info aci - edição 36

12
Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (12) 3904-4000 Rua Francisco Paes, 56 - Centro São José dos Campos - SP www.acisjc.com.br Entrevista com Eduardo Thomé Pesquisas ACI Info Marketing Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos - Ano III - Número 36 - Dezembro 2009 Natal agitado no centro de São José Para melhorar ainda mais as boas vendas já previstas pelos comerciantes do centro de São José, o mês de dezembro contou com um evento especialmente criado para abrir a temporada do Natal 2009. O desfile de modas do projeto “Moda e Artesanato na Passarela” aconteceu no dia 5 de dezembro na Praça Afonso Pena e contou com a participação de grande público e dos comerciantes da cidade que apresentaram looks da coleção Primavera/ Verão 2010. O projeto é uma iniciativa da ACI, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e do Fundo Social de Solidariedade. O des- file também apresentou as peças exclusivas criadas pelas costureiras do Fundo Social - participantes do curso “Costurando Fu- turo”- e os acessórios dos artesãos de São José dos Campos, apoiados pela FCCR. (Veja mais fotos na página 4) Decoração no Centro de São José Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos focou a decoração de Natal no centro e nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. A Rua 15 de Novembro concentra os enfeites, com cerca de 25 arcos de figuras natalinas em 50 modelos diferentes. Além disso, a iluminação deste ano é mais potente que no ano passado. (Mais informações na página 8) Horários do comércio para o Natal As lojas da região central de São José dos Campos definiram, em conjunto com a ACI, os horários de abertura para dezembro. Para garantir maior segurança aos consumidores, comerciários e lojistas Dias de semana: De 01 a 18 de dezembro – Das 9 às 22 horas De 19 a 23 de dezembro – Das 9 às 23 horas Dia 24 de dezembro – Das 9 às 18 horas Dia 31 de dezembro – Das 9 às 16 horas Domingos Dia 6 de dezembro – Das 9 às 14 horas Dia 13 de dezembro – Das 9 às 18 horas Dia 20 de dezembro – Das 9 às 20 horas Sábados Dias 5, 12 e 19 de dezembro – Das 9 às 18 horas que estiverem na região para o período natalino, a ACI solicitou reforço do número de policiais militares e de fiscais da Prefeitura.

Upload: marcio-monteiro

Post on 24-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

INFO ACI, noticias

TRANSCRIPT

Page 1: Info ACI - Edição 36

Associação Comercial e Industrialde São José dos Campos

(12) 3904-4000Rua Francisco Paes, 56 - Centro

São José dos Campos - SP

www.acisjc.com.br

Entrevista com Eduardo Thomé

Pesquisas ACI

Info Marketing

Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos - Ano III - Número 36 - Dezembro 2009

Natal agitado no centro de São José Para melhorar ainda mais as boas vendas já previstas pelos comerciantes do centro de São José, o mês de dezembro contou com um evento especialmente criado para abrir a temporada do Natal 2009. O desfile de modas do projeto “Moda e Artesanato na Passarela” aconteceu no dia 5 de dezembro na Praça Afonso Pena e contou com a participação de grande público e dos comerciantes da cidade que apresentaram looks da coleção Primavera/Verão 2010. O projeto é uma iniciativa da ACI, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e do Fundo Social de Solidariedade. O des-file também apresentou as peças exclusivas criadas pelas costureiras do Fundo Social - participantes do curso “Costurando Fu-turo”- e os acessórios dos artesãos de São José dos Campos, apoiados pela FCCR. (Veja mais fotos na página 4)

Decoração no Centro de São José

Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos focou a decoração de Natal no centro e nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. A Rua 15 de Novembro concentra os enfeites, com cerca de 25 arcos de figuras natalinas em 50 modelos diferentes. Além disso, a iluminação deste ano é mais potente que no ano passado. (Mais informações na página

8)

Horários do comércio para o Natal

As lojas da região central de São José dos Campos definiram, em conjunto com a ACI, os horários de abertura para dezembro. Para garantir maior segurança aos consumidores, comerciários e lojistas

Dias de semana: De 01 a 18 de dezembro – Das 9 às 22 horasDe 19 a 23 de dezembro – Das 9 às 23 horasDia 24 de dezembro – Das 9 às 18 horasDia 31 de dezembro – Das 9 às 16 horas

DomingosDia 6 de dezembro – Das 9 às 14 horasDia 13 de dezembro – Das 9 às 18 horasDia 20 de dezembro – Das 9 às 20 horas

SábadosDias 5, 12 e 19 de dezembro – Das 9 às 18 horas

que estiverem na região para o período natalino, a ACI solicitou reforço do número de policiais militares e de fiscais da Prefeitura.

