expediente - cdl/associação empresarial de...

20

Upload: vuduong

Post on 02-Feb-2018

225 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando
Page 2: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Expediente

Índice

Revista Líder EmpresarialUma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Jornalista responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos, fotos e diagramação: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico: Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição gratuita

03PALAVRA DA DIRETORIA

04 REPRESENTATIVIDADE

07PROGRAMA EMPREENDER

15SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Artigo elaborado pela diretora de SPC/Serasa da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Simone Mezzaroba Zanotto; Agenda.

Em assembleia, associados aprovam alterações no estatuto da CDL/Associação Empresarial; Presidente compartilha experiência associativista com estudantes de Administração; 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista é realizada na Bahia; Entidade participa de programa de excelência da gestão; Segurança do trabalho é foco de evento da Unopar; Unoesc promove Semana do Administrador; Dale Carnegie forma mais uma turma em Maravilha; Presidente Folle acompanha posse do novo secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Consultora é capacitada para atuar com os núcleos do Programa Empreender; Programação do 2º Fórum Empresarial oferece palestra e quatro oficinas; Divulgação eventos Dia das Crianças; História da Reafrio é apresentada durante o Business; Feirão do Imposto é realizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor; Empreendedorismo em evidência na AGO do Cejesc; Simples Nacional: Novas atividades para 2015; Profissionais contábeis recebem informações durante fórum on-line do CRCSC; Núcleo participa de jantar comemorativo; Empresas têm consultoria na área de gestão; Seminário Gestão da Inovação como Estratégia de Competitividade; 105 automóveis passam por revisão durante a 9ª IVG; Mecânicas apresentam resultados obtidos após consultoria.

Vitrine da Indústria: Indústria de confecções cresce de olho em novas tendências; Artigo jurídico: Prevenção trabalhista – acidentes de trabalho; Agente orienta para a aquisição de certificados digitais; Artigo: A profissão de administrador; Registro com Protesto; Aniversariantes de outubro; Cartão Util Alimentação; Novos associados.

CDL/Associação Empresarial de MaravilhaFone: (49) 3664-0414 | [email protected]

Avenida Maravilha, 203 | Centro | Maravilha/SC | CEP 89874-000www.aemaravilha.com.br

Diretoria gestão 2014/2015

Presidente: Jeovany Folle Vice-presidente: Poliana de Oliveira Secretário: Ricardo André KonzenDiretora tesoureira: Jucilei M. P. Honaiser Diretor de Indústria: Márcio A. Ludke Diretora de Comércio: Neiva S. G. de Oliveira Diretor de Serviços: Paulo César Hubner Diretor de Agronegócios: Daniel M. Schmidt Diretora de SPC/Serasa: Simone M. Zanotto Diretor de Aperf. Profissional: André ChavesDiretora de Rel. Públicas, Mark. e Eventos: Caroline Maldaner Diretora do Projeto Empreender: Patricia Boff

Conselho Fiscal - Titulares:Mário Sérgio Pires Pinheiro Claudia A. L. Vendrame Nelson Tischer

Conselho Fiscal - Suplentes:João Célio Gomes BoeiraJamile R. Segala ZanettiMurilo Lopes Duarte

Conselho Deliberativo Jonas Dall’Agnol Vitaliano Tonkiel Gelson Rossetto

2 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 3: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Palavra da Diretoria

Agenda

Cobrar dívidas antigas é uma missão difícil para os empresários. Neste sentido, o novo serviço da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, o Registro com Protesto, surgiu para auxiliar no combate à inadimplência. A novidade ofe-rece as facilidades do registro de SPC com as vantagens do protesto em cartório em um único serviço.

O empresário não precisa pagar os emolumentos cartorários, cabendo ao devedor, quando for quitar seus débitos, acertar os custos com o cartório. Quem já utiliza a ferramenta aponta agilidade e eficácia nos recebimentos. Além disso, uma das vantagens é realizar tudo na empresa – consultas, registros e cancelamentos – por meio de um sistema on-line e 24 horas.

Por diminuir o risco de sofrer um golpe ou um prejuízo, especialmente nesta época de final de ano, o processo de análise de crédito vem ganhando força e importância dentro das empresas. É necessário que os lojistas tenham sempre o cadastro individual e completo de seus clientes, além de efetuarem consultas no sistema do SPC, o maior banco de dados de CPFs da América Latina. O SPC Santa Catarina, por sua vez, tem o maior e mais completo sistema de informações do país quando o assunto é análise e concessão de crédito, utilizando um banco de dados integrado a uma rede nacional. Tudo isso, os associados da entidade têm à sua disposição.

Além da importância da análise de crédito para as empresas, cabe enfatizar aos consumidores a cautela no mo-mento das compras. Segundo Alberto Stringhini, em sua oficina durante o 2º Fórum Empresarial, o endividamento das

pessoas está diretamente ligado ao fato de elas comprarem o que não precisam e, sim, aquilo que desejam ter. Antes de comprar qualquer coisa, é preciso perguntar a si mesmo se é necessário e se poderá pagar de acordo com suas condições.

De acordo com um levantamento realizado pelo SPC Brasil e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, divulgado dia 11 de setembro, 82% dos bra-sileiros consideram importante ter o “nome limpo”, mas 40% não fazem planejamento. Os economistas do SPC Brasil ressaltam que estar com o CPF negativado gera uma série de dificuldades ao consumidor, entre elas, estar impedido de fazer compras parceladas ou abrir contas em bancos, encontrar barreiras na hora de um financiamento e até prejudicar uma colocação no mercado de trabalho.

Como economizar, quitar dívidas ou realizar a melhor compra? São tantas as preocupações que, para a maioria das pessoas, fazer o controle financeiro não é das tarefas mais fáceis. Quando envolve a família, organizar o orçamento familiar se torna ainda mais complicado, mas não impossível. A fórmula para manter o orçamento familiar equilibrado é bastante simples, fazer sobrar no final do mês, ou seja, gastar menos do que se ganha.

Simone Mezzaroba ZanottoDiretora de SPC/Serasa

07-10 Reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.08-10 Reunião do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quarta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.10-10 Palestra “Aplicabilidade do novo código florestal em áreas urbanas”, sexta-feira, às 10h, na CDL/Associação Empresarial.11-10 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.12-10 6ª Gincana Cidade das Crianças, domingo, a partir das 13h, na praça Pe. José Bunse (Igreja Matriz).13-10 Seminário Gestão da Inovação como Estratégia de Competitividade, segunda-feira, das 19h às 21h30, na CDL/Associação Empresarial.15-10 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, quarta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.15-10 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 19h30, na Mecânica Chicão.16-10 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h15, na CDL/Associação Empresarial.16 e 17-10 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Schroeder.21-10 Café Empresarial, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.22-10 Business do Núcleo do Jovem Empreendedor, quarta-feira, às 19h30, na Plantimar.29 a 31-10 Encontro Estadual de ACIs e do Empreender, quarta a sexta-feira, em Treze Tílias.30-10 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.

Importância da análise de créditoe da educação financeira

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 3

Page 4: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A alteração do Estatuto Social da CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha foi o principal assunto da assembleia geral de associados pro-movida pela entidade no dia 21 de agosto, em seu auditório. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente Jeovany Folle, que também apre-sentou um balanço do primeiro semestre de ativi-dades da gestão 2014/2015.

Durante a assembleia, a diretoria colocou em votação a alteração de diversos itens do es-tatuto. Um dos principais é a mudança da razão social da entidade, que passou de Associação Empresarial de Maravilha para CDL/Associação Empresarial e Cultural de Maravilha, com o ob-

jetivo de agregar novas funções e atividades. Conforme o presidente, essa mudança permi-tirá, entre outros, que a entidade consiga plei-tear recursos do governo para a realização de atividades de cunho cultural.

