edição n° 243 - 08/07/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (10): Farmácia Santa Cruz e Farmácia Líder QUARTA-FEIRA de julho de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 8 EDIÇÃO 243 Iracema do Oeste comemora 25 anos FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO CARMO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA Ascol/Rio Verde/Ceifasul goleia e conquista Suíço das Associações Assis PÁG. 3 PÁG. 5 Autoridades municipais prestigiam comemorações do 25º aniversário Assis realiza 10º Conferência de Saúde na quinta-feira No último sábado (4), Iracema do Oeste comemorou 25 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar o Jubileu de Prata, no domingo (5) foi celebrada missa em Ação de Graças, feito o corte do bolo de 25 metros e realizado show em praça pública com a Banda Santa Mônica. O município de Assis Chateaubriand, através da Se- cretaria de Saúde, realiza amanhã (9) a 10º Conferência de Saúde Pública, que este ano discute o Direito do Povo Brasileiro. A Conferência será aberta a partir das 7h30, no Centro de Convivência do Idoso Alder Roveri, com o credenciamento. Daiane Lemos PÁG. 9 Mesmo com muito frio um grande público prestigiou no sábado (4) na Assema a decisão do 19º Campeonato de Fute- bol Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateaubriand. A Ascol/Rio Verde/Ceifasul venceu o Jardim Progresso A, por 4x1, conquistou seu segundo título e o quarto para a comunidadet. Jardim Progresso mostra força que tem no esporte com dois times na decisão Dito Silva

Upload: folha-vale-verde

Post on 22-Jul-2016

269 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição n° 243 - 08/07/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (10): Farmácia Santa Cruz e Farmácia Líder

QUARTA-FEIRA de julho de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº243

Iracema do Oeste comemora 25 anos

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO CARMO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

Ascol/Rio Verde/Ceifasul goleia e conquista Suíço das Associações

Assis

PÁG. 3

PÁG. 5

Autoridades municipais prestigiam comemorações do 25º aniversário

Assis realiza 10º

Conferência de Saúde na

quinta-feira

No último sábado (4), Iracema do Oeste comemorou 25 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar o Jubileu de Prata, no domingo (5) foi celebrada missa em Ação de Graças, feito o corte do bolo de 25 metros e realizado show em praça pública com a Banda Santa Mônica.

O município de Assis Chateaubriand, através da Se-cretaria de Saúde, realiza amanhã (9) a 10º Conferência de Saúde Pública, que este ano discute o Direito do Povo Brasileiro. A Conferência será aberta a partir das 7h30, no Centro de Convivência do Idoso Alder Roveri, com o credenciamento.

Daiane Lemos

PÁG. 9

Mesmo com muito frio um grande público prestigiou no sábado (4) na Assema a decisão do 19º Campeonato de Fute-bol Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateaubriand. A Ascol/Rio Verde/Ceifasul venceu o Jardim Progresso A, por 4x1, conquistou seu segundo título e o quarto para a comunidadet.

Jardim Progresso mostra força que tem no esporte com dois times na decisão

Dito Silva

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 2: Edição n° 243 - 08/07/2015

Dilceu Sperafico* Não por acaso, 30% dos brasileiros, mesmo enfrentando

dificuldades financeiras, contratam planos de saúde e pessoas que não têm essa alternativa, tanto reclamam do atendimento do sistema público.

A saúde, apesar do discurso oficial e do sofrimento dos usuários, está longe de ser uma prioridade nacional.

Prova disso é que o País destina à saúde dos seus cidadãos menos do que a média mundial. Conforme levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à essa distor-ção, mais de 50% da conta de saúde dos brasileiros prosse-guem sendo bancados pelos próprios pacientes ou seus fami-liares.

Em média, mesmo com população de maior renda, os pa-íses desenvolvidos chegam a investir cinco vezes mais do que o Brasil no atendimento de seus cidadãos.

Em 2012, por exemplo, o governo brasileiro destinou a média de 512 dólares para o atendimento de saúde de cada habitante.

Mesmo que quase cinco vezes acima do investido em 2000, quando era de apenas 107 dólares por cidadão/ano, o montante ficou bem abaixo do necessário, perdendo até mes-mo para a média mundial.

Segundo a OMS, os investimentos públicos médios em saúde no mundo em 2012 foram de 615 dólares por pessoa. Já os países desenvolvidos, naquele ano, destinaram, em média, 2,8 mil dólares por cidadão às contas de saúde.

Em algumas nações, os gastos foram ainda maiores, che-gando a 10 vezes mais do que o montante médio aplicado no Brasil.

Na Noruega, por exemplo, o poder público destinou a mé-dia de 7,9 mil dólares para o atendimento de saúde a cada um de seus cidadãos, em Luxemburgo, 6,3 mil dólares, na Suíça, 5,9 mil, nos Estados Unidos 4,1 mil e no Japão, 3,9 mil dó-lares por pessoa.

Até mesmo em Portugal, os gastos públicos per capita com a saúde são mais de duas vezes superiores aos do Brasil.

Somente superamos os investimentos públicos na África, onde as aplicações continuam mínimas, ficando em apenas 53 dólares por pessoa.

No Brasil, conforme a OMS, para superar as dificuldades da saúde pública, quem acaba pagando a maior parte da conta é o paciente, através de planos de saúde ou gastos privados.

Do total dos investimentos em saúde, 47,5% são bancados pelo poder público e 52,5% pelos próprios cidadãos.

Na média mundial, a proporção das responsabilidades é oposta, com 57,6% dos gastos com saúde da população sendo assumidos pelo poder público e 42,3% bancados pelos cida-dãos.

Apesar dessas diferenças e distorções nos investimentos públicos do Brasil em saúde, na relação com outras nações, a OMS destaca o progresso alcançado pelo País nos últimos anos, pois os recursos destinados ao setor no orçamento na-cional passaram de 4,1% em 2000 para 7,9% em 2012.

Em 2012, 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foram destinados à saúde, contra 7,2% em 2000.

No restante do planeta, segundo a OMS, os governos na-cionais destinam a média 14% de seus orçamentos para a saú-de pública e nos países desenvolvidos o percentual é de 16,8%.

Apesar dos avanços destacados, no Brasil, como se vê, ainda temos gran-

des desafios pela frente para garan-tir o atendimento de qualidade que a população necessita e merece.

Nosso consolo é que em To-ledo e no Oeste do Paraná vimos progredindo bastante nos últimos anos, com grandes investimentos na melhoria do sistema público de saúde.

São os casos do Hospital Re-gional, Centro de Especialidades

do Ciscopar, unidades de saúde e estrutura indispensável às

novas conquistas no setor. *O autor é deputado

federal pelo Paraná E-mail: dep.dil-

[email protected]

QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

INVESTIMENTO DA COPACOL COMPROVA FORÇA DO AGRONEGÓCIO

BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES

OS INVESTIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA, NO BRASIL E NO MUNDO

des desafios pela frente para garan-tir o atendimento de qualidade que a população necessita e merece.

Nosso consolo é que em To-ledo e no Oeste do Paraná vimos progredindo bastante nos últimos anos, com grandes investimentos na melhoria do sistema público de saúde.

São os casos do Hospital Re-gional, Centro de Especialidades

do Ciscopar, unidades de saúde e estrutura indispensável às

novas conquistas no setor.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

E-mail: dep.dil-ceusperafico@cama-

Um percorrer de emissoras de rádio e uma leitura do Deuteronô-mio, capítulo 28,1-68 nos jogará no obscuro passado e no nebuloso presente da religião. Pelo menos nos de certas religiões, certas igre-jas e certos pregadores. Usam da maldição de maneira terrorista e da bênção de maneira pragmática. Criam maldições e bênçãos a seu falante e interpretam como bênção ou maldição o que lhes convém. Amaldiçoam ou declaram malditos com enorme leviandade e criam bênção também com a mesma leviandade.

As coisas não são assim tão simples. Detecção e livramento de maldições é algo bem mais complicado do que parece. Dar a enten-der que Deus amaldiçoa até a quarta geração, isso depois de Jesus Cristo, ao menos para um cristão não deixa de ser estranho. Ou Pau-lo errou, ou andam lendo outros autores. Porque o apóstolo disse e as Igrejas cristãs em geral assinam embaixo de seu ensinamento:

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gl 3,13)

Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. (2 Cor 3, 9)

A justifi cação e o resgate veio com Cristo, depois de quem já não há condenação que não seja perdoada. Se a ofensa do velho Adão trouxe a punição o sacrifício do Novo Adão trouxe a graça para todos os homens.

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justifi cação de vida. (Rm 5, 18)

O sacerdócio de Jesus Cristo e seu martírio nos libertaram de qualquer maldição que pudesse haver em nós. Não precisa fazer isso de novo e de novo. Bastou uma vez para nos merecer a libertação. Não há pois necessidade de insistir na condenação e maldição antiga e sim na benção nova e no novo sacrifício.

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também to-dos serão vivifi cados em Cristo. (I Cor 15, 22)

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fi el o sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. (Heb 2, 17)

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compade-cer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Heb 4, 15)

Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e de-pois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. (Heb 7, 27)

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes des-de a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. (Heb 9, 26)

Já fomos resgatados. Agora, já não se paga mais o resgate. Ape-nas se colhe os frutos dessa bênção. Quando pecamos e nos arrepen-demos já sabemos que não há mais maldição. Jesus morreu pelos pecados passados e pelos pecados futuros.

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20, 28)

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus 20 : 28)

Isto posto, valem as admoestações de Tiago e de Paulo que sere-mos todos salvos e ressuscitados em Cristo. Já fomos lavados no seu sangue. Agora é dever de cada qual lavar-se nele sem medo porque a ameaça de vingança e de retaliação não existe mais.

Depois de Jesus falar em punição vingança, maldição pelos peca-dos de nossos antepassados e de nossos avós perdeu o sentido. Que-bra de maldição lançada contra os antepassados não é mais neces-sário. Houve pecado, mas não maldição. Nem Jesus amaldiçoa nem nós devemos amaldiçoar. Agora é tempo de bênção e de redenção. Pedir a quem já foi lavado que se lave de novo porque seus pais nãos e lavaram é meio estranho.

Ou cremos no sangue salvador de Cristo e no batismo ou tere-mos que transformar nossos templos em piscinas nas quais todo o fi el que tiver alguma culpa deve mergulhar todos os dias antes de ir ao trabalho e outra vez se lavar quando voltar para casa. E se, pecar durante a noite deve correr ao templo e ao seu pastor para que o livre da maldição de mais aquele pecado. A conta da água nos templos irá à estratosfera.

Ou cremos no perdão ou viveremos tentando lavar as culpas de nossos pais e as nossas toda vez que errarmos. Ou cremos na mi-sericórdia ou acentuaremos a punição inexorável. Nossa fé acabará medrosa e timorata.

De uma mesma boca procede a bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. (Tg 3,: 10)

Porque o amor de Cristo nos toca para a frente porque, se um morreu por todos, logo todos morreram com ele. (2 Cor 5,14)

É questão de aceitar a expiação de Cristo de uma vez por todas e agora aceitar sua misericórdia de todo dia. O acento deve ser na bênção e não na maldição.

