exame amp 2018 & prova seletiva para o concurso … · 4 - a interpretação das questões é...

16
INSTRUÇÕES ESPECIALIDADES: CIRURGIA TORÁCICA CIRURGIA PLÁSTICA UROLOGIA CIRURGIA GERAL Prova: 04/Fevereiro/2018 ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 1 - Confira se os dados impressos acima, que identificam esta prova, estão corretos. Assine em seguida. 2 - O caderno de prova deverá conter 50 (cinquen- ta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, das quais 1(uma) só é correta. 3 - A duração da prova será de 3 horas (três horas). Ao final, haverá mais 15 (quinze) minutos para a marcação no cartão-resposta. 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo, portanto, permitidas perguntas aos Fiscais. 5 - A prova é INDIVIDUAL, sendo vetada a comuni- cação entre os candidatos durante sua realização. 6 - Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação. 7 - Em cada questão, há somente uma resposta correta. Cuidado quando transcrever para o cartão- -resposta, não poderá haver rasuras. 8 - O caderno de prova deve ser entregue para o Fiscal, juntamente com o cartão-resposta. 9 - Ao receber seu cartão-resposta, aja da seguinte forma: a) o cartão resposta deverá ser entregue com assinatura conforme os dados afixados na car- teira; b) assine no local indicado; c) pinte, preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média, tinta preta, o campo correspondente à alternativa que considera cor- reta em cada questão. d) não o amasse, nem dobre. Assinatura do candidato: Nome Legível:

Upload: truongtuong

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

INSTRUÇÕES

ESPECIALIDADES:

CIRURGIA TORÁCICACIRURGIA PLÁSTICAUROLOGIA CIRURGIA GERAL

Prova: 04/Fevereiro/2018

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁEXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA

PARA O CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018

1 - Confira se os dados impressos acima, que identificam esta prova, estão corretos. Assine em seguida.2 - O caderno de prova deverá conter 50 (cinquen-ta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, das quais 1(uma) só é correta.3 - A duração da prova será de 3 horas (três horas). Ao final, haverá mais 15 (quinze) minutos para a marcação no cartão-resposta.4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo, portanto, permitidas perguntas aos Fiscais.5 - A prova é INDIVIDUAL, sendo vetada a comuni-cação entre os candidatos durante sua realização.6 - Será eliminado o candidato que utilizar material de consulta ou qualquer sistema de comunicação.

7 - Em cada questão, há somente uma resposta correta. Cuidado quando transcrever para o cartão--resposta, não poderá haver rasuras.8 - O caderno de prova deve ser entregue para o Fiscal, juntamente com o cartão-resposta.9 - Ao receber seu cartão-resposta, aja da seguinte forma:

a) o cartão resposta deverá ser entregue com assinatura conforme os dados afixados na car-teira;b) assine no local indicado;c) pinte, preenchendo por inteiro, com caneta esferográfica ponta média, tinta preta, o campo correspondente à alternativa que considera cor-reta em cada questão.d) não o amasse, nem dobre.

Assinatura do candidato:

Nome Legível:

Page 2: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,
Page 3: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

01 – Paciente grande queimado encontra-se entu-bado orotraqueal. Mostra-se estável hemodinami-camente e em jejum há cerca de 12 horas. Sobre o quadro nutricional deste paciente, analise as as-sertivas abaixo.

I) O paciente apresenta um trato gastrointestinal fun-cionante, porém sem condições de receber dieta por via oral, portanto deve receber um tubo para alimen-tação.II) Pacientes grandes queimados apresentam a maior taxa metabólica de todos os pacientes gravemente doentes ou feridos. III) A resposta metabólica a queimadura é caracteri-zada por uma doença cardiovascular hiperdinâmica, aumento do gasto energético, perda da inclinação de massa e peso corporal, degradação acelerada do gli-cogênio e proteínas e lipólise. IV) Para manter um aporte nutricional adequado e preservar a resposta imunológica e cicatricial, a nutri-ção deve ser iniciada o mais precocemente possível, dando-se preferência a via parenteral.V) O calculo para estipular a necessidade calórica deste paciente deve levar em consideração o peso corporal e as necessidades basais prévias ao trauma. Estão corretas as assertivas:

A) I e III apenas.B) II e V apenas.C) VI e V apenas.D) I, II e III apenas.E) III, IV e V apenas.

02 – Os mecanismos básicos da cicatrização são a contração, a síntese de matriz extracelular e a re-epitelização. Alguns fatores clínicos alteram a ci-catrização das feridas. Em relação a estes fatores, assinale a assertiva correta.

A) A oferta de oxigênio deve ser balanceada, visto que a síntese de colágeno pelos fibroblastos diminuiu com a sua administração.B) As bactérias presentes na ferida prolongam a fase inflamatória e interferem na epitelização, na contração e na deposição de colágeno.C) O tabagismo influencia no processo de cicatrização a partir da diminuição da síntese de colágeno devido a diminuição da proliferação de fibroblastos.D) Os glicocorticóides proporcionam uma resposta in-flamatória exacerbada aumentando a proliferação de fibroblastos e consequentemente a síntese de colá-geno.E) O paciente diabético possui um aporte adequado de oxigênio ao tecido, porém a quimiotaxia reduzida, decorrente da doença, impede o aporte de células in-flamatórias ao local lesado.

03 – Paciente vítima de trauma abdominal contuso realiza tomografia computadorizada de abdome superior que demonstra a presença de vísceras abdominais migradas ao tórax. Encontra-se está-vel hemodinamicamente, porém levemente disp-neico. Abdome indolor a palpação. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiro ou falso.

( ) O tratamento deste paciente pode ser ambulatorial orientando-se evitar esforços físico por um período de três meses.( ) A lesão do orgão leva a equalização das pressões dos compartimentos pleural e peritoneal ocorrendo a tendência das vísceras abdominais a migrarem para o interior do tórax.( ) O mecanismo fisiopatológico causador desta le-são é o aumento súbito da pressão intra torácica. ( ) A possibilidade de aumento da pressão endotra-queal pela necessidade do uso do CO2, contra indica o uso da laparoscopia para correção desta lesão.( ) Para o tratamento desta lesão, a via de acesso é a abdominal com síntese com pontos separados de fio inabsorvível.

