pop notícias - edição 33

16
Notícias Belo Horizonte • Matozinhos • Pedro Leopoldo • Ribeirão das Neves 13 a 19 de março de 2010 • ano 2 • número 33 Marcio Lacerda página 3 O Prefeito destaca projetos na Pam- pulha, como a inauguração do maior aquário de água doce do Brasil, com peixes do “Velho Chico”, e a limpeza na Lagoa para a Copa das Confede- rações, em 2013. Distribuição gratuita Sem Votação Maior aquário de água doce é inaugurado em BH Casa Popular Sustentável páginas 8 e 9 página 12 página 5 páginas 6 e 7 Belo Horizonte Belo Horizonte Pedro Leopoldo Ribeirão das Neves O projeto “Minha Casa Hol- cim”, que realiza a construção de casas populares, susten- tável, confortável e acessível, deve ser lançado no segundo semestre em Pedro Leopoldo. O morador poderá também optar em três modelos: bá- sico, plus ou acessibilidade, voltados para os portadores de necessidades especiais. As casas já estão disponíveis na região sudeste e poderão ser comercializadas em pon- tos de revendas credencia- dos da Holcim. Por falta de quorum, vários projetos de lei estão sem vo- tação na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Desde o fim do Carnaval, apenas um projeto de lei foi apreciado e votado na Câmara dos Verea- dores, em uma lista recheada de 99 projetos e 23 vetos do executivo. Durante as reuni- ões ordinárias, os plenários ficam concentrados de vere- adores, mas no momento da votação uma parcela deles desiste e acaba indo embo- ra. Por falta de quorum, a vo- tação não acontece, sendo adiada para a próxima reu- nião ordinária. Belo Horizonte recebeu o maior aquário de água doce do Brasil. Localizado no Jardim Zoo-Botânico, o Aquário recebe 40 espécies de peixes trazidos do Rio São Francisco. São cerca de 1.200 pei- xes, distribuídos nas 22 repartições do aquário. O espaço tem aproximadamente 3 mil m², divididos em dois pavimentos. O aquário é um pedacinho do Velho Chico e da cultura da população ribeirinha, das danças típicas e da gastronomia local. Da terra à mesa Produtos agrícolas desenvolvidos no município de Neves serão repassados a instituições assistenciais através do Programa de Aquisição Alimentar Twier: @popnocias Confira o resultado da promoção "Nunca subesme uma mulherzinha" na página 2!

Upload: comunicacao-objetiva

Post on 30-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de 13/03 a 19/03/2010

TRANSCRIPT

Page 1: POP Notícias - Edição 33

Pop Notícias . 12-17 de janeiro de 2010

NotíciasBelo Horizonte • Matozinhos • Pedro Leopoldo • Ribeirão das Neves 13 a 19 de março de 2010 • ano 2 • número 33

Marcio Lacerda

página 3

O Prefeito destaca projetos na Pam-pulha, como a inauguração do maior aquário de água doce do Brasil, com peixes do “Velho Chico”, e a limpeza na Lagoa para a Copa das Confede-rações, em 2013.

Marcio Lacerda

Distribuição gratuita

Sem Votação

Maior aquário de água doce é inaugurado em BH

Casa Popular Sustentável

páginas 8 e 9

página 12

página 5

páginas 6 e 7

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Pedro LeopoldoRibeirão das Neves

O projeto “Minha Casa Hol-cim”, que realiza a construção de casas populares, susten-tável, confortável e acessível, deve ser lançado no segundo semestre em Pedro Leopoldo. O morador poderá também optar em três modelos: bá-sico, plus ou acessibilidade, voltados para os portadores de necessidades especiais. As casas já estão disponíveis na região sudeste e poderão ser comercializadas em pon-tos de revendas credencia-dos da Holcim.

Por falta de quorum, vários projetos de lei estão sem vo-tação na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Desde o fim do Carnaval, apenas um projeto de lei foi apreciado e votado na Câmara dos Verea-dores, em uma lista recheada de 99 projetos e 23 vetos do executivo. Durante as reuni-ões ordinárias, os plenários ficam concentrados de vere-adores, mas no momento da votação uma parcela deles desiste e acaba indo embo-ra. Por falta de quorum, a vo-tação não acontece, sendo adiada para a próxima reu-nião ordinária.

Belo Horizonte recebeu o maior aquário de água doce do Brasil. Localizado no Jardim Zoo-Botânico, o Aquário recebe 40 espécies de peixes trazidos do Rio São Francisco. São cerca de 1.200 pei-xes, distribuídos nas 22 repartições do aquário. O espaço tem aproximadamente 3 mil m², divididos em dois pavimentos. O aquário é um pedacinho do Velho Chico e da cultura da população ribeirinha, das danças típicas e da gastronomia local.

Da terra à mesaProdutos agrícolas desenvolvidos no município de Neves serão repassados a

instituições assistenciais através do Programa de Aquisição Alimentar

Twitter:@popnoticias

Confira o resultadoda promoção

"Nunca subestimeuma mulherzinha"

na página 2!

Page 2: POP Notícias - Edição 33

213 a 19 de marco de 2010,

OPINIÃO

Chargeda semana

Assunto da semana:Aquário da Prefeitura

“A visita domingo (7) ao aquario de Belo Horizon-te foi muito interessante. Por não visitar o Zoo há muito tempo, pude perceber como a estrutura está muito mais aprimorada e melhor estrutura-da e com esse Aquario mais uma possibilidade é oferecida aos visitantes do Zoo.”

Raquel & João Xavier | Belo Horizonte

“Quando se fala em aquário gigante asso-ciamos aos peixes de água salgada. Neste caso será diferente, já que áqua é doce e os peixes são do Rio São Francisco.”

Lorrayne Reysla | Rib. das Neves

“Achei bastante interessante a iniciativa da Fun-dação Zoo-Botânica de BH em parceria com a prefeitura para a criação de um aquário. Ainda não tive a oportunidade de visitá-lo, mas acre-dito que esta proposta de conhecer os peixes do Rio São Francisco pode até mesmo ajudar na preservação do rio.”

Thais Manini | Belo Horizonte

“Este aquário vai atrair a atenção da popu-lação e aumentar o número de visitas no zoológico. Isto vai ajudar que fortaleça o ponto turístico.”

Aline Almeida | Rib. das Neves

“Acho interessante. Isto concentrará, além da biodiversidade do Rio São Francisco, par-te da essência cultural do Norte de Minas em local da Região Metropolitana.”

Fabiano Sartori | Rib. das Neves

Um mundo para preservar

A palavra de ordem é pre-servar. Preservar a cultura, a saúde, a beleza, a natureza, os espaços, a privacidade, a diversidade, a fé. Preservar a vida. Inúmeras organizações, sejam governamentais ou não governamentais, se movem em todo o mundo, buscan-do realizar ações efetivas de conscientização, muitas vezes em torno do óbvio: os recursos do mundo são finitos e é o tem-po de se pensar uma forma de reverter esse quadro já se es-gotou.

Durante todos estes anos, a exploração da natureza tem sido feita de forma devastado-ra e inconsequente, acabando não apenas com os recursos naturais de cada região atin-gida, mas também com o que há de mais importante em ser preservado, mas que não so-brevive por si só: o homem.

É preciso começar do me-nor, do macro. Em Ribeirão das Neves, com a criação do Banco de Alimentos, pequenos agri-cultores organizados podem

a partir de agora, preservar seu trabalho, seu espaço, seu modo de vida, manter suas fa-mílias e ao mesmo tempo, pre-servar uma vida mais saudável para todos.

Em Belo Horizonte, a AGB - Peixe Vivo - Associação Exe-cutiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas, atua no desenvolvimento e apoio na gestão dos recursos hídricos das bacias hidrográficas, ga-rantindo o desenvolvimento sustentável e hoje, exerce um importante papel na preserva-ção da bacia do Rio das Velhas. O Projeto Manuelzão, projeto de extensão da UFMG, busca a revitalização da Bacia do Rio das Velhas, maior afluente do rio São Francisco, englobando parcerias com 51 municípios e governo de Minas. Com a trans-posição do Rio São Francisco, em busca de uma solução para a seca do nordeste, mui-to discute sobre a viabilidade técnica e financeira do projeto e suas consequências e tam-bém sobre o risco de extinção

de algumas espécies da fauna da bacia São Francisco.

Antes de tudo, é preciso co-nhecer para preservar.

Com a criação do Aquário no Zoológico de Belo horizonte, a riqueza do Rio São Francisco poderá ser apreciada de perto em seus 22 recintos e 1200 peixes de 40 espécies: um verdadeiro espaço de referên-cia de pesquisa e também de educação ambiental. Não dei-xem de aproveitar este espa-ço. Levar o filho, o pai, a mãe, o irmão. É hora de preservar o encontro. De discutir e buscar uma forma melhor de se con-viver e tornar este mundo me-lhor, não amanhã, mas hoje.

Somos 7 bilhões de ha-bitantes e depender de uma conscientização geral para então começar a fazer algo, é incabível. Muito se fala em “preservar o passado para co-nhecer o futuro”, mas e você, o que tem feito para preservar o presente?

Page 3: POP Notícias - Edição 33

313 a 19 de marco de 2010,

GERAL

Lula considera satisfatório desempenho da economia em 2009

ECONOMIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou satisfatório o desempenho da economia em 2009. A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Gui-do Mantega, que despachou na quinta-feira (11) com o presi-dente no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisó-ria do governo federal.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de to-dos os bens e serviços produzi-dos no país) ficou em R$ 3,143 trilhões, com queda de 0,2% em relação ao ano anterior. No quar-to trimestre de 2009, entretan-to, o PIB cresceu 2%, em relação ao mesmo período do ano ante-rior. Na comparação com igual período de 2008, o crescimento foi de 4,3%.

“O presidente disse que es-tava satisfeito com os números, que o Brasil teve um excelente desempenho em 2009, ano de crise. E é bom lembrar porque tem gente que esquece”, afir-mou o ministro da Fazenda.

Ele disse ainda que o presi-dente Lula preocupa-se mais com o presente do país do que com o resultado da economia

no ano passado, principalmente com relação ao último trimestre do ano, quando a economia re-gistrou crescimento de 2% em comparação aos trimestres an-teriores.

“O último trimestre do ano passado tem uma interferência forte no presente. Já é um pe-ríodo mais próximo. Mostrei a ele [Lula] que foi um excelente crescimento, e ele ficou satis-feito. Mostrei ainda a compara-ção com outros países, e ele viu que o Brasil teve um excelente desempenho em comparação a outros países”, disse Mantega.

O presidente Lula se inte-ressou também em saber se o crescimento deste ano é sus-tentável ou poderia gerar infla-ção, como temem alguns analis-tas. De acordo com Mantega, o presidente foi informado de que o crescimento é sustentável, sim. Sobre a inflação registrada no início do ano, Mantega disse que os índices de março estarão muito menores do que os de ja-neiro e fevereiro.

