pagina 001 - capa.indd

24
J Na BR-040, apesar de obras emergenciais, há buracos em vários trechos da estrada VICTOR SCHWANER U Trechos em situação precária aumentam o risco de quem se aventura nas estradas em MG U PRF recomenda atenção dobrada. Páginas 8 e 9 AJUDE O PLANETA. RECICLE . A região Oeste carrega o triste título de campeã da violência, segundo o chefe da Divisão de Crimes con- tra a Vida (DCcV) de Belo Horizonte, Wagner Pinto. Segundo ele, os homens são 90% das vítimas de homicídio. Página 6 Zona Oeste é campeã da violência Página 14 Página 20 Lazer é o que não falta nas férias Cinco pessoas separam você de outra Tendência que virou febre nas coleções de verão, os blocos de cores também pintam os rostos. Veja como fazer. Pág. 12 As irmãs Dany e Carla Moura garantiram ingressos para acompanhar a virada do ano na praça da Estação. A festa deve reunir mais de 100 mil pessoas e terá queima de fogos e shows. PÁGINA 11 Color blocking na maquiagem BRINDE A 2012 U U Coluna do PCO PÁGINA 2 PÁGINA 4 Coluna do Lindenberg ANO 1 / NÚMERO 39 / 31 DE DEZEMBRO DE 2011 A 6 DE JANEIRO DE 2012 Famoso nas docerias de Paris, o macaron conquista o paladar brasileiro Pág. 16 Buraco, chuva e muito perigo VICTOR SCHWANER

Upload: dangnga

Post on 30-Dec-2016

255 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: PAGINA 001 - CAPA.indd

J Na BR-040, apesar de obras emergenciais, há buracos em vários trechos da estrada

VICTOR SCHWANER

U Trechos em situação precária aumentam o risco de quem se aventura nas estradas em MG U PRF recomenda atenção dobrada. Páginas 8 e 9

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

A região Oeste carrega o triste título de campeã da violência, segundo o chefe da Divisão de Crimes con-tra a Vida (DCcV) de Belo Horizonte, Wagner Pinto. Segundo ele, os homens são 90% das vítimas de homicídio. Página 6

Zona Oeste é campeã da violência

Página 14

Página 20

Lazer é o que não falta nas férias

Cinco pessoas separam você de outra

Tendência que virou febre nas coleções de verão, os blocos de cores também pintam os rostos. Veja como fazer. Pág. 12

As irmãs Dany e Carla Moura garantiram ingressos para acompanhar a virada do ano na praça da Estação. A festa deve reunir mais de 100 mil pessoas e terá queima de fogos e shows. PÁGINA 11

Color blocking na maquiagem

BRINDE A 2012

U

U

Coluna doPCOPÁGINA 2

PÁGINA 4

Coluna doLindenberg

ANO 1 / NÚMERO 39 / 31 DE DEZEMBRO DE 2011 A 6 DE JANEIRO DE 2012

Famoso nas docerias

de Paris, o macaron

conquista o paladar

brasileiro Pág. 16

Buraco, chuva e muito perigo

VICTOR SCHWANER

de Paris, o macaron

conquista o paladar

brasileiro Pág. 16

VICTOR SCHWANER

PAGINA 001 - CAPA.indd 1 30/12/11 12:08

Page 2: PAGINA 001 - CAPA.indd

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZ A 6 DE JAN DE 2012 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOAlberto aposta em Aecio

Bola dividida No entanto, alguém

na mesa comentou que Aécio não entra em bola dividida, ou seja, se Dil-ma estiver em 2014 na mesma situação de hoje e imbatível, com reeleição garantida. Dessa forma, Aécio não se candidataria e deixaria Serra entrar para mais uma derrota. Quem viver, verá…

‘Imexíveis” Na reforma do secre-

tariado que o governador Anastasia deve fazer neste janeiro – no mais tardar fevereiro – alguns nomes são “imexíveis” como diria o ex-ministro Magri: Ana Lúcia Gazola, Maria Coeli Simões, Renata Vilhena, Eliane Parreiras, Adriano Magalhães e Bráulio Braz, que são escolhas pessoais do governador.

BB & Correios

A partir desta segun-da-feira, Correios e Banco do Brasil começam a atuar como parceiros para pres-tar à população serviços fi -nanceiros em todo o país. As mais de 6 mil agências próprias dos Correios que operam o Banco Postal em 5.273 municípios, ou seja, 95% do território brasi leiro, atuarão em conjunto com o Banco do

Brasil, oferecendo diver-sos serviços como aber-tura de contas, saques, depósitos, acolhimento de propostas de emprés-timos e cartão de crédito, pagamentos de contas, consultas de saldos e extratos e pagamentos de benefícios do INSS.

Que justiça? Como pode neste país

se falar em Ficha Limpa se o Senado ganhou na semana passada mais um senador, o Jarbas Barba-lho? Enrolado sob todos os aspectos, ganhou o mandato na justiça. E que justiça?

Líder Aviação doa computadores

A Líder Aviação (leia--se comandante José Afonso Assumpção) doou 20 novos computadores, todos com monitores LCD, e uma impressora multi-funcional para o projeto social “Voo Para a Cida-dania”, desenvolvido pela Infraero. Os equipamentos serão utilizados nas aulas de informática do projeto, realizado no aeroporto da Pampulha, em BH.  A entrega foi realizada pela diretora-superintendente da Líder, Junia Hermont.

Numa mesa no D.Pasquale (das melhores co-midas italianas da cidade), em que estavam o ex- ministro Paulo Paiva, o vice-presidente do Banco do Brasil Robson Costa, os empresários Lúcio Costa e Fernando Frauches e o jornalista Carlos Lindenberg, o vice-governador Alberto Pinto Coelho vaticinou: “em qualquer cenário o senador Aécio Neves será o candidato do PSDB à presidên-cia em 2014, até mesmo enfrentando Dilma.”

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de OliveiraDiretor de RedaçãoHomero Dolabella

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR-EXECUTIVOCarlos Lindenberg Spínola [email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]ário: Celso Filho Assistente de

Fotografi a: Marizeli GoulartRevisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected] de arte: Renato Luiz

Equipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Departamento Comercial(31) 3503-8850Pablo Gauzzi

[email protected] de Operações:

Eliana Paula

TUDO é uma publicação da VB Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: [email protected]

Impressão: CGB Artes Gráfi casTiragem semanal: 35 mil exemplares

ARTIGOUm basta na impunidade

Estamos chegando a 2012. A cada dia o tempo parece que anda

mais rápido. Culpa do tempo ou culpa nossa que, de tão ocu-pados, nem o vemos passar? O

importante é que chegamos ao fi -nal de 2011 com poucos arranhões provocados por uma crise que insiste em atormentar o mundo. E chegamos com um incomum ufa-nismo. É que o governo divulgou que o Brasil passou a ser a sexta potência econômica do mundo, superando o Reino Unido. Ótimo, mas não podemos nos esquecer de que em desenvolvimento humano ocupamos um humilhante 84º lugar. Temos ainda diferenças sociais enormes, que a presidente Dilma garante que serão reduzi-das em seu governo com progra-mas como o Brasil Sem Miséria. É inquestionável, apesar de todas as dificuldades, que o país vem me-lhorando, principalmente a partir do governo de Fernando Henri-que, e que o ex-presidente Lula soube aproveitar o que foi feito na área econômica e avançar no so-cial. Como bem disse o educador e ex-deputado João Batista dos Mares Guia (com a autoridade de ex- petista, fundador do partido ao lado de Lula), FHC deixou uma herança bendita e não maldita, como gostam de dizer alguns de seus ex-companheiros de partido. Agora a presidente Dilma, que encontrou as bases econômicas e sociais implantadas, precisa dar continuidade ao que já foi feito e avançar para que o Brasil seja de fato uma potência mundial sob todos os aspectos. Mesmo com to-dos os escândalos, com a queda de seis ministros herdados de Lula, Dilma continua com ótimo índice de popularidade. Ela tem de usar este patrimônio político e tentar dar um basta na impunidade que domina este país, a começar por uma reforma política para não fi car refém dos partidos, que hoje mandam no Brasil, buscando apenas benefícios pessoais para seus comandantes, ou donos, como queiram. E ela presa à tal da governabilidade. Um maravilhoso 2012 para nossos milhares de leito-res é o meu desejo.

RICARDO BARBOSA /ALMG

A cada dia as mulheres vão dominando o mundo. Em Londres, a diretora do hotel 45 Park Lane é Marie Laure Akdag. O 45 é da Dorchester Collection e um dos principais da capital londrina. A diretora de comunicação dos hotéis do grupo (The Dorchester, 45 Park Lane e Cowroth Park) em Londres é Rosanna Crawley e Ania Zdunek é a executiva de co-municação dos três hotéis. Todas três com-petentes.

Aloizio Mercadante troca o Ministério de Ci-ência e Tecnologia pelo Ministério da Educação no início de janeiro, quando Fernando Haddad deixa a pasta para se candidatar à prefeitura de São Paulo pelo PT. E Mercadante está de olho no governo de São Paulo em 2014.

Mercadante de olho em SP

Mulheres comandam 45 Park Lane

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Dilke Fonseca e Flávio Penna

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Marie Laure Akdag Rosanna Crawley

PAGINA 002_ PCO.indd 1 30/12/11 12:08

Page 3: PAGINA 001 - CAPA.indd

U Guia do imposto, reajustado em 6,5%, está disponível na internet

IPTU pode ter descontoTUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 3 CIDADES

Em 2012, viva um dia de cada vez. Dance mais, cante mais, leia mais. Curta a rotina. Ou fuja dela.Alongue seu corpo. Principalmente os músculos que fazem você sorrir. Mergulhe em uma piscina. Ou em um belo projeto de vida. E o mais importante: repita sempre tudo o que faz bem pra você.

Feliz 2O12

As guias para paga-mento do Imposto Pre-dial e Territorial Urba-no (IPTU) de 2012, em Belo Horizonte, já estão disponíveis no site da prefeitura (www.pbh.gov.br). Pelos Correios, a entrega começa a ser feita na segunda-feira, dia 2. O reajuste fi cou em 6,56%, correspondentes ao IPCA-E. O pagamento de duas ou mais parcelas pode ser feito com des-conto de 7% até o dia 20 de janeiro. Quem optar pelo parcelamento, em 11 vezes, começará a pagar em fevereiro.

O contribuinte tam-bém poderá contar com créditos previstos no programa BH Nota 10. Lançado em 2010, o BH Nota 10 oferece descontos no valor do IPTU a partir da emissão de notas fis-cais de serviço eletrônicas (NFS-e). Através do pro-grama, as pessoas físicas têm direito de acumular 30% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) devido à Prefeitura para efeito de desconto no IPTU, enquanto as pessoas ju-rídicas e os condomínios dos edifícios residenciais ou comerciais podem acumular 10% do impos-to. Para o próximo ano, cerca de 160 mil imóveis serão beneficiados pelo BH Nota 10, com créditos de quase R$ 8 milhões.

A expectativa da pre-feitura é arrecadar R$ 978 milhões, com o pagamen-to da taxa por 727.486 imó-veis. Segundo o secretário municipal de Finanças, José Afonso Bicalho, a inadimplência na cidade fi cou entre 12% e 13%. De 20 de janeiro a 3 de feve-reiro, o contribuinte pode esclarecer dúvidas sobre a cobrança e pedir revisão dos valores, nas sedes das regionais ou nas unida-des do BH Resolve.

PAGINA 003_ CIDADES.indd 1 30/12/11 11:12

Page 4: PAGINA 001 - CAPA.indd

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 4 OPINIÃO

Nessa semana que se inicia a partir do dia 2, a presidente Dilma Rousseff comemora o seu primeiro ano de go-verno. No caso, é comemorar mesmo, não é apenas encerrar o primeiro ano. Começa por ter vencido todos os emba-tes com a oposição no Congresso. Per-deu na mídia, que fi cou do lado da opo-sição, para não dizer que ocupou o seu lugar, mas ainda assim pagou um preço baixo: a última pesquisa do Ibope, feita para a CNI, apontou a presidente com índices de popularidade superiores aos dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique, no mesmo período, e com o gover-no melhor avaliado do que os anteriores.

