folha da cidade 243

8
Litoral Sul, 1 a 15 de fevereiro de 2014 facebook.com/folhadacidadeitanhaem Ano XVI 243 A Sabesp solicita a mo- radores e turistas da Baixa- da Santista que economizem a água e evitem o desper- dício. A falta de chuva, des- de o último dia 17 tem cau- sado a redução do volume dos rios que fornecem água bruta para tratamento e distribuição à população. A região tem registra- do um gasto médio de 350 litros de água tratada por habitante/dia, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda 110 litros diários como su- ficientes para higiene pes- soal, hidratação e alimen- tação. Ou seja, mais que o triplo do recomendado. Página 5. Josy Inacio População da região deve economizar água para evitar desperdício COLABORAÇÃO Devido o cenário atual, a Sabesp pede a colaboração da população para economizar água Estão abertas as inscri- ções para a seleção de 50 novos examinadores de trânsito para a região. Promovido pelo Depar- tamento Estadual de Trân- sito de São Paulo (Detran.SP), por meio de edital público, o processo seletivo reforçará o qua- dro de examinadores de trânsito que aplicam os OPORTUNIDADE Detran.SP seleciona 50 novos examinadores de trânsito para a região testes práticos de direção, com o objetivo de melho- rar o atendimento aos candidatos à Carteira Na- cional de Habilitação (CNH). A remuneração mensal pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da categoria de habilitação do profissi- onal. Matéria completa na página 4. Em todos os shows, arena da avenida Jaime de Castro recebeu lotação máxima. Página 8 O prefeito Marco Auré- lio vistoriou a obra do Ter- minal de Passageiros que a Petrobras está constru- indo na área do Aeroporto Estadual Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, acompanhado do gerente geral da Uni- dade de Operações de Ex- ploração e Produção da Bacia de Santos, Osvaldo Kawakami. Segundo os técnicos da Estatal, a obra deve ser concluída no iní- cio do segundo semestre deste ano. O Aeroporto de Itanhaém serve atualmen- te como base estratégica de operações aéreas da Petrobras. Página 5. Terminal Petrobras para 60 mil / mês

Upload: folha-da-cidade

Post on 23-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Folha da Cidade de 1 a 15 de fevereiro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Folha da Cidade 243

Litoral Sul, 1 a 15 de fevereiro de 2014 • facebook.com/folhadacidadeitanhaem • Ano XVI • nº 243

A Sabesp solicita a mo-radores e turistas da Baixa-da Santista que economizema água e evitem o desper-dício. A falta de chuva, des-de o último dia 17 tem cau-sado a redução do volumedos rios que fornecem águabruta para tratamento edistribuição à população.

A região tem registra-

do um gasto médio de 350litros de água tratada porhabitante/dia, enquanto aOrganização das NaçõesUnidas (ONU) recomenda110 litros diários como su-ficientes para higiene pes-soal, hidratação e alimen-tação. Ou seja, mais queo triplo do recomendado.Página 5.

Josy Inacio

População da região deve economizarágua para evitar desperdício

COLABORAÇÃO • Devido o cenário atual, a Sabesp pede a colaboração da população para economizar água

Estão abertas as inscri-ções para a seleção de 50novos examinadores detrânsito para a região.

Promovido pelo Depar-tamento Estadual de Trân-sito de São Paulo(Detran.SP), por meio deedital público, o processoseletivo reforçará o qua-dro de examinadores detrânsito que aplicam os

OPORTUNIDADE

Detran.SP seleciona 50novos examinadores detrânsito para a região

testes práticos de direção,com o objetivo de melho-rar o atendimento aoscandidatos à Carteira Na-cional de Habilitação(CNH).

A remuneração mensalpode chegar a R$ 4 mil,dependendo da categoriade habilitação do profissi-onal. Matéria completa

na página 4.Em todos os shows, arena da avenida Jaime de Castro recebeu lotação máxima. Página 8

O prefeito Marco Auré-lio vistoriou a obra do Ter-minal de Passageiros quea Petrobras está constru-indo na área do AeroportoEstadual Antonio RibeiroNogueira Júnior, emItanhaém, acompanhadodo gerente geral da Uni-dade de Operações de Ex-ploração e Produção daBacia de Santos, OsvaldoKawakami. Segundo ostécnicos da Estatal, a obradeve ser concluída no iní-cio do segundo semestredeste ano.

O Aeroporto deItanhaém serve atualmen-te como base estratégicade operações aéreas daPetrobras. Página 5.

TerminalPetrobraspara 60mil / mês

Page 2: Folha da Cidade 243

Diretor: Jessé SantosImpressão: Lance!Administração e Correspondência:

R. Oscar Pereira da Silva, 574 - Belas Artes - Itanhaém SP - CEP 11740 000Cel. (13) 9628 6301 • NEXTEL ID 2702*300

e-mail: [email protected]

As opiniőes emitidas nas matérias assinadas năo representam necessariamente

a opiniăo do jornal, sendo de responsabilidade de seus autores.

Para refletir • I João 2 : 15Jornal Filiado à ABRARJ - Registro nº SP-316

Associação Brasileira de Revistas e Jornais

Há 11 anosA edição número 81, de 20 de julho de 2002,

com 10 páginas, trazia as seguintes reportagens:

•Prefeitura facilita quitação de tributos

•Aeroporto: Ocupação de áreas serão discutidas por comissão

•Melhorias para o Jardim Oásis

•Município receberá medicamentos do programa Dose Certa

•PAT abre inscrições para cursos de qualificação

•Desempenho esportivo na infância e adolescência

•Agentes de saúde são treinados para incentivar aleitamento

materno

•46º Jogos Regionais

Volei garante medalha histórica para a cidade de Itanhaém

Basquete conquista a medalha de Prata

Há 11 anos

O vereador TiagoCervantes do PSDB,assumiu este ano aLiderança de Governo naCâmara Municipal deItanhaém, emsubstituição ao vereadorHugo Di Lallo. Em suaprimeira legislatura,Cervantes foi o campeãode votos na eleição de2012, com mais de 1700sufrágios.

