revista aci

40
Revista da ACI 1

Upload: mauricio-quevedo

Post on 07-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista aci

Revista da ACI 1

Page 2: Revista aci

2 Revista da ACI

A ACI busca aproximar cada vez mais os laços com o setor empresarial. De modo transparente, fazer um balanço das atividades desenvolvidas neste ano para melhor compreensão das ações e objetivos da Diretoria. A sua publicação será distribuída para os empresários e entidades do município e de mais regiões do estados.

Ótima leitura, e sucesso a todos! - Conselho Editorial

EXPEDIENTE

Conselho EditorialLuciane ZeidlerMauricio QuevedoViviane Lara

Diretores de Arte e CriaçãoLuciane Zeidler e Mauricio Quevedo

DesignerMaurício Quevedo

Jornalista ResponsávelViviane Lara

Diretora ComercialLuciane Zeidler

Departamento FinanceiroRuy Ferreira

RevisãoAcademia Cruz-altense de Letras

ACI Cruz AltaAv. General Câmara, 395, Fone: 55 3322 6525Cruz Alta - RS

A Revista ACI, vem para abrir mais um canal de comunicação entre a Associação Comercial Industrial de Cruz Alta e os empresários. Com periodicidade anual, nesta primeira edição de lançamento o conteúdo traz temas amplamente debatidos pelos associados. Assim como projetos desenvolvidos pela ACI Mulher e ACI Jovem, além do apoio em eventos promovidos pelos associados.

Ao completar, orgulhosamente, meu primeiro ano à frente desta já secular entidade, tendo no grupo de vice-presidentes, diretores

e colaboradores, parceiros de primeira hora no processo evolutivo da Associação Comercial, Industrial, Cultural, Serviços e Agropecuária de Cruz Alta, nossa querida ACI, viemos através desta revista; instrumento de divulgação, mas também de entrosamento, reafirmar nossos votos de união em prol do desenvolvimento da terra de Erico Verissimo.

Durante este período plantamos sementes do empreendedorismo; estimulamos, em parceria com escolas de ensino médio, dezenas de jovens a desenvolver projetos que os instigassem a criar o perfil empreendedor em suas vidas. Exemplo disso é o Programa “Miniempresa”, em parceria com a Junior Achievement. Onde, para a nossa alegria, mais do que isso, para a concretização da formação de perfis de futuros empresários, Cruz Alta recebeu, pela segunda vez em 17 anos de projeto, o Prêmio de Destaque Regional, destinado aos alunos da escola Faccentro, associada da ACI .

Tem sido, sem dúvida, um período de conquistas, tendo a ACI ocupado espaço muito positivo junto ao grupo de outras sete entidades, que foram responsáveis por retomar a Feira Nacional do Trigo, uma das mais antigas feiras de negócios do Rio Grande do sul, protagonista em toda a região Noroeste do Estado em décadas passadas e que a quase oito anos já não acontecia.

Portanto, temos muito a comemorar, mais ainda a fazer, mas sempre mantendo a humildade e o reconhecimento a uma construção coletiva, que é feita gestão após gestão. E neste mesmo sentido, não podendo, em absoluto, esquecermo-nos dos ex-presidentes da entidade, inauguramos a galeria de fotos dos ex-presidentes, que terá o nome de “Memorial Selvino dos Santos Franco” como homenagem póstuma a um dos mais abnegados sócios que esta entidade já teve. Ao fim, só nos cabe agradecer a todos que constroem conosco, cotidianamente, esta entidade, que tem, como firme propósito, cada vez mais poder contribuir com o desenvolvimento de nossa terra.

João Paulo Ribas ReisPresidente da ACI Cruz Alta

EDITORIAL

Page 3: Revista aci

Revista da ACI 3

Destaques

33. Aniversário de 103 Anos da ACIPalestra sobre Propriedade Intelectual com Paulo Afonso Pereira, e Jantar de comemoração fazem parte da programação.

34. Galeria dos Ex-PresidentesMemorial Selvino dos Santos Franco.

38. Serviços e Benefícios da ACIConfira as vantagens de ser um associado da Associação Comercial, Industrial, Cultural, Serviços e Agropequária.

39. Diretoria e Conselho da ACIGestão da ACI 2013- 2015.

17. Compromisso com DesenvolvimentoPrefeito de Cruz Alta fala do compromisso com o crescimento do municipio.

22. MiniempresaConheça as escolas que participaram do programa.

18. SEBRAE/RSParceria de Sucesso.

19. CulturaCruz Alta no cenário cultural do Rio Grande do SulSecretário de Cultura, Turismo e Eventos fala sobre o assunto.

21. ACI MulherPrêmio Mulheres Empreendedoras de Cruz Alta.

14. XI FENATRIGOSaiba mais sobre a retomada da Feira.

20. ACI JovemProjetos em parceria com a UNICRUZ.

26. EMPRETECConheça os 10 Comportamentos Empreendedores.

Page 4: Revista aci

4 Revista da ACI4 Revista da ACI

Através da inovação tecnológica e eficiência de seu Sistema Pampa de logística, a Cooperativa Central Gaúcha venceu na categoria Distribuição o Prêmio Vencedores do Agronegócio. O Sistema Pampa desenvolvido pelo TERMASA-TERGRASA, é uma ferramenta de gestão em que estão presentes modernas técnicas de logística e produção, integrando os terminais portuários aos seus clientes, através de uma plataforma ágil e de fácil acesso a todos os usuários. Os conceitos de logística são aplicados de forma simples e eficiente, visando que as cargas de cereais destinadas à exportação ou cabotagem cheguem aos terminais da Cooperativa Central Gaúcha no momento certo e na quantidade

certa do embarque, otimizando as estruturas portuárias e os tempos dos veículos que transportam a produção, sem gerar filas de caminhões ou custos desnecessários aos clientes. Atualmente, os terminais TERMASA E TERGRASA recebem 1.200 caminhões por dia e giram 16 vezes os seus estoques, o que é no mínimo o dobro do que fazia antes da introdução do Sistema Pampa.

