expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · expediente Índice...

20

Upload: ngohanh

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial
Page 2: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Expediente

Índice

Revista Líder EmpresarialUma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Jornalista responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico e diagramação: Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição gratuita

03PALAVRA DA DIRETORIA

04 REPRESENTATIVIDADE

07PROGRAMA EMPREENDER

12SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Artigo elaborado pelo diretor de Indústria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Márcio Adelir Ludke; Agenda.

Conseg apresenta sugestões para melhorar o trânsito em Maravilha; Responsável pelo projeto Bem-te-vi esteve na CDL/Associação Empresarial; EV Comunicação inaugura novo espaço; Entidade busca informações junto à prefeitura; Oferta de produtos e serviços pauta reunião com o Sebrae; Lei aprovada em Maravilha serve de modelo para outros municípios; 1ª Sociedade de Garantia de Crédito está sendo viabilizada em SC.

10ª EletroMetalCon tem participação do Núcleo Metalmecânico; Curso intermediário de SolidWorks é concluído; Conselho de Núcleos promove reunião; Câmara aprova texto de revisão do Simples Nacional; Empresário do Ano apresenta sua trajetória durante o Business; Bolão da Copa está em andamento; Núcleos de mulheres empresárias se expandem na região; Núcleo de Automecânicas inicia capacitação voltada à organização e controle de estoque.

Facisc apresenta novo consultor comercial para a região; Artigo Juliano Tobias; Protesto em cartório por meio do SPC traz vantagens aos empresários; Artigo jurídico: Prescrição para protesto de cheque; Páscoa e Dia das Mães geram crescimento nas vendas do comércio; Vitrine da Indústria: Chamalux – empreendedores encontram oportunidade de mercado para um produto em ascensão; Fecimar trará shows diferenciados para Maravilha; Aniversariantes de junho; Life Coaching; Novos associados.

CDL/Associação Empresarial de MaravilhaFone: (49) 3664-0414 | [email protected]

Avenida Maravilha, 203 | Centro | Maravilha/SC | CEP 89874-000www.aemaravilha.com.br

Diretoria gestão 2014/2015

Presidente: Jeovany Folle Vice-presidente: Poliana de Oliveira Secretário: Ricardo André KonzenDiretora tesoureira: Jucilei M. P. Honaiser Diretor de Indústria: Márcio A. Ludke Diretora de Comércio: Neiva S. G. de Oliveira Diretor de Serviços: Paulo César Hubner Diretor de Agronegócios: Daniel M. Schmidt Diretora de SPC/Serasa: Simone M. Zanotto Diretor de Aperf. Profissional: André ChavesDiretora de Rel. Públicas, Mark. e Eventos: Caroline Maldaner Diretora do Projeto Empreender: Patricia Boff

Conselho Fiscal - Titulares:Mário Sérgio Pires Pinheiro Claudia A. L. Vendrame Nelson Tischer

Conselho Fiscal - Suplentes:João Célio Gomes BoeiraJamile R. Segala ZanettiMurilo Lopes Duarte

Conselho Deliberativo Jonas Dall’Agnol Vitaliano Tonkiel Gelson Rossetto

2 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 3: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Palavra da Diretoria

Valorização e desenvolvimento do setor industrial

Agenda

Não é novidade que Santa Catarina seja destaque no setor industrial. Encontramos aqui uma indústria forte, que ocupa posição de destaque no Brasil. De acordo com dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), abrigamos diversos polos em todas as regiões do Estado. Nossa indústria de transformação é quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Os segmentos industriais que mais empregam catarinenses são os de artigos do vestuário, alimentar e de artigos têxteis.

Na região Oeste, mais especificamente em Maravilha, temos importantes indústrias dos ramos alimentício, metalmecânico, moveleiro e têxtil, por exemplo. Se pararmos para analisar, muitas empresas ainda estão fun-cionando em fundos de quintal ou em espaços bastante reduzidos, que já não comportam mais a produção e limitam também a contratação de novos colaboradores.

Fora as questões ligadas à gestão, particulares a cada empresa, também estamos enfrentando nos últimos anos o problema da falta de mão de obra. Essa situação pode ser minimizada com a oferta crescente de cursos de qualificação, principalmente por parte do Senai, que abriu sua unidade em Maravilha neste primeiro semes-tre e está com diversos cursos focados na indústria. Vale ressaltar que muitos deles são gratuitos e o aluno ainda recebe um valor mensal para custear despesas com transporte e alimentação.

É importante que as empresas também incentivem seus colaboradores à capacitação e qualificação, pois assim teremos profissionais mais engajados e dispostos a contribuir com o crescimento das nossas empresas,

sem ser necessária a contratação de pessoas de outros municípios.Pensando em valorizar nossa indústria local e conhecer suas necessidades, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha também está iniciando um tra-

balho junto à revista Líder Empresarial. Em cada edição, a partir deste mês de junho, apresentaremos a história de uma indústria associada, destacando seus produtos e serviços. O que se percebe é que muitas vezes nós mesmos não temos conhecimento de todo o potencial da indústria em nosso município.

Além disso, estamos planejando uma pesquisa direcionada ao setor, para levantarmos as necessidades e podermos reivindicar por melhorias que venham favorecer o desenvolvimento tanto das indústrias quanto do município como um todo. Sabemos que há muitas questões a serem melhoradas, principalmente na parte de infraestrutura, onde precisamos resolver a situação da energia elétrica, abastecimento de água e ampliação da área industrial, por exemplo.

Seguindo nosso lema, queremos estar mais próximos dos associados e ficamos à disposição para ouvir ideias e apoiá-los em prol de nosso município. Contem conosco!

Márcio Adelir LudkeDiretor de Indústria

02-06 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, segunda-feira, às 18h30, em STP.02-06 Reunião com entidades, segunda-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.03-06 Reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor, terça-feira, às 18h30, na Ímpar Arquitetura.05 e 06-06 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Joaçaba.05 e 06-06 IV Fórum Brasileiro de Sistemas de Garantias de Crédito para MPE, quinta e sexta-feira, em Foz do Iguaçu/PR.07-06 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.12-06 Reunião do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quinta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.12-06 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h15, na CDL/Associação Empresarial.14-06 Festa Junina do Núcleo do Jovem Empreendedor, sábado, às 20h.17-06 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.18-06 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 19h30, na Mecânica do Alemão.25-06 Business do Núcleo do Jovem Empreendedor, quarta-feira, às 19h30.25-06 Palestra do Núcleo Metalmecânico sobre gestão, quarta-feira, às 20h, na CDL/Associação Empresarial.26-06 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 3

Page 4: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

O presidente do Conselho Comunitário de Se-gurança (Conseg), Jandrei Willinghoeffer, esteve na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, no dia 5 de maio, para entregar ao presidente da entidade, Jeovany Folle, um ofício com sugestões de melhoria para o trânsito da cidade, levantadas em audiência pública no dia 25 de setembro de 2013.

As sugestões, conforme Willinghoeffer, foram re-passadas também aos poderes Executivo e Legisla-

tivo e à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha, representando os interesses de todos que acompanharam a audiência pública, em especial as entidades e clubes de serviço do município.

Entre as melhorias necessárias, estão questões ligadas à mobilidade urbana, vagas para estacio-namento, padronização de calçadas e trabalho de conscientização sobre o trânsito junto a instituições de ensino.

Conseg apresenta sugestões para melhorar o trânsito em Maravilha

O tenente-coronel Laerte Lauro Marques, res-ponsável pelo projeto Bem-te-vi, iniciativa da Secre-taria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), acompanhado do sargento da Polícia Militar de Maravilha, Luis Carlos Tremea, esteve na CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, no dia 7 de maio, quando conversou com o presidente da entidade, Jeovany Folle.

