expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... ·...

20

Upload: vudien

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e
Page 2: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Expediente

Índice

Revista Líder EmpresarialUma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Jornalista responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos, fotos e diagramação: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico: Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição gratuita

03PALAVRA DA DIRETORIA

04 REPRESENTATIVIDADE

08PROGRAMA EMPREENDER

15SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Artigo elaborado pelo diretor de Aperfeiçoamento Profissional da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, André Chaves; Agenda.

Lojistas são foco do 5º Café Empresarial; Conselheiros fiscais se reúnem para aprovação de contas; Sessão de Negócios será realizada em novembro; Presidente da CNDL participa de reunião em Maravilha; Pesquisa pretende levantar demandas do setor industrial; Seminário aproxima inovação das pequenas empresas; Entidade recebe vice-presidente regional da Fiesc.

CACB, Facisc e Sebrae analisam ações do Empreender Competitivo em Maravilha; Oficina aborda novo sistema do Programa Empreender; Palestra esclarece sobre o novo código florestal a profissionais do setor imobiliário; Núcleo Metalmecânico realiza missão empresarial no RS; Empresários de Santa Terezinha do Progresso recebem orientações jurídicas; Dia das Crianças gera aumento de 6,27% nas vendas, afirmam comerciantes; Programação do Dia das Crianças reúne grande público em Maravilha; Rotoplast recebe integrantes do Núcleo da Mulher Empresária; Empresário do Ano 2014: Premiação será realizada no dia 5 de dezembro; Núcleo de Desenvolvimento Comercial organiza shows do Natal Luz e Magia; Acordo define os horários de atendimento comercial no período natalino; Vantagens da parceria efetiva do empreendedor com as empresas de contabilidade; Conferência eSocial.

Vitrine da Indústria: Há 18 anos no mercado, Tele Artes Gráfica aposta na agilidade e modernização dos serviços; Artigo jurídico: Obrigatoriedade de toda e qualquer empresa em realizar o PCMSO e o PPRA; Consultas e registros na Serasa com valor diferenciado; Obinóculo; Artigo: Benefícios do Empreender Competitivo no desenvolvimento das empresas e núcleos; Curso Life Coaching – 3ª Edição; Aniversariantes de novembro; Cartão Util Alimentação; Novos associados.

CDL/Associação Empresarial de MaravilhaFone: (49) 3664-0414 | [email protected]

Avenida Maravilha, 203 | Centro | Maravilha/SC | CEP 89874-000www.aemaravilha.com.br

Diretoria gestão 2014/2015

Presidente: Jeovany Folle Vice-presidente: Poliana de Oliveira Secretário: Ricardo André KonzenDiretora tesoureira: Jucilei M. P. Honaiser Diretor de Indústria: Márcio A. Ludke Diretora de Comércio: Neiva S. G. de Oliveira Diretor de Serviços: Paulo César Hubner Diretor de Agronegócios: Daniel M. Schmidt Diretora de SPC/Serasa: Simone M. Zanotto Diretor de Aperf. Profissional: André ChavesDiretora de Rel. Públicas, Mark. e Eventos: Caroline Maldaner Diretora do Projeto Empreender: Patricia Boff

Conselho Fiscal - Titulares:Mário Sérgio Pires Pinheiro Claudia A. L. Vendrame Nelson Tischer

Conselho Fiscal - Suplentes:João Célio Gomes BoeiraJamile R. Segala ZanettiMurilo Lopes Duarte

Conselho Deliberativo Jonas Dall’Agnol Vitaliano Tonkiel Gelson Rossetto

2 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 3: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Palavra da Diretoria

Agenda

Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e o treinamento são pontos-chave para que uma empresa cresça forte e segura, aliada a bons e fieis colaboradores que vestem, suam a camisa da empresa e a valorizam como um membro de sua própria família. Baseados nisso, é importante ressaltar como o aperfeiçoamento e a motivação trazem novas oportunidades e até uma nova posição social.

Neste contexto, a globalização é de extrema importância, a profissionalização pela qual todos se nivelam e apren-dem ao mesmo tempo, sem diferenciação de classe, cor, credo e hierarquia. Sendo assim, buscam-se colaboradores que tenham capacidade de acompanhar os avanços tecnológicos, que enfrentam o desafio de estar sempre a par de uma imensa carga de informação e ainda planejam a difícil arte de viver bem.

A realidade contemporânea mostra claramente que se deve cada vez mais buscar atualizar-se dentro da área de escolha profissional. Nos atuais tempos de intensa competitividade, somente os mais hábeis a enfrentar as exigências criadas pelo mundo moderno sobressaem-se em sua ocupação.

Sendo assim, a motivação pode ser definida como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos e refere-se ao desejo de alcançar algum objetivo, que resulta dos de-sejos, necessidades e vontades de cada indivíduo. Por isso, é necessário que os colaboradores estejam sempre

estimulados a crescer e a alcançar metas junto à organização, executando assim, um melhor trabalho e relacionamento, atingindo os objetivos da melhor maneira possível.

A habilidade de encarar as imposições do mercado de trabalho traduz-se por ter o conhecimento da evolução de tecnologias e métodos aplicados a ele, algo de extrema necessidade para quem quer alcançar o destaque em meio à concorrência. Esta, incrementada numa época em que a formação profissional tornou-se um bem comumente comerciável, continua aumentando exponencialmente.

Para obter tal sabedoria, é indispensável a atualização por meio de cursos de pós-graduação, participação em seminários e congressos, e, inquestionavelmente, muita leitura. Essas atitudes devem ser anexadas à rotina, acompanhadas por atividades complementares como o estudo de línguas estrangeiras.

Com isso na bagagem e mais tudo o que se puder fazer para o aprimoramento próprio, o indivíduo pode considerar-se apto a lutar para conseguir um bom em-prego. Mas, para nunca ser superado, o segredo é manter-se em atualização constante, pois a cada dia novas técnicas são introduzidas no meio profissional. Quem não quer cair do cavalo, tem de estar a par delas.

Essas atitudes devem permanecer na mente de todos os que pretendem enveredar-se pelo caminho tortuoso, mas gostoso, do mercado de trabalho. Se seguido passo a passo, sem desistência, tal percurso mostrar-se-á a chave para o sucesso.

André ChavesDiretor de Aperfeiçoamento Profissional

08-11 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.

11-11 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.

11-11 Conferência sobre o e-Social, terça-feira, das 14h às 17h, na CDL/Associação Empresarial.

12-11 Reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor, quarta-feira, às 18h30, na CDL/Associação Empresarial.

14-11 Reunião de encerramento do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, sexta-feira, às 19h, no Harmonia Campestre Clube.

17-11 Reunião de encerramento do Núcleos dos Profissionais de Recursos Humanos, segunda-feira, às 19h, no Restaurante Villa Galé.

17-11 Sessão de Negócios, segunda-feira, às 19h30, no Maravilhas Park Hotel.

17 a 27-11 Período de votação on-line para eleição do Empresário do Ano 2014.