A) V – F – V – V – F. B) F – V – V – F – F.C) V – V – V – V – V.D) V – F – F – F – V.E) F – V – F – F – V.

04 – A importância da determinação de biomarca-dores na rotina diária do cirurgião permanece em estudo e depende do tipo de tumor, apresentando certas indicações na prática médica. Em relação aos marcadores tumorais do aparelho digestivo, assinale a assertiva correta.

A) O CA 72-4 apresenta alta especifidade e sensibi-lidade para o diagnóstico do câncer gástrico quando em associação com a Alfa-Fetoproteína.B) O CEA não deve ser usado como rastreamento de carcinomas colorretais e nem para o diagnóstico di-ferencial de tumores primários do aparelho digestivo.C) O CA 19-9 possui indicação clínica para diagnósti-co e acompanhamento terapêutico de pacientes com carcinoma gástrico quando em combinação com CA 125.D) O CA125 permite o rastreamento e o acompanha-mento clínico de tumores neuroendócrinos pancreáti-cos e sua concentração sérica é diretamente propor-cional a secreção glandular.E) Um aumento sérico da Alfa-Fetoproteína em um indivíduo com história familiar positiva de câncer co-lorretal indica para a presença de metástase hepáti-ca configurando a irressecabilidade do tumor primário colorretal.

Page 4: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

05 – Paciente masculino encontra-se no 12o pós operatório (PO) de colectomia direita com ileos-tomia terminal por um tumor estenosante de có-lon direito. Teve alta no 5o dia de PO. Retorna no pronto socorro com quadro de cefaléia e mal estar. Nega febre ou dor abdominal. Apresenta-se taqui-cárdico e hipotenso, com sinais de desidratação. Exame físico abdominal sem alterações. Em rela-ção a este quadro clínico, assinale a assertiva que contenha o distúrbio hidroeletrolítico mais prová-vel e sua causa.

A) Hiponatremia – Distúrbio hidroeletrolítico ocasiona-do pela ileostomia.B) Hipernatremia – Reabsorção aumentada de eletró-litos no íleo terminal.C) Hipercalemia – Destruição celular ocasionada pelo procedimento cirúrgico.D) Hipocloremia – Aumento das perdas fisiológicas de cloro através da ileostomia.E) Hipocalemia – Baixa ingesta de alimentos sólidos em decorrência da orientação nutricional em pós ope-ratório de colectomia direita.

06 – Paciente masculino de 66 anos apresenta-se em consulta ambulatorial com quadro de dor e cansaço nas pernas, ocorrendo sempre que anda, mas que resolve após curto período de repouso. Relata sintomas há cerca de 1 ano com piora pro-gressiva. Apresenta história de hipertensão arte-rial e é tabagista. Ao exame encontra-se com os pés aquecidos e sem lesões, pulsos femorais pre-sentes. Os pulsos poplíteo, podálico dorsal e tibial posterior estão ausentes bilateralmente. O exame de Doppler dos membros inferiores revela índices tornozelo-braquiais mostrando doença moderada-mente grave. Assinale a assertiva que contenha a conduta inicial mais adequada a este paciente.

A) Bypass femorofemoral da perna direita para a es-querda.B) Angiografia da aorta com colocação de stent na área de oclusão.C) Modificação do estilo de vida, incluindo cessação do tabagismo, exercícios e controle do fator de risco.D) Iniciar terapia sistêmica com heparina associado a uso de antiagregante plaquetário e cessação do taba-gismo.E) Modificação do estilo de vida, cessação do taba-gismo, exercícios e terapia trombolítica sistêmica por longo período.

07 – Paciente de 50 anos, diabético e hipertenso, encontra-se no 5o pós operatório de colectomia laparoscópica esquerda. Apresenta queixa de dor e edema de panturrilha esquerda. Assinale a alter-nativa que contenha a etiologia da patologia apre-sentada por este paciente.

A) Estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabi-lidade.B) Lesão endotelial da íntima por uso de antiinflama-tório esteroidal.C) Compressão da veia ilíaca interna ocasionada pela anastomose colorretal.D) Reabsorção peritoneal do gás (dióxido de carbono) utilizado na laparoscopia.E) Hematoma do músculo gastrocnêmio pelo uso de heparina de baixo peso molecular.

08 – Paciente masculino de 22 anos vem a con-sulta ambulatorial com queixa de aparecimento de uma massa na bolsa escrotal, tendo notado há cerca de 2 semanas. Nega trauma, dor local e quei-xas urinárias ou intestinais. Ao exame observa-se uma massa de 2 cm, sem transiluminação, indolor, no testículo direito. Assinale assertiva que conte-nha o diagnóstico histológico mais provável e a conduta mais apropriada ao caso.

A) Tumor de célula germinativa – orquiectomia radical.B) Tumor estromal – imunomodulador (Imatinibe).C) Tumor de célula germinativa – radioterapia.D) Tumor estromal – orquiectomia radical.E) Tumor estromal – radioterapia.

09 – Durante uma consulta de rotina, observa-se que a próstata de um homem assintomático de 60 anos encontra-se normal em formato e tamanho, porém dentre seus exames laboratoriais apresen-ta um nível de PSA de 18 ng/mL (VR: 4 ng/mL). Qual seria a conduta inicial mais apropriada a este paciente?

A) Observação clínica e repetição do exame laborato-rial em 6 meses.B) Ultrassonografia transretal com biópsia da próstata.C) Tomografia computadorizada de abdome e pelve.D) Terapia oral com supressão androgênica.E) Ressecção transuretral da próstata.