A diretora de Relações Públicas, Marketing e Eventos, Caroline Maldaner, apresentou a pro-gramação do 2º Fórum Empresarial, realizado nos dias 8 e 9 de setembro, e os associados também conheceram o projeto do audiovisual denomi-nado “Comprometimento. Quem tem, cresce!”, uma iniciativa da CDL/Associação Empresarial em parceria com a Cinesc Vídeo.

O objetivo é incentivar a cultura do compro-

metimento dentro das empresas, por isso o audio-visual conta com depoimentos de empresários e colaboradores das empresas apoiadoras. Os inte-ressados em participar do projeto podem contatar a entidade e obter mais informações.

Em assembleia, associados aprovam alteraçõesno estatuto da CDL/Associação Empresarial

As turmas do 2º e do 4º período do curso de Administração da Unoesc, Campus de Maravilha, encerraram, no dia 1º de setembro, um ciclo de pa-lestras com empreendedores do município. O presi-dente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle, foi um dos convidados para explanar sobre sua experiência com o associativismo. Além

dele, participou também o administrador Vanderlei César Feldmann, que abordou sobre marketing e vendas.

Segundo a coordenadora do curso, Eliane Be-duschi, o ciclo era uma atividade extracurricular que os estudantes vinham desenvolvendo ao longo das últimas semanas, com o intuito de aproximar conhe-

cimentos e promover a troca de experiências, apro-ximando-os da realidade do mercado de trabalho.

Em sua apresentação, o presidente Folle desta-cou a importância do associativismo e o “pagamen-to” obtido com o trabalho voluntário. “Quando se fala em associativismo, se fala também em trabalho voluntário e ele proporciona um crescimento muito grande, tanto pessoal quanto profissional”, afirmou.

Ao destacar os objetivos de sua gestão e os prin-cipais trabalhos desenvolvidos pela CDL/Associação Empresarial, Folle explicou quais são as diferenças na administração de uma empresa e de uma entida-de, frisando os ganhos obtidos com o envolvimento no associativismo.

“Temos diversas soluções empresariais à dis-posição, reivindicamos por causas em prol da classe empresarial e formamos uma rede de contatos mui-to ampla, que reflete também em nossos negócios”, disse ele, agradecendo a oportunidade de comparti-lhar sua experiência. “Ficamos sempre à disposição da Unoesc e do curso de Administração, pois mo-mentos como este são muito válidos”, finalizou.

Presidente compartilha experiência associativistacom estudantes de Administração

Presidente Jeovany Folle coordenou os trabalhos

Folle explicou quais são os desafios à frente da gestão da entidade e destacou os benefícios do voluntariado

4 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 5: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando da edição 2014/2015 do Progra-ma Facisc de Excelência da Gestão para Associações Empresariais, que tem como objetivo aprimorar as entidades por meio da adoção do Modelo de Exce-lência da Gestão (MEG), elaborado pela Fundação Nacional da Qualidade. Esta é a segunda vez que a entidade participa da iniciativa, uma ação conjunta

entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Movimento Catarinense para Excelência (MCE).

Nos dias 28 e 29 de agosto, em Chapecó, ocorreu a primeira oficina de capacitação do programa com a presença de associações das re-gionais Oeste, Extremo Oeste e Noroeste. A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está partici-

pando com a secretária executiva, Sandra Duarte Heinz, e com a assessora de comunicação, Angela Batisti, que, acompanhadas da vice-presidente Poliana de Oliveira, serão as responsáveis pela aplicação do modelo de gestão na entidade.

“Já participamos da primeira edição do progra-ma, em 2012 e 2013, e agora vamos dar continuida-de aos processos. Muitas coisas estão sendo coloca-das em prática, mas sempre temos o que melhorar”, afirma Sandra. Entre os benefícios para a associação, estão a autoavaliação da gestão em todas as áreas, o comprometimento da força de trabalho, a percep-ção dos pontos fortes e oportunidades de melhorias e o acompanhamento dos consultores da Facisc.

Ao final do programa, em outubro de 2015, serão reconhecidas e se tornarão referência as entidades que se destacarem levando-se em con-sideração os critérios de excelência do MEG: li-derança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Entidade participa de programa de excelência da gestão

Considerada o principal evento do setor varejis-ta do país, a 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista foi realizada nos dias 17 a 20 de setembro, no complexo Costa do Sauípe, na Bahia. Dentre os mais de quatro mil empresários de todas as regiões do Brasil, participaram o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeo-vany Folle, a vice-presidente Poliana de Oliveira e as nucleadas Dianiléia Fabris e Claudia Sche-goschewski.

Com o tema “Dividindo experiências, multi-plicando resultados”, a convenção foi organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojis-tas (CNDL), em parceria com a federação estadual (FCDL/BA) e a CDL de Salvador.

Sua programação trouxe palestrantes renoma-dos para falarem sobre micro e pequenas empresas,

lojas do futuro, sucessão em empresas familiares, consumidor, inovação e tecnologia, além de apre-sentar cases de sucesso, a exemplo dos líderes da Chilli Beans e da Insinuante.

O economista e ex-ministro da Fazenda, Maíl-son da Nóbrega, foi um dos palestrantes do evento e abordou acerca do cenário econômico nacional. Segundo ele, não há razões para desistir do Bra-sil, afirmando que, apesar dos problemas atuais, a economia tem bases suficientes para manter o país no rumo. Outra palestra de destaque ocorreu com o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, que comentou sobre as perspectivas para o Brasil.

Durante a solenidade de abertura, no dia 17, ainda houve a entrega do Mérito Lojista Nacional, prêmio destinado a fornecedores, imprensa e par-ceiros que tenham se destacado em prol do varejo.

Atrações paralelas também foram realizadas na con-venção, entre elas, o 14º Encontro Nacional da CDL Jovem e o 9º Encontro Nacional de Comunicação do Movimento Lojista. No encerramento, desta-que para o show com a cantora Ivete Sangalo.

54ª Convenção Nacional de DirigentesLojistas é realizada na Bahia

Maravilhenses representaram a entidade no evento

Primeira oficina de capacitação, para preenchimento do diagnóstico das entidades, ocorreu em Chapecó

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 5

Page 6: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Nos dias 11 e 12 de setembro, as turmas 1, 2 e 3 dos tecnólogos de Segurança do Trabalho da Unopar, Polo de Maravilha, promoveram o 1° Encontro Regional de Segurança do Trabalho, no plenário da Câmara de Vereadores de Maravilha. A abertura do evento, no dia 11, foi prestigiada pelo presidente da CDL/Associação Empresarial, Jeovany Folle, que destacou a importância de discutir-se o tema.

“Eventos como este vêm ao encontro das necessidades dos profissionais do setor. Sabemos que a segurança do trabalho é muito mais do que uma obrigação, é trabalhar em prol da vida de

outras pessoas e ficamos felizes em ver o poten-cial de nosso município em sediar um seminário regional para discutir essas demandas”, afirmou Folle.

