jornal start - edição 33

16

Upload: editora-stockcompany

Post on 20-Feb-2016

247 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Jornal Start - Edição 33

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Start - Edição 33
Page 2: Jornal Start - Edição 33

Gil faz mistério, mas nomes de secretários já são conhecidos

SECRETARIADO Gil faz mistério, mas o nome dos futuros secretários deve ser oficializado em breve

Diferentemente de outras cidades brasileiras onde a po-pulação já conhece prefeitos e secretários que assumirão o posto no dia 1º de janeiro, em Barueri o tema parece ser tabu. Mesmo com alguns no-mes bastante comentados no meio político, o prefeito elei-to Gil Arantes, decidiu que vai manter o mistério até o último momento. De acordo com Waine Billafon um dos coordenadores da equipe de transição de governo e que inclusive é um dos nomes co-tados para assumir a pasta de comunicação, tudo não passa de especulação.

“O que existe de momen-to, de real é a equipe de tran-sição que está trabalhando para levantar todos os dados para que no dia 1º de janeiro

o prefeito Gil possa entrar na prefeitura com tudo re-dondinho. Quem vai dizer

os nomes é o Gil. Isso é ofi-cial. O resto é só falação” revelou.

Fabio Oscar da redação

POLÍT

ICA

Jornal StartSExTA-fEIRA

14 de dezembro de 2012

2

O PMDB não abre mão da redução de preço de luz para todos os brasileiros”

Senador Valdir Raupp (PMDB-RO),Sobre aprovação da medida provisória 579/2012

diretor geralantonio baldini [email protected]

editor fabio oscar mtb: 45939/SP [email protected]

arte anna gabrielle [email protected]

colaboradoreslaura arrienti

administrativotatiane pires [email protected]

comercialcelia [email protected]

projeto gráfico sc comunicação www.stockcompany.com.br

tiragem 30.000 exemplares

para anunciar ligue: 4193.8454 / [email protected]@stockcompany.com.br

O Jornal Start é uma publicação da Editora Stock Company Comunicação Ltda. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Os preços de produtos e serviços divulgados nesta edição foram informados pelos fabricantes ou fornecedores e podem ser alterados sem aviso prévio.

editora stock company comunicação ltda

alameda grajaú,129 | 7º andarconj. 702 | barueri | 06454-050

c o m u n i c a ç ã o

e d i t o r aSTOCK CO.

O cego e surdo que mais fez na história deste país

É realmente incrível o que está acontecendo em nosso ama-do Brasil. Entre CPI’s e Mensalões, uma figura parece intocável. Cego e surdo para todos os efeitos legais, o sujeito pode ganhar a qualquer momento um prêmio Nobel. A po-lítica é realmente capaz destas coi-sas. De retirante ao mais alto posto da nação. Mas acontece que ela, a política, também cobra seu preço e este geralmente não é baixo. Não fa-lamos apenas de dinheiro: falamos de reputação, orgulho, respeito. Perder tudo isso deve ser trágico. Já o dinheiro é consequência e não a causa. Começamos a acreditar que a cegueira e a surdez não é única e exclusiva do ex-presidente Lula, afinal, querem dar a ele uma das

maiores honrarias mundiais ou será que nós é que estamos errados de pensar assim? A vida de Lula está tão suja que ficamos surpresos que ele ainda consiga achar a direção da porta. A cada dia um novo fato, um novo constrangimento. O PT, que era o Partido dos Trabalhado-res, já pode ser apelidado de um monte de outras coisas. Partido dos trambiqueiros talvez não caísse mal, afinal, à chamada alta cúpula, aqueles mesmos que sempre dizem ter lutado anos atrás para (re)de-mocratizar o país, está toda envol-vida. Os “companheiros” estão se saindo melhor que a encomenda. E olha como o mundo realmente dá voltas. Eram bandidos à época, os comunistas. Depois eram os heróis

da “revolução”, libertaram o país dos militares. Hoje voltam ao banco dos réus. Enquanto isso, Lula segue suas viagens mundo afora tentando manter-se no topo do cenário polí-tico como se ainda fosse presidente. Ouvimos falar mais dele do que da Dilma. É Lula isso, é Lula aquilo. Acontece que ele deixou um rabo para trás. Agora a coisa ficou pesso-al. Tem mulher no meio. Uma tal de Rosemary, chefe de gabinete do go-verno federal em São Paulo. O que será que o povo brasileiro pensa do que vem acontecendo em relação a essas sucessivas revelações, nada abonadoras, ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores?

Até quando vamos viver cegos, surdos e mudos?

Editorial

Para administração diretaSecretariasAbastecimentoRubens Macedo Arantes (bicó)

Ações SociaisAlta Veridiana

AdministraçãoAngela Minutti

Assuntos de SegurançaGilberto Pereira de Brito (Gil Qualhada)

Comunicação Social Waine Billafon

Cultura e TurismoJoão Palma

EducaçãoJaques Munhoz

EsportesPaulo Sérgio/ Adão Pontes

FinançasGeanete Rezende

Gabinete e GovernoIvo Gobatto Jr

HabitaçãoBrasil Torres

Indústria e Comércio Mario Lopes

Meio AmbienteTio Cido

MulherVanusa Melo

Negócios JurídicosBenedito Fernandes

Pessoas com deficiência Ibraim Antonio

Planejamento e Controle urbanísticoJosé Hyppólito da Neves

Projetos e ConstruçõesJosé Tadeu dos Santos

Planejamento, Gestão, Transportes e SuprimentosLuciano Barreiros

SaúdeDr. Antonio Carlos Marques

Serviços MunicipaisDaniel Lancaster

Administração Indireta FiebProfessor Agnério Neri

Ganha TempoVladimir Celestino da Silva (nil)

*DemutranJoão Amâncio

ESPECULAÇÃO

*Demutran pode se tornar a Secretaria de Trânsito

Prefeito eleito ainda não fez o pronunciamento oficial dos secretários

Edivaldo Santana

Agência Brasil

Page 3: Jornal Start - Edição 33

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012PoLÍtiCa 3startVoLta Por Cima Elvis Cezar está de volta por força de liminar e quer ser presidente da Câmara em Parnaíba

elvis Cezar volta à Câmara de Parnaíba depois de liminar

“Quero cuidar da minha vida e da minha empresa”

O vereador Elvis Cezar (PSDB), de Santana de Parna-íba, retomou na terça-feira, 4, o mandato que havia perdido no dia 7 de maio. Ele havia sido denunciado por com-pra de votos no final do ano passado. O retorno aconteceu depois da liminar dada pela juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Barueri.

O vereador, filho do prefeito eleito em Parnaíba, Marmo Cezar, já havia con-seguido outra liminar em no mês de julho. Contudo, a Câmara interpôs um agravo de instrumento e conseguiu reverter a liminar.

A volta de Elvis à Câma-ra registrou público recorde na casa de leis do município. Assim como em 2008 ele foi o vereador mais votado da cidade, em 2012 e desta vez ele tenta assumir a presidên-cia do Legislativo para o biê-nio 2013/2014.

Em entrevista concedida ao jornal Página Zero, El-vis Cezar revelou que quer “estar na Câmara em 2013 para dar suporte aos planos do meu pai de colocar San-tana de Parnaíba no rumo do progresso com justiça social, maior qualidade no serviço público, sustentados pelo arejamento político, sem perseguições, sem he-gemonias”.

O empresário Carlos Zicardi, candidato a prefeito, derrotado por Gil Arantes em Barueri, re-velou em entrevista exclusiva ao Jornal Start que a partir de 2013 pensa em cuidar da vida, da saú-de e de sua empresa. Contudo, o atual vice-prefeito da cidade disse que futuras conversas políticas não vão ser esquecidas.

“Vamos continuar atuando com nosso grupo e cobrar o que foi prometido pelo outro candi-dato. Vou fazer o papel que qual-quer cidadão tem que fazer”.

Com relação às eleições de 2014, Zicardi preferiu não ante-cipar o processo, mas resumiu o discurso dizendo que existe pos-sibilidade concreta de que saia candidato a deputado estadual. “Vão depender das conversas. Ainda faltam dois anos para o processo eleitoral. Existe essa possibilidade (da candidatura), mas quero esperar para ver o que vai acontecer daqui para frente”.

Carlos Zicardi revelou que a

partir do próximo ano vai se dedi-car um pouco mais à vida pessoal e à sua empresa. “Quero cuidar da minha vida, da minha saúde e da minha empresa”.

