expediente - cdl/associação empresarial de...

20

Upload: others

Post on 08-Jan-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Expediente

Índice

Revista Líder EmpresarialUma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Jornalista responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos, fotos e diagramação: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico: Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição gratuita

03PALAVRA DA DIRETORIA

04 REPRESENTATIVIDADE

08PROGRAMA EMPREENDER

14SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

CDL/Associação Empresarial de MaravilhaFone: (49) 3664-0414 | [email protected]

Avenida Maravilha, 203 | Centro | Maravilha/SC | CEP 89874-000www.aemaravilha.com.br

Diretoria gestão 2014/2015Presidente: Jeovany Folle Vice-presidente: Poliana de Oliveira Secretária: Jamile R. Segala ZanettiDiretora tesoureira: Jucilei M. P. Honaiser Diretor de Indústria: Márcio A. Ludke Diretora de Comércio: Neiva S. G. de Oliveira Diretor de Serviços: Paulo César Hubner Diretor de Agronegócios: Daniel FerrariDiretora de SPC/Serasa: Simone M. Zanotto Diretor de Aperf. Profissional: André ChavesDiretora de Rel. Públicas, Mark. e Eventos: Caroline Maldaner Diretora do Projeto Empreender: Patricia Boff

Conselho Fiscal - Titulares:Mário Sérgio Pires Pinheiro Claudia A. L. Vendrame Nelson Tischer

Conselho Fiscal - Suplentes:Murilo Lopes DuartePio Gênio Turatti

Conselho Deliberativo Jonas Dall’Agnol Vitaliano Tonkiel Gelson Rossetto

Artigo elaborado pelo diretor de Agronegócios da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Daniel Ferrari; Agenda.

Empresários participam do maior evento do varejo catarinense; Treinamento comercial é oferecido ao 3º Distrito; Entidade é representada no Congresso Empresarial da Facisc e Fórum CACB Mil; Hospital São José recebe doação após evento; Nova diretoria da entidade será eleita em novembro; 3º Fórum Empresarial aborda os desafios em tempos de mudanças; Palestra com Miguel Boaventura.

Família Lima é uma das atrações do Natal Regional Luz e Magia 2015; Workshop Vitrines de Natal; Estu-dantes da Unoesc conhecem atuação do Núcleo dos Transportadores; Jantar é promovido pelo Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso; Curso básico para mulheres será oferecido pelo Núcleo de Au-tomecânicas; Conheça os finalistas do prêmio Empresário do Ano 2015 e Destaques Empresariais; Artigo: A Responsabilidade Solidária do contabilista; Nucleados realizam visita técnica; Jovens orientam população durante o Feirão do Imposto 2015; Evento “Criança, a festa é sua!”.

Artigo jurídico: Das obrigações advindas da oferta ao consumidor; Federação das CDLs apresenta o Lucro Certo; Vitrine da Indústria: Casa Bonita investe em novo ambiente e agrega produtos diferenciados; Inicia nova turma do Programa Desenvolvimento de Lideranças; Entidade oferece planos odontológicos da Unio-donto; Artigo Miguel Boaventura; Aniversariantes de outubro; Novos associados.

2 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Palavra da Diretoria

O agronegócio catarinense vive um bom momento no cenário econômico. É um setor que está se mantendo forte e em crescimento, graças aos grandes empreendedores que temos em nossa região. Este setor passou por várias dificuldades no passado, mas os investimentos em tecnologia e modernidade, seja na produção ou na indústria, foram fundamentais para o crescimento e para a perpetuação no mercado mundial.

O produtor sofreu, em primeiro lugar, uma seleção, onde ficaram produzindo somente os que têm vocação, persistência e muita força de vontade, pois as duras regras impostas pelos consumidores fizeram com que não se pudesse mais produzir de qualquer jeito, tudo precisa atender a uma legislação vigente. As indústrias também fizeram sua parte, se modernizando e padronizando sua matéria-prima, pensando na viabilidade de cada setor, onde o cliente dita as regras ao seu fornecedor de como deve produzir e com quais qualidades os produtos precisam ser contemplados.

A CDL/Associação Empresarial, juntamente com a administração municipal, a Secretaria Municipal de Agri-cultura, o Conselho Municipal de Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mara-vilha e Região, realizou, em agosto, o evento Destaque Rural 2015.

O objetivo foi reconhecer os representantes dos principais setores do agronegócio maravilhense, sendo agraciados, nesta edição, os produtores Jaime Defant (agroindústria); Amarildo Jaci Albrecht (aves de postura); família Kunzler (feijão); Gilmar Luzzi (frango de corte); Pedro Osmar Lusa (fumo); Carlinho Luzi (gado de corte);

Iraci Maria Echer (hortifruti); Loivo e Waldir Felimberti (leite); Gilmar Valdir Von Borstel (milho); família Haack (ovinos); Inácio Prante (peixe); Albano Honaiser (soja); Zalo Antônio Rigoni (suínos) e Renato Grando (trigo), além de Waldir Felimberti, destaque na marcação de chuvas.

O agronegócio representa, para Maravilha, grande importância econômica, e é um setor que baliza o nosso comércio, pois, de certa forma, todos depen-demos direta ou indiretamente dele. A diretoria de Agronegócios da CDL/Associação Empresarial quer estar presente na vida do nosso produtor rural, sendo apoiadora e incentivadora de ações voltadas ao agronegócio do município, levando formação e informação a esta importante classe. Queremos parabenizar os Destaques Rurais de 2015 e seus familiares e nos colocar à disposição para um forte elo entre produtores rurais e CDL/Associação Empresarial.

Daniel FerrariDiretor de Agronegócios

Agenda06-10 4º Módulo do Programa Desenvolvimento de Lideranças (turma 1), terça-feira, das 8h às 17h, na CDL/Associação Empresarial. 07-10 Reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor, quarta-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.08-10 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.10-10 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.12-10 7ª Gincana Cidade das Crianças, segunda-feira, às 13h, na praça Pe. José Bunse.13-10 1º Módulo do Programa Desenvolvimento de Lideranças (turma 2), terça-feira, das 8h às 17h, na CDL/Associação Empresarial.14-10 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.15-10 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h15, na CDL/Associação Empresarial.17-10 Curso de Mecânica Básica para Mulheres, sábado, das 14h às 18h, na mecânica Chicão Motores.19-10 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, segunda-feira, às 19h, em STP.20-10 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.20-10 Reunião do Núcleo Metalmecânico, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.21-10 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 19h30, na Mecânica Automotor.22-10 Reunião do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.23-10 Empresário do Ano 2015 e Destaques Empresariais, sexta-feira, às 19h30, no Maravilhas Park Hotel.27-10 2º Módulo do Programa Desenvolvimento de Lideranças (turma 2), terça-feira, das 8h às 17h, na CDL/Associação Empresarial.27-10 Workshop Vitrines de Natal, com Fabiane Ewald Saad, terça-feira, às 19h30, na CDL/Associação Empresarial.30-10 Reunião do Núcleo dos Transportadores, sexta-feira, às 7h30, na CDL/Associação Empresarial.