10 – A infecção representa a principal complica-ção dos acessos venosos centrais, ocorrendo em cerca de 33% dos casos. Em relação a esta com-plicação avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I) A maioria das infecções do sítio de saída do cateter de acesso venoso central são causadas por Staphylo-coccus epidermidis,PORTANTOII) as manifestações clínicas das infecções relaciona-das ao cateter de acesso venoso central limitam-se a sinais flogisticos locais.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-

Page 5: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

11 – Durante o 8º dia de pós operatório de uma colectomia direita com íleo transverso anastomo-se, o paciente inicia com taquicardia e saída de secreção enteral através do dreno túbulo-laminar alocado no flanco direito. Em relação a esta com-plicação, analise as assertivas abaixo:

I) Esta fístula pode ser definida como de alto ou baixo débito segundo o volume drenado, maior ou menor que 500 ml diários.II) O jejum é parte importante do tratamento e deve ser mantido até a parada completa da drenagem do orifício fistuloso.III) A reoperação deste paciente é mandatória inde-pendentemente do seu quadro clínico.IV) Este paciente deve ter seus eletrólitos e sua fun-ção renal avaliados constantemente, principalmente com débito elevado da fístula. V) Levando em consideração o tempo de evolução, esta fístula deve ter ocorrido por uma falha na técnica cirúrgica.Estão corretas as assertivas:

A) I e IV apenas.B) II e V apenas.C) I, IV e V apenas.D) II, III e V apenas.E) Todas as assertivas estão corretas.

12 – A fasceíte necrotizante é uma infecção bac-teriana destrutiva e rapidamente progressiva do tecido subcutâneo e fáscia superficial, associada a altos índices de morbimortalidade. Sobre estas infecções de pele e partes moles, avalie as seguin-tes asserções e a relação proposta entre elas:

I) O desbridamento cirúrgico amplo do tecido necro-sado é fundamental para a melhora do resultado e da sobrevida, PORTANTOII) a reoperação em 24 horas está indicada para re-visão da ferida operatória e novo desbridamento se necessário, evitando assim a progressão da doença.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.

E) As duas assertivas são proposições falsas.

13 – Um trabalhador da construção civil, com 35 anos, apresenta um aumento de volume recor-rente na virilha a esquerda, doloroso, que surgiu após dois anos de uma correção convencional com prótese de uma hérnia inguinal a esquerda. O exame físico apresentou um anel inguinal externo dilatado com abaulamento a manobra de Valsalva. Assinale a assertiva que contenha a conduta mais apropriada a este paciente.

A) Recomendar ao paciente que evite atividades físi-cas e solicitar retorno em 6 meses para reavaliação.B) Indicar a exploração eletiva da região inguinal es-querda e o reparo herniário com uso de prótese sin-tética.C) Realizar uma tomografia computadorizada para di-ferenciação entre hérnia direta e indireta e diagnóstico exato do conteúdo herniado.D) Realizar um ultrassom de partes moles com o obje-tivo de confirmar o diagnóstico, localizar a tela e pro-gramar o reposicionamento cirúrgico da mesma.E) Indicar a exploração da região inguinal esquerda e o reparo herniário primário, adotando a técnica de Bassini se for direta ou a técnica de McVay se for in-direta.

14 – Paciente no pós-operatório imediato de her-niorrafia inguinal unilateral inicia na enfermaria com quadro de dor e aumento de volume em re-gião de hipogástrio. Ao exame apresenta massa palpável em baixo ventre. Em relação a esta com-plicação, avalie as seguintes asserções e a rela-ção proposta entre elas.

I) A causa mais comum desta complicação é uma des-coordenação entre o trígono vesical e os músculos detrusores, ocasionada pela dor pós-operatória,PORTANTOII) deve-se evitar o uso prolongado de sondas vesi-cais.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

Page 6: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

15 – O desenvolvimento científico e tecnológico proporcionou maiores possibilidades terapêuticas e curativas. Em algumas situações, principalmen-te em doenças neoplásicas, o tratamento limita-se aos cuidados paliativos. Sobre este tópico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I) Cirurgia paliativa pode ser definida como qualquer procedimento em que a intenção primordial é a de mi-tigar sintomas físicos em pacientes com doença não curável sem causar morte prematura,PORTANTOII) quando se opta pelo tratamento paliativo de uma doença oncológica, nenhum procedimento cirúrgico está indicado.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

16 – O princípio de autonomia do paciente é um dos pilares da bioética. Trata-se de um componen-te importante da ética médica moderna e um dos pilares da relação médico paciente. Em relação a este princípio, assinale a assertiva correta.

A) A partir do momento que o consentimento é forne-cido pelo paciente, qualquer procedimento pode ser realizado.B) O paciente sempre pode decidir sobre os procedi-mentos a serem realizados em si mesmo, clínicos ou cirúrgicos.C) A autonomia também é para o médico e caso este não concorde com a decisão do paciente, ele não é obrigado a adota-la.D) É vedado ao médico deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e objetivos do tratamento em todas as situações clínicas.E) O médico, por uma questão de autonomia profis-sional, tem o direito de decidir isoladamente sobre o melhor procedimento ao paciente, baseando-se sem-pre na literatura científica mais atual.

17 – Paciente masculino de 49 anos dá entrada no pronto atendimento com quadro de hematêmese e melena com 12 horas de evolução. Apresenta-se taquicárdico e hipotenso, com rebaixamento do nível de consciência. Nega uso de medicações ou comorbidades. História interrogada de etilismo. Sobre este quadro clínico, analise as assertivas abaixo.

I) A abordagem inicial deve incluir o estabelecimento de uma via aérea pérvia, sondagem nasogástrica e reposição de hemoderivados.II) Pacientes que se apresentam com grave instabi-lidade hemodinâmica devem ser submetidos ao pro-cedimento cirúrgico de derivação portossistêmica de emergência. III) O risco de sangramento aumenta quando a pres-são portal eleva-se muito, portanto é imperativo o ini-cio de terapia farmacológica para induzir a vasocons-tricção esplâncnica.IV) A droga de escolha para reduzir a vasodilatação esplâncnica e a pressão portal é a noradrenalina.V) A antibioticoprofilaxia deve ser instituída precoce-mente, reduzindo a taxa de ressangramento e aumen-tando a sobrevida.Estão corretas as assertivas:

A) I e III apenas.B) II e V apenas.C) I, III e V apenas.D) III, IV e V apenas.E) Todas as assertivas estão corretas.

