientes,marcharam alegremente para o templo. O programalitúrgico, esteve a seu cargo e foi preenchido com lou-vores, danças, poesias e uma peça teatral. Por ser dia de festa, presentes não faltaram e a alegriadas crianças foi maior porque além do lanche, maisuma ganharam roupas e calçados, graças a generosi-dade dos “avôs” José e Arminda de Castro, e do senhorAntónio Martins Pereira, “Tio Tonecas” que aos sába-dos e Domingos providencia o lanche dos meninos.Feliz por ajudar a fazer crianças sonharem com um fu-turo melhor, Arminda de Castro, a Avozinha dascrianças da Sapú, falou dos motivos por que trabalhacom crianças. “É uma paixão que tenho de trabalharcom crianças”.

“Numa altura muito difícil da minha vida, o PastorChianeque convidou-me para trabalhar com as criançasdo campo. Não dei o sim na primeira hora, porque foia altura em que o Senhor levou o meu filho para juntoDele”, contou ao GE a Avozinha, que desde então pas-sou a dedicar maior parte do seu tempo com crianças. “Já tenho paixão de trabalhar com crianças e olhandopara as crianças que encontramos aqui no campo,nunca me passou pela cabeça que em Luanda, aindahouvesse crianças que não conhecem, nunca ouviramfalar da Palavra de Deus”.A Congregação da Sapú controla cerca de 800 criançase segundo Arminda de Castro, um grupo de jovens foipreparado para assegurar a continuidade do projectoque ambiciona alfabetizar e ensinar a Palavra de Deusa centenas de crianças da área de Sapú. “Formamos um

grupo de meninas que vão dar continuidade ao tra-balho que nós iniciamos aqui com sete crianças numDomingo em que o pregador foi o irmão LuísSamacumbi”. “Quando erguemos as salas, algumas crianças e algunspais perguntaram quando é que as matriculas iriamcomeçar. Portanto este é um processo que para esteano lectivo não será possível. Mas conversamos com osmembros da Direcção da Igreja, talvez no próximo anolectivo alguns alunos, sobretudo as crianças que temosaqui terão aulas caso não haja nenhum impasse. Estoureformada então poderei ocupar o meu tempo commais alguma coisa útil, isto é alfabetizando, não só ado-lescentes mas também jovens e quem sabe as mamãse papás que queiram participar dessas aulas”, concluiu. Há um ano a trabalhar com as crianças da Sapú, a pro-fessora Adélia Venâncio, disse que gosta de trabalharcom crianças e tem procurado responder todas asquestões colocadas pelos alunos. “A curiosidade maioré saber a origem de Deus, a origem da vida”. “Durante as aulas ensinamos tudo a cerca da bíblia etransformamos as lições numa maneira mais fácil paraas crianças” explicou.

12Crianças festejam seu dia

Gil Lucamba |

Momento ofertório

Jaime Chiquito

Os mais destacados receberam prémios especiais

Jaime Chiquito

Crianças da Sapú tiveram um dia diferente

Jaime Chiquito

Page 13: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 PASTORADO DO BUNGO13

Vidas estão sendo transformadas Ester Alexandre moradora da zona de Sapú e que re-centemente começou frequentar a Igreja, declarou quejá esta a viver uma nova vida fruto das coisas que temaprendido. “O que fazia já deixei porque agora estou aver boas coisas”. Com o filho, ela marca presença nosestudos bíblicos que se realizam no sábado e no cultodominical. Outra mãe que mostrou a sua satisfação com o tra-balho que se realiza na Sapú, é a senhora Beatriz TeresaTomás. Para ela, é necessário que os pais encontremum tempo para transmitir valores cristãos aos seus fil-hos. “Nos sábados a tarde quando venho do meuserviço, chamo a minha filha e louvamos.”A anciã Adelina Nguli, agradeceu a Deus pelas bênçãos.

A Bíblia é o único caminho para criar eeducar as crianças na Palavra de DeusA Diaconisa Ana Jeremias, da Congregação da Sapúfalou durante uma breve conversa com o GE, que aBíblia é o único caminho para criar e educar as criançasna Palavra de Deus. “Não temos outro caminho se nãoseguirmos a Jesus, nós pais e dirigentes da Igreja temosque levar forte e firme a Palavra de Deus”. Falando do acompanhamento que a Direcção da Igrejafaz as crianças, a Diaconisa garantiu que “tem sidomuito bom”. “Temos aulas aos Sábados, o programa é por idades.As crianças dos 0 aos 5 anos têm uma sala, dos 5 aos10, outra e dos 10 até os 15 anos, têm a sua sala. Emcada faixa etária há sempre um texto bíblico que é ori-entado pelas professoras.”

Tio Tonecas e José de Castro solidários com as crianças

Jaime Chiquito

Música e dança tornaram a festa mais bonita

Jaime Chiquito

Adélia Venâncio Arminda de Castro Ana Jerémias

Adelina Nguli Beatriz Tomás Ester Alexandre

Page 14: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 14

Mulheres cristãs fazem doação ao Hospital do Bengo

“É melhor cuidar de uma criança saudável do que umacriança doente, o que é mais difícil”, disse a Directorado Departamento da Mulher do CICA, JacquelineDiavava, Segunda-feira, 16 de Junho, quando procediaà entrega de alguns bens alimentares ao HospitalProvincial no Dia da Criança Africana.Na ocasião, a Directora do DM sublinhou que o gestovisa a solidarizar-se com as crianças internadas na pe-diatria do Hospital Provincial, e que a sua organizaçãovai continuar a fazê-lo, tendo exortado a sociedade civila fazer o mesmo.Por seu turno, o Director clínico do Hospital Provincialdo Bengo, Carlos Mayer, agradeceu à doação do CICA,e frisou que a mesma vai minimizar as carências dosmeninos internados e melhorar a sua dieta.A visita daquela responsável do CICA, que se faziaacompanhar das mulheres cristãs de várias Igrejas e dassuas colaboradoras mais próximas, nomeadamente aPresidente, Vice-presidente e Secretária da Conferência

Nacional de Mulheres, ElisaTuiku Kiakayana (UniãoCristã Feminina), Elisabeth Lussinga (IEBA) e IsabelKumba (IERA), estendeu-se à Igreja kimbanguista doBengo, onde ela pronunciou uma palestra subordinadaao tema “Ensina a criança o caminho em que deveandar”.

“A Bíblia nos deu o modelo como ensinar as nossas cri-anças, desde a mais tenra idade, a que os pais deveminculcar nelas”, sublinhou a Directora da Mulher.Assistiram à palestra, recorde-se, cerca de 1050mulheres, provenientes de várias Igrejas membros doCICA na cidade de Caxito, Província do Bengo.São membros do CICA naquela Província, as IgrejasEvangélica Reformada (IERA), Evangélica de Angola(IEA), Evangélica Congregacional (IECA), MetodistaUnida (IMUA), Metodista Episcopal Africana Sião(IMEAS), Missão Apostólica dos Crentes em Angola(MACA) e a Igreja Kimbanguista.

Flash de Notícias - CICA |

Fernando Ademora Fernando Ademora

Fernando AdemoraFernando Ademora

Page 15: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

PASTORADO DE MONTE MORIÁ15 Gazeta do EvangelhoJunho de 2014

No dia 8 de Junho do ano em curso a comemoração dadescida do Espirito Santo o casal Viume realizou o seuenlace matrimonial e também dedicou-se a nova di-recção da sociedade de homens a nível do Pastorado,o espírito fluiu na vida de todos os presentes.Dia radiante de luz e Espírito do Senhor fez transbordara alegria harmónica do viver, transmitindo deste modoa paz do viver nas festividades mais aguardadas na vidados cristãos o Espírito Santo completa o altar em nós,em gesto de aconselhamento ao casal, a obreira RevªJosefina Hungulo referiu “ o quarto seja o lugar maissanto, o casamento foi instituído para companhia, per-mitindo ajuda recíproca na prosperidade e adversi-

dades”, o casal tem o nome de Raúl Viume de 78 anose a esposa Ana Esanju de 48 anos de idade. Em seuturno a obreira enfatizou “ muitas famílias dão apoioaos casados para à realização do casamento mas, sãoelas que colocam pedras como barreiras na vida docasal, haja compreensão nas famílias, deve existir a co-municação sem palavra (onde a expressão facialdemonstre o amor”.Foi dedicada a Direcção da Sociedade de Homens coma seguinte constituição: vice director Ricardo Torres, Se-cretário Castro Sandando, vice Paulo Cassinda,tesoureiro João Bento.