Page 2: Info ACI - Edição 36

�Jornalista Resp.: Bianca Totti MTB 31.410

Jornalista Auxiliar: Natalia MaedaTextos: CódigoBR Comunicação

Fotos: CódigoBRDiagramação: Márcio Monteiro (Fox Design)

Impressão: Jac EditoraTiragem: 2.500 unidades

Informativo Mensal da Associação Comerciale Industrial de São José dos Campos - (12) 3904-4000

CNPJ: 60.179.769/0001-40

Comentários e sugestões: [email protected]

www.acisjc.com.br

PERFIL

Eduardo Thomé está no cargo há três anos. Desde então, vem promovendo mudanças no único shopping localizado no centro da cidade e o pioneiro na região.

Porque Natal é a Festa maior.

Porque Natal é família, é união, é

alegria, é solidariedade.

Porque Natal é nossa aproxima-

ção mais íntima com Jesus Nosso

Deus. Porque Natal é o aumento

de nossa capacidade de perdoar

e pedir perdão, de amar e ser

amado, de encarar todos os nossos

semelhantes com igualdade: sem

arrogância, sem supremacia idiota,

sem querer tirar vantagem, sem

querer humilhar e nem vangloriar.

Porque o Natal tem o encanto de

nos humanizar, de querer agradar

aos outros, de lembrar dos que se

foram com alegria, com ternura,

com saudade e com a convicção de

que estão felizes na Glória de Deus

Pai, olhando por nós, intercedendo

por nós, sorrindo para nós.

Se tivermos que chorar, que

sejam as lágrimas da alegria, da

emoção, da felicidade. Mas vamos

soltar as lágrimas; chorar não é coi-

sa de criança não, nem de mulher,

nem de maricas. Chorar é para os

fortes, para os que não escravizam

suas emoções. As lágrimas lubri-

ficam os olhos e enternecem os

corações.

Por tudo isso: FELIZ NATAL !

Felipe Cury - Presidente

Eduardo Thomégerente geral doShopping Centro

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional. Como veio para o Shopping Centro?Eduardo Thomé - Passei metade da minha vida profissional trabalhando na área bancária. Trabalhei no Unibanco, depois comecei a advogar por um escritório que prestava serviços para o Itaú e o Pan Americano. Após certo tempo, fui convi-dado para voltar para a área financeira, no HSBC. Em todos os bancos em que trabalhei, sempre atuei na área de gestão das agências. Em 2005, saí do HSBC e abri um escritório de assessoria jurídica e administrativa, que durou apenas um ano, pois logo surgiu a oportunidade de trabalhar no Shopping Centro.

Quais mudanças foram feitas desde que assumiu o cargo?Eduardo - Quando assumi a gerência, em setembro de 2006, comecei pela própria administração, subdividindo o espaço, pois antes todos ficavam juntos e um podia atrapalhar o trabalho do colega com ba-rulho, conversas, etc. As três escadas ro-lantes foram trocadas, a portaria Floriano Peixoto foi reformada, o parapeito foi trocado por um em inox e construímos a escada de acesso para o terceiro piso, onde fica o Teatro Municipal. Também criamos o Espaço Multibancos, um local mais reservado e seguro para as pessoas uti-lizarem os serviços dos caixas eletrônicos. Nossas lojas também estão entrando num

padrão de arquitetura mais característico de shoppings, com pé direito mais alto, mais vidros e iluminação. Outra mudança foi na estrutura do shopping: restauramos a parte do esgoto, tubulação, caixa d’água, gastos que nem todos percebem, mas são fundamentais para a segurança. Tudo isso gerou uma valorização de 50% no valor dos imóveis do shopping.

E quais são os planos para 2010?Eduardo - Vamos dar continuidade às re-formas, como a dos banheiros que há 12 anos não sofriam alterações. Isso é muito importante, pois todos que freqüentam o centro usam nossos banheiros. E nesse trajeto até os WCs, eles se tornam nossos clientes também, pois passam por várias lojas e acabam comprando. Além disso, vamos voltar com força nas campanhas publicitárias de promoções e de datas comemorativas.

Qual a importância de um shopping ser associado a instituições como a ACI?Eduardo - A ACI não se restringe a um tipo de lojista, ela é aberta a todos. A as-sociação também oferece várias palestras e cursos que preparam o funcionário do comércio, só não se prepara quem não quer. O investimento no pessoal – nos cursos pagos, por exemplo - vale a pena, pois tem retorno na melhoria da qualidade dos serviços.

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

POR QUE

FELIZ NATAL?

Inscrições para o Prêmio Tuffy Simão

A partir de janeiro começam asinscrições para o Prêmio Tuffy Simão. Para concorrer ao prêmio, os associados podem se inscrever no site da ACI de 4/1 a 31/5 de 2010. Os participantes devem contar a história da instituição que será avaliada segundo os critérios: crescimento, representatividade, responsabilidade sócio-ambiental, originalidade do negócio, capacidade de superar desafios, comporta-mento ético e empreendedor, relação com

colaboradores e município e resultados obtidos. O objetivo da premiação é valorizar os associados que se destacaram nas cate-gorias indústria, comércio, prestação de serviços e terceiro setor. Os vencedores receberão o troféu “Tuffy Simão”, criado especialmente para o aniversário da ACI de 75 anos que será comemorado em agosto de 2010 com um grande baile. Participe!

