edição 103

16
Obra Social São Ge- raldo apresenta ba- lanço de 2014 Página 04 ANO VIII - Nº 103 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - DISTRIBUIÇÃO DIRECIONADA - 5000 EXEMPLARES - R$1,00 Duartinho é eleito novo presidente da Câmara Página 03 Após 22 anos de vereança, Duarte Severino Gomes, o “Duarnho”, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Curvelo para o biênio 2015/2016, durante reunião histórica, realizada na úl- ma segunda-feira (01). A disputa foi acirrada e o placar final acusou 8 votos a 7. Duarnho comandará os desnos da edilidade em com- panhia dos vereadores (foto) Gue- rino Cardoso de Oliveira, vice-presidente, e pastor Julimar Marques, secretário. A chapa co- mandada pelo vereador Hum- berto Freire Pereira, “Humberto da Lubricenter”, teve como componentes Laudimir Rodrigues da Silva, vice-presi- dente, e Rafael Costa, secretário. A posse da nova mesa diretora está prevista para acon- tecer no dia 1º de janeiro de 2015. Todos os vereadores declararam e jusfica- ram seus votos. Após o anúncio do resul- tado, pôde-se ouvir uma grande queima de fogos, no entorno da Casa. A reunião presi- dida pelo vereador Reinaldo Xavier Guima- rães contou com a presença dos deputados estaduais Sávio Souza Cruz e Célio Moreira e familiares de vereadores, lideranças, po- pulares e imprensa falada e escrita. A nova sede do Legislavo será oficialmente inau- gurada neste sábado (13), às 10:00. MATÉRIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO O prefeito de Felixlândia, Hum- berto Alves Campos (PSDB), po- pularmente conhecido como Betão, teve seus direitos polí- cos suspensos por dez anos após ser condenado por improbidade administrava. Além da perda de direitos polícos, o prefeito está proibido de contratar com o Poder Público ou receber be- necios fiscais por dez anos. A Jusça ainda o condenou ao pa- gamento de multa civil de três vezes o valor do acréscimo patri- monial a ser apurado em liqui- dação de sentença e ao pagamento das custas proces- suais. Justiça condena Betão por improbidade administrativa Humberto Freire reafirma seu compromisso com Curvelo Páginas 10 e 11 Devanil Pereira é homenageado du- rante inauguração do novo Destaca- mento Policial de Inimutaba Reconhecimento Público Página 13 UM JORNAL QUE QUESTIONA Vereadores comemoram o resultado Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 1

Upload: jornal-e-agora

Post on 06-Apr-2016

255 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição 103 - Especial de Natal

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 103

Obra Social São Ge-raldo apresenta ba-

lanço de 2014Página 04

ANO VIII - Nº 103 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - DISTRIBUIÇÃO DIRECIONADA - 5000 EXEMPLARES - R$1,00

Duartinho é eleito novo presidente da Câmara

Página 03

Após 22 anos de vereança, Duarte SeverinoGomes, o “Duartinho”, foi eleito presidente

da Câmara Municipal de Curvelopara o biênio 2015/2016, durantereunião histórica, realizada na úl-tima segunda-feira (01). A disputafoi acirrada e o placar final acusou8 votos a 7. Duartinho comandaráos destinos da edilidade em com-panhia dos vereadores (foto) Gue-rino Cardoso de Oliveira,vice-presidente, e pastor JulimarMarques, secretário. A chapa co-mandada pelo vereador Hum-berto Freire Pereira, “Humberto

da Lubricenter”, teve como componentesLaudimir Rodrigues da Silva, vice-presi-

dente, e Rafael Costa, secretário. A posse danova mesa diretora está prevista para acon-tecer no dia 1º de janeiro de 2015. Todos os vereadores declararam e justifica-ram seus votos. Após o anúncio do resul-tado, pôde-se ouvir uma grande queima defogos, no entorno da Casa. A reunião presi-dida pelo vereador Reinaldo Xavier Guima-rães contou com a presença dos deputadosestaduais Sávio Souza Cruz e Célio Moreirae familiares de vereadores, lideranças, po-pulares e imprensa falada e escrita. A novasede do Legislativo será oficialmente inau-gurada neste sábado (13), às 10:00. MATÉRIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO

O prefeito de Felixlândia, Hum-berto Alves Campos (PSDB), po-

pularmente conhecido comoBetão, teve seus direitos políti-cos suspensos por dez anos apósser condenado por improbidadeadministrativa. Além da perdade direitos políticos, o prefeitoestá proibido de contratar como Poder Público ou receber be-nefícios fiscais por dez anos. AJustiça ainda o condenou ao pa-gamento de multa civil de trêsvezes o valor do acréscimo patri-monial a ser apurado em liqui-dação de sentença e aopagamento das custas proces-suais.