Perguntado se desejaria boa sorte ao prefeito eleito Gil Arantes ele foi enfático: “Desejo boa sorte ao povo de Barueri. O povo de Barueri merece o melhor e é para isso que eu torço” finalizou.

Elvis está de volta à Câmara de Parnaíba e quer ser

presidente da casa

Carlos Zicardi é o vice-prefeito de Barueri

Sandro Almeida

Divulgação

Fabio Oscar da redação

Neste mês de Dezembro, o Caffè Murano estará com uma super promoção de confraternização com pacotes a partir de 20 pessoas.

Ambiente sofisticado e elegante.Aberto a partir das 7hs com um delicioso café / No horário de almoço servimos o prato do dia com massas variadas, saladas, quiches e salgados.

Alphaville / Alameda Grajaú, 129 / Térreo / Tel: 4302.6280

Page 4: Jornal Start - Edição 33

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012PoLÍtiCa 4start

disse tUdo Em sua última entrevista como prefeito de Barueri, Rubens Furlan abre o coração ao Jornal Start

rubens furlan sai da prefeitura em 17 dias e deseja sorte a Gil arantes

A menos de um mês do fim do seu mandato, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, recebeu em seu gabinete a equipe de re-portagem do Jornal Start para uma entrevista. Em quase uma hora de conversa, Furlan revelou que não deve participar da posse de Gil Arantes, seu desafeto polí-tico e ex-amigo, em 1º de janeiro. “Vou mandar uma carta. O dia será dele”. Dentre as muitas re-velações, o prefeito disse que no ano de 2013 vai descansar um pouco, mas que vai ficar atento às decisões tomadas por Gil à frente da prefeitura. A conversa também foi marcada por pontos polêmicos, como o trânsito em Alphaville que o prefeito disse não existir;

O legado“Acho que o maior legado

que deixo é a mudança da cul-tura do nosso povo. Houve uma mudança no comportamento ao longo dos anos. Hoje o cidadão de Barueri para o carro na faixa para as pessoas atravessarem. Isso aconteceu por causa de dé-cadas de investimento em educa-ção, pelo que fazemos com a in-fraestrutura da cidade, a limpeza.

Então a população entendeu esta mudança comportamental. An-tigamente as crianças estudavam em escolas que pareciam prisões e aos poucos fomos conseguindo construir novas unidades mais arejadas, espaçosas, com liberda-de. Hoje temos acho que menos de 1% de toda a população mo-rando em favela. No Engenho Novo e na Rua Mississipi. Então isso aumenta a auto estima da população”.

A pior situação“A pior situação que eu en-

frentei foi com o meu aliado Gil Arantes enquanto ele ainda era meu amigo, falando francamente”.

Um momento marcante“Vou apontar um momento

de muita angústia. 1º de feverei-ro de 1983. A cidade foi destru-ída com uma chuva continuada de 30 horas. Aqui no Centro, onde está a prefeitura, estava 1,5m embaixo d’água. Eu saí de casa para tomar posse e não vol-tei. Pela primeira e única vez tive que decretar estado de calami-dade pública em Barueri. Foi um momento de muito pavor e ines-quecível para quem viveu aqui-lo. Foi logo no meu primeiro dia como prefeito. Eu aprendi muito

com aquilo. Hoje em dia eu vejo o lado que começa a escurecer e eu já peço para as nossas equipes ficarem de prontidão”.

Obra errada?“Errada não, mas teve uma

obra sim (não vou dizer qual) que eu fiz e que eu poderia ter investi-do em outro segmento.Uma coisa que eu podia ter feito muito mais e que não me centrei foi no plan-tio de árvores. Plantei muitas, mas eu devia ter feito muito mais. Tem uma área de 50 mil metros atrás do Senai onde pode ser feito um par-que com muitas árvores”.

Trânsito em Alphaville“Alphaville não tem proble-

mas de trânsito ao contrário do que todos afirmam. Quando é que nós vivemos um grande problema em Alphaville? É quando a (rodo-via) Castelo Branco está parada. Todos os carros que entraram na cidade querem sair e não dá. Aí trava tudo. A (alameda) Rio Negro, a Araguaia e vai travando tudo. As marginais em São Paulo têm trân-sito todo dia e ninguém fala nada. Vai lá em Iperó a 100km daqui. Se quebra um caminhão lá, também forma trânsito. Então não é só aqui. Mesmo assim estamos fazen-do obras para tentar aliviar a situ-

ação. Estamos fazendo uma ponte sobre o rio Tiête, uma alça de aces-so na Castelo e o próximo prefeito colocou no projeto no plano de governo dele para a construção de um VLT (veiculo leve sobre tri-lhos) que deve ligar a Aldeia a Al-phaville. Ai o pessoal que vem de carro e trabalha nesta região vai ter uma opção a mais de transporte”.

Constrangimento“Nada me constrange. Abso-

lutamente nada, o povo me respei-ta muito.”

Força“Quando eu estou meio triste

eu dou uma passada no comércio da nossa cidade. As pessoas vêm me abraçam e eu recupero as for-ças”.

Secretário em São Paulo“Não tem nada disso. No Fó-

rum Econômico aqui em Barueri estive conversando com o gover-nador (Geraldo Alckmin) por 40 minutos. Ele disse que vai me ligar para eu ir tomar um café com ele e eu disse que estaria à disposição. Só isso”.

Escândalos em Brasília “Aqui em Barueri, como já

disse, eu não acredito em justi-

ça, mas eu não posso acreditar que seja assim no país inteiro. Eu sempre falei do PT e agora as coisas estão aparecendo. O mensalão vai dar resultado. O pior é a execração pública. Tenho conversado com alguns dos condenados do mensalão e eles mesmos estão se prepa-rando emocionalmente para a prisão. Esse Cachoeira aí, por exemplo, se me disserem que ele esta aí para falar comigo saio de fininho pelos fundos. Essa é a pior condenação que uma pessoa pode receber”.

CQC“Não tiro uma palavra do

eu disse à época. São babacas sem humor nenhum. Que hu-mor é esse que expõe as pesso-as ao ridículo. Eles não têm ta-lento nenhum. Daqui a pouco desaparecem todos. Humor é o “Zorra Total”, “A Grande Famí-lia”, isso faz rir e não ofende e nem ridiculariza ninguém”.

Posse “Eu não vou. Tive dias mui-

to difíceis com a turma do Gil. Vou mandar uma carta o felici-tando, que Deus o ilumine para que ele possa fazer um grande trabalho e um grande governo,

mas minha presença é desne-cessária.Não quero no primeiro dia do ano passar por aborreci-mentos”.

Falta de remédio na farmá-cia central

“Isso é verdade. Andou fal-tando remédio mesmo, mas em poucos dias tudo vai voltar ao normal. Tivemos alguns pro-blemas de licitação que já estão resolvidos. Realmente faltou remédio e não tem nada desta história de que na eleição não faltava nada. Nós tivemos este problema que já foi resolvido”.

Incineração de lixo“Faz tempo que eu queria

fazer isso (uma empresa de in-cineração no município). Não tem polêmica. Em Paris tem isso. É incineração com tecno-logia avançada.

Mensagem à população “Eu desejo um feliz Natal e

um grande Ano-Novo a toda a nossa população. Que o prefei-to Gil consiga fazer um grande governo e consiga fazer o que eu não consegui. Espero que ele tenha uma gestão muito feliz e que o povo consiga se benefi-ciar das coisas que ele vai fazer.

Fabio Oscar

Fabio Oscar da redação

Page 5: Jornal Start - Edição 33
Page 6: Jornal Start - Edição 33

Fabio Oscar

No dia 27 de novembro, o Jornal Start foi recebido na Secretaria de Ações So-ciais e Cidadania de Barueri para um bate-papo descon-traído com a primeira-dama do município Sônia Furlan. Em pauta, suas realizações à frente do Fundo Social de Solidariedade nos últimos oito anos. Sempre sorriden-te, Sônia revelou que já está de “malas prontas” para sair do ambiente que utilizou para idealizar todas as obras sociais que arquitetou com sua equipe. “A sala já está ficando vazia. Quero deixar tudo pronto para a próxima presidente do Fundo Social que eu conheço muito bem, sei que é experiente e que vai dar continuidade e ampliar o trabalho”.

Há dezessete dias de dei-xar o posto, Sônia fez uma única “exigência” durante as pouco mais de uma hora que estivemos em seu gabine-te. “Coloca o nome de todo mundo da minha família” e mais uma vez sorriu.

