ediÇÃo 33 - set.out.nov - 2013

28

Upload: viver-melhor-pro-vida

Post on 31-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Câncer X Cura

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 2: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

No mundo, mais de 13 milhões de pessoas se de-param com um diagnóstico impactante: câncer, sinal

de que um conjunto de células está crescendo de modo desordenado, ori-ginando um tumor. No Brasil, todos os anos, cerca de 500 mil pessoas des-cobrem ser portadoras de algum tipo de câncer, segundo o InCa (Instituto Nacional do Câncer). Entretanto, se descoberto precocemente (daí a im-portância do check-up periódico), há grandes chances de cura, em virtude do avanço que a medicina experimen-ta nos últimos anos.

As modernas técnicas de diag-nóstico, aliadas a opções de tratamen-tos (medicamentosos e cirúrgicos),

Você vai acompanhar uma reportagem especial sobre o centenário do artista tubaro-nense Willy Zumblick, come-morados em 26 de setembro deste ano. Nessas páginas, a filha do artista, Maria Elisa, em entrevista exclusiva à Viver Melhor, destaca as comemora-ções em homenagem à grande estrela das artes do Sul Catari-nense. Conta, ainda, as lições de fé e integridade deixadas pelo pai.

Confira ainda as novida-des sobre o ambulatório de Dermatologia, inaugurado em setembro, no 6º andar do Pró--Vida Diagnóstico.

Os 14 sintomas que devem fazer você procurar seu médico imediatamente também serão destaque de uma reportagem desta edição.

A prevenção ganha espaço na página 7, ao destacarmos a prevenção do câncer de mama e de próstata, por meio das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Também nesta edição

2 Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Câncer,esperança e cura

Estatísticas, o papel do check-up na prevenção, tratamentos e a palavra

de quem viveu a doença serão

destaques da edição.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/casos-de-cancer-avancam-e-medicina-se-dedica-novos-tratamentos.html

o suporte a portadores e familiares, representam uma esperança a quem passa por essa experiência. E é essa questão que Viver melhor vai abordar. Neste especial, falar-se-á a respeito da doença de forma mais humanizada. Para tanto, conversamos com a oncologista da Pró-Vida, Dra. Caroline Quarezemin, que traçou um panorama da doença, ressaltando a importância do trabalho de uma equipe multidisciplinar (formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e demais profissionais) durante o tratamento.

Os cânceres mais frequentes no mundo, no Brasil e na região Sul, os tratamentos, depoimentos de quem vivenciou a doença e a contribuição da informa-ção para desmistificá--la. Esses e outros temas relacionados ao câncer você acompanha aqui. Boa leitu-ra!

Page 3: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Modernos métodos de diagnóstico e longevidade da população

favorecem descoberta do câncer.

Chances de cura crescem com progresso dos tratamentos

O fato de celebridades as-sumirem ter tido a doença contribui para desmistificar o câncer. Foi o caso do ator Reynaldo Gianechinni, que após descobrir ter um linfoma, em 2011, passou a atuar em organizações que lutam contra a doença.

Em 1960, apenas 20% dos pacientes com câncer se curavam. Hoje, felizmen-te, 60% obtêm a cura.

O tratamento evoluiu muito nos últimos anos. Pode ser feito através de cirurgia, radiotera-pia (radiações utilizadas para destruir um tumor), quimioterapia (aplicação de medicamentos para combater células doentes) ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é preciso combinar mais de um tipo de tratamento.

3Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

*Estudo realizado por Ana Luisa Curi, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Saúde do Estado.

Fonte: http/www.inca.gov.br; http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/casos-de-cancer-avancam-e-medicina-se-dedica-novos-tratamentos.html , http://g1.globo.com/

sc/santa-catarina/noticia/2013/06/cancer-e-segunda-maior-causa-de-morte-entre-catarinenses-diz-estudo.html

Estatísticas

Por ano, quase 13 milhões de casos de câncer surgem no mundo. 7,5 milhões morrem em virtude da doença. No Brasil, são 500 mil novos casos/ano. 150 mil pessoas não resistem.

De acordo com especial publicado recentemente pelo G1, mais de 100 tipos de câncer já Foram descobertos. O que mais mata no mundo é o de pulmão, considerado raro até o século XIX. 70% são provocados pelo cigarro. Depois, vêm os de estômago, fígado, intestino e mama.

o câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Fora os tumores da pele não melanoma, é o

2º na região Sul. No Brasil, por ano, são quase 13 mil vítimas e 53 mil novos casos. Em seguida, vem o câncer de colo de útero (leia

mais na página 7).

entre os homens, outro muito comum é o de próstata (leia mais na página 7). No Brasil, em 2012, estima-se terem ocorrido 60.180

casos novos. A idade é fator de risco. O número de casos aumentará cerca de 60% até 2015.

em sc, o câncer é a segunda maior causa de morte, sendo os de pulmão (para ambos os sexos), mama (mulheres) e

próstata, traqueia e brônquios (homens) os mais letais*.

a poluiÇÃo, a eXposiÇÃo solar e a má alimentaÇÃo são fatores que podem contribuir para o aumento dos casos.

Page 4: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

A avaliação de dados como histórico familiar, além de alguns testes genéticos já dispo-níveis, podem auxiliar, visando a medidas profiláticas (aumento da frequência de exames ou mesmo definição de abordagem cirúrgica para prevenção).

