edição nº 82 - dezembro/2012

8
Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012 Distribuição Gratuita Ainda nesta edição: Momentos de agradecimento, devoção e emoção marcaram a Novena de Nossa Senhora da Saúde, em homenagem à padroeira da Paróquia loca- lizada no bairro Teresópolis. Os fiéis acompanharam várias missas ao lon- go da semana, com a participação especial da cantora Isabela Fogaça, além de procissões luminosa e motorizada, e um almoço festivo no encer- ramento da novena. (Pág. 3) Nossa Senhora, nos dê a mão! ELIANA MAINIERI Dicas para fazer um bom uso do 13º salário (Página 6) Como escolher um brinquedo para as crianças (Página 7)

Upload: nosso-bairro

Post on 24-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de Dezembro/2012 do Jornal Nosso Bairro. A publicação circula nos bairros Alto Teresópolis, Cavalhada, Glória, Medianeira, Nonoai e Teresópolis, em Porto Alegre (RS).

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012

Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012 Distribuição Gratuita

Ainda nesta edição:

Momentos de agradecimento, devoção e emoção marcaram a Novenade Nossa Senhora da Saúde, em homenagem à padroeira da Paróquia loca-lizada no bairro Teresópolis. Os fiéis acompanharam várias missas ao lon-go da semana, com a participação especial da cantora Isabela Fogaça,além de procissões luminosa e motorizada, e um almoço festivo no encer-ramento da novena. (Pág. 3)

Nossa Senhora, nos dê a mão!

ELIA

NA

MA

INIE

RI

• Dicas para fazerum bom uso do 13ºsalário (Página 6)

• Como escolher umbrinquedo para ascrianças (Página 7)

Page 2: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012

Pastor Dohms lança proposta

inovadora para o Ensino Médio

tempo voa... e novamente é Natal, com ruase casas enfeitadas, expectativa no ar, cor-re-corre nas ruas e nas lojas, e muita gente

cansada...A corrida pelos presentes começa cedo,

estressa...O colorido dos enfeites encanta e seduz...eàs vezes até faz esquecer o real sentido do Natal.

Nós, do Jornal Nosso Bairro, desejamos a todosos nossos leitores e anunciantes, parceiros que nosacompanham há mais de 7 anos, que o nascimentode Jesus desperte a renovação interior em cada umde nós, e que possamos ter sempre e transmitir mui-to amor e paz.

Feliz Natal e próspero 2013!A editora

Jornal Nosso Bairro é um informativo do bairro Teresópolis eadjascências, com periodicidade mensal e distribuição gratui-ta, editado pela Oficina de Comunicação.

Contatos editoriais e publicitários:Fones - 51 3336.1862 / 9143.1546E-mail - [email protected] Social: www.facebook.com/jornalnossobairro

Jornalista Responsável:Eliana Freitas Mainieri - MTB 4665/RS

Estagiário de Jornalismo: Alysson Freitas Mainieri

Projeto Gráfico e Design:José Francisco Alves - Fone - 51 9941.5777

Comercialização Publicitária:Oficina de Comunicação

Impressão: Zero Hora

Tiragem: 10.000 exemplares

Distribuição: gratuita

Os artigos e colunas assinados são de inteira responsa-bilidade de seus respectivos autores.

02

OBoas festas!

Educação

Estudantes lançam livro de poesiasPara aproximar pais e estudantes ao ato de escrever

poesias, o Colégio Marista Assunção propôs aos estudantesda 8ª série do Ensino Fundamental a produção do livro depoesias, Jovens Pensadores. Na obra, os estudantes apre-sentam suas histórias e impulsionaram suas identidades,escrevendo sobre suas dúvidas, paixões e incertezas.

A iniciativa que tem por objetivo estimular a escri-

A Escola Pastor Dohms está implantando um novo En-sino Médio, através de um projeto fortemente comprometi-do com os resultados acadêmicos do aluno, especialmentecom vistas ao Enem e aos vestibulares altamente competi-tivos. De acordo com a direção da Escola, o projeto estaráfocado em três dimensões: a) A dimensão propedêutica eacadêmica, qualificando ainda mais os conteúdos que a ins-tituição já trabalha de forma competente em suas ativida-des regulares; b) A dimensão das atividades complementa-res, com ênfase nas línguas, nas artes (música, teatro, can-to e dança), no esporte, nos projetos sociais e nos projetosde integração; c) A dimensão do labor (trabalho), com apossibilidade da inserção em espaços do mundo do trabalhode forma intencional e planejada.