19-11 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 19h30, na Mecânica Automotor.

28-11 Evento CRC Solidário, do Núcleo dos Profissionais Contábeis, sexta-feira, durante o dia, no asilo Lar Coração de Maria.

A importância doaperfeiçoamento profissional

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 3

Page 4: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Foi realizada no dia 7 de outubro, na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, mais uma reunião periódica com os membros do Conselho Fiscal da entidade. Na oportunidade, a diretora tesoureira, Jucilei Panegalli Honai-ser, apresentou os balancetes e resultados dos primeiros nove meses de gestão presididos por Jeovany Folle.

Ela destacou que houve um aumento das receitas com as soluções empresariais oferecidas pela entidade, diminuindo a de-pendência das mensalidades, já que elas não sofrem aumento desde 2008. Além disso, os

investimentos também tiveram um acréscimo neste ano.

De janeiro a setembro de 2014, a CDL/Associação Empresarial teve um su-perávit superior a R$ 8,1 mil, sendo que já foram investidos mais de R$ 29 mil no período. Conforme o presidente, também já está se pensando na construção da sede própria, por isso a entidade está aplicando recursos em uma conta específica para esta finalidade.

Os associados podem acompanhar men-salmente os balancetes pelo site da institui-

ção, acessando o ícone Portal da Transpa-rência, no endereço www.aemaravilha.com.br. Periodicamente, os números também são divulgados na revista Líder Empresarial.

Conselheiros fiscais se reúnem para aprovação de contas

Lojistas são foco do 5º Café Empresarial

Reunião apresentou os resultados dos últimos nove meses

A diretoria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha promoveu, no dia 21 de outubro, o 5º Café Empresarial, com a presença dos comercian-tes Geneci Salete Machado, Ivâneo Folletto e Van-derlei Cembranel. O principal foco desta edição, além de ouvir sobre a trajetória, oportunidades e dificuldades das empresas, foi discutir sobre a decoração, iluminação e atrativos deste Natal, conforme destacou o presidente da entidade, Jeo-vany Folle.

Dessa forma, a reunião contou com a parti-cipação da prefeita de Maravilha, Rosimar Mal-daner, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gelson Rossetto, e da diretora de Cul-tura, Rosi Inácia Reichert, que, em nome da ad-ministração municipal, apresentaram o projeto do Natal 2014. A abertura da programação natalina ocorre dia 30 de novembro, com a realização da tradicional Caminhada das Lanternas, organizada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no

Brasil (IECLB).A diretora Rosi explicou como será distribuída

a ornamentação pelos bairros e Centro da cidade, contemplando praças, rótulas e avenidas. “Estare-mos reaproveitando os materiais de anos anterio-res e incrementando com novos investimentos da prefeitura”, disse.

Segundo ela, as reuniões para tratar do as-sunto iniciaram ainda no mês de março, com participação do Núcleo de Desenvolvimento Co-mercial e outros profissionais voluntários. Ficará a cargo da CDL/Associação Empresarial, por meio do núcleo e com apoio do poder público, a pro-moção do Natal Luz e Magia, nos dias 14 e 17 de novembro.

Os empresários também comentaram sobre a importância das lojas decorarem suas vitrines e fachadas, incentivando outras empresas e resi-dências a fazerem o mesmo e contribuírem para o espírito de Natal.

Durante o Café Empresarial, ainda levantou--se a problemática da falta de estacionamento em Maravilha, onde o presidente Jeovany Folle expla-nou que a entidade está buscando sugerir alter-nativas viáveis aos empresários e consumidores.

Empresários e lideranças do poder público municipal conversaram a respeito do Natal e do trânsito em Maravilha

4 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 5: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

O Sicoob Credial e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), com apoio da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, promovem, no dia 17 de novembro, uma Sessão de Negócios no salão de eventos do Maravilhas Park Hotel. A ideia é que, em mesas separadas, empresários de diferentes segmentos apresentem seus produtos e/ou servi-ços em um espaço de tempo pré-definido para cada um dos participantes.

Conforme o Sebrae/SC, “a principal finali-dade é criar uma rede de relacionamento entre empresas participantes e fazer com que novos negócios surjam a partir deste benchmarking”. As vagas são limitadas e gratuitas, por isso os interessados devem entrar em contato com a CDL/Associação Empresarial e garantir sua ins-

crição. O evento iniciará às 19h30, com dura-ção de aproximadamente duas horas.

A Sessão de Negócios é realizada numa sala em diversas mesas simultâneas, cada uma composta por um número “X” de empresas e um moderador para coordenar a sessão. Cada empresa terá, em dois minutos, a oportunidade para fazer uma objetiva apresentação dos seus produtos/serviços, podendo também distribuir cartões e materiais promocionais.

Ao término de cada sessão, haverá o ro-dízio das empresas participantes. Ao fim dos rodízios, todas as empresas terão sido apresen-tadas umas às outras. O sistema permite que, ao longo das reuniões, as empresas que estiverem em uma determinada mesa se reencontrem o me-nor número de vezes possível em outras mesas de

negociação. Para facilitar as apresentações, os participantes

devem levar folders, cartões e catálogos de produtos, em número suficiente para distribuir a todos os par-ticipantes. A Sessão de Negócios foi concebida como instrumento de estímulo e fomentação de negócios com o intuito de atender a uma necessidade de inte-gração empresarial entre os segmentos da indústria, comércio e serviços de uma mesma região.

É importante que o participante seja claro e ob-jetivo, destaque seu nome, empresa, cargo, ramo de atividade da empresa, há quanto tempo ela existe, quais são seus clientes, qual é seu mercado alvo e qual o diferencial da empresa.

Mais informações sobre a Sessão de Negó-cios pelo telefone (49) 3664-0414, com a equipe da CDL/Associação Empresarial.

Sessão de Negócios será realizada em novembro

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu, no dia 17 de outubro, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, acompanhado do então candidato à presidência da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), Valdir Della Giustina. O objetivo do encontro com as CDLs do 3º Distrito foi apresentar as propostas da Chapa 2, que concorreria às eleições da federação no dia

31 de outubro.Participaram da reunião os presidentes Jeo-

vany Folle, de Maravilha; Gilmar Pasqualotto, de Iraceminha; Jefferson de Mello, de Cunha Porã; e Ivandro Faé, da CDL de Bom Jesus do Oeste. Tam-bém participaram da reunião a vice-presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Polia-na de Oliveira, e a secretária executiva, Sandra Duarte Heinz.

Presidente da CNDL participa de reunião em Maravilha

Visando mapear as indústrias associadas, identificar suas características e ouvir suas neces-sidades, a CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha elaborou uma pesquisa específica para as empresas do setor. Conforme o diretor de Indús-tria, Márcio Adelir Lüdke, com as indicações dos empresários a entidade pretende ter uma atuação mais forte e assertiva, além de promover mais be-nefícios à classe.

