fazer o bem sem olhar a quem! - parceiros da educação · foco no empreendedorismo, protagonismo e...

18
Realização: Professor(es) Apresentador(es): Cleber Ferreira Carrasco Janaína Dadalt Rubem E.E.I. Leonor Mendes de Barros Sala 10 – Sessão 1 Fazer o bem sem olhar a quem!

Upload: hamien

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Realização:

Professor(es) Apresentador(es):

Cleber Ferreira CarrascoJanaína Dadalt Rubem

E.E.I. Leonor Mendes de BarrosSala 10 – Sessão 1

Fazer o bem sem olhar a quem!

Foco

Projeto elaborado pelas alunas do 3º Ano C, do EnsinoMédio, Jaqueline Santos da Silva e Milena Tomaz daCosta. Criado na disciplina de arte, com apresentação detrabalho na disciplina de Língua Inglesa Moderna, comfoco no empreendedorismo, protagonismo esolidariedade.

Contexto de Aplicação

• Escola de Ensino Integral, que presa por formar alunos autônomos, competentes e solidários.

• Classe Média-Alta.• Alunos do 3º ano Ensino Médio• Ano 2015 / Abril - Setembro

Justificativa

• Analisando a postura do aluno do Ensino Médio,especialmente a dos alunos do 3º Ano, que estão prestesa dar continuidade à sua vida acadêmica e/ou a entrar nomercado de trabalho, é que vimos a necessidade depromover, mais intensamente, o protagonismo juvenil,com vistas nas premissas da escola de Ensino Integral,que objetiva formar jovens autônomos, solidários ecompetentes.

• Relevância social – Ações empreendedoras

Objetivo• Vivenciar a cidadania por meio da participação social

e política, para compreendê-la como exercício dedireitos e deveres sociais.

• Adotar, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças;

• Analisar o conceito de cidadania;• Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de

legitimá-la;• Arrecadar e distribuir alimentos, utensílios, roupas,

brinquedos e calçados;• Incentivar a participação social em contrapartida ao

descaso e a indiferença.

Desenvolvimento/ Metodologia• Sensibilização através do documentário Conexão Repórter “Aum passo da eternidade”, e trabalho de campo com visitação aum instituto escolhido pelos alunos.

ETAPAS1º Momento: Sensibilização com o documentário;2º Momento: Roda de conversa. E nesse momento os alunos expuseram o desejo de visitar uma instituição;3º Momento: Participação da comunidade escolar, onde o alunos solicitaram que respondessem, em um papel Post it, como gostariam de ser lembrados para a confecção de um painel.4º Momento: Exposição do painel no pátio da escola;5º Momento: Montagem e exposição das caixas de arrecadação na entrada da escola;6º Momento: Visitação à Instituição Pequeno Cotolengo;

Desenvolvimento/ MetodologiaO projeto não foi finalizado com a visita.Os alunos farão um trabalho com a comunidade escolar e trarão alguns moradores para passar uma tarde conosco, onde os Clubes, grupos com marionetes, pantomima e música se apresentarão para os mesmos.

HabilidadesAnalisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.Operar, com diferentes procedimentos artísticos, na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos.Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético.Conhecer adjetivos que descrevem as qualidades de um voluntário.Reconhecer o uso do tempo verbal presente perfeito.Elaborar um relato pessoal de uma experiência (testimonial).

Recursos Utilizados

• Projetor, papéis, caixas reutilizadas, transporte cedidopela Prefeitura e recurso humano;

• Documentário gravado;

• Saídas Culturais – Visita à Instituição O PequenoCotolengo Paulista

Registros

Painel com as respostas da comunidade escolar início do projeto

Alunos se preparando para a visitação,com um café proporcionado com a doação deles

Registros

Morador recepcionando os alunos

Orientações recebidas no acolhimento

Registros

Registros

Registros

Moradora confeccionando pulseiras de contas para aFesta da Amizade.

Registros

Registros

ResultadosA priori, como foi um trabalho em sala de aula, a classe foidividida em grupos para elaboração do “projeto” escrito para serapresentado para a direção da escola, cujo deferimento daria aogrupo o direito ao prosseguimento do trabalho.Devido à dificuldade de alguns em elaborar o projeto, a lidar como trabalho em equipe e de seguir etapas, o projeto em questão foio que seguiu exatamente todas as etapas.Como citado acima, não foi finalizado o trabalho mas, ver a

satisfação no rosto de cada aluno, valeu cada dificuldadeenfrentada, vê-los interagindo com os moradores, participando davisita com perguntas, e disponibilizando do tempo, foi muitosatisfatório.O trabalho está em construção, os alunos voltaram refletindo emações impensáveis tidas até então, desenvolveram-se comopessoas, alunos, buscando a pratica do protagonismo.

ConclusõesOs alunos que não visitaram a instituição em questão,mobilizados pelas ações do projeto, visitaram outrasinstituições de apoio a pessoas socialmente fragilizadas.A grandeza do projeto “Fazer o bem sem olhar a quem”movimentou os discentes na busca pelo conhecimento epela vivência de situações novas e inusitadas. Os reflexosde tais experiências serão projetados a curto, médio elongo prazo, sem que jamais saibamos sua real grandeza.

“Hoje eu agradeço a Deus por hoje eu ter uma casa, uma família. Peço que Deus ilumine quem estiver lendo essa história e que APRENDAM a dar VALOR a vida.”

Joelma – Moradora do Pequeno Cotolengo Paulista