info aci - edição 33

8
ACI 74 anos: a maior entidade empresarial de SJC Lançamentos Em comemoração aos seus 74 anos, a ACI realizou uma solenidade com auto- ridades e representantes de entidades no dia 25 de agosto. Durante a cerimônia, o presidente da ACI, Felipe Cury, fez o lan- çamento do Guia de Negócios e do Prêmio Tuffi Simão. Em seguida, o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, contou a ligação histórica que possui com a ACI, pois seu avô e pai participaram da enti- dade. O evento contou com a presença das Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (12) 3904-4000 Rua Francisco Paes, 56 - Centro São José dos Campos - SP Entrevista com Rosemary Sanz ACI lança Guia de Negócios Agenda Setembro e Outubro Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos - Ano III - Número 33 - Setembro de 2009 Felipe Cury, Dom Moacir Silva e Padre Paulo Renato principais autoridades municipais, além de diversos empresários e presidentes de entidades de classe. O Prêmio Tuffi Simão tem como ob- jetivo valorizar as empresas associadas que se destacaram no ano anterior nas categorias: indústria, comércio e prestação de serviços. Para concorrer ao prêmio, a empresa interessada poderá se inscrever no site da ACI (www.acisjc.com.br) no período de 4 de janeiro a 31 de maio de 2010. Os participantes devem contar a história da empresa que será avaliada segundo critérios estabelecidos no regulamento. Os vencedores de cada categoria recebem a comenda “Tuffy Simão”, que homenageia um dos mais representativos presidentes da ACI até hoje. Outro lançamento foi o Guia de Negó- cios, catálogo com todas as empresas associadas (veja matéria na página 3). Ramon Touron, Felipe Cury, Felipe Cunha, Fabiano Souza e Paulo Coelho Felipe Cury e Cléber Córdoba João Carlos Scarpa, Oscar Constantino e Francisco Roxo José de Mello Corrêa, Felipe Cury e Adem Bafti Público antes da solenidade Mesa principal Felipe Cury em discurso Autoridades e representantes civis Prefeito Eduardo Cury

Upload: marcio-monteiro

Post on 23-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Info ACI Edição 33

TRANSCRIPT

Page 1: Info ACI - Edição 33

ACI 74 anos: a maior entidade empresarial de SJC

Lançamentos

Em comemoração aos seus 74 anos, a ACI realizou uma solenidade com auto-ridades e representantes de entidades no dia 25 de agosto. Durante a cerimônia, o presidente da ACI, Felipe Cury, fez o lan-çamento do Guia de Negócios e do Prêmio Tuffi Simão. Em seguida, o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, contou a ligação histórica que possui com a ACI, pois seu avô e pai participaram da enti-dade. O evento contou com a presença das

Associação Comercial e Industrialde São José dos Campos

(12) 3904-4000Rua Francisco Paes, 56 - Centro

São José dos Campos - SP

Entrevista com Rosemary Sanz

ACI lança Guia de Negócios

Agenda Setembro e Outubro

Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos - Ano III - Número 33 - Setembro de 2009

Felipe Cury, Dom Moacir Silvae Padre Paulo Renato

principais autoridades municipais, além de diversos empresários e presidentes de entidades de classe.

O Prêmio Tuffi Simão tem como ob-jetivo valorizar as empresas associadas que se destacaram no ano anterior nas categorias: indústria, comércio e prestação de serviços. Para concorrer ao prêmio, a empresa interessada poderá se inscrever no site

da ACI (www.acisjc.com.br) no período de 4 de janeiro a 31 de maio de 2010. Os participantes devem contar a história da empresa que será avaliada segundo critérios estabelecidos no regulamento. Os vencedores de cada categoria recebem a comenda “Tuffy Simão”, que homenageia um dos mais representativos presidentes da ACI até hoje. Outro lançamento foi o Guia de Negó-cios, catálogo com todas as empresas associadas (veja matéria na página 3).

