agenda para o mês de maio -...

20

Upload: vudung

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais
Page 2: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Agenda para o mês de maio

Índice

3 PALAVRA DO PRESIDENTE

4 REPRESENTATIVIDADE3º Café Empresarial discute oportunidades de negócios; Vice-presidente da Facisc fala de associati-vismo aos empresários; Entidades paranaenses recebem missão de executivos de SC; Senai convoca lideranças para discutir implantação de unidade em Maravilha; Casa de Apoio ampara familiares de pacientes da UTI.

7 PROGRAMA EMPREENDERNúcleos podem ser beneficiados com projetos do Empreender Competitivo; Conselho de Núcleos es-teve reunido; Comerciantes participam de encontro na entidade; Curso O Vendedor Extraordinário; Núcleo do Jovem Empreendedor participa de palestras em Chapecó; Eventos para o Dia das Crian-ças pautam reunião; Núcleo dos Profissionais da Beleza é representado na feira Hair Brasil 2013; Empreendedoras participam de assembleia do Ceme; Curso Life Coaching; Corretores de imóveis se reúnem em empresas nucleadas; Núcleo de Automecânicas realiza capacitação interna; Vendas de Páscoa superam expectativas e crescem mais de 11%; Promoção de Natal será realizada em Santa Terezinha do Progresso.

17 SOLUÇÕES EMPRESARIAISFederação das CDLs promove reunião de gestores; Artigos do vestuário, flores e perfumes são os presentes mais visados para o Dia das Mães; Artigo Sandro Alencar Fernandes; Util Card; Artigo jurídico Rodrigo Titericz; Compra de certificados digitais pode ser agendada na CDL/Associação Empresarial; Proteção intelectual é novo serviço oferecido pela entidade; Convenção Estadual do Comércio Lojista; Em busca de emprego? Empresas de Maravilha dispõe de vagas em diversos seto-res; Novos associados; Aniversariantes.

08-05 Reunião do Núcleo dos Profissionais da Beleza, quarta-feira, às 8h, na CDL/Associação Empresarial.09-05 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, quinta-feira, às 19h30, em STP.09-05 Reunião sobre grupo de investidores, quinta-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.09 e 10-05 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Mafra.10-05 Reunião Regional do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), sexta-feira, às 19h30, na CDL/Associação Empresarial.11-05 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.14-05 Reunião Núcleo do Jovem Empreendedor, terça-feira, às 20h, na CDL/Associação Empresarial.14 a 17-05 Expogestão 2013, terça a sexta-feira, em Joinville.15-05 Encontro Estadual de Executivos de ACIs, quarta-feira, em Joinville.15-05 Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Comercial, quarta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.15-05 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 20h, no Trator Peças Almeida.16-05 Reunião e treinamento em práticas trabalhistas do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, quinta-feira, às 7h30, na CDL/Associação Empresarial.16-05 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h, na Erva Daninha.21 e 22-05 Curso O Vendedor Extraordinário, com Edson Oliveira, terça e quarta-feira, das 19h às 22h, na CDL/Associação Empresarial.23-05 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h, na CDL/Associação Empresarial.23-05 Reunião do Núcleo Metalmecânico, quinta-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial. 23 a 25-05 45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, quinta-feira a sábado, em Blumenau.29-05 Reunião do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quarta-feira, às 7h, na Imobiliária Boeira.

2

Page 3: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Revista Líder EmpresarialCDL/Associação Empresarial de MaravilhaAvenida , 399 – 3º Andar – CentroMaravilha/SC – CEP 89874-000Fone: (49) 3664-0414www.aemaravilha.com.br

Secretaria executiva: [email protected]ção: [email protected]: [email protected] Empreender: [email protected]. de Comunicação: [email protected]ência: [email protected]

Presidente - Jonas Dall’AgnolVice-presidente - Jeovany FolleDiretora Secretária - Cleonice C. ManicaDiretor Tesoureiro - Celso C. BroettoDiretor de Indústria - Eduardo M. SimonDiretora de Comércio - Simone M. Zanotto Diretora de Serviços - Jucilei P. HonaiserDiretor de Agronegócios - Mário Sérgio P. PinheiroDiretora de SPC/Serasa - Ana Paula GoelzerDiretora de Aperf. Profissional - Dilva B. BenvenuttiDiretora de R. Públicas, Mark. e Eventos - Claudia VendrameDiretor do Projeto Empreender - Rafael O. Baratto

Conselho Fiscal – titulares:Poliana de OliveiraSilvio José ZaninAdalberto Stacke

Conselho Fiscal – suplentes:Neiva G. de OliveiraNilson De BonaJoão Célio Gomes Boeira

Conselho Deliberativo:Vitaliano TonkielGelson RossettoUriel Roman

Jornalista Responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1500 exemplares

Distribuição gratuita

Jeovany FolleVice-presidente

Atender aos anseios dos associados, ouvir suas propostas e aprimorar o trabalho desenvolvido no dia a dia da entidade. Essas ações são uma preocupa-ção constante da CDL/Associação Empresarial de Maravilha e, por isso, tanto a diretoria quanto os colaboradores, estão sempre em busca de informações e novos serviços para auxiliar os empresários.

Com a ideia de aproximar os associados e discutir oportunidades para o município, estamos realizando periodicamente o Café Empresarial, uma reu-nião da diretoria com empresários convidados. A cada edição, reunimos profis-sionais de sucesso, que se destacam na sociedade e vêm contribuir com suges-tões para nosso trabalho junto aos mais de 370 associados que representamos.

Estarmos engajados pela implantação do Senai em Maravilha, por exem-plo, é uma das formas de representarmos os empresários em uma reivindica-ção coletiva, que irá beneficiar a todo o município. Sabemos da dificuldade das empresas, sejam elas da indústria, do comércio ou da prestação de serviços, em contratar profissionais qualificados e, acima disso, comprometidos com o trabalho e os objetivos da organização.

Acreditamos que a vinda de uma instituição como o Senai, que só em 2012 matriculou mais de 108 mil alunos em Santa Catarina, irá capacitar os jovens para o mercado de trabalho, melhorar a oferta de mão de obra especializada e, consequentemente, promover o crescimento de toda a cidade. Precisamos garantir que esse investimento venha para o município e, para isso, é impor-tante que os empresários se envolvam, assim como o poder público, para fazer projetos como este saírem do papel.

Falando sobre a união da classe, cito também a reunião que promovemos no mês de abril com o vice-presidente da Facisc, Ernesto João Reck, que nos deu insumos para que levemos adiante a ideia de formar um grupo de inves-tidores e atender necessidades pontuais identificadas no município. É preci-so, mais uma vez, que o associado venha para a entidade, discuta suas ideias conosco e some esforços para tornar nosso trabalho ainda melhor. Estamos à disposição para recebê-los, pois é esse o nosso papel.

Um bom trabalho requer

participação coletiva

3

Page 4: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

A diretoria da CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha realizou, dia 2 de abril, o 3º Café Empresarial, reunião com empre-sários de sucesso para discutir dificuldades e oportunidades para o desenvolvimento do município. Desta edição, participaram os empreendedores Ivan Tomazoni, da Toma-zoni Empreendimentos Imobiliários, Teresi-nha Dreifke Zanin, da Duetto Modas, Vilson Luiz Bernardi, da Copema, e Josemar Spes-sato, da Abastecedora Maratona, além do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Leandro Dall’Agnol.

“O intuito da entidade é estar sintoniza-da com os anseios da classe empresarial e uma forma que encontramos, e deu muito certo, foi o Café Empresarial. É esse o mo-mento para falarmos das oportunidades de negócios e dificuldades que encontramos no município e na região”, frisou o pre-sidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol. Da mesma forma, o vice--presidente Jeovany Folle comentou: “É uma alegria para nós recebermos os associados, ouvirmos suas ideias e seus pontos de vista, que contribuem para nosso trabalho dentro da entidade”.

Os convidados ressaltaram a importân-cia de acreditar no potencial do município, investir e incentivar a vinda de outras em-presas. “Precisamos pensar na cidade como um todo e ter uma administração arrojada para que a cidade cresça”, destacou Vilson Bernardi. Para o empresário Josemar Spes-sato, a soma de esforços da classe faz com que as pessoas acreditem no município e in-

vistam aqui. “Com o crescimento das empre-sas e os investimentos que estão sendo feitos aqui, acredito que a população vai crescer em torno de 30% em 10 anos”, apontou.

Empresária do ramo do vestuário e cal-çados, Teresinha Zanin afirmou que é ne-cessária maior união dos comerciantes para fortalecer o setor. “Aos poucos estamos con-seguindo trazer pessoas de outros municí-pios para comprar, mas precisamos do apoio de todo o comércio para fazermos mais ações, enxergando nosso vizinho não como concorrente, mas como parceiro”, disse.

O empreendedor Ivan Tomazoni, acres-centou: “Tem muita gente querendo investir aqui e a união dos empresários com o poder

público é que vai trazer novas empresas pra cá”. Segundo ele, existe a ideia de formar um grupo de investidores para fomentar novos projetos em Maravilha, com base nas neces-sidades e oportunidades identificadas. “Ve-mos em outras cidades que os empresários são investidores e temos condições de fazer isso”, reforçou.

Ao usar a palavra, o empresário e secre-tário municipal Leandro Dall’Agnol enfati-zou os benefícios da aproximação da entida-de com a administração e comentou que já foram realizadas diversas visitas a empresas do município. De acordo com ele, “tem que existir essa aproximação, um diálogo aberto, para juntos buscarmos soluções”.

3º Café Empresarial discute oportunidades de negócios

Empresários de destaque foram convidados pela diretoria da entidade

Leandro Dall’AgnolTeresinha Dreifke Zanin Ivan TomazoniVilson Luiz BernardiJosemar Spessato

4

Page 5: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Empresários ligados à CDL/Associação Empresarial de Maravilha se reuniram no au-ditório da entidade, dia 11 de abril, para parti-ciparem de explanação sobre Associativismo de Resultado: Grupos de Investidores. As infor-mações foram repassadas pelo vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, que relatou sua experiência associativista.

Corretor de seguros, com residência em São Lourenço do Oeste, Reck participou da consti-tuição de empresas no município por meio da formação de grupos de investidores, entre elas, o Poente Hotel, inaugurado em 2012 e que sur-giu, segundo ele, “para suprir uma necessidade de São Lourenço”.

“Negócio bom, que tem durabilidade e não deixa você preso, é a sociedade. Não importa o valor do investimento, mas implantar a cultura associativista, incentivar nossos filhos a econo-mizar e investir. A ideia é continuar atuando e investindo em seu próprio negócio, mas ter

uma renda que não dependa unicamente dis-so”, comentou Reck. Ele acredita que cada sócio pode contribuir com seus conhecimentos, den-tro de sua área, e fazer com que o investimento dê certo. “Vamos ganhar dinheiro, mas sabendo aproveitar o que cada um tem de melhor. Preci-samos pensar grande”, frisou.

O vice-presidente da Facisc também apre-sentou dois casos de investimentos que não de-ram certo e apontou os pontos fracos. De acor-do com ele, é importante formar um conselho para gerir o negócio e contratar um colabora-dor externo para a parte administrativa: “Não deixe o seu negócio próprio para gerenciar a sociedade. Contrate pessoas para isso”.

O presidente da CDL/Associação Empre-sarial, Jonas Dall’Agnol, ressaltou o interesse da entidade em reunir grupos de investidores e contribuir para o desenvolvimento do mu-nicípio. “O lugar de pensar o associativismo e empreender é aqui dentro. Devemos começar com os ‘pés no chão’, devagar, mas não pode-

mos deixar a ideia morrer. A entidade se coloca à disposição para que, com sua estrutura e seus colaboradores, faça esse grupo acontecer”, dis-se.

A CDL/Associação Empresarial deve reunir novamente os empreendedores interessados para debater ideias e identificar necessidades do município. A partir disso, a intenção é auxiliar na formação de um grupo de investidores para promoverem novos negócios em Maravilha. Interessados podem obter mais informações junto à entidade.

Vice-presidente da Facisc fala de associativismo aos empresários

Entre os dias 3 e 6 de abril, a Federação das Associações Empresariais de Santa Ca-tarina (Facisc) promoveu missão empresa-rial de executivos para visitar as associações empresariais de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu, no Oeste do Para-ná. Mais de 20 pessoas ligadas à Facisc e às entidades filiadas participaram, entre elas,

a secretária executiva da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Sandra Duarte Heinz.

De acordo com a Facisc, a viagem de ne-gócios teve como objetivos conhecer a estru-tura das entidades, obter informações sobre o modelo de gestão, os serviços, produtos e tecnologias utilizados, além de conhecer a atuação das diretorias, as ações voltadas aos associados e trocar experiências com outros profissionais. A missão também contemplou uma visita à Itaipu Binacional, a maior usi-na hidrelétrica do mundo em produção de energia.

Segundo a secretária executiva Sandra, muitas das ações desenvolvidas pelas asso-ciações empresariais paranaenses podem ser adequadas e implantadas também em

Maravilha. Nos municípios visitados, as en-tidades possuem de 1 mil a 2,5 mil associa-dos e agregam diversos serviços para man-ter o crescimento gradativo desse número.

“Conhecer a realidade de outras asso-ciações e a maneira de como a federação do Paraná trabalha nos traz conhecimento e muito do que vimos pode ser implantado dentro da nossa realidade. Chamaram nos-sa atenção, por exemplo, os programas para retenção de talentos, a representatividade da diretoria, as parcerias para o desenvolvi-mento de projetos, as ações para fortalecer o comércio, o projeto realizado em parceria com investidores para a edificação da sede própria e a divisão das associações do Estado em coordenadorias regionais, o que otimiza o trabalho da federação”, afirma Sandra.

Entidades paranaenses recebem missão de executivos de SC

Ernesto Reck abordou a formação de grupos de investidores

Troca de informações foi o principal objetivo

5

Page 6: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

A implantação em Maravilha de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendi-zagem Industrial de Santa Catarina (Senai/SC), pautou reunião realizada com lideran-ças municipais e representantes do Senai/SC, dia 15 de abril, no auditório da CDL/Associação Empresarial de Maravilha. O as-sunto já foi discutido em outras oportunida-des, no ano passado, e o que ficou claro é o desejo do município em abrigar a instituição e o interesse do Senai/SC em instalar-se na Cidade das Crianças em um curto espaço de tempo.

Em outra reunião, ocorrida em novem-bro de 2012, havia sido acordado que o Se-nai/SC ocuparia, inicialmente, a estrutura até então utilizada pela Secretaria de Desen-volvimento Regional (SDR). Entretanto, de-vido às condições precárias do local, os dire-tores afirmaram que a reforma seria inviável neste momento. O que se busca, agora, é a destinação de um ambiente adequado, por parte da administração municipal, para que a instituição possa implantar os primeiros

cursos e, posteriormente, viabilizar a edifi-cação de sua unidade em Maravilha.

Conforme destacado pelo diretor adjun-to do Senai/SC, Marco Antônio Dociatti, o Senai/SC não é uma instituição pública, mas mantida pela indústria. “Um terço de nos-sos recursos vem da folha de pagamento da indústria e dois terços são oriundos de projetos e serviços prestados”, explicou. “O Senai tem o compromisso de investir e se reestruturar para dobrar o número de ma-trículas em Santa Catarina. Nosso desafio é fazer 130 mil matrículas neste ano”, afirmou, sendo que em 2012 foram 108 mil alunos matriculados nas 46 unidades do Estado.

O vice-prefeito Sandro Donati e o secretário da SDR Maravilha, Valci Dal Maso, reforçaram que haverá um esforço, por parte do poder público, para viabili-zar o projeto de implantação do Senai/SC atendendo o que é necessário. Eles res-saltaram os benefícios que isso trará para toda a microrregião, como qualificar a mão de obra, aumentar a competitividade

das empresas, gerar negócios e incremen-tar a renda da população.

Da mesma forma, o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, disse que a sociedade está “ansiosa” para ver a instituição funcionando. “Precisa-mos colocar o Senai em funcionamento e, em paralelo, fazer um projeto para a cons-trução com uma estrutura maior, atenden-do a demanda da região”, frisou. A partir desta reunião, o município ficou respon-sável por encontrar um local adequado e informar ao Senai/SC em um próximo en-contro, com data a ser agendada.

Senai convoca lideranças para discutir implantação de unidade em Maravilha

A inauguração da Casa de Apoio para fami-liares de pacientes da Unidade de Terapia Inten-siva (UTI) do Hospital São José, de Maravilha, ocorreu no dia 12 de abril. O ato contou com a presença de diversas lideranças e autoridades do município, entre elas, o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jonas Dall’Agnol.

A casa está localizada na avenida Presidente Vargas, bairro Floresta, em frente ao Centro de Educação Infantil Sílvia Ebert. Conforme a res-ponsável pela casa, Sirlei Grams, o espaço tem capacidade para 25 pessoas e é mantido pela Associação de Voluntários de Maravilha, apoio de secretarias de Saúde da região, entidades, em-

presários e do deputado federal Celso Maldaner. Segundo a diretora do Hospital São José,

Neiva Schaffer, a UTI possui 10 leitos e recebe pacientes de todo o Estado. Já estiveram inter-

nadas, por exemplo, pessoas de Dionísio Cer-queira, Xanxerê, Joinville, Faxinal dos Guedes, Xaxim, Abelardo Luz, Descanso e Ponte Serra-da. A Casa de Apoio, neste sentido, irá acolher acompanhantes e familiares desses pacientes, oferecendo alojamento e alimentação.

Para permanecer no local não há custos e as refeições são coletivas. Quem tiver parentes internados em outras alas do hospital tam-bém pode ir até a Casa de Apoio para lavar roupas ou tomar banho. Outro benefício é a disponibilidade de um carro para levar os inte-ressados até o local. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 9905-6039 ou 8828-0698.

Casa de Apoio ampara familiares de pacientes da UTI

Município deve indicar um local adequado para abrigar a instituição

Atendimento é prestado pela família de Sirlei Grams

6

Page 7: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Com o objetivo de apoiar e estimular a competitividade das empresas participan-tes dos núcleos do Programa Empreender, a CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha está participando de mais uma edição do programa Empreender Competitivo. Para tanto, o consultor dos núcleos da entidade, Jean Carlos Ribeiro, participou do Seminário Empreender Competitivo – Alinhamento de Projetos, promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), dias 25 e 26 de março, em Florianópolis.

De iniciativa da Confederação das As-sociações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o programa é coordenado em Santa Catarina pela Facisc e as ações são executadas pelas associações que ti-veram propostas aprovadas na Chamada Nacional de Projetos. Os recursos finan-ceiros, destinados à viabilização dos proje-tos, são oriundos da parceria com o Sebrae Nacional e de contrapartida de empresá-rios, parceiros nos projetos e associações empresariais.

O seminário teve a presença do vice--presidente da CACB, Luiz Carlos Furtado

Neves, do coordenador nacional do Em-preender pela CACB, Carlos Rezende, e do consultor Renato Rossi, que repassaram informações sobre o edital e como devem ser cadastrados os projetos.

Na edição de 2010/2011, foram apro-vados 40 projetos no Estado, que benefi-ciaram 1.421 micro e pequenas empresas com o montante de R$ 5 milhões. Desse total, três projetos envolveram os núcleos de Desenvolvimento Comercial, Metalme-cânico e Indústrias do Vestuário, ligados

à CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha.

Seguindo as exigências do edital 2013/2015, a entidade pretende agora ca-dastrar até cinco projetos. “Estamos com uma grande expectativa em torno do Em-preender Competitivo neste ano. Os em-presários estão apostando no projeto, pois ele só vem a somar para as ações desen-volvidos pelos núcleos”, afirma a secretá-ria executiva da CDL/Associação Empre-sarial, Sandra Duarte Heinz.

Núcleos podem ser beneficiados com projetos do Empreender Competitivo

Os coordenadores de núcleos da CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, que formam o Conselho de Núcleos da entidade, participaram de reunião festiva no dia 22 de março, no Res-taurante Degusta. Realizadas periodicamente, as reuniões do conselho têm o objetivo de pro-mover a troca de experiências, repassar informa-ções, levantar sugestões e aproximar os núcleos da entidade.

Além dos coordenadores, participaram o diretor do Projeto Empreender da CDL/Associa-ção Empresarial, Rafael Baratto, e os consultores Jean Carlos Ribeiro e Sabryna Voos Bortoncello

Tarouco, que iniciou o trabalho junto ao Progra-ma Empreender no último mês.

O consultor Ribeiro explicou sobre os proje-tos que seriam cadastrados no programa Empre-ender Competitivo, edição 2013/2015. Idealizado pela Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB) e pelo Sebrae Nacional, o pro-grama destina recursos financeiros para o desen-volvimento de projetos dos núcleos setoriais e multissetoriais das entidades.

Os coordenadores também comentaram acerca das atividades planejadas e fizeram su-gestões para aprimorar o trabalho da entidade

junto aos nucleados. Ainda foi repassado o con-vite para o Congresso Empresarial da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), marcado para os dias 6, 7 e 8 de outubro, em Florianópolis. No evento, serão realizados encontros estaduais do Empreender, da Mulher Empresária e do Jovem Empreendedor, além do Encontro Nacional de Presidentes, Executivos e Assessores Jurídicos e posse de novas diretorias.

Mais informações sobre o trabalho dos nú-cleos da CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha estão disponíveis no site da entidade, aces-so pelo endereço www.aemaravilha.com.br.

Conselho de Núcleos esteve reunido

Seminário, realizado no final de março, teve o objetivo de alinhar os projetos de todo o Estado

7

Page 8: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

O Núcleo de Desenvolvimento Comercial, ligado à CDL/Associação Empresarial de Ma-ravilha, promoveu reunião com empresários do comércio dia 8 de abril, no auditório da entidade. O encontro teve o objetivo de aproximar os lo-jistas, apresentar as ações do núcleo, discutir so-bre os horários especiais de Natal e trocar ideias para o fortalecimento do setor no município.

Inicialmente, a coordenadora Cleonice Ma-nica explanou sobre a história, os objetivos e ati-vidades do Núcleo de Desenvolvimento Comer-cial. Fundado em 1999, com o nome de Núcleo

do Turismo, passou a chamar-se Núcleo de Tu-rismo Comercial no ano de 2004. A denomina-ção atual foi estabelecida em 2006 e, desde então, o núcleo promove diversas ações, entre elas, a realização do Liquida Maravilha e do Natal Ma-ravilha; cursos, palestras, workshops e treina-mentos voltados à qualificação de empresários e colaboradores; e implantação dos Sábados Mais.

Um dos intuitos do núcleo, neste ano, é não realizar a campanha de prêmios no Natal e in-vestir na decoração natalina. “Percebemos, até nas pesquisas da entidade, que a campanha já

não é mais um atrativo para os consumidores, por isso estamos encaminhando projetos para decorar a cidade e trazer mais consumidores de outros municípios”, afirmou Cleonice.

Ao usar a palavra, o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol, destacou que as dificuldades enfrentadas pelo comércio local são as mesmas verificadas por empresários de outros municípios. Por isso, se-gundo ele, os comerciantes devem se unir, bus-car o aprimoramento de seu negócio e inovar. “O pequeno comerciante precisa estar atento às exigências do mercado para atender bem seu cliente e não perder espaço para as grandes re-des. Precisamos enxergar os outros empresários como colegas e não como concorrentes”, men-cionou ao convidar os presentes para participa-rem do núcleo: “Vamos participar e auxiliar na tomada de decisões”.

Por fim, foram apresentadas duas propostas para o horário especial de Natal 2013 e ouvidas as sugestões dos empresários. Com base no que foi tratado, os integrantes do núcleo se reunirão para definir e encaminhar a proposta para apro-vação do sindicato dos empregados (Seceosc).

Comerciantes participam de encontro na entidade

Presidente da CDL/Associação Empresarial incentivou a participação no núcleo

8

Page 9: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Os eventos alusivos ao Dia das Crian-ças e realizados no dia 12 de outubro pelo Núcleo do Jovem Empreendedor e pela JCI Maravilha – Gincana Cidade das Crianças e Festival do Sorvete –, foram discutidos durante reunião no dia 10 de abril, na CDL/Associação Empresarial de Maravilha.

Na oportunidade, membros da co-missão organizadora fizeram um levan-tamento sobre os recursos necessários para promover os eventos neste ano. A gincana é realizada desde 2009 pelo Nú-cleo do Jovem Empreendedor e envolve

alunos do 6º ao 9º ano das escolas mu-nicipais, estaduais e particular do muni-cípio.

No espaço da praça Cidade das Crian-

ças e do ginásio Gelson Lara, são desen-volvidas diversas atividades que somam pontos e premiam as equipes participan-tes. Já o Festival do Sorvete, organizado pela JCI, chega à 9ª edição neste ano e consiste na distribuição e comercializa-ção de fichas de sorvete e outros lanches no local do evento.

Conforme a comissão organizadora, a programação do dia 12 de outubro re-úne, todos os anos, em torno de 3 mil pessoas e tornou-se tradicional no mu-nicípio, já que Maravilha leva o título de Cidade das Crianças.

Eventos para o Dia das Crianças pautam reunião

Integrantes do Núcleo do Jovem Empre-endedor, ligado à CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, participaram do evento “Os 20 Minutos – Inspire-se”, organizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor de Chapecó, no dia 18 de abril. A programação, realizada no cinema 3D do Shopping Pátio Chapecó, integrou a 4ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), sediada pelo núcleo daquele município, nos dias 18 e 19.

O evento contou com a presença de cinco palestrantes, sendo que cada um deles teve o tempo de 20 minutos para se apresentar. Estiveram presentes o vice--presidente de Gestão, Pessoas e TI do Grupo RBS, Deli Matsuo, com o tema “Pessoas e empreendedorismo, uma pers-pectiva de gestão”; Norma Assunção, coa-ch especializada em hipsnose, que falou do tema “Em 20 minutos tudo pode mudar”; e o consultor do Ministério da Justiça, Ro-drigo Santos, que abordou “Transforman-do ideias em resultados: as armadilhas e oportunidades no caminho”.

Além deles, o empreendedor Salvador da Silva explanou sobre o tema “Relacio-

ne-se. Você tem todo o tempo do mundo” e o executivo Daniel Peres teve sua palestra focada no “Marketing em 20 minutos, ten-dências para 2013”.

No dia 19, as atividades da AGO tiveram

sequência a partir das 8h30, com visita téc-nica à empresa Rotesma. Na parte da tarde, ocorreu a assembleia geral na sede da Asso-ciação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc).

Núcleo do Jovem Empreendedor participa de palestras em Chapecó

Programação fez parte da 4ª assembleia do Cejesc

Em parceria com a JCI, núcleo organiza atrações

9

Page 10: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Em torno de 90 mil profissionais, em busca de novidades e soluções, participa-ram da Hair Brasil 2013 – Feira Internacio-nal de Beleza, Cabelos e Estética, realizada de 6 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Entre eles, os integrantes do Núcleo dos Profissionais da Beleza, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha: o coordenador do núcleo, Valter Waldow, o vice-coordenador, Murilo Lopes Duarte, e os

nucleados Loiva Duarte e Fabiana Tatiana Land.

A Hair Brasil é um evento de referência para setor e contempla workshops, congres-sos e seminários paralelos, além de contar com aproximadamente 900 expositores de produtos e serviços voltados aos profissio-nais da área. Segundo divulgado pelo pre-sidente da Hair Brasil, Francisco Santos, “o consumo brasileiro de produtos de beleza,

cabelos e higiene pessoal, representa hoje 10% do mercado mundial e vem crescendo sistematicamente há quase duas décadas”.

Na opinião do nucleado Murilo Duar-te, a participação na feira representa uma oportunidade para se aperfeiçoar e trazer novidades. “O evento foi bem proveitoso e acredito que o que mais vale é a troca de experiências com profissionais de várias regiões do Brasil. Vimos muitas novida-des, tanto em serviços quanto em produ-tos e equipamentos que são lançados du-rante a feira”, destaca. O grupo do Núcleo dos Profissionais da Beleza acompanhou uma missão organizada por profissionais da região, oriundos de municípios como Pinhalzinho, Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Abelardo Luz, totalizando cerca de 40 pes-soas.

Núcleo dos Profissionais da Beleza é representado na feira Hair Brasil 2013

Os núcleos da regional Extremo Oeste ligados ao Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) foram o público-alvo da Assembleia Geral Ordinária (AGO) rea-lizada pelo Ceme, dias 11 e 12 de abril, em Mondaí. Houve a presença de nucleadas dos municípios de São Miguel do Oeste, Mondaí, Maravilha, Iporã do Oeste e Pal-mitos.

O Núcleo da Mulher Empresária da CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha foi representado pelas nucleadas Ana Paula Tonkiel, Jusara de Bona, Tânia Be-grow, e Claudia Schegoschewski, além da coordenadora Poliana de Oliveira, que atua também como vice-presidente regio-nal do Ceme, e da consultora Sabryna Ta-rouco.

A programação iniciou no noite do dia 11, com visita à indústria Móveis Henn e ao show room da empresa. Após a visita,

as participantes se dirigiram ao Clube Ipa-nema para jantar de confraternização. Na manhã do dia 12, as atividades iniciaram às 9h30, quando ocorreu a palestra “Em-preendendo uma vida apaixonante”, mi-nistrada por Cristiana da Luz.

Durante a tarde, ocorreu a assembleia geral, onde foram discutidos assuntos pertinentes ao conselho e aos núcleos da

região. A presidente Neiva Kieling apon-tou os objetivos, diretrizes e a estrutura organizacional do Ceme. “Nosso foco é a capacitação das mulheres empresárias, a ampliação da rede de relacionamentos e a geração de novos negócios”, enfatizou. Atualmente, são 36 núcleos de mulheres empresárias espalhados em todas as re-giões do Estado, que representam mais de 600 empresas. “A organização e a ca-pilaridade dos núcleos de mulheres em Santa Catarina são exemplo para todo o Brasil”, frisou Neiva.

As representantes dos núcleos ti-veram a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas em seus municí-pios. A coordenadora Poliana comentou sobre os projetos realizados no primeiro ano de existência do núcleo de Maravi-lha e pincelou quais serão as próximas atividades.

Empreendedoras participam de assembleia do Ceme

Nucleados conferiram novidades em uma das maiores feiras do setor

Visita à indústria Móveis Henn teve a presença de maravilhenses

10

Page 11: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

11

Page 12: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Os integrantes do Núcleo dos Corretores de Imóveis, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, estão realizando reuniões itinerantes com o intuito de valori-zar as empresas nucleadas, além de possibi-litar que os profissionais conheçam o traba-lho de seus colegas e troquem informações. Uma delas ocorreu no dia 26 de março, na Vida Nova Condomínios, empresa do corre-tor Herrisson Eder Ranzi.

Naquela ocasião, os presentes avaliaram a palestra sobre legislação de empreendi-mentos imobiliários, realizada em parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SC), no dia 5 de março, além de discutirem sobre a divulgação do núcleo na mídia local e comentarem de assuntos pertinentes ao setor. Um dos objetivos é

aperfeiçoar o trabalho dos corretores por meio de um serviço de consultoria na área de legislação.

Outra reunião foi promovida na imobi-liária Oeste Imóveis, conduzida pelos cor-retores Mauro Pulga e Rafael Petry, no dia 16 de abril. Na oportunidade, foi definido

que o nome do núcleo passará a chamar--se Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, abrangendo mais profissionais dentro das empresas. Outra novidade é que o núcleo fará uma revista bimestral para divulgar informações do ramo imobi-liário e anunciar os produtos das empresas nucleadas.

Também foi discutido sobre a utili-zação de contratos de exclusividade na venda e aluguel de imóveis, além da por-centagem cobrada nos honorários dos cor-retores. Segundo eles, é importante que haja uma padronização dos valores con-forme a legislação do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SC). A próxima reunião será dia 29 de maio, às 7h, na Imobiliária Boeira.

Corretores de imóveis se reúnem em empresas nucleadas

Estão em andamento as aulas do Pro-grama de Capacitação Técnica do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), realiza-das em Maravilha pelo Núcleo de Autome-cânicas, ligado à CDL/Associação Empresa-

rial. A cada duas semanas, os nucleados se reúnem para receber informações, por meio de videoconferência, sobre as áreas técnica, comercial e administrativa das mecânicas. O conteúdo é aplicado pela Oficina Brasil Ser-

viços Automotivos e as aulas estão ocorren-do na Copema Distribuidora Automotiva.

Em paralelo a essas capacitações à dis-tância, o NEA oferece, dentro do progra-ma, palestras e treinamentos presenciais. O primeiro treinamento foi promovido dia 16 de abril, na Automecânica Rieger, com o instrutor Luiz Mallmann. Ele abordou o tema “Aplicação do procedimento de aná-lise técnica e diagnóstico”, evidenciando a intenção do NEA de padronizar e qualifi-car o atendimento das automecânicas em todo o Estado.

O Programa de Capacitação Técnica terá sequência ao longo de 24 meses e, por contemplar diversos assuntos, permitirá que diferentes profissionais de cada em-presa participem, de acordo com seu setor. Outras informações sobre o programa po-dem ser obtidas na CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, pelo telefone (49) 3664-0414.

Núcleo de Automecânicas realiza capacitação interna

Objetivo é valorizar as empresas e profissionais que integram o núcleo

Qualificar o atendimento das empresas nucleadas é um dos objetivos

12

Page 13: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

A semana que antecedeu a Páscoa, ana-lisada no período de 25 a 31 de março, re-presentou um aumento médio de 11,3% nas vendas do comércio local, segundo pesquisa realizada pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha. Os dados são comparativos às vésperas da Páscoa de 2012, quando a data foi comemorada no início de abril. A expec-tativa da entidade, seguindo as estimativas estaduais, era de um crescimento de 4%.

De acordo com o levantamento, o resul-tado atingiu as expectativas de 89,6% das empresas consultadas, tendo em vista que muitos lojistas não esperavam um cresci-mento significativo por ser final de mês e a maior parte dos consumidores ainda não ter recebido o salário. O incremento foi verifi-cado em 67,86% das empresas, sendo que em 25% não houve variação e em 7,14% foi cons-tatada diminuição das vendas em relação ao ano passado.

Outro dado apontado pela pesquisa é que houve equilíbrio na hora do pagamento:

50,8% dos clientes compraram à vista e 49,2% optaram pelo parcelamento. Do total vendi-do, 44,14% foi pago em dinheiro, 36,89% foi parcelado no carnê, 17,85% pago com cartão e somente 1,10% com cheque.

Os números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), relativos às empresas asso-ciadas da entidade, também comprovam o bom rendimento no período. Na semana que antecedeu a Páscoa este ano, em relação à mesma época de 2012, houve um aumento de aproximadamente 27,8% nas consultas realizadas, passando de 1.324 no ano ante-rior para 1.692 em 2013.

Na opinião do presidente da CDL/Asso-ciação Empresarial, esse resultado surpre-endeu e deve-se também ao desempenho das empresas locais em oferecer o melhor para os clientes. “Esse acréscimo nas ven-das foi perceptível pela movimentação nas empresas. Está havendo um maior profis-sionalismo do comércio maravilhense, um investimento maior na questão do layout,

das vitrines, do atendimento, os empresá-rios estão buscando se aprimorar. O fato de a economia em 2013 estar mais promissora do que em 2012 e as pessoas estarem acredi-tando mais no momento atual, também re-fletem nesses números da pesquisa”, afirma.

Vendas de Páscoa superam expectativas e crescem mais de 11%

Os empresários do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, estão empenhados na organização de uma campa-nha para sortear prêmios no Natal, a exemplo das promoções em 2010 e 2011. Neste ano, no-vamente, os comerciantes devem contar com o apoio da administração municipal, que já sina-lizou a intenção de contribuir com a iniciativa e movimentar o comércio local.

Em reunião ocorrida dia 22 de abril, no gabinete do prefeito Jacob Gilmar Junges, foram discutidos detalhes do regulamento da campanha, que deverá sortear 10 prê-mios no final do ano. Estiveram presentes o coordenador do núcleo, Ederson Ricardo Jacoby, o secretário municipal de Gestão e

Desenvolvimento Econômico, Eroni Alle-brandt, e os consultores da CDL/Associação Empresarial, Jean Carlos Ribeiro e Sabryna V. B. Tarouco.

Naquele município, foi promulgada uma lei instituindo a realização da promoção por parte da prefeitura, sendo que o núcleo en-

trará como apoiador, fazendo a divulgação e adesão das empresas interessadas. Poderão oferecer cupons somente as empresas par-ticipantes do núcleo, por isso a intenção é fazer com que mais empresários abracem a ideia e fomentem as vendas no município.

Conforme o regulamento da campanha, poderão concorrer aos prêmios os clientes que apresentarem cupons ou notas fiscais de compra. Além disso, o diferencial deste ano é que os produtores rurais também poderão trocar suas notas por cupons da campanha.

A próxima reunião do Núcleo do Comér-cio de Santa Terezinha do Progresso será dia 9 de maio, às 19h30, na escola do município. A partir desse encontro, serão repassadas mais informações sobre a promoção.

Promoção de Natal será realizada em Santa Terezinha do Progresso

Chocolates estiveram na lista de prioridades

Parceria entre núcleo e prefeitura viabilizará campanha

13

Page 14: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Conforme pesquisa realizada pela Fede-ração das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), em parceria com o Instituto Mapa, as flores devem ser um dos presentes preferenciais neste Dia das Mães. Antes compradas como complemento, as flores representam 40,3% das intenções de compra dos consumidores. Em primeiro lu-gar na lista, aparecem os tradicionais artigos do vestuário (49,4%) e, na terceira posição, estão os cosméticos e perfumes (38,1%).

A pesquisa abrangeu as 20 maiores cida-des do Estado, de acordo com o Índice de Po-tencial de Consumo (IPC), e se deu entre os dias 9 e 17 de abril. Outro dado importante, levantado nesta análise, é que o valor médio

das compras para o Dia das Mães será de R$ 174, aproximadamente o mesmo de 2012 (R$ 163,00), e o objetivo é pagar à vista, com di-nheiro.

A maioria dos consumidores (50,8%) pretende comprar apenas um presente; 32,6% deles devem comprar dois e, em contrapartida, 22,6% não pretendem com-prar nada para a data. Quanto ao valor dos presentes, deve ficar entre R$ 51 e R$ 100 na maior parte dos casos. A pesquisa tam-bém identificou que os clientes optam por empresas em que há bom atendimento e qualidade nos produtos, sendo que 49,7% deles devem comprar em lojas de rua, 32,1% em shoppings e apenas 4,4% com-

prarão pela internet. Em Maravilha, as lojas terão atendi-

mento especial no dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, quando é Sábado Mais e o comércio fica aberto até as 16h.

Artigos do vestuário, flores e perfumes são os presentes mais visados para o Dia das Mães

Representantes das Câmaras de Dirigen-tes Lojistas (CDLs) de Santa Catarina par-ticiparam de reunião do Conselho Consul-tivo de Gestores, realizada pela Federação das CDLs (FCDL/SC), dia 22 de abril, em São José. Foi uma oportunidade para apre-sentar os novos serviços disponibilizados pela FCDL/SC, repassar informações às en-tidades e discutir assuntos pertinentes. Em nome da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, esteve presente a assessora de comunicação, Angela Batisti.

Durante a reunião, foi apresentado o novo sistema de consultas e registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um dos principais serviços oferecidos pela FCDL/SC aos lojistas catarinenses, que esta-rá disponível a partir de 15 de junho. O SPC é o principal banco de dados do Estado e, se-gundo levantamento da federação, consegue cobrar em média 70% das dívidas em até 90 dias após o registro de inadimplência.

Entre os serviços lançados pela FCDL/SC, está o XML-SPC, um sistema para ar-

quivamento de notas fiscais eletrônicas, conforme determina a lei nº 10.297/2006. De acordo com a legislação, os empresários são obrigados a manter por cinco anos os arqui-vos XML, estando sujeitos à multa de R$ 1 mil por nota não identificada. Após a adesão das CDLs, os associados poderão adquirir pacotes conforme a necessidade de sua em-presa e acessar o sistema por meio do SPC.

Ainda estão sendo analisados, pela área comercial da FCDL/SC, novos workshops a serem disponibilizados aos lojistas, abor-dando temas como: motivação, qualidade de vida no trabalho, negociação e técnicas de vendas. Pensando em qualificar o trabalho das CDLs em cada município, também está em desenvolvimento o Programa de Ex-celência de CDLs, cujo trabalho inicial é a visita de consultores para realizar um diag-nóstico junto às entidades.

Para encerrar o encontro, ocorreu pales-tra com Juliano Romancini, de São Miguel do Oeste, que falou de sua superação após um acidente em 2010, enquanto praticava canionismo.

Federação das CDLs promove reunião de gestores

Encontro apresentou novidades em serviços disponibilizados pela FCDL/SC

Flores deixaram de ser apenas complemento nos presentes para a data

14

Page 15: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Quem não é visto não é lembrado. A fra-se do filósofo, René Descartes, diz muito em vários sentidos, inclusive quando o assunto é: estar ou não nas redes sociais. Atualmente, elas fazem parte do cotidiano das pessoas e empresas de todo o planeta. Então, expor sua marca na web pode lhe trazer bons resultados.

Desde a chegada dessas ferramentas como Orkut, Facebook e Twitter e das facilidades de acesso por tecnologias móveis, as redes so-ciais se tornaram uma febre mundial. Com tanta gente conectada, viu-se a oportunidade de alavancar os negócios através da internet. Por isso a importância de se fazer presente nestas mídias.

Este sucesso está ligado à interação que as ferramentas proporcionam. Através de-las, é possível interagir de forma instantâ-nea com os consumidores e, principalmen-te, com o público alvo. Estar na web não só é necessário, como é quase obrigatório para algumas marcas.

Empreendimentos que investem em mí-dias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. As ferramentas oferecem inúmeras oportunidades em negó-cios basta estar preparados para enxergar e pronto para ir mais longe.

As redes não permitem só a expansão do mercado, como melhoram o relacionamento com os clientes e fornecedores. Além disso, incentivam a aplicação de recursos em estra-tégias diferenciadas. Como benefício de es-tar nas redes sociais podemos destacar que, empresas alinhadas e antenadas no avanço tecnológico, acabam atraindo mais recursos e explorando novos nichos de mercado.

Estar nas redes sociais é contar com um importante canal de comunicação, formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores. Ficar de fora delas é deixar de lado opiniões importantes, que podem colaborar para crescimento e for-talecimento da marca ou empresa.

Oportunidades e negócios nas redes sociais

Sócio e diretor da empresa Área Local – Agência Digital, em Rio do Sul/SC. Atualmente é o presidente da Associação Brasi-leira de Agentes Digitais – Regional de Santa Catarina (ABRADi-SC). Já foi coordenador do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) na gestão 2006/2007. Tem experiência de 16 anos na área de

Ciências da Computação e Marketing Digital, com ênfase em soluções e estratégias para internet. É técnico em Processamento de Dados pela Fedavi, empreteco com graduação em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e especialização em Ciências da Computação com ênfase em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandro Alencar Fernandes

15

Page 16: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Ressarcir um dano é medida que a lei im-põe e não se discute a sua validade ou mes-mo a sua necessidade. Definir o que é dano moral já é bastante difícil, quantificá-lo, jul-go mais ainda. Romper a barreira do mero dissabor ou constrangimento leve e atingir a ofensa moral é como trafegar sob a Espada de Dâmocles.

A jurisprudência do STJ prevê indeni-zação máxima de 50 salários mínimos para casos semelhantes. O Superior Tribunal de Justiça tem entendimento dominante que em situações de protesto indevido de títulos ou inscrição indevida em cadastros restriti-vos de crédito, o quantum da indenização por danos morais deve ser fixado em até 50 salários mínimos

Por várias vezes o voto acima foi invoca-do para reduzir condenações que os minis-tros entenderam excessiva.

Em março de 2010, em voto do ministro Aldir Passarinho afirma que “importes de até o equivalente a cinquenta salários míni-mos têm sido adotados por esta Turma para o ressarcimento de dano moral em situações assemelhadas, como de inscrição ilídima em cadastros, devolução indevida de cheques, protesto incabível etc”.

Em decisão de outubro de 2010, por exemplo, a corte diminuiu de R$ 200 mil para R$ 20 mil a condenação imposta pela primeira instância ao Banco do Brasil por ter inscrito o nome de duas pessoas no ser-viço de proteção ao crédito. Elas eram só-cias minoritárias de uma empresa que ficou inadimplente com o banco.

Quanto ao valor fixado a título de da-nos morais, lembre-se que a indenização por danos morais tem por objetivo com-pensar a dor causada à vítima e desesti-mular o ofensor de cometer atos da mesma natureza.

Não é razoável o arbitramento que importe em uma indenização irrisória, de pouco significado para o ofendido, nem uma indenização excessiva, de gravame demasiado ao ofensor. Por esse motivo, a jurisprudência deste Superior Tribunal orienta que o valor da indenização por dano moral não escapa ao seu controle, devendo ser fixado com razoabilidade.

Independente desse limite, que não é baixo, os cuidados para não cometer infra-ções ou deslizes que levem ao reconheci-mento do dano moral devem ser sempre redobrados e diuturnamente lembrados.

A indenização por dano moral e seus limites

Artigo jurídico

Por Rodrigo Titericz, advogado responsável pelo Departamento Jurídico do SPC Santa Catarina

e da FCDL/SC

16

Page 17: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Dia das Mães com Sicoobcard PrêmiosCRÉDITONA FATURA

R$15,00 a R$200,00 O Sicoobcard divide com você o presente da sua mãe.Já os sorrisos dela, serão todos para você.

De 15/04 a 15/05, seus pontos do Programa Sicoobcard Prêmios valem até 50% a mais para trocar por Crédito na Fatura. Aproveite essa chance para demonstrar o quanto sua mãe é essencial na sua vida.

e 15/04 a 15/05, seus pontos do Programa Sicoobcard Prêmios valem até 50% a mais para to na Fatura. Aproveite essa chance para demonstrar o quanto sua mãe é essencial na sua vida.

Central de Atendimento Sicoobcard.Regiões Metropolitanas: 4007 1256Demais Regiões: 0800 702 0756 - Ouvidoria: 0800 725 0996 Credial

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente, atribuindo autenticidade, garantia jurídica e a confidencialidade dos documentos e dados das transações. Aos poucos, todos os profissionais estão precisando fazer sua assinatura digital para utilizar em documentos diversos, Nota Fiscal Ele-trônica (NF-e), pregão eletrônico, Escrituração Fiscal Digital (EFD), assinatura de contratos com fornecedores, entre outros.

Em Maravilha, a emissão de certificados digitais da Certisign é oferecida pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha desde o início de 2012, por meio de convênio com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Atualmente, a respon-sável pelo setor é a agente de registro Cíntia Natana Simon, que atende na entidade sema-nalmente às terças-feiras e, quinzenalmente, às quintas-feiras.

Para adquirir o certificado digital, os in-teressados devem solicitá-lo pela internet, no

endereço www.progerecs.com.br. No mesmo endereço, é agendado o atendimento para va-lidação do documento, de maneira presencial, junto à entidade. Os tipos de certificado que a Certisign comercializa atualmente são: e-CPF, e-CNPJ, NF-e, e-CPF Simples, CT-e, e-Mail Seguro Pessoal, Certificado WinLogon, DIPJ, e-PET, e-DOC, Sped Contábil, Sped Fiscal e Siscomex.

O ponto de atendimento da CDL/Associa-ção Empresarial também está habilitado a for-necer certificados digitais a advogados regu-larmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O novo documento substitui a antiga carteira funcional confeccionada em PVC por um material mais seguro em smart card e laser engraving, com capacidade para gravar dados biográficos e biométricos.

A compra do certificado da OAB e o agen-damento para a validação presencial devem ser feitos no site www.acoab.com.br. Para a validação, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: cartão de identidade

profissional do advogado emitido pela OAB e comprovante de residência ou domicílio emi-tido no máximo a três meses da data da va-lidação.

Para obterem mais informações sobre esse serviço, os interessados podem entrar em contato com a agente Cíntia, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49) 8807-1468.

Compra de certificados digitais pode ser agendada na CDL/Associação Empresarial

Por meio de convênio com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catari-na (Facisc), a CDL/Associação Empresarial de Maravilha está disponibilizando aos associa-dos o Programa de Proteção Intelectual (Prin-te). A parceria foi formalizada no dia 18 de abril, quando estiveram na entidade o diretor

da empresa Cerumar/Printe, Tiago Pisetta, o comercial Lucas Magneski e a agente de negó-cios para a região Oeste, Thaise Rossi da Rosa.

Em conversa com a secretária executiva da entidade, Sandra Duarte Heinz, eles apresenta-ram a gama de serviços oferecidos pelo Printe. A operação do serviço é de responsabilidade da empresa catarinense Cerumar Propriedade Intelectual, habilitada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com amplo conhecimento para atuar em diversas áreas da propriedade intelectual.

Entre os serviços do Printe, estão: registro de marca no Brasil e no exterior; proteção do design; pesquisas em bases tecnológicas, pa-tentes de inovação; consultoria em contencio-

so administrativo e judicial; acompanhamento e monitoramento processual; parecer técnico em propriedade intelectual; direito autoral; consultoria na formalização do segredo de ne-gócio; consultoria em indicação geográfica; e registro de software.

“Estamos sempre preocupados em ino-var e oferecer mais benefícios aos associa-dos, e o Printe será mais uma vantagem para o empresário, pois o serviço tem um histó-rico de parcerias que deram certo em mais de 90 associações do Estado”, afirma a secre-tária Sandra. Os associados interessados em usufruir desse serviço já podem entrar em contato com a entidade para obterem mais informações.

Agente de registro Cíntia Simon atende na entidade

Proteção intelectual é novo serviço oferecido pela entidade

Equipe do Printe realizou visita à entidade no último mês

17

Page 18: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Quem está em busca de emprego pode contar com o serviço de Recrutamento de Profissionais da CDL/Associa-ção Empresarial de Maravilha. Atualmente com mais de 300 currículos cadastrados e uma média semanal de 25 vagas abertas, o setor direciona candidatos para o mercado de tra-balho e facilita a contratação por parte das empresas. Ao solicitar os currículos e preencher o termo de adesão, a em-presa tem acesso ao setor para buscar candidatos em qual-quer área, além de poder anunciar a vaga de forma gratuita.

As oportunidades de emprego se estendem a diversos segmentos – vendas, construção civil, serviços gerais, aten-dimento, auxiliar administrativo etc. – e podem ser consul-tadas diariamente no site da entidade (www.aemaravilha.com.br). Semanalmente, as vagas são divulgadas nos jornais

locais e também anunciadas com frequência nas emissoras de rádio do município.

Os interessados em cadastrar seu currículo devem ir até a CDL/Associação Empresarial portando os seguintes docu-mentos: cópias de RG, CPF e comprovante de escolaridade, foto 3x4, carteira de trabalho e carteira de habilitação. O ca-dastro fica válido na entidade durante seis meses, período em que será enviado às vagas disponíveis. O valor cobrado é de acordo com o nível de escolaridade: R$ 5 para quem não tiver nenhuma instrução; R$ 8 para ensino fundamental; R$ 10 para ensino médio e R$ 15 para ensino superior (formado ou cursando).

Outras informações sobre o setor podem ser obtidas di-retamente na entidade ou pelo telefone (49) 3664-0414.

Em busca de emprego?Empresas de Maravilha dispõe de vagas em diversos setores

18

Page 19: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

Parabéns aos aniversariantes de maio01 Claíze Schroder - Atualizar01 Iraci Bertollo - Tabuleiro Esporte01 Valdecir Zanivan - Bicicletaria Zanivan03 João Clóvis da Silva - Tubos Maravilha03 Gilson Canello - Canello Moto Peças03 Gerci Vanderlei Campana - GVC Comercial04 Fernando Barcelos Sehnem - Acácia Imóveis04 Marina Pissatto - Irmãos Pissatto04 Marlusa Dall’Agnol Barozzi - Farmar/Arcus04 Mônica Pissatto - Mecânica Irmãos Pissatto05 Airton Adolfo Stieler - Multi-Aço06 Josaldo G. Souza e Silva - Folle Estruturas Metálicas 06 Onérico José de Lima - Olimar Imóveis07 Elizamara A. N. Staatzmann - EV Comunicação08 Jair Antonio Iores - Conforto Calçados 09 Janice Weber - Carol Modas 09 Ivone Staatzmann - EV Comunicação09 Neri José Almeida - Trator Peças Almeida10 Dirceu Cezar Vendrusculo - Best Com. Importadora 10 André Jacob Kreuz - Eletromóveis Kreuz10 Giseli Grellmann - Alternativa Ambiental10 Nair Terezinha Webber - Leve Confecções11 Vilmar Rossato - Super Dallas12 Darci Valmir Kluge - Sicoob Credial12 Marlei Frizon - Autoescola SA/Desp. Silva13 Alexsandro Jonas Fiori - Construtora Maravilha 13 Luiz Carlos Dazzi - Mecânica do Baxo 14 Claudir da Rosa - Imobiliária Boeira15 Arlindo Ragazzon - Ferragem Ragazzon

15 Matheus Vinícius Cembranel - Básica16 Giovani Mocelin - Cia do CD17 Lessandra do Nascimento - Clínica Odontológica Ortolan17 Hermes Barbieri - Sicoob Credial18 Catiana Daiane Griep - Catiana Daiane Griep19 Manoel Thomaz Sequeira - Colchões Ortobom19 Armando Behm - Armando Behm Prest. Serviços 19 Vilson Boff - Farmácia Farmamed20 Valmir César Schroter - Mercado Graziele21 Adriana May Rodrigues - JJ Equipamentos 21 Djenyfer Cristina Federizzi - Ótica e Reloj. Maravilha21 Jaciara Sangalli - Indumetal21 Jacson Cley Brand - Relojoaria Brilhante21 Maicon Engelmann - MM Bebidas25 Jair Pasuch - Aurora Alimentos27 Maximino Tumeleiro - Posto Máximo28 Cristiane Vinaga - Vinaga Modas28 Delvir Gheno - Infopoint28 Mauro Luiz Zenere - Agropecuária Maravilha28 Vitor Debastiani - Tubos Maravilha29 Marivane Alberti Faria - Cartola Moda Homem29 Marli Fátima Dalmago - Cia do Sapato29 Nelson Weber - Projeto Educativo30 Matheus Luiz Chitolina - Clínica Equilibrium Vitae30 Michel Piovezani - Banco do Brasil31 Elisabete Maria Klier - Mecânica Auto Motor31 Taylandy Carla Boeira - Imobiliária Boeira31 Vanderlei César Feldmann - MX do Brasil 31 Valdir L. Breitembach - Mecânica Auto Motor

19

Page 20: Agenda para o mês de maio - aemaravilha.com.braemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/68-edicao---maio-2013-30... · 14-05 Reunião de diretoria, terça-feira, ... matriculou mais

As pessoas, juntas, movem o mundo. Mas são os sonhos que movem as pessoas. Esta é a força que nos une e faz crescer. Somos uma instituição financeira cooperativa, feita por pessoas para pessoas. Por isso, oferecemos assessoria especializada, consórcio e crédito responsável, que cooperam para os seus objetivos sem pesar no seu dia a dia. Assim, você realiza os seus sonhos e não para de crescer.

A vida é melhor quando é cooperativa.Os produtos e serviços de uma instituição financeira também.

sicredi.com.brgentequecooperacresce.com.br

Soluções que cooperam para você realizarseussonhos.

• Crédito Pessoal• Crédito Veículos• Consórcio Veículos• Consórcio Imóveis• Cartões de Crédito

SAC

Sic

redi

- 0

800

724

7220

/ D

efici

ente

s A

uditi

vos

ou d

e Fa

la -

080

0 72

4 05

25. O

uvid

oria

Sic

redi

- 0

800

646

2519

.