agenda para o mês de setembro -...

20

Upload: docong

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Agenda para o mês de setembro

Índice

3 PALAVRA DO DIRETOR DE INDÚSTRIA

4 REPRESENTATIVIDADECDL/Associação Empresarial de Maravilha atenderá em novo endereço; Executivos participam de encontro em Chapecó; Lideranças trabalham pela implantação do Senai no início de 2014; Distritos da FCDL/SC promovem reunião em Cunha Porã.

6 PROGRAMA EMPREENDEREmpreender competitivo pauta oficina e reunião com empresários; Tenente esclarece dúvidas dos profissionais contábeis; Marcos Zordan compartilha sua experiência dentro do cooperativismo; Nu-cleados se reúnem com a administração municipal; Núcleo do Jovem Empreendedor é fundado em Descanso; Palestra com Alexandre Danielli tem participação de nucleados; Feirão do Imposto terá produtos da agricultura familiar e erva mate com tributação reduzida; 1º Fórum Empresarial; Ho-menagem marca os 50 anos de regulamentação profissional dos corretores de imóveis; Nucleados agregam conhecimentos no Consim 2013; O que o empresário precisa saber sobre o Sped; Núcleo do Comércio organiza jantar em Santa Terezinha do Progresso; Dia dos Pais gera crescimento de 4,23% nas vendas do comércio em relação a 2012.

15 SOLUÇÕES EMPRESARIAISArtigo Márcio Rangel; Grupo Tucano inaugura sede própria e apresenta novo sistema de coleta; Seminário regional em Guaraciaba tem como foco o SPC; Artigo jurídico: A importância da for-malização da relação de consumo; Registro de marcas e patentes pode ser solicitado junto à CDL/Associação Empresarial; Novos associados; Aniversariantes.

03-09 Lançamento da 5ª Gincana Cidade das Crianças, 9º Festival do Sorvete e 6º Passeio Ciclístico, terça-feira, às 19h30, na CDL/Associação Empresarial.06-09 Assembleia do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), sexta-feira, às 13h, em Palhoça.09-09 Reunião do Núcleo dos Profissionais da Beleza, segunda-feira, às 13h30, na CDL/Associação Empresarial.09-09 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, segunda-feira, às 18h15, na CDL/Associação Empresarial.10-09 Reunião do Núcleo de Automecânicas, terça-feira, às 20h, na mecânica Chicão.12-09 Reunião de Executivos da FCDL/SC, quinta-feira, às 9h, em local a ser definido.12-09 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, quinta-feira, às 19h, em STP.14-09 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.17-09 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.18-09 Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Comercial, quarta-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.19 e 20-09 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor, quinta e sexta-feira, em Corupá e Jaraguá do Sul.20 e 21-09 Encontro Catarinense de Líderes Lojistas, sexta-feira e sábado, em Florianópolis.23-09 1º Fórum Empresarial, segunda-feira, a partir das 16h30, na Informar/Unopar e às 19h no Maravilhas Park Hotel.26-09 Reunião do Núcleo dos Profissionais Contábeis, quinta-feira, às 13h15, na CDL/Associação Empresarial.27-09 Jantar promovido pelo Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, sexta-feira, às 20h, em STP.28-09 Feirão do Imposto, sábado, das 9h às 16h, na praça Pe. José Bunse.

2

Revista Líder EmpresarialCDL/Associação Empresarial de MaravilhaAvenida , 399 – 3º Andar – CentroMaravilha/SC – CEP 89874-000Fone: (49) 3664-0414www.aemaravilha.com.br

Secretaria executiva: [email protected]ção: [email protected]: [email protected] Empreender: [email protected]. de Comunicação: [email protected]ência: [email protected]

Presidente - Jonas Dall’AgnolVice-presidente - Jeovany FolleDiretora Secretária - Cleonice C. ManicaDiretor Tesoureiro - Celso C. BroettoDiretor de Indústria - Eduardo M. SimonDiretora de Comércio - Simone M. Zanotto Diretora de Serviços - Jucilei P. HonaiserDiretor de Agronegócios - Mário Sérgio P. PinheiroDiretora de SPC/Serasa - Ana Paula GoelzerDiretora de Aperf. Profissional - Dilva B. BenvenuttiDiretora de R. Públicas, Mark. e Eventos - Claudia VendrameDiretor do Projeto Empreender - Rafael O. Baratto

Conselho Fiscal – titulares:Poliana de OliveiraSilvio José ZaninAdalberto Stacke

Conselho Fiscal – suplentes:Neiva G. de OliveiraNilson De BonaJoão Célio Gomes Boeira

Conselho Deliberativo:Vitaliano TonkielGelson RossettoUriel Roman

Jornalista Responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico e diagramação:Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1500 exemplares

Distribuição gratuita

Ricardo André Konzen Diretor de Indústria

Em virtude de compromissos profissionais, o diretor de Indústria da CDL/Associação Empresarial, Eduardo Miguel Simon, está temporaria-mente afastado da entidade e então fui convidado por ele e pelo pre-sidente Jonas Dall’Agnol para representá-lo. Aproveito a oportunidade para agradecer pela confiança em mim depositada e dizer que está sendo uma excelente experiência e um grande aprendizado. Considero gratifi-cante participar dessa entidade que exerce um papel muito importante para o desenvolvimento e fortalecimento das empresas maravilhenses e também por estar convivendo com um grupo tão seleto de pessoas que integram a entidade.

No decorrer das atividades, eu e o vice-presidente Jeovany Folle fo-mos indicados pela entidade para participarmos do Conselho Munici-pal de Desenvolvimento Econômico de Maravilha (Codem). O Codem é um órgão de caráter deliberativo e consultivo, que tem como finalidade propor e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico. Sua principal atribuição é dar um norte para as decisões da administração pública, discutindo situações de interesse do município e sendo um pilar de sustentação do Poder Executivo.

Cabe salientar que o Codem busca soluções para a geração de empre-gos, fortalecimento da economia e a atração de investimentos. O órgão é procurado por empresários interessados em contribuir para o cresci-mento econômico de nosso município e que buscam incentivos como: ajuda para a instalação de novas empresas e ampliação de empreendi-mentos existentes.

Para a continuidade das empresas em nosso mundo globalizado e para que se mantenham no mercado e continuem sendo competitivas, é imprescindível que as mesmas sejam organizadas, que possuam contro-les internos eficazes, informações corretas e precisas, enfim, o que for necessário para a tomada de decisão de forma segura e acertada pelos gestores da empresa. Como membro da diretoria da entidade, coloco-me à disposição, dentro do que for possível, para contribuir com os associa-dos e o fortalecimento da classe empresarial.

Aprendizado e contribuição ao

desenvolvimento empresarial

3

Dentro de aproximadamente 20 dias, a CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha estará atendendo em novo endereço, na Av. Maravilha, nº 203, Centro (prédio do Hangra). Conforme destacado pela diretoria, em reunião realizada dia 6 de agosto, a mudança será efetuada tendo em vista a necessidade de adequações nas sa-las, ampliação do espaço, saídas de emer-gência e maior acessibilidade.

O vice-presidente da entidade, Jeo-vany Folle, apresentou aos diretores o layout do novo espaço e comentou sobre o andamento da reforma. “Pensamos em fazer um auditório maior do que temos hoje para nossas atividades e para locação, além de mais uma sala de reuniões para os núcleos da entidade e uma área maior para a Junta Comercial”, disse ele, frisan-do a preocupação em bem atender aos as-sociados.

Durante a reunião, o diretor tesoureiro Celso Camilo Broetto também explanou

sobre a prestação de contas do último mês e a conselheira fiscal e coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Poliana de

Oliveira, informou sobre a organização do evento Empresário do Ano 2013, marcado para 22 de novembro.

CDL/Associação Empresarial de Maravilha atenderá em novo endereço

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, dia 1º de agosto, em Chapecó, a 9ª Reunião Téc-nica de Executivos das regiões Oeste, Extremo Oeste, Noroeste e Meio Oeste. Representando a CDL/Associação Empresarial de Maravilha, participou a secre-tária executiva Sandra Duarte Heinz.

Na oportunidade, foram dis-cutidos diversos assuntos liga-dos ao trabalho das associações empresariais. Inicialmente, foram apresen-tadas as ações e os projetos desenvolvidos nos últimos anos pela entidade anfitriã, a Associação Comercial e Industrial de Cha-

pecó (Acic). Em seguida, ocorreu avaliação da missão técnica de executivos promovida pela Facisc no mês de abril, onde foram vi-sitadas associações e empresas paranaenses. Outra missão, com destino a ser definido,

está marcada para o segundo se-mestre de 2014.

A Facisc também reativará o workshop Pensar, evento voltado aos executivos, com o intuito de discutir novos projetos e solu-ções empresariais. O Pensar 2014 será em dezembro deste ano. Além disso, está sendo reestrutu-rado o programa de excelência de gestão realizado em parceria com o Movimento Catarinense de Ex-celência (MCE).

Também foi comentado sobre a eleição da diretoria da Facisc, no dia 30 de agosto, e a posse dos novos membros, que será outubro, em Florianópolis, durante o Congresso Empresarial da Facisc.

Executivos participam de encontro em Chapecó

Espaço está recebendo adequações para abrigar entidade

Principal objetivo das reuniões é a troca de experiências

4

Representantes das Câmaras de Diri-gentes Lojistas (CDLs) do 3º, 4º e 33º Dis-tritos da Federação das CDLs (FCDL/SC), participaram de reunião de executivos, dia 8 de agosto, na CDL de Cunha Porã. Em nome da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, estiveram presentes as secre-tárias comerciais Francieli Herpich Noll e Rejane Nunes.

Na ocasião, foram discutidos assuntos

gerais, esclarecidas dúvidas e repassadas informações sobre as alterações no sis-tema do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). De acordo com as CDLs, ainda estão ocorrendo alguns erros no novo sistema, entretanto, a federação está trabalhando para solucioná-los dentro do possível.

A próxima reunião de executivos está agendada para o dia 12 de setembro, às 9h, na CDL de Modelo.

Distritos da FCDL/SC promovem reunião em Cunha Porã

Diretores da CDL/Associação Empresa-rial de Maravilha participaram de reunião com a administração municipal, dia 26 de agosto, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), para discutir sobre a im-plantação do Senai em Maravilha. O mesmo assunto pautou reunião no último dia 21 de agosto, com a presença do diretor do Senai de São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, que repassou os procedimentos necessários para que a instituição possa ofertar cursos a par-tir de fevereiro.

No dia 26, a prefeitura informou sobre o andamento dos trabalhos. O Senai utilizará uma sala disponibilizada pelo município, na Av. Sete de Setembro, antiga sede do Insti-tuto Catarinense de Educação (Iceu). Assim que o ambiente estiver liberado, o Senai faz as adequações necessárias e inicia as ativi-dades. De acordo com a prefeita Rosimar Maldaner, todos os procedimentos devem ser agilizados para que os cursos possam iniciar em fevereiro.

Conforme destacado pelo diretor do Se-nai, em reunião na semana anterior, a ins-tituição pretende abrir 5.200 matrículas em toda a região no próximo ano. Para isso, é importante que o polo de Maravilha esteja em pleno funcionamento. “Aqui temos o lo-

cal ideal para atendermos uma previsão de 1 mil matrículas por ano, pensando que nossa ideia é iniciar em 2014 com os cursos gratui-tos do Pronatec”, afirmou.

Vale ressaltar que já estão ocorrendo, em Maravilha, os cursos de Formação Ini-cial Continuada e, dependendo do anda-mento dos trabalhos, poderão ser oferta-dos os cursos técnicos também a partir do primeiro semestre. O intuito do Senai é,

dentro de quatro anos, iniciar a edificação de uma unidade na Cidade das Crianças, a exemplo da existente em São Miguel do Oeste.

Para os diretores da CDL/Associação Empresarial, é muito importante a pre-sença do Senai no município, pois, além de profissionalizar e qualificar a mão de obra, irá contribuir para o desenvolvimen-to econômico e social.

Lideranças trabalham pela implantação do Senai no início de 2014

Intenção é iniciar os cursos em fevereiro, em sala disponibilizada pela administração municipal

Alterações no sistema de SPC estiveram em pauta

5

A gestão de projetos do programa Em-preender Competitivo pautou oficina rea-lizada dia 12 de agosto, em Chapecó, pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Estiveram presen-tes, representando a CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, a secretária execu-tiva, Sandra Duarte Heinz, e a consultora de núcleos do Programa Empreender, Sabryna Bortoncello Tarouco.

O Empreender Competitivo é uma ini-ciativa da Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, que destina recursos financeiros para a viabilização de projetos inscritos por núcleos do Programa Empreender em todo o país. Em Maravilha, nesta edição do projeto (2013/2015), foram contemplados os núcleos de Desenvolvimento Comercial, Automecâ-nicas e Metalmecânico, além de outros dois projetos regionalizados do Núcleo das In-dústrias do Vestuário e de Automecânicas.

Na oficina de trabalho realizada em Cha-pecó, foi discutido sobre o funcionamento dos projetos e como será realizada a pres-tação de contas das ações, que já iniciam em outubro e têm sequência até meados de

2015. De acordo com as colaboradoras da entidade, a gestão dos projetos exige res-ponsabilidade e a contribuição de todos os envolvidos para que sejam executados den-tro do que foi proposto.

Para repassar informações aos nucle-ados, a CDL/Associação Empresarial reu-niu os integrantes dos núcleos contempla-dos no dia 21 de agosto, em seu auditório. Na ocasião, o supervisor estadual do Pro-

grama Empreender, Clóvis Consoli, apre-sentou o funcionamento e as etapas dos projetos, além de auxiliar os empresários no preenchimento da pesquisa T0 (Tem-po Zero), fundamental para o início das ações e a liberação dos recursos. Por meio dos projetos, os núcleos viabilizarão ca-pacitações, eventos, promoções em datas comemorativas, consultorias, feiras, entre outras atividades.

Empreender Competitivo pauta oficina e reunião com empresários

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos na liberação de alvarás, o Núcleo dos Profissionais Con-tábeis, ligado à CDL/Associação Empresa-rial de Maravilha, promoveu reunião, dia 25 de julho, com a presença do comandan-te do Corpo de Bombeiros, 2º tenente BM João Emiliano de Moura.

Após ele explicar de que forma ocorre o procedimento, os nucleados destacaram algumas situações ocorridas com os clien-

tes dos escritórios contábeis e pediram mais informações acerca das exigências da legislação atual. O comandante afir-mou que existe uma grande demanda por atendimentos no município, já que muitos locais estão passando por adequações. Os processos de vistoria, devido a isso, têm demorado até 30 dias. Ele se colocou à disposição, também, para esclarecer casos específicos apontados pelos profissionais contábeis.

Tenente esclarece dúvidas dos profissionais contábeis

Supervisor estadual do Programa Empreender, Clóvis Consoli, orientou os empresários

Reunião ocorreu na CDL/Associação Empresarial

6

A experiência de Marcos Antônio Zordan, atual diretor agropecuário da Cooperativa Central Aurora Alimentos, foi compartilhada em palestra no dia 9 de agosto, na CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha. Promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico da entidade, o evento teve o objetivo de repas-sar informações e esclarecer dúvidas dos em-preendedores acerca do tema cooperativismo.

De acordo com o coordenador do núcleo, Ivan Tomazoni, a intenção é reunir conheci-

mentos para formação de um grupo de inves-tidores em Maravilha. “Estamos nos reunindo há alguns meses com o objetivo de formar esse grupo, seja ele uma cooperativa ou outro tipo de empresa, e ainda precisamos definir em qual ramo vamos atuar”, explicou, enfatizan-do que o cooperativismo se destaca na região Oeste.

Em sua explanação, Zordan apresentou a história de como surgiram as primeiras coo-perativas do mundo e traçou um panorama do

cooperativismo em Santa Catarina. Segundo ele, que já foi presidente da Cooperativa Re-gional Itaipu, da Creditaipu, da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de SC (Fecoagro) e vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), “o que faz dar certo é a liderança, são as pessoas que fa-zem dar certo”.

Existem hoje 263 cooperativas em Santa Catarina, que abrangem cerca de 1,5 milhão de associados, o que coloca o Estado em primeiro lugar no país em número de cooperados pro-porcionalmente à quantidade de habitantes. Os setores que mais vêm se destacando são os de crédito e agropecuário, conforme Zordan, que é hoje também secretário do Conselho de Administração da Aurora Alimentos, pre-sidente da Ocesc/Sescoop e conselheiro da Creditaipu.

Ele informou quantas pessoas são necessá-rias para compor uma cooperativa; quais os ti-pos de tributação; os estatutos que regem uma cooperativa; arranjo produtivo local, regional e nacional; princípios do cooperativismo; di-reitos e deveres dos associados; diferenças en-tre as sociedades cooperativa e mercantil, en-tre outros, permitindo a interação do público com questionamentos.

Marcos Zordan compartilha sua experiência dentro do cooperativismo

Visando discutir diversos assuntos de interesse do setor, representantes do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, ligado à CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, realizaram reu-nião com a administração municipal, dia 7 de agosto, na Prefeitura de Maravilha.

Os profissionais levaram ao Executi-vo a necessidade de adequar os valores da atual tabela de avaliação de imóveis do município e se colocaram à disposi-ção para auxiliar nessa tarefa. Também entraram em pauta o Plano Diretor, ex-

pansão da área urbana e fornecimento de espelhos de imóveis, pois, segundo os corretores, é importante que haja agili-

dade na liberação desses documentos.Participaram de reunião o coorde-

nador do núcleo, Paulo César Hubner, o vice-coordenador João Célio Gomes Boeira, o nucleado e delegado do Conse-lho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC), Vitaliano Tonkiel, além do vice-prefeito de Mara-vilha e secretário de Planejamento, Ad-ministração e Fazenda, Sandro Donati, a diretora de Tributação, Eliane Beduschi, o fiscal Neimar Sachett e o assessor jurí-dico Igor Damaren.

Nucleados se reúnem com a administração municipal

Palestra foi promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico

Diversos assuntos ligados ao setor foram tratados

7

Em torno de 50 convidados, entre eles, integrantes do Núcleo do Jovem Empre-endedor da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, prestigiaram a fundação do Núcleo do Jovem Empreendedor ligado à Associação Comercial e Industrial de Des-canso (Acid). O evento ocorreu no dia 31

de julho, na Câmara de Vereadores daque-le município.

De acordo com o consultor regional da Federação das Associações Empresa-riais de Santa Catarina (Facisc) e Sebrae, Olavo Prass, Descanso abriga agora o sé-timo núcleo de jovens empreendedores do

Extremo Oeste, o que torna esta a região com maior número de núcleos ligados ao Conselho Estadual do Jovem Empreende-dor (Cejesc). Além de Maravilha e Descan-so, integram a regional os núcleos de São Miguel do Oeste, Palmitos, Iporã do Oeste, Itapiranga e Cunha Porã.

O coordenador do núcleo de Maravi-lha, Giovar Juarez Garcia, comentou sobre os benefícios do associativismo por meio dos núcleos, enfatizando a ampliação da rede de contatos e a geração de negócios. Ele colocou os jovens maravilhenses à dis-posição e auxiliou na posse da diretoria do novo núcleo, formada pela coordenadora Francieli Pauletto, tesoureira Karolise Co-lombo Zanotelli e secretário Moacir Ro-drigues.

Segundo o consultor do núcleo, Van-derlei Pasolini, já estão elencadas três ações para este ano: a coleta seletiva de lixo eletrônico, o Feirão do Imposto e uma palestra com um profissional de renome. Após as explanações, foi servido coquetel aos participantes.

Núcleo do Jovem Empreendedor éfundado em Descanso

No dia 1º de agosto, integrantes do Nú-cleo do Jovem Empreendedor de Maravilha participaram da palestra “Empreendedoris-mo em guerras e conflitos”, com Alexandre Danielli. O evento foi promovido pelo Nú-cleo de Jovens Empreendedores de Pinhal-zinho, na Câmara de Vereadores do muni-cípio.

Danielli reside atualmente em Joaçaba, trabalhando em uma empresa familiar, e relatou sobre o período em que morou nos Estados Unidos. Naquele país, formou-se em Administração de Empresas, Engenharia Elétrica, Diplomacia Civil-Militar, foi dire-

tor de marketing e vendas da Chrysler Co. e trabalhou como prestador de serviços em diversas empresas.

Porém, sua maior atuação foi como fu-zileiro naval, participando de missões inter-nacionais e de duas fases da guerra do Afe-ganistão. “Lá, nossa única preocupação era sobreviver”, disse. Ele comentou sobre as di-ferenças culturais entre os países, o proces-so de adaptação, os rigorosos treinamentos e os desafios enfrentados no Oriente Médio.

O destaque foram os projetos de empre-endedorismo desenvolvidos pelos fuzileiros navais americanos junto às comunidades

afegãs, como o incentivo à abertura de em-presas e escolas. Conforme Danielli, os jo-vens têm muitas ideias e vontade de empre-ender, por isso devem acreditar e não abrir mão de seus sonhos.

Palestra com Alexandre Danielli tem participação de nucleados

Novo núcleo é o sétimo abrigado pela regional Extremo Oeste do Cejesc

Evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho

8

No dia 28 de setembro, o Núcleo do Jovem Empreendedor, ligado à CDL/Associação Em-presarial de Maravilha, promove o 6º Feirão do Imposto, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a carga tri-butária incidente em produtos de consumo popular. O evento será realizado na praça Pe. José Bunse (Igreja Matriz), das 9h às 16h, e contará também com o apoio dos integrantes do Núcleo dos Profissionais Contábeis, que estarão orientando a população.

Por meio de parceria com a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Ma-ravilha (Copamar), serão comercializados, no local, produtos da agricultura familiar sem imposto, entre eles, pães, salames, queijos, io-gurte, nata, mel, melado, rapadura, bolachas, macarrão caseiro, filé de tilápia, sucos e vinho.

Além disso, serão vendidos vales para compra de um quilo de erva mate com tribu-tação reduzida no Super Auriverde. Para isso, o consumidor deverá participar do evento e contribuir com sua assinatura para o Mo-

vimento Brasil Eficiente, que visa a reforma tributária do país. Cada pessoa terá direito de comprar um vale no valor de R$ 5 e retirar o produto, no mesmo dia, junto ao supermer-cado.

Feirão do Imposto terá produtos da agricultura familiar e erva mate com tributação reduzida

População receberá informações sobre a carga tributária e poderá contribuir com o Movimento Brasil Eficiente

9

10

11

Em sessão ordinária especial realizada no dia 26 de agosto, a Câmara de Vereadores de Maravilha prestou homenagem aos correto-res de imóveis do município. Os profissionais foram representados pelo Núcleo das Imobi-liárias e Corretores e Imóveis, abrigado pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha, e pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC).

O ato foi prestigiado por profissionais ligados ao ramo imobiliário, autoridades e li-deranças da comunidade, entre elas, o presi-dente da CDL/Associação Empresarial, Jonas Dall’Agnol; a prefeita Rosimar Maldaner; o presidente da Câmara de Vereadores, Doraci Felisiak; a representante do deputado estadu-al Maurício José Eskudlark, Marli Agostini; o conselheiro do Conselho Regional dos Cor-retores de Imóveis de SC (Creci-SC), Davenir Gasperin; o delegado do Creci-SC de Maravi-lha, Vitaliano Tonkiel; e o coordenador do Nú-cleo das Imobiliárias e Corretores e Imóveis, Paulo César Hubner.

A solenidade comemorou os 50 anos de regulamentação profissional do corretor de imóveis no Brasil, completados em 2012, e os 40 anos em Santa Catarina, alcançados neste ano, além do Dia do Corretor de Imó-

veis, celebrado dia 27 de agosto. A sessão es-pecial foi uma indicação do vereador Doraci Felisiak, ainda em 2012, aprovada por una-nimidade pelo Legislativo. Foram entregues duas placas de homenagem – uma para o núcleo e outra para o Creci-SC.

Em seu pronunciamento, o coordenador do núcleo que representa o setor, Paulo Cé-sar Hubner, agradeceu a homenagem, des-tacou o papel dos corretores de imóveis na sociedade e comentou sobre as atividades

desenvolvidas pelo núcleo. “Nesses 18 me-ses de atuação, realizamos inúmeras ativida-des voltadas a melhorar o desempenho dos profissionais nucleados. Ganhamos repre-sentatividade perante os órgãos públicos e a sociedade, podendo assim contribuir com o desenvolvimento do município como um todo. Podemos dizer que o corretor de imó-veis é o espelho da cidade para quem vem de fora colher informações e quer investir e residir em nosso município”, afirmou.

Homenagem marca os 50 anos de regulamentação profissional dos corretores de imóveis

Integrantes do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, estiveram presentes no maior evento da área imobiliária do Sul do país, o Congresso Sul Imobiliário (Consim), rea-lizado entre os dias 22 e 24 de agosto, em Floria-nópolis. Participaram o coordenador do núcleo, Paulo César Hubner, e os nucleados Dercio Me-negassi, Neivaldo Menegassi, Herrisson Ranzi e Vitaliano Tonkiel, que atua como delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SC) em Maravilha.

O evento, realizado pelo sistema Cofeci-Cre-ci e coordenado pelos Crecis do Paraná, Santa

Catarina e Rio Grande do Sul, visou discutir te-mas atuais do mercado imobiliário e contribuir para a atualização dos profissionais quanto às tendências e novas legislações do setor.

A programação contemplou palestras, paineis, workshops e apresentação de cases, destacando temas como: condomínios e lote-amentos, contratos de prestação de serviços, reflexos do Código Florestal nos empreendi-mentos, solução de conflitos, parcelamento do solo, perspectivas do financiamento imobiliá-rio, entre outros.

Nucleados agregam conhecimentos no Consim 2013

Representantes do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis e do Creci-SC receberam placas de homenagem

Maior congresso do setor imobiliário na região Sul teve presença de maravilhenses

12

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital (Sped), o Núcleo dos Profissionais Contábeis, ligado à CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha, apresenta neste espaço o que o empresário precisa saber e como se preparar para atender as exigên-cias do Fisco. O núcleo está organizando um workshop para abordagem deste tema, cuja data do evento e orientadores ainda serão defi-nidos e repassados aos interessados. Um orien-tador será o professor mestre Roberto Aurélio Merlo, diretor da Merlo Assessoria de Gestão Empresarial.

Em que consiste a EFD e o Sped Fiscal?A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é um

arquivo assinado digitalmente e transmitido ao ambiente do Sistema Público de Escrituração Fiscal (Sped) via internet, com a escrituração dos documentos fiscais e apuração de impostos referente às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, assim como outras informa-ções de interesse do Fisco Estadual e Federal.

O que muda para o empresário?Sendo esta uma obrigação da empresa, a

dificuldade está em adaptar-se. É imprescin-dível ter um sistema de gestão que atenda aos requisitos do Sped e um colaborador qualifica-do, com conhecimento para alimentar correta-mente as informações no sistema. O trabalho deve ser em equipe, e os envolvidos são a em-presa, o software e o contador. O trabalho que antes era feito somente na contabilidade, agora está sob responsabilidade da empresa. Os docu-mentos fiscais devem ser lançados no sistema de gestão próprio, contando com a assessoria do contador, pois para que esta obrigação fiscal seja cumprida corretamente, é necessário con-tar com o auxílio da assessoria fiscal da conta-bilidade e do suporte do sistema de gestão.

O que cabe ao contador?À contabilidade cabe, além de assessorar

o contribuinte, efetuar a conferência, o fecha-mento fiscal, a emissão das guias dos impostos, a geração e a transmissão do arquivo ao am-biente Sped.

Ainda tem prazo para se adequar? O que precisa ser feito?

As empresas tributadas pelo Lucro Real ou Presumido já estão na obrigatoriedade. Quem ainda não se adequou deve fazê-lo imediata-mente, e já está sujeito à multa por atraso na entrega. Nesse caso, deve solicitar o credencia-mento o mais breve possível na Fazenda Fede-ral e Estadual.

Que tipo de informação o empresário precisa prestar e a quem?

O Sped Fiscal deve conter: Livro Regis-tro de Entradas; Livro Registro de Saídas; Li-vro Registro de Inventário; Livro Registro de Apuração do IPI; Livro Registro de Apuração do ICMS; Documento Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente (Ciap). Na EFD ICMS/IPI, as empresas informam ao fisco to-das as suas operações: compras, vendas, mo-vimentações de estoque e outros. Isso é feito em detalhes mínimos: ou seja, cada produto, comprado ou vendido, deve ter o documento fiscal correspondente, bem como as apurações tributárias e códigos fiscais corretos. Na esfera Federal, muitos outros mecanismos de controle foram implementados pelo Fisco. Apenas para citar alguns: DCTF, DACON, DIPJ, DIRF, DSPJ, DOI, DIMOB, DIPI, DECRED, DIRPF, DITR, PERDCOMP, DIME, GFIP, GIA, RAIS, Fcont, e-LALUR, DMED, SPED Contribuições e SPED Contábil, entre outros. São 63 obrigações aces-sórias ao todo.

Quem está obrigado a prestar tais informações?

As empresas com tributação no Lucro Real e Lucro Presumido e, de maneira informal, há notícias que para 2014 entrarão também as em-presas do Simples Nacional.

Quais as penalidades previstas a quem não se adequar?

Em Santa Catarina, de acordo com o Art. 83-A da Lei do ICMS/SC 10.297/96: “Deixar de escriturar os livros fiscais relativos à escri-turação fiscal digital: multa de 0,1% (um déci-mo por cento) da soma do valor contábil das saídas com o valor contábil das entradas, não

podendo ser inferior a R$ 500,00, nem superior a R$ 10.000,00, por período de apuração”. Tam-bém em SC, de acordo com o Art. 83-B da Lei do ICMS/SC 10.297/96: “Escriturar livros fis-cais relativos à escrituração fiscal digital com omissões ou incorreções que dificultem ou im-peçam a identificação dos dados neles consig-nados: MULTA de 1% (um por cento) da soma do valor contábil das entradas ou das saídas, relativamente aos registros fiscais dos livros de entrada ou saída, respectivamente, registrados sem observar os requisitos previstos na legisla-ção, não podendo ser inferior a R$ 250,00, limi-tada a R$ 10.000,00 por período de apuração”. Em âmbito nacional, são muitas outras multas e as empresas que não se adequarem rapida-mente, poderão ter problemas sérios.

Como vai funcionar a fiscalização?O Fisco está aprimorando os mecanismos

de controle e outros instrumentos de cruza-mento de dados estão sendo criados com o objetivo de tornar, ainda mais, rigorosa a fisca-lização. O prazo de fiscalização é de cinco anos e o primeiro ciclo do Sped, que iniciou em 2009, encerra-se nesse final de ano. Por isso, torna-se urgente a adaptação da empresa.

Qual a recomendação aos empresários nesse momento?

Deve-se procurar o profissional de con-tabilidade o mais rápido possível. Adequar os controles internos, observar todos os requisitos necessários e fazer um acompanhamento pró-ximo de todas as operações. Deve-se salientar também, que os mecanismos de controle são aperfeiçoados e com isso também se amplia as possibilidades de Planejamento Tributário, ou seja, analisando as operações da Empresa e a Legislação que está em vigor, é possível re-duzir o impacto dos tributos de maneira legal. Assim, o empresário dorme tranquilo, paga o que é justo e não terá surpresas desagradáveis no futuro.

O que o empresário precisa saber sobre o Sped

Colaboração: Empresários Emerson Adriano Maziero e Roberto

Aurélio Merlo/MB Comunicação.

13

Neste ano, o Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, pro-move mais um jantar no dia 27 de setembro (sexta-feira), às 20h, no salão comunitário do município. O objetivo dos empresários, que se reuniram no dia 8 de agosto para tra-tar da organização do evento, é arrecadar

fundos para a promoção de Natal que será realizada em parceria com a prefeitura.

O cardápio do jantar será vaca atolada, galinhada e acompanhamentos. O público também poderá assistir às apresentações do cantor Rodrigo Roversi e atrações locais.

Os ingressos podem ser adquiridos no valor de R$ 12, nas empresas nucleadas: Si-coob Credial, Matão Agroveterinária, Dal Mago Materiais de Construção, Coopera-tiva Auriverde, Comercial Mundo Novo, Auto Peças Santa Terezinha, Arco Íris Mó-veis, Agropecuária Progresso, Abastecedora Santa Terezinha, Auto Posto VVS, Farmácia Santa Luzia, Mercado Grilli, Globo Tec, No-hatto Alimentos e Gabrieli Moto Peças.

As mesmas empresas estarão partici-pando da campanha de prêmios de Natal,

onde serão sorteados vale-compras, um bal-cão para banheiro, um aparador de grama, um som automotivo, um celular, um forno micro-ondas, uma lavadora de roupas, três panelas de ferro, um lava-jato e um forno elétrico.

Novas empresas aderem ao Programa Empreender

Nos últimos meses, novas empresas pas-saram a integrar o Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso e o quadro de associados da CDL/Associação Empresarial de Maravilha (fotos abaixo). Além de parti-ciparem das promoções desenvolvidas pelo núcleo, os lojistas poderão usufruir de todos os benefícios e soluções empresariais dispo-nibilizados pela entidade.

Núcleo do Comércio organiza jantar em Santa Terezinha do Progresso

A compra do presente para o Dia dos Pais levou muitos consumidores para o comércio, especialmente no Sábado Mais, dia 10 de agosto, véspera da data come-morativa, quando as lojas de Maravilha atenderam em horário especial. Conforme pesquisa realizada pela CDL/Associação Empresarial de Maravilha junto aos co-merciantes, o movimento deste ano supe-rou em 4,23% o da mesma época do ano passado, atendendo às expectativas de 60,8% dos empresários.

A pesquisa constatou que houve um

equilíbrio entre o número de clientes que comprou à vista e os que parcelaram suas contas, já que 51,1% optaram por pagar à vista e 48,9% compraram a prazo. Em re-lação ao meio de pagamento, o dinheiro foi o mais utilizado, por 46,52% dos con-sumidores. Na segunda posição aparece o carnê, adotado por 28,69% dos clientes; em terceiro, o cartão, com 15,62% de pre-ferência; e, por fim, o cheque, utilizado em 9,13% dos casos.

Outro dado refere-se às consultas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Na

semana que antecedeu o Dia dos Pais deste ano, foram 2.513 consultas efetuadas pelos associados da entidade, contra 1.816 realiza-das no mesmo período de 2012, o que repre-senta um aumento de 38,38%.

Segundo dados nacionais, apurados pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas par-celadas no país tiveram um crescimento de 3,78% no período do Dia dos Pais, sendo que os produtos mais procurados foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos.

Dia dos Pais gera crescimento de 4,23% nas vendas do comércio em relação a 2012

Evento terá o apoio de 15 empresas nucleadas

Auto Posto VVS Farmácia Santa Luzia Mercado Grilli Nohatto Alimentos

14

As pessoas, de um modo geral, começam projetos e empreendimentos superoti-mistas, motivadas e realmente dispostas a vencer, ao abrirem uma empresa, iniciarem um casamento ou no momento em que foram admitidas para trabalhar em uma nova profis-são. Todo ser humano começa com um pique de campeão, mas, com o passar do tempo, vai perdendo aquela energia inicial e passa a se arrastar pela vida. Por quê? É comum a gente se perguntar onde está aquela pessoa motivada do início e, sejamos honestos, todos nós agimos assim se não tomarmos cuidados em rela-ção à motivação humana para vencer.

Motivação é exclusiva-mente “cabeça”, não há fator externo que motive perma-nentemente uma pessoa com uma mente infeliz, fracassada. Ao contrário, se a pessoa tiver uma cabeça de campeão, não existe obstáculo capaz de fazê--la desistir dos seus projetos de vida. Tudo o que fazemos, somos e temos é o resultado das escolhas que fazemos na vida. E de onde vêm as esco-lhas? Da mente humana! Daí a importância de cuidar do con-teúdo mental e é isso que faze-mos nas palestras, nos progra-mas de rádio e no jornal Super Guia dos Campeões.

Você que está lendo este artigo, saiba que não importa aonde você queira chegar em sua passagem pelo planeta Terra, sempre haverão obs-táculos e motivos para você desistir. O segredo é você ter uma postura mental positiva e saber os segredos para obter sucesso em todos os aspectos. É como uma viagem que você queira fazer a um lugar des-conhecido, mesmo que você esteja inseguro e não saiba exatamente o caminho certo, se eu lhe traçar um mapa com todo a trajeto detalhado, com toda certeza você consegui-rá chegar ao destino. Mesmo que se perca em determinado trajeto, conseguirá facilmente retomar a viagem com o mapa nas mãos. O mesmo vale para o sucesso na sua empresa, no seu relacionamento e na sua vida, tenha um mapa que as coisas ficam bem mais fáceis e você ganha tempo.

Durante as minhas apre-sentações procuro deixar na mente das pessoas um “mapa” para que todos pos-sam melhorar os seus resul-tados na vida e prosperar. Não importa a sua idade, a sua forma física ou o seu passado, você tem o direito de ser feliz. Jamais desista de seus sonhos, jamais desis-ta das coisas que você quer. Vejo você no topo.

Motivação é o nome do jogo!

Márcio RangelComunicador e palestrante na área

motivacionalIdealizador do programa de rádio Café da

Manhã dos Campeões e fundador da revista Super Guia dos Campeões

15

Em um espaço amplo e moderno, no bairro Industrial de Maravilha, está localiza-da a nova sede do Grupo Tucano, formado pelas empresas TOS Obras e Serviços Am-bientais, Tucano Agroflorestal e Geração de Energia e Tucano Gestão Ambiental. A inauguração ocorreu dia 29 de julho e foi prestigiada por autoridades e lideranças do município, entre elas, o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jonas Dall’Agnol.

Para a sócia administradora do grupo, Juleide Inês D’Agostini, a instalação na nova sede representa a realização de um trabalho de 20 anos. “É o resultado do esforço con-junto de dirigentes e colaboradores que se dedicam àquilo que fazem e que hoje rece-bem nosso reconhecimento”, afirma.

Um dos diferenciais apresentados na-quele momento foi o novo sistema automa-tizado de coleta de lixo orgânico, implan-tado em Chapecó no mês de agosto. “É um sistema moderno e pioneiro no Estado de Santa Catariana, referência em grandes ci-dades da América do Sul e da Europa”, des-taca Juleide.

Conforme os dirigentes da empresa, o sistema que utiliza contêineres para o depó-sito de resíduos visa atender às exigências ambientais e de saúde pública. Entre as van-tagens, pode-se citar que ele facilita a coleta dos materiais; contribui para a limpeza das

ruas e calçadas; evita o mau cheiro e impede o acesso de animais e insetos no container, diminuindo a proliferação de doenças.

O recolhimento é feito da seguinte for-ma: os caminhões compactadores elevam os contêineres e depositam o lixo em seu in-terior, recolocando os contêineres no mes-mo lugar; em seguida, outro caminhão faz o processo de lavagem e desinfecção dos contêineres. A TOS atende mais de 60 mu-nicípios com a coleta manual e Chapecó é o primeiro a receber a coleta automatizada de lixo orgânico.

Grupo Tucano inaugura sede própria e apresenta novo sistema de coleta

Sistema automático de coleta de lixo orgânico é pioneiro em Santa Catarina e referência em grandes cidades da América do Sul e da Europa

Nova sede está localizada no bairro Industrial de Maravilha

16

Em tempos de abusos cometidos pelas partes envolvidas em relações de consumo, resta necessária a imediata conscientização do empresariado de que as relações de compra e venda de produtos ou serviços, merecem e de-vem ser formalmente retratadas.

E abusos, são praticados às vezes por cer-tas empresas e também por consumidores, estes ultimamente em maior número, que se utilizam da proteção do CDC (Código de De-fesa do Consumidor), esquecendo-se que ele se trata, sim, de legislação que busca manter o equilíbrio nas relações entre fornecedores e consumidores, criando factoides e submeten-do ao judiciário causas em buscas do ganho fácil.

Uma das hipóteses de formalização dessa relação é através do contrato, que é um acor-do por escrito que duas ou mais pessoas fa-

zem. Quando se faz um contrato, são relacio-nados os direitos e os deveres do fornecedor e do consumidor. Basicamente um contrato deve ter letras em tamanho (12) de fácil leitu-ra; linguagem simples; e que as cláusulas que limitem os direitos do consumidor estejam bem destacadas.

O CDC em seu artigo 51 tem como cláu-sulas abusivas, por exemplo, as que:

• diminuam a responsabilidade do forne-cedor, no caso de dano ao consumidor;

• proíbam o consumidor de devolver o produto ou receber o dinheiro de volta quan-do o produto ou o serviço não forem de boa qualidade;

• estabeleçam obrigações para outras pes-soas, além do fornecedor ou consumidor. O contrato é só entre o fornecedor e o consu-midor;

• coloquem o consumidor em desvanta-gem exagerada;

• obriguem somente o consumidor a apre-sentar prova, no caso de um processo judicial;

• proíbam o consumidor de recorrer dire-tamente à Justiça sem antes recorrer ao for-necedor;

• autorizem o fornecedor a alterar o preço;• permitam ao fornecedor modificar o

contrato sem a autorização do consumidor;• façam o consumidor perder as pres-

tações já pagas, no caso de não obedecer ao contrato e quando já estiver prevista a reto-mada do produto.

Assim, procure a sua assessoria jurí-dica e elabore uma minuta que atenda as suas necessidades e respeite as regras bá-sicas, para evitar dissabores em conten-das judiciais.

A importância da formalização da relação de consumoArtigo jurídico elaborado pelo advogado Rodrigo Titericz, responsável pelo Departamento Jurídico da FCDL/SC

O município de Guaraciaba sediou, no dia 24 de agosto, o 2º Seminário de SPC pro-movido pelas Câmaras de Dirigentes Lojis-

tas (CDLs) do 1º e 2º Distritos da Federação das CDLs (FCDL/SC). O evento teve mais de 350 participantes e foi prestigiado pelas

secretárias comerciais da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Francieli Herpich Noll e Rejane Nunes.

Estiveram à frente da organização as CDLs de Guaraciaba, Descanso, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, São José do Ce-dro, Anchieta, Tunápolis, Romelândia, Cam-po Erê e Palma Sola. O objetivo, conforme destacado na oportunidade, foi disseminar conhecimentos e repassar informações aos lojistas e colaboradores sobre as recentes al-terações no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

Para falar sobre o novo sistema do SPC, palestrou o gerente geral da FCDL/SC, Ade-mir Ruschel. Ele enfatizou a abrangência do banco de dados e a segurança oferecida aos usuários na análise de crédito. Em seguida, houve palestra show com o grupo Seu Chi-co Treinamentos Corporativos, abordando o tema “A incrível arte de vender”.

Seminário regional em Guaraciaba tem como foco o SPC

Evento foi prestigiado por colaboradoras da entidade

17

A Propriedade Intelectual (PI) tor-nou-se um fator de competitividade às empresas que buscam a diferenciação de produtos e serviços. A CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha ofe-rece, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Ca-tarina (Facisc), o Programa de Proteção Intelectual (Printe).

A operação do serviço é de res-ponsabilidade da empresa catarinense Cerumar Propriedade Intelectual, ha-bilitada pelo Instituto Nacional da Pro-priedade Industrial (INPI), com amplo conhecimento para atuar em diversas áreas da propriedade intelectual.

Entre os serviços disponibilizados pelo Printe, estão: registro de marca no Brasil e no exterior; proteção do de-sign; pesquisas em bases tecnológicas, patentes de inovação; consultoria em contencioso administrativo e judicial; acompanhamento e monitoramento processual; parecer técnico em pro-priedade intelectual; direito autoral; consultoria na formalização do segredo de negócio; consultoria em indicação geográfica; e registro de software.

“O Printe considera a complexidade da legislação e a burocracia existentes para obtenção do direito exclusivo do patrimônio intangível e, por esta razão, estreita o relacionamento com empre-sários, inventores, autores e artistas com informações atualizadas e servi-ços especializados no segmento da PI”, afirma o diretor da Cerumar/Printe, Tiago Pisetta.

Para solicitar mais informações so-bre o serviço, os interessados devem entrar em contato com o setor comer-cial da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, pelo telefone (49) 3664-0414.

Registro de marcas e patentes pode ser solicitado junto à CDL/Associação Empresarial

18

Parabéns aos aniversariantes de setembro01 Maximino Devenci - GET Telecomunicações02 Márcia Altmann Rossa - Sucesso Modas03 Rosimar Maldaner - FM Pneus03 Waldir José Nardi - Floricultura Bem Me Quer 04 Jones Itacir Laux - Tok Modas05 Juscelino Luiz Folle - Kasa Empreend./Folle 06 Graciela Regina Ledur Canello - Canello Moto Peças07 Alaides Furlanetto - Relojóias08 Clair Tonini - Ponto Quente09 Arlindo Tebaldi - Gaia Rodovias09 Jonas Dall’Agnol - Farmar09 Márcio Vendrusculo - Incorporadora América09 Rafael Debastiani - Mercado Nota 10 10 Fabian Rogofski - RD Móveis10 Ieda Maria Celuppi - Autoescola Maravilha10 Paulo Spanhol - LP Móveis11 Everton Boff - Farmácia Farmamed12 Dércio Menegassi - Menegassi Telecomunicações12 Eva Carmem Metz - Mercado e Lanchonete Dallas14 Derenice Mathei Machado - Dellas/Cartola Moda Homem14 Paulo Elizeu Pissatto - Mecânica Irmãos Pissatto15 Neli Debastiani Imhoff - Mercado Nota10 15 Sirley T. Hammes D’Agostini - Farmácia Popular16 Leandra de Campos Vendrame - Joaçaba Pneus16 Cristian Bahnenberger - Lig+ Telecom17 Juleide Inês D’Agostini - Tucano Obras e Serviços17 Valmor Menuncin - Arcus Indústria Gráfica17 Liane Pires de Oliveira - Compre Bem Alimentos 18 Vilson Scherer - Tutty Moto’s

19 Jean Felipe Muller - Infopoint19 Ivair Land - Astra Assessoria20 Adronaldo Modesti - Tele Artes Gráfica20 Darci Leonardo Staudt - LP Móveis20 João Célio Gomes Boeira - Imobiliária Boeira21 Cristiane Storch - Cris Regina Confecções21 Sirley Teresinha H. D’Agostini - Ilumina Decorações21 Cristian Michel Vendrame - Agropecuária Verdes Campos21 Tania Maria Frandoloso Begrow - De Marco e Begrow Adv.22 Claudio Dall Agnol - RD Móveis22 Judite Vinaga - Vinaga Modas22 Miguelina Pirolli Frandoloso - Consultório Odontológico22 Ricardo Luis Heineck - RM Celulares 23 Evanete Antunes Ferreira - Cristal Ternos27 Darci Simon - Best/Realce/Reafrio 27 Roberto Carlos Tumeleiro - Postos Máximo27 Tiago Ludwig - Mercado Altas Horas28 Nilton Luiz Federizzi - Ótica e Relojoaria Maravilha29 Cleusa Maria Arendt - Staudt Confecções29 Eldo Norberto Nerling - END Instalações 29 Eveline Hohensee - Casa Bom Preço29 Valmir Sartori - JJ Equipamentos 30 Claudia Adriana Lang Vendrame - Baixinhos & Cia30 Leonardo Buchmann - Agência D30 Lori Hohensee - Casa do Bom Negócio30 Marenita Lucateli - Look Confecções30 Roque Strieder - Unoesc Maravilha30 Rafael Veleda Martins - Casa Forte

19