Monte Moriá comemora descido do Espírito com alegiraTerêncio Chiwale |

Lançamento em Agosto

O culto de tomada de posse do 7º Secretariado Geralda IECA, realizado na Cidadela Desportiva, em Luandae a comemoração dos 40 Anos de vida Pastoral dosReverendos Estevão de Almeida Cassinda e EsperançaIlda Chipunda Valério, que reuniu num culto de acçãode graças, na Igreja da Canata, no Lobito, parentes,colegas, amigos e fiéis da Igreja Evangélica Congrega-

cional em Angola, IECA, estarão a partir de Agostodisponíveis em DVD.Utilize estes DVDs como ferramentas evangelísticas,comprando cópias adicionais para parentes e amigos.Ajude a divulgar o trabalho da nossa Igreja e guardeestá importante recordação.

Page 16: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014LITERATURA 16

A Editora Livros Olohengo vai colo-car a disposição do público leitor,mais uma Obra Literária intitulada“O papel da Sociedade no cumpri-mento da missão da Escola” da au-toria de Matos Enoque, membro daIECA em Luanda. A cerimónia deLançamento acontece as 10 horas,do dia 17 de Julho, nas instalaçõesda Escola Neves e Sousa (vulgoGILCO), no município de Viana, emLuanda. Luís Samacumbi “Aíres”que prefaciou a obra, escreveu:“Esta é a primeira vez que tenho oprazer de ler e apreciar o texto doprofessor Matos Enoque. Embora otivesse conhecido antes, foi emMaio de 2008 que me senti maispróximo dele, quando pedimos quea escola onde ele era Director orga-nizasse a logística do primeirofórum nacional das escolas perten-centes à Igreja Evangélica Congrega-cional em Angola, tarefa quedesempenhou com brio e profis-sionalismo. Em Março de 2011 aminha interacção com o professorMatos intensificou-se, na medidaem que enquanto Director Geral doDepartamento de Assistência Social,Estudos e Projectos (DASEP), braçosocial da Igreja Evangélica Congre-gacional em Angola, o havia indi-cado para integrar pela IECA, aComissão Técnica que elaborou oProtocolo de Cooperação entre aIECA, o Ministério da Educação e oMinistério da Administração do Ter-ritório, assinado pelas partes aos 14de Abril de 2011.Matos Enoque apresenta neste livroaspectos importantes que semdúvida irão contribuir positiva-mente no desenvolvimento do sis-tema de ensino angolano quecomeçou em 1977 tendo duas fasesprincipais de sua evolução, in-

cluindo:(i) O aparecimento do primeiro sis-tema de educação e formação pós-independência, com base noprincípio da democratização e edu-cação gratuita (1978-1991), e (ii) A promulgação dos fundamentosda educação e do ensino em Angola(Lei 13/01, de 31 de Dezembro)para o período 2002-2008.Lê-lo, no entanto, se não me sur-preendeu, completou o quadro queeu tinha imaginado, ou seja, percebio porquê da sua personalidade erigor profissional ao abordar osvários desafios que ainda per-manecem sobre a educação básicaem Angola, como a melhoria dasqualificações pedagógicas dos pro-fessores, garantindo dotações orça-mentais consistentes do Estadopara o ensino primário, proporcio-nando o desenvolvimento de ca-pacidades a nível local, a prestaçãoconsistente de material didáctico,estatísticas e gestão escolares con-fiáveis, a necessidade do engaja-mento dos pais e encarregados deeducação na formação das novasgerações de líderes etc. Nesta sua

obra, Matos Enoque, faz-nos lem-brar da urgente e imperiosa neces-sidade de formar futuros líderes emAngola. De acordo com MatosEnoque passa necessariamente pelaeducação, onde a escola tem umaenorme missão, que só pode sercumprida se ela, a escola, não forvista pela sociedade, como umailha. Achei muito interessante a com-paração que Matos Enoque apre-senta relativamente “a qualidade dopadeiro que se reconhece atravésdo pão”, e acho que faz sentido afir-marmos também que o bom profes-sor e a boa professora éreconhecido/a pelos seus estu-dantes. Isto requer empenho eteimosia na construção da confi-ança entre as pessoas. MatosEnoque coloca nas nossas mãosesta obra interessante que a todosencorajo ler”. Acrescentou.

A qualidade do bom professor é reconhecida através dos seus estudantes

Gil Lucamba |

Desempenho dos estudantes indica a qualidade do professor

Arquivo

Page 17: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 201417 LITERATURA

A Igreja da Canata, no Lobito, esteveengalanada para acolher a cerimó-nia que homenageou os 40 anos devida sacerdotal do casal EstevãoCassinda e Ilda Valério.O acto que teve lugar no dia 7 deJunho do ano corrente, teve comoponto alto a apresentação dos livrosO Farol de Esperança, que relata os40 anos do ministério pastoral daReverenda Ilda Valério, e A Fé Alémdo Impossível, ambos da autoria deLuís Samacumbi.Além de membros da Igreja daCanata, prestigiaram o evento, o Se-cretário Geral Emérito da IECA,Reverendo José Belo Chipenda, aSecretária Geral do Conselho deIgrejas Cristãs em Angola-CICA,Reverenda Deolinda Dorcas Teca, oVenerando Juiz Conselheiro do Tri-bunal Constitucional, Onofre dosSantos, representantes da Adminis-tração e da Polícia do Município doLobito, parentes e amigos do casal.A nossa reportagem, o anfitrião,Reverendo Carlos Pedro Sicato,falou que está sempre disposto a re-ceber pessoas em sua casa. O PastorHonório como também é con-hecido, considerou que a actividadena sua Igreja, foi um acto evangelís-tico. “Para mim foi mais um actoevangelistico e acredito que todosquanto assistiram poderam ver queDeus estava aqui, tem estado aqui eestará aqui”. Sobre os Pastores Estevão Cassindae Ilda Valério, o Pastor Honóriodisse tratar-se de um casal humildee que sabe interpretar e viver asSantas Escrituras. “Muitos sabemler, mas não sabem viver, este casalsabe viver as Santas Escrituras”.Presente no evento, o ReverendoDomingos Chipindula, do SínodoProvincial do Kwanza Sul, que con-heceu o casal na década de 80,

disse que “pelo serviço que fizeramna Igreja, este casal tornou-se umabiblioteca quer para a família, querpara a sociedade e em particularpara a nossa Igreja”. Já JoaquimMolossande, considerou relevanteo facto de Ilda Valério ser a primeiramulher a receber ordens sacras.“Por si só isto denota já um grandesimbolismo no meio de tantas Pas-toras que temos hoje. Sendo ela aprimeira e a atingir os 40 anos noministério Pastoral, é de louvar, dedar graças a Deus por este feito”.Recomendado para o SeminárioEmanuel pelo Reverendo EstevãoCassinda, então Secretário Regionaldo Sínodo do Lobito, o ReverendoMarcolino Salgado, também estevena Canata e disse ao GE que o casalteve uma influência positiva na suavida. “Boa parte da minha formaçãodependeu deste casal”. Por que,deixou uma mensagem “de encora-jamento” para aqueles que aindanão atingiram os 40 anos de vidaministerial. “É uma coisa inédita,este casal serve de modelo para anossa carreira Pastoral, para a Igrejano seu todo e por isso queremos

seguir os seus passos”.Centenas de pessoas prestigiaram oevento que ficou marcado nahistória da Igreja em Angola. A cer-imónia foi apresentada pelos jor-nalistas Ernesto Bartolomeu eEkumbi David, e foi abrilhantadamusicalmente pelo músico Bambila.