No levantamento, serão informados o tempo de mercado da empresa, porte, segmento, abran-gência, ameaças e oportunidades de crescimento. O associado também poderá indicar quais são as principais dificuldades vivenciadas pela empresa e as áreas com necessidade de qualificação, além de responder sobre fatores ligados ao desenvolvi-mento econômico local.

“Com essa pesquisa, queremos aproximar a

entidade da indústria e saber de fato quais são as necessidades de cada empresa, pois, sabendo isso de maneira formal, poderemos reivindicar por me-lhorias e trazer capacitações adequadas à nossa realidade”, afirma Lüdke.

O link de acesso ao questionário foi enviado por e-mail a todas as empresas do setor e os re-sultados serão divulgados na próxima edição da revista Líder Empresarial.

Pesquisa pretende levantar demandas do setor industrial

Roque Pellizzaro Junior acompanhou Valdir Della Giustina (E)

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 5

Page 6: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha sediou, no dia 13 de outubro, o seminário “Ges-tão da inovação como estratégia de competitivi-dade”. O evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnolo-gia, de 13 a 16 de outubro, e teve o objetivo de fomentar a cultura da inovação entre empreende-dores e pequenas empresas de todo o país.

A programação iniciou com uma palestra do professor e consultor de Inovação e Marketing Estratégico do Sebrae, Lucas Miguel Gnigler, que enfatizou a importância da cultura da inovação nas organizações. “A inovação precisa de um am-biente propício para acontecer. Se uma empresa é aberta às opiniões de seus colaboradores, se eles têm uma comunicação aberta com seus líderes e se sentem bem no ambiente de trabalho, terão,

consequentemente, uma maior produtividade”, afirmou.

Um dos pontos destacados foi a necessidade de valorizar os fatores intangíveis que fazem a inovação acontecer: marca da empresa, profissio-nais, parceiros e clientes. “Gerar relacionamentos deve ser o principal objetivo do marketing nas pequenas empresas”, ressaltou o palestrante. Se-gundo ele, a tecnologia é apenas uma ferramenta de inovação, mas as grandes mudanças ocorrem a partir de comportamentos.

Além disso, a existência de lojas físicas só se justifica se ela agregar valor à experiência de compra do cliente. “A loja precisa de pessoas in-formadas e capacitadas para vender, onde haja um ambiente agradável para o consumidor”, dis-se Gnigler, afirmando que as empresas que dão certo são as que “ensinam o consumidor, facilitam a vida das pessoas e economizam seu tempo”.

Aliando a teoria à práticaApós a explanação, o público acompanhou a

apresentação do case de empreendedorismo do vice-presidente regional Extremo Oeste da Fede-ração das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist, que está desde 2005 no cargo. Natural de Santa Cruz do Sul/RS, ele veio para São

Miguel do Oeste após concluir as graduações em Física e Engenharia Civil, abrindo a primeira cons-trutora da cidade em 1978.

Ele relatou as diversas tentativas de empre-endimentos que fracassaram e as dificuldades en-frentadas ao longo de sua trajetória. Entretanto, sua palestra enfatizou, principalmente, as con-quistas alcançadas por meio do associativismo, com a participação em sindicatos, associações e federações do setor, sendo por várias vezes presi-dente dessas organizações.

“Quem está à frente de uma associação, de um sindicato, aprende muito mais que os outros participantes, pois é constantemente desafiado”, frisou. De acordo com Kist, é essa busca por infor-mações e o contato com outros profissionais que permitem a uma empresa inovar e se destacar no mercado.

Seminário aproxima inovação das pequenas empresas

No dia 13 de outubro, o vice-presidente regional Extremo Oeste da Federação das Indústrias do Esta-do de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist, esteve na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, acompa-nhado da coordenadora regional do Instituto Euval-do Lodi (IEL), Gelcy Therezinha Zanchi. Na entidade, eles conversaram com o presidente Jeovany Folle e a secretária executiva, Sandra Duarte Heinz, acerca dos trabalhos desenvolvidos pela Fiesc em prol dos empresários industriais.

Uma das organizações que compõe a Fiesc é IEL, voltado à capacitação executiva e aos estágios. “A ideia é colocar a maior parte dos alunos do Se-

nai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] no mercado de trabalho. O IEL faz a ponte entre a empresa e o aluno”, comentou Kist.

Ele destacou também o programa Novos Ca-

minhos, um convênio entre a Fiesc e o Tribunal de Justiça que prepara os menores abrigados para a atuação profissional, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que trabalha nas áreas de saúde e segurança do trabalhador. “Maravilha tem grandes indústrias e, com certeza, já tem capacidade para abrigar uma extensão do Sesi”, afirmou.

Conforme o presidente Folle, um dos objetivos de sua gestão é buscar mais soluções aos associa-dos da indústria, por isso, inclusive, a entidade está realizando uma pesquisa com essas empresas para levantar suas necessidades e focar esforços nas prin-cipais demandas do setor.

Entidade recebe vice-presidente regional da Fiesc

Palestra mostrou como as empresas podem inovar

Empresário Astor Kist apresentou estudo de caso

Trabalho desenvolvido pela Fiesc foi enfatizado

6 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 7: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 7

Page 8: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

No dia 24 de setembro, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu a visita da ana-lista de projetos da Confederação das Associa-ções Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae, Anelise Rambo, e do consultor regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Olavo Prass, para o acompanha-mento e análise dos três projetos do Empreender Competitivo que estão sendo desenvolvidos pelos núcleos da entidade.

Por meio do Empreender Competitivo, ini-ciativa com abrangência nacional para fomentar esses grupos de empresários, os núcleos de De-senvolvimento Comercial, Metalmecânico e de Automecânicas estão recebendo recursos finan-ceiros para desenvolver capacitações, eventos e outras ações previstas nos projetos. A execução iniciou ainda em meados de 2013 e encerra em junho de 2015, movimentando mais de R$ 500 mil somente em Maravilha.

Conforme Anelise, esta foi a segunda visita da CACB e do Sebrae para verificar o andamento das atividades nesta edição do Empreender Competi-tivo. Dos 96 projetos aprovados em todo o país, 43 deles são de núcleos de Santa Catarina. “Já

acompanhamos a execução dos projetos de longe, via sistema, mas precisamos também conversar com os empresários e perceber qual é a visão deles sobre o processo, o que está acontecendo de positivo e o que pode ser me-lhorado, além de esclarecermos possíveis dúvi-das”, ressalta.

Para o presidente da CDL/Associação Em-presarial, Jeovany Folle, o Empreender Compe-titivo é hoje um diferencial para a entidade e os núcleos. “Os projetos nos permitem dar um di-

recionamento melhor para o planejamento dos núcleos, conseguem envolver os nucleados e trazer resultados para as empresas. Por isso te-mos interesse em inscrever também projetos de outros núcleos nos próximos editais”, afirma.

Além de conversarem com o presidente, ao longo do dia ocorrem diversas reuniões com a presença dos nucleados participantes do proje-to, a secretária executiva da entidade, Sandra Duarte Heinz, e a consultora responsável, Sa-bryna Bortoncello Tarouco.