“E apesar de ter ganhado im-portância apenas na metade do século XX, a intensificação dos esforços científicos no combate ao câncer aumentou nas últimas décadas”, ressalta Dra. Caroline.

Entretanto, mesmo com o aumento da perspectiva de bons desfechos (redução de mortali-dade e manutenção da quali-dade de vida) no tratamento do câncer, o diagnóstico, ainda traz insegurança a pacientes e familiares. “É essencial, por isso, a assistência por profissionais capacitados em avaliar e con-trolar os sintomas de natureza física, social e emocional, o que permitirá elevação da qualidade de vida de todos os envolvi-dos”, conclui.

Novos métodos de diagnóstico e tratamento representam esperança

www.clicprovida.com.br4 Viver Melhor

Ocâncer tem se tornado uma doença cada vez mais comum e, infelizmente ainda representa uma cau-

sa importante de mortalidade. “Há estimativas que em alguns países, em breve o câncer será a causa mais comum de morte, ultrapassando inclu-sive a doença cardiovascular”, alerta a oncologista da Pró-Vida, Dra. Caroline

Quarezemin, nesta en-trevista à Viver melhor.

Apesar de re-latos de casos há mais de 2.700 anos, estes eram raros até o século XIX. O aumento de casos da do-ença, não deve,

no entanto, segundo a médica, ser unicamente atribuído aos malefícios das mudanças de estilo de vida, mas também ao aumento da longevidade. “O aumento da expectativa de vida, os fatores ambientais, genéticos e infecciosos podem, na maioria das vezes de forma interligada, desen-cadear o aparecimento da doença”, pontua Dra. Caroline.

Ela destaca, ainda, que o câncer não é uma doença, mas sim um con-junto de doenças com características semelhantes. Infelizmente, a preven-ção não é possível em todos os tipos. “Mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. A abordagem comportamental e no estilo de vida pode, portanto, reduzir a sua incidência”, reforça.

cuidadosde ordem física, social e emocional são essenciais à manutenção da qualidade de vida mediante o câncer.

“Mudanças comportamentais e intervenções podem ajudar a prevenir o câncer, assim como fazer

o diagnóstico precoce em cada indivíduo, respei-tando suas particularidades (genética, estilo de

vida, doenças associadas). Por isso, é essencial a adesão da população a avaliações oncológicas,

com equipe multiprofissional capacitada.”

dra. caroline quarezemin | Oncologista

Page 5: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

O aposentado Mario César Ber-nardes, 65 anos, descobriu a doença durante o check-up feito na Pró-Vida, em 2012. Ao realizar a colonoscopia, foi diagnosticado câncer no intestino (3º mais incidente no Sul, sendo 18/100 mil a proporção) e imediatamente ope-rado pelo cirurgião Jaime Gelosa. Mario teve de passar por dois procedimentos

e fazer quimioterapia. Contou, no per-curso, com dois anjos. “Minha esposa Liliana e o enfermeiro Israel Claumann, que foi um grande amigo no período mais crítico do tratamento. Passei a ter uma vida mais saudável. Hoje, curado, sinto-me bem, feliz e destaco a todos a importância de realizar exames preventivos”.

A orientadora educacional Liliana Garcia, 55 anos, conviveu de perto com o câncer desde cedo. Cuidou da avó durante 20 anos e acompanhou o esposo Mario no desafio de lidar com a doença. “Dessa experiência, ficou uma valiosa lição. As marcas da cirurgia são mínimas diante da vitória sobre o câncer. O check-up, nesse contexto, tem uma importância cada vez maior na prevenção e diagnóstico precoce de doenças que podem ser letais”.

Com o objetivo de repassar aos leitores uma visão humanizada e próxima da relação entre câncer e cura, Viver melhor entrevistou pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela experiência com a doença.

renascimento

Mudança de vida

Apoio constante

O cansaço constante e a forte dor no peito fizeram a fisioterapeuta e professora Clarissa Niero Moraes (foto), 28 anos, interromper sua rotina de trabalho em abril de 2010. Por tomografia, foi diagnosticada com um linfo-ma não-Hodgkin no mediasti-no (que pressionava o exter-no) e iniciou a quimioterapia 40 dias depois. “Minha médica me disse que era lutar ou morrer, e minha prerrogativa foi lutar. Frente ao problema, reagi com otimismo, pois creio ser essencial à cura”, conta Clarissa. Ela também realizou radioterapia.

Tendo perdido os cabelos durante o tratamento, diz que “as prioridades mudam quando passamos por um câncer. Estar com a família, trabalhar menos e ser feliz com pouco”.

Sede de viver

É a palavra que melhor define a experiência de quem vivenciou o câncer, como portador ou cuidador.

www.clicprovida.com.br 5Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

liliana garcia

Page 6: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 7: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Outubro e novembro são meses tradicionalmente marcados pela ênfase à prevenção de dois grandes males: Câncer de Mama e Próstata

Conhecido internacionalmente como Ou-tubro Rosa, o movimento iniciou em 2006 e divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, que totaliza mais de 1,2 milhões de casos novos por ano no mundo. A mamografia é eficaz à prevenção e detecção precoce de microcalcificações que dão início à doença.