Ramon Touron, Felipe Cury, Felipe Cunha, Fabiano Souza e

Paulo Coelho

Felipe Cury e Cléber Córdoba João Carlos Scarpa, Oscar Constantino e Francisco Roxo

José de Mello Corrêa, Felipe Cury e Adem Bafti

Público antes da solenidade Mesa principal

Felipe Cury em discurso

Autoridades erepresentantes civis

Prefeito Eduardo Cury

Page 2: Info ACI - Edição 33

Jornalista Resp.: Bianca Totti MTB 31.410Jornalista Auxiliar: Natalia Maeda

Textos: CódigoBR ComunicaçãoFotos: CódigoBR e Gilberto Freitas

Diagramação: Márcio Monteiro (Fox Design) Impressão: Jac Editora

Tiragem: 2.500 unidades

Informativo Mensal da Associação Comerciale Industrial de São José dos Campos - (12) 3904-4000

CNPJ: 60.179.769/0001-40

Comentários e sugestões: [email protected]

PERFIL

Rosemary Sanz se tornou conhecida a partir de um trabalho voluntário no GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer -, instituição de referência no tratamento de câncer infanto-juvenil.

13 de agosto nem sempre é data do azar. Para nós de São José isso pode significar, não só muita sorte, mas principalmente um marco de avanço nas liberdades familiares, na cidadania e no bem estar co-mum, isso porque, nessa data, o Prefeito Eduardo Cury designou os membros do CONSELHO MUNICI-PAL DE SEGURANÇA. Extinção da criminalidade é o objetivo maior do Conselho. Desen-volver estudos, planejar, equipar, monitorar, inovar são as áreas a serem percorridas para estabelecer em São José o clima de paz, anseio maior das pessoas de bem. O monitoramento rigoroso e atento das autoridades em todo nosso território é uma questão de tecnologia, modernidade e inibição da ação criminosa. É uma questão de vontade e força política. É um meio eficaz de não deixar os ban-didos tão à vontade. A ACI tem assento nesse Conse-lho e vai dignificá-lo com dedica-ção, esforço, trabalho e o interesse de todo nosso segmento empre-sarial. Para melhor marcar a pre-sença da ACI em tão importante Conselho, torna-se indispensável que nossos associados nos enviem sugestões para torná-lo construtivo e edificante.

A ACI E ASEGURANÇA

Felipe Cury - Presidente

Rosemary SanzPresidente do GACC

Como surgiu o GACC? Rosemary: O GACC surgiu a partir da necessidade de oferecer apoio às famílias de crianças e adolescentes que iniciavam o tratamento de câncer em São José. Como eu já havia atuado no GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil de Sorocaba-, os profissionais que trata-vam das crianças aqui, principalmente o Dr. Luiz Fernando Lopes, incentivaram-me a iniciar esse mesmo tipo de trabalho na cidade. Então, em 1995, reunimos seis pessoas que fundaram o GACC, uma instituição filantrópica, sem fins lucrati-vos, de combate ao câncer de crianças e adolescentes.

E como o GACC se tornou o que é hoje? Rosemary: No início, o GACC era uma instituição de apoio e depois se tornou responsável pelo centro de tratamento infanto-juvenil “Fabiana Macedo de Mo-rais” que neste ano foi credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Onco-logia - Exclusiva de Pediatria Oncológica. Com o convênio com a Secretaria de Saúde estadual, todos os pacientes do SUS são encaminhados diretamente para o GACC. O paciente é atendido por um especialista em até 24 horas e todos os exames são feitos em até sete dias, o que garante o alto índice de cura, em média 70% dos casos.

E como o GACC mantém essas ações? Rosemary: Hoje atendemos 39 mu-nicípios do Cone leste paulista, sendo que 80% dos pacientes são atendidos pelo SUS. Porém, o custo do tratamento que o GACC oferece é muito elevado e o que ele recebe de reembolso do governo, baseado na tabela SUS, não cobre este custo. Por isso, contamos com o envolvimento da sociedade por meio de parcerias a fim de oferecer tratamento de qualidade.