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

BENEDITO PEREIRA DA

SILVA

Indicado por um amigo, procurei na última segunda-feira, o senhor Benedito Pereira da Silva, para colher seu depoimento como pioneiro de Assis Chateaubriand e tive a grata surpresa de saber que ele é pai de um grande amigo meu, o Sandro da Sandrofarma. Como de praxe fomos mui-to bem recebidos na casa do senhor Benedito e entre um cafezinho e outro, a prosa rendeu a história que transcrevo aqui. Seu “Dito” é pé vermelho, paranaense de Londrina. Nasceu no dia 25 de março de 1954 e é um dos 4 fi lhos do senhor Luiz Pereira da Silva e Isaura Sanitá da Silva. Quan-do moravam em Londrina, o pai do senhor Benedito veio abrir uma fazenda na cidade de Paranavaí que pertencia ao avô de Benedito, senhor Ângelo Sanitá. Quando tinha 14 anos de idade, no ano de 1968, a família do pioneiro veio para recém-emancipada cidade de Assis Chateaubriand. Quando moravam em Paranavaí os corretores de imóveis na época chamados de “picaretas” falavam muito das terras daqui e convenceram o pai de Benedito para vir conhecer a região. Foi quando no ano de 1967, o senhor Luiz e um tio de Benedito, senhor Indalécio Sanitá, vieram conhecer a nova cidade do Oeste. Aqui compraram uma pequena pro-priedade cada um, na comunidade do Zé Lulu. “Isso aqui era um sertão só, tudo mato, só tinha a estrada que era um pouco mais aberta para poder secar a estrada quando chovia, devido à mata fechada”, lembra o pioneiro. No ano de 1968, a família de Benedito veio em defi nitivo para cá. Como na propriedade de seu pai ainda não tinha casa, eles moraram por 2 meses na cidade, na rua Presidente Costa e Silva. “Eu me lembro que meu pai quase voltou pra Pa-ranavaí porque não tinha dinheiro pra terminar a casa e o então prefeito Manoel de Souza Ramos doou pra ele todo o madeiramento da cobertura da casa, e só depois da casa pronta mudamos para o Zé Lulu”, relada o pioneiro. Na propriedade, no Zé Lulu, a família começou a plantar café e nas ruas do cafezal plantavam soja, milho, arroz e feijão, e tudo de maneira manual. Plantava-se, colhia-se e debulha-va-se, não tinha tecnologia ainda, mas os vizinhos se ajuda-vam, trocavam dia de serviço. “Quando um tinha roça pra colher todos iam pra lá e vice-versa. Uma vez eu colhi 25 sacas de feijão e com o dinheiro a gente passou o ano” lem-bra. A propriedade era pequena de apenas 4 alqueires mas a fartura era grande. “Nós tínhamos a vaquinha de leite, o frango no terreiro, o porco no chiqueiro. Sempre se guar-dava 5 ou 6 latas de banha além de outros alimentos. Na-quele tempo o pessoal matava boi e vendia parte da carne ou até mesmo emprestava pra gente pagar quando matasse também. Era um tempo muito bom de amizades sinceras, a gente às vezes fi cava até dez horas da noite batendo papo com os vizinhos nas festas de fi nal de ano e festas juninas, era uma grande alegria. Eu me lembro que uma vez no Na-tal, meu pai comprou 6 sodinhas e um garrafão de vinho de dois litros e meio, e a gente amarrou num saco e descemos por uma corda no poço pra poder esfriar”, recorda ele. Ou-tra curiosidade é que quando a família não tinha dinheiro pra fazer compra na cidade, eles traziam frango, banana e outras coisas e vendiam pra arrumar dinheiro pra comprar as mercadorias. A comunidade de Zé Lulú tinha muita gen-te e chegou a ter 120 famílias. “No início as missas eram celebradas na escolinha e depois foi construída uma igreja de madeira e por fi m de alvenaria, e eu ajudei na constru-ção”, afi rma Benedito. Pra se ter uma ideia da quantida-de de gente que tinha na comunidade, tinham 8 horários de ônibus que saíam de Toledo e passavam por Zé Lulu. Naquela época a principal estrada de Assis para Cascavel era aquela ali, ainda não existia a rodovia Assis/Toledo. No dia 14 de julho de 1973, Benedido casou-se com a senhora Amélia Jorge da Silva, com quem teve 3 fi lhos, Sandro, Eli-zandro e Márcio, todos nascidos no Zé Lulu, e que lhes de-ram até agora 6 netos. O senhor Benedito foi vice-presiden-te da capela da comunidade e também dirigiu por 4 anos o time do Esporte Clube Palmeirinhas. No ano de 1992, um grande amigo de Benedito ofereceu sua casa pra ele morar, já que o mesmo iria mudar para outro município, Benedito aceitou e veio trabalhar como arrendatário e depois de um ano acabou comprando a chácara onde mora até hoje no ramal Beija-Flor. Na propriedade é plantado milho e soja, mas hoje já de maneira mecanizada. Mora em uma casa confortável, com um pomar, criação de porcos e galinhas (para consumo próprio). Filhos e netos vão visitá-los com frequência, além de alguns amigos conquistados em todos esses anos. E todos, assim como nós, são recebidos com todo carinho e atenção. Segundo o senhor Benedito ele não pretende mudar-se da propriedade e tem orgulho de fazer parte da Nossa Gente chateaubriandense.

Destaque da semana para mais uma grande conquista e comprovação do agronegó-cio como base da economia do Paraná e força do coope-rativismo. A Copacol inves-tiu R$100 milhões em uma unidade de recebimento, secagem e armazenagem de cereais construída em Nova Aurora considerada uma das mais modernas do Bra-sil. Capacidade de secagem de 80 mil sacas de milho por dia e aporte para armazenar cerca de dois milhões de sa-

cas. A importância é tanta que até o governador Beto Richa fez questão de pres-tigiar e enaltecer o quanto o setor alavanca a economia brasileira.

A obra garante mais agili-dade no recebimento da pro-dução e dinamiza o trabalho dos associados signifi cando qualidade na secagem dos grãos viabilizando também a área de produção de ração melhorando ainda mais o atendimento aos produto-res de aves, suínos, peixes e

leite iniciando um novo ciclo no processo de safra incre-mentando a integração. Por outro lado, tem a geração de emprego com 30 novas va-gas diretas impulsionando o desenvolvimento social.

O setor produtivo vive uma nova realidade graças a evolução tecnológica dos agricultores acompanha-da pelas cooperativas com avanço constante para aten-der a demanda. Os investi-mentos não param. Na opor-tunidade, o presidente Pitol

anunciou para o mesmo local a construção de duas novas fábricas de ração com inves-timento de R$40 milhões. Também investimento de R$50 milhões para duplicar o abatedouro de peixes em Nova Aurora para chegar a 140 mil tilápias por dia. Os números falam por si. As obras demonstram a potên-cia e os empregos trazem dignidade a todos. Ninguém segura o cooperativismo que recentemente comemorou mais um ano de existência.

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretora Geral: Helena Miura da CostaReportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella BessegattoEsporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

Benedito passando arado na sua plantação de soja no ano de 1976

Page 3: Edição n° 243 - 08/07/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 2015 3Página

Assis

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo começa nesta sexta-feiraFeriado municipal em comemoração ao dia da santa será na segunda-feira (13)

Da EDitoriaNilsoN Hort

Com um jantar musical e sorteio de prêmios, tem início nesta sexta-feira (10) a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, em As-sis Chateaubriand. No ano em que a comunidade cató-lica comemora 51 anos de evangelização, uma extensa programação vai marcar o fim de semana no município chateaubriandense. Já a parte religiosa teve início na noite de sexta-feira (3), com a novena nas capelas, esten-dendo-se até dia 15, com en-cerramento na Matriz. “Um convite para toda a nossa co-munidade a participar deste momento de convivência, fé, confraternização, alegria e festa”, convida o pároco, pa-dre André Fatega.

Além do jantar por adesão na sexta-feira (10), a festa se-gue na noite de sábado (11) com a Noite do Pastel e com apresentações culturais. Já no domingo (12) terá almo-ço com churrasco e comidas diversas; à tarde, matibaile com Douglas e Davi, de Ma-rechal Cândido Rondon, com ingressos a R$ 7. No último dia de festa, na segunda-fei-ra (13) – feriado municipal – uma ampla programação, com carreata e bênção de carros, celebração da nove-na, almoço popular (ingresso a R$ 4) e coroação da rainha da festa, às 19h. “Já estamos preparando as atividades. Desde já, os nossos agrade-cimentos a todos que estão trabalhando, se dedicando na preparação que, de ma-

Paróquia Nossa Senhora do Carmo comemora 51 anos de evangelização

Padre André Fatega: “Um convite para toda a nossa comunidade a par-ticipar deste momento de convivência, fé, confraternização, alegria e festa”

neira direta ou indireta, es-tão dando a sua contribuição. Também pedir a bênção de Deus por todos que vão par-ticipar deste momento de festa, onde nós celebramos a nossa Padroeira. Vamos con-cluir os quatro dias de festa, lembrando que no dia 16, Dia da Padroeira de fato, às 20h, teremos a celebração da Santa Missa com a coroação de Nossa Senhora do Carmo e consagração”, lembra o pa-dre André.

De acordo com o pároco, o lucro angariado com a festa será utilizado para quitar as dívidas da reforma feita no ano passado na Matriz. “Não foi possível pagar tudo com a festa anterior. Além disso, o objetivo deste ano é fortale-cer o nosso caixa para que, de

agora para frente, possamos ver com a comunidade qual será a prioridade de inves-timento, pois temos várias necessidades, mas sabemos

que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Com tran-quilidade, vamos fazer as me-lhorias que são necessárias”, finaliza padre André.

Nilson Hort

Maripá prepara tradicional Café Colonial do município

Da assEssoria

O evento vem sendo discu-tido há pelo menos três meses, onde todo o cronograma já está praticamente definido, como o desfile e escolha da Princesa das Orquídeas 2015, o lançamento oficial da 17ª Festa das Orquíde-as e do Peixe e todos os saboro-sos pratos que serão servidos na noite.

PrincesasO desfile para a escolha da

Princesa das Orquídeas é um dos momentos mais importantes do evento. Maripá possui o título de Cidade das Orquídeas, pelas flores que se tornaram populares no município ao longo do tempo, hoje fonte de renda para mui-tas famílias, o que fez com que a comunidade definisse desde a primeira edição do Café Colonial a escolha de uma criança que re-presentasse a beleza da orquídea durante o Café, Festa das Orquí-deas e do Peixe e demais eventos de Maripá.

Na edição de 2015 a subco-missão da CCO (Comissão Cen-tral Organizadora), designada para a preparação do evento, definiu 15 meninas do município de Maripá como candidatas ao posto de Princesa das Orquídeas até o próximo ano, sendo elas: Allana Cristiana Wulf, Bianca Amorim da Silva, Bianca Vitó-ria de Freitas Hipólito, Cintia Thais Kruger, Dyandra Jenifer Passig, Eduarda Stefane Turatto, Gabrielle Engelmann, Gabriela

Jacobs, Isabel Caroline Blodorn, Juliana Luiza Rockenbach, Kim-berlly Larissa Allebrandt Nunes, Leticia Cardozo Petermann, Ma-ria Eduarda Rodrigues, Maya-ra Buchholz Lopes e Samara de Sousa Pires.