Exigente íntegraA Secretária Geral do CICA,Reverenda Deolinda Dorcas Teca,considerou a sua antiga professorade Educação Cristã, Liturgia eHistória da Igreja no SeminárioEmanuel, como uma mulher exi-gente e integra. “Independementede ser professora na altura, ela com-portou-se como nossa mãe, orien-tou-nos em momentos próprios. Foiexigente e integra, gostava de sentirse realmente o estudante captou amatéria ou não”. “Através dos seussermões, estudos bíblicos, da con-versa face a face, realmente serviue continua a servir a Igreja. Ela éPastora de todas as idades”. “Conhecemo-los bem, pela sua hu-mildade, dedicação, pela força quetêm para servir o Senhor, pelos seus

Casal foi ordenado a 40 anos

Delminda Kaputu | Gil Lucamba Jaime Chiquito

Page 18: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014LITERATURA 18

bons exemplos, disse Frederico JoséLourenço, Pastor e Secretário doSínodo Provincial da Huíla, que as-sistiu a cerimónia.Para João Augusto Bongue, acomemoração dos 40 anos de vidaministerial do casal, é motivo de daracção de graças. “A Reverenda Ildae o Reverendo Estevão, são o mo-tivo do nosso orgulho enquantomembros da Igreja Evangélica Con-gregacional em Angola. Formaramquadros e ensinaram pessoas parapoderem se aprumar na vida e hápessoa que têm eles como modelo,como é o meu caso”.

Mulher de trato fácil A viver no Lobito desde 1977, SilvaZeca, jovem da província doHuambo, tem acompanhado a vidado casal Estevão e Ilda, e disse anossa reportagem que ficou muitofeliz por ter participado na organiza-ção do evento. “É bem verdade quepara organizar um evento na dimen-são da pessoa da Reverenda Ilda,vocês podem imaginar o quanto édifícil. Há um mês que começamosa preparar e a organizar, mas graçasa Deus, hoje chegamos ao fim e es-tamos felizes por isso”.Silva Zeca trabalhou em váriasocasiões com a Reverenda Ilda erecordou que ela, sempre se man-teve simples e humilde. “Uma coisaque eu aprendi com ela, sempreque a gente se encontrasse emalgum lado, se fosse para apresen-tar ou dizer alguma coisa, ela nãocomeçava por ela, foi sempre a úl-tima. E até hoje eu guardo na minhamemória”.

Um farol de esperança O Reverendo Adriano Santos, disseque a vida de Estevão Cassinda eIlda Valério, faz justifica o título dolivro O Farol de Esperança. “Eu olho

para eles como um farol deesperança. O Reverendo Cassindafoi quem me recomendou para oseminário, foi que me instruiu a tra-balhar na Igreja, onde enquantojovem fui assumindo járesponsabilidades que imaginavanão estarem ao meu alcance,porque me considerava ainda muitomiúdo. Mas eles apostaram emmim até a altura que parti para oseminário. Quando regressei doseminário, já com a formação termi-nada, fui colocado aqui no Pas-torado da Canata para fazer oestagio e era a Pastora Ilda, aresponsável deste Pastorado”. “As palavras nunca são suficientespara descrever uma pessoa, hásempre mais coisas a dizer, mas emresumo é só dizer que eles são real-mente um grande farol deesperança”. Afirmou o ReverendoSantos, que também deixou umamensagem. “Olhem para este casalcomo um exemplo vivo a seguir,esta é a mensagem que eu deixo,não apenas para os meus colegasPastores, mas também para todamassa juvenil que sinta estachamada vocacional para amanhãserem também Ministros do Evan-

gelho de Cristo. A Reverenda Ilda ensinou, ajudou enunca pensou num ganho pessoal“Quero agradecer de facto o exem-plo da Ilda Valério, embora mulher,ela é um exemplo para todos nós,uma pessoa abnegada e que dá sempensar em receber, esse é o grandeexemplo dela. Ela ensinou, ajudoupessoas e nunca pensou num ganhopessoal. Ela ainda hoje é uma pes-soa que vive feliz por isso.”, disseOnofre dos Santos, que esteve noLobito para assistir a cerimónia dehomenagem ao casal de Pastores. Onofre dos Santos recordou quenos tempos que correm, “infeliz-mente procuramos basear mais asnossas vidas no receber do que nodar. E por essa razão muitas pessoaslevam uma vida complicada, dizemque têm muito trabalho, não têmtempo para nada e no fundo,mesmo quando são muito ricas,têm fortunas, essas pessoas nãoparecem muito felizes. Este é osegredo da Ilda Valério, é um exem-plo raro que aparece na IECA.E termos a honra de ter uma pessoaentre nós, que esta viva, que nos dáeste exemplo de vida todos os diase oxalá que dê por muitos anos, e

Casal foi ordenado a 40 anos

Jaime Chiquito

Page 19: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

19 LITERATURAGazeta do EvangelhoJunho de 2014

aqui foi dito que oxalá, daqui a 10anos possamos comemorar os 50anos da sua ordenação, eu acho queé uma felicidade para toda gente deAngola” rematou.

Não há nada mais importantenas nossas vidas do que estar-mos na casa de Deus. O Jornalista Ernesto Bartolomeu,um dos apresentadores do evento,afirmou durante a conversa quemanteve com o GE, que “foi umabênção” estar presente a cerimóniaque homenageou os 40 anos doministério Pastoral do casal EstevãoCassinda e Ilda Valério. “40 Anos,não é pouco tempo, até por causado período que o país viveu e con-tinuar a manter a fé, chamar cadavez mais pessoas para a Palavra deDeus, numa sociedade desestrutu-rada como é a nossa, não tem sidoum trabalho fácil”. O jornalista que fez a apresentaçãodo livro O Farol de Esperança, disseque “quem vive 40 anos a ensinar amensagem de Deus é uma pessoaque merece gratificação de Deus”.Por isso cancelou todos compromis-sos que tinha para estar na Canata.

“Esta é uma forma que um extractoda sociedade encontra para mostrarque efectivamente nem tudo estáperdido. é uma forma que as pes-soas encontram para dizer que a so-ciedade ainda mantém valores e oque vimos hoje aqui, é a sociedadea reagir aos valores que ainda ex-istem. Dai que, como disse há coisasque se fazem não por causa daquiloque somos, mas por causa do com-promisso espiritual que temos comDeus. E, eu vim para aqui precisa-mente por causa deste compro-misso e porque não há nada maisimportante na nossa vida do que es-tarmos em casa de Deus”.

Escrevo para consolar a alma Luís Samacumbi, autor das duasobras, falou durante a apresentaçãodas mesmas, dos motivos que lhefazem escrever. Segundo ele, es-creve para consolar a alma, paravencer a solidão, para daresperança, para levantar a pessoacaída, para aliviar a dor, para edi-ficar”, disse. Falando do jovem escritor, o Pastorda Igreja da Canata, Carlos PedroSicato, disse que o “irmão Aires é

uma bênção na IECA”. “Ele gosta dealegrar os outros, fazer com que osoutros se reconheçam, reconheçamtambém o quanto já realizaram”,afirmou. “Mas também para mim, não énovidade, eu conheci ele quandojovem, teve sempre a capacidadede interpretar os fenómenos, temum coeficiente de inteligênciaimpar, por isso para nós é só deagradecer a Deus”, acrescentou. Sobre o jovem Samacumbi, Onofredos Santos, que também é autorvárias obras literárias, conta que“comecei por conhece-lo e acheique ele era uma pessoa que tinhaum mistério na sua personalidade,um certo encanto. Mas o dia queele me pediu para rever um tra-balho que ele escreveu, passei aconhece-lo com outra profundidadee é verdade que a nossa colabo-ração tem se mantido ao longo dequatro obras. Nesta de hoje eu fiz oprefácio. Que é um prefácio que fizprocurando inspirar-me como ele seinspira em Deus. Ele é um homemde Deus, eu sou um homem de leis,mas de qualquer maneira não deixode ser um homem que procurainspiração divina.Já Ernesto Bartolomeu, disse que “oirmão Luís”, foi inteligente em trazerum Farol que mostra efectivamenteque existem pessoas que apesar detantas dificuldades, continuam a sero Farol que guia a esperança paraquem pretende continuar na Igreja.“Daí que é importante termos estasduas obras e eu penso que a IECAganha bastante mas, quem ganhamesmo é o mundo literário bíblicoangolano porque, são obras quefazem falta.

