informática na educação - 2

21

Upload: rafaelneves

Post on 07-Jul-2015

118 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informática na educação - 2
Page 2: Informática na educação - 2

NOVA GERAÇÃO - Z

O que deve existir é a atenção com relação ao "como" as crianças estão usando esses equipamentos tecnológicos.

A tecnologia também pode ser um mecanismo de aproximação entre pais e filhos.

Geração Z é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas na segunda metade da década de 90 e nos anos 2000.

Inteligência: eles aprendem tudo ao mesmo tempo.

Page 3: Informática na educação - 2

GERAÇÃO Z - PRECAUÇÕES

Não deixar o computador no quarto das crianças é um bom artifício para afastá-las da obsessão por ver, a todo momento, e-mails, games e sites de relacionamento.

Estipular um horário para que a criança fique na frente do computador também é um bom mecanismo.

A nova geração precisa ter um crescimento intelectual e físico combinados, não é possível substituir todos os tipos de diversão pelo videogame ou o laptop.

Page 4: Informática na educação - 2

GERAÇÃO Y

A Nova Geração utiliza vários meios ao mesmo tempo, para se informar e também para se socializar

Nascidos nas décadas de 80 e 90, em um mundo de computadores, celulares, videogames e internet, eles cresceram acostumados com as rápidas mudanças tecnológicas e as facilidades de comunicação.

Essa geração nasceu plugada e desafia os modelos tradicionais de educação com inéditas formas de pensar e de aprender, a escola que se propõe a ensiná-los pouco se modernizou nesses dois séculos.

Page 5: Informática na educação - 2

GERAÇÃO Y - RISCOS

Exílio: os alunos correm o risco de ficar alienados e exilados em seu mundo no computador. Um dos papéis da escola é ajudá-los a se socializar

Superficialidade: a velocidade é tão grande que eles refletem pouco sobre as informações. O professor deve ajudá-los

Inquietação permanente: essa geração está sempre em busca de novos estímulos e pode deixar tarefas incompletas

Page 6: Informática na educação - 2

COMO EDUCAR ESSAS GERAÇÕES?

Atualize-se: não seja analfabeto digital. Aprenda com seus alunos, navegue na rede e aproveite o entusiasmo deles para produzir materiais didáticos em conjunto.

Tente entender como o jovem pensa: às vezes, ele contesta por não entender o porquê daquela tarefa.

Seja um mediador: ajude seus alunos a selecionar as informações. Oriente e organize o conhecimento.

Page 7: Informática na educação - 2

GERAÇÃO X

Geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem contudo ultrapassar 1982.

É uma geração que tem um pouco mais de resistência à tecnologia, não tem esse afã, por exemplo, de buscar inovação e estar sempre conectada à inovação, e tem algumas resistências até na própria forma de trabalhar.

A Geração X, aqueles que têm entre 30 e 43 anos, estão liderando a corrida em direção à computação social.

Page 8: Informática na educação - 2

GERAÇÃO X

A Geração X contribui para fóruns e redes sociais tanto quanto a Geração Y. O uso de blogs e wikis foi quase igual, com uma diferença de poucos pontos percentuais.

Segundo uma pesquisa feita por um grupo de TI com 2.000 trabalhadores via Internet.

22% dos empregados da Geração X disseram sentir que têm a “influência em sua organização” necessária para introduzir novas tecnologias, enquanto apenas 13% daqueles com menos de 29 anos responderam o mesmo.

Page 9: Informática na educação - 2

GERAÇÃO “BABY BOOMERS”

A Geração Baby Boomer é a geração constituída pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, também chamada a geração do pós-guerra, período em que surgiu uma explosão da taxa de natalidade. É considerada a geração que mudou o Mundo.

A geração baby-boom oferece um mercado de perpétua juventude eles estão à procura de tecnologia que permita que se mantenham envolvidos, independentes, bem e ativos.

Page 10: Informática na educação - 2

Geração “Baby Boomers”

Os Baby Boomers foram a primeira geração que cresceu em frente à TV. Eles puderam compartilhar eventos culturais e marcos com todas as pessoas no seu grupo de idade, independentemente de onde elas estavam.

São uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos. Sua luta contínua contra a injustiça criou o movimento das mulheres, o movimento pelos direitos civis, os protestos contra a Guerra do Vietnã e muito mais.

Page 11: Informática na educação - 2

TECNOLOGIA QUE FACILITA

Tecnologia facilita cada vez mais a vida do ser humano.

Page 12: Informática na educação - 2

FACILITA OS PROFESSORESCidade do Conhecimento - é um Programa da Universidade de

São Paulo que promove a criação, a incubação e o desenvolvimentode projetos por meio de redes digitais colaborativas. No portal sãodisponibilizados os projetos desenvolvidos, artigos, entrevistas, ePodCast dos eventos realizados.

Microsoft Educação - site Educacional da Microsoft, com artigossobre os principais projetos educacionais do Programa Parceiros naAprendizagem, dicas para educadores e exemplos de projetos para asala de aula. Os professores também podem enviar projetosdesenvolvidos com os alunos para publicação.

José Manuel Moran - O site é uma referência para quem procurabons artigos relacionado ao uso das Novas Tecnologias em Educaçãopresencial ou à distância.

Page 13: Informática na educação - 2

FACILITA OS PROFESSORESEducarede - Portal educativo, totalmente gratuito e aberto,

dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e EnsinoMédio da rede pública e a outras instituições educativas. Possuicanais de cultura e informação, apoio à pesquisa, conteúdos sobretecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativosespecialmente criados para a troca de reflexões e de práticaseducativas: fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários,galeria de arte para exposição de projetos, oficina de criação coletivade textos, além de espaço para contribuição de internautas em todosos canais.

Page 14: Informática na educação - 2

FACILITA OS ALUNOS

Nova tecnologia facilita a vida dos alunos da EAD

Alunos, professores, coordenadores e tutores já podem contarcom uma nova tecnologia para facilitar o processo da educação adistância. O Centro de Educação a Distância da Universidade Federalde Juiz de Fora (Cead/UFJF) realizou, este mês, testes paradisponibilizar em suas salas de conferência web o uso de um novoaplicativo que permitirá aos atores da EAD acompanhar as sessões deconferência pelo smartphone.

A educação a distância se beneficia diretamente desses avançoscumprindo o objetivo de democratizar o acesso à educação dequalidade. Pensando nisso, o Cead está sempre em busca deinovações para os alunos dos cursos a distância da UFJF.

Page 15: Informática na educação - 2

FACILITA OS ALUNOSA novidade é o lançamento do aplicativo Adobe Connect Pro

Mobile, uma adaptação do programa, já utilizado para as sessões deconferência web do Cead. O aluno, agora, pode acompanhar asconferências com seus professores e tutores através do aparelhomóvel, ganhando mais liberdade. Segundo a coordenadora do setorTecnológico do Centro, Crystiam Kelle, o Cead foi comunicado desselançamento e logo entrou em contato com o representante para queos testes pudessem ser feitos com as salas de conferência utilizadasnas atividades da UFJF.

Page 16: Informática na educação - 2

COMO UTILIZAR

Os usuários podem ter acesso móvel às reuniões através doiPhone e do iPod Touch para assistir às apresentações e escutá-las aovivo, incluindo videoconferência em tempo real e compartilhamentode telas, além de participar através do chat. O áudio é transmitidodiretamente do aparelho por uma conexão sem fio.

A tecnologia já está disponível e todos os alunos, professores,tutores e coordenadores que possuírem um iPhone ou iPod Touch jápodem utilizá-la. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado através daApp Store no próprio aparelho. Para Crystiam, a grande vantagem doacesso à conferência web pelo smartphone é a mobilidade. “Comeste recurso é possível acompanhar uma sessão de conferência webde qualquer lugar a qualquer momento. Essa facilidade permite umaotimização do tempo, fator importante para os alunos da EAD”,afirma.

Page 17: Informática na educação - 2

AULA - PESQUISAAula-pesquisa, onde professor motiva, incentiva, dá os

primeiros passos para sensibilizar o aluno para o valor do quevamos fazer, para a importância da participação do aluno nesteprocesso. Aluno motivado e com participação ativa avança mais,facilita todo o nosso trabalho. Depois da sensibilização - verbal,audiovisual - o aluno - às vezes individualmente e outras empequenos grupos - procura suas informações, faz a sua pesquisa naInternet, em livros, em contato com experiências significativas, compessoas ligadas ao tema.

Page 18: Informática na educação - 2

COMO MONTAR ESSA AULA

1. Os grandes temas da matéria são coordenados pelo professor, iniciados pelo professor, motivados pelo professor, mas pesquisados pelos alunos, às vezes todos simultaneamente; às vezes, em grupos; às vezes, individualmente.

2. Uma parte da pesquisa deve ser feita em sala; Em sala de aula o professor está atento às descobertas, às dúvidas e ao intercâmbio das informações. O professor ajuda, problematiza, incentiva, relaciona.

3. Ao mesmo tempo, o professor coordena as trocas, os alunos relatam suas descobertas, socializam suas dúvidas, mostram os resultados de pesquisa. Se possível, todos recebem uma seleção dos melhores materiais descobertos pelos alunos, junto com os do professor (textos impressos ou colocados a disposição pelo professor ou indicados em sites da Internet).

Page 19: Informática na educação - 2

COMO MONTAR ESSA AULA

4. Os alunos levam para casa os textos, onde aprofundam a sualeitura, fazem novas sínteses, colocam os problemas que os textossuscitam, os relacionam com a sua realidade.5. Junto com a pesquisa coletiva, o professor incentiva a pesquisaindividual ou projetos de grupo. Cada aluno -pessoalmente ou emdupla - escolhe um tema mais específico da matéria e que é dointeresse também do aluno. Esse tema é pesquisado pelo aluno comorientação do professor. É apresentado à classe. É distribuído aoscolegas. É divulgado na Internet.6. É importante neste processo dinâmico de aprender pesquisando,utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cadaprofessor, por cada instituição, por cada classe. Vale a pena descobriras competências dos alunos que temos em cada classe, quecontribuições podem dar ao nosso curso.

Page 20: Informática na educação - 2

O AVANÇO DA EDUCAÇÃO

Imagine uma universidade sem salas de aula, horário de entradanem conversa no fundão. Professor, só pela tela do computador. Evocê estuda onde e a hora em que quiser. Interessado? É agraduação a distância, modalidade que cresce em ritmovertiginoso no país e oferece cerca de 1,5 milhão de vagas em 145instituições, cerca de 70 das quais públicas.Apenas entre 2007 e 2008, o número de alunos quase dobrou;saiu de 397 mil para 761 mil - a participação dessa modalidade noensino superior saltou de 4,2% para 7,5%.Se entrar é fácil, desistir também: a evasão chega a 70% em algunscasos. Segundo coordenadores de cursos, só vai bem nesse tipo decurso quem é organizado, disciplinado e tem concentração paraconseguir estudar em casa ou no trabalho.

Page 21: Informática na educação - 2

2ª QUESTÃO – A TECNOLOGIA FACILITA TODAS GERAÇÕES

•De acordo com os textos e o vídeo sobre as gerações,explique de acordo com sua opinião como as tecnologiaspodem ser utilizadas para aproximar as gerações,citando suas características.

•Segundo o texto as escolas pouco se modernizarampara atender as gerações “Y” e “Z”, cite dez“ferramentas” tecnológicas que as escolas poderãoutilizar para se modernizar.