Um a cada seis homens terá câncer de próstata. A esta-tística alarmante é do InCa. O câncer de próstata é o 6º tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens, sobretudo nos países desenvolvidos.

Parte desse aumento é sinal das práticas de rastreamento pelo teste Antígeno Prostático Específico (PSA). O exame de toque retal, embora ainda seja tabu a muitos homens, é outro importante meio de detecção. Para fazer referência à importância da prevenção, criou-se o Novembro Azul, já que dia 17 é o dia mundial de combate à doença.

prevenir É palavra-chave dos meses de outubro e novembro,

no Brasil e no mundo.

Fonte: www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/11/13/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata e www.outubrorosa.org.br/historia.htm

Check-up,fator essencial à saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que, a partir dos 19 anos de idade, o indivíduo faça check-ups periodi-camente. Na Pró-Vida, participando do pro-jeto Check-up, o cliente pode realizar todos os seus exames em um dia (se os exames prescritos forem os pré-estabelecidos). Mais informações pelo telefone 3631-1564.

7Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO /

NOVEMBRO / 2013

Page 8: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

8 Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

sentir-se saciado mesmo comendo pouco - Sentir-se saciado após comer muito pouco pode ser sinal de que há algo errado. Para saber se a saciedade chegou antes da hora, observe se, ao comer a quantidade habitual, você se sente cheio (a). As possíveis causas são: refluxo, síndrome do intestino irritável, gastrite, úlcera, problemas na vesícula ou no esôfago. Em casos mais sérios, pode até indicar câncer.

mudanÇas repentinas no estado mental - Estas podem significar problemas como infecção, desidratação, anemia, baixo índice glicêmico ou problemas mentais. Em alguns casos, pode ser causada por acidente vascular cerebral ou tumor.

sede intensa e muitas idas ao banheiro para urinar - Beber muita água (cerca de quatro litros por dia) e ir ao banheiro em intervalos menores do que o de costume podem ser sintomas de rinite alérgica ou de que os níveis de glicemia do sangue estão desregulados. O sintoma pode ser ainda um sinal de diabetes, deve-se procurar um médico para o diagnóstico adequado.

Falta de ar - Se a dificuldade para respirar vai além de um nariz congestionado ou perdura após a prática de atividade física intensa, pode haver problema respiratório. Entre as causas, podem estar doença pulmonar obstrutiva crônica, anemia, bronquite, asma, pneumonia, embolia e problemas de coração.

Febre persistente - Febre alta por mais de uma semana indica que é hora de procurar o médico. Estas podem ser causadas por infecções — que podem ir de uma infecção urinária a tuberculose. Há febres causadas por cânceres (como o linfoma), doenças autoimunes, uso contínuo de alguns medicamentos e doenças reumatológicas.

perda de peso inVoluntária - Perda de mais de 10% do peso corporal nos últimos meses sem causa aparente deve ser investigada. Entre as possíveis causas, estão: hipertireoidismo, diabetes, depressão e outros distúrbios psicológicos, além de patologias do fígado, cânceres e outras doenças que interferem na forma como o corpo absorve os nutrientes.

Recentemente, a revista veja publicou reportagem apontando 14 sintomas que devem nos levar imediatamente ao médico. “cabe ao indivíduo conhecer seu organismo, buscando orientação médica a qualquer desses sintomas”, comenta Dr. Luiz Carlos Kummer, clínico da Pró-Vida, a respeito da questão.

Page 9: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

9Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/14-sintomas-que-deveriam-fazer-voce-procurar-um-medicohttp://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/19395-14-sintomas-que-devem-leva-lo-imediatamente-ao-medico

*Todos os casos descritos nessa matéria são meramente informativos e devem servir apenas de alerta para que o médico seja procurado a fim de estabelecer uma melhor análise quanto a condição clínica do paciente.

que devem levar vocêimediatamente ao médico urina escura, pele e olhos amarelados - Urina com aparência

escura, chegando a manchar a roupa, os olhos e a pele amarelados, demonstram que o organismo pode estar enfrentando desequilíbrios, de substâncias no sangue. Isso pode ser causado por

icterícia, hepatite, cálculo biliar, câncer de pâncreas ou de fígado e processos infecciosos variados.

tosse persistente - Tosse seca, do tipo que arranha a garganta e o pulmão e tem duração de mais de três semanas, pode refletir o uso de alguns remédios ou o sintoma de tuberculose, sinusite ou mesmo de refluxo gástrico.

dor torácica - Quando a dor é recorrente e desaparece dez minutos depois da prática de exercícios, pode indicar angina - sintoma precursor do infarto.

E em todos os demais casos, dor torácica é sintoma de alerta.

VÔmito - Sem um motivo aparente pode ser prenúncio de infarto ou ainda de problemas vascular, digestivo ou, ainda, neurológico.

tontura ou sensaÇÃo de desmaio - Casos em que a tontura ocorre após uma forte pancada na cabeça e vem acompanhada de febre alta, perda súbita de audição, dor

no peito e visão podem ser graves e devem ser encaminhados imediatamente ao médico. Outros casos de urgência vêm acompanhados de enfraquecimento das pernas ou braços, fala embaralhada, perda de consciência e mal-estar. Todos esses casos requerem atenção médica.