Casal foi ordenado a 40 anos

Jaime Chiquito

Page 20: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014LITERATURA 20

Onofre Dos Santos e Luís Samacumbi

Foto: Jaime Chiquito

Filhos e netos do casal

Reverendo Adriano Santos

Rev. Vasco Sacoco e a esposa Josefina assistiram a cerimónia

O escritor Samacumbi com a família

Ernesto Bartolomeu e a Reverenda Deolinda Teca com o casal

Convidados atentos a cerimónia Reverendo Carlos Sicato

Ernesto Bartolomeu Ekumbi David

Page 21: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE21

Decorreu no dia 28 de Junho, no CEFOCA, a AssembleiaGeral Extraordinária, sob presidência do ReverendoManuel Bonifácio Sessa, que além de aprovar a pro-posta da composição do novo Secretariado Geral,elegeu a Mesa da Assembleia Geral.Na ocasião, o Secretário Geral eleito, Reverendo AndréCangovi Eurico, disse que “é necessário as portas seabrirem para que todos os membros se sintam partede uma Igreja unida. Esta Direcção contará com a mãode todos ”, afirmou. Já o Novo Secretário Executivo,Reverendo Abel de Jesus Chongolola Sangunde, esperaque haja maior cooperação. “Queremos participarneste trabalho que é de todos. Esperamos que o tra-balho corra na graça Divina. Tivemos a confiança doNovo Secretário Geral e elogio o trabalho já feito peloExecutivo cessante. Queremos dar continuidade ao tra-balho. Nos sentimos tão pequenos para este tão

grandioso cargo, mas é caminhando que se faz o cam-inho e com a graça de Deus estaremos prontos paracorresponder esse desafio.Participaram na Assembleia 111 delegados vindos detodos os SínodosProvinciais e Áreas Missionárias.

Assembleia Geral Extraordinária aprova novos Departamentos e novos inquilinos na Direcção Geral

Delminda Kaputo | Pedro Gamba

Delegados no momento da Assembleia

Fernando Ademora

Com Pedro Gamba | Delminda Kaputu

InovaçõesÉ o que espera Reverendo José Chituque

“Eu espero que haja continuidadedo trabalho já iniciado pelos ante-cessores e também haja inovações.Podemos ver que a constituição denovos departamentos demostraque haverá inovações”, afirmou oSecretário Provincial do Sínodo doBié, a margem da Assembleia GeralExtraordinária.Ainda segundo o Reverendo, a As-sembleia Extraordinária decorreu

“num clima salutar” e as pessoasque foram propostas para o tra-balho vão continuar “a bater narocha para que brote a água vivapara o povo.”Para os fiéis o José Chituque deixouuma mensagem: “Trabalhemosunidos para podermos cooperarcom os dirigentes eleitos aqui nestaAssembleia Extraordinária.”

Hospital de Chilesso será inaugurado em breve

A informação dada pelo ReverendoJosé Manuel Chituque, durante aentrevista que cedeu ao GE. “Esta-mos a preparar a inauguração donosso Hospital Missionário de Chi-lesso, bem como residências para ostécnicos de saúde.”Falando de outros projectos emcurso no referido Sínodo, oReverendo Chituque disse que umaescola comparticipada junto a Cate-dral da Paz está sendo preparada e

o Sínodo projecta a construção deoutra.O Sínodo do Bié controla mais de 90mil membros na sua maioria cri-anças e tem três missões, Ka-mundongo, Chileso e Chisamba.Segundo o Reverendo José Chi-tuque, “neste momento, espritual-mente a Igreja está boa”.“No Kamundongo, temos o hospitale a escola a funcionar em pleno.Muitas pessoas que vivem naperiferia preferem recorrer aos hos-pitais missionários. Chilesso tam-bém está bem, temos o templo e asduas escolas reabilitados. Vamos in-augurar dia 13 de Julho o novo hos-pital missionário e três residênciaspara os técnicos de saúde da missãodo Chilesso, quanto a Ka-mundongo, também estamos bem.Tem hospital e escolas. Em todas aMissões temos Pastores residentese temos o apoio do Governo daProvíncia do Bié.Reverendo José Chituque

Fernando Ademora

Page 22: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 22

Com Pedro Gamba | Delminda Kaputu

PresidenteAntónio Lucamba Eurico (Pastor) -

Vice - PresidenteAbel Américo Hungulo (Pastor)

Mesa da Assembleia Geral

Abel HunguluAntónio Lucamba

Momentos que marcaram a Assembleia

Page 23: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE23Composição do novo Secretariado Geral

Pessoal permanente

Secretário Geral André Cangovi Eurico (Pastor)Secretário Executivo Abel de Jesus Sangunde (Pastor)Director de Finanças e AdministraçãoNelson Sapupa Samaria (Pastor)Director do DASEP (Departamento de Assistência Social, Estudos e Projectos) - Azevedo Bango Geve (Pastor)Director de Comunicação e InformaçãoOvídio de Freitas Jamba Chissengue (Pastor)

Pessoal em tempo parcial

Departamento de Mobilização de Recursos e Desenvolvimento Institucional - Luís Samacumbi (Leigo)

Departamento de Relações Internacionais e Intereclesiais - Luciano Chianeque (Pastor)

Departamento de Teologia e EducaçãoCristã - Adelaide Tomás Manuel (Pastora)

Departamento Evangelismo e Produção de Literatura - Enoque Martins Sambala (Pastor)

Director do PROVAJE (Programa Vida Abundante em Jesus) – Abias Cauto (Pastor)

Director adjunto PROVAJE - Laurindo Kangombe (Pastor)

Nelson Samaria

Ovídio de FreitasAzevedo Bango

André Cangovi Eurico

Abel de Jesus

Abias Cauto Laurindo Kangombe

Luís Samacumbi Luciano Chianeque

Adelaide Tomás Enoque Sambala

Page 24: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 24

Confira os momentos que maracaram a tomada de posse

Tarde de sábado, período habitual-mente reservado para ensaiar oslouvores que serão apresentados noculto dominical. O calendário assi-nala 28 de Junho e menos de 24horas nos separam de um grandeacontecimento. Estamos nacidadela desportiva, onde um grupode aproximadamente 100 fiéis sereúne para preparar ao pormenor oevento que marcará o início de umanova era na Igreja Evangélica Con-gregacional em Angola. Estima-seque mais de dez mil pessoas teste-munharão o evento nunca antes as-sistido em Luanda, pelo que épreciso assegurar que estejam bemacomodados e em segurança. São jovens, médios, senhoras ehomens. Vêm de diferentes Pastora-dos, mas com o mesmo propósito,tornar o evento de Domingo 29,histórico. Receber e acomodar os fiéis e con-vidados, é a tónica da conversa queé orientada pelo irmão JoãoBongue.O grupo tem a companhia de quaseuma dezena de repórteres do GE,no local para um encontro de con-certação visando cobrir todos os ân-gulos do magno evento.Pouco antes do sol se por, encerra oencontro e tarefas são devidamentedistribuídas. Os escuteiros não estão a margemde todo este processo organizativo,também estão na cidadela para, d eacordo com as suas responsabili-dades, assegurar o êxito do culto detomada de posse do 7º SecretárioGeral da IECA.Cai a noite, alguns passam a noiteno local e outros regressam as suascasas com a promessa de regres-sarem nas primeiras horas do esper-ado dia 29.

Manhã de Domingo 29É o tão aguardado dia. Milhares defiéis chegam a cidadela desportiva.Para uns, será a primeira vez a assi-stir a tomada de posse de um Se-cretário Geral da IECA, outroscontam que já testemunharam apassagem de pastas entre osReverendos José Belo Chipenda e

Augusto Chipesse, em 2004, tam-bém na Cidadela Desportiva. Para oprotocolo e os escuteiros, erachegada a hora de aplicar todas asorientações recebidas na véspera. A expectativa é grande, conta ummembro do Bungo “A ansiedade étanta, porque nunca havia presenci-ado um culto de empossamento.