Ou seja, Dilma ga-nhou no Congresso, onde se trava o combate partidário, e ganhou também na opinião pú-blica, arena da disputa midiática – o que deixa mal a grande imprensa: afinal qual o seu poder num quadro desses? É evidente que não se discute aqui a sua relevância, até porque a crítica da mídia é importante para o próprio governante, mas não deixa de ser intri-gante que o noticiário não infl uenciou o conjunto da opinião pública, mesmo que tenha se alinhado a um dos seus componentes, a classe média alta por exemplo.

O fato é que nem a dispensa de seis ministros sob suspeita de corrupção afetou a popularidade da presidente. Parece que a população entendeu, por obra da imprensa ou não, que Dilma estava fazendo a tal “faxina ética” de que tanto se falou, quando na verdade não era nada disso: o ministro entrava na mira da imprensa e ela o dispensa-

va, até que o tiroteio atingiu o seu mi-nistro predileto, o mineiro Fernando Pimentel, obrigando a presidente a parar com a prática de trocar ministro acusado de irregularidades. Feito isso, a imprensa também parou de “cassar” ministros, pelo menos nos últimos dias do ano.

Não fossem suficientes essas vitó-rias, a presidente pode saborear outros feitos. O primeiro deles o desapare-cimento da oposição. Se existiu nesse primeiro ano de governo, ninguém sabe ninguém viu. Nem o senador Aé-

cio Neves, que chegou a Brasília sob a expec-tativa de liderar a opo-sição ao governo do PT, conseguiu sobressair--se como porta-voz dos descontentes com os rumos do governo. O candidato derrotado por Dilma na última eleição, José Serra, muito menos. Nas últi-mas pesquisas para a prefeitura de São Paulo

Serra nem sequer lidera a corrida, embora insista em ser o candidato tu-cano à presidência da República, em 2014. Por fi m, a presidente vê o ano se encerrar com o Brasil ultrapassando a Grã-Bretanha para ocupar o lugar de a sexta maior economia do mundo. Um feito e tanto, ainda que se tentem buscar explicações até nas nuvens, mas que não pode encobrir as chagas da miséria que ainda infelicitam quase 20 milhões de brasileiros. Em suma, o ano foi bom para Dilma e não foi ruim para os brasileiros. Ruim mesmo foi para a oposição que precisa encontrar um novo jeito de se posicionar a partir de janeiro, até porque vêm aí as eleições municipais.

Ano termina favorável à presidente Dilma

Ou seja, Dilma ganhou no Congresso, onde se trava o combate partidário, e ganhou também na opinião pública, arena da disputa midiática – o que deixa mal a grande imprensa”

NO TWITTER

PAULO WERNER

FRASES

Indico com entusiasmo a Eliana Calmon do CNJ como a cidadã do ano. Teve a coragem de atacar os intocáveis da Justiça que tanto nos envergonham @LeonardoBoff, teólogo

Em 2011, atingiu-se o cúmulo da globalização: filho do ditador norte--coreano usou passaporte brasileiro para entrar na Disney @MarceloTas,

apresentador do CQC

Os 3 maiores homens que já existiram foram Clarice Lispector @Lita-Ree_real, cantora

Provado TUDO sobre o Tiro do Adriano. Certo, mas e os outros 8.876.980 tiros cariocas dos últimos a n o s ? @ M i l t o n Ne v e s , jornalista

Agradecemos a todas as demonstrações de solidariedade, carinho e afeto de todos os argentinos e também de presidentes amigos. Espero ver a todos em breve. Seguiremos trabalhando como sempre”

Cristina Kirchner, presidente da Argentina diagnosticada com câncer na tireoide

“Instituições que dizem curar gays devem ser processadas por estelionato. Eu, por exemplo, conheço vários gays que disseram estar ‘curados’. Todos eles tiveram recaídas. E também conheci vários héteros que disseram: ‘Dessa água não beberei.’ Mas beberam.”

Aguinaldo Silva, autor de novelas

Coluna do Lindenberg

O melhor é o PSDB parar com essa bobagem de briga”

Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), referindo-se à disputa de Aécio e Serra pela candidatura à Presidência da República

Cássia Eller era uma menina de ouro num país de cantoras predominantemente caretas, que em geral seguem um modelo dondoca dos anos 70”

Roberto de Carvalho, guitarrista e compositor, sobre a cantora que morreu há 10 anos

C o m a e c o n o m i a ainda crescendo, mas em ritmo bem mais len-to, 3% contra 7,5% do ano passado, e tendo que administrar dez par-tidos da base aliada no Congresso, num ano de

eleições em mais de 5 mil municípios, a presidente Dilma Rousseff não fará a reforma ministerial de que tanto se falou no segundo semestre. Serão cinco ou seis mexidas pontuais e dentre elas não está a tro-

ca do ministro Fernando Pimentel. Este, aliás, é o único ministro inabalável, até mesmo para que o país perceba que a pre-sidente manda e não se submete a pressões exter-nas – vale dizer, da mídia.

Devagar com o andor

PAGINA 004 - OPINIÃO.indd 1 30/12/11 12:12

Page 5: PAGINA 001 - CAPA.indd

PAGINA 005 - Maio Paranasa.indd 1 29/12/11 18:20

Page 6: PAGINA 001 - CAPA.indd

MULHER É MORTA POR NAMORADO QUE CONHECEU NA INTERNET

A secretária Janinha Pereira de Freitas, 37 anos, foi morta em fevereiro pelo namorado em Montes Cla-ros. A vítima e o suspeito se conheceram pela Internet. Danilo Fernandes, que acabou preso em uma lan house no centro de São Paulo, também é acusado de roubar, violentar e estrangular Janinha, com um fio de telefone, dentro da casa dela.

TRAVESTI É FUZILADO NA AFONSO PENA

O travesti Gustavo Bran-dão Aguilar, de 22 anos, foi morto com nove tiros na avenida Afonso Pena, uma das principais vias da capital. Os autores do crime, que estavam em um Fiat Stilo preto, fugiram. Um mês depois, a polícia localizou um dos suspeitos de matar Gustavo. Pim-

polho, como é conhecido Fernando Túlio Miranda Lages, 24 anos, é acusado de outros setes homicídios desde 2005.

EXECUÇÃO E PÂNICO NO CENTRO DA CAPITAL

Apenas poucas horas depois de deixar a prisão, Alex de Queiróz, 26 anos, foi executado com 12 tiros em plena Avenida Afonso Pena, em frente ao antigo Central Shopping. Ele e o amigo estavam em um Golf prata. Quando pararam no sinal de trânsito, dois homens em uma moto se aproximaram e fizeram pelo menos 16 disparos em direção de Alex, que estava no volante.

PMs SUSPEITOS DE MATARMORADORA DE RUA

Lucinéia Lopes da Silva, de 40 anos, foi morta com um tiro no olho na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro São Pedro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Uma outra mo-radora de rua, de 19 anos, foi baleada e só escapou porque se fi ngiu de morta. Os suspeitos dos crimes são dois cabos lotados na 125ª Cia. do Batalhão da Polícia Militar. Os PMs foram pre-sos provisoriamente.

EXECUTIVO MORTO EM MOÇAMBIQUE

O superintendente do Grupo Andrade Guitierrez, o mineiro Marcelo Elísio de Andrade, de 57 anos, foi espancado e morto em sua residência em uma área nobre de Maputo, capital de Moçambique, na África. Marcelo trabalhava desde 2009 em Moçambique, onde coordenava diversas obras públicas. Um homem que fazia a segurança pes-

soal do engenheiro e um comparsa foram presos .

MÃE USA CHUMBINHO PARA MATAR FILHOS

U m a m e n i n a , d e 8 anos,e um garoto, de 6, foram mortos pela própria mãe no distrito de Vila Cristina, em Montes Cla-ros, no Norte de Minas. As crianças tomaram iogurte misturado com chumbi-nho, produto usado para matar ratos. Depois de en-venenar os filhos, Débora Naiara Santos, de 25 anos, também bebeu o iogurte e se matou. Os corpos fo-ram encontrados dentro do quarto da casa onde a família morava. A tragédia aconteceu em dezembro.

Janaína OliveiraREPÓRTER

Em 2011, a violência não fez distinção de víti-mas ou locais. Perdemos um jovem jogador de fu-tebol, um engenheiro re-nomado, morador de rua, ex-detento. Na capital, o crime ultrapassou limites e chegou à avenida Afonso

Pena, à Nossa Senhora do Carmo.

Se essas e outras várias tragédias provocam tanto espanto, para o chefe da Divisão de Crimes contra a Vida (DCcV) de Belo Horizonte, o delegado Wagner Pinto, o retrato da violência não mudou mui-to. “Fazemos um trabalho de pesquisa de motivação,

idade, sexo, horário, local. Detectamos que não houve mudanças. Os homens c o n t i n u a m f i g u r a n d o como vítimas em 90% dos homicídios. E 90% dos crimes são cometidos com arma de fogo”, diz.

Segundo ele, entre 80% e 90% dos assassi-natos têm relação direta ou indireta com o tráfico

de drogas. A região Oeste, especialmente o Barreiro, permanece com o triste título de campeã das ocor-rências. Em segundo, vem a Região Norte, puxada pela criminalidade em Venda Nova. Assim como em 2010, a região Leste é a terceira colocada.

Para Wagner Pinto, não há onda de crimes passio-

nais ou homofóbicos. “O que acontece é que este tipo de assassinato chama mais atenção e há uma cobrança maior de eluci-dação”, explica. As investi-gações levam de seis meses a um ano. Já a solução... “Estamos em um patamar satisfatório, com mais de 50% dos casos soluciona-mos”, afi rma o delegado.

U Em BH, mais uma vez, região Oeste registra mais ocorrências

Campeã da violência

10 crimes que marcaram o ano dos mineirosFOTOS: DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 6 CIDADES

MORADORES DO AGLOMERADO DA SERRA SÃO MORTOS POR PMSJeferson Coelho da Silva, de 17 anos, e Renilson Veriano da Silva, de 39, foram assassinados a tiros durante operação policial no Aglomerado da Serra, na capital. Após as mortes, moradores e policiais entraram em confl ito e três ônibus foram incendiados. Foram presos o cabo Fábio de Oliveira (posteriormente encontrado morto na cela) e os soldados Jason Ferreira Paschoalino, Jonas David Rosa e Adelmo de Paula Zucheratti, da Rotam. Doze policiais foram indiciados por homicídio, falsidade ideológica e prevaricação.

MINEIRA É MORTA A FACADAS PELO EX-MARIDO NOS EUAA mineira Patrícia Fróes, de 24 anos, natural de Frei Inocêncio, no Leste de Minas, foi morta a facadas no corredor do prédio onde morava, em Marshfi eld, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, quando voltava de uma festa. Inconformado com o fim do casamento, o ex-marido dela, o técnico em contabilidade Marcelo Alves de Almeida, foi acusado e acabou preso. O crime aconteceu em setembro.

JOGADOR DO AMÉRICA É ASSASSINADO NA PAMPULHAO jogador do América, William Morais, de 19 anos, que estava emprestado pelo Corinthians, morreu em fevereiro durante tentativa de assalto quando saía de uma festa em um sítio na região da Pampulha. Os assaltantes, que lhe deram um tiro nas costas por causa de uma correntinha de ouro, foram presos dias depois. Os suspeitos negam o crime.

ADOLESCENTE MATA 4 EM CHACINA NO GLÓRIAO matador do bairro Glória é um adolescente de 17 anos. O menor foi acusado de comandar a chacina que resultou em quatro mortos, uma criança

tetraplégica e outros 10 feridos na região Nordeste da capital. Acompanhado de um comparsa, ele atirou em 15 pessoas que estavam em uma lanchonete, em um bar e em um barracão, onde os criminosos também atearam fogo. Um mês depo is , em novembro, após uma denúncia anônima, o adolescente suspeito foi localizado em Jaboticatubas e a polícia descobriu que ele já havia sido apreendido 12 vezes.