VisualiZaÇÃo de manchas brilhantes ou alguns Flashes de luZ - Pode indicar alterações na retina, como uma má circulação ou mesmo seu descolamento.

Tais sinais luminosos podem sinalizar o começo de uma crise de enxaqueca com aura.

mudanÇas bruscas nos hábitos intestinais - Entre as mais comuns estão: fezes com sangue, escuras ou amareladas; prisão de ventre ou diarreia e intensa vontade de defecar. Estas podem indicar infecções bacterianas

(como a salmonella), virais ou parasitárias. Há casos ainda de síndrome do intestino irritável, câncer de cólon e doença celíaca.

inchaÇo das pernas - Pessoas acima do peso e com varizes têm, normalmente, edema (inchaço) nas pernas ao fim do dia. Contudo, quando este começa a aparecer mais cedo e

vem acompanhado de falta de ar e inchaço no rosto, é importante procurar o médico.

Page 10: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Clientes que aderem ao projeto Check-up contam com novos serviços.

Proporcionar ao cliente a reali-zação de seu check-up em um só dia, contribuindo para o seu bem-estar. Esse é o objetivo do

projeto Check-up da Clínica Pró-Vida. Um plus - Agora, além de poder

realizar todos os seus exames em um só dia* (se os exames prescritos forem os pré-estabelecidos), o cliente pode optar por dar um plus no seu check-up: con-tará com avaliação odontológica gratuita e revisão de sua carteira de vacinação. “Desse modo, com esse serviço dispo-nível, se, a partir daí, o cliente quiser realizar um tratamento odontológico, ou desejar fazer uma vacina, e deixar sua carteira de vacinação em dia, tem

a comodidade de incluir esse serviço em seu Check-up de forma adicional”, explica a colaboradora responsável pelo Check-up da clínica, Juliana Ronconi Durante.

A partir dos 20 anos, o paciente já pode participar do programa, sendo que os exames disponibilizados dependerão da faixa etária à qual ele pertença. Com os exames prontos, o cliente retornará e o médico avaliará sua condição, encaminhando-o a um especialista, se necessário. O cliente Check-up é acom-panhado ano a ano.

Para mais informações, o telefone 3631-1564 e o email [email protected], estão disponíveis.

www.clicprovida.com.br

Datas comemorativasDia do Médico eDia do Dentista

18 de outubro foi escolhido como Dia do Médico por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. A vida de Lucas foi tema do livro “Médico de homens e de almas”, da escri-tora Taylor Caldwell.

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odon-tologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

Por meio da Revista Viver Melhor, a Clínica Pró-Vida parabeniza a todos os médicos e dentistas pelo seu dia!

10 Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Fonte: www.portaldafamilia.org.brwww.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-dentista.php

Page 11: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

A serviço da

vidaPró-Vida firma parceria com

serviço de remoção de pacientes

Visando ao bem-estar e co-modidade de seus clientes, a Clínica Pró-Vida, em agosto último, firmou parceria com

a empresa de remoções em ambu-lância Equipe Vida, de Araranguá. Inaugurada em abril, a empresa é especializada em remoções em ambu-lâncias convencionais ou UTI.

A Equipe Vida dispõe de tecno-logia de ponta em equipamentos, além de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, farmacêutica e socorristas, capa-citada para prestar assistência no transporte de pacientes e oferecer segurança emergencial na cobertura de eventos.

Por meio da parceria, serão ofe-recidos valores diferenciados para os clientes da Pró-Vida. De acordo com a diretora administrativa da Equipe

Vida, Eloana Casagrande, “atuar na Amurel junto à Pró-Vida, por sua credibilidade na região, é uma con-quista e uma inovação para nossa empresa”, celebra.

A Equipe Vida está habilitada, por meio de seus veículos e profis-sionais, a promover o atendimento a emergências, garantindo a segurança de todos os participantes de eventos de pequeno, médio e grande porte. A empresa cobre, ainda, eventos de alta periculosidade com UTI móvel, médicos e enfermagem especializada, e os de menor risco com ambulâncias convencionais e equipe de socorris-tas, além do serviço de remoção de clientes.

Para saber mais e tirar dúvidas, ligue (48) 9636-0203 ou escreva para [email protected]

www.clicprovida.com.br 11Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

“Por meio da parceria com a Equipe Vida, passamos a contar com o serviço de transporte de pacientes acamados, cadeirantes e com dificuldades de locomoção, fato que contribui para oferecer maior comodidade aos nossos clientes, com valores diferenciados”

Fábio Vandresen | Gerente geral

Page 12: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Expoente da arte no Sul, Willy Zumblick teria completado 100 anos em setembro. Sua arte projetou Tubarão para o mundo. 100

anos deWillyEsposo apaixonado, pai exemplar, ar-

tista de renome. Uma das 20 personalida-des catarinenses eleitas pelo Rotary e um dos 100 rotarianos a projetar o nome da entidade e de sua cidade natal, Tubarão,

para o Brasil e para o mundo, por sua arte. Torcedor do Hercílio Luz Futebol Clube,

o Leão do Sul. Homem de fé e devoto de Nossa Senhora Aparecida, expressou na Torre da Gratidão o agradecimento dos tubaronenses ao país e ao mundo pelas

doações recebidas na enchente de 1974. Episódios da história catarinense, como a República Juliana e o amor de Giuseppe e

Anita Garibaldi, a religiosidade, manifesta-da na Via Sacra e nas Bandeiras do Divino e personagens da vida tubaronense, como

a vendedora de doces Chiquinha e Carli-nhos, o bilheteiro, foram temas de algu-

mas de suas obras, em 75 anos de amor à arte. Todos esses adjetivos cabem a Willy

Alfredo Zumblick, nascido na Cidade Azul em 26 de setembro de 1913 e falecido na terra que amou em 03 de abril de 2008.