18 – Paciente feminina, 72 anos, apresenta qua-dro de hematoquezia com dois dias de evolução. Ao exame físico mostra-se estável hemodinamica-mente, um abdome sem particularidades e o exa-me retal uma hemorróida interna de segundo grau, sem sinais de complicações, com toque retal sem massa ou sangue, somente com fezes formadas. Em relação a este caso clínico, assinale a asserti-va correta.

A) Para o tratamento desta paciente pode ser realiza-da a ligadura elástica da doença orificial.B) A hipótese de tumor de cólon deve ser considerada e uma laparoscopia deve ser realizada.C) Baseado na estabilidade hemodinâmica e no acha-do do exame, o tratamento pode ser feito ambulato-rialmente.D) A colonoscopia deve ser realizada após um prepa-ro adequado do cólon e pode fornecer o diagnóstico e proporcionar o tratamento.E) Uma tomografia de abdome e pelve com contraste pode realizar a classificação do grau da patologia cau-sadora da hematoquezia e indicar o tratamento.

19 – Paciente feminina, 90 anos, realiza endos-copia digestiva alta por hematêmese. Apresenta como achado uma lesão de Dieulafoy. Em relação a esta patologia, assinale a assertiva correta.

A) O tratamento endoscópico desta paciente pode ser realizado com terapia térmica ou esclerosante.B) Estas lesões representam uma ruptura em vasos encontrados na serosa da parede do orgão acometi-do.C) A primeira opção para o tratamento das lesões de

Page 7: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

Dieulafoy é a embolização com molas por via angio-gráfica.D) A tomografia de abdome superior com contraste pode visualizar o defeito mucoso e classificar a inten-sidade da doença.E) As lesões de Dieulafoy são malformações vascu-lares encontradas somente na pequena curvatura do fundo gástrico.

20 – Paciente vítima de atropelamento, trazido em choque hipovolêmico grau IV, é submetido a lapa-rotomia que encontra uma lesão hepática grau IV, sendo adotado então uma estratégia de controle de danos. Sobre esta técnica, analise as asserti-vas abaixo.

I) A principal indicação para esta estratégia é a ocor-rência de insuficiência metabólica não resolvida ape-sar o controle do sangramento, caracterizada por hi-potermia grave, acidemia persistente e coagulopatia.II) A acidose metabólica ocorre devido ao metabolismo anaeróbico resultante da hipoperfusão tecidual e seu tratamento consiste na administração de bicarbonato de sódio e otimização das trocas gasosas. III) A reposição do volume perdido com grandes quan-tidades de soluções cristalóides não aquecidas levam a anormalidades de coagulação secundárias a dilui-ção, deficiência de fatores de coagulação e hipoter-mia. IV) Para o controle desta lesão hepática, técnicas complexas de hemostasia devem ser adotadas, como a hepatectomia segmentar e o uso de coagulação com laser de argônio. V) A Síndrome Compartimental Abdominal é evitada deixando a incisão de laparotomia aberta em pacien-tes de alto risco, podendo ser utilizado um dispositivo de pressão abdominal negativa continuada. Estão corretas as assertivas:

A) I e III apenas.B) II e V apenas.C) I, III e V apenas.D) III, IV e V apenas.E) Todas as assertivas estão corretas.

21 – Paciente vítima de atropelamento apresenta dor e diversas escoriações no abdome. Realiza um FAST que não evidencia líquido livre e um raio x de pelve que mostra uma significativa diástase púbica. Em relação a conduta a ser adotada a este paciente, assinale a assertiva correta.

A) Um mecanismo de fixação da pelve só deve ser adotado após a adequada avaliação neurológica do paciente.B) A presença de um hematoma de retroperitônio em zona III indica a exploração cirúrgica desta lesão atra-vés de laparotomia.C) Levando em consideração o achado do raio x e o

mecanismo do trauma, a reposição volêmica deve ser iniciada de maneira agressiva com solução cristalóide aquecida.D) A presença de extravasamento de contraste na to-mografia computadorizada pélvica pode ser utilizada como um preditor de angiografia positiva, indicando este procedimento.E) A estabilidade hemodinâmica neste paciente per-mite a realização de uma tomografia computadorizada com contraste com o objetivo de estadiar a lesão pa-renquimatosa intra abdominal.

22 - Vítima de ferimento por arma branca em pa-rede anterior do hemitórax anterior direito, altura do 2o arco costal, paciente dá entrada no pronto socorro agitado, taquidispneico, taquicárdico e hi-potenso. A ausculta deste hemitórax mostra uma diminuição significativa do murmúrio vesicular. Em relação a conduta a este paciente, assinale a assertiva correta:

A) Deve ser realizado uma toracocentese no ponto su-bescapular inferior direito com o objetivo de descom-primir o espaço pleural.B) A reposição de volume com solução cristalóide aquecida deve ser iniciada o mais precocemente pos-sível de maneira agressiva.C) A presença de hemoptise na avaliação inicial deste paciente indica lesão de arvore traqueal e torna a ex-ploração cirúrgica obrigatória.D) A drenagem de uma quantidade significativa de sangue associado a instabilidade hemodinâmica indi-ca uma exploração cirúrgica.E) Uma percussão hipertimpânica do hemitórax direito descarta a presença de hemotórax e contra indica a reposição agressiva de solução cristalóide.

23 – Paciente vítima de queda de plano elevado apresenta desvio significativo do antebraço es-querdo. Evoluiu com importante dor no local asso-ciado a edema e parestesia da mão esquerda. Em relação a este quadro, assinale a assertiva correta:

A) O diagnóstico só é confirmado com a presença de paralisia e ausência de pulsos distalmente a lesão.B) Este quadro ocorre secundariamente a um aumen-to da pressão no espaço osteofacial fechado, geral-mente por edema muscular.C) O aquecimento do membro fraturado antes da co-locação da tala gessada, permite a diminuição da hi-potermia e o retorno da vascularização adequada.D) O quadro clínico ocorre devido a compressão ner-vosa e o tratamento envolve o uso de corticóide endo-venoso com o objetivo de diminuição do edema.E) Deve ser iniciado antibioticoterapia empírica o mais precoce possível com o objetivo de diminuir as compli-cações infecciosas e permitir o retorno venoso.