PAGINA 006_ Retrospectiva 2011.indd 1 29/12/11 18:25

Page 7: PAGINA 001 - CAPA.indd

Visite nossa Central de Vendas: estrada de noVa lima, km 12,5, ao lado do Colégio santo agostinho. aberto 7 dias por semana, das 9 horas às 18 horas.

Realização e vendas:

(31) 3589-1818WWW.vilaGRiMM.CoM.BR

eM paRCeRia CoM:vendas:

Incorporadora responsável: Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A. – Filial Rod. MG-030, km 12,5 – Vale dos Cristais, Nova Lima/MG. Memorial de Incorporação registrado sob o n° R-3-35-168 no Serviço Registral de Imóveis de Nova Lima/MG. As perspectivas, equipamentos, móveis e utensílios são meramente ilustrativos. As áreas comuns serão entregues de acordo com as especificações do memorial descritivo do empreendimento. Por motivos técnicos ou processos construtivos, poderão ocorrer algumas modificações quanto às dimensões e/ou layouts. Por se tratar de material impresso, as imagens podem não retratar fielmente as cores dos materiais.

o Vila grimm ConCilia Conforto, pratiCidade e sofistiCação em um projeto arquitetôniCo inteligente e integrado à natureza. são mais de 50 mil metros quadrados de terreno loCalizado próximo à reserVa natural do Vale dos Cristais.

sinta o priVilégio de ViVer no Vale dos Cristais. Últimas unidades, 3 e 4 quartos, prontas pra morar.

OBRAS CONCLUÍDAS

a Vida muda rápido. VoCê também.

• Piscina estilo resort • Pista de caminhada • salão de festas • esPaço gourmet • office room • salão de jogos e carteado • sala de Projeção • esPaço Kids • esPaço corPo com fitness, sPa, Piscina de raia climatizada, sauna e salas de massagem • Quadra de sQuash • Quadra de tênis de saibro • Quadra PoliesPortiva • estacionamento Para visitantes

PAGINA 007 - Odebrecht.indd 1 29/12/11 18:20

Page 8: PAGINA 001 - CAPA.indd

Janaína OliveiraREPÓRTER

Motoristas que vão colocar o pé na estrada ainda hoje para festejar a passagem de ano no interior ou na praia ou que pretendem viajar nas férias de janeiro devem redobrar a atenção. Em função do volume recorde

de chuva em Belo Hori-zonte e região metropo-litana – o maior em 100 anos -, muitos trechos es-tão em situação precária, com buracos, ondulações e até crateras.

Segundo a Polícia Ro-doviária Federal (PRF), a BR-381, que leva os mi-neiros ao Espírito Santo, é uma das que exigem mais cuidados. Em João

Monlevade e proximida-des, num total de 100 km, o asfalto está em péssima condição. Na BR-040, saída para Rio de Janei-ro, Brasília ou Zona da Mata mineira, na altura do Viaduto do Mutuca, buracos tomaram conta da rodovia. No local, o De-partamento Nacional de Infraestrutura de Roda-gem (Dnit) realiza obras

U Trechos em situação precária aumentam risco e Polícia Rodoviária Federal alerta que a BR-381 é uma das

que exige maior atenção

Chuva, buracos e cuidado dobrado

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 8 GERAL

J BR 040, no sentido Rio de Janeiro: buracos aumentam o perigo

J Na BR-381, tráfego intenso e pista simples

facebook.com/paradapelavida • paradapelavida.com.br • @paradapelavida • rotasdascidades.com.br

Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fi ca para sempre.

Com o Parada - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, o trabalho conjunto tem alcançado resultados bastante positivos, mesmo em detrimento do contínuo aumento da frota nacional de veículos.

O Brasil conta com você para que os índices de violência continuem caindo neste Ano Novo. Com a participação de todos, poderemos ter um fi m de ano com menos acidentes e repleto de bons momentos.

Por isso, se beber durante as festas, não dirija. Lembre-se: a mudança começa com você. Feliz 2012!

Ministério dasCidadesDenatran

Denatran

Ministério dasCidades

Denatran

Ministério dasCidades

Denatran

Ministério dasCidades

O Ministério das Cidades, por meio do Denatran, em conjunto com outros órgãos de governo federais, estaduais e municipais e com a colaboração da sociedade, está empenhado na redução do número de acidentes de trânsito em todo o país neste fi m de ano. Iniciativas que integram diversas ações, campanhas e programas educativos para conscientizar os motoristas da necessidade de uma mudança de atitude em relação ao trânsito contribuíram para diminuição signifi cativa de óbitos nesse Natal.

CORP

US C

HRIS

TI

NATA

L

REDUÇÃO DE 20% DE ÓBITOSEM RELAÇÃO AO MESMOPERÍODO DE 2010

REDUÇÃO DE 35% DE ÓBITOS EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2010

PROC

LAM

AÇÃO

DA

REP

ÚBLIC

A

REDUÇÃO DE 27% DE MORTES EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2010

NESSE NATAL, OS ÓBITOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITODIMINUÍRAM 20%. NOSSO PEDIDO DE ANO NOVO

É QUE ESSES NÚMEROS CONTINUEM CAINDO.

de emergência.Bastante utilizadas

p e l o s m i n e i r o s n e s t a época do ano, as BRs 262 e 116 também oferecem riscos, como erosões na pista (veja arte). Como a chuva insiste em cair, a primeira dica da chefe de

comunicação da PRF em Minas Gerais, Fabrízia Nicolai, é maneirar no acelerador. “Com a pista escorregadia, fica mais difícil o controle sobre o carro. Além disso, as chu-vas prejudicam a visão do motorista. O melhor

PAGINA 008_ 009 - Rodovias.indd 1 29/12/11 18:22

Page 9: PAGINA 001 - CAPA.indd

é manter a distância de segurança e andar mais devagar”, recomenda.

Fabrízia lembra que, por causa de ultrapassa-gens indevidas, na 381, n o t r e c h o c o n h e c i d o como Rodovia da Morte (em direção ao litoral capixaba), a cada três aci-dentes uma pessoa perde a vida. Já entre os Kms 480 e 490, em Contagem, o maior perigo são os atropelamentos. “Por se tratar de uma rodovia em zona urbana, o local tem fluxo grande de veículos e travessia constante de pedestres”, explica.

A c o m b i n a ç ã o d e u ao trecho o título nada honroso de campeão de acidentes em Minas, com 1.055 acidentes. Entre os 60 pontos mais perigo-sos das estradas do país, ficou com o nono lugar, de acordo com pesquisa da PRF em parceria com o Ministério da Justiça. O relatório ainda aponta para as armadilhas da mesma BR, porém entre os KMs 490 e 500, em Betim. Com quase mil

acidentes, o trecho é o se-gundo com mais batidas no estado.

Até a próxima segun-da-feira, dia 2, a PRF vai realizar a Operação Fim de Ano, com o empenho do efetivo operacional na fiscalização e na preven-ção dos acidentes. Por medida de segurança, o tráfego em rodovias simples de caminhões bi--trens e cegonheiras será restringido amanhã, das 16 horas às 22 horas. Por serem maiores e mais lentos, esses veículos oferecem mais riscos para automóveis e moto-cicletas. O motorista que descumprir a determina-ção será multado em R$ 85,13 (infração média), receberá quatro pontos na carteira e terá o veícu-lo retido.

DIVULGAÇÃO

RANKING RODOVIA KM LOCALIZAÇÃO 1º 381 480 ao 490 Contagem

2º 381 490 ao 500 Betim

3º 040 510 ao 520 Ribeirão das Neves

4º 040 520 ao 530 Contagem/Ceasa

5º 040 500 ao 510 Ribeirão das Neves/Esmeraldas

6º 116 410 ao 420 Governador Valadares

7º 381 920 ao 930 Itapeva/Camanducaia

8º 381 450 ao 460 Belo Horizonte/Sabará

9º 116 520 ao 530 Caratinga

10º 040 610 ao 620 Congonhas

U CUIDADO, MOTORISTAS!Trechos com mais acidentes

1.055acidentes foram registrados entre os Kms 480 e 490 da BR-381, em Contagem, o maior número em Minas. Atropelamento é o que mais acontece na região

Fontes: PRF; Ministério da Justiça; Dnit

BR-381Jaguaraçu:

entre os KMs 252 e 310João Monlevade:

entre os KMs 336 e 446

BR-040Ribeirão das Neves,

Esmeralda e Contagem: entre os KMs 500 e 530

Nova Lima e Itabirito: entre os KMs 543 a 563

Conselheiro Lafaiete: entre os KMs 615 e 630

BR-262 Betim:

entre os KMs 332 e 352Sacramento, Uberaba e

Pouso Alto: entre os KMs 749 e 901

BR-116Governador Valadares:

entre os KMs 410 e 420Caratinga:

entre os KMs 518 e 532Divino:

entre os KMs 589 e 635

U PERIGO NA PISTA

Atenção aos buracos, ondulações, erosão no acostamento ou obras

J Perto de Congonhas, só asfalto novo resolve

J Na BR-381, saída de BH, a pista está irregular

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 9 GERAL

FOTOS: VICTOR SCHWANER

PAGINA 008_ 009 - Rodovias.indd 2 29/12/11 18:22

Page 10: PAGINA 001 - CAPA.indd

Janaína OliveiraREPÓRTER

Na contramão do de-sejo popular, mais de mil câmaras municipais brasileiras vão aumentar o número de vereadores nas eleições de 2012. Em Minas, 123 cidades já ele-varam a quantidade de cadeiras. Serão, pelo me-nos, 407 parlamentares a mais nas casas legislativas mineiras a partir de 2013. O volume e a despesa po-dem crescer, uma vez que outros 62 municípios já de-clararam que pretendem ampliar a composição do Legislativo.

O salto no número de vagas é consequência da aprovação pelo Congresso Nacional da emenda cons-titucional 58, de 2008. Ela estabelece um limite má-ximo, que não precisa ser necessariamente atingido. Mas, embora não exista a obrigação de criar novas vagas, o que se vê é um movimento intenso para aumentar a composição das câmaras municipais.

É o caso, por exemplo, de Montes Claros, onde vi-vem quase 370 mil pessoas. Amparados pela emenda, os vereadores da cidade do Norte de Minas já aprova-ram a alteração e a casa, a

partir de 2013, passa a ter 23 parlamentares, oito a mais que os 15 anteriores. Hoje, cada político montes- clarense recebe salário de cerca de R$ 7,5 mil, mas um só vereador custa muito mais, em torno de R$ 30 mil mensais, consideran-do-se subsídios, quadro de pessoal em gabinetes, consumo de material de escritório, equipamento de informática, entre outros penduricalhos.

Para Cláudio Rodri-gues, o Claudinho da Pre-feitura (PPS), o aumento de vagas é necessário para ampliar a representativi-dade do povo. “Já tivemos 21 vereadores no passado. Agora, teremos que nos adequar, porque o repasse das correntes líquidas da prefeitura à Câmara conti-nuará em 5%”, afi rma. Po-rém, para o diretor executi-vo da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, a medida acarretará gastos extras em todos os municípios do país e serão bancados com di-nheiro público. Ele lembra ainda que, como os salá-rios dos deputados foram

reajustados em 62% neste ano, em razão do efeito cascata previsto na Cons-tituição, em janeiro de 2003, os vencimentos dos vereadores terão acrésci-mo, variando de 2.476,87 a 15.031,75 reais.

Levantamento recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também mostra que a conta deve sair cara. Em 2012, o eleitor brasileiro elegerá 7,7 mil vereadores a mais do que em 2008. Ao todo, poderão ser eleitos 59.764. De acordo com a entidade, cidades como Pouso Alegre e Varginha, no Sul de Minas, passam a ter 15 parlamentares, em vez dos 11 atuais. No Vale do Jequitinhonha, a Câmara de Almenara, por exemplo, abrirá mais qua-tro vagas. Já no Triângulo,

serão mais duas vagas em Conceição das Alagoas. Itaúna, na região Central, ganhará sete cadeiras, enquanto em Betim, na Grande Belo Horizonte, o salto será de 17 para 23. A lista é extensa e não deve parar por aí, já que a data limite estabelecida para a mudança na legislação é 30 de junho de 2012.