Todos os alunos do Ensino Médio da Escola podemparticipar da dimensão do labor, numa experiência de in-serção no mundo do trabalho, desde que suas famíliasmanifestem a autorização por escrito. Os espaços do la-bor podem ser empresas, clubes, hospitais, escritórios,consultórios, isto é, todos os espaços em que pessoasexerçam suas atividades profissionais de forma compro-metida e honesta.

Cada Unidade de Ensino Dohms organizará uma Agên-cia do Labor, que funcionará como uma organização quereceberá as inscrições dos alunos e os colocará em conta-to com empresas ou profissionais liberais idôneos, que osacolherão e lhes oferecerão a oportunidade de experimen-tar o ambiente do trabalho de forma concreta e real. Afunção da Agência do Labor é fazer a intermediação entreos interesses do aluno e as possibilidades de inserção dosinteressados nos espaços de trabalho, com períodos deestágio de dois, três ou quatro meses, dependendo da pro-posta de sua Unidade de Ensino. E o número de horas mí-

Editorial

ta e a autonomia dos jovens também contou com a par-ticipação dos pais. Em uma Oficina Poética, realizada peloseducadores do colégio, os pais foram desafiados a escre-ver e fazer poesia para seus filhos. No lançamento dolivro, os escritores foram surpreendidos com poesias deseus pais. Mais informações disponíveis no sitecolegiomarista.org.br/assuncao.

nimas semanais dependerá da definição de cada Unidadede Ensino, considerando as características locais.

Dentro da nova proposta de Ensino Médio, os está-gios serão opcionais, feitos no turno inverso daquele emque o aluno tem as suas aulas e atividades regulares, oumesmo em momentos alternativos durante a semana. Aempresa ou o profissional liberal apoiará o estagiário emsuas atividades, dando-lhe o suporte necessário e fazen-do um relatório de desempenho no final de cada período,cabendo ao aluno também fazer o seu relatório e partici-par de seminários de compartilhamento de suas experi-ências, envolvendo os colegas, os pais, os professores eos profissionais do mundo do labor.

O aluno pode participar de vários projetos de inser-ção, um de cada vez, durante o Ensino Médio, sendo re-comendado diversificar as áreas de inserção, valorizandoexperiências diferentes. Cada um dos estágios será certi-ficado pela Escola, com informações sobre o desempe-nho do aluno, sua assiduidade e a qualidade da relaçãoque conseguiu estabelecer com o mundo do labor em queesteve inserido. Essa certificação fará a diferença no seufuturo acadêmico e profissional.

Em suma, o caráter inovador da proposta estáessencialmente no seguinte: a) O aluno passa a teruma ideia real do mundo do trabalho (do labor),vivenciando situações que só acontecem dessa ma-neira; b) O aluno se prepara de forma efetiva para oestudo na universidade; c) O aluno aprende a qualifi-car o seu processo de escolhas; d) O aluno desenvol-ve uma real percepção da dinâmica da sociedade e domundo do trabalho; e) A sala de aula passa a ser umespaço privilegiado e rico para o processamento desuas experiências no mundo do labor.

Pastor Dohms lança proposta

inovadora para o Ensino Médio

IMA

GEN

S: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Page 3: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012 03

E-mail: poa.acbt@gmail.comwww.portalteresopolis-acbt.blogspot.comwww.facebook.com/poa.acbt

A ACBT NO BAIRRO E O FIM DO ANO.

