fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · web...

14
Questionário de projeto de desenvolvimento (Máximo 14 paginas, com a ficha atrativa e a lista de anexos) Comecem salvando este documento com o nome de vosso AM e do projeto (exemplo JACO_Senegal horticultura _2018.docx) Obrigado por não modificar os títulos e subtítulos, por deixar todos os capítulos e por não modificar a ordem, nem mudar o formato. Vocês podem não obstante apagar as notas explicativas em itálico depois de tomar conta para responder ao questionário. Obrigado por apagar essa nota em amarelo na versão final. Nome do projeto: (Colocar um titulo explicito e atrativo, em termos de comunicação). Novo projeto: sim/ não (O projeto é financiado pela primeira vez pela FGC) Se extensão, numero de referencia FGC anterior: País e região: (Detalhar o país, a região e a localidade do projeto, se se apresenta o caso a zona sub-regional) Domínios de intervenção (palavras-chave): (Incluir: 2 a 5 palavras chave (30 caracteres max. por palavra-chave) 1. Associação membro 1.1. Nome da Associação membro da FGC que apresenta o projeto: Com a direção, telefone, correio eletrônico: 1.2. Nome das pessoas de contato principais: Com direção, telefone correio eletrônico (indicar duas pessoas de contato) 1) 2) 2. Sócio local Organograma em anexo: sim / não FGC_document.docx 1/14

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

Questionário de projeto de desenvolvimento(Máximo 14 paginas, com a ficha atrativa e a lista de anexos)Comecem salvando este documento com o nome de vosso AM e do projeto (exemplo JACO_Senegal horticultura _2018.docx) Obrigado por não modificar os títulos e subtítulos, por deixar todos os capítulos e por não modificar a ordem, nem mudar o formato. Vocês podem não obstante apagar as notas explicativas em itálico depois de tomar conta para responder ao questionário. Obrigado por apagar essa nota em amarelo na versão final.

Nome do projeto:(Colocar um titulo explicito e atrativo, em termos de comunicação).

Novo projeto: sim/ não(O projeto é financiado pela primeira vez pela FGC)

Se extensão, numero de referencia FGC anterior:

País e região:(Detalhar o país, a região e a localidade do projeto, se se apresenta o caso a zona sub-regional)

Domínios de intervenção (palavras-chave):(Incluir: 2 a 5 palavras chave (30 caracteres max. por palavra-chave)

1. Associação membro

1.1. Nome da Associação membro da FGC que apresenta o projeto:Com a direção, telefone, correio eletrônico:

1.2. Nome das pessoas de contato principais:Com direção, telefone correio eletrônico (indicar duas pessoas de contato)

1)

2)

2. Sócio localOrganograma em anexo: sim / não

2.1. Sócio local/coordenação/ rede principal encarregado (a) da realização do projeto:

a) Nome com todas as letras e siglas:

b) Website:(No caso de não haver website, indicar as coordenadas completas da organização)

FGC_document.docx 1/10

Page 2: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

2.2. Perfil e identidade do sócio principal

a) Estatuto institucional:(Reconhecimento oficial nos domínios de atividades). Se a organização sócia não tem estatuto formal de uma associação, indicar seu papel e sua estrutura (p. ex. conselhos comunitários)

b) Inicio da atividade:(Inicio/origem da atividade do sócio local)

c) Composição e competências da equipa responsável (H/F):(Se a organização sócia não é uma ONG formal, descrever o funcionamento interno, as responsabilidades das pessoas implicadas e os processos a tomada de decisão. Dar informações sobre a talha da estrutura.)

e) História filosofia global, objetivos gerais, seu lugar e seu papel na problemática local:(Experiências e competências do sócio nessa região e o sector de atividade procurado. Se a organização sócia não é uma ONG (p. Ex. uma agrupação) descrever o papel da identidade e seus componentes no contexto local.)

f) Programa global, associação com outros organismos, apoio ou financiamentos externos (passados ou em curso), ou esse projeto é o único levado atualmente pelo sócio local principal:(Em caso de projetos ou atividades paralelas, até independentes das apresentadas nesse projeto, resumir o programa global atual do sócio principal – Orçamento e plano de financiamento globais do sócio a fornecer em anexo.)