LançamentoDurante o evento ainda há

o lançamento oficial da 17ª Fes-ta das Orquídeas e do Peixe, a maior festa do município, que está sendo preparada juntamen-te ao Café Colonial por meio da Comissão Central Organizadora.

A festa busca homenagear duas fontes de renda importan-tes do município, o cultivo da or-quídea e a produção de peixes, e ocorrerá de 29 a 31 de agosto, no Centro de Eventos do município.

SaboresO tradicional Café Colonial

Maripá também é um evento para valorizar os saborosos pra-tos produzidos pelos membros da comunidade maripaense, como bolos, doces, cucas, tortas doces e saldadas, variados pães e o prato tradicional da Festa das Orquídeas e do Peixe, a carpa assada, desossada e recheada na grelha, que será servida no even-to. No total serão servidos mais de 60 pratos diferentes, todos produzidos no município.

CaféO tradicional Café Colo-

nial Maripá será realizado no Centro de Eventos no dia 18 de julho, a partir das 16h.

Candidatas à Princesa das Orquídeas 2015

“Convidamos a toda comuni-dade e região a prestigiarem mais esta edição do Café Co-lonial. Durante o evento ha-

verá o desfile para a escolha das princesas, o lançamento da 17ª Festa das Orquídeas e do Peixe, outro grandioso

evento do município, além dos saborosos pratos que se-rão servidos após as soleni-dades, todos feitos por mu-

nícipes, o que valoriza ainda mais nosso município”, co-menta o prefeito Anderson Bento Maria.

Cooperativas celebram o Dia C

Da assEssoria

Nem o frio de 10C° espantou o público que compareceu à praça Amadeo Piovesan, em Palotina, nas comemorações do Dia do Cooperativismo, celebrado no sábado, 4 de julho. Mais de 100 pessoas participaram de um passeio ciclístico educativo, organizado pelas cooperativas C.Vale, Cerpa, Cotriguaçu, Si-credi, Unimed, com apoio o apoio do Núcleo Jovem da C.Vale, Detran-PR, Conselho Municipal de Trânsito, Corpo de Bombei-ros, Hospital Municipal, Polícia Militar, Prefeitura de Palotina, Samu e Uespar.

A atividade fez parte do Dia C (Dia de Cooperar), desenca-deado simultaneamente em todo o território nacional, com o objetivo de difundir o cooperativismo e a cultura da coopera-ção. Com o tema “Lugar de ciclista é na ciclovia” o passeio teve o intuito de conscientizar sobre o uso correto das ciclovias e da bicicleta como um meio de transporte, reduzindo a poluição e, ao mesmo tempo, promovendo o bem estar físico. Durante o trajeto, os participantes se depararam com uma simulação de um acidente de trânsito envolvendo uma ciclista. Os organiza-dores também fizeram uma blitz educativa, nos semáforos, com distribuição de material didático sobre os direitos e deveres dos ciclistas no trânsito.

Lixo eletrônicoAinda no sábado, as cooperativas participantes do Dia C,

fizeram a entrega dos equipamentos doados na Campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico. Os materiais foram repassa-dos para a Apava – Associação dos Agentes Ambientais Paloti-na Preserva. A ação, realizada entre os dias 29 de junho e 3 de julho, arrecadou três caminhões de produtos eletrônicos sem condições de uso.

Outros municípiosEm diversos municípios, funcionários da C.Vale e da Sicre-

di também promoveram blitz educativas, com distribuição de panfletos sobre os benefícios do sistema cooperativista Brasilei-ro e sobre a prevenção da dengue. Em Assis Chateaubriand as atividades aconteceram em vários pontos da Avenida Tupãssi.

Page 4: Edição n° 243 - 08/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 20154Página

Tupãssi recebe recursos de R$ 500 mil para obras com pedras irregularesDa assessoria

Prefeitos da região Oes-te do Paraná participaram na manhã de ontem (7), em Curitiba, de solenidade no Palácio Iguaçu que serviu pra o repasse de recursos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimen-to para aquisição de pedras irregulares. Ao todo, foram repassados R$ 13 milhões pelo governador Beto Richa aos prefeitos para garantir a melhoria das condições de estradas rurais.

Tupãssi recebeu recursos na ordem de R$ 500 mil. O prefeito José Carlos “Cal” Mariussi esteve presente, juntamente com o vice-pre-feito Ailton “Ito” Caeiro e vereadores João de Brito Malheiros e Osmar da Silva. “O governo está de parabéns. Pagou um alto preço políti-co, promovendo um ajuste fiscal corajoso, para garantir uma volta por cima da crise e honrar os compromissos firmados com os prefeitos”, disse o prefeito de Tupãssi, José Carlos Cal Mariussi, que, juntamente com o pre-feito de Assis Chateaubrind e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, falou em nome dos demais

Prefeito Cal fala em solenidade de repasses de recursos no Palácio do Iguaçu

Prefeitos do Oeste e autoridades em Curitiba

chefes do Executivo.De acordo com Miche-

letto, trata-se de um gesto de humildade e grandeza do governo, em viabilizar recur-sos para uma atividade tão importante, que é a garantia do escoamento da safra e do transporte escolar de alunos. “Os prefeitos são solidários e estão arregaçando as mangas para fazer a sua parte, que é proporcionar melhor quali-dade de vida à população dos

municípios do Estado”.Para o governador Beto

Richa, o momento é de re-tomada de investimentos. Somente nos primeiros seis meses de 2015, os municípios paranaenses receberam o aporte de R$ 3 bilhões a títu-lo de repasse de IPVA. Além disso, o governo eliminou mil cargos em comissão, re-duzindo o custo da máquina pública. “Vivemos uma agu-da crise no Brasil e o Paraná

foi pioneiro no ajuste fiscal. Isso nos possibilitou colocar a casa em ordem e retomar os investimentos”, disse o go-vernador.

Além de Richa, Miche-letto e Mariussi, o evento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, deputados estaduais, secre-tários Norberto Ortigara, da Agricultura e Abastecimento, Mauro Ricardo, da Fazenda, Fernanda Richa, do Traba-lho e Desenvolvimento So-cial, e Eduardo Sciarra, da Casa Civil, além do prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Pa-raná (Amop), Amarildo Rigo-lin. “O municipalismo ganha força com o respeito que o governo e os deputados têm tratado os prefeitos. O resul-tado disso será a retomada, gradativa, da confiança da população”, disse Rigolin. (Com informações da Asses-soria de Imprensa/Amop)

Dia Dos PaisOtimismo é a regra no comércio de Assis Chateaubriand

Workshop de ‘Controles Financeiros’

Comerciantes de Assis Chateaubriand já estão anima-dos com as vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 9 de agosto. A Aciac espera um crescimento de vendas neste ano.

Apesar da data ser considerada a quarta melhor para o comércio no calendário, as expectativas de vendas são grandes, até porque, o cliente que compra no comércio chateaubriandense concorre a prêmios.

Para incentivar, a Aciac, lançou a Promoção Dia dos Pais que segue até o dia 8 de agosto, quando acontecerá o sorteio de prêmios, as 15h30 na Praça dos Pioneiros.

Confira os prêmios: 10 bônus compras no valor de R$ 300 e mais uma moto broz Zero Km.

No Workshop Pratique - Controles Financeiros, você passa a entender melhor os registros de movimentações financeiras da sua empresa e aprende, através da análise e estudos de caso, a gerenciar e tomar decisões a partir do fluxo de caixa.

Investimento de R$50,00Data: 16 e 17 de julho de 2015Local: Aciac (Associação Comercial e Industrial de As-

sis Chateaubriand)Horário: Das 19h15 às 23h15 Ingressos na Aciac, pelos Telefones (44) 3528-3500 ou

(44) 3528-3000

Funcionários da agência do INSS de Assis aderiram à greve

A greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciada ontem (7) teve adesão de mais de 70 agências do Paraná segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência So-cial e Ação Social do Paraná (Sindprevs). Os funcionários da agência de Assis aderiram à greve. A unidade de Assis atende também os municí-pios de Tupãssi, Jesuítas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Nova Aurora.

Um dos diretores do sin-dicato, Nelson Malinowski, estima que cerca de 90% dos 1,3 mil servidores que traba-lham nas agências previden-ciárias do Paraná aderiram à greve.“O começo da greve tem uma adesão muito for-te”, afirmou. A paralisação ocorre em apoio à greve na-cional da categoria, que atin-ge 13 estados.

Malinowski afirma que todos os atendimentos que são agendados via telefone deverão ser reagendados. No entanto, segundo ele, isso não implicará em prejuízos à população. “Para a concessão do benefício irá valer a data do primeiro agendamento”, afirma. A única exceção se-rão as perícias médicas. “Nas agências em que há médicos, as perícias podem ser realiza-das”, diz o diretor sindical.

Os principais pontos de reivindicação são aumento salarial e reposição de fun-cionários via concurso públi-co. Há ainda a tentativa de incorporação de benefícios

Nilson Hort

pagos como bônus aos salá-rios. Os funcionários novos também exigem um plano de carreira. O reajuste salarial linear reivindicado é de 27% e o sindicato pede ainda pa-ridade, ou seja, que o valor aplicado aos funcionários da ativa seja também aplicado aos aposentados.

Outro ladoA assessoria de imprensa

do INSS informou, em nota, que os segurados que possu-am agendamento para aten-dimento em uma Agência da Previdência Social e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores te-rão sua data de atendimento remarcada. Segundo o órgão federal, o reagendamento será realizado pela própria Agência e o segurado poderá confirmar a nova data ligan-do para a central de atendi-mento 135 no dia seguinte à

data originalmente marcada para o atendimento.

Segundo a assessoria, o INSS considerará a data ori-ginalmente agendada como a data de entrada do reque-

rimento, para se evitar qual-quer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados. (Fonte: Dito Silva com informações da Gazeta do Povo)

Agência do Trabalhador de Maripá informa sobre vagas de empregoDa assessoria

A Agência do Trabalhador de Maripá informa que es-tão disponíveis no município diversas vagas de emprego no município, sendo elas: auxiliar de linha de produção, técnico em segurança do trabalho (com formação na área), conferente, motorista entregador, operador de escavadei-ra hidráulica, auxiliar de produção, soldador, motorista, torneiro mecânico, motorista entregador de supermerca-do e casal de trabalhador rural para cuidar de peixe.

Para mais informações sobre as vagas, os interessados poderão entrar em contato com a Agência do Trabalhador pelo telefone (44) 3687-1101.