Page 8: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

24 – Paciente masculino, vítima de queda de moto, apresenta extensa lesão de períneo com laceração do ânus. Em relação a investigação e tratamento desta lesão, analise as assertivas abaixo.

I) Lesão uretral deve ser suspeita e a investigação deve ser realizada com uma uretrografia retrógrada.II) O fechamento primário da ferida da pele nesta le-são é um fator de risco independente para sepses e deiscência da fáscia.III) O reparo primário associado a confecção de um desvio fecal deve ser realizado independente do tem-po de evolução. IV) Neste paciente deve ser realizada a drenagem pré-sacral para prevenir a ocorrência de fasceíte ne-crotizante do períneo.V) O reparo da musculatura do esfíncter anal quan-do realizada em um segundo tempo tardio apresen-ta melhores resultados quando comparado ao reparo primário.Estão corretas as assertivas.

A) I e II apenas.B) III e IV apenas.C) I, III e V apenas.D) II, IV e V apenas.E) Todas as assertivas estão corretas.

25 – Paciente portador de retocolite ulcerativa ini-cia com quadro de dor abdominal intensa em có-lica acompanhada de tenesmo, diarréia e hemato-quezia. Ao exame apresenta-se com rebaixamento do nível de consciência, taquicárdico, hipotenso e febril. Abdome globoso, tenso e doloroso a palpa-ção difusamente, com dor a descompressão brus-ca. Assinale a assertiva que contenha o diagnós-tico provável e a conduta inicial mais adequada a este paciente.

A) Íleo biliar – Laparotomia exploradora.B) Colite fulminante – Laparotomia exploradora.C) Trombose mesentérica – Terapia trombolítica.D) Fístula intestina interna – Laparotomia exploradora.E) Megacólon tóxico – Somatostatina e antibioticote-rapia.

26 – Um paciente de 70 anos interna em uma uni-dade coronariana por um quadro de fibrilação ar-terial aguda. Após 36 horas de internamento inicia com quadro de dor e distensão abdominal súbita. Submetido a laparotomia que demonstra um seg-mento intestinal necrosado, sendo realizado uma ressecção de um segmento de 50 cm. Assinale a assertiva que contenha a conduta pós operatória mais adequada a este paciente.

A) Heparinização sistêmica.B) Terapia trombolítica endovenosa.C) Cardioversão elétrica com reversão da fibrilação

atrial.D) Jejum absoluto até o retorno do ritmo cardíaco si-nusal.E) Arteriografia com colocação de stent na artéria me-sentérica superior.

27 – Paciente de 58 anos é submetida a laparo-tomia exploradora por uma hipótese diagnóstica de apendicite. No intra operatório observa-se um abscesso localizado, secreção purulenta e uma necrose da base do apêndice. Sobre este caso clí-nico, avalie as asserções a seguir e a relação pro-posta entre elas.

I) Os organismos envolvidos nesta peritonite são ger-mes Gram-negativos e anaeróbios, existentes na pró-pria flora intestinal, PORTANTOII) a cobertura antimicrobiana deve envolver o uso de um anti anaeróbio como metronidazol associado a uma quinolona ou uma cefalosporina de terceira ge-ração. A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

28 – Um paciente internado em UTI apresenta dis-tensão abdominal importante, com diminuição da capacidade ventilatória. Suspeitando de síndrome compartimental, foi medida a pressão intra-abdo-minal que mostrou um valor de 20 mmHg. Assinale a assertiva que contenha a conduta mais adequa-da nesse caso.

A) Descompressão cirúrgica da cavidade abdominal.B) Passagem de sonda nasogástrica mantendo-a pérvia.C) Confecção de colostomia em alça no flanco es-querdo.D) Aumentar a velocidade de reposição de solução cristalóide.E) Correção de distúrbios hidroeletrolíticos e manu-tenção da volemia.

29 – Pedestre vítima de atropelamento dá entrada no pronto socorro em ventilação mecânica, taqui-cárdico e hipotenso, apresentando múltiplas esco-riações em tronco e uma fratura exposta de perna esquerda. Em relação à conduta a este paciente, analise as assertivas abaixo.

I) A fisiopatologia do quadro apresentado pode se ba-sear na oferta inadequada de oxigênio a célula resul-

Page 9: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

tando em uma acidose intracelular e sistêmica.II) A reposição volêmica inicial deste paciente deve ser realizada com concentrado de hemáceas, plasma fresco e plaquetas.III) A literatura atual estabelece que a solução salina hipertônica como fluído ressuscitante de primeira li-nha não deve ser mais realizada.IV) A hipotensão permissiva é uma das estratégias para este paciente e envolve uma tolerância delibera-da de pressões arteriais médias mais baixas quando de um choque hipovolêmico.Estão corretas as assertivas:

A) I e II apenas.B) III e IV apenas.C) I e IV apenas.D) I, III e IV apenas.E) todas as assertivas estão corretas.

30 – Paciente de 36 anos com quadro de dor ab-dominal em cólica, distensão, vômitos, náuseas e parada de eliminação de gases e fezes dá entra-da no pronto socorro com quadro de 24 horas de evolução. Em relação ao diagnóstico e tratamento deste paciente, analise as assertivas abaixo.

I) O paciente com esta patologia pode apresentar ta-quicardia, hipotensão e desidratação em decorrência de perda de líquido para terceiro espaço.II) Para avaliação deste paciente é essencial a realiza-ção de uma colonoscopia que pode confirmar o diag-nóstico e realizar a terapêutica.III) A conduta inicial para este paciente envolve a hi-dratação com solução cristalóide e passagem de son-da nasogástrica.IV) A ausência de ruídos hidroaéreos de aspecto me-tálico descarta a ocorrência de oclusão intestinal.

A) I e II apenas.B) III e IV apenas.C) I e III apenas.D) II, III e IV apenas.E) Todas as assertivas estão corretas.