Pelo segundo ano consecutivo os eventos promovidos duranteo mês de janeiro na temporada de verão pela Secretaria deTurismo foram um sucesso. Muito desse sucesso se deve aoesforço conjunto do Governo Municipal em realizar tais ações.A Secretaria de Trânsito e Segurança, na pessoa doSecretário Silvio Oliveira, mais uma vez apresentou umimportante relatório: Desde a festa da virada não houveramocorrências graves. A cidade agradece!

Promover a pacificaçãoJosé Renato Nalini

José Renato Nalini é presidentedo Tribunal de Justiça do

Estado de São Paulo

O Poder Judiciário é en-carregado de fazer incidir avontade concreta da lei àssituações conflituosas. Aformatação clássica das fun-ções estatais confere à leio primado, porque deveriaser a relação necessária ex-traída da natureza das coi-sas. Administrar, no Estadode Direito, seria apenascumprir a vontade da lei.

Só que os tempos cor-rentes causaram fissura nes-sa tripartição. O processolegislativo é complexo e arealidade necessita de res-postas mais ágeis. Diantedisso, o Executivo passa anormatizar, diretamente oumediante atuação profícuade suas inúmerasexteriorizações: agênciaspúblicas, Bancos estatais eoutros organismos.

Para o Judiciário, não éfácil hoje saber qual a leivigente. Há uma prolíficaprodução normativa, incom-patível com a certeza quedeveria gerar a ambiciona-da “segurança jurídica”.

O quadro é ainda maispreocupante, quando todasas questões passam a serjudicializadas. Tudo é obje-to de questionamento pe-rante as quatro instânciasdo Judiciário brasileiro. Oresultado é o número im-pressionante de 93 milhõesde processos em curso, 20milhões dele na Justiça Co-mum de São Paulo.

Para vencer o acúmulo dedemandas, juízes e funcio-nários se esforçam e elabo-

ram quantidade incrível derespostas às pretensões for-muladas perante o foro.Muitas dessas respostas sãoprocessuais, pois a ciênciaprocessual mereceu consis-tente incremento e, de fer-ramenta utilizada para “fa-zer justiça”, não é raro queo processo se converta emfinalidade. O jejuno nãocompreende porque o seuprocesso se encerrou, maso problema que o suscitoucontinua incólume. Quandonão, até mais agravado.

O fenômeno dajudicialização de todas asquestões impõe à socieda-de uma reflexão inadiável.Será esta a melhor alterna-tiva para o enfrentamentodas aflições geradas peloconvívio?

Verdade que o processoé considerado a opção maiscivilizada de resolução decontrovérsias. Mas não é amais rápida, nem a menosdispendiosa. Estudiosos dotema chegam a afirmar queé a mais precária, porque se

a resposta for meramenteprocessual, os desdobra-mentos vão aflorar e germi-narão novos processos.

Diante disso, avulta aimportância da adoção de al-ternativas ao processo judi-cial, rumo à pacificação queprescinda do formalismo dojuízo. Dentre as já pratica-das, a conciliação e a medi-ação parecem atender à vo-cação brasileira por compor-se amigavelmente. Se elasvierem a ser incrementadas,contando para isso com a im-prescindível contribuiçãodos advogados, defensores,promotores e outros parcei-ros, não será o Judiciário oprincipal beneficiário dessamudança de rumo. Pois o alí-vio na carga de trabalho daJustiça é um fator relevan-te. Mas muito mais impor-tante para o Brasil será aformação de uma cidadaniaatuante, capaz de dialogar ede entender como se chegaa um ajuste de vontades,transigindo, se for o caso,mas exercendo sua autono-mia. Autonomia que nãoexiste no processo judicial,onde o “sujeito processual”na verdade será objeto davontade do Estado-juiz, in-térprete da lei e totalmenteheterônomo à parte.

O Brasil ingressa numanova e alvissareira fase,que é a valorização das al-ternativas de resolução deconflitos, caminho mais efi-ciente até à pacificação, úl-timo e real objetivo da Jus-tiça.

PERSONNAPERSONNA

O Brasil ingressa numa nova e alvissareira fase, que é avalorização das alternativas de resolução de conflitos

Solução CruzadasPágina 7

O programa está previsto para entrar em funcionamento em 30 dias

Tratamento com equoterapiaserá implantado em Itanhaém

O vereador Hugo Di Lalloesteve juntamente com os re-presentantes da implantaçãodo projeto da equoterapia, nogabinete do prefeito MarcoAurélio e, na oportunidade oprefeito deu sinal verde paraefetivação do programa quepode ter inicio daqui um mêspara a população.

A Hípica Itanhaém irá ce-der o local e os animais paraas aulas. A equoterapia em-prega técnicas de equitação

e atividades equestres paraproporcionar ao praticante,benefícios físicos e psicológi-cos dentro de uma abordageminterdisciplinar nas áreas dasaúde, educação e equitação.O tratamento é conhecido porfacilitar a habilitação motora,trabalhando aspectos como aautoconfiança, motivação edificuldades de aprendiza-gem.