Justiça condena Betão porimprobidade administrativa

Humberto Freirereafirma seucompromissocom Curvelo

Páginas 10 e 11

Devanil Pereira éhomenageado du-rante inauguraçãodo novo Destaca-mento Policial de

Inimutaba

Reconhecimento Público

Página 13

UM JORNAL QUE QUESTIONA

Vereadores comemoram o resultado

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 1

Page 2: Edição 103

“E agora?” - Página 02 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

NO QUINTAL DE MANOEL DE BARROSAfonso Guerra-Baião

“Não preciso do fimpara chegar. Do lugaronde estou já fui em-bora.”, escreveu Manoelde Barros em seu “Livro

sobre nada”. Como Guimarães Rosa, Manoeltinha o dom da ubiqüidade: nos ermos dos Ge-rais ou no quintal pantaneiro, eles estão novasto mundo e seu fugaz instante é o sempre.Então, eles não precisam do fim para chegar,porque não morrem, mas ficam encantados;não vão embora, porque “aonde eu não estouas palavras me acham”.

Escritores como Manoel de Barros e Guima-rães Rosa não se enquadram em escolas nemdeixam seguidores. Para visitar Manoel de Bar-ros onde ele já não está, é preciso encontrar oque ele é. As palavras que o acham não se repe-tem, nem mesmo como paráfrase. Fazer umpoema em sua homenagem, não pode ser umarremedo de sua sintaxe, de seu estilo. Então euo fiz do meu jeito, valendo-me de algumas ima-gens, de algumas figuras recorrentes nos jogosde sentido daquele menino “criado no chão, noterreiro, entre lagartixas e formigas”.

Convido você a fazer comigo uma

VISITA A MANOEL DE BARROS

a lagartixa garatuja no muroo rumor que arrima

o limono traço a prumo o pássaro

rastreia no claroo rumo obscuro

cujopresente contínuo no chão sujo

formigao braço no gesso que você rabisca

ariscauma galinha cisca no passado

o futuro

Em 17 de novembro de 1959, o célebre com-positor Heitor Villa-Lobos voltou à Pátria Espiri-tual. Autor de cerca de 1.000 composições, éconsiderado o maior expoente da reformulaçãodo conceito do nacionalismomusical brasileiro.

Ainda menino, fascinou-se pela obra do compositoralemão Johann SebastianBach (1685-1750). Serviu-lheisso de fonte de inspiraçãopara criar, anos mais tarde,as extraordinárias BachianasBrasileiras. Entre outras im-portantes peças melódicasde Villa-Lobos temos: “O Ui-rapuru”, “O Canto do CisneNegro”, “A Prole do Bebê” eos “Choros”, para os quais foibuscar inspiração entre oscompositores boêmios doRio de Janeiro.

No centenário de seu nascimento, comemo-rado em 5 de março de 1987, prestei, na minhaantiga coluna na Folha de S.Paulo, um justo tri-buto a esse ícone da brasilidade musical, de-monstrando, do mesmo modo, os fraternos laçosque unem Villa-Lobos à LBV, do qual separei estetrecho:

Recordo-me dele com saudade. Também deDona Mindinha, sua querida esposa, na Pátria Es-piritual desde 1985. Era muito amiga nossa. Co-nhecia profundamente a LBV. Revelou certa vezque, com o saudoso Villa, escutava Jesus EstáChamando!, famoso programa de Alziro Zarur(1914-1979), que tanta polêmica ergueu no Bra-sil. Mas criou um caminho democrático paratodos os pregadores. Zarur foi pioneiro na lutapela liberdade religiosa em nosso país. O povoque faça a sua escolha devocional. Em entrevistaa um periódico do Rio, contou Dona Mindinha:

“(...) Comecei a ouvir Zarur quando ele estava naRádio Mundial. O próprio Villa, muitas vezes, oouvia falar. (...) Se fosse vivo, certamente poderiaexpressar-se melhor, com prazer maior e mais ên-

fase. Porque meu maridotambém se prendeu ao pro-grama de Zarur”. (...) Em1984, vigésimo quinto ani-versário do seu falecimento,a Mocidade Legionária es-creveu:

“(...) Villa-Lobos dirigiuorquestras na França, Ale-manha, Itália, Estados Uni-dos... Recebeu inúmerashonrarias. (...) Fundou, em1945, a Academia Brasileirade Música. (...) O governobrasileiro criou, em 1960, noMinistério da Educação eCultura, o Museu Villa-Lobos. (...) Seu vanguar-

dismo pode ser definido por esta sua frase:‘Escrevo música como se fossem cartas para aposteridade, sem esperar resposta”.

Meus sinceros agradecimentos ao Espíritoimortal do brilhante Villa-Lobos por ter-me inspi-rado, em 1999, o oratório O Mistério de Deus Re-velado.

Caminho ecumênico saudávelZarur enfatizava sempre, na mídia, a máxima

do precursor da radiodifusão nacional, o médico,antropólogo, poeta e professor Roquette Pinto(1884-1954), lema para a emissora que, no Rio deJaneiro, ele fundou e leva o seu nome: “Para acultura dos que vivem em nossa terra, pelo pro-gresso do Brasil”.

A cultura é, sem dúvida, o caminho ecumê-nico saudável para o crescimento da sociedade.

Ampliemos a solidarie-dade, não apenas naquiloque se vê fácil; há dor muitomaior que não se mostra,até por timidez. Aprenda-mos a acudir, antes que sejatarde, os que não conse-

guem nem buscar ajuda. Eis a elevada Caridadeespiritual e social, cuja percepção e prática deve-mos desenvolver. São palavras simples, que opovo sabe viver e entende.