Page 5: Edição n° 243 - 08/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 20155Página

26ª edição

Grande público marca o retorno do FestimosaDa EDitoriaNilsoN Hort

Um dos maiores festivais de música da região, o Fes-timosa, voltou a ser realiza-do em 2015 depois de três anos inativo, em Formosa do Oeste. Em sua 26ª edição, o evento foi realizado no sa-lão de festas da Matriz Santo Antônio, prestigiado por um grande público, passando da marca de 1.400 pesso-as. O festival contou com 14 apresentações nas categorias popular e sertaneja. O fecha-mento da noite de sábado (4), com um grande baile, fi-cou por conta da Banda Inox.

Na categoria popular, o prêmio ficou com Robson Roque, de Cascavel, seguido pela dupla Welinton e Vilmar em segundo lugar. Já na ca-tegoria sertaneja, a primeira colocação foi conquistada pelas irmãs-gêmeas Daiane e Denise Lemos, de Iracema do Oeste, e Hugo Fernandes na segunda posição. Os pri-meiros colocados receberam a premiação de R$ 1 mil e os segundos colocados nas duas

Banda Inox animou a noite

Grandes nomes formaram o corpo de jurados

Na categoria sertaneja, primeiro lugar ficou com as gêmeas Denise e Daiane

Na categoria popular, Robson Roque conquistou a primeira colocação

categorias foram agraciados com R$ 500. Todos os ca-louros receberam troféu de participação.

O Festimosa deste ano foi organizado pela empresa HD Sonorização, que tem à fren-te os sócios Heitor Denarda e Rosemi Fernandes, popu-lar “Mi”. “Foi uma noite fan-tástica. Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que

prestigiou o festival. A capa-cidade máxima do salão é de 1.589 pessoas. Conseguimos colocar mais de 1.400 pes-soas lá dentro. Cuidamos muito da parte musical, com uma banda boa e candidatos bons. E o público aceitou o convite e compareceu em massa. Começamos no horá-rio previsto, saiu tudo dentro do planejado. Contamos com

um belíssimo trabalho da Banda Inox, que fez tudo que estava no contrato com êxito, fez o acompanhamento para os calouros e encerrou a festa às 4h da madrugada de do-mingo. Deus nos abençoou e saiu tudo certo”, ressalta “Mi”.

De acordo com o “Mi”, o Festimosa deste ano foi um sucesso total porque toda a comunidade abraçou a cau-sa. “Sou apaixonado por mú-sica. Chamei toda a comuni-dade para voltar a promover o festival e todos gostaram da ideia. Atingimos os nossos objetivos porque o comércio nos ajudou muito e a cidade, como um todo, colaborou para que tudo fosse possível. Agradeço a todos, que direta-mente ou indiretamente, nos ajudaram. A intenção é reali-zar novamente o Festimosa no ano que vem”, adianta o organizador “Mi”.

CopaCol

Dia ‘C’ é finalizado

com sucessoDa assEssoria

As ações do “Dia de Cooperar”, realizadas pela Co-pacol em parceria com o Sicredi Nossa Terra, foram fi-nalizadas com sucesso na tarde do sábado (4). Duran-te todo o dia foi grande a movimentação de pessoas levando suas doações como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, dinheiro e até mesmo cabelos para os pacientes da UOPECCAN. No total foram ar-recadados 13,5 toneladas de produtos e R$ 11.420 mil. “Fechamos essa ação satisfatoriamente. Agradecemos a todos que doaram, aos voluntários que estiveram nos ajudando e no início desta semana, as doações foram enviadas para a UOPECCAN”, comenta a asses-sora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Dal Molin, que foi uma das coordenadoras do evento na região.

Assessoria

Oeste em Desenvolvimento conquista apoio de deputadosDa assEssoria

O programa Oeste em Desenvolvimento foi apre-sentado nesta segunda-feira (6), em Curitiba, a deputados estaduais do Paraná, como ferramenta para alavancar o processo de crescimento econômico da região. Os de-putados assistiram vídeo ins-titucional sobre o programa, criado há dois anos por meio de parceria entre entidades como Associação dos Mu-nicípios do Oeste do Paraná (Amop), Caciopar, Itaipu Bi-nacional, PTI e Sebrae. Além dos deputados, a iniciativa ganhou a adesão de outras entidades de peso, como Fiep e Ocepar.

A reunião com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, além de de-putados da bancada oestina, como José Carlos Schiavi-nato, Ademir Bier, Élio Rus-ch, Professor Lemos e Chico Brasileiro, além do deputado Artagão Junior. Também es-tiveram presentes Julio Da-gostini, do Sebrae, Herlon Almeida, assessor da Itaipu, Jaime Nascimento, também da Itaipu, Jonei Nazario, do

Prefeitos, líderes empresariais e deputados: apoio

PTI e outros. Segundo Costenaro, o pro-

grama não possui intuito po-lítico-partidário e prevê uma grande sinergia de forças em favor do desenvolvimen-to local. “O Oeste é uma das potências do Brasil, possui cinco das principais coope-rativas do país e situa-se en-tre as melhores cidades para se investir. Além disso, é no Oeste onde estão situadas as Cataratas do Iguaçu, que re-cebe mais de 1,5 milhão de

visitantes por ano e que cons-titui o terceiro maior destino turístico do Brasil”, ressalta.

“Somos um polo educacio-nal, energético, econômico, de agronegócio e logístico. Precisamos expandir ainda mais este potencial e fazer com que ele seja revertido em benefícios à população”, disse o prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Amarildo Rigolin. De acordo com o presidente da Associa-ção dos Municípios do Paraná

(AMP), Marcel Micheletto, a sinergia de forças entre as en-tidades parceiras é o grande diferencial. “São excelentes as perspectivas para o futuro. O Oeste tem potencial para ir além, se destacando no competitivo mercado global”, disse. “O programa pensa no desenvolvimento endógeno, ou seja, de dentro para fora, fortalecendo cadeias produ-tivas propulsivas e trazendo dinheiro novo para a nossa região”, disse Costenaro.

Assessoria

Assis realiza 10º Conferência

de Saúde amanhã

Linha Aberta de junho saiu

para ouvinte de Jesuítas

Da assEssoria O município de Assis Chateaubriand, através da Se-

cretaria de Saúde, realiza amanhã (9) a 10º Conferência de Saúde Pública, que este ano discute o Direito do Povo Brasileiro. A Conferência, será aberta a partir das 7h30, no Centro de Convivência do Idoso Alder Roveri, com o credenciamento. Na sequência acontece a abertura ofi-cial do evento e depois a palestra magna. Para a realiza-ção da Conferência de Saúde houve a realização de 15 pré conferências em todo o município. “Nessas pré conferên-cia realizamos a discussão de ações e metas para o muni-cípio de Assis Chateaubriand colocar em prática. Nessa quinta-feira faremos então a Conferência onde reunire-mos todos os delegados eleitos nas pré conferências e elegeremos ainda o novo Conselho Municipal de Saúde e os delegados que representarão Assis na Conferência Regional”, afirmou o secretário de Saúde, Junior Weiller.

Amanhã (9), mesmo com a Conferência, as Unidades de Saúde funcionarão normalmente.

Margari Maria Oriole de Jesuítas foi a ganhadora de todos os prêmios do Linha Aberta de junho. Ela somou 60 pontos e faturou:

- Óculos (Ótica Visual de Corbélia);- Par de calçados (Planeta Mix de Jesuítas);- Mesa para computador (Lelo Móveis de Jesuítas);- R$500,00 e ainda concorre a uma viagem para

praia em Santa Catarina com tudo pago, com direito a acompanhante e mais R$ 500 na parceria com a JR Veí-culos de Cafelândia

Prêmios de julho - Violão (Banda Herança)- Kit com travesseiro e cobre leito (Mega Lar de Ca-

felândia)- Cesta básica (Copacol Supermercado de Jesuítas)- R$500,00

Margari Maria Oriole e Paulinho Gabriel

Nilson Hort

Page 6: Edição n° 243 - 08/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 20156Página

Copacol inaugura nova unidade em Nova AuroraDA ASSESSORIA

Com a presença do gover-nador, Beto Richa, a diretoria da Cooperativa entregou na segunda-feira (6), uma das unidades mais modernas do Brasil.

“Os investimentos reali-zados pela Copacol têm con-tribuído de maneira funda-mental no desenvolvimento social e econômico não ape-nas da região Oeste do Es-tado, mas de todo o Paraná. Todo o sucesso desta pujante Cooperativa, são refl exos do trabalho sério e planejado coordenado pelo presidente Valter Pitol e toda a sua di-retoria”, afi rmou Beto Richa, durante a inauguração da es-trutura.

Os investimentos fi nali-zam o ciclo de moderniza-ção e ampliação realizadas em todas as unidades, para oferecer mais agilidade no recebimento da produção dos associados e garantir a

qualidade na secagem des-ses cerais, que também serão utilizados na produção das rações.

Apenas nesta nova unida-de foram destinados R$ 100 milhões em equipamentos e

tecnologias, que colocam a nova estrutura entre as mais modernas do País.

Com um sistema de se-cagem indireto por meio de placas evaporativas, os cere-ais serão secados com vapor

gerado por caldeiras. Por meio desse processo,

a Copacol garante uma me-lhor qualidade na secagem do milho que será utilizado na industrialização das ra-ções para atender as integra-ções de aves, suínos, peixes e leite.

A nova estrutura já come-çará a receber a safra de in-verno dos associados na pró-xima semana.

Segundo o presidente da Cooperativa, Valter Pitol, a Unidade vai atender as de-mandas dos associados, que estão aumentando cada vez mais a produtividade das suas áreas.

“Gostaríamos de agrade-cer os nossos associados, a parceria com o Governo do Estado, os agentes fi nancei-ros, fornecedores e todos que colaboram para o sucesso dente investimento. Por meio do nosso Propósito Estratégi-co Copacol 4x4, estamos pro-movendo a sustentação dos nossos associados, colabora-dores e o desenvolvimento de toda a região”, ressalta Pitol.

EXANTEMA SÚBITOPOR TASSIARA DA SILVA ACADÊMICA DE MEDICINA NA UEL

Esta semana continuaremos discutindo a respeito das doenças exantemáticas da infância. O exantema súbito, também conhecido como roséola, é causado pelo Herpes vírus 6 e 7 e acomete principalmente lactentes – crianças na faixa etária de 0 a 2 anos.

A maior fonte de infecção são os adultos saudáveis. Acredita-se que a principal forma de contaminação ocor-ra pelo contato com a saliva desses adultos assintomá-ticos. É por isso que a infecção é tão comum já nos pri-meiros dois anos de vida. A exposição ao vírus ocorre o tempo todo, pois a imensa maioria dos adultos, que não absolutamente saudáveis, elimina o vírus. Já imaginou como poder ocorrer a transmissão, não é? Ao beijar o bebê, assoprar a comida para esfriá-la, ou mesmo ao compartilhar do mesmo talher que a criança no momen-to da refeição.

A infecção congênita também é possível, embora não muito comum, apenas 1% das crianças nascem infecta-das.

O período de incubação (do contágio até as manifes-tações da doença) varia de uma a duas semanas. Na se-quência, surgem febre alta, que persiste por até 72 horas e desaparece abruptamente. Além disso, o lactente pode apresentar irritabilidade, hiperemia (vermelhidão) farín-gea, conjuntival ou da membrana timpânica, sintomas gastrintestinais e aumento dos linfonodos da cabeça e do pescoço, as chamadas ínguas.