Page 3: Info ACI - Edição 36

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

Iniciativa oferece pesquisas derelevância para o comerciante

Cada vez mais a informação é um item presente e importante para tomada de decisões nos negócios. Pensando nisso, a ACI firmou parceria com a Vínculo Métrica neste ano e desde então realiza pesquisas quanto ao mercado de São José dos Campos. Em todos os meses com datas comemo-rativas, foram feitas pesquisas pré e pós: Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e a próxima será pós Natal. “Ne-

Março: PáscoaMaio: Dia das Mães – pré e pósJunho: Dia dos Namorados – pré e pósJulho: Necessidades de informação do associado

ACI divulga pesquisade intenção de

compras com 13º

A ACI realizou pesquisa com 180 pes-soas sobre a intenção de gastos com o 13º salário. Confira os resultados abaixo.

Renda familiar dos entrevistados60% até R$ 1400 23% entre R$ 1401 e R$ 2790

Como vão gastar o 13º salário25% compras de Natal20% pagamento de dívidas20% ainda não sabem15% para passeios e férias

Pretensão de gasto total com compras de Natal 28% de R$201 a R$ 50020% até R$ 200 12% de R$ 501 a R$ 700

Gastos por presente54% até R$ 10026% de R$101 a R$ 200

Formas de pagamentos30% à vista (em dinheiro ou cartão de débito)22% parcelado com cartão de crédito 21% crediários e carnês

Novo produto oferece estudos mais aprofundadossobre o mercado

Sr. Associado, adquira um novo produ-to da ACI com condições especiais para os associados. “PESQUISA DE MERCADO” Este novo produto oferece, além das pes-quisas oferecidas a todos os associados, sobre as datas comemorativas e mapa do comércio, apresentará um estudo mais

cessidades de informação do associado” foi concluída em julho e a última pesquisa realizada foi sobre a intenção de compras com o 13º salário. Para 2010, há a pre-visão de mais estudos sobre o comércio e clientes. Os associados que quiserem acessar o banco de dados devem entrar no site da ACI, na parte “ACI Online” com código e senha.

profundo, contendo os dados sobre perfil do consumidor, a intenção de compra, o painel das famílias, além de outros itens. Para adquirir este produto entre em contato com Maurício, no telefone 8175-0077. A ACI mais perto de você e mais atenta as necessidades de seus associados.

Agosto: Dia dos Pais – pré e pósOutubro: Dia das Crianças – pré e pósNovembro: Intenção de compra com 13º salário e Expectativas de Vendas no Natal

Pesquisas realizadas em 2009

Page 4: Info ACI - Edição 36

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

Desfile de moda abre Natal 2009 no centro de São José

Moda, artesanato e ação social foram os ingredientes para o sucesso do desfile do projeto “Moda e Artesanato na Pas-sarela” que aconteceu no dia 5 de dezem-bro, na Praça Afonso Pena. O evento é uma iniciativa da ACI, Fundação Cultural

Nova pesquisa de Natal confirma otimismo Com o início da temporada de com-pras de Natal, a ACI realizou mais uma pesquisa sobre a data. Do total de 50 en-trevistados, 96% deles esperam um Natal melhor ou igual ao ano passado, com um aumento de 18%, o que confirmou a esti-mativa da pesquisa anterior. Quanto à média de preços, cerca de 64% deles devem ser de até R$100, 16%

de R$ 101 a R$ 200 e 20% acima de R$ 200. O cartão de crédito, segundo 40% dos lojistas, será a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes. Em seguida, aparecem: cartão de débito (20%), carnê ou boleto (18%), dinheiro (14%) e, por último, o cheque com apenas 8%.

Cassiano Ricardo e do Fundo Social de Solidariedade. Cerca de 35 lojas participaram do desfile e mostraram seus looks de prima-vera e verão, totalizando 175 modelos de roupas e calçados. Além dessas roupas do

comércio central, também foram apresen-tados os looks criados pelas costureiras assistidas pelo Fundo Social e acessórios dos artesãos de São José dos Campos, apoiados pela Fundação Cultural.