Ele explanou sobre o andamento do projeto no município, onde serão instaladas inicialmente 10 câmeras de videomonitoramento por meio de con-vênio com o governo do Estado. Segundo o tenente-

-coronel, já foram mapeados os pontos que recebe-rão os equipamentos e agora a instalação depende de um cronograma da SSP.

Ainda foi sugerida à entidade a aquisição de mais 10 câmeras para atender a outros pontos não contem-plados no projeto. De acordo com o presidente Folle, a CDL/Associação Empresarial aguardará, inicialmente, a instalação das primeiras câmeras. “Faremos um acom-panhamento da instalação e funcionamento dessas 10 câmeras do convênio. A partir disso, veremos se há a necessidade e a viabilidade financeira de adquirirmos mais equipamentos para o município”, afirma.

Responsável pelo projeto Bem-te-vi esteve na CDL/Associação Empresarial

No dia 29 de abril, a vice-presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha, Poliana de Oliveira, esteve prestigiando a inauguração da nova sede da EV Co-municação, em Pinhalzinho. Associada à entidade, a empresa atua há oito anos com soluções em comunicação e marketing para empresas e instituições de toda a região.

Durante o evento de inauguração, clientes, fornecedores e a imprensa conhece-ram a nova estrutura, novos serviços e novos profissionais da EV. Em seguida, ocorreu a entrega do Troféu Visionário aos clientes fixos e o público pode conhecer o novo ambiente da agência num momento de descontração com música e coquetel.

EV Comunicação inaugura novo espaço

Sugestões foram levantadas em audiência pública

Implantação de câmeras de videomonitoramento esteve em pauta

Empresa de Pinhalzinho apresentou novidades aos clientes

4 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 5: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Visando tratar de diversos assuntos ligados à classe empresarial, o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle, e a secre-tária executiva da entidade, Sandra Duarte Heinz, estiveram reunidos com a prefeita Rosimar Malda-ner, no dia 9 de maio, em seu gabinete. Durante a conversa, o presidente buscou informações sobre o andamento de importantes projetos para a Cidade das Crianças.

Discutiu-se acerca da construção da subestação da Celesc, contorno viário, Plano Diretor, abasteci-mento de água, melhorias no trânsito e estaciona-

mento, regularização da área industrial, implantação de câmeras de videomonitoramento e vinda do Se-brae para Maravilha. “São diversas questões pelas quais nossos associados têm nos cobrado e preci-samos saber qual é o andamento, nos informar, es-clarecer dúvidas e também cobrar da administração para termos uma resposta”, comentou Folle.

Conforme a prefeita Rosimar, o Poder Executivo está ciente dessas situações que preocupam os em-presários e também estará tomando as providências para agilizar projetos como o da subestação de ener-gia e do contorno viário de Maravilha.

Entidade busca informações junto à prefeitura

Foi realizada reunião, dia 22 de abril, na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, para discutir sobre a oferta de produtos e serviços do Sebrae no município. Estiveram presentes o presidente da entidade, Jeovany Folle, o coordenador do Núcleo Metalmecânico, Thomás Eloy Heydt, o consultor re-gional do Programa Empreender, Olavo Prass, e o coordenador regional do Sebrae, Udo Trennepohl.

De acordo com Folle, esta foi uma conversa inicial para verificar como a entidade pode aprimo-rar sua parceria com o Sebrae. “Atendendo a um

pedido dos nossos associados, discutimos como podemos viabilizar ferramentas do Sebrae para os empresários, principalmente às micro e pequenas empresas, de forma que tragam resultados efeti-vos e sejam realmente viáveis em seus negócios”, comenta.

Segundo o presidente, o intuito é implantar gradativamente, em médio e longo prazos, alguns produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae, confor-me a demanda dos associados e o planejamento da entidade.

Oferta de produtos e serviços pauta reunião com o Sebrae

A lei municipal nº 3.753/14, criada pelo Poder Executivo, a pedido da classe empresarial, para coi-bir a presença de vendedores ambulantes e feiras itinerantes em Maravilha, está servindo de modelo para outros municípios catarinenses. Atendendo ao pedido da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), a CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha encaminhou a legislação vigente às demais CDLs do Estado para

que as entidades busquem a formalização de leis ou decretos que impeçam ou dificultem, especialmente, a instalação de feiras itinerantes.

Além das taxas cobradas pelo município para a realização do comércio eventual ou ambulante, cujos valores já eram fixados pela lei nº 3.265/2007, a nova lei determina que quando ocorrer comércio eventual ou feirante no município, deverá ser man-tido após o término daqueles um posto de atendi-

mento ao consumidor para garantir os direitos dos mesmos, pelo prazo de 100 dias.

Conforme alega a FCDL/SC, essa restrição é importante porque prejudica o comércio local dos municípios, além de diminuir a arrecadação. Outros argumentos referem-se à qualidade dos produtos oferecidos, a possibilidade de troca de mercadorias quando são adquiridas em lojas da cidade e a gera-ção de empregos.

Lei aprovada em Maravilha serve de modelo para outros municípios

Diversos assuntos pautaram reunião

Objetivo é aproximar o Sebrae dos empresários maravilhenses

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 5

Page 6: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), está implantando a 1ª Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do Estado em parceria com as associações das regionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste. A iniciativa conta também com o apoio da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, que, representada pelo presidente Jeovany Folle,

esteve presente, dia 6 de maio, na reunião de pré--constituição da SGC, realizada no auditório da Acic, em Chapecó.

Na ocasião, foram esclarecidos os passos para a constituição da SGC, a elaboração do Plano de Negócios e a viabilidade financeira do projeto, além da apresentação de uma projeção financeira com os investimentos necessários para sua concretização. A assembleia de cria-

ção da Associação de Garantia de Crédito do Grande Oeste – Garanteoeste ocorreu no dia 27 de maio e o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha integra a comissão provisória de diretoria, representando as enti-dades do Extremo Oeste.

“A SGC é uma ferramenta a mais para a micro e pequena empresa agilizar o processo de liberação do financiamento bancário e tam-bém baratear o custo do financiamento, uma vez que essa seguradora de crédito garante a liquidez do valor aprovado em carta de crédito. Isso melhora também a qualidade das garan-tias para o agente financiador”, explica Folle.

Segundo ele, a sede da SGC será em Cha-pecó e as entidades das três regionais contri-buirão mensalmente, a princípio nos primeiros 18 meses, para sua manutenção. Para verificar como será a parte operacional da sociedade, o presidente Folle participou de visita à SGC de Toledo, no dia 12 de maio, e também está acompanhando reuniões periódicas da comis-são. “Assim que tivermos mais informações, estaremos repassando aos associados. Também ficamos à disposição para quem tiver dúvidas e quiser saber mais sobre esse assunto”, finaliza.

1ª Sociedade de Garantia de Crédito está sendo viabilizada em SC

Conforme o Sebrae, as SGCs são instituições formadas pelas associações empresariais, nas quais cada membro entra com uma cota. Após ter inte-gralizado suas cotas na sociedade, o empresário poderá contar com o complemento das garantias exigidas ao contratar uma operação de crédito, des-de que o seu projeto apresente condições de paga-mento do empréstimo. O dinheiro da SGC é desti-nado à garantia de financiamentos dos associados.

A SGC tem como objetivo a melhoria das con-dições que possam garantir o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas (MPEs), através

da redução de obstáculos que impedem este acesso em condições adequadas ao empreendimento, con-siderando que a exigência de garantias reais ainda é o principal fator em que se baseiam as instituições financeiras de todos os tipos para avaliação do risco e concessão do crédito.