Casada com Rubens Fur-lan, a primeira-dama tem com ele Bruna (deputada federal), Rubinho e Felipe. De outro relacionamento de Rubens, nasceu a filha mais velha dele Priscila, que deu a eles, segundo Sônia, “a maior alegria da família atualmen-te”, o neto Dante. Advogada, ela completou 30 anos de ca-sada no dia da entrevista.

Dentre os projetos de sua autoria, o que mais gostou de fazer foi o do “Inclusão pela moradia”.

“Este foi o projeto que nós fizemos aqui e que mais me deu prazer de fazer. To-dos tiveram um resultado superpositivo, mas esse com a questão da moradia me re-alizou. Não há possibilidade de uma pessoa viver bem, mesmo que o nosso municí-pio tenha condições de dar um bom espaço para o filho estudar, um bom atendimen-to médico, se as condições de moradia da pessoa forem subnormais. Isso tira a espe-rança, tira a dignidade dela. Então a questão da moradia foi o ponto de partida para a

reformulação da vida do nos-so povo mais carente”.

Durante a conversa, Sô-nia deixou claro que este tipo de trabalho é difícil e se a pessoa que o faz não estiver bem consigo mesma é com-plicado de realizá-lo. “É difí-cil a gente não se emocionar. O espírito tem que estar sem-pre forte”.

Preocupada não apenas em melhorar ou dar uma mo-radia digna às pessoas mais carentes do município, a pri-meira-dama diz que é preciso também um trabalho “psico-lógico” com estes moradores, já que não é fácil sair de um lugar e ir para outro de uma hora para outra como, às ve-zes, acontece. De acordo com ela, até ensinar hábitos de hi-giene são necessários.

“Temos famílias que mo-nitoramos faz cinco anos. É um trabalho contínuo”. Per-guntado se este tipo de pro-cedimento é uma espécie de “alcoólicos anônimos”, ela responde que a situação é a mesma, guardadas as devidas proporções. “Temos sempre que lembrá-los dos hábi-

tos de higiene em todos os sentidos. Mesmo após tanto tempo, eles ainda esquecem e retornam a velhos hábitos”.

Com relação à entrega de apartamentos que constan-temente a prefeitura faz em forma de sorteio, Sônia co-memora outra vitória, já que ela conseguiu que a lei para quem pode participar do pro-cesso fosse mudada.

“Atualmente a pessoa que não cumpre os requisitos para participar dos sorteios fica de fora e aí nosso relatório de inclusão permite que pessoas com vulnerabilidade possam ser atendidas também neste projeto”.

Quanto à questão do en-volvimento com as questões sociais, a primeira-dama sem-pre muito emotiva, revela qual o segredo para se manter fir-me. “Me acostumar com as coisas que eu vi eu não vou jamais. Então este incômodo pela situação de outras pesso-as é o que me faz uma pessoa forte para enfrentar a situação. Eu sofri algum abalo emocio-nal por conta disso, mas você tem também uma retaguarda

do seu emocional quando você consegue realizar alguma coi-sa. Não acho que uma pessoa fria ou que não tenha aflorado a questão da solidariedade, ou da caridade ou da compaixão como queiram chamar, que ela consiga fazer este trabalho. O lado humano está muito liga-do. A condição de você sentir ou pelo menos imaginar a si-tuação do outro é condição indispensável para trabalhar com o social”.

Faltando dezessete dias para deixar a prefeitura, Sô-nia deixou um recado. “Estou deixando minha função com a satisfação dos projetos re-alizados. Sei que eu e minha equipe fizemos de tudo o que era possível fazer. Tudo o que foi planejado foi de-senvolvido e ainda consegui-mos outros avanços. Eu saio bem satisfeita por ter podido cumprir o que eu me propus fazer. Embora na área social sempre haja uma questão a ser feita. O novo governo tem uma condição ótima de fazer um grande trabalho porque nossa cidade está no caminho certo” finalizou.

Oito anos de trabalho e muita dedicação a quem mais precisou

DEVER CUMPRIDO Primeira-dama fala com exclusividade ao Jornal Start e cita ações feitas para os mais carentes

Fabio Oscar da redação Fabio Oscar da redação

EM fO

COJornal StartSExta-fEIRa

14 de dezembro de 2012

6

Do outro lado...Inconformado com as declarações de João Paulo Cunha, o ministro presidente do Supremo tribunal federal, Joaquim Barbosa, preferiu não se manifestar.

João Paulo critica BarbosaEm entrevista ao jornal folha de São Paulo, o deputado federal João Paulo Cunha, que tem a base política em Osasco disse: “O ministro Joaquim Barbosa, no meu caso... foi contra as provas. O juiz não pode dizer quando não tem prova”.

Sônia em dois momentos : No dia do Mc lanche feliz e logo após a entrevista

Page 7: Jornal Start - Edição 33

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012em foco 7startVaca LoUca Doença que contamina a carne pode ser impeditivo para a exportação

carne brasileira pode ser vetada na rússia maior compradora do país

são Paulo tem 98 mil vivendo em área de alto risco

Nelson Mandela tem infecção pulmonar, diz governo da África do Sul em nota

A Rússia, principal desti-no da carne bovina “in natu-ra” do Brasil, disse que estuda suspender a importação do produto depois da confirma-ção do primeiro caso de vaca louca no país.

“Nós estamos analisando”, afirmou Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão de fisca-lização de saúde animal, sem dar mais detalhes.

Se for confirmada, a sus-pensão terá um impacto bas-tante significativo para o setor.

A Rússia foi responsável por 27% das vendas exter-nas de carne bovina “in na-tura” do Brasil de janeiro a setembro deste ano. No mês passado, o país suspendeu o embargo às exportações de carnes dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso.

O Brasil respondeu por 43% da carne bovina impor-tada pela Rússia nos nove primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Japão anunciou a suspen-são da importação de carne

processada do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca em um animal em Sertanópolis (PR).

Como o animal não morreu em decorrência do mal da vaca louca, o caso foi chamado de “não clás-sico” pelo Ministério da Agricultura.

Contudo, o Japão não é grande importador de carne do Brasil. No ano passado, foram compradas 1.400 to-neladas.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela sofreu uma re-caída e está com uma infecção pulmonar, mas está responden-do ao tratamento, informou um comunicado do governo do país durante esta semana.

“Os médicos concluíram os exames e estes revelaram o res-surgimento de uma antiga infec-ção pulmonar, pela qual Madiba (nome do clã de Mandela e pelo qual é chamado popularmente no país) recebe um tratamento apropriado ao qual reage bem”,

afirma a nota.Mandela, de 94 anos, foi in-

ternado no sábado, 8, no Hos-pital Militar de Pretória, para “exames de rotina”. O governo afirmou que não havia “motivo para alarde”.

Preso durante 27 anos pelo regime racista do Apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras elei-ções multirraciais do país. Ele se aposentou em 1999 depois de um

único mandato. Mandela foi internado em

fevereiro devido a dores abdomi-nais, mas foi liberado um dia após um exame mostrar que não havia nenhum problema sério.

Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa em Qunu, um vilarejo na provín-cia pobre do Cabo Leste.

Sua saúde frágil impede que ele faça quaisquer aparições pú-blicas na África do Sul, embora nos últimos meses ele tenha con-tinuado a receber visitantes.

Animal brasileiro está sob suspeita internacional

Shutterstock

Fabio Oscar da redação

A cidade de São Paulo entra na época dos fortes temporais de verão - que devem acontecer até março - com 98 mil pessoas morando em áreas com alto risco de desabamento ou deslizamen-to. As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

O grande contingente de pessoas em loteamentos precários ou favelas está es-palhado por todas as regi-ões, segundo mapeamento feito pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e divulgado pela prefeitura em 2011.

A maior concentração está na zona sul. No total, so-mados todos os graus de ris-co, há 519 mil pessoas viven-do em áreas da capital com alguma ameaça de desliza-mento ou desmoronamento.

Apesar de a gestão Gil-berto Kassab (PSD) anunciar ter feito investimentos de R$ 38 milhões no ano passado para remover famílias e con-cluir obras de redução do ris-

co, apenas 15% da população que vivia em áreas problemá-ticas saiu dessa situação.

No ano passado, 115 mil pessoas viviam em áreas sob alto risco de tragédia em ra-zão de chuvas fortes.

“A situação ainda é bas-tante precária, mas o fato de a população em áreas de risco estar diminuindo é relevante”, afirma Renato Cymbalista, professor da Fa-culdade de Arquitetura e Ur-banismo da USP.

Segundo ele, nas décadas de 1980 e 1990, o número [de moradores de áreas de risco na capital] só aumentava.