Page 5: Info ACI - Edição 36

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

ACI promove e participa de vários eventos em 2009

O ano de 2009 contou com várias palestras, cursos e eventos na ACI. Foram 80 palestras e cursos, 7 Cafés com Em-presários e 8 Coquetéis com Negócios. Além disso, a associação também esteve presente em várias feiras e eventos

da cidade: Expo Mulher Atual, Logisvale, Feissecre, Construvale, Ecoadventur, Vale Tecnologia e Expobeleza. Mas não foram só eventos empresariais que contaram com o apoio da ACI. A as-sociação também apoiou ações em bene-

� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �! � � � � � � " � � � � � � � # � � � � � � � � � � � � � � ! � � � � � � � � � � � � � � $ � � � � � � � % � � & � � � �� � � � � � ' � � � � � � � ( � � ) � � � � � # � * + � , � � �! � � � � � � � - � � � � � � � � � � . � � � � � � - � � � , � �� � � �� � � � � � � � � � � � � � � � ( � � � � % � � & � � � �� � � � � � � � � � � � � / � � � � � � � � �� � � � � � � � ) 0 � � � � � � � � � � , � � � � � 1 2 � �� � � � � � � � � � � 1 � � � � � � . � � � � � � � � � � � �! � � $ � 3 � � � � � & � � � � � � � � � � � � � � � �/ � � � � � , � � � � � � � � � � � � ! 4 � � � � � � � � � � � � � � � � / � � � � � , � � � � � �5 � � � � � � � � � � � � � � �

# � * - � � � � � � � � � � � � � � � � � 6 ( � � � 0 � � �� � � � � � � � � � � � � � � � � � 7 � � � � � � � � � 8 � � � � � � � � ! � � � � � � � � � * � � � � � � � � � 6 +� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � & � � � � 7 � � � � �9 � � � � � � � � �

fício de entidades sociais como a Feijuca Solidária, em prol Hospital Pio XII e Ajas - Associação Joseense de Ação Solidária – e, mais uma vez, colabora com a “Cam-panha do Natal Solidário” da Prefeitura de São José dos Campos.

Eventos ACI 2009Palestras e Cursos: 80

Cafés com Empresários: 07

Coquetéis com Negócios: 08

Feiras e Eventos com estande da

ACI: Expo Mulher Atual, Logisvale,

Feissecre, Construvale, Ecoadventur,

Vale Tecnologia e Expobeleza

Ações Beneficentes: Feijuca Solidária

e Campanha do Natal Solidário.

Page 6: Info ACI - Edição 36

:

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

Programa Empreender beneficia33 empresas

A ACI e o Sebrae promovem o Programa Empreender há cerca de três anos. O programa consiste em unir as empresas do mesmo setor de modo que não se vejam como concorrentes, mas sim parceiros que podem crescer juntos. Além disso, o Empreender visa o desenvolvimento e o aumento de competitividade das micro e pequenas empresas, a organização das demandas e as necessidades empresariais do grupo e o fortalecimento do associativismo. Atualmente o programa possui os núcleos de Marmoraria, Mecânica, Cabeleireiras e Padaria. Estes dois últimos são os mais novos, tiveram início em setembro e outubro deste ano, respectivamente.

Núcleos Os grupos de Marmoraria e Mecânica são os mais antigos – existem há três anos- e já possuem marca própria: a Unimec (União das Oficinas Mecânicas e Elétricas de SJC) e a Umavale (União das Marmorarias do Vale do Paraíba). Am-bos já fazem compras conjuntas, trocam experiências e indicam seus fornecedores entre si. Além disso, viajam juntos para feiras e fazem cursos e consultas com o Sebrae sobre o método 5S, programa de qualidade total nas empresas. “Com isso, as empresas já melhoraram muito, algumas mudaram a fachada, reforma-

; < = > ? @ A B C D @ C B C E B F G @ H C @ I C B D B J D K C ? ? L G ? C M = N C F @G ? O N B > E G B G ? P @ Q B > = @ D B R B = E > E Q B G @ C B G @ S ? T C B ? U J V B; B Q E V E G B G ? W B I N ?

“Nas primeiras re-uniões, os membros do núcleo falam quais são suas dificuldades - parte administrativa, capaci-

tação de mão-de-obra - e a partir de então traçamos um plano de ação com os pontos que vamos trabalhar”Jeane Silva, coordenadora do Programa

Empreender na ACI.

“As reuniões quinzenais são muito boas porque trocamos experiências e infor-mações. O núcleo ajuda muito a gente, com a força dele compramos melhor e solucionamos problemas de forma mais

simples devido ao know how que um passa para o outro. A existência do grupo depende muito da colaboração e do apoio da ACI”Kledson Leão, proprietário da Marmoraria Dois Leões, participa

do programa há dois anos, já fez cursos e visitou fornecedores

e feiras.

ram, contrataram mais funcionários”, diz Jeane. Outra atividade dos núcleos é a visita técnica, quando uma empresa do grupo é visitada por todos que avaliam o que ela precisa melhorar e/ou verificam se as mu-danças sugeridas há um ano foram feitas ou estão em processo. Outro tipo de visita que também realizam são as missões. Nelas, o grupo conhece outras empresas do mesmo setor, mas de outra cidade, o que possibilita troca de experiências e informações.