Como as empresas associadas e a ACI podem contribuir com o GACC? Rosemary: Vamos lançar a campanha “Cofrinhos GACC: sua moeda vale + vida” que serão distribuídos nas empresas. As-sim, todos podem aderir. A gente sempre tem uma moeda e esta pequena ajuda pode fazer uma grande diferença: dar a possibilidade de tratamento de qualidade a crianças e jovens com câncer. A ACI sempre nos apoiou, mas esta é a primeira campanha que realizamos em parceria. Além disso, as empresas podem doar seus créditos da Nota Fiscal Paulista, destinar 1% do Imposto de renda a pagar ou par-ticipar da campanha “GACC + vida”, em que a empresa doa mensalmente um valor e, em contrapartida, ela recebe um selo “Empresa amiga do GACC” e nós divul-gamos a marca, uma forma de estimular o consumo nesses estabelecimentos.

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

ACI participa da Construvale

A ACI participou da 5ª edição da Construvale (Feira da Construção Civil, Arquitetura e Negócios Imobiliários do Vale do Paraíba) que aconteceu entre os dias 19 e 22 de agosto, no Vale Sul Shopping. A instituição esteve presente com o estande institucional, prestando informações aos visitantes.

Diretora da Tok Dez organiza casamento da

cantora Mara Maravilha

Damira Camboim, diretora da Tok Dez Editora e Eventos, organizou, no dia 9 de agosto, o casamento da cantora gospel Mara Maravilha. Damira foi a principal responsável pelo cerimonial, desde a contratação e organização dos fornece-dores até o fim do evento.

Page 3: Info ACI - Edição 33

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

ACI lança Guia de Negócios No dia 25 de agosto, a ACI lançou o Guia de Negócios com os contatos de todas as empresas associadas. No guia, é pos-sível consultar as empresas organizadas por bairro e zona da cidade. Além disso, também há pesquisas sobre o perfil de cada região: população, área, número de bairros e lotes, densidade demográfica, áreas de lazer, PEA (População Economicamente Ativa), índice de alfabetização, faixa etária, serviços de água e esgoto e renda familiar. O guia é uma ferramenta para divul-gar a ACI e seus associados. Além disso, aqueles que pretendem investir em de-terminada área podem usar o guia como um estudo prévio sobre aquela região ou

bairro, podendo verificar a viabilidade de um novo negócio. Eugênio Ferrarezi, associado e sócio-proprietário da Open Dreams, aprovou o guia. “É algo que estava faltando, são as páginas amarelas dos negócios, pois possui o que realmente interessa aos em-presários”. Segundo Ferrarezi, ele e sua equipe precisavam de uma ferramenta como esta para saber as empresas onde podem oferecer seus serviços. “Com o guia, nós podemos fazer isso de forma mais assertiva, direta”, diz o empresário. Os associados da ACI serão comunica-dos em breve sobre as datas para retirar seus exemplares. Cada empresa associada terá direito a um exemplar.

Felipe Cury entrega um exemplar do guia para o prefeito Eduardo Cury

Empresário Eugênio Ferrarezi e esposa

Page 4: Info ACI - Edição 33

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

ACI faz campanhacontra gripe

Com o surto da gripe Influenza A (H1N1), a ACI distribuiu folhetos sobre a doença: o que é, sintomas, as diferenças entre ela e a comum, formas de prevenção e os locais de pronto-atendimento em São José. Outra medida tomada na ACI foi a compra de álcool gel para uso de todos os funcionários e uso de máscaras por aqueles que tem mais contato com o público.