Agronegócio: uma bandeira verde e amarela

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 3

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha sediou, no dia 8 de setembro, um treinamento comercial para as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) que integram o 3º Distrito da Federação das CDLs (FCDL/SC) – Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Saltinho, Cunha Porã, Iraceminha e Mo-delo. A capacitação contou com a presença do diretor distrital, Jonas Dall’Agnol, presidentes, di-retores e gestores das entidades, que receberam orientações da representante comercial da FCDL/SC, Diana Segalin.

Ela comentou sobre as novas opções de con-sultas disponibilizadas pela federação no sistema do SPC, entre elas, a consulta para declaração

automotiva, obrigatória para todas as revendedo-ras de veículos. Outra novidade são as opções de consulta 30 e 80, mais direcionadas às empresas da indústria, com informações de pessoas físicas e jurídicas.

O Registro com Protesto também foi frisado por Diana. Somente em Maravilha, mais de 100 empresas estão utilizando este serviço, implanta-do em 2014. Segundo a representante comercial da FCDL/SC, a correta análise de crédito é essen-cial para evitar a inadimplência, especialmente na época de final de ano, quando os consumidores estão mais propensos a comprar, influenciando nos índices de endividamento.

Para saber mais informações sobre os serviços oferecidos e esclarecer dúvidas sobre as consultas do SPC, os associados podem entrar em contato com a CDL/Associação Empresarial.

Treinamento comercial é oferecido ao 3º Distrito

Entre os dias 10 e 12 de setembro, um grupo de empresários ligados à CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha participou, em Florianópolis, da 46ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, uma iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Além do presi-dente Jeovany Folle e da vice-presidente Poliana de Oliveira, uma delegação de 15 associados represen-tou a entidade no evento, que contou com mais de 1,2 mil inscritos.

A partir do tema “Evolução no varejo”, a con-venção oportunizou palestras e debates sobre co-

municação e marketing digital, experiências empre-sariais de sucesso em vendas, análise dos cenários político e econômico e gestão de pessoas. Além disso, houve a posse da nova diretoria da federação, presidida por Ivan Roberto Tauffer, e a diplomação dos diretores distritais, entre eles, o ex-presidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, que assumiu oficialmente o comando do 3º Distrito da FCDL/SC.

Na opinião do presidente Folle, os temas abor-dados no evento foram bastante oportunos, mos-trando que as empresas ainda podem se reinventar e melhorar seu planejamento e vendas para fechar

o ano com bons resultados. “Ficou muito clara a ne-cessidade da busca constante por inovação, mudan-ça na forma de pensar e valorização das equipes”, destaca. “Nesta edição, tivemos um número expres-sivo de participantes de Maravilha e, nas próximas oportunidades, queremos contar com um número ainda maior de associados, pois a aprendizagem é muito grande”, complementa.

Uma equipe de colaboradores da Informar acompanhou a programação e, segundo eles, o evento atendeu todas as expectativas. “As palestras foram ótimas, os temas abordados atuais e dentro da realidade, o custo foi acessível, o local e o aten-dimento foram maravilhosos. A escolha da data do evento foi muito importante, pois os varejistas estão se preparando para as atividades do final de ano”, ressaltam.

Quanto ao conteúdo das palestras, eles afir-mam: “Conhecer bem o cliente, atendê-lo bem, sa-ber divulgar seus produtos, técnicas diferenciadas de marketing e informações de como agir economica-mente sobre o mercado, dentre outros, serão pontos importantes a serem aplicados em nossa empresa, que nos foram transmitidos nas palestras”.

Empresários participam do maior eventodo varejo catarinense

Representantes maravilhenses na 46ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Florianópolis

Serviços da FCDL/SC estiveram em pauta

4 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

A eleição da diretoria da CDL/Associação Em-presarial de Maravilha para o biênio 2016/2017 está marcada para o dia 16 de novembro. Confor-me prevê o estatuto, os interessados em formar chapa deverão inscrevê-la até o dia 11 de novem-bro, às 18h, na secretaria da entidade.

No caso de haver apenas uma chapa inscri-ta e apta para eleição, o Conselho Deliberativo convoca assembleia, no dia 16, para votação por aclamação. A primeira chamada será às 19h e, a segunda, às 19h30, no auditório da CDL/Associação Empresarial. Caso eleita, a nova diretoria será em-

possada no mesmo dia. Se houverem duas ou mais chapas registradas,

ocorre eleição por voto secreto, também no dia 16, no mesmo local, porém no horário das 8h às 18h. Outras informações sobre a eleição da nova dire-toria podem ser obtidas junto à entidade.

Nova diretoria da entidade será eleita em novembro

A Sociedade Beneficente Hospitalar Mara-vilha (Hospital São José) recebeu, no dia 1º de setembro, a doação dos lucros obtidos com a re-alização do Destaque Rural 2015, no último dia 14 de agosto, na linha Primavera Alta. O evento foi promovido pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Conselho Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Fa-miliar de Maravilha e Região (Sintraf), com apoio

da administração municipal e empresas parceiras.A comissão organizadora repassou à dire-

tora executiva do hospital, Neiva Schaefer, e ao contador, Celço José Renck, o valor de R$ 1.181,25, além de R$ 300 em produtos alimen-tícios. Segundo eles, o montante será utilizado na aquisição de carros de curativos, facilitando o atendimento aos pacientes de todas as alas do hospital.

Hospital São José recebe doação após evento

Lucro do Destaque Rural foi repassado à instituição

Membros da diretoria, colaboradoras e inte-grantes dos núcleos do Jovem Empreendedor, da Mulher Empresária, Metalmecânico e Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis da CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha participaram, nos dias 27 a 29 de setembro, em Florianópolis, do Congresso Empresarial da Federação das As-sociações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e 2º Fórum Nacional CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Em-presariais do Brasil (CACB).

A programação reuniu mais de mil pessoas no Resort Costão do Santinho, agregando even-tos paralelos como a posse da nova diretoria da Facisc e dos conselhos estaduais, 12º Encontro Nacional do Empreender, 15º Encontro Catarinen-se do Jovem Empreendedor, 21º Encontro Esta-dual de Mulheres Empresárias, Reunião Nacional de Assessores Jurídicos e Reunião de Núcleos de Corretores e Imobiliárias.

Entre as atrações, ocorreram painéis com a apresentação de cases de sucesso de núcleos do Programa Empreender; palestras com a jornalista Miriam Leitão, com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e com o pro-fessor e colunista do jornal O Estado de São Paulo, Roberto Romano.

Reeleito para conduzir a Facisc no biênio 2015/2017, o presidente Ernesto João Reck foi ofi-cialmente empossado durante o congresso. A vice--presidente da CDL/Associação Empresarial, Poliana de Oliveira, também foi reconduzida ao cargo de 2ª vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme).