Bernardino Chiuca

Com Alice Roberto

Membro do Pastorado do Bungo Adelo Matias

Page 25: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE25

Com Alice Roberto

Estou bastante feliz, risos”.Da Igreja do académico, Huambo,avistamos um grupo de membros.

Vieram assistir a tomada de possedo Novo Secretário Geral e do seuPastor Abel de Jesus Sangunde, queno dia anterior foi confirmado pelaAssembleia Geral para as funçõesde Secretário Executivo. Um deles,Adelo Matias, manifesta o seuagrado por assistir o evento, aomesmo tempo que expressa a sua

tristeza. “Estou muito feliz por isto,mas ao mesmo tempo triste porquetínhamos o Pastor como pai e

amigo”, desabafa. Decorre o culto e quando o 7º Se-cretário Geral da IECA já tinha sobreo seu fato azul, a beca vermelha e aestola ao pescoço (trajes oficiais dosSecretários Gerais, eméritos ou emfunções), converso com a jovemLetícia Pesado, que confidencia oque mais lhe marcou. “Foi lhe reti-

rada a beca preta e posta a ver-melha, penso que este momento foio esperado entre todos, e sentimosisto porque o povo gritou bastante.”A conversa termina com uma men-sagem da jovem ao Novo SecretárioGeral. “Para ele e o seu elenco de-sejo muita força porque tenhocerteza que com Deus tudo darácerto.Rosalina Nakuayela Prata, éTesoureira da Sociedade de Jovensde Luanda e está no protocolo doculto. Conta que como está a correro trabalho. “Ficamos distribuídosem cada canto do pavilhão, cadapessoa sabia o que fazer, o que fa-cilitou bastante o trabalho”.Rosalina aproveita a oportunidadee envia uma mensagem ao no líderda Igreja. “Para ele e a sua famíliaestou desejando muita saúde, paz,e tudo de bom. Que acima de tudoele seja uma pessoa humilde.”A avó Albertina Nangunga, antigaCatequista da Congregação deBelém, não quis perder o evento edisse que “se cumpriu o que se es-perava, porque o cultomaravilhoso.” Para avó, o momentode entrega das chaves foi o maismarcante foi “o da entrega daschaves da Igreja.” “Ele (SecretárioGeral), recebeu as chaves, mostrouestar muito feliz e todo públicoaplaudiu”.

Leticia Pesado Albertina Nangunga Rosalina Prata

Bernardino Chiuca

Page 26: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 26

Com Terêncio Chiwale | Elsa Veríssimo

O Novo Secretário Geral da IECA,Reverendo André Cangovi Eurico,garantiu que vai trabalhar paramanter a unidade da Igreja e convi-dou todos os “amantes da paz” atrabalhar para a construção de umasociedade melhor. “Eu penso queesta é uma melhor oportunidade deestender também a minha men-sagem de paz não só aqueles queestão reunidos neste recinto mas,também a todos os angolanos. Eassim, juntos continuarmos a orarpara que Angola seja realmente opaís que nós queremos”, disse oReverendo em declarações a im-prensa, instantes depois de tertomado posse como 7º SecretárioGeral da Igreja Evangélica Congrega-cional em Angola.

Na ocasião o Reverendo André Can-govi Eurico, assegurou que a Igrejacontinuará a manter boas relaçõescom o Governo e lembrou que aIgreja já coopera com o Governo emvários domínios. “Nós pautamos sempre por umaboa relação com o governo inclusivenós, nos vemos como uma Institu-ição do Estado, temos trabalhadojuntos em muitas acções sociais”.Presente na cerimónia esteve o Se-cretário de Estado da Cultura,Cornélio Caley, que apelou aos fiéisa guardarem uma das maiores con-quistas da Igreja, a unidade. “Cadamembro da IECA, cada dirigenteleve consigo essa grande conquistaque a IECA sempre apresentou, aunidade”.

O governante disse também que épreciso dar um salto para que aidentidade religiosa se envolva coma identidade nacional. “É com elaque nós vamos fortalecer a soli-dariedade, a fraternidade e o amorao outro”.Perto de quinze mil pessoas partici-param no culto, algumas delas vin-das de Sínodos Provinciais, ÁreasMissionárias e do Exterior do País.Recordar que o Reverendo AndréCangovi Eurico, foi eleito na 104ªAssembleia Geral, que decorreuentre os dias 17 e 23 de Março, naIgreja da Canata, no Lobito, provín-cia de Benguela, sob o lema “Passe-mos para a outra margem do lago,escutando a voz de Deus” e substi-tuiu no cargo o Reverendo AugustoChipesse, que dirigiu a Igreja pordois mandatos de cinco anos cada.

Vai trabalhar para manter a Igreja unidaSecretário Geral já tomou posse

Jaime Chiquito

ESPECIAL TOMADA DE POSSE

Page 27: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 201427

Trabalhador de Deusdeve cantar victória

O Reverendo Augusto Chipesse, quedirigiu a IECA nos últimos dez anos,agradeceu o apoio que recebeu dosmembros durante os doismandatos. Em entrevista ao GE, oReverendo Chipesse disse que todoo trabalhador de Deus no fim devecantar victória. “Combati o bomcombate, completei a carreira eguardei a fé. Tudo isto é o dom deDeus, não é esforço humano”.Durante o seu mandato, o Rev-erendo lançou o desafio de umaIgreja 100% rural e 100% urbana.“Este programa acredito que vaicontinuar porque ainda o camponão está estabelecido e quero tam-bém dizer aos membros da IECAque a nossa Igreja é na verdadehoje, uma Igreja multicultural. E porisso,o Hinário Evangélico está emtodas as línguas. Qualquer grupo ét-nico na IECA sente-se como donoIgreja.

IECA reconhecida pelos seus feitos

O Bispo Gaspar João Domingos, daIgreja Metodista Unida, disse ao GEque foi uma honra assistir a posse

do Novo Secretário Geral da IECA,“Temos laços de amizade e de ir-mandade bastante fortes. Cruzamo-nos em termos de história na vidadeste país, na preparação dosquadros e obreiros que realmentetêm servido a nação. E por issomesmo é uma honra estarmos aquia acompanhar este acto na esper-ança de que o Senhor nosso Deuscontinue iluminando as nossasvidas, nossas famílias para poder-mos encontrar solução dos proble-mas que afectam o nosso povo”.Onofre dos Santos, Venerando JuizConselheiro do Tribunal Constitu-cional, também sentiu-se honradocom o convite para assistir atomada de posse do 7º SecretárioGeral da IECA. “Fui convidado efiquei muito honrado pelo convitetenho acompanhado algumas daspersonalidades desta igreja na suaobra, sinto que ela tem uma grandeimportância na sensibilização daspessoas para uma vida melhor, parauma vida com mais responsabili-dade estou muito feliz por isso. Vimfelicitar o Novo Secretário Geral queé uma personalidade que natural-mente dentro de Angola tem umaimportância que ninguém pode de-sconhecer e vim prestar a minhahomenagem”.

Moisés teve oposição desua irmã Miriam, massabia que estava nocentro da vontade deDeus O Reverendo Joaquim Correia, queveio da Guiné-Bissau para assistir atomada de posse da nova Direcçãoda IECA, recordou que dirigir aIgreja não é uma tarefa fácil. “Cos-tumo a falar para as pessoas que odia mais feliz de um Secretário Geralé o do empossamento. Depoisdeste dia enfrenta lutas, muitasvezes parece que não é atendido ecompreendido pelos colegas, masquero dizer que o Senhor está comele e que seja como Moisés queteve a mesma oposição de sua irmãMiriam mas sabia que estava nocentro da vontade de Deus, con-tinue e vá enfrente buscandoprimeiro Deus que é o parceiro fiel”.Sobre o evento, o visitante disseque ficou “impactado com a cer-imónia” e sentiu “na voz do rev-erendo que acabou de serempossado uma pessoa determi-nada para servir e deu para notarque a Igreja está a crescer em An-gola” e desejou que esta força con-tinue.