A cada transação realizada, o empresário pa-gará determinada quantia para a utilização do aval da SGC. Esta, para a concessão das garantias plei-teadas, realiza todos os passos e processos referen-tes a análise e concessão de crédito. A sociedade também realiza diversos convênios com as insti-

tuições financeiras atuantes na região em que se estabelece, como forma de ampliar as alternativas de crédito.

Como forma de solucionar os problemas decor-rentes da insuficiência de garantias e de informa-ções de MPEs para os agentes financeiros, o Sebrae estimula as iniciativas de constituição de Socieda-des de Garantia de Crédito, realizadas com recursos públicos e privados, orientando e oferecendo apoio técnico, metodologias e tecnologias de gestão. Para as iniciativas consideradas viáveis e sustentáveis, poderá ser analisado, inclusive, apoio financeiro.

Reunião de pré-constituição foi realizada em Chapecó, sede da SGC

O que é uma Sociedade de Garantia de Crédito (SGC)?

6 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 7: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Encerrou no dia 15 de maio, na CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha, o curso intermedi-ário de SolidWorks (eletromecânica), promovido pelo Núcleo Metalmecânico, ligado à entidade. A capacitação havia iniciado no último dia 8 de abril e vinha ocorrendo sempre nas terças e quintas-

-feiras à noite, totalizando 30 horas/aula ao longo de 10 encontros.

O instrutor foi o técnico industrial com ha-bilitação em Eletromecânica, tecnólogo em Pro-cessos Gerenciais e pós-graduando em Produ-ção e Qualidade (Lean Manufacturing), Michel Fernando Vivian. Durante o período de curso, os oito participantes receberam orientações te-óricas e práticas sobre fundamentos básicos do SolidWorks, chapas metálicas, SimulationXpress e renderizações.

Segundo Vivian, o SolidWorks é um software completo para o desenvolvimento de projetos in-dustriais e está cada vez mais presente nas empre-sas do setor metalmecânico, permitindo a criação de peças, a simulação de resistência e o cálculo de material necessário à sua produção, por exemplo. Todas essas situações foram trabalhadas ao longo

do curso. “Conseguimos desenvolver tudo o que foi proposto na ementa do curso. Trabalhamos bastante com foco nas chapas metálicas, a resis-tência de produtos e as renderizações, que são imagens realistas dos projetos”, afirma.

Para desenvolver a capacitação, foram utili-zados recursos financeiros do programa Empre-ender Competitivo, com uma contrapartida dos nucleados. Trata-se de uma iniciativa da Confe-deração das Associações Comerciais e Empresa-riais do Brasil e Sebrae Nacional para fomentar núcleos abrigados por associações empresariais de todo o país.

Neste ano, ainda devem ocorrer consultorias internas e a exposição das empresas do núcleo junto à Feira Comercial e Industrial de Maravilha (Fecimar), no mês de novembro. Outro curso, na área de soldagem, será promovido em 2015.

No dia 9 de maio, integrantes do Núcleo Metalmecânico, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, participaram de mis-são à 10ª Feira Eletromecânica e Construção Civil – EletroMetalCon 2014, realizada de 6 a 9 de maio, em Londrina/PR. Foi uma oportunida-de para os empresários terem acesso às últimas novidades do setor, já que a feira é considerada uma das mais completas do país em sua área, registrando mais de 10 mil visitantes todos os anos.

Promovido junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento con-templou a exposição de produtos e serviços voltados ao setor, além de palestras ligadas à eletromecânica e à construção civil.

“A visitação aos estandes, com produtos vol-tados ao nosso setor, trouxe ideias novas. Pude-mos ver diversos protótipos de novos produtos criados dentro do Senai e também explicações sobre novos projetos”, comenta o coordenador do Núcleo Metalmecânico, Thomás Eloy Heydt.

Segundo ele, é importante salientar que, para a realização desta ação, os nucleados contaram com o patrocínio do Sicredi Alto Uruguai e recur-sos financeiros do projeto Empreender Competiti-vo, uma iniciativa da Confederação das Associa-

ções Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional. “Somente com a organização através do núcleo foi possível viabilizarmos esta ação e cumprirmos com o que foi proposto no projeto”, conclui.

10ª EletroMetalCon tem participação do Núcleo Metalmecânico

Feira ocorreu em Londrina, de 6 a 9 de maio

Oito profissionais foram certificados nesta capacitação

Curso intermediário de SolidWorks é concluído

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 7

Page 8: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Os coordenadores e vice-coordenadores dos 12 núcleos abrigados pela CDL/Associação Em-presarial de Maravilha foram o foco de reunião do Conselho de Núcleos realizada no dia 23 de abril, nas dependências da Pizzaria Degustare. Os encontros do conselho têm o objetivo de alinhar as atividades, promover a troca de experiências e o repasse de informações gerais.

O presidente da entidade, Jeovany Folle, comentou sobre a formação da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC), um novo projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae, para facilitar o acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas da região. Outro assunto foi a aproximação da entidade com o Sebrae visan-do ampliar a oferta de produtos e serviços aos associados.

Quanto à Feira Comercial e Industrial de Ma-ravilha (Fecimar), Folle informou que a entidade está participando das reuniões da Comissão Cen-tral Organizadora (CCO) e o evento está agen-dado para os dias 13 a 16 de novembro. Uma das novidades deve ser a realização do 1º Salão do Imóvel, paralelo à feira, sob organização do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis. “Com isso, começamos a setorizar a feira e torná--la realmente um evento de negócios”, frisou.

A diretora do Projeto Empreender, Patricia Boff, também entregou aos coordenadores o ca-lendário de atividades do Programa Empreender para o mês de maio e ressaltou a importância de os núcleos manterem as datas previstas para suas ações.

O último assunto em pauta foi o Obinóculo, uma nova ferramenta que está sendo disponi-

bilizada pela CDL/Associação Empresarial para o recrutamento de profissionais e a geração de negócios via web. A apresentação desta solução, já aderida por 17 empresas do município, ficou a cargo da secretária comercial da entidade, Maira Piccoli.

Conselho de Núcleos promove reunião

Durante reunião realizada no dia 6 de maio, integrantes do comitê aberto sobre mão de obra

estrangeira, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, trocaram informações na sede da

entidade. O grupo, formado por empresários e profissionais da área de recursos humanos, vem se reunindo periodicamente para discutir especifi-camente acerca dos trâmites e experiências com a contratação de trabalhadores haitianos.

As reuniões do comitê aberto iniciaram em janeiro e contam com a participação de empresas que já contrataram profissionais estrangeiros e outras que têm o intuito de contratar devido à es-cassez de mão de obra qualificada no município. Neste momento, muitas empresas já encerraram o período de experiência com os haitianos e estão compartilhando suas experiências com os demais.

O comitê funciona como um núcleo dentro da CDL/Associação Empresarial, porém com caracte-rísticas diferenciadas. Ao invés de ser setorial ou multissetorial, ele engloba empresas de diferentes segmentos interessadas em um tema ou assunto, onde o núcleo oferece suporte para o desenvolvi-mento de determinada atividade.

Comitê aberto troca informações sobre mão de obra estrangeira

Grupo vem se reunindo periodicamente na entidade

Alinhamento das atividades e troca de experiências foram oportunizados

8 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 9: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

No dia 25 de abril, empresários do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, rece-beram integrantes do Núcleo Imobiliário, de São Lourenço do Oeste. O objetivo da visita, realizada

no auditório da entidade, foi oportunizar a troca de experiências entre os dois núcleos, já que am-bos atuam com ações focadas no mesmo setor.