Entidade é representada no Congresso Empresarialda Facisc e Fórum CACB Mil

Programação reuniu mais de mil participantes, agregando painéis, palestras e workshops, além da solenidade de posse

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 5

Mais de 400 empresários, colaboradores e estudantes participaram da programação do 3º Fórum Empresarial, realizado nos dias 15 e 16 de setembro, com o tema “Desafios em tempos de mudanças”. O evento foi promovido pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha e pelo curso de Administração da Unoesc, com patrocínio do Sicredi Alto Uruguai, contemplando quatro ofici-nas e uma palestra de encerramento.

Neste ano, o principal foco da programação foi a gestão de pessoas, conforme explica o presi-dente da entidade, Jeovany Folle: “A cada edição, fomos aprimorando nosso evento, agregando parceiros e ajustando a programação conforme as sugestões enviadas pelos próprios participantes. Neste ano, em especial, trabalhamos de maneira mais acentuada o tema gestão de pessoas, pois envolve o relacionamento interpessoal, o com-

prometimento, a liderança, dentre outros fatores que compõe o clima organizacional e interferem diretamente no resultado das empresas e na sa-tisfação dos colaboradores”.

O empreendedor, publicitário e administrador Felipe Mandawalli ministrou a oficina “Modelos de negócios inovadores: Método Canvas”, evi-denciando o funcionamento dessa ferramenta estratégica para as empresas. Sua oficina ocorreu no auditório da Unoesc e contemplou duas tur-mas de participantes.

Já no auditório da CDL/Associação Empresa-rial, o professor Rafael Gregório Jaworski, que atua como gerente de Recursos Humanos da Pormade Portas, de União da Vitória/PR, compartilhou sua experiência durante a oficina “Como construir e manter um excelente local para se trabalhar”. No mesmo local, a jornalista e palestrante na área

de gestão de pessoas, Michele Fernandes Bonilla, falou sobre o tema “Comunicação – O oxigênio no trabalho”, mostrando a importância da comu-nicação eficaz dentro das empresas.

“A crise só vai passar com o jovem entrando no jogo”

A palestra de encerramento, realizada no no Lar de Convivência de Idosos, destacou os impactos do aumento da expectativa de vida no mercado de trabalho e as mudanças no compor-tamento dos jovens das gerações Y e Z. Intitulada “Encontro de gerações”, a explanação foi minis-trada pelo consultor Sidnei Oliveira, autor de vá-rios livros sobre liderança e geração Y e expert em conflitos de gerações.

Ao apresentar as alterações no ciclo de vida da população e nos períodos de desenvolvimento, Oliveira explicou como vêm ocorrendo uma mu-dança de comportamento nas novas gerações e como as empresas devem estar preparadas para receber os jovens atuais. “A nova geração apren-de que nada tem consequência, não aprende a lidar com as frustrações e fica despreparada para o mundo, porque foi acostumada a ganhar tudo o que queria. Saber lidar com as consequências das escolhas é sinal de maturidade”, afirmou.

O palestrante fez um pedido aos jovens da plateia para que se comprometam com o traba-lho e, aos profissionais mais experientes, solicitou que abram espaço e repassem o conhecimento. “A crise só vai passar com o jovem entrando no jogo, se envolvendo e participando das decisões”, enfatizou.

3º Fórum Empresarial aborda os desafiosem tempos de mudanças

Palestra principal, com o tema “Encontro de Gerações”, foi ministrada pelo consultor Sidnei Oliveira

Felipe Mandawalli esteve à frente da oficinasobre o método Canvas

Comunicação no ambiente de trabalho foi o temada oficina com Michele Fernandes Bonilla

Rafael Jaworski compartilhou sua experiênciana área de gestão de pessoas

6 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 7

Uma comissão formada por representantes da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, do Núcleo de Desenvolvimento Comercial e da Prefeitura de Maravilha está se reunindo periodi-camente, nos últimos meses, para discutir sobre a decoração e iluminação natalina, shows e atrações que compõe a programação do Natal Regional Luz e Magia 2015. Todos os eventos serão gratuitos e abertos à população de Maravilha e região.

Pensando sempre em inovar e fomentar o co-mércio e o turismo do município, uma das apresen-tações será o show com a Família Lima, no dia 15 de dezembro, na praça Pe. José Bunse. Os recur-sos para viabilização do evento, organizado pela entidade, são fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), com contrapartida da prefeitura.

A programação oficial do Natal Regional Luz e Magia inicia dia 29 de novembro, com a tra-dicional Caminhada das Lanternas, organizada pelos casais reencontristas da Igreja Evangélica

de Confissão Luterana no Brasil, culminando com o acendimento das luzes de Natal.

Por meio do Departamento de Cultura, será re-alizada, no dia 6 de dezembro, também na praça, uma apresentação do Circo de Palco e, no dia 13, show instrumental com Délcio Tavares, viabilizado com recursos da Lei Rouanet.

Já para o dia 20, está sendo preparada uma

apresentação da escola de música Supercordas, contemplando ainda a entrega da premiação do concurso de decoração natalina em residências, pro-movido pelo Núcleo de Desenvolvimento Comercial, e a chegada do Papai Noel. O Natal Regional Luz e Magia 2015 encerra em 31 de dezembro, com a realização do Show da Virada, organizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Família Lima é uma das atrações doNatal Regional Luz e Magia 2015

Show, organizado pela CDL/Associação Empresarial, será realizado no dia 15 de dezembro, na praça da Igreja Matriz

8 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Integrantes do Núcleo dos Transportadores, ligado à CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha, foram convidados pelos acadêmicos do 6º período de Administração da Unoesc para expla-nar na disciplina de Logística 2, ministrada pela professora Eliane Beduschi. No dia 8 de setem-bro, o coordenador do núcleo, Gérris Roversi, e o nucleado Mauricio Vendrame estiveram na universidade para falar sobre a atuação do nú-cleo, fundado em maio, e a participação no fórum nacional criado para debater sobre a situação do transporte no país.

Representante catarinense no Fórum Perma-nente para o Transporte Rodoviário de Cargas

– Segmento Cargas Secas, Vendrame explanou sobre as reuniões realizadas desde que o fórum foi implantado, no início deste ano, a partir das greves de caminhoneiros que paralisaram o setor em diversas regiões do país.

“Pela primeira vez na história, estão sentando na mesma mesa empresas de transportes, autô-nomos, embarcadores e representantes do go-verno para discutir sobre diversas situações que envolvem o setor. As reuniões são mensais, em Bra-sília, e os assuntos envolvem a questão do pedágio, investimentos em infraestrutura, legislação, entre outros”, explica.

Durante a conversa com os estudantes, os nu-

cleados mencionaram os atuais desafios enfren-tados pelos profissionais do ramo e apresentaram vídeos e imagens para mostrar o estado em que se encontram diversas rodovias, pontes e portos do Brasil, fazendo um comparativo com outros países.