CACB, Facisc e Sebrae analisam ações doEmpreender Competitivo em Maravilha

Oficina aborda novo sistema doPrograma Empreender

As consultoras do Programa Empreender da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Sabryna Voos Bortoncello Tarouco e Thayse Soa-res, participaram, no dia 17 de outubro, de uma

oficina sobre o Módulo Empreender do Sistema Colaborativo, adotado para o gerenciamento de núcleos e que deverá entrar em funcionamento a partir de 2015.

O evento ocorreu na sede da Acic, em Cha-pecó, com a presença de consultores das asso-ciações empresariais do Oeste, Noroeste e Extre-mo Oeste ligadas à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). À frente dos trabalhos, estiveram os consultores regionais Olavo Prass, Lenir Pavan e Osvaldo Antônio Mota.

A sistematização do Programa Empreender deve unificar informações, agilizar e facilitar o tra-balho dos consultores, permitindo, por exemplo, o cadastro de dados de todos os nucleados, o con-trole de frequência em reuniões, o envio de convi-tes, atas e pautas, além de possibilitar a geração de relatórios para os núcleos. “Neste momento, estamos atualizando os dados dos nucleados e cadastrando no sistema para que possamos im-plantá-lo efetivamente no início de 2015”, desta-cam as consultoras da entidade.

CDL/Associação Empresarial está com três projetos do Empreender Competitivo em andamento

Sistema Colaborativo está sendo implantado nas entidades

8 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 9: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Empresários ligados ao Núcleo Metalmecâni-co da CDL/Associação Empresarial de Maravilha participaram de missão empresarial, no dia 2 de outubro, para visitação à fábrica da Tramontina, em Farroupilha/RS, e à 23ª Feira de Subcontrata-ção e Inovação Industrial (Mercopar), na cidade gaúcha de Caxias do Sul. A ação foi realizada com recursos do projeto Empreender Compe-titivo, iniciativa do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Na Tramontina, os nucleados tiveram acesso ao parque fabril e ao setor de esto-que inteligente. A unidade de Farroupilha foi inaugurada em 1971 e conta com uma área

de 80 mil m² para fabricação de panelas, bai-xelas, talheres e utensílios para cozinha em aço inoxidável. Em suas 10 unidades no Bra-sil, além de diversos centros de distribuição no país e no exterior, a Tramontina fabrica mais de 18 mil itens e possui mais de 6,8 mil colaboradores.

A visita à Mercopar também oportuni-zou a troca de informações e o contato com importantes fornecedores do setor. A feira, realizada desde 1992 e considerada uma das mais importantes do mundo em seu seg-mento, ocorreu de 30 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, com a presença de, aproximadamente,

500 expositores.Na avaliação do coordenador do núcleo,

Thomás Eloi Heydt, a missão superou as expec-tativas. “A visita a uma grande empresa como a Tramontina foi excelente para conheceremos os processos e a feira também foi ótima, com grandes fornecedores do setor metalmecânico, tanto de matéria-prima quanto de máquinas e equipamentos”, enfatiza.

Núcleo Metalmecânico realizamissão empresarial no RS

Corretores de imóveis, servidores públicos, arquitetos, engenheiros e outros profissionais li-gados ao setor imobiliário participaram, dia 10 de outubro, no auditório da CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, da palestra “Aplicabilidade do novo Código Florestal em áreas urbanas”, com o advogado e especialista em Gestão Normativa de Recursos Hídricos, Guilherme Dallacosta. O even-to foi promovido pelo Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis da entidade, com apoio do

Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC).

Em sua explanação, Dallacosta informou e esclareceu dúvidas do público quanto às exigên-cias legais do novo Código Florestal brasileiro, aprovado em 25 de maio de 2012 através da lei federal nº 12.651/2012. Especializado na área ambiental, o palestrante é também consultor do programa Sustentabilidade Ambiental da Federa-ção das Associações Empresariais de Santa Cata-rina (Facisc), além de participar de outros órgãos em nível estadual.

Prestigiaram o evento o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jeovany Folle; o coorde-nador do núcleo, Herrisson Eder Ranzi; o diretor tesoureiro do Creci-SC, Silvério Simioni, represen-tando o presidente Carlos Josué Beims; a conse-lheira e delegada regional do Creci-SC, Neli Got-tardi; e o subdelegado do Creci-SC em Maravilha, Vitaliano Tonkiel.

Após a palestra, ocorreu a solenidade de entrega de credenciais a cinco novos corretores de imóveis: Douglas Roberto Lago, Evandro Luiz Parcianello, Gildo Battisti, Marco Aurélio Folle e Murilo Lopes Duarte. O presidente Jeovany Folle parabenizou os corretores credenciados e enfati-zou a importância da união da classe e do for-talecimento do setor por meio do associativismo.

Os alimentos arrecadados durante o evento foram destinados à Escola Especial Apae Marisol.

Palestra esclarece sobre o novo Código Florestalaos profissionais do setor imobiliário

Donativos foram repassados à Apae

Explanação ficou a cargo do especialista Dallacosta

Grupo visitou a Tramontina e a feira Mercopar

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 9

Page 10: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Foi realizado pelo Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, ligado à CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, um workshop sobre formas e meios legais para a cobrança de inadimplentes. A ação ocorreu no dia 14 de ou-tubro, no auditório da escola do município, com a presença de associados e outros convidados.

As orientações foram repassadas pelo as-sessor jurídico da CDL/Associação Empresarial,

Alex Faturi Delevatti. Ele destacou a necessi-dade das empresas fazerem o cadastro com-pleto e correto de seus clientes, mantendo a documentação atualizada, além de enfatizar a importância das consultas de análise de crédi-to e os produtos oferecidos pela entidade para inibir a inadimplência.

Segundo ele, a CDL/Associação Empresarial dispõe de bancos de dados completos do Serviço

de Proteção ao Crédito (SPC) e da Serasa para seus associados. Cabe ao empresário, entretanto, delimitar quais opções de consulta e registro são as mais adequadas ao seu negócio.

Outro ponto destacado foi o Registro com Protesto, um serviço que passou a ser oferecido pela entidade neste ano, por meio da Federa-ção das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) e em parceria com o Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Maravilha. Esse con-vênio permite ao associado registrar as dívidas no SPC e no cartório ao mesmo tempo, sendo que o pagamento dos custos no cartório fica por conta do consumidor.

Durante a explanação, os empresários tam-bém questionaram suas dúvidas e puderam es-clarecer situações cotidianas sobre os meios de cobrança. O intuito do núcleo é promover, pe-riodicamente, outros workshops e treinamentos para a capacitação dos associados.

Como ingresso no evento, foram arrecada-dos alimentos não perecíveis. Os mesmos fo-ram doados a uma instituição beneficente de Santa Terezinha do Progresso.

Empresários de Santa Terezinha do Progressorecebem orientações jurídicas

Em pesquisa realizada pela CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha junto a empre-sas associadas, foi constatado um aumento de 6,27% nas vendas do comércio local na sema-na que antecedeu o Dia das Crianças deste ano, em relação à mesma época do ano passado.