SISTEMA PAMPA DE LOGÍSTICA

Page 5: Revista aci

Revista da ACI 5

Page 6: Revista aci

Em um mundo globalizado, onde a informação move-se

em velocidade incompreensiva, surgem novos desafios na vida do consumidor e do empreendedor brasileiro. Qualquer necessidade ou desejo está a nosso alcance apertando tão somente uma tecla do desktop, notebook, tablet ou mesmo de seu celular, em qualquer lugar do mundo, tudo quase que imperceptível aos olhos. O mundo move-se de forma imperceptível, compra-se, vende-se, contrata-se não mais pela necessidade, mas pelo desejo “sugestionado” nas 24 hs do dia, nos 7 dias da semana, 30 dias do mês, nos 365 dias do ano. De um lado as empresas buscando maior espaço de mercado com a regra básica de qualquer empreendimento reduzir custos e aumentar receitas, do outro o ser consumidor do mercado, com sonhos, desejos e necessidades. Toda essa velocidade de informação, o acesso ao crédito e a vontade de dias melhores, fazem surgir uma problemática que atinge ambos os hemisférios deste cenário, havendo pesquisas que apontam para um endividamento das famílias brasileiras e pelo aumento crescente da carteira de inadimplência das empresas, em especial as médias, micro e pequenas, responsáveis por volume importantíssimo tanto da economia brasileira, como pelos postos de trabalho. Seguimento neste que tem ocorrido os maiores problemas, fazendo tantas empresas fecharem suas portas, e de outro lado o empobrecimento e mudança de vida de inúmeras famílias, que acabam por se desestruturarem e perderem longos anos de trabalho para o endividamento. Surgem alguns questionamentos importantes neste contexto: Você consumidor sabe como se reorganizar financeiramente e resolver os problemas do endividamento? E o empresário sabe como receber seus créditos e manter seus clientes ativos e adimplentes? De fato as pequenas e médias empresas estão

mais suscetíveis a terem problemas com a inadimplência, em virtude de não disporem das mesmas ferramentas e infraestrutura de controles preventivos, nem de setores especializados em crédito e cobrança como as empresas maiores. As pequenas por terem mais dificuldade de acesso ao crédito, ou quando obtém geralmente é obtido a um custo muito alto, as oscilações financeiras são cobertas com mais dificuldades,

Novas armas: Gentileza,Sutileza,

Disposição para Negociar.

piorando as condições de liquidez e solvência. Também não é incomum dependerem de poucos clientes, o que aumenta consideravelmente o risco de sobrevivência em caso de um eventual problema de inadimplência.

Por essas e outras razões, o impacto da inadimplência

para as empresas menores acaba sendo muito maior, trazendo risco de sobrevivência no mercado. E os problemas decorrentes da inadimplência são inúmeros, inclusive, obrigando com que a empresa tenha de recorrer a linhas de crédito desfavoráveis, geralmente de alto custo, como o cheque especial, financiamentos ou custódias, tendo como consequência o aumento de despesas financeiras, com redução de lucros, além da queda de receitas no caso de dívidas irrecuperáveis. A inadimplência dos clientes afeta a sua capacidade de pagamento e o empresário passa a se deparar com a situação de também ficar inadimplente com seus fornecedores e funcionários. Em resumo crédito inadimplido na gaveta é prejuízo, algo deve ser feito urgente, e de forma racional e planejada buscando o auxilio de consultoria especializada.

Surge então solução inovadora, racional e construtiva, não mais a de “COBRANÇA” mas a de “MEDIAÇÃO” que busca a construção de soluções com as partes interessadas. Buscar manter o devedor como cliente, passando uma imagem positiva da empresa credora, colocando-a como parceira do devedor, e não como sua inimiga, cliente adimplente é potencial comprador. Ao momento que se realiza o trabalho de consultoria auxiliando o cliente inadimplente a organizar-se financeiramente, recupera-se o crédito inadimplido e ainda com forte possibilidade de recuperar aquele cliente que não mais comprou em virtude da inadimplência (RECUPERAR O CRÉDITO E TAMBÉM O CLIENTE), através de metodologia moderna construindo soluções. Em um mercado que compra-se e contrata-se apertando apenas a tecla “Enter”, precisa-se ser eficiente não só no atendimento mas na manutenção do cliente, do contrário ele migrará para o concorrente.Para tanto o caminho de orientação correta com profissionais especializados e preparados para este fim, fazem surgir um novo cenário de apoio não só ao empresário, mas também do consumidor. Surge então uma proposta inovadora de uma aliança estratégica através de uma empresa com perfil de soluções, PREVEDELLO ADMINISTRADORA DE ATIVOS, empresa fundada a partir da Prevedello Advogados Associados. Contando com profissionais especializados e uma estrutura para atender clientes “empresários” e “consumidores”, realizando rápido e eficiente processo de recuperação de créditos, utilizando-se da gentileza, sutileza, boas maneiras e acima de tudo disposição para negociar, poderosas armas para se obter bons resultados através da mediação de interesses.

Moises Renato PrevedelloAdvogado, especialista em gestão

empresarial.

COMO ANDA SUA SaÚDE , FINANCEIRA ?

Page 7: Revista aci

Revista da ACI 7

Page 8: Revista aci

8 Revista da ACI

A premiação é focada no Agribusiness e visa valorizar cases de sucesso de todos os setores do Agronegócio. A iniciativa da Federasul em instituir um prêmio oficial aos melhores e aos mais competentes do setor teve sua primeira edição no ano de 2013. Duas empresas sediadas em Cruz Alta foram agraciadas, CCGL e Simbiose. O Prêmio Vencedores do Agronegócio, buscou reconhecer o mérito em um dos setores mais importantes da economia gaúcha, além de contribuir para o crescimento do elo produtivo no Rio Grande do Sul. O objetivo principal é estimular e contribuir para o desenvolvimento do Estado, além de destacar os vencedores para que se tornem referência na sociedade pela força empreendedora, criativa e de competência na resolução de desafios.Concorreram ao prêmio 27 cases, vindos de várias regiões do Rio Grande do Sul, avaliados com base em quatro critérios: Criatividade e Inovação, Estratégia de Negócios, Ferramentas de Marketing e Resultados Obtidos.

ANTES DA PORTEIRA

Categoria 1 – Indústria de Insumos

Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos de Cruz Alta Case - Simbiose Agro, Sustentabilidade e Sucesso.

DEPOIS DA PORTEIRA

Categoria 5 - Distribuição

Terminal Marítimo Luiz Fogliatto S.A, Termasa, de Rio Grande

Case - Sistema Pampa de Logística

PRÊMIO VENCEDORES DO AGRONEGÓCIO

8 Revista da ACI

Page 9: Revista aci

Revista da ACI 9

Page 10: Revista aci

10 Revista da ACI

SENHORITA TURISMO

a CooperFoto, situada em Ijuí -RS, onde planeja ampliar a qualidade dos seus serviços aos clientes. A intenção do fotógrafo ao dar esse grande passo na carreira, é unir e ajudar a todos os fotógrafos, como também dividir cada vez mais informações e troca de conhecimentos.

A Senhorita Turismo de Cruz Alta Victória Krambeck, representante da Empresa

Marcos Gruhn Fotografias, associado à ACI.

