informática na educação - 4

21
Informática na Educação Professor Rafael Neves

Upload: rafaelneves

Post on 09-Dec-2014

1.634 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informática na educação - 4

Informática na Educação

Professor Rafael Neves

Page 2: Informática na educação - 4

TI VERDE

Page 3: Informática na educação - 4

TI VERDETi Verde é a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.

Envolve desde a fabricação, se aproveitando de métodos para produzir que sejam menos nocivos a natureza, como por exemplo, reduzir os níveis de substâncias químicas utilizadas para a produção dos equipa-mentos; aparelhos eletrônicos que consumam menos energia.

Administração da ti verde é a parte que trata de como uma empresa utiliza e gerencia seus equipamentos da área de TI. Isso abrange a compra ou locação de equipamentos que consumam menos energia, bem como também podemos citar a utilização de papel reciclado, e uma redução nos índices de impressão.

Page 4: Informática na educação - 4

E-LIXOO E-Lixo nada mais é do que o lixo eletrônico produzido diariamente pela troca constante de recursos de informática e telefonia móvel, principalmente. Cartuchos de impressora, baterias, fios, plugs, drives de computador, mouses entre outros. Precisamos racionalizar, reduzir e reciclar esse material também!

Page 5: Informática na educação - 4

E-LIXOQuantas vezes se depararam com a situação de não saber o

que fazer a um teclado ou um monitor usados? Se considera que depositar este tipo de material no lixo normal é obsoleto, saiba que não é o único. A reciclagem de material elétrico e eletrônico em fim de vida é considerado prioritário a nível europeu.

O material elétrico e eletrônico apresenta uma grande variedade e complexidade de materiais e precisa de ser reciclados de uma forma profissional. Por outro lado, têm na sua composição um certo número de substâncias perigosas (CFC's e metais pesados) que exigem uma separação e tratamento adequados. Finalmente, contêm uma variedade de materiais aproveitáveis, pelo que é rentável economicamente proceder à desmontagem e tratamento.

Page 6: Informática na educação - 4

TECNOLOGIA X MEIO AMBIENTEGrande parte dos investimentos em tecnologia feitos atualmente

são voltados para tornar os produtos e serviços mais “verdes”, diminuindo o impacto ambiental. Com o crescimento do consumo consciente, os produtos que têm essa preocupação ganham destaque na sociedade e passam a ser preferidos pelos consumidores.Se você pudesse investir em sistemas que tornem sua casa mais verde, você investiria? Cada dia mais as tecnologias de automação residencial e comercial se desenvolvem tomando como norte a preservação e reutilização de recursos com sistemas muito avançados de controle de consumo.

economia de recursos pode ser feita a partir de sistemas simples, como o controle de iluminação que combina a fonte natural com a artificial de luz, utiliza somente a quantidade de energia necessária para complementar a iluminação natural até alcançar o nível ideal.

Page 7: Informática na educação - 4

TECNOLOGIA X MEIO AMBIENTEOutra funcionalidade dos sistemas de automação que colabora

para a economia de recursos é o liga e desligamento automático dos aparelhos, conforme a necessidade.

Nesse caso o ar-condicionado só será ligado até atingir a temperatura escolhida, ou a irrigação de jardim será acionada conforma a umidade do solo. A partir daí existem diversos níveis de personalização dos sistemas que podem gerar economia para a residência e para edificações comerciais. Caso sejam instalados sistemas integrados de controle, a central é capaz de detectar possíveis consumos anômalos de algum dos recursos, como água, luz ou gás.