No estudo da CNM, foi constatado que a maioria das cidades que têm direito a aumentar o número de vereadores já executou a ampliação das vagas ou tem projeto de lei para isso. Mas o levantamento identifi cou também uma minoria que rema na direção oposta. Em Governador Valadares, a pressão da população contribuiu para que os ve-readores recuassem e de-sistissem do aumento de 14 para 21 parlamentares. “A motivação é espúria, pois vem dos partidos políticos e não da população. Você já viu alguém sair às ruas ou fazer passeata pedindo mais vereador?”, indaga Abramo.

U Câmaras aproveitam emenda para aumentar o número de parlamentares na eleição de 2012

Mais vagas para vereadorTUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 10 VIVER BRASIL

7,7 MILvereadores a mais serãoeleitos em 2012, totalizando 59.764, segundo levantamento da CMN

J Claudio Abramo: “Você já viu alguém fazer passeata pedindo mais vereador?

DIVULGAÇÃO

PAGINA 010_ Viver 2.indd 1 29/12/11 18:25

Page 11: PAGINA 001 - CAPA.indd

A partir das 17 horas deste sábado, todos os acessos para o Réveillon BH serão abertos ao públicos. A festa para acompanhar a virada do ano promete reunir mais de 100 mil pessoas na praça da Estação e será realizada pela TV Globo Minas, com apoio do jornal TUDO e da revista Viver Brasil.

As irmãs Dany, de 15 anos, e Carla, 17 anos, foram trocar um quilo de alimento não perecí-vel por ingressos na sex-ta-feira. Elas moram no bairro Santa Maria e es-

tão muito empolgadas com a chance de partici-par da festa. “Gostamos muito do Tianastácia, dos Paralamas”, desta-cou Dany, que vai curtir o Réveillon com toda a família.

Os acessos para o evento serão feitos pela praça Rui Barbosa, ruas dos Caetés e Tupi-

nambás, viaduto Santa Tereza com avenida dos Andradas e estação Central do metrô.

Em todos eles, ha-verá vistoria para evitar q u e o b j e t o s p o t e n -cialmente perigosos entrem no perímetro do evento. Têm porte proibidos: objetos cor-tantes, armas, drogas, garrafas, latas, pren-dendores de cabelos pontiagudos, fogos de artíficos e guarda-chu-vas. As roupas de times de futebol também se-rão vetadas.

Aberto a toda a fa-

mília, o evento contará com 40 barracas de alimentação e bebida distribuídos em 20 pon-tos por toda a avenida d o s A n d r a d a s e u m ponto de alimentação central na rua dos Cae-tés. A compra de fi chas só poderá ser feita em dinheiro. O cardápio prevê cachorro-quente (R$ 4) e porção de feijão tropeiro (R$ 6), além de cerveja, refrigerante, água, suco e energé-t i c o , c o m p r e ç o d e R$3,00 a R$10,00.

A banda mineira Tianastácia abre as apresentações às 20 horas. Haverá, ainda, shows de Fiuk, Fábio Jr. e Paralamas do Su-cesso. Construído espe-cialmente para a noite, o palco tem 700m² de área. Na virada, uma grande queima de fo-gos iluminará os céus de Belo Horizonte em-balada por uma trilha sonora exclusiva e ain-da por diversos efeitos especiais. As comemo-rações avançarão até a 1h do dia 1º de janeiro. A segurança será feita por 2.500 homens.

U Na praça da Estação, acessos serão abertos às 17h e shows começam às 20h

Virada em BHDIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE

700 M2tem o palco da festa,que contará ainda com umapassarela de 40 metrosaté o centro da avenida dos Andradas

11 RÉVEILLON Empresa Individual

No próximo dia 12 de janeiro entrará em vigor a Lei n. 12.441/2011, que altera o Código Civil Brasileiro, passando a ad-mitir nova modalidade de pessoa jurídica de direito privado: a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI. Apesar de relembrar a antiga e conhecida “Firma Indiv idual”, esta inovadora formatação jurídica possui signifi cativas alterações.

A modi f icação permit i rá a formal i-

zação de diversos prof issionais e suas respectivas atividades, além de estimular o empreendedorismo. Isto porque, a pes-soa física passará a exercer sua atividade profissional com o tratamento tributário favorecido concedido às pessoas jurídi-cas com relação aos tr ibutos federais, sem a necessidade de implorar a terceiro, normalmente familiar, que fi gure como sócio de uma empresa, descaracterizando o típico caráter societário (integração de mais de uma vontade para atingir fi nalidade comum).

Além desse aspecto relevante, a previsão

de que a Empresa Individual tenha o formato de responsabilidade limitada, possibilitando o desenvolvimento de atividades empresa-riais típicas, com os riscos a ela inerentes, sem que o insucesso da iniciativa afete o patrimônio pessoal do empreendedor e, eventualmente, do familiar que antes in-tegrava a sociedade de fachada que era constituída. Logo, o r isco f inanceiro do empreendimento individual fi ca limitado ao seu capital social, cujo valor não pode ser inferior a 100 salários mínimos, exceto nas hipóteses específi cas previstas na legislação brasileira (desconsideração da personalidade jurídica em razão de fraude; trabalhista e outras).

Também houve a natural preocupação

de se evitar abusos na utilização da EIRELI, já que a pessoa natural não pode ter mais de uma empresa nesta modalidade. Poder-se-ia indagar da restrição para o desenvolvimento de novos negócios; no entanto, há dispo-sitivo específico permitindo que a Empresa Ind iv idua l se ja const i tu ída a t ravés da integra l i zação de outras par t ic ipações societár ias do empreendedor, podendo ser utilizada como Holding Individual para o desenvo lv imento de suas at iv idades empresárias.

Restou autorizada, ainda, a possibilidade

de criação da EIRELI para a prestação de serviços de qualquer natureza, inclusive com a inserção da remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profi ssional. Esta hipótese poderá ser empregada por diversos profissionais liberais, assim como artistas e desportistas para o recebimento dos valores oriundos de propaganda e atividades similares.

Por fi m, além de aplicar as regras pró-

prias das sociedades empresárias limitadas, na situação em que a

sociedade permanecer c o m a p e n a s u m sócio, este poderá requerer sua trans-formação em EIRELI, evitando que haja a sua dissolução.

Flávio Couto Bernardes

Bernardes & Advogados Associados

sociedade permanecer c o m a p e n a s u m sócio, este poderá requerer sua trans-formação em EIRELI, evitando que haja a sua dissolução.

Flávio Couto Bernardes

Bernardes & Advogados Associados

VICTOR SCHWANER

J As irmãs Dany e Carla Moura vão acompanhar a virada com toda a família

PAGINA 011_ Cidades.indd 1 30/12/11 12:10

Page 12: PAGINA 001 - CAPA.indd

U Tendência color blocking migra das roupas para a maquiagem

Em blocosFotos: Felipe Rau/AE

Para a noite vale tudo, mas cuidado para o uso de color blocking no dia a dia. Dependendo do ambiente de trabalho, esse visual pode fi car inadequado.

Make colorido pede uma preparação da pele “quase nada”: pouquíssima base e corretivo.

Reduza o contraste das sobrancelhas mais escuras e densas. O truque é rebaixar o tom com uma base: pingue uma gota de base em um pincel de máscara velho e limpo, e passe na sobrancelha.

Escolha cores que combinam com o tom de pele. Para a clarinha, cores frias, como azul, verde, lilás. Na morena, cores quentes, como rosa, coral e laranja. Na negra, evite apenas cintilantes.

O uso de várias sombras requer cuidado nos cílios. Quando estão “sujos” ou carregados de maquiagem, a máscara os deixa grossos, perdendo sua naturalidade. Depois de passar as cores, limpe os pelinhos com cotonete ou penteador de cílios antes da máscara.

Retire o excesso de sombra na pálpebra inferior, pois o pozinho costuma descer e acentuar ou criar olheiras.

Nada de carregar no blush, que deve ser bem suave e aplicado nas maçãs

U DICAS DOS EXPERTS

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 12 BELEZA

Da pomada ao xarope.

*Co

nsu

lte

área

de

entr

ega.ARAUJO TEM. DROGATEL ENTREGA*.

3270-5000(31)

Custo de ligação local.

U PASSO A PASSO

Depois de preparar a pele com hidratação, protetor e base, passe sombra dou-rada na pálpebra móvel, começando da raiz dos cí-lios até o côncavo, criando o formato como o da foto. Na mesma área do doura-do, passe o azul e esfume com o cotonete.

Pa s s e a s o m b r a l i l á s na pálpebra inferior, r e n t e a o s c í l i o s e v á subindo até emendar c o m o d o u r a d o e o azul.

Coloque o amarelo no canto interno do olho, para dar um ponto de luz e mais contraste. Esfume com o cotone-t e , p a r a q u e a e x t r e -midade do amarelo se d i l u a c o m o a z u l e o dourado.

Finalize com um ilumina-dor na pálpebra inferior e nos cílios. Nos superiores, passe a máscara. Na boca, entrou um laranja incan-descente!

1

2

3

4

Nas ruas, o visual color blocking ganha espaço en-tre as fashionistas. Dividir a silhueta em blocos de cores contrastantes - daí a expressão em inglês - é a grande tendência des-te verão. E das roupas, a moda migrou para a maquiagem. Apesar do receio de misturar tonali-dades fortes no rosto, aos poucos as mulheres vêm quebrando essa barreira para ousar mais, confor-me atesta o maquiador e cabeleireiro Wilson Elio-dorio.

“ M u i t a g e n t e t e m medo de aderir ao color blocking, porque, se não houver equilíbrio, a ma-quiagem fica carregada e vem aquele indesejável efeito de cara de palhaço”, afi rma o especialista. Para não correr risco, Eliodo-

rio aconselha optar pelo uso de apenas uma cor, em vez de misturar várias ao mesmo tempo, para quem não tem habilidade de se maquiar.

Para aquelas que são um pouco mais desen-voltas - e hoje são muitas!

- vale apostar em um look bicolor, ou seja, usar uma cor na pálpebra superior e outra na inferior, como azul em cima e verde em baixo. “A ideia é deixar cada cor bem marcada, evitando fundir tonali-dades”, avisa Eliodoro, o

queridinho de celebrida-des como Alinne Moraes, Maria Fernanda Candido e Taís Araujo.

Na opinião da maquia-dora Cecília Macedo, da Capa Escola de Beleza, o make color blocking é mais indicado para jovens de estilo descontraído e moderno. Vencedora do prêmio Avon 2010 na ca-tegoria “melhor maquia-gem em editorial”, ela diz que é preciso cautela para não carregar no olho e na boca ao mesmo tempo.

Para quem quiser usar mais de duas cores de sombra ao mesmo tempo, o conselho da especialista é dar uma leve esfumada. “Tente agregar as diferen-tes cores, misturando-as sem delimitar onde come-ça uma e acaba a outra”, diz a maquiadora.

PAGINA 012_ Beleza.indd 1 29/12/11 18:26

Page 13: PAGINA 001 - CAPA.indd

PAGINA 033_ Maio Paranasa 2.indd 1 29/12/11 18:18

Page 14: PAGINA 001 - CAPA.indd

CAMINHADAS A Estação Ecológica da UFMG promove entre os dias 2 e 29 de janeiro de 2012 o projeto Caminha-das de Verão, nas trilhas da unidade de conservação. As caminhadas educativas são acompanhadas por monitores capacitados que contarão aos parti-cipantes sobre biomas brasileiros e outros temas de conservação e ocupa-ção urbana. Os passeios gratuitos recebem até 45 pessoas em cada um dois turnos diários, um às 8h e outro às 14h. Inscrições de-vem ser feitas através dos telefones (31) 3409-2299 ou (31) 3409-2296. A Estação Ecológica fica no campus Pampulha da universida-de, na Av. Antônio Carlos, 6.627.

DATA: 2 a 29 de janeiro | HORÁRIO: 8h e 14h | LOCAL: Estação Ecológica da UFMG – Campus Pam-pulha – Av. Antônio Carlos, 6.627

III COLÔNIA DE FÉRIAS – VERÃO NO MUSEU

Já o Museu de História Natural e Jardim Botâ-nico, também da UFMG, realiza a terceira edição de sua colônia de férias entre os dias 23 e 27 de ja-neiro. A atividade faz parte do Verão no Museu, do Projeto Quatro Estações, em parceria com o Museu dos Brinquedos e Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer. A colônia de férias é destinada a crianças de 6 a 12 anos e oferece atividades recreativas, artísticas e educativas. Dividida em turnos matuti-nos (8h-12h) e vespertinos (13h30-17h30) a cada dia, a colônia oferta 120 vagas e possui desconto de 25% para quem inscrever mais de uma criança da mesma família. Informações e ins-crições pelo telefone (31) 3409-7600 e pelo site do Museu de História Natural e Jardim Botânico mhnjb.ufmg.br.

DATA: 23 a 27 de janei-ro | HORÁRIO: 8-12h e/ou 13h30-17h30 | LOCAL: Museu de História Natural e Jardim Botânico - Rua Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês

COLÔNIA DE FÉRIAS DO IATE TÊNIS CLUBE

A Colônia de Férias do Iate, voltada de crianças de 3 a 13 anos, acontece entre os dias 9 a 13 de janeiro, e 16 a 20 do mesmo mês. São oferecidos horários integrais, de 8h às 18h, ou meios períodos, de 8h às 12h30 ou 13h30 às 18h. A programação conta com atividades recreativas, como acampamento das noites das quintas (12 e 19) para sextas-feiras. A colô-nia é aberta para sócios e não-sócios e é orientada

pelo professor “Betão”. Informações e inscrições pelo site e telefone do Iate iatebh.com.br (31)3490-8400 e do Grupo Fábrika de Eventos grupofabrika-deeventos.com.br (31)3471-4741.

DATA: 9 a 13 e 16 a 20 de janeiro | HORÁRIO: 8h--18h ou 8h-12h30 ou 13h30--18h | LOCAL: Iate Tênis Clube – Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.350, Pampulha

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS MMM

O Museu das Minas e do Metal preparou para

as crianças uma progra-mação especial para este verão. As ofi cinas de férias, já realizadas há um ano no museu, terão quatro diferentes temas distri-buídos por quatro dias: Fósseis, Cristais e Sensa-ções, Pigmentos e Criação, destinadas a crianças de 7 a 12 anos, e de Fotografia, para crianças a partir de 10 anos. As atividades são desenvolvidas por profis-sionais especializados, vi-sando aproximar o público infantil do mundo mineral de maneira divertida. As oficinas acontecem no

próprio museu e têm vagas limitadas. Inscrições po-dem ser feitas pelo email [email protected] ou na recepção do MMM. In-formações pelos telefones (31) 3516-7200 ou 3516-7207

DATA: 24 a 27 de janei-ro | HORÁRIO: 14h-18h | LOCAL: Museu das Minas e do Metal - Praça da Li-berdade, Savassi

PIC VERÃO RESORTO PIC realiza mais

uma edição do PIC Verão Resort. Durante os finais de semana, entre as 10h e 16h, na sede da Pampu-lha, caminhadas, jump, pilates, spinning, hidro-ginástica, massoterapia e treinamento funcional são apenas algumas das atividades oferecidas aos sócios. Para as crianças, oficina de balão, torneio UNO, futebol soçaite, caça ao tesouro, teatro, gincana terrestre e muito mais. Informações e inscrições no site do PIC pic-clube.com.br e no Disque PIC (31) 3516-8282.

DATAS: fi nais de sema-na de janeiro e fevereiro | HORÁRIO: 10h-16h | LO-CAL: Pampulha Iate Clube – Sede Pampulha – Rua Ilha Grande, 555

COLÔNIA DE FÉRIAS DO MINAS

A Colônia de Férias do Minas Tênis Clube pro-põe o tema “Na Idade da Pedra” para a edição de 2012 de suas atividades. A programação acontece nas unidades Minas I, Country e Náutico, de 9 a 27 de janeiro, de se-gunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As inscrições já podem ser feitas nas Centrais de Atendimento do Clube e é destinada a crianças de 4 a 13 anos. Embora a colônia seja para sócios, caso haja va-gas, serão abertas inscri-ções para os convidados de sócios a partir do dia 2 de janeiro. Informações e inscrições pelos telefones do Minas Tênis Clube (31) 3516-1111 ou (31)3516-2111.

DATA: 9 a 27 de janei-ro, de segunda a sexta--feira | HORÁRIO: 9h às 18h | LOCAL: Minas I, Country e Náutico

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 14 LAZER

De pernas pro arU Nas férias, são muitas as opções para

divertir crianças e até adultos

O Boulevard Kids, projeto do Boulevard Shopping, traz uma atração diferente para estas férias. A partir do dia 5 de janeiro, uma pista de patinação de 200 m² com capacidade para 50 pessoas será aberta na Praça de Eventos do Bou-levard Shopping. A pista funciona-rá sob orientação de instrutores especializados, de segunda a sexta--feira, das 10h às 22h. A entrada, que inclui aluguel dos patins e kit de segurança, é cobrada por cada meia hora, e aulas com os instru-tores também estão disponíveis mediante agendamento prévio no local do evento. Além da pista, o Boulevard Kids oferece ao público o parque indoor Magic Games no

terceiro piso, que traz 55 brinque-dos e atrações para crianças de to-das as idades, e uma programação infantil nas salas do cinema Cineart. Outras informações em boulevar-dshopping.com.br e pelos telefones do SAC (31) 2571-7538 / (31) 2571-7539

LOCAL: Boulevard Shopping - Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efi gênia

Pista de patinação | DATA: 5 de janeiro a 2 de fevereiro | HO-RÁRIO: 10h às 22h de segunda a sábado, 12h às 20h aos domingos | CLASSIFICAÇÃO: acima de cinco anos

Magic Games | HORÁRIO: 10h às 22h de segunda a domingo | CLASSIFICAÇÃO: livre

Com o clima de verão e t e m p o d e s o b r a n a s férias, surgem em Belo Horizonte diversas pro-gramações para divertir crianças e até adultos. Há atividades para todos os

gostos, e estilos. As colô-nias de férias focam no convívio entre crianças em um ambiente repleto de brincadeiras, já as ati-vidades promovidas por alguns museus, unem o

conhecimento à diversão. Alguns lugares inovaram, trazendo a Belo Horizonte em 2012 até uma pista de patinação no gelo. Veja a nossa seleção de algumas programações.

PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO

PAGINA 014_ Lazer.indd 1 30/12/11 11:10

Page 15: PAGINA 001 - CAPA.indd

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 15 MAIS

Para elesKit viagem para eles, da Natura. Vem com produtos da linha masculina em uma charmosa nécessaire.Preço: R$ 147,90Onde: através de revendedoras ou loja virtualContato: www.natura.com.br

Verão brancoA Ateen apresenta uma coleção especial para o Réveillon. Na foto, vestido bordado que combina bem com o verão.Preço: R$ 1.848Onde: loja Ateen – Diamond MallConato: 3292 9344 ou www.ateen.com.br

Sala de embarque

105,1ANTENA 1, A RÁDIO MAIS

CLASSE A DE BELO HORIZONTE.

Cesta de fi m de anoUm dica para as festas de fi m de ano é a Cesta Sucesso, da Enoteca Decanter. Ela vem recheada com 47 saborosos itens.Preço: R$ 1.464,40Onde: Enoteca Decanter – rua Fernandes Tourinho, 503, FuncionáriosContato: (31) 3287 3618 ou www.enotecadecanter.com.br

Boneca torcedoraPara a pequena torcedora, boneca dos times do coração de Minas Gerais.Preço: R$ 34,90Onde: lojas Arquibancada – Shopping Cidade, Shopping Del Rey, Minas Shopping e maisContato: (31) 3274 0177 ou www.lojaarquibancada.com.br

Novidade em BHA Uatt? abriu sua primeira loja em Minas Gerais, com novidades e produtos arrojados. Na foto, relógio de parede trama.Preço: R$ 52Onde: loja Uatt? – Boulevard ShoppingContato: 3241 4488 ou www.uatt.com.br

PAGINA 015_ MAIS 1.indd 1 30/12/11 09:29

Page 16: PAGINA 001 - CAPA.indd

U Macaron sai das docerias para a sua mesa

Sabor e requinteFamoso nas docerias de Paris e daqui, o macaron reúne sabor e requinte para

fazer qualquer um perder a linha na dieta. Aprenda agora como fazer.

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 16 GASTRONOMIA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

MASSA DE MACARONINGREDIENTES 125 g de farinha de amêndoa 125 g de açúcar impalpável 150 g de açúcar refi nado 100 g de claras de ovos uma pitada de sal

MODO DE PREPAROPasse o açúcar impalpável, a farinha de amêndoa e o sal pelo processador. Peneire e reserve. Misture o açúcar refi nado com a clara em uma panela e leve ao fogo baixo até a mistura fi car morna. Não deixe a mistura ferver. A temperatura máxima atingida deve ser de 65ºC. Retire do fogo e transfi ra o conteúdo da panela para a batedeira. Bata em velocidade alta até a mistura esfriar, formando uma espécie de merengue. Retire o merengue da batedeira e incorpore a mistura peneirada, mexendo delicadamente com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea.

PARA SABORIZARDepois que a massa estiver pronta, acrescente 20 g de cacau peneirado. Misture bem com uma colher ou uma es-

pátula de silicone. O cacau em pó, além de saborizar, confere cor à massa, sem a necessi-dade do uso de corantes. Ou use corante em gel ou em pó.

COMO TINGIR A MASSADepois que a massa estiver pronta, acrescente corante em gel ou em pó até atingir a cor desejada. Misture cuidado-samente com uma colher. O corante em gel pode amolecer ligeiramente a massa, então use pouca quantidade.

PARA ASSARPré-aqueça o forno a 150º C. Coloque o silpat sobre uma assadeira ou forre a assadeira com um papel-manteiga. Coloque a massa na manga de confeitar para fazer círculos - é preciso tomar cuidado na hora de montar para não fazer picos, mas círculos fi nos. Lembre-se que, quando for rechear, os macarons serão sobrepostos. Mantenha uma distância de 5 cm entre cada um dos macarons. Leve ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para 130°C e deixe por mais 10 minutos ou até que a massa esteja assada. Retire do forno e deixe esfriar.

MACARON DE MORANGOINGREDIENTESGeleia de morango: 600 g de morango picado 500 g de açúcar refi nado 1 colher de sopa de suco de limão-taiti MODO DE PREPAROTinja os macarons com co-rante pink. Coloque todos os ingredientes em uma panela e

leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter o ponto de geleia. Deixe a geleia de morango esfriar e recheie os macarons.

MACARON DE TOMATE SECOINGREDIENTESCreme de tomate seco: 300 g de tomate seco 100 g de queijo parmesão ralado 100 g de requeijão cre-moso alecrim a gosto

MODO DE PREPAROPasse todos os ingredientes pelo processador até obter um creme. Em seguida, recheie os macarons com o creme de tomate seco.

MACARON COMPRIDOINGREDIENTESCreme de amêndoa: 120 ml de água 180 g de açúcar refi nado 15 g de manteiga sem sal 150 g de farinha de amêndoa 6 gemas peneiradas 395 g de leite condensado 1 colher de chá de essência de amêndoa

MODO DE PREPAROEm uma panela antiaderente, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixe ferver, sem mexer, até formar uma calda em ponto de fi o. Desligue o fogo e acrescente a manteiga. Misture e espere esfriar. Então, acrescente a farinha de amêndoa, as gemas peneiradas e o leite conden-sado e cozinhe em fogo baixo até que a mistura se despren-da do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência de amêndoa e misture bem, até formar um creme homo-gêneo. Espere o creme de amêndoa esfriar e recheie os macarons.

MACARON LISTRADOINGREDIENTESCreme de pistache: 60 g de amido de milho 480 ml de leite 4 gemas peneiradas 180 g de açúcar refi nado 240 ml de creme de leite fresco 1 colher de sobremesa de essência de pistache 300 g de pistache sem casca, torrado e picado

MODO DE PREPAROEm uma panela antiaderente, dissolva o amido de milho no leite, acrescente as gemas pe-neiradas, o açúcar e o creme de leite. Misture bem. Leve ao fogo baixo, sem parar de me-xer, até que a mistura se des-prenda do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência e o pistache picado e misture. Deixe o creme de pistache esfriar e em seguida recheie os macarons. Coloque o chocolate derretido ainda quente no cartucho de papel--manteiga e desenhe listras sobre os macarons. Cole um pistache sobre cada macaron listrado para decorar.

Macaron sai das docerias para a sua mesa

requinte - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012

leve ao fogo baixo, mexendo

de geleia. Deixe a geleia de morango esfriar e recheie os

PAGINA 016_ GASTRO.indd 1 30/12/11 12:10

Page 17: PAGINA 001 - CAPA.indd

FÁTIMA C. CARDOSO

O resultado positivo da 17ª Conferência do Clima da ONU (COP-17), em dezembro, em Durban, refl ete a tendência de con-senso em torno dos riscos que as mudanças climá-ticas trazem para a vida no planeta. Finalmente, Estados Unidos e China, os maiores poluidores do mundo, aceitaram fi rmar compromissos para cortar suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

Esses países tiveram de ceder à necessidade de tentar evitar que a tempera-tura média global aumente acima dos 2°C. Parte do setor privado também está agindo. O ranking anual da ONG Climate Counts sobre as melhores práti-cas de responsabilidade corporativa em relação às mudanças climáticas mos-tra que as empresas estão acelerando suas ações para cortar emissões. A ONG

avalia 136 empresas de 16 setores anualmente quanto aos seus esforços relacio-nados à contabilidade da pegada de carbono, à redu-ção das emissões de GEEs, ao suporte ao progresso

das legislações globais e à comunicação clara sobre o tema para seus consumi-dores.

Os resultados da avalia-ção de 2011 mostram que os pontos médios da Cli-

mate Counts subiram 54% desde 2007, sendo que dois terços das empresas melhoraram sua posição desde 2010. O topo do ranking desse ano foi para a Unilever, que atingiu 88 pontos de 100 possíveis, se-guida da AstraZeneca (86 pontos), Nike e Siemens (85 pontos cada).

A Climate Counts des-taca que as grandes em-presas parecem ter acor-dado para os riscos que as mudanças climáticas

signifi cam para o seu negó-cio. A medida que o risco é melhor avaliado, a neces-sidade de tratar a sustenta-bilidade no planejamento de longo prazo aumenta. A Unilever, por exemplo, se comprometeu a cortar sua pegada ambiental pela metade até 2020.

A ONG se diz otimista, embora as emissões glo-bais continuem aumen-tando. As ações das em-presas podem funcionar como mais um incentivo para o poder público. Para muitos foi isso que aconte-ceu em Durban, os gover-nos não podiam mais fi car para trás no combate às mudanças climáticas.

* Fatima C. Cardoso é jornalista, com pós-graduação em Ciência Ambiental, e especialista em assuntos

ligados à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental

U Avaliação de risco estimula responsabilidade climática empresarial

Mais responsáveis

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 17 SUSTENTABILIDADE

CONSTRUÇÃO PESADA. AJUDANDO O PAÍS INTEIRO A CRESCER.

A Construção Pesada transforma grandes projetos em realidade. Principalmente no Brasil, um país que não para de crescer e se destacar mundialmente. Cada nova obra, das rodovias às hidrelétricas, promove a melhoria da infraestrutura e gera inúmeros empregos. É assim que a Construção Pesada leva mais desenvolvimento para cada região do Estado de Minas Gerais. E é assim que ela faz o Brasil inteiro crescer. Sicepot-MG: impulsionando o desenvolvimento.

SICEPOT-MG.COM.BR

2/3das empresas melhoraram sua posição no Climate Counts, que avalia esforço para reduzir emissões

J Unilever vai cortar pegada ambiental pela metade

PAGINA 017_ sustentabilidade.indd 1 30/12/11 09:27

Page 18: PAGINA 001 - CAPA.indd

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 18 CINEMA

ROTEIRO

Talvez seja bom escla-recer, de saída, para que o espectador não se impa-ciente em “Roubo nas Al-turas”. O melhor do novo longa de Brett Ratner está reservado lá para o meio. É quando entra em cena o personagem interpre-tado por Eddie Murphy. Eddie quem? Brincadei-rinha. Nos últimos anos, o tira da pesada levou o que pode se defi nir como uma carreira errática. Após o sucesso inicial, Murphy perdeu o rumo encarnan-do galãs ou contracenan-do com animais, quando n ã o c o m e l e m e s m o , escondido por trás de inú-meras máscaras (na série “O Professor Aloprado”).

“Roubo nas Alturas”

não é exatamente uma novidade, como comédia de ação. Como em qual-quer um dos episódios de outra série – “Onze Homens e Um Segredo”, o remake de Steven So-derbergh -, o plot é uma história de vingança. Mi-lionário sem escrúpulos, que habita uma torre ins-pirada na Trump Tower, em Nova York, rouba os funcionários do local. O grupo heterogêneo é liderado por Ben Stil-l e r e i n c l u i M a t t h e w B r o d e r i c k . R e s o l v e m s e v i n g a r , d e n t r o d o princípio que diz que q u e m r o u b a l a d r ã o tem perdão. O proble-ma é que Alan Alda, o milionário, se benefi-

c i a d a e x t r a o r d i n ária segurança que o prédio oferece. Os lesados não se intimidam e resolvem seguir em frente com seu plano, mas necessitam de um “especialista”.

C o m o s ã o l a d r õ e s a m a d o r e s , r e c o r r e m a um profissional - in-t e r p r e t a d o p o r E d d i e Murphy, que está sain-d o d a c a d e i a . E l e e n -t r a e m c e n a c o m s e u charme mais cafajeste, e n c a r n a n d o , d e n o v o e à perfeição, o tipo do malandro trambiquei-r o q u e l h e c a i c o m o uma luva. “Roubo nas Alturas” não é nenhu-ma maravilha, mas vai ser difícil não rir. (Luiz Carlos Merten/AE)

U Eddie Murphy é o melhor da comédia

Roubo nas alturas

DIVULGAÇÃO

1 BELAS ARTES - RUA GONÇALVES DIAS, 1.581, LOURDES - TELEFONE: (31) 3252 7232Sala 1 - A Pele que Habito - 14h20, 16h50, 21h20 - O Garoto da Bicicleta - 19h20 Sala 2 - Um Conto Chinês - 14h, 19h50 - Tudo Pelo Poder - 15h50, 17h50, 21h40 Sala 3 - O Último Dançarino de Mao - 14h30, 16h50, 19h10, 21h30.Obs: No dia 31/12 (sábado), o Usiminas Belas Artes Cinema não irá funcionar. No dia 1/1/2012 (domingo), não haverá exibição das primeiras sessões das salas 1, 2 e 3.Ingressos de R$10 a R$15 (não inclui preços promocionais).

1 BH SHOPPING – RODOVIA BR 356, 3.049, BELVEDERE – TELEFONE: (31) 4005 1414Sala 1 - Imortais - 12h, 14h40, 17h20, 20h Sala 2 - Imortais 3D (Dublado e Legendado) - 11h, 13h40, 16h20, 19h, 21h40 Sala 3 - Amanhecer: Parte 1 - 16h30, 21h30 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 11h50, 14h10, 19h20 Sala 4 - Imortais - 13h, 15h30, 18h10, 20h40 Sala 5 - Missão: Impossível - Proto-colo Fantasma - 11h30, 14h30, 17h30, 20h30 Sala 6 - Solidão e Fé (apenas na terça (3/1) e quinta-feira (05/01))- 19h30 - Roubo nas Alturas - 21h50 - A Fera (a última sessão será exibida apenas no domingo (1/1), segunda (2/1) e quarta-feira (4/1))- 12h40, 19h30 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 14h50, 17h10 Sala 7 - Compramos um Zoológico (Dublado) - 12h10, 15h, 17h40, 20h20 Sala 8 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - 13h10, 16h10, 19h10, 22h Sala 9 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 12h30, 15h20, 18h20, 21h20Obs: No dia 31/12 (sábado), não haverá exibição das sessões que se iniciam a partir das 16h10. No dia 1/1/2012 (domingo), não haverá exibição das sessões que se iniciam até 15h.Ingressos de R$ 10 a R$ 23. 1 CINEART BOULEVARD – BOU-LEVARD SHOPPING, AVENIDA DOS ANDRADAS, 3.000, SANTA EFIGÊNIA – TELEFONE: (31) 2571 7538Boulevard 1 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 14h, 16h - Tudo Pelo Poder (Legendado) - 18h, 20h20 Boulevard 2 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 13h, 15h40, 18h20, 21h Bou-levard 3 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Legendado) - 13h10, 15h55, 18h35, 21h10 Bou-levard 4 - Amanhecer: Parte 1 (Dublado) - 13h, 15h40, 18h20, 21h Boulevard 5 - Gato de Botas (Dublado) - 14h30, 16h30 - Roubo nas Alturas (Le-gendado) - 18h30, 20h45 Boulevard 6 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 13h, 15h - Imortais 3D (Dublado e Legendado) - 17h, 19h15, 21h20Obs: No dia 31/12 (sábado) não haverá sessões a partir das 18h. No dia 1/1/2012 (domingo), haverá apenas as sessões a partir das 15h.Ingressos de R$8 a R$24

1 CINEART CIDADE – SHOPPING CIDADE, RUA RIO DE JANEIRO, 910, CENTRO – TELEFONE: (31) 3264 5959Cidade 1 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 14h, 16h - Roubo nas Alturas (Legendado) - 18h, 20h20 Cidade 2 - Gato de Botas (Dublado) - 13h15, 15h15, 17h15, 19h15 - Noite de Ano Novo (Legenda-do) - 21h15 Cidade 3 - Compramos um Zoológico (Dublado) - 13h15, 15h45, 18h15, 20h50 Cidade 4 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dubla-do) - 12h40, 15h20, 18h, 21h Cidade 5 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 13h, 15h - Imortais 3D (Dublado) - 17h, 19h15, 21h20 Cidade 6 - Missão: Impos-sível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 13h, 15h40, 18h20, 21h Cidade 7 - Amanhecer: Parte 1 (Du-blado) - 12h30, 15h10, 17h50, 20h30 Cidade 8 - Imortais (Legendado) - 14h, 16h15, 18h35, 20h45Obs: No dia 31/12 (sábado) não haverá sessões a partir das 18h. No dia 1/1/2012 (domingo), haverá apenas as sessões a partir das 15h.Ingressos de R$8 a R$22

1 CINEART DEL REY – SHOPPING DEL REY, AVENIDA CARLOS LUZ, 3.001, CAIÇARA – TELEFONE: (31) 3264 5959Del Rey 1 - Missão: Impossível - Protocolo Fantas-ma (Legendado) - 12h50, 15h30, 18h, 20h50 Del Rey 2 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 12h30, 14h20 - Imortais 3D (Dublado) - 16h10, 18h50, 21h20 Del Rey 3 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 14h, 16h - Amanhecer: Parte 1 (Dublado) - 18h, 21h Del Rey 4 - Compramos um Zoológico (Dublado) - 13h15, 15h45, 18h20, 20h40 Del Rey 5 - Gato de Botas (Dublado) - 12h50, 14h50, 16h50, 18h50 - Noite de Ano Novo (Legendado) - 21h Del Rey 6 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 13h15, 16h, 18h40, 21h15 Del Rey 7 - Imortais (Legen-dado) - 13h, 15h30, 18h10, 20h50Obs: No dia 31/12 (sábado) não haverá sessões a partir das 18h. No dia 1/1/2012 (domingo), haverá apenas as sessões a partir das 15h.Ingressos de R$7 a R$23

1 CINEART MINAS SHOPPING – MI-NAS SHOPPING, AVENIDA CRISTIANO MACHADO, 4.000, UNIÃO – TELEFO-NE: (31) 2111 8851Sala 1 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 12h50, 15h30, 18h10, 20h50 Sala 2 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 13h10, 15h10 - Imortais

3D (Dublado e Legendado) - 17h10, 19h20, 21h20 Sala 3 - Amanhecer: Parte 1 (Dublado) - 13h15, 15h45, 18h15, 20h55 Sala 4 - Gato de Botas (Dublado) - 14h30, 16h30, 18h30, 20h30 Sala 5 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Legen-dado) - 13h, 15h40, 18h20, 21h Sala 6 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 14h, 16h - Roubo nas Alturas (Legendado) - 18h30, 20h45Obs: No dia 31/12 (sábado) não haverá sessões a partir das 18h. No dia 1/1/2012 (domingo), haverá apenas as sessões a partir das 15h.Ingressos de R$10 a R$23

1 DIAMOND MALL – AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL, 1.600, LOURDES – TELEFONE: (31) 4005 1414Sala 1 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - 11h20, 14h20, 17h10, 20h Sala 2 - Missão: Impos-sível - Protocolo Fantasma - 12h20, 15h20, 18h10, 21h Sala 3 - Compramos um Zoológico (Dublado e Legendado) - 12h10, 15h, 17h40, 20h20 Sala 4 - Noite de Ano Novo - 16h, 18h30, 21h10 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 11h10, 13h30 Sala 5 - Imortais 3D - 11h30, 14h, 16h30, 19h, 21h30 Sala 6 - Gato de Botas 3D (Dublado e Legendado) - 11h, 13h10, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40Obs: No dia 31/12 (sábado), não haverá exibição das sessões que se iniciam a partir das 16h30. No dia 1/1/2012 (domingo), não haverá exibição das sessões que se iniciam até 15h10.Ingressos de R$11 a R$25

1 PAMPULHA MALL – AVENIDA ANTÔNIO CARLOS, 8.100, PAMPULHA – TELEFONE: (31) 3492 9155Sala 1 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Dublado) - 14h, 19h, 21h30 - Alvin e os Esquilos (Du-blado) - 16h30 Sala 2 - Missão: Impossível - Proto-colo Fantasma (Dublado) - 14h, 16h30, 19h, 21h30 Sala 3 - Amanhecer: Parte 1 (Dublado) - 14h, 19h, 21h - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 16h30 Sala 4 - Compramos um Zoológico (Dublado) - 14h, 16h20, 18h40, 21h Sala 5 - Gato de Botas (Dublado) - 13h, 15h, 17h, 19h, 21h Sala 6 - Gato de Botas 3D (Dublado) - 13h - Imortais 3D (Dublado) - 15h, 17h10, 19h20, 21h30Obs: No dia 31/12 (sábado), não haverá nenhuma sessão.Ingressos de R$7 a R$17

1 PARAGEM CINEMA - AVENIDA PROFESSOR MÁRIO WERNECK, 1.360, BURITIS - TELEFONES: (31) 3378 0216 / 3377 2552Paragem 1 - Gato de Botas 3D (Dublado e Legendado) - 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 - Noite de Ano Novo (Legendado) - 21h30 Paragem 2 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Legendado) - 13h50, 16h20, 19h, 21h40 Paragem 3 - Ope-ração Presente (Dublado) - 13h40, 15h30, 17h30 Amanhecer: Parte 1 (Legendado) - 19h30, 21h40 Paragem 4 - Happy Feet 2: O Pinguim (Dublado) - 14h20 A Pele que Habito (Legendado) - 16h30, 19h, 21h30 Paragem 5 - A Fera (Legendado) - 14h10, 16h, 17h50, 19h40, 21h30 Obs: No dia 31/12 (sábado), não haverá exibição das sessões a partir das 19h. No dia 1/1/2012 (domingo), não haverá exibição das sessões que se iniciam até as 16h30.Ingressos de R$9 a R$22

1 PÁTIO SAVASSI – AVENIDA DO CONTORNO, 6.061, SÃO PEDRO – TELEFONE: (31) 3209 0079Sala 1 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - 12h20, 15h10, 18h, 20h50 Sala 2 - Amanhecer: Parte 1 - 15h - Gato de Botas (Dublado) - 12h40, 17h35, 19h45 - Noite de Ano Novo (apenas no domingo (01/01), segunda (02/01) e quarta-feira (04/01))- 22h - Cavalo de Guerra (apenas na terça (03/01) e quinta-feira (05/01))- 22h Sala 3 - Gato de Botas 3D (Dublado e Legendado) - 11h50, 14h, 16h20, 19h10, 21h50 Sala 4 - Compramos um Zoológico (Dublado) - 12h, 14h50, 17h40, 20h20 Sala 5 - Imortais 3D - 12h50, 15h20, 18h15, 21h Sala 6 - Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - 11h35, 14h25, 17h15, 20h05 Sala 7 - Imortais - 13h, 15h50, 18h40, 21h20 Sala 8 - Tudo Pelo Poder - 11h30, 18h10, 20h30 - Alvin e os Esquilos (Dublado) - 13h50, 16hObs: No dia 31/12 (sábado), não haverá exibição das sessões que se iniciam a partir das 15h50. No dia 1/1/2012 (domingo), não haverá exibição das sessões que se iniciam até 15h20.Ingressos de R$11 a R$25 (não inclui preços promocionais)

1 SHOPPING NORTE – AVENIDA VILARINHO, 1.300, PARQUE SÃO PEDRO, VENDA NOVA – TELEFONE: (31) 3451 8990Sala 1 - Imortais 3D (Dublado) - 14h20, 16h20, 18h20, 20h20 Sala 2 - Missão: Impossível - Pro-tocolo Fantasma (Dublado) - 13h30, 16h, 18h30, 21h Sala 3 – Alvin e os Esquilos (Dublado) 14h20, 16h10 - Amanhecer: Parte 1 (Dublado) - 18h, 20h30 Sala 4 – Operação Presente (Dublado) - 14h15 – Compramos um Zoológico (Dublado) – 16h10, 18h30, 20h50 Sala 5 – Gato de Botas (Dublado) - 14h10, 16h10, 18h10, 20h10Obs: O Shopping Norte e seu cinema não funcionarão nos dias 31/12 e 1/1/2012.Ingressos de R$ 6 a R$ 18.

Na cena possivelmente mais bela de “Compra-mos um Zoológico” - mas vai depender do seu en-volvimento emocional, espectador - pai e filho conseguem, enfim, dia-logar. Dizem, cada um, o que gostariam de ouvir do outro e o fazem frente à jaula em que o velho tigre está morrendo. É uma morte tranquila. Há uma última troca de olhares

entre o animal e Matt Damon, que comprou o zoo, e o garoto diz ao pai, a título de consolação, que Spar sabe que tudo o que era possível foi feito.

“ C o m p r a m o s u m Zoológico” baseia-se no livro autobiográfico de Benjamin Mee, que aca-ba de ser editado no Bra-sil. A incrível história de zoológico falido e os 200 animais que mudaram a

vida de uma família para sempre. A história é uma mistura de banalidade e reflexões mais densas e profundas sobre perda, reconstrução e a nossa frágil humanidade. O filme é sobre segunda chance, sobre o poder das palavras e os 20 se-gundos de coragem lou-ca que você precisa ter antes de tomar qualquer decisão. (L.C.M/AE)

Segunda chance para Matt Damon

PAGINA 018_ CINEMA.indd 1 29/12/11 18:31

Page 19: PAGINA 001 - CAPA.indd

Nos próximos dias, Belo Horizonte será inva-dida pela 38ª Campanha d e Po p u l a r i z a ç ã o d o Teatro e da Dança, que acontece de 3 de janeiro a 4 de março. Os grandes sucessos do ano estão de volta, com preços popula-res e opções para todos os gostos, ocupando todos os teatros da cidade.

O Pátio Savassi, que acaba de reformar seu anfiteatro vai receber vá-rias peças da campanha. Os ingressos de todos os espetáculos da campanha poderão ser adquiridos em um balcão de ingres-sos no piso L2, em frente à loja Shoulder. Já na terça-feira, dia 3, entra em cartaz o espetáculo infantil “A História de Tony e Clóvis”, de segun-da a quarta, às 17 horas, até 1 de fevereiro. A peça é o encontro entre dois palhaços que constroem seu circo com sonhos e fantasias, sem deixar de mostrar também o outro lado da vida do artista, reunindo circo e teatro e procurando resgatar as gags mais tradicionais do palhaço, numa homena-gem a trajetória circense

brasileira. De quinta a domingo,

às 17h30, até 31 de janeiro, e a vez de “A Turma do Ursinho Puff “. A turma é composta por Puff, Tigrão, Abel, Risonho e Leitão é um musical interativo, em que os personagens de pelúcia se divertem na floresta e acabam encon-trando um mapa de um misterioso tesouro. A his-tória da peça, com muita interatividade com o pú-blico, envolve o mistério

da caça ao tesouro.Para os adultos, a pri-

meira semana de janeiro traz, de quinta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30, “O Genro que era Nora”. A peça conta a his-tória da filha “Única” de um casal, que se relaciona com um músico e um esti-lista da alta costura – am-bos mal vistos aos olhos do pai. A confusão se forma a partir das relações entre os genros e a família da futura noiva.

U Campanha começa com opções para todos os públicos

Teatro para todos

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

Um espetáculo com músicas que falam de amor, amizade, solidariedade, respeito ao próxi-mo e ao meio ambiente. Essa é a proposta do show “Rubinho do Vale – Para Crianças de Todas as Ida-des”, que será apresentado nos dias 7 e 8, às 16h30, no Teatro Alterosa (av. Assis Chateaubriand, 499 – Floresta). As crianças interagem com o artista,

cantando e brincando. O repertório é formado por músicas de Rubinho e do folclore brasileiro.

Rubinho do Vale es-tará acompanhado por u m a b a n d a f o r m a d a pelos músicos Waldir Cunha (Baixo), Fernando Rodrigues (Guitarra), Jai-ro de Lara (Sax e fl auta) e Zeca Magrão (Percussão).

Na obra de Rubinho do Vale, o trabalho volta-do para o público infantil vai além da música. Com-posições do músico são utilizadas como instru-mentos pedagógicos em livros das editoras FTD, Moderna, Do Brasil, Mi-guilim, Lê entre outras. Uma de suas canções, “Fauna e fl ora”, foi eleita pelo Ministério da Edu-cação para integrar ma-terial pedagógico voltado para a conscientização sobre a importância do meio ambiente.

Ingressos a R$ 8 e R$ 16. Informações: 3236-6611

Música paracrianças

Carlos Reinesch, Tales Sabará, Raimun-do Brito, Franco Bubani, Simone Silveira, Márcio Ferreira e Nilmar Lage reúnem en-saios inéditos na exposição Diálogos, que dá início às atividades do BDMG Cultural em 2012. Os trabalhos de fotografia poderão ser vistos a partir do dia 6 de janeiro, diariamen-te, das 10 às 18 horas, na galeria de arte do da instituição (rua Bernardo Guimarães, 1600). Mais informações pelos telefones (31) 3219-8656 / 8691 ou pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Diálogosem fotografi a

ANDRÉ NICOLAU

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 19 CULTURA

J Tony e Clóvis: sonho e fantasias no palco

DIVULGAÇÃO

PAGINA 019_ Cultura.indd 1 29/12/11 18:32

Page 20: PAGINA 001 - CAPA.indd

U No Facebook, 5 pessoas separam você de qualquer outra no mundo

Cada vez mais próximos

DIVULGAÇÃO

A ideia de degraus de separação foi proposta em 1929 por Frigyes Karinthy. Ele teorizou que entre duas pessoas havia em média outras seis.

99,6% dos usuários ativos do Facebook (que formam mais de 69 bilhões de relações de amizades) estão separados por 5 pessoas.

Analisando o mesmo universo, a pesquisa aponta que 92% dos perfi s da rede estão separados por apenas 4 pessoas.

Se analisados apenas os habitantes de um mesmo país, a distância entre duas pessoas quaisquer cai para 3 amigos.

U DEGRAUS DE SEPARAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 20 TECNOLOGIA

Apoio

A ideia de graus de separação entre duas pessoas quaisquer no mundo foi pensada em 1929 e defi niu a marca de seis degraus. Agora um estudo feito por pesquisa-dores da Universidade de Milão, na Itália, em cola-boração com o Facebook define como 4,74 o nú-mero médio de degraus de separação - isso entre dois perfis da rede social e partindo do pressuposto que você conhece todos os seus amigos.

Segundo cálculos fei-tos pelo Laboratório de Al-goritmos Web da universi-dade, 99,6% dos usuários ativos do Facebook (721 milhões de perfi s que for-mam mais de 69 bilhões de relações de amizades) estão separados por cinco pessoas e 92% deles, por apenas quatro. “À medida que o Facebook tem cres-cido com os anos, repre-sentando uma fração cada vez maior da população mundial, a rede social se

tornou mais conectada. A distância média em 2008 era de 5,28 amigos, enquanto agora é de 4,74”, disse o Facebook em um texto publicado na pá-gina da sua equipe de análise de dados.

De acordo com o Face-book, é a maior pesquisa do tipo já realizada, por-que abrange quase 10% da população do mundo.

PAGINA 020_ TECNOLOGIA.indd 1 29/12/11 18:33

Page 21: PAGINA 001 - CAPA.indd

SÉRGIO CASTRO/AE

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 21 VEÍCULOS

PARE E SIGAU Renault Duster desafi a EcoSport U Desempenho

Várias montadoras tentaram copiar a fórmula do EcoSport, que faz sucesso desde que a Ford lançou o jipinho em 2003. Mas, só agora, chega ao mercado um rival com armas para brigar de igual para igual com o modelo baiano. Trata-se do paranaense Renault Duster, que “chegou chegando”. Em novembro de 2011, seu primeiro mês completo à venda, o novato fi cou à frente do até então imbatível líder do segmento. E não foi apenas nos licenciamentos que o Renault supe-rou o Ford. Neste comparativo entre as versões com motor 1.6 e tração 4x2, o estreante também venceu. A partir de R$ 50.900, ele é R$ 3.890 mais barato que o EcoSport, que parte de R$ 54.790, e trata melhor seus passageiros. Nele há mais conforto e espaço para pernas e bagagem.

O D u s t e r é m o -l engão . Sua ca r ro -cer ia osc i la demais quando o carro roda acima de 100 km/h. Além disso, o câmbio d e c i n c o m a r c h a s tem engates mais di-f íceis que o do con-corrente. Na hora de ace le ra r, o Renau l t leva vantagem, mas não tanta como su-ge rem os núme ros d a s f á b r i c a s . S e u motor 1.6/16V é mais potente (até 115 cv) e e le é mais ráp ido p a r a i r d e 0 a 100 km/h. Por outro lado, pe rde desempenho em baixa rotação, um problema que o 1.6/8V do Ford (até 107 cv) não tem. O Eco exige menos mudanças de marcha no trânsito ur-bano, por exemplo.

U Espaço internoEssas aptidões vieram do sedã Logan, do

qual o Duster herdou a plataforma. Seu entre--eixos de 2,67 metros garante bom espaço in-terno e porta-malas de 475 litros. No EcoSport, são 2,49 metros e 460 litros, respectivamente. Ou seja, o aperto é garantido. O Ford, feito sobre a base do Fiesta baiano (o mexicano é mais mo-derno), responde com a dirigibilidade do hatch, bem superior à do Logan.

RENAULT DUSTER

Positivo: AMPLITUDE

Jipinho herdou do Logan o bom espaço para os passageiros. Tem 2,67 metros de entre-eixos e porta-malas com 475 litros.

Negativo: ESTABILIDADE

Molengão e com respostas pouco diretas da direção, passa insegurança em curvas. Carroceria oscila bastante em alta velocidade.

FORD ECOSPORT

Positivo: DIRIGIBILIDADE

Baseado no Fiesta, tem mais � rmeza em curvas, direção com respostas diretas e câmbio preciso. Achar posição ideal de guiar é fácil.

Negativo: IDADE DO PROJETO

Lançado em 2003, passou por algumas reestilizações, mas na essência é o mesmo. Está tão “cansado” que perdeu a liderança.

U COMPARE

PAGINA 021_ VEICULOS.indd 1 30/12/11 12:15

Page 22: PAGINA 001 - CAPA.indd

TUDO - BELO HORIZONTE, 31 DE DEZEMBRO A 6 DE JANEIRO DE 2012 22 PASSATEMPO

DIVULGAÇÃO

ÁRIES 20/03 a 19/04 Foco nos relacionamentos afetivos. O amigo ariano se sentirá atraído por pessoas do sexo oposto que tenham um conteúdo mais espiritualizado. Isso será ótimo para dar um novo tom ao novo ano.

TOURO 20/04 a 20/05 O signo de touro está favorecido pela expansão de recursos e posses e essa tendência promete continuar. Sucesso!

GÊMEOS 21/05 a 20/06 Interesses novos para os gemin ianos. Normalmente deixando de lado questões filosóficas e vivendo de uma maneira mais prática, nesse momento a busca por algo maior se intensifica.

CÂNCER 21/06 a 22/07 Com a Lua passeando pelo seu signo, é provável que esteja emocionalmente mais sensível. Você, definitivamente, precisa desenvolver seu equilíbrio interno e tornar-se menos vulnerável.

LEÃO 23/07 a 22/08 Momento em que a consciência social ganha destaque. Uma vontade maior de ser visto e atuar de maneira positiva, sendo exemplo para os outros. Dessa forma você aprende a usar de maneira muito positiva a sua natural vaidade.

VIRGEM 23/08 a 22/09 Um estresse interno está acontecendo na vida dos virginianos. Alguns incômodos poderão parecer maiores do que realmente são. Seja mais flexível e tolerante com você mesmo.

LIBRA 23/09 a 22/10 Se você entender que o inverso da insegurança é o equi l íbr io, poderá fazer grandes avanços. Ao se perceber inseguro, identifique os dois extremos da situação e busque o meio termo.

E S C O R P I Ã O 2 3 / 1 0 a 2 1 / 1 1 Aspecto muito positivo no sentido da comunicação para os amigos de Escorpião, favorecendo amplamente as associações e, por meio delas, as conquistas materiais.

SAG ITÁR IO 22/11 a 21 /12 Transformações na sua forma de ser e se expressar. Tudo o que não serve mais, ou se ja , não t raz resu l tados pos i t i vos , será t ransmutado. Perceba esse momento tão único.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/01 O Sol bri lha nas questões l igadas à família, tanto na que você já tem, a sua família original, como na que você pretende construir. A comunicação clara será de grande eficiência neste período.

AQUÁRIO 21/01 a 18/02 Viajar seria perfeito para os aquarianos. Vocês, que já amam a liberdade, neste momento de ano, onde as férias são a ênfase, desfrutarão de maior prazer e alegria.

PEIXES 19/02 a 19/03 Aspectos re la t i vamente tensos acontecendo nesta semana. O ideal seria um bom descanso e se poupar de maiores embaraços. Reflita sobre suas atitudes.

HO

SC

OP

O CÉU DA SEMANA Uma boa combinação entre Sol e Lua, trazendo

equilíbrio entre a razão e a emoção. Para aqueles que estiverem passando por períodos de dúvida, respostas irão surgir.

24h no ar.

Embarque nessa praticidade

ônibus executivos para aeroporto internacional - bh •Horários sincronizados com todos os voos •Trajeto em pista exclusiva, sem escalas, 24h por dia •Valor: R$18,00•Av. Álvares Cabral, 387- Lourdes - 3224-1002 - www.conexaoaeroporto.com.br

PR

EVIS

ÃO

DO

TEM

PO CIDADE

Sábado

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

31

2

3

4

Quinta

5

Sexta

6

Belo Horizonte

Máx.:

28º Min.:

18º

Rio de Janeiro

Máx.:

30º Min.:

20º

São Paulo

Máx.:

28º Min.:

14º

Brasília

Máx.:

22º Min.:

18º

Máx.:

25º Min.:

18º Máx.:

30º Min.:

18º Máx.:

25º Min.:

17º Máx.:

25º Min.:

19º

Máx.:

22º Min.:

17º Máx.:

27º Min.:

20º Máx.:

22º Min.:

17º Máx.:

24º Min.:

18º

Máx.:

21º Min.:

16º Máx.:

29º Min.:

19º Máx.:

26º Min.:

15º Máx.:

24º Min.:

18º

Máx.:

25º Min.:

16º Máx.:

31º Min.:

20º Máx.:

26º Min.:

15º Máx.:

24º Min.:

18º

Máx.:

29º Min.:

20º Máx.:

31º Min.:

22º Máx.:

25º Min.:

16º Máx.:

28º Min.:

17º

Máx.:

26º Min.:

20º Máx.:

27º Min.:

21º Máx.:

29º Min.:

18º Máx.:

25º Min.:

18º www.climatempo.com.br

QUEM TEM FAMA... Tops do GoogleA cantora Paula Fernandes é a pessoa mais procurada no Google, de acordo com o Google Zeitgeist 2011. Ela aparece na frente de Charlie Sheen (na sexta posição), Scarlett Johansson (na sétima) e Michel Teló (na décima).

Neto de Silvio na Globo Impressionada com Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, no teatro como Tim Maia, Gloria Perez o convocou para sua próxima novela das 9, na Globo. O cenário será a Turquia. Ela vai escrever a novela sozinha. “Eu não consigo dividir a fantasia.”

AplicativoCom estreia marcada para o dia 10, a 12ª edição do Big Brother (Globo) contará com uma novidade tecnológica. O telespectador que não quiser perder nenhum de-talhe do reality terá a seu dispor um novo aplicativo para smartphones. “Ele reconhece que você está online e enviará material extra durante o progra-ma”, contou Boninho, diretor da atração.

FAMA...

PAGINA 022_ PASSATEMPO.indd 1 29/12/11 18:37

Page 23: PAGINA 001 - CAPA.indd

ESTÁ NASCENDO O EMPREENDIMENTOQUE VAI MUDAR A PAISAGEM DA HOTELARIAE DO TURISMO DE NEGÓCIOS EM MINAS GERAIS.

www.goldentulipbh.com.br

“Faça um investimento inteligente e seguro.”

Roberto Justus - Um investidor

Golden Tulip Belo Horizonte

Um novo horizonte para seus investimentos.

ESTÁ NASCENDO O EMPREENDIMENTOQUE VAI MUDAR A PAISAGEM DA HOTELARIAE DO TURISMO DE NEGÓCIOS EM MINAS GERAIS.

ESTÁ NASCENDO O EMPREENDIMENTOQUE VAI MUDAR A PAISAGEM DA HOTELARIAE DO TURISMO DE NEGÓCIOS EM MINAS GERAIS.

ESTÁ NASCENDO O EMPREENDIMENTOQUE VAI MUDAR A PAISAGEM DA HOTELARIAE DO TURISMO DE NEGÓCIOS EM MINAS GERAIS.

Apartamentos de 38 a 42 m2.

Decoração assinada por João Armentano.

Piscina e área de lazercom vista panorâmica.

Suítes Presidenciais de 90 m2.

Central de Vendas

( 3 1 ) 3 0 1 4 - 3 4 0 0

Construção:Administração: Incorporação: Vendas:

www.goldentulipbh.com.br

“Faça um investimento inteligente e seguro.”

Roberto Justus

Golden Tulip Belo Horizonte

Arq

uite

to:

Ber

nard

o Fa

rkas

völg

yiC

RE

A:

5688

/MG

Imag

ens

ilust

rativ

as

PAGINA 023_ AD-GOLDEN.indd 1 29/12/11 18:39

Page 24: PAGINA 001 - CAPA.indd

PAGINA 024_ AD-VALBORG.indd 1 29/12/11 18:16