Para o vereador Hugo DiLallo, autor da propositura

aprovada na 26ª sessão ordi-nária, em 9 de setembro de2013, a implantação desteprojeto na Cidade é de extre-ma importância. “Além depessoas com deficiência, estetipo de tratamento é indica-do também para os que so-frem de algum tipo de distúr-bio, síndrome e lesões medu-lares e ortopédicas. A terapiacom os cavalos iria auxiliar emuito no desenvolvimento decrianças e adultos.

Josy Inacio

Educadores podem fazer inscriçãopara o curso de ‘Educação Digital’

Matrícula deve ser realizada na unidade escolar em que oprofissional atua. Objetivo é aprimorar atividades do processo

de ensino e aprendizagem

O Programa Nacional de

Formação Continuada em

Tecnologia Educacional

(Proinfo), criado pelo Ministé-

rio de Educação (MEC) e im-

plantado na Prefeitura de

Itanhaém, estará com inscri-

ções abertas até o próximo dia

28 de fevereiro para o curso

‘Educação Digital’, destinado

a professores e gestores da

Rede Municipal de Ensino. A

matrícula deverá ser realiza-

da na própria unidade escolar

em que o profissional atua ou

preencher o formulário online

que está disponível no site da

Prefeitura.

O objetivo é promover a

inclusão digital de professores,

coordenadores e diretores de

escolas, aprimorando suas ati-

vidades no processo de ensi-

no e aprendizagem. O curso é

composto por aulas teóricas

(com discussões sobre o uso

da tecnologia nas escolas

como ferramenta pedagógica)

e práticas (com recursos que

motivam e preparam profes-

sores para a utilização de pro-

gramas, aplicativos, ativida-

des com blogs, entre outros).

Entre os itens que serão

abordados durante as aulas

estão: tecnologia na socieda-

de, na vida e na escola; refle-

xões sobre a identidade do

professor e sobre a necessi-

dade de aprendizagem contí-

nua; instigar a observação so-

bre a própria escola em rela-

ção ao uso das tecnologias dis-

poníveis; apresentar a

internet como espaço de cola-

boração e de publicação; apre-

sentar a exploração de mídias

digitais e outros.

As atividades iniciam em

10 de março. As aulas aconte-

cerão as segundas e quartas-

feiras, das 18 às 20 horas, no

Centro Municipal Tecnológico

de Educação, Cultura e Espor-

tes (CMTECE). Mais informa-

ções pelo telefone (13) 3421

1700, no ramal 1799.

Page 3: Folha da Cidade 243
Page 4: Folha da Cidade 243

Detran.SP seleciona 50novos examinadoresde trânsito para aregião de Peruíbe

Estão abertas as inscriçõespara a seleção de 50 novosexaminadores de trânsitopara Peruíbe e outras duas ci-dades da região: Itanhaém eMongaguá.

Promovido pelo Departa-mento Estadual de Trânsito deSão Paulo (Detran.SP), pormeio de edital público, o pro-cesso seletivo reforçará oquadro de examinadores detrânsito que aplicam os tes-tes práticos de direção, como objetivo de melhorar o aten-dimento aos candidatos àCarteira Nacional de Habilita-ção (CNH).

A remuneração mensalpode chegar a R$ 4 mil, de-pendendo da categoria de ha-bilitação do profissional. Os

Inscrições para reforçar quadro deprofissionais que aplicam testes de

direção veicular vão até 28 de fevereiro

De acordo com a Resolução358 do Conselho Nacional deTrânsito (Contran), válida emtodo o país, para ser exami-nador de trânsito é precisopreencher uma série de requi-sitos, como por exemplo terpelo menos 21 anos de idade,ensino médio ou ensino supe-rior (respeitando a ResoluçãoContran 358/2010), estar ha-bilitado há pelo menos doisanos na categoria a ser exa-minada, não ter sofrido pe-

Requisitos para serexaminador de trânsito

interessados podem secandidatar até 28 de feverei-ro de 2014.

Basta preencher a ficha deinscrição no portal doDetran.SP e entregar a docu-mentação, pessoalmente oupelos Correios, na Unidade doDetran.SP de Peruíbe, situa-do na Rua José VenezaMonteiro, 415 – Jd. São João- CEP: 11750-000. O horáriode atendimento da unidade éde segunda à sexta-feira, das9h às 17h.

Informações adicionaissobre documentos necessári-os e o edital completo estãodisponíveis no portalwww.detran.sp.gov.br, na abaParceiros, link Cadastro deExaminadores.

nalidade de suspensão ou cas-sação da CNH e não ter co-metido infração de trânsitogravíssima nos últimos 12meses.

Além disso, é preciso terconcluído o curso de exami-nador de trânsito, comcredencial expedida peloDetran.SP. A lista de institui-ções credenciadas está dispo-nível no portal do Detran.SP,no link “Educação para oTrânsito”.

A classificação dos inscritos obedece aos seguintes critérios:1) Categoria habilitada, na seguinte ordem: AE, AD, AC, AB;

2) Data da 1ª habilitação mais antiga;

3) Data de nascimento mais antiga;

DETRAN.SP • O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Esta-

do de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e De-

senvolvimento Regional.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO:Disque Detran.SPCapital e cidades com DDD 11: 3322-3333. Demais municípios:

0300–101–3333. De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos

sábados, das 6h30 às 15h.