A ACI promoveu o “Café com Em-presários: Parque Tecnológico” no dia 11, no auditório da associação. Nesta edição, o palestrante foi Marco Antonio Raupp, diretor geral da Associação Parque Tec-nológico de São José dos Campos, institu-ição responsável pela gestão do complexo. O objetivo da palestra era aproximar o Parque Tecnológico da sociedade, em especial dos empreendedores, e estimular a participação destes. “O Parque Tec-nológico é uma grande oportunidade para os empresários que acreditam que a tecnologia aumenta a competitividade de uma corporação. Aqui eles podem fazer parcerias com empresas iguais a ele, maio-res, ou com as universidades. Há muitas possibilidades, desde alugar um espaço, participar do que está acontecendo ou integrar-se em projetos”, diz Raupp.

ACI realiza Café com Empresários:Parque Tecnológico

� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �! � � � � � � � � � � " # � $ � � � � � �� � � � � % &

Palestrante Marco Antonio Raupp

Vereador João Tampão, Cléber Córdoba, Felipe Cury, José de Mello Corrêa e Paulo Cunha

Page 5: Info ACI - Edição 33

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

'

ACI e GSW Software promoveram a “I Feijuca Solidária” A ACI e a GSW Software realizaram a “I Feijuca Solidária” no dia 8 de agosto, na Fazenda São Bento. O evento é uma iniciativa em prol do Hospital Pio XII e da Associação Joseense de Ação Solidária (AJAS). A AJAS promove a inclusão social de crianças e jovens carentes da cidade e o Hospital Pio XII reverterá os benefícios

Felipe Cury, Paulo Cunha, padre André da igreja Sagrada Família e vereador

Cristiano P. Ferreira

Lei antifumo é tema de palestra na ACI

A ACI realizou, no dia 4 de agosto, a palestra “Saiba mais sobre a lei antifumo. Evite multas!”. A palestra foi gratuita e contou com profissionais de bares, restau-rantes e casas noturnas. O palestrante foi Sérgio Werneck, diretor do Procon. Werneck explicou a lei e seus pontos: objetivos, punições e con-seqüências. “Ainda há muita dúvida com relação a essa nova lei, onde pode ou não fumar e ao que é considerado parcialmente

Sérgio Werneck esclarece dúvidas dos comerciantes

do evento para o Setor de Transplante de Medula Óssea. Durante o evento, houve exposição de quadros e música ao vivo. Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, dentre autoridades e empresários. No total, foram arrecadados R$ 6961,00, divididos igualmente entre as duas instituições.

Irmã Lúcia Maria, Ana Paula Migliori e irmã Luzia

Adem Bafti, Felipe Cury, Oscar Constantino, vereador Cristiano e

Humberto Dutra

Gilberto Freitas

aberto”, diz o palestrante. A lei entrou em vigor no dia 7 de agosto. Apesar de a legislação não punir o fumante, os estabelecimentos podem ser multados – valor de R$ 792,50 e o dobro dele em caso de reincidência - e até fecha-dos. A fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária e pelo Procon.

A partir deste mês, a ACI oferece os resultados de suas pesquisas aos associa-dos via email. A cada nova sondagem, os associados poderão acessar no site da ACI no módulo “ACI On-line” o resumo das pesquisas. Basta entrar com o código e senha no topo da página. A primeira delas é sobre as vendas do Dia dos Pais 2009. As informações são disponibilizadas em gráficos e pequenos textos que permitem uma compreensão fácil e rápida pelo leitor. Esse trabalho é feito em parceria com o departamento de pesquisas da ACI e a Vínculo Métrica, empresa especializada na área.

ACI oferece pesquisas para associados

A regional do Jucesp de São José dos Campos agora disponibiliza em seu site (www.jucespsjc.com.br) imagens ao vivo da área de atendimento. O objetivo da iniciativa é mostrar o movimento da regional a fim de que o usuário possa evitar os horários de maior demanda no atendimento, que, em geral, ocorrem entre às 14h30 e às 16h30.