2.3. Colaboração AM – Sócio

a) Domínios de colaboração anteriores com AM, sobre que períodos:

b) Forças e fraquezas do sócio:(Análise critica da situação e das capacidades do sócio (por ex. experiência e competências adequadas, inserção nas redes pertinentes, capacidades financeiras próprias, tomar em conta a perspectiva gênero, etc.)

c) Medidas tomadas pela AM, incluindo as financeiras, em matéria de fortalecimento institucional do sócio:d) Duração estimada da ajuda de AM e plano de retirada (com alguns prazos, orçamento digressivo, etc.) Se o estabelecimento de um plano de retirada não é possível, dar uma justificação da continuação do acompanhamento:

3. Finanças

3.1. Custo total do projeto para o período de ………….……… à …………………..:

a) Custo do projeto local sem despesas indiretas (IGP, imprevistos, Coordenação local):

CHF: …………….

b) Montante total do projeto (incluindo despesas indiretas do projeto): CHF: ………………

c) Montante da subvenção FGC (compreendendo despesas indiretas do projeto):Conforme ao orçamento em anexo, montante pedido,

Para o período de …………….. à…………………, (seja ……..…………. anos)

CHF ..…………..:d) Extensão prevista: sim / não

Sim: quantos anos: ……………….. Montante CHF: ………………………..

FGC_document.docx 2/10

Page 3: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

e) Estimação indicativa da taxa de cambio aplicada:(Taxa da cambio aplicada: a do orçamento, a que AM julgue adequada e que ela deve se se apresenta o caso)

3.2. Fundos próprios da Associação membro, do sócio local e financiamentos por outros financiadores para este projeto:

Nome ou organismo Montante em CHF:

Período coberto:

Acordo recebido(ou em curso)

1/ AM

2/ Sócio local

3/ Outros financiadores

4/

5/

Trata-se de contribuições monetárias de AM sobre o período de a atual pedido e que se encontrara no plano de financiamento, depois nas contas auditas. A soma dos montantes no ponto 3.2 e a soma dos pedidos a FGC (ponto 3.1.c) devem corresponder ao custo total do orçamento (ponto 3.1.b).

3.3. Para um projeto em curso de realização, montantes já investidos.(Se se apresenta o caso, precisar todos os financiamentos (via FGC, fundos próprios AM ou sócio local, ou outros financiadores) para as fases anteriores (y.c. a fase atualmente em curso) e até o presente pedido).

Nome ou organismo Montante em CHF: Período coberto:

FGC - réf.

AM

4. Quadro de inserção do projeto

4.1. Informações principais sobre o quadro geográfico, econômico e social e também sobre a problemática do gênero ligado com o projeto.

a) o quadro geográfico ligado com o projeto:

b) o quadro sociopolítico e econômico ligado com o projeto:

c) Situação diferenciada de homens, de mulheres e de populações vulneráveis ligadas ao projeto:

4.2. Processo para a identificação e justificação do projeto (origem, ideia inicial, analise de riscos, etc.):

a) Identificação à origem do projeto:

b) Em caso de extensão, apresentar os objetivos e resultados atingidos, as mudanças obtidas desde a primeira fase do projeto, e as razoes pelas quais o projeto deve continuar:(Esta informação deve ser apresentada mesmo se as fases precedentes não eram financiadas pela FGC)

FGC_document.docx 3/10

Page 4: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

c) Em caso de extensão, apresentar os novos domínios ou aspectos desenvolvidos:(Em termos de objetivos, atividades, beneficiários, temática ou geografia, etc.):

d) Identificação e gestão de riscos ligados ao projeto (reflexão para mitigar riscos que podem pôr em perigo o desenvolvimento do projeto):

4.3. Articulação do projeto com o quadro de referência nacional (Política nacional, planos nacionais de ação no domínio principal de intervenção, etc. e/ou regional.):Pôr o organograma da rede de comunicação ou dos intervenientes em anexo. Relações existentes ou futuras (a especificar) com outros intervenientes no terreno, ajudas estruturais públicas ou privadas.

a) Articulação do projeto com a política nacional (planos nacionais de ação no domínio principal de intervenção, etc.) e/ou regional:

b) Precisar a articulação com o quadro de referencia (ONG, governo, ministérios, etc.):

5. Objetivos principais e estratégia do projeto(Completar o quadro lógico em anexo 1. Limitar esse quadro à 2 paginas

5.1. Objetivo geral (à médio / longo prazo):(1 objetivo maximo – Descrever a meta geral a atingir, a finalidade ou o impacto esperado.)

5.2. Objetivos específicos, em curto prazo:(1-2 objetivos maximo)

5.3. Estratégia prevista para atingir os objetivos do projeto(método (s) utilizado(s) sobre o terreno):

a) Método (s) e aproximação:(Métodos e/ou aproximações utilizadas pelo sócio sobre o terreno para realizar suas atividades e sua justificação em função do contexto local.)

b) Planificação à longo prazo:(Em caso de extensões previstas depois do projeto, apresentar as diferentes etapas previstas e o objetivo final previsto).

5.4. Principais atividades previstas e resultados esperados (Cronograma ou calendário sucinto em anexo):(Descrever de maneira detalhada as atividades principais previstas ligadas aos resultados esperados. Os resultados apresentados devem ser os mesmos que os apresentados no quadro lógico. No cronograma em anexo, apresentar o calendário da realização do projeto e o desenvolvimento das atividades em coerência com o quadro lógico).

6. Aproximação gênero

6.1. Aproximação gênero no quadro do projeto:(Tomar em conta aspectos sobre o gênero na formulação, o seguimento e a evolução do projeto e do processo na identificação da utilização de indicadores sexo específicos).

FGC_document.docx 4/10

Page 5: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

7. Medidas em favor da autodenominação do projeto e da perenidade das atividades

7.1. Medidas tomadas pelo sócio, incluso as financeiras, com algumas proveniências e em que prazos:(Termo autonomia não compreende só os aspectos financeiros, mas igualmente o desenvolvimento das capacidades da organização social e dos beneficiários de maneira geral.)

7.2. Estimação dos efeitos de treinamento e da replicabilidade do projeto:(A nível dos beneficiários na base (perenizarão e autonomia): À nível de outros beneficiários, em outros lugares.)

8. Beneficiários direitos do projeto

8.1. Beneficiários direitos e indiretos do projeto:(Descrição dos grupos beneficiários do projeto e de sua situação na sociedade. Distinguir e quantificar os beneficiários direitos e indiretos).

8.2. Impacto previsível sobre os diferentes grupos sociais (jovens, homens, mulheres, sedentários / nômades, urbanos, rurais,…):(Estimação dos grupos que poderiam ser atingidos pelo projeto, de perto ou de longe, positivamente (beneficiários indiretos) ou negativamente).

9. Meios postos em obra: Atores e ajudas não financeiras:

9.1. pelo sócio suíço e/ou por sócios do Norte:(Descrição dos meios e ajudas do sócio suíço/outros sócios do norte)

9.2. pelo sócio local:(Participação na elaboração e desenvolvimento do projeto. Ajudas, competências, recursos humanos e/ou recursos materiais.)

9.3. pelos beneficiários direitos:(Participação na elaboração e desenvolvimento do projeto: Ajudas, competências, recursos humanos e /ou recursos materiais (ou eventualmente financeiros – fora do orçamento)

9.4. se se apresenta o caso, por outros autores:(Participação, ajudas em recursos humanos ou materiais (Ex. Uma embaixada oferece material informático).

10. Seguimento, avaliação e/ou capitalização (à nível da AM)

10.1. Qual é o sistema de seguimento posto em marcha e qual é a modalidade escolhida durante a execução do projeto (avaliação interna, externa e/ou capitalização)?(Periodicidade prevista de visitas ou missões sobre o terreno. Avaliação e/ou capitalização prevista (s): precisar, se se trata de uma auto avaliação interna ou acompanhada com mandato externo, de uma avaliação externa, de uma capitalização, a que momento e com que orçamento.)

11. Órgão de controle financeiro do projeto e dos sócios

a) do projeto / sócio no país da realização:(Ver as diretivas FGC para o controle financeiro dos projetos e das AM)

FGC_document.docx 5/10

Page 6: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

b) da AM em Suíça:

12. Outras informações

Se sâo julgadas necessárias(Outros elementos que a AM gostaria partilhar)

Assinatura:

Data: Assinatura:

FGC_document.docx 6/10

Page 7: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

Documentos constituindo o dossiê:Deixar a lista, por favor, mas precisar se é necessário:

1. Ficha atrativa do projeto completada em formato Word (descarregar do site FGC –

Respeitar imperativamente o numero de sinais indicados).

2. Duas fotos em formato JPG a enviar em versão eletrônica à FGC.

3. O presente Questionário de apresentação do projeto (utilizar imperativamente o

formulário em vigor disponível na site web da FGC).

4. O quadro lógico apresentando em anexo e completado.

5. O orçamento recapitulativo do projeto (Max. 2 paginas).

6. O orçamento detalhado do projeto (obrigatório, a menor que se é especificado o

contrário pelo secretariado).

7. O orçamento anual global do sócio.

8. O organograma do sócio (ver ponto 2).

9. Se fosse pertinente, o organograma da rede de trabalho sobre o terreno

10. O cronograma das atividades.

11. Para os novos sócios, o ultimo relatório das atividades quando apresentar um novo

projeto e/ou o relatório do projeto, se neste já houve uma primeira fase antes (não

financiada pela FGC).

12. Lista de acrônimos se fosse pertinente.

Em caso de extensão, adicionar: O complemento ao questionário

O quadro de comparação orçamental do projeto precedente

Para o relator, a co-presidência e o secretariado (3 copias): Em caso de extensão, o relatório de atividades final ou intermediário do projeto anterior

com as informações mais ao dia possível.

Outros documentos tais que estatísticas, linha de base (diagnostico), avaliação,

publicação, relatório da missão, estudos particulares, sobre o presente ou projeto

precedente.

Estatutos do sócio, contratos, e outro documento importante que aclare o projeto.

As coordenadas bancarias do sócio (quando se trata de um novo sócio).

FGC_document.docx 7/10

Page 8: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

Complemento ao questionário por extensâo de um projetoReferência FGC do / dos projetos(s) precedente(s):

1. Como tomaram conta dos elementos revelados pelo CT?Descrever de que maneira os elementos revelados sobre o projeto precedente (ou fase), que estão na recomendação e no Protocolo de Entendimento (ver eventualmente nos correios específicos) como têm sido tomados em conta.

2. Visita(s), missão (s) e avaliação (s) do projeto efetuada (s) até esse dia:

a) Indicar as visita(s), missão (s) e avaliação (s) do projeto efetuadas e anotar os aspectos salientes que saíram desses seguimentos:

b) Indicar como se tomaram em conta, as conclusões dos retornos de informações do terreno (relatórios, missões, avaliações):

3. Lições aprendidas por AM, capitalização, e sensibilização do publico em Suíça:

a) Que aporte a AM tirou da colaboração neste projeto, e o que mudou para ela:

b) Eventual trabalho de capitalização levado sobre as experiências da ou das fases precedente (s):

c) Retorno da informação sobre o projeto – Precisar de que maneira e para quem:

FGC_document.docx 8/10

Page 9: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

Quadro Lógico do projetoINDICADORES (3 máximo por nível)

Parâmetros quantitativos que permitem a medida. Devem ser objetivamente verificáveis, isto é:

Precisos Atuais Pertinentes

Comparáveis Reprodutíveis Financeiramente

viáveisOs indicadores quantitativos são frequentemente completados por indicadores qualitativos

FONTES DE VERIFICAÇÂO

Onde se encontram as informações? Que tipos de documentos existem: estatísticos, relatórios, inquéritos, etc.

HYPÔTESE/SUPOSIÇÂO

Acontecimentos que não estão sob controlo do projeto, que podem constituir riscos, mas também sortes para o êxito do projeto.

Objetivo geral/ImpactoQual é a situação que o projeto quereria influenciar a médio e longo prazo? – O projeto quereria contribuir a um impacto positivo. (A finalidade é sempre influenciada por muitos fatores que nâo sâo de fato sob o controlo do projeto).

Objetivo geral:………………………………………

A FGC é consciente da dificuldade de apresentar indicadores de impactos, mas anima fortemente as AM a ter uma reflexão respeito a elas. Nos projetos de longa duração (mais de 4 anos), esta reflexão é obrigatória.

Indicador(es) obj. geral: ………………………………………..

FDV: ……………… ……………… ………………

Hipótese/suposição: ………….…… ………….……

Objetivos específicos / Outcome - efeitos(2 máximo)(Ao fim da fase do projeto, qual é a situação desejada, diretamente influenciada pelo projeto?).

Objetivo especifico 1: …………………………………….

Indicador (es) obj. especifico 1:

……………………………………….. ………………………………………..

FDV: ……………… ……………… ………………

Hipótese/Suposição: ………….…… ………….……

Resultados esperados / produtos – OutputsRealizações concretas que contribuem à realização do objetivo específico.

Resultado esperado 1.: …………………………….Resultado esperado 2.: …………………………….Resultado esperado 3.: …………………………….

Indicador (es) resultado 1: ……………………………………….. ………………………………………..Indicador (es) resultado 2: ………………………………………..

Etc.

FDV:

……………… ……………… ………………

Hipótese/Suposição: ………….…… ………….…… ………….……

Atividades / InputsLista das atividades por resultados esperados

R1. Atividade 1: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….R1. Atividade 2: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….R1. Atividade 3: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….

R2. Atividade 1: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….R2. Atividade 2: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….R2. Atividade 3: ……………………………………………………………………………………………………………………………………….Etc.

Page 10: fgc.federeso.chfgc.federeso.ch/system/files/attachments/questionario_portugais.docx · Web viewQuestionário de projeto de desenvolvimento (Máximo. 14. pagina. s, com a ficha atrativa

Para uma extensão: comparação orçamental da fase precedente – 2 paginas máx.

Referência projeto precedente:

Elementos + sub elementos principais segundo o orçamento

inicial

Orçamento inicial aprovado (período total do

projeto)

Taxa utilizada:

Despensas(período

apresentado)

Taxa utilizada:

Diferença Observações – explicações das diferenças importantes

com palavras-chaves

Moeda local CHF Moeda

local CHF CHF

12345

Totais:Participação AM:Financiado por a FGCOutros arrendatários:

NB: Os gastos de gestão não são em principio retomados nesta comparação.

FGC_document.docx 10/10