12

Page 13: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

www.clicprovida.com.br

“Meu pai era alguém muito humano, íntegro e que nos deixou um grande exemplo. Junto à minha mãe, Célia, ensinou a mim e a meus irmãos e posteriormente, a nossos filhos, por meio de suas atitudes, a amar e a entender as pessoas”.

“Era interessante ver como uma cena cor-riqueira do cotidiano era especial aos olhos de papai e encantava ao ser retratada. Como artista, ele carregava consigo uma estrela, como se costu-ma dizer. Conseguia transportar com amor, à tela, em cada cena ou indivíduo retratado, as emoções como forma de eternizá-los. Ele dizia que cada obra era um pedaço dele”, destaca D. Maria Elisa.

No dia do Centenário, promover-se-á, no Espaço de Artes da Unisul, uma sessão solene da Assembleia Legislativa, momento comunitário para celebrar a memória de Willy Zumblick. O museu que leva o nome do artista localizado no Centro da cidade será reinaugurado por ocasião do aniversário de Zumblick.

Willy em família

O artista Centenário

maria elisa Zumblick gelosa

A Visita dos Reis Magos à Sagrada

Família / 1963

Bandeira do Divino em Tubarão/ 1976Dilúvio em Tubarão/ 1974 A Charanga do Divino O Povo Sambaqui

13

Ternura de Mãe (Monumento às Mães)

1984

Page 14: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Visando a oferecer aos clientes maior comodidade em um espaço diferenciado, a Clínica Pró-Vida inaugura, em setembro, o ambula-

tório de Dermatologia. Este vai funcionar no 6º andar do edifício Pró-Vida Diagnóstico, na rua lateral do Supermercado Giassi.

Com a reformulação do espaço dedicado à especialidade na Pró-Vida, passou também

a integrar a equipe (formada pelos dermato-logistas Luís Gustavo de Ávila, Maria Virgínia de Melo Guedes e Mariane Corrêa Fissmer), a dermatologista Mirian Perini Popoaski.

Além das consultas, no local, o cliente poderá realizar os procedimentos dermatoló-gicos, tais como laser, botox, preenchimento, fototerapia e outros, contando com maior comodidade e discrição.

dermatologiaClínica inaugura em setembro novo ambulatório no 6º andar do Pró-Vida Diagnóstico.

14 Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Page 15: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

procedimentosConheça alguns dos procedimentos realizados

no ambulatório de Dermatologia.

15Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

dr. luís gustavo de ávila

Dermatologista

dra. maria Virgínia de melo guedes

Dermatologista

dra. mariane corrêa Fissmer

Dermatologista

dra. mirian perini popoaski

Dermatologista

Fototerapia (PUVA)A fototerapia consiste na aplicação de banhos de luz ultravioleta (UV). É indica-do também a pessoas com psoríase severa, quando não há mais resposta ao tratamento com creme. Também indicado aos portadores de vitiligo e eczema

atópico, explica Dr. Luís Gustavo de Ávila.

Laser Atualmente, são utilizados diferentes laseres na Dermatologia, e cada um aten-

de a um objetivo. Rugas profundas, estrias e pelos podem ser combatidos por meio do laser. Estrias violáceas (roxas) podem ser suavizadas pelo laser YAG. Já os laseres fracionados (CO2 e Erbium) combatem cicatrizes de acne e rugas acentua-das. A luz pulsada é eficaz na eliminação de manchas vermelhas e amarronzadas.

Depilação a laser Método muito eficaz na eliminação de pelos indesejáveis, a mulheres e homens (para eliminar pelos de barba que encravem, por exemplo). Deve ser realizado antes do verão, para evitar a radiação solar sobre a pele, alerta Dra. Maria Virgínia Guedes.

Botox O procedimento pode ser feito em qualquer época do ano, em pacientes a partir

dos 25 anos. O resultado provoca um relaxamento muscular, suavizando as rugas. Os efeitos duram de cinco a seis meses.

Page 16: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 17: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Os aparelhos ortodônticos, quando estéticos, são feitos em três tipos de material. policarbonato

Resina plástica de coloração opaca. Tem a desvantagem de ser mais frágil e mudar de coloração durante o tratamen-to. Não é recomendado para tratamentos prolongados. porcelana

Tem coloração estética opaca, sendo muito resistente em comparação ao policarbona-to. Não amarela, mesmo em tratamentos longos e tem um custo acessível. “É, atualmente, o material mais usado quando se fala em estética”, frisa Dra. Gabriela. saFira

De coloração translúcida, tem uma resistência muito próxima do bráquete de porcelana e não amarela mesmo em tratamentos longos. Tem custo mais elevado, porém é esteticamente superior.

Beleza e resistênciacaracterizam novos aparelhos

Arespeito do assunto, Viver melhor conversou com a or-todontista Gabriela Meneghel Bittencourt, da Pró-Odonto.