Antes do mapeamento divulgado no ano passado, o último levantamento confiá-vel da situação de áreas críti-cas na capital era de 2003.

O mapeamento de 2011, encomendado pela prefeitura, considera ape-nas as áreas de risco geo-lógico. Não leva em conta, por exemplo, ruas que po-dem sofrer só enchentes.

Na época, os técnicos do IPT apontaram a necessidade de desocupar imediatamen-te 1.132 moradias com “ris-co iminente de cair”, mas o poder público demorou seis meses para executar a ação.

De acordo com especia-listas - e o próprio Kassab -, as áreas de risco ocupadas vão compor a paisagem ur-bana pelo menos até 2025. As projeções, entretanto, levam em consideração só números oficiais.

Como na cidade existem cerca de 1.600 favelas e nem metade chegou a ser com-pletamente esmiuçada pelo estudo do IPT, o problema pode se arrastar por várias décadas, segundo os técni-cos.

“Nós avaliamos as áreas realmente mais problemá-ticas”, afirma Luciana San-tos, geóloga da prefeitura e conhecedora das áreas de risco. “Não devemos ter surpresas em locais não es-tudados.”

Page 8: Jornal Start - Edição 33

mot

orJornal StartSexta-feira

14 de dezembro de 2012

8

Novo carro da Renault alia sofisticação e elegância em um novo conceito de sedã

O Fluence, novo sedã mé-dio da Renault ganhou um retoque no visual. O modelo 2013 foi apresentado mun-dialmente no Salão de Istam-bul na Turquia. Seguindo os mais recentes lançamentos,

o Novo Fluence adota a nova identidade visual da marca e recebe novos itens como fa-róis com Leds diurnos, painel com mostrador digital, entre outras novidades.

A principal mudança do Fluence 2013 se concentra na frente, a qual traz novo para-

choque, grade frontal maior e agora “conectada” aos faróis, os quais também foram leve-mente redesenhados e agora incorporam Leds para roda-gem diurna, exigência em al-guns países da Europa.

Outra novidade está no suporte para os faróis de ne-

blina que agora apresentam novo desenho e contam com moldura cromada.

No interior, há um novo painel de instrumentos com velocímetro digital para to-das as versões (igual ao que equipa o Fluence GT no Brasil). A marca destaca ain-

da as novas tecnologias que auxiliam o motorista como: freio de estacionamento eletrônico, sensores de esta-cionamento dianteiros e tra-seiros, novo sistema de som com conectividade bluetoo-th e sistema multimídia Re-nault R-Link.

Um francês de dar inveja na concorrência

assine já!

(11) 3301-2006

Div

ulga

ção

Um carrão à moda francesa

Fabio Oscar da redação

SofiStiCaDo

BmW perto de recordea BmW entregou 170,9 mil veículos em novembro, 23% a mais que em igual período de 2011. as vendas acumuladas nos primeiros 11 meses do ano são as melhores da história da companhia, com alta de 10,1% em relação a um ano antes. o grupo automotivo comercializou 1,66 milhão de unidades entre janeiro e novembro e está próximo à marca de 1,67 milhão de veículos obtida nos 12 meses de 2011.

opel vai fechar fábricaa opel, divisão da General motors na europa, informou que pretende encerrar a produção de veículos em 2016 na fábrica de Bochum, na alemanha, que enfrenta graves dificuldades. a confirmação foi feita pela companhia na segunda-feira,10.

Dilma publica lei que determina informar tributos em nota fiscal

A presidente Dilma Rousseff publicou na segun-da-feira, 10, no “Diário Ofi-cial da União” a lei 12.741, que determina que os tribu-tos incidentes sobre os pro-dutos e serviços devem ser explicitados na nota fiscal.

A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro. A divulgação, porém, só será obrigatória seis meses após a data da publicação da lei no Diá-rio Oficial. O objetivo é dar transparência para o con-sumidor a respeito a carga tributária incidente sobre as mercadorias.

Pelo projeto, a nota de-verá conter a informação do valor aproximado corres-pondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais. Deverão estar discriminados os valores dos seguintes impostos: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Pasep, Co-fins e Cide.

Dilma sancionou a lei com cinco vetos. Entre eles, a parte do projeto da Câmara

dos Deputados que determi-nava a informação na nota fiscal dos valores do Imposto de Renda e da CSLL.

“A apuração dos tributos que incidem indiretamente na formação do preço é de difícil implementação, e a sanção desses dispositivos induziria à apresentação de valores muito discrepantes daqueles efetivamente reco-lhidos, em afronta à própria finalidade de trazer infor-mação adequada ao consu-midor final”, informou a Presidência da República na exposição de motivos do veto.

A nova lei determina que a informação sobre os tribu-tos incidentes poderá cons-tar de painel afixado em local visível do estabelecimento, ou por qualquer outro meio eletrônico ou impresso, de forma a demonstrar o “valor ou percentual, ambos apro-ximados”, dos tributos inci-dentes sobre as mercadorias ou serviços postos à venda, inclusive carros.

Page 9: Jornal Start - Edição 33

Luiz

Pire

s/Vi

pcom

m

espo

rte

Jornal startsexta-feira

14 de dezembro de 2012

9O São Paulo ganhou todos os torneios organizados na América do Sul

invicto, são paulo comemora mais uma conquista internacional

O São Paulo levou o título inédito da Copa Sul-Americana em uma final marcada pelo he-roísmo de Lucas e uma grande confusão com os jogadores do Ti-gre. O duelo decisivo na noite da quarta-feira, 12, no Morumbi, teve apenas 45 minutos, e terminou 2 a 0 graças aos gols do camisa 7 e de Osvaldo. O time foi decretado campeão pela primeira vez do tor-neio continental após o adversário se negar a voltar a campo para o

segundo tempo, alegando falta de segurança após um suposto confli-to com os seguranças do São Paulo e a Polícia Militar.

A confusão foi gigantesca e começou ainda no fim do primeiro tempo. Foi quando Lucas, sangran-do por receber uma cotovelada do argentino Orban, provocou o ad-versário ao mostrar um algodão ensanguentado para o rival. A par-tir disso, o tumulto foi generalizado e ainda terminou com a expulsão de um jogador de cada time: Paulo Miranda, no São Paulo, e Díaz, pelo

Tigre. O médico do São Paulo, dou-tor José Sanchez, afirmou que joga-dores desceram ao vestiário enfure-cidos com o resultado do primeiro tempo e partiram para cima dos seguranças do time paulista.

Já a outra versão, segundo alegou a assessoria do Tigre, os jo-gadores do clube foram recebidos aos socos e pontapés pelos segu-ranças do São Paulo ao chegarem ao vestiário. Ainda de acordo com informações da agremiação argen-tina, a PM também partiu para a violência, e armas foram sacadas.

O árbitro chileno Henrique Osses deu o apito final após es-perar por quase 30 minutos o re-torno dos argentinos. E a festa do São Paulo em campo e nas arqui-bancadas lotadas começou. Com a confirmação, muita festa por parte dos jogadores e da torcida. Lucas, que se despediu do time, já que foi negociado com o PSG, foi um dos mais festejados. Como homenagem, Rogério Ceni cedeu a faixa de capitão para o camisa 7, que ergueu a taça de campeão e se emocionou muito.

CaMpeÃo

Fabio Oscar da redação

Corinthians sofre, mas está na final no Japão

Durante toda a preparação do Corinthians para o Mundial de Clubes, o técnico Tite ressal-tou o tamanho do desafio emo-cional do primeiro jogo, apesar do teórico nível ameno de difi-culdade técnica. Agora, depois da vitória apertada sobre o Al Ahly por 1 a 0 na semifinal, o treinador brasileiro sinaliza uma mudança para uma postura mais relaxada na decisão.

“[Temos] a possiblidade real de título. O time chegou nesse estágio. Noventa minutos nos credenciaram e agora tem o peso emocional do jogo”, afirmou Tite no estádio de Toyota.

A ideia do comando é que o time mire para a decisão de ma-neira semelhante à postura da final da Libertadores priorizando o jogo depois de tirar das costas a tensão.

Depois da vitória sobre o Al Ahly, Tite reconheceu que espe-rava por uma classificação de difi-culdade, em expectativa baseada no histórico de embate de favori-tos e azarões no torneio da Fifa.

“Isso por causa do caráter de responsabilidade maior em cima do Corinthians. Sabíamos disso. Queríamos iniciar o segundo tempo já com o segundo gol, para definir logo o placar, para que não houvesse essa pressão”.

