final project

96

Upload: roma-estevao

Post on 22-Jul-2016

250 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Romã Estevão

TRANSCRIPT

08 WAYFINDING

10 HISTÓRIA DO ESPAÇO FISÍCO

12 HISTÓRIA DO ESPAÇO SOCIAL

16 CONCEITO

O QUE É

PORTO

PÚBLICO ALVO DO EVENTO

UNIÃO ENTRE O ESPAÇO FIÍCO E SOCIAL

3. Capítulo

38 SISTEMA

50 CORES

54 TIPOGRAFIA

58 PICTOGRAMAS

DESDOBRAMENTO

PRESENTES NO SISTEMA

PRESENTE NO SISTEMA

PRESENTES NO SISTEMA

2. Capítulo

20 MOOD BOARD

22 CONCEPT BOARD

26 LOGO

28 KIT NORMAS

EXPLICAÇÃO

EXPLICAÇÃO

DESENVOLVIMENTO

NORMAS E REGRAS

4. Capítulo

78 MATERIAIS

82 APLICAÇÕES REAIS

90 APLICAÇÃO MÓBILE

92 BIBLIOGRAFIA

A USAR NO SISTEMA

DO SISTEMA

DO EVENTO

MATERIAL DE APOIO

1. Capítulo

I N D Í C E

1 . C A P Í T U L O

1 . C A P Í T U L O

W A Y F I N D I N G

O s is tema de Wayf inding cons is te na forma como as pessoas se or ientam dentro de um espaço, de forma segura e informada. Este s i s tema é composto por num conjunto de p is tas , podendo estas ser const i tu ídas por e lementos v isua is , audi t ivos , tácte is , . . . entre outros .

A ut i l ização de s ina is como forma de p is tas v isua is não é a lgo novo, es ta surg iu com os nossos antepassados . Há mi lhares de anos que a humanidade sent iu a necess i -dade de de ixar marcas como forma de a ler tar ou informar os que se seguem. Ainda hoje sent imos necess idade de o fazer , no entanto são ut i l iza-das outras técnicas e mater i -a i s . Com a evolução para a c idade a noção de esca la mod-i f icou o que levou a surg isse o concei to de Wayf inding .

Este surg iu em 1960, tendo s ido posto em prát ica in ic ia lmente pe lo arqui tecto Kevi l Lynch. Ass im as c idades tornaram-se mais complexas o que levou à necess idade de se cr iarem pis tas v isua is para que o indi -v iduo melhor se or ientasse , ta i s como atr ibuir nome às ruas , numero às portas , cr iação de mapas , e lementos arqui tectónicos marcantes ou de referência .

Em 1970 o concei to de Wyf inding fo i ganhando dimensão, passando a ser pressuposto que nesta fase o indiv iduo já soubesse ident i -f icar o loca l onde se encon-trava e para onde se pretende d i r ig i r , auxi l iando-se a través dos e lementos arqui tectónic-os que o rodeiam.

Para que um s is tema de se ja ef icaz , es te deve respe i t -ar determinadas regras def in i -das .

10

E S P A Ç O F I S Í C O

A c idade do Porto fo i a c idade escolh ida para es te evento, por d iversos mot ivos , mas um deles fo i pe lo facto de ter s ido e le i ta o Melhor Dest ino Europeu de 2014.

É uma c idade excepcional , desde a sua h is tór ia , à arqui -tectura , cu l tura gastronomia e comérc io . Tem o charme das c idades que se encontram próximas do r io , ne la é poss íve l pas-sear ao longo do Rio Douro, na Ribe i ra , é igua lmente poss íve l “sobrevoar” o r io de he l icóptero e descobr i r as maravi lhosas pa isagens que esta be la c idade esconde.

Através dos cruze i ros junto à Ribe i ra é poss íve l navegar pe lo r io Douro e a travessar as be las pontes que ne le se encon-tram e conhecer ass im o Porto numa nova perspect iva .

As ruas da c idade têm uma arqui tectura t ip ica , que fac i l -mente nos faz perder nas mesmas e encontrar ass im loca is que não ser iam descobertos caso as mesmas se encontrassem bem s ina l izadas . As ruas pr inc ipa is são largas e o c l ima é f resco o que permite dar longos passe ios ou até corr idas e desfrutar da pa isagem em redor .