Participe do Projeto Empreender

Contato: Jeane - ACI(12) 3904-4012

Page 7: Info ACI - Edição 36

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

X

ACI sedia reunião comsecretário estadual Afif

No dia 26 de novembro, a ACI sediou encontro entre o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilher-me Afif Domingos, políticos e representan-tes do comércio. Durante a reunião, Afif pediu infor-mações sobre a situação do emprego e da informalidade em São José dos Campos, além de comentar sobre o Banco do Povo Paulista que será instalado na cidade e os benefícios que vai trazer para os microem-preendedores individuais (MEI´s). Além do presidente da ACI, Felipe Cury, estiveram presentes o prefeito Edu-

Y Z [ \ ] ^ _ ` a ^ b c [ d e c f _ g c h ^ i j d Y Z [ \ k c l c f f Zh Z i i m n d o ^ _ f p c i q c r s t u Z q _ b v Z [ d w k ^ n i k Zh ^ i j d l n i _ b n k c e x y _ q n k c z f _ { c _ i n dh i _ [ y _ n b Z | _ b y Z e c i i c _ i n c h n i f Z [ r f } c i y Zl n ~ c k Z � n [ y Z [ �

r s t c ~ Z q _ y _ { n b n c b y i n k n k Z g i \ k _ Zk n [ n b y _ v n [ ] Z � n [ r q c i _ ~ n b n [ c t ^ y ^ i Z~ n q c f � k i Z q Z �

� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �r k c q � n t y _ dr k { Z v n k Z

Aguarda sanção presidencial o Projeto (PLC 44/09) que altera três artigos da lei que dispõe sobre os registros públicos (Lei. 6.015/73). O projeto permite a realização de retificação de nomes diretamente no cartório de registro civil. Atualmente, para qualquer mudança no nome, é necessário entrar com um processo judicial e somente após a sentença é feita a alteração. A proposta abrange a retificação de erros evidentes de qualquer natureza em registro civil, como em certidões de nas-cimento, casamento ou óbito. O projeto, do então deputado Cláu-dio Magrão, prevê que será permitida a retificação extrajudicial de registro de assentamento civil em caso de erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção. Pelo texto em vigor, fora da retificação feita no ato, qualquer outra só poderá ser efetuada em cumprimento de sentença. Para reforçar a aprovação de sua proposta, o autor apresentou argumentos do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Cível, Acidentes de Trabalho, Pes-soa Portadora de Deficiência e do Idoso do Estado de São Paulo, dando conta que erros evidentes em certidões de nascimen-tos, por exemplo, mesmo que ocorram em situações raras, podem afetar a criança ou adolescente, criando situações vexatórias ou constrangedoras. A lei trará celeridade aos cidadãos, que poderão corrigir erros grosseiros sem a necessidade acionar o Poder Judiciário.

Erro em registrocivil poderá ser

corrigidodiretamente em

cartório

ACI apóia 4° Etnovale Discussões sobre o afro-brasileiro na sociedade foram o foco do Etnovale 2009. O evento, que contou com o apoio da ACI, aconteceu entre os dias 16 e 22 de novem-bro com o tema “Unidos para construir”. O Etnovale é um projeto que visa reduzir as dificuldades enfrentadas pelo negro no Vale do Paraíba a fim de promover a

| n ^ f Z o n f f _ � � ^ g c i _ b y c b k c b y c � c v _ Z b n fh n _ � n w ~ Z b � q _ ~ n e c k c i n f � d y _ n � c ` n �q c [ y i c c q ~ ^ f y ^ i n n t i _ ~ n b n � d c h f n ^ k _ b c _� Z i v n b _ ` n k Z i k Z c { c b y Z � d b Z � � | i m q _ Z k cr   ¡ c [ r s i q n y _ { n [ | i c [ c b y c [ b Z � � | i m q _ Z k c r   ¡ c [r s i q n y _ { n [ d i c n f _ ` n k Z b n h ¢ q n i nl ^ b _ ~ _ g n f k c � Y h£ � ¤ � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �

igualdade de oportunidades. A quarta edição do evento contou com palestras, exibição de filmes, concursos de beleza, passeio, jogo de futebol e a 5a Entrega do Prêmio de Ações Afirmativas. Os interessados em conhecer o movimento podem acessar o site www.afronorte.com.br.

ardo Cury, os secretários José de Mello Correa (Desenvolvimento Econômico), Marina de Fátima de Oliveira (Defesa do Cidadão), José Luiz Nunes (Relações do Trabalho), os vereadores Renata Paiva, Luiz Mota, Cristiano Pinto Ferreira e Car-los Alberto Macedo Bastos e o presidente da Associação dos Ambulantes, Tonico Pipoqueiro. As autoridades também visitaram o an-tigo prédio das Lojas Americanas, futura sede do Centro de Compras Alternativo.

Page 8: Info ACI - Edição 36

¥

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

Atualize seu cadastro

na ACI!

Basta ligar para o número

3904-4016, com Salete. Assim

podemos tornar nossa comuni-

cação mais eficiente e rápida.

