trabalho fec - final project

14
“Educar é o grande bem da vida” Uso da Tecnologia Para Vida: “A Tecnologia no Estudo das Mentes” Grupo: Jéssica Oliveira Maria Neves Pedro Alves Taciana Rios

Upload: maria-neves

Post on 21-Feb-2017

310 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

“Educar é o grande bem da vida”

Uso da Tecnologia Para Vida: “A Tecnologia no Estudo das Mentes”

Grupo:Jéssica Oliveira

Maria NevesPedro AlvesTaciana Rios

Page 2: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

O Estudo da Mente O estudo e os avanços nos tratamentos das mentes tem

ganhado a cada dia mais espaço. E áreas da medicina, como a psiquiatria e psicologia cada vez mais valorizadas.

O fato de nos dias atuais parte da população sofrer com diversos tipos de transtornos psíquicos, trouxe a todos uma vontade por entender como funcionam as mentes.

Page 3: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Tratamento e a tecnologia

Com o inicio dessa busca por conhecimento e por curas, viu se necessário o uso da tecnologia. E aliando-se a tecnologia de várias formas, as respostas começaram a surgir, tanto quanto as pesquisas quanto as curas.

No entanto, nem todos são de acordo com tantos avanços, os médicos e cidadãos mais tradicionais começaram a se perguntar, até que ponto a tecnologia realmente ajudaria e como os pacientes reagiriam a esses avanços.

Page 4: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Diferentes Doenças

Várias doenças mentais assolam a população e seus familiares.Aproximadamente 10% dos brasileiros tem algum distúrbio, tais

como:

Depressão Transtorno Déficit de Atenção ou Hiperatividade Esquizofrenia Psicopatia

Page 5: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Depressão A depressão, uma doença que surge com sintomas variados,

afeta o corpo e a mente. O tipo de depressão mais forte, o Transtorno Depressivo Maior se manifesta com sintomas que interferem a capacidade de desenvolver atividades diárias. E Distimia, tipo de menor gravidade.

Os principais sintomas são a tristeza, sentimentos de culpa, energia diminuída, distúrbios no sono, entre outros.

A Depressão é geralmente causada por traumas, como a perda de alguém próximo. A doença afeta conexões cerebrais como um todo, e não áreas específicas

Page 6: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Transtorno Déficit de Atenção O Transtorno Déficit de Atenção é um transtorno de "base

orgânica", associado a uma disfunção na área do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades de concentração, memória, hiperatividade  e impulsividade, originando os sintomas do TDAH.

Page 7: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Esquizofrenia A esquizofrenia, doença que afeta 1% da população mundial,

afeta pacientes de todas as idades e possui como sintomas, ouvir vozes e acreditar que estão lendo sua mente.

Antes acreditava-se que a área responsável fosse o lobo frontal, porém uma pesquisa recente revelou que nenhuma área do cérebro é diretamente responsável. Apresentam-se níveis anormais de resposta cerebral quando realizam tarefas que ativam não só os lobos frontais, mas também outras áreas, como as que controlam a audição e a visão. Isso seria explicado pelo rompimento das ligações entre as áreas do cérebro.

Page 8: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Psicopatia Segundo pesquisas, há até 5 milhões de psicopatas só no Brasil. Desses,

poucos seriam violentos. A maioria não comete crimes, mas deixa as pessoas com quem convive desapontadas. Eles andam pela sociedade como predadores sociais, destruindo famílias, se aproveitando de pessoas vulneráveis e deixando carteiras vazias por onde passam.

A psicopatia seria, segundo pesquisas, explicada por desvios de ondas cerebrais, ou então por traumas no lobo frontal. Provocando assim a crueldade e frieza dos psicopatas.

Page 9: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Tratamentos Inovadores O surgimento de tecnologias em imageamento, equipamentos

cirúrgicos e evolução de aparelhos que já fazem parte do dia-dia médico, já é conhecido. No entanto, poucas pessoas sabem que estão sendo desenvolvidas formas de tratar e auxiliar na cura de pacientes, através de tecnologias como celulares, tablets, GPS, entre outros.

Por exemplo a Faculdade de Psiquiatria de Dartmouth está

empregando tecnologia smartphone no tratamento da esquizofrenia e outras doenças mentais graves.

Os telefones, podem ser usados para entregar intervenções em tempo real, tais como avisos para tomar a medicação ou se envolver em dietas, exercícios ou atividades de redução de stress.

Page 10: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Evolução dos Jogos Pesquisadores da Universidade de Auckland testaram um jogo

interativo em 3-D chamado SPARX em 94 jovens diagnosticados com depressão. Outra pesquisa mostrou outros jogos que poderiam substituir medicamentos e tratamentos convencionais, como a terapia de grupo.

O SPARX convida o usuário a participar de sete desafios durante quatro a sete semanas em que seu avatar tem que aprender a lidar com raiva e dor e transformar esses sentimentos negativos em pensamentos positivos. Foram testados também games do gênero quebra-cabeça e voltados para a família.

Page 11: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Robótica e o TMS A Universidade Chukyo, desenvolveu o Babyloid, um robô baseado nos

mesmos princípios de que cuidar de um “bebê” dá aos pacientes de depressão uma sensação de serem úteis.

TMS, é a sigla em inglês usada para, estímulo magnético transcraniano. Esse tratamento é um avanço da terapia de eletro choque.

Ao contrário da eletro choque, que é utilizada até hoje em pessoas que não respondem a outros tratamentos, o TMS estimula apenas a área do cérebro relacionada à doença, ao invés de atingir todo o cérebro. Dessa forma, tem-se os benefícios da eletro choque, só que sem os efeitos colaterais.

Page 12: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Neurofeedback O tratamento é natural e não-invasivo. O paciente não recebe

irradiação elétrica ou magnética do equipamento. Eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo, para captar

emissões elétricas dos neurônios. As informações são enviadas a um computador que as utiliza para produzir imagens que mostram em tempo real, como está o funcionamento do cérebro.

Conforme a quantidade de ondas, o paciente vai acumulando pontos. Num processo chamado reforçamento condicionado, o paciente passa a alterar voluntariamente a frequência das ondas nas áreas ligadas ao controle da atenção.

Page 13: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Exercícios Cognitivos Computadorizados

Exercícios cognitivos computadorizados ajudam pacientes com a condição a distinguirem pensamentos da realidade.

Após seis meses de tratamento, foram refeitas ressonâncias e comparadas as antigas atividades cerebrais.

 Com o exercício, foi comprovada uma maior ativação no córtex pré-frontal medial e também um melhor funcionamento social.

Page 14: Trabalho FEC - FINAL PROJECT

Prós e Contras da Tecnologia

Quando falamos de tecnologia na medicina, seja ela em qual área for, estamos falando de equipamentos e programas que foram desenvolvidos para prolongar a vida de pacientes e facilitar o atendimento médico dos mesmos.

No entanto, quando falamos de medicina psiquiátrica/psicológica, falamos de uma medicina de contato. Afinal, do que mais um paciente vítima de depressão precisa, além da atenção?

Portanto, o uso da tecnologia, deve sim, ser feito, porém discriminadamente. O uso dos recursos tecnológicos, farmacológicos, terapias de grupo, psicanálise, entre outros deve ser combinados, precisamente, para maior qualidade de vida do paciente.