Os alunos da rede estadualde ensino têm até o próximodia 10, para realizar as inscri-ções na primeira turma de2014 do curso gratuito de in-glês online. A Secretaria da Edu-cação do Estado está com o ca-dastro aberto para todos os 2,3milhões de estudantes do 8º e9º ano do Ensino Fundamental,das três séries do Ensino Mé-dio e também da Educação deJovens e Adultos (EJA) interes-sados em aprender o idioma.As aulas começam no dia 11 de

Alunos da rede estadual de SPpodem fazer inscrição paracurso gratuito de inglês online

Secretaria da Educação do Estado oferece aulas virtuais do idioma para estudantesdo 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Médio e matriculas seguem abertas

fevereiro.Para fazer o cadastro

online basta informar o RA(registro do aluno). Além dosestudantes que já estavam narede estadual em 2013, o cur-so também é uma possibili-dade de ampliar o aprendiza-do para os novos alunos queingressaram nas escolas es-taduais este ano. As informa-ções estão no Portal da Edu-cação: educacao.sp.gov.br.

“A oferta de inglês é um dosrecursos da Secretaria para

ampliar a oportunidade de co-nhecer novas culturas e tam-bém conquistar um diferencialno currículo. Nossa Escola Vir-tual de Programas Educacio-nais, a Evesp, oferece plata-formas digitais de aprendiza-gem que auxiliam na formaçãode estudantes, professores efuncionários da rede”, afirmao secretário da Educação, pro-fessor Herman Voorwald.

O curso online de inglês ga-rante certificado e tem dura-ção de um semestre, dividido

em oito módulos de 10 horascada. As aulas são interativase reproduzem situações do co-tidiano.

Além do inglês online, aEvesp oferece aulas prepara-tórias para o vestibular, um cur-so inédito de Linguagem Bra-sileira de Sinais (Libras) vol-tado a estudantes surdos eouvintes e um curso de espa-nhol online, que oferece 12,5mil vagas e também está cominscrições abertas para alunosda rede.

Empreendedorismo emalta. Em janeiro, o Banco doPovo Paulista (BPP) emprestouR$ 192,8 mil aos micro empre-endedores da Baixada Santista.O montante representa umcrescimento de 104% no com-parativo com o mesmo perío-do de 2013, que somou R$ 94,5mil.

Gerenciado pela Secretariade Estado do Emprego e Rela-ções do Trabalho (SERT), o BPP- maior programa estadual demicrocrédito do país – benefi-cia empreendedores formais ouinformais, urbanos e rurais,microempreendedores indivi-duais, produtores rurais, coo-perativas e associações de pro-dução formalmente constituí-das com empréstimos entre R$200 e R$ 15 mil, que podem serquitadas em até 36 parcelas.Atualmente, são 514 cidadesatendidas.

O secretário de Estado doEmprego, Tadeu Morais, des-taca três pontos para o progres-so contínuo do programa. “Ataxa de juros mensal de 0,5%,a ausência de taxas adicionais

Empréstimos do Banco do Povocrescem 104% na Baixada SantistaEmpreendedores locais solicitaram R$ 192,8 mil em janeiro; são nove unidades na região

e o processo desburocratizadoexplicam o sucesso do Banco”,resume.

“Após a aprovação do ca-dastro, o dinheiro é liberadoem até 72 horas. A costureira,a cabeleireira, a vendedora deprodutos de beleza, pequenoscomerciantes, os produtoresrurais, por exemplo, podemprocurar nossos agentes de cré-dito na unidade do Banco doPovo Paulista mais próxima”,informa Antonio Mendonça, di-retor-executivo do BPP.

R$ 14 milhões empresta-dos no Estado • Nos primeiros30 dias deste ano, o Banco doPovo Paulista (BPP) emprestouR$ 14,21 milhões aosm i c r o e m p r e e n d e d o r e spaulistas. Crescimento de34,8% no comparativo com omesmo período de 2013, quesomou R$ 10,53 milhões.

Nove unidades ativas naregião • O BPP está presenteem Bertioga, Cubatão,Guarujá, Itanhaém, Mongaguá,Peruíbe, Praia Grande, Santose São Vicente.

Mais sobre • Em 15 anos, o

programa estadual emprestoumais de R$ 1,26 bilhão a 338,6mil empreendedores. Forammais de R$ 193 milhões conce-didos em 2013.

Podem solicitar emprésti-mos pessoas físicas ou jurídi-cas (ou seja, os informais tam-bém podem se beneficiar) des-de que não ultrapassemfaturamento mensal de R$ 30mil. Trata-se de crédito parafins produtivos. O Banco favo-rece a geração de emprego e oaquecimento das economiaslocais, por meio da promoçãode atividades produtivas.

Além dos micro empreende-dores, o BPP tambémdisponibiliza linhas de créditosespeciais destinadas a mutuá-rios da Companhia de Desen-volvimento Habitacional e Ur-bano (CDHU) que desejam re-formar ou ampliar o imóvel, amotofretistas que precisam seadequar à nova regulamenta-ção do Departamento Nacionalde Trânsito (Denatran), ataxistas que queiram investirna profissão e produtores ru-rais. A taxa de juros é a mes-ma oferecida aos micro empre-endedores.

Divulgação

Page 5: Folha da Cidade 243

Itanhaém terá audiênciana Secretaria daAviação Civil (SAC)para discutir concessão

O ministro da Secretariada Aviação Civil, WellingtonMoreira Franco, receberá nopróximo dia 11 em Brasília, oprefeito de Itanhaém, MarcoAurélio Gomes. A audiênciaservirá para discutir o anda-mento da anuência ao proces-so de concessão para gestãoda iniciativa privada do Ae-roporto de Itanhaém, cujoprocesso inclui mais quatroaeródromos do Estado.