O resultado vem confirmar as expectati-vas dos empresários, superando os resultados verificados em nível nacional, onde o volume de vendas recuou 1,5% no período analisado, de acordo com levantamento da Confederação

Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em consultas realizadas nos bancos de dados do SPC Brasil.

Em Maravilha, os dados apontam que hou-ve um equilíbrio entre as vendas à vista e a prazo, já que ambas somaram 50% na prefe-rência do total de consumidores. Quanto aos pagamentos, a maior parcela ficou no carnê da loja (45%), outros 42,85% foram em dinhei-ro, 11,19% com cartão e apenas 0,95% com cheque.

Dia das Crianças gera aumento de 6,27%nas vendas, afirmam comerciantes

Nucleados esclareceram dúvidas quanto às formas e meios para cobrança de inadimplentes

Consumidores aproveitaram o Sábado Mais parafazerem suas compras no comércio local

10 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 11: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Centenas de pessoas passaram pela praça Pe. José Bunse, no Centro de Maravilha, durante o dia 12 de outubro, em virtude do evento “Crian-ça, a festa é sua!”. Em comemoração ao Dia das Crianças, foi realizada uma extensa programação, iniciando ainda pela manhã, com o 7º Passeio Ci-clístico, promovido pela JCI Maravilha com apoio do grupo Pedal Maravilha. À tarde, a JCI também realizou o 10º Festival do Sorvete, enquanto o Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, promoveu a 6ª Gincana Cidade das Crianças.

Além disso, diversas atrações ocorreram no local, realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, SER Aurora e Fun-dação Aury Luiz Bodanese. Entre as atividades, as crianças se divertiram com a pintura facial, brin-quedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elás-tica e mateada oferecida pela ervateira Boquei-rão. Conforme destacado pelos organizadores, a programação veio ressaltar o título de Cidade das

Crianças ostentado pelo município e conseguiu atingir o objetivo de oferecer um dia diferenciado às crianças e familiares que estiveram na praça.

JCI Maravilha e Núcleo do Jovem Empreendedor realizam

eventos tradicionais

Durante o Passeio Ciclístico, crianças e adul-tos pedalaram pelas ruas do Centro, em um tra-jeto determinado pelos organizadores. Ao final, foram sorteados diversos equipamentos de se-gurança para ciclistas, patrocinados pelo grupo Pedal Maravilha. O maior prêmio foi uma bi-cicleta oferecida pela Bicicletaria Zanivan, que contemplou a participante Simone Tonello.

O Festival do Sorvete, por sua vez, entre-gou milhares de sorvetes ao público. Parte das fichas foi adquirida pela administração munici-pal e entregue a todos os alunos da educação infantil até o 5º ano do ensino básico das es-

colas de Maravilha. Outras fichas foram adqui-ridas por empresas e também comercializadas durante o evento. Além do sorvete, a JCI Mara-vilha foi responsável pelos lanches e bebidas.

Já a Gincana Cidade das Crianças reuniu quatro equipes das escolas EEB João XXIII, CE Mundo Infantil (Caic), EEB Nossa Senhora da Salete e EEB Santa Terezinha. Ao longo da tar-de, estudantes e professores participaram de diversas tarefas de cunho artístico, recreativo e esportivo.

A campeã desta edição foi a EEB Santa Te-rezinha, que, além do troféu e das medalhas, levou um projetor multimídia. Os alunos tam-bém ganharam um curso da Microvip Ensino Profissionalizante, uma sacola retornável, uma caneca e um jantar de confraternização. A pre-miação foi patrocinada pelas empresas Sicoob Credial, Infopoint Equipamentos, Microvip, Pipo-quinha Baby & Kids, Auto Posto Diamante II, FM Pneus, Ímpar Arquitetura e coach Renata Mattia.

Programação do Dia das Crianças reúnegrande público em Maravilha

EEB Santa Terezinha conquistou o 1º lugar na gincana Equipe da EEB João XXIII ficou com a 2ª colocação 3º lugar ficou com os alunos do CE Mundo Infantil

EEB Nossa Senhora da Salete somou a 4ª maior pontuação 7º Passeio Ciclístico envolveu pais e crianças JCI Maravilha também coordenou o 10º Festival do Sorvete

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 11

Page 12: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Uma visita técnica à maior fabricante de climatizadores evaporativos da América Latina foi realizada pelo Núcleo da Mulher Empresá-ria, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, no dia 25 de setembro. As nuclea-das conheceram o setor administrativo e o par-que fabril da Rotoplast, empresa maravilhense que iniciou as atividades em 2006 e hoje conta com uma área de mais de 18 mil m² e 232 co-laboradores.

Toda a estrutura da empresa – idealizada pelo empreendedor Ildo Antônio Simon, ao lado de sua esposa Marli, integrante do núcleo – foi apresentada por uma equipe de profissio-nais. Eles ressaltaram que a Rotoplast tem 98

representantes comerciais em todos os estados do Brasil e outros seis em países da América Latina, sendo que a visão da empresa é tornar--se líder mundial em seu segmento.

Conforme a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Eliana Estefano, a tro-ca de experiências foi bastante válida, pelo conhecimento oportunizado e também por valorizar uma empresa que participa do nú-cleo. “A empresa é simplesmente fantástica. Conhecemos todos os processos de fabricação dos climatizadores evaporativos feitos com tec-nologia de ponta e máquinas de última gera-ção e sentimos o comprometimento da equipe envolvida na apresentação, que nos contagiou

com seu conhecimento, envolvimento e amor pelo que fazem”, afirma. Após a visita, as nu-cleadas promoveram reunião ordinária junto à sede da empresa.

Rotoplast recebe integrantes do Núcleo da Mulher Empresária

Um empreendedor que tenha se destacado em sua atividade ao lon-go deste ano será premiado e reconhecido pela sociedade maravilhen-se no dia 5 de dezembro, no Maravilhas Park Hotel, durante o evento Empresário do Ano 2014, iniciativa da CDL/Associação Empresarial de Maravilha e do Núcleo da Mulher Empresária, com o patrocínio do Sicoob Credial e apoio da Prefeitura de Maravilha.

Entretanto, a primeira etapa de votação inicia já em novembro e será realizada entre os dias 17 e 27, por meio do site www.empresariodo-anomh.com.br. Cada empresa associada poderá indicar um empresário para votar e ser votado. Os três finalistas serão divulgados durante a so-lenidade de premiação, no dia 5, e serão votados através de aparelhos eletrônicos. Em 2013, o vencedor do prêmio foi o proprietário do Auto Posto Diamante, Ivan Carlos Faé.

A recepção do Empresário do Ano 2014 está marcada para as 20h, com início pontual da solenidade às 20h30. Após a entrega do troféu,

haverá jantar e baile festivo com a banda Detroit, de Maringá/PR. Os passaportes para o evento serão comercializados no valor de R$

70 para associados e R$ 90 para outros convidados, incluindo a solenida-de, jantar e baile. O traje para a noite é o passeio completo. Mais informa-ções sobre a votação podem ser obtidas no site do evento, a partir de 17 de novembro, onde estará disponível o regulamento geral.