12

E S P A Ç O S O C I A L

O evento não se restr inge a um públ ico a lvo espec i f ico , es te es tá aberto a qua lquer pessoa que ne le tenho gosto em part ic ipar . No entanto como é poss íve l perceber pe lo nome, encontra-se mais d i rec ionado às mulheres . Após o estudo de eventos anter iores é poss íve l perceber que a sua maior ia são mulheres jovens e adul tas que gostam de se sent i r act ivas .

E S P A Ç O S O C I A L

14

WE WILL RUN FOR A CAUSE

C O N C E I T O

O evento a decorrer na Cidade do Porto é a conheci -da maratona NIKE Wome`s Race . Este evento cons is te na maior maratona feminina do mundo com uma dis tânc ia que var ia entre 5 a 15km, o mesmo decorre em diversos pontos do Mundo tendo já chegado à Europa, no entanto a inda não decorreu em Portu-ga l .

O concei to por detrás deste evento é juntar o maior número de pessoas e faze- las correr juntas por uma causa , pois todos juntos conseguim-os mover-nos mais depressa .

A maratona que se i rá rea l izar no Porto , bem como nos outros loca is , tem como object ivo angar iar d inheiro para a assoc iação “The Leu-kemia & Lymphoma Society” . Esta assoc iação usa o va lor angar iado em estudos e tes tes para sa lvar a v ida de pac ien-

tes com cancro. Por este mot ivo a maratona apresenta um va lor de inscr ição.

A maratona do Porto será l ige i ramente d i ferentes das anter iores , pois no f im da corr ida serão se lec ionadas dez mulheres que se destacar-am ao longo da mesma para um jantar a decorrer na Casa de Serra lves . Este jantar tem um conjunto i l imitado de convi tes a ser entregues em espec i f icas empresas e indiv íduos . No mesmo i rá decorrer um le i lão s i lenc ioso e o va lor angar iado reverte para a assoc iação.

Esta é a oportunidade que cada um tem de a judar e fazer par te de uma causa que pode contr ibuir para a sa lvação de um inúmero numero de pessoas , ou mesmo contr ibuir para o avanço dos estudos rea l izados nesta área .

17

2 . C A P Í T U L O

WE WILL RUN FOR A CAUSE

M O O D B O A R D

O mood board procura i l lus trar o evento o espir i to do mesmo com o recurso a fotograf ias ou outros e lemntos v isua is que serv i ram como inspiração para o t raba lho e decorrer do projecto . O mood board em causa apela à mult ip l ic idade de pessoas por se t ra tar de uma corr ida .

21

EVERYONE

J U S T D O I T !

C O N C E P T B O A R D

O concept board v isa expl icar o concei to do projecto e a forma como visua lmente o t ransmit imos. O projecto tem como object ivo unir o maior número de pessoa para uma causa espe-c i f ica , e tente t ransmit i - lo recorrendo a d iversas cores , não me focando em nenhuma em concreto . Através das fotograf ias presentes tento t ransmit i r que a união faz a força e que todos juntos conseguimos a lcançar mais object ivos . Não prec isamos de contr ibuir todas da mesma forma para es ta causa , pois es tar presente e apoiar já marca a d i ferença que pretendemos a lcançar .

23

L O G Ó T I P O

Para desenhar o logo comecei por es tudar os logos anter i -ores usados pe la Nike para es te evento. Percebi que todos os anos renovam o logo e desta forma procure i ver que t ipos de logos ja haviam s ido desenhamos para f ins semelhantes e começar a part i da í .

Após a aná l i se dec id i unir aquele que é o logo da asso-c iação para a qua l o evento se dest ina e o logo que a Nike va i usar es te ano. Desta forma mant ive a gota e tente i usar as l inhas rectas da Nike , es ta nova ident idade é composta por uma unica l inha , por ser um único caminho a percorrer .

27

W O M E N ` S R A C E S

Cores

Logomarca Logótipo

W O M E N ` S R A C E S

W O M E N ` S R A C E S

Estilo

Logo

28

K I T N O R M A S

28

K I T N O R M A S

Fontes

Fundo Fotográfico

FJALLAONEA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Adobe Garamond

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

O k i t de normas procura apresentar a lgumas regras de ut i l ização da nova ident idade de modo a que esta se ja coerênte na sua apl icação.