No verão de 1981, Marcos Gruhn fotografou seu primeiro casamento, do seu mentor no ramo da fotografia, Faustino Ribas Spina. Em 1993

instalou o primeiro minilab de revelação fotográfica em Cruz Alta. No final de 1996, Marcos inaugura a Serrana Cine Foto Som em uma sede própria, no centro da cidade. Uma longa história de empreendedorismo, coragem e muita luta que marcaram sua vida. Marcos Gruhn é proprietário da Serrana Digital, líder no setor fotográfico do município, referência em agilidade e qualidade em fotografias de casamentos e estúdio. Atualmente, Marcos Gruhn é presidente da Cooperativa Riograndense De Imagem e Fotografia,

Page 11: Revista aci

Revista da ACI 11

Page 12: Revista aci

12 Revista da ACI

Cruz Alta foi palco da 3° Etapa do Circuito de Gestão e Inovação do Agronegócio. O evento promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), em parceria com Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, reuniu produtores rurais, secretários de agricultura, prefeitos, empresários do agronegócio, universidades e formadores de opinião da região.Mais de 200 pessoas participaram do encontro realizado no centro de eventos da Cooperativa Central Gaúcha LTDA. Em uma plataforma educacional entre conhecimento em gestão, mercado e palestras técnicas, o Circuito vem atender uma demanda que surgiu no setor que mais cresce no país.

As palestras foram direcionadas aos seguintes temas: Desafios da Gestão e da Eficiência Produtiva; A Importância do Crédito Agrícola para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário Brasileiro; Tecnologias de Manejo de Controle de Pragas; O Seguro de Vida como Agente de Estabilização Econômica e Continuidade do Patrimônio; Direito; Agricultura e o Novo Código Florestal: os Desafios Jurídicos para o Produtor Rural.

As empresas ganhadoras do prêmio “VENCEDORES DO AGRONEGÓCIO”, da Federasul, fizeram uma apresentação institucional, Simbiose, Produfort e CCGL. A iniciativa do Circuito de Gestão e Inovação passou por cinco regiões fundamentais das cadeias produtivas do estado: Dom Pedrito, Bento Gonçalves, Cruz Alta, Teutônia e Não Me Toque. De abril a setembro, cerca de 100 municípios foram mobilizados para os encontros.

Circuito de Gestão e Inovação do Agronegócio

12 Revista da ACI

Page 13: Revista aci

Revista da ACI 13

Page 14: Revista aci

14 Revista da ACI

Desde sua primeira edição, em 1975, a Feira Nacional

do Trigo tem como interesse oportunizar conhecimento, iniciativa e desenvolvimento para as atividades econômicas de Cruz Alta e região, proporcionando cultura e lazer para os moradores e visitantes, motivando a participação também de instituições que possam contribuir com apresentação de tecnologias e troca de experiências na área do agronegócio.No decorrer de seus 39 anos, a FENATRIGO se consolida como um dosmaiores e mais expressivos eventos do gênero no estado e no país. Este ano a feira retorna em sua XI edição, com um público aproximado de 100 mil pessoas, comprometendo-se a

Comissão responsável pela comercialização da XI Edição da FENATRIGO.

Saiba como funcionou a Comercialização dos espaços da XI FENATRIGO

A Comissão de Comercialização, presidida pela ACI, deu inicio às vendas dos espaços externos e internos para a XI FENATRIGO, priorizando o comércio de Cruz Alta nos primeiros 10 dias. Após, abriu a comercialização para as empresas de todo país.

resgatar a cultura do trigo e de seus derivados. A feira se consolida como um grande evento.

14 Revista da ACI

Page 15: Revista aci

Revista da ACI 15

Na foto o Vice-Presidente, Sr. Darci Hartmann, a Princesa da XI Fenatrigo, Ana Hochmuller, Presidente da Associação Fenatrigo Gustavo Bilibio, Rainha da XI Fenatrigo, Graziani Zanardo, Presidente da XI FENTRIGO, Airton Becker, e a Princesa Carolina do Nascimento,

Prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva.

Em 2013 Cruz Alta foi o município com maior área de trigo cultivada do Estado e teve a segunda maior safra de trigo dos últimos 30 anos, retornando ao cenário de eventos estaduais com a Abertura da Colheita do Trigo, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Page 16: Revista aci

16 Revista da ACIFRANCISCO NORONHA NETO

Sec. Desenvolvimento Ecônomico de Cruz Alta/RS

Assumimos o compromisso de colocar em prática todas as demandas reprimidas nos últimos anos, demandas que se originam da ACI, entidade que tenho orgulho de pertencer desde 2002, ocupando cargos em todas as diretorias.Encaminhamos a construção do novo camelódromo, o que vai liberar uma das praças da cidade.

Adquirimos uma área de 40 hectares onde se instalará o novo distrito industrial de Cruz Alta. Estamos prontos para iniciar a reforma da Rua Pinheiro Machado, demanda esta que iniciou os estudos em 2007 na ACI. Podemos citar a permanência da empresa WHITE MARTINS em nosso município como a primeira conquista do nosso mandato; uma transferência já anunciada que conseguimos reverter com os diretores da empresa. A luta pela FERROVIA NORTE SUL, é o projeto estratégico mais importante da história do município. Estivemos presentes em várias audiências e reuniões, a última, com toda a bancada gaúcha na presença do Ministro dos Transportes, representando o município e a FEDERASUL, onde desempenho o cargo de diretor regional, indicado pelo presidente da ACI Cruz Alta. Tenho orgulho da entidade forte a qual ajudei a preservar. Agradeço a todos os presidentes que me confiaram os cargos e os projetos, e também o aval da ACI para a minha indicação ao cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico.Somos um município pujante, com mais de 4.200 empresas regularmente constituídas, com economia forte e com o foco no futuro, futuro este que conta com todas as instituições do município, principalmente a ACI.