As lesões de pele surgem algumas horas após o de-saparecimento da febre. Consistem em pequenas man-chas avermelhadas com relevo, que não coçam. Surgem inicialmente no tronco e daí se disseminam para cabeça e extremidades. O exantema pode persistir por algumas horas ou por até três dias, quando então desaparece, sem descamação.

O diagnóstico, muitas vezes, pode ser feito com base na evolução clínica característica da doença. Se necessá-rio, o diagnóstico de certeza pode ser obtido pela com-binação de demonstração da replicação do vírus em amostra de sangue do paciente juntamente com o apare-cimento de anticorpos contra o vírus.

Não há necessidade de qualquer tratamento para os quadros de exantema súbito, apenas o uso de antipiréti-cos para a febre. O tratamento é reservado para os qua-dros mais graves, como encefalite (infecção do sistema nervoso central).

EDITAL

Tupãssi conquista prêmios no II Encontro Estadual de Agentes de DesenvolvimentoDA ASSESSORIA

Pelo segundo ano conse-cutivo a Sala do Empreende-dor de Tupãssi foi destaque no Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimen-to do Paraná. Dois prêmios foram conquistados pelo município: “Sala Destaque Regional Oeste” e “Agente de Desenvolvimento Desta-que Oeste”, reconhecimento concedido ao agente Válter Martins, que também é chefe da Divisão de Indústria e Co-mércio de Tupãssi.

O encontro também foi uma oportunidade para troca de experiências, comparti-lhamento dos instrumentos de atuação e disseminação do conhecimento. Além de

Martins, participaram do evento, realizado em Caiobá, a Agente de Desenvolvimento Karla Frohlich e a diretora da Escola Carlos Drummond de Andrade, Edina Godoy, que apresentou a experiência de Tupãssi dentro da Educação Empreendedora.

“Graças às melhorias que tivemos no diagnóstico da Sala do Empreendedor foi possível conquistar os prê-mios, que refl etem o bom trabalho realizado em Tu-pãssi. Apresentar a Educação Empreendedora para todo o Paraná já foi uma gran-de conquista. Agradecemos o prefeito José Carlos “Cal” Mariussi pelo apoio e ao Se-brae-PR pelas grandes parce-rias”, afi rma Válter Martins.

COPACOL

CAMPANHA DO AGASALHO

AQUECE MAIS DE 150

COLABORADORESDA ASSESSORIA

Na intenção de aquecer os colaboradores, a Cam-panha do Agasalho foi realizada pela primeira vez na Coopacol na quarta-feira (1º). A ação aconteceu in-ternamente, ajudando aproximadamente 150 pessoas que receberam cinco peças cada.

Este tipo de campanha já acontece em diversas entidades da comunidade, porém alguns colaborado-res vinham solicitando esse auxílio, afi nal, a grande maioria eram de outros países e até mesmo regiões do Brasil como Maranhão, e não são acostumadas com a baixa temperatura. “A iniciativa de realizarmos a arre-cadação e logo após as doações, foi de um colaborador do Maranhão, que sentiu a necessidade de também ajudar os conterrâneos que sofrem o processo de mu-dança climática”, afi rma o encarregado de gestão de pessoas, Elias Venancio Diniz.

Segundo a auxiliar de limpeza noturna, Maria de Nazaré Henrique Marques, está ajuda será muito váli-da. “Em casa somos oito pessoas, estou levando cober-tores e algumas peças para as duas crianças também”, menciona a Maranhense.

Vindo do Haiti, o auxiliar de produção Freguy Pe-tit Youte, levou blusas, cobertores, calças e até alguns sapatos. “Estou muito feliz com essa ajuda, vou usar esses itens para trabalhar”, enaltece.

Assessoria

Page 7: Edição n° 243 - 08/07/2015

QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 2015 7Página

NOVA AURORA

Acusados são condenados a mais de 110 anos de prisão por bárbaro crime ocorrido em 2007

O julgamento de um dos crimes mais bárbaros da nossa região foi realizado na semana passada começando na quin-ta- feira (2) e terminando na madrugada da sexta-feira (3) em Nova Aurora. Foram qua-se 18 horas de muito trabalho, pois o caso reunia muitas pági-nas, informações por meio de diligências, reconstituição do crime e oitiva de testemunhas. Os envolvidos na morte de duas pessoas foram condena-dos juntos a mais de 110 anos de reclusão.

CasoNo dia 12 de fevereiro de

2007, foram encontrados mortos no interior de Nova Aurora, Maria Conceição da Hora de 73 anos e seu neto, Fernando Augusto da Hora com 12 anos na época. Foram mortos com golpes de faca ou chaira. A mulher recebeu 49 golpes e seu neto atingido por 17 vezes. O duplo homicídio ocorreu na Chácara São Fran-cisco, comunidade conhecida como Mexeriqueira, Estrada Jacarezinho.

Depois de muitas investi-gações e passando pelas mãos de vários delegados, chega-ram até Ademir José Viera, conhecido como Nenê Ba-bão e a Luiz Sebastião de Oliveira, conhecido como Lula, acusados e condena-dos por serem contratados para matar. Ambos foram condenados a 39 e 37 anos de reclusão respectivamen-te. A pena foi somada pelos dois homicídios. Outro con-denado no júri foi Vagner Cezar Lobo, que mesmo es-tando foragido, foi defendi-do por um advogado como rege a lei e condenado a mais de 41 anos de reclusão.

Local do crime

Érico Malvezi

Vagner recebeu a condena-ção por ter sido apontado como mandante do crime.

A barbárie foi motivada por vingança e ciúme. Con-forme informações, a mulher de um empresário, na época em Nova Aurora, descobriu uma relação extraconjugal que o marido mantinha. Para se vingar, a mulher teria então contratado junto com o fi lho, Nenê Babão e Lula para ma-tar o fi lho da amante e conse-quentemente a avó que cuida-va do neto também foi morta.

A mulher traída e traidor, não chegaram a ver o desfecho do fato, pois conforme infor-mações morreram vítimas de infarto.

O júri foi presidido pelo juiz Rodrigo Dufal e Silva e teve o

promotor Rafael Muzzy Biten-court atuando na acusação e contou ainda com três advo-gados nomeados pelo Estado e entre eles estava o advogado Luciano Katarinhuk , que atuou

na defesa de Ademir José Vie-ra. Segundo o advogado, o júri que ocorreu na Câmara de Ve-readores de Nova Aurora teve o plenário lotado do inicio ao fi nal. (Érico Malvezi)

PORTARIA PROÍBE PERMANÊNCIA

DE MENORES EM AMBIENTES QUE

COMERCIALIZAM BEBIDAS ALCOÓLICASPOR BENEDITO LEAL SILVA (DITO SILVA)

Empresários de Assis Chateaubriand e Tupãssi que co-mercializam bebidas alcoólicas estão sendo notifi cados des-de sexta-feira (3) sobre a Portaria 01/2015, expedida pela juíza Sandra Lustosa de Franco, titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Assis Chateaubriand. A mesma unifi ca as portarias que disciplinam a entrada e per-manência de crianças e adolescentes em locais de diversão, de venda de bebidas, campos esportivos, ginásios, congê-neres, certames de beleza e desfi les de moda no período noturno.

A decisão foi motivada pelas constantes reclamações da população quanto à venda indiscriminada de bebidas alcoólicas às crianças e adolescentes na área da Comarca. Também foram fatores motivacionais o crescente número de adolescentes envolvidos na prática de atos infl acionais graves e o signifi cativo aumento da violência nos dois mu-nicípios.

A decisão determina que fi ca proibida a entrada e a per-manência de menores de 16 anos em locais que comerciali-zam bebidas alcoólicas. Quando houver a presença de ado-lescentes maiores de 16 anos devidamente acompanhados de um responsável, venda de bebida alcoólica deve ser feita em local separado das demais bebidas e alimentos facilitan-do inclusive a identifi cação.

O descumprimento caberá ao infrator pena de multa de três a vinte salários mínimos e o dobro da punição em caso de reincidência.

A decisão se baseia na Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Cópias da Portaria foram repassadas para os seguintes órgãos a fi m de que os mesmos colaborem no comprimento da mesma: Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mi-nistério Público, OAB, ACIAC, imprensa, escolas públicas e particulares, clubes sociais, proprietários e responsáveis por estabelecimentos comerciais, promotores de eventos, etc.

Portaria foi expedida pela juíza Sandra Lustosa de Franco, ti-tular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Assis Chateaubriand

CASOS DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE EM ASSIS

E JESUÍTAS

Uma combinação que não dá certo continua sen-do praticada por muitos motoristas na região da 3ª Cia. No último fi nal de semana dois casos de em-briaguez ao volante foram registrados sendo um em Assis Chateaubriand e outro em Jesuítas.

Em Assis no sábado (4) a PM foi informada via 190 que o condutor de um Fusca estava transitando de forma perigosa na PR 239 e que teria entrado na área urbana. Foi localizado próximo a Matriz São Francisco e o motorista “S.D.S”, teve que ser enca-minhado para a sede da Cia e no exame constatou 1,58 miligrama de álcool por litro de sangue confi r-mando embriaguez sendo encaminhado para a 48ª DRP.

O caso de Jesuítas foi no domingo (5) e também por ligações confi rmando que condutor de um Gol estaria realizando manobras perigosas no distrito de Carajá. “D.J.A”, foi abordado e encaminhado para a 3ª CIA para as providências cabíveis também por embriaguez ao volante notifi cado nos artigos 165, 167 e 230 do Código Brasileiro de Trânsito.

Veículo recolhido ao pátio da 3ª CIA

FURTO DE MOTO VIRA CONFUSÃO E DENUNCIANTE PODE RESPONDER POR FALSA COMUNICAÇÃO DE CRIME

HOMEM AGRIDE ENFERMEIROS E

MÉDICO EM ASSIS CHATEAUBRIAND

Policiais militares de Assis Chateaubriand foram acio-nados por volta das 07h30 de domingo (5), para aten-der uma ocorrência na Avenida Tupãssi, no Jardim Pro-gresso. O proprietário disse que estacionou sua moto em frente a uma panifi cadora e quando retornou a mesma não estava mais no local. Trata-se de uma Honda CG125, ano 2001, vermelha, placa AJZ-0573. Mais tarde os poli-ciais localizaram a moto em uma residência na Avenida Industrial no Jardim Progresso por volta das 14h. Uma mulher que namora o rapaz que estava com a moto dis-se que o mesmo não havia furtado e sim emprestado do proprietário para ir a um bar. A mulher também afi rmou que teve um caso com o denunciante do furto. Todos fo-ram levados para a sede da 3ª CIA e o autor da denúncia intimado pela Polícia Civil e pode responder por falsa co-municação de crime.

