fator recombinante

2
O QUE É? Fator VII (FVII) é um fator de coa- gulação produzido pelo organismo, essencial para a coagulação do sangue, e para controle da hemorragia. O Fator VII recombinante ativado (rFVIIa) é um produto biossintético, produzido pela tecnologia de DNA recombinante, ou seja, produzido artificialmente por engenharia genética. PARA QUE SERVE? Quando os fatores de coagulação do próprio organismo não estão funcio- nando devido à hemofilia, é necessário fornecer ao portador da doença os fatores de coagulação que estão afetados. Hemofilia é uma doença genético-here- ditária e manifesta-se quase exclusiva- mente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. O tratamen- to da hemofilia consiste na reposição do fator de coagulação afetado obtido Capítulo 41 Fator VII recombinante na prevenção e tratamento de hemorragias 97

Upload: katia-calandrine

Post on 15-Jun-2015

683 views

Category:

Health & Medicine


1 download

DESCRIPTION

Fator VII recombinante na prevenção e tratamento de hemorragias

TRANSCRIPT

Page 1: Fator recombinante

O QUE É?Fator VII (FVII) é um fator de coa-gulação produzido pelo organismo, essencial para a coagulação do sangue, e para controle da hemorragia. O Fator VII recombinante ativado (rFVIIa) é um produto biossintético, produzido pela tecnologia de DNA recombinante, ou seja, produzido artificialmente por engenharia genética.

PARA QUE SERVE?Quando os fatores de coagulação do próprio organismo não estão funcio-nando devido à hemofilia, é necessário fornecer ao portador da doença os fatores de coagulação que estão afetados. Hemofilia é uma doença genético-here-ditária e manifesta-se quase exclusiva-mente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. O tratamen-to da hemofilia consiste na reposição do fator de coagulação afetado obtido

Capítulo 41

Fator VII recombinante na prevenção e tratamento de hemorragias

97

Page 2: Fator recombinante

98 Evidências para melhores resultados nas decisões em saúde

Capítulo 41

através de sangue de doadores. Os hemocentros distribuem gratuita-mente essa medicação, que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Eventual-mente, o paciente hemofílico torna-se resistente ao tratamento convencional. Nesses casos, é necessária a utilização de fator recombinante de coagulação VII (ativado), obtido por tecnologia de DNA recombinante, e para essa indicação o SUS também garante o fornecimento. Recentemente, o Fator VII recombinante tem sido utilizado fora da bula (off-label) para prevenção e tra-tamento de hemorragias em indivíduos não hemofílicos.

PERGUNTAO fator de coagulação recombinante VII ativado é efetivo e seguro para o trata-mento e prevenção de hemorragia em pacientes não hemofílicos?

EVIDÊNCIAA busca na literatura localizou várias

revisões sistemáticas de qualidade, sendo uma revisão sistemática da Colaboração Cochrane. Até o momento, não existem evidências de efetividade do fator VII recombinante para prevenção e trata-mento de hemorragias em pacientes não hemofílicos, e ainda existe a possibilida-de de maior risco de complicações, como trombose.

* A revisão sistemática de literatura é considerada, atualmente, o melhor método de pesquisa para o conhecimento das evidências científicas dispo-níveis para responder questões na área de saúde. Trata-se de um estudo que mapeia e sintetiza es-tudos primários (pesquisas originais) publicados, com métodos claros, específicos e reprodutíveis.

CONCLUSÃOA utilização de fator VII recombinante ativado em pacientes não hemofílicos deve ser restrita ao uso em pesquisa clínica, uma vez que até o momento não há evidência de efetividade e segurança.

REFERÊNCIAS

• Lin Yulia, Stanworth Simon, Birchall Janet, Doree Carolyn, Hyde Chris. Recombinant factor VIIa for the prevention and treatment of bleeding in patients without haemophilia. Cochrane Database of Systematic Re-views. In: The Cochrane Library, Issue 06, Art. No. CD005011. DOI: 10.1002/14651858.CD005011.pub2• Yank V, Tuohy CV, Logan AC, Bravata DM, Staudenmayer K, Eisenhut R, Sundaram V, McMahon D, Olkin I, McDonald KM, Owens DK, Stafford RS. Systematic review: benefits and harms of in-hospital use of recom-binant factor VIIa for off-label indications. Ann Intern Med. 2011 Apr 19;154(8):529-40.