A Importância da ACI no Município

RAFAEL BRAGA LIBRELLOTOPresidente da Câmara Municipal de Cruz Alta/RS

O Vereador Rafael Braga, que já foi vice-presidente da ACI Jovem, hoje Presidente do Poder Legislativo de Cruz Alta/RS, adotou algumas medidas que estão gerando economia na despesa interna da Câmara, como suspensão de diárias no período do recesso parlamentar e a redução de contratos de comunicação. Essas foram medidas inicias. Outras economias vieram no decorrer do ano, como a redução em material de consumo, passagens e materiais permanentes. O objetivo é que o dinheiro economizado reverta em benefícios para a comunidade cruz-altense, mas sem atrapalhar a estrutura de trabalho dos Vereadores. O Presidente ressalta o retorno do investimento no portal da transparência da Câmara de Vereadores, com todos os contratos e despesas da Casa, para que a população cruz-altense possa ter acesso aos gastos públicos do poder legislativo com maior transparência. A atual gestão da Câmara tem trabalhado em parceria com o Observatório Social, levando a Câmara aos bairros e às escolas. “Precisamos estar permanentemente com a comunidade, trabalhando sempre em conjunto e não apenas em época de eleições”. O Presidente conclui dizendo que são medidas como essas que fazem com que o Legislativo tenha maior credibilidade perante a população, o que é necessário frente ao grau de insatisfação da comunidade hoje com as lideranças políticas e os gestores públicos. “Precisamos inovar no modo de agir, ter maior responsabilidade com o dinheiro público, sendo mais do que necessário fazer uma política séria e transparente. Não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação”.

Compromisso com a Trânsparência e Gestão Responsável

Page 17: Revista aci

Revista da ACI 17

Como entidade representativa da base empresarial do município de Cruz Alta, a

Associação Comercial e Industrial tem o que comemorar nesses 103 anos de existência, pela importância e seriedade na sua atuação e fomento ao empresariado local. Com mais de 65 mil habitantes, Cruz Alta acolhe, atualmente, 4.174 empresas sendo 2.306 de micro e pequeno porte, representando 55% do total e ainda 1.818 microempreendedores individuais (MEIS). Ao implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas o município deu um passo importante no promoção do desenvolvimento dos pequenos negócios. Fato que proporcionou ao município de Cruz Alta o recebimento do selo e certificado pelo Sebrae, por sua participação neste processo de incentivo aos micro e pequenos empresários.

Com 193 anos de história Cruz Alta é uma cidade formadora de mais de 200 municípios sendo considerada uma dos mais importantes do Estado. Localizada na região Noroeste Cruz Alta é ponto logístico estratégico para o escoamento da produção agrícola, tanto por rodovia como por ferrovia que serão alavancados com a passagem da Ferrovia Norte-Sul.

A produção agrícola movimenta a economia da cidade que conta com grandes áreas de cultivo de soja, trigo e milho. O comércio local também se beneficia deste volume produtivo e se mantém aquecido durante todo o ano. Além disso, Cruz Alta é berço de universidades públicas e particulares que recebem diariamente milhares de acadêmicos de toda região. Para visualizar seu potencial econômico, Cruz Alta está de volta ao calendário dos grandes eventos com a Fenatrigo e com a Abertura Oficial da Colheita

do Trigo, além de seus eventos tradicionais como a Coxilha Nativista e a Romaria ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima que atraem grande público, anualmente. Quando tratamos de investimentos na cidade, ressaltamos a aquisição por parte da administração de uma área de 40 hectares para a formação do Distrito Industrial. Este local abrigará empresas determinadas a investir na cidade e receberão incentivos públicos, como isenção de aluguel, doação de área e mão de obra na infraestrutura. Cruz Alta tem atualmente um PIB de R$ 2,1 bilhões e é o 8° município do Estado em número de exportação. Cruz Alta está de braços abertos para receber novos investimentos que possam gerar emprego e renda para nossa população. E assim continuarmos com a parceria entre Administração Pública e a Associação Comercial e Industrial.

Juliano da SilvaPrefeito Municipal de Cruz Alta/RS

COMPROMISSO COM DESENvOLvIMENTO ECONôMICO

Revista da ACI 17

Page 18: Revista aci

18 Revista da ACI

A parceria da ACI de Cruz Alta permite o SEBRAE estar presencialmente no município para atender aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas urbanas e rurais e empreendedores

individuais de toda a região. Estamos muito felizes em estar aqui e poder contar com este comprometimento com o desenvolvimento local e regional.Localizados no mesmo prédio da Entidade, contamos com uma equipe técnica qualificada para atender com orientações e assessorias individuais nas áreas de gestão, e promover junto com a ACI o atendimento das necessidades de capacitações

em gestão, ações de e m p r e e n d e d o r i s m o , orientação ao crédito, consultorias de inovação e tecnologia e de promoção/acesso a mercados para os pequenos negócios estabelecidos em Cruz Alta e arredores.

PARCERIA DE SUCESSO

Maria Meyer - Gerente Regional do SEBRAE

Page 19: Revista aci

Revista da ACI 19 www.domingosimoveis.com.br ( )55 3322-4581

Tradição em Negócios Urbanos e Rurais

E a Cultura, a quantas anda... Disse, certa feita, o “Maior revisteiro do Brasil” como era conhecido o conterrâneo cruz-altense, Justino Martins, editor Chefe daquela que foi por décadas a mais importante revista do Brasil, a Manchete, que o leitor, “se pega na primeira frase”. Tinha toda razão o cruz-altense que emprestou seu nome a nossa Casa de Cultura, e que, cunhado de Érico Verissimo, nos anos dourados chegou a fazer parte do corpo de julgamento do Festival Cinematográfico de Cannes na França, sabia ele, que o convite à leitura se da nas primeiras linhas. Assim me permiti à escolha do titulo desse breve comentário. Cruz Alta, cidade de vanguarda no cenário cultural do Rio Grande do Sul, proposta continua de importante reflexão, sobretudo da nossa comunidade, em um momento em que a sociedade passa por uma “mirabolante” transformação de conceitos de comunicação e expressão cultural, resultado do avanço nas formas de comunicação, e da massificação do uso das redes sociais, tem o compromisso de manter vivos traços culturais advindos da tradição de seu povo. Para tanto, fundamentados na humildade necessária para passar pela função de Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, dentro do conjunto de uma administração municipal preocupada com esse tema, num momento de importantes transformações, buscamos ter um viés forte, que norteasse nossas ações. Neste sentido optamos pela valorização do sentimento coletivo dos Cruz-altenses, talvez daí tenha surgido uma disposição cotidiana de estarmos muito próximos dos movimentos tradicionalista e nativista de nossa terra, muito motivados pelas entidades como CTGs e Piquetes, assim como o cotidiano reconhecimento de que, Cruz Alta é um berço fértil de poetas, músicos e compositores, que juntos constroem, ombreados