De acordo com Dra. Gabriela, o aparelho autoligado é uma possibilidade para se tratar a má oclusão dentária e é a tendência da ortodontia atual, apresen-tando vantagens em relação aos apare-lhos convencionais, aliando estética e agilidade nos tratamentos. Além disso, “esse tipo de aparelho induz a movi-mentação dentária sem necessidade de ligaduras elásticas (“borrachinhas”). Isso porque os próprios aparelhos já trazem consigo uma pequena peça metálica que ajuda a fixar o arco or-

todôntico”, explica.Desse modo, o aparelho autoligado

oferece mínimo atrito entre o bráquete e o arco, “podendo-se utilizar forças leves sobre os dentes, aumentando o conforto e diminuindo o tempo em relação aos tratamentos convencionais”, destaca a ortodontista. Tanto os aparelhos conven-cionais quanto os autoligados, possuem a opção de serem estéticos, com a van-tagem de produzir um efeito discreto, justamente por serem semelhantes à cor do dente.

Para mais informações sobre os aparelhos autoligados e estéticos, pode--se entrar em contato com a Pró-Odonto, pelo 3631-1550.

ortodôntico autoligado e estéticoaparelho

Conheça essa tendência

que combina funcionalidade

à estética.

www.clicprovida.com.br 17Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

“Apesar de ter um custo mais elevado, tanto na sua instalação como em sua manutenção, o aparelho autoligado pode representar uma economia aos pacientes, devido exatamente ao menor tempo de tratamento”

dra. gabriela m. bittencourt | Ortodontista

Page 18: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 19: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Neste inverno, além da Influenza, Tubarão se viu às voltas com uma doença perniciosa: a meningite. 18

casos da doença foram registrados no município, entre janeiro e agosto pela Fundação Municipal de Saúde. Quatro óbitos foram confirmados, mas não caracterizaram uma epi-demia.

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que en-volvem o cérebro. Pode ser de origem

bacteriana, viral, protozoária ou fúngica, e sendo o primeiro tipo o mais grave e contagioso. O tipo me-ningocócica pode, inclusive, levar a infecção generalizada. As sequelas da doença podem ser desde dificuldades de aprendizagem à paralisia cerebral. Tem início repentino e rápida evolu-ção, podendo levar à morte em até 48 horas. Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre alta, rigidez na nuca e vômito, além de irritação e manchas vermelhas pelo corpo.

Vacinaçãocontra Meningo C e Influenza mobilizou a população do Sul Catarinense neste inverno.

A vacinação imuniza somente contra a Meningo C ou meningocócica, tipo mais perigoso da doença. Na rede pública, a vacina está disponível para crianças de três e cinco meses. Com um ano, a dose deve ser reforçada. Para os adultos, a vacina é feita somente na rede particular, sendo que pessoas podem ser imunizadas em qualquer faixa etária. Assim como no caso da gripe A, como é altamente contagiosa, sendo transmitida pelas gotículas de saliva do indivíduo doente, medidas de higiene são também essenciais para prevenir a meningite.

Contra a Meningo C

meningite2013: 18 casos confirmados até o momento; destes, quatro foram meningócica, e três pessoas faleceram. Muitas pessoas procuraram a Pró-Vida para se imunizar. A vacina contra meningi-te pode ser aplicada em qualquer época do ano. inFluenZa2013: seis casos foram confirmados na região e registrados dois óbitos.

Em números

www.clicprovida.com.br 19Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

“É importante destacar nesse cenário a relevância da vacinação e da higienização das mãos, como forma de prevenção.”

enfª cristiane neves | Gerente operacional da Pró-Vida

Page 20: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 21: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

Sobre a questão, alvo de dú-vidas, mitos e temores, Viver melhor conversou com os uro-logistas Daniel Iser, Mauro da

Silva e Sandro Berni Brum, da Pró-Vida. “A literatura acerca dos cálculos

urinários menciona que, em muitos casos, dor excruciante é um dos principais sintomas manifestados. Muitos pacientes chegam ao pronto--atendimento com esta queixa”, destaca Dr. Daniel.

Os sintomas podem ser confundi-dos com quadros de infecção urinária ou problemas de coluna. Além da

dor, sangue na urina e dificuldade para urinar podem estar presentes. Mas, não obrigatoriamente o paciente com cálculo manifesta todos estes sintomas. “A presença de sangue na urina, por exemplo, é índice de cálculo em grande parte dos casos. Porém o fato de o paciente com sintomas não apresentar esse índice não significa ausência de cálculos urinários”, ressalta Dr. Mauro. O problema é mais frequente nos homens em idade produtiva, mas acomete ambos os sexos e pessoas de qualquer idade sendo a hereditariedade fator importante.

cálculos urinários

Saiba mais sobre as causas, tratamentos e

formas de evitar o problema, que pode causar intenso

sofrimento a quem o tem.

www.clicprovida.com.br

O leite e seus derivados não causam cálculos renais. O excesso de sal e de proteína animal na alimentação podem ocasionar a formação destes, no entanto, apenas deixar de consumi-los não é suficiente para evitar o pro-blema. Uma dieta equilibrada, a prática de exercícios e a ingestão de líquidos ajuda. Tomar bastante água pode diminuir a chance de o indivíduo apresentar cálculos, e auxilia na eliminação. “Cerca de 80% são expelidos pela urina. É importante frisar que não há alimento ou chá que elimine os cálculos”, esclarece Dr. Mauro.