A apresentação das ações do núcleo de Maravilha ficou a cargo do coordenador Herris-son Eder Ranzi. Ele comentou os objetivos do núcleo, fundado em abril de 2012, informando quais atividades já foram realizadas e quais as próximas ações.

Representando o núcleo de São Lourenço do Oeste, o corretor de imóveis Elcio Klaus destacou características daquele município e a atuação do núcleo desde sua implantação, também em 2012.

Conforme Ranzi, a experiência foi bastan-

te válida e pretende-se buscar novos contatos com outros núcleos. “O intercâmbio entre os nucleados auxilia na implantação de experiên-cias bem sucedidas, ajuda a melhorar proces-sos internos dos núcleos e também atravessa o simples contato formal, possibilitando a gera-ção de negócios”, afirma.

Ele frisa ainda a importância da troca de informações com os empresários lourencianos: “Isso nos ajuda a entender o mercado regional como um todo, pois podemos fazer comparativos de preços, procuras por imóveis e a similaridade do mercado, uma vez que são regiões próximas, cidades polo em sua microrregião e que abrigam indústrias de porte considerável”, fi naliza.

Corretores de imóveis trocam experiências com nucleados de São Lourenço do Oeste

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia último dia 7 de maio, o texto base de revisão do Simples Nacional, mais conservador e com pouca redução tributária imediata aos novos contemplados pelo regime tributário, contra-riando a equipe econômica do governo que resistia contra a medida.

Por unanimidade, os parlamentares prati-camente universalizaram o benefício, incluin-do nele outras 140 atividades econômicas de micro e pequena empresa. Algumas ativida-des, como advogados, médicos, publicitários e jornalistas, serão incluídos numa tabela de recolhimento separada, calculada sobre o lucro presumido a partir de 2015.

Conforme o deputado relator do projeto, Cláudio Puty, a maior parte dos setores agora

contemplados não terá ganhos tributários ime-diatos, mas considera um grande avanço esta medida.

Um novo mecanismo facilitador também será criado para a abertura e o fechamento de micro e pequenas empresas, via internet. Caso o texto seja aprovado pelo Congresso, os novos setores abraçados pelo Simples poderão pagar oito impostos diferentes em uma única guia.

Aproximadamente 450 mil empresas serão benefi ciadas com a universalização do Simples Nacional, segundo a Secretaria da Micro e Pe-quena Empresa. O texto base poderá sofrer alterações e, após sua redação fi nal, seguirá para o Senado.

O Simples Nacional é um regime especial

de tributação para as micro e pequenas em-presas, que reúne oito impostos – seis federais, além do ICMS e do ISS, em uma única guia de recolhimento. Os limites de faturamento para inclusão no Simples Nacional são de R$ 360 mil para as microempresas e R$ 3,6 milhões para as pequenas.

Outra grande vantagem será a redução da contribuição patronal para o INSS, pagando apenas 11% para a Seguridade Social, após o deferimento da opção para o Simples Nacional.

Assim como a Câmara dos Deputados, a classe contábil está ansiosa aguardando a aprovação do Senado, para que a carga tribu-tária seja desonerada e mais empresas man-tenham-se ativas na geração em emprego e sustentabilidade.

Câmara aprova texto de revisão do Simples Nacional

Núcleos apresentaram suas ações durante o encontro

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 9

Page 10: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

É assim, investindo em tecnologia, que o Sicoob inova mais uma vez e coloca nas mãos de seus mais de 2 milhões de associados uma nova funcionalidade para facilitar o dia a dia, garantindo praticidade e comodidade. Quem foi o primeiro a disponibilizar o acesso às informações da conta corrente via Facebook tinha que sair na frente também na hora de permitir a impressão de extratos, saldos e comprovantes direto de um celular. Para mais informações, acesse nosso site.

* Faça uso consciente. Imprima somente quando necessário.

SICOOB. A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA A DISPONIBILIZAR IMPRESSÃO DE EXTRATOS, SALDOS E COMPROVANTES VIA CELULAR.

A troca de experiências com profissionais de destaque é uma ação motivadora para os jovens que estão iniciando a carreira empreendedora. Por esse motivo, o Núcleo do Jovem Empreendedor, li-gado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, realiza periodicamente o Business, evento em que um empresário de sucesso compartilha sua história com os nucleados.

No dia 30 de abril, o convidado para o Business foi o proprietário do Auto Posto Diamante, Ivan Car-los Faé, eleito o Empresário do Ano em 2013. Ele re-cebeu os nucleados em seu novo empreendimento, o Auto Posto Diamante 2, que deve ser inaugurado nas próximas semanas.

Em sua explanação, Faé ressaltou os principais desafios de sua carreira empreendedora, iniciada aos 16 anos, na empresa de sua família, em Bom Jesus do Oeste. Em 2001, já na Cidade das Crian-ças, ele fundou o posto de combustíveis, e, em 2006, investiu no ramo de transportes. Nesse período graduou-se em Administração de Empresas e cursou pós-graduação em Gestão Ambiental.

Atualmente, os esforços do empresário estão fo-

cados em seu novo negócio. Com seu jeito simples, comentou sobre as principais dificuldades enfrenta-das e incentivou os jovens a seguirem seus sonhos, sempre buscando o melhor. “Devo tudo isso à minha equipe e à minha família”, destacou Faé.

Ele relatou, por exemplo, sobre as inovações im-plantadas por sua empresa, como a concepção da choperia e da loja de conveniência junto ao posto, além da contratação de mulheres para o trabalho de frentista. “Você precisa ser diferente. Hoje nosso carro-chefe é o atendimento, e o atendimento femi-

nino”, afirmou. Entre os dois postos, são 32 colabo-radores, sendo 90% do sexo feminino.

Sobre o título de Empresário do Ano, ponderou: “Pra mim foi uma surpresa. Acredito que o que faz um empresário de sucesso é o que ele faz no dia a dia, como ele atende seu público interno e externo, o que ele faz para buscar sempre o melhor. De nada adianta um título se o trabalho não tiver continuida-de daqui para frente”. Após a conversa, os jovens conheceram o ambiente do novo posto e confrater-nizaram no local.

Empresário do Ano apresenta sua trajetória durante o Business

O Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, está promovendo a segunda edição do Bolão da Copa. As folhas de aposta estão sendo comercializadas pelos nucleados no valor de R$ 10 cada e contemplam os jogos da 1ª e da 2ª fase da Copa do Mundo de 2014.

As apostas da 1ª fase podem ser entregues na entidade até as 17h do dia 6 de junho, já as da 2ª fase serão recebidas até as 17h do dia 27 de junho. Os vencedores serão divulgados oficialmente até o dia 30 de julho, sendo que terão o prazo máximo de 30 dias para retirarem o prêmio. O primeiro colocado receberá 40% do valor total de apostas e o segundo será contemplado com 20% do valor total. Vencerá o apostador que somar mais pontos ao longo de toda a Copa do Mundo, somando-se os pontos da 1ª e da 2ª fase e as pontuações extras.

Conforme o nucleado Rodrigo Augusto Genesini Siqueira, um dos organizadores do Bolão da Copa, o objetivo é promover uma brincadeira entre os torcedores. “O bolão que estamos organizando não é nada mais que uma brincadeira, que visa a disputa e a diversão entre os participantes. Acredito que será bem mais interessante pelo fato de a Copa do Mundo ser no Brasil, pois estaremos vivendo e respirando a Copa durante um mês inteiro. Temos a estimativa de que este bolão movimente muito mais apostas do que o realizado em 2010 e, logo, a premiação destinada aos vencedores será maior”, destaca. Mais informações sobre o funcionamento do Bolão da Copa estão contidas no regulamento da promoção, disponível junto à CDL/Associação Empresarial.