Jucesp disponibiliza imagens ao vivo de seu

atendimento

Gilberto FreitasGilberto Freitas

Page 6: Info ACI - Edição 33

(

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

Parceria entre a ACI e CIEE oferece descontos aos associados A ACI e o CIEE (Centro de Integra-ção Empresa-Escola) firmaram acordo de cooperação em que os associados que aderirem aos programas do CIEE - Está-gio e Aprendiz Legal - terão desconto nos contratos. Dependendo do número de estagiários contratados, o desconto é progressivo, podendo ser de até 20%. A vantagem de utilizar os serviços do CIEE é o acom-panhamento periódico escolar. “Com a nova lei de estágio, as empresas devem pagar seguro de vida, fundo de assistência, em caso de acidente, e também devem oferecer atividades conforme a proposta

pedagógica do curso e ano do estudante”, diz Priscila Dalmas, supervisora do CIEE em São José dos Campos. Se a fiscalização verificar que a empresa não segue essas recomendações, ela é multada e fica até dois anos sem poder contratar nenhum estagiário. “Hoje, o CIEE é o único agente legal que possui todas as propostas dos cursos. Quando a empresa contrata es-tagiários diretamente com a instituição de ensino, esta não faz o acompanhamento curricular”, afirma Dalmas. Os interessados podem procurar a uni-dade do CIEE no prédio da ACI. O telefone é 3923-4347.

Atendente Glaucea no CIEE localizado na ACI

Coquetel com Negócios apresentaserviços da TOTVS

Gestão de pessoas é tema de palestra na ACI No dia 19 de agosto, a ACI promoveu a palestra “Gestão de pessoas: ferramentas para resultados de alto nível”. A palestrante foi Laylla Toledo, da SELF Desenvolvimento e Soluções Hu-manas. Laylla é psicóloga, consultora de RH e realiza treinamentos na área

de capacitação profissional. Atua no de-senvolvimento de equipes, treinamentos técnicos e comportamentais e diagnóstico organizacional. “Vivemos um momento em que quali-dade dos produtos e serviços não está ape-nas vinculada a certificações, marketing

e programas de qualidade. O diferencial está nas pessoas, pois são elas que fazem o programa de qualidade acontecer. Ter uma equipe com desempenho de alto nível é fundamental. Ações simples e de baixo custo em gestão de pessoas podem tornar isso realidade”, afirma a palestrante.

A ACI realizou, no dia 26 de agosto, o Coquetel com Negócios “Universo TOTVS – soluções para gestão de empresas em todos os segmentos”. O palestrante foi Guilhermo Queiroz, diretor de Atendimento e Relacionamento TOTVS nas unidades do Sul Fluminense, Vale do Paraíba e Baixada Santista, e pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Gestão de Serviços. Durante a palestra, Guilhermo falou sobre as soluções de sistemas de gestão empresarial que a TOTVS oferece, isto é, o que ela pode fazer para que a empresa cresça por meio do sistema que desenvolve e aumentar a competitividade.

ACI apóia Copa BandDaher de Tênis

A ACI está apoiando a realização da Copa BandDaher de Tênis, torneio que reunirá tenistas de empresas de São José dos Campos. O evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro, a partir das 8 horas, no Daher Tennis Lounge. Informações pelo telefone (12) 3949-2228 ou 78131616.

Acima palestrante Guilhermo Queiroz e abaixo público presente

Page 7: Info ACI - Edição 33

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

)

Pergunta: “Uma de nossas maiores dificuldades é comprar produtos em quantidade, pois não temos condições de comprar caixas fechadas devido ao alto valor. O que podemos fazer?”.

O dilema é comum entre os pequenos empresários que precisam alavan-car sua empresa, comprando com

condições mais favoráveis, porém se deparam com a situação de não ter capital de giro

para investir na compra em atacado e acabam comprando no varejo ou de vendedores intermediários que visitam os salões de beleza. A compra em atacado oferece aos pequenos empresários um preço bem mais vantajoso em relação ao varejo, porém, em 99% dos casos, a contrapartida é a compra de caixas fechadas do produto desejado, o que muitas vezes limita o microempreend-edor por não ter condições de pagar uma fatura com valor alto de uma só vez para ter um bom preço e estocar o produto. As recomendações que ficam são duas. A primeira é fazer parte de núcleos de empresários do mesmo setor para que to-dos, com a mesma necessidade, possam se unir e efetivamente comprar em atacado. Assim, o pequeno empresário e outros empreendedores do mesmo porte se unem e criam condições de compra em maior escala, como uma cooperativa, por exemplo.