A reunião deve contar coma presença de outros prefei-tos, já que o assunto foi am-plamente discutido na últimareunião do Conselho de De-senvolvimento da Região Me-tropolitana da BaixadaSantista (Condesb). Tambémdevem participar represen-tantes das prefeituras dos ae-roportos estaduais envolvidos

na concessão, das cidades deBragança Paulista, Jundiaí,Ubatuba e Campinas.

A portaria que autorizavao processo de concessão ha-via sido publicada no últimodia 8 de janeiro no Diário Ofi-cial da União, mas acabousendo revogada cinco dias de-pois pela Secretaria de Avia-ção Civil, pasta que cuida doassunto. Nas matérias veicu-ladas na imprensa, a explica-ção para a revogação é quehouve um erro interno no Ga-binete do Ministro. O proces-so de análise do documentoainda não foi oficialmenteconcluído.

Off shore • A previsão dostécnicos é que a entrega dasobras acontecerá no segundosemestre. O investimento éde cerca de R$ 14 milhões.

Prefeito obtém apoio doCondesb para cobrarexplicações da União

O prefeito Marco AurélioGomes (PSDB) participou daprimeira reunião ordinária doConselho de Desenvolvimentoda Baixada Santista (Condesb)do ano. Durante a reunião, ochefe do Executivo itanhaenseobteve o apoio dos demais pre-feitos que integram ocolegiado para cobrar explica-ções da Secretaria de Aviação

Civil (SAC) sobre a revogaçãoda portaria que autorizava oGoverno do Estado a concedera gestão de cinco aeroportos,incluindo o de Itanhaém, paraa iniciativa privada.

Na ocasião, ficou acertadoque o Condesb irá encaminharum ofício para a Secretaria deAviação Civil (SAC), emBrasília.

Thiago Zanotto

População deve economizarágua para evitar desperdício

Baixos índices pluviométricos ocasionaram a redução no volume dos rios queabastecem a região; As altas temperaturas causaram o aumento de consumo de água

Luciano Netto

Terminal de Passageiros daPetrobras terá capacidade

para 60 mil pessoas por mêsO prefeito Marco Aurélio

Gomes vistoriou a obra do Ter-minal de Passageiros que aPetrobras está construindo naárea do Aeroporto EstadualAntonio Ribeiro NogueiraJúnior, em Itanhaém, acompa-nhado do gerente geral da Uni-dade de Operações de Explo-ração e Produção da Bacia deSantos, Osvaldo Kawakami.Segundo os técnicos da Esta-tal, a obra deve ser concluídano início do segundo semestredeste ano.

O Aeroporto de Itanhaémserve atualmente como baseestratégica de operações aé-reas da Petrobras, que inves-te cerca de R$ 14 milhões naconstrução do novo terminal,que terá capacidade para re-ceber até 60 mil pessoas/mês.

Kawakami informou que onovo terminal terá cerca de 900metros quadrados de área, comdois pavimentos, onde funcio-

narão as dependências adminis-trativas e de segurançapatrimonial no piso superior, alémdo saguão de recepção no pisotérreo e demais dependências deapoio para os funcionários.

“Trata-se de um terminalcom características para aten-der o chamado serviço off-shore, que presta apoio ao tra-balho desempenhado nas plata-formas marítimas de explora-ção de gás e petróleo. Itanhaémtem uma importância estraté-

A Sabesp solicita a mora-dores e turistas da BaixadaSantista que economizem aágua e evitem o desperdício.A falta de chuva, desde o úl-timo dia 17 tem causado aredução do volume dos riosque fornecem água bruta paratratamento e distribuição àpopulação.

Em janeiro, quando a mé-dia histórica de chuvas regis-trada nas nove cidades é de256 milímetros, os índicespluviométricos chegaram a171 milímetros; e as próximasprecipitações estão previstaspara acontecer somente apartir do próximo dia 20. Ouseja, mais de um mês de tem-po seco e quente.

Além disso, as altas tem-peraturas – que superam 40graus -, aumentaram signifi-cativamente o consumo deágua. Este é o verão maissevero em 17 anos na região,de acordo com o Instituto Na-cional de Meteorologia(Inmet), o que tem causadobaixo nível dos rios de capta-ção das cidades de Bertioga,Cubatão, Guarujá, Santos eSão Vicente.

A região tem registradoum gasto médio de 350 litrosde água tratada por habitan-te/dia, enquanto a Organiza-ção das Nações Unidas (ONU)recomenda 110 litros diárioscomo suficientes para higie-ne pessoal, hidratação e ali-mentação. Ou seja, mais queo triplo do recomendado estásendo utilizado pela popula-ção, inclusive em áreas ondea Sabesp não pode atuar de-vido às restrições legais - umcontingente que na regiãoestá estimado em 300 milpessoas se abastecendo demaneira irregular.

Segundo Climatempo, amaior empresa demeteorologia da América La-tina, a previsão é que as chu-vas voltem a acontecer so-mente a partir do dia 20 defevereiro.

Devido o cenário atual, aSabesp pede a colaboração dapopulação para evitar o des-perdício e economizar água.

gica nesse contexto”, senten-ciou Kawakami.

O prefeito itanhaense des-tacou que a simples presençada Estatal na Cidade já movi-menta a economia local. “Des-de a rede hoteleira até osprestadores de serviço no co-mércio, todos os setores aca-bam de alguma forma sendobeneficiados. E esse terminalatesta o quanto o nosso Mu-nicípio é importante nesseprocesso de produção”.