31 – Paciente masculino de 20 anos dá entrada no pronto socorro com quadro de dor abdominal em baixo ventre, mais a direita, com oito dias de evolução, com piora progressiva. Ao exame mos-tra-se taquicardico, hipotenso e febril. Abdome plano, tenso e doloroso a palpação difusamente com descompressão brusca dolorosa em todo o abdome inferior. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiro ou falso.

( ) Este quadro pode ser parcialmente explicado pela perda de fluídos levando a um quadro de hipovolemia. ( ) A conduta inicial para tratamento da taquicardia e

hipotensão envolve o uso de uma relação de uma uni-dade de concentrado de hemáceas, uma de plasma fresco e uma de plaquetas. ( ) Este paciente pode desenvolver uma disfunção ventricular dilatada direita e esquerda podendo ser necessário o uso de substâncias inotrópicas. ( ) Este quadro associado a oligúria pode ser classifi-cado como uma sepse grave. ( ) Uma laparotomia exploradora está indicada como próxima conduta para este paciente com o objetivo de controle da pressão portal.

A) V – F – V – V – F. B) F – V – V – F – F.C) V – V – V – V – V.D) V – F – F – F – V.E) F – V – F – F – V.

32 – Denomina-se mediastinite todo o processo infeccioso que acomete o espaço estabelecido en-tre as pleuras mediastinais, o estreito superior do tórax, o diafragma, a coluna vertebral torácica e a tábua posterior do esterno. Em relação as medias-tinites, assinale a assertiva correta.

A) O tratamento da mediastinite envolve antibioticote-rapia de amplo espectro e a drenagem de tórax fecha-da bilateral.B) Um raio x contrastado de esôfago, que deve ser realizado com iodo, permite o diagnóstico da maior parte das mediastinites.C) A natureza da microbiologia é monomicrobiana, com germes encontrados nos processos supurativos do trato aéreo digestivo alto.D) Achados tomográficos no mediastino de coleções, espessamento de tecidos, níveis hidroaéreos ou enfi-sema confirmam o diagnóstico de mediastinite.E) O bom prognóstico caracterizado pela a rápida res-posta a antibioticoterapia via oral permite o tratamento domiciliar destes pacientes com mediastinite.

33 – Após mergulho em água rasa, um paciente de 20 anos é trazido ao pronto socorro consciente, alerta, sem movimentar os braços e pernas e com um quadro de respiração superficial. Apresenta-se com pressão arterial de 85 X 68, frequência cardía-ca de 66 e frequência respiratória de 26. Assinale a assertiva que contenha a conduta inicial para este paciente.

A) Antibioticoterapia de amplo espectro após coleta de hemocultura.B) Reposição com solução cristalóide endovenosa e uso de droga vasopressora.C) Uso de esteróides endovenosos em dose de ata-que e após de manutenção durante 7 dias.D) Tratamento cirúrgico imediato com cervicotomia la-

Page 10: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

teral esquerda e exploração da coluna cervical.E) Se houver comprometimento respiratória a técnica de preferência para estabelecimento de uma via aé-rea definitiva é uma traqueostomia.

34 – Paciente masculino, 48 anos, dá entrada no pronto socorro com queixa de dor abdominal e to-rácica súbita com cerca de 2 horas de evolução após episódios de vômitos em decorrência de in-gesta de álcool. Ao exame apresenta uma redução do murmúrio vesicular em hemitórax a esquerda. Realiza raio x de tórax e abdome que evidenciou pneumoperitônio e derrame pleural a esquerda. Em relação a esta patologia, analise as assertivas abaixo.

I) A investigação deve ser continuada através de um estudo radiológico com administração via oral de con-traste hidrossolúvel. II) Esta patologia é causada pelo aumento súbito da pressão intra luminal do esôfago, ocasionando uma laceração de toda a parede.III) A perfuração pode ocorrer em qualquer segmento do esôfago, porém é mais frequente no terço inferior, do lado esquerdo.IV) O tratamento pode ser endoscópico com a realiza-ção de ligadura elástica da laceração esofágica.V) O sangramento manifestado através de hematê-mese é um achado frequente e sua ausência pratica-mente exclui o diagnóstico.Estão corretas as assertivas:

A) I, II e III apenas.B) II, III e V apenas.C) III, IV e V apenas.D) I, II, III e IV apenas.E) todas as assertivas estão corretas.

35 – Os tumores malignos do esôfago podem ter origem epitelial (carcinomas), mesenquimal (sar-comas) ou mistos. Em relação a fisiopatologia destes tumores, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeira ou falso.

( ) Nas regiões onde existem hábitos lesivos a muco-sa esofágica observa-se incidência significativamente maior deste tumores.( ) Dentre os hábitos lesivos pode-se destacar a in-gesta de álcool, alimentos e bebidas aquecidas e in-gestão de substâncias carcinogênicas.( ) Existe relação deste câncer com doenças crônicas da mucosa, como megaesôfago avançado e esofagite corrosiva. ( ) A infiltração da submucosa faz com que haja com-prometimento a distância de tumores em qualquer al-tura, com disseminação para linfonódos regionais.( ) O esôfago possui boa capacidade de distensão, portanto começa a apresentar disfagia para sólidos quando há envolvimento de aproximadamente 270º

de sua luz.

A) V – V – V – V – V. B) F – V – V – F – F.C) V – F – V – V – F.D) V – F – F – F – V.E) F – V – F – V – V.

36 – Paciente de 55 anos apresenta-se em consulta ambulatorial com quadro de pirose e regurgitação com vários anos de evolução e piora progressiva dos sintomas associado a aumento de peso. Rea-lizou uma endoscopia digestiva que mostrou uma esofagite erosiva grau A (Classificação de Los An-geles), hérnia hiatal e teste de urease positivo. Em relação a este quadro clínico, assinale a assertiva correta.