Cornélio Caley

Jaime Chiquito

Reverendo Augusto Chipesse Bispo Gaspar João Domingos

Jaime ChiquitoFernando Ademora

Com Terêncio Chiwale | Elsa Veríssimo

ESPECIAL TOMADA DE POSSE

Page 28: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 28

Reverendo Frederico LourençoSecretário Provincial do Sínodo da Huíla

O 7º Secretário Geral a IECA, está fazera sua história, sua caminhada enquantoinstrumento da graça de Deus para estaAngola.

Reverendo Amões ButaPastor da Missão de Camudongo

Temos certeza que teremos o apoionecessário para fazer da missão, queformou várias pessoas, o que era antes.

Enoque Sambala - Secretário Provincial do Sínodo DoMoxico

O Sínodo do Moxico espera contribuirde uma maneira positiva e também re-ceber apoio institucional no sentido dedesenvolver a Igreja no Moxico.

Florença SamariaMembro do Sínodo de HuamboÉ um momento histórico para a nossaIgreja, embora já existiram outros, anossa satisfação é maior. Espero quecada um mostre aquilo que sabe e coma ajuda de Deus, levar avante o trabalhoda nossa Igreja.

Reverenda Adelaide TomásReitora do Seminário Emanuel do Dondi

Foi da vontade de Deus para que ele (Se-cretário Geral) chegasse até ali. Deus irácapacitá-lo. Ele pode contar com todoStaff e os membros em geral farãocobertura com orações.

Elias Piedoso Chimuco Deputado

Estamos disponíveis para apoiar o NovoSecretário Geral, assim como os mem-bros do seu executivo.

Reverendo Domingos SaculandaPastor do Sínodo do HuamboA Igreja tem vários desafios, cada Se-cretário Geral teve que transpor os ob-stáculos e desenvolver a Igreja no seuestilo, sem fugir aquilo que é a matriz daIgreja. Ele (Secretário Geral), seguirá omesmo pensamento na perspectiva dedesenvolver a Igreja.

Herculano ChiganguelaSecretário do Sínodo de Benguela O 6º Secretário também poderá ilumi-nar o 7º secretário e que a Igreja con-tinue a marchar segundo a vontade deDeus. Nós como membros devemos co-operar com o Secretário Geral, porque aresponsabilidade é de todos.

Com Terêncio Chiwale | Elsa Veríssimo

De São Tomé, veio o ReverendoFrancisco da Silva que considerouque foi “um momento ímpar, muitoespecial” para os evangélicos. “Nãopodia negar este convite de cá estare ver uma movimentação tãogrande como esta. É a primeira vezque participo num evento da IECA,mas, já ouvi falar da IECA de umaforma muito vaga, mas agora, estoudentro da IECA e sei mais ou menoso que é a IECA”.“Continuem firmes e que Deuspossa vos ajudar neste caminho epossam ir enfrente e chegarmosjuntos ao alvo, a cidade celestial”

encorajou o Pastor.

Reverendo Francisco Da Silva

Fernando Ademora

Reverendo Joaquim Correia

Fernando Ademora

Page 29: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE29

Isaías Samakuva Presidente do Partido UNITAA IECA precisa se assumir como uma or-ganização antiga que tem responsabili-dades acrescidas. Para isso precisa demuita coragem, precisa trazer muitasiniciativas para que de facto cor-responda a sua história e o papel quetem desenvolvido ao longo dos tempos.

Reverendo Fernando Catanha - Director da Missão Evangélica do DondiEstamos na era do desenvolvimento daIgreja e esperamos que o passos al-cançados até agora sejam multiplicados.Estamos numa nova era e o Novo Se-cretário Geral permitirá a IECA ser cadavez mais una, indivisível, forte e pro-duzirá novos frutos.

Com Terêncio Chiwale | Elsa Veríssimo

Várias personalidades assitiram o evento

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime ChiquitoJaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Page 30: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 30

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Com Terêncio Chiwale | Elsa Veríssimo

Page 31: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE31

Fernando Ademora

Sonho realizadoReverendo Cangovi na liderança

A juventude presente ao II FórumNacional da Juventude da IECArealizado em Setembro de 2013 noChuinguar, Bié já acreditava que oReverendo Eurico Cangovi Andréseria o Novo Secretário Geral daIgreja.Quem afirmou é Arnaldino SimãoSachipia, Vice-Director da Juven-tude do Pastorado da Palestina eCoordenador do Pólo de Viana, ementrevista ao GE, durante o culto deempossamento do Novo SecretárioGeral da IECA, realizado Domingo,29 de Junho, no pavilhão daCidadela Desportiva.“Isto surgiu como uma profecia,porque nós quando estávamos re-unidos no Chinguar, os jovens todosjá esperavam que o ReverendoAndré Cangovi Eurico fosse eleitoSecretário Geral e confirmou-se emBenguela na 104ª Assembleia Geralque decorreu de 17 a 23 de Marçodo corrente ano. Hoje estamos aquineste culto para participarmos econfirmar o nosso sonho enquantojovens pela dedicação doReverendo Eurico”, declarou Ar-

naldino emocionado pelo acto queestava a testemunhar.Arnaldino Sachipia espera do NovoSecretário Geral a implementaçãodas acções do plano director para ajuventude que fez parte do seu pro-grama eleitoral.Helena Ukuelonga, Directora da So-ciedade de Jovens do Pastorado deSamaria, visivelmente satisfeita,disse que fez tudo para que não fal-tasse neste acto solene. “Esperoque o novo líder da IECA interajamais com a juventude, para que elanão continue a trabalhar como seestivesse isolada da sua Igreja”.Vários jovens que se encontravamsentados na zona em que estaequipe do GE fazia cobertura deramtambém a sua opinião sobre oevento e suas expectativas.Adilson Francisco, Director da So-ciedade de Jovens do Pastorado deBelém pediu que o Novo SecretárioGeral se empenhe na construção dauniversidade da IECA e crie um pro-grama de incentivos para que osjovens se interessem mais peloMinistério Pastoral.

Henriques Domingos João, Directorda Sociedade de Jovens de Betânia,disse estar orgulhoso por participarna organização de um evento tãoespecial e espera da nova Direcção,exemplos positivos, ajudando osjovens a continuarema a entenderque ninguém vai ao Pai senão pormeio de Cristo Jesus. O responsávelda juventude de Betânia, esperatambém mais amor ao próximo eharmonia na Igreja para que ocristão da IECA seja visto como o es-pelho e possa motivar as almas per-didas para a Igreja de Cristo. “Os delegados à Assembleia GeralExtraordinária foram divinamenteinspirados ao escolher o elenco quevai auxiliar o Novo Secretário Geral.Ouvi os nomes da nova equipa eatendendo o perfil de cada um,tenho a plena certeza que, a IECAvai caminhar firme e forte para aoutra a margem do lago, escutandoa voz de Deus” sublinhou o Se-cretário da Sociedade de Jovens deBoa Esperança, Bernardo CapumoCaita.

Janick Santos | Mário Solundo | André Kakuete

Page 32: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 32

Janick Santos | Mário Solundo | André Kakuete

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Page 33: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE

Jaime Chiquito Ademora Fernando

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

Jaime Chiquito Jaime Chiquito

33Janick Santos | Mário Solundo | André Kakuete

Page 34: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 34

Delminda Kaputu |Pedro Gamba

29 de Junho entrou na história da IECAAfirmaram fiéis que participaram na tomada de posse

Daniel Ntango Flash de Notícias do CICA Eu tenho estado a assistir várioseventos da IECA, mas esse de em-possamento, foi um evento exce-lentíssimo. Gostei,foi curto demais e muito bem planificado.

Tita Artur de MenezesPastorado de Palestina Espero do Novo Secretário Geral,coragem e fé em Deus para a con-dução deste grande barco. Vamosorar que tudo corra bem.

Miguel EduardoPastorado de São JoãoAconselho as crianças a participaremnas actividades como estas porqueassim vamos crescer com juízo. E para osecretário-geral da IECA eu desejomuitos parabéns.

Alves Manuel MaurícioPastorado de ParaísoO dia de hoje é sem duvida umadata histórica para nossa Igreja,desejamos tudo de bom paranosso Secretário Geral.

Josias MesselePastorado de DamascoHoje é um dia muito importantepara vida da nossa Igreja. Quere-mos que haja maior acompan-hamento aos homens, sobre tudono conhecimento da Bíblia.