Thiago Zanotto

Page 6: Folha da Cidade 243

Novos dispositivos de segurança dificultam ação de falsificadores

SP lança novo RG digitalizado,mais seguro e econômico

Um modelo mais econômi-co, digitalizado e com maisdispositivos de segurança.Este é o novo RG lançado emSão Paulo pelo governador Ge-raldo Alckmin. Além destasvantagens, o documento ficapronto mais rápido. A primei-ra via do RG continua sendogratuita e o cidadão não pre-cisa mais arcar com a foto.

"É um grande passo no sen-tido de facilitar a vida do ci-dadão, que vai ganhar tempo.De outro lado, reduz custos",afirmou o governador. Outroaspecto são os novos itens desegurança. O QR Code (im-presso no verso do RG) arma-zenará eletronicamente infor-mações como nome, data denascimento e fotografia. Ocódigo será lido por umaplicativo de uso exclusivo dapolícia.

Todos os RGs já são emiti-dos no novo formato, com pa-pel especial, película proteto-ra e borda diferenciada. Alémdisto, o número do RG apare-ce em vermelho e negrito,para facilitar a visualização. Afoto e a impressão digital tam-bém estão mais nítidas.

O novo sistema dedigitalização da foto e dasimpressões digitais está sen-do implantado na Central doIIRGD (Instituto de Identifica-ção Ricardo Gumbleton), em 10postos do interior e em partedo Poupatempo Luz, na capi-tal. Até março, outras regiõesreceberão mais 200 kits decoleta digitalizada.

Nas próximas semanas,cada Seccional e 15 postos daGrande São Paulo também re-ceberão os kits. A expectativaé que até o fim de 2014 o novosistema esteja implantado emtodos os postos do Estado.

Coleta de digitais • Com onovo RG, o IIRGD terá um novosistema de coleta de impres-sões digitais. Todas as impres-sões digitais de novos RGsemitidos (são 400 mil por mês)serão armazenadas digital-mente. "O criminoso, quandovai cometer um crime, apoiaem algum lugar, algum vestí-gio de impressão digital eledeixa. E com esse banco dedados, você vai poder escla-recer o crime", disse Alckmin.

O banco ainda será alimen-tado por cadastro do Detran.Em dois anos, a estimativa éde que as impressões digitaisde 20 milhões de pessoas es-tejam cadastradas.

Como tirar RG • Para tirara carteira de identidade, o ci-dadão precisa se dirigir aospostos do Poupatempo, à sedee aos demais postos do IIRGD.A primeira via é gratuita. Énecessário levar Certidão deNascimento ou Casamento,além de foto 3x4 recente, nocaso dos postos que ainda nãotêm o sistema eletrônico. Oantigo modelo de RG continuavalendo.

O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton terá um novo sistema de coleta de digitais,que serão armazenadas digitalmente

Edson Lopes Jr./Governo do Estado

Mulheres de 50 a 69anos poderão realizarmamografia gratuitasem pedido médico

Programa pretende auxiliar no rastreamentoe prevenção do câncer de mama

A partir da segunda quinze-na de fevereiro, as mulherespaulistas com idade entre 50 e69 anos poderão realizar, gra-tuitamente pelo SUS (SistemaÚnico de Saúde), exames demamografia no mês em quecomemoram aniversário, sema necessidade de apresentarpedido médico. Intitulado "Mu-lheres de Peito" o programa pi-oneiro foi lançado e tem comoprincipal objetivo a detecçãoprecoce do câncer de mama.

O atendimento estará dis-ponível em todo o Estado, emmais de 300 serviços de saú-de com mamógrafo, comoAMEs (Ambulatórios Médicosde Especialidades), hospitaisdo Estado e clínicasconveniadas. Estima-se que12 mil mamografias a maisserão feitas por mês na redeestadual de saúde. Paraagendar o exame, as mulhe-res deverão entrar em conta-to com um call center no mêsem que aniversariam. O ser-viço de agendamento entraráem operação dias antes do iní-cio do programa.

"Não precisa ter pedidomédico, basta a mulher teressa idade, este é o protoco-lo, e procurar o serviço médi-co. A detecção rápida e preco-ce de qualquer neoplasia fazcom que a doença tenha umprognóstico muito bom, entãovai salvar muitas vidas, pe-

gando logo no início qualquermanifestação de câncer demama e podendo tratar. O cân-cer é uma doença curável, des-de que diagnosticada correta-mente e tratada logo no iníciode forma adequada", disse ogovernador Geraldo Alckmin nolançamento do Programa, re-alizado no Icesp (Instituto doCâncer do Estado de São Pau-lo), na capital paulista.

Critérios de agendamento• Para agendar a mamografiagratuita e sem apresentação depedido médico alguns critériosdevem ser seguidos. Em 2014serão beneficiadas as mulhe-res que nasceram em anos pa-res. Como a recomendação épara o mês de aniversário decada mulher, as aniversarian-tes de janeiro poderão realizaros exames neste mês de feve-reiro também. Mulheres nasci-das em ano ímpar contarão como benefício do Programa no anoque vem, também no mês doaniversário.

No entanto, mulheres quenasceram em ano ímpar e queestejam há mais de dois anossem fazer o exame demamografia poderão fazer opedido também neste ano de2014, pelo "Mulheres de Peito".A previsão é de que o exameseja feito no mês de aniversá-rio da paciente ou, no máxi-mo, em até 45 dias após a so-licitação ter sido realizada.