A ACI-SJC já desenvolve este trabalho com muito sucesso, nos projetos Empreender com os núcleos de Oficinas Mecânicas e Marmorarias. A segunda opção é buscar o famoso capital de giro em bancos. Com ele, o pequeno varejista de bens e serviços terá dinheiro na mão, a ser pago em prestações, e assim reverter em prol da sua empresa, inclusive para a compra de produtos. O grande perigo do capital de giro é de o dinheiro não ser bem investido e administrado, e no final, o varejista, ao invés de ob-ter vantagens com a captação, acaba entrando em uma grande dívida. Por isso, antes de captar dinheiro em qualquer banco, veja qual é a taxa de juros do empréstimo e faça as contas para ver se compensa pegar o dinheiro e comprar em atacado. Vamos em frente. Conte sempre com o ESPAÇO VAREJO, Washington.

Washington Rodrigues é graduado em Administração de Empresas, pós- graduado em Marketing, cursa o MBA para executivos de varejo na USP. É empresário do setor de varejo e professor no curso de pós-graduação da FAAP-SJC.

(pergunta extraída nos primeiros trabalhos do Núcleo de Cabeleireiras, do projeto Empreender da ACI)

Todo mês, o diretor de varejo da ACI, Washington Rodrigues, responderá perguntas so-bre gestão enviadas pelos empresários. Para enviar é muito simples. Bastas acessar o site

www.acisjc.com.br e clicar na marca Espaço Varejo.

Presidente da ACI toma posse no Conselho Municipalde Segurança Pública de São José dos Campos

O presidente da ACI, Felipe Cury, tomou posse como membro do Conselho Municipal de Segurança Pública da cidade no dia 19 de agosto, no auditório do Paço Municipal. Seu suplente é Felipe Cunha, diretor de Comércio Exterior da ACI. A iniciativa é da Secretaria Especial de Defesa do Cidadão, órgão da Prefeitura Municipal. Trata-se da primeira diretoria do conselho. Os objetivos da entidade são: propor medidas que promovam a segurança da população por meio do desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas relativos à se-gurança pública. Além disso, a instituição

irá incentivar a participação da sociedade em projetos de melhoria da segurança, ou mesmo com sugestões e denúncias dos cidadãos. O conselho também irá apoiar ações de órgãos governamentais ou não sobre segurança pública. Além da ACI, o conselho é composto por outras 14 entidades.

Felipe Cury durante a posse

Todos os membros do conselho

Setor de fotografi a da Prefeitura Munipal

Setor de fotografi a da Prefeitura Munipal

Page 8: Info ACI - Edição 33

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Setembro 2009

*

Atualmente, está prevista na Consti-tuição, no seu art. 7º, jornada de trab-alho não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, bem como o adicional de horas extras no mínimo de 50%. Ocorre que, desde 1995, tramita no Congresso Nacional uma proposta de Emenda Cons-titucional, PEC nº 231/95, que prevê a diminuição da jornada semanal para 40 horas e a majoração do adicional de horas extras para 75% (setenta e cinco por cento). Em 30 de junho de 2009, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, por unanimidade, deu parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição que, em breve, deverá ser levada à votação. Segundo o advogado Orlando José de Almeida, em artigo publicado no infor-mativo eletrônico Migalhas, e opinião com a qual compactuamos: “Diante da atual conjuntura econômica, questiona-se se a referida alteração seria benéfica aos empregados. O aumento de custos, por si

Fonte: Esc. de Advocacia do Dr. Adem Bafti

só, será um obstáculo a mais para o cresci-mento e a criação de empregos. A simples alteração Constitucional não modificará a realidade financeira das empresas que enfrentam a crise econômica.” E acrescenta ainda: “Verifica-se que a proposta de alteração da CF/88 cer-tamente irá trazer grandes impactos na economia, cujos efeitos serão sentidos por todos, mas a oneração da folha de pagamento refletirá principalmente para os pequenos e médios empregadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas.”

