pagina 001 - capa publicitaria.indd

20
ANO 2 / NÚMERO 79 / 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 / www.jornaltudobh.com.br CAPA PROMOCIONAL PARA COMPLETOS EXIGENTES, UMA UNIVERSIDADE COMPLETA. Infraestrutura com tudo o que o aluno precisa para uma formação completa. Foco no mercado de trabalho. UNIVERSIDADE FUMEC. 47 ANOS DE HISTÓRIA. Um dos diferenciais da Univer- sidade FUMEC é a sua infraes- trutura. São vários laboratórios, bibliotecas, salas de pesquisa e espaços para que os alunos pos- sam aproveitar ao máximo os estudos. E o melhor é que toda essa infraestrutura não para de crescer e se modernizar. Um compromisso da Universidade FUMEC com a qualidade do en- sino e com a formação de cada um dos seus alunos. A Universidade FUMEC é uma instituição de ensino que trabalha ao máximo o potencial dos alunos, visando sempre uma carreira de sucesso. Importantes SDUFHULDV ÀUPDGDV FRP HPSUH sas possibilitam aos alunos estágios supervisionados e fu- turas oportunidades de trabalho. inscrições abertas vestibular.fumec.br 0800 0300 200 VESTIBULAR 2013 UNIVERSIDADE FUMEC VESTIBULAR 2013 UNIVERSIDADE FUMEC A Universidade FUMEC foi fundada no ano de 1965. No início, ela era composta por três faculdades: a Faculdade de Ciências Empresariais, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura e a Faculdade de Ciências Humanas. Com o desenvolvimento de projetos pedagógicos, corpo docente e infraestrutura, a instituição conquistou o credenciamento como Universidade. Uma importante mudança na história da instituição, que beneficiou e continua beneficiando milhares de alunos através da melhoria constante de toda a Universidade FUMEC.

Upload: trankhanh

Post on 30-Dec-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

ANO 2 / NÚMERO 79 / 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 / www.jornaltudobh.com.br

CAPA PROMOCIONAL

PARA COMPLETOS EXIGENTES,UMA UNIVERSIDADE COMPLETA.

Infraestrutura com tudo o que o aluno precisa para uma formação completa.

Foco no mercado de trabalho.

UNIVERSIDADE FUMEC. 47 ANOS DE HISTÓRIA.

Um dos diferenciais da Univer-sidade FUMEC é a sua infraes-trutura. São vários laboratórios, bibliotecas, salas de pesquisa e espaços para que os alunos pos-sam aproveitar ao máximo os estudos. E o melhor é que toda essa infraestrutura não para de crescer e se modernizar. Um compromisso da Universidade FUMEC com a qualidade do en-sino e com a formação de cada um dos seus alunos.

A Universidade FUMEC é uma instituição de ensino que trabalha ao máximo o potencial dos alunos, visando sempre uma carreira de sucesso. Importantes

sas possibi l i tam aos alunosestágios supervisionados e fu-turas oportunidades de trabalho.

inscrições abertasvestibular.fumec.br 080 0 030 0 20 0

VESTIBULAR 2013UNIVERSIDADE FUMEC

VESTIBULAR 2013 UNIVERSIDADE FUMEC

A Universidade FUMEC foi fundada no ano de 1965. No início, ela era composta por três

faculdades: a Faculdade de Ciências Empresariais, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura

e a Faculdade de Ciências Humanas. Com o desenvolvimento de projetos pedagógicos, corpo

docente e infraestrutura, a instituição conquistou o credenciamento como Universidade.

Uma importante mudança na história da instituição, que beneficiou e continua beneficiando

milhares de alunos através da melhoria constante de toda a Universidade FUMEC.

Laboratório de AnatomiaO Laboratório de Anatomia é utilizado pelos estudantes de graduação do curso de Biomedicina.

Simulador de VooO simulador é o primeiro Dispositivo Avançado de Voo (AATD) homologado pela ANAC no país. Alta tecnologia e estrutura de primeira para os estudantes do curso de Ciências Aeronáuticas.

Atelier de ModaManequins, mesas amplas, máquinas de costura, tesouras, canetas e agulhas fazema alegria dos futuros estilistas.

Laboratório AppleFruto de uma aliança com a Apple na América Latina, o exclusivo laboratório oferece aos alunos de Ciência da Computação e de Jogos Digitais aulas em disciplinas formais que abrangem o

Aprenda na prática com os laboratórios do seu curso.

Cursos que preparam para o mercado e para a vida.ADMINISTRAÇÃOUm dos mais respeitados cursos de Administração do Estado há mais de 30 anos. Com ênfase na gestão empresarial moderna, o curso concilia teoria à aplicabilidade em casos concretos, permitindo ao aluno

e empreendedoras.

ARQUITETURA E URBANISMOConcepção, organização e construção do espaço interior e exterior, usando as ideias de

ao ambiente natural para criar novos espaços.

BIOMEDICINAPermite uma formação generalista, capacitando

e promoção da saúde e atuar em 37 áreas distintas. Este curso permite a habilitação em análises clínicas, microbiológicas, imunologia, análises ambientais e diagnósticos por imagens.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

cenários empresariais. O curso, voltado às exigências do mercado de trabalho, acompanha a evolução tecnológica e as principais inovações do mundo corporativo.

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

voltado para comandantes de aviões e helicópteros, assim como para gestores de empresas que atuam no mercado da aviação. Possui um prédio exclusivo equipado com simuladores de voo, laboratórios de motores e laboratórios de tráfego aéreo.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

lidar com questões estratégicas e gerenciais, atuar de forma integrada ao ambiente corporativo e desempenhar um papel fundamental na condução dos negócios das organizações.

DESIGN DE INTERIORESUm curso para quem gosta de projetar novos ambientes e espaços e de usar a criatividade, o talento, a teoria e a prática para desenvolver soluções que ofereçam conforto e bem-estar às pessoas.

DESIGN DE MODA

estampas, coleções e produtos ligados à moda, com o suporte de modernos laboratórios de informática, materiais, estamparia e outros.

DESIGN DE PRODUTOPrepara o aluno para trabalhar com novas tecnologias, novos materiais e técnicas, capazes de ajudar na criação de um produto inovador.

DESIGN GRÁFICOUm curso para quem gosta de usar a

marcas, embalagens, programação visual e tudo o que uma ampla formação é capaz de permitir.

DIREITOEste curso oferece uma formação completa para os que desejam atuar como operadores do Direito. É o curso jurídico de instituição de ensino particular melhor avaliado pelo MEC no Estado de Minas Gerais. Além disso, obteve por três vezes o Selo de Qualidade do Conselho Federal da OAB e a taxa de aprovação dos estudantes no Exame da Ordem é superior ao dobro da média nacional.

EDUCAÇÃO FÍSICA (a distância)Forma professores de Educação Física na modalidade Educação a Distância, com momentos presenciais – além de atividades

e atividades culturais, que propiciam o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para

ENGENHARIA AMBIENTALCapacita o aluno para trabalhar com o desenvolvimento sustentável, encontrando novas formas de aliar a preservação do meio ambiente com o crescimento da economia.

ENGENHARIA BIOENERGÉTICAPrepara o aluno para trabalhar em qualquer uma das etapas do desenvolvimento de biocombustíveis e bioenergias. Um curso voltado para o futuro e para as novas oportunidades que surgem.

ENGENHARIA BIOMÉDICAAlia tecnologia e saúde, com inúmeras possibilidades de atuação: Bioengenharia, Engenharia de Reabilitação, Engenharia Médica e Engenharia Clínica ou Hospitalar.

ENGENHARIA CIVILFormação multidisciplinar que prepara o aluno para construir uma carreira de sucesso em áreas que vão da Construção Civil à Administração.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/CIVILPossibilita uma perspectiva ampla e gerencial sobre os processos, permitindo a tomada de decisões acertadas em todas as áreas envolvidas na construção e no andamento de uma obra.

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕESPrepara o aluno para planejar, conceber,

comunicação e transmissão de voz, dados e imagem e muito mais.

JORNALISMOUm curso moderno que alia teoria à prática e promove a aproximação com o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por professores que atuam no mercado, agregando à formação do aluno experiências reais. O aluno aprende na prática, com

de sucesso.

NEGÓCIOS INTERNACIONAISTem como proposta central preparar

negociar e realizar transações internacionais de modo empreendedor, sem abrir mão do respeito às nuances culturais e ao meio ambiente.

PEDAGOGIAO curso vive uma atual valorização devido a diversas medidas políticas voltadas para

à prática pedagógica, além de visitas técnicas e eventos externos.

PSICOLOGIANosso curso está entre os mais tradicionais do Estado, desenvolvendo há mais de 10 anos projetos de pesquisa, de iniciação

de serviços à comunidade. Possui 5 laboratórios e uma clínica-escola, tudo para que os alunos desenvolvam na prática sua

PUBLICIDADE E PROPAGANDAPossui o mais atual e moderno currículo do Estado. Foi avaliado com a nota máxima pelo MEC e está entre os melhores cursos do Brasil. O curso prepara o aluno para desenvolver soluções completas em comunicação em agências de publicidade, assessorias de comunicação, produtoras ou mesmo no próprio negócio.

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE FUMEC.CURSOS DE 2 A 3 ANOS PARA VOCÊ SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO.

UNIVERSIDADE FUMEC.DA GRADUAÇÃO AO DOUTORADO NO MESMO LUGAR.

A Graduação Tecnológica da Universidade FUMEC é ideal para quem procura

um curso superior com foco no mercado de trabalho e menor tempo de du-

ração. São 14 opções de cursos com duração de 2 a 3 anos: Gestão Comercial,

Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de

Segurança Privada, Gestão Financeira, Jogos Digitais, Logística, Manutenção

de Aeronaves, Marketing, Produção Multimídia, Redes de Computadores e Sis-

temas para Internet.

Além dos cursos de graduação, os alunos da Universidade FUMEC podem

continuar os estudos e se preparar ainda mais para o mercado de trabalho

com os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu oferecidos pela

Universidade FUMEC. Uma universidade completa para que você possa cursar

sua graduação, seu mestrado e seu doutorado no mesmo lugar.

PEDRO VILELA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Medo muda hábitos em MGU Em artigo inédito, pesquisador revela estratégias individuais para evitar crime U Ações estão em BH e no interior Págs. 12 e 13

AJU

DE

O P

LAN

ETA

. RE

CIC

LE .

Por erro, a conta do celular da Vivo do desig-ner Luís Felipe Miranda, chegou à casa dos milhões. Com o salário que tem, ele levaria 3.375 anos para pagar a dívida. Empresa i n f o r m o u q u e e n v i o u segunda via com valores corrigidos. Página 6

Mineiro deve R$ 81 mi a operadora

Página 8

Página 14

Página 3

Snow Patrol faz show em BH

Presentes vão de doces a música

TUDO dá furo nacional com Marcos Valério

Festival Certame Pizza & Pasta oferece descontos

nos pratos Pág. 10

Com gostinho italiano

U

U

Coluna doPCOPÁGINA 2

PÁGINA 4

Coluna doLindenberg

ANO 2 / NÚMERO 79 / 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 / www.jornaltudobh.com.br

J Daniel Rosa

deixou de parar

em semáforos de

madrugada

Dia nacional da diversão!

Brincadeiras, parques, caminha-das, teatro, exposição... O roteiro é farto! Basta escolher uma das opções que o TUDO selecionou e se preparar para aproveitar bem o Dia das Crianças. Pág. 5

Quadro com Fenômeno

puxa Ibope do

Fantástico

Pág. 7

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOQueda de

braço

Inspiração de craque

O deputado Romário (PSB-RJ), que tem irritado parlamentares por suas críticas na Câmara dos De-putados, inspirou ex-atletas a tentarem carreira na po-lítica. Querem marcar gols nas urnas o ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Galo, Veloso, os antigos ídolos atleticanos Robert e Paulo Roberto, e o atacante Wa-shington, o coração de leão. Pretendem ser vereadores os ex-goleiros Ricardo Pinto e Fábio Noronha.

Nova boateBH está mesmo na mira

dos empreendimentos de alto luxo. A chiquérrima bo-ate Provocateaur, de Nova Iorque, terá, em 2013, uma filial na cidade, a segunda do país (a outra é em São Paulo). A casa noturna che-gará pelas mãos da mineira Jump Entretenimento – leia--se Marcelo Diogo.

Conceito Ainda se recuperando da passagem de seu fundador Domingos Costa – que morreu, junto ao fi lho caçula, em um acidente de avião –, a Vilma Alimentos, agora sob o comando de Patrícia Costa, vai inaugurar uma loja-conceito.

Dois dos prováveis protagonistas da eleição de 2014 – a presidente Dilma Rousseff e o senador Aé-

cio Neves – jogaram todo o seu peso político nas disputas munici-

pais. Resta esperar o resulta-

qual a força de cada um para eventual embate.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ARTIGO

O vereador de BH Fábio Caldeira (PSB), que só conseguiu sua vaga após a renúncia de Gêra Ornelas, fi lmado em um vídeo vestindo só cue-cas, em seu gabinete, quer conceder ao ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do mensalão, o título honorário de cidadão belo-horizontino.

Honraria ao relator

Lula ainda está de pé

Ninguém pode ainda negar a influência política de Lula. Há, aqui e ali, “cas-sandras” sobre a derrocada do ex-presidente, derrotado nas frentes de batalha elei-toral que abriu país afora. É preciso cuidado nessas previsões. Até aqui, Lula está derrotado em uma dessas frentes apenas, embora seja uma frente de peso, em seu estado de origem. O senador Humberto Costa, imposto por ele como candidato em Recife, garantem as pesqui-sas, sofrerá derrota de “fazer corar frade de pedra”. Em BH, onde há sinais de outra derrota, é preciso esperar. As últimas pesquisas criaram alento no PT apoiado por Lula, de que um segundo turno é possível. Mas é em São Paulo, onde ele trava a mãe de todas as batalhas políticas, que o ex-presidente vive as maiores emoções. Lula queria derrotar Serra por vaidade pessoal. Poderia ter escolhido Marta Suplicy, candidatura mais viável. Preferiu o caminho mais difícil. Encostou a senadora em um ministério e lançou o “poste eleitoral”, Fernando Haddad, como fato novo na política. Queria mostrar aos tucanos que, como fez com Dilma, ganha deles até com um anticandidato. Está difícil, mas não impossível. Haddad pode ficar de fora ou deixar Serra de fora do segundo turno. Lá como cá, ainda há indefinições, embora por aqui o quadro seja mais claro. Qualquer que seja o resultado, não se poderá dizer que Lula foi

sairá arranhado da disputa. Uma disputa que começará a desenhar o quadro político para a batalha de 2014. Bom voto!

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Dilke Fonseca e Flávio Penna

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR-EXECUTIVOCarlos Lindenberg Spínola [email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]

Estagiária: Thais OliveiraAssistente de Fotografi a: Marizeli Goulart

Revisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected]

Editor de arte: Renato LuizEquipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Departamento Comercial(31) 3503-8850Pablo Gauzzi

[email protected]

Superintendente de Operações: Eliana Paula

TUDO é uma publicação da VB

Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: CGB Artes Gráfi casTiragem semanal: 38 mil exemplares

A unidade, com investimento de R$ 3 milhões, abre as portas no dia 15 de outubro, em Contagem.

Torneira aberta

De cada R$ 100 em crédito novo liberado na economia brasileira neste ano, R$ 66 saíram de bancos públicos. A Caixa e o Banco do Brasil, que sustentaram o aumento dos fi nancia-mentos, devem prestar contas a seus acionis-tas minoritários. Para o

governo, a retração no crédito poderia reduzir o já fraco crescimento brasileiro neste ano. O governo deflagrou cru-zada pela queda nos juros bancários, tendo como artífi ces os bancos públicos.

Bodas No dia 26 de outubro, serão completados 50 anos da inauguração do primeiro alto-forno da Usiminas, em Ipatinga. A companhia, com raízes mineiras, é hoje presidida pelo executivo argentino Julián Eguren.

Tiro ao Álvaro

É Luiz Fux, e não o ministro Joaquim Barbo-sa, o alvo principal da rai-va de Lula e de réus do mensalão. Antes de ser indicado ministro, Fux fez um périplo por gabinetes de Brasília e escritórios de São Paulo. Mas Lula tinha restrições a ele. Disse a vários interlocu-tores achar estranho que um magistrado fosse apoiado tanto por Delfi m Netto quanto por João Pedro Stédile, do MST.

Por seu trabalho na represen-tação dos produtores rurais, o presidente da Faemg, Roberto Si-mões, recebeu o prêmio “A Lavoura 2011/2012”. Ele foi agraciado na categoria liderança e esteve no Rio, na Confederação Nacional do Co-mércio, para receber a homenagem.

Liderança

Denise MottaEDITORA DE WEB

Os principais veículos de comunicação do Bra-sil repercutiram notícia do portal do jornal TUDO BH, na última semana. Com exclusividade, o portal divulgou, no dia 2 de outubro, a batida de carro envolvendo o cha-mado “operador do men-salão”, Marcos Valério.

A notícia foi ao ar me-nos de duas horas após o acidente acontecer. A ba-tida foi na rua Professor José Renault, no bairro São Bento, Centro-Sul de Belo Horizonte, pela manhã. Valério não se

feriu no acidente, que deixou amassado o capô de seu carro, um Mitsu-bishi prata. O TUDO foi o único a divulgar foto do

veículo após a batida. O empresário saiu do local, retirado por uma mulher que também dirigia um Mitsubishi, mas preto.

U Portal pauta a imprensa ao noticiar, em primeira mão, batida com Marcos Valério

Notícia do TUDO repercute no país

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 3BRASIL

A ANGLO AMERICAN É UMA DAS

MAIORES MINERADORAS DO MUNDO E

SEMPRE ACREDITOU QUE É POSSÍVEL

FAZER A DIFERENÇA E GERAR

BENEFÍCIOS PARA TODOS.

DOIS DE NOSSOS PRINCIPAIS

INVESTIMENTOS ESTÃO AQUI NO

BRASIL: O MINAS-RIO, O MAIOR

PROJETO DE MINÉRIO DE FERRO DO

MUNDO, E A OPERAÇÃO DE BARRO ALTO,

QUE ESTÁ PRODUZINDO FERRONÍQUEL

EM GOIÁS DESDE O ANO PASSADO.

JUNTOS, ELES JÁ CRIARAM MAIS DE

17.000 EMPREGOS NO BRASIL.

PARA A ANGLO AMERICAN, CRESCER

SIGNIFICA CONTRATAR PESSOAS DA

COMUNIDADE, CUIDAR DO MEIO

AMBIENTE E INVESTIR EM

INFRAESTRUTURA E SAÚDE.

ESSA É A MINERAÇÃO INTELIGENTE, QUE

AJUDA A CONSTRUIR O NOSSO FUTURO

E O FUTURO DO BRASIL. MOTIVO DE

ORGULHO PARA TODOS OS BRASILEIROS.

ERIVELTON PAIXÃOAnglo American

ANGLO AMERICAN:CRESCENDO EAJUDANDO OBRASIL A CRESCER.

Planos de saúde suspensosNa terça-feira, 2, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a Agência Nacional de Saúde Suple-mentar (ANS) anunciaram a suspensão da comer-cialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras por causa do não cumprimento de prazos para marcação de consultas, exames e cirurgias. Desde

planos. Os 301 planos representam 7,6% do mer-

Blecaute no Brasil e na ArgentinaA noite de quarta-feira, 3, foi marcada por dois apagões, um na Argentina e outro no Brasil. Na Argentina, o apagão foi no estádio Centenário, e causou o cancelamento da partida entre Brasil e Argentina. No Brasil, parte das regiões Sul, Su-deste e Centro-Oeste e os estados do Acre e Ron-dônia tiveram corte na distribuição de energia em razão de pane num dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu (PR).

Aconteceu na semana

D S ST Q Q

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 4 OPINIÃO

O novo mapa eleitoral do país, com a proclamação dos eleitos às prefeituras municipais, norteará o comportamento de três dos principais personagens da vida política nacional. A saber, a presi-dente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Pode-se acrescentar um quarto personagem, o ex-presidente Lula, que se fundirá com a presidente Dil-ma, unidos na busca do apoio de Eduardo Campos e no embate com Aécio Neves. Eduardo será o mais cortejado, senão o único, por Lula e Dilma e por Aécio. Ainda mais se sair vencedor em Recife.

A despeito de um epi-sódio aqui e outro ali, essas eleições repetiram a cantochão de outras, com o enfrentamento polari-zado entre o PT e o PSDB, uma disputa que começa em São Paulo e percorre o país. Recife foi uma exceção. Lá, o candidato de Eduardo Campos, Geraldo Júlio, do PSB, “bateu de frente” com o candidato do PT, sena-dor Humberto Costa. E, nessa história de que eleição municipal é uma coisa e vida nacional é outra, os dois partidos aliados acabaram numa luta que pode contami-nar o quadro nacional. E aí se verá que nem sempre a questão local se esgota nela mesma.

Outro exemplo disso é Belo Hori-zonte. Aqui, vivia-se a experiência que quebrava a polarização entre o PT e o PSDB desde que, em 2008, o então pre-feito Fernando Pimentel (PT) se aliou ao governador da época Aécio Neves para

pos e mais por indicação de Ciro Gomes a Aécio, até porque, na época, era Ciro, e não Eduardo, a estrela que brilhava

além de Salvador. Indicado ao PSB por Aécio, Marcio era ponto de convergência de duas lideranças locais em busca dessa

para as convenções partidárias, o PSDB de Aécio emparedou o PT de Pimentel, usando como pretexto a coligação pro-porcional para a Câmara de Vereadores. E, com isso, o sonho terminou. PT e PSDB voltaram aos pontos de origem

e Marcio foi anexado ao grupo político de Aécio, e Patrus acabou sendo o candidato de Dilma, estabelecendo, em Belo Horizonte, o confronto que se anuncia para 2014. Não foi por acaso que, em BH, a presidente Dilma recebeu as críticas mais contundentes do PSDB, tendo sido chamada de

estrangeira em sua própria terra.Criou-se um jogo curioso. O PT usou

vídeo do vice de Marcio, Délio Malhei-ros, criticando Marcio, a cinco dias de compor a chapa com ele, e o PSB (leia-se PSDB), usando vídeo de Dilma elogiando Marcio, num fogo cruzado que confun-diu mais ainda a cabeça do eleitor, sobre-tudo o desavisado, que já não sabia quem era quem naquela confusão de vídeos: ora era Dilma elogiando Patrus, seu can-didato, ora era Dilma elogiando Marcio, seu adversário; quando não era o vice de Marcio, Délio, dizendo que apoiaria qualquer um, menos Marcio – por ironia seu companheiro de chapa. Essa pode-ria ser a síntese da campanha em Belo Horizonte se, acima dela, não estivesse a disputa de 2014, quando se enfrentarão diretamente, e não mais por meio de terceiros, os candidatos Dilma e Aécio, ambos mineiros, de Belo Horizonte.

O novo mapa eleitoral

PT e PSDB voltaram aos pontos de origem e Marcio foi anexado ao grupo político de Aécio, e Patrus acabou sendo o candidato de Dilma, estabelecendo, em Belo Horizonte, o confronto que para 2014”

NO TWITTER

PAULO WERNER

FRASES

70% de Brasília so-freu um apagão, o Minis-tro Lewandovski inclusi-ve @FabioPorchat, Fabio Porchat, humorista

Ainda tô chocado com esse Brasil x Argentina. Vou guardar a credencial de um jogo náo jogado. Nunca vi nada igual. @t i n o m a r c o s r e a l , T i n o Marcos, jornalista

Ela sempre foi vida, alegria, ela sempre falou ‘eu não tenho medo da morte, eu tenho pena’. Mas eu tenho certeza que ela já está saçaricando lá em cima, fazendo alegria”.

Marcelo Camargo, sobre a morte da mãe Hebe Camargo, em missa do sétimo dia.

Não é verdade. Mas posso falar que adoraria. Vamos começar o movimento ‘Débora, aceite o Murilo no coração’. Eu adoraria!”.

Murilo Benício, ator, sobre possível affair com Débora Falabella, em entrevista à revista Quem.

A dor me impede de falar”.Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, sobre o resulta-

do julgamento do mensalão sobre José Genoíno e José Dirceu.

Coluna do Lindenberg

Temos vários motivos para sua empresa trabalhar com a Assis e Milagres.Venha nos conhecer!

Vera Lúcia de Assis Milagres - ContadoraEvandro José Milagres Rodrigues - Engenheiro e Contador

Assis e Milagres Pericias Judiciais promovendo excelência em perícias e gestão técnico/empresarial. A Sociedade possui equipe qualificada prestando serviços a pessoa física, jurídica, órgãos públicos e escritórios de advocacia, nas esferas Estadual, Federal e Trabalhista. Peritos com mais de 15 anos de experiência nas áreas: Administrativa, Financeira, Contábil, Econômica, Fiscal, Tributária, Trabalhista e de Engenharia. Atuação em diversas cidades de Minas Gerais e outros Estados da Federação.

Rua Ouro Preto 718 - Conj. 901/902 Barro Preto - Belo Horizonte - MG 31 3295 1738 [email protected]

www.assismilagres.com.br

PÁTIO SAVASSI

Nos dias 6 e 7, a crian-çada vai poder assistir à peça “A dama e o vagabun-do”. De 12 a 15 de outubro, “Pinóquio” será a atração. Sempre às 17 horas. En-trada é gratuita. Informa-ções: 4003-4172.

MUSEU DAS MINAS E DO METAL

No dia 12 de outubro, a entrada para crianças de até 12 anos será gratuita. As 150 primeiras serão presenteadas com uma amostra mineral. Entre as atrações, estão “Mina de Morro Velho”, “Tabela Periódica” e “Vale Quanto Pesa”. Praça da Liberda-de, s/ nº, Prédio Rosa. In-

formações: (31) 3516-7200.

TAUÁ RESORT CAETÉ

De 8 a 14, oficinas de reciclagem, passeios eco-lógicos, oficinas de ioiô, gincanas, jogos, cami-nhadas. Haverá mágica,

Jota City, cidade temática. BR-381, sentido Vitória, distrito de Roças Novas, Caeté. Informações: (31) 3236-1900 e www.tauare-sorts.com.br.

BOULEVARD SHOPPING

O shopping promove as oficinas “Camarim show” e “Desenho e pin-tura”. Terá o “Espaço diversão”e contação de

histórias com fantoches. As atividades são gratuitas. Informações: (31) 2571-7500.

SESC PALLADIUM

O Sesc Palladium terá o projeto Parede, com o desenho “Bichos”, até 4 de novembro, “Baú de Histórias”, até 25 de outu-bro, “O gato de botas”, no dia 13, às 19 horas, “OFF Ceninha – Zigg&Zogg”, nos dias 20 e 21, às 16h, “Sessão Infantil”, no dia 24, às 14h30, 25, às 9h, e 26, às 9h e às 14h30 e apresentação da banda Osquindô, no dia 26, às 15h. Programação: www.sescmg.com.br.

SHOPPING DEL REY

As comemorações co-meçam às 13h30 do dia 12 de outubro com show do mágico Rubadel. Às 16 ho-ras, a peça “Chapeuzinho Vermelho”. E às 19 horas, a peça “Rapunzel”. Infor-mações: (31) 3479-2000.

DIAMOND MALL

O evento “O minimun-do Playmobil” tem acervo de 500 bonecos. Também haverá oficinas de Play-mobil. As atividades são gratuitas. De 2 a 14/10. Inscrições e informações:

(31) 3330-8633.

VALE VERDE PARQUE ECOLÓGICO

Lançamento do livro “A História de Aur e Nia”, de Castor Cartelle Guer-ra, no dia 6. Até dia 14, oficinas temáticas sobre pré-história, pintura ru-pestre e escavação; trilha ecológica contação de história. Apresentação de Falcoaria, nos dias 12 e 13. Avenida Ary Barbosa da Silva, 950, Vale Verde, Betim. Informações: (31) 3079-9171 e www.valever-de.com.br.

J Cachoeira Bosque do Mestre, no parque Vale Verde

U Confira as atrações que o TUDO selecionou para o Dia das Crianças!

Diversão garantida para os pequenos

DANIEL PROTZNER

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 5LAZER

Maria Teresa LealREPÓRTER

Se tivesse que pagar o valor indicado pelo nú-mero do código de barras enviado pela Vivo, o desig-nerAraújo Miranda, 34 anos, teria que trabalhar 3.375 anos. Ele, que tem renda de cerca de R$ 2 mil, levaria esse tempo para quitar os R$ 81.271.208,21 que a empresa lhe cobra. A cifra impressionante é derivada de erro da ope-radora ao gerar a fatura. Procurada pela reporta-gem, a Vivo informou que enviou as segundas vias das contas de agosto e de setembro deste ano para

com os valores corrigi-dos. Mas ele ainda teme consequências, como a inclusão de seu nome no SPC. As cobranças indevi-das representam 54,98% dos 78.604 problemas re-gistrados pelo Senacon/Sindec, do Ministério da Justiça, no primeiro se-mestre de 2012.

começou há dois meses quando ele não recebeu a fatura de agosto. En-trou em contato com a operadora que lhe enviou um número de código de barra via SMS. Com o número, tentou pagar a conta. Na tela do caixa eletrônico, surgiu o valor

fez novo contato com a

U Designer de BH levaria 3.375 anos para pagar a fatura do celular

Cliente deve R$ 81 mi

Valor assusta até o Procon

PEDRO VILELA

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 20126 ECONOMIA

Para as palestras do Amyr Klink, Ana Beatriz Barbosa e Frederico Porto, é necessário fazer inscrição exclusiva no site araujo.com.br/viverbem.

AMYR KLINK26/10/2012

19h30 - 20h30Viver Bem: Um Mundo

de Oportunidades

ANA BEATRIZ BARBOSA27/10/2012 10h - 11h

Mentes Ansiosas: Medo e Ansiedade além dos Limites

26 - OUTUBRO - SEX27 - OUTUBRO - SÁB

MINASCENTRO

EVENTO GRATUITO

Dois dias de atividades e palestras gratuitaspara uma vida mais

saudável.

Confira a programação completa e faça sua inscrição gratuita no site

araujo.com.br/viverbem ou em uma loja Araujo.

FREDERICO PORTO26/10/2012

18h30 - 19h30Enfrentando o Estresse: A Busca do Equilíbrio em

sua Vida

O coordenador do P r o c o n A s s e m b l e i a , Marcelo Barbosa, ficou surpreso com o caso de

lembra de situação seme-lhante. “Não é comum, posso afirmar”. Barbosa aconselha o consumidor a não adotar postura passiva. O recomendado é procurar uma loja da operadora, imprimir o boleto pela internet ou contatar a Anatel. “Se o SMS não está sendo efi-caz, é necessário procu-rar outros meios e exigir o valor correto, sem juros”. Em 2012, as empresas de telefonia celular pas-saram a ser campeãs de reclamações nos Procons

de cartões de crédito.Para o professor do

curso de Engenharia Elétrica e de Telecomu-nicações da PUC Minas,

segmento gera muitas queixas porque comer-cializa grande número de linhas sem que haja

elas. Uma das principais reclamações, a de não conseguir fazer ligações, ocorrer por causa da so-brecarga do sistema.

empresa, que o orientou a procurar uma loja. O designer ficou indigna-do. “Eu é que tenho que procurar a empresa?

de errado?”. Numa nova tentativa de pagamento, na semana passada, novo susto: o valor passava dos R$ 81 milhões.

Quando entrou em contato com a operadora pela primeira vez, espera-va ser tratado de outra for-ma. “Estava angustiado e tive a impressão de estar falando com uma máqui-na”. Sua expectativa era de que, diante do caso, a empresa se movimentas-se para esclarecer o mal--entendido.

O designer guardou os números de protocolos de atendimento e pensa em entrar com queixa no Pro-con. Além do aborreci-

cortada, o que lhe causou

contatos profissionais e gastos com outra linha.

O coord ena d or do Procon da Assembleia

Barbosa, alerta que, se a situação não for resolvida rapidamente, o nome do designer vai para o SPC. Sobre o caso, a Vivo alega que tentou conversar com o cliente, mas não obteve sucesso e que o valor ale-gado por ele não procede. A operadora informou que providenciou o reli-gamento da linha.

J Luís Felipe: “Não vejo outro caminho que não seja a via judicial”

U TELEFONIA CELULAR

Principais problemas 2012

Problema Total %

-

Total

Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste

Contrato - Rescisão/alteração unilateral

Serviço não fornecido e vícios de qualidade

Demais problemas

Todos

43.220

8.870

5.455

21.059

78.604

54,98

11,28

26,79

100

6,94

Fonte: Senacon/Sindec

1

2

3

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 7 GENTE E TV

FOTOS: DIVULGAÇÃO

MatemáticaA a t r i z C l eo P i r e s , q u e c o m p l e t o u 3 0 a n o s n o d i a 2 d e outubro, revelou que está fazendo um cur-so on-line de introdu-ção ao pensamento m a t e m á t i c o . “ P o r que as pessoas riem quando falo? Eu amo matemática”.

O par de SabrinaEvando Santo, colega de Sabrina Sato, que busca um namorado em reality do “Pânico na Band”, diz que já descobriu o perfil de companheiro de que ela precisa. “Sabrina é do interior e muito cora josa. E la gosta de homem que mata barata com o pé des-calço”.

Cegonha no gibiMaurcio de Sousa, que, na sema-

na passada, inaugurou a Mauricio de

Sousa Ao Vivo, sua produtora de even-

tos, pretende lançar histórias da vida

adulta da Turma da Mônica. Cebolinha

e Mônica, que se casaram no último

gibi, podem ter fi lhos em breve.

Vale-tudoEriberto Leão, que aparecerá em cenas de luta com Malv ino Salvador em “Guerra dos Se-xos” (Globo), contou à coluna que alguns golpes foram ver-dadeiros. “A gente não teve cerimônia. Sempre saio com algo machucado”.

Fenômeno puxa o IbopeA barriga de Ronaldo Fenômeno tem chamado a atenção do público para o “Fantástico”. O se-gundo episódio do “Medida Certa” fez a Globo marcar a média de 23 pontos no Ibope, dois a mais que o da semana anterior. A média deste ano até agora é de 20 pontos, mas a atração estava na casa dos 18 em setembro.

QUEM TEM FAMA...

Gloria Perez

precisará ser ainda mais

criativa para pensar

as tramas de

“Salve Jorge”, que

substituirá “Avenida

Brasil” na Globo, em 22

de outubro. A autora

escalou mais de 80

atores para a nova

novela das 9, quase o

triplo de “Guerra dos

Sexos”, com 32. Só na

lista de personagens

divulgada para a imprensa,

há mais de 70 nomes.

Mais de 80 atores

NÃO É BEM NO CORAÇÃO DE BETIM: É NO PULMÃO.

Empreendimento Projeto

INVISTA NA REGIÃOQUE MAIS SE VALORIZA.

A 10 minutos do centro de Betim Segurança e portaria 24h Projeto do

arquiteto Gustavo Penna Boulevard Salão gourmet integrado à lagoa Salão

de festas Pista de cooper e caminhadas ecológicas Quadras de tênis e quadras poliesportivas Espaços de recreação infantil

CONDOMÍNIO INTEGRADO AOPARQUE ECOLÓGICO VALE VERDE

Espaço gourmet

Boulevard

RI-2

145

.895

. Im

agen

s ilu

stra

tivas

.

LOTES À VENDA E FINANCIADOS EM ATÉ 100XVISITE NOSSO ESTANDE DE VENDAS NA PORTARIA DO PARQUE

(31) 3079.9191 www.ecovillasvaleverde.com.br

ECOVILLASVALE VERDEOBRAS

ACELERADAS

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 8 CULTURA

Gary Lightbody, Na-than Connolly, Paul Wil-son, Jonny Quinn e Tom S i m p s o n . Q u e m n ã o identificou os nomes, provavelmente, vai reco-nhecê-los quando ler os títulos dos singles “Run”, “Chocolate”, “Open your eyes” e “Chasing cars”. Sim, os fãs brasileiros dos roqueiros do Snow Patrol

podem comemorar. A banda vai desembarcar no país para uma turnê que passará pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, nos dias 9, 10 e 11, respectivamente.

É a primeira vez que a capital mineira recebe os artistas, que vão se apresentar às 21 horas, no Chevrolet Hall.

Apesar de ser a tercei-ra passagem do Snow Pa-trol pelo Brasil, essa tam-bém será a primeira vez que eles se apresentam no país fora de um festival. A turnê, que apresenta o úl-timo álbum, “Fallen Em-pires”, foi iniciada em ja-neiro e já passou por Nova Iorque, Viena, Vancouver, Europa, Austrália, entre outros. O disco é o sexto da carreira do grupo.

U Será a primeira vez da banda na cidadeSnow Patrol em BH

MARCO TERRA NOVA

GUTO MUNIZ

Data: 11 de outubroHorário: 21 horasLocal: Chevrolet Hall, na avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, SavassiIngressos: de R$ 200 a R$ 240 (inteira)Informações: 4003-5588

SERVIÇO

Dicas...para você se divertir em BH

1.O grupo de dança Primeiro Ato estreia,

neste fim de semana, no teatro Sesiminas, o espetáculo “Pó de Nuvens”. A montagem é inspirada no universo de Guimarães Rosa e influenciada pela música de Milton Nasci-mento. O espetáculo retrata a mineiridade e o cotidiano com humor e poesia. Ingressos: R$ 30 (inteira). Horários: sábado, às 21h, e domingo, às 20h. Informações: (31) 3241-7144. E, no dia 11 de outubro, começa o 12º Festival Estudantil de Teatro (Feto), que terá 21 espe-táculos, oito oficinas, debates e encontros, entre outras atividades. O festival vai até 21 de outubro e ocorre em diversos espaços da cida-de, como os teatros Oi Futuro Klauss Vianna, Marília, Funarte, Galpão Cine Horto, Palácio das Artes. Informações: www.fetobh.art.br.

Primeiro Ato em “Pó de Nuvens”

CGCO

M

INGREDIENTES160 g de massa grano

duro gravatinha (farfalle) 20 unidades de cama-

rões sem casca 150 g de brócolis,

ervilha torta e cenoura 50 g de couve-fl or 150 ml de azeite de

oliva 1 colher (chá) de alho

bem picadinho 1 pitada de pimenta-

-calabresa moída (opcional) 1 colher (chá) de

pimenta-do-reino 1 copo de vinho branco

seco ½ xícara de salsinha

picadinha Sal a gosto

MODO DE PREPARO Cozinhe a massa ao dente e reserve-a. Coloque os cama-rões para marinar ao vinho, pimenta-do-reino e sal. Pique os legumes e as verduras em pedaços pequenos e ferva--os. Depois, reserve-os. Em

uma frigideira grande, colo-que o azeite, o sal, o alho e a pimenta-calabresa e deixe-os fritar até o alho começar a dourar. Depois, acrescente um pouco de salsa, os cama-rões escorridos, os legumes e as verduras. Assim que os camarões começarem a se enrolar, jogue salsinha e salteie um pouco. Acrescente a massa reservada e revire-a para incorporar o molho. Jogue um fi o de azeite para aromatizar e sirva o prato.

U Vinte e nove restaurantes participam do festival Certame Pizza & Pasta durante o mês de outubro

Em clima italiano

No mês de outubro, o sabor da Itália reinará em Belo Horizonte. Até o dia 31, 29 restaurantes especializados em massas e pizzas participam do festival Certame Pizza &

Pasta. Quem tiver em mãos o guia do festival e resolver se aventurar nos sabores italianos receberá descontos nos pratos participan-tes. O guia é distribuído nos supermercados

Mart Plus e possui tíquetes que dão direito ao acompanhante para consumir o mesmo pra-to solicitado pelo cliente. O TUDO selecionou

FOTOS: DIVULGAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 10 GASTRONOMIA

INGREDIENTES DA MASSA

1 kg de farinha de trigo15 g de fermento bioló-

gico fresco½ litro de águaSal a gosto

INGREDIENTES DO RECHEIO

200 g de muçarela2 colheres de sopa

cheias de molho de tomate

30 g de queijo brie30 g de geleia de

damasco12 fatias de presunto

copaNozes e manjericão a

gosto

MODO DE PREPAROMisture a farinha de trigo, o fermento biológico fresco e o sal. Acrescente a água e mexa bem todos os ingre-

dientes da massa até que ela fi que homogênea. Abra a massa e coloque-a em uma tábua ou pá de pizza. Coloque o molho de tomate, a muçarela, a geleia de damasco, o queijo brie e leve a pizza ao forno. Depois de assada, acres-cente o presunto copa, as nozes e o manjericão. Rende sete pizzas de 30 centímetros cada.

PIZZA SÃO SEBASTIÃOSANTA PIZZA

FARFALLE PRIMAVERA ANTICA TRATTORIA

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 11 CINEMA

CINEMARK BH SHOPPING – RODOVIA BR-356, 3.049, BELVEDERE – TELEFONE: 4005 1414 Sala 1 – Até que a sorte nos separe – 14h30, 16h50, 19h10, 21h30 Sala 2 – Até que a sorte nos separe – 13h30, 16h, 18h20, 20h40 Sala 3 – Hotel Transilvânia 3D – 12h40, 14h55, 17h15, 19h35, 21h50 Sala 4 – E aí, comeu? – 13h, 22h05; Tinker Bell: o segredo das fadas – 14h50, 16h40, 18h30, 20h20 Sala 5 – Busca implacável – 12h10 (somente 6 e 7/10), 14h20, 16h30, 19h, 21h10 Sala 6 – O diário de Tati – 13h10, 15h; E a vida continua... – 17h20, 19h30, 21h40 Sala 7 – Looper: assassinos do futuro – 13h40, 16h10, 18h50, 21h20 (exceto 6/10); A entidade – 21h20 (somente 6/10) Sala 8 – Ted – 13h25, 15h50, 18h10, 20h30 Sala 9 – Billi Pig – 13h20, 15h10; Um divã para dois – 19h40; ParaNorman – 17h05, 22h Sala 10 – Hotel Transilvânia – 12h (somente 6 e 7/10), 14h10, 16h20, 18h40, 20h50.Ingressos R$ 13 a R$ 26.

CINEMARK DIAMOND MALL – AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL, 1.600, LOURDES – TELEFONE: 4005 1414Sala 1 – Intocáveis – 12h50, 15h40, 18h10, 20h40 Sala 2 – Até que a sorte nos separe – 13h, 15h30, 18h, 20h30 Sala 3 – Um conto chinês – 19h30 (somente 9 e 11/10); Um divã para dois – 15h, 17h15, 22h; Looper: assassinos do futuro – 12h40, 19h30 (exceto 9 e 11/10) Sala 4 – Busca implacável – 12h10 (somente 6 e 7/10), 14h30, 16h40, 18h50, 21h Sala 5 – Hotel Transilvânia 3D – 12h30, 14h40, 16h50, 19h, 21h20 Sala 6 – Ted – 17h, 19h20, 21h40; Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 11h30 (somente 6 e 7/10); Totalmente inocentes – 13h10, 15h10.Ingressos R$ 13 a R$ 26.

USIMINAS BELAS ARTES – RUA GONÇALVES DIAS, 1.581, LOURDES – TELEFONE: (31) 3252 7232Sala 1 – Intocáveis – 14h20, 16h40, 19h10, 21h20 Sala 2 – My Way – o mito além da música – 15h20, 18h20, 21h10 Sala 3 – Fausto – 14h15, 19h, 21h30 (exceto 6/10); Os infi éis – 16h50; Tropicália – 21h30 (somente 6/10). Ingressos de R$ 12 a R$ 16.

CINEART SHOPPING CIDADE – RUA RIO DE JANEI-RO, 910, CENTRO – TELEFONE: (31) 3264 5959 Sala 1 – E a vida continua... – 13h, 15h, 17h; Os mercenários 2 – 19h, 21h10 Sala 2 – Busca implacável – 14h30, 16h30, 18h30, 20h30 Sala 3 – Ted – 12h (somente 7/10), 14h, 16h10, 18h20, 20h40 Sala 4 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 13h15; Até que a sorte nos separe – 14h50, 17h, 19h10, 21h15 Sala 5 – Hotel Transilvânia 3D – 14h15, 16h20, 18h20, 20h20 Sala 6 – Looper: assassinos do futuro – 13h30,

15h50, 18h10, 20h50 Sala 7 – Até que a sorte nos separe – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Sala 8 – Resident Evil 5 – 11h50 (somente 7/10), 14h20, 16h30, 18h40, 20h40Ingressos de R$ 11 a R$ 22.

CINEART SHOPPING DEL REY – AVENIDA CARLOS LUZ, 3.001, CAIÇARA – TELEFONE: (31) 3264 5959 Sala 1 – Hotel Transilvânia 3D – 14h15, 16h20, 18h30, 20h20, 22h20 (somente 6/10) Sala 2 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 13h50, 15h30; Resident Evil 5 3D – 17h15, 19h10 (dublado), 21h10 (legendado) Sala 3 – Busca implacável – 15h, 17h, 19h, 21h, 22h50 (somente 6/10) Sala 4 – Ted – 14h20, 16h20, 18h40, 20h40, 23h (somente 6/10) Sala 5 – E a vida continua... – 14h, 16h10; Os mercenários 2 – 18h20, 20h30 Sala 6 – Até que a sorte nos separe – 14h30, 16h40, 18h50, 21h10, 23h10 (somente 6/10) Sala 7 – Looper: assassinos do futuro – 13h50, 16h, 18h30, 20h50.Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

CINEART BOULEVARD SHOPPING – AVENIDA DOS ANDRADAS, 3.000, SANTA EFIGÊNIA – TELEFONE: (31) 2571 7538Sala 1 – Resident Evil 5 – 14h30, 18h50; Looper: assassinos do fu-turo – 16h30, 20h50 Sala 2 – Hotel Transilvânia 3D – 14h15, 16h20, 18h20, 20h20 Sala 3 – Busca implacável – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 4 – Ted – 14h20, 16h35, 18h50, 21h10 Sala 5 – Até que a sorte nos separe – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Sala 6 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 13h50, 15h30; Totalmente inocentes – 17h15, 19h10, 21h15.Ingressos de R$ 11 a R$ 24.

CINEART PARAGEM – SHOPPING PARAGEM – AVE-NIDA MÁRIO WERNECK, 1.360, BURITIS – TELEFONE: (31) 3378 0216/ 3377 2552Sala 1 – Hotel Transilvânia 3D – 14h30, 16h30, 18h30, 20h30 Sala 2 – Até que a sorte nos separe – 14h10, 16h40, 19h15, 21h40 Sala 3 – Busca implacável – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 4 – Looper: assassinos do futuro – 14h, 16h30, 19h, 21h30 Sala 5 – Totalmente inocentes – 14h15, 18h50; Os mercenários 2 – 16h45, 21h20.Ingressos de R$ 11 a R$ 22.

CINEMARK PÁTIO SAVASSI – AVENIDA DO CONTOR-NO, 6.061, SÃO PEDRO – TELEFONE: (31) 3209 0079Sala 1 – Ted – 11h05 (somente 6 e 7/10), 13h30, 15h55, 18h20, 21h, 00h05 (somente 6/10) Sala 2 – A fonte das mulheres – 19h50 (somente 9 e 11/10); Um divã para dois – 17h35, 22h35; Looper: assassinos do fu-

turo – 12h25 (somente 6 e 7/10), 15h, 19h50 (exceto 9 e 11/10) Sala 3 – Até que a sorte nos separe – 12h30 (somente 6 e 7/10), 14h50, 17h10, 19h40, 22h Sala 4 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 15h50, 20h20; Looper: assassinos do futuro – 13h10, 17h45, 22h15 Sala 5 – Hotel Transilvânia 3D – 13h, 15h10, 17h20, 19h30, 21h40, 23h50 (so-mente 6/10) Sala 6 – Até que a sorte nos separe – 11h30 (somente 6 e 7/10), 13h50, 16h10, 18h30, 21h10, 23h30 (somente 6/10) Sala 7 – As aventuras de Agamenon, o repórter – 11h50 (somente 6 e 7/10), 13h40; Busca implacável – 15h40, 17h50, 20h10, 22h20 Sala 8 – Intocáveis – 11h (somente 6 e 7/10), 14h, 16h30, 19h, 21h30, 0h10 (somente 6/10).Ingressos R$ 13 a R$ 26.

CINEART MINAS – AVENIDA CRISTIANO MACHADO, 4.000, UNIÃO – TELEFONE: (31) 2111 8851Sala 1 – Hotel Transilvânia 3D – 14h15, 16h20, 18h20, 20h20 Sala 2 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 13h50, 15h30; Resident Evil 5 3D – 17h15, 19h10, 21h15 Sala 3 – Busca implacável – 15h, 17h10, 19h10, 21h10 Sala 4 – Ted – 14h20, 16h35, 18h50, 21h10 Sala 5 – Até que a sorte nos separe – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Sala 6 – Os mercenários 2 – 14h; : assassinos do futuro – 16h10, 18h30, 21h.Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

CINÉPOLIS – SHOPPING ESTAÇÃO BH – AVENIDA CRISTIANO MACHADO, 11.833, VENDA NOVA – TELE-FONE: (31) 3118 9901Sala 1 – Totalmente inocentes – 14h45, 16h50; Looper: assassinos do futuro – 19h30 (dublado), 22h (legendado) Sala 2 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 13h15, 15h15; Resident Evil 5 3D – 17h30, 20h (dublado), 22h15 (legendado) Sala 3 – Até que a sorte nos separe – 12h (somente 6 e 7/10), 14h25, 17h, 19h45, 22h30 Sala 4 – Hotel Transil-vânia 3D – 13h30, 15h45, 18h, 20h15 Sala 5 – Ted – 13h45, 18h45 (dublado), 16h15, 21h15 (legendado) Sala 6 – Busca implacável – 14h, 19h (dublado), 16h30, 21h30 (legendado).Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

PAMPULHA – PAMPULHA MALL – AVENIDA ANTÔNIO CARLOS, 8.100, PAMPULHA – TELEFONE: (31) 3492 9155Sala 1 – Até que a sorte nos separe – 14h45, 16h50, 18h55, 21h Sala 2 – Até que a sorte nos separe – 14h45, 16h50, 18h55, 21h Sala 3 – Valente – 14h40, 16h45, 18h50, 20h55 Sala 4 – A Era do Gelo 4 – 15h, 17h, 19h; Resident Evil 5 – 21h Sala 5 – Looper: assassinos do futuro – 14h30, 16h45, 19h, 21h15 Sala 6 – Hotel Transilvânia 3D – 15h, 17h, 19h, 21h.Ingressos de R$ 4 a R$ 17.

ROTEIRO

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 201212 ESPECIAL

Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTA

Não precisa ter um mo-tivo para a pessoa sentir medo da violência. Bastam o bochicho, o jornal, o vizi-nho. A sensação faz parte do cotidiano das pessoas e faz com que elas mudem seus hábitos. E mais: essa sensação não se restringe à área urbana. Cidades mineiras afastadas da capital também têm esta-tísticas importantes sobre o medo da criminalidade. As estratégias individuais

para prevenção ao crime foram investigadas pelo cientista social mineiro Diogo Caminhas e serão apresentadas em artigo inédito em livro que será publicado neste mês.

Hoje funcionário do estado, Diogo Caminhas fez parte do Centro de Es-tudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, onde elaborou a dissertação de mestrado “Medo do crime: uma análise explanatória sobre suas causas em Minas Ge-rais”, defendida em 2009.

Três a nos d epoi s, ele volta ao tema, abordando as consequências desse medo nas pessoas. Ele concluiu que elas envol-vem adoção de estraté-gias e de aparatos.

Dentre as estratégias mais, estão evitar sair à noite com dinheiro e ob-jetos de valor e conversar com estranhos. As pessoas também equipam as re-sidências para preservar o patrimônio. O aparato mais comum são muros ou grades em volta das casas, seguidos por grades nas

U Artigo ainda inédito mostra que as pessoas evitam sair à noite e protegem as casas

Medo da violência muda hábitos

PEDRO VILELA

www.cbmm.com.br

Preservação ambiental. Um investimento

com retorno garantido.

Os animais ilustrados fazem parte do CDA - Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM em Araxá.

A CBMM atua de forma responsável e eficiente na gestão dos recursos naturais que utiliza. Por isso, investe continuamente

na redução do uso, no controle de qualidade e no reaproveitamento da água em seus processos. Práticas que vêm dando

resultado: a CBMM recircula atualmente 95% da água utilizada, e a meta é alcançar a marca de 98% nos próximos dois anos.

Um compromisso da CBMM com a natureza e com o futuro de todos nós.

CBMM. Aqui tem nióbio.

J Daniel não para mais

na Nossa Senhora do

Carmo de madrugada

O medo do crime não está diretamente rela-cionado ao crime, obser-va o pesquisador Diogo Caminhas. “Há outros fatores associados, como a vizinhança da pessoa, a desordem na região, se o local é escuro, se tem lote vago...”, diz. Como exemplo, ele usa o caso da Pedreira Prado Lopes, que era chamada de“cracolândia”. Não são todas as pessoas que foram vítimas de violên-cia no local, mas a maio-ria tem medo de passar por lá, especialmente à

noite. O mesmo ocorre com passarelas.

Outros fatores que pesam na sensação de

dual e a mídia. “Mulhe-res têm mais medo que os homens, apesar de eles serem as principais vítimas, e as pessoas que se informam por jornal impresso e rádio têm mais medo”, in-forma. Segundo Diogo Caminhas, não precisa que o cidadão tenha sido vitimizado para sentir medo da violência. É mais comum que quem

não tenha sofrido um ato criminoso se sinta inse-guro. “É uma coisa mais ligada ao imaginário”.

Claro que não é re-

g ra . Por exemplo, o relações públicas Daniel Rosa, 30 anos, mudou hábitos depois de ter sido vítima. Um deles foi deixar de usar corrente no pescoço. “Já tive duas correntinhas rouba-das”. Outro foi não pa-rar no semáforo da ave-nida Nossa Senhora do Carmo, altura do Morro do Papagaio, de madru-gada. Ele já foi abordado por um homem armado no local. “Está cada vez pior. Há 15 anos, a gente voltava a pé para casa. Hoje não dá mais”.

13 ESPECIAL O Protesto como Medida

Abusiva de Cobrança de

Débitos FiscaisO Estado de Minas Gerais passou a

protestar os contribuintes mineiros em débito

com a Fazenda Estadual, assim como fazem

outros Estados e Municípios. Após inscrever

em dívida ativa os créditos tributários, o

Estado envia para protesto a Certidão de

Dívida Ativa (CDA) como forma de coagir

os contribuintes devedores a pagar seus

débitos fiscais.

A utilização do protesto como meio

alternativo de cobrança, como denomina a

legislação estadual, revela-se verdadeiro

abuso de direito, prática ilegal prevista no art.

187 do Código Civil, isso porque a Fazenda

Pública dispõe de meios próprios para haver

o seu crédito, inclusive regido por lei especial

(Lei de Execução Fiscal - Lei n. 6.830/80).

Além disso, a finalidade do protesto é

provar a inadimplência e o descumprimento

de obrigação decorrente de títulos e outros

documentos de dívidas para garantir a

autenticidade, publicidade e segurança dos

atos jurídicos de cobrança.

Considerando que a Certidão de Dívida

Ativa (CDA) possui presunção de certeza e

liquidez e publicidade, qual o interesse da

Fazenda Pública em levá-la a protesto? Ora,

certamente o único interesse é coagir o

contribuinte ao pagamento da dívida. Com o

protesto dos débitos tributários do contribuinte

esse imediatamente passa a sofrer constrição

de crédito junto às instituições financeiras e

fornecedores, sendo compelido ao pagamento

ou parcelamento da dívida para garantir sua

própria sobrevivência. Contudo, o pagamento

forçado de tais débitos, resultará na piora da

situação financeira do contribuinte e

possivelmente na sua falência, com prejuízo

para a economia, os trabalhadores, demais

credores e a própria Fazenda Pública.

A adoção de meios indiretos para obrigar

o contribuinte a pagar o tributo configura a

intitulada sanção política, prática

veementemente rechaçada tanto pela

doutrina, quanto pelos tribunais, inclusive pelo

próprio Supremo Tribunal Federal (STF), sendo

inclusive objeto de sumulas dessa Corte.

Além disso, o próprio Superior Tribunal de

Justiça (STJ) já se posicionou pela

desnecessidade de protesto da CDA e,

consequentemente, a ilegalidade de tais atos.

Dessa forma, o contribuinte que for

surpreendido pelo protesto de débitos

tributários deve buscar amparo no Poder

Judiciário, que exemplarmente

vem compelindo os

Estados e Municípios

que adotam tais

práticas abusivas

a corrigirem suas

condutas.

Flávio Couto

Bernardes

Bernardes &

Advogados

Associados

FOTOS: SHUTTERSTOCK

“As pessoas que se informam por jornal impresso e rádio têm mais

medo”Diogo Caminhas

janelas, trancas extras nas portas e janelas e cão de guarda. “A principal consequência da sensa-

cação das relações entre as pessoas”, observa Diogo, destacando que essas ações isolam mais o indivíduo.

Apesar de haver mais apropriação de estraté-gias e aparatos em Belo Horizonte e na Região Metropolitana de BH, é frequente e até eleva-da a ocorrência deles

em cidades-polo e no interior. Por exemplo a estratégia “evitar sair à noite portando dinheiro e objetos de valor” é utilizada em 28,5% dos casos, nas cidades-polo, e em 17,5%, no interior. E m B H e R M B H, o s p e r c e n t u a i s p a s s a m para 34,9% e 39,1%. “Embora determinadas condutas sejam mais acentuadas nos grandes e médios centros urba-nos, é possível observar que tais estratégias têm

sido incorporadas por parte da população nas cidades pequenas”.

No caso dos aparatos de segurança, a adoção deles predomina em BH, mas há dados curiosos encontrados por Diogo Caminhas. Dentre os quais, o que mostra per-centual maior para o uso deles em cidades-polo que na RMBH. No inte-rior, a ocorrência ainda é baixa. O artigo destaca que a escolha e o empre-go desses dispositivos

estão mais relacionados à renda da família e ao valor do equipamento. O pesquisador diz que não é possível afirmar que esse medo muda a forma como as pessoas se apropriam do espaço, somente que há adesão às medidas de proteção, em graus variados, em todos os estratos. Pes-quisa do Ipea, divulgada em julho, mostra que o brasileiro gasta R$ 40 bilhões por ano com se-gurança privada.

Insegurança em qualquer lugar ou situação

U SENSAÇÃO DE MEDO

Mudanças no cotidiano

O que a pessoa faz (sempre/frequentemente) BH RMBH Cidades-polo Interior

Evita sair de casa à noite 34,9 39,1 28,5 17,5

Deixa de ir a locais 21,7 22,1 17,8 12,8

Evita usar transporte coletivo 8,2 10,3 6,8 5,1

Muda o caminho entre casa e trabalho, escola ou lazer 16,1 14,8 14,4 7,5

Evita sair de casa portando dinheiro e objeto de valor 71 71 58,8 30,8

Evita frequentar locais e eventos com grande concentração de pessoas 45,2 52 43,8 29,6

Evita sair e voltar sozinho para casa 39,7 42,7 37,7 24,4

Aparatos de segurança adotados BH RMBH Cidades-polo Interior

Grades nas janelas 50% 50% 50% 21,7

Trancas extras nas portas e janelas 42 33,5 29 24,5

Olho mágico 21,4 14,5 11,3 3

Interfone 31,5 16 16 4,3

Cão de guarda 41 38,6 37,8 34,8

Alarmes nas residências 15,4 10,1 6,5 2,8

Câmera de vídeo 7,9 2,3 3 0,7

Vigia desarmado 7 2,9 5,4 0,3

Muro ou grade (mais de 2 m) 68,1 62,4 59,2 22

Cerca elétrica sobre muro/grade 15,8 1,7 5,9 0,6

Mecanismos improvisados de proteção de moradia 18,9 8,5 11,9 4,8

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 14 MAIS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Delícia de brincadeira O ateliê Petit Pois Doces criou uma caixa de biscoi-tos que une arte, diversão e sabor. São nove biscoi-tos sortidos, coloridos e rabiscados com canetas de tintas comestíveis. Preço: R$ 43Onde: ateliê Petit Pois Doces – rua Santo Antônio do Monte, 228, Santo AntônioContato: (31) 3223-9590 e www.petitpoisdoces.com.br

Na modaA Dress To possui linha exclusiva para o público infantil, a Love Dress. A bolsa trans-

passada faz parte da linha e combina com os looks do dia.Preço: R$ 213Onde: Dress To – no BH Shopping, 4º piso Contato: www.dressto.com.br

Aspirante a marinheiroO conjunto de camisa e bermuda de sarja é da linha infantil da Paola Da Vinci e foi inspirado no estilo navy, no mundo dos marinheiros.Peço: R$ 71 (camisa): R$ 125 (bermuda)Onde: Paola Da Vinci – avenida Olegário Maciel 1.600, Piso OM, loja 18, LourdesContato: (31) 3275-2949

Que gata!A Melissa lançou linha voltada para as gati-nhas de 1 a 3 anos, em parceria com a Vivien-ne Westwood. Os tamanhos vão do 17 ao 25.Preço: 79,90Onde: Clube Melissa – avenida Cristóvão Colombo, 265, SavassiContato: (31) 3227-4020 e www.melissa.com.br/minimelissa

Uhu!A colônia faz parte da linha Natura Naturé Uhu! para os meninos. O estojo vem com lenços ume-decidos “Banho de fato” e “Jogo das invenções”, além da embalagem de presente em formato de maleta.

Preço: R$ 51,90 (sugerido)Onde: consultoras da Natura e pelo site http://naturabrasil.submarino.com.brContato: 0800-115566 (SAC) e www.natura.net

MÚSICA PARA OS PEQUENOSO grupo EMCantar lançou o álbum “Escutatória” para as crianças. É composto de 14 músicas e um livro-conto, que fala sobre as relações curiosas do universo infantil.Preço: R$ 30 (em média)Onde: portal do grupo EMCantarContato: www.emcantar.org

Banho divertidoO Boticário lançou o kit Spulókis que vem com um xampu “Nuvem”, seis condicionadores “Massinha”, quatro sabo-netes “Geleka”, um tubo de bolinha de sabão e uma cartela para brincar.Preço: R$ 69,99 (sugerido)Onde: lojas O BoticárioContato: 0800-413011 (SAC) e www.oboticario.com.br

Sala de embarque

tem overbooking.

Embarque nessa praticidade

ÔNIBUS EXECUTIVOS PARA AEROPORTO INTERNACIONAL - BH

Férias de Janeiro

Informações ImportantesOs preços são por pessoa, em apartamento duplo e estão sujeitos a reajuste sem prévio aviso. Taxas de embarque

não incluídas. Aéreo: Belo Horizonte/ Destino/ Belo Horizonte. Financiamos com cartões Visa, Amex e Mastercard. Para fi nanciamento com cheques, favor consultar-nos. Valor em dólar convertido em reais ao

câmbio no dia do pagamento. Confi rmação de reservas sujeita à disponibilidade de lugares em voos e hotéis.

* 55 31 3658 2472 | 55 31 3658 2473Av. Luiz Paulo Franco, 500, Lj 19 2PBH2 Mall | Belvedere Belo Horizonte | MG | BRASILwww.artedeviajar.com.br

Orlando e Miami

a partir de: US$2.264,em 10 x sem juros

Saídas 03 e 17 de janeiro de 2013aéreo + 9 noites + aluguel de carro + seguro viagem e retirar 7 noites em Orlando e 2 em Miami.

31 2552 3000

LF/ M

erca

do

Vista da obra, em setembro de 2012. Av. do Contorno esquina com Getúlio Vargas.

Desenvolvimento e

JornalEstado de Minas.Domingo, 16 de

Caderno deEconomia

Novotel BH Savassi. Surpreendente.Da velocidade da obra à valorização.

exclusivo em sua cate-goria, que traz a assina-tura de um dos maiores grupos hoteleiros do mundo e a experiência

excelente oportunidade para quem quer garantir

renda mensal com toda

TUDO - BELO HORIZONTE, 6 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 16 PASSATEMPO

ÁRIES 21/3 a 20/4 Tudo aquilo em que você acreditou começa a ser questionado. Novas crenças vão surgindo e sua realidade ganha novas cores. Use a fl exibilidade e permita-se inovar.

TOURO 20/4 a 20/5 Sucesso é a palavra-chave do momento. Avalie as formas como quer chegar a ele, tenha um plano claro em mente e deixe que as oportunidades direcionem você. Confi e nos “acasos”.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Atrasos nos seus planos farão parte desta semana e eles acontecerão com objetivos bem claros. O principal deles é fazer você retornar ao passado e buscar as respostas de que precisa para os dias de hoje.

CÂNCER 21/6 a 22/7 Com sensibilidade à fl or da pele, o canceriano é impulsionado a ver com clareza aquilo que precisa ser mudado dentro de si. Quanto mais jogar frustrações no outro, mais demorada será a sua evolução.

LEÃO 23/7 a 22/8 Vivendo um período de intensa emotividade, o leonino agora começa a associar seus relacionamentos a questões existenciais. Isso pode ser produtivo e até entusiasmante.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Muitas associações são feitas nestes dias e elas podem promover um lado que está ligado a começos. Você, que normalmente é conservador, tende a se sentir mais livre e mais confi ante.

LIBRA 23/9 a 22/10 Você começa a ganhar novo fôlego. Provável que questionamentos das semanas anteriores, ligados a assuntos familiares, possam ser vistos com mais clareza e caminhem para a paz.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Entre a casa, o lar, constituir algo e ter a liberdade absoluta, existe um espaço que pode ser grande ou não. Esse questionamento deve estar na sua mente. Pense mais a respeito.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Se o momento profi ssional estiver exigindo bastante de você, tenha em mente que cuidar da saúde é fundamental. Você está mais vulnerável e descansar fará muito bem a você.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 Momento muito bom para relacionamentos afetivos. Você, que tem difi culdade para se expressar, conta com ajuda extra e saberá se posicionar e até se abrir com a pessoa amada.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 É muito claro que o aquariano precisa mudar. O ideal é que a mudança venha pelos relacionamentos afetivos. Ouça mais as pessoas pelas quais você tem interesse verdadeiro.

PEIXES 20/2 a 20/3 O caminho que você percorreu até agora e que dava a você tanta segurança e plenitude começa a não ser mais sufi ciente. Sua intuição tenta lhe mostrar isso, mas você resiste.

HO

SC

OP

O

CÉU DA SEMANA A Lua circulando pelo signo de câncer, que é um signo de água, afeta nosso emocional e mostra onde estão as nossas fragilidades. Mesmo que aja uma resistência, é interessante usar esse período para fortalecer nossa vontade.

h hA BOA NOTÍCIA

A Receita Federal vai liberar nesta segunda--feira, 8, a partir das 9 horas, consulta ao lote de restituição multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Ao todo, será creditado aos contribuintes, no dia 15, o valor de R$ 1,5 bilhão.

Segundo o IBGE, o IPCA subiu 0,57% em setembro. Em agosto, o índice havia registrado alta de 0,41%. O item que mais contribuiu para a alta foi o preço dos alimen-tos. Essa é a maior alta para o mês, desde 2003, quando a elevação foi de 0,73%.

Receita Federal

restitui R$ 1,5 bilhão

no dia 8

Infl ação em setembro

é a maior desde

2003

A MÁ NOTÍCIA

Realização:

(31) 3589-1818www.vilagrimm.com.br

Em parceria com:Vendas:

Incorporadora responsável: Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A. – Filial Rod. MG-030, km 12,5 – Vale dos Cristais, Nova Lima/MG. Memorial de Incorporação registrado sob o n° R-3-35-168 no Serviço

Conheça o novo apartamento decorado por Tânia Salles.

3 e 4 quartos no Vale dos Cristais, prontos pra morar.

Visite a Central de Vendas: estrada de Nova Lima, km 12,5, ao lado do Colégio Santo Agostinho. Aberta todos os dias, das 9 horas às 18 horas.

Palavra de morador

“Moro sozinha no meu apartamento no Vale dos Cristais e os amigos estão sempre por aqui. A área de convivência é perfeita e fico perto de tudo. Sem contar a vista, que não tem igual”.

Piscina Sala de estar

Felicidade, tranquilidade, segurança e sensação de ter um sonho realizado: o apartamento, a área de lazer completa, a vista do local, o contato com a natureza. Venha ver de perto, para sentir o que é viver bem.

Ivana Ximenes.Moradora do Vila Grimm, em seu apartamento.

Fotos do local

Vista do apartamento 902, prédio 08.