Estudantes da Unoesc conhecem atuaçãodo Núcleo dos Transportadores

O Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, promoveu jantar, dia 11 de setem-bro, no salão comunitário do município. O evento é realizado desde 2011 pelos empresários e tem o objetivo de arrecadar fundos para projetos do núcleo, a exemplo da campanha de prêmios no Natal.

Nesta edição, o prato principal foi macarro-

nada e galeto, com a comercialização de mais de 150 jantares. A iniciativa contou com o apoio das empresas nucleadas Abastecedora Santa Terezi-nha, Agropecuária Progresso, Arco Íris Móveis, Auto Peças Santa Terezinha, Auto Posto VVS, Comercial Mundo Novo, Cooperativa Regional Auriverde, Dal Mago Materiais de Construção, Farmácia Santa Lu-zia, Gabrieli Moto Peças, Globo Tec, Matão Agrove-terinária, Sicoob Credial e loja Bella Flor.

Jantar é promovido pelo Núcleo do Comérciode Santa Terezinha do Progresso

Em outubro, o Núcleo de Automecânicas, li-gado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, promove um curso básico de mecânica para mulhe-res. Será no dia 17, das 14h às 18h, nas dependên-cias da mecânica Chicão Motores. As orientações serão repassadas pelos profissionais que integram o

núcleo, com o objetivo principal de instruir motoris-tas sobre a manutenção preventiva dos automóveis.

Conforme o coordenador do núcleo, Ademir Brutscher, a capacitação abordará acerca do sis-tema de arrefecimento, painel, freios, pneus, entre outros componentes dos veículos. Além disso, os

mecânicos passarão dicas para economizar na manutenção e os itens básicos para verificação semanal e check-up antes de viagens. As vagas são limitadas e o investimento são dois quilos de alimento não perecível. As inscrições podem ser realizadas na CDL/Associação Empresarial.

Curso básico para mulheres será oferecidopelo Núcleo de Automecânicas

Desafios enfrentados pela profissão foram destacados

Evento realizado pelos empresários ocorreu em setembro

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 9

Encerrou no dia 23 de setembro a etapa de votação on-line para eleição do Empresário do Ano 2015 e Destaques Empresariais nas catego-rias Indústria, Comércio e Prestação de Serviços. O evento é uma promoção da CDL/Associação Empresarial de Maravilha e do Núcleo da Mulher Empresária, com apoio da Prefeitura de Maravilha e patrocínio do Sicoob Credial.

Entre os dias 10 e 23, todos os associados pu-deram votar e ser votados, através do site do evento. Desta primeira votação, saíram os nomes dos nove finalistas. A segunda etapa de votação ocorre duran-te a solenidade de premiação, dia 23 de outubro, no Maravilhas Park Hotel. Os associados presentes poderão votar, inicialmente, para eleger um Desta-que Empresarial de cada uma das três categorias.

Em um segundo momento, votarão para eleger o Empresário do Ano 2015. Nesta etapa, todos os finalistas estarão concorrendo, com ex-ceção do empresário Ildo Simon, que já foi agra-ciado em 2014 e, de acordo com o regulamento, não poderá concorrer novamente neste ano para o troféu principal.

Conforme o presidente Folle, a primeira eta-pa já demonstra que o evento será um sucesso. “Estamos bastante empolgados com os enca-minhamentos que o evento está tendo junto ao Núcleo da Mulher Empresária e felizes pelas empresas finalistas, tanto pela diversificação dos segmentos quanto pela qualidade dos no-mes. Contamos com todos os associados para esta edição que será imperdível”, ressalta.

A coordenadora do núcleo enfatiza os no-vos moldes da premiação. “A mudança no for-mato do evento possibilitou a mais associados o reconhecimento e a homenagem. Isso nos motiva ainda mais a preparar com todo cari-nho a noite da premiação. É uma oportunida-de ímpar para a classe empresarial se reunir, confraternizar e eleger os empresários desta-que de cada categoria e o Empresário do Ano”, comenta Vandréa.

Os ingressos para a solenidade de pre-miação, incluindo jantar e baile com a banda Sabor do Som, podem ser adquiridos com as nucleadas ou na CDL/Associação Empresarial, no valor de R$ 60 para associados e R$ 70 para outros convidados.

Conheça os finalistas do prêmioEmpresário do Ano 2015 e Destaques Empresariais

Finalistas na categoria Comércio

Ademir Realdo AlbrechtIguatemi Alimentos

Marcus V. F. D’AgostiniRede Líder Farma

Teresinha Dreifke ZaninDuetto Modas

Ademir Realdo Albrecht nasceu em 19 de outubro de 1965, é casado com Sandra e pai de Cassio e Ramon. Na década de 1970, traba-lhava no bar e armazém Ponto Bom, que pas-sou a chamar-se Supermercado Albrecht, em 1984. A empresa familiar agregou novos sócios, em 1999, e surgiu o Iguatemi Alimentos. Hoje, Ademir também é sócio do Real Alimentos e do Supermercado Central (Pinhalzinho). Os três em-preendimentos somam 152 colaboradores.

Marcus Vinicius Ferreira D’Agostini, nascido em 5 de julho de 1964, é casado com Sirley, com quem tem os filhos Andrielli e Rodrigo. Em 1992, adquiriu parte da antiga farmácia Sul Brasil, hoje Líder Farma. Ao longo dos anos, comprou outras farmácias em Maravilha e abriu filiais pela re-gião, além de atuar com a Ilumina Decorações. Conta com 82 colaboradores em suas empresas e é um dos fundadores da Rede Líder Farma, criada em 2001.

Teresinha Dreifke Zanin nasceu em 23 de no-vembro de 1964. É casada com Silvio José Zanin e tem dois filhos, Gustavo e Susane. Iniciou sua trajetória profissional aos 17 anos, no comércio de Maravilha, e em dezembro de 1992 abriu seu próprio negócio, a Duetto Modas (na época deno-minada A Lojinha), em parceria com a sócia Leane Sueli Dreifke. Especializada na venda de calçados, confecções e acessórios femininos e masculinos, a loja conta hoje com 12 colaboradores.

10 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Finalistas na categoria Indústria

Finalistas na categoria Prestação de Serviços

Airton Adolfo StielerMulti-Aço

Celso Camilo BroettoLB Contabilidade

Patrick CantonMHNET

Ildo Antônio SimonRotoplast

Mário Sérgio Pires PinheiroPiracanjuba

Raphael Christiano DesconsiKitimar

Esposo de Marli Stieler, com quem teve os filhos Renata e Leonardo, o empresário Airton Adolfo Stieler nasceu em 5 de maio de 1965. Iniciou as atividades da Multi-Aço em 1994, com indústria de perfilados, cortes e dobras em cha-pas e distribuição de produtos siderúrgicos. Ao longo dos anos, foi investindo em sua estrutura e incrementando novos serviços. Hoje, Airton e seu sócio, Claudemir Stieler, comandam a empresa com 31 colaboradores.