O ministro lembrou que o Brasil foi um dos poucos países a reagir rapidamente à crise e

teve “um bom desempenho” frente à maioria esmagadora que teve retração em suas eco-nomias no ano passado.

Segundo Mantega, o cresci-mento brasileiro pode ser consi-derado razoável diante da maior crise do capitalismo dos últimos 80 anos. Ele destacou que o que puxou a economia, a partir do terceiro trimestre, e refletiu no resultado, foi a indústria, que ti-

nha caído nos períodos anterio-res, além da formação bruta de capital fixo ( investimento), que, disse, cresceu no quarto trimes-tre do ano passado em compa-ração ao trimestre anterior 6,6%.

“Isso mostra que houve a plena retomada dos investimen-tos desde o segundo semestre do ano passado e, particular-mente, no último trimestre do ano. Mostra que aquele vigor

que a economia tinha foi plena-mente retomado, com qualida-de”, disse.

De acordo com Mantega, o consumo das famílias cresceu nos últimos três meses do ano puxando o crescimento, mas com o investimento acima do próprio crescimento, um mo-vimento considerado “salutar” pelo ministro.Fonte: Agência Brasil

Político DESTAQUE

Marcio LacerdaPrefeitura de Belo Horizonte volta seus

olhos para Pampulha

“A visão e a vivência desse aquário irá nos estimular cada vez mais a preservar e respeitar essa vida tão bonita, que são os peixes da Bacia.”

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Zoo-Botânica de BH, inaugurou o primeiro aquário temáti-co de água doce do Brasil, com peixes originários da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com o ob-jetivo de realizar estudos sobre a biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro e proporcionar mais uma opção de lazer na capital .

“Esse aquário tem um significado muito grande para todos nós mineiros, para os estados da bacia do São Francisco e para todos os municípios aqui tão bem representados por Pirapora, essa cidade símbolo do Chico Mineiro”, declarou o Prefeito Márcio Lacerda, durante a inauguração na sexta-feira (5). Para ele, este projeto só foi possível ser concluído, apesar das dificuldades enfrentadas na execução e finalização do projeto, graças ao empenho e continuidade das gestões tanto da Zoobotânica quanto do município: “A presença aqui do Evandro [Presidente da Fundação Zoobotânica], significa muito, e nos dá a certeza de que com ânimo é possível enfrentar projetos difíceis e chegar a um bom termo, sempre contando com essa visão de continuidade das gestões. Precisamos preservar em Belo Horizonte essa cultura de continuidade das gestões municipais já que há tantos anos vem dando certo. E esse aquário aqui é um exemplo disso”, afirmou.

Além do Aquário e do cuidado contínuo com o Rio das Velhas, a atenção se volta também para a Lagoa da Pampulha. Em uma tentativa de resgatar a Lagoa, um projeto ousado está sob avaliação dos técnicos da prefeitura. Apresentado em fevereiro, a proposta é de levar para o espelho d’água seis em-barcações de última geração capazes de limpar a água com ozônio e oxigênio que seriam capazes de, em três anos, despoluir a lagoa e deixá-la em condições dignas para receber os visitantes internacio-nais da Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo. O projeto tem o custo aproximado de R$ 50 milhões.

Foto

: Joã

o Ca

rlos

Roch

a

Page 4: POP Notícias - Edição 33

413 a 19 de marco de 2010,

GERAL

192 mil novos empregos devem ser criados em Minas Gerais nes-te ano. A previsão foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplica-da. Segundo o instituto, além das vagas, outros 2,1 milhões de postos de trabalho terão que ser preenchidos no estado.

Os garotos do Santos massacra-ram o time do Naviraense-MS, o baile de Neymar, Robinho e companhia aconteceu na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. 10 a 0 foi o placar. Mas o que marcou a partida, foram as comemorações do jogadores alvinegros.

O ministro Marco Aurélio do Su-premo Tribunal Federal negou o pedido do suplente Pedro do Ovo (PR) e manteve as investigações no Superior Tribunal de Justiça sobre o esquema de corrupção envolvendo deputados da Câma-ra Legislativa do Distrito Federal.

As operadoras de telefonia fixa e celular lideram um triste ranking para os consumidores. Elas fo-ram o principal motivo de recla-mações no Procon da Assem-bleia Legislativa de Minas Gerais no ano passado.

Vaiado ao ser substituído no segundo tempo, Kaká não es-condeu sua insatisfação com o resultado no ano em que o Real Madri, tinha a chance de disputar a final da competição no seu es-tádio, em Madri.

Santos

Política

Telefonia

Kaká

Mulheres são maioria entre os mais ricos do Brasil

Governo discute possibilidade de reduzir impostos para serviço de banda larga

Site envia email lembrando o dia

da vacinação

GRIPE SUÍNA

PESQUISA

INTERNET

A Pesquisa divulgada na se-gunda-feira (08) pela consul-toria Serasa Experian mostra que as mulheres são maioria entre os mais ricos do Brasil. Segundo o estudo, cerca de 4,9 milhões de mulheres e 4,7 milhões de homens participam do grupo dos mais ricos e prós-peros do país, as classes (A e B), o que corresponde a 7,12% dos 135 milhões de brasileiros avaliados na pesquisa.

A pesquisa criou dez gru-pos (entre A e J) e os dividiu em 39 subcategorias. A base da pesquisa foram os dados do Censo e da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) do Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE) e também informações de hábi-tos de consumo e marketing.

As mulheres “ricas, sofis-ticadas e influentes” somam

cerca de 1 milhão de brasilei-ros de um total de 2,5 milhões que pertencem a este grupo (A) e que ainda é composto em sua maioria por homens. Nes-te universo, 611 mil mulheres (39% do total) são executivas bem sucedidas que vivem com luxo e conforto em áreas nobres das grandes cidades.

Já no grupo (B), que reúne os “prósperos moradores urba-nos”, as mulheres são maioria em três das quatro subcatego-rias existentes. Na subcatego-ria de “empregos estáveis”, por exemplo, cerca de 1,15 milhão de mulheres têm carreira está-vel, bons salários e recorrem ao crédito com frequência.

A avaliação da professora e doutora em sociologia Cristina Panella, uma das executoras do estudo, é de que cresce a cada dia a participação das

mulheres ocupando altos car-gos. “Ainda existe a disparida-de porque o justo seria termos 50% de mulheres ocupando cargos executivos de alto escalão. Mas se pensarmos que este êxodo feminino para o mercado de trabalho teve início na década de 60, che-gamos à conclusão que é um fenômeno recente e, portanto, passível de acomodações”.

Uma representação do possível crescimento feminino é o grupo que mostra que as mulheres estão se dedicando mais aos estudos e ao traba-lho para buscar ascender a um novo patamar social. Num universo de 2,83 milhões de pessoas que desejam melho-rar sua posição social, 55% são mulheres entre 26 e 40 anos de idade.

A redução de impostos para a prestação de serviços de banda larga é uma das questões que está sendo dis-cutida na elaboração do Plano Geral de Banda Larga, segun-do o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, que participou na terça-feira (9) de audiência pública na Co-missão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Para o ministro, uma das

possibilidades para que se promova a redução de impos-tos é a massificação do servi-ço. “As concessionárias e as provedoras têm que entender o seguinte: quando você mas-sifica o serviço, quando tem mais gente usando banda lar-ga, o preço pode cair porque tem mais gente usando.”

O presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, José Fernandes

Pauletti, que também partici-pou da audiência pública, dis-se que essa é uma questão que não se pode deixar de fora do plano porque os impostos representam quase 50% do custo final do serviço.

“É uma variável importante, é uma fonte de recursos im-portante para os governos es-taduais, mas é mais importan-te para o desenvolvimento do país e da sociedade”, afirmou.

Em dois dias, 12,8 mil pessoas já se cadastraram para receber um e-mail com a data de vacinação contra influenza A (H1N1) - gripe su-ína, segundo o secretário de Vigilância à Saúde do Minis-tério da Saúde, Gerson Penna. O cadastramento começou ontem na segunda-feira (8).

O interessado deve infor-mar o seu e-mail e qual grupo de vacinação faz parte. Com isso, ele receberá uma men-sagem informando a data de vacinação do grupo. O cadas-tro pode ser feito pelo endere-ço eletrônico www.vacinaca-oinfluenza.com.br. A meta é

imunizar 91 milhões de pes-soas contra a doença, sendo 60 milhões da faixa etária de 20 a 39 anos.

Fique atento ao calendário:

22 de março a 2 de abril:gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos.05 a 23 de abril:adultos de 20 a 29 anos24 de abril a 7 de maio:idosos maiores de 60 anos e portadores de doenças crôni-cas10 a 21 de maio:população de 30 a 39 anos.

Preconceito

Homossexuais militares são alvo

de críticas, não so-mente nas Forças

Armadas, mas tam-bém entre os que li-

dam diretamente com a popula-ção nas ruas. PMs gays afirmam que sofrem preconceito e, em alguns casos, preferem escon-der a orientação sexual.

Emprego

© Antonio Cruz/ABr

Page 5: POP Notícias - Edição 33

513 a 19 de marco de 2010,

Falta de quórum impede votação de projetos para a cidade

Obras do Orçamento Participativo devem iniciar no primeiro semestre de 2010

A falta de quorum, quantidade mínima de pessoas para partici-par de uma votação, na Câmara Municipal de Belo Horizonte está inquietando a população. Desde o fim do Carnaval, apenas um proje-to de lei foi apreciado e votado na Câmara dos Vereadores, em uma lista recheada de projetos e vetos do executivo.

As votações acontecem ape-nas nos 10 primeiros dias do mês. São 10 reuniões ordinárias nos primeiros 10 dias úteis. De acordo com o vereador e líder do governo na Câmara, Paulo Lamac, não está sendo votado nenhum projeto e a expectativa é que pelo menos algum deles seja aprova-do ainda este mês.

Durante as reuniões ordiná-rias, os plenários ficam concen-trados de vereadores, mas no momento da votação uma parcela deles desiste e acaba indo em-bora. Por falta de quorum, a vota-ção não acontece, sendo adiada para a próxima reunião ordinária. Lamac defende que isso aconte-ce devido à falta de acordo entre as partes em relação ao projeto em si. Esse desacordo inviabiliza

Do papel para a operação. As obras do Orçamento Participativo devem começar no primeiro se-mestre de 2010. Serão investi-dos R$ 22 milhões em 17 obras que foram licitadas e agora aguar-dam ordem de serviço. Outros 71 empreendimentos devem ser lici-tados ainda neste ano.