O Corinthians volta a campo no domingo às 8h30 (horário de Brasília) para decidir o Mundial de Clubes, em Yokohama. O ad-versário será o Chelsea da Ingla-terra que venceu o Monterrey do México por 3x1.

Lucas, que fez o último jogo com a camisa do São Paulo, beija o troféu da Sul-Americana

sem dinheirosem cotas de televisão para 2013, o Grêmio Barueri deve manter a base que foi rebaixada para a série C do Campeonato Brasileiro em 2012. esta é pelo menos a afirmação do diretor de fu-tebol do time renê Marques ao site oficial do clube.

a questão é...pior que tá fica. Desde que voltou de presidente prudente, o time só cole-cionou insucessos. foram 11 técnicos e 110 jogadores contratados em pouco mais de um ano e meio da volta. falta planejamento.

Page 10: Jornal Start - Edição 33

sexta-feira, 14 de dezeMBrO de 2012guia 10startcOncessiOnárias

restaurantes

saúde

viageM

MercadOs

eventOs

pet

decOraçãO

Laboratórios

Laborátório amil saúde - Al. Rio Negro, 1401 – Alphaville. Tel.: 4197.1001 | www.amil.com.br

Laboratório Fleury – R. José Felix Oliveira, 838, Granja Viana. Tel.: 3179.0822 | www.fleury.com.br

Laboratório Fleury – Al. Araguaia, 2240 – Alphaville. Tel.: 3179.0822 | www.fleury.com.br

Laboratório Lavoisier - Al. Rio Negro, 877 – Alphaville. Tel.: 3047.4488 | www.lavoisier.com.br

Laboratório omint – Al. Rio Negro, 1.084, Alphaville. Tel.: 4193.6313 | www.omint.com.br

HospitaL

albert Einstein – Av. Juruá, 706 – Alphaville. Tel.: 2151.8600 www.einstein.br

sino-brasileiro – Av. Marechal Rondon, 299, Osasco. Tel.: 3652.8000 | www.sinobrasileiro.com.br

CLÍNiCa

VacinVille - Shopping Flamingo. Tel.: 4191.9114 www.vacinville.com.br

azul Viagens – Shopping Tambo-ré. Tel.: 7844.0788 www.voeazul.com.br

CVC – Calç. das Violetas, 296 – Alphaville. Tel.: 4191.9198 www.cvc.com.br

tam Viagens - Av. Marte, 624 Loja Pão de Açúcar. Tel.: 4153.5371 www.tamviagens.com.br

Carrefour – Shopping Tamboré. Tel.: 4004.0126 www.carrefour.com.br

Mambo - Al. Rio Negro, 1406, Alphaville. Tel.: 4191.7335 www.mambo.com.br

pão de açúcar – Al. Madeira, 152, Alphaville. Tel.: 4191.0092 www.paodeacucar.com.br

Walmart – Al. Araguaia, 2751, Alphaville. Tel.: 2164.3700 www.walmart.com.br

Espaço Villa 18 – Av. Copa-cabana, 500 – 18 do Forte Tel.: 4191.8050 www.espacovilla18.com.br

ópera Cristal - Al. Juari, 513, Tamboré. Tel.: 4119.4846 www.operacristal.com.br

personal party - Av. Valville, 109, Alphaville. Tel.: 4154.3333 www.personalparty.com.br

porto Villa – Av. Alpha Norte, 1850 – Alphaville. Tel.: 4153.8645 www.portovillabuffet.com.br

amor aos Latidos Shopping Tamboré. Tel.: 4195.0112 www.amoraoslatidos.com.br

pet shop Center Marginal Av. Yojiro Takaoka, 5973, Alpha-ville. Tel.: 4133.7400

Vila dos Cães – Av. Valville 550 B – Santana de Parnaíba. Tel.: 4154.4000 www.viladoscaes.com.br

Hospital Veterinário 24h Av. Narciso Sturlini, 170 Osasco. Tel.: 3684.1080 www.caesegatos24h.com.br

artigos dECoratiVos

alpha sleep Colchões – Al. Araguaia, 750 – Alphaville Tel.: 4153.3426 www.sleephouse.com.br

anna packer – Al. Araguaia, 762, Alphaville. 4193.5427 www.annapacker.com.br

art design – Al. Araguaia, 272, Alphaville. Tel.: 4193.2808 [email protected]

art Ville Móveis – Av. Anápolis, 454, Bethaville. Tel.: 4163.7000 www.artville.com.br

dayan Casa – Calç. das Orquíde-as, 176, Alphaville. Tel.: 4193.6544

di sappo – Al. Rio Negro, 1033, Alphaville. Tel.: 4191.4314 www.disappo.com.br

igaleria - – Al. Rio Negro, 1030, Alphaville. - Tel.: 4193.1303 www.igaleria.com.br

La botanique - Av. Ipanema, 158, 18 do Forte Tel.: 11 4195.7546 www.labotanique.com.br

passero audio e Vídeo – Al. Rio Negro, 1033 – Alphaville. Tel.: 4195.3060 www.passero.com.br

riolax Hidromassagens – Calç. Antares, 208 - CA II. Tel.: 4153.6810

Al. Araguaia, 691, Alphaville. Tel.: 4191.4466

Vitórias decorações – Calç. das Orquídeas, 119 – CCA. Tel.: 4191.6113 www.vitoriadecor.com.br

MobiLiário

dEsigN da ViLLa - Av. Valville, 550 – Alphaville. Tel.: 4154.5052 www.designdavila.com.br

Fibra alphaville – Al. Araguaia, 750 – Alphaville. Tel.: 4191.6685 www.fibraalphaville.com.br

Al. Araguaia, 122 – Alphaville - Tel.: 4195.3853 | www.sundeck.com.br

MóVEis pLaNEjados

dellanno - Al. Araguaia, 671 – Alphaville. Tel.: 4208.4515 www.dellanno.com.br

ELgiN CuisiNE - Al. Araguaia, 400 – Alphaville. Tel.: 4193.2232 www.elgin.com.br

Formaplas – Al. Araguaia, 750 - Alphaville. Tel.: 3173.2000 www.formaplas.com.br

Marcato – Al. Gabriel Monteiro da Silva, 783 – Jd. América. Tel.: 3060.4150 www.marcato.com.br

Neumann – Al. Araguaia, 700 – Alphaville. Tel.: 3939.0770 | www.angularmoveisplanejados.com.br

ouroverde Al. Araguaia, 640 – Alphaville. Tel.: 4195.2035 www.ouroverdeinteriores.com.br

sCa – Al. Araguaia, 750 – Alpha-ville. Tel.: 4314.2626 www.sca.com.br

Al. Araguaia, 690 – Alphaville. Tel.: 4193.3911 www.todeschinialphaville.com.br

iLuMiNação

aldeia Light – Av. dos Pinheiros, 400 - Aldeia da Serra. Tel.: 3215.2400 www.aldeialight.com.br

del Luce – Al. Araguaia, 272 – Alphaville. Tel.: 4195.6263 | www.delluce.com.br

Lunare – Calç. Antares, 55 - Al-phaville. Tel.: 4153.9487 | www.lunare.com.br

rEVEstiMENto E Cia

C&C tamboré – Shopping Tambo-ré. Tel.: 4001.0100 www.cec.com.br

Center banho – Al. Amazonas, 938 – Alphaville. Tel.: 4191.1508 www.centerbanho.com.br

decor banho – Alphashopping – Alphaville. Tel.: 4193.4442 www.decorbanhoalpha.com.br

glass & Cia - Al. Amazonas, 938 – Alphaville. Tel.: 4191.6563 www.glassecia.com.br

indusparquet – Calç. Das Orquídeas, 102C – CCA. Tel.: 4195.4739 www.indusparquet.com.br

parnaíba Mármores – Calç. dos Ciclamês, 62 – CCA. Tel.: 4193.6236 www.parnaibamarmores.com.br

recesa - Al. Araguaia, 580 – Alphaville. Tel.: 4688.0415 www.recesa.com.br

rivestire – Calç. das Violetas, 288 – CCA. Tel.: 4688.2186 www.rivestire.com.br

staccato – Al. Andrômeda, 900 – Alphaville. Tel.: 4191.9816 www.staccatorevestimentos.com.br

tamboré Mármores – Al. Araguaia, 3292 – Alphaville. Tel.: 4191.6006 www.tamboremarmores.com.br

telhanorte –Al. Araguaia, 3023, Alphaville. Tel.: 4004-2444 www.telhanorte.com.br

shOppingsescOlasEscola internacional - Av. Co-pacabana, 624 - 18 do Forte. Tel.: 4134.6686 | www.escolainterna-cional.com.br

