educação na sociedade informática

26
Educação & Sociedade O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas a sua volta a partir de modelos sociais já existentes. Assim sendo, ele é submetido a processos intensivo de aprendizagem.

Upload: mara-salvucci

Post on 05-Jun-2015

1.201 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade O homem não possui aparelho instintivo para sobreviver, precisa se socializado. Necessita ser educado, pelas pessoas a sua volta a partir de modelos sociais já existentes. Assim sendo, ele é submetido a processos intensivo de aprendizagem.

Page 2: Educação na sociedade informática
Page 3: Educação na sociedade informática
Page 4: Educação na sociedade informática
Page 5: Educação na sociedade informática
Page 6: Educação na sociedade informática
Page 7: Educação na sociedade informática

EDUCAÇÃOPlatão promulgava que a educação tinha o objetivo final de formar moralmente o homem para viver em estado justo. Rejeitava e educação grega praticada pelos sofistas que eram encarregados de transmitir conhecimentos técnicos, principalmente de oratória, para os jovens da elite, que deveriam se tornar aptos para ocupar as funções públicas.

Page 8: Educação na sociedade informática

EDUCAÇÃOA educação está e, todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.

Page 9: Educação na sociedade informática

EDUCAÇÃOA educação é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposto às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Na visão de Durkheim as pessoas tem incorporadas em si dois seres, o individual que se caracteriza pelos estados mentais de cada um e pelos aspectos de sua vida pessoal. O segundo é o ser social, voltado para os comportamentos relacionados à sociedade em que vivemos.

Page 10: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade A família, que é um fenômeno historicamente construído, tem papel importante na socialização do sujeito. Faz parte da educação informaleducação informal do sujeito. Educação Informal: não é organizada, é casual e empírica. Aprende-se por imitação, aquisição de hábitos e observações.

Page 11: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade A educação formalA educação formal: surge a partir da necessidade de instituir-se como cidadão, para exercer determinadas funções, sendo convocado especialistas que elaboram um projeto de ação mais efetiva.Surge a escola: institucionalizada na forma que a conhecemos – Séc. XVI.

Page 12: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade

A escola burguesa surge juntamente com o sentimento de infância do século XVI. Esta tem o papel de instruir e educar. Formação acadêmica humanista.Formação acadêmica humanista.Com a Rev. Industrial – Séc. XVIII, acelera-se o período de democratização do ensino – Formação técnica especializadaFormação técnica especializada.

Page 13: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade Somente no Séc. XIX, culminam transformações que propiciam reivindicações para uma escola pública, gratuita e obrigatória, que possa ter acesso às camadas não privilegiadas da sociedade.

Page 14: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade A escola surge num momento em que a produção dos bens de consumo começa a ultrapassar o necessário, surge o excedente, alterando a estrutura da sociedade e as divisões de tarefas, que antes era coletiva, passando a ter privilégio de classe. A escola surge como instrumento de transmissão do conhecimento e do saber acumulado pela sociedade e da ideologia dominante.

Page 15: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade Ponto de partida: o individuo humano e seu possível destino em meio ao torvelinho das transformações que estão ocorrendo.As relações entre os indivíduos oscilam entre dois extremos: o individualismo e o totalitarismo – Trabalho em Rede.

Page 16: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade Quais as contradições e ameaças predominantes na sociedade informática? Podemos relacionar os problemas dos indivíduos com os problemas sociais? Ideologicamente sim!!!

Page 17: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

Page 18: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, esta palavra ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.

Page 19: Educação na sociedade informática

Educação & Sociedade Karl Marx, concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual. Nessa divisão, surgem os ideólogos ou intelectuais que passam através de idéias impostas a dominar através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade. Contudo a ideologia (falsa consciência) gera, inverte ou camufla a realidade, para os ideais ou vontades da classe dominante. (Fonte: Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002.)

Page 20: Educação na sociedade informática

Educação & SociedadeDepois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx (Karl Korsch, Georg Lukács), outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", inclusive alguns pensadores que se diziam marxistas, tal como Lênin.

Page 21: Educação na sociedade informática

Educação & SociedadeO discurso tem uma dimensão ideológica que relaciona as marcas deixadas no texto com as suas condições de produção, e que se insere na formação ideológica . A dimensão ideológica do discurso pode tanto transformar quanto reproduzir as relações de dominação. Para Marx, essa dominação se dá pelas relações de produção que se estabelecem e as classes que estas criam numa sociedade.

Page 22: Educação na sociedade informática

Educação na Sociedade Informática

Por isso, a ideologia cria uma “falsa consciência” sobre a realidade que visa a reforçar e perpetuar essa dominação. Já para Gramsci, a ideologia não é enganosa ou negativa em si, constituindo qualquer ideário de um grupo de indivíduos. Mas, para Althusser, que recupera a ótica marxista, a ideologia é materializada nas práticas das instituições — e o discurso, como prática social, seria então “ideologia materializada”.

Page 23: Educação na sociedade informática

Escola DualistaEscola – instituição aparentemente “ neutra”!Promove as injustiças e desigualdades sociais através das desigualdades escolares; produção e reprodução estrutural do sistema social. Promove a violência simbólica: reforçar, dissimular as relações de força material, produção da legitimidade.

Page 24: Educação na sociedade informática

Mecanismos de Exclusão Escolar

Oferta: ineficaz.Critérios de Desempenho do aluno: desigual – enfraquecimento do desempenho de alunos mais fracos.Método Ativo: maior mobilização de pais informados. ( recursos culturais e educacionais).

Page 25: Educação na sociedade informática

Mecanismos de ExclusãoEscola: Meritocrática – hierarquiza, classifica os indivíduos pelo mérito.Retraimento: Os alunos que não conseguem obter bons resultados e desempenho não querem mais participar da “competição”, se liberam de qualquer envolvimento escolar.

Page 26: Educação na sociedade informática

Ref. Bibliográfica.DUBET, François. A Escola e a Exclusão. Cadernos de Pesquisa. N. 119. São Paulo, 2003.SCHAFF, Adam. A sociedade Informática. 4º ed. São Paulo. Unesp. Brasiliense, 1995.