As obras têm previsão de 12 e 15 meses para a sua conclusão. Três obras são das regiões Pam-pulha e Norte da capital. Também estão no projeto a realização de obras em cinco regiões: Barreiro, Centro-Sul, Nordeste, Leste, No-roeste. Este ano, não serão feitos empreendimentos nas regionais Venda Nova e Oeste. Outras 71 obras também devem ter seus projetos executivos licitados. O custo total dessas equivale a R$ 99,4 milhões.

Entre as obras executadas destacam-se a construção da Unidade Municipal de Educação

Infantil (Umei), intervenção para contenção de enchente, cons-trução de centro de saúde, ade-quação de parques, praças e es-paços para a prática de esportes, além da urbanização de becos, ruas e vilas. As obras são realiza-das em regiões mais carentes da cidade.

Região NorteNa região norte da capital

serão realizados três empreen-dimentos: Vila Trevo (Pampulha), Praça do bairro Antônio Ribeiro de Abreu (Norte) e Quadra do bairro Floramar (Norte).

No bairro Ribeiro de Abreu será implantada a Praça Antônio Ribeiro de Abreu (Rua Oscar La-mounier Godofredo entre Ruas Efigênia Bartolomeu Veloso e Monte Ararat) com a criação de jardins, playground, passeio, bancos e mesas, contenções, rampa, escada de acesso e área para ginástica. No bairro Floramar

será feita a reforma do Centro Esportivo Bairro Floramar (Rua Igaraúnas esquina com Av. Joa-quim Clemente), com a substitui-ção do alambrado, fechamento da quadra, recuperação do piso, demarcação e instalação de equi-pamentos esportivos, área de convivência, canteiros gramados, bancos, plantio de árvores, arqui-bancada, almoxarifado e constru-ção de acesso à Av. Joaquim Cle-mente. O prazo para a execução dessas duas obras é de 120 dias. As três obras têm custo total de R$ 479.185,70.

Nos 16 anos de história do OP, a população da capital mineira aprovou 1.292 empreendimen-tos, sendo que deste total 1.030 foram concluídos, 40 estão em fase de execução, 205 em outras fases, como orçamento, desapro-priação, remoção etc, e 17 foram licitadas e estão prontas para execução.

POLÍTICA

EMPREENDIMENTOS

a votação. Um exemplo é a Lei 820/2009, referente ao Uso e Ocupação do Solo, que, segundo ele, é complexa e tem sido objeto de debate.

Nessa situação, a Câmara mantém 23 vetos em pauta do executivo, que impedem análise de qualquer um dos 76 Projetos de Lei ainda sem apreciação. Se-gundo Lamac, a falta de aprecia-ção dos 23 vetos do executivo não são empecilhos para que o executivo cumpra seu trabalho normalmente.

Em relação à suposta greve branca, Lamac diz não acreditar nessa greve. “Eu não acredito na greve, porque na verdade não existe beneficio nem vantagem para os vereadores, mas um des-gaste de sua própria imagem”, afirma.

Licença maternidadeNo dia que celebrou o Dia Inter-

nacional da Mulher, o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda as-sinou o Projeto de Lei que amplia o período de licença maternidade das servidoras públicas muni-cipais de 120 para 180 dias. O projeto de autoria do executivo foi

encaminhado para votação na Câ-mara Municipal de Belo Horizonte. A proposta está em conformidade com a Lei Federal nº 11.770 de 9 de setembro de 2008.

Caso aprovado pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei deve ser adotado a partir de 2011. Na data de publicação da Lei, serão beneficiadas as mulheres que estiverem em gozo da licença maternidade. Elas terão direito à prorrogação a partir do primeiro dia subsequente ao término do período concedido para a licença originária. A licença não possui natureza previdenciária e seu pa-gamento será feito com recursos do orçamento próprio das admi-nistrações direta e indireta do município.

De acordo com o Prefeito, considerando a quantidade de mulheres grávidas no momento, detectou-se que o impacto finan-ceiro pode girar em torno de R$ 3,5 milhões por ano. O benefício será concedido às ocupantes de cargos e empregos públicos que, na data de publicação da Lei, estiverem em gozo da licença maternidade. O direito será garantido na mesma

HORIZONTEBELO

Desde o fim do carnaval, foi votado apenas um projeto de lei municipal e ainda estão em pauta 99 outros projetos,

sendo 23 vetos do Prefeito Márcio Lacerda

proporção, à servidora ou empre-gada pública que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança.

O projeto de Lei está em con-formidade com a Lei Federal nº 11.770/08, que permite a cria-

ção do Programa Empresa Cida-dã, destinado à prorrogação da licença-maternidade mediante concessão de incentivo fiscal às empresas, mas também com base legal para aplicação no âm-bito dos municípios.

Confira as obras anunciadas BarreiroCentro de Saúde Regina – R$ 1.478.000,16Parque Ecológico Novo Tirol – R$ 414.081,60Quadra de esportes descoberta do Conjunto Átila de Paiva – R$ 262.993,57Quadra de esportes descoberta do Conjunto Tunel do Ibirité – R$ 443.988,98 Centro-SulUrbanização do Beco Sete Lagoas – Vila Estrela – R$ 1.916.014,70 LesteCampo de Futebol Society Jonas Veiga – R$ 544.899,30Beco Itaité – Vila Boa Vista – R$ 650.452,77Rua Doutor Brochado – Vila Alto Vera Cruz – R$ 250.561,31 NordesteUrbanização do complexo de ruas do bairro Goiânia: Rua Um e Garriça – R$ 1.312.403,29 NoroesteUmei Nova Esperança – R$ 5.066.775,16Centro Esportivo São Cristóvão – R$ 1.264.375,23Centro Poliesportivo Dom Bosco – R$ 1.589.048,39Quadra Poliesportiva Bairro São José – R$ 293.216,38Rua Tocantins – R$ 6.000.000,00 NortePraça do bairro Antônio Ribeiro de Abreu – R$ 184.799,79Quadra do bairro Floramar – R$ 134.796,04 Pampulha Vila Trevo – R$ 159.589,87

Page 6: POP Notícias - Edição 33

613 a 19 de marco de 2010,

HORIZONTEBELO

urubins, dourados, curimatãs e matrin-xãs. Esses são al-

gumas das espécies de peixes que abrigam o maior aquário temá-tico de água doce do Brasil: o Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco. A atração está instalada no Jardim Zoológico. São mais de 3 mil metros quadra-dos abrigando 40 espécies de peixes do Rio São Francisco, o “Velho Chico”.

Um dos seus objetivos é facilitar a conservação da vida aquática do Velho Chico. O local está disponível para a visitação e oferece estu-dos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. As obras foram ini-ciadas em 2006, pela Pre-feitura de Belo Horizonte, em parceria com a Prefeitura de Pirapora e o Ministério do Meio Ambiente, e teve custo de R$ 5,5 milhões.

De acordo com o Prefeito de Pirapora Warmillon Braga, o aquário é muito mais do que um espaço onde se mantém peixes em cativeiro. “O aquá-rio não é só peixe. Vai além disso. Ele vai abordar a botâ-nica, os biomas e os aspec-tos humanos. Vamos traba-lhar a riqueza do povo ribeirinho, o

a visitação e oferece estu-dos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. As obras foram ini-ciadas em 2006, pela Pre-feitura de Belo Horizonte, em parceria com a Prefeitura de Pirapora e o Ministério do Meio Ambiente, e teve custo de R$ 5,5 milhões.

De acordo com o Prefeito de Pirapora Warmillon Braga, o aquário é muito mais do que um espaço onde se mantém peixes em cativeiro. “O aquá-rio não é só peixe. Vai além disso. Ele vai abordar a botâ-nica, os biomas e os aspec-tos humanos. Vamos traba-lhar a riqueza do povo ribeirinho, o

seu artesa-nato, folclore, culi-nária, gastronomia”, afirma.

O espaço é um pedacinho da região por onde passa o Velho Chico. A cultura do inte-rior, as danças típicas, a gas-tronomia e a biodiversidade são identificadas em vários momentos. No segundo an-dar do Aquário são expostos objetos de decorações que simbolizam a cultura da po-pulação ribeirinha, como as carrancas, redes de pesca, âncora, canoas, peças de ce-râmica, esculturas, uma ré-plica, em tamanho reduzido, do barco a vapor Benjamim Guimarães.

Para o prefeito Warmillon Braga, o potencial do Rio São Francisco é capaz de unir po-vos e tribos de vários estados em busca de revitalização

do rio. “O Rio é capaz de unir regiões, governos e organi-zações não governamentais. Que as pessoas que visitem aqui sejam multiplicadoras na questão do meio ambiente e que a gente consiga unir e integrar ações que busquem conservar e revitalizar o Rio. É esse o nosso desejo: a salva-ção dos rios e não apenas do São Francisco, mas de todos os rios do Brasil”.

Para o Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, o aquário será um importante atrativo para população. “O Aquário tem a função de revi-talizar a Fundação Zoo-botâni-ca, mas também de ser atra-tivo turístico e de mostrar a necessidade de preservação da vida e da sustentabilidade do rio são Francisco”, afirma o

prefeito.

São cerca de 1.200 peixes, distribuídos nas 22 repartições do aquário. O es-paço é dividido em dois pavi-mentos, contendo um auditó-rio, com capacidade para 100 pessoas é equipado com aparelhagem audiovisual (te-lão, data show e som) para a apresentação de documentá-rios e realização de eventos temáticos.

O visitante Carlos Antônio aproveitou a inauguração do Aquário para visitar o espaço, com seus filhos, Amanda e Marcos. “Aproveitei a opor-tunidade para mostrar para meus filhos a importância de preservar o meio ambiente, conhecer de perto os rios e variedade de peixes. O aquá-rio é um presente para a ci-dade, principalmente para os alunos se conscientizarem da importância da preserva-ção da natureza e das águas”, ressalta.

Para o visitante que de-seja conhecer o Aquário

da Prefeitura, a Fun-dação Zoo-Botânica oferece o serviço de educação e cons-cientização, com

desenvolvimento e aplicação de estraté-

gias educativas junto ao público visitante referentes à questão sócio-ambiental e preservação da natureza.

Cerca de 1.200 peixes, de 40 espécies diferentes, estão abrigados nos tanques

AQU�ARIO DE AGUA DOCE E� O MAIOR DO BRASILAQU�ARIO DE AGUA DOCE AQU�ARIO DE AGUA DOCE AQU�ARIO DE AGUA DOCE AQU�ARIO DE AGUA DOCE E� O MAIOR DO BRASILAQU�ARIO DE AGUA DOCE E� O MAIOR DO BRASILAQU�ARIO DE AGUA DOCE

613 a 19 de marco de 2010,13 a 19 de marco de 2010,13 a 19 de marco de 2010

HORIZONTEBELO6

13 a 19 de marco de 2010,

O Velho ChicoO Rio São Francisco foi

descoberto em 1501, pelo navegador europeu Américo Vespúcio. O Rio nasce no Par-que Nacional da Serra da Ca-nastra, em Minas Gerais, e sua bacia drena os estados Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e Distrito Federal. Nesse trajeto, o Rio percorre três tipos de biomas: Cerra-do, Caatinga e Mata Atlântica. Seus maiores afluentes são os rios Paraopeba, das Velhas, Paracatu, Urucuia, Corrente e Grande.