Pai de Leonardo e Bruna, Celso Camilo Bro-etto nasceu em 27 de fevereiro de 1970 e é ca-sado com Marilene do Prado Broetto. Em 1994, assumiu o comando da LB Contabilidade, fundada em 1992. Atualmente, o escritório conta com 10 colaboradores e presta serviços na área contábil, fiscal e de recursos humanos, dentre outras ati-vidades. O empresário já atuou como professor universitário e delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) em Maravilha.

Patrick Canton nasceu em 28 de março de 1978, é casado com Edimara Becker e tem duas filhas: Marilia e Valentina. Iniciou sua carreira como autônomo aos 16 anos, prestando serviços na área de informática. Foi sócio da Infopoint e em 2002 fundou a MHNET, hoje com 120 colaboradores. Além do acesso à internet, fornece intranets, hos-pedagem de domínios, servidores de e-mail, tele-fonia fixa e comutada com portabilidade numérica, além de estar iniciando atividades de TV a cabo.

Nascido em 19 de fevereiro de 1963, Ildo Antônio Simon é casado com Marli e tem dois filhos – Rubia e Thiago. Em 1985, em Pinhalzi-nho, Ildo deu início às atividades da Avioeste. Também ajudou na constituição da Realce e da Reafrio, porém não é mais sócio das mesmas. Há 10 anos, fundou a Rotoplast Climatizadores Evaporativos, que hoje tem 240 colaboradores diretos e 700 indiretos, sendo líder em seu seg-mento na América Latina.

Mário Sérgio Pires Pinheiro nasceu em 18 de março de 1960 e é casado com Joice, com quem teve a filha Valentina. Tem outros três filhos – Fili-pe, Raphael e Rodolfo, além do enteado Matheus. Sempre atuou no setor de lácteos e, em 1999, en-trou na Piracanjuba, a quinta maior empresa de laticínios do país. Atualmente, é gerente industrial da unidade de Maravilha e comanda 411 colabo-radores, tendo participado de todo o processo de implantação da empresa, inaugurada em 2011.

Nascido em 28 de abril de 1980, Raphael Christiano Desconsi é casado com Fabiola Buzat-to e tem um filho, Eduardo. É diretor administrativo da Kitimar Indústria de Móveis, fundada em 1998 por seus pais, Ivo e Fátima Desconsi. Assumiu o comando da empresa em 2004, ao lado do irmão Régis, diretor de produção. A indústria de móveis populares conta hoje com 115 funcionários na matriz, em Maravilha, e outros 16 colaboradores na filial, localizada em Timbó Grande/SC.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 11

O novo Código Civil, que entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2003, através da Lei nº. 10.406/2002, trouxe várias mudanças para a sociedade brasileira. Especifi camente em re-lação aos contadores, a principal mudança é a institucionalização da Resposabilidade Solidá-ria, trazendo uma preocupação a mais para a classe contábil. Em função dessas mudanças, a parceria entre cliente e contador deve ser revis-ta.

Com a Responsabilidade Solidária, o con-tabilista assume, juntamente com o seu cliente, a responsabilidade por atos dolosos, perante terceiros. Desta forma, balanços falsos/simula-dos implicam a responsabilidade do profi ssional da contabilidade junto com o administrador por dolo, isto em todas as situações possíveis, com-preendendo, ações na Justiça Cível, relativa-mente ao direito societário/comercial, ambien-tal, trabalhista, previdenciário e fi scal e ações na Justiça Criminal, destacando em especial pela inobservância ao previsto no artigo 342 do Código Penal que trata do falso testemunho ou falsa perícia.

O artigo 1177 do Código Civil trata da res-ponsabilidade civil do contabilista. Caso o erro contido no balanço tenha sido involuntário,

causado por imperícia, o profi ssional deve res-ponder a quem prestou o serviço. Se o contador tiver conhecimento do erro ao divulgar o balan-ço, ele responderá à Justiça e outras entidades da mesma forma que o proprietário da empresa.

Esta medida exige mais do que nunca a ne-cessidade de uma parceria transparente e orga-nizada entre clientes e contadores, uma vez que o destino de ambos depende da responsabilida-de com que se organiza a contabilidade da em-presa. Seja profi ssional: garanta a organização de sua contabilidade e o futuro de sua empresa.

O contador tem mais responsabilidade do que se pode imaginar. É preciso estar atento às mudanças da legislação e normas dos serviços executados, bem como às datas e obrigações fi scais.

As mudanças constantes das leis Federais, Estaduais e Municipais estão exigindo cada vez mais treinamento, trabalho e responsabilidade das Empresas de Serviços Contábeis, o que tem elevado seus custos, porém, não vem sendo re-posto em nível dos honorários.

Atualmente as Empresas de Serviços Con-tábeis são obrigadas a investir continuamente em equipamentos e tecnologia, pois a demora no processamento das informações se traduz

em prejuízo para os clientes. É preciso também investir em treinamento das equipes, logística, atualização do banco de dados e dos serviços.

Mensalmente, os clientes devem exigir o Balancete Contábil, além das guias de contri-buições, impostos e encargos, com respectivas planilhas de cálculo. Ao contador compete, além da contabilização de todas as operações dos clientes, inclusive bancárias, a apresentação do Balancete mensal, devidamente conciliado, bem como auxiliar na gestão da empresa/cliente.

Responsabilidade do contabilista no novo Código Civil

Os contabilistas foram – juntamente com advogados, juízes e juristas – os primeiros a se preocupar com as mudanças implementadas no “Direito de Empresa” pelo Novo Código Civil. Análises acerca da nova estrutura jurídica da sociedade limitada, da sociedade simples e as necessárias adaptações contratuais fi zeram par-te do cotidiano nos últimos anos.

O detalhe é que essas mudanças não afe-taram apenas a sociedade e o empresário, mas, também, o próprio contabilista – sujeito à res-ponsabilização pessoal inclusive por terceiros prejudicados – que deve se cercar de cuidados especiais.

A Responsabilidade Solidária do contabilista

Membros do Núcleo dos Profi ssionais de Re-cursos Humanos, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, participaram de visita técnica, no dia 24 de setembro, à indústria de con-fecções Jumaníy. O intuito principal foi conhecer os procedimentos adotados pela empresa, sua história e atuação, visando a troca de informações.

Desde 1997 em Maravilha, a indústria traba-lha com duas marcas, a Jumaníy e a Amora Café,

focadas no público feminino. Conforme apresentado pela equipe, a empresa atende 1,2 mil clientes (lo-jistas) na região Sul do país, além de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Durante a visita, foram destacadas especialmen-te as práticas adotadas pelo setor de Recursos Hu-manos, já que a empresa conta com 67 colaborado-res diretos, 57 indiretos (faccionistas terceirizados) e outros 13 representantes comerciais.