As altas temperaturas du-rante o verão não incomodamapenas as pessoas, mas tam-bém os animais de estimação.Alguns cuidados especiais sãonecessários para garantir asaúde e bem-estar do pet. Aocontrário do homem, cães egatos não têm glândulassudoríparas, o que faz com quea respiração seja a única for-ma de controlar a temperaturacorpórea. Por isso ficam com aboca aberta, para que o ar frioentre e resfrie o seu corpo.

Normalmente, a tempera-tura dos cães é mais alta doque os seres humanos, porisso perdem calor, ou seja,transpiram somente pela lín-gua e coxins, que são asalmofadinhas dos pés e mãos.Isso faz com que eles soframcom o aumento da tempera-tura ambiente.

Animais precisam decuidados especiaisno verãoDiferente do homem, cães e gatos nãopossuem glândulas sudoríparas, o quefaz com que a respiração seja a única

forma de controlar a temperatura

Os cães de pelagem longaou densa sofrem ainda maisno verão. O aumento da tem-peratura corpórea do cão podelevar a um estado chamadohipertermia, que pode atématar. Além disso, doençasrelacionadas a dermatites,pulgas e carrapatos,verminoses, intoxicações ali-mentares e crises dehipertermia são as principaisocorrências durante os mesesmais quentes do ano.

Durante toda a estação éimportante manter os animaisbem secos e fazer com que elesbebam bastante líquido. Ofere-cer água de coco e frutas gela-das também são ótimas opçõesdurante o verão. É importanteter água fresca durante os pas-seios, que devem ser feitos pre-ferencialmente no inicio damanhã e no fim da tarde.

Page 7: Folha da Cidade 243

A Prefeitura de Peruíbeconfirmou o show inédito noLitoral Sul, com a cantorabaiana Ivete Sangalo para ce-lebrar o aniversário de 55 anosdo Município, que aconteceráno dia 18 de fevereiro.

A apresentação gratuitaserá realizada em um palcoespecial montado na Praia.

Com mais de 20 anos decarreira, Ivete é uma das can-

Ivete Sangalo faráshow gratuito noaniversário de Peruíbe

toras mais prestigiadas doBrasil, tendo o seu trabalhoreconhecido inclusive no ex-terior. É a primeira vez que aartista se apresenta na Cida-de.

O show faz parte do VerãoTotal Peruíbe 2014, promovi-do pela Prefeitura de Peruíbe,que reúne diversas atraçõesculturais, esportivas e showsmusicais.

Com uma programação cul-tural de qualidade e um lequede opções de lazer e recrea-ção, a Cidade de Peruíbe temsido um dos destinos mais pro-curados no Litoral Paulista du-rante a temporada de verão.E não é para menos. O VerãoTotal Peruíbe, que teve iníciono dia 10 de janeiro, tem mo-vimentado a Cidade comshows musicais, oficinas cul-turais, apresentações artísti-cas, espaço kids e eventosesportivos.

Todas as atividades são pro-movidas pela Prefeitura dePeruíbe em duas tendas mon-tadas para receber a programa-ção, uma Praia do Centro e aoutra no Guaraú, uma propos-ta inédita da Administraçãopara atender a demanda demoradores e turistas que apro-veitam as múltiplas opções de

Verão Total Peruíbegarante opções delazer e entretenimento

lazer que a Cidade oferece nes-ses dois locais.

Nas duas primeiras sema-nas de evento, milhares de pes-soas participaram das ativida-des culturais e esportivas. Odestaque ficou por conta dosshows musicais, que agitaramos finais de semana com mui-to ritmo e empolgação. Desdeo dia 10 de janeiro, a Cidadetambém já recebeu shows debandas renomadas no cenárionacional. Há atrações paraquem gosta de rock, samba,pop, MPB, pagode e sertanejouniversitário.

Outros destaques são asaulas lambaeróbica, ginástica,zumba, espaço kids, contadorde histórias, aula de percussão,oficina de desenho e aula decapoeira, que estão disponíveisnos dois locais, de quinta a do-mingo, das 9 às 18 horas.

Festival Open Lake de Jet Skiacontece nos dias 15 e 16

Passeio ecológico, campeonato Spark e apresentações de Freestyle e Flyboardsão as modalidades que fazem parte do evento

A Boca da Barra será o lo-cal para o Festival Open Lakede Jet Ski em Itanhaém. Oevento reunirá praticantes doesporte e acontece nos dias15 e 16 de fevereiro. No sá-bado (15), as 10h30, será re-alizado o passeio ecológicopara todos que tenham habi-litação, moto aquática ou umaembarcação, com percurso daBoca da Barra ao Country Clu-be. Já no domingo (16), apartir das 12h, haverá umacompetição entre os pilotosprofissionais.

Em ambos os dias, teráatrações como apresentações

de Freestyle e Flyboard (mo-dalidades do campeonato).Esta última combina a motoaquática a uma mochila a jatocapaz de atingir a altura de10 metros acima da água,anexada ao veículo por umamangueira feita com materi-al resistente, o motor bom-beia a água em alta pressãopara o dispositivo, dando asensação de que se está vo-ando. A direção é controladapelos pés e a estabilidade pe-las mãos.

A emoção e a diversão es-tarão garantidas para o públi-co presente nestes dias.

Luciano Netto

As escolas de samba e osblocos de Itanhaém já estãose preparando para o Carna-val 2014. Os ensaios estãosendo realizados para quepossam fazer bonito nasapresentações que vão ocor-rer do dia 28 de fevereiro aodia 4 de março. A novidadedeste ano é que as cinco es-colas de samba da Cidade vãose apresentar juntas, em umúnico desfile, no Centro.