O “Velho Chico” e seus afluentes possui a 3ª bacia hi-drográfica do Brasil e a 1ª con-tida inteiramente em território brasileiro, com extensão é de 2,7 mil quilômetros. Em Minas Gerais, estão inseridos 36,8% da bacia.

O Rio abastece seis das principais usinas hidrelétricas do Brasil: Três Marias (MG), Sobradinho (BA), Itaparica (PE), Moxotó (BA), o complexo de Paulo Afonso, que fica no município baiano de mesmo nome e Xingó (AL).

A pesca é uma das ativida-des mais tradicionais das fa-mílias ribeirinhas e a principal renda familiar. Mas a poluição, o uso inadequado do solo, nor-mas pesqueiras impróprias, sobrepesca, ou pesca preda-tória, destruição de habitat e barramentos foram suficien-tes para diminuir a prática na região.

O Rio São Francisco man-tém cerca de 180 espécies de peixes de água doce, sen-do que apenas 160 delas são conhecidas. Cerca de 13% das espécies da bacia têm valor comercial para consumo hu-mano e 80% dessas não con-seguem se reproduzir em cati-veiro nas condições normais, o que exige a indução artificial à desova.

Ao todo são 450 mil litros de água, distribuídos nos 22 tanques. O Aquário da Prefeitura representa o Rio São Francisco, a cultura da população ribeirinha, os costumes e atividades do povo, com

cenografia que assemelha-se à margem e o fundo do Rio.

Page 7: POP Notícias - Edição 33

713 a 19 de marco de 2010,

HORIZONTEBELO7

13 a 19 de marco de 2010,13 a 19 de marco de 2010,13 a 19 de marco de 2010

HORIZONTEBELO7

13 a 19 de marco de 2010,

Cultura, tradição e motivação

O grupo Santa Cruz foi um dos destaques da inauguração do Aquário. O grupo apresentou danças típicas da cultura ri-beirinha, como a Carneiro, Gambá, Gandú, Engenho e Marga-rida. O violão, o bandolim, a sanfona, o surdo e o pandeiro são os principais instrumentos utilizados nas danças. O grupo já apresentou em várias cidades do Brasil e conquistou prêmios em festivais. Santa Cruz já foi tema de livro de autores renoma-dos como Guimarães Rosa. O grupo tem mais de 70 anos, e tem 24 integrantes.

De acordo com o integrante Edson Victor Araújo do Carmo, o objetivo do grupo é reu-nir as pessoas para fazer uma brincadei-ra, ser fonte de recreação e tirar as crian-ças e jovens das ruas. “Antigamente, não tinha luz no final da tarde e as pessoas se uniam para brincar nas ruas”, afirma. Satisfeito com a inauguração do aquário, Edson diz que “essa é uma oportunidade para valorizar o Rio São Francisco. Não apenas a população do interior deve valorizar, mas todo mundo porque o Rio é de todos”.

“Aproveitei a oportunidade para mostrar para meus filhos a importância de preservar o meio ambiente, conhecer de perto os rios e variedade de peixes. O aquário é um presente para a cidade, principalmente para os alunos se

conscientizarem da importância da preservação da natureza e das

águas”.

Local: Jardim Zoológico - avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, PampulhaHorário: 9h às 16hDatas: terça a domingoPreço: R$ 5,00 (à parte do zoológico)Domingo: R$2,00Feriado: R$4,00Gratuito: todas as terças-feiras- Crianças de até 7 anos ou com menos de 1,30m de altura - Adultos acima de 64 anos, com identificação - Sócios da Sociedade de Amigos da Zoo-Botânica - Todo primeiro sábado de cada mês. Caso o primeiro sábado seja feriado, a isenção fica para o segundo.

São cerca de 40 espécies de peixe, entre elas a pirambeba, o piau-três-pintas, o piau verdadeiro, o piau branco, o mandi prata, o mandi amarelo, a manjuba, a piaba rapadura, a piaba-do-rabo-vermelho, a piaba-do-rabo-amarelo, o cascudo, o surubim, o dourado, o curimatãs e o matrinxã.

As espécies foram selecionadas de acordo com interesse científico e do público, com a raridade, com a representatividade e facili-dade de aquisição e com o manejo. Para me-lhor tranquilidade e bem estar, os peixes em cativeiro precisam estar em ambientes com o mínimo estresse, que possua esconderijos e uma boa qualidade de água.

Para manter a qualidade da água, o Aquário possui um sistema de filtragem que funciona 24 horas por dia, composto por filtros de areia, zeolita, ozônio, carvão ativado e ultra-violeta. O sistema possui bombas que proporcionam a oxigenação da água através de sua circulação e movimentação. A cada duas horas a água de todos os tanques passa pelo sistema de fil-tragem que funciona 24 horas. A temperatura média do aquário é de 25 graus centígra-dos. Diariamente, uma equipe realiza em cada tanque, testes para verifi-car a temperatura, oxigênio dis-solvido, pH, alcalinidade, dure-za e concentração de amônia, nitrito e nitrato.

Os peixes recebem cui-dados especiais. Qualquer alteração física ou compor-tamental dos peixes, uma equipe técnica realiza o aten-dimento médico-veterinário. O novos peixes que chegam do Rio São Francisco permanecem isola-

dos por um período mínimo de trinta dias, para a sua observação e tratamento.

A alimentação dos peixes do cativeiro é a base de rações específicas. Os ani-mais carnívoros, como o dourado, rece-bem ração peletizada, com altos teores de proteína de tamanhos diferentes. Os peixes de hábito onívoro recebem rações compostas por alimentos de origem ve-getal e animal. As rações são fornecidas em diferentes tamanhos de acordo com a espécie.

No aquário foram colocadas pedras, areia e cascalho, pedaços de madeira curtidos e plantas aquáticas, que variam de acordo com a necessidade de cada espécie. No Tanque Maior, a cenografia contou com peças moldadas em resina e em fibra de vidro, e pintadas com tinta especial. Assim, os visitantes têm a im-pressão de ver a estrutura de níveis que compõem um leito de rio.

@popnoticiasAcesse e comente!

VISITE O AQUÁRIO

CUIDADOS

Page 8: POP Notícias - Edição 33

813 a 19 de marco de 2010,

Produto original da terra na mesa do cidadãoProduto original da terra na mesa do cidadão

HORIZONTE

NEVESRIBEIRÃO DAS

Alimentos fornecidos pela prefeitura a instituições assistenciais serão comprados de

produtores de Ribeirão das Neves

Banco de Alimentos (BA) é um programa mu-nicipal que visa a distribuição de alimentos em instituições assistenciais compromissadas

ao auxílio de pessoas, famílias e bairros carentes. Com a implantação do Programa de Aquisição Alimentar(PAA), que através de recursos municipal e federal irá comprar produtos agrícola familiar de Ribeirão das Neves, o BA será abastecido, garantindo o acesso de alimentos oferecidos a estes prestadores de serviço a comunidade.

A Obra Social Padre José Maria (OSPJM), instalada no bairro Santa Martinha, oferece almoço de graça de segun-da à sexta-feira para pessoas e famílias carentes cadastra-das na região. Equipes de voluntários assumem a cozinha que alimenta cerca de 70 pessoas por dia. Os alimentos são recebidos de doações de todas as partes da socieda-de. O programa é uma das fontes que ajuda a manter o pra-to de cada dia de muita gente.

Segundo o responsável pela obra, Padre Geraldo, exis-tem muita gente pobre na região que só tem o auxilio do

governo ou o salário mínimo como fonte de renda. Ofere-cer almoço para este público gera uma economia mensal extremamente significante. Eliana Sousa Bento começou a almoçar na OSPJM há pouco tempo. Com duas crianças em casa e o marido desempregado, o Bolsa Família é sua única renda. Hoje, os quatro comem todos os dias na ins-tituição. “Faz uma semana que venho aqui. As vezes as voluntárias dão comida na boca dos meus filhos enquanto eu almoço. A comida aqui é muito boa”, afirma.

Uma vez por semana, quem comanda a cozinha da obra é Salvador Dias de Andrade. Voluntário do local, traba-lha como cuidador de idosos, além realizar serviços extras de pedreiro. Há um ano começou a fazer parte da cozinha como ajudante, mas devido a um imprevisto, a cozinheira da época teve que deixar a função. Como tinha experiên-cia com fogão industrial resolveu assumir o desafio. Hoje, junto com suas auxiliares, prepara a refeição das quartas-feiras. “Eu gosto de estar aqui e servir o povo. Fico ansioso durante a semana para que este dia chegue. Tenho a cons-

ciência de que o nosso trabalho é feito com amor, e encher a barriga das pessoas é muito gratificante,” afirma.

Segundo o prefeito Walace Ventura, durante o evento de apresentação do PAA, a prefeitura tem investindo em programas que venham beneficiar a população, principal-mente a mais carente. “ Garantir a ampliação de alimentos a mais entidades assistenciais significa alimentar mais famílias, o que constitui mais uma conquista para o muni-cípio, ressaltando ainda que estes alimentos terão qualida-de, pois terão a Segurança Alimentar e nutricional, ou seja, passarão pelo fiscalização de especialistas.”

Embora tenha melhorado nos últimos anos, o Índice de Desenvolvimentos Humano (IDH) de Neves ainda per-manece baixo. Portanto, a atenção com estas entidades devem ser mantida e reforçada. Atualmente, o Banco de Alimento atende 38 instituições, como creches, escolas e famílias cadastradas. Com o PAA a intenção da prefeitura é ampliar o número de beneficiados.

Os beneficiados do PAA

Por Enrico Delavia Rosa

m 2003 foi aprovada pelo congresso nacio-nal a Lei 10.696, que

gerou o Programa Compra Dire-ta Local da Agricultura Familiar (CDLAF). Este programa deter-

mina que, parte dos alimen-tos destinados a institu-cionais públicas deve ser comprada de produtores agrícola locais. Portanto, a prefeitura de Ribeirão das

Neves fechou um con-vênio com Governo Fe-deral, cujo objetivo é a compra de alimentos através da agricultu-

ra familiar, surgindo assim, o Programa de Aquisição Ali-mentar (PAA).