A) O diagnóstico desta patologia baseia-se nos acha-dos endoscópicos e manométricos.B) A erradicação do Helicobacter pylori esta indicada por proporcionar melhora significativa dos sintomas apresentados.C) A patologia ocorre devido a refluxo de secreção gástrica ao esôfago e portanto, todo refluxo gastro esofágico é patológico.D) Esta patologia é uma condição crônica na maioria dos pacientes, podendo ser necessário o tratamento continuado para controle dos sintomas.E) Os componentes lesivos do refluxo esofágico in-cluem a secreção gástrica ácida e a pepsina. O even-tual refluxo duodenal alcalino não é lesivo a mucosa esofágica.

37 – Paciente masculino de 60 anos realiza endos-copia digestiva por pirose e regurgitação. Este exame apresenta como laudo uma atrofia da mu-cosa do corpo gástrico, uma gastrite enantemato-sa severa de antro e teste de urease positivo. So-bre este caso clínico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I) A atrofia da mucosa gástrica sinaliza para a possibi-lidade da existência de metaplasia intestinal, PORTANTOII) a erradicação do Helicobacter pylori se mostra obri-gatória, pois é considerado o principal agente etiológi-co das gastrites crônicas.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

Page 11: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

38 – As operações gástricas podem resultar em várias síndromes pós operatórias. A Síndrome de Dumping e a gastrite alcalina de refluxo alcalino são as de maior relevância clínica em decorrência de sua maior frequência. Em relação a este quadro clínico, assinale a assertiva correta.

A) A gastrite alcalina de refluxo ocorre devido a agres-são da mucosa gástrica devido ao refluxo bílio pancre-ático nas reconstruções em Y-de-Roux.B) Os sintomas da Síndrome de Dumping ocorrem horas após a alimentação e se caracterizam por ple-nitude gástrica, fraqueza, tontura e diarréia explosiva.C) A Síndrome de Dumping ocorre devido a passagem rápida de alimentos para o duodeno ou o jejuno proxi-mal, principalmente os ricos em carboidratos.D) Os sintomas predominantes da gastrite alcalina de refluxo são vasomotores e ocorrem logo após refei-ções copiosas ricas em lipídeos e carboidratos.E) O tratamento da Síndrome de Dumping se baseia na mudança do padrão de frequência das refeições, fracionando as dietas, sem necessidade de restrição da ingesta de carboidratos.

39 – Os tumores do estômago se apresentam, pre-dominantemente, na forma de três tipos histoló-gicos: adenocarcinoma, linfoma e leiomiossarco-ma. O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres. So-bre o estadiamento deste tumor, avalie as seguin-tes asserções e a relação proposta entre elas.

I) Os três principais fatores que influenciam a sobre-vida destes pacientes são a extensão através da pa-rede do estômago, o envolvimento de linfonodos e a presença de metástases para orgãos a distânciaPORTANTOII) o melhor exame para estadiamento desta patologia é o PET Scan, porém seu uso ainda é limitado devido ao alto custo e a acessibilidade limitada.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

40 – Paciente de 25 anos, portador de dor abdo-minal, plenitude pós prandial, náuseas, vômitos e perda de peso realiza endoscopia digestiva que demonstra pregas proeminentes e espessadas de fundo e corpo gástrico, contendo abundante muco cobrindo as pregas. Assinale a assertiva que con-

tenha a fisiopatologia da doença causadora do quadro clínico.

A) Uso excessivo de inibidores de bomba de prótons cronicamente.B) Hipergonadismo secundário que cursa com produ-ção aumentada de aldosterona. C) Perda de proteínas pela mucosa gástrica, secun-dário ao alargamento das junções intercelulares do epitélio.D) Infecção crônica pelo Helicobacter pylori, que pro-move o aumento da produção de pepsina e gastrina e estimulo secundário a produção glandular, com hi-pertrofia.E) Denervação intrínseca da parede gástrica, envol-vendo o sistema nervoso autonômico, principalmente o parassimpático, por meio da destruição dos plexos mioentérico e submucoso.

41 – Paciente masculino de 26 anos apresenta quadro de dor retal, prurido e secreção mucosa anal com cerca de 2 semanas de evolução. Realiza retossigmóidoscopia flexível que demonstra lesão ulcerada de reto distal com cerca de 20 mm de di-âmetro. O resultado anátomo patológico da bióp-sia desta lesão não mostrou sinais de malignida-de. Assinale a assertiva que contenha o provável diagnóstico e o tratamento.

A) Sífilis do reto – Penicilina Benzatina.B) Esquistossomose retal – Albendazol.C) Colite pseudomembranosa – Mesalazina.D) Amebíase retal crônica – Citrato de Cloroquina.E) Colite por Escherichia coli Enteroinvasiva – Cipro-floxacino.

42 – As síndromes polipóides caracterizam-se por apresentarem múltiplos pólipos do trato gastroin-testinal. Dentre as síndromes descritas a seguir, assinale a assertiva que contenha o número da-quelas com risco aumentado de neoplasia color-retal: Cronkhite-Canadá, Peutz-Jeghers, Polipóide Juvenil, Turcot e Gardner.

A) 1.B) 2.C) 3.D) 4.E) 5.

43 – Paciente de 55 anos inicia com quadro de fra-queza e mal estar. Em consulta ambulatorial de rotina realiza um hemograma que evidencia uma anemia ferropriva e um ultrassom que evidencia uma lesão nodular hepática sugestiva de implante secundário. Em relação a este caso clínico, anali-se as assertivas abaixo.

I) Uma colonoscopia poderia evidenciar um câncer do

Page 12: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

cólon direito.II) O tratamento da lesão hepática pode ser realizado com quimioterapia, que apresenta melhores resulta-dos que o tratamento cirúrgico. III) Uma retossigmóidoscopia é necessária para reali-zar o diagnóstico do foco primário.IV) O melhor exame para diagnóstico do foco primário é a tomografia computadorizada de abdome.V) Para este paciente é esperado uma elevação signi-ficativa do Antígeno Carcinoembrionário.Estão corretas as assertivas:

A) I e II apenas.B) I e V apenas.C) III e V apenas.E) I, III e IV apenas. D) II, IV e V apenas.