António Chicomo José Pastorado NazaréSinto-me muito feliz em recebero nosso pai, que é o Novo Se-cretário Geral da IECA.

Salvador JoséPastorado PalestinaSinto me feliz por ser a primeiravez a participar neste grandeevento. Como jovem espero tudode bom.

Silvano Eliseu Pastorado de Monte MoriaÉ uma grande satisfação paramim coordenar os Escuteirosafim assegurar o bom andamentodo evento.Secretário seja bemvindo.

Helder Sebastião Pastorado Boa VistaEspero que o Novo SecretárioGeral que olhe mais para a So-ciedade Média.

José Pinto Sínodo de Benguela Esperamos que ele (SecretárioGeral), faça aquilo que os outrosainda não fizeram e que a Igrejacontinue a crescer em todas asáreas.

Page 35: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE35

Com Gil Lucamba

Os Pastores Américo CassiquissaLutero, Secretário Provincial do Sín-odo de Luanda e Pedro Andrade,também de Luanda, auguram a con-tinuidade do desenvolvimento daIgreja depois da tomada posse, nodia 29 de Junho, do 7º SecretariadoGeral da IECA.Os Reverendos expressaram estesvotos numa mensagem em quetambém manifestam-se confiantesno trabalho que a IECA tem vindo afazer, que poderá conhecer novos egigantescos passos, agora que umanova equipa assume a direcção daIgreja. “O futuro da Igreja bemcomo no progresso que ela temvindo a conhecer, vai certamentecontinuar a subir pela graça de Deusnum esforço que deverá ser feitocom o empenho de todos”.No histórico dia 29 de Junho, osseus corações estiveram com osfiéis na cidadela “uma vez que o

acto que nesta data decorria era ummomento impar”. Na Igreja Congre-gacional de Arcadia - Pretória, diri-giram as suas orações e súplicas aDeus, para que a sua a presençasoberana continue a se fazer sentirna vida da Igreja em Angola.“A IECA vai com a graça de Deus, as-sumindo o seu papel no mosaico re-ligioso angolano, participando destemodo na história e edificação davida dos angolanos”.Na África do Sul desde Fevereiro, oReverendo Américo CassiquissaLutero, frequenta actualmente ociclo intermédio, e tem mostradobom desempenho. Já foi eleito es-tudante do mês, classificação que aescola outorga aos alunos empen-hados e que estejam a fazer pro-gressos no aprendizado da línguainglesa. Ao passo que o ReverendoAndrade está no fim do programade Língua na mesma escola, onde

há alguns dias se juntou oReverendo Azevedo Bango, DirectorGeral do Departamento de Assistên-cia Social, Estudos e Projectos.A presença dos ReverendosAmérico e Pedro nas terras de Man-dela, enquadra-se no plano de for-mação de quadros gizado peloSínodo de Luanda e aprovado na As-sembleia provincial em 2011. Eles,frequentam a Escola Getting toKnow em Pretoria, capital políticada África do Sul.

Na África do Sul, os Pastores têmparticipado dos cultos nas IgrejasCongregacional e Presbiteriana,com maior frequência nesta últimapor estar localizada na área deresidência.Por esta via Gazeta do Evangelho, osReverendos enviaram saudações atodos fiéis da IECA.

Na Àfrica do SulOração pela unidade da Igreja

Page 36: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE 36

Igreja históricas são chamadas a reforçar a unidade parafazer face à expansão de seitas

A igreja é um dos grandes parceiros do estado, sendoaquela que está mais próxima do cidadão. É chamadaa educar os mais jovens na modernidade com vista amanter a estabilidade moral da sociedade.De acordo com o secretário de Estado da Cultura,

Cornélio Caley, numa altura em que se assiste à expan-são progressiva de seitas religiosas é necessário que asigrejas históricas, aquelas que lutaram contra aopressão, redobrem o seu trabalho na busca constantedo diálogo e consenso para cimentar a sua unidadenuma única base: Cristo. Falando à imprensa, à margem da cerimónia de tomadade posse do novo Secretário-geral da Igreja EvangélicaCongregacional em Angola (IECA), Cornélio Caley re-alçou que o executivo angolano, continuará a contarcom a imprescindível parceria das igrejas, na con-

strução de uma sociedade mais pacífica, no resgate devalores como o amor ao próximo e solidariedade.

Reverendo Cangovi promete trabalhar para manter a Igreja maisunida e dar sequência ao trabalho começado pelos seus antecessores

Novo Secretário-geral da IECA, reverendo André Can-govi Eurico, promete trabalhar para manter a igrejamais unida e dar sequência ao trabalho começadopelos seus antecessores o novo secretário-geral, que falava à margem da ceri-monia da sua tomada de posse , frisou ser necessárioque os amantes da paz possam dar o seu contributopara o bem da sociedade angolana.Para o reverendo, os membros da IECA devem traba-lhar e brilhar para o desenvolvimento da igreja, de for-mas a darem o seu contributo ao crescimento do país.

Aproveitou a ocasião para convidar os amantes da paza fazerem parte do programa da igreja, trabalhandonão só para a evangelização em Angola, como tambémpara a acção social congregacional em todos os senti-dos."Penso que esta é uma boa oportunidade de estendera minha mensagem de paz não só àqueles que estãoreunidos neste recinto, mas sim para todos os an-golanos e assim juntos continuarmos a orar para queem Angola reine realmente a paz que nós queremos",afirmou.Acrescentou que o seu programa para os próximoscinco anos foi apresentado na assembleia-geral que oelegeu.Participaram da cerimónia de tomada de posse, maisde catorze mil fiéis provenientes dos diferentes Sínodosprovinciais.O Novo Secretário Geral da IECA foi eleito no decorrerda 10ª Assembleia Geral da Igreja, realizada de 17 a 23de Março do corrente ano, no Sínodo Provincial deBenguela, sob o lema "Passemos para a outra margemdo lago, escutando a voz de Deus".O Reverendo Cangovi vai dirigir a Igreja durante ummandato de cinco anos, em substituição do ReverendoAugusto Chipesse.

Cornélio Caley ao lado de outros convidados presentes no culto

Jaime Chiquito

Fiéis da IECA no culto de posse do seu líder

Fernando Ademora

Com Esmeralda Chiyaka

Page 37: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE37

Impressionado pela excelente organização da cerimó-nia, pelas mensagens e pela presença dos mais decatorze mil fiéis provenientes dos diferentes sínodosprovinciais, o Secretário de Estado da Cultura, classifi-cou a IECA como sendo “uma Igreja com idoneidade su-ficiente para merecer um lugar de destaque enquantoparceira do estado “.Para Cornélio Caley, os dirigentes da Igreja EvangélicaCongregacional em Angola, precisam agora é redobraro seu trabalho para a expansão da sua mensagem quenão obstante ser histórica, ainda não é muito bemconhecida a nível do país.Para si, isto passaria pela difusão das actividades queleva a cabo nas diferentes facetas da vida social, umpouco por todo país para que faça vincar a sua histórica

e excelente trajetória, caracterizada essencialmentepela sua aposta na educação e saúde.