Segundo a Secretária Adjun-

ta de Assis-tência

Social, Maria de Lourdes Me-nezes, em abril de 2009 o Mi-nistério de Desenvolvimento Social (MDS) abriu um edital para implantação do PAA. Den-tre as exigências era neces-sário que o município tivesse uma população acima de 100 mil habitantes e que possuís-se um equipamento de segu-rança alimentar, que no caso de Neves, funciona o Banco de Alimentos. O prefeito Wa-lace Ventura avaliou a impor-tância do projeto e decidiu que o município deveria investir com a contribuição de recur-sos financeiros necessários para a contrapartida exigida na implantação. Os técnicos da Secretaria de Assistência Social elaboraram o projeto em conjunto com a Emater e foi aprovado pelo Conselho Muni-cipal de Segurança Alimentar e

Nutricional – CONSEA.

O programa tem a duração de 3 anos, com o valor total de R$1.595.846,97 e poderá ser prorrogado. “Os produtores de Ribeirão das Neves e demais municípios irão fornecer sema-nalmente, de acordo com cro-nograma pré-estabelecido, os produtos para que o município de Neves distribua às entidades cadastradas no Banco de Ali-mentos”, afirma Maria Lourdes. Para agilizar o processo foi cria-do a associação dos produtores agrícolas com objetivo de se organizarem e buscarem juntos melhores alternativas para a produção.

O PAA criará perspectivas que garantirão a regularidade de aquisição de alimentos a entidades que atualmente se sustentam de subsídios mu-nicipais e doações, creches, escolas e famílias cadastradas nas associações conveniadas ao Banco de Alimentos, gerando uma larga escala de segurança alimentar e nutricional no muni-cípio. A meta pretende envolver 133 agricultores familiares de Ribeirão das Neves e municí-pios vizinhos.

Maria de Lourdes Menezes, Secretária Adjunta de Assistência Social de Ribeirão das Neves

Foto

: Viv

iane

San

tana

Page 9: POP Notícias - Edição 33

913 a 19 de marco de 2010,

Produto original da terra na mesa do cidadãoNEVESRIBEIRÃO DAS

Programa de Aquisi-ção Alimentar (PAA) tem como objetivo

comprar produtos agrícolas cultivados na região, de forma que proporcione um incentivo e fortaleça a agricultura familiar. Durante o período de estudos da implantação do PAA foram realizadas várias reuniões en-tre agricultores do município, membros da prefeitura e Ema-ter. Parte destes produtores percebeu a necessidade de se unirem em uma organização e juntos ampliarem a produção local, a Associação dos Produto-

res e Produtoras Rurais de Ribei-rão das Neves.

Neste grupo estão os pri-meiros agricultores que irão for-necer seus produtos ao PAA. Por enquanto, há 14 associados e 72 agricultores cadastrados. O programa deve beneficiar des-de o produtor ao consumidor. A demanda de compra da prefei-tura irá aumentar. Desta forma, os produtores precisarão am-pliar suas plantações e o qua-dro de trabalhadores, gerando mais emprego e multiplicação de renda. Já as instituições be-neficiadas terão a garantia de

receber com regularidade os alimentos saudáveis produzi-dos no município.

O presidente da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais de Ribeirão das Neves, Rafael Diniz Freitas, está otimis-ta com a união dos agricultores: “Quanto maior a quantidade de associados, mais força política teremos. A associação não está voltada só para o PAA. Juntos podemos resolver outras ques-tões, conseguir descontos na compra de produtos e expandir no mercado.”

Rafael começou investir em horta há menos de um ano. Atualmente, duas pessoas estão desig-nadas a cuidarem das plantações. Além de pre-pararem a terra, planta-rem, adubarem, chegam a irrigar cada canteiro cerca de três vezes em dias de calor. Na primeira safra, só de alface, foram colhidas 112 grades.

Embora esteja sem-pre na mesa dos brasilei-ros, a produção de horta-liças na região de Neves ainda é pequena, perante de outras atividades agrí-colas. Segundo Rafael

Diniz de Freitas, os agricultores de Ribeirão das Neves apresen-tam um perfil mais conservador e são receosos a novos programas devido a experiências passadas em outros períodos, quando a política econômica não era con-fiável. “Eu entendo o lado deles. Muitos já sofreram no passado e não gostam de arriscar. Mas nes-te caso não tem risco. A verba já está liberada e este programa já está implantado em outras cida-des e tem dado certo”, afirma o presidente da associação.

A horta de Rafael Diniz de Frei-tas é considerada por ele peque-na, com 60 canteiros. A produção varia entre agrião, salsinha, mos-tarda, couve, coentro, rúcula e al-face. Em curto prazo a ideia é am-pliar mais 20 canteiros. A principal atividade do sítio é a pecuária lei-teira e de corte, mas isto deve mu-dar: “Minha intenção é parar com o gado leiteiro. Não importa se é natal, feriado, temos que tirar lei-te todos os dias e o lucro é baixo. Quero ficar com o gado de corte e ampliar as hortas”, conclui.

Agricultores de Neves se unem para PAA

Fotos: Enrico Delavia RosaDiagramação: Cláudio Diniz Alves

Page 10: POP Notícias - Edição 33

1013 a 19 de marco de 2010,

NEVESRIBEIRÃO DAS

Amor que vem do berço

No dia 8 de março, no auditório do CAIC de Ribei-rão das Neves, aconteceu a comemoração do Dia Inter-nacional da Mulher. Na oca-sião, foram homenageadas nevenses de diversas áreas e que fizeram a diferença na cidade, como na política, es-porte e cidadania.

Após o coquetel de re-cepção, as mulheres pre-sentes cantaram e se diver-tiram ao som de Julio César e Reginaldo, dupla sertane-ja que encantou o publico, relembrando canções que exaltava o nome da mulher brasileira, com um repertó-rio que agradou a todos.

Após a apresentação dos cantores, o orador deu continuidade a solenidade convidando para compor a mesa o Prefeito Walace Ven-tura, a vice-prefeita Bárbara

HOMENAGEM

Homenagem, música e alegria marcaram o Dia Internacional da Mulher em Ribeirão das Neves

Leite, a Deputada Estadual Gláucia Brandão, a presi-denta da Câmara Municipal de Rib. Das Neves, Tia Zeni e a vice-presidente da Câ-mara Maria das Cabritas que discursaram em honra do público feminino.

Emocionado, o Prefeito Walace, relembrou diver-sas mulheres que fizeram diferença na cidade, além de se lembrar da mãe e de como ela o educou com ca-rinho e amor. Uma das mu-lheres presente aproveitou o momento do discurso do prefeito para reivindicar a reforma de uma quadra es-portiva em seu bairro. Com cordialidade, o prefeito afir-mou: “essa é a mulher bra-sileira, batalhadora e forte, e é por isso que eu admiro vocês”, e com um sorriso de admiração no rosto prome-

teu analisar o caso e agra-deceu.

Todas as mulheres que estavam no evento recebe-ram uma carta de recorda-ção, com dizeres de espe-rança e amor, para lembrar o quanto são especiais. Maria Das Graças, que estava na

recepção agradeceu: “A fes-ta está linda. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento que a administração da ci-dade tem por suas habitan-tes”, disse a senhora de 40 anos que nunca havia visto nada que exaltasse a mu-lher com tanto louvor. A sua filha de apenas 15 anos, Talita Fernandes, maravi-lhada com a festa disse que pretende dar orgulho a mãe e espera um futuro melhor para todas as mulheres, um país sem violência e mais oportunidades para cada cidadã: “Agora vejo que em Ribeirão da Neves a mulher

realmente tem espaço”, afir-mou a jovem.

Em especial, algumas mulheres foram homenage-adas, como Maria das Cabri-tas, Áurea Dias, Rosana de Fátima, Cida do Churrasco, Chiquita, Tia Zeni, Elza Ma-ria, Vera Lucia, Odília, Bárba-ra Leite, Elem, Sebastiana, dentre outras que contribuí-ram para o crescimento mo-ral e físico da cidade.

Após as homenagens in-dividuais a festa foi coman-dada pelos músicos que entreteram o público até o final.

Page 11: POP Notícias - Edição 33

1113 a 19 de marco de 2010,

Matozinhos completa mais de 120 dias sem homicídios

A cidade de Matozinhos iniciou o ano com pé direito e bem mais tran-quila no quesito segurança. É que, só ano passado, ocorreram 14 ho-micídios no município, o que seria em média um assassinato por mês. Já este ano, a cidade chega ao mês de março sem um homicídio sequer.

Segundo o Tenente André de Souza Bastos, essa redução é re-sultado de um trabalho construído durante todo o ano de 2009. “Opta-mos primeiro em deixar a população tranquila em relação a visibilidade da polícia nas ruas. Depois chega-mos a conclusão de que a polícia, ao invés de apenas prender, deveria promover a prevenção e orientação com os cidadãos. Não queremos es-perar acontecer, queremos prevenir esses crimes”, conta o tenente.

O montador David Crispim Rodri-gues, apesar de não ser morador de Matozinhos, consegue ver no seu dia a dia de trabalho o efeito que o trabalho policial vem surtindo na ci-dade. “Trabalho aqui há um ano e em 2009 sempre ouvia comentários de assassinatos em alguns bairros. Este ano não ouvimos falar nada. Acho que o trabalho da polícia me-lhorou muito. Hoje vejo policiais no centro da cidade. Espero que con-tinue assim, porque antes, ia para o trabalho mais apreensivo e hoje não”. David ainda arrisca um palpite para melhorar segurança na cidade: “Deveriam colocar guaritas em pon-tos estratégicos de Matozinhos. Ia ajudar bastante”.

Outro trabalho realizado pela Polícia foi agrupamentos de motos no combate aos crimes. Segundo o

POLÍCIAMATOZINHOS

Além de Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais também entram nas estatísticas

Dr. Otto Teixeira Filho – Secretário de Defesa Social

“A secretaria é nova e estamos em um período de regulamentação. Mas já temos novos projetos que

vão ajudar na segurança. Este ano, a nossa principal preocupação é organizar o trânsito da cidade que há

muitos anos foi descuidado.”

Tenente André de Souza Bastos“Existe uma integração muito grande entre

Polícia Militar e Civil e isso facilita muito o nosso trabalho. Combater o tráfico de drogas na cidade e retirar as armas ilegais de circulação foi um ótimo

fator na diminuição de homicídios”.

tenente Bastos, foi feito um levan-tamento e constatado que a maioria dos autores desses crimes estava de motocicletas. “Foi uma tentativa que deu certo. Mandei também os policiais para um treinamento na Rotam de BH para abordagens a motociclistas e isso ajudou muito”. O tenente contou também do traba-lho que hoje é realizado entre Polícia Militar e o CONSEP (Conselho Comu-nitário de Segurança Pública): “Esta-mos realizando reuniões periódicas para buscar com o cidadão suas principais demandas e os maiores problemas no bairro. Apesar de ain-da termos uma participação peque-na, muitos moradores têm colabora-do no nosso trabalho”.

