jornal sãogonçalense edição 82 - janeiro 2015

8
www.osaogoncalense.com.br www.osaogoncalense.com.br [email protected] [email protected] Micael Moreira 5 Com 1 a 0, Flamengo vence São Paulo e se torna primeiro time campeão na Arena da Amazônia. Página Assinada Ordem de Serviço para obras do Novo Padre João Maria Ledson França Depois de 304 anos São Gonçalo ganhou Museu Municipal para contar sua história. 7 Página EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 82 - FUNDADOR: Manacy Henrique da Silva - São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015 O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no RN, Roberto Sérgio Linhares, assinaram na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Museu Municipal, a Ordem de Serviço para o início das obras do novo Conjunto Habitacional Padre João Maria. (Pág. 7) Pontífice é conhecido por querer dar maior abertura na Igreja a homo e transexuais. Em 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?" (Pág. 6) Manacy Henrique Utinga, em respeito a sua gloriosa história, recebe, por mais uma vez, o carinho do prefeito Jaime Calado. 2 Página Na eleição para presidente da Associação dos Moradores de Santo Antônio do Potengi, realizada neste domingo, 25, o segundo lugar, entre cinco participantes, de Riquelma Morena foi tão brilhante quanto à reeleição de Clésio Pontes. (Pág. 4) O povo de Santo Antônio do Potengi escolheu Clésio Pontes para presidente da Associação dos Moradores O prefeito Jaime Calado participou ontem, 1º de janeiro, da solenidade de posse da mesa diretora da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para o biênio 2015/2016. (Pág. 2) Prefeito Jaime Calado prestigiou posse na Câmara Municipal de São Gonçalo Papa Francisco faz convite e recebe transexual em pleno Vaticano Poliana Santos Banco do Brasil, agora vai. 3 Página P/ Manacy “Meu livro de cordéis”, de autoria da professora Leonita Maria da Silva Borges, foi lançado na noite desta terça- feira (27), no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. (Pág. 8) Lançado “Meu Livro de Cordéis” da professora Leonita Maria Marília Costa Morre Dona Luísa, uma cidadã, uma mãe, uma amiga do povo de Poço de Pedra 3 Página P/ Manacy 6 Página Deputada estadual Márcia Maia Hoje, em sessão extraordinária, aprovamos em plenário o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões, adquirido pelo Governo do Estado junto ao Banco do Brasil, por unanimidade.

Upload: wendell-jefferson

Post on 07-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

www.osaogoncalense.com.brwww.osaogoncalense.com.br [email protected]@hotmail.com

Micael Moreira

5Com 1 a 0, Flamengovence São Paulo e se tornaprimeiro time campeãona Arena da Amazônia.

Página

Assinada Ordem de Serviço paraobras do Novo Padre João Maria

Ledson FrançaDepois de 304 anos SãoGonçalo ganhou MuseuMunicipal para contarsua história. 7

Página

EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 82 - FUNDADOR: Manacy Henrique da Silva - São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no RN, Roberto Sérgio Linhares, assinaram na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Museu Municipal, a Ordem de Serviço para o início das obras do novo Conjunto Habitacional Padre João Maria. (Pág. 7)

Pontífice é conhecido por querer dar maior abertura na Igreja a homo e transexuais. Em 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?"

(Pág. 6)

Manacy HenriqueUtinga, em respeito a suagloriosa história, recebe,por mais uma vez, o carinhodo prefeito Jaime Calado. 2

Página

Na eleição para presidente da Associação dos Moradores de Santo Antônio do Potengi, realizada neste domingo, 25, o segundo lugar, entre cinco participantes, de Riquelma Morena foi tão brilhante quanto à reeleição de Clésio Pontes.

(Pág. 4)

O povo de Santo Antônio do Potengiescolheu Clésio Pontes para presidente

da Associação dos Moradores

O prefeito Jaime Calado participou ontem, 1º de janeiro, da solenidade de posse da mesa diretora da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para o biênio 2015/2016.

(Pág. 2)

Prefeito Jaime Caladoprestigiou posse na Câmara

Municipal de São Gonçalo

Papa Francisco faz convitee recebe transexual em

pleno Vaticano

Poliana SantosBanco do Brasil, agora vai.

3Página

P/ Manacy

“Meu livro de cordéis”, de autoria da professora Leonita Maria da Silva Borges, foi lançado na noite desta terça-feira (27), no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. (Pág. 8)

Lançado “Meu Livro deCordéis” da professora

Leonita Maria

Marília CostaMorre Dona Luísa,uma cidadã, uma mãe, uma amiga do povo dePoço de Pedra 3

Página

P/ Manacy

6Página Deputada estadual Márcia Maia

Hoje, em sessão extraordinária, aprovamos em plenário o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões, adquirido pelo Governo do Estado junto ao Banco do Brasil, por unanimidade.

Page 2: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

Por solicitação do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, aconteceu hoje (2), em Brasília, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma reunião para tratar da situação do Aeroporto Internacional Governador

Aluízio Alves e os problemas decorrentes da falta do repasse ao Consórcio Inframérica da taxa de embarque cobrada aos passageiros.

A reunião contou com a articulação da deputada federal Zenaide Maia (PR) e o senador Garibaldi Alves (PMDB), e teve ainda a participação do deputado federal Valter Alves (PMDB), o diretor de Regulação Econômica da ANAC, Ricardo Bezerra, o assessor técnico Rogério Pecci e o chefe da Assessoria Parlamentar George Alex Souza.

Jaime pediu intervenção dos membros da bancada federal para ajudar na intermediação entre ANAC e Inframérica e buscar a autorização do órgão no repasse das taxas de embarque, com o objetivo de evitar prejuízos na prestação dos serviços no empreendimento aeroportuário e perdas tributárias para o Estado e o Município.

São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 8202

ExpedienteExpedienteO Sãogonçalense - Editado e distribuído mensalmente Fundador: Manacy Henrique da Silva - Associação Amigos de São Gonçalo - CNPJ: 08.989.934/0001-00 - Rua São Sebastião, 10 - Conj. IPE - Amarante - São Gonçalo - Diagramação: Luciano de Almeida Sobrinho - Colaboração: Wagner Varela, Dauri e Robinson - As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. Email: [email protected]

EDITORIAL

Jaime Calado reúne ANAC e membros dabancada federal em Brasília

Câmara participa dosfestejos em homenagem

ao Santo Padroeiro

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante se integra as homenagens ao Padroeiro da Cidade – São Gonçalo.

A festa do Padroeiro constitui uma das mais belas tradições do Povo São-Gonçalense com toda uma simbologia de devoção e fé.

Neste sentido a CMSGA participa ativamente dos festejos colaborando coma Igreja e a ações desenvolvidas pela Paróquia.

Nesta Quarta-Feira (28), Feriado Municipal, O Poder Legislativo está incluído entre os “Noiteiros”, ocasião em que o Presidente Raimundo Mendes Alves e os demais vereadores participarão da Procissão e Missa Solene em honra do Santo de origem portuguesa.

O ato Religioso será presidido pelo Padre João Paulo Costa da Silva, vigário paroquial de Macaíba.

RESUMO HISTÓRICO - A devoção a São Gonçalo no município, data de 1710, quando os portugueses Pascoal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel de Serinhaem , procedentes de Pernambuco se instalaram no povoado , e juntamente com seus familiares construíram uma capela em honra do Santo, dando assim a origem ao nome da cidade de São Gonçalo do Amarante.

No Século XVIIII, os festejos a São Gonçalo passaram a ser patrocinados pelo Coronel Gonçalo Pinheiro.

No século XX entre os anos 30 e 60 a festa passou a ser custeadas pelo Chefe Político e Ex-Prefeito Manoel Soares da Câmara, tornando-se conhecida em todo RN.

Em 1966 o comando passou para as freiras “Filhas do Amor Divos” e Padre salesianos, depois para os padre Vicentinos e atualmente pela padre diocesanos.

O certo é ao longo desta três séculos o Povo de São Gonçalo tem reavido sua fé no Padroeiro e no município, e a Câmara Municipal segue como parceira dessa bela vistoria rumo ao futuro.

O prefeito Jaime Calado participou ontem, 1º de janeiro, da solenidade de posse da mesa diretora da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para o biênio 2015/2016. Em cerimônia realizada no plenário Senador Luiz de Barros, na sede do Legislativo Municipal, também estiveram presentes a primeira dama do município e deputada federal Drª Zenaide Maia Calado, a deputada estadual Márcia Maia, a ex-governadora e vice-prefeita de Natal Wilma Maria de Faria, além dos vereadores e secretários do município.

Na ocasião o vereador Raimundo Mendes (PSB) foi oficialmente empossado presidente da Casa pelo seu antecessor vereador Geraldo Veríssimo (PR), seguido dos vereadores Raimundo Nonato (PROS) primeiro vice-presidente, Adelson Martins (PDT) segundo vice-presidente. Chanxe Dantas (PRB) e Edmilson Gomes (PMDB), ocuparão a primeira e segunda secretarias respectivamente.A solenidade também foi marcada pela entrega do título de Parlamentar do Ano Legislativo de 2014 ao vereador Chanxe Dantas.

Em discurso de Gratidão o novo presidente, vereador Raimundo Mendes, citou a poetisa Adélia Prado e o escritor Plínio Salgado para falar de avanços e sonhos, e da implementação de um novo modelo de gestão comprometido com um pacto para o desenvolvimento do município. ”Este parlamento vai procurar manter um relacionamento de muita harmonia com o executivo, embora seja um poder independente. Faremos o possível para que em nosso

mandato reine o principio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, destacou.

Fazendo uma analise da atual conjuntura politica-econômica nacional, e as perspectivas para os gestores, em um ano que começa com dificuldades, o prefeito Jaime Calado saudou a nova mesa diretora enaltecendo o respeito e a reciprocidade que há entre os poderes, uma parceria que vem resultando na melhoria da condição de vida do povo são-gonçalense. “A eternidade é feita de uma fração de segundos, Não podemos perder a oportunidade que o povo nos dar. É preciso que a classe política se una em torno dos anseios da população. Essa mesa diretora vai saber conduzir bem os destinos do legislativo e seus desafios, e juntos construiremos uma São Gonçalo melhor e mais feliz”, enfatizou.

Prefeito Jaime Calado prestigiou posse naCâmara Municipal de São Gonçalo

Utinga, que acabara de ser salva do esquecimento por Jaime Calado, prefeito, ao banhar a sua estrada secular, que

serviu de rota para a exploração holandesa, com pedras lapidadas pelas mãos dos trabalhadores que passam os dias enterrados nos fossos das pedreiras de Serrinha, depois de 300 anos pode comemorar.

A estrada carroçai, que durou a vida de um imortal para ser empedrada, recebeu o nome do estudante, filho de “Pegadinho”, André Donaldson Pegado Mendes, fatalmente atingido por Meningite. Quero acreditar que o nome do homenageado foi uma decisão do prefeito com a família. E Dona “Nice”, sogra de “Pegadinho”, votou a favor para que se homenageasse o neto querido.

Na página poética da história de Utinga, há o registo de que nos seus primeiros passos lhe apelidaram de Itinga que, na língua tupi-guarani, significa água branca. Quando

povoado, ainda província, para os são-gonçalenses, foi tão importante quanto a Paris de hoje para o mundo.

A vereadora Valda Siqueira, em seu discurso na inauguração da Quadra de Esporte de Jacaré-Mirim, disse: “A obrigação é de o parlamentar fazer o requerimento, mas o mérito é do prefeito”. Pois bem, no caso de Utinga, o prefeito Jaime Calado fez questão de dividir o mérito com a sua amiga vereadora de Poço de Pedra Rayure Protásio.

Na solenidade de inauguração, o povo aplaudiu o prefeito pela passagem do seu aniversário, pelo calçamento, e pelo respeito à história de Utinga que outrora fora Grande. Antes da assinatura da Lei Áurea, Utinga libertou os seus escravos. Além disso, a comunidade tem uma marca que representa a sua fé por quase dois séculos: a Capela.

Utinga, em respeito a sua gloriosa história, recebe,por mais uma vez, o carinho do prefeito Jaime Calado

Page 3: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

É muito gratificante você escrever um texto e ter alguém esperando para lê com inteligência, carinho e atenção. Isto aconteceu comigo agora mesmo. Com os amigos de verdade não precisa colocá-los sobre os nossos ombros para demostrar a nossa gratidão, basta tê-los no coração.

Pois bem, segundo o meu anjo do facebook, da minha vida pessoal também, não é tão fácil, mesmo com a liberação assinada pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Raimundo Mendes Alves, João Costa consegui usufruir do ”privilégio” quando trocar de partido.

Porque o suplente, depois de oficializado o afastamento do titular, tem todas as condições jurídicas de requerer a posse. O que pouca gente do meio tem conhecimento é que a decisão ficará para o judiciário, ou seja, a solicitação do primeiro suplente do PSB vai exigir dele muita paciência.

Vamos esperar pela manifestação da primeira suplente Gisele Moura que trabalhou por três meses consecutivos para eleger os candidatos apoiados pelo prefeito Jaime Calado, entre eles, Wilma de Faria, que foi a sua opção também do voto para o Senado.

Morre Dona Luíza Barreto da Costa. Dona Luiza foi uma das grandes mulheres que conheci de São Gonçalo do Amarante. Viveu 66 anos, aqui, no município, era da cidade de Ipanguaçu, mas escolheu Poço de Pedra para viver o grande amor, o saudoso “Bastinho”, da sua vida e juntos educaram seis filhos.

A morte da mãe de “Equinha” foi uma tragédia para a família e para os amigos também, com certeza vai deixar marcas que nem o tempo conseguirá apagar. O sucesso político dos Costa protagonizado pela atuação de Seu “Bastinho” e de Seu “Capito” só foi possível graças à dedicação de Dona Luíza.

Esse sucesso também aconteceu na vida profissional dos filhos, dos netos e dos bisnetos. A vereadora Rayure Protásio, que é neta da falecida, por exemplo, não deixou cair à tradição política familiar. Ainda pequena tirava sabonete da mercearia da mãe para dar aos clientes. De certa forma, hoje continua fazendo a mesma coisa.

Gente dos quatros cantos do município e de cidades circunvizinhas esteve presente no enterro. Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, a deputada federal Doutora Zenaide

Maia, o presidente da Casa Legislativa, Raimundo Mendes Alves, vereadores, secretários, amigos e familiares.

Faltou muito pouco para que Dona Luíza atingisse 100 anos de idade. O enterro aconteceu nessa terça-feira (20) no cemitério de Igreja Nova. A Missa de 7º Dia acontecerá no dia 26 de janeiro, na próxima segunda-feira, na Capela Nossa Senhora da Conceição, com Padre Mathias.

03São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 82

Eventos Sociais

Mais uma vez quero agradecer de todo coração ao nosso Prefeito Jaime Calado, que atendeu nosso pedido, disponibilizando um funcionário para nosso correio, visando um melhor atendimento a população. Devido os horários do mercado, o correio comunitário funcionará de 08:00 às 12:00, a faixa de aviso aos moradores já está em frente ao mercado.

Os mo rado re s do Ba i r r o San ta Te r e z i nha agradecem!!!!!

Mendes e Geraldo Veríssimo têm aprovado na Casa Legislativa Projeto de Lei que obriga o Banco do Brasil a cumprir o contrato social.

O presidente da Casa Legislativa de São Gonçalo do Amarante, Raimundo Mendes Alves, sensibilizado com o apelo popular e, também, com a luta particular do vereador Adelson Martins, fez uma visita ao gerente do Banco do Brasil, Thiago Gonzaga, para criar condições favoráveis no atendimento ao público em geral.

Visando dar mais transparência e segurança nas transações bancárias entre as duas instituições, estar no seu plano administrativo e financeiro, possivelmente já a partir do próximo mês, não liquidar contas através de cheque. Com isso, os pagamentos serão realizados por Transferência Bancária.

Outra questão em voga entre os funcionários do Poder Legislativo é a do empréstimo consignado, com certeza esse tipo de contrato será retomado. Além do compromisso acordado de condições especiais para todos, inclusive com juros bem abaixo do praticado no mercado.

Existem leis aprovadas pela Câmara Municipal Palácio Poti Cavalcanti, por exemplo, do próprio presidente e do ex-presidente, Geraldo Veríssimo de Oliveira, que obriga o Banco do Brasil, da sede do município, cumprir com o contrato social. Algo que a gerência do banco faz tempo que descumpre.

O que se espera desse encontro, o próximo será o presidente e uma comissão de vereador, tudo deve voltar à normalidade. O vereador/presidente Raimundo Mendes Alves, “Chanxe” Dantas (primeiro secretário) e Pastor Edmilson Gomes (segundo secretário) da Mesa Diretora, devem trabalhar sempre no sentido de que todos cumpram o seu dever.

Poço de Pedra nessa terça-feira (20), infelizmente, por volta das 22h 15 min, perdeu mais um ídolo. Este durante 86 anos liderou a família Prego. A dor foi tamanha em razão do homem que era soldado, mas tinha o respeito e status de general.

Era bom de prosa, aquilo que é cotidiano e sem poesia, mas tinha o poder de jogar qualquer um ao chão

de tanto ri. De muitos que conheci foi o de melhor memória. Era teimoso ao ponto de apostar o maior amor de sua vida, que é Dona “Nova Prego”.

Os dois viveram, intensamente, um casamento de 62 anos, dos 17 filhos nascidos se criaram 14, hoje, 12 ainda derramaram as suas lágrimas sobre o seu rosto. São laços que se desenlaçam, muitas vezes não compreendido pela família, para cumprir a determinação de Deus.

A Missa de corpo presente foi celebrada na Capela Nossa Senhora da Conceição de Poço de Pedra pelo Padre Valberto e prestigiada por uma multidão de amigos, entre eles, a deputada federal Doutora Zenaide Maia, o presidente da Casa Legislativa, Raimundo Mendes Alves, o vereador Geraldo Veríssimo de Oliveira, Edson Valban, Rayure Protásio.

Após a Missa o cortejo seguiu para o Bairro de Igreja Nova, todos a pé, sentido cemitério para fazer a ação do sepultamento, ou seja, o enterro. Ontem, perdemos Dona Luíza e hoje foi a vez de Seu Cícero Prego. Com certeza são duas perdas lamentáveis para as duas famílias Prego e Costa.

Associação de Moradoresdo Bairro Santa Terezinha

Poço de Pedra, com a morte de Seu CíceroPrego, perde mais um dos seus ídolos

Morre Dona Luíza, uma cidadã, uma mãe,uma amiga do povo de Poço de Pedra

João Costa: o outro lado da moeda

ATENÇÃOATENÇÃOATENÇÃO

Banco do Brasil, agora vai

Page 4: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

Em mais um ano de muita alegria e descontração a Quadrilha Comédia de Santo Antonio do Potengi. As BIBA'S DE SANTO'S, vem prometendo continuar a fazer muito sucesso. Com novas coreografias e um tema de fazer doer à barriga de rir, elas estão de volta.

As Bibas de Santos é uma quadrilha na categoria

comédia e foi fundada no ano de 1996, formada só por Homens e com uma pitada de carinho só poderia render muitas gargalhadas do publico que lhes acompanha. O são João e os seus festivais não seriam os mesmos a partir daí.

Bi- Campeã nos anos de 2013 e 2014 no festival de quadrilhas juninas do Inter Tv Cabugi. Campeã no festival de Quadrilha de Guamaré. Campeã do festival de quadrilhas da grande Natal e da Zona Norte. Devido o carinho de nossos dançarinos e atores, a nossa quadrilha que representa são Gonçalo do Amarante por todos os lugares que passam, temos tido esse grande sucesso que temos hoje.

2015 não vai ser diferente, a quadrilha já está ensaiando os seus passos e com certeza estará em mais um ano fazendo o melhor que sabem: O povo sorrir. Ainda há vagas para quem quiser participar.

São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 8204

Comunidade

Obrigado meu Deus por tudo:

Por ter me dado à mulher da minha vida e ter permitido nossas conquistas.

Parabéns, meu amor.

NEOQEAV

Hoje, quinta-feira (15), o Imperador Edvan, esposo da minha comadre a Imperatriz Luciana, filha de Dona Graça e do saudoso “Zé Novinho”, apesar de não ter bolo e nem Coca-Cola, mas teve os principais ingredientes da felicidade: filé de carneiro e SCHIN.

Não fui convidado, cheguei pelos aceiros da calçada, mesmo assim, foi o mais alegre aniversário que já participei de toda minha vida. Estive ao lado de pessoas incrivelmente felizes e de alto astral, por exemplo, Clélia Smith e Doutor Júnior Smith, este advogado, essa empresária e dona do Restaurante Escritório “Gourmert”.

Além de Edgar, cunhado de Luciana conheci também Seu Bosco, sempre lembrado pela alcunha de Tenório Pereira, alguém se lembra dele? Apelido em homenagem a um blogueiro de uma novela global. Seu Bosco tentou tirar uma foto com a sua mulher para ser publicada nesta matéria, não conseguiu e se contentou com Edvan.

Não era noite de Natal, mas o espírito de solidariedade tomou conta da empresária Clélia Smith. Um cidadão chamado pelo apelido de “Dinho”, que tem o nome muito parecido com vandalismo, tropeçou nas pernas do

aniversariante e caiu no colo de Edgar. Antes de sacudir a poeira e dar a volta por cima foi contratado pela empresária para ser garçom do seu restaurante.

Luciana, uma excelente churrasqueira, não se descuidava, isto é, era um olho no gato outro no carneiro. O seu marido, pelo contrário, tomou todas de Clélia Smith, Júnior Smith, Edgar, Bosco e da cigarreira. O seu refrão predileto: Eu bebo sim, estou vivendo. Edvan, meus parabéns!

De Cícero Pregoganhei uma foice

Mais palmas! Mais palmas!Para Edvan o aniversariante

As bibas de Santos trazem aalegria para o são joão

Jairo NastoFrases que mexem com o coração

Na eleição para presidente da Associação dos Moradores de Santo Antônio do Potengi, realizada neste domingo, 25, o segundo lugar, entre cinco participantes, de Riquelma Morena foi tão brilhante quanto à reeleição de Clésio Pontes.

A estrutura de propaganda, de apoio das lideranças, inclusive algumas de incontestável importância eleitoral no bairro e os dois ou três mandatos a frene da Associação de Moradores, dos 906 votos recebidos pelos dois

principais candidatos, os 22 a mais que asseguraram a vitória de Clésio Pontes, com certeza que, politicamente, valorizaram e muito a participação de Riquelma.

O resultado da eleição postado pelo meu amigo Leonilson Leon, na noite de hoje, na sua página do FACEBOOK foi o seguinte: 464 eleitores votaram em Clésio Pontes, 442 em Riquelma Morena, 145 em Alexandre, 103 em Pequeno e 32 em João. Todos, sem exceção, estão de parabéns pela mobilização.

O povo de Santo Antônio do Potengi tem a melhor marca, entre todos os bairros são-gonçalenses, de participação em eleições comunitárias. É dele também a cultura de reivindicação, aos poderes Executivo e Legislativo, através de mobilização popular. Qualquer ato de caráter reivindicativo sempre começa pela comunidade dos artesãos.

Não tenho dúvidas que a permanência do presidente Clésio Pontes foi uma resposta ao bom trabalho que ele desenvolve na comunidade. Amigo, meus parabéns!

Sinto muito quando morre alguém da minha geração. Tenho uma sensação de final de tempo, de um mudo azul.

Tenho boas saudades dessa gente que fez a diferença na família, na sociedade sem precisar assumir cargos públicos. Seja servidor, secretário, vereador, prefeito, etc.

Hoje soube da morte de Cícero Prego, ontem em Brasília fui informado por Elisson da morte de Dona Luísa, no mês passado de Genival e já alguns meses tive no velório de Luiz Carneiro.

Convivi com todos os quais aprendi lições pelo meio de exemplos. Com Genival aprendi a dirigir e com Luiz Carneiro a ser bruto como Seu Lunga, com Dona Luíza vencer uma guerra sem necessitar de aparecer antes e nem depois. De Cicero Prego quando criança ganhei uma foice para eu me defender. Comemorei tal presente como se fosse hoje uma criança pobre ganhando um computador. Com certeza todos já previam o meu futuro.

Abel Neto (secretário de Educação)

O povo de Santo Antônio do Potengiescolheu Clésio Pontes para presidente

da Associação dos Moradores

Page 5: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

05São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 82

Esportes

Com 1 a 0, Flamengo venceSão Paulo e se torna primeiro time

campeão na Arena da Amazônia

Morre árbitro do futebol são-gonçalense Derval Gonçalves Ramos

Uma final mais que eletrizante e inesquecível na Arena da Amazônia, que pela primeira vez viu um campeão levantar a taça dentro do mais imponente estádio do Norte do País: esse foi o resultado da partida entre São Paulo e Flamengo pela final do torneio Super Series, nesta tarde (25).

E quis o destino que um dos clubes mais tradicionais do Brasil e de maior torcida, o Flamengo, ficasse eternizado ao levantar a primeira taça dentro do

novo estádio com a vitória sobre o São Paulo de 1 a 0, conquistando o título de campeão do torneio Super Series.

O torcedor rubro-negro verdadei-ramente se sentiu no estádio do Maracanã - reduto de conquistas do time carioca - e saiu mais que satisfeito com a festa que começou na vitória contra o arquirrival Vasco, na última quarta-feira (21), e que culminou com tons vermelho e preto regado a troféu e volta olímpica.

Rubro-Negro carioca levantou a taça do Super Series dentroda Arena e fez o torcedor amazonense se sentir no Maracanã

Derval Gonçalves Ramos, conhecimento árbitro de futebol nas Ligas de São Gonçalo e de Igapó, faleceu ontem de manhã e está sendo velado na Capela 03 do Centro de Velório da Rua São José em Natal, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Ele morreu de infarto. Em casa, na Vila dos Espanhois, em Natal.

Tio do ex-vereador de São Gonçalo, Edson Bacurau, Derval estava com 63 anos e será sepultado

no Cemitério Parque da Passagem, em Extremoz, às 17 horas.

Para às 14, no Centro de Velório, está marcada a celebração de uma missa. A saída para o cemitério será às 16 horas.

Derval pertencia aos quadros da Marinha, deixa três filhas e a viúva, dona Lizette Nunes de Mello.

Nilson Santos

Sou o 1º Técnico de Futebol de Campo da Cidade da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, a conquista o titulo do principal evento Esportivo Escolar do Estado do RN (JERN´S) na categoria Juvenil em 2007

Somos a 1º Escola Luiz De França Lima de S.G.A. a vence o JERN´S, na modalidade de Futebol de Campo, na Categoria juvenil. Muito orgulho....minha Querida SERRINHA !.Escola Municipal Luiz

de França Lima foi acampeã dos JERNS 2007

O FALA RN aqui, em SãoGonçalo do Amarante, é um

“outdoor” do PT

São Gonçalo vence o futebol do Jerns

A Escola Municipal de 1º Grau Luiz de França Lima, da comunidade de Serrinha, sagrou-se campeão dos jogos Escolares do Rio Grande do Norte, na categoria de futebol de campo juvenil, ao bater na grande final a forte equipe Colégio Marista (Natal), pelo placar de 2 x 0. A partida foi realizada no campo do Campus Universitário.

Professora Ana Paula Cortez, diretora da escola, destacou que, além do empenho e da determinação dos seus alunos, o apoio que a Prefeitura proporcionou por meio da Secretaria de Educação. “A própria presença do prefeito Jarbas na partida f inal representou um incentivo a mais para a garotada que conquistou este inédito título para nosso Município”.

A diretora também fez questão de ressaltar a dedicação do professor José

Nílson (Nilsinho). A Escola Luiz de França Lima foi uma das contempladas com programa de inclusão digital que veio implantado pela prefeitura com laboratório de informática.

Os campeões

A Escola Municipal Luiz de França Lima, sagrou-se campeã do JERNS com: Rodrigo de Melo, Maurício Siqueira, Rivonaldo Silva, Robeiton Siqueira, Ivanildo Dantas, Jadson Galdino, Márcio da Silva, Govane Damsceno, Edson Diego, Joaci Mateus, Helton John, Anderson Aloves, Francisco Canindé, Jadson Andrade, Aureliano Florêncio, Alex Gabriel, Aldeci Gomes, Glésio Lucas, Ironaldo Lima e Jadson Andrade. O time foi treinado pelo técnico Professor Nilsinho. A garotada recebeu troféus e medalhas de ouro pela conquista.

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante realizará nessa quinta-feira (5) sessão especial que abrirá o início dos trabalhos da Casa Legislativa do ano de 2015. O ato mais importante da reunião plenária é a leitura da mensagem anual do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.

Em relação à sessão li em um “outdoor”, conhecido na mídia sãogonçalense como FALA RN, do Partido dos Trabalhadores (PT), que os parlamentares de oposição não irão prestigiar o discurso do prefeito da c idade . Eu pergunto : qua l a importância dessa notícia para quem faz um jornalismo imparcial? Onde a leitura da mensagem anual é menos importante que o boicote de três vereadores de oposição?

Fiquei sensibilizado com a justificativa do jornalista sobre a ausência do vereador do PT na sessão especial. Não poderia perder esta oportunidade de dizer que o seu argumento é do tipo “rasga seda”.

Arrisco-me em dizer que a inspiração para escrever aquele parágrafo foi resultado da mesa redonda de ontem na Praça Senador Dinarte Mariz.

Quando o senhor me chamou de “borra-botas” eu busquei o silêncio, a paciência, o tempo com a certeza que teria esta oportunidade. “Borra-botas” é o senhor! Está provado que não faz um jornalismo diferente, aqui, em São Gonçalo do Amarante, está pendurado nas asas do PT. Não foi diferente no estado do Acre, que apoiou a candidatura de deputado estadual do jornalista Salomão Matos.

Estou esperando que o senhor tire o pé de cima da matéria em que afirmou que São Gonçalo era uma cidadezinha de ruas estreitas e faça a sua republicação. Nem eu e o mundo somos contra que o senhor escreve a favor do PT. O que não pode é julgar e desrespeitar a todos nós por um jornalismo que só se diferencia pela sua técnica.

Page 6: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

Uma frase sem fundamento bíblico, mas é possível encontrar nos textos da Bíblia algo semelhante. Podemos considerá-la um ditado popular? Sim. Por isso que ela tem a força de desmascarar a ingratidão.

Têm alguns “papudinhos” petistas que, hoje, ainda usam de estratégia da ditadura militar para denegrir a imagem de quem lhe deu colo, carinho e dinheiro para custear os estudos. Entre esses se destaca um que traiu um vereador e se vendeu para outro.

Despreparados, confusos e sem conhecer as leis, de forma aleatória, jogam pedras nas pessoas de bem, com isso

fere profundamente o orgulho, a moral até sangrar os seus corações. Um dos escolhidos por esses abutres, no momento certo, vai soprar e quero está aqui para testemunhar quem de vocês ficará em pé.

Parte de uma lateral do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Gonçalo do Amarante, incluindo a da arquibancada, vai ruir e a queda poderá ser ouvida de muito longe. Esta será a reação de quem está sendo injustiçado, principalmente, por acusações infundadas e sem respaldo jurídico.

Certa vez um “cabeção” petista me chamou de inocente e disse que eu não sabia nada sobre o partido do PT. Logo, logo vocês vão saber quem, na eleição para presidente estadual do partido, cometeu o crime de falsidade ideológica e votou. Esse rapaz é figurinha carimbada na política sãogonçalense.

Ninguém está impedido de criticar o governo ou os seus representantes, isso é legítimo. O que não pode é fazê-la de forma irresponsável de maneira a comprometer toda a vida e história de um cidadão. Lembram-se do episódio da deputada federal Doutora Zenaide Maia? Pois bem, esse caso terá o mesmo fim e, mais uma vez, muita gente vai ficar desmoralizada.

Hoje, em sessão extraordinária, aprovamos em plenário o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões, adquirido pelo Governo do Estado junto ao Banco do Brasil, por unanimidade.

Dentre as metas a serem executadas podemos destacar: a recuperação da RN – 062, que liga a BR 101 ao município de Baia Formosa; a RN 120, entre a BR 304 e 226 contemplando os municípios de Senador Elói de Souza e São Paulo do Potengi; a restauração da RN 312 no trecho Macaíba/Igreja Nova – São Gonçalo do Amarante; a pavimentação a paralelepípedo da estrada que liga as comunidades de Coqueiros e Uruaçu a RN 160 no município de São Gonçalo do Amarante e a reforma da Escola Estadual Professor Crisan Simineia no conjunto Nova Natal, no bairro Lagoa Azul desta capital.

Ademais, também aprovamos o Projeto de Lei Complementar que autoriza a utilização dos serviços de instituições financeiras oficiais para a cobrança de dívida

tributária do Estado e o projeto que dispõe sobre procedimentos relativos ao repasse dos depósitos judiciais no Estado e institui o Fundo de Reserva dos Depósitos Judiciais.

São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 8206

Câmara Municipal

Deputada estadual Márcia Maia

“Diga-me com quem andas e te direi quem és!”

Papa Francisco faz convite e recebetransexual em pleno Vaticano

Pontífice é conhecido por querer dar maior abertura na Igreja a homo e transexuais. Em 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?"

O papa Francisco recebeu no último sábado, em audiência privada, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, informou o jornal Hoy.

O encontro teria ocorrido após Lejanarraga ter enviado cartas ao Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de mudança de sexo.

Ainda de acordo com as informações do periódico, o homem contou ao líder da Igreja Católica que na sua cidade, Estremadura, ele foi proibido de comungar e que o pároco o chamou de “filha do diabo”.

Após receber a carta, Jorge Bergoglio ligou para Lejarraga no dia 8 de dezembro e, mais uma vez, dias antes do Natal, quando o convidou para ir ao Vaticano. Sobre o encontro, estritamente privado na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.

Nascido em uma família católica, Diego nasceu menina e, assim como tantas pessoas que passam pela mesma situação, não se sentia uma mulher. Apesar de sempre ter contado com o apoio dos pais e da irmã, ele só fez a cirurgia de mudança de sexo aos 40 anos.

Bergoglio é conhecido por querer aproximar e dar uma maior abertura na Igreja para os homossexuais e os transexuais. Em julho de 2013, afirmou: “se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?”. No Sínodo Extraordinário sobre a família o tema chegou a entrar em discussão.

Fonte: Terra

Mendes diz queeleições para prefeito

será discutida noano de 2016, nem as

enquete mudaramo seu foco

Mendes diz que eleições para prefeito será discutida no ano de 2016, nem as enquete mudaram o seu foco

Mendes descarta a possibilidade de fazer da Câmara Municipal um palanque político, inclusive, no seu entendimento, o momento é inadequado para discutir eleições para prefeito.

Todos os dias mergulho na mídia sãogonçalense na busca de notícias que possam me dá mais equilíbrio, principalmente, nos embates políticos no nosso cotidiano. Sem esse recurso eu jamais poderia enfrentar um especialista no assunto como o empresário e atleta “Ticos Bar”.

Hoje, na “boquinha” da noite, fiz a mesma coisa dos dias anteriores, comecei pelo Blog de Max Bezerra. Sem dificuldades pude encontrar o resultado da enquete para prefeito de São Gonçalo do Amarante. Título da matéria: “Vereador Geraldo Veríssimo venceu a enquete do Blog de Max Bezerra”.

Até hoje ainda não me recuperei do susto que sofri devido ao policiamento dos amigos e leitores do meu Blog. Depois fiquei convencido de que pesquisa fora de hora nos trás alguns problemas que pode comprometer a credibilidade do nosso trabalho.

Naturalmente que não é o seu caso, claro. Mas como Assessor de Comunicação da Presidência da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, gostaria de fazer duas observações: primeira, o nome da secretária do município Mada Maia Calado foi colocado de forma indevida, pois nem a legislação eleitoral lhe dá esse direito. Além de não ter sido consultada.

A segunda observação é com relação o nome do presidente da Casa Legislativa, Raimundo Mendes Alves, que também não foi comunicado de que seu nome seria incluído nessa pesquisa. Ficou surpreso e questionou: “Como me colocaram numa pesquisa se ao menos não sei quais são os critérios”.

O ex-presidente e professor do município Geraldo Veríssimo de Oliveira já faz dois anos que divulga a sua disposição de disputar a prefeitura de São Gonçalo, inclusive luta para ter o apoio de Jaime Calado, prefeito. Mas isso é outra história, pois o prefeito diz que só vai anunciar o nome do seu candidato nas convenções.

O desconforto político do presidente Mendes foi causado pelo fato de ter entrado numa lista para a enquete de candidatura a prefeito sem dar declaração se é ou não um postulante ao cargo. A verdade, como presidente da Câmara Municipal, ele vai discutir sobre o tema no momento adequado.

Page 7: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

Nos últimos cinco anos o dia 13 de janeiro não tem sido diferente para o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. Na data em que comemora aniversário, e dessa vez alcançando 64 anos de vida, ele começou a agenda administrativa inaugurando a Creche Padre Thiago Theisen, uma unidade de ensino infantil modelo construída pela Prefeitura Municipal em parceria com o governo federal.

A cerimônia de inauguração foi marcada por uma missa celebrada pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, Padre Edilson, representando o arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira. O prédio da creche foi nominado em homenagem ao Padre Thiago Theisen que é um educador com serviços prestados na Grande Natal.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela obra, informou que a unidade contará com área administrativa, serviço, multiuso e área pedagógica (bloco creche). Cada bloco creche contará com recepção, sala de higiene pessoal, sala de atividades, sala de repouso, solário e refeitório.

O bloco multiuso é composto por sala de leitura, sala de informática, 2 banheiros para crianças, 2 banheiros para adultos e adaptados para portadores de necessidades especiais e sala de apoio, além da telefonia. A creche modelo ainda possui anfiteatro, playground, pátio coberto e vai dispor de mesas digitais interativas para atividades lúdicas e educativas.

A unidade educacional está orçada em R$ 1,3 milhão, sendo esses recursos oriundos da parceria entre o governo federal e

Prefeitura Municipal de São Gonçalo. A creche receberá crianças de 4 meses a 6 anos de idade e está apta a funcionar em tempo integral.

“Eu não me canso de dizer que a educação é prioridade no nosso governo e assim será até o último dia da nossa gestão. Fomos escolhidos para mudar a vida das pessoas e fazer a diferença, e por isso repito sempre também que a educação é um saber que o ladrão não rouba. Estamos plantando a semente que vai dar bons resultados”, enfatizou Jaime Calado.

A programação da solenidade teve o corte simbólico da fita, descerramento da placa de inauguração e apresentações dos alunos de escolas públicas municipais integrantes do Programa Mais Educação. Entre as autoridades presentes estavam a primeira dama e deputada federal diplomada, Zenaide Maia, o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes, os vereadores Geraldo Veríssimo, Valda Siqueira, Rayure Protásio, Arlete Paiva e Valda Siqueira.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no RN, Roberto Sérgio Linhares, assinaram na manhã desta quinta-feira (22), no auditório do Museu Municipal, a Ordem de Serviço para o início das obras do novo Conjunto Habitacional Padre João Maria.

A solenidade contou com a presença da deputada federal diplomada, Zenaide Maia, vice-prefeito Poti Neto, presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes, vereadores Valda Siqueira, Gerson Bezerra, Geraldo Veríssimo, Edson Valban, diretor do DNIT, Walter Fernandes, e os secretários Paulo Emídio (Habitação) e Alessandro Gaspar (Infraestrutura).

“É um momento ímpar, de importância fundamental e até emocionante quando o prefeito fala, por que a gente sabe do envolvimento pessoal de Jaime Calado para viabilização desse empreendimento. São 345 famílias que receberão sua habitação agregada de toda infraestrutura e certamente vai melhorar o aspecto urbano de São Gonçalo”, declarou Roberto Sérgio.

O prefeito Jaime Calado também ressaltou a importância do momento, destacando que os beneficiados não vão pagar prestação das habitações. “Batalhamos para que os moradores

do Padre João Maria fossem removidos para uma área próxima, com o objetivo de evitar o impacto na rotina das pessoas, e que fossem realocadas para um conjunto habitacional com um aparato comunitário completo e sem pagar prestação pelos imóveis. São habitações dignas e que vão transformar a vida das pessoas que aguardam por esta mudança”, enfatizou.

Conjunto Padre João Maria – A construção do

empreendimento está divida em duas etapas, sendo a primeira com trabalhos já iniciados, para construção dos equipamentos comunitários e infraestrutura como unidade de saúde, centro comunitário, ponto de ônibus, creche/escola, posto policial, drenagem pavimentação de acesso, abastecimento de água e esgotamento sanitário, custeada com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

A segunda etapa diz respeito a construção das 345 habitações e o financiamento é por conta do Programa Minha Casa Minha Vida. O deslocamento da comunidade, para cerca de 600 metros da área atual, é necessária em função da proximidade com o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, o que a deixou inserida na área de segurança do terminal de cargas e passageiros.

O novo Padre João Maria terá um custo de aproximadamente R$ 29 milhões. De acordo com o secretário municipal de Habitação, Paulo Emídio, esse é o primeiro empreendimento do Rio Grande do Norte com três fontes de recursos, sendo a participação da Prefeitura Municipal com destinação de R$ 4 milhões para contrapartida, incluindo o terreno.

07São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 82

Política

São Gonçalo do Amarante, a Terra dos Mártires de Uruaçu, intitulada pelo folclorista Câmara Cascudo como o “Berço da Cultura Popular”, finalmente já pode contar com um museu para abrigar a memória e peças que vão contar a história do município. O espaço foi inaugurado na noite de ontem (13) pelo prefeito municipal Jaime Calado, que comemorou a data do seu aniversário de 64 anos entregando obras no município.

A solenidade foi concorrida e contou com a presença da deputada federal diplomada, Zenaide Maia, o vice-prefeito Poti Neto, os secretários Flávio Henrique (Cultura), Alessandro Gaspar (Infraestrutura) e Mada Maia Calado (Extraordinária), representando os gestores municipais, vereadores, autoridades estaduais, artistas, intelectuais e a população que estava ansiosa para conhecer a imponente obra.

O curador do museu, padre André Martins, apresentou a estrutura e fez um apelo para estimular a doação de peças históricas. “O trabalho de mapeamento só começou. Estamos abrindo o museu com um acervo mínimo, mas vamos ampliar o número de peças que contem a nossa história por isso a importância das famílias tradicionais doarem o material, que no museu será preservado”, enfatizou padre André.

A obra do Museu Municipal de São Gonçalo do Amarante foi executada em seis meses, está situado numa área total de 2.280 m² e tem área total construída de 460 m². A estrutura é composta por galeria para exposições temporárias, galeria para o acervo fixo, sala multiuso, área de eventos, estacionamento e quiosque. O investimento de recursos da Prefeitura Municipal foi de R$ 740 mil.

“Talvez não seja possível descrever a felicidade que estou sentindo hoje. São Gonçalo tem 304 anos de história e Deus nos permitiu a honra de participar de mais esse momento histórico. Não estamos entregando apenas um prédio, estamos entregando um espaço que vai contar a história do município, vai relevar a identidade cultural do nosso povo e isso vai ficar para as próximas gerações”, finalizou Jaime Calado.

A programação da solenidade teve ainda o corte simbólico da fita, o descerramento da placa, a apresentação da Banda Municipal, do Coral da Cidade de São Gonçalo do Amarante e o do grupo centenário Boi Calemba Pintadinho, marcando a abertura de mais um espaço dedicado a cultura tradicional sãogonçalense.

Assinada Ordem de Serviço para obras do Novo Padre João MariaVia SECOM, Fotos: Raphael Santos

Depois de 304 anos São Gonçaloganhou Museu Municipal para

contar sua história

Comemoração dos 64 anos do prefeito JaimeCalado inicia com inauguração de creche modelo

Serrinha recebeu Unidade de Saúde reformadae calçamento do acesso a Riacho do Meio

Fotos: Isaías Carlos

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, iniciou ontem (11) a série de inaugurações pela comunidade de Serrinha, na Zona Rural do município, onde entregou a reforma da Unidade Básica de Saúde e inaugurou a pavimentação do acesso ao distrito de Riacho do Meio.

Em Serrinha de Cima Jaime descerrou a placa e declarou oficialmente reaberta a Unidade Básica de Saúde Severino José de Lima, em homenagem póstuma ao ex-vereador conhecido na comunidade por “Bil da Vaca”. Além da reforma, que tornou a unidade mais moderna, dois novos gabinetes odontológicos foram instalados. A população de Serrinha de Baixo também vai contar com uma unidade de apoio médico com um novo consultório dentário.

Com a reforma, que custou R$ 102 mil de recursos da Prefeitura Municipal, a unidade vai contar com 10 salas climatizadas para consultas médicas, sala de vacina, recepção, copa/cozinha, farmácia básica abastecida com mais de 180 tipos de medicamentos,

laboratório de análises clínicas e dois gabinetes odontológicos novos.

A noite de inaugurações ainda foi marcada pela entrega oficial da pavimentação da Rua Severino Pinto, que dá acesso ao distrito de Riacho do Meio. De acordo com Alessandro Gaspar, secretário municipal de Infraestrutura, a pavimentação foi executada em paralelepípedo pelo método convencional, em uma extensão de 1.230 metros de calçamento. O valor da obra é de quase R$ 300 mil.

O prefeito Jaime Calado lembrou algumas das ações que a Prefeitura Municipal realizou nos seis anos de sua gestão na comunidade como a melhoria do sistema de água, reforma da escola de Riacho do Meio, construção da quadra coberta na escola municipal em Serrinha de Cima, instalação de laboratório de informática, calçamento de ruas e entrega de dezenas de casas populares.

“O calçamento de Riacho do Meio foi um compromisso que assumimos com o povo de Serrinha e estamos cumprindo nesta noite. É uma alegria poder comemorar meu aniversário com obras importantes e que irão fazer a diferença na vida das pessoas. Entregamos hoje também a reforma da Unidade Básica de Saúde e agora vocês vão poder ser atendidos com mais dignidade”, enfatizou Jaime.

Estiveram presentes a deputada federal diplomada Zenaide Maia, o vice-prefeito Poti Neto, secretários municipais, entre eles Jalmir Simões (Saúde) e Alessandro Gaspar (Infraestrutura), o presidente da Câmara Municipal Raimundo Mendes, os vereadores, Rayure Protásio, Valda Siqueira, Arlete Paiva, Geraldo Veríssimo, Eudócio Mota e Edson Valban, bem como as lideranças comunitárias.

Page 8: Jornal Sãogonçalense edição 82 - Janeiro 2015

São Gonçalo do Amarante, 31 de janeiro de 2015EDIÇÃO MENSAL - ANO VI - NÚMERO 8208

Rua Coronel Estevam Moura, 75Centro - São Gonçalo do Amarante

Fone: (84) 3278.2836

Prezando a satisfação e segurançade nossos clientes.

O s i n t e -grantes dos 15 grupos de dança inscritos para participar do II F e s t i v a l d e Swingueira de São Gonçalo

compareceram ao lançamento do evento que aconteceu na noite de ontem (29), no teatro municipal. A organizadora do evento, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, esteve presente ao lado do prefeito Jaime Calado.

Também prestigiaram o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio

Henrique, o secretário de Governo e Projetos Especiais, Dhowgllas Tavares, o secretário de Comunicação e Eventos, Ledson França, o diretor do Teatro Municipal, Gleydson Almeida e o vereador Edson Arcanjo (Nino).

O II Festival de Swingueira de São Gonçalo do Amarante é uma iniciativa da Secretaria para Assuntos Extraordinários, e realizado pela parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Governo e Projetos Especiais e a Associação Cultural Florart. Os participantes ainda receberam o regulamento e tiraram dúvidas sobre as regras do festival. O evento acontecerá no dia 08 de fevereiro, a partir das 15h, no ginásio de esportes do Conjunto Amarante.

Grupos de Dança participaram do lançamentodo II Festival de Swingueira de São Gonçalo

Lazer ao seu alcance!Lazer ao seu alcance!Lazer ao seu alcance!

Praia

Localizada a beira marda praia de Camurupim

Central de Vendas ServclubCentral de Vendas ServclubCentral de Vendas Servclub

(84) 3301.8119E-mail: [email protected]

ASSOCIE-SE HOJEASSOCIE-SE HOJEMESMO E FAÇA PARTEMESMO E FAÇA PARTEDA REDE SERVCLUBDA REDE SERVCLUB

ASSOCIE-SE HOJEMESMO E FAÇA PARTEDA REDE SERVCLUB

(84) 8885.6353

Fazenda

(84) 3271.5358

Localizado em Macaíba, BR 304(vizinho a SAMU)

ParkLocalizado a 30km do Nordestão do Gancho deIgapó - Entrada de São Gonçalo do Amarante

(84) 3214.3661

Desfrute de um mundode sonhos em uma dasunidades do Servclub

“Meu livro de cordéis”, de autoria da professora Leonita Maria da Silva Borges, foi lançado na noite desta terça-feira (27), no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O livro é uma agradável viajem pelos saberes populares, improvisando com rimas e a prática de uma educadora comprometida com a educação e o resgate da cultura popular nordestina. A edição do livro teve o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Fundação Cultural Dona Militana, efetivado pelo convênio firmado entre Município e Centro de Projetos e Pesquisas Coco do Calemba – CPPC.

Estiveram presentes no evento o prefeito Jaime Calado, o Secretário de Educação Abel Neto, o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique e o vice-presidente Alexandre Santos, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira, Secretário de Comunicação e Eventos, Ledson França e I van i Machado representante do CPPC.

Entusiasmada, a professora Leonita expressou sua felicidade em ver seu sonho

realizado com a publicação do seu livro. “Apaixonada pela cultura nordestina, sempre gostei das histórias contadas em versos, comecei brincando com as rimas e graças ao prefeito Jaime Calado tenho hoje em mãos o fruto do meu trabalho”, destacou.

“Esta obra é um importante espólio do imaginário popular, contribuindo para perpetuação das nossas tradições, funciona como divulgador do trabalho do artista do povo”, afirmou Flávio Henrique, ressaltando também que o livro da Professora Leonita é a efetivação da política de valorização dos artistas são-gonçalenses, protagonizado pela atual gestão.

Para o prefeito Jaime Calado o resgate da história merece ser eternizada, e a literatura é um marco no registro dessa tradição. “Fico feliz pela oportunidade de dar apoio aos talentos do município, artistas inteligentes que com sua sensibilidade registram para gerações futuras o legado de uma cidade que é referência histórica e cultural no Estado e no País. Em minha gestão publicaremos quantas obras forem necessárias”, disse Jaime.

Lançado “Meu Livro de Cordéis”da professora Leonita Maria

Via SECOM – Fotos: Isaías Carlos