De acordo com os organizadores, o en-contro teve o objetivo de discutir as áreas de segurança e, principalmente, informar os profissionais responsáveis sobre as obriga-ções e demandas de segurança do trabalho na região. Para isso, foram realizadas duas palestras – uma com Roberto Claudio Lodeti, da Superintendência Regional do Trabalho, que falou acerca do Ministério do Trabalho e Emprego, e outra com o tecnólogo em se-gurança do trabalho, Leonardo Reis, que in-formou sobre os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Segurança do trabalho é foco de evento da Unopar

Para comemorar a passagem do Dia do Admi-nistrador, celebrado em 9 de setembro, o curso de Administração da Unoesc, Campus de Maravilha, re-alizou atividades alusivas à Semana do Administra-dor, entre os dias 10 e 12 de setembro. O presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeo-vany Folle, acompanhou o cerimonial de abertura do evento, no dia 10, quando ocorreram duas palestras.

A primeira delas foi ministrada pelo psicólogo Sandro Steffes, que abordou o tema “O conflito

de gerações nas organizações pós-modernas”. Na sequência, Juliana Ristoff Trein falou sobre “Profissionais de Alta Performance”.

No dia 11, foram promovidas mais quatro ofi-cinas com o intuito de oferecer aos futuros admi-nistradores diferenciais competitivos para a carreira profissional. As atividades encerraram no dia 12 com a palestra “Comportamento empreendedor: o perfil empreendedor, as mudanças e novos desafios”, mi-nistrada pela professora Neidi Cassol.

Unoesc promove Semana do Administrador

A turma nº 02 do Programa Dale Carnegie Course formou-se no dia 26 de agosto, em sole-nidade realizada no Restaurante Zatt. O ato foi prestigiado pelo presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle, além de instrutores, familiares e amigos dos formandos.

Ao longo de 12 encontros semanais, a instru-tora Juliana Ristoff Trein trabalhou o desenvolvi-mento de habilidades e atitudes dos participan-tes, com foco na gestão, liderança, comunicação, autoconfiança e controle do estresse.

A Dale Carnegie Training® é uma organi-zação mundial, fundada em 1912, e que hoje atua em 86 países. Segundo a revista Fortune, a empresa treina as lideranças de 400 das 500 maiores empresas do mundo. No final de se-tembro, uma nova turma começou as ativida-des em Maravilha e o objetivo é oportunizar outros treinamentos, a partir de 2015, em parceria com a CDL/Associação Empresarial. Interessados podem buscar mais informações junto à entidade.

Dale Carnegie forma mais uma turma em Maravilha

Encontro foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro

CDL/Associação Empresarial prestigiou programação

Profissionais foram capacitados ao longo de 12 semanas

6 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 7: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A consultora do Programa Empreender da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Thayse Soares, esteve presente no Treinamento Básico para Consultores (TBC), entre os dias 8 e 12 de setembro, na cidade de Fraiburgo. A capacitação foi promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em parceria com o Sebrae.

Considerado fundamental para o trabalho dos consultores junto aos núcleos das entida-des empresariais, o TBC abordou a metodolo-gia Metaplan, técnicas de moderação, enfoque participativo, sistematização do Empreender, histórico e organograma associativista, ge-renciamento de reuniões, fatores de sucesso e insucesso nos núcleos, entre outros aspectos ligados ao cotidiano do consultor.

De acordo com Thayse, o treinamento oportunizou maior conhecimento sobre a metodologia do Programa Empreender, além de incentivar o associativismo e a troca de

informações com outras entidades do Estado.O curso reuniu mais de 30 consultores

de pelo menos 24 associações empresariais. Para o supervisor estadual do Programa Em-preender, Clovis Consoli, “esse treinamento é uma demonstração clara do crescimento dos núcleos no estado, que têm contribuído

muito para o fortalecimento dos empresários participantes”.

Atualmente, a CDL/Associação Empresa-rial de Maravilha conta com 12 núcleos do Programa Empreender e duas consultoras. Em todo o estado, são mais de 500 núcleos envolvendo seis mil nucleados.

Consultora é capacitada para atuar comos núcleos do Programa Empreender

No dia 8 de setembro, no auditório da Prefei-tura de Maravilha, o presidente da CDL/Associa-ção Empresarial, Jeovany Folle, prestigiou o ato de posse do novo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Gelson Rossetto. Estiveram

presentes também o prefeito em exercício, Sandro Donati, a prefeita licenciada, Rosimar Maldaner, o presidente do Legislativo, Ivo Badia (PMDB), vere-adores, secretários e diretores da administração municipal.

Rossetto já foi presidente da CDL/Asso-ciação Empresarial na gestão 2005/2007 e atualmente é integrante do Núcleo de Desen-volvimento Comercial, abrigado pela entidade. Segundo ressaltado por ele, este será mais um grande desafio. “Contarei com o auxílio de to-dos os meus colegas secretários, diretores e as-sessoria jurídica do poder público. O apoio dos vereadores e da CDL/Associação Empresarial

também são imprescindíveis para a realização de um bom trabalho. Me coloco à disposição de todos, e agora é o momento de guinarmos esta pasta, para que possamos dar boas condições à classe empresária e à população maravilhen-se”, disse.

O presidente Folle destaca que a entidade sempre teve um contato muito próximo com a secretaria, sendo consultada, sempre que ne-cessário, na tomada de decisões. “Temos certe-za que a pasta estará em boas mãos. Confiamos muito no trabalho do Rossetto, que inclusive já foi presidente também da CDL/Associação Empresa-rial”, afirmou.

Presidente Folle acompanha posse do novosecretário de Indústria, Comércio e Turismo

Mais de 30 profissionais de todo o Estado participaram do Treinamento Básico para Consultores (TBC)

Empresário Gelson Rossetto assumiu a secretaria

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 7

Page 8: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Com o objetivo de oportunizar ao associa-do o acesso a conhecimentos e informações relevantes ao cotidiano de seu negócio, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha e o Nú-cleo dos Profissionais de Recursos Humanos promoveram, nos dias 8 e 9 de setembro, o 2º Fórum Empresarial, com o tema “Aproximando conhecimentos”.

O evento contou com o patrocínio do Sicredi Alto Uruguai e teve quatro oficinas, realizadas no auditório da entidade: “O consumidor do futuro e as mídias digitais”, com a facilitadora Ally Collaço; “Educação financeira”, ministrada por Alberto Stringhini; “Como líderes eficazes

desenvolvem colaboradores engajados”, com a facilitadora Juliana Ristoff Trein; e outra com Eli-zamara Staatzmann, que abordou o tema “Cadê a propaganda? Cadê o seu negócio?”.

No encerramento, que teve como local o Lar de Convivência de Idosos, ocorreu a pales-tra “Os mandamentos para quem quer chegar ao topo”, proferida pelo comunicador Márcio Rangel. Como patrocinador do evento, o ge-rente da unidade do Sicredi Alto Uruguai, Ra-fael Buriol, afirmou: “O verdadeiro motivo de sermos parceiros de eventos como este é pelo desenvolvimento das pessoas. É um momento muito importante de troca de conhecimentos e

nós acreditamos nisso”.O presidente da CDL/Associação Empre-

sarial, Jeovany Folle, agradeceu ao público e a todos os envolvidos na organização do 2º Fórum Empresarial. “Creio que conseguimos atender as expectativas de nossos associados, pois busca-mos profissionais capacitados para explanarem sobre temas relevantes, que fazem parte do dia a dia de nossas empresas e, que, com certeza, poderão ser aplicados no cotidiano. São eventos como este, voltados à qualificação de nossos empreendedores, que refletem no sucesso das empresas lá fora, contribuindo para o cresci-mento do município como um todo”, destacou.

Programação do 2º Fórum Empresarialoferece palestra e quatro oficinas

Para Alberto Stringhini, que hoje é vice-presidente de Integração da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a educação financeira é essencial para o sucesso. Repas-sando dicas de livros que podem auxiliar o público neste aspecto, ele salientou que conhecimento é fundamental. “Precisamos saber o que são ativos e passivos, ter isso claro em nossa mente, e ver para onde está indo nosso dinheiro”, afirmou.