Para o aposentado no cargo de Delegado Geral da Polícia e atual Secretário de Defesa Social Otto Teixeira Filho, a queda alcançada em vários tipos de crimes na cida-de e principalmente dos homicídios aconteceu devido ao trabalho reali-zado em conjunto entre os órgãos responsáveis pela segurança. Otto destacou ainda que, a criação da Secretaria (criada a pedido dele) foi de suma importância neste tra-balho: “A secretaria é um órgão que vem para apoiar o policiamento local com abastecimento, apoio logístico, financeiro e físico. Nós realizamos vários trabalhos que ajudam e mui-to na melhoria da segurança como a regularização dos taxis e a melhoria na sinalização do trânsito”.

Otto ainda destaca o término das obras da cadeia do município que se tornou presídio e ganhou 52 agentes penitenciários que tinham

seus cargos ocupados por policiais civis, devido à falta de funcionários. “Com a regularização da cadeia, vá-rios policiais puderam voltar a sua função e isso foi muito importante. Agora vamos pensar em realizar novas mudanças que vão ajudar na segurança, como a regularização do transporte coletivo, escolar, capina e iluminação dos lotes, montagem da guarda municipal e de um grupo profissional para a organização no trânsito, que hoje é uma de nossas prioridades”.

Para Judite Luiza, moradora em Matozinhos há mais de 40 anos, a criação da secretaria e o trabalho da polícia melhoraram muito a ci-dade. “Ano passado foi um período de muita violência e homicídios. Depois que o Dr. Otto veio à cidade melhorou 90%. Hoje vejo policiais na rua e saio mais tranqüila. Todos os bairros aqui melhoraram muito. Hoje ando em qualquer lugar em Matozi-nhos. O carnaval este ano foi muito tranquilo, tinha um policiamento óti-mo”, conta.

Apesar de o trabalho estar dan-do certo, o secretário afirmou que é necessário a colaboração cons-tante da população. “É importante que os moradores também façam a sua parte tomando os devidos cui-

dados para evitar o acontecimento de roubos, assaltos e outros tipos de violência. Além disso, é muito

importante também que eles nos ajudem através das denúncias e fiquem sempre atentos”, concluiu.

Page 12: POP Notícias - Edição 33

1213 a 19 de marco de 2010,

PEDRO LEOPOLDO

Ambientalista analisa projeto “Minha Casa Holcim”

CASA CONSCIENTE

A Holcim lançou no dia 03 de fevereiro, no Rio de Janei-ro, um projeto de construção de casa popular sustentável, confortável e acessível em seu valor de compra. Para analisar o projeto e saber como todas as modificações realizadas são benéficas ao meio ambiente e ao próprio morador, buscamos a opinião da Ambientalista Mariana Bra-ga.

Desenvolvido pelos pro-fessores Osvaldo Luiz de Sou-za e Alice de Barros Horizonte Brasileira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parce-ria com a Holcim, o projeto apresenta ao todo cinco su-gestões de plantas. Além do morador escolher o tamanho da casa, terá como opção sis-temas de aquecimento solar, de ventilação e captação das águas pluviais para uso nas descargas do vaso sanitário, entradas de luz em grande quantidade, lixeiras para re-ciclagem e coletor de óleo de cozinha.

O morador poderá tam-bém optar em três modelos: básico, plus ou acessibilida-de, voltados para os portado-res de necessidades espe-ciais.

Para o motorista Nicor-délio Félix Rodrigues, a ideia de se ter uma casa assim é ótima: “Se este projeto der

certo, vai ser ótimo para as famílias que irão economi-zar em alguns gastos, sem contar que vão ajudar o meio ambiente. Além disso, a casa vai ser bem mais barata e vai beneficiar muitas famílias ca-rentes”.

A assessora política, Maria Aparecida Vieira da Costa, afir-mou que compraria uma casa sustentável pelos benefícios oferecidos ao meio ambien-te e acredita que o projeto dê certo em Pedro Leopoldo. “Existe um número enorme

de famílias sem residência própria e o valor é compatível ao orçamento delas”.

Segundo a ambientalis-ta Mariana Braga, a casa se torna sustentável por utilizar os recursos naturais exis-tentes nela e transformá-los em energia e minimização de impactos. Para ela, a questão da sustentabilidade ainda é vista como uma atividade vin-culada apenas às empresas: “Vejo este projeto como meio de inclusão para as famílias de baixa renda que, além de

economizarem nos gastos, vão sem sentir beneficiar o meio ambiente. Este é um projeto que também pode ser seguido por quem já possui uma casa. As adaptações não são difíceis e não possuem um custo muito alto”.

Ao fazer uma análise so-bre as principais mudanças, Mariana destacou que no projeto existem três padrões de mudanças primordiais: a reutilização da água pluvial, que permite ao morador fazer uma economia de consumo de até 30% de água ao mês, além de reduzir o custo das contas; o aquecedor solar, energia limpa não gera im-pactos ao meio ambiente e gera também o calor, poden-do economizar até 40% no valor da conta de energia e a entrada de ventilação, que reduz o custo no gasto de ventiladores, ar condicionado e outros aparelhos elétricos. Ela também destacou as li-xeiras separadoras de resí-

duos que separam os quatro principais materiais para a reciclagem que representam hoje 40% do lixo doméstico e ainda ajuda o morador a se acostumar em realizar a se-paração correta.

Para a ambientalista, tão importante quanto as demais adaptações é o separador do óleo de cozinha. “O co-letor minimiza os impactos ambientais dentro e fora do ambiente doméstico, diminui a incidência de enchentes (quando é jogado diretamen-te nos rios) e contribui para a melhoria deles quando não se tem uma estação de trata-mento. Com isso, a qualidade da água, do solo e da fauna presente não ficam prejudi-cadas, mantendo a demanda de oxigênio e evita a prolifera-ção de bichos e doenças den-tro de casa e o entupimento dos canos”, explica,

A casa modelo foi cons-truída no Horto da Cidade Universitária e possui apro-ximadamente 45 m2. O valor estimado para a venda das casas, incluindo o material e a mão-de-obra, fica em torno de R$ 1.000 por m2, poden-do variar em função da região e da customização do acaba-mento. Em Pedro Leopoldo, o projeto deve ser lançado no segundo semestre deste ano. As casas já estão dis-poníveis na região sudeste e poderão ser comercializadas em pontos de revendas cre-denciados da Holcim.

Para Mariana, não há dú-vidas de que o projeto dará certo em Pedro Leopoldo. “Vai dar certo porque as pessoas vão acabar contribuindo sem sentir e isso vai virar uma ro-tina. Eles ainda vão ter uma vida mais saudável, já que a maioria dos pontos vai trazer uma resposta imediata”, con-cluiu.

“Parece bobagem, mas, se cada um fizer um pouquinho, a contribuição

ao meio ambiente seria muito grande e ao bem estar de cada

morador também”.

Mariana Braga,gestora ambiental

Foto: Divulgação

O m2 médio de consutrução é de R$ 1.000,00, podendo variar em função da região e customização

Page 13: POP Notícias - Edição 33

1313 a 19 de marco de 2010,

Segunda etapa da Vacina contra gripe suína começa dia 22

A segunda etapa entre as cinco que vão completar o tra-balho de vacinação contra a gripe suína começa no dia 22 de março. Segundo a coorde-nadora da Clínica de Saúde da Mulher e da Criança de Pedro Leopoldo, Margarete Braga, essa primeira etapa vai imu-nizar gestantes, crianças de seis meses a um ano e um mês e pacientes com doen-ças crônicas menores de 70 anos.

A vacinação vai até o dia 2 de abril e será aplicada em todos os postos de saúde e PSFs da cidade, entre os ho-rários de 8h às 7h, com pausa no horário de almoço, entre 11h30 12h.

Para esta etapa da vacina-ção a expectativa é de atender 879 gestantes, 1.134 crian-ças e 4.074 pacientes com doenças crônicas. Margarete ainda informou que a terceira etapa acontecerá entre 5 a 23

de Abril para adultos entre 20 a 29 anos. Já a quarta etapa ocorrerá entre os dias 24 de abril e 7 de maio, benefician-do os idosos acima de 60 anos que, no mesmo período, deverão tomar a vacina sazo-nal; a quinta etapa acontecerá entre os dias 10 a 21 de maio, alcançando adultos de 30 a 39 anos. Segundo Margarete a expectativa para todas as etapas é de vacinar 27.915 pessoas em Pedro Leopoldo.

Na volta ao trabalho as varredeiras Edna Ma-ria Ferreira e Maria Aparecida Carvalho tinham o sorriso estampado no rosto por ter de volta o emprego. Ambas já trabalham na área e passa-ram no concurso.

A cidade de Pedro Leopoldo finamente pode se ver livre de toda aquela sujeira entulhada du-rante vários meses pela falta de funcionários. É que as varredeiras e todos os outros trabalhado-res ligados a área da limpeza voltaram ao traba-lho na terça-feira dia 09.

No final do mês de fevereiro foram empos-sados os servidores das creches que voltaram a funcionar depois do carnaval. No dia 08 de Mar-ço, às 13h, 54 servidores foram empossados pelo prefeito Marcelo Gonçalves e passaram a

fazer parte do quadro de funcionários da prefei-tura municipal. No mesmo dia, ainda foram em-possados 3 auxiliares de escola e 2 educadores para as creches; 1 auxiliar de educação de ensi-no; 1 auxiliar de escola (servente); 21 auxiliares de serviços gerais (capinador e varredeira); 1 coveiro; 2 jardineiros; 1 psiquiatra; 1 pedreiro; 2 professores e 15 vigias.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura lembrou que a posse desses cargos pode de-morar por questões ligadas ao próprio convoca-do, que tem até 30 dias para realizar exames de admissão e levar toda a documentação exigida para estar apto a exercer seu cargo. As outras convocações e posses continuaram a serem feitas de forma graduada.

A XIV Copa Matozinhos de Futebol 2010, realizada pela AMA (Associação Matozinhen-se de Arbitragem), terá início no dia 14 de março. Ao todo participarão 10 equipes. O ob-jetivo principal do evento, se-gundo a Assessoria Municipal, é proporcionar condições para que atletas da cidade desen-volvam seu potencial físico, técnico e emocional.

A copa será disputada pelos clubes que vão jogar em duas chaves distintas (A e B), em um só turno, obedecendo à tabela de jogos. A chave A será com-posta pelas seguintes equipes: São Paulo, Pinheiro, Imperatriz, Bom Jesus e Feras e a chave B: Apagão, Unidos do Cruzeiro,

Amigos BH, União e Arueira. Ao término da 1ª fase, os

clubes que conquistarem as duas primeiras colocações por pontos ganhos, estarão classi-ficados para a disputada fase da semifinal.