Page 8: Informática na educação - 4

TECNOLOGIA X MEIO AMBIENTE•A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de

modo que não conseguimos nos ver separados dela. Muitas vezes concebemos a nós mesmos como complexas máquinas físico-químicas com um cérebro, que pode ser comparado a um potente e complicado computador. Porém devemos estar alerta quanto a reduzirmo-nos a um simples objeto da técnica, ou vincular a realização de nossos sonhos e a resposta a nossas angústias aos avanços tecnológicos.•Na nossa ânsia para alcançar o progresso tecnológico, não

levamos em conta suas implicações sociais relacionadas aos hábitos, percepções, conceitos, limites morais, políticos e individuais. Passamos por cima de algumas questões de suma importância tais como a fome mundial, a degradação do meio ambiente, as armas nucleares que ameaçam destruir toda a vida do planeta e, mais forte que nunca, a manipulação genética.

Page 9: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITAL

Page 10: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALA chegada da era da informação prometia um mundo mais limpo,

livre de toneladas de papel e materiais desnecessários. Em lugar de equipamentos cheios de graxa e tinta, como máquinas de escrever ou mimeógrafos, as pessoas passaram a usar computadores cada vez menores. Os filmes fotográficos, que necessitam de substâncias químicas para ser revelados, vão sendo substituídos por versões digitais. Mas, ao contrário do que se imaginava, as lixeiras do mundo continuam crescendo. É um novo lixo digital, tão ou mais tóxico que as peças e engrenagens descartadas pelas máquinas das décadas passadas.

Page 11: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALUm simples chip eletrônico, menor que a unha de um mindinho,

exige 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido. ''O condado de Santa Clara, na Califórnia, o berço da indústria de semicondutores, contém mais zonas de lixo tóxico que qualquer outra região dos Estados Unidos'', explica Radhika Sarin, ativista da organização ambiental Earthworks. O governo americano estima que três quartos de todos os micros que já foram vendidos no país estejam jogados em porões, esperando por um destino final. Os que vão para o lixo terminam em aterros sanitários ou incineradores. Cerca de 70% dos metais pesados dos aterros vêm de lixo eletrônico. A incineração despeja na atmosfera substâncias tóxicas e cancerígenas, como as dioxinas. Para se livrar delas, o Primeiro Mundo envia seus computadores velhos para desmanche na Índia, na China e no Paquistão.

Page 12: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALO crescimento exponencial da quantidade de aparelhos vendidos

e também descartados é o que mais preocupa no lixo digital. O número de computadores pessoais no mundo cresceu cinco vezes de 1988 a 2002. Hoje, são mais de 500 milhões. Mas além deles há 1,14 bilhão de celulares, que não passam de computadores de bolso. No Brasil, o número de aparelhos obsoletos também cresce. A empresa Itautec Philco, uma das principais fabricantes, calcula que sejam descartados 3 milhões de computadores todo ano. Só o que eles contêm de chumbo (um metal pesado) em soldas, baterias e circuitos integrados é o equivalente a 1.900 toneladas. Estima-se que até 1999, no Estado de São Paulo, 12 milhões de baterias de celulares já tinham ido para o lixo. O Ministério do Meio Ambiente acredita que, entre 1996 e 1999, tenham sido descartadas, em todo o Brasil, 11 toneladas de baterias. Cerca de 80% delas tinham a combinação de níquel e cádmio, a mais tóxica.

Page 13: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALPor serem portáteis, os celulares são mais fáceis de descartar que

os computadores. Mas eles também são melhores para reciclagem, diz Molly Sheehan, pesquisadora do Instituto Worldwatch, de Washington. Há seis anos uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente obriga os fabricantes, no Brasil, a coletar, armazenar e reciclar as baterias desde que o cliente as leve até as lojas. A Motorola coleta, no país, 20 toneladas de baterias por ano. Esse material é enviado a uma empresa francesa especializada no desmonte e reuso do que puder ser reaproveitado. Além de poupar o ambiente, a iniciativa dá lucro. Nos últimos dois anos, a operadora Vivo captou 7 mil baterias e as revendeu a empresas no exterior. Os R$ 160 mil arrecadados foram doados a entidades assistenciais.

Page 14: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALAs pessoas vêem o lixo de forma equivocada, pois são materiais

recicláveis que devem ser olhados com mais atenção. Especialistas avaliam que 94% dos componentes dos computadores podem ser reciclados. A Itautec já descobriu isso. No ano passado, ela faturou R$ 195 mil com a venda de material usado, reaproveitado dos micros que estavam obsoletos nos escritórios da empresa. Poucas empresas se conscientizaram da reciclagem. O que antes era resíduo passa a ser matéria-prima rentável, comenta João Carlos Redondo, gerente de Administração Patrimonial da Itautec. Quanto mais empresas fizerem o mesmo no Brasil, maior o mercado para firmas especializadas no serviço. Enquanto isso, as placas eletrônicas da Itautec têm de ser enviadas a uma empresa de reciclagem em Cingapura.

Page 15: Informática na educação - 4

PROJETO EM RECIFEProjeto em Recife transforma lixo eletrônico em arte.Nas mãos

das artesãs, discos de vinil ganham textura e colorido especial e viram relógios e porta-trecos. CDs servem para fazer calendário ou luminária e até um telefone velho foi aproveitado num quadro bem moderno. Disquetes de computador que hoje estão ultrapassados podem ser transformados numa bolsa hight-tec. Bolsas de lona permitem entrar na moda e, ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

A engenheira Ana Lúcia Borba aproveita matérias-primas a que muitos não dão valor para dar uma ocupação aos moradores de comunidades pobres do Recife. “A idéia é aumentar a vida útil dos produtos, fazer com que o resíduo permaneça por mais tempo”, explica.

Page 16: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALO trabalho com recicláveis garante ocupação numa região onde o

desemprego é um pesadelo comum. A artesã Márcia Teixeira esta contente: “Agora está ótimo. A gente fez o curso e agora a está ganhando com isso”, Com o trabalho, as mulheres da comunidade têm três conquistas para comemorar: elas ajudam a melhorar a renda da família, cuidam do meio-ambiente e participam de uma organização que as fortalece como cidadãs.

No clima do natal, a novidade é uma árvore feita com dezenas de garrafas que iriam para o lixo.

Page 17: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALUm computador mediano é feito de elementos básicos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.

A lista não pára por aí. Até produtos utilizados apenas para a prevenção de incêndios pelo computador, como o BRT, pode causar disfunções hormonais, reprodutivas e nervosas.

Page 18: Informática na educação - 4

RECICLAGEM DIGITALO mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões e contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos.

Page 19: Informática na educação - 4

BRASIL O CAMPEÃO EM LIXO DIGITAL

O Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. O alerta é da ONU, que nesta segunda-feira, 22, lançou seu primeiro relatório sobre o tema e advertiu que o Brasil não tem nem estratégia para lidar com o fenômeno, e o tema sequer é prioridade para a indústria.

Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre os países emergentes.

O Brasil é também o país emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descartar celulares, TVs e impressoras.

O estudo foi realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), diante da constatação de que o crescimento dos países emergentes gerou maior consumo doméstico.

Page 20: Informática na educação - 4

BRASIL O CAMPEÃO EM LIXO DIGITAL

O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.

No Brasil as indústrias consumiram 2,8 milhões de toneladas de papel reciclado.

O índice de reciclagem brasileiro do PET é de 48%, um dos maiores do mundo, superando Japão (36,7%), Austrália (31,5%), Europa (24%), Estados Unidos (21,6%), Argentina (13,7%) e México (6,5%). Em 2005, calcula-se um volume reciclado de 199 mil toneladas de PET pós-consumo e uma capacidade instalada de 284 mil toneladas.

Page 21: Informática na educação - 4

4ª QUESTÃO – TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

•Analise o texto e descreva com suas palavras como podemos utilizar a tecnologia para preservação do meio ambiente.

•Correlacione o avanço tecnologico com a destruição do meio ambiente, citando pontos negativos e positivos da tecnologia.