Conforme Stringhini, atualmente o cartão de crédito é responsável por 75% dos endividamentos no país. “Antes de comprar, preciso me questionar se eu quero, se eu preciso e se eu posso ter aqui-lo”. Entre as causas do analfabetismo financeiro, ele citou a cultura consumista, o status social, a falta de gestão financeira familiar e a inexistência de educação financeira nas escolas. Para contribuir com o público, o facilitador apresentou uma cartilha destinada ao orçamento familiar.

Graduada em Cinema e mestre em Educação, a blogueira Ally Collaço destacou quais são os desafios dos empresários frente a um novo consumidor e às mudanças nas relações de consumo, onde o público está mais ativo e participativo, disposto a compartilhar conteúdos e criar vínculos afetivos com marcas e produtos.

Ao falar sobre a necessidade de estar presente na internet e as principais mídias digitais utilizadas para a geração de negócios, foi enfática: “A partir do momento em que a empresa está na internet, ela precisa ter estrutura para atender a esse público. Do contrário, é melhor ela ficar de fora e aguardar o momento certo”. Segundo Ally, o conteúdo publicado nas mídias sociais precisa ser atual e constante. “Pode ser pior para a imagem da empresa se ela não fizer esse trabalho de forma correta”, disse.

Ally Collaço: “A partir do momento em que a empresa está na internet, ela precisa ter estrutura para atender a esse público”

Alberto Stringhini: “Precisamos saber o que são ativos e passivos, ter isso claro em nossa mente, e ver para onde está indo nosso dinheiro”

8 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 9: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Segundo ele, existem mandamentos a serem seguidos por todos para alcançar o sucesso. “Você não tem opção de escolha, ou você cumpre com o que dizem os mandamentos ou você está fora, não passa pela vida como tem que ser”, afirmou. Conhecido por sua atuação no rádio, especialmente por seu dom de inspirar os ouvintes com palavras de motivação, Rangel repassou dicas, de forma descontraída, sobre comportamento pessoal e profissional.

“Temos dificuldade em manter o mesmo pique em nossas atividades, por isso logo perdemos a vontade inicial de fazer as coisas como elas têm que ser. Experimente, por exemplo, chegar ao seu trabalho com a mesma motivação do primeiro dia e você verá a diferença”, instigou. De acordo com Rangel, o verdadeiro sucesso é aquele alcançado em meio às dificuldades, por isso não se deve esperar as melhores oportunidades para buscá-lo.

Juliana Ristoff Trein: “O maior nível de engajamento ocorre quando a pessoa se preocupa com o resultado de seu trabalho”

Em sua explanação, a instrutora do Dale Carnegie Training, Juliana Ristoff Trein, ressaltou os níveis de engajamento e o que faz com que o colaborador permaneça na empresa. “O engajamento precisa ser acionado, provocado no corpo, e o maior nível de engajamento ocorre quando a pessoa se preocupa com o resultado de seu trabalho”, frisou.

Os três propulsores do engajamento, conforme ela, são a satisfação com a chefia imediata, a crença na liderança sênior e o orgulho da organização. “Precisamos despertar emoções que geram o engajamento”, comentou. Neste quesito, podem ser inclusas a valorização, o entusiasmo, a inspiração e a confiança. “O conhecimento do líder gera confiança na equipe. As pessoas têm uma visão clara de onde a empresa quer chegar? Elas se sentem seguras?”, indagou. Para finalizar, Juliana apresentou um plano de ação que pode auxiliar os empresários nesta tarefa.

A jornalista e especialista em Marketing Elizamara Nilson Staatzmann, que atua com uma agên-cia de publicidade, reforçou aos presentes a importância de uma comunicação eficaz com o público que se deseja atingir: “Olhem para suas propagandas e vejam se é isso mesmo que vocês querem mostrar de suas empresas”.

De acordo com ela, muitas empresas acreditam que o investimento em marketing é uma despesa. Entretanto, a comunicação só se tornará cara quando não for utilizada de maneira adequada. “Se nossa propaganda não chegar ao nosso cliente, não vamos vender. Mas se o cliente chegar na loja e não for bem atendido, todo o investimento na propaganda também não vai adiantar”, reforçou. Em sua opinião, é importante que a empresa tenha definido qual é seu público e como está sendo vista pelo consumidor para então definir suas estratégias de comunicação.

Elizamara Staatzmann: “Olhem para suas propagandas e vejam se é isso mesmo que vocês querem mostrar de suas empresas”

Márcio Rangel: “Temos dificuldade em manter o mesmo pique em nossas atividades, por isso logo perdemos a vontade inicial de fazer as coisas como elas têm que ser”

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 9

Page 10: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A trajetória de sucesso da Reafrio foi relatada ao Núcleo do Jovem Empreendedor, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, no dia 10 de setembro. Na sede da empresa, o presidente Eduar-do Miguel Simon protagonizou mais um Business, evento promovido pelo núcleo com o objetivo de agregar informações e oportunizar a troca de experi-ências com empresários de destaque.

Na ocasião, os nucleados conheceram toda a estrutura administrativa e fabril da empresa. Líder de mercado, a Reafrio iniciou suas atividades em Maravilha no ano de 2000 e atua com a fabricação

de resfriadores de leite, ordenhadeiras, tanques de coleta e bombas de transferência, além de outras soluções para o produtor de leite.

De acordo com Simon – que comprou a empresa em 2003, na época com três colaboradores – a Re-afrio está presente hoje em todas as regiões do país, comercializando seus produtos também no exterior, especialmente em países da América Latina, onde é considerada a maior fabricante de resfriadores, com uma produção média de 400 a 420 tanques por mês e em torno de 230 revendas espalhadas pelo Brasil. Tam-bém foi a primeira do Brasil a fabricar tanques fecha-

dos de resfriamento de leite, com peças patenteadas e tecnologia de ponta para atender às necessidades do agronegócio.

Segundo ele, a dedicação total ao negócio foi o que proporcionou um crescimento tão significativo da empresa. “Tenho paixão pela indústria. Quando comprei a Reafrio eu voltei todo o meu foco pra ela e hoje não me arrependo de nada do que fiz. Eu en-trei de forma desenfreada nesse negócio e, talvez, se eu tivesse pensado mais no que estava fazendo, não teria chegado tão longe”, afirmou o empreendedor.

A matriz conta com uma estrutura de mais de 10 mil m² e a primeira filial foi inaugurada em 2013, na cidade de Jaru, em Rondônia. No ano passado, a empresa também adquiriu a Plurinox, indústria loca-lizada em Batatais/SP e, em 2014, abriu sua segun-da filial na região Sudeste. No total, são mais de 380 colaboradores diretos. A intenção agora é abrir mais uma filial no Nordeste.

Aos jovens, ele ressaltou: “Foco é a grande pala-vra para os empreendedores de hoje. Muitas pessoas querem mudar de vida, mas não sabem o que querem. Quando você se propuser a fazer alguma coisa, entre de cabeça naquilo e não volte atrás, faça o seu melhor”.

História da Reafrio é apresentada durante o Business

Empreendedor Eduardo Miguel Simon enfatizou fatores que o levaram ao sucesso

10 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 11: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Na tarde de 13 de setembro, o Núcleo do Jovem Empreendedor, abrigado pela CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, promoveu mais uma edição do Feirão do Imposto, evento realiza-do anualmente em diversas cidades do país que abrigam núcleos ligados à Confederação Nacio-nal dos Jovens Empresários (Conaje).