Nucleados realizam visita técnica

Indústria de confecções Jumaníy recebeu profi ssionais

12 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Maravilha foi uma das 46 cidades catarinen-ses a realizar, no dia 12 de setembro, o Feirão do Imposto 2015. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, pela ma-nhã, em quatro postos de combustíveis da cidade: Abastecedora Maratona, Auto Posto Diamante 2, Auto Posto Kakareko e Posto Máximo.

Nestes locais, os nucleados abordaram os consumidores com o objetivo de informar e cons-cientizar acerca da carga tributária presente em itens de consumo, especialmente a gasolina, onde o valor pago de impostos chega a 53% do total. A

população, por sua vez, contribuiu com assinatu-ras para o Movimento Brasil Eficiente, que objeti-va reduzir e simplificar os impostos no país, além de promover sua justa aplicação.

Durante o dia 12, também ficou exposto em um painel de LED, no Hangra, o Impostômetro, ferramenta que calcula e apresenta, em tempo real, o valor arrecadado no Brasil com os tribu-tos em nível municipal, estadual e federal.

Segundo o coordenador do núcleo, Ju-lianderson Panegalli, o objetivo do evento foi alcançado. “Conseguimos abordar muitas pessoas no momento em que estavam abaste-

cendo seus veículos e repassamos informações sobre a quantidade de impostos pagos sobre a gasolina, álcool e diesel. Quem foi abordado entendeu a força do movimento e mostrou-se indignado com a alta carga tributária do país”, afirma.

O Feirão do Imposto é realizado nacional-mente por meio da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e em Santa Ca-tarina é coordenada pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), braço jovem da Federação das Associações Empresariais, a Facisc.

Jovens orientam população durante o Feirão do Imposto 2015

Ação ocorreu em 46 cidades de Santa Catarina Nucleados estiveram em quatro postos da cidade Consumidor ficou informado sobre a carga tributária

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 13

O Código de Defesa do Consumidor assegura, através do seu artigo 30, a inclusão da publicidade, desde que sufi cientemente precisa, como uma mo-dalidade da oferta.

Leciona o artigo 30: “Toda informação ou publi-cidade, sufi cientemente precisa, veiculada por qual-quer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fi zer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.

Segundo o artigo, a “informação” e a “publi-cidade” integram o termo “oferta”. A oferta é um veículo que transmite uma mensagem, incluindo a informação e a publicidade. O fornecedor é o emis-sor da mensagem e o consumidor é o seu receptor.

Toda publicidade veicula alguma forma de in-formação, mas nem toda informação é publicidade.

A informação é mais ampla. Exemplifi cando, a res-posta do gerente do banco ou o preço dado pelo feirante “de boca” são informações sufi cientes para vincular o fornecedor, mas não são consideradas pu-blicidade.

Já a publicidade é entendida como o anúncio veiculado por qualquer meio de comunicação, in-clusive embalagens, rótulos, folhetos e material de ponto de venda.

A oferta (ou proposta) pode ser conceituada como a declaração inicial de vontade direcionada à realização de um contrato.

A oferta, por si só, já é sufi ciente para criar um vínculo entre fornecedor e consumidor, surgindo uma obrigação pré-contratual, devendo o fornece-dor cumpri-la nos exatos termos anunciados.

Se o fornecedor se recusar a cumprir o anuncia-

do, o consumidor poderá fazer uso das hipóteses do art. 35 do CDC, ou seja, poderá exigir o cumprimen-to forçado da obrigação; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou, caso já tenha realizado o contrato, poderá rescindi-lo, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada; e, ainda, perdas e da-nos.

Os exageros (puffi ng), a princípio, não obrigam os fornecedores, justamente por lhes faltar a caracte-rística da precisão. Assim, expressões do tipo “o me-lhor carro do mundo” ou “o mais elegante terno” não se aplicam ao artigo.

Fonte: GARCIA, Leonardo de Medeiros; Direito do Consumidor. 11˚ edição.

Editora JusPodivm, 2015. Pág. 280.

ESPAÇO JURÍDICODr. Alex Faturi Delevatti - OAB/SC 19.535-A | Dr. Julianderson Panegalli - OAB/SC 41.315

Das obrigações advindas da oferta ao consumidor

Em treinamento realizado na sede da Fede-ração das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), nos dias 17 e 18 de setembro, foi apresen-tado um novo produto disponibilizado dentro do sistema do SPC, o Lucro Certo. Participaram da capacitação os responsáveis pelo setor comercial

de CDLs de todo o Estado, entre eles, a secretária comercial da CDL/Associação Empresarial de Ma-ravilha, Maira Piccoli. Quem repassou as informa-ções foi o especialista em Administração Financeira Rafael Andrade.

De acordo com Maira, o Lucro Certo é uma

planilha que o associado preencherá com os custos fi xos e variáveis e o percentual estimado de lucro para encontrar um ponto de equilíbrio e ter um pla-nejamento melhor das vendas e controle de gastos. “Ele poderá calcular qual é o preço adequado para o produto, com base nesta planilha, e saber quanto precisará vender para obter o lucro desejado”, ex-plica.

Na abertura da capacitação, o gerente geral da FCDL/SC, Ademir Ruschel, enfatizou que a federação vem buscando novas soluções para atender os asso-ciados e este é mais um benefício exclusivo do SPC. Mais detalhes sobre o Lucro Certo serão repassados em breve para os associados por meio de workshop e, em seguida, o produto poderá ser liberado para acesso das empresas associadas à entidade.

Federação das CDLs apresenta o Lucro Certo

Novo produto do SPC estará disponível, em breve, para os associados da entidade

14 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Casa Bonita investe em novo ambientee agrega produtos diferenciados

O crescimento do setor de cons-trução civil e a edificação de casas e apartamentos mais compactos in-fluenciaram no aumento da procura por móveis planejados, gerando um aproveitamento de espaço maior em ambientes reduzidos. Com esse pro-pósito, apostando numa produção de qualidade superior e com entrega ágil, o empresário Márcio Vanderson Rael iniciou as atividades da Indústria de Móveis Casa Bonita, em setembro de

2009, em Maravilha.Com o auxílio de três colaboradores, Rael

abriu a empresa em um espaço de 300m², que, com o passar dos anos e a aquisição de novos equipamentos, tornou-se pequeno para abrigar a produção. Por esse motivo, neste ano, a empre-sa investiu em novas instalações, que serão ofi-

cialmente inauguradas em outubro. “A ideia foi agregar também a loja, fazendo com que o cliente encontre toda a mobília para sua casa ou empre-sa”, justifica.

Atualmente, a Casa Bonita conta com 16 colaboradores e máquinas de ponta para a pro-dução em série de móveis sob medida. Além dos móveis planejados e das portas internas e externas, está investindo na venda de estofados, decorações, mesas de jantar, colchões, poltronas, vidros temperados e pisos laminados.