Causas e mitos“Dor intensa é frequentemente sintoma

da presença de cálculos renais, relato comum

dos pacientes”

dr. daniel iserUrologista

“É importante lembrar que o leite e

derivados não causam cálculos renais”

dr. mauro da silvaUrologista

“Os atuais métodos cirúrgicos, menos invasivos,

permitem que o paciente volte mais rapidamente

às atividades”

dr. sandro brumUrologista

TratamentosPara os cálculos ureterais não

expelidos naturalmente pela urina, de acordo com Dr. Sandro Brum, pode-se utilizar terapia medicamentosa, a fim de dilatar o canal do ureter, facilitando a saída destes.

“A Litotripsia extracórporea é um método não cirúrgico de fragmentação dos cálculos, que podemos utilizar na tentativa de evitar a cirurgia”, explica.

Mas os procedimentos cirúr-gicos, atuais, são muito menos invasivos, e permitem que o paciente retorne às atividades mais rapidamente. Os cálculos podem ainda ser tratados com procedimentos endoscópicos. “Nestes, através do canal da ure-tra, busca-se retirá-los”, pontua Dr. Sandro.

Nas cirurgias percutâneas, para cálculos renais maiores, uma pequena incisão de cerca de 1cm é realizada e os cálculos são fragmentados e retirados através desta. A recuperação pós opera-tória é breve e o paciente pode voltar muito mais rapidamente ao trabalho.

“Outro método ainda utilizado é a cirurgia tradicional. Porém, ela tornou-se exceção frente aos métodos mais modernos, sendo reservada para casos especiais”, finaliza Dr.Daniel Iser.

21Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Page 22: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 23: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

23Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Recorde de públicoHumanização do atendimento e a

importância dos exames de ima-gem como métodos diferenciais no diagnóstico de doenças pulmonares

difusas foram tema da 6ª edição. O evento reu-niu mais de 120 pessoas, entre médicos, demais profissionais de saúde e estudantes de Medicina.

O evento aconteceu no auditório da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão). Organizado pelo cirurgião torácico da Clínica, Dr. Marcelo João Losso, trouxe a Tubarão dois renomados médicos.

Dr. José de Jesus Camargo, cirurgião pionei-ro em transplante pulmonar na América Latina, destacou a importância da humanização no atendimento. Frisou a necessidade de o médico

ser “especialista em gente”. “Na atualidade, as pessoas estão carentes de serem bem tratadas. Cabe ao médico desenvolver a habilidade de lidar com o paciente, de relacionar-se com ele e a família”, apontou o médico. Dr. Camargo é o atual Diretor Médico do Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.

Também ministrou palestra o radiologista Rodrigo Moreira Bello, que atua no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre e no Hospital Mãe de Deus, também na capital gaúcha. Dr. Rodrigo falou da importância da abordagem, por exames de imagem, das doenças pulmonares difusas, facilitando seu diagnóstico e tratamento.

na 6ª edição da Educação Médica Continuada da Pró-Vida.

www.clicprovida.com.br

“A Educação Médica continuada, iniciativa promovida pela Pró-Vida desde 2012, vem se consolidando como uma ação permanente de aperfeiçoamento de nosso corpo clínico. É, ainda, um espaço de discussão de temas relevantes ao cotidiano dos profissionais de saúde”

dr. jaime césar souza Diretor executivo da Pró-Vida

Da esquerda para a direita: o pneumologista Dr. Marcelo Costa, o coordenador do evento Dr. Marcelo Losso, o palestrante

Dr. José Camargo e o diretor da Pró-Vida Dr. Jaime Souza

Page 24: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 25: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

é uma publicação trimestral de responsabilidade da Clínica Pró-Vida - Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2075, Centro, Tubarão - SC - Telefone: (48) 3631-1500 www.clicprovida.com.br

Edição uaW! comunicação & design [email protected] | 48.3626-1374

Diretoria ExecutivaDiretoria ExecutivaDiretoria ExecutivaGerente

dr. jaime césar souza dr. nei e. Fava

dr. Varne Viana Fábio Vandresen

PediatriaEm junho, o chefe de

Pediatria da Pró-Vida, Dr. Paulo Cruz Júnior, participou do VI Congresso Gaúcho de atualização em Pediatria e do IV Simpósio Sul-Americano de Pediatria. Na ocasião, aconte-ceu também o Encontro Anual da Sociedade de Pediatria do RS. Questões como o impacto das tecnologias na saúde dos adolescentes, foram tratadas.

EndocrinologiaO endocrinologista Jorge

Maraschin participou, em junho, de dois encontros da especialidade nos EUA. A 95ª reunião anual da Endo Socie-ty, em São Francisco, o maior evento norte-americano da área e um dos mais relevantes em nível mundial. Dr. Jorge esteve presente também à 73ª reunião da American Diabetes Association, em Chicago.

UrologiaO urologista Daniel Iser par-

ticipou, em agosto, do Uromee-ting Brasil 2013, em Campinas (SP). O tema do congresso foi Atualização em Hiperplasia Benigna da Próstata.