Fernando Ademora

A IECA é sem dúvida uma Igreja com idoneidade suficiente paramerecer um lugar de destaque, enquanto parceira do Esatado

Antónia Ferreira que falava à margem da cerimónia detomada de posse do actual secretário-geral da IECA, re-comenda os fieis a monitorar os programas televisivos

assistidos pelos filhos, bem como os sites pelos quaisnavegam na internet. Sublinhado que muitos destesprogramas transmitem conteúdos violentos e inde-centes, tais como novelas e filmes que visam tão so-mente o lucro para quem os produzAntónia Ferreira encoraja por outro lado, os homens emulheres da IECA a denunciar eventuais casos de vio-lência de que são vítimas no seio doméstico.Lembrar que dados avançados pela responsávelnúmero um da família em Luanda, dão conta que, ulti-mamente ,contrariamente ao habitual ,cresce onúmero de homens que procuram a instituição quedirige, para a denúncia de maus no lar ou seja actual-mente os homens vítimas de violência doméstica têmsem receio procurado solução junto da direcaço provin-cial da família e promoção da mulher

Directora Provincial da Família e Promoção em LuandaConta com as mulheres da IECA, para pacificação das famílias

Com Esmeralda Chiyaka

Page 38: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014ESPECIAL TOMADA DE POSSE

Bernardino Chiuca

Fernando Ademora Jaime Chiquito

Bernardino Chiuca Fernando Ademora

38

Page 39: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

Gazeta do EvangelhoJunho de 2014 ESPECIAL TOMADA DE POSSE39

A Igreja Evangélica CongregacionalEm Angola, (antigamente denomi-nada Conselho de Igrejas Evangéli-cas de Angola Central - CIEAC) foitrazida a província de Luanda, pormembros, maioritariamente, prove-nientes das zonas centro e sul dopaís. Alguns foram contratados paratrabalhar no caminhos de ferro deLuanda, outros em fazendas, lavras,na Porto, na Câmara Municipal eoutros presos políticos.Não existe uma data certa quanto achegada destes membros a provín-cia de Luanda. Mas alguns depoi-mentos, apontam a década decinquenta como sendo o períodoem que estas movimentações maisse notabilizaram. De salientar que muitos membrospara manterem a sua fé, faziam osseus cultos na Igreja Metodista, jáque por força do acordo entre asduas Sociedades Missionárias (quedizia que cada Sociedade mis-sionária devia escolher um povo euma língua para evangelizar), a IECAestava obrigada a limitar a suaacção evangelizadora à zona centro

- sul e a Igreja Metodista à zona docorredor Luanda - Malange.Mas este acordo que durou até oano de 1976, não inibiu que em al-gumas zonas da cidade capital, al-guns membros começassem aorganizar-se para realizar o sonhode ver a IECA implantada em Lu-anda. Até 1977 todas as Igrejas fun-dadas pelo CIEAC, pelo acordomencionado pertenciam a IgrejaMetodista Unida de Angola (IMUA).Depois de 1977 parte de membrose algumas poucas classes passarampara a IECA. o acordo de aboliçãodas fronteiras Missionárias foi assi-nado entre a IECA e a IMUA foi assi-nado no inicio de 1977.

Assim com a presença do Rev-erendo Floriano Ukuahamba em Lu-anda, depois de sair da prisão,encontra alguns membros e começaa desenvolver acções de evangeliza-ção, embora em pequena escala. Otrabalho do Pastor começou naSapú, mas depois se estendeu paraoutras zonas onde também já es-tavam alguns membros.Dados indicam que na década de

setenta, existiam duas zonas ondealguns membros desenvolviam seuscultos e eram chamadas de dia-conatos:Diaconato norte tinha como sede aIgreja de Etumbuluko, actual Pas-torado de São João e o Diaconatosul a Igreja de Vista AlegreImporta referir que o Reverendo Ed-uardo Nunda, foi o primeiro Pastorda IECA em Luanda, mas esteve aoserviço da Igreja Metodista, ondecuidava dos fiéis da IECA. Mas foi oReverendo Floriano Ukuhamba quecomeçou a organizar a IECA em Lu-anda.A Igreja atravessou vários momen-tos difíceis, resultantes dos momen-tos políticos que o país viveu, mas oespírito de servir a Deus ajudou eencorajou os fiéis, a trabalhar e oresultado disto é o que hoje vemosno Sínodo de Luanda.Os nossos Pastores e Leigos são ver-dadeiros heróis da fé e os seus bonsexemplos devem ser seguidos pelasgerações presentes e futuras paraque a Igreja de Cristo continue a suajornada firme e segura.

Breve historial do Sínodo de Luanda

Primeira Igreja da IECA em Luanda

Page 40: Fique na paz do Senhor Jesus! - iecaecca.comiecaecca.com/images/pdf/edicao_especial_tomada_posse_site.pdf · TIÇA SOCIAL, da HARMONIA, da PARTICIPAÇÃO ACTIVA, enfim de tudo que

1º Domingo – (Dia da Unidade da Juventude)Textos Bíblicos: (Ec 12:12-14; 2Pe 3:18; Lc 2:52)Tema: Crescer no conhecimento e na Sabedoria, ou-vindo a voz de Deus.

2º Domingo - Textos Bíblicos: (Ex 20:17; 1Rs 21:1-16; Hb13:5)Tema: A cobiça Arruína vidas humanasReflexão: O Senhor proíbe a Cobiça. Ela tem estado na basede muitos outros pecados como adultério, furtos ou roubos,ofensas morais e físicas, guerras, mortes etc. Devemos pedira Deus para que ela esteja distante de nós.

3º Domingo - Texto Bíblico (1Sm 8:1-22)Tema: Evitemos desejos pecaminosos!Reflexão: O povo peculiar de Deus queria ser como as outrasnações, com um rei humano a dirigi-los, o que não agradouao profeta Samuel tampouco a Deus (v7). Nós, também,podemos ter desejos errados que desembocam em petiçõeserradas a Deus. Paulo diz em 1Co 10:23 que “Tudo é permi-tido, mas nem tudo convém…”. Devemos ajustar a nossavontade no interesse de Deus.

4º Domingo - Textos Bíblicos: (Ex 20:15; Mt 18:19; Rm 13:9)Tema: Não devemos nos apropriar ilicitamente do que éalheio!Reflexão: O furto contamina o culpado (Mt 15:20); atraimaldição (Oseias 4:2, 3; Ml 3:5), provoca a ira de Deus(Ez 22:29, 31). Como cristãos não devemos furtar. Nossamissão é de ajudar e nunca prejudicar o próximo.

5º Domingo - Textos Bíblicos: (Rm 12:3-8; João 10:16) Tema: Unidos, obedeçamos a voz do “Bom Pastor ”.

1º Domingo - Texto Bíblico: Mc (8: 27-29)Tema: Quem dizes que Jesus é para a tua vida?Reflexão: A noção que se tem sobre Jesus influencia grande-mente a maneira de viver do cristão. Os Seus milagres, Suavida Santa, Seu ensino, Suas pregações não deixaram dúvi-das aos discípulos de que Ele é Filho de Deus. Tal como osdiscípulos os cristãos devem ter esta convicção, para confiá-lo em todas circunstancias da vida.

2º Domingo – (Domingo do Pastor da IECA) Texto Bíblico: (Hb 13:7, 17)Tema: Lembrai-vos dos vossos PastoresReflexão: Lembremo-nos dos nossos Pastores (em memóriae os vivos), da sua pregação, seu ensino, suas orações, seuconselho pessoal, seu exemplo, para que sirvam de pre-venção contra as doutrinas estranhas, perturbadoras, con-fusas e destruidoras da nossa fé em Cristo e nos ajudem acrescer na fé em Cristo. Essa lembrança é extensiva aoscuidados a prestar a eles.

3º Domingo - Textos Bíblicos: (Josué 14:6-14; Mt 25:34; Jo14:3; 2Pe 3:14,15; Ap 21:1-27)Tema: Os que permanecem fiéis à Deus serão recompen-sados!Reflexão: Quão maravilhosa é a herança incorruptível (1Pe1:4), que receberemos das mãos Jesus. Animemo-nos, ir-mãos, a nossa fé e o nosso empenho, à causa de Cristo,serão recompensados!

4º Domingo - Texto Bíblico: (1Co 5:1-12)Tema: Pelo Espírito Santo fujamos da imoralidade!Reflexão: A sociedade moderna vive sérios problemas dessegénero.Não devemos pactuar desse mal, pois, é um dospecados que quebra a nossa relação com Deus.

MENSAL LITÚRGICO - AGOSTO MENSAL LITÚRGICO - SETEMBRO

A missão do Gazeta do Evangelho na Igreja, é harmonizar a liturgia, informar e ajudar osmembros a caminhar na mesma inspiração para constituirmos todos, peças fundamentaispara o desenvolvimento harmonioso e multicultural da IECA.

Notícias Reflexões Orientações

Entrevistas Lazer

Histórias Testemunhos

GAZETA DO EVANGELHO“Uma missão a cumprir e uma realidade a transformar”

Envie comentários, críticas e sugestões para [email protected]