Neste ano, o evento será realizado em homenagem ao seu fundador, João Maciel, falecido no ano de 2009 por complicações causadas pela doença respiratória. Além de fundador, João foi presidente por dois mandatos do Valença Futebol Clube na década de 80 e organizou vários campeona-tos que tiveram a participação de diversos times da cidade e região. Confira a tabela dos pri-meiros jogos!

SAÚDE

SANEAMENTOESPORTES

Profissionais da área da limpeza pública voltam ao trabalho

Copa Matozinhos de Futebol começa dia 14

PEDRO LEOPOLDO|MATOZINHOS

HORÁRIO EQUIPES LOCAL

14h São Paulo X Apagão Salvador

11h Pinheiro X Unidos do Cruzeiro Peri-Peri

11h Imperatriz X Amigos BH Chalé

15h Bom Jesus X União Chalé

13h Feras X Arueira Chalé

13h 1º A X 2º A C. Botafogo

Obs.: Os jogos realizados nas datas 21 e 28 de março e 04 e 11 de Abril terão horários e locais definidos por sorteios.

FOTO

: Agê

ncia

Min

as

Page 14: POP Notícias - Edição 33

1413 a 19 de marco de 2010,

ESPORTES

Wagner trata de lesão muscular no CARE

Galo acerta contratação do meia Édison Méndez

O Diretor de Futebol do América, Alexandre Mattos, anunciou dia 8, a renovação de contrato do volante Lean-dro Ferreira e do zagueiro Otá-vio. O contrato dos jogadores venceria no final deste ano, mas Leandro Ferreira renovou até o final de 2012 e Otávio renovou até janeiro de 2014.

O volante Leandro Ferrei-ra, que já passou pelo Atlético Mineiro, Vilha Velhense, Tupi, dentre outros, defende as cores alviverde desde 2008. Este ano, o volante ficou de fora somente de uma partida do Campeonato Mineiro, pois estava suspenso por três car-tões amarelos. Formado nas categorias de base do Coelho, Otávio, 19 anos, vem brigan-do por uma vaga na equipe principal desde o Campeona-to Mineiro do ano passado. Este ano, devido a contusão do zagueiro Wellington Paulo, Otávio atuou em duas parti-das e foi elogiado pelos com-panheiros, comissão técnica, torcedores e imprensa.

Tragédia no esporte

CRUZEIRO

FUTSAL

ATLÉTICO AMÉRICA

O Atlético acertou a contratação do meia equa-toriano Édison Méndez, da LDU. O atleta se reuniu com o presidente Alexan-dre Kalil na noite da última segunda-feira (8) e fechou acordo para defender o Galo por dois anos, com possibilidade de renova-ção por mais uma tempo-rada.

O clube está adquirindo os seus direitos federati-vos e econômicos. Méndez se apresentará ao técnico Vanderlei Luxemburgo no

início de julho. Campeão da Liberta-

dores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009 pela LDU, Édison Méndez já atuou ao lado do zaguei-ro Jairo Campos, na equipe equatoriana, e com Diego Tardelli, no PSV Eindhoven, da Holanda.

O meio-campista dispu-tou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 pela Seleção Equatoriana.

Fonte: Site Oficial

O Cruzeiro recebeu na últi-ma semana o ex-meia celes-te Wagner para o tratamento de uma lesão sofrida em fe-vereiro. O jogador negociado em 2009 com o Lokomotiv utilizará os serviços do Centro Avançado de Reabilitação Es-portiva (CARE) para se livrar de um estiramento muscular na coxa esquerda que o atra-palhou nos primeiros meses de futebol russo.

Wagner se machucou pela primeira vez em setembro e perdeu parte dos jogos do Campeonato Russo, em que o Lokomotiv ficou no quarto lugar, com os mesmos 54

pontos do Zenit, classificado para a fase preliminar na Liga dos Campeões no saldo de gols. Este ano, o armador ma-chucou outras duas vezes, e decidiu procurar o ex-Clube.

Examinado pelo médico celeste Sérgio Freire Júnior, Wagner teve descartada a ne-cessidade de cirurgia e foi au-torizado pelo Lokomotiv para se tratar no ex-Clube. Charles Costa estima que Wagner precisará de pelo menos dois meses para se curar, já que o estiramento quase atingiu o grau máximo na escala de um a três.

Fonte: Site Oficial

Volante e Zagueiro renovam contrato

O acidente do sábado (6), na quadra do Guarapuava, que levou a óbito Róbson Rocha, 23 anos, atleta do Guarapuava, não foi o primeiro. Outro atleta, de 12 anos, sofreu algo pareci-do. Com um final menos trágico que o de Róbson, Giuliano Ma-gella não consegue esquecer a cena.

Em um jogo pelo Campe-onato Sul-Brasileiro de Futsal, em outubro de 2008, Giuliano jogava pelo time de Cascavel. Em um último lance, depois de uma bela jogada, o pequeno pivô do time levou a bola para a linha de fundo. Ao cruzar a bola, do mesmo lado em que ocor-reu a fatalidade com Róbson, escorregou, e uma lasca de 25cm atravessou sua panturri-lha. Ao rever a cena de sábado, Giuliano se lembrou do dia de seu acidente: “poderia ter sido

eu”, diz o jovem. A família ainda guarda o fragmento, que tem as cores do limite da quadra.

Um anos após o acidente de Giuliano e muitas promes-sas de reforma da parte dos administradores da quadra, outra grande tragédia iria cho-car os moradores da cidade de Guarapuava, em uma dividida no fundo da quadra. Róbson, após dar um carrinho, foi per-furado na coxa e no intestino. O jogador que participava da jogada, descreveu a cena: “Eu o vi gritando, vi o que aconteceu e fiquei desesperado. Nunca ti-nha visto isto”, conta Carlinhos, ala do Palmeiras.

O jogador foi internado no hospital e passou por uma ci-rurgia de quatro horas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no começo da manhã de domingo (7). O acidente

será investigado. A polícia abriu inquérito para punir os respon-sáveis pela morte do atleta.

O acidente com Róbson chocou o mundo dos esportes. Retratado por Marli Costa, mãe de Róbson, como um “apai-xonado pelo futebol”, contou que o jovem começou a jogar bola ainda criança: “Ele morreu fazendo o que ele gostava. Vou ter uma dor, mas vou ter o con-forto de que conseguiu chegar nele antes do último momen-to”, disse a mãe com voz tre-mula e lagrimas escorrendo pelo rosto.

O enterro de Róbson foi sin-gelo e comovente. Familiares, amigos e companheiro do time se emocionaram ao ver a cami-sa do time estendida sobre o caixão do atleta que por muitas vezes defendeu o brasão do clube com garra e vontade.

Foto: Site Lokomotiv Moscou Foto: Andes.ec

Má conservação ou apenas obra do acaso levou dois atletas a sofrerem acidentes quase idênticos

Momento exato em que o atleta sofreu o acidente

O pedaço maior entrou próximo à virilha, desviou da bacia, perfurou uma artéria e

atravessou o intestino, causando uma grande hemorragia.

Hemorragia intra-abdominal

O fragmento entrou pela lateral da coxa direita e se

partiu em dois pedaços

Page 15: POP Notícias - Edição 33

1513 a 19 de marco de 2010,

NOVELASNanda afirma para Bernardo e Cristiana que o namoro deles não vai durar. Antônio conversa com Nanda sobre sua reação ao namoro da irmã e fica sem paciência ao ouvir os argumentos da filha. Os Vikings não aceitam Ber-nardo de volta no time. Rodri-go fica irritado com Jotapeg por ter engolido seu pivô. Bruno pensa insistentemen-te sobre como se aproximar de Samira. Cristiana repre-ende Bernardo por querer apressar as coisas entre eles. Cristiana conta para Va-lentina e Maria Cláudia como ganhou o colar de Bernardo.

Rose fica nervosa ao saber que é filha de Domênico. As detentas reclamam da co-mida, e Verônica convence a carcereira a trocar a for-necedora de quentinhas. Bené descobre que Severo e Adalgisa o roubaram e Taís fica indignada. Adalgisa e Severo escondem o dinheiro de Bené. Taís, Bené e seus assessores vão até a casa de repouso tirar satisfações com Severo e Adalgisa. Dé-bora esconde de Pedro o bi-lhete escrito por Duda e fica desconfiada. Domênico ten-ta se desculpar por ter aban-donado Rose e sua mãe, mas ela sai transtornada.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SEGUNDA

Bernardo e Cristiana reagem surpresos ao receberem fo-tos deles juntos e comentam com Clarinha, Paulo Rober-to e Cissa. Lívia chama um médico para Samira e Jamal fica ao lado da filha. Beto e Alê comunicam aos Vikings sobre o desafio contra os Florestanos e eles aceitam que Bernardo volte para o time. Samira continua sem comer nada e Jamal e Lívia ficam preocupados com a filha. Cissa sonda Bernardo sobre suas intenções com Cristiana. Nanda aproveita para usar o colar que Bernar-do deu para Cristiana quando ela o tira para tomar banho.

Glória e Tarcísio tentam con-solar Rose, que chora com medo que algo aconteça a Gustavo. Igor repreende Duda ao vê-la pegar as cha-ves da casa de Eurídice. Pe-dro recebe uma mensagem sobre Sofia e sai da Aromas apressado. Débora recebe uma ligação e vai correndo para a casa de Davi. Pedro chega à casa de sua mãe e Duda o abraça. Débora flagra os dois juntos e sai corren-do. Ela passa mal e Pedro a ampara. Alcino, Mari, Davi, Rose, Julieta e Ferdinando saem correndo da Aromas ao saberem que Débora está no hospital.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

TERÇA

Cissa não deixa Cristiana se explicar e a menina sai da piscina arrasada. Ela entra em casa chorando e Nanda fica curiosa para descobrir o que aconteceu. Lívia con-vence Jamal a deixar Bruno falar com Samira. Bernardo vai até a casa de Cristina e os dois saem, deixando Nanda ainda mais curiosa. Bruno consegue fazer Samira co-mer, deixando Lívia e Jamal aliviados. Cristiana conta para Bernardo o que Cissa fez com ela e o rapaz se irri-ta com a mãe. Bernardo tira satisfações com Cissa, que fica indignada com a atitude do filho.