Segundo Rael, a empresa também dispõe de eletrodomésticos, como fornos micro-ondas, cooktops e refrigeradores. “São utensílios que fa-zem parte da cozinha e já são instalados por nos-sa equipe quando o cliente faz o projeto. Come-çamos vender esses produtos porque os clientes tinham dificuldade de encontrar em outras lojas, então compramos direto da indústria e vendemos

a cozinha completa”, explica o empresário.As vendas da Casa Bonita são direcionadas

a toda região e um diferenciais apontados pelo empreendedor é o financiamento pelo cartão BNDES: “O cliente pode pagar em até 72 vezes, com juros diferenciados, então facilita bastante a compra dos móveis”.

A projeção da empresa é crescer em torno de 30% no próximo ano e incrementar a loja com novos produtos. “Nossas expectativas são as melhores. Um dos objetivos é conseguir produzir aqui, até o ano que vem, toda a matéria-prima necessária à fabricação das portas, que têm uma produção média mensal de 120 unidades”, co-menta Rael. Para alavancar ainda mais o setor, o empresário acredita que é importante o município investir na qualificação da mão-de-obra, pois há uma grande dificuldade de encontrar profissionais qualificados nesta área.

VITR

INE

DA IN

STRI

A

Negócio é comandado pelo empreendedor Márcio Rael Inauguração das novas instalações será em outubro

Empresa atua há seis anos no ramo de móveis planejados Portas em MDF estão entre os produtos mais procurados Estofados e decorações também são comercializados

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 15

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está disponibilizando mais uma solução empre-sarial aos associados. Por meio de convênio com a maior cooperativa odontológica do Brasil – a Uniodonto, presente há mais de 35 anos no mer-cado brasileiro –, as empresas associadas pode-rão contratar planos odontológicos com valor di-ferenciado para empresários, colaboradores, seus cônjuges e dependentes diretos.

A Uniodonto atua em Santa Catarina desde

1980, com sede localizada na cidade de Blume-nau e escritórios em Chapecó, Criciúma, Floria-nópolis, Itajaí, Joinville e Rio do Sul. “Através de uma rede com mais de dois mil dentistas distri-buídos em diversas cidades catarinenses, presta-mos atendimento personalizado em consultórios particulares e com hora marcada. A escolha do dentista fica a critério do beneficiário. Outra van-tagem é ter seu benefício extensível aos depen-dentes familiares”, explica a gerente comercial da

Uniodonto de Chapecó, Camila Pompeu da Silva.O convênio tem abrangência nacional e con-

templa diagnósticos, radiologia, prevenção em saúde bucal, periodontia, dentística, endodontia, cirurgia e atendimento em casos de emergência. De acordo com a CDL/Associação Empresarial, os associados podem optar por descontar do cola-borador as mensalidades ou custear o benefí-cio. Os planos custam a partir de R$ 9,80 por beneficiário inscrito.

Entidade oferece planos odontológicos da Uniodonto

Os inscritos para a segunda turma do Pro-grama Desenvolvimento de Lideranças (PDL) participaram de reunião, no dia 21 de setembro, para planejamento e iniciação das atividades. O encontro ocorreu na CDL/Associação Empresarial de Maravilha, onde serão realizados os quatro módulos da capacitação, promovida em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

O primeiro módulo ocorre no dia 13 de ou-

tubro, das 8h às 7h, abordando o papel da li-derança e o autoconhecimento. No dia 27 de outubro, o segundo módulo trabalhará o tema relacionamento, comunicação e feedback. O PDL tem continuidade em 10 de novembro, com módulo sobre liderança responsável. A previsão é de que o programa encerre em 8 de dezembro, com o módulo gestão de pessoas e compromisso com a mudança.

As instruções serão repassadas por consultores

do Sesi, com base na metodologia Myers Briggs Type Indicator (MBTI). O objetivo é instigar os participan-tes a entender e repensar atitudes e comportamen-tos de liderança e gestão, garantindo que a equi-pe e os parceiros de negócio trabalhem na mesma sintonia em prol dos resultados.

Inicia nova turma do ProgramaDesenvolvimento de Lideranças

Módulos serão trabalhados de outubro a dezembro

16 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Tornou-se lugar comum dizer que nada mais será como antes. É mais ou menos como cursos de oratória. Muita gente ensinando a falar e nin-guém ensinando a ouvir, essa sim, uma habilidade importante. Por isso, em nosso encontro no dia 9 de novembro, no Lar de Convivência de Idosos, vamos falar do que é preciso para ter sucesso, de verdade, sem enrolação ou frases feitas de auto-ajuda.

Em meu entendimento, existem algumas coi-sas, todas simples, que fazem uma grande dife-rença para empresas e pessoas que buscam seu merecido lugar ao sol. Aliás, todo mundo quer um lugar ao sol, mas dificilmente verifica a previsão do tempo.

O grande desafio é transpor o conhecimento da sala de aula ou dos livros para o mundo real. O conhecimento nunca esteve tão disponível, tanto na quantidade quanto na qualidade. A questão é saber, nessa miríade de informações, o que pode fazer a diferença no nosso dia a dia. É isso, ba-sicamente, que nossa palestra “O que impede você de ter sucesso” irá propor. Um diálogo franco entre amigos, para começar a obter re-sultados no dia seguinte.

Outro dia perguntaram se com esforço a gente chega lá. Respondi, para espanto do in-terlocutor, que não. Mas que o esforço certo, na direção certa, esse sim faz maravilhas.

Por essa razão é tão importante descobrir, o mais rápido possível, no que você é bom. Infelizmente, algumas pessoas passam a vida inteira sem conhecer essa resposta. Identificar seu ponto forte e investir nele dará muito mais resultado que tentar melhorar em algo que você não é tão bom.

Isso significa deixar de lado os pontos fra-cos? Claro que não, mas é preciso entender que a melhoria obtida talvez não compense o

esforço demandado. Veja por exemplo, o caso dos vendedores. Quando nos pedem para trei-nar esses profissionais, sempre pergunto quem irá ao treinamento. Invariavelmente, a resposta é: todos. Explico, então, que o correto é mandar somente os craques. Diante da perplexidade estampada no rosto do meu cliente, pondero que a melhoria em vendedores sem talento é de apenas 5% contra 80% observada nos cam-peões.

Claro que isso vai na contra mão do senso comum. Mas quem disse que o senso comum está sempre certo? Então, seu primeiro dever é perguntar a pessoas de sua confiança no que acham que você é bom. Mãe não vale, por razões óbvias. Um de meus filhos, doutor em linguística, era, como eu, um desastre absoluto em exatas. Rapidamente conclui que seu ponto forte era o texto.

O resultado foi uma graduação em Jorna-lismo, mestrado em Linguística e um doutorado na mesma área. Isso tudo com apenas 27 anos. Tivéssemos insistido em aperfeiçoar suas habi-lidades em ciências exatas, teríamos mais um frustrado e incompetente no mercado.

Você, eu, todos nós, somos bons somen-te em uma coisa, mais ou menos em duas e ineptos no restante. Basta lembrar de nomes conhecidos nos esportes para entender que não conseguem repetir o sucesso obtido no esporte de origem. Ou você consegue imaginar Airton Senna driblando como o Pelé?