Escola Morumbi – Al. América, 710, Tamboré. Tel.: 2666.2888 www.escolamorumbi.com.br

Escola primeiro passo – Al. Araguaia, 762, Alphaville. Tel.: 4195.0393 | www.escolaprimeiro-passo.com.br

Mackenzie - Av. Mackenzie, 905 – Tamboré. Tel.: 3555.2108 www.emack.com.br

unip/objetivo - Av. Yojiro Taka-oka, 3500. Tel.: 4152.8888 www.unip.br

Escola Castanheiras – Al. Casta-nheiras, 250. Tel.: 4152.4600 www.escolacastanheiras.com.br

farMácia

droga apoio - Calç. dos Lírios, 144, Tel.: 4195.0106 - Centro ComercialAl. Rio Negro, 229, Tel.: 4191.5773 - Posto Ipiranga Av. Yojiro Takaoka, 4350, Tel.: 4153.1272 - Posto Shell

droga raia - Al. Rio Ne-gro, 1245, Alphaville. Tel.: 4191.3124 www.drogaraia.com.br

drogaria são paulo - Al. Rio Negro, 877, Alphaville. Tel.: 4191.8641 www.drogariasaopaulo.com.br

droga Yoshi - Al. Rio Negro,

1030, Alphaville. Tel.: 4195.9450

www.drogayoshi.com.br

drogasil – Al. Rio Negro, 911,

Alphaville. Tel.: 4193.4120

www.drogasil.com.br

Farma 100 – Al. Araguaia,

1645, Alphaville.

Tel.: 4191.6478

www.farma100.com.br

Farmalife – Al. Rio Negro,

1401, Alphaville. Tel.: 4688-

0628 | www.farmalife.com.br

moderno, prático e completo o melhor da região você encontra aqui

alpha shopping – Al. Rio Negro, 1033, Alphaville. Tel.: 4191.1190 www.alphashopping.com.br

iguatemi alphaville – Al. Rio Negro, 111 – Alphaville. Tel.: 2078.8000 www.iguatemialphaville.com.br

open Mall the square – Rod. Raposo Tavares, km 22. Tel.: 2898.9595 www.openmallthesquare.com.br

osasco plaza – R. Ten. Avelar Pires de Azevedo, 81 – Osasco Tel.: 2117.2777 www.osascoplaza.com.br

parque barueri shopping – R. Gal. Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400, Barueri. Tel.: 4688.6800 www.parqueshoppingbarueri.com.br

shopping da Construção Est. Municipal Bela Vista, 917 – Alphaville. Tel.: 4152.2174 www.scalphaville.com.br

shopping Flamingo – Al. Araguaia, 762, Alphaville. Tel.: 4688.2658

shopping tamboré – Av. Piracema, 669 – Tamboré Tel.: 2166.9702 www.shoppingtambore.com.br

shopping união - Av. dos Autonomistas, 1.400, Osasco Tel.: 3184-4000 www.shoppinguniao.com.br

super shopping osasco - Av. dos Autonomistas, 1.828, Osasco. Tel.: 3699.9400 www.supershoppingosasco.com.br

estética e Beleza

aCadEMias

academia 24 h – Al. Grajaú, 525 – Alphaville – Tel: 11 4191.3515 | www.acade-mia24horas.com.br

academia bioritmo – Shopping Tamboré – Tel.: 4196.9700 www.bioritmo.com.br

academia K@2 – Av. Copaca-bana, 112 – 18 do Forte. Tel.: 4302.6442 www.academiak2.com.br

academia target Club – Al. Arpoador, 34 – 18 do Forte. Tel.: 4193.1008 www.targetfitclub.com.br

saLão dE bELEza

jacques e janine - Al. Araguaia, 901 – Alphaville. Tel.: 4195.7505 www.jacquesjanine.com.br

L’Equipe – Alpha Shopping. Tel.: 4191-1378

Lash – Al. Araguaia, 843, Alphavil-le. Tel.: 4193.6118 www.lash.com.br

studio 8 – Al. Araguaia, 861, Alphaville. Tel.: 4208.2121

spa

Manuia spa - Av. Valville, 550, Alphaville. Tel.: 4154.6693 www.manuiaspa.com.br

almanara – Al. Rio Negro, 1456, Alphaville. Tel.: 4195.9855 www.almanara.com.br

américa – Al. Mamoré, 877, Alphaville. Tel.: 4689.4000 www.restauranteamerica.com.br

bar brahma – Al. Rio Negro, 650, Alphaville. Tel.: 4195.1484 www.barbrahma.com.br

bonjardim – Al. Rio Negro, 1030, Alphaville – Tel.: 4195.3589

deck bar – Al. Grajaú, 321, Alphaville. Tel.: 4689.0522 www.deckalphaville.com.br

gran Cru – Al. Araguaia, 943, Alphaville. Tel.: 4195.1895

Av. Ipanema, 190, 18 do Forte Tel.: 4195.3200

Maria joão – Av. Copacabana nº 148, 18 do forte Tel.: 4688.1950 www.restaurantemariajoao.com.br

Mondo di Vino – Shopping Tamboré. Tel.: 2166.9911 www.mondodivino.com.br

outback steakhouse – Al. Gra-jaú, 61, Alphaville. Tel.: 4133.1950 www.outback.com.br

pça são Lourenço - Shopping Iguatemi Alphaville. www.pracasa-olourenco.com.br/iguatemi

pérsia – Al. Araguaia, 2044, Alphaville. Tel.: 4195.1530 www.persiarestaurante.com.br

pobre juan – Al. Rio Negro, 111, Alphaville. Tel.: 4209.1700 www.pobrejuan.com.br

the black Horse pub - Av. Copacabana, 148 – 18 do Forte. Tel.: 4208.5038 www.theblackhorse.com.br

st. stropez – Calç. Aldebarã, 14, CA II – Alphaville. Tel.: 4152.5155 www.enotecabistro.com.br

trindade - Shopping Iguatemi Alphaville. Tel.: 4209.1720 www.trindaderestaurante.com.br

tulipa - Al. Rio Negro, 1030, Alphaville – Tel.: 4195.3589

Ville du Vin – Al. Tocantins, 75, Alphaville. Tel.: 4208.6061 www.villeduvin.com.br

Vinea – Al. Araguaia, 540, Alphaville. Tel: 2078.7880 www.vinea.com.br/alphaville

Al. Itapecuru, 645, Al-phaville. Tel.: 4195.0327 wavesrestaurante.com.br

CHurrasCarias

Conteiner bar e grill – Av. Andrômeda, 658, Alphaville. Tel.: 4303.4099

El uruguaio – Av. Copacabana, 166, 18 do Forte. Tel.: 4195.6784 www.eluruguayo.com.br

galeteria gaúcha – Av. Al-phaville, 630, Alphaville. Tel.: 4193.1313

galeto’s – Al. Rio Negro, 1477, Alphaville. Tel.: 3342.5301 - www.galetos.com.br

Novilho de prata – Av. Mamoré, 843, Alphaville. Tel.: 4195.1372 - www.churrascaria-novilhodeprata.com.br

japoNEsEs

junkempô – Calç.dos Antares, 216 – Alphaville. Tel.: 4153.6677

Nasai – Calç. Polux, 24, Alphavil-le. Tel: 4152.3486 www.nasai.com.br

osaka – Calç. das Orquídeas, 209, CCA. Tel. 4688.1244 www.osakarestaurante.com.br

shinkay sushi – Pç. das Rosas, 52, CCA. Tel.: 4195.4488 www.shinkaisushi.com.br

tikara – Av. dos Patos, 171, Aldeia da Serra. Tel.: 4192.4302

tottori – Av. Copacabana, 148, 18 do Forte. Tel.: 4193.2238

pizzarias

babbo giovanni – Av. Sagitário, 691, Alphaville. Tel.: 4193.8811 www.babbogiovanni.com.br

bendita Hora – Av. Copaca-bana, 561, 18 do Forte. Tel.: 4689.4445 www.benditahora.com.br

soggiorno – Av. Vênus, 92, Alphaville. Tel.: 4153.6453 www.soggiorno.com.br

aba Motors – Rod. Raposo Tavares, 25.500, Cotia. Tel.: 4613.8800 www.abamotors.com.br

alpha trevo – Est. da Aldeinha, 120 – Alphaville. Tel.: 4133.3300 www.alphatrevo.com.br