29

27 05 2015

lets outru

n cancer

27 05 2015

lets outru

n cancer

27 05 2015

lets outru

n cancer

P O R T O

NWR MAKEITCOUNTNIKEPORTO NIKERUNNINGPT

DISTÂNCIA DO PERCURSO:PORTO 15KM (27 MAIO)

PREÇO:INSCRIÇÃO: 20€

INSCRIÇÃO ESTUDANTES: 12€

DETALHES DA INSCRIÇÃO:HTTP:/ /GONIKE.ME/NIKEWOMENRACE15KMPORTO

FEVEREIRO 5 - 25

DATA DO PERCURSO:27 MAIO DE 2015

WE WILL RUN FOR A CAUSE

27.05.15

35

27359

3 . C A P Í T U L O

WE WILL RUN FOR A CAUSE

FAZ PARTEDESTACAUSA

INSCRIÇÃOInscrition

CASA DE SERRALVESSerralves House

CORRIDARace

CASAS DE BANHOWashroom

CASA DA MÚSICAHouse of Music

7KM

5KM

CASA DA MÚSICAHouse of Music

Posto de águasWater

Casas de banhoWashrooms

Primeiros SocorrosUrgency

InformaçõesInformation

Wi�Wifi

WOMEN`SRACE

FAZ PARTEDESTACAUSA

WE WILL RUN FOR A CAUSE

FAZ PARTEDESTACAUSA

WOMEN`SRACE

WE WILL RUN FOR A CAUSE

S I S T E M A

O s is tema de wayf inding desenvolv ido para o evento encontra-se d iv ido em etapas , ou se ja a informação va i sendo transmit ida ao longo do percurso até ao dest ino f ina l , de modo a não ser demasiado exaust iva .

De in íc io e a inda a porta da Fundação Serra lves é pos-s íve l encontrar uma coluna com um ecrã táct i l que va i passando diversas imagens , ass im que se toca no mesmo podemos ver o mapa do per-curso do evento e a aproxi -mar ou afastar a v isua l ização de acordo com o que se pre-tender ver .

De seguida e a juda junto à coluna é poss íve l ver um conjunto de logomarcas pe lo chão que nos indicam que as devemos seguir e ass im que o fazemos somos deparados com uma outra coluna , es ta já com a lgumas d i recções , a inda que pouco pormenor izadas .

No começo da corr ida encontramos uma espéc ie de moldura azul com o logo do evento que nos dá a indicação que é a l i que o mesmo começa . Ao longo do mesmo vão surg indo outras colunas com a informação de dos qui lómetros percorr idos e de a lguns pontos indicados no mapa como casas de banho, posto de águas , . . . , pr imeiros socorros e não só .

Encontra-se também presente informação postes de e lectr ic idade , es ta fo i co locada nos mesmos, por es tar bem vis íve l . O facto de ser uma corr ida impl ica que ha ja um grande ag lomerado de pessoas a correrem em conjunto, o que não permite ver a lguma informação pois a mesma não se cruza com olhar rápido das pessoas . Por es te mot ivo opte i por a colo-car numa zona estratég ica ,

41

INSCRIÇÃOInscrition

CASA DE SERRALVESSerralves House

CORRIDARace

CASAS DE BANHOWashroom

Esta coluna corresponde à segunda fase do s i s tema na qua l já encontramos a lguma informação que nos permites des locarmo-nos correctamente dentro do espaço.

De seguida e como di to anter iormente à medida em que nos des locamos para o in íc io da corr ida somos acom-panhados por pequenas logomarcas no chão que nos auxi l -iam no percurso, de modo a fac i l i tá - lo .

INSCRIÇÃOInscrition

CASA DE SERRALVESSerralves House

CORRIDARace

CASAS DE BANHOWashroom

Percebemos que chegámos ao in íc io da corr ida quando av is tamos a moldura azul ( Ima-gem a c ima) e de ixamos de ver es tas logomar-cas no chão.

Esta coluna encontra-se a meio da corr ida e ne la podemos ver que nos aproximamos de um dos pr imeiros loca is ass ina lado pe lo mapa, bem como podemos perceber quantos qui lómetros percorremos até ao momento.

CASA DA MÚSICAHouse of Music

Posto de águasWater

Casas de banhoWashrooms

Primeiros SocorrosUrgency

InformaçõesInformation

Wi�Wifi

CASA DA MÚSICAHouse of Music

7KM CASA DA MÚSICAHouse of Music

7KM

Ao depararmo-nos com esta coluna s ignf i -ca que nos encontramos a metros da Casa da Música . Temos na mesma acesso ao mapa e em que fase do percurso no encontramos.

CASA DA MÚSICAHouse of Music

Posto de águasWater

Casas de banhoWashrooms

Primeiros SocorrosUrgency

InformaçõesInformation

Wi�Wifi

Esta é uma das u l t imas fases do s i s tema pois tem toda a informação referente ao loca l .