Existe um talento só seu. Algo que ninguém consegue fazer melhor do que você. Descubra o que é, invista treino, tempo e estudo nesse ta-lento e garanto que iremos nos encontrar lá no topo. Aguardo ansioso para dividir essa e outras ideia com a comunidade de Maravilha, cidade que aprendi a amar e respeitar.

Miguel Boaventura

Consultor e palestrante, é autor de cinco livros e já treinou mais de três mil empresas, entre elas, Tramontina, John Deere e Klabin

Alguém devia ter contado pra você

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 17

01 Taiânia Presotto - PS do Brasil 02 Armindo Abel Zanin - Maravilhas Park Hotel03 Paulo Roberto Segalin - Líder Teleinformática04 José Tarcisio Dullius - Banco do Brasil05 Juliane Vendrame - Agrop. Verdes Campos06 Claudio Baczinki Junior - Hemovida 07 Ari Biazussi - DOM Sistema Educacional 07 Vilson José Piaça - Jeancar Multimarcas07 Ana Cláudia Pelisson - Kempeli Design e Comunicação08 Valdir Antônio Simonetti - KS Confecções08 Edio Bartz - Voar Viagens e Turismo10 Celso Vivian - Transportes Sinandro10 Delirio Marcolin - Vida e Saúde10 Edivanês Girardello - Maravilhas Park Hotel10 Gelson Rossetto - Free Color Digital10 Janete Maria Scherer - Padaria Clarice10 Marlene Massarollo Manica - Casas Marte11 Rejane Silveira - Sul Brasil Peças Automotivas 11 Soeli do Carmo S. Teixeira - Super Auriverde12 Liliane de Lima Rohr - Rockler12 Sidemar Strey - Loja Bella Flor 12 Andrielli Hammes D’Agostini - Farmácia Popular12 André João Pimmel - Mecânica Primos 12 Elimar Dalla Corte - Nohatto Alimentos 13 Leocadio Ademir Perondi - Super Auriverde14 Aline Nara Schimidt - Mercado e Panif. Bom Gosto 14 Cassiana Solivo - Minimercado Solivo14 Dilvo Ângelo Federizzi - Joalheria e Ótica Confiança14 Elci Maria Kuhn de Gasperi - Despachante Lunelli14 Heli Adela Kerkhoff - Super Kerkhoff14 Keller Kviatkoski - Schumann 14 Julio César da Silveira - Astra Assessoria14 Simone Regina Tumeleiro - Posto Máximo15 Vanelei F. Sirtolli Dazzi - Mecânica do Baxo16 Jurandir Walter Heydt - Relojoaria e Ótica Minerva16 Marli C. Simon - Rotoplast Climatizadores 16 Valdecir Antônio Gonçalves - PN Moto Peças17 Cecilia Maria Rodrigues - Mercado Rodrigues17 Giovani Francisco Radaelli - Quimilimp 18 Julmir Vicari - Rádio Difusora18 Ricardo Marcelo Ebert - Metalmax

19 Ademir Realdo Albrecht - Iguatemi Alimentos19 Marcelo Luiz Engelmann - MM Bebidas19 Valdomiro de Queiroz - Mundial Motos20 Vanderlei Nicola - Super Auriverde20 Joel Rollwagen - Mecânica do Alemão20 Taiane da Silva - Cravo e Canela21 Dhiego Drago - Vitalità Cabelo e Estética21 Diego Naue Mocelin - Cia do CD21 Daniel Kist - Destak Design e Inovação21 Mara Zanivan - Ousadia22 Adriano Alba - Agropecuária Alba22 Sandra Fávero - Ecoo Print23 Max Zanella - Max Veste24 Eloisa Lembkuchen - Eloisa Profissional Hair 24 Lucir Weber - Refrigeração Fogel25 Célio Luiz Michels - Chica Bakana25 Claudir André Kerkhoff - Super Kerkhoff25 Luciano de A. e Souza - Azevedo Projeto e Construção25 Fabricia de Souza - Zun Zum25 Vanderlei Luiz Cembranel - Vimóveis 25 Euclides Luiz Meurer - Super Centro 26 Aline Bavaresco - Cacau Show/Evaline Aviamentos26 Angela Maria P. Biazussi - DOM Sistema Educacional26 Eduardo Jose Heineck - Padock Eventos26 Marco Antonio Scariot - Grupo CSV Soluções Empresariais27 Thomás Eloi Heydt - Vidraçaria Heydt/Dinfer Inox28 Anna Paula Back - Prima Essenza 28 Helena Graiczyk - Poly Modas28 Maria Corradi - Ferragem Ragazzon29 Anildo Piaça - Jeancar Multimarcas29 Cleomar Vendrame - Rodaleizer Mecânica29 Rosandra Jacomin Capeleto - Maqter Terraplenagem 29 Eloci Leida - Leida Motosserras29 Sueli Cadore Ribeiro - Mercado Favorito29 Rogério Luiz Vidori - Farmácia São Miguel 30 Andréia Cristina Schwertz - Cabana Bis30 Carlos Elomar Kunz - Bradesco30 Lino Haas - Trennepohl Const. e Reforma30 Marcos Olmir Fluck - Eletromóveis Kreuz31 Asta Diva L. Nerling - Grená Modas 31 Teresinha Vogel - Contamar

Aniversariantes de outubro

18 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Novos associados

Pasa Sport MotorsAv. Anita Garibaldi, 526 – Centro

(49) 8869-3531

Querência AlimentosRua Pref. Albino C. Cella, 798 – Centro

(49) 8816-0055

Manfrin TroféusRua Duque de Caxias, 445 – Centro

(49) 3664-1341

Pet Shop Recanto dos AnimaisAv. Maravilha, 425 – Centro

(49) 3664-6091

Panificadora AdamsRua Pref. Albino C. Cella, 250 – Centro

(49) 8842-9140

Rafaelli Moda & EstiloAv. Sete de Setembro, 400 – Centro

(49) 3198-1424

A empresa iniciou as atividades em junho deste ano e presta serviços de mecânica automotiva, injeção, troca de óleo, sus-pensão, freios e preparação de motores.

O mercado atende de segunda a sábado até as 21h30 e aos domingos e feriados pela manhã e das 17h às 21h, oferecendo também frango assado aos domingos.

Com cinco colaboradores, há 15 anos atua com a fabricação de troféus, meda-lhas, placas de homenagem e de inaugu-ração, placas de vidro e galerias.

Três profissionais certificados prestam servi-ços de banho e tosa, banho de ofurô, hospe-dagem e tele-entrega, além de comercializar rações e acessórios da linha pet.

A empresa presta atendimento junto ao Su-per Auriverde em Maravilha, Cunha Porã e São Carlos, oferecendo pães, doces, tortas e salgados, além de aceitar encomendas.

A loja da empreendedora Marciane For-giarini abriu suas portas em 28 de agos-to deste ano e dispõe de confecções e acessórios da moda feminina.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 19