44 – É denominado pólipo vesicular quando uma lesão se projeta da parede para o interior da ve-sícula biliar. O diagnóstico de pólipo vesicular aumentou muito devido ao elevado uso da ultras-sonografia abdominal, sendo diagnosticados em cerca de 5% da população em geral. Sobre estas lesões, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I) Estas lesões polipóides de vesícula biliar são clas-sificadas histologicamente como hamartomas, que apesar de terem caráter benigno, podem ter um com-portamento pré-maligno,PORTANTOII) o tratamento para toda lesão polipóide da vesícula biliar é a colecistectomia.A) As duas assertivas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.B) As duas assertivas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da pri-meira.C) A primeira assertiva é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.D) A primeira assertiva é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.E) As duas assertivas são proposições falsas.

45 – Mulher de 45 anos inicia com quadro de dor em abdome superior. Encontra-se estável hemodi-namicamente e levemente febril. Realiza exames laboratoriais que demonstram uma discreta leuco-citose, aumento de enzimas canaliculares (GGT e FAL) e hepáticas (TGO e TGP) e também um au-mento acentuado de amilase e lipase. Em relação ao tratamento desta paciente, assinale a assertiva correta.

A) A reposição agressiva de solução cristalóide é fun-damental para o tratamento desta paciente.B) A analgesia com morfina endovenosa deve ser evi-tada por aumentar o tônus do esfíncter de Oddi.

C) Imipenem é o antibiótico profilático de escolha nas fases iniciais do processo inflamatório desta paciente.D) A monitorização através da oximetria de pulso não deve ser usada continuamente para não restringir o paciente ao leito.E) Um dos pilares do tratamento é o jejum e a partir do estabelecimento desta estratégia a nutrição paren-teral deve ser priorizada à enteral.

46 – Paciente de 30 anos, na 30o semana de gesta-ção, apresenta quadro súbito de dor em hipocôn-drio direito associado a icterícia. Apresenta este quadro há dois dias, com piora progressiva e sem uma resposta adequada a medicação (analgesia e antibiótico). Apresenta um ultrassom de abdome que evidencia uma vesícula biliar distendida, com múltiplos cálculos, uma parede espessada (7 mm), presença de líquido perivesicular e uma via biliar com 3 mm de diâmetro. Assinale a assertiva que contenha o tratamento mais adequado a esta pa-ciente.

A) Colecistectomia laparoscópica.B) Colangiografia endoscópica retrógrada com papi-lotomia.C) Conduta expectante com orientação alimentar e escalonamento do antibiótico.D) Colecistectomia convencional com exploração da via biliar e papilotomia transduodenal.E) Colecistectomia laparoscópica após realização de uma colangiografia endoscópica retrógrada.

47 – Uma paciente feminina de 20 anos foi encami-nhada para consulta especializada para avaliação acerca de conveniência de realizar o tratamento cirúrgico para obesidade. Apresenta 85 Kg com altura de 1,50m. A paciente mostra-se assintomá-tica e não apresenta comorbidades conhecidas. Assinale a assertiva que contenha a conduta mais adequada a esta paciente.

A) Derivação jejunoileal.B) Banda gástrica ajustável.C) Manter o tratamento clínico.D) Colocação de um balão intragástrico.E) Derivação biliopancreática com gastrectomia hori-zontal.

48 – Paciente de 66 anos, masculino, inicia com dor em fossa ilíaca esquerda. O quadro apresenta quase 24 horas de evolução, com piora progressi-va. Constipado crônico com última evacuação há 3 dias. Hipertenso e tabagista. Ao exame apresen-ta-se desidratado, hipocorado, taquicárdico, hipo-tenso e febril. O abdome mostra-se distendido, do-loroso e com renitência a palpação da FIE. Realiza um ultrassom de abdome que demonstra liquido livre em toda a cavidade e hiperecogenicidade da gordura peri cólon sigmóide. Assinale a assertiva

Page 13: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,

que contenha a conduta mais adequada para este paciente.

A) Colonoscopia.B) Laparotomia exploradora.C) Rotina de abdome agudo.D) Laparoscopia exploradora.E) Tomografia computadorizada de abdome.

49 – A maioria dos pacientes com adenocarcino-ma do pâncreas exócrino apresentam doença in-curável quando o diagnóstico é estabelecido. Em relação ao rastreamento, diagnóstico e tratamento desta patologia, analise as assertivas abaixo.

I) O exame complementar de escolha para estadia-mento de pacientes com adenocarcinoma de pâncre-as é a colangiografia endoscópica retrógrada.II) A única expectativa de cura para o paciente com carcinoma pancreático é a ressecção cirúrgica.III) O antígeno 19-9 é o marcador tumoral mais utiliza-do no diagnóstico do carcinoma pancreático, podendo ser utilizado como método de rastreamento.IV) Metástases a distância e invasão do mesocólon transverso que necessite colectomia para excisar completamente a lesão são achados que contraindi-cam a pancreatoduodenectomia.V) A biópsia com agulha fina guiada por ultrassono-grafia endoscópica permite o diagnóstico anátomo pa-tológico. Estão corretas as assertivas:

A) I e II apenas.B) I e V apenas.C) III e V apenas.D) I, III e IV apenas. E) II, IV e V apenas.

50 – Durante uma laparoscopia diagnóstica por endometriose, em uma paciente de 28 anos, ob-serva-se uma massa hepática no segmento IV. É realizada uma biópsia que evidencia hiperplasia nodular focal. Assinale a assertiva correta em re-lação a esta patologia.

A) Este tipo de tumor tem potencial maligno em 10 a 20 anos.B) O uso de anticoncepcional oral é um fator de risco para ocorrência desta lesão.C) O achado desta lesão contra indica uma gestação nesta paciente até sua resolução.D) O tratamento mais adequado é a excisão cirúrgica laparoscópica com margens apropriadas.E) A angiotomografia de abdome superior é o melhor exame complementar para diagnóstico desta patolo-gia.

Page 14: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,
Page 15: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,
Page 16: EXAME AMP 2018 & PROVA SELETIVA PARA O CONCURSO … · 4 - A interpretação das questões é parte integrante da prova, não ... aos marcadores tumorais do aparelho digestivo,