Com o samba enredo ‘Nãodeixe o samba morrer’, aLiga das Entidades de Sam-ba de Itanhaém (LECI) reali-za aos domingos um ensaioem conjunto com todas asescolas que participarão dodesfile. No total são cincoagremiações: SociedadeCarnavalesca Libertação,Unidos do Gaivota, Unidos doPraião, Explosão da Cesp eAcadêmicos do Oásis. Os

A programação, que conta com desfile e blocos de arrasto,terá inicio no dia 28 de fevereiro e vai até 4 de março

ITANHAÉM

Blocos e escolas de samba sepreparam para Carnaval 2014

ensaios acontecem na La-deira, no Centro, a partirdas 20h30.

A Unidos do Gaivota tam-bém se prepara para a fes-ta nas sextas-feiras na Ave-nida Governador Mário Co-vas, no antigo terminal ro-doviário turístico, no Gaivo-ta. Já a Explosão da Cespensaia nas quartas-feiras,na Rua Aristide Gomes As-sunção, 529, na Praça doGuapiranga. A escola desamba Rio Preto ensaia asquintas-feiras e aos sába-

dos, em sua sede, na RuaJaras, 41, Gaivota, a partirdas 20 horas.

Já os blocos carnavales-cos prometem arrastar a to-dos com o trio elétrico e irãoagitar a galera nesses diasde festa. O Unidos doGuapurá vai apresentar osamba enredo ‘Nasce maisuma estrela’ e se reúne to-das segundas e quartas-fei-ras, às 20h30, na quadra daE.M. Profª Maria PatrocinaCondota, no Guapurá. AUnião dos Amigos de

Itanhaém (UAI) ensaia todasas quintas-feiras, a partirdas 20 horas, na RuaEdmundo Striga, 100, Jar-dim Sabaúna.

Na terça e quinta-feira, aAvenida Marechal Rondon,no Guaraú, é palco para osensaios do ‘Bloco MarechalRondon’ ao som do samba ‘OMarechal é Caiçara’, a par-tir das 20h30. Nos dias decarnaval, os blocos ‘As vir-gens do Tupi’, ‘Jardim Amé-rica’ e ‘Levianu`s’ tambémvão animar a Cidade.

Page 8: Folha da Cidade 243

Educação concedebolsas de pós-graduaçãopara servidores

O governo paulista vai cus-tear bolsas de pós-graduaçãopara professores,supervisores e diretores darede estadual de ensino. Osprojetos aprovados recebe-rão, por mês, R$ 1,3 mil noscursos de mestrado e R$ 1,6mil nos cursos de doutorado.Os interessados têm até o dia10 de abril para se cadastra-rem no site do "ProgramaMestrado e Doutorado".

As bolsas integram o pla-no de Formação Continuadade Educadores da Secretariada Educação, realizado pelaEscola de Formação e Aperfei-çoamento de Professores "Pau-lo Renato Costa Souza"(Efap), que pertence à pasta.

SERVIÇO"Programa deMestradoe Doutorado"

Inscrições até 10 de abril

www.rededosaber.sp.gov.br

Projetos aprovados receberão bolsa de R$1,3 mil para cursos de Mestrado e R$ 1,6

mil para cursos de Doutorado. Interessadosdevem se inscrever até 10 de abril

Para participar, o servidordeve optar por cursos volta-dos à disciplina ministrada emsala de aula, ou que desenvol-vam novas metodologias deensino. Precisa ainda ser ti-tular de cargo efetivo, porta-dor de licenciatura plena, es-tar em efetivo exercício emunidade da rede pública esta-dual e ser aluno de pós-gra-duação, no mestrado ou dou-torado.

Mais de 200 mil pessoas participamdos Shows de Verão em Itanhaém

Apresentando artistas con-sagrados da música brasileira,os Shows de Verão agradaramtodos os públicos que curtemmúsica. Uma grade variadacom pagode, samba, reggaenacional e internacional, rock,sertanejo e pop, mais de 200mil pessoas estiveram presen-tes na arena montada na Ave-nida Jaime de Castro para sedivertir durante os finais desemana. No período em que aCidade recebe cerca de 500 milturistas, Itanhaém ofereceuentretenimento para todos.

O grupo Só Pra Contrariare a sambista Leci Brandãoabriram a programação deshows. Na segunda semana, opalco foi do Sorriso Maroto,Bom Gosto e do Verão RockFestival, que teve a participa-ção de quatro bandas (Leeds,Instinto, Romahals e O Surto).Nos dias 24, 25 e 26, foi a vezde Daniel, Turma do Pagode eFernando & Sorocaba agitarem

o público. O cantor sertanejoLéo Magalhães apresentou seutrabalho na última sexta-feira(31), e, no sábado (1°), o gê-nero musical pop de Buchechaencerrou os Shows de Verão.

O Secretário Municipal deTurismo, Milton de Campos,destacou os resultados obti-dos. “É muito gratificante veros resultados positivos dosshows. O melhor de tudo é vera satisfação do público. Isso éfruto de um trabalho organi-zado e em equipe“

Para garantir o bem estare a segurança do público pre-sente, no local atuaram a Polí-cia Militar, Guarda Civil Muni-cipal, Defesa Civil, Serviço deAtendimento Móvel de Urgên-cia (SAMU 192) Regional Lito-ral Sul e Conselho Tutelar, alémdo apoio de agentes de verão,trânsito e segurança. O even-to é realizado pela Prefeiturade Itanhaém, por meio da Se-cretaria de Turismo.

Divulgação/Fernando & Sorocaba