com as seguidas administrações municipais o mais importante festival de música nativista do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista, que graças ao trabalho de tantos, chegou esse ano a 34° Edição sem interrupções, fato inédito na historia dos festivais musicais do Rio Grande. Mesmo assim, longevo, continua evoluindo, retornando ao parque de Exposições e oxigenando os demais festivais do Rio Grande, quando cria novidades, como foi o primeiro torneio de trovas campeiras da Coxilha o “Mi Maior de Gavetão” que valoriza uma das mais tradicionais e simples expressões culturais do gaúcho, a trova de improviso, que vinha perdendo espaço no cenário cultural. Mas, definitivamente como dissemos, o berço é fértil, e ainda no contexto da expressão cultural gaúcha, Cruz Alta foi brindada no Ano de 2014, pela primeira vez na sua historia, com o evento mais simbólico da tradição Rio-grandense, a geração e transmissão da chama Crioula do Rio Grande do Sul, que reuniu aqui, durante o final de semana de aniversário dos 193 anos de Cruz Alta, todas as 30 regiões tradicionalistas do Estado, que “no lombo do cavalo”, vieram a nossa cidade buscar a centelha da Chama Crioula que representa todos os ideais da revolução farroupilha, e que neste ano, oriunda daqui, se manteve acesa em todos galpões, CTGS e piquetes do RS e do Brasil durante os festejos da Semana Farroupilha, o que nos deu a oportunidade de juntos com o movimento tradicionalista gaúcho, administração municipal e a comunidade Cruz-altense, contar um pouco dos acontecidos, do pouso de tropeiros que tornou-se vila, cidade, mas especialmente terra que retrata, na sua essência o reflexo do povo e da cultura gaúcha.

Julio FerreraSecretário de Cultura, Turismo e Eventos

Page 20: Revista aci

20 Revista da ACI

O núcleo jovem da ACI Cruz Alta é responsável por desenvolver ações e

projetos focados no incentivo à educação empreendedora para as gerações mais recentes (jovens). Atualmente o núcleo desenvolve quatro projetos, dentre estes, três com

a Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

ACI Jovem

Qualificação Profissional

Realizado com foco nas Empresas Associadas à ACI Cruz Alta. Tem por objetivo proporcionar palestras direcionadas à qualificação aos colaboradores das Empresas de Cruz Alta. Palestras de Motivação, Comprometimento Organizacional, A Importância da Comunicação, Competência Individual. Saiba mais como levar à sua empresa essas e outras qualificações entrando em contato com a ACI Cruz Alta.

Prática de Finanças Pessoais para Crianças

Com o propósito de criar multiplicadores de noções básicas de finanças pessoais, bem como capacitar futuros cidadãos conscientes do sistema financeiro, a ACI Jovem, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Cruz Alta, irá implantar, em 2015, essas práticas voltadas para crianças das séries iniciais do 3º ao 5º ano.

Primeiros Passos para o Mercado de Trabalho

Para adolescentes, com foco no programa Miniempresas. No intuito de proporcionar aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho uma capacitação inicial, contribuindo com a formação dos mesmos, a fim de enfrentarem os obstáculos/dificuldades com o seu primeiro emprego. Serão abordadas questões de mercado de trabalho, como impregabilidade, perfil do profissional

esperado/desejado, currículo, entrevista de emprego e postura no ambiente de trabalho. Junto às escolas será disponibilizado um mural para divulgar as oportunidades de trabalho. As vagas serão encaminhadas por e-mail para o contato da escola, pela ACI Cruz Alta.

20 Revista da ACI

Projetos e Ações

João R. Oliveira- Presidente ACI Jovem

Page 21: Revista aci

Revista da ACI 21

Projetos e Ações

ACI Mulher desenvolve ações com empreendedoras que se unem para qualificar e ampliar a participação feminina no meio empresarial. Mulheres empresárias com desafio de manter atividades com foco no fortalecimento das relações e apoiar o surgimento de novas empreendedoras. Oportunizar um espaço para a troca de novas experiências

e contribuir com o crescimentodas empresas, orientando no esclarecimento das dúvidas

e desafios do dia a dia.

Carla Becker - Presidente ACI Mulher

Ação referente ao dia da Mulher na praça General Firmino de Paula

Com a meta de motivar o empreendedorismo e o associativismo, o 2º Encontro Cruz Alta Mulher, oportunizando conhecimento e informação para agregar valor aos negócios.

Projeto Mulher Empreendedora Identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade. O prêmio realizado pelo Sebrae na fase estadual e nacional, estimulou a ACI Mulher acriar a fase local (Mulheres Empreendedoras de Cruz Alta), que foi desenvolvida pela Associação Comercial Industrial, através do núcleo feminino.

ACI Mulher

Prêmio Mulheres Empreendedoras de Cruz Alta

Foram Premiadas duas categorias: Micro Empresa: para proprietárias de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano.

Empreendedora Individual: Empreendedora que trabalha por conta própria e que legaliza seu empreendimento;

Foram mais de 17 histórias avaliadas por uma banca organizada pela Associação Comercial Industrial de Cruz Alta.

Os critérios de avaliação foram: Superação da Mulher; Visão de Futuro; Ideias Inovadoras, Atuação Democrática, Transparente, Inspiradora e Motivadora; Participação Ativa nos Negócios, Perseverança, Superação dos Desafios; Relacionamentos Duradouros com os Clientes; Preocupação com a Preservação do Meio ambiente; Crescimento dos Resultados Obtidos; Contribuição para o Desenvolvimento de outras Empreendedoras.

As Vencedoras do Prêmio Mulheres Empreendedoras de Cruz Alta foram: Empreendedora Individual: Nadir Ramos Dall Ôngaro, propietária do Salão de Beleza Nadir Cabeleireira.Micro Empresa: Talia Rubert, Fisioterapeuta, propietária da Fisiovida.

Page 22: Revista aci

22 Revista da ACI

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa.

É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.

Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

No ano de 2014, a ACI Cruz Alta realizou o programa miniempresa em parceria com quatro escolas, Colégio Franciscano Santíssima Trindade, Escola FACCENTRO, EscolaCOOPERAÇÃO e Instituto E. E. Prof. Annes Dias.

PROGRAMA MINIEMPRESAACI Cruz Alta promove o Programa MINIEMPRESA com a participação de empresários voluntário associados.

Capacitação de voluntários

Produto Aprovado pelos alunos Foto Divulgação do Produto

Produção da MantíssimaDivulgação da Mantíssima

O Colégio Franciscano Santíssima Trindade, participou do programa miniempresa no primeiro semestre de 2014. Os alunos criaram a empresa Centenário S.A./E em homenagem aos 100 anos da escola, Confeccionando o produto Mantíssima

Page 23: Revista aci

Revista da ACI 23

Produto desenvolvido pela FACCENTRO - Keep ControlGanha Prêmio Destaque Regional da FIERGS

No primeiro semestre de 2014, a Escola FACCENTRO firmou parceria com a Associação Comercial Industrial de Cruz Alta, para desenvolver o Programa Miniempresa, realizado na cidade pela ACI e Junior Achievement. Esta é a primeira vez que a escola participa do Programa. O produto elaborado e produzido pelos alunos foi considerado inovador e sustentável pelo Sistema FIERGS, sendo ganhador do Prêmio Destaque Regional, concorrendo pela Região das Missões. A empresa ESTOFAC SA/E desenvolveu, durante 15 jornadas, o Keep Control, um porta controle para sofá. A entrega da premiação aconteceu no dia 04 de agosto na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Os

estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. As atividades são acompanhadas por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Durante a jornada são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Segundo o Presidente da ACI, João Paulo Ribas Reis, a Miniempresa instiga os jovens a ter um olhar mais empreendedor. “O Programa tem um papel importante na formação dos futuros profissionais e uma das metas de gestão é realizar o projeto em 4 escolas por ano; 2 no primeiro semestre e 2 no segundo. Assim a Associação cumpre o seu papel de fomentar o empreendedorismo entre a geração mais nova.” Conclui o Presidente.

Alunos da FACCENTRO recebendo o Prêmio na FIERGS em Porto Alegre/RS

Produto Keep Control

Jornada de produção do Keep Control

Page 24: Revista aci

ATIvIDADES DE 2014 DA ACI CRUZ ALTA

A Associação Comercial, Industrial, Cultural, Serviços e Agropecuária – ACI Cruz Alta realiza todos os anos o planejamento de suas atividades. Em 2014 realizamos atividades de interesse dos associados de forma dinâmica através de oficinas, eventos, palestras, encontros e treinamentos.

24 Revista da ACI

Caminhos para o Desenvolvimento Palestra Produtividade

Feira do Empreendedor na FIERGS

Treinamento Técnicas em VendassPalestra Empreendedorismo para Mulheres

Em parceria com o Gabinete da Primeira Dama

Page 25: Revista aci

Revista da ACI 25

Palestra Como Ser um Vendedor de Sucesso 2º Encontro Cruz Alta Mulher

Treinamento Como Vender Mais e Melhor

I Fórum Regional Alto Jacuí de ACIs

34ª Coxilha Nativista Oficina Loja Virtual

Semana da Superação Duque de Caxias

Page 26: Revista aci

26 Revista da ACI

O Empretec é um seminário que tem por objetivo desenvolver características de c o m p o r t a m e n t o s empreendedores nos participantes. Emprega metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, com resultados excelentes. Efetivado em todo o Brasil, é um programa presencial. O seminário é realizado em seis dias consecutivos, em um total de 60 horas. Exige dedicação exclusiva do participante, pois é ministrado de 8h as 12h e

das 14h às 18h. A turma é composta por até 30 participantes, com três instrutores em sala durante todos os dias. A metodologia é vivencial e altamente interativa, com jogos, exercícios, palestras, atividades para serem executadas em sala e atividades extras , diariamente. Os orientadores explicam todas as regras para a execução das atividades. Eles também oferecem assistência técnica na elaboração, ajustamento e execução de planos de negócios envolvendo aspectos de mercado,

1. Busca de oportunidade e iniciativa2. Persistência3. Correr riscos calculados4. Exigência de qualidade e eficiência5. Comprometimento6. Busca de informações7. Estabelecimento de metas8. Planejamento e monitoramento sistemáticos9. Persuasão e rede de contatos10. Independência e autoconfiança

Conheça os 10 comportamentos empreendedores

Palestra do Empretec

tecnologia, informação, administração e finanças. O participante deve primeiro identificar o potencial empreendedor dele e verificar quais são os seus pontos

fortes e fracos. No curso, ele irá estudar as dez características do comportamento empreendedor e terá a oportunidade de vivenciar mudanças

c o m p o r t a m e n t a i s , revendo conceitos e atitudes. O Empretec é um dos mais bem sucedidos programas do Sebrae. É, na verdade, o produto mais bem avaliado na história do Sebrae, com 93% de opiniões considerando-o excelente. Os negócios tocados por “empretecos” (apelido dado aos que concluíram o seminário) têm mais chances de sobrevivência, pois a imersão no treinamento de 60 horas, cumpridas em seis dias, dá aos participantes a dimensão do poder empreendedor deles.

Oportunidade de vivenciar mudanças

Comportamentais.

Page 27: Revista aci

Revista da ACI 27

Com o propósito de divulgar e incentivar a literatura, propagar a arte, obras e artistas cruz-altenses, a Associação Comercial, Industrial, Cultural, de Serviços e Agropecuária de Cruz Alta – ACI, aderiu a campanha Corrente da Leitura, promovida pela Academia Cruz-altense de Letras, tornando-se um ponto de recebimento de livros. Após arrecadar um número expressivo de exemplares, a realização da

troca ou doação destes será realizada em eventos da Academia; já as doações serão eleitas tendo como prioridade a necessidade de escolas, instituições e entidades parcerias que atendam a grupos minoritários e em risco social. Logo nos primeiros meses da campanha, a ACI chegou arrecadar mais de 550 exemplares de diferentes editorias.

ACI é parceira da Academia Cruz-altense de Letras

Na foto pais e alunos participaram da arrecadação de livros. Gerente Executivo da ACI e Presidente da ACAL.

EMPRETECOS 2014

DEPOIMENTOS DE EMPRETECOS

Me dei conta de como estava caminhando sem rumo, sem foco e sem um objetivo. O Empretec foi um divisor de águas na minha vida profissional.

É uma experiência, única, inesquecível que mudou a minha vida!

É a mudança de vida que todos buscam. Oportunizando experiências, conhecimentos e novas parcerias.

É uma superação diária, me ajudou a tomar decisões, a ver claramente quais são as mudanças necessárias que devo fazer em minha empresa.

Evandro GonçalvezMartha Dreier

Débora Becke QuaresmaDiego Rafaelli dos Santos

Revista da ACI 27

““

“”

””

Page 28: Revista aci

28 Revista da ACI

Page 29: Revista aci

Revista da ACI 29

Page 30: Revista aci

30 Revista da ACI

Page 31: Revista aci

Revista da ACI 31

Page 32: Revista aci

32 Revista da ACI

Associação Comercial Industrial é parceira do Rotary Club Ana Terra, no evento Eles na Passarela. O Presidente da ACI, João Paulo Ribas Reis, desfilou na terceira edição pela loja Don Juan, e o vice-Presidente, Rodrigo Fraportti, pela loja Porthos For Men. O desfile reuniu mais de 500 pessoas no clube Arranca durante um jantar.

Visto com bons olhos pela comunidade estudantil, o Programa Miniempresa conquistou estudantes e escolas de Cruz Alta com a sua metodologia. À medida que aumenta o número de interessados, também se faz necessária a inclusão de novos orientadores. Neste sentido, o Rotary Club Erico Verissimo, através do presidente João Paulo Ribas Reis, e também líder da ACI, confirmou a parceria e mobilização de integrantes da entidade para fazer parte das próximas edições da Miniempresa.

O Jantar Beneficente Homens na Cozinha,

organizado pelo Rotary Club Cruz Alta, surgiu durante

uma reunião na Associação Comercial, apoiadora em

todas as edições. O festival gastronômico acontece no

mês de outubro e concentra mais de 12 cozinhas pilotadas

por homens.

ACI CRUz ALTA APOIA EVENTO BENEFICENTE DESENVOLVIDO PELO

ROTARy CLUB CRUz ALTA

ACI CRUZ ALTA é PARCEIRA DO ROTARy CLUB ANA TERRA NO EvENTO ELES NA PASSARELA

ROTARy CLUB ERICO vERISSIMO PARTICIPA DO PROGRAMA

MINIEMPRESA

Page 33: Revista aci

Revista da ACI 33

Em 103 anos de história,

Associação Comercial Industrial comemora o sucesso de suas iniciativas frente aos associados. Com foco no d e s e n v o l v i m e n t o empresarial, a ACI trás para Cruz Alta a palestra “Importância das Marcas” pelo Cruz-altense Paulo Afonso Pereira. Profissional com mais de 40 anos de experiência formado em Economia pela Universidade

de Cruz Alta, presidiu o INPI, Comissão Interministerial, Consultor para assuntos de propriedade intelectual da Organização das Nações Unidas, além de estar á frente de grandes Entidades e Associações. Pereira abordará o lado econômico da propriedade intelectual, a gestão das marcas com conhecimento jurídico. Ressaltando a cuidadosa análise para identificar anterioridades,

viabilidade de segmentos e mercadológica, e o acompanhamento constante do patrimônio intangível do cliente, evitando-se o chamado custo oculto, que ocorre com frequência na área da propriedade intelectual, quando aspectos relevantes são desconsiderados.

Page 34: Revista aci

34 Revista da ACI

Em 15 de outubro de 1911, quarenta jovens comerciantes de uma

época fortemente marcada pela pecuária, movidos pelo mesmo interesse, reúnem-se na sala de sessões do Clube Comercial de Cruz Alta para fundar inicialmente, a denominada “Praça do Comércio” que ocupou as dependências do Clube do Comércio até 1937. O Grupo tratava de assuntos direcionados aos empresários e as necessidades da época. A perspectiva, pioneirismo e a iniciativa inédita desse grupo contagiaram outros empresários que foram se unindo, em projetos, atividades e parcerias. Em 31 de outubro de 1965 foi feita

a elaboração e aprovação dos estatutos, surgindo a denominação ACICA- Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta; somente em 06 de dezembro de 1965, representativa de todos estes setores. Inicialmente, a ACI dividia espaço físico com o Sindilojas e CDL, onde as três entidades compartilhavam tarefas e funções. Nos meados da década de 90, na gestão do presidente Mário Emílio Lese, iniciou-se a construção da atual sede, concluída na gestão de Airton Lorenzzoni e inaugurada em 18 de julho de 2005. Com amplas instalações e infraestrutura, a ACI criou condições para fortalecer a entidade sendo mais ativa junto

SAIBA MAIS DA HISTÓRIA DA ACI CRUZ ALTA

GALERIA DE EX-PRESIDENTES DA ACIMEMORIAL SELvINO DOS SANTOS FRANCO

Em 2013, a Associação Comercial, Industrial, Cultura, Serviços, Agropecuária de Cruz Alta teve a honra de homenagear o senhor Selvino dos Santos Franco, reconhecido pelo empreendedorismo em Cruz Alta. Sócio Benemérito da Entidade por sua participação ativa e incansável representação nas demandas da ACI, frente a vários conselhos representativos do município. No ano de 2014, a Associação demonstra total respeito ao seu trabalho junto a Entidade desde a década de 80, inaugurando a galeria de ex-presidentes “Memorial Selvino dos Santos Franco”.

ao público alvo: empresários cruz-altenses e a comunidade. A sede própria acabou sendo a mola propulsora de um novo planejamento estratégico da ACI, somando-se o associativismo à indústria, comércio, serviços, cultura e agropecuária. O esforço rendeu frutos. A ACI assumiu responsabilidades como promotora e fomentadora de desenvolvimento, buscando soluções, parcerias e convênios, procurando auxiliar seu associado na sua representatividade de forma colegiada, gerando credibilidade e ganhando, com isso, novos membros.

Page 35: Revista aci

Revista da ACI 35

CRESCIMENTO EMPRESARIAL

RIGOTTI INAUGURA NOVA SEDE DA LOJA

COLOMBO INAUGURA NOVA LOJA

VARGAS INAUGURA NOVA LOJA

Com tradição em todo o Brasil, principalmente na região Sul do país, onde estão concentradas grandes filiais, a Loja Colombo acredita no potencial de Cruz Alta e amplia seus negócios. Com muitas novidades e promoções, o primeiro dia foi movimentado. O Gerente Alexandre Michielin ressaltou a receptividade: “Tivemos muito movimento durante todo o dia, fomos bem acolhidos pela comunidade e estamos muito felizes”.

A Rigotti Soluções está em novo endereço, um espaço amplo e aconchegante. A empresa que atende Cruz Alta e região oferece uma linha de produtos diferenciados com soluções inteligentes para a construção civil.Buscando sempre aprimorar para melhor atender seus clientes, a nova loja se destaca no mercado pelos produtos de alta qualidade.

Acreditando no potencial do município de Cruz Alta a empresa Vargas Comércio Peças Ltda, inaugura uma nova loja para melhor atender seus clientes. Com espaço amplo e moderno a família de empresários recepcionou amigos, familiares e convidados para abertura oficial do novo estabelecimento, localizado na Saturnino de Brito. O Proprietário Joel Vargas salientou no seu discurso o trabalho de anos com muita responsabilidade e comprometimento para seus clientes, além de agradecer a participação de todos neste momento especial da empresa.

CASA SIMONE é REINAUGURADA EM CRUz ALTA

Com mais de 25 anos de atuação no mercado, a Casa Simone inaugurou um ambiente com novas tendências. Um espaço mais moderno com padrões e cores planejados para refletir a identidade de cada cliente. A Casa Simone está presente na região com 4 pontos de venda nas cidades de Ibirubá e Cruz Alta. Segundo os proprietários, a missão da empresa é criar soluções exclusivas em ambientes residenciais e corporativos, buscando o projeto ideal para cada necessidade e cada desejo, primando sempre pela qualidade, criatividade e agilidade em todos os processos.

Page 36: Revista aci

36 Revista da ACI

O Certificado Digital é uma assinatura que é válida juridicamente e que protege suas transações eletrônicas, acessos a contas bancárias e muitos outros serviços online. Nossos certificados permitem que você e sua empresa se identifiquem e assinem digitalmente onde você estiver com maior praticidade e a segurança que você precisa.

Cerificados digitais permitem:

1. Agilizar processos contábeis, fiscais e jurídicos

2. Fazer com que suas assinaturas sejam válidas mesmo à distância

3. Login em ambientes seguros e realização de transações bancárias

4. Declarar seu imposto de renda ou de Pessoa Jurídica com muito mais facilidade

36 Revista da ACI

O projeto faz parte das ações desenvolvidas pela Associação, em prol do crescimento municipal e redução do desemprego. A vitrine de recrutamento funciona da seguinte forma, quem estiver a procura de emprego pode entrar no site e fazer o cadastro sem nenhum custo. As empresas tem acesso ao banco de talentos e de forma rápida contatar diretamente com o candidato. O serviço que já era oferecido ficou mais ágil após a criação do novo site. O sistema disponibiliza aos associados um cadastro completo de currículos, que auxilia na seleção de funcionários em todas as áreas divididos por grau de escolaridade.

BANCO DE TALENTOS

Page 37: Revista aci

Revista da ACI 37

CONSULTAS para Análises de Crédito

em Cruz Alta/RS

O SCPC é um serviço reconhecido nacionalmente e utiliza a maior base de informações comerciais de Pessoas Físicas e Jurídicas do mercado, sendo amplamente utilizado por todos os segmentos econômicos que trabalham com operações de crédito e vendas a prazo aos consumidores – pessoas físicas e jurídicas. A CDL de Porto Alegre une tecnologia com o maior banco de dados do Brasil para oferecer as

melhores soluções para sua empresa. O SCPC tem como objetivo dar maior segurança e diminuir os riscos nas operações de crédito e recebimento de cheques. É um serviço que busca centralizar informações de todo o Brasil e integrá-las em um banco de dados do país inteiro, diminuindo consideravelmente o risco de problemas nas transações comerciais.

SERvIÇOS OFERECIDOS PELA ACI CRUZ ALTA

Page 38: Revista aci

38 Revista da ACI

SERvIÇOS E BENEFÍCIOS AOS ASSOCIADOS

A representatividade dos associados em questões

estratégicas para o crescimento municipal é uma das principais preocupações da Associação Comercial Industrial de Cruz Alta. Para ações concretas, maior geração de negócios e incremento do poder de atuação dos associados, a ACI oferece diversos benefícios exclusivos. Disponibilizando aos seus empresários a estrutura necessária para capacitação de seus colaboradores, assim como: sala para reuniões uma vez por mês em horário comercial, auditório climatizado com capacidade para oitenta pessoas, acesso a internet, frigobar e preços diferenciados de até 50% nos cursos do Sebrae. Associação também

auxilia no encaminhamento da carteira de representante comercial- CORE e disponibiliza o serviço de divulgação online - Divulga Associado. Em 2014 alguns investimentos foram necessários, a fim de melhorar o rendimento e agilidade no trabalho. A Troca do telefone Fixo da operadora OI pela Net, Central Telefônica, CPU do Servidor, Antena de Transmissão da Internet, Balcão para Memorial, Câmera Fotográfica, Gravador de Voz, Adaptador de (Pendrive/Cartão de Memoria), qualificou ainda mais o funcionamento da Entidade.

38 Revista da ACIRuy Ferreira, Luciane Zeidler, Flávio Ruben, Carla Becker, João Paulo Ribas Reis,

João Ricardo Oliveira, Viviane Lara, Robson Stein

Equipe ACI Cruz Alta

Page 39: Revista aci

Revista da ACI 39

DIRETORIA EXECUTIVA

João Paulo Ribas ReisAlberi Freitas Lima

Álvaro Pilau Roberto Etchegoyen

Rodrigo FraportiRui Padilha RamosSamuel Feldmann

DIRETORIA

Adriana Ferrari PereiraAlisson de MottaÁlvaro Fogliatto

Assis BrasilCarine de Bem Cardoso

Carla BekerCarlos F. de Andrade

Davi MesquitaDébora Becke Quaresma

Douglas K. DummelElvio de Almeida Pereira

Elizabete K. DummelGisele Maria Dreher

Jaques Elesbão RathkeJoão Balbino Campos

João LauxenJoão Ricardo Oliveira

Jonas AntonelloJorge Joel Vargas

Kelly Krause NoronhaLuiz Carlos Schuh

Marcial DorsMauricio Andrade Simon

Mauricio FranckiMauro Pimentel

Moises R. ProvedelloPatricia Schuh Librelatto

Paulo Sergio B. RochaPedro Auigusto

Sant’anna NunesPedro Rigotti

Rafael Braga LibrelottoRafael V. Mello Lopes

Ricardo FloresRodrigo Abreu

Rodrigo MarchionattiRodrigo Vargas

Sergio Roberto Oliveira Ubirajara M. da Silva

CONSELhO DELIBERATIVO

Acilon Ramos RochaAllan Bueno Paim Filho

Alexandre Medeiros

Ângelo E.V endrusculoClaudio Schwerz

Eduardo AmaranteElton da Silva Orling

Francisco Darold PereiraGustavo Pereira MacielIlzamar Abreu de Brum

Isabel LorenzoniJoão Paulo Telles

Jomar BadinJosé Caros ScapinLucas Simonetti

Luiz Alberto CastroLourdes Daronco

Luiz Carlos DaltrozoManoel E.Cezar de Souza

Marcia AndradeMauricio Quevedo

Neusa Almeida SantosPatrícia Feil LealRafael Guterres

Rafael Peruzzo BuléRoselene Bastola

Rozali Araujo dos SantosSilvia Marta de Vargas

Vitor Friederich

Conheça a Diretoria e Conselho gestor da ACI Cruz Alta Gestão 2013-2015

CONSELhO FISCAL

Ozéias Farias Porto Gilberto Daronco Airton Lorenzoni Fernando Saccol

Júlio CoraciniPhiladelfo M. Gouveia

ACI MULhER

Carla BeckerAdriana Ferrari Pereira

ACI JOVEM

João Ricardo OliveiraÁlvaro Z. Fogliato

DEP. JURíDICO

Pedro Augusto S.NunesMoisés R.Prevedello

Page 40: Revista aci

40 Revista da ACI