Moto, motivo da confusão

Por volta das 17h45 do último sábado (4) a Polícia Militar de Assis Chateaubriand foi comunicada e compareceu ao Hos-pital Benefi cente Moacir Micheletto. No local um homem es-tava quebrando a estrutura física do hospital e agredindo en-fermeiras e o médico de plantão. Na oportunidade foi relatado que “C” estava muito alterado e que teria agredido a chutes os funcionários da instituição. Uma equipe da Defesa Civil que estava presente conseguiu imobilizar o agressor até a chegada dos policiais. Diante do ocorrido o mesmo foi encaminhado até a 48º DRP para as providências cabíveis. Somente o médi-co resolveu representar contra o autor das agressões.

Léo Silva

Léo Silva

Page 8: Edição n° 243 - 08/07/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

8PáginaQUARTA-FEIRA, 8 de julho de 2015

JAMAconteceu no último domingo em Jesuítas o “Arraiá do JAM” que

contou com a presença do padre Laudemir e de jovens da Juventude de Ação Mariana de Assis, Iracema e Jesuítas.

Bullying na escolaUm ou mais alunos xingam, agridem fi sicamente ou isolam

um colega, além de colocar apelidos grosseiros. Esse tipo de perseguição intencional defi nitivamente não pode ser encarado só como uma brincadeira natural da faixa etária ou como algo banal, a ser ignorado pelo professor. É muito mais sério do que parece. Trata-se de bullying. A situação se torna ainda mais grave quando o alvo é uma criança ou um jovem com algum tipo de defi ciência - que nem sempre tem habilidade física ou emocional para lidar com as agressões. Educadores, fi quem atentos!

Rotaract ClubNo último sábado aconteceu a solenidade de posse da nova

diretoria do Rotaract Club de Assis Chateaubriand. Rodrigo Ber-tipáglia assumiu a presidência que até então era ocupada pelo companheiro Fábio Egea.

Abraços:Abraço para o comunicador “corujinha” que sempre colabo-

ra, juntamente com o repórter Léo Silva, com o grupo Vale Verde de Comunicação na cobertura de fatos do setor policial.

Abraço aos organizadores do Festimosa que ocorreu no últi-mo fi nal de semana e foi um sucesso!

Registro especial do aniversário de 15 anos de Gabriella, comemorado dia 04/07/2015 (Foto Vadecir Alchapar).

Uma festa pra lá de animada. Assim foi o ‘Arraiá dos Michelin’, realizado na noite de domingo (5), regado a muito quentão, chá de amendoim e pipoca

Um clique especial dos 4 anos de Pedro Antonio, de Formosa do Oeste. Na foto com os pais Kika e Juliano, e a irmã Maria Antonia

No último dia 4 aconteceu a transmissão de cargos no Rotary Clube de Assis. Assumiu a presidência do Rotary, Dorivaldo Afonso Sam-paio. O Rotaract Clube tem como novo presidente, Rodrigo Berti-paglia. No Interact Clube assumiu a presidência, a jovem Eduarda Kaiser

A gravidíssima Cristina de Jesu-ítas, à espera da pequena Anto-nella (Ofi cina da Foto)

No último dia 25 aconteceu a posse da nova diretoria do Lions Clube de Assis Chateaubriand. O ex-presidente Maycon Krasouski transmitiu o cargo para o leão Valdinei Denig

Aniversário dos 7 anos de Gabriel Neves Pini, comemorado no último sábado, dia 4 de julho, para alegria de seus pais Neide e Celso Pini, e os manos: João Pedro e Ana Luiza (Foto Studio)

Marcos Linarteves/superintendente e Natal Zuffo/provedor do Hospital Benefi cente Moacir Micheletto de Assis Chateaubriand, entrevistados do sábado (4) do programa Municípios Em Ação. Após, tomaram café da manhã com a professora Helena Miura da Costa/diretora e equipe do Grupo Vale Verde de Comunicação.

Page 9: Edição n° 243 - 08/07/2015

QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 2015 9Página

Iracema do Oeste comemora 25 anos com missa, corte de bolo e show

No último sábado (4), o município de Iracema do Oeste comemorou 25 anos de emancipação político-ad-ministrativa. Para marcar o Jubileu de Prata, no domin-go (5) foi celebrada missa em Ação de Graças, feito o corte do bolo de 25 metros e reali-zado show em praça pública com a Banda Santa Mônica.

Para o prefeito Donize-te Lemos, é um motivo de muita alegria estar à frente da administração municipal

na passagem desta data es-pecial. Ele se orgulha muito dessa cidade, porque é dessa terra que seus pais e ele tiram o sustento da família. “Para-benizo a todos os munícipes iracemenses, principalmente aqueles que não moram mais aqui, mas que certamente contribuíram para o desen-volvimento do município e demonstram até hoje sen-timentos de carinho para com esta cidade”, salientou o prefeito, que aproveitou

Padre Laudemir Rocha abençoa a comunidade antes do corte do bolo

Autoridades municipais após a missa em Ação de Graças

Banda Santa Mônica animou a festa

para agradecer a todos que participaram da comemo-ração do Jubileu de Prata. “Como medida de economia, resolvemos não promover a tradicional festa com almoço e outras atrações, mas não poderíamos deixar uma data tão importante passar em branco. Aproveito a oportu-nidade para agradecer toda a equipe, apoio da Câmara de Vereadores, respaldo dos nossos deputados e prin-cipalmente o incentivo do Governo do Paraná. Quero especialmente agradecer o povo de Iracema pelo cari-nho e respeito e, principal-mente, pelo amor que tem por nosso querido municí-pio”, disse o prefeito.

ValorizaçãoDesde a sua colonização,

na década de 1950, várias fa-mílias de diferentes partes do Paraná e de outros estados se fixaram no município a fim de realizar grandes sonhos e ter prosperidade nos solos férteis da região. Muitas fa-mílias pioneiras dessa época ainda continuam enraizadas nesta terra, por várias gera-ções, usufruindo do mesmo carinho e qualidade de vida de uma cidade pacata, po-rém, muito acolhedora.

As histórias ao longo desses anos certamente são muitas, como as de famílias que deixaram saudades e que contribuíram, e muito, para o desenvolvimento do muni-

cípio. A fonte de renda que pre-

dominou a economia do mu-nicípio sempre foi a agricul-tura, porém, nos dias de hoje, micro e pequenas empresas movimentam a economia local e até mesmo empresas que levam o nome do muni-cípio para fora do País, sen-do elas, fábricas de bolachas, biscoitos, roupas, lingeries, farelos e máquinas de extra-ção de soja, e trabalhadores autônomos que confeccio-nam vassouras.

A atual administração municipal comemora as grandes conquistas e metas realizadas nesses últimos anos. “Os sonhos começam a sair do papel e se tornam re-alidade. Grandes obras que, antes não passavam de um

Prefeito Donizete Lemos conduz as atividades de comemoração

anseio da população, hoje co-meçam a se tornar algo real, construções que irão bene-ficiar e muita na vida das fa-

mílias iracemenses”, finaliza o prefeito Donizete Lemos. (Texto: Dito Silva, Nilson Hort e Daiane Lemos)

Daiane Lemos

Page 10: Edição n° 243 - 08/07/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 8 de julho de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

Áries Hoje temos a Lua se movimentando em seu sig-

no em contato com Plutão. Cuidado com as atitudes manipuladoras, impulsivas e compulsivas. Refl e-xões sobre família, casa, segurança e imóveis.

TouroÉ preciso que aprenda com as lições do passa-

do, mas que se desapegue. É um dia muito impor-tante para estar em conexão com a necessidade de mudança. O novo movimento do planeta Mercúrio favorece a expressão dos sentimentos.

GêmeosHoje temos a mudança de movimento do seu

planeta regente Mercúrio. Você passa a refl etir e se preocupar mais com questões fi nanceiras e familia-res. É um momento muito importante para perce-ber o verdadeiro signifi cado de prosperidade.

CâncerO planeta da mente, da inteligência e da comu-

nicação, Mercúrio, passa a atuar em seu signo. É um momento em que você se sente energizado por novas ideias e pontos de vista. O dia favorece a reso-lução de confl itos em relação ao trabalho e também parcerias.

LeãoAgora é o planeta Mercúrio que passa a atuar no

signo anterior ao seu. Segue a importante fase de refl exões e interiorização aos leoninos. É um mo-mento em que deve ter cuidado com atitudes com-pulsivas.

VirgemAgora é o planeta Mercúrio que passa a atuar no

signo anterior ao seu. Segue a importante fase de refl exões e interiorização aos leoninos. É um mo-mento em que deve ter cuidado com atitudes com-pulsivas.

LibraFortes desafi os envolvendo os relacionamentos

e a vida familiar. Esta é uma fase de intensa cons-cientização e transformação interior. O novo movi-mento de Mercúrio favorece contatos profi ssionais.

EscorpiãoCuidado com a tendência a ter atitudes radicais

e extremistas. É um dia em que pode haver confron-tos de poder e de autoridade. O novo movimento de Mercúrio favorece conhecimentos e viagens.

SagitárioRefl ita sobre como está lidando com questões

afetivas e fi nanceiras. Não tente impor de forma extrema as suas ideias para outras pessoas. O novo movimento de Mercúrio favorece refl exões sobre o que você precisa desapegar.

CapricórnioO planeta Mercúrio passa a atuar no signo opos-

to ao seu, capricorniano. É um momento que pede mais diálogo e atenção aos pontos de vista distintos do seu. Tenha cuidado com atitudes controladoras e extremistas.

AquárioBom momento para buscar mais informações

sobre saúde e qualidade de vida. Reveja os seus há-bitos e atitudes no cotidiano. É um momento muito importante de conscientização das transformações necessárias.

PeixesEvite negócios motivados por um impulso mo-

mentâneo. É hora de rever a forma como você está expressando os seus talentos e potenciais. O novo movimento de Mercúrio favorece o diálogo afetivo e a criatividade.

Datas comemorativasDia 8: Dia do Panifi cador, Dia Nacional do Pesquisador e Dia

de Santa Priscila;Dia 9: Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, Dia

do Protético, Dia de Santa Paulina, Dia do Anjo Rehael e Início do Ramadã (Islamismo);

Dia 10: Dia da Pizza, Dia da Saúde Ocular e Dia de São Mau-rício;

Dia 11: Dia do Truco e Dia de São Bento;Dia 12: Dia do Engenheiro Florestal e Dia de Santa Marciana.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 21

CAFAGUARDAR

FRONTEIRAMTVASAQ

ÃACMAUFORTALECE

BOOMTAEANAIRCNEEABACAPSULAR

CASUALRTRTACROIIRREAL

DOBRADURA

Extensãode sites governa-mentais

Local pa-trulhado pela Polí-cia Federal

Partemais co-lorida daborboleta

Cachaçaruim

(bras.)

Aemissorados video-

clipes

Suacapital éPorto Ve-lho (sigla)

(?) humor,um dos

sintomasda TPM

Revigora;robustece

(?) kwondo, luta

de origemcoreana

Alta ines-perada naBolsa deValores

Impedir aentrada

Avaliaçãoescolar ex-pressa emnúmeros

Parteflexível dochapéu-panamá

Alvo de ob-servaçãodos astrô-

nomos

Impostode Renda

(sigla)

ConselhoRegionalde Odonto-logia (sigla)

Cadapasso doorigâmi

Caráterdo objetovisto namiragem

(?) Belo,comediante

Leste,em inglês

A formade certos medica-

mentos deuso oral

Não é?(pop.)