Bolão da Copa está em andamento

Ivan Faé recebeu os jovens em seu novo empreendimento

10 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 11: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

A diretoria do Conselho Estadual da Mulher Em-presária (Ceme) esteve reunida no dia 30 de abril, em Itapema, para a definição dos planos de trabalho e dis-cussão de assuntos gerais. Faz parte do conselho, como vice-presidente das regionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste, a vice-presidente da CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, Poliana de Oliveira, que é também integrante do Núcleo da Mulher Empresária.

Durante o encontro no litoral, as diretoras do con-selho, coordenadas pela presidente Maria Aparecida Passos, apresentaram e validaram o plano de ação a ser desenvolvido neste ano. As regionais coordenadas pela VP Poliana terão, entre as atividades, uma assembleia geral ordinária (AGO) no dia 11 de julho, em Maravilha,

cuja prévia da programação já foi levada para a reunião.As três regionais reúnem 14 núcleos de mulheres

empresárias, sendo que há mais três em processo de criação – em Pinhalzinho, Seara e Xaxim. “Concentra-mos o maior número de núcleos do Estado com essas três regiões, por isso queremos proporcionar que os eventos e capacitações sejam realizados mais próximos das nossas empreendedoras, sem que elas precisem sempre se deslocar ao litoral para participar das ações”, frisa Poliana.

Por meio de recursos de um projeto aprovado pelo Ceme no programa Empreender Competitivo, o con-selho também fará uma agenda de cursos e palestras direcionados às nucleadas de cada região. Essas capa-citações serão posteriormente informadas a todos os núcleos.

Itapiranga forma 7º núcleo do Extremo Oeste

No dia 7 de maio, foi criado oficialmente o Núcleo da Mulher Empresária de Itapiranga, o sétimo núcleo Ceme na regional Extremo Oeste. O ato ocorreu no Centro de Eventos Encanto Noivas e contou com a par-ticipação da coordenadora do Núcleo da Mulher Em-presária da CDL/Associação Empresarial de Maravilha,

Eliana Estefano.Em nome do núcleo, Eliana apresentou as ativida-

des desenvolvidas e incentivou a mobilização das mu-lheres em Itapiranga. Da mesma forma, o vice-presiden-te regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Afonso Niehues, e o consul-tor regional Olavo Prass destacaram a importância dos núcleos para a troca de experiências e a ampliação da rede de contatos, além de ser uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional das participan-tes.

Atualmente, há 39 núcleos de mulheres em Santa Catarina, sendo sete deles no Extremo Oeste – em Ma-ravilha, São Miguel do Oeste, Palmitos, Mondaí, Cunha Porã, Iporã do Oeste e, agora, em Itapiranga.

Núcleos de mulheres empresárias se expandem na região

Reunião do Ceme em Itapema teve a presença da VP Poliana

Coordenadora Eliana participou da fundação do núcleo em Itapiranga

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 11

Page 12: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Por meio do projeto Empreender Competi-tivo, o Núcleo de Automecânicas, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, está ini-ciando as ações do ciclo de capacitação técnica e gerencial. A primeira delas é uma consultoria empresarial com o especialista Valdecir de Moura, onde será trabalhado o programa 5S e o controle de estoque das mecânicas nucleadas.

A primeira reunião, para explicar o funcio-namento da consultoria e o cronograma de ati-vidades, ocorreu dia 14 de maio, no auditório da CDL/Associação Empresarial, com a presença de gestores das oito mecânicas participantes. O lan-çamento da consultoria, que totalizará 128 horas/aula, foi realizada no dia 22 a todos os colabora-dores e proprietários das empresas.

Conforme a consultora do Programa Empre-ender na CDL/Associação Empresarial, Sabryna Bortoncello Tarouco, o ciclo de capacitação prevê também a realização de cursos nas áreas de au-toelétrica, injeção eletrônica, câmbio automático e caixa de câmbio para mecânica pesada.

Dentro do projeto, ainda consta uma consul-toria ambiental às mecânicas, a realização da Ins-peção Veicular Gratuita (IVG) e a participação na feira Automec, em 2015, na cidade de São Paulo.

Fora isso, os nucleados também participam do Programa de Capacitação Técnica oferecido pelo Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA).

De acordo com Sabryna, o núcleo está bas-tante empenhado em desenvolver as ações, o que garante o sucesso das atividades. “Este projeto é uma conquista muito importante

para o núcleo, já que concretiza a realização de várias ações planejadas, a exemplo da con-sultoria. O envolvimento do empresário com as ações torna-se fundamental na medida em que buscamos o sucesso do projeto, o que, conse-quentemente, resulta no crescimento da em-presa”, afirma.

Núcleo de Automecânicas inicia capacitação voltada à organização e controle de estoque

A equipe da CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu, no dia 16 de maio, a visita do consultor comercial da Federação das Associa-ções Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Tia-go Lemos dos Santos, e do consultor regional do Programa Empreender, Olavo Prass. O objetivo foi apresentar o novo consultor comercial e colocá-lo à disposição da entidade.

Ele estará atendendo as regiões Oeste, Extre-

mo Oeste e Noroeste da Facisc, no que se refere à área das soluções empresariais. A intenção, con-forme a secretária executiva da CDL/Associação Empresarial, Sandra Duarte Heinz, é promover treinamentos e visitas aos associados para escla-recer dúvidas sobre os produtos e serviços ofere-cidos. Nos próximos dias 5 e 6 de junho, Santos estará em Maravilha novamente para realizar este trabalho.

Facisc apresenta novo consultor comercial para a região

Participam da ação oito empresas nucleadas

Consultor Tiago atenderá no Oeste, Extremo Oeste e Noroeste

12 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 13: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

“Só é bem sucedido aquele que utiliza sua nature-za”. Quem afirma é o Executive Coach Juliano Tobias ao ressaltar a dificuldade de grande parte dos empresários e empreendedores em aplicar suas habilidades naturais na execução do próprio negócio. “É comum trabalharmos com casos de executivos que se sentem frustrados e an-gustiados pela dificuldade em executar determinadas tare-fas que não condizem com o jeito dele de fluir”, apontou.

O Coaching Executivo Humanizado, método forne-cido pela empresa Vanessa Tobias Coaching, direciona, por meio de ferramentas técnicas, o empresário, diretor e pessoas que ocupam cargos de autonomia empresarial na aplicação das próprias habilidades no dia-a-dia de trabalho. “Por meio do autoconhecimento e ferramentas de diag-nóstico o executivo poderá visualizar claramente as suas novas possibilidades. O método visa a satisfação e realiza-ção profissional”, disse.

Beto Torres, de 43 anos, é diretor geral da OneWG Multicomunicação, empresa especializada em Publicidade e Propaganda com 28 anos de atuação. Ele fez o curso de Coaching Executivo Humanizado em 2013 e destaca que o processo o ajudou a identificar seus pontos fortes e pontos a melhorar a fim de obter melhores resultados no gerenciamento do negócio. “Antes de fazer o Coaching Executivo você não conhece os pontos que precisa melho-rar. Identifiquei, por exemplo, que o meu perfil é de uma pessoa técnica, resolvo tudo de maneira prática e sou com-prometido com a entrega de resultados. Porém eu tinha a crença de que podia resolver tudo tecnicamente e cheguei à conclusão de que precisava funcionalizar um pouco o lado extrovertido que eu não tenho para obter mais suces-so na área comercial”, revelou.