1) (IN)SEGURANÇA NO BAIRRO - As correrias de fimdo ano para fazer as compras de presentes e de artigospara preparar comidas e decorações natalinas e para o"revéillon" significam também um crescimento na in-segurança no bairro, pois assaltos e violência recru-descem. Graças a Deus instalaram câmeras de vigilân-cia na Av. Teresópolis, em pleno coração do bairro.Servem para vigiar o trânsito, mas também paramonitorar surtos de violência contra as pessoas ou osbens dos cidadãos. Porém, os assaltos continuam. Osvizinhos e comerciantes estão se mobilizando com um"abaixo-assinado" para apresentar ante as autorida-des da Brigada de Porto Alegre, tendo em vista o es-pecial momento do ano. Em outros bairros vêm-se vi-aturas e pessoal de policiamento ostensivo. No nossobairro, NADA. Estamos órfãos. Que bom que a BM re-apareça no bairro, não só para as festas de Natal e Fimdo Ano, mas dando continuidade nos meses seguin-tes, com presença constante. Que os altos comandosda corporação sejam sensíveis ao clamor do bairro, emudando políticas consigam nos devolver a segurançaem nosso Teresópolis.

2) DESTINO DE RESÍDUOS (III) - Na edição anteriorfalamos sobre o destino de lâmpadas fluorescentes epneus,.e anteriormente também foi falado sobre o óleode cozinha, contando sempre com a valiosa colabora-ção da Srta. Fernanda, especialista na área de preser-vação do meio ambiente, e o que é mais importante,vizinha de nosso bairro. Hoje vamos lembrar somente:Termômetros: a Incoterm recolhe os termômetros nasede da Rua Eduardo Prado, 1670, e a Panvel na far-mácia da 24 de Outubro, 722, estando em processo deter mais pontos de coleta em filiais dessa farmácia.Remédios vencidos: Farmácia Popular da UFRGS (RamiroBarcelos, 2500), Farmácia Escola da ULBRA(Farroupilha, 8001), todas as filiais da Droga Raia ePharma e Cia, e algumas filiais da Panvel.

03) FESTAS PATRONAIS PARÓQUIA NOSSA SENHO-RA DA SAÚDE-Foram um sucesso as festas patronaisda Paróquia de nosso bairro, tanto no aspecto religio-so quanto no festivo, com boa organização, dedica-ção, empenho e muita partilha. A procissão motoriza-da que percorreu as ruas do bairro no domingo demanhã foi muito concorrida e o costelão servido nosalão paroquial foi excelente, e com muita gente. Pa-rabéns ao Pároco, Pe. Padilha, à equipe organizadorae a todos os que fizeram possível esse evento.

04) SAVISC - A instituição irmã da Vila São Caetanofez seu último almoço de 2012 no domingo 25 de

novembro, encerrando assim suas atividades por esteano. Sua Diretoria nos solicitou que expressássemosseu agradecimento a todos os vizinhos e amigos peloapoio dado às atividades da SAVISC em 2012 e desejara todos um feliz e próspero 2013. É um prazer aceitaressa solicitação.

05) PARÓQUIA EPISCOPAL DA ASCENSÃO - A Juntada Paróquia solicitou-nos também que fizéssemos che-gar a todos os amigos e colaboradores e apoiadoresdo bairro seu agradecimento pela ajuda dada ao lon-go de 2012, desejando-lhes um venturoso e abençoa-do 2013 para eles e suas famílias.

06) NOVO BISPO PARA A IGREJA EPISCOPAL - Nodomingo 9 de dezembro foi sagrado na CatedralAnglicana de Porto Alegre o Rdo. Pe. HumbertoMaiztegui como novo Bispo para a Diocese Meridionaldessa Igreja, e assumirá suas funções como bispodiocesano em maio de 2013. O Pe. Maiztegui é doutorem Bíblia, reitor do Seminário e Pároco em Canoas,mas o que é mais importante para nós, é que é umvizinho de nosso bairro, já que mora com sua famíliana Av Mal. Mesquita, 110. Parabéns ao novo bispo,bênçãos para ele em suas novas funções e parabéns àcomunidade episcopal de nosso bairro e da diocesetoda dessa Igreja.

07) SAUDAÇÕES DE NATAL E ANO NOVO DA ACBT - Opresidente da ACBT, prof. Nei Colombo, em seu nomee em nome da Diretoria e do Conselho Fiscal da enti-dade deseja a todos os integrantes e a todos os vizi-nhos, comerciantes e pessoas que desenvolvem suasatividades em nosso bairro, assim como a suas famíli-as, um 2013, com saúde, paz, harmonia, integraçãoao trabalho da ACBT, mais segurança e coisas boaspara nossa comunidade do bairro. ABENÇOADO NA-TAL E FELIZ ANO 2013.

Enrique Illarze, Jornalista. MTB/RS: 15335

Coluna ACBT

Comunidade

Momentos de agradecimento, devoção e emoção foram a tônicada Novena à Nossa Senhora da Saúde. Durante missa alusiva aoseu dia, na Paróquia do bairro Teresópolis, a presença especial

foi da cantora Isabela Fogaça, que emocionou a todos, juntamente com ocoral da igreja. Após a missa, padre Cesar Leandro Padilha coordenou aprocissão luminosa pelas ruas no entorno da igreja. Na sequência houvebênção de saúde e distribuição de pãezinhos bentos à comunidade, nointerior da Paróquia. A novena teve também procissão motorizada pelasruas do bairro, e almoço festivo, em seu encerramento, dia 25 de novembro.

Olhar atento

IncentivoLouvável iniciativa do Colégio Marista Assunção que aproxi-

mou pais e filhos à literatura e uniu-os ainda mais. O bom de-sempenho escolar também se dá com atividades extra-classe ecom estímulos tanto dos pais, como dos professores. As escolasdevem sempre ousar e propor encontros como esse, pois todas asformas de desafio e incentivo ao estudante são válidas.

Criançada felizAlém de ser importante para os pais a reflexão na hora de

comprar um presente ao filho, a fim de evitar gastos equivoca-dos, também vale ressaltar que um menor investimento, melhorpensado, poderia fazer a alegria tanto da sua criança como devárias outras que não tem condições de receber um tão sonhadobrinquedo neste Natal.

Natal Bem LegalA oficina do Papai Noel, do projeto Natal Bem Legal, acon-

tece até o dia 20 de dezembro, das 8h30 às 18h, no Armazém Ado Cais do Porto. Os brinquedos, novos ou usados, são conserta-dos e separados por faixa etária de zero a 12 anos. Quem nãopuder ir até o Cais do Porto levar sua doação, entrar em contatopelo telefone (51) 3289.3730 que uma equipe identificada comcrachá irá buscá-la. Nada se perde, tudo é transformado em ale-gria. Colabore! (Com informações da Prefeitura)

Fim de anoCaros leitores do Jornal Nosso Bairro, mais um fim de ano

em nossas vidas, mais um momento para agradecer, refletir eplanejar o período novo que se inicia. Desejo a todos um ótimoNatal e um ano novo repleto de saúde, paz e felicidades! Que em2013 todos os seus sonhos se realizem!

Alysson Freitas Mainieri – Estudante de Jornalismo - PUCRS

M

Novena, procissões e almoço

festejam Nossa Senhora da Saúde

Novena, procissões e almoço

festejam Nossa Senhora da Saúde

ELIA

NA

MA

INIE

RI

DIV

ULG

ÃO

Page 4: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 201204

Page 5: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012 05

Comunidade

m final de tarde colorido e muitocriativo! Esta foi a proposta dodesfile apresentado pela HL Curso

de Modelos, sob a coordenação do produtorde moda Henrique Leques, em parceria comLúcia Beauty Centro de Beleza Unissex, no

U

O Rotary Club Porto Alegre Gloria-Teresópolis, sempre servindo a comunidade,em sua reunião semanal no restaurante do Teresópolis Tênis Clube, dia 11 de dezem-bro, fará entrega de doações ao Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA). O Presiden-te Paulo Sergio Leite Beccon e demais companheiros do Rotary entregarão 50 cober-tores, 50 travesseiros, 50 toalhas de banho, 50 toalhas de rosto, 50 lençóis de cima,50 lençóis de baixo e 50 fronhas.

Rotary Glória-Teresópolis

faz doação ao HEPA

Os usuários do Linha Turismo, city tour oficial de Porto Alegre, passam a contarcom mais conforto e proteção no terminal de embarque e desembarque localizado emfrente à Secretaria Municipal de Turismo, na Travessa do Carmo, 84, bairro CidadeBaixa. Atendendo solicitação da SMTUR, a Empresa Pública de Transporte e Circulação(EPTC) instalou, em substituição à antiga parada, uma nova estrutura que segue omodelo de Parada Segura.

O novo abrigo conta com bancos, iluminação protegida com grades, coberturade aço pré-pintado que oferece maior durabilidade e lixeiras padronizadas. A ParadaSegura atende a requisitos técnicos de segurança da EPTC. A área ocupada peloterminal também recebeu novo calçamento, contribuindo para a comodidade dos usu-ários e o visual do espaço. De maio a agosto deste ano, o Linha Turismo transportou28.443 passageiros nos roteiros Centro Histórico e Zona Sul, o que representa umcrescimento de 142% em relação aos mesmos meses do ano passado.

BikePoaQuem desembarca dos ônibus Linha Turismo encontra outra opção de lazer. Pró-

ximo ao ponto de embarque e desembarque do city tour funciona uma das estações doBikePoa, sistema de bicicletas públicas de aluguel. Implantado em setembro desteano, o programa disponibiliza 100 bicicletas distribuídas nas dez estações. Para utili-zar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número docartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular con-vencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (viaaplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa.

Mais conforto e proteção

no Terminal Linha Turismo

A Comissão Pró-Museu das Águas dePorto Alegre promoveu nos dias 30 de no-vembro e 1º de dezembro, nos Jardins doDmae (Departamento Municipal de Água eEsgotos), a exposição Águas em Movimen-to, da qual participaram intervenções de37 artistas plásticos gaúchos sobre o per-fil de uma pomba, em MDF ou vidro. Esseperfil, em forma de móbile, foi concebidopela artista plástica Zoravia Bettiol,ativista pró-museu, que escolheu a pom-

ba por simbolizar beleza, paz, espi-ritualidade e comunicação. No verso e noanverso da peça, cada artista convidadocriou livremente, abordando o tema “água”sob diferentes técnicas, formas e cores,chegando a criações instigantes eprovocativas. Durante a exposição, osmóbiles foram vendidos a duzentos reaiscada um. O resultado da venda será desti-nado à campanha de criação do Museu dasÁguas de Porto Alegre (Musa).

bairro Teresópolis, dia 8 de dezembro.Modelos do curso apresentaram na pas-

sarela a céu aberto vestimentas confeccio-nadas por eles, usando como material o pa-pel. Foi um show de profissionalismo, bele-za e criatividade.

Campanha pró-Musa promove

exposição de móbiles no Dmae

EPTC recadastrará os

beneficiários do Passe GratuitoA partir do dia 10 de dezembro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação

(EPTC), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), realizaráo recadastramento das 8 mil crianças e adolescentes beneficiários do Passe Gratuito. Oobjetivo é atualizar os dados e manter o beneficio aos usuários para o ano que vem.Determinada pelo decreto 12243/99, podem receber o benefício do Passe Gratuitopessoas com até 18 anos e inscritas em projetos da Fasc. Os pais e responsáveis legaisdas crianças e adolescentes deverão preencher a ficha da inscrição de Beneficiário(FIB), além de apresentar cópias da certidão de nascimento ou RG e CPF. Outras infor-mações podem ser obtidas no fone 3289-4472 ou 3289-4473.

Final de tarde coloridoe a céu abertoFinal de tarde coloridoe a céu aberto

FO

TO

S:

ELIA

NA

MA

INIE

RI

Page 6: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 201206

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou naquarta-feira (28/11) um projeto de lei que obriga os planos de saú-de a cobrir o tratamento quimioterápico domiciliar de pacientescom câncer, além dos custos de medicamentos usados pelos pacien-tes, como reposição hormonal por exemplo. O PL de autoria da se-nadora Ana Amélia (PP-RS) segue agora para análise da Comissãode Constituição e Justiça e, caso aprovado, à sanção presidencial.

De acordo com o texto, as operadoras de saúde serão obriga-das a oferecer planos que incluam atendimento ambulatorial, trata-mento de quimioterapia oncológica domiciliar de uso oral e medica-mentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao trata-mento. Já os planos com cobertura hospitalar deverão cobrirquimioterapia oncológica ambulatorial e domiciliar, procedimentosradioterápicos e hemoterapia, visando a garantir a continuidade daassistência prestada na internação hospitalar.

O relator da proposta na Câmara, o deputado José AntônioReguffe (PDT-DF), defende que a medida poderá representar umaeconomia de R$ 175 milhões para o SUS (Sistema Único de Saúde).

“A lei de planos de saúde permite a exclusão do fornecimentode medicação para uso domiciliar. No entanto, a quimioterapia évista como um tratamento prescrito pelo médico como o mais ade-quado para a saúde do paciente, esteja ele no hospital ou em casa”,explica a advogada do Idec Joana Cruz. Segundo ela, o objetivo doplano de saúde é garantir a saúde integral do paciente e não apenasparte dela. Cobrir somente a internação e não cobrir o tratamento éilegal, pois o consumidor fica diante de uma obrigação excessiva-mente onerosa, segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor).“A cobertura de tratamento para o câncer pelos planos de saúde éobrigatória, sendo diversas as decisões judiciais que entendem queo custeio da quimioterapia oral não configura fornecimento de me-dicamento para uso doméstico, mas sim uma etapa do tratamentoda doença”, acrescenta a advogada.

Projeto de lei que obriga planos a

pagarem por tratamento em casa é

aprovado em comissão da Câmara

Fique Alerta!

Direitos do consumidor

O 13º salário chegou? Veja algumas

dicas do que fazer com o dinheiro extraom o final do ano, é co-mum que o consumidortenha uma folga finan-

ceira graças ao 13º salário. Ecom mais dinheiro no bolso, mui-tos consumidores acabam gas-tando tudo de uma única vez.Para evitar gastos desnecessári-os, é preciso planejar. Para oconsumidor que tem dívidas, aorientação é usar o 13º paraquitá-las, procurando pagar osdébitos que possuem maiorestaxas de juros, como o cartão decrédito e o cheque especial.

Quitar prestações anteci-padamente também é vantajoso,pois o art. 52 do CDC (Código deDefesa do Consumidor) garanteque na liquidação antecipada dedébitos sejam abatidos os juros

Ferramenta mostra mapa das feiras

de produtos orgânicos no PaísFacilitar e estimular a ali-

mentação saudável da popula-ção. Esse é o objetivo do mapadas feiras orgânicas que acabade ser lançado pelo Idec (Insti-tuto Brasileiro de Defesa do Con-sumidor). A ferramenta defendeo estímulo à compra de produ-tos mais saudáveis e que respei-tem o meio ambiente, incenti-vando um modelo de alimenta-ção com mais qualidade e commenor custo para o consumidor,tornando os produtos orgânicosmais acessíveis.

O mapa permite localizar afeira de produtos orgânicos maispróxima do endereço digitado eainda informa os dias e horáriosde funcionamento e os produtosque são comercializados. O pes-quisador do Idec, João PauloAmaral, explica que a ferramen-ta permite que as pessoas encon-trem facilmente as feiras orgâ-nicas que existem próximo de-

las. Ao mesmo tempo, fará comque mais feiras sejam descober-tas pelos próprios visitantes dosite. “Portanto, trata-se de umaplataforma interativa que esti-mula uma prática saudável. Pre-cisamos fazer com que as pesso-as saibam dessa informação paraestimular a economia local e sealimentarem de forma mais sau-dável e sustentável”, afirma.

Em 2010, o Idec realizouuma pesquisa mostrando que ospreços de produtos orgânicos emsupermercados podem ter umadiferença de até 463% em rela-ção aos mesmos produtos nasfeiras orgânicas. Em enquete re-alizada em janeiro deste ano, oInstituto constatou que 71% dosleitores consumiriam mais ali-mentos orgânicos se eles fossemmais baratos. Outros 23% opta-riam por orgânicos se houvessemais feiras especializadas pertode suas casas.

“Pesquisas e enquetes doIdec demonstraram que os prin-cipais fatores que dificultam oconsumo de orgânicos são o pre-ço e a acessibilidade. Entretan-to, observamos que supermerca-dos chegam a cobrar 463% a maisque os mesmos produtos orgâni-cos em feiras orgânicas. Além daeconomia, as feiras orgânicas ge-ralmente envolvem produtoreslocais, o que estimula a econo-mia local e a aproximação entreprodutores e consumidores”, ex-plica o pesquisador do Idec.

Os internautas podem con-tribuir enviando atualizações so-bre feiras que ainda não estãolistadas. Para incluir alguma feiraou corrigir alguma informação,entre em contato pelo [email protected], depreferência indicando as fontes ouincluindo fotos que comprovem asinformações. Visite: http://www.feirasorganicas.org.br

Cproporcionais e demais acrésci-mos. Mas se o valor da primeiraparcela do abono não for sufici-ente para pagar a dívida, aindaassim a melhor alternativa é adi-antar o pagamento de pelo me-nos algumas parcelas, pois a qui-tação antecipada, mesmo parci-al, também garante o descontodos juros.

Já para o consumidor quenão tem dívidas, a dica é reser-var pelo menos uma parte do di-nheiro para pagar contas ou paraimprevistos. É importanterelembrar que em dezembro e ja-neiro os gastos tendem a sermaiores e poupar pode ser maisimportante do que gastar.

Mas se o destino do 13º éadquirir algum bem de consumo,

o ideal é que o consumidor pro-cure pesquisar locais com os me-lhores preços, além de ficar aten-to para o valor total das com-pras. Não se deixe seduzir peloimpulso e procure fugir dos fi-nanciamentos, parcelamentos,cartão de crédito e cheques pré-datados. Realizar a compra à vis-ta é uma ótima alternativa paracontrolar os gastos e ainda con-seguir maiores descontos.

Se não for possível fazer acompra à vista, fique de olho nosjuros. E antes de comprar, valecolocar todos os gastos no pa-pel e observe se as parcelas ca-berão no orçamento.

Fonte: Idec – InstitutoBrasileiro de Defesa do Consumidor

DIVULG

AÇÃO

Page 7: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 2012 07

Saúde

Como escolher um brinquedo

que agrade a uma criança?esmo antes da árvore de Natal serdesmontada, a criança começa aperder interesse no caro brinque-

do eletrônico que ainda vai aparecer váriasvezes na fatura do seu cartão de crédito.

Talvez você tenha até feito para si mes-mo a promessa de que não repetiria esse erronovamente "no ano que vem" - que, não poracaso, é "este ano".

Então, como escolher brinquedos que acriança tenha interesse em manter consigo?Compre com objetivos claros

Em época de muitos gastos, dar um pre-sente não precisa necessariamente envolverir às compras de bugigangas de altatecnologia e altos preços.

Antes de sair, considere a idade, os in-teresses e a aptidão da criança, e reflita so-bre o que lhe traz um sorriso e a leva passarhoras brincando.

"A maioria das pessoas já experimen-tou o desgosto comprar um presente que nãoagradou. Muitas vezes, é porque o item éestruturado demais. Quando um brinquedo

tem uma função muito limitada ele não con-segue manter o interesse de uma criança. Paraajudar a evitar isso, pergunte a si mesmo, 'oque a criança pode fazer com isso?', orientao psicólogo Dale Grubb, da UniversidadeWallace Baldwin (EUA).

Roteiro paracomprar um presente

Estudando o assunto, Grub desenvolveuum roteiro para ajudar a escolher um presen-te que não apenas agrade a criança, mas tam-bém auxilie em seu desenvolvimento. Ao com-prar um presente para uma criança, escolhaum que:- Desenvolva habilidades físicas ou inte-lectuais;- Divirta;- Estimule a imaginação;- Ensine socialização e a jogar em equipe.

Criatividade + variedade+ estratégia = Diversão

"A variedade é também uma considera-

ção importante", continua o psicólogo. "Em-bora comprar um presente que esteja forados interesses demonstrados pela criança gereum risco de 'presente errado', o mesmo acon-tece ao comprar outro conjunto de lápis decor para o artista em crescimento ou outrabola para o aspirante a craque."

Edwin Meyer, outro psicólogo da mes-ma universidade, também incentiva a com-pra de presentes que exijam criatividade eestratégia: "Qualquer jogo ou brinquedo ondevocê vê uma criança sentada tentando des-cobrir a melhor jogada é uma boa opção."

Ele também apoia a compra de instru-mentos para práticas artísticas: "Crayons, tin-tas, massa de modelar, entre outros materi-ais, oferecem maravilhosas oportunidades deaprendizagem e ajudam a desenvolver habi-lidades manuais."

Participar das brincadeirasSegundo Grubb, quem dá um presen-

te não pode pressupor que o seu papelestá completo assim que o papel do em-

M

Sabemos que ao longo da vida passa-mos por várias modificações, nada é igualdesde o momento que se cria ao momentoque deixa de existir, todo processo de cria-ção sofre alterações e assim somos nós. Nósestamos em constantes alterações, constan-te evolução, buscamos nos aprimorar à me-dida que o tempo passa.

Tais mudanças ocorrem no meio físico,psíquico e social afetando diretamente nossaqualidade de vida.

Enquanto o tempo passa nós envelhece-mos e quanto mais idade nós temos mais mu-danças sofremos, é um processo natural e to-talmente necessário. Durante esse processopassamos por alterações fisiológicas graduaise progressivas.

O passar do tempo traz consigo os seussinais:• Aumento da quantidade de gordura do cor-po;• Diminuição da força e massa muscular;• Osteoporose;• Diminuição de reflexos;• Dentre outros: alterações na visão, co-

ordenação etc.Esses sinais aparecem, pois o corpo está

mudando e é normal que sofra alguns distúr-bios e diferenças aparentes, essas diferençaspodem ser físicas ou não.

Por exemplo, as rugas são sinais do tem-po, sinais aparentes. O aumento da pressãocardíaca é considerada um sinal não aparente,mas tem influência direta sobre o organismo.A questão que todo nosso corpo se modificapara assumir uma nova fase: A terceira idade.

É nessa fase que os exercícios físicosainda são mais importantes, eles previnem,restauram e reabilitam condições físicas e psí-quicas. Eles aumentam a resistência e a forçamuscular, duas características muito afetadasna terceira idade.

Portanto, se torna necessário e impres-cindível a utilização de exercícios físicos jun-to a essa fase da vida tão sábia e tão vivida,chamada de terceira idade!

Fonte: Luciano Moschini de Barros -Fisioterapeuta (Crefito 5-103.527-F -

Fone 51 9657.3529)

brulho é rasgado."É importante para uma criança es-

tar em um ambiente onde a criatividade eo aprendizado são valorizados. Pais, fa-miliares, amigos e cuidadores têm de par-ticipar também."

Ele afirma que se envolver com asbrincadeiras da criança diz a ela que acriatividade e o aprendizado são importan-tes, encorajando a socialização e fortale-cendo as ligações afetivas. Mas ele se apres-sa em advertir que os adultos não devemse tornar excessivamente zelosos na coor-denação das atividades.

"Certifique-se de que a criança está di-rigindo a brincadeira," recomenda ele. "Quan-do você brinca de casinha com uma criança,deve permitir que a criança dirija o jogo cri-ativo em qualquer direção. Simplesmente sigacom a brincadeira, mesmo que isso signifi-que passar um tempo espremido dentro deuma caixa que serve de casinha," conclui ele.

Fonte: Diário da Saúde

A importância do exercício na terceira idadeDIVULG

AÇÃO

DIVULG

AÇÃO

Page 8: Edição nº 82 - Dezembro/2012

Jornal Nosso Bairro - Ano VIII - Nº 82 - Dezembro de 201208

ANUNCIE

Pagode Solidário foi sucessoA união de amigos e colegas de trabalho em tor-

no da música e a vontade de auxiliar a quem necessitatornou possível a realização do 1º Pagode Solidário,dia 9 de dezembro, tendo como local a sede da Socie-dade Amigos da Vila São Caetano (Savisc). A iniciati-va foi do Grupo Alto Samba (foto), sob a coordenaçãode Lucas Santos, juntamente com Fernando Castilhos,e reuniu cerca de 300 convidados entre as 12h e 18h.O ingresso custou R$ 10,00 mais um kg de alimentonão perecível ou um brinquedo, que serão doados àCreche Comunitária Mãezinha do Céu, no bairro Sarandi.Foi oferecido aos participantes o salchipão, e a bebidavendida à parte. Para animar ainda mais a festa, foiconvidado o Grupo Tô Chegando.

Comunidade

ELIA

NA

MA

INIE

RI

A Sociedade Amigos da Vila São Caetano (Savisc) realizou no dia25 de novembro, em sua sede na Praça Simões Lopes Neto, 89 (ao ladodo Hospital Espírita), o Almoço da Amizade. No cardápio, coxa e sobrecoxa,massas, polenta e sobremesa, com a animação musical de Luiz Lima. Aentidade retomará suas atividades em março de 2013.

ELIA

NA

MA

INIE

RI

Almoço da Amizade na Savisc