CASA DA MÚSICAHouse of Music

CASA DA MÚSICAHouse of Music

E S C A L A R E A L

Nestas duas pág inas , e como é poss íve l ver pe lo t í tu lo , podemos ver como são os e lementos anter iormente apresenta-dos , mas agora em esca la rea l . Percebemos desta forma que re la t ivamente à le i tura , es ta é de fac i l le i tura pois as le t ras são leg ive is e a sua d imensão é adequada .CASA DA

MÚSICAHouse of Music

C O R E S D O S I S T E M A

C O R E S D O S I S T E M A

O s is tema é composto por quatro cores , sendo e las : azul , verde , rosa e laranja . Estas cores a l teram-se consuante a fase do percurso que nos encontramos. Este é um percurso de 12km que se encontra d iv id ido em quatro partes , o que s igni f ica que até ao 3km o s is tema é azul , do 3 ao 6km é verde e ass im adiante .

51

T I P O G R A F I A

No momento da escolha da t ipograf ia para o s i s tema t ive de ter em atenção que a mesma t inha de ref lect i r a ident idade , ou se ja que a mesma transmit i sse o concei to do evento. Desta forma opte i por usar uma fonte desport iva (Fja l laone) , semel-hante a que a Nike habi tua lmente usa .

Esta fonte pareceu-me indicada pois a sua le i tura é c lara e rápida . A escolha da segunda fonte teve como cr i tér io que fosse uma fonte mais suave e que não t ivesse tanta presença como a outra , es ta fo i usada ao longo do s is tema.

55

P I C T O G R A M A S

O pictograma é um s ímbolo que representa um objecto ou concei to por meio de desenho f igurat ivo, sendo a forma como “fa la” com o públ ico .

Este são frequentemente usados em loca is públ icos , na infograf ia e em diversas peças de des ign gráf ico . Estes p icto-gramas devem ir ao encontro da cul tura em que se inserem, pois uma cul tura pode compreende- los e outra não.

59

C A S A D A M Ú S I C A

60

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

61

60

C A S A D E S E R R A L V E S

61

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

M E R C A D O D O B O L H Ã O

62

R 228 C 4%

G 22 M 100%

B 94 Y 46%

RAL 3027 K 0%

P A L Á C I O D E C R I S T A L

63

R 208 C 22%

G 221 M 0%

B 62 Y 91%

RAL 1016 K 0%

C Â M A R A M U N I C I P A L

64

R 246 C 0%

G 144 M 53%

B 98 Y 64%

RAL 2003 K 0%

T O R R E S D O S C L É R I G O S

65

R 246 C 0%

G 144 M 53%

B 98 Y 64%

RAL 2003 K 0%

P O S T O D E Á G U A S

67

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

P O S T O D E C O M I D A

68

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

P R I M E I R O SS O C O R R O S

69

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

CASA DA MÚSICAHouse of Music

W C M U L H E R

70

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

CASA DA MÚSICAHouse of Music

W C H O M E M

71

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

P O S T O D EI N F O R M A Ç Ã O

72

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

C A S A D A M Ú S I C A

73

R 186 C 34%

G 217 M 0%

B 199 Y 26%

RAL 6027 K 0%

4 . C A P Í T U L O

M A T E R I A I S

M A T E R I A I S

O mater ia l que escolh i para o s i s tema fo i o meta l , não apenas por ser bastante res is tente , uma vez que o evento é a lgo temporar io , mas por ser uma mater ia l que t rasmite a ide ia de rapidez e segurança . A ide ia era que o mesmo fosse de cor preta para manter a ident idade do projecto anter iormente apresentada .

79

A P L I C A Ç Õ E S R E A I S

A P L I C A Ç Õ E S R E A I S

Apresento as apl icações rea is do s i s tema, de forma a per -ceber como o mesmo se ref lecte no espaço e se é coerênte com o mesmo. Para ta l recorr i a imagens e apl ique i o s i s tema.

CASA DA MÚSICAHouse of Music

7KM

A P L I C A Ç Õ E S R E A I S

A P L I C A Ç Ã O M Ó B I L E

Esta apl icação desenvolv ida para iPhone, tem como object ivo a pessoa poder controlar a d is tanc ia que já percor-reu , a quanto se encontra o seu bat imento cardiaco, . . . , entre outros e lementos .

CASA DA MÚSICAHouse of Music

CASA DA MÚSICAHouse of Music