este é novo modelo de papel timbrado para … · web viewquestionÁrio para consulta pÚblica este...

6
QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de recertificação FSC® do manejo florestal da KLABIN S/A – Klabin Florestal do Paraná, com sede na Fazenda Monte Alegre, s/nº, Harmonia, Telêmaco Borba, Paraná – Brasil – CEP 84279-000. Dessa forma, gostaríamos de consultá-lo (a) sobre a atuação do empreendimento na região. A sua opinião é muito importante para que nossa equipe de auditores possa avaliar se o manejo florestal do empreendimento está respeitando as normas do FSC. Todos os comentários serão respondidos e tratados com confidencialidade. Agradecemos, antecipadamente, sua valiosa contribuição e se tiver alguma dúvida, estamos à disposição. 1. Você tem algum comentário (pontos positivos e/ou negativos) sobre o manejo florestal do empreendimento? SIM NÃO Se sim, quais? 2. Você conhece ou sabe da existência de áreas importantes para conservação na região de atuação do empreendimento? SIM NÃO Se sim, por favor, indique quais são as áreas e, se possível, onde se localizam.

Upload: ngolien

Post on 18-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Este é novo modelo de papel timbrado para … · Web viewQUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest

QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA

Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de recertificação FSC® do manejo florestal da KLABIN S/A – Klabin Florestal do Paraná, com sede na Fazenda Monte Alegre, s/nº, Harmonia, Telêmaco Borba, Paraná – Brasil – CEP 84279-000.

Dessa forma, gostaríamos de consultá-lo (a) sobre a atuação do empreendimento na região. A sua opinião é muito importante para que nossa equipe de auditores possa avaliar se o manejo florestal do empreendimento está respeitando as normas do FSC. Todos os comentários serão respondidos e tratados com confidencialidade.Agradecemos, antecipadamente, sua valiosa contribuição e se tiver alguma dúvida, estamos à disposição.

1. Você tem algum comentário (pontos positivos e/ou negativos) sobre o manejo florestal do empreendimento?

SIM NÃO

Se sim, quais?

2. Você conhece ou sabe da existência de áreas importantes para conservação na região de atuação do empreendimento?

SIM NÃO

Se sim, por favor, indique quais são as áreas e, se possível, onde se localizam.

3. Você conhece ou sabe da existência de outras áreas florestais do empreendimeno que não estão relacionadas no escopo do processo de certificação?

SIM NÃO

Se sim, quais e onde se localizam?

Page 2: Este é novo modelo de papel timbrado para … · Web viewQUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest

Importante: Ao responder este questionário você não precisa se identificar. Porém se você quiser conversar diretamente com a equipe do Imaflora durante a auditoria teremos a satisfação de agendar uma conversa.

Você gostaria de ser contatado por telefone durante esse processo? _____sim _____nãoSeu nome: ___________________________ Telefone:_(___)____________ e-mail:_______________________________

Indique outras pessoas ou entidades que, em sua opinião, devam participar do processo de consulta pública do grupo.

Nome Instituição Tel./fax/e-mail Área de Atuação

Abaixo, segue breve descrição do manejo florestal realizado pelo empreendimento.Resumo público do manejo florestal da KLABIN S/A – Klabin Florestal do Paraná

A trajetória da Klabin teve início em 1899, quando as famílias Klabin e Lafer fundaram a Klabin Irmãos & Cia., em São Paulo. Os investimentos no Paraná tiveram início em 1934, com a fundação da Klabin do Paraná, uma fábrica integrada de celulose e papel. O projeto desenvolvido na Fazenda Monte Alegre, no oeste do Estado, resultou na produção, em 1947, de papel jornal e para embalagem.A necessidade de se obter matéria-prima local levou a Klabin a pesquisar a formação de uma base florestal capaz de suprir a fábrica. O primeiro projeto de reflorestamento da Klabin teve início em 1943, inicialmente com araucária e eucalipto e depois, na década de 50, com pinus. O resultado desta preocupação é o mosaico existente atualmente, em que os reflorestamentos com as diferentes espécies estão entremeados com áreas de florestas nativas.Nas décadas seguintes, a Klabin expandiu seus mercados, fundando e adquirindo outras empresas. Nos anos 70, avançou firmemente sobre o segmento de embalagens, produzindo

Page 3: Este é novo modelo de papel timbrado para … · Web viewQUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest

caixas de papelão ondulado, sacos e envelopes, tornando-se uma indústria integrada de celulose, papel e outros produtos de papel.A Klabin - Paraná emprega em sua unidade de manejo florestal do Paraná aproximadamente 699 1 funcionários diretos e indiretos. Pratica o manejo florestal nos, aproximados, 173.000 ha de plantios florestais que compõem as fazendas do Grupo Klabin - Paraná. Além das plantações existem, aproximadamente, 127.000 ha de áreas destinadas à conservação, além 20.000 ha de outros usos (edificações, estradas e outros). Base: 26 de fevereiro de 2012

A tabela a seguir descreve a distribuição de áreas nos núcleos de produção da Unidade de Manejo Florestal:

Uso da terra Área (ha) %

Plantações florestais 180.236,31 53

Áreas de conservação 133.795,38 39

Outros usos 22.263,25 08

Área total certificada 336.294,94 100

1. MANEJO FLORESTAL MADEIREIRO

Pesquisa: busca garantir a manutenção e a melhoria da produtividade florestal, considerando a qualidade das plantações e das fibras para utilização na produção de celulose, por meio do desenvolvimento e da adequação de novas tecnologias e do manejo florestal sustentável. Atua nas especialidades de: Melhoramento Florestal, Clonagem e Biotecnologia, Nutrição e Silvicultura, Fitossanidade Florestal e Qualidade da Madeira.

Planejamento e manejo florestal: as taxas de colheita e as estratégias de intervenção florestal para garantir o abastecimento das fábricas da Klabin e o suprimento de matéria-prima de base madeireira para o mercado são definidas a partir de dados de inventário (contínuo e/ou pré-corte), estudos e simulações, além das informações da base dos recursos florestais, que subsidiam as decisões da empresa.

Desenvolvimento florestal: busca maximizar a expressão do potencial produtivo dos ativos florestais da Klabin, por meio do aperfeiçoamento de técnicas e processos, visando a melhores resultados econômicos, ambientais e sociais.

Abastecimento de mudas: produção de mudas dos gêneros Pinus e Eucalyptus, por meio das técnicas de reprodução assexuada (propagação vegetativa) e sexuada (sementes), com o objetivo de atender à demanda parcial de mudas para o viveiro. Possui as etapas de minijardim clonal, casas de vegetação, casa de germinação, casas de sombra, pátios de crescimento e rustificação,

1

Page 4: Este é novo modelo de papel timbrado para … · Web viewQUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest

preparo de substrato, semeadura automática e plantio de miniestacas. Sua atual capacidade de produção está próxima de 12 milhões de mudas/ano.

Silvicultura: as atividades de cultura abrangem o preparo do terreno, com operações que garantem a conservação dos solos e dos recursos hídricos, o plantio das mudas, o controle das formigas-cortadeiras, o controle de ervas daninhas e as adubações conforme as recomendações técnicas.

Abastecimento de madeira: a colheita de madeira é realizada por meio de sistema mecanizado (feller direcional + skidder + cabeçote processador), de acordo com o planejamento operacional dos blocos de talhões. Essa atividade é feita conforme um rigoroso controle para proteção da floresta nativa adjacente.

2. MANEJO FLORESTAL NÃO MADEIREIRO

O Programa de Fitoterapia, um projeto de utilização dos Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs), é um importante exemplo da utilização científica das matas nativas preservadas pela Klabin.

Foi iniciado em 1984 de forma artesanal e passou a funcionar em escala de manipulação em 1989. O Programa busca a melhoria da qualidade de vida da comunidade (colaboradores da empresa e familiares), a preservação e o multiúso racional da biodiversidade presente nas áreas de matas nativas e nos sub-bosques das plantações comerciais.

Sistemas de manejo: o manejo da flora para o suprimento de matéria-prima para o Programa de Fitoterapia se dá de três formas distintas: manejo de plantas medicinais em áreas de preservação, sistema agroflorestal e cultivo.

Beneficiamento da matéria-prima: o preparo do subproduto obtido (matéria-prima) segue as Boas Práticas de Fabricação e envolve as atividades de limpeza, seleção, secagem, acondicionamento e moagem de plantas medicinais, com o objetivo de transformá-las, por princípios ativos, em matéria-prima para a produção de medicamentos fitoterápicos.

Produção: a produção do Laboratório Fitoterápico representa o processo industrial envolvendo PFNMs. Apresenta 100% de rastreabilidade e a escala de manipulação/ produção é baseada na demanda local. Engloba técnicas específicas de transformação, com base na implementação das Boas Práticas de Fabricação, tendo por parâmetro o percentual de morbidade existente nas comunidades que fazem parte da empresa e os cálculos de sustentabilidade do processo.

Controle de qualidade: unidade de análise para a garantia da qualidade dos produtos fabricados e uso correto dos procedimentos operacionais, controle ambiental e qualificação de mão de obra. Aplica-se a toda e qualquer atividade desenvolvida pelo Laboratório Fitoterápico (matérias-primas próprias e adquiridas de terceiros, insumos, produtos intermediários, materiais de embalagem, manutenção e de limpeza, ambientes, produtos acabados e qualificação de recursos humanos).

Farmácia: representa a área de distribuição dos PFNMs finais, envolvendo o atendimento ao mercado cativo, na medida em que busca a aplicabilidade e resultados da utilização dos produtos finais, o desenvolvimento sustentado e os processos de responsabilidade social, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida da comunidade, permitindo-lhe fácil acesso, atendimento assistido, distribuição com benefício e débitos cabíveis por meio de folha de pagamento.

Page 5: Este é novo modelo de papel timbrado para … · Web viewQUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest

Rastreabilidade da matéria-prima: os sistemas de garantia de qualidade existentes refletem a necessidade de criar mecanismos gerais de controle de cada etapa de atuação. Representam todas as funções de rastreamento, rede de informações e controles, envolvendo processos técnico-administrativos de planejamento, produção, limpeza, armazenamento, distribuição, transporte e retroalimentação.

Documentos relacionados disponíveis onlineOs resumos públicos dos relatórios de auditoria estão disponíveis em: http://info.fsc.org/details.php?id=a0240000005sW7lAAE&type=certificate&return=certificate.php

O resumo do plano de manejo do empreendimento está disponível em:https://www.klabin.com.br/media/1475/resumo_pr_versao_site_2018.pdf

Você pode enviar esse questionário das seguintes formas:Via correio: Estrada Chico Mendes, 185 – Bairro Sertãozinho – 13426-420 – Piracicaba - SPVia e-mail: [email protected] fax: (19) 3429-0809Entregar pessoalmente a equipe do Imaflora durante a avaliação de campo, que ocorrerá no período de 16 a 27 de abril de 2018 sob responsabilidade da Engenheira Florestal Maureen Voigtlaender líder da equipe de campo do Imaflora neste processo de auditoria.

Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone: (19)3429-0800.