Em Santa Catarina, de acordo com o conse-lho estadual (Cejesc), a ação ocorreu em mais de 40 municípios, com o principal objetivo de informar e conscientizar a população sobre a carga tributária do país. Na ocasião, foram coletadas assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que visa a simplificação e re-dução tributária, além da eficiência na gestão dos recursos.

Neste ano, o núcleo de Maravilha promoveu uma mateada sem imposto na praça Pe. José Bunse (Igreja Matriz), onde foram comercializa-

dos 600kg de erva-mate com imposto reduzido. A iniciativa contou com o apoio da ervateira Boqueirão e de 10 mercados associados à CDL/Associação Empresarial: Supermercado Dallas, Iguatemi Alimentos, Mercado Altas Horas, Ma-ravilha Alimentos, Mercado Piccoli, Supermer-cado Do Lar, Alimentos Vitória, Super Auriverde, Tarumã Alimentos e Super Sertão Alimentos.

“Como coordenador desta ação, agradeço a todos os nossos parceiros, nucleados e ao público que prestigiou. O evento foi maravi-lhoso, tivemos a oportunidade de informar as pessoas sobre a alta carga de impostos sobre vários produtos. Além da erva-mate e da água gratuita oferecida pela Boqueirão, comerciali-zamos pipocas e os vales para a aquisição de erva no valor de R$ 6”, avalia o nucleado Mozer Matheus de Oliveira.

Junto ao Feirão do Imposto, alunos das es-

colas participantes da 6ª Gincana Cidade das Crianças – a ser realizada pelo núcleo no dia 12 de outubro – estiveram desenvolvendo uma das atividades propostas. Cada equipe esteve repas-sando informações ao público sobre dois tipos de impostos, além de recolher assinaturas para o MBE.

Voluntários da SER Aurora e da Fundação Aury Luiz Bodanese também promoveram o Pe-dágio do Brinquedo no local e distribuíram mudas de árvores em alusão ao Dia da Árvore, comemo-rado em 21 de setembro.

Feirão do Imposto é realizado peloNúcleo do Jovem Empreendedor

Nesta edição, mateada sem imposto foi oferecida

Dezenas de jovens empreendedores de todo o Estado se reuniram em São Miguel do Oeste, nos dias 18 e 19 de setembro, para a 9º Assem-bleia Geral Ordinária (AGO) de 2014, promovida pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc). A programação iniciou na noite do dia 18, no Restaurante Vila Grill, com a apresentação do case de sucesso da Agro In-dustrial Catarinense (AIC Soluções Veterinárias) e palestra do professor Roberto Aurélio Merlo.

Integrantes do Núcleo do Jovem Empreen-

dedor, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, também estiveram presentes e conhe-ceram a história de uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias do Sul do país, contada por seus diretores. A AIC tem mais de 60 anos de tradição e fabrica os produtos da linha Ma-tacura e Cão Fiel, destinados à higiene, limpeza e proteção de cães, gatos e cavalos.

Durante a explanação, os representantes da empresa destacaram as dificuldades e fracassos ao longo de sua trajetória, além dos fatores que fizeram a indústria ter um crescimento de 100% entre 2009 e 2013. Entre as medidas adotadas para o crescimento, foram citadas a contratação de assessorias específicas, criação de um plano de comunicação integrada, melhorias na gestão interna e reestruturação de produtos e da marca. “É fundamental desenvolver alianças estratégicas e compartilhar informações com pessoas estraté-

gicas”, citaram.Após a apresentação do case, o professor

Merlo deu continuidade com uma palestra sobre conjuntura atual, cenários futuros e de-safios dos jovens empreendedores. “É funda-mental ter planejamento e o controle das infor-mações para a tomada de decisões”, disse ele, ao ressaltar a importância do alinhamento dos setores contábil, fiscal e tributário da empresa, com uma gestão focada em resultados.

No dia 19, a programação teve continui-dade, pela manhã, com uma visita técnica à empresa Agostini Industrial, que desenvolve equipamentos voltados à construção civil. À tarde, no auditório do Centro Empresarial Andrômeda, os nucleados se reuniram para a AGO, onde foram discutidos assuntos ligados ao Cejesc, maior movimento de jovens empre-endedores do país.

Empreendedorismo em evidência na AGO do Cejesc

Nucleados de Maravilha acompanharam programação

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 11

Page 12: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, no último dia 8 de setembro, a Resolução CGSN nº 115/2014, regulamentando as alterações trazidas pela Lei Complementar nº 147/2014. Poderão optar pelo Simples Nacional, a partir de 1º de janeiro de 2015, as microem-presas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP) que exerçam as seguintes atividades:

Tributadas com base nos Anexos I (4% a 11,61% s/ faturamento) ou II (4,5% a 12,11% s/ faturamento):

- Produção e comércio atacadista de refrige-rantes.

Tributadas com base no Anexo III (6% a 17,42% s/ faturamento):

- Fisioterapia;- Corretagem de seguros;- Corretagem de imóveis de terceiros;

- Serviços prestados mediante locação de bens imóveis próprios;

- Serviço de transporte intermunicipal e inte-restadual de passageiros e sob fretamento para o transporte de estudantes e trabalhadores.

Tributada com base no Anexo IV (4,5% a 16,85% s/ faturamento):

- Serviços advocatícios.Tributadas com base no Anexo VI

(16,93% a 22,45% s/ faturamento):- Medicina, inclusive laboratorial e enferma-

gem;- Medicina veterinária;- Odontologia;- Psicologia, psicanálise, terapia ocupacional,

acupuntura, podologia, fonoaudiologia, clínicas de nutrição e de vacinação e bancos de leite;

- Serviços de comissaria, de despachantes, de

tradução e de interpretação;- Arquitetura, engenharia, medição, cartogra-

fi a, topografi a, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, design, desenho e agronomia;

- Representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios e serviços de terceiros;

- Perícia, leilão e avaliação;- Auditoria, economia, consultoria, gestão, orga-

nização, controle e administração;- Jornalismo e publicidade;- Agenciamento, exceto de mão de obra;- Outras atividades do setor de serviços que

tenham por fi nalidade a prestação de serviços de-correntes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científi ca, desportiva, artística ou cultural, que constitua profi ssão regulamentada ou não.

Simples Nacional: Novas atividades para 2015

No dia 1º de setembro, integrantes do Núcleo dos Profi ssionais Contábeis, ligado à CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, participaram do Fórum Simples Nacional, promovido pelo Conse-lho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), em Florianópolis, com transmissão ao vivo pela internet para todo o Estado.

Os participantes estiveram reunidos no audi-

tório da CDL/Associação Empresarial para assisti-rem às explanações que fazem parte do Progra-ma de Educação Continuada (PEC) do CRCSC. O objetivo do fórum foi transmitir aos participantes informações sobre as principais alterações rela-cionadas às novas regras trazidas pela Lei Com-plementar nº 147/2014, identifi cando as novas atividades que poderão ser incluídas no Simples Nacional neste ano de 2014 e em 2015, entre outros assuntos pertinentes ao setor.

De acordo com a nucleada e delegada do CRCSC no município, Jucilei Honaiser, treina-mentos como este são imprescindíveis para a capacitação dos profi ssionais, tendo em vista as constantes mudanças de legislação observadas no setor contábil. “Outros treinamentos aconte-cerão neste modelo, pois o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, é muito presente e empenhado

para que todos os profi ssionais tenham acesso fá-cil às informações. Para a classe contábil é muito importante, pois o aprendizado deve ser constan-te”, destaca.

