informática na educação - 6

21
Informática na Educação Professor Rafael Neves

Upload: rafaelneves

Post on 07-Jul-2015

247 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informática na educação - 6

Informática na Educação

Professor Rafael Neves

Page 2: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Page 3: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

É muito comum ouvirmos o tempo todo como os jogoseletrônicos prejudicam nossos jovens e crianças. Fala-se dos malescausados pelas horas seguidas em frente a uma TV ou vídeo, fala-seda violência presente em jogos de tiro, fala-se de crimes que teriamsido inspirados em certos jogos. Chegando até mesmo a ouvirmos,dos mais radicais, a necessidade do completo cancelamento destesjogos.

Cabe a nós como educadores, tentarmos demonstrar como osjogos eletrônicos também possuem uma outra face e como elespodem ser bem utilizados como ferramentas de ensino eaprendizagem. Os jogos em si não são maus, embora eu jamaispossa discordar que eles sim tem maus usos ou seus usosinadequados.

Page 4: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Age of Empires – Lançado há vários anos para computadores domundo inteiro, já está em sua terceira edição. A primeira ediçãosimulava a evolução da humanidade desde a pré-história até aGrécia Antiga (sendo posteriormente expandida até Roma com um“pacote de expansão ). Obviamente trata-se de um jogo e não umsimulador perfeito, uma vez que os seus personagens tempraticamente vida eterna, não morrem e não ser que devorados poralgum animal ou morto por um outro humano. O jogador controlaaté 200 pessoas ao mesmo tempo em um sistema semelhante aoxadrez, mas além do controle dos humanos há uma ampla utilizaçãode construções, evolução tecnológica, criação de cidades,funcionamento da agricultura e gerenciamento de recursos naturais,tais como comida, madeira, pedra, ferro, ouro.

Page 5: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Ainda nos primeiros jogos, que recontam a história da civilizaçãoegípcia, há uma precisão muito interessante. Os alunos percebemclaramente a diferença entre a caça e a coleta e em nível posterior, aplantação e colheita. Sentem essas transformações. Percebem comocomeça a ocorrer o processo de sedentarização, a primeira onda deagricultura com o plantio de trigo, chegando até mesmo á evoluçãode rotação de culturas.

Na sua versão número II temos o período da queda de Roma atéo século XV. Com a reprodução muito fiel de história de diversospersonagens como Joana D´arc, Barba Ruiva, Saladino, Gengis Khan eoutros. Reproduções “semi-fiéis” de cidades medievais como Parisou Jerusalém.

Page 6: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

A versão número III lançada em 2005, conta com o período até aera napoleônica. Faraó, Cleópatra, Cesar III, Imperador - Os quatrojogos são muito semelhantes e recriam o funcionamento egerenciamento de cidades antigas, respectivamente no Egito, Romae China. O aluno jogando precisa recriar e gerenciar cidadesimportantes da história, desde a obtenção de recursos básicos comocomida, evitar epidemias, incêndios e desabamentos até mesmochegando a noções de funcionamento militar. Entre outros fatoresque são facilmente ensinados através destes jogos temos, ofuncionamento dos aquedutos romanos, todo o seu sistema atélevar a água às fontes, o sistema de saúde e a importância dosbarbeiros nestes e também das termas e balneários, as principaispestes que assolavam as cidades da época e como tratá-las.

Page 7: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Entram em contato com a religião destes povos, com umdestaque especial para o caso da China, onde até a construção dacidade devem respeitar normas específicas da cultura de seu povo.No caso do Egito, por exemplo, controlar o estoque alimentício paravencer as adversidades de possíveis secas no Nilo é indispensável.Qualquer aluno, com uma orientação adequada, pode não somenteaprender muito sobre estes povos, mas especialmente desenvolvero gosto e o amor pelo conhecimento histórico, o que facilitará emuito o funcionamento das aulas normais por parte do professor.

Page 8: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Civilization – Ele simula a evolução de um povo desde o começodo seu processo de sedentarização até os dias atuais. Uma linhaevolutiva completa, relações entre tecnologias, construções,técnicas, vantagens de povos específicos e até mesmo desastresnaturais podem ser encontrados. O jogo possui um sistema simplesde simulação de qualquer época específica solicitada pelo professor,chamadas de “cenários” que permitem que com uma mesmaferramenta o professor possa englobar inúmeros cenários históricos.Aqui se encontram, por exemplo, as guerras mundiais, Napoleão,Cruzadas, Era dos Descobrimentos, independência dos EstadosUnidos e Guerra Civil Americana, Mundo atual, Expansão Islâmica,Império Mongol, Império Turco, Guerra da reconquista, Guerra CivilEspanhola, Revolução Mexicana, e até mesmo alguns cenáriosbrasileiros como a Guerra do Paraguai e a Guerra em Canudos.

Page 9: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Knights of Honor – Recria com muita perfeição o cenáriomedieval, levando em conta religiões, servos, recursos naturais,dedicação dos vassalos, espionagem. Ele tem a opção de se seguir ahistória com alguns pontos de checagem que recriam as situais taiscomo elas eram, 1100, 1350 e 1450. Através dele é possível seentender todo o processo de reconquista, cruzadas, etc. Mastambém podemos escolher um reino específico e nos concentrarmosna história deste reino, como por exemplo, Castela, Leão Aragão eNavarra, que se fundem em Espanha em 1492. Com o auxílio doprofessor todo esse universo pode ser recriado, e por haver registrode pelo menos 150 povos medievais na Europa, Ásia e África elepermite que o professor pré-selecione alguns que ele desejar e façacom que cada parte da sala trabalhe com um povo específico edepois eles trocam entre si essas informações através de seminários.

Page 10: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

O processo educacional possui um papel fundamental naformação do cidadão, como forma de desenvolvimento dopensamento auto-crítico e de suas qualidades a fim de que o mesmopossa melhor colaborar com a sociedade em que vive.

Estamos em processo contínuo de educação: em casa, notrabalho, com amigos... Entretanto, nos atemos no projeto àcontribuição da escola.

A abordagem mais utilizada no processo ensino-aprendizagem éo instrucionismo. Porém essa metodologia vem se apresentandocomo defasada e incapaz de preparar os novos aprendizesadequadamente para a Era do Conhecimento uma vez quedesfavorece suas novas habilidades e não se apresenta de formaatraente.

Page 11: Informática na educação - 6

JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO

Surge assim a proposta do construtivismo, onde o conhecimentoé construído pelo próprio aluno, valorizando as experiências domesmo.

Papert aponta então a possibilidade do uso do computador e desuas aplicações como uma ferramenta construtivista devido acaracterísticas que serão tratadas logo mais.

Sendo assim, propomos o uso de jogos de estratégia na educaçãocomo forma de atrair a atenção do aprendiz e permitir-lheexperimentar seus conhecimentos em um ambiente seguro.

Page 12: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Educação Tecnológica é uma modalidade de educação que é exercida por instituições (como os Cefet ou SENAI no Brasil) e também de maneira difusa através da propagação de conhecimentos, técnicas e instrumentos tecnológicos.

No sentido meramente escolar, em muitos países do mundo ocidental incluindo o Brasil e Portugal, a Educação Tecnológica é um componente curricular no ensino fundamental e médio (ensinos básico e secundário em Portugal), destinada à criatividade na área tecnológica.

Page 13: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

No sentido filosófico e epistemológico, a educação tecnológica pode ser diferenciada da educação técnica ou profissional. A educação técnica, ou profissional, procura a transposição de conhecimentos de um indivíduo ao outro visando o ajustamento ao trabalho e aos modos de produção. Neste sentido, a educação tecnológica pode ser conceituada como o ajustamento do indivíduo ao período histórico no qual vive, não somente no sentido de proporcionar-lhe conhecimentos para utilizar os instrumentos e as tecnologias existentes, mas também de posicionar-se e entendê-las de forma crítica.

Page 14: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Vivemos atualmente sob o impacto das novas descobertas tecnológicas e científicas, que por sua vez provocaram inúmeras mudanças na sociedade, nas relações pessoais e principalmente na educação, produzindo transformações na natureza do saber. Hoje as crianças e adolescentes tem acesso às mesmas informações que o seu professor, através da internet, nas bibliotecas virtuais, sites de busca e etc. A diferença entre o professor e o aluno não está na quantidade de informação, mas no modo como utilizar a informação.

Page 15: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Por sua vez, o professor também precisa estar ciente dos novos espaços de aprendizagem que estão a surgir na sociedade atual, novos ambientes começam a se consolidar, novas formas de acesso ao conhecimento estão a surgir nos ambientes virtuais, novas formas de se relacionar estão a acontecer nas comunidades virtuais, nos chats de bate-papo e nos jogos eletrônicos. Este último objeto da nossa atenção vem despertando o interesse da garotada, que passa horas em frente ao computador ou em lan-houses jogando esses games.

Page 16: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Os jogos eletrônicos são um fenômeno da cultura digital queestão sendo utilizados de variadas formas e nas mais diversasfinalidades:

No treinamento de habilidadesmotoras (aprender a dirigir carro, apilotar avião); na reabilitação depessoas que sofreram acidentesfísicos (em ambos os casos, pormeio de simuladores); emtreinamento de médicos pararealizar diagnósticos e, obviamente,como artefato de entretenimento.

Page 17: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Os professores estão começando a se aproximar das novas mídias através do uso do computador, da internet, dos cursos de educação a distância e etc., mas ainda há muito para se descobrir e conhecer. O universo dos jogos eletrônicos é um desses locais que precisa ser mais familiar aos educadores, pois, para muitos dos seus alunos, já o é e, se aproximar desse universo é também se aproximar mais dos alunos.

É importante compreender essa linguagem que emerge das diferentes telas - do computador, do celular, entre outras - pois do contrário, essa relação dialógica que deve permear todas as interações, principalmente as pedagógicas, pode distanciar os alunos não só dos professores, mas também da escola.

Page 18: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Grinspun (1996) assevera que a educação trata não somente do ato de educar, orientar, acompanhar e nortear, mas também o de trazer de “dentro para fora” as potencialidades do indivíduo. Embora essa nobre tarefa seja executada cotidianamente em casa, algumas vezes no trabalho e muitas vezes entre amigos, refere-se aqui àquela que é institucionalizada na escola ou em projetos de educação. Destaca-se a atividade que o estado ou a iniciativa privada desenvolvem, como ato voluntário, com crianças, jovens e adultos no sentido de sua formação na prática social para a cidadania, entendida esta como a aquisição de direitos e deveres por todos os membros da sociedade. Nestes termos, cabe à educação a tarefa de transmitir e exercitar com os formandos os direitos e deveres para o completo domínio da cidadania.

Page 19: Informática na educação - 6

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno.

A revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade.

A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, conseqüentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação.

Page 20: Informática na educação - 6

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

LIVROS RÁDIO EDUCATIVO CD E DVD (EaD\CORRESPONDÊNCIA)

TV EDUCATIVA

RADIODIFUSÃO INFORMÁTICA INTERNET (EaD)

Page 21: Informática na educação - 6

6º QUESTÃO - EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

• Explique com suas palavras como o professor deve

utilizar os jogos no ensino mantendo o foco na matéria

e o controle sobre a turma.

• A educação tecnológica ajuda no desenvolvimento

dos jovens e crianças, de acordo com o texto

expresse suas idéias em relação ao uso das

tecnologias na educação.