O cirurgião do aparelho digestivo da Pró-Vida, Dr. Jaime Gelosa Souza, recebeu comenda de titular no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A posse ocorreu no Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis. Atualmente, o Colégio é a principal entidade nacional na área de Cirurgia.

A dermatologista Mariane Cor-rêa Fissmer concluiu mestrado em Ciências da Saúde pela Unisul. A dissertação, que teve como título “Perfil de uso de medicamentos de pré-escolares de até 24 meses de ida-de: uma ênfase na automedicação em condições dermatológicas” revelou um índice de 56,5% de automedica-ção para problemas de pele.

O ginecologista e obstetra especia-lista em Medicina Fetal Dr. Thiago Ker-ber Corrêa, foi nomeado membro titular da Sociedade Internacional de Ultrasso-nografia em Ginecologia e Obstetrícia (International Society on Ultrasound in Obstetrics and Gynecology - ISUOG), organização de referência na difusão do conhecimento da ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia no mundo.

Comenda

Mestre Nomeação

Nas eleições do 4º membro da di-retoria da Pró-Vida, foram eleitos o Dr. Peter da Silva Henrique, que permane-ce no cargo até dezembro e o Dr. Nelson Ubaldo Filho, que assumirá o mandato no primeiro semestre de 2014.

Aos médicos Marcel Accordi (ra-diologista) e Renato Mizote (pediatra), que agora integram a Clínica Pró-Vida.

Eleições

Boas-vindas

www.clicprovida.com.br 25Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

Novos métodosRecentemente, os cirurgiões do aparelho digestivo e membros da equipe

da Pró-Vida, Dr. Darlan Kestering e Dr. Jaime Gelosa, participaram do Curso de Gastroenterologia no Hospital das Clínicas, em São Paulo (Gastrão), o mais relevante encontro de atualidades da Gastroenterologia e cirurgia digestiva. Novos métodos em cirurgia bariátrica, menos radicais, foram destacados.

Page 26: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013
Page 27: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013

27Viver Melhor SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / 2013

A Clínica Pró-Vida está sempre pronta para lhe atender. Atendimento diário das 8h às 23h,

inclusive sábados, domingos e feriados.

Aqui você encontra Centro de Diagnósticos, Centro Cirúrgico, Ambulatório de Especialidades,

Pronto Atendimento, Central de Vacinas, Fisiotera-pia e Odontologia, serviços que garantem

o seu bem-estar e o de sua família.

O que você precisar em exames encontra aqui. Modernos equipamentos, diagnóstico eficaz, profissionais especializados

Centro de Diagnósticos

www.clicprovida.com.br

aLERGOLOGIA

cARDIOLOGIA

cARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

cIRURGIA GERAL

cIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL

cIRURGIA ONCOLóGICA

cIRURGIA PEDIÁTRICA

cIRURGIA PLÁSTICA

cIRURGIA TORÁCICA

cLíNICA GERAL

dERMATOLOGIA

eNDOCRINOLOGIA

gASTROENTEROLOGIA

gINECOLOGIA

hOMEOPATIA

mEDICINA DO SONO

nEUROLOGIA

nEUROLOGIA PEDIÁTRICA

nUTRIçãO

oBSTETRíCIA

oFTALMOLOGIA

oNCOLOGIA

oRTOPEDIA

oTORRINOLARINGOLOGIA

pEDIATRIA

pNEUMOLOGIA

pNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

pROCTOLOGIA

pSICOLOGIA

pSICOPEDAGOGIA

pSIQUIATRIA

rEUMATOLOGIA

uROLOGIA

Ambulatório de Especialidades

Exames doaparelho digestivo

MANOMETRIA ESOFÁGICA

PH-METRIA

VíDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Exames dointestino grosso, reto e ânus

MANOMETRIA ANORRETAL

VíDEO RETOSSIGMOIDOSCOPIA

VíDEO COLONOSCOPIA

Examesradiológicos

DENSITOMETRIA óSSEA

MAMOGRAFIA DIGITAL

RAIO X DIGITAL

TOMOGRAFIA DIGITAL

Examesoftalmológicos

ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA

BIOMETRIA

CAMPIMETRIA

FOTOCOAGULAçãO A LASER

OCT (TOMOGRAFIA DE COERêNCIA OPTICA)

MICROSCOPIA ESPECULAR

PAQUIMETRIA

RETINOGRAFIA DIGITAL

TOPOGRAFIA

ULTRASSOM DE GLOBO OCULAR

Exames cardiológicos

ECOCARDIOGRAMA (ADULTO E PEDIÁTRICO)

ECOCARDIOGRAMA COM STRESS FISíCO

ELETROCARDIOGRAMA

HOLTER 24H

MAPA

TESTE DE ESTEIRA

Exames deultrasom

ULTRASSOM COM DOPLER

ULTRASSOM MORFOLóGICO

ULTRASSOM OBSTÉTRICO 4D

ULTRASSOM GERAL

Outrosexames

BIóPSIAS PAAF (PUNçãO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA)

BIóPSIAS POR FRAGMENTO (CORE)

ELETROENCEFALOGRAMA

ESPIROMETRIA

POLISSONOGRAFIA

URODINâMICA

O maior centro de especialidades da região. Corpo de especialistas conceituados contando com mais de 100 profissionais.

Page 28: EDIÇÃO 33 - SET.OUT.NOV - 2013