Centro iluminado e decorado para o Natal

Com mais enfeites e iluminação, a prefeitura de São José dos Campos focou a decoração de Natal no centro e nos dis-tritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, um investimento de R$ 416 mil. Os adornos natalinos estão concen-trados ao longo da Rua 15 de Novembro, desde o largo São Benedito, com destaque para o prédio do Espaço Mário Covas e Praça Afonso Pena, além da instalação

Invista na sua vitrine de Natal

Uma vitrine bem decorada alavanca as vendas em 70%. Com o Natal, a importância delas se torna ainda maior, pois as lojas fazem 30% de seus negócios na data. Esses dados são de Sylvia Demetresco, vitrinista e autora de livros sobre o assunto, que também afirma que a compra é emocional. Assim, sendo o Natal uma época de alegria e festa, é esse o visual que se espera numa vitrine. Valorizar o entusiasmo das crianças, com algo divertido e chamativo é uma tendência. Isso pode ser feito com enfeites como bonequinhos e bichos de pelúcia. Doces também servem para enfeitar a árvore de Natal. A vitrine deve ser inovadora e criativa. Uma opção é dar às imagens antigas uma nova leitura. Brilho e luzes não podem faltar numa vitrine natalina. Uma decoração mais carregada também é permitida, pois o Natal é o luxo e uma grande opor-tunidade de o lojista fazer vitrines cheias e criar algo grandioso.

http

://liz

iane

viei

ra.b

logs

pot.

com

http

://m

odar

even

da.f

ashi

onbu

bble

s.co

m

http

://m

odar

even

da.f

ashi

onbu

bble

s.co

m

de cerca de 25 arcos ao longo da rua de figuras gigantes referentes ao natal. São 50 modelos de estrelas, arabescos, papais noéis, trenós, renas, bonecos de neve, pinheiros, velas, esquilos e bolas. A iluminação, mais potente, é de 130 mil watts, contra os 50 mil watts do ano pas-sado. O calçadão, localizado na Rua 7 de setembro, também está enfeitado, além

das praças Cônego Manzi, em São Fran-cisco Xavier, e Benedita Neri, em Eugênio de Melo. A inauguração da decoração aconteceu no dia 5 de dezembro com a apresentação de mais de mil crianças do Coral da Sec-retaria da Educação. A prefeitura ainda pretende realizar outras apresentações musicais durante o mês de dezembro.

¦ § ¨ © ª § « ¬ ­ ® ¯ ­ ° ± ­ ¬ ­ ² « ³ ² « ´ ­ ¬ ­ µ ¶ · ¸ µ ° ´ ¹ ­ ° § º » « ¼ ¬ § ½ ¾ ¼¿ ¼ ¨ À ° ¼ ¹ ­ º ¼ Á ­ ¬ § ° ¼ « ­  ¾ ¼ § ´ à ª ¹ ´ º ­  ¾ ¼ ¬ § Ä ­ » ­ à Set

or d

e Fo

togr

afia

da

PM

SJC

Setor de Fotografia da PMSJC

Page 9: Info ACI - Edição 36

Å

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

“Café com Empresários” fala sobre tributação e as novas regras

A ACI, em parceria com a Tec-com e a Devout, promoveu o Café com Empresários com o tema “Planejamento tributário e as novas regras contábeis” no dia 18 de novembro. O palestrante foi Lourivaldo Lopes da Silva, auditor e consultor, pós-graduado em Administração Contábil e Financeira e com vasta experiência em reestruturação de empresas.

ACI adota o “Zé Floquinho” e beneficia mais de cem crianças

O Zé Floquinho está mais uma vez no fim de ano da ACI. O boneco feito de garrafas PET é o mascote da “Campanha do Natal Solidário” da Prefeitura de São José e simboliza o apoio das empresas e instituições a entidades e creches. Este ano, a ACI ajudou a escola Ala-dir Maria Ribeiro Gomes na doação de brinquedos novos para mais de cem crian-ças de três a seis anos de idade. A entrega foi feita no dia 25 de novembro. Æ Ç È É Ç Ê Ç Ë Ì Í Ë Ì Ç Ê Î Í Ï Ð Ñ Ç Ë Ì É Ç Ò Í Ó Ô ÊÈ É Ç Ê Ç Ë Ì Ç Ê Õ Ê Ö É × Í Ë Ø Í Ê Î Í Ç Ê Ö Ô Ù Í Ï Ù Í Î × ÉÚ Í É × Í Æ × Û Ç × É Ô Ü Ô Ó Ç Ê

Ý È Í Ù Ç Ê Ì É Í Ë Ì Ç Þ Ô ß É × à Í Ù Î Ô Þ Ô È Ç Ê Î Í á × Ù à ÍÌ × É Ô ß Í Ê Î â à × Î Í Ê Î Ô Ê È É Ç Ê Ç Ë Ì Ç Ê

ACI em dados O InfoACI conta com mais uma novidade: o “ACI em dados”. Todos os meses, o as-sociado vai encontrar informações em forma de gráficos sobre o mercado regional e/ou de São José dos Campos. A Vínculo Métrica, parceira da ACI, é a responsável pelos dados, que também estarão no site da associação (www.acisjc.com.br) .

