exerc 3

1
Departamento de Letras Vernáculas “Morfossintaxe da Língua Portuguesa” Prof. Aquiles Tescari Neto Cidade Maravilhosa, 14 de dezembro de 2015 Para trabalhar em casa (3) Atenção: O primeiro exercício será corrigido na quarta, dia 16/12. Exercício 1 Considerando a sentença (1), a seguir, responder às questões a) e b). (1) O policial bateu no estudante com o cassetete a) A sentença (1) é ambígua. De que tipo de ambiguidade se trata? Quais as suas duas leituras possíveis? b) Utilizar testes de constituência para identificar os constituintes diretamente associados à ambiguidade em cada uma das duas leituras possíveis. Exercício 2 A sentença a seguir apresenta um tipo de ambiguidade que os linguistas denominam de ‘ambiguidade lexical’. (2) Uma velha busca a judia a) Descrever as duas leituras possíveis associadas à sentença (2). b) Identificar a categoria de cada uma das palavras em cada leitura possível de (2).

Upload: roger-silva

Post on 10-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

LETRAS PORTUGUES

TRANSCRIPT

Page 1: exerc 3

Departamento de Letras Vernáculas“Morfossintaxe da Língua Portuguesa” Prof. Aquiles Tescari Neto

Cidade Maravilhosa, 14 de dezembro de 2015

Para trabalhar em casa (3)

Atenção: O primeiro exercício será corrigido na quarta, dia 16/12.

Exercício 1

Considerando a sentença (1), a seguir, responder às questões a) e b).

(1)O policial bateu no estudante com o cassetete

a) A sentença (1) é ambígua. De que tipo de ambiguidade se trata? Quais as suas duas leituras possíveis?

b) Utilizar testes de constituência para identificar os constituintes diretamente associados à ambiguidade em cada uma das duas leituras possíveis.

Exercício 2

A sentença a seguir apresenta um tipo de ambiguidade que os linguistas denominam de ‘ambiguidade lexical’.

(2)Uma velha busca a judia

a) Descrever as duas leituras possíveis associadas à sentença (2).b) Identificar a categoria de cada uma das palavras em cada leitura possível de (2).