Como ingresso, os participantes contribuíram com um quilo de alimento não perecível. Os do-nativos foram entregues à escola Apae Marisol.

Profi ssionais contábeis recebem informaçõesdurante fórum on-line do CRCSC

Alterações na lei do Simples Nacional foram discutidas

Apae recebeu donativos arrecadados pelo núcleo

12 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 13: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Na noite de 22 de agosto, o Núcleo dos Cor-retores de Imóveis de São Miguel do Oeste pro-moveu um jantar, no Clube Comercial, referente ao Dia do Corretor de Imóveis, comemorado no dia 27. O evento reuniu aproximadamente 35 pessoas, entre profissionais da região e seus familiares.

Esteve presente o empresário Vitaliano Tonkiel, representando o Núcleo das Imobili-árias e Corretores de Imóveis, abrigado pela

CDL/Associação Empresarial de Maravilha. Ele também é representante no município do Con-selho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC).

De acordo com os profissionais, o trabalho do corretor deve ser valorizado já que tem valor inestimável para a sociedade, contribuindo para o crescimento do mercado imobiliário, além de lidar com uma relação de credibilida-de, confiança e prudência.

Núcleo participa de jantar comemorativo

O Núcleo Metalmecânico, ligado à CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, iniciou mais uma ação do projeto Empreender Competitivo. Trata-se de uma consultoria na área de gestão empresarial, com o consultor Paulo Aguilera, da qual participa-rão não somente empresas nucleadas, mas também oriundas de outros segmentos.

A reunião para apresentação da proposta de trabalho e do cronograma de atividades ocorreu no dia 25 de agosto, na sede da CDL/Associação Em-presarial. Segundo Aguilera, dentro de um prazo

que encerra em dezembro, cada empresa recebe-rá 20 horas de consultoria, onde serão identifi ca-das as necessidades e indicadas as oportunidades de melhoria para cada negócio.

O consultor é graduado em Processos de Pro-dução, pós-graduado em Administração Industrial e Master Black Belt Lean Manufacturing Proces-sos Enxutos pela DBS University, de Chicago. Com experiência em grandes empresas multinacionais, atua desde 1996 como consultor e palestrante, desen-volvendo e ministrando programas de treinamento.

Empresas têm consultoria na área de gestão

Evento ocorreu em São Miguel do Oeste

Reunião apresentou proposta de trabalho aos nucleados

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 13

Page 14: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

No dia 6 de setembro, 105 automóveis foram revisados durante a 9ª Inspeção Veicular Gratuita (IVG), promovida pelo Núcleo de Automecânicas, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha. O evento foi realizado no Parque de Expo-sições Carlos Alberto Begrow (Tomatão), com o objetivo principal de sensibilizar os condutores sobre a importância dos cuidados com o carro por meio da manutenção preventiva e corretiva.

O check-up gratuito analisou mais de 80 itens dos veículos e, ao final da inspeção, os motoristas receberam um diagnóstico completo indicando o que precisa ser revisado. De acordo com o co-ordenador do Núcleo de Automecânicas, Ademir Brutscher, a ação superou as expectativas dos nucleados, já que a meta inicial era atender 70 veículos.

O evento teve a colaboração dos profissionais nucleados da Automecânica Rieger, Mecânica Irmãos Pissatto, Mecânica Automotor, Mecânica Meurer, Mecânica Chicão, Mecânica e Chapeação Decker, Oficina Mecânica Brutscher, Trator Peças Almeida, Mecânica Reckers, Mecânica Primos, Mecânica Cézar e Mecânica do Alemão.

Foram parceiras desta edição as empresas Gambatto Fiat, Retiago Autopeças, Kapass Corre-tora de Seguros, Copema Distribuidora Automoti-

va, Pan Multimarcas, RPM Pneus, Reticar Retífica de Motores, Aupar Distribuidora de Peças, Scherer Distribuidora de Peças e Materva. Como forma de contribuição, o núcleo arrecadou 90kg de alimen-tos não perecíveis durante a IVG, posteriormen-te doados à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A IVG é realizada ao longo do mês de se-tembro em diversas cidades catarinenses que abrigam núcleos ligados à Associação dos Reparadores Veiculares de Santa Catarina (Arvesc) e Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA). Para desenvolver esta ação, o Núcleo de Automecânicas de Maravilha contou também com auxílio financeiro do projeto Empreender Competitivo, iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Bra-sil (CACB) e Sebrae Nacional.

105 automóveis passam por revisão durante a 9ª IVG

Oito empresas do Núcleo de Automecâni-cas, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, participaram, nos últimos quatro meses, de uma consultoria sobre o programa A Chave da Qualidade - 5S, com Valdecir de Moura. Os resultados obtidos após 128 horas de quali-ficação foram evidenciados pelos nucleados em evento realizado no dia 12 de setembro, na sede da Associação dos Motoristas de Maravilha (As-sommar).

A consultoria, que havia iniciado no dia 14 de maio, era uma das ações propostas no ciclo de capa-citação técnica e gerencial do núcleo junto ao pro-jeto Empreender Competitivo, iniciativa da Confe-deração das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Sebrae Nacional e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Durante o evento desta sexta, cada empresa participante relatou as mudanças implantadas a partir da consultoria, entre elas, o descarte de ma-teriais, organização dos ambientes, melhorias na iluminação e estrutura física, identificação dos se-

tores e pintura. “Os próprios clientes reconhecem e vêm elogiar o trabalho”, afirmou o empresário Valdir Luiz Breitembach.

Ao final das apresentações, foram entregues os certificados aos participantes das empresas Automecânica Rieger, Mecânica Irmãos Pissatto, Mecânica Automotor, Mecânica do Alemão, Me-cânica Meurer, Mecânica Primos, Mecânica Re-ckers e Trator Peças Almeida.

Segundo o consultor Moura, é gratificante ver os resultados apresentados. “A Chave da Qua-lidade é muito mais cultura do que aparência. Dessa forma, foram disponibilizadas às empre-sas ferramentas para melhoria da organização interna, espaço físico, produtividade, motivação e comprometimento de todos os integrantes. O resultado ficou visível a todos, principalmente para os clientes”, finaliza.

Mecânicas apresentam resultados obtidos após consultoria

Equipe de nucleados prestou atendimentos no local

Programa A Chave da Qualidade - 5S foi implantado em oito empresas do Núcleo de Automecânicas

14 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 15: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A vontade de abrir o próprio ne-gócio e a paixão pela criação de moda levaram Cristiane Regina Storch a em-preender muito jovem. Após cursar Tecnologia em Produção do Vestuário e somar alguns anos de experiência como costureira, a família a apoiou na concre-

tização de seu sonho e ela iniciou as atividades da Cris Regina Confecções, em março de 2008.

Atualmente, a empresa conta com seis co-laboradores diretos e outros oito indiretos, que são as costureiras terceirizadas. Cris Regina é a responsável pela administração e auxilia também no desenvolvimento das coleções. Além dela, uma designer de moda cuida da criação das peças.

Há poucos meses, a fábrica se mudou para um espaço maior, de aproximadamente 210m², na Av. Presidente Vargas. “Como temos bastan-te venda e estamos abrindo novos mercados, precisamos ampliar a produção. Nosso objetivo é crescer cada vez mais e poder contratar mais pessoas”, comenta a empresária.

Na indústria, são fabricadas peças de mo-dinha, linha fitness e plus size para o público feminino. “Estamos iniciando com a moda plus size porque percebemos que é um nicho a ser explorado. Ainda existem muitas pessoas com di-

ficuldade para encontrar peças com um tamanho diferenciado e essa necessidade foi sentida pelos próprios lojistas”, explica Cris Regina.

A produção da empresa destina-se, principal-mente, para lojas localizadas no Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Além disso, ela mantém um ponto de venda na fábrica e diversas vendedoras diretas. Segundo a empresária, a tendência é aumentar esse tipo de venda mais direcionada: “Hoje as vendedoras visitam as clientes em sua casa, em horários diferenciados, inclusive nos finais de se-mana, então isso facilita a venda”.

Os tecidos para confecção das peças são comprados em diferentes locais, entre eles, Caxias do Sul, Brusque, Jaraguá do Sul, São Paulo e Mi-nas Gerais. Quanto aos equipamentos utilizados, Cris Regina menciona que foram adquiridos por meio de financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Conseguimos parcelar em até 48 vezes no car-tão BNDES, com juro barato, então foi possível adquirir maquinários que agilizam nossa produ-ção”, frisa a empresária.

Em sua opinião, as principais dificuldades hoje se referem à disponibilidade de mão de obra especializada: “Temos uma grande dificuldade de

encontrar colaboradores com experiência em de-terminados setores, como o corte e acabamento, por isso acabamos contratando e ensinando aqui mesmo na empresa”.

Visão de futuro

Ainda neste ano, a empresa pretende lançar um site para vendas on-line, ampliando, assim, sua área de abrangência. Em médio e longo pra-zo, a empresa também pretende participar de fei-ras fechadas para lojistas.

Conforme a proprietária, um empreendedor deve estar sempre buscando algo a mais. “Quando eu abri a empresa, não fiz pesquisa de mercado. Era algo que eu gostava de fazer, que eu tenho paixão, e isso contribuiu para tudo dar certo. Hoje eu visualizo já como eu quero minha empresa no futuro e não vou parar até não chegar lá”, destaca.

A satisfação dos colaboradores e a participa-ção deles com sugestões, conforme Cris Regina, é fundamental para o sucesso do negócio: “Quan-do abri a empresa, queria administrar de uma forma diferente, porque os funcionários têm que ser amigos da gente, tem que haver uma relação boa. Se o funcionário está feliz, ele tem prazer em vir trabalhar”.

VITR

INE

DA IN

STRI

A

Indústria de confecções cresce de olho em novas tendências

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 15

Page 16: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Por lei, a empresa é responsável pela ado-ção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, devendo prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do pro-duto a manipular, cabendo-lhe, ainda, (art. 157 da CLT) cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; e instruir os empregados, através de ordens de serviço, quan-to às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Devendo inclusive punir o empregado que, sem justifi cativa,recusar-se a observar as referidas ordens de serviço e a usar os equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.(art.

158 da CLT).Quando ocorre um acidente do trabalho, o

fato tem repercussões nos âmbitos penal, civil, previdenciário e trabalhista, respondendo cada um que para ele concorra, na medida de sua par-ticipação.

Para haver responsabilização do empregador e seus agentes, é necessário existir nexo causal entre a conduta deles e o resultado danoso ou entre o resultado dano e a conduta que deveriam ter adotado.

Uma vez existindo o nexo causal e o evento danoso, o empregado fará jus à estabilidade pro-visória, ou seja, terá garantida a manutenção do seu contrato de trabalho pelo prazo mínimo de

doze meses, após a cessação do auxílio-doença acidentário.

Além disso, poderá o empregado requerer in-denização por dano estético, material e moral no caso de sequelas, danos e prejuízos suportados pelo acidente do trabalho, uma vez comprovado a culpa ou o dolo do empregador pelo sinistro que o vitimou.

Dessa forma, essencial o empregador atentar--se para a saúde e a integridade do trabalhador no local de trabalho cumprindo as Normas Regu-lamentadores sobre Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho, bem como exigir o uso de Equipa-mento de Proteção Individual por todos os seus funcionários.

ESPAÇO JURÍDICODr. Alex Faturi Delevatti - OAB/SC 19.535-A

Prevenção trabalhista: acidentes do trabalho

Por meio de convênio com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Fa-cisc), a CDL/Associação Empresarial de Maravilha dispõe de um ponto de atendimento para compra e validação de certifi cados digitais da Certisign. Responsável pelo setor na entidade, a agente de registro Rejane Nunes orienta os interessados a adquirirem seu certifi cado nesta época do ano.

“No primeiro semestre do ano, geralmente a procura pelo produto aumenta muito, devido à necessidade do certifi cado digital para a declara-ção do Imposto de Renda. Por isso, é importante antecipar a compra, evitando possíveis transtor-nos”, destaca.

Segundo ela, uma das vantagens do atendi-

mento na entidade é a fl exibilidade de horários: “Nós fi zemos o agendamento da validação pelo site, mas sempre que preciso atendemos em ho-rários diferenciados, facilitando esse procedimen-to para o empresário”. Outra vantagem é que o cliente não precisa se deslocar a outros municí-pios da região para validar seu certifi cado digital.

De forma gradativa, todos os profi ssionais es-tão aderindo a essa certifi cação. Trata-se de uma identidade eletrônica com dados de identifi cação da empresa, pessoa ou site que ela representa, ou seja, é uma assinatura digital utilizada em notas fi scais eletrônicas, pregão eletrônico, Escrituração Fiscal Digital (EFD), assinatura de contratos com fornecedores, entre outros.

Tipos de certifi cados digitais A CDL/Associação Empresarial comercializa certifi -

cados digitais da Certisign dos modelos e-CPF, e-CNPJ, NF-e, e-CPF Simples, e-Mail Seguro Pessoal, Certifi cado WinLogon, DIPJ, e-PET, e-DOC, Sped Contábil, Sped Fis-cal e Siscomex, além dos certifi cados digitais do Tribunal de Justiça (JUS) e a advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para adquirir o certifi cado, basta acessar o site da entidade (www.aemaravilha.com.br) e clicar no ícone da certifi cação digital. Nesta página, o usuário compra o produto e agenda um horário para a vali-dação presencial. Mais informações sobre este serviço podem ser obtidas com a agente Rejane, pelo telefo-ne (49) 3664-0414.

Agente orienta para a aquisiçãode certifi cados digitais

16 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 17: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

A profissão de administrador é rela-tivamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o Dia do Administrador.

O profissional de administração é preparado para uma rotina de atividades integradas e práticas, que o coloca em contato direto com a realidade empresa-rial. Desde o primeiro semestre, o curso possibilita a formação na gestão adminis-trativa, abrangendo a produção, recursos humanos, materiais e logística, marke-ting, finanças, gestão estratégica, de projetos e sistemas e métodos na gestão da informação. O curso também integra a teoria e prática, com estágios, visitas téc-nicas em empresas e instituições, estudos de caso, pesquisas e o contato direto com profissionais do setor.

O curso de administração da Unoesc forma estudantes preparados para atuar como um executivo de grandes organi-zações, públicas ou privadas, ou ainda gestor de seu próprio negócio. As possi-bilidades são muitas, podendo trabalhar em praticamente todos os departamentos de uma empresa, gerenciando recursos financeiros, materiais e humanos. Essa formação proporciona a rápida colocação do profissional no mercado de trabalho.

Uma pesquisa realizada no ano de 2013, pelos acadêmicos Darlan de Castro, Juliane Carla Bonfanti e Marleni Gräf, sob minha orientação, evidenciou que o curso é considerado por 85,64%

dos formados importante a muito im-portante para a aplicabilidade na vida profissional, proporcionando oportu-nidades, já que a grande maioria bus-cou essa área por possuir afinidade ou maiores opções de trabalho.

Esse resultado corrobora com Men-des e Azevedo (2012). Para eles, um dos maiores fatores que levam os jovens a buscar o curso de Administração é a formação generalista, uma profissão que abrange várias áreas e que possui um amplo mercado de trabalho. Mas é importante utilizar-se da citação de Lacombe e Heilborn (2003), pois desta-cam que a Administração é um campo muito vasto que requer conhecimento diversificado e aprendizado permanen-te, pois o ambiente muda, a ciência e a tecnologia evoluem e os processos produtivos se alteram.

Na pesquisa, constatou-se também que houve uma evolução profissional dos egressos em relação ao que exer-ciam antes do curso. Hoje, 74% dos formados atuam em áreas afins de ad-ministração, com maior destaque na área da indústria e comércio, ocupan-do cargos de destaque nas empresas da região. Ainda, em relação ao nível de satisfação pelo curso escolhido, certificou-se que o curso de Admi-nistração mantém uma boa avaliação perante os egressos, atingindo o que eles esperavam.

A profissão de administrador

Mestre em Administração, é especialista em Controladoria Pública, com ênfase

em Controle Interno, e possui MBA em Gestão da Produção, Material e

Logística. Atua como docente no curso de Administração da Universidade

do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e é coordenadora do curso de

Administração da Unoesc de Maravilha.

Eliane F. Strapazzon Beduschi

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 17

Page 18: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

01 Taiania Presotto - PS do Brasil 02 Armindo Abel Zanin - Maravilhas Park Hotel03 Paulo Roberto Segalin - Líder Teleinformática04 José Tarcisio Dullius - Banco do Brasil05 Juliane Vendrame - Agrop. Verdes Campos06 Claudio Baczinski Junior - Hemovida 07 Eduardo Schardong - Aurora Alimentos07 Vilson José Piaça - Jeancar Multimarcas07 Ana Cláudia Pelisson - Kempeli Design e Comunicação08 Valdir Antônio Simonetti - KS Confecções08 Edio Bartz - Voar Viagens e Turismo10 Edivanês Girardello - Maravilhas Park Hotel10 Gelson Rossetto - Free Color Digital10 Janete Maria Scherer - Padaria Clarice10 Marlene Massarollo Manica - Casas Marte11 Rejane Silveira - Sul Brasil Peças Automotivas 12 Sidemar Strey - Loja Bella Flor 12 Andrielli Hammes D’Agostini - Farmácia Popular12 André João Pimmel - Mecânica Primos 12 Elimar Dalla Corti - Nohatto Alimentos 12 Delirio Marcolin - Vida e Saúde13 Leocadio Ademir Perondi - Super Auriverde13 Mouser de Marco - Construtora Marco Garcia14 Aline Nara Schimidt - Mercado e Pan. Bom Gosto 14 Cassiana Solivo - Minimercado Solivo14 Dilvo Ângelo Federizzi - Joalheria e Ótica Confiança14 Heli Adela Kerkhoff - Super Kerkhoff14 Julio César da Silveira - Astra Assessoria14 Simone Regina Tumeleiro - Postos Máximo/Videomax15 Vanelei F. Sirtolli Dazzi - Mecânica do Baxo16 Jurandir Walter Heydt - Relojoaria e Ótica Minerva16 Marli C. Simon - Rotoplast Climatizadores 16 Valdecir Antonio Gonçalves - PN Moto Peças17 Antonio Gambatto - Gambatto Motos17 Cecilia Maria Rodrigues - Mercado Rodrigues17 Giovani Francisco Radaelli - Quimilimp 18 Julmir Vicari - Rádio Difusora18 Ricardo Marcelo Ebert - Metalmax 19 Wilian Tiago Pavi - Território Xtreme Car

19 Ademir Realdo Albrecht - Iguatemi Alimentos19 Marcelo Luiz Engelmann - MM Bebidas19 Valdomiro de Queiroz - Mundial Motos20 Evan Telfer Campbell - ATC Brasil 20 Vanderlei Nicola - Super Auriverde20 Taiane da Silva - Cravo e Canela21 Dhiego Drago - Vitalità Cabelo e Estética21 Diego Naue Mocelin - Cia do CD21 Daniel Kist - Destak Design e Inovação21 Mara Zanivan - Ousadia22 Adriano Alba - Agropecuária Alba22 Sandra Fávero - Ecoo Print23 Cristiano Volpato - Lojas Volpato 23 Max Zanella - Max Veste 24 Lucir Weber - Refrigeração Fogel24 Ricardo Fritzen - Aurora Alimentos25 Célio Luiz Michels - Chica Bakana 25 Claudir André Kerkhoff - Super Kerkhoff25 Luciano de A. e Souza - Azevedo Projeto e Construção25 Fabricia de Souza - Zun Zum25 Vanderlei Luiz Cembranel - Vimóveis 25 Euclides Luiz Meurer - Super Centro 26 Eduardo Jose Heineck - Padock Eventos26 Marco Antonio Scariot - Grupo CSV 27 Thomás Eloi Heydt - Vidraçaria Heydt 28 Helena Graiczyk - Poly Modas28 Maria Corradi - Ferragem Ragazzon29 Anildo Piaça - Jeancar Multimarcas29 Cleomar Vendrame - Rodaleizer Mecânica29 Rosandra Jacomin Capeleto - Maqter Terraplenagem 29 Eloci Leida - Leida Motosserras29 Sueli Cadore Ribeiro - Mercado Favorito29 Rogério Luiz Vidori - Farmácia São Miguel 30 Andréia Cristina Schwertz - Cabana Bis30 Carlos Elomar Kunz - Bradesco30 Lino Haas - Trennepohl Const. e Reforma30 Marcos Olmir Fluck - Eletromóveis Kreuz31 Asta Diva Lineburger Nerling - Grená Modas 31 Teresinha Vogel - Contamar

Aniversariantes de outubro

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

FL-0012-14_AF_An-Protesto_190x86mm_(F).ai 1 20/08/14 12:54

18 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Page 19: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando

Novos associados

Auto TintasAv. Sul Brasil, 1069 – Centro

(49) 3198-1316

Transportes e Mecânica Buffon Rua Carlos A. Cembranel, 135

B. Frei Damião – (49) 3664-3678

Mecânica Mendes Rodovia BR 282 - Km 604,5 - B. Industrial

(49) 3664-1602

Rudély StoreAv. Araucária, 310 - Sala 102 – Centro

(49) 3664-1750

PN Moto PeçasAv. Maravilha, 548 – Centro

(49) 8883-2494

Luciano do Campo Corretor de ImóveisRua Duque de Caxias, 299 – Centro

(49) 3198-1322

Dois sócios comandam a empresa, que ofe-rece tintas e complementos para pinturas automotivas, além de itens para lixamento, polimento e espelhamento de veículos.

A empresa abriu suas portas em 1º de setembro e conta com sete colaborado-res para o serviço de mecânica pesada e transportes.

Com cinco colaboradores, a empresa inaugurou em 2003 e atende toda região com mecânica de máquinas agrícolas e motores diesel.

Desde 2012, a loja dispõe de produtos da marca Rudély, com fabricação em Maravi-lha, além de comercializar outras marcas da moda feminina e masculina.

Especializada na mecânica e venda de peças para motocicletas, e empresa atua com uma equipe de três profissionais e foi fundada em maio de 2013.

O profissional, que atua desde agosto deste ano em Maravilha, realiza compra, venda e aluguel de imóveis em toda a região.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 19

Page 20: Expediente - CDL/Associação Empresarial de Maravilhaaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/84-edicao---outubro-2014... · A CDL/Associação Empresarial de Maravilha está participando