Ï Ù ß Ë Ô Ê É Ç Ö Ç Û Ç Ó Ö Í É É × Ë ã Ô Ê ÇÛ Ô Ë Ç Ö Í Ê Î Ç È É Ç Ê Ç Ë Ì Ç

Durante o evento, foram apresentados os seguintes tópicos: Simples Nacional e os cuidados necessários, Avaliação e Controle de estoque – métodos, tipos de controle, arbitramento -, Contabilidade - limites, gastos com entrada e Limite Global de Faturamento-, e Tipos de empresas- in-dividual, sociedade, Simples Nacional, Lucro Real e Presumido.

A associação conta com mais uma ferramenta que busca melhorar nossos serviços: a Ouvidoria. Trata-se de um departamento que recebe todas as recla-mações e sugestões dos associados ou fre-quentadores da ACI e depois as encaminha para o setor responsável. Também é de sua responsabilidade explicar para o recla-mante quais foram as atitudes tomadas para a resolução ou melhoria do assunto em questão. Para fazer sua reclamação ou suges-tão, basta acessar o site da ACI (www.acisjc.com.br) e clicar no link “Ouvidoria” situado na coluna à esquerda, na parte de “Contato”. Os associados também podem enviar um email para [email protected] ou preencher um formulário pes-soalmente na sede da ACI. O responsável pela Ouvidoria é Felipe Cunha, também gerente de Comércio Exterior. O telefone para contato é 3904-4023.

Ouvidoria na ACI

Ouvidoria ACI (12) 3904-4023

[email protected]

Page 10: Info ACI - Edição 36

ä å

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

Em novembro, mais 20 empresas e profissionais liberais se tornaram nossos associados. Conheça os serviços e produtos deles.

Psicóloga Ana Carolina Lopes BernardiPresta serviços de psicologia a crianças, adultos, adolescentes, casais e famílias. O atendimento domiciliar tem 50% de desconto. Telefones: 3923-4786/ 8115-7368 (após as 13h)

Digimon Serviços de digitação, assessoria empre-sarial e arquivamento. Telefone: 3934-9397

LíquidoComércio de moda praia feminina e mas-culina.Telefone: 3941-4141

Edu gásEntrega de gás em domicílio.Telefone: 3966-2239

Milenium tintasComércio de tintas em geral e acessórios.Telefone: 3931-5988

Casa do CerealLoja especializada em produtos naturais. Telefone: 3206-8397

Sete flechasEspecializada em Mecânica e Elétrica.Telefone: 3018-4881

Elisabeth Imaculada Costa RinkePrestadora de serviços de enfermagem em domicílio. Telefone: (12) 3653-7269

Vestro Rent a carAluguel de carros e veículos.Telefone: 3933-6225

Traducta Brasil Especializada em tradução e interpretação de textos.Telefone: 3307-2913

Status somInstalação de alarmes, som e acessórios.Telefone: 3209-3491

JBL New Agência de turismoServiços de fretamento terrestre e turismo.Telefone: 3941-4294

Cartório PostalÉ possível solicitar diversos documentos de contrato civil e registros de contratos de qualquer localidade.Telefone: 3911-2899

SedrezConsultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.Telefone: 3943-4706

EspartaSegurança em prédios comercias, residên-cias e indústrias. Telefone: 3911-9537

Qu4trocomexAssessoria em Comércio Exterior, im-portação e exportação e representação comercial.Telefone: 3307-4404

HalltecVenda de instrumentos de medição e as-sistência técnica.Telefone: 3922-0506

Pura arteEncadernação, impressão de notas fiscais, elaboração de convites em geral.Telefone: 3922-5793

Queijos RosaFabricação própria de queijos em geral.Telefone: 3974-0076

Mercadinho da Rita Comércio de vários tipos de produtos. Telefone: 3941-3677

Prefeitura altera estacionamento no centro Desde a primeira semana de dezem-bro, a Secretaria de Transportes alterou o número de vagas de estacionamento em três ruas do centro da cidade: Coronel José Monteiro, Rubião Junior e Floriano Peixoto. O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito, com novas vias de circulação, sendo que as alterações vão excluir apenas 27 vagas. As alterações são permanentes e foram apresentadas aos empresários durante reunião da diretoria e do conselho consultivo da ACI realizada no dia 30 de novembro.

Extinção das vagas de um lado dos seguintes trechos:

• Rua Coronel José MonteiroDa Francisco Rafael até a Vilaça

• Rua Rubião JuniorDa Praça do Sapo até a Vilaça

• Rua Floriano PeixotoDo Largo São Miguel até a Francisco Paesæ ç è é ê ë ì í î ï é ð ñ ò í ó ô ô õ ò ë ò é ì í è ñ ì é ë í ò ñö ñ ï ÷ í ç ø ñ ö ñ ï ÷ î ç è é ù ñ ò ë ú û ü ý þ û

Page 11: Info ACI - Edição 36

ÿ ÿ

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

A quantidade de informações com a qual somos bombardeados todos os dias, muitas vezes, desestimula nosso empenho no controle da comunicação dentro da nossa própria empresa. Você aproveita o conteúdo que circula no seu negócio para contribuir nas estra-tégias de vendas? Uma maneira fácil de iniciar este tra-balho é criar uma planilha incluindo as principais solicitações dos consumidores: dúvidas, produtos e serviços e reclama-ções, por exemplo. Para otimizar o processo, é necessário clareza com os funcionários responsáveis

Fluxo de Comunicação

pelos atendimentos via web, telefone e pessoalmente. Não importa o tamanho da empresa, essa iniciativa permitirá uma melhora sig-nificativa na comunicação entre a equipe e no relacionamento com os clientes.

Mauricio CuryMarketing da [email protected]

ACI cria Núcleo de Jovens Empreendedores

No mês de novembro, passou a funcio-nar na ACI o Núcleo de Jovens Empreen-

dedores. O grupo está realizando encontros semanais para discutir os objetivos e tra-çar as metas de 2010, além de programar o lançamento oficial para o início do ano. O núcleo também já está em contato com outros grupos de jovens empreendedores de cidades que são referência nessa área como São Paulo, Santos e São Bernardo. Inicialmente o grupo conta com 14 pes-

soas. A iniciativa partiu do empresário e associado Ricardo Sampaio e do assessor da presidência da ACI, Felipe Cunha. “Além das primeiras ações que estamos programando, nosso grupo também já está fazendo parte do conselho estadual dos Jovens Empreendedores da Facesp, repre-sentando a região do Vale do Paraíba”, afirma Felipe Cunha.

Page 12: Info ACI - Edição 36

� �

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos • InfoACI • Dezembro 2009

ICBEU

Concede aos sócios da ACI-SJC, depen-dentes e funcionários 15% de desconto nos cursos livres de idiomas, com exceção do curso FLEX cujo desconto é de 10%.Contato: (12) 3924-1000 / 3203-1000Site: www.icbeusjc.com.br

CITRUS GYM

Oferece a todos os associados, depen-dentes e funcionários desconto de 12,5% do valor da tabela para qualquer plano (mensal, semestral e anual) e desconto de 25% do valor de tabela para dependente direto de um conveniado matriculado. Contato: (12) 3911-5203

HELPSEG

Concede aos associados,dependentes e funcionários desconto de 10% nos serviços de assessoria em segurança do trabalho e higiene ocupacional. Contato: (12) 3322-7180Site: www.helpseg.com.br

AXIAL

Oferece 5% de desconto a todos os usuários, funcionários e dependentes da ACI-SJC no fornecimento de produtos para condomínios, limpeza, rodízios, rolamentos, carrinhos industriais, cestos, coleta seletiva, espelhos convexos, capa-chos personalizados, dentre outros. Contato: (12) 3941-5604Site: www.axialcarrinhos.com.br

De 20 a 22 de novem-bro a tradicional Festa das Nações voltou a acontecer em São José dos Campos, depois de mais de dez anos. O evento trouxe uma “viagem” pelas tradições e costumes de 10 nações especialmente escolhidas pelas entidades participantes. A renda do evento foi revertida para di-versas entidades assistenciais da cidade.

ACI apóia a Festa das Nações

� � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � Uma das principais funções da Associa-ção Comercial é promover o intercâmbio entre as empresas associadas para que possam crescer juntas e defender com maior representatividade os interesses de sua classe. Nesse sentido, a ACI está pro-movendo a união das lojas de grande porte instaladas no centro da cidade. No dia 24 de novembro o presidente Felipe Cury reuniu-se com representantes desses esta-belecimentos. Na pauta os lojistas mostra-

Grandes lojas do centro fazem reunião na ACI

ram os pontos que podem ser melhorados na região como segurança, iluminação e limpeza. Estiveram presentes representan-tes da Oscar Calçados, Riachuelo, Per-nambucanas, Marisa, Papelaria Hikari, Shopping Centro, entre outros. Além de encaminhar as reivindicações para a Pre-feitura, o grupo também pretende criar um calendário conjunto de abertura das lojas para todos os feriados de 2010. � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � � �

É uma rede de microblogs em que o internauta pode escrever mensagens de no máximo 140 caracteres, e, ao enviá-las, todas as pessoas adicionadas na sua página – ou “seguidores”- as recebem. O Twitter também tem sido utilizado na divulgação de empresas e seus produtos. Quem quiser conhecer essa nova ferra-menta, é só acessar o site oficial: www.twitter.com

Agora, a ACI está também no

Twitter. Nele o internauta poderá

encontrar notícias, eventos e

outras novidades da associação.

Siga a ACI no endereço

http://twitter.com/acisjc

O que é o Twitter?

Página da ACI no Twitter

http://twitter.com/acisjc

ACI no Twitter