Caltabiano – Al. Xingu, 926, Alphaville. Tel.: 4134.6000 www.caltabiano.com.br

Carrera – Al. Araguaia, 2079, Alphaville. Tel.: 4002.1515 www.carrera.com.br

Fiat sinal – Al. Araguaia, 1742, Alphaville. Tel.: 4689.9444 www.gruposinal.com.br

Hville – Est. da Aldeinha, 525, Alphaville. Tel.: 4196.4444 www.hville.com.br

itamotors – Est. da Aldeinha, 115, Alphaville. Tel.: 4166.9999 www.itamotors.com.br

Mix Ford - Est. da Aldeinha, 181,

Alphaville. Tel.: 4166.7800

ford.gruposinal.com.br

Nissan sinal - Al. Araguaia, 2011,

Alphaville. Tel.: 4706.6777

www.gruposinal.com.br

paris Veículos – Al. Araguaia, 532,

Alphaville. Tel.: 4166.2455

www.parisveiculos.com.br

renaut sinal France

Est. da Aldeinha, 220,

Alphaville. Tel.: 4166.2899

www.armotorsrenault.com.br

Page 11: Jornal Start - Edição 33

imóv

eisim

óveis

Jornal startsexta-feira

14 de dezembro de 2012

11CrÉDitO Volume de financiamento destinado ao setor habitacional e imobiliário superou o do automotivo pela primeira vez no Brasil

O crédito destinado para o setor habitacional e imobiliário superou o do setor automotivo pela primeira vez no Brasil. A virada aconteceu em agosto e a diferença tem aumentado, re-velam dados do Banco Central. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Em setembro, as operações de crédito para compra de imó-veis por pessoas físicas e jurídi-cas chegaram a R$ 334,6 bilhões, enquanto o setor automotivo ficou com R$ 319 bilhões. “O Brasil vem tirando um atraso no crédito imobiliário. Antigamen-te era muito difícil conseguir um financiamento”, afirmou Luis Eduardo Assis, economista e ex-diretor do Banco Central. “Houve essa mudança por cau-sa da estabilidade da economia brasileira e da possibilidade de

retomada do imóvel.”O aumento do crédito imo-

biliário tem sido impulsionado pela pessoa física. Por esse re-corte, o saldo já é maior do que o do setor automotivo desde janeiro. Este ano, até outubro, as operações de crédito imobiliário aumentaram R$ 57,3 bilhões, enquanto as do automotivo cres-ceram R$ 533 milhões.

O Brasil passa por uma mudança estrutural. O setor imobiliário foi beneficiado pela redução das taxas de juros, cres-cimento do emprego e aumento da massa de rendimento real dos ocupados, que, em setembro, foi estimada em R$ 42,2 bilhões, de acordo com o IBGE. É um cres-cimento de 8,6% em um ano. “Com a taxa de juros para cré-dito imobiliário em queda e pra-zos maiores, há maior demanda por crédito imobiliário. O déficit habitacional também influen-

cia nessa melhora”, disse Carlos Thadeu de Freitas, economista--chefe da Confederação Nacio-nal do Comércio (CNC).

Por outro lado, o setor au-tomotivo sofre uma ressaca da enxurrada de crédito que hou-ve em 2009 e 2010. No auge da crise financeira internacional, o governo reduziu impostos – como IPI – para ajudar na recu-peração da economia. Na toada dessa política, os prazos para financiamento também foram alongados.

Como reflexo dessas me-didas, houve um aumento da inadimplência, o que fez com que as concessões fossem trava-das este ano. Em outubro, segun-do dados do BC, a inadimplên-cia no setor foi de 5,9%, abaixo dos 6% em setembro, mas 1,2 ponto porcentual maior que o verificado em outubro do ano passado.

Shutterstock

Crédito para o mercado imobiliário, pela primeira vez, supera o de automóveis

Fabio Oscar da redação

A quantidade de obras está abaixo do que o mercado necessita atualmente

Page 12: Jornal Start - Edição 33

A aventura conta a trajetória do personagem-título Bilbo Bol-seiro, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo

dragão Smaug. Levado à emprei-tada pelo mago Gandalf, Bilbo encontra-se junto a um grupo de treze anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carva-lho. Essa aventura vai levá-los a lu-gares selvagens, passando por terras traiçoeiras repletas de goblins e orcs,

wargs mortais e aranhas gigantes, transmorfos e magos.

Embora o objetivo aponte para o leste e ao clima árido da montanha solitária, eles devem escapar primeiro dos túneis dos goblins, onde Bilbo encontra a criatura que vai mudar sua vida

para sempre: Gollum. A sós com Gollum, nas margens de um lago subterrâneo, o despretensioso Bilbo Bolseiro não só descobre sua profunda astúcia e coragem, que surpreende até mesmo a ele, mas também ganha a posse do “pre-cioso” anel de Gollum, que possui

qualidades inesperadas e úteis.Um simples anel de ouro que

está ligado ao destino de toda a Terra-Média, de uma maneira que Bilbo nem pode imaginar.

Vale a pena conferir nas melhores salas de cinema de todo o Brasil.

Div

ulga

ção

Divulgação

O INÍCIO Depois de um dos maiores sucessos da história do cinema, vamos conhecer o início da Saga – O Senhor dos Anéis

Fabio Oscar da redaçãodI

vers

ãOJornal startsexta-feIra

14 de dezembro de 2012

12

Pet shop Boys vem ao BrasilO festival sónar anunciou na terça-feira, 11, a escalação da segunda edição nacional, que acontece nos dias 24 e 25 de maio de 2013, no Pavilhão anhembi (zona norte de são Paulo). O destaque fica por conta do Pet shop Boys, que traz a turnê de seu novo disco, “elysium”. além do grupo inglês, a organização anunciou os nomes de Paul Kalkbrenner, explosions In the sky, Jamie Lidell, renato ratier, Matmos, theo Parrish, taksi, Mau Mau e the roots.

Crianças cantamCrianças e adolescentes de nove cidades do interior de são Paulo sobem ao palco para apresentar o espetáculo “Calungá - O mar que separa é o mar que une”, no domingo, 16. O percussionista Naná vasconcelos participa da apresentação, que marca o lançamento do dvd do espetáculo. Cada espectador que comparecer à apresentação receberá um dvd gratuitamente. O espetáculo acontece no teatro sergio Cardoso, na rua rui Barbosa, 153, são Paulo.

CINEMA IguatemI alphavIlleO HOBBIT – 11:00 A -12:00 - 13:00 - 13:40 - 14:40 - 15:30 - 16:30 - 17:20 - 18:15 - 19:00 - 20:50 - 20:55 - 21:50 - 22:30

O HOMEM DA MÁFIA – 13:05 – 15:35 – 18:00 – 21:20

A ESCOLHA PERFEITA – 22:15

A ORIGEM DOS GUARDIÕES – 12:40 – 14:55 – 16:15 – 19:45 – 22:00

AMANHECER PARTE 2 – 12:35 – 16:15 – 19:15 – 22:05

OS PENETRAS – 14:00 – 16:20 – 18:50 – 21:30

QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO – 13:30 – 15:50 – 18:05 – 20:05

A – SOMENTE SÁBADO E DOMINGO

cInespaçogranja vIana

O HOBBIT - 13:45 - 14:00 – 17:00 - 17:15 – 20:15- 20:30

A ORIGEM DOS GUARDIÕES – 15:00 – 17:00 – 19:00 – 21:00

AMANHECER PARTE 2 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40

OS PENETRAS – 15:30 – 17:30 – 19:30 – 21:30

A SOMBRA DO INIMIGO – 14:30 – 16:50 – 19:10 – 21:20

QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO – 14:10 – 16:10 – 18:10 – 20:10 – 22:10

shoppIng tamboréO HOBBIT – 11:00 - 11:40 - 12:40 - 13:40 - 14:40 – 15:20 - 16:20 - 17:20 - 18:20 – 19:00 - 20:00 - 21:00 - 22:00 – 22:50 A – 23:50 A

A ORIGEM DOS GUARDIÕES – 11:10 - 11:20 - 12:30 - 13:30 – 14:00 - 17:30 - 19:20 – 19:50

AMANHECER: PARTE 2 –00:15 B -13:00 - 15:30 - 16:10 - 16:30 – 18:40 - 21:20 - 21:40

OS PENETRAS – 11:30 – 13:50 – 16:00 – 18:30 – 20:50 – 23:10

QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO – 18:00 – 20:30 – 22:40

A ÚLTIMA CASA DA RUA – 15:00 – 22:20

A – ESTA SESSÃO SERÁ EXIBIDA SOMENTE SÁBADO (15/12).B - ESTA SESSÃO SERÁ EXIBIDA SOMENTE SEXTA-FEIRA (14/12) E SÁBADO (15/12)

14/12 A 20/12

O HOBBIT

O Hobbit

Page 13: Jornal Start - Edição 33

Na grande final da 5ª edição do Fun Music (festi-val de música universitária) o rock da banda barueriense Kolisão garantiu o 4° lugar, em Florianópolis. O festival teve 129 bandas inscritas em todo o Brasil, 54 se classi-ficaram, passaram 12 e so-mente 4 foram premåiadas. O júri contou com a pre-sença de Kid Vinil (DJ, ra-dialista e vocalista da banda Magazine, que fez sucesso na década de 1980 com os hits “Tic Tic Nervoso” e “Sou

Boy”) e do cantor e composi-tor Sonekka.