Redução de jornada e aumentode adicional de horas extras

PAV - Programa deAlavancagem de Vendas

8, 9 e 10/9 - 19h - Curso: Gestão de com-pras e suprimentosPalestrante: Luiz Bosco – AB Group.Associados – R$ 150,00. Não-associados – R$ 200,00. Inscrições: (12) 3206-0566.

16/9 - 19h - Palestra: Organização de finanças pessoaisPalestrante: José Antonio de Oliveira Hess Corp Assessoria e Treinamento Executivo.Associado: gratuito.Não associado: R$10,00.

22 e 23/9 - 19h - Curso: Técnicas de re-crutamento e seleçãoPalestrante: Laylla Toledo – SELF Desen-volvimento e Soluções Humanas.Associado: R$ 64,00Não associado: R$ 80,00.

24/9 - 19h - Palestra: Etiqueta – social e empresarialPalestrante: Alayde O. Santos - IPC – In-ternational Procurement and Consulting.Público- alvo: profissionais de Secretari-ado, assistentes executivas e coordenado-ras administrativas de empresas.

SETEMBRO

OZTECHDesconto de 5% nos pagamentos à vista e 4% de desconto nos pagamentos par-celados. Contato: (12) 3302-9266 Site: www.oztech.com.br

VALE DO PAPEL SCRAPBOOKINGDesconto de 50% no Curso Básico I e II e desconto de 5% em qualquer material da loja.Contato: (12) 39132992Site: www.valedopapel.com.br

W/COM IMPRESSORASDesconto de 3% nos serviços e vendas de impressoras e produtos de automação.Contato: (12) 3942-8802Site: www.centroimpressoras.com.br

Adem Bafti, advogado

Associado: R$ 25,00.Não associado: R$ 30,00.Ao final, haverá um coquetel em comemo-ração ao Dia da secretária.

28/9 - 19h - Palestra: Administração do tempo e comportamento empresarialPalestrante – Marcelo Gonçalves - BDO Trevisan.Associado: gratuito.Não associado: R$10,00.

Eventos ACI

15/9 - 8h30 - Café Com Empresários: Atendimento Nota 10! Arte de Encantar o ClienteRealização VisanetPalestrante: Maria Helena MagalhãesGratuito

OUTUBRO

PAV - Programa deAlavancagem de Vendas

14/10 - 19h - Seminário: Organização de finançasPalestrante: José A. de Oliveira – Hess Corp Assessoria e Treinamento Executivo.Associado: R$40,00Não associado: R$48,00

15/10 - 19h - Palestra: Como estruturar campanhas de publicidade para o comércioPalestrante: Erick Hirose – Momento Marketing e Comunicação.Associado: gratuito.Não associado: R$10,00.

20/10 - 19h - Palestra: Xadrez e o mundo dos negóciosPalestrante: Rubens E. B. Turíbio - Insti-tuto Kiyoshi TrainingAssociado: gratuito.Não associado: R$10,00.

29/10 - 19h - Encontro Empresarial: Ati-tudes comportamentais para capacitação profissional dos funcionáriosPalestrante: Eugênio Ferrarezi - Open-dreams Desenvolvimento ProfissionalPúblico- alvo: empresários do varejo.Associado: gratuito.Não associado: R$10,00.

Faça sua inscrição pelos telefones:(12) 3904-4015/ 3904-4012

ou [email protected] informações, acesse nosso

site www.acisjc.com.br