Conheça os critérios para indicação do Empresário do Ano

Ao votar, lembre-se de observar as seguintes características no ho-menageado: Espírito Empreendedor; Arrojo nas Iniciativas; Liderança; Probidade; Justiça; Inovação Tecnológica ou Administrativa; Participação Comunitária; Responsabilidade Social.

Para saber mais sobre cada um dos critérios, consulte o regulamento geral no site da votação.

Premiação será realizadano dia 5 de dezembro

Visita técnica ocorreu no dia 25 de setembro

12 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 13: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Estão em andamento os preparativos para mais uma edição do Natal Luz e Magia, evento promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Co-mercial, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha. No dia 14 de outubro, o presidente da entidade, Jeovany Folle, a diretora de Marketing e Eventos, Caroline Maldaner, e a secretária execu-tiva Sandra Duarte Heinz e a consultora do Pro-grama Empreender, Sabryna Bortoncello Tarouco, se reuniram com a prefeita Rosimar Maldaner para repassar mais informações.

A programação do Natal Luz e Magia ini-cia dia 14 de dezembro (domingo), na praça da Igreja Matriz, com show natalino da Orquestra Municipal de Violões de Itapiranga. O encerra-mento será dia 17, quarta-feira, na Praça dos Motoristas, com uma encenação de Natal rea-lizada pelos alunos da Musicarte, seguida por show da dupla Oswaldir & Carlos Magrão. Nas duas oportunidades, também haverá a chegada do Papai Noel, enaltecendo o espírito de Natal.

Os eventos, gratuitos e abertos à popula-ção, serão realizados pelo núcleo por meio de recursos financeiros do projeto Empreender Competitivo. A administração municipal, por meio do Departamento de Cultura, confirmou que será novamente parceira da iniciativa, colaborando na contratação da infraestrutura para o evento. Além disso, a prefeitura será a responsável pela iluminação e decoração na-talina nas ruas, avenidas, rótulas e praças da cidade.

Núcleo de Desenvolvimento Comercialorganiza shows do Natal Luz e Magia

Foi assinado, em outubro, o acordo para estabelecimento do horário especial de atendi-mento no comércio de Maravilha durante o pe-ríodo natalino. O documento foi assinado por representantes da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo Oeste de Santa Catarina (Seceosc) e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Extremo Oeste de Santa Catari-na (Sindicomércio), indicando a seguinte carga horária:

- Dias 6, 13 e 20/12/2014 (sábado): atendi-mento das 8h às 12h e das 13h às 16h;

- Dias 19, 22 e 23/12/2014 (sexta, segunda e terça-feira): atendimento das 8h às 12h e das

13h às 21h;- Dia 21/12/2014 (domingo): comércio fe-

chado;- Dia 24/12/2014 (quarta-feira): atendi-

mento das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia, sendo obrigatória a intrajornada de, no mínimo, 1 hora;

- Dias 25/12/2014 e 01/01/2015 (quinta--feira): comércio fechado;

- Dia 26/12/2014 (sexta-feira): atendimento das 13h às 18h;

- Dia 31/12/2014 (quarta-feira): atendimento das 8h às 12h;

- Dia 02/01/2015 (sexta-feira): atendimento das 13h às 18h.

Segundo estabelecido pelo acordo, o exces-so de horas trabalhadas poderá ser compensado até dia 31 de janeiro de 2015. Caso não haja a compensação, deverão ser pagas as horas extras, com acréscimo de 80% sobre a hora normal, até o quinto dia útil do mês de fevereiro de 2015.

As horas não trabalhadas nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro poderão ser des-contadas das horas já trabalhadas no mês de de-zembro de 2014, sendo o limite máximo de 12 horas descontadas.

O acordo foi enviado pela CDL/Associação Empresarial, via e-mail, a todos seus associados. Em caso de dúvidas, os empresários podem entrar em contato com a entidade.

Acordo define os horários de atendimentocomercial no período natalino

Eventos terão o apoio da administração municipal

Show com Oswaldir & Carlos Magrão ocorre dia17 de dezembro, na Praça dos Motoristas

Orquestra de Violões de Itapiranga se apresenta naPraça da Igreja Matriz, dia 14 de dezembro

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 13

Page 14: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Apesar de se tratar de um assunto bastante discutido e abordado em outros momentos, vale ressaltar alguns pontos importantes nesta rela-ção. Quando um empreendedor decide abrir um negócio, os profi ssionais de contabilidade devem ser os primeiros a serem consultados e ouvidos quanto aos procedimentos gerais.

A assessoria neste momento vai desde a ela-boração do contrato social entre os sócios, até a completa leitura e entendimento da carga tribu-tária e do impacto nos resultados da empresa. É um verdadeiro curso, muito rico em informações pontuais que servirão de norteadores para deci-

sões desde o primeiro momento.Além de ter os profi ssionais de contabilidade

como um dos principais consultores no início do projeto, é importante que haja regularidade nesta relação, mantida por conversas constantes e reu-niões pontuais onde o empresário pode falar de suas ideias e os contabilistas podem orientar com apontamentos importantes. Ou seja, con-sultar a empresa de contabilidade no início de cada processo garante melhores resultados e entendimento sobre o tema.

A parceria deve ser conduzida com disci-plina. Não adianta nada buscar ajuda da em-

presa de contabilidade só nos momentos de incêndio e reclamar dos valores de honorários pagos. Os serviços contábeis dão resultados muito melhores quando feitos de forma pre-ventiva e não reativa.

As empresas de contabilidade vendem conhecimento técnico tributário, contábil e de relação com pessoal. Estes conhecimentos são matérias primas para qualquer empresa que busque estabilidade fi nanceira e econômica. Saiba o que a consultoria contábil pode fazer por você e descubra novos caminhos de resol-ver problemas, além de melhorar resultados.

Vantagens da parceria efetiva do empreendedor com as empresas de contabilidade

14 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 15: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Ao longo dos anos, o ramo gráfico vem passando por diversas mudanças para acompanhar a evolução do merca-

do. A necessidade de aderir a novas tecnologias para atender a demanda é cada vez maior, entre-tanto, mesmo com o avanço do meio digital, os impressos ainda mantêm um papel de destaque junto aos consumidores.

Em Maravilha, a Tele Artes Gráfica deu seus primeiros passos ainda em 1996, realizando, na época, a impressão em tipografia. De lá para cá, muita coisa mudou e a empresas foi se adap-tando às novas tendências do setor. A indústria, hoje com nove colaboradores, é comandada pelos sócios Adronaldo Modesti, um dos fundadores da empresa, e Gilmar Antonio Schaefer, que en-trou na sociedade em 1999. Ambos começaram no negócio com experiência e conhecimento de mercado.

Segundo os proprietários, a empresa tem uma forte atuação em Maravilha e nos municípios da microrregião, com foco na impressão de jornais e revistas, folders, periódicos, cartões de visita,

calendários, agendas, brindes personalizados, ca-tálogos, entre outros. “Com a mudança de merca-do e o processo de informatização do setor, hoje estamos atuando mais na impressão de materiais publicitários, já que uma vez se produziam muitos blocos de notas”, comentam.

Localizada na principal avenida comercial de Maravilha, a Araucária, a Tele Artes tem uma sede própria, construída em 2004. “Com o crescimento da empresa, sentimos a necessidade de ampliar, então fizemos um consórcio e depois adquirimos este lote onde hoje está construída a empresa”, relatam os proprietários. O novo ambiente permi-tiu a aquisição de mais equipamentos e também o aumento da produção.

Parcerias driblam a falta de mão de obra e garantem agilidade

na prestação de serviçosOs empresários acreditam que há uma gran-

de necessidade de mão de obra básica no merca-do, o que leva à contratação de profissionais sem conhecimento do setor. “Uma vez a gente falava

da demanda de mão de obra especializada, mas hoje não é nem a qualificada que está faltando, é a básica, por isso acabamos ensinando os colabo-radores aqui mesmo”, explicam.

Com o consumidor mais dinâmico e conhe-cedor dos produtos e serviços, uma maneira de atender os clientes e garantir a agilidade na en-trega é com a formação de parcerias. “Hoje temos acesso a todos os materiais que o ramo gráfico precisa e trabalhamos com parceiros, que têm agregado valor ao produto final e gerado bene-fícios aos clientes. Quem consegue atender essa demanda com agilidade sempre terá serviço”, destacam os empresários.

Essas parcerias e o contato com outras em-presas e fornecedores são possibilitados, por exemplo, com a participação da Tele Artes na As-sociação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional de Santa Catarina (Abigraf/SC). O associativismo também é uma forma da empresa se manter atu-alizada sobre o setor.

Investimentos são necessários para o desenvolvimento do

município, avaliam empresáriosAprimorar a infraestrutura do parque indus-

trial, na visão dos empresários, é fundamental para que novos investimentos venham se instalar na cidade: “De um modo geral, o município pre-cisa investir mais no setor da indústria, pois ela alavanca todo o setor comercial. Precisamos de infraestrutura básica no parque industrial e tam-bém que haja um acompanhamento da prefei-tura, junto às empresas instaladas no município, para verificar o que elas estão precisando”.

Para finalizar, Schaefer e Modesti enfatizam que são gratos pelas parcerias firmadas com o co-mércio local. “Nós temos gratidão ao comércio de Maravilha, às empresas que realmente valorizam o que é produzido aqui, e também pela aceitação dos nossos produtos”, dizem, afirmando que é importante os lojistas enxergarem a publicidade como um investimento em seus negócios.

VITR

INE

DA IN

STRI

A Há 18 anos no mercado, Tele Artes Gráficaaposta na agilidade e modernização dos serviços

Sócios Gilmar Schaefer e Adronaldo Modesti coordenam equipe com nove colaboradores

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 15

Page 16: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) são progra-mas estabelecidos pela NR-7 e NR-9, respec-tivamente, que visam promover e preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores com medidas de controle e prevenção de acidentes.

O que muita gente não sabe é que a legis-lação em vigor exige que todas as empresas que admitem trabalhadores como empregados são obrigadas a elaborarem e implementarem o PCMSO e o PPRA. Nota-se que, independente do número de funcionários e do ramo de ativi-dade, é obrigatória a elaboração e implementa-ção dos programas de prevenção.

O PCMSO é elaborado por médico do tra-

balho e está voltado para o controle da saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exa-mes médicos admissionais, de mudança de fun-ção e de retorno ao trabalho, estabelecendo, ainda, a obrigatoriedade de um exame médico periódico.

Já o PPRA é elaborado por engenheiro do trabalho ou técnico de Segurança do Traba-lho e está voltado para controlar as ocorrên-cias de riscos ambientais existentes ou que ve-nham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

As empresas que não cumprirem as exi-gências destas normas estarão sujeitas a pe-

nalidades que variam de multas que variam de R$ 420,53 a R$ 4.025,33 à interdição do estabelecimento (http://www3.mte.gov.br/fi sca_trab/tabela_variavel_2009.pdf. acessa-do em 10/10/2014). Em caso de reincidência, embaraço ou resistência à fi scalização, empre-go de artifício ou simulação com o objetivo de fraudar a lei, a multa será aplicada em seu valor máximo.

Assim sendo, a elaboração e implementa-ção do PCMSO e do PPRA são obrigatórias e correspondem a uma medida de saúde e segu-rança no trabalho em relação aos empregados, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, bem como, para o empregador, evita implicações legais que podem acarretar consideráveis ônus.

ESPAÇO JURÍDICODr. Alex Faturi Delevatti - OAB/SC 19.535-A

Obrigatoriedade de toda e qualquer empresa em realizar o PCMSO e o PPRA

Associados à CDL/Associação Empresarial de Maravilha têm a dis-posição, para consulta e registro de inadimplentes, além do Serviço de Proteção do Crédito (SPC), o banco de dados da Serasa Experian. Um dos grandes diferenciais oferecidos pela entidade é o valor das consul-tas, menor do que o praticado por outros distribuidores.

Com informações completas, em nível nacional, tanto de pessoas físi-cas quanto jurídicas, as consultas da Serasa são disponibilizadas também como um complemento para o empresário que já utiliza o SPC e deseja ter maior segurança na análise de crédito de seus clientes.

As principais consultas da Serasa são a Concentre, Chequenet, Credit Bureau, Serasa Empresas, Relato, Sinaliza, Confie e Infobureau, além do sistema de inclusão de inadimplentes, o Sisconvem. Ao escolher uma des-sas consultas, o usuário pode incluir outras opções adicionais e obter as informações de crédito desejadas.

Para obterem mais informações sobre esta solução empresarial, os as-sociados podem contatar o departamento comercial da entidade.

Consultas e registros na Serasa

16 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 17: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

O Empreender Competitivo é um programa que busca o fortalecimento das empresas por meio do apoio aos projetos. O objetivo principal é de promover e apoiar ações de melhoria das condições de negócios para microempresas e em-presas de pequeno porte agrupadas em núcleos empresariais, estes vinculados a entidades em-presariais do Sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

As empresas, então, são beneficiadas através da execução das ações que são definidas pelos próprios empresários, com base em sua realidade e necessidades. Desta forma, realizam juntos as melhorias planejadas e mantêm-se assertivos e motivados na busca das oportunidades almeja-das. Os empresários passam a ter mais força e investimento para o setor e, assim, passam a in-fluenciar a realidade do próprio município.

As diretrizes de atuação, de um modo geral, se baseiam em alianças estratégicas, educação empreendedora, cultura e cooperação, atendi-mento coletivo, qualificação de mão de obra e acesso a mercados. Com a maturidade do núcleo, a partir de dois anos de existência, e a compreen-são dos empresários que possuem interesses e di-ficuldades comuns, passam juntos a somar forças e a participar de forma ativa do núcleo, podendo inscrever seus projetos no Empreender Competiti-vo, iniciativa da CACB e do Sebrae Nacional.

Através dos núcleos setoriais, as empresas atuam junto aos seus concorrentes e fornece-dores, aumentam a competitividade e a parceria na busca de melhorias verificadas nas reuniões do grupo. Também, com a realização de um bom planejamento, conseguem antecipar as mudan-ças de cenários, aumentar a competitividade e o retorno com baixo investimento.

O Empreender Competitivo possibilita às em-presas o desenvolvimento e implementação de

atividades e ações que, de forma isolada e sem apoio financeiro, não seriam possíveis de serem realizadas.

Nestes sete anos de Empreender Competitivo vislumbramos inúmeros projetos que superaram as próprias metas e conquistaram os resultados propostos. Não poderíamos mencionar apenas um projeto ou empresário, pois os empresários que fazem parte do Empreender Competitivo 2013/2015 trabalham com grande sinergia, co-nhecem as necessidades do seu segmento e es-tão interessados em fazer a diferença tanto em suas empresas como no local em que atuam.

A participação do empresário no Empreen-der Competitivo e o seu comprometimento na realização do projeto possibilita, dentre outras coisas, o fortalecimento do grupo de empresários no segmento, a obtenção de diferenciais compe-titivos devido às exigências do mercado e isso é consolidado com o Prêmio MPE, que auxilia na melhoria contínua das empresas.

Os núcleos de Maravilha demonstram conhe-cimento sobre a realização das ações do projeto bem como da realidade do mercado em que es-tão inseridos, o que foi demonstrado também por meio da visita de acompanhamento presencial. A busca de conhecimento e aperfeiçoamento é perceptível.

A CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha é uma entidade ativa e representativa junto a seus associados. Isso leva a comunidade a reconhecê-la como uma entidade presente e im-portante para o desenvolvimento do município. Percebe-se que existe toda uma estrutura que suporta os núcleos em termos técnicos, quanto ao projeto Empreender. Destaca-se o profissiona-lismo e comprometimento dos principais atores envolvidos no projeto (presidente, coordenadora, gestora).

Benefícios do EmpreenderCompetitivo no desenvolvimento

das empresas e núcleos

Anelise RamboGraduada em Administração, mestre

em Engenharia Mecânica com ênfase em Produção, MBA em Gestão de

Empresas e Negócios e especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade.

Atualmente é técnica de projetos na Confederação das Associações Comer-ciais e Empresariais do Brasil (CACB).

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 17

Page 18: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

01 Fabiano De Marco - De Marco e Begrow Adv.01 Santini Valmir Santiago - Inviolável02 Claudete A. L. Krein - Maravilha Moto Peças03 Karini Aparecida Vieira - RM Celulares04 Carlos Vitor Maldaner - Maravilha Palace Hotel05 Thainara Leida - Leida Motosserras06 Marlene Izabel Brescovici - Escritório Luiz H. Brescovici06 Marina Foresti Anhalt - Arco Íris Móveis07 Juarez Xavier de Quadros - Inviolável07 Marcio Luiz Eleodoro - Globo Tec08 José Luiz Centenaro - Sicredi Alto Uruguai08 Josias José dos Santos - Esquadrias Metal-Aço08 Pamela Piazzolo Fontana - Odonto Excellence09 Altair Nelson Albrecht - Iguatemi Alimentos10 Benhur Schweigert Bianchi - Bianchi Equip. Motorizados10 Gesiane Maria Secco Eireli - Tibolla Alimentos10 Fábio Machado - MB Catarinense 14 Claudete Loss Secchi - Tok Secreto14 Geneci Fávero Cembranel - Vimóveis 14 Renato Sadi Bauermann - RPM Pneus15 Laudivan Palinski - Eco Jardim16 Belciane Balzan - Balzan Informática16 Jociani Rodrigues - Martec Móveis16 Jucilei P. Honaiser - Contamar17 Ildo Luiz Krein - Maravilha Moto Peças

18 Celso Buratto - Visão Pesquisas19 Delair Francisco Koch - Jornal Novoeste19 Gilberto Clovis Merigo - Realce19 Volmir Pereira Duarte - Art’s Sounds 20 Alcemir Luiz Kunh - Auto Mais Corret. Seguros 20 Alamir Carlos de Oliveira - Oliveira Mat. de Construção20 Gilnei Berres - Lojas Becker20 Leodir Furlanetto - Relojóias21 Geneci Salete Machado - Loja Urbana22 Celso Antonio Weber - Milênio Dist. de Livros22 Eder Signor - Atualizar23 Jocilene Dalpizzol Johann - Ornare Móv. e Decorações23 Teresinha Dreifke Zanin - Duetto Modas23 Vanilda Mohr - Joalheria e Ótica Confiança25 Fabiana Tumelero Alexander - Contabilidade Heller27 Fabio Luiz Ballestreri - Mecânica Clinicar27 Leane Sueli Dreifke - Duetto Modas27 Eleni T.F. De Oliveira - Mozar Auto Elétrica27 Silvia Vogel - Contamar28 Salete Oberherr Prich - Erva Daninha28 Silvio José Zanin - Informar29 Marilene Broetto - LB Contabilidade30 Lorivan Leopoldo Webber - Leve Confecções30 Patricia Simon - Protegy Seg. do Trabalho

Aniversariantes de novembro

18 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 19: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e

Novos associados

MarplastRua Doutor Serafim Bertaso, 353B. Madalozzo – (49) 3664-3099

TEN do BrasilAv. Maravilha, 593 – Centro

(49) 3664-5100

Panificadora Sonho MeuAv. Sete de Setembro, 492 – Centro

(49) 3664-1768

MervolscaniaRua Carlos Antônio Cembranel, 135

B. Industrial – (49) 3664-1242

PipoquinhaAv. Sete de Setembro, 260 – Centro

(49) 3664-4580

Vida e SaúdeAv. Araucária, 398 – Centro

(49) 3664-4470

Há cerca de um ano no mercado, a em-presa trabalha com personalização de sa-colas plásticas e impressão de cartões de visita, flyers e adesivos.

Com quatro colaboradores e inaugurada em abril deste ano, a empresa importa e comercializa aquecedores e coletores so-lares para todo o país.

Há sete anos, a empresa oferece produ-tos de panificação, confeitaria, salgados e lanches, atendendo também encomendas para festas e eventos.

Desde 1996 em Maravilha, a oficina atende toda linha de mecânica pesada das marcas Mercedes Benz, Scania, Volvo e Iveco.

Inaugurada em outubro, a loja oferece uma linha completa de vestuário, calça-dos e acessórios para crianças de 0 a 14 anos, além de enxovais.

A empresa trabalha desde março de 2008 com foco na venda de alimentos funcio-nais, produtos naturais, fitoterápicos e ervas medicinais.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 19

Page 20: Expediente - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/85-edicao---novembro... · Palavra da Diretoria Agenda Nos dias de hoje, a informação, o conhecimento e