O empresário ressaltou que é preciso haver com-prometimento e ação por parte da pessoa que acessa o conhecimento e as técnicas do Coaching Executivo Hu-manizado. “É um trabalho contínuo que exige do indiví-duo vontade e atitude para mudar. Quando percebo que fiz algo que podia ter feito melhor, na próxima eu procuro

acertar. Estou mais consciente dessa busca de fazer tudo de uma maneira melhor”, observou. Beto Torres destacou que a experiência do Executive Coach foi útil no seu processo. “O Juliano é um profissional da área comercial e isso casou muito bem para o que eu estava procurando. Ele conseguiu construir uma visão sem impor, apresentando possibilidade de argumentação, o que, para mim, permitiu uma experi-ência mais rica”, salientou.

A arquiteta Ana Luisa Trindade Trevisan, de 32 anos, proprietária da Ana Trevisan Arquitetura, empresa que completará 10 anos em agosto, fez o curso de Coaching Executivo Humanizado em 2013. Depois de passar pelo processo a empresária conseguiu otimizar mais o seu tem-po para priorizar atividades compatíveis com as suas habi-lidades e função de gestora. “Percebi que podia contratar um funcionário para fazer coisas que eu não gostava e me tomavam muito tempo”, contou.

Para contratar o novo empregado Ana Trevisan aplicou uma das técnicas que recebeu no curso. “Desde quando aprendi que cada função requer o tipo de perfil psicológico adequado, nunca mais errei nas minhas contra-tações”, frisou. Isso porque, segundo Juliano Tobias a ferra-menta utilizada é capaz de identificar se o candidato fluirá conforme sua natureza no cargo a ser ocupado. “Ninguém será feliz trabalhando naquilo que não nasceu para fazer e, consequentemente, sem felicidade, é improvável que a pessoa seja eficiente”, sustentou.

Os executivos relatam as seguintes melhorias após o processo: produtividade (53%), atendimento ao clien-te (39%), redução de queixas dos clientes (34%), re-tenção dos executivos que receberam coaching (32%), redução de custos (23%), lucro final (22%), relaciona-mento com a equipe (77%), relacionamento com os líderes imediatos (71%), trabalho em equipe (67%), relacionamento com os pares (63%), satisfação no trabalho (61%), redução de conflitos (52%), compro-metimento organizacional (44%), relacionamento com os clientes (37%).

Empresários destacam resultados profissionais obtidos no Coaching Executivo Humanizado

Engenheiro Mecânico, Life & Executive Coach no método Vanessa TobiasAL, possui cinco anos de experiência como empresário e sócio-diretor da Vanessa Tobias Coaching. É especialista em negociação, estratégia de vendas consultivas, solução de problemas e

apresentações empresariais, com mais de dez anos de experiência na área comercial em

empresas líderes Mundiais, como: Whirlpool (Embraco), Domnick Hunter (Parker) e ESSS

(ANSYS), homenageado em todas elas. Estudou Psicodinâmica Aplicada para Negócios.

Juliano Tobias

Por Kalyne CarvalhoJornalista Profissional – SC 4107

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 13

Page 14: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Desde que começou ser implantado em Ma-ravilha no mês de março, por meio da CDL/Asso-ciação Empresarial, o Registro com Protesto tem trazido benefícios às empresas associadas. Essa é uma nova ferramenta de recuperação de crédito oferecida pela Federação das Câmaras de Dirigen-tes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), através de um convênio firmado com o Instituto de Estu-dos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB).

Ao adotarem o Registro com Protesto, as em-presas podem incluir um devedor no SPC e, ao mesmo tempo, efetuar o registro do cliente junto ao Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos, que também é parceiro da iniciativa em Maravi-lha. A grande vantagem refere-se ao custo, já que o empresário não precisa pagar os emolumentos cartorários, cabendo ao devedor, quando for pa-gar seus débitos, acertar os custos com o cartório.

Até agora, mais de 30 empresas ligadas à CDL/Associação Empresarial de Maravilha já ini-ciaram a inclusão de seus inadimplentes nesta modalidade e estão recebendo pagamentos atra-sados. Uma dessas empresas é o Posto Máximo, que, segundo a sócia-gerente Simone Regina Tu-meleiro, está vendo uma grande vantagem nesta nova modalidade de registro.

“Antes ficava muito caro para protestar no cartório, então o fato de pagarmos somente R$ 10 permite que a gente consiga registrar dívidas menores e deixa também o consumidor mais

cauteloso, pois a dívida fica registrada por mais tempo. Acredito que foi um grande avanço e de agora em diante faremos todos os registros do SPC com o protesto”, enfatiza. De acordo com ela, é importante que as empresas se organizem e tenham a documentação necessária para utilizar esta ferramenta.

Para obter mais informações e utilizar o Registro com Protesto, os associados devem entrar em contato com a CDL/Associação Em-presarial e solicitar a liberação do serviço no sistema. Isso ocorrerá mediante assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o as-sociado compromete-se a seguir as regras re-ferentes ao envio de títulos ao cartório, entre elas o destaque para a necessidade de ter em sua posse o documento que comprove a dívida que está sendo executada.

Parceria com o Sicoob Credial – A equi-pe da CDL/Associação Empresarial, acompa-nhada da vice-presidente da entidade, Poliana de Oliveira, e do diretor de Serviços, Paulo Cé-sar Hubner, esteve reunida com colaboradores do Sicoob Credial para apresentar o Registro com Protesto, no dia 2 de maio, na sede da entidade.

Já no dia 13, o coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva, conversou com o gerente de TI do Sicoob Credial, Marcos Trebien, para repassar mais detalhes do serviço. A partir das considerações, a cooperativa de cré-dito manifestou interesse em estar utilizando o Registro com Protesto, oferecendo-o aos clientes que emitem boletos pela cooperativa de crédito. A operacionalização do serviço e a forma de parce-ria com a entidade ainda serão acordadas.

Treinamento às CDLs – Visando capacitar os colaboradores das CDLs da região para a utili-zação do Registro com Protesto, a FCDL/SC tam-bém promoveu treinamento, no dia 12 de maio, em Palmitos. O evento contou com a participação das colaboradoras da CDL/Associação Empresa-rial, Maira Piccoli e Rejane Nunes.

Protesto em cartório por meio do SPC trazvantagens aos empresários

Empresária Simone Tumeleiro destaca as vantagens do novo serviço

Parceria com o Sicoob Credial está sendo formatada

Treinamento às CDLs foi realizado em Palmitos

14 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 15: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

A procura pelos presentes de Páscoa e Dia das Mães, celebrados nos dias 20 de abril e 11 de maio, respectivamente, movi-mentaram diversos segmentos do comércio de Maravilha, gerando aumentos significati-vos nas vendas. Na semana que antecedeu a Páscoa, houve um aumento médio de 3,75% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013. Já no Dia das Mães a alta foi de 5,6%, conforme pesquisa realizada pela CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha.

Quanto à forma de pagamento na Páscoa, houve um equilíbrio entre o total de vendas à vista e a prazo: 51,73% dos consumidores optaram por pagar na hora e outros 48,26% decidiram parcelar suas compras. O levanta-mento aponta ainda que 41,6% das compras foram parceladas no carnê da loja e 39,6% foram pagas em dinheiro. O restante foi pago com cartão (14,7%) e cheque (3,9%).