Deus da guerra(Mit. grega)

Desertos da Américado Sul e da África

Antigo traje degala masculino

Relativo à medidade um círculo

Objeto clo-nado por

criminososEsperar

Eventual;fortuitoEu, eminglês

1/i. 3/tae. 4/ares — boom — east.

MalhaçãoQuarta-feira, 8 de ju-

lho – João tenta se explicar, mas Bianca não deixa. Gael defende a fi lha, mas conversa com João e acaba o consolan-do. Bianca afi rma para Dandara que não reatará com Duca. Uma cigana prevê para Roberta e Duca que amores do passado re-tornarão à vida dos dois. Lobão entrega uma chave-mestra para Nat e combina com ela sua fuga da clínica. Jade pressiona Cobra para se casar com ela. Germano impede a saída de Nat e confi sca a chave-mestra. Luiz aconselha a Lobão que os dois fujam. Ma-dalena afi rma a Joaquina que ela não diz quem é de verdade e prevê que uma morena mudará a vida de Pedro.

Quinta-feira, 9 de julho – Pedro se desespera com a previ-são da cigana. Germano localiza a mãe de Nat, que lhe pede para ligar para Duca. Com o apoio de Gael, Cobra pede Jade em ca-samento na frente de Lucrécia. Duca revela a Gael que Nat pode estar viva. Para escapar da pre-visão de Madalena, Pedro pinta os cabelos de Karina com graxa preta. Duca e Gael se encami-nham para a clínica. Ao escapar da clínica com Lobão e Luiz, Nat vê Duca chegar com Gael e reco-nhece seus supostos inimigos.

Sexta-feira, 10 de julho – Germano revela a Duca e Gael sobre a fuga de Nat. Karina per-cebe que Bianca sente ciúmes de Duca com Nat. Karina conta para Cobra que Nat está viva. Lobão leva Nat para a Khan e inventa para a lutadora falsas memórias sobre Duca, Gael e Karina. René ajuda Delma com o restaurante, e os dois acabam se beijando. Pedro arma uma surpresa para provar a Kari-na que não liga para a previsão da cigana. Dalva percebe Duca olhando para Bianca e questio-na o neto sobre seus sentimen-

tos pela menina. Heideguer diz a Duca que acredita que Lobão tenha levado Nat para a Khan.

Sete VidasQuarta-feira, 8 de julho –

Júlia termina com Felipe e de-cide se afastar da cidade para um trabalho. Eriberto toma co-ragem e se declara para Renan, mas o amigo não corresponde. Esther sugere que Laila trabalhe no escritório do irmão, mas ela diz que embarcará para Amster-dã.

Miguel oferece ajuda a Pedro em projeto. Irene pede licença do trabalho e decide procurar ajuda psicológica. Luís conta a Lígia sobre encontro de Miguel e Luzia.

Durval não resiste ao vício e aposta dinheiro da demissão. Lígia se emociona com Miguel ao falar do passado dele e Vicen-te chega no meio da conversa.

Quinta-feira, 9 de julho – Vicente fi ca desconfortável ao fl agrar momento de emoção entre Lígia e Vicente. Eriberto agradece a Esther por conversa reveladora.

Lígia confessa a Irene que é difícil fi car longe de Miguel. Elisa vai parar no hospital após passar mal por causa de remé-dio moderador de apetite. Zé Renato e Esther se acertam. Isa-bel pede a Luís um tempo para pensar. Caio procura Irene e eles reatam.

Família 251 se reúne para aniversário de Pedro e Laila briga com Miguel. Lígia consola Miguel com um abraço e Vicen-te observa de longe. Vicente tem explosão de raiva e desiste do relacionamento com Lígia. Lígia procura Miguel e eles se beijam.

Sexta-feira, 10 de julho – Mesmo separado de Lígia, Vi-cente busca Joaquim para um passeio. Isabel decide terminar com Luís e fazer curso em Paris. Laila aceita trabalhar no escritó-rio de Luís. Miguel acompanha Felipe até o aeroporto para via-gem a trabalho.

I Love ParaisópolisQuarta-feira, 8 de julho –

Margot estranha que Mari es-

teja trabalhando para Soraya. Izabelita se oferece para pagar a dívida de Paulucha no hospital. Danda pergunta a Gilda se ela gosta de Cícero. Cícero encontra seu crachá na mesa de Grego e avisa ao bandido que não quer mais vê-lo. Raul é perseguido por Expedito e Fradique, que pensam que o executivo sedu-ziu suas fi lhas. Janice ameaça contar para todo mundo que Dilson hospedou uma ex-pre-sidiária em sua casa, se ele não a recomendar como babá dos fi lhos de Soraya. Benjamin su-gere que Cícero assuma o cargo de presidente da Associação de Moradores. Danda vai atrás de Lindomar na casa de Patrícia e fi ca surpresa ao encontrar Mar-got.

Quinta-feira, 9 de julho – Danda revela a Patrícia que é namorada de Lindomar. Mari comenta com Eva que receia que Jávai e Grego entrem em confl ito na disputa pelo coman-do de Paraisópolis. Janice dá doces aos fi lhos de Soraya, para conquistar as crianças. Com a ajuda de Grego e Ximena, Ja-nice apresenta referências de trabalho falsas para Soraya. Raul comenta com Gabo que há um traidor na equipe de Grego. Paulucha vai até a casa de So-raya para devolver o cheque que Izabelita lhe deu e, ao abrir sua bolsa, percebe que foi roubada.

Sexta-feira, 10 de julho – Paulucha acredita que foi as-saltada no ônibus, e Soraya impede que ela deixe sua casa. Tatu entrega o cheque rouba-do a Primo. Benjamin passeia com Mari, Lourenço e Pedro-ca, e Janice tenta se aproximar das crianças. Jávai não aceita o cheque roubado de Primo, que o vende para Sabão. Paulucha é detida, e Benjamin pede ajuda a Clarice. Tomás vai ao encontro de Paulucha e se surpreende ao ver Clarice. Paulucha desabafa com Eva, e as duas se recon-ciliam. Bruna pede um beijo a Grego. Soraya contrata Janice, e Dilson se preocupa. Tomás tenta reatar com Clarice. Gabo propõe que Mari se case com Benjamin e o convença a voltar

para os Estados Unidos com ela.

Babilônia Quarta-feira, 8 de julho –

Luís Fernando cria uma estra-tégia para o discurso de Ader-bal e revela a uma repórter a identidade de Wolnei. Vinícius acompanha Tadeu até Jatobá. Norberto e Osvaldo veem a foto de Valeska beijando Clóvis no restaurante de Estela.

Evandro readmite Inês. Orientado por Beatriz, Guto pede que Helô seduza Aderbal para afastá-lo de Inês. Aderbal ameaça a milícia de Jatobá. Ka-ren critica a falta de ética de Luís Fernando em auxiliar Aderbal.

Beatriz convence Diogo a usar o relógio que comprou para ele. Diogo é assaltado e Regina e Carlos Alberto vêem a cena.

Quinta-feira, 9 de julho – Com a ajuda de Carlos Alber-to, Diogo consegue vencer o assaltante. Regina desconfi a do relógio de Diogo.

Vinícius revela a Murilo que Wolnei está detido. Cló-vis e Norberto descobrem que Úrsula é avó de Gabi. Osvaldo jura vingança contra Clóvis e Valeska.

Wolnei confessa a Vinícius que foi a Jatobá a mando de Murilo. Helô seduz Aderbal. Teresa inicia sua ação contra a prefeitura de Jatobá. Diogo e Beatriz sonham com um fu-turo. Vinícius procura Murilo.

Sexta-feira, 10 de julho – Murilo disfarça e afi rma para Vinícius que não se envolveu com Wolnei. Paula e Bento de-cidem se separar.

Regina encontra as roupas que Beatriz deu para Diogo escondidas embaixo da cama do irmão. Murilo é intimado pela Justiça e Alice pede ajuda a Inês.

Durante uma cerimônia política em Jatobá, Teresa des-cobre que Laís é fi lha de Ader-bal. Paula conta a Regina que Luís Fernando está trabalhando com Aderbal. Inês defende Mu-rilo para agradar Alice. Aderbal propõe que Teresa se una a ele para separar Laís de Rafael.

Não é apenas com uma boa noite de sono que você vai acabar com as olheiras. Assim como acontece com as rugas, muitos outros fatores podem facilitar o aparecimento das olheiras, como o cigarro, má alimentação, excesso de sol e inclusive a hereditariedade.

Dicas para acabar com as olheiras:

Modere no uso do rímelÉ muito importante remover completamente a maquia-

gem antes de dormir. O rímel por exemplo, depois de seco fica mais poroso e acaba caindo sobre a parte inferior dos olhos, escurecendo a região.

Passe o corretivo com rápidas batidinhasEvite esfregar o corretivo na região dos olhos. Como a

pele nessa região é muito sensível, isso pode fazer com que as olheiras escureçam mais. O correto é passar o corretivo com leves batidinhas usando a ponta do dedo.

Sol demais pode causar olheirasO sol estimula a produção de pigmentação e colabora

para o aparecimento das olheiras. Use sempre protetor so-lar no rosto todo. Se você tem tendência a ter olheiras, use um protetor com fator de proteção mais alto na região dos olhos.

Compressa com chá de camomila geladoFaça compressas e mantenha sobre os olhos por pelo

menos 15 minutos. O chá de camomila possui efeito cal-mante sobre a pele. E por ser gelado, provoca contração nos vasos sanguíneos, diminuindo o aparecimento das olheiras.

Várias noites de sono…Para amenizar as olheiras profundas causadas pelo can-

saço, uma noite apenas bem dormida não basta. É preciso descansar e dormir bem sempre.

CHEGA DE OLHEIRAS! DICAS PARA ELIMINÁ-LAS

DE VEZ

( ) A Rádio Vale Verde apresenta rádio-jornalismo com seriedade e responsabilidade.

( ) A Rádio Vale Verde apresenta radiojornalismo com seriedade e responsabilidade.

Observe que radiojornalismo não é um rádio + um jornal,

mas é ao mesmo tempo um jornal apresentado no rádio. Nesse caso, na Língua Portuguesa, escreve-se radiojornalismo junto, sem hífen. O correto é escrever: a Rádio Vale Verde apresenta radiojornalismo com seriedade e responsabilidade.

Page 11: Edição n° 243 - 08/07/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 8 de julho de 2015 11Página

Esporte

Anahy vence ACEC e abre vantagem na decisão da Taça Sebastião Fantinati

Um jogo burocrático, ex-cesso de faltas, reclamações, expulsões, lances polêmicos, gols e muita emoção. Não poderia ter sido diferente o primeiro encontro entre Anahy e ACEC realizado no domingo (5) no Estádio Luiz Benedito da Silva, na decisão do Amador da Lifac/Taça Sebastião Fantinati da Lifac. Com gols de cabeça aos 11 do primeiro tempo cobrando falta e Vermeio de pênalti aos 14 da etapa final os donos da casa abriram vantagem ven-cendo por 2x1 e agora jogam pelo empate para conquistar título inédito. O gol do ACEC foi contra do zagueiro Luis Carlos Júnior aos 47 da eta-pa inicial. Para conquistar o penta para o futebol chate-aubriandense, o Dragão terá que vencer por diferença de dois gols. Se vencer por um gol a disputa será nas pena-lidades.