Verônica consegue deixar Severo penalizado com sua situação e pede que ele con-tinue lhe ajudando. A vilã dis-tribui bombons entre as de-tentas e diz que vai precisar delas para colocar um plano em prática. Leda e Adalgisa discutem e Davi as repre-ende. A filha de Pedro e Dé-bora nasce e eles resolvem chamá-la de Alice. Todos co-memoram a notícia do nas-cimento de Alice. Adalgisa, Ferdinando e Julieta ficam radiantes ao verem a bisne-ta. Alcino passal mal e Rose o ajuda. Mari teme que Alcino não se recupere e Rose tenta ligar para Gustavo.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

QUARTA

Nanda pensa em se apro-ximar de Cissa para acabar com o namoro de Bernardo e Cristiana. Cissa fica contra-riada quando Paulo Roberto pede para ela esquecer o namoro de Bernardo. Nanda esconde de Bia a descoberta que fez sobre a mãe de Ber-nardo. Alê diz que vai pensar na proposta de Valter. Jamal diz a Bruno que Samira não vai sair do Primeira Opção, mas proíbe o casal de na-morar. Samira diz a Bruno que não vai seguir as regras de Jamal. Nanda fala mal da irmã para Cissa e diz que pode ajudá-la a separar Cris-tiana e seu filho.

Rose sai confusa do quarto de Alcino. Mari estranha a pressa de Rose ao vê-la sain-do do hospital. Rose pensa no beijo de Alcino. Gustavo deixa Bárbara furiosa no ho-tel e vai embora. Leda diz que vai à justiça pedir a guarda de Alice. Waldemar não lembra que Gustavo ligou e deixou recado para Rose. Verônica vê a notícia que Alcino está internado. Mari e uma enfer-meira descobrem que Alcino fugiu do hospital. Ele vai à mansão e olha para a janela de Rose. Regina e Francisco abraçam a mãe ao vê-la cho-rando.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

QUINTA

Bernardo afirma que em-prestou uma parte do dinhei-ro para Cristiana e que ela já pagou a dívida com o prêmio que ganharam no campe-onato de patinação. Paulo Roberto compreende a expli-cação do filho, mas Cissa fica indignada. Tati não concorda com a letra da música escri-ta por Valentina, Juju e Rita. Bernardo termina de com-por a música que fez para Cristiana e mostra para Beto. Samira volta para o colégio, mas não deixa Bruno beijá-la na frente de todos. Cristiana fica curiosa para saber como é a música que Bernardo fez para ela.

Gustavo fica arrasado e sai de casa ao perceber que Rose ficou balançada com o beijo de Alcino. Geni confirma para Verônica que está tudo pronto para a fuga. Davi diz a Pedro que vai consultar um bom advogado para impedir Leda de tirar Alice dele. Érica vê Pedro no hospital à noite e o leva até a lanchonete. A médica conta como também perdeu tragicamente o amor de sua vida. Gustavo deci-de se afastar de Rose para que ela possa resolver com quem quer ficar. Verônica diz a Geni que elas precisam ti-rar Roberto da cadeia.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SEXTA

Não exibido aos sába-dos.

Rose manda Alcino embora e afirma que não o ama, mas começa a chorar assim que ele sai. O carcereiro retira Roberto da cela e o leva para o hospital. Gustavo ouve os comentários de Kátia so-bre o verdadeiro motivo de ele ter saído de casa. Davi, Sofia, Ferdinando, Julieta, Loló e Érica pensam em um jeito de ajudar Pedro. Rober-to acredita que vai morrer e pede para que avisem a sua família e a Glória. Glória pede a mãe para ir ao hospital ver Roberto. Sólon pede Geno-veva em casamento. Pink e Luck fogem de Patrícia e Suzana.

Trabalhou como modelo antes de ser ator e participou do Elite Model Look de 1990, onde foi selecionado. O primeiro trabalho como modelo foi um desfile em 1988 na ci-dade de Campinas-SP. Já na televisão, a carreira começou em 1998, e seu primeiro papel foi uma participação em “Malhação”. O segundo trabalho foi na minissérie “Chi-quinha Gonzaga”. Depois de algumas participações na Globo, voltou para São Paulo para protagonizar “Marcas da Paixão” (2000), primeira novela produzida pela Record, onde também foi protagonista da novela “Roda da Vida”.

Em 2002, novamente atuou na novela “Marisol”, do SBT. Carlos Casa Grande foi um dos primeiros atores a formar um casal homossexual numa

telenovela brasileira (Paraíso Tropical), ao lado de Sérgio Abreu.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

Miguel e Luciana se emocio-nam. Helena revela a Alice que decidiu se separar de Marcos. Marcos fala com Gustavo que pensa em pas-sar alguns dias em Búzios. Rafaela fica feliz ao ouvir Garcia e Dora escolhendo o nome do neném. Miguel e Luciana fazem planos para o futuro. Bruno manda uma foto do batizado para Helena. Luciana e Miguel adorme-cem juntos. Jorge chega em casa de manhã e conversa com Ingrid. Vitória fica preo-cupada ao entrar no quarto de Luciana e ver que ela não está.

Helena fica feliz ao ver a foto que Bruno lhe enviou. Lucia-na conta a novidade sobre o namoro com Miguel para Tereza e as irmãs. Ingrid fica angustiada ao ouvir Miguel dizer que precisa conversar urgentemente com Jorge. Helena comunica Marcos que vai sair de casa e se se-parar dele. Regina conta para Renata que viu um bom futu-ro para ela e Felipe. Sandri-nha fica nervosa ao ver Benê machucado. Helena e Bruno combinam de se encontrar na produtora para escolher as fotos do batizado de José.

A emissora não divulgou a si-nópse desse capítulo.

A emissora não divulgou a si-nópse desse capítulo.

A emissora não divulgou a si-nópse desse capítulo.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SÁBADO

Carlos Casa Grande foi um dos primeiros atores a formar um casal homossexual numa

perfil

Carlos CasagrandeCarlos - Viver a Vida

ENTRETENIMENTO

Page 16: POP Notícias - Edição 33

1613 a 19 de marco de 2010,

ExpedienteRealização: Comunicação ObjetivaCNPJ: 05.856.856/0001-87Rua Funchal, 308 Sala12 • Telefone: (31) 2512-3035Bairro Ouro Preto • Belo Horizonte • MG • CEP 31310-440

E-mail Redação: [email protected] - Chefe: João Carlos Rocha - MTB 10.949/MG

Equipe:Redatores: Alessandra Pereira • Enrico Delavia Rosa • Marianita Saraiva • Suzana Oliveira • Ariel Souza (estagiário)Comercial: Aline Ferreira • Elisângela Ciriaco • Graziene de Araújo • Marco Antônio SantosEditoração Gráfica: Cláudio Diniz Alves • Luiz Cordeiro (estagiário)Impressão: Sempre Editora

Aparecida Assis Barros ou popularmente conhecida como “Cida do Churras-co”, demonstra a força da mulher brasileira. Com garra e dedicação, se tornou uma das mulheres mais conhecidas de Ribeirão das Neves e foi uma das home-nageadas no evento de terça-feira (8).

Cida, que trabalhava em uma empresa de carteira assinada e com todos os benefícios de um trabalhador, se deparou com o terrível fim de sua luta diária ficando desempregada aos 42 anos, idade que para muitos empresários é avan-çada para o ramo de trabalho e se encontrou em difícil situação.

Com os filhos para ajudar e as contas acumulando, a guerreira iniciou uma nova jornada em sua vida e provou que ainda era jovem. Viu a oportunidade e agarrou com unhas e dentes, quando um amigo ofereceu a frente de sua mer-cearia para que ela vendesse salgados. Observadora, sentiu a necessidade de alguns clientes que freqüentavam o local para tomar a cervejinha e começou a vender porções e churrascos. Foi um sucesso.

Passando o tempo ela mudou de ponto e a estratégia deu certo. Hoje empre-ga outros quatro funcionários, fora os filhos que agora seguem a profissão da mãe e estão à frente dos negócios. Cida conta que a pouco iniciou uma equipe de festas e eventos e que seu atrativo principal ainda é o churrasquinho no es-peto, “na festa é o mais requisitado”, conta a Cida, uma vencedora na corrida da vida.

TRABALHADORda Semana

Cida do ChurrascoEmpresária | Ribeirão das Neves

A atual política econômica tem como ordem lucrar e acumular, o que gera: a) banqueiros cada vez mais bilionários à custa de uma sociedade cada vez mais esfolada por taxas, tarifas, juros e uma parafernália de regras que tentam justificar “roubos astronômicos” com capa de legalidade; b) Empresas transnacionais que nunca roubaram (palavra correta, pois dizer “lucraram” seria eu-femismo) tanto como agora. Quem funciona o “sistema” ganha migalhas e uma série de incentivos que fica em-pregado (pregado mesmo com prego invisível), pois precisa sustentar suas famílias. Quem manda no sistema está sempre distante e não pode ser acessado. Assim, sacrifica-se vi-das em nome de uma economia de morte, a capitalista. Isso é degeneração do sentido original de economia, que significa “gestão da casa”. “Oikos”, na língua grega, significa casa; “nomos”, ges-tão, norma básica. De gestão da casa passou para gestão de casas para que as pessoas tivessem uma boa qualidade de vida. Com o passar do tempo, a “economia’ foi assumindo outras funções: comércio, finanças, produzir bens e serviços ... até descambar na ‘financeirização’ da economia, resultando numa espécie de “lucronomia”, economia do lucro e para o lucro de alguns à custa da vida da maioria.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 – CFE/2010 - denuncia a lucronomia, que é o que acontece em Minas Gerais, estado das minas de água e de minério, e dos gerais. O principal produto de exportação de Minas é minério, que dá uma safra só. Estamos no quadrilátero ferrífero, que é também um quadrilátero aqüífero. Se não frearmos a mineração em Minas, ficaremos num estado arrasado ambientalmente e socialmente. Ouço todos os dias clamores e vejo lágrimas dos atingidos pela mineração, seja aqui no quadrilátero ou em Conceição do Mato Dentro, onde um santuário ecológico está sendo devastado pela Anglo American (MMX, Anglo Ferrous Brazil), com mineração e mineroduto de 525 quilômetros para o Rio de Janeiro. Isso é economia de morte.

Padre Carmelita, mestre em Exegese Bíblica e professor de Teologia Bíblica

[email protected] www.gilvander.org.br

Economia de morte

Frei Gilvander Moreira

Inauguração do Aquário reúne representantes públicos

O prefeito de Pirapora, Warmillon Braga e Márcio Lacerda

O jornalista Breno Nunes com o funcionário da Fundação Zoo-botânica, Rodrigo Fortini

Inauguração do Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco reúne autoridades políticas e representantes de órgão públicos

Foto: Iris Roberta Soares

Diretor presidente da Fundação Zôo-botânica, Evandro Xavier e o Prefeito Marcio Lacerda

Foto

: Iris

Rob

erta

Soa

res

Foto

: Arie

l Sou

za

Foto

: Iris

Rob

erta

Soa

res

Foto

: ASC

OM/P

refe

itura

Prefeito Márcio Lacerda e autoridades inauguram o Aquário

Foto

: ASC

OM/P

refe

itura

GENTE