No Dia das Mães, 52,3% das vendas foram à vista e 47,7% a prazo. Em relação à forma de pagamento, o comércio ven-deu 40,03% das mercadorias em dinheiro, 34,66% no carnê, 19,6% no cartão e em tor-no de 5,7% com cheque. Segundo os empre-sários consultados, o maior volume de vendas ocorreu na véspera, Sábado Mais, quando o

comércio atendeu em horário especial.Enquanto, no município, as vendas têm

apresentado resultados positivos, em nível estadual e nacional as pesquisas apontam queda ou um crescimento mais moderado nas vendas. A diretora de Comércio da CDL/Associação Empresarial, Neiva Gomes de Oli-veira, ressalta que “muito desse resultado se deve ao empenho dos empresários de esta-rem sempre inovando e também vale desta-car a decoração de Páscoa efetuada pela pre-feitura e as ações realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Comercial. Tudo isso contri-buiu para termos um resultado satisfatório”.

Para o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle, os dados são influenciados também pelos dife-renciais oferecidos pelo comércio local, entre eles, produtos de qualidade e bom atendi-mento.

Páscoa e Dia das Mães geram crescimento nas vendas do comércio

Cheque é ordem de pagamento à vista, emi-tida contra um banco, em razão de provisão que o emitente possui junto ao sacado, proveniente essa de contrato de depósito bancário ou de abertura de crédito (COELHO, Fábio Ulhoa).

Assim, todos os negócios jurídicos entabula-dos e estabelecidos como forma de pagamento a entrega de cheque, o credor deverá apresentar ao banco sacado, para liquidação, dentro prazo de 30 (trinta) dias se cheque da “mesma praça”; e 60(sessenta) dias para cheque de “praças di-ferentes”.

Uma vez apresentada à cártula ao banco sacado e verifi cada a insufi ciência de fundos o credor poderá protestar o cheque desde que en-caminhe ao cartório no prazo de 30 dias, se o título é da “mesma praça”; e em 60 dias se de “praças diferentes”.

Portanto, o protesto de cheque fora destes prazos ou em outra cidade que não aquela que for o do lugar de pagamento ou do domicilio do emitente, é ilegal.

Importante mencionar que os cartórios de protesto não estão obrigados a negar o protesto

de títulos de crédito (cheques, notas promissó-rias, letra de câmbio e duplicata) prescritos (com mais de 3 anos da data em que o título venceu e não foi pago), no caso de haver o protesto após o prazo de prescrição, o mesmo é ilegal e o consumidor tem o direito de buscar a justiça o pedido da imediata sustação do mesmo.

Dessa forma, caberá ao credor a atenção quanto aos prazos prescricionais de protesto de cheque para que possa corretamente efetuar o protesto, e assim exigir seu crédito de forma legal.

ESPAÇO JURÍDICODr. Alex Faturi Delevatti - OAB/SC 19.535-A

Prescrição para protesto de cheque

Datas comemorativas movimentaram as lojas

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 15

Page 16: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Os fogões de mesa – mais conhecidos como cooktops –, sejam eles básicos ou com vidros coloridos, estão cada vez mais presentes nos la-res brasileiros, especialmente pela expansão dos móveis planejados, que geralmente agregam esse produto ao seu design. Pouca gente sabe, entre-

tanto, que uma das empresas mais conhecidas na região por fabricar este produto é de Maravilha.

A história iniciou em janeiro de 2010, quan-do o técnico em Laboratório Irineu Bourscheid e o projetista Volmir Cecatto decidiram investir em um negócio próprio e fundaram a Chamalux. “Vi-

mos que tinha uma carência no mercado e que as empresas não acreditavam nesse produto que temos hoje, aí surgiu a intenção de estarmos pro-duzindo o cooktop, o fogão de mesa, que hoje é nosso carro-chefe. Como já tínhamos uma expe-riência com esse produto, conseguimos atender a

VITR

INE

DA IN

STRI

A

O setor industrial de Maravilha vem crescendo a cada ano com a criação de novas empresas no município e investimentos para ampliar a produ-ção das indústrias já consolidadas. Para termos uma ideia da representatividade deste setor, em 2013 ele foi responsável por 54,13% do movimento econômico da Cidade das Crianças, conforme divulgado extraoficialmente pela prefeitura, em março deste ano, com base em dados da Associação dos Municípios do Entre-Rios (Amerios).

Encontramos, em Maravilha, indústrias de diversos portes e segmentos. Algumas delas ainda estão em processo de consolidação, ainda não contam com um espaço adequado ou não têm tanta visibilidade apesar de atuarem com produtos e soluções inovadoras.

Devido a isso, a partir deste mês, a revista Líder Empresarial contará com a Vitrine da Indústria, um espaço onde, a cada edição, contaremos a história de uma indústria associada, levando a conhecimento do público seus produtos, dificuldades e necessidades, além de relatarmos fatos da carreira empreendedora de seus idealizadores.

Esse trabalho será acompanhado pelo diretor de Indústria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Márcio Adelir Ludke, com o objetivo de aproximar ainda mais a entidade dessas empresas e ouvir seus anseios. “Faremos também uma pesquisa junto às empresas da indústria para termos dados mais precisos sobre suas características e necessidades”, comenta. Segundo ele, com essas informações será possível reivindicar por ações mais pontuais em benefício do setor.

Chamalux: empreendedores encontram oportunidade de mercado para um produto em ascensão

Equipe da Chamalux trabalha em espaço reduzido para atender a demanda.

São produzidos de 2,9 mil a 3,2 mil unidades do fogão de mesa por mês

16 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 17: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

expectativa do nosso cliente em relação à qua-lidade do produto e o atendimento pós-venda”, relata Bourcheid.

A indústria, localizada atualmente no bairro Frei Damião, tem uma equipe de cinco profissio-nais que produzem, em um espaço de 450m², de 2.900 a 3.200 unidades do cooktop por mês. De acordo com os empresários, um dos grandes dife-renciais foi o lançamento dos fogões com a mesa de vidro colorida, uma novidade no mercado. “Em função disso, despertamos o interesse de grandes redes na compra desse produto”, afirmam. Outra inovação foi a fabricação do cooktop de cinco bo-cas com um queimador quadrichamas.

Além dos fogões de mesa, a empresa produz fogões industriais, fogareiros, discos, e está pla-nejando o lançamento de um novo produto para 2014. “Apesar de o mercado ainda não ter reagi-do neste ano, nossa expectativa é ter um cresci-mento de 40% em relação a 2013, tendo em vista a grande procura pelo cooktop e o lançamento de mais um produto, que vai depender também de uma ampliação em nosso espaço físico”, desta-cam os empresários.

Matéria-prima, vendas e assistência técnica

Em relação à matéria-prima utilizada na in-dústria, os empreendedores comentam que 99% vem de São Paulo, Curitiba e do litoral de Santa Catarina: “Ainda não temos fornecedores em nos-sa região, inclusive uma das peças que utilizamos vem da Itália, que é o queimador, devido à quali-dade desse produto”.

Toda a produção da Chamalux é repassada para o setor varejista que vende para o consumi-dor final, ou seja, até então não há venda direta na empresa. O principal foco está na região Sul, entretanto, a comercialização está se estendendo para os estados de São Paulo e Minas Gerais por meio de 11 representantes comerciais.

A assistência técnica é realizada por empre-sas terceirizadas e autorizadas pela Chamalux. Da mesma forma, o transporte dos produtos até as lojas é direcionado a empresas do setor.

Mão de obra e estrutura físicaConforme os proprietários da Chamalux,

atualmente o maior problema enfrentado pela

empresa é a falta de espaço físico para ampliar a produção. “Nós iniciamos a indústria em uma estrutura própria, sem nenhum incentivo, e em outubro do ano passado nos mudamos para esta estrutura alugada. Aqui temos todo o estoque de matéria-prima, estoque do produto acabado, ma-nufatura, expedição e escritório”, explicam.