O árbitro André Ricardo Martins expulsou Shel e Ro-gério do Anahy e teve muito trabalho para comandar a partida, mas trabalhou com personalidade sendo bastan-te questionado apenas no pênalti favorável ao Anahy, pelos jogadores do ACEC.

Certame teve até agora 55 jogos, 184 gols com média de 3,34.

A partida foi transmiti-da pela equipe Líder da Vale Verde FM com Dito Silva, Gilmar Bosquette e Hermi-nho Moura como sempre com qualidade digital e mui-ta emoção.

Anahy precisa de um empate para conquistar título inédito

Apesar da forte pressão arbitragem comanda por André Ricardo Mar-tins teve boa atuação

CampanhasACEC: 20 pontos, 11 jo-

gos, 6 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 31 gols marcados, 11 sofridos e saldo positivo de 20 gols

Anahy: 21 pontos, 11 jo-gos, 6 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 20 gols marcados, 10 sofridos, saldo positivo de 9 gols.

Artilheiros Fernando Pinho/Iracema

e Letilson/ACEC 8 golsLovatinho/Altônia e Ma-

theus Rocha/Palotina 6 gols

Histórico2014: Assis campeão/

Guaíra vice2013: Assis campeão/

Brasilândia vice2012: Assis campeão/Ca-

felândia vice2011: Assis campeão/

Nova Aurora vice

PremiaçãoR$20 mil sendo R$10 mil

para o campeão; R$5.000,00 ao vice; R$1.200,00 ter-ceira; R$800,00 ao quarto e premiação individual de

R$500,00 para artilheiro, goleiro menos vazado, arbi-tragem, time mais disciplina-do, técnico e dirigente.

Jogo de volta da final dia 12/07/15, às 15h, no Estádio Manoel de Souza Ramos

ACEC x Anahy

Jesuítas encerra Municipal de

BochaCom total apoio do Governo Municipal, o De-

partamento de Esportes de Jesuítas encerrou no dia 30 de junho o II Campeonato Municipal de Bocha cumprindo mais um evento do calendário de 2015. A dupla Márcio Mário Polmerening e Odair Malaguti conquistou o primeiro lugar e o segundo ficou para Antônio Faxo e Jair.

A entrega de troféus e medalhas foi realizada na sexta-feira (3) durante jantar de confraternização nas dependências da ASFUMJ com presença das duplas participantes, alguns pioneiros da bocha que foram homenageados e também autoridades como o prefeito Osvaldo de Souza, primeira dama Lucinéia de Souza, vereador Levaldo Soni Mourinho, secretá-rio de Educação André Luiz e o diretor de Esportes Denilson Broleze que organizou com muita serieda-de a competição.

Denilsinho, os campeões Mário Polmerening e Odair Mala-gutti, prefeito Osvaldinho, primeira dama Néia, secretário An-dré Luiz e Jorginho do Departamento de Esportes

Coritiba e Toledo empatam

na estreia da Taça FPF

Assis Chateaubriand

sedia etapa da Copa Oeste de

Handebol

Na manhã de domingo (5), o Coritiba recebeu o To-ledo, no Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, e empatou em 2 a 2. Foi a estreia dos times na Taça FPF. O primeiro gol saiu aos 25 minutos do primeiro tempo, com Raphael Veiga, e Jean Lucas marcou aos 16 minu-tos da segunda etapa. Quando o jogo se encaminhava para uma vitória do Coritiba, Michael marcou dois gols, aos 42 e aos 46 do segundo tempo. O Coritiba volta a campo no próximo domingo, 12, contra o Paranavaí, no interior do Estado. Toledo, recebe o Andraus, também no domingo, 12, às 11h, no Estádio 14 de Dezembro.

Começa nesta sexta-feira (10) em Assis Chateau-briand, a etapa da Copa Oeste de Handebol masculino e feminino categoria juvenil. As disputas seguem até sábado com a participação das equipes de Assis, Cas-cavel, Corbélia, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Iporã, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Medianeira, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo.

Maripá

5 de Outubro e Aquafest/Candeia decidem o título do Municipal de FutebolDa assessoria

No domingo (5) foram definidos os grandes finalis-tas do Campeonato Munici-pal de Futebol Amador 2015. As equipes 5 de Outubro e Aquafest/Candeia disputam no próximo domingo (12) o primeiro lugar da compe-tição. A última rodada ini-cia às 13h30, no Campo de Maripá com Associação de Bairros e Cerro Porteño que irão brigar pela terceira co-locação. Logo após acontece a grande final e a entrega das premiações.

Na semifinal realizada ontem (5), 5 de Outubro e Cerro Porteño se enfrenta-ram buscando a vaga na fi-nal. No tempo normal tudo igual no placar. Edvandro (5 de Outubro) e Luciano (Cerro Porteño) marcaram os gols do jogo levando a partida para as penalidades. E quem levou a vitória foi a equipe 5 de Outubro que de-fendeu e aproveitou melhor as cobranças, garantindo a vaga na final.

No segundo jogo as emo-ções foram parecidas. No tempo normal o jogo termi-nou empatado com três gols da Associação de Bairros e três de Aquafest/Candeia. Nos pênaltis, apenas uma cobrança foi desperdiçada com a defesa do goleiro Mar-cos Ludio sobre a batida de

Rogério que definiu a parti-da colocando Aquafest/Can-deia na disputa da final.

O Departamento de Es-portes convida a todos a prestigiarem a rodada final que promete ser uma grande festa com Juliano Promo-ções animando os torcedo-res e fazendo o desafio da bola ao meio para a toda a galera.

FPF

Assessoria

Arnaldo Barros

Page 12: Edição n° 243 - 08/07/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 8 de julho de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Grande festa, ótimo público e decisão emocionante no encerramento do 19º Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateaubriand. Força do Jardim Progresso com dois times na decisão conquistando o quarto título para o bairro através da Ascol/Amard/Ceifasul.

Com temperos de todos os tipos que envolvem uma de-cisão, o Anahy venceu o ACEC por 2x1 e abriu vantagem na disputa do título do Amador da Lifac/Taça Sebastião Fan-tinati. Final com expectativa de grande público no próximo domingo (12), 15h, no Souza Ramos. Para ser penta o Dra-gão tem que abrir dois gols enquanto Anahy será campeão com um empate.

Boa estreia do Toledo no Paranaense Sub-23 conseguin-do empate em 2x2 com o Coritiba fora de casa. Tricolor vol-ta a campo sábado (11) em casa contra o Andraus.

Jesuítas encerrou com sucesso o Municipal de Bocha

prestando inclusive justa homenagens a grandes atletas do esporte. Em Jesuítas segue amanhã a 1ª Copa Gráfi ca Jesu-ítas Veteranos e a 3ª Copa Planetamix de futsal.

Equipes de onze municípios estarão em Assis sexta e sá-

bado disputando etapa da Copa Oeste de Handebol Juvenil masculino e feminino.

5 de Outubro e Aquafest/Candeia decidem o título do Municipal de Futebol de Maripá no domingo (12) com grande festa.

Brasileirão hoje tem vários jogos com destaque para

Vasco x São Paulo, Internacional x Flamengo e o choque dos líderes Atlético/MG x Sport todos começando às 22h.

Assis: Ascol/Rio Verde/Ceifasul goleia e conquista Suíço das Associações

Mesmo com muito frio um grande público prestigiou na tarde de sábado (4), na Asse-ma, a decisão do 19º Campe-onato de Futebol Suíço das Associações Comunitárias de Assis Chateaubriand. A fi nal histórica por reunir pela pri-meira vez dois times do mes-mo bairro também foi quen-te e cheia de gols. A Ascol/Rio Verde/Ceifasul venceu o Jardim Progresso A por 4x1, conquistou seu segundo tí-tulo e o quarto para a comu-nidade do Jardim Progresso. Na disputa do terceiro lugar o Ramal Guarani A venceu o Santa Rita por 6x2.

AutoridadesA festa de encerramento

foi prestigiada pelo prefeito Marcel Micheletto, vice João Aparecido Pegoraro, secretá-rio Celso Luiz Pommerening, vereadores, secretários, di-retores, assessores e outras lideranças.

Ascol/Amard/Ceifasul, bicampeão recebeu R$2.000,00

Jardim Progresso A, vice-campeão premiado com R$1.500,00

PremiaçãoA promoção é da Secre-

taria de Esportes em parce-ria com o Departamento de Assuntos Comunitários. A premiação de R$5 mil e tro-féus foi dividida assim: R$2 mil para o campeão Ascol/Amard/Ceifasul; R$1.500,00 para o vice Jardim Progresso A; R$1.000,00 ao Guarani terceiro e R$500,00 para o

quarto Santa Rita.

Artilheiro e goleiroDhiullyann do Jussara/

Panorama com 19 gols termi-nou na artilharia recebendo troféu enquanto Alisson da Ascol/Amard/Ceifasul que sofreu 6 gols ao lado de Jai-ro foram os menos vazados e também receberam troféu.

RankingNo ranking de títulos das

18 edições realizadas o Jardim América lidera com 5 títulos; Panorama 3; Arapuã, Encan-tado, Jd. Progresso e Ascol/Amard/Ceifasul 2; Guarani, Silveirópolis e Jd. Paraná 1. O certame teve a disputa da se-gunda divisão duas vezes com Primavera campeão em 2009 e APMAC 2010.

Guarani, terceiro lugar recebeu R$1.000,00

Santa Rita, quarto lugar foi premiado com R$500,00

Artilheiro e goleiros menos vazados

Final teve ótimo jogo e grande público

FUTSAL JESUÍTAS SEGUE

AMANHÃ COM DOIS JOGOS

Jesuítas está promovendo mais dois campeonatos de futsal: a 3ª Copa Municipal Planetamix de Fut-sal Livre e a 1ª Copa Gráfi ca Jesuítas de Futsal Ve-teranos Quarentão. Os jogos são realizados às terças e quintas-feiras. Ao todo 16 equipes participam das competições.

1ª Copa Gráfi ca Jesuítas VeteranosChave A: Panifi cadora Bigus, Carajá e Professo-

res Chave B: ACIJ, Santa Luzia e Itaguajé

3ª Copa PlanetamixChave A: Vila Rural, Carajá , Panifi cadora Bigus,

Itaguajé e Mercado Pereira Chave B: ACIJ, Casa de Carnes Uniao , Farmácia

São Paulo , Sicredi e Alvorada Materiais de Constru-ção

Programação quinta-feira 09/07/1519h45: Itaguajé x Santa Luzia - Veteranos21h45: Carajá x Itaguajé - Livre

Dito Silva