Expus esse tema na sessão solene dos 25anos do Templo da Boa Vontade, o Templo doEcumenismo Divino, em Brasília, no sábado(8/11). Foi uma satisfação imensa para mim inte-ragir com as ilustres personalidades presentes eos milhares de peregrinos de Boa Vontade quecompareceram, abrilhantando o Jubileu de Pratado TBV.

Segundo a comandante do 1º Batalhão da Po-lícia Militar do Distrito Federal, tenente-coronelSheila Sampaio: “A quantidade de pessoas quepassaram pelo Templo da LBV, durante as festivi-dades de aniversário, superou a marca de 100mil”. E tudo transcorreu em paz, conforme elatambém destacou.

Apresentei-lhes e aos que me acompanha-vam pela Super Rede Boa Vontade de Comunica-ção, formada por mais de 1.900 emissoras derádio, além de rede nacional de TV e internet, umtrabalho, no qual estive empenhado. Trata-se de“Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade”.Nesse livro e nas demais obras que tenho lan-çado, apenas almejo expressar aquilo que pensoser bom para os que me honram com a leitura.

Essa não é uma peça com aspirações literárias,mas somente o resultado de tantos diálogosmeus com os Simples de Coração, acerca do Evan-gelho-Apocalipse de Cristo Jesus, em Espírito eVerdade, sempre à luz do Seu MandamentoNovo, o qual atesta a importância do Amor Divinona existência de homens, povos e nações.

E quando me dirijo aos Simples de Coração,não faço escolha de classe social, nível cultural,preferência política, religiosa, étnica. Falo à inte-ligência do sentimento, riqueza inestimável do Es-pírito.

Na abertura, escrevi: Tudo é espiritual, sejapara o Bem ou tristemente para o mal. Rimou eé verdade. Daí a minha preocupação em demons-trar-lhes, por exemplo, que a reforma do socialvem justamente pelo espiritual (...).

Pode parecer, algumas vezes, a certos leitoresou leitoras, que eu não entenda espiritual e reli-gioso como sinônimos. É que, no campo mais ele-vado das ideias, deste modo geralmente não osão. Pelos conceitos humanos, Religião é aquiloque todo mundo compreende como tal: a-p-e-n-a-s r-e-l-i-g-i-ã-o! Isto é, aquilo que se enquadranuma respeitável tradição de fé. Mas chegará odia em que qualquer um poderá alcançar, peloentendimento desenvolvido, que, como já lhesafirmei, tudo é espiritual, não somente na esferareligiosa, bem como na política, na filosófica, nacientífica, na artística, na econômica, na espor-tiva, na vida doméstica ou pública, e assim pordiante.

Desejo-lhes uma boa viagem nas cordiais pá-ginas desta obra.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. - [email protected] — www.boavontade.comMais de 100 mil celebram a Paz

Tributo a Villa-Lobos

ANUNCIE CONOSCO E FAÇA BONS NEGÓCIOS(38) 3721-5055 / 9861-5218

G.M.A. PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA.CNPJ: 04.930.180/0001-61 - INSC. EST.: Isento

INSC. MUN.: 1281-5Endereço Avenida Dom Pedro II, 742, 2º andar,

Centro - Curvelo-MG – CEP: 35790-000Fone: (38) 3721-5055 / 9861-5218

E-mails: [email protected]@hotmail.com

EXPEDIENTEUM JORNAL QUE QUESTIONA

Diretores: Geraldo Magela de Abreu e Roberto de AbreuReportagens: Geraldo Magela de Abreu

Diagramação: Geraldo Heleno - (38) 9810-2677Copydesk: Afonso Guerra-Baião

Departamento Jurídico: Cynara Costa Oliveira - OAB/MG 121.402Marina Maria de Campos - OAB/MG 127.961

Tiragem: 5.000 exemplaresOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

Área de circulação: Curvelo, Augusto de Lima, Abaeté, Araçai, Buneópolis, Caetanópolis, Carbonita, Cordisburgo, Corinto, Morro da Garça,Datas, Diamantina, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Joaquim Felício, Morada Nova, Monjolos, Paraopeba, Presidente Juscelino, PresidenteKubistichek, Santo Hipólito, Pompéu, Paineiras, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Bom Despacho e Três Marias.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - EDITALDE CONVOCAÇÃO - O SINDICATO DOS MENSAGEIROS

MOTOCICLISTAS E CICLISTAS, MOTOFRETE, MOTO-BOYS E MOTO-TAXISTAS DE CURVELO E REGIÃO –

SINDIMOTOS CURVELO-MG

Entidade Sindical de 1º Grau, inscrita no CNPJ sob onº. 12.512.993/0001-60, através de seu Presidente, nouso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca osintegrantes da Categoria Profissional representada, re-sidentes e domiciliados nas cidades de: Abaeté, Alvoradade Minas, Augusto de Lima, Buenópolis, Bom Despacho,Buritizeiro, Conceição do Mato Dentