jornaldaescolatancredoneves setembro2013

8
ANO I - N o 02 - JORNAL DO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO DE A. NEVES - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - SETEMBRO/2013 Pneus e Meio Ambiente ós, jovens, somos o futuro de um mun- do que não pode acabar por poluição ou desma- tamento. Como a preocupação com o meio ambiente só au- menta, o nosso colégio está fazendo mudanças. Com a coordenação do pro- fessor Claudinei, da pedago- ga Elisângela e a ajuda de al- guns alunos, o colégio reutili- zará pneus para fazer vasos de flores, a fim de mudarmos o destino desses pneus e para darmos mais vida ao nosso co- légio com flores. Mas o projeto não ficará só nas flores, tem outras diver- sas formas para utilizarmos esse material, com a habilida- de artística de alunos e profes- sores daremos outra vida a es- ses pneus e outra cara ao nos- so colégio. N PROJETO MEIO AMBIENTE: TODOS TRABALHANDO POR UM COLÉGIO MAIS BONITO. Nesta edição Quem tem direitos? - Sexo Virtual - Novo Grêmio P. 2 Jovens Aprendizes - O fim dos blocos no Ensino Médio Notas baixas trazem pais para a escola Professores da rede municipal de ensino iniciam greve por tempo indeterminado P. 3 Conhecendo Curitiba Página 4 FOLHETEEN RECOMENDA Página 5 Graciliano Ramos, o escritor do ano Índigo - Super Autora Página 6 Alunos participam da segunda fase da OBMEP REMATRÍCULAS - Charge Página 7 As atividades esportivas voltaram Unhas Modernas Página 8

Upload: daiskvaleria

Post on 20-Jul-2015

30 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

ANO I - No 02 - JORNAL DO COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO DE A. NEVES - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - SETEMBRO/2013

Pneus e Meio Ambienteós, jovens, somos ofuturo de um mun-do que não pode

acabar por poluição ou desma-tamento. Como a preocupaçãocom o meio ambiente só au-menta, o nosso colégio estáfazendo mudanças.

Com a coordenação do pro-fessor Claudinei, da pedago-ga Elisângela e a ajuda de al-guns alunos, o colégio reutili-zará pneus para fazer vasos deflores, a fim de mudarmos odestino desses pneus e paradarmos mais vida ao nosso co-légio com flores.

Mas o projeto não ficará sónas flores, tem outras diver-sas formas para utilizarmosesse material, com a habilida-de artística de alunos e profes-sores daremos outra vida a es-ses pneus e outra cara ao nos-so colégio.

N

PROJETO MEIO AMBIENTE: TODOS TRABALHANDO POR UM COLÉGIO MAIS BONITO.Nesta ediçãoQuem tem direitos? - Sexo Virtual - Novo Grêmio P. 2

Jovens Aprendizes - O fim dos blocos no Ensino MédioNotas baixas trazem pais para a escolaProfessores da rede municipal de ensino iniciam grevepor tempo indeterminado P. 3

Conhecendo Curitiba Página 4

FOLHETEEN RECOMENDA Página 5

Graciliano Ramos, o escritor do anoÍndigo - Super Autora Página 6

Alunos participam da segunda fase da OBMEP

REMATRÍCULAS - Charge Página 7

As atividades esportivas voltaram

Unhas Modernas Página 8

Page 2: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/20132

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○EXPEDIENTEColégio Estadual Tancredo de Almeida Neves - Rua da Tiriva, 88 - Colombo - PR - Telefone- 36561375 - E-Mail: [email protected] - Diretor: FrancisBolsi - Professora: Daisk Valéria e Maria Gorete - Alunos: Mylena Laskos - 2ºA - Victor - 2ºA - Rafaela Lima - 3ºA - Thaisa Santos - 2ºA - Jeander Silva Muniz - 9ºC- Jhonny - 2ºA - Luana Simões - 2ºA - Maicon Roger - 3ºA - Elaine - 3ºA - Núbia - 9ºC - Krislayne Ferrari - Amabily Carvalho - 9ºA - Alyne - 3ºA.

Quem tem direitos?Victor

Os direitos no Brasil ga-rantem muitos benefíciosa todos os cidadãos, isso nateoria, na prática só umaparte da população temacesso a eles e é a classeque de tem mais poder.Nesse país quanto maisdinheiro, mais poder, equanto mais poder maisdireitos.

Com isso, direitos soci-ais, civis, políticos são pri-vados das pessoas combaixa renda e quando es-tão disponíveis para essagrande parte da populaçãonão dão conta das suas ne-cessidades, um exemplodisso é a segurança, quemuitas vezes só serve pararegistrar violência, não im-

pedi-la, na área da saúde, fal-tam equipamentos e profissi-onais qualificados para os ser-viços oferecidos.

Os direitos no Brasil estãorestritos nas mãos de poucaspessoas, isso só mudará quan-do a grande população de des-favorecidos no país exercer o

papel de cidadão elegendopolíticos que façam com queos direitos sejam para to-dos, e ficarem observandoe cobrando essas mudan-ças. Resumidamente direi-tos serão para todos, se to-dos fizerem algo para queisso aconteça.

Sexo VirtualMaicon Roger

O título lhe chamouatenção não é mesmo?Isso foi realmente inten-cional, mas o que queromesmo retratar é como aspessoas, em geral os ado-lescentes, se mostram nainternet, ou seja, comoeles se identificam.

Não é incomum hojeem dia, adolescentes commais de um perfil nas re-des sociais, principalmen-te no Facebook e Twitter,muitas vezes até do sexooposto, meninas fazendoperfis masculinos e vice-versa.

Muitos gostam de terum para conversar com os

amigos e outro perfil para co-nhecer novas pessoas e inte-ragir de uma forma mais livre,tendo em mente que não pre-cisará responder pelos seusatos, afinal, não é da própriapessoa em que estamos falan-do, e sim do perfil falso.

Será que isso é realmenteverdade, será que criar umperfil falso é a melhor saídapara conhecer novas pessoase interagir?

Criar perfis falsos é crime,e isso fica bem claro antes dese criar uma conta em qual-quer rede social, naquele ter-mo de compromisso que nun-ca lemos, e isso pode gerarmais problemas do que se ima-gina.

O melhor mesmo é sair de

casa aos fins de semana, sedivertir ou até mesmo fazercursos, assim se conhecemais pessoas, além de estarsocializando e aprendendocoisas novas, tendo mais as-sunto para conversar com osnovos amigos, e cá entre nós,de nada adianta fazer novasamizades, sendo que estaspessoas estão acreditandonuma pessoa em que não seé.

Então fica a dica, tenhaapenas um perfil, e verdadei-ro, concentre neles seus ami-gos, compartilhe todo o con-teúdo que você gosta e digaa sociedade quem você é,assim conseguirá verdadei-ros amigos e construirá rela-ções de qualidade.

PONTOS DE VISTA COTIDIANO ESCOLAR

Novo GrêmioO Grêmio é a organização

que representa os interessesdos estudantes dentro de umcolégio. Ele permite que osalunos discutam, criem e for-taleçam inúmeras possibilida-des de ação, tanto no próprioambiente escolar como na co-munidade.

É também um importanteespaço de aprendizagem, ci-dadania, convivência, respon-sabilidade e de luta por direi-tos. A menos de um mês, nos-so diretor, Francis Bolsi, pediuaos alunos interessados quemontassem chapas para o grê-mio estudantil, caso houves-se mais de uma seria realiza-da uma votação. Porém, sóhouve uma chapa que estádeterminada a ajudar os alu-nos. Um grêmio estudantilpode fazer muitas coisas, des-de organizar festas até exigirmelhorias na qualidade do en-sino. Tem o potencial de inte-grar mais os alunos entre si,

com todo o colégio e com a co-munidade.

Um bom exemplo disso éo projeto de basquete, que osintegrantes do grêmio estu-dantil, Os Zapatistas, planeja-ram e organizaram, com a fi-nalidade de criar um time quepoderá disputar campeona-tos. Os treinos acontecem to-das as terças e quintas-feiras,das 17h15minh às 18h45min.Os alunos interessados emparticipar devem ter entre 13e 17 anos, e entrar em contatocom os participantes do grê-mio, V ictor, Caio ou Herick,todos do 2ºA.

Nosso colégio sempre teveuma tradição no desporto. Aolongo dos anos, tivemos mui-tos times que sempre esta-vam nas primeiras posiçõesdos campeonatos municipaise regionais, essa nova iniciati-va é uma tentativa de trazertroféus para nosso colégio eresgatar essa tradição.

Page 3: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/2013 3

COTIDIANO ESCOLAR

Jovens AprendizesO Serviço Nacional de

Aprendizagem Comercial(SENAC) é uma instituiçãobrasileira de educação pro-fissional aberta a toda soci-edade. Foi criado em 10 dejaneiro de 1946. é adminis-trado pela ConfederaçãoNacional do Comércio (FECOMÉRCIO).

No SENAC há, também,cursos para "jovens aprendi-zes" entre 14 e 24 anos (esem limite de idade paraportadores de deficiências),com a capacitação e desen-volvimento da qualificaçãoprofissional dos jovens paraentrada no mercado de tra-balho. Sua missão é desen-volver pessoas e organiza-ções para o mundo do traba-lho com ações educacionais,

disseminando conhecimen-tos em comércio de bens eserviços. O SENAC disponibi-lizou 25 vagas para nossa es-cola no curso de auxiliar decrédito e cobrança, com car-ga horária de 180h, os inte-ressados teriam que ter aidade mínima de 16 anos, osalunos que participam do cur-so recebem uma bolsa auxí-lio no valor de R$ 2,00 hora/aula. O curso é totalmentegratuito, com duração de 2meses.Quando concluído, oaluno terá o certificado reco-nhecido pelo MEC, e aindaterá o nome no sistema, sen-do encaminhado para o ban-co de oportunidades, poden-do já sair empregado.

Site do SENAC:[email protected]

a quinta feira, 19 de setembro,foi feita a entrega de bole-tins. De acordo com o dire-

tor Francis Bolsi, cerca de 80% dosresponsáveis foram convocados parauma reunião pedagógica, o motivosão as notas baixa e a falta de com-prometimento dos alunos.

Diferente dos anos anteriores, a en-trega de boletins, direto para o aluno,ficou mais rigorosa, é necessário que to-das as notas estejam acima ou na média.Com apenas uma nota abaixo, o respon-sável já é convocado para pegar o bole-tim e participar de uma reunião na esco-la.

O último trimestre já começou e fal-ta pouco para o fim do ano letivo. Porémo desinteresse dos alunos não mudouem nada, e, provavelmente, muitos re-provarão por esse motivo. Geralmente,os alunos pensam que podem recuperarna última hora, alguns conseguem ou-tros não. Além da reunião, as pedagogasestão fazendo, como no trimestre passado, opós-conselho, que consiste, basicamente, emconversar com esses alunos que apresentam

PERIGO DE REPROVAÇÃO

Notas baixas trazempais para a escola

N

O ensino médio por blocofoi implantado no ano de 2009,o ano letivo era organizado emduas partes, um semestre paraas disciplinas exatas e outropara humanas. O governo pro-pôs esta modalidade de formaoptativa para as escolas, paraauxiliar na redução dos índicesde evasão e abandono. A nos-sa escola optou por esta mo-dalidade gerando insatisfaçãopara uns e trazendo vantagenspara outros.

No ano de 2011, a escola fezum plebiscito com a comuni-dade escolar quanto a conti-nuidade do bloco, a maioriaoptou em continuar. Mas emsetembro desse ano, a Secre-taria de Educação nos infor-mou que essa modalidade deensino teria data certa paraacabar, e para as escolas seri-am apenas uma questão de

O fim dos blocosno Ensino Médio

tempo, dessa forma, nossaescola retorna para o ensinomédio regular juntamentecom todas as outras escolas apartir o ano que vem.

Com isso surgirão dificul-dades para a adaptação, alémde problemas de ordem docu-mental com a migração do blo-co para o regular, o aluno quereprovar um bloco terá quefazer o próximo ano inteiro.

Vale lembrar que ainda hádecisões a serem tomadas emrelação ás questões de reapro-veitamento de estudos eadaptações.

A greve dos professoresmunicipais de Colombo com-pletou quinta-feira, 26, o quar-to dia. Dezenas de professo-res participaram de manifes-tação no bairro alto maracanã.Eles pedem a reposição deperdas salariais históricas, au-xílio alimentação, transporteem dinheiro e revisão do PCCV(Plano de Cargos Carreiras eVencimentos).

"Nós precisamos de valori-zação e isto não está aconte-cendo, só vamos voltar comuma proposta da prefeitura",afirmou a professora SilmaraAparecida.

A decisão pela continuida-de da paralisação foi tomada

GREVE GERAL

Professores da rede municipal de ensinoiniciam greve por tempo indeterminado

em uma assembleia organiza-da pelo sindicato da categoriano dia 25. Os professores e

funcionários de escola lutampor valorização e melhor usodo dinheiro público.

dificuldades, explicar, incentivar.Já é hora de pensar no futuro, que depende

do estudo e do esforço de cada um.

Page 4: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/20134

ROTEIRO TURÍSTICO

Por Débora Azevedo

"A cidade é simplesmente fantás-tica é a primeira vez que estou vindo,achei uma cidade muito bem estrutu-rada, muito bonito, pra gente que veiofazer turismo têm vários lugares quepode conhecer", declara a turista deManaus, Gislaine Vieira.

Curitiba é conhecida como a capitalecológica do Brasil, possui 26 parquese cerca 81 milhões m² de área verdepreservada. Por esse motivo os par-ques são o roteiro turístico da capital.Entre os parques mais tradicionais dacidade estão o Passeio Público, Bari-gui e o Jardim Botânico. O Passeio Pú-blico tem 127 anos, é o primeiro par-que e zoológico da cidade inauguradoem 2 de maio de 1886. "É um lugar ma-ravilhoso, eu sinto que quando estouaqui, entro em contato com Deus",declara Maria Elza de 60 anos que estáem Curitiba por motivos de saúde. Ela

Conhecendo Curitiba

sugere mais vigilância no parque, de-vido à prostituição. "Em um lugar comoeste, deveria existir mais respeito pela

natureza que tem aqui". Finaliza Elza. Outro parque muito frequentado

é o Barigui que é um dos maiores par-

ques de Curitiba, foi transformado emparque em 1972, pelo arquiteto Lubo-mir Ficinski. O atleta Joe Roger acha oparque maravilhoso, onde corre des-de 2009, o ano que veio morar na capi-tal. "O que mais me atrai no parque é asensação de liberdade e a naturezaque ali tem, faço minha corrida tran-quilamente, e para finalizar, vou até aárea de exercício perto da casa amare-la, onde posso fazer as minhas séries,ali é o local que mais gosto", diz.

Finalmente, o Jardim Botânico, éum dos principais cartões postais deCuritiba, foi inaugurado 1991.

Na estufa abriga plantas de carac-terística da floresta atlântica. Sua ar-quitetura é inspirada em um paláciode cristal que existiu em Londres, noséculo 19. "Um parque maravilhoso, euamei, uma cara de Europa mesmo,muitas coisas legais, muitos lugareslindos". Observa a turista de Manaus,Jomara.

Jardim Botânico

Passeio Público Parque Barigui

Page 5: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/2013 5

FOLHETEEN RECOMENDA

2Share Entertainment

Zezé di Camargo e Luciano

Arfoc-PR (Associação dosFotógrafos e Repórteres

Cinematográficos do Paraná)

Autores desconhecidos

Ana Serafin, Katia Kimieck,Silvana Camilotti, Vavá Diehl,

Faisal Iskandare Jorge Kimieck

AUTOR LOCAL POR QUE VER/ASSISTIR

Rei do Rock

ShowZezé di Camargo e Luciano

Curitiba protesta

"Curitiba Anos 50"

Abstractus

Expo Unimed Curitiba30 de outubro.

Rua: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300às 20h30.

Local: Teatro Guaíra - Grande AuditórioData: 10/10/2013

Horários:19h30min (Abre a casa)Show a partir das 21:00.

Ingressos: R$ 95,00

Memorial de CuritibaRua Claudino dos Santos, 79

São Francisco, Curitiba.Entrada franca

Salão Paranaguá do Memorial de CuritibaR. Claudino dos Santos, 79 (Setor históri-co) de 29/10/ 2012 até o dia 3/10/2013 de2013. (A partir das 19h) Entrada Franca.

Memorial de Curitiba

Para quem gosta do ''Rei do Rock'', essa é aoportunidade de relembrar um pouco de suapessoa e curtir seus ritmos dançantes.

Retrata a nova realidade musical dos artistas,pode ser considerado (O Show) uma inovação nacarreira da dupla, que sempre se destacou porshows de qualidade.

Relata como eram as manifestações (protes-tos) de outrora, fazendo uma comparação comas dos dias atuais.

É bom ver, porque a mostra reúne textos, fo-tos, gibis e revistas de época, além de filmes eambientações pertencentes ao acervo da Casada Memória.

É um processo que transforma materiais eembalagens descartáveis, recicláveis ou não, emnovas peças. O principal foco de seu trabalho éreutilizar sempre, respeitando premissas de sus-tentabilidade e meio ambiente.

Page 6: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/20136

ARTE E LITERATURA

Graciliano Ramos, o escritor do ano

Graciliano Ramos é um ala-goano, nascido em 27 de ou-tubro de 1892, foi um dos maisinfluentes escritores brasilei-ros e que neste ano completa80 anos do lançamento de suaprimeira obra.

Ele fez carreira como escri-tor, e também como jornalistae até mesmo como político.Graciliano é o autor de gran-des obras, como Vidas Secas(1938), Caetés (1933), Angús-

tia (1936), Infância (1945), In-sônia (1947), dentre tantasoutras.

Seus livros também são óti-mas dicas de leitura.

Neste ano, Graciliano foi eserá muito homenageado.Sendo um escritor voltado aquestões sociais, ele ganhouuma importante retrospectivade sua vida e obra, na Casa daCultura, no centro histórico deParaty (RJ), do dia 01 a 31 de

autor receberá a homenagempor sua obra Caetés, que com-pletará 80 anos de lançamen-to e pelos 120 anos de seu nas-cimento, completados em2012.

Graciliano Ramos tambémterá sua obra retratada no es-pecial de Fim de Ano da RedeGlobo de Televisão. Suas obrastambém são, e muito, utiliza-das em vestibulares e tam-bém no ENEM.

Índigo - Super AutoraÍndigo, nome artístico de

Ana Cristina Ayer de Olivei-ra, nasceu em Campinas (SP),em agosto de 1971. Formou-se em jornalismo pela Uni-versidade do Estado de Min-nesota (EUA), contudo nãoexerceu a profissão. Mas op-tou numa carreira parecida,na qual poderia escrever,mas de uma forma bem dife-rente: Isso ela mostra em umdos livros. Vendem- se uni-córnios, que fala de umamenina que morava no inte-rior, veio para São Paulo comseus pais, para mudar de vida.Mas muda completamente ovisual, o jeito ser, só paraagradar as outras pessoas. Aomesmo tempo em que passauma mensagem para sermosnós mesmos e não uma pes-soa que não somos, é umaleitura engraçada e empol-

gante. Um dos livros que maisgostei de ler neste ano! Outrahistoria dessa autora, é SagaAnimal, um menino com mui-ta imaginação, que como toda

Agosto. Esta exposição traztoda a vida e obras do autor,desde manuscritos até ilustra-ções referentes ao escritor.

O escritor foi reverenciadoda FLIP 2013 (Feira LiteráriaInternacional de Paraty). Amaior feira literária do Brasiltrouxe Graciliano como perso-nagem principal, trazendosuas obras e destacando suaimportância no cenário literá-rio brasileiro.

O escritor defendia queescrever poderia ser umaatividade de poucos, masnão para poucos, inclusivedisse que a palavra não foifeita para brilhar, mas parase dizer.

Ele também será homena-geado no II Salão Nacional doJornalista Escritor, nos dias 6,7 e 8 de setembro, aconteceno Memorial da América Lati-na, Auditório Simon Bolívar. O

criança de 10 anos, tinha umsonho de ter um cachorro, po-rém sua mãe não permitia, porcausa de sua irmã menor. Porisso, resolve, com ajuda de sua

avó, ter um animal escondido.Pelo fato de ser um livro in-fantil, é muito divertido,mexe com a imaginação. Ou-tros livros dessa autora são:

Dálmata descontrolado,Amizade improvável, Cobrasem compota. E o melhor éque estes livros estão dispo-níveis na biblioteca.

Page 7: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/2013 7

A OBMEP reuniu mais de18 milhões de alunos dasescolas públicas do Brasilinteiro. E por aqui já viroutradição, os estudantes doensino fundamental e mé-dio da Escola Estadual Tan-credo Neves participaramda 1ª Fase da Olimpíada deMatemática, com frequên-cia total dos alunos.

Nesta primeira etapa, osparticipantes resolveram de20 a 25 questões de múlti-pla escolha em um tempomáximo de três horas.

Os estudantes que atin-giram a pontuação mínimaexigida para cada um dosníveis foram classificados

PARTICIPAÇÃO EFETIVA

Alunos participam dasegunda fase da OBMEP

para a próxima etapa, sendoque a segunda fase ocorreuno dia 14 de setembro, nocolégio estadual AbrahamLincoln de Colombo. A divul-gação dos premiados commedalhas de ouro, prata ebronze, além de mençõeshonrosas, está prevista paradezembro.

A competição estimula ogosto e o estudo da matemá-tica, e também identifica alu-nos com talento para a pes-quisa científica. O colégioTancredo sempre obteve óti-mos resultados com men-ções honrosas e é esse o re-sultado que esperamos maisuma vez.

REMATRÍCULAS

O período de rematrículaspara o ano letivo de 2014, paratodos os alunos do Ensino Fun-damental - 6º a 9º anos - e paraos 1º e 2º anos do Ensino Mé-dio, inicia-se no dia 04 de no-vembro, com término em 14de novembro. Devem ser rea-lizadas na secretaria da escolapelos pais ou responsáveis le-

gais mediante documentaçãocomprobatória, dentro desteperíodo. Caso não cumprido oprazo estabelecido, a escolanão poderá garantir vaga outurno para o referido aluno.

Documentos necessários:- Talão de luz atualizado e RG

dos pais/responsáveis le-gais

- Para alunos maiores de 16anos RG e CPF (obrigatório)Horário de funcionamento

da Secretaria da Escola: Ma-nhã: das 08:00 às 11:30 - Tar-de: das 13:00 às 17:00 - Noi-te: das 18:30 às 20:00

Não serão realizadas rema-trículas com falta de documen-tos.

CHARGE

Page 8: Jornaldaescolatancredoneves setembro2013

Setembro/20138

ESPORTES MODA & BEM ESTAR

Nunca esteve tão namoda unhas pintadas e de-coradas, e isso não é de hoje.Tudo começou no Egito anti-go há mais ou menos5000.a.C as mulheres tingi-am as unhas com uma degoma arábica, clara de ovo,gelatina e cera de abelhas,mas não durava muito tem-po, a unha absorvia essa pe-lícula e logo saia.

A cor, em princípio, erapreta e a base de henna. Como tempo, foi ficando maisclara e com tons de marromclaro. Com isso, as cores doesmalte passaram a indicar aclasse social do indivíduo: ostons claros eram usados pormulheres de classes maisbaixas e os tons intensos,pela nobreza.

Cleópatra estabeleceuuma lei, que só ela podiausar o tom vermelho, se al-guém desobedecesse a essalei era punido. Coitadas denós que gostamos de verme-lho (principalmente a por°

UNHAS MODERNASVemos pelos corredores, meninas, com

todas as cores e modelos de unhas, desdeas comportadinhas até as mais modernas

Iara). Ainda bem que issonão existe mais, e agora to-dos nós podemos ter unhasvermelhas e de todas as co-res. A moda das unhas é qua-se que mais importante doque a das roupas, principal-mente para algumas pesso-as. O mercado se expandiurapidamente, com novas co-res e materiais para a deco-ração, quase todo mês têmesmaltes novos nas farmáci-as e supermercados, agoratambém existem lojas espe-cializadas em esmaltes e ar-tigos para manicure.

Então, vamos aproveitar omomento e cuidar muitobem das nossas queridasunhas.

C omo todos os jo-vens e crianças es-peravam e deseja-

vam as atividades esportivasno ginásio do Santa Terezavoltaram, mas dessa vez, se-gundo o que se nota, o pro-jeto está muito bem organi-zado e planejado, sendo quehá atividades para quase to-das as idades, desde criançasa idosos. A atividade espor-tiva mais trabalhada é o fut-

As atividades esportivas voltaram

sal, recomendado para os jo-vens e crianças, para os idososhaverá em especial atividadesfísicas para o melhor funciona-mento do corpo.

Para que nenhum moradordo bairro perca a oportunida-de de participar desse proje-to, as atividades ocorrem emdois turnos: manhã e tarde.

Projetos deste tipo sãomuito bons para a comunida-de, pois acabam por, de certa

maneira, evitando a forma-ção de infratores, adolescen-tes seguindo um caminho in-correto, o tempo é utilizadopara praticar esportes e ati-vidades.

Os professores são: Hen-rique e Anderson, esse pro-jeto teve início no começodeste ano, e esperamos quenão termine, vamos concor-dar: o projeto voltou em boahora.