Segundo os jurados e a comissão técnica do Fun Music, a final deste ano foi a mais difícil da história do festival, com um nível altís-simo, bandas profissionais, todas muito bem entrosadas, com sintonia no palco e ma-turidade sonora.

Após o término do festi-val, Sonekka revelou que “no Fun Music não procuramos bandas, procuramos quem sabe fazer música. Se tivésse-mos um prêmio para melhor letra, certamente iria para o Kolisão. ‘Eu não sou mais eu’ tem uma letra muito bem sacada, melodia excepcional-mente boa, isso só se conse-

gue com originalidade. Eu, como jurado, e só falo por mim, odeio ‘bandas-cópia--do-ídolo’, e o Kolisão tem personalidade própria”.

A banda de rock alter-nativo Kolisão se formou em agosto de 2001 e a ideia principal era fugir do “mais do mesmo” e inovar nos ar-ranjos. Abriram os shows de Jair Rodrigues, Luiz Ayrão, Falamansa, Moacyr Franco, Toni Garrido, Pitty e Charlie Brown.

“Eu não sou mais eu”, música nova da banda, e premiada no Fun Music, pode ser ouvida no link http://funmusic.com.br/banda/?id=518 e no site da banda www.kolisao.com.br

FESTIVAL

Barueri tem a 4a melhor banda de rock alternativo do Brasil

Fabio Oscar da redação

SExTA-FEIrA, 14 dE dEzEmbro dE 2012dIVErSão 13Start

banda de barueri fica em 4º no Fun music em Florianópolis

Page 14: Jornal Start - Edição 33

deco

rJornal StartSexta-feira

14 de dezembro de 2012

14

Roberta Garrido da redação Fabio Oscar da redação

O CASA OFFICE foi pror-rogado até o dia 9 de de-zembro. O espaço ocupa dois pavimentos do Cidade Jardim Corporate Center de São Paulo, empreendimento que fica em um dos ende-reços mais nobres de São Paulo, onde estão situados os nove prédios residenciais do Parque Cidade Jardim e o Shopping Cidade Jardim. O evento apresenta 10 am-bientes, divididos em 3.687 m², projetados pelos gran-des experts da arquitetura corporativa como Andrade Azevedo Arquitetura Cor-porativa, Athie Wohnrath, Betty Birger, Carlos Rossi, Fernanda Marques, Fernan-do Brandão, João Armenta-no, Marcio Mazza, Moema

Wertheimer e Rocco Vidal P+W. Nesta 5ª edição, o evento conta com a curadoria da arquiteta Claudia Andrade,

profissional com mais de 29 anos de experiência. Segun-do Claudia, o CASA OFFICE oferecerá aos visitantes uma diversidade de opções que

refletem as tendências de design e arquitetura. “Nos-sa ideia é que o visitante se sinta em seu novo escritório e incorpore as tendências

apresentadas na mostra. Temos certeza que todos sairão inspirados para criar ambientes mais instigantes e produtivos”.

Evento em São Paulo reúne os principais expoentes da arquitetura corporativa corPoratiVoS

o mundo corporativo em pauta no caSa office

Divulgação

casas projetadas por Niemeyero livro “oscar Niemeyer- casas”, publicado pela editora Gustavo Gili em português, tem 232 páginas e originalmente foi lançado em inglês (2006). o livro trata da vertente menos conhecida da arquitetura de Niemeyer em textos de alan Hess e fotografias feitas por alan Weintraub. dividido em duas porções - a primeira trata das casas em três breves capítulos recortados em períodos (1936 - 1953; 1953 - 1961 e 1961 - 2005) e a segunda com a apresentação de projetos selecionados em fotos. Vale conferir.

Mostra em São Pauloabriu na quinta-feira, 13, no Museu da casa Brasileira, a exposição “Madeira e móvel: um olhar sobre a coleção McB”. a mostra reúne uma seleção de peças do acervo da instituição e busca explorar as diversas técnicas empregadas na fabricação de mobiliário em madeira. estão expostos exemplares que datam dos séculos 18 a 21. av. faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano, São Paulo

Venha fazer parte dessa equipe

Representante comercialcom experiência | Ótima remuneração

excelente ambiente de trabalho | benefícios

c o m u n i c a ç ã o

e d i t o r aSTOCK CO.

enviar currículo para [email protected]

Espaços moldados ao gosto do cliente

Page 15: Jornal Start - Edição 33

FESTAS Restaurante de Alphaville faz almoço especial para o NatalMauro Holanda

BIST

Jornal StartSExTA-FEIRA

14 de dezembro de 2012

15

Peru a R$ 596O Natal está próximo, e começar desde já os preparativos para as festas pode evitar transtornos futuros. Encomendar os itens da ceia, por exemplo, é uma das tarefas que podem ser feitas com antecedência. Aberta em 1935, a casa francesa FREddy espelha seu requinte no peru. Paga-se R$ 596 pela ave inteira, banhada por molho de foie gras e ladeada por arroz com passas. É isso aí.

Hambúrguer no vaporNa descolada lanchonete Vapor Burger, aberta há duas semanas, o menu é uma prancheta, as bebidas vêm em potes de vidro e os hambúrgueres são cozidos no vapor, inspiração vinda de Connecticut (EUA). Apesar de suculenta, a carne no vapor fica mais compacta e sem crostinha de chapa ou pedra vulcânica. Vale a pena provar.

O restaurante Trindade, localizado no Shopping Igua-temi, em Alphaville, oferece um menu especial com pra-tos elaborados pela chef Ilda Vinagre para a ocasião, ser-vido somente no almoço do dia 24.

Outra opção que vai es-tar disponível é o menu à la carte. Entre as indicações es-tão a Posta de Bacalhau Gre-lhado com Batatas ao Murro e Brócolis R$ 115; Camarão à Trindade R$ 109; Arroz de Polvo à Caio R$ 79; Filet de Cordeiro à Nossa Moda R$ 76, entre outros. Para finali-zar, Toucinho do Céu R$ 18; Rocambole de Chocolate com Baba de Moça R$ 16 ou Cani-lhas de Santo Antônio R$ 17.

O ambiente em Alpha-ville conta com espaço de 680m² com pé direito de 5 metros, incluindo um enor-me salão com vistas para o movimento da cozinha. O destaque fica por conta da estação de sofás em tons ro-sados e centralizados ao meio do salão principal que são se-parados apenas por cortinas em voil branco, balcão de pedra bruta e delicadas árvo-res. Em uma das paredes foi realizado um grandioso pai-nel feito pela artista plástica Kika Goldstein que retratou o bairro alto da cidade de Lisboa num painel de 9 me-tros feito em pintura acrílica sobre lona reciclada usando a técnica mista. Divididos em 3 cenas – num mesmo ce-nário – lugares importantes

como a praça “a brasileira” com o personagem Fernando Pessoa, elevador Santa Justa, Praça de Marques de Pombal e o Bondinho fazem parte desta obra.

Na unidade do Itaim, o destaque fica por conta do salão clean com estofados roxos, madeira rústica, luz natural através de claraboia, onde chama a atenção o pai-nel de lona de caminhão do artista Eduardo Kobra, que retrata o “Ribeira”, bairro da cidade do Porto. Ao longo do pé direito alto, há um meza-nino com espaço que com-porta até 25 pessoas. Ao lado, se observa a adega suspensa e envidraçada com preferência para os vinhos com rótulos lusitanos. Vale a pena confe-rir e se dar este presente.

Fabio Oscar da redação Fabio Oscar da redação

Gostinho de fim de ano anima paladar

O bacalhau é uma das

especialidades do Trindade

Page 16: Jornal Start - Edição 33