Com essa expansão, será necessária a con-tratação de mais profissionais. A preferência dos empresários é por candidatos mais jovens, por ser um trabalho mais leve, mas que exige agilidade. Para Bourscheid, é importante valorizar todos os colaboradores da mesma forma: “Conversamos diretamente com todos, sem distinção entre pa-trão e empregado”.

Aliado a isso, a empresa preocupa-se em ofe-recer uma remuneração compatível, evitando a rotatividade. “Já iniciamos com um salário-base de metalúrgico e após o período de experiência aumentamos conforme o desempenho do funcio-nário”, menciona o empresário.

Valorização da indústria localBourscheid acredita que a primeira medida

para elevar a expansão das indústrias no muni-cípio é valorizá-las: “Temos pequenas indústrias que precisam de um baixo investimento se com-parado ao que é oferecido para empresas maiores

que vêm de fora. Hoje precisamos de estrutura, tanto para a indústria quanto para o comércio, que são os setores que mais trazem retorno para o município e que estão praticamente abandona-dos”.

Em sua opinião, a valorização das empre-sas locais dará condições para elas oferecerem mais benefícios e qualificação aos colaborado-res, fazendo-os permanecer no emprego, sem ser necessária a contratação de pessoas de outras localidades. “Sem pensarmos no lado partidário, precisamos que a administração municipal, junto com os vereadores, busquem as informações do que o município precisa e tomem as decisões em relação a isso”, finaliza.

Empreendedores exibem, com orgulho, o cooktop, principal produto fabricado pela empresa

Diretor de Indústria da entidade, Márcio Adelir Ludke, destacou o objetivo de valorizar as indústrias locais

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 17

Page 18: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

01 José Marino Klein - Ceraçá01 Eduardo Miguel Simon - Reafrio01 Cristian André Kempf - Kempeli Design e Comun.01 Luciana Mirtes Schneider Heidt - Ki-Amor Floricultura 02 Gilmar Antonio Schaefer - Tele Artes Gráfica03 Claudete Naue Mocelin - Cia do CD03 Cristiane Maria Chitolina - Clínica Equilibrium Vitae03 Oneide Spagnol Staudt - Staudt Confecções05 Odete Cerutti - Jaciara Guerra 05 Osmar Kreutz - Nossa Loja06 Irineu Bourscheid - Chama Lux07 Vania Lobler de Freitas - Kasa Nobre 07 Loiva Maria Federizzi - Cristal Ótica07 Nadir Basso - Ceraçá07 Rosane de O. Engelmann - MM Bebidas08 Fabio César da Cruz - Fábio Informática08 Tamara Daiana Sechi - Auto Posto VVS08 Jamile Rosa Segala Zanetti - Líder Farma Manipulação09 Fábio Machado - MB Catarinense09 Rosemar Badia Biazi - Ceraçá11 Márcia Lara Dias - Lanz & Lara Contabilidade11 Dilva Bertoldi Benvenutti - Unoesc Maravilha11 Gelson Rossato - Super Dallas11 Marina Sequeira - Colchões Ortobom11 João Batista Reis - Dinfer Inox12 Rafael Petry - Oeste Emp. Imobiliários 12 Antonio Valério Pissatto - Mecânica Irmãos Pissatto12 Denise Primon - Portal Veículos12 Edi Vivian - Mercado Vivian12 Nair Terezinha Hilgert - Maravilha Palace Hotel

12 Rudy Klement - AK Imibiliária 12 Wolmir Hubner - Rádio Líder FM13 Rafael Antonio Gambatto - Gambatto Motos15 Diego Djoni Lang - Funerária Mayer 15 Eloy José Ranzi - Rádio Difusora15 Ivone Frozza - Alimentos Vitória15 Leoni Ana Weber - Anna Kai Confecções15 Mirtes Kremer Grando - Encanto Decorações15 Andrea M. Gerhardt - Oeste Tintas 16 Camille Kuhn - Auto Mais Corretora de Seguros 16 Ivone Terezinha Schimidt - Transportes Tricolor 18 Guido Wagner - Super Sertão Alim./Casa Marla 18 Mari Engler - Mari Modas18 Valmir José Zanin - Madeireira Zanin19 Júlia Maria Spessato - Abastecedora Maratona19 Graciela Maristela Dall’Agnol - Divine Arquitetura20 Leoni Dupond - Opção Modas21 Neivaldo Menegassi - Menegassi Auto Center 22 Patricia Tumelero - Fábio Informática23 Delson José Roman - Deco Mat. de Construção23 Eloi João Becker - Pro Pé Calçados27 Evandro Luis Beduschi - Maravilha Alimentos27 Idenir Inacio Secchi - Maravimotos27 Ivandir Luiz Fávero - Ecoo Print 28 Cidenir da Rosa - Padaria Clarice29 Eliana Reitter Estefano - Erva Daninha29 Ilda Maria Pissatto - Mecânica Irmãos Pissatto 29 Pedro Kerkhoff - Super Kerkhoff29 Jacir P. Lopes Duarte - Jallos Cabeleireiros

Aniversariantes de junho

A Comissão Central Organizadora (CCO) da Feira Comercial e Industrial de Maravilha – Fecimar 2014 está trabalhando para ofere-cer atrações diferenciadas nos dias 13 a 16 de novembro. A CCO é presidida pelo secre-tário de Indústria, Comércio e Turismo (Sic-tur), Olacir Broetto, e vem se reunindo perio-dicamente para dar sequência aos trabalhos.

O presidente da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, Jeovany Folle, vem acompanhando as reuniões e garante que o público pode aguardar um grande evento. A programação oficial será divulgada somente no lançamento da feira, possivelmente no mês de julho. Os expositores interessados podem contatar a Sictur para obter mais in-formações sobre os espaços disponíveis.

Fecimar trará shows diferenciados para Maravilha

Presidente da CDL/Associação Empresarial está acompanhando reuniões da CCO

18 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 19: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial

Novos associados

Kaizen Cursos e TreinamentosRua 2, 108 – B. Floresta

(49) 3664-3390

Esquadrias CetegrasRua Ex-Comb. Ervin Krauspenhar, 55

Centro – (49) 3664-4251

MH TelecomunicaçõesAv. Getulio Vargas, 870-N – Ed. Central Park – Chapecó/SC – (49) 2049-2800

Transportes SchmidtAv. Maravilha, 456 – Ap. 202 – Centro

(49) 8401-6318

Bazar e Papelaria DuendeAv. Maravilha, 383 – Sala 07 – Centro

(49) 3664-1101

Cravo e CanelaAv. Euclides da Cunha, 511 - Sala 01

Centro – (49) 8817-2193

Com foco na indústria, a empresa inau-gurou em janeiro e dispõe de cursos, trei-namentos e consultoria na área de gestão de processos.

Com 10 colaboradores, a empresa traba-lha com esquadrias metalúrgicas e vidra-çaria, atendendo toda a região.

A empresa, que atua como provedor de internet, iniciou suas atividades em abril de 2011 e conta com 36 colaboradores, atendendo Chapecó e região.

A empresa realiza o transporte de frangos na região Oeste e grãos para todo o país. Com três colaboradores, foi fundada em outubro de 2013.

A empresa foi fundada em janeiro de 2002 e oferece artigos de bazar, papelaria e brinquedos A equipe é formada por qua-tro profissionais.

Inaugurada em maio deste ano, a loja ofe-rece confecções masculinas e femininas, além de acessórios e lingeries.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 19

Page 20: Expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/80-edicao---junho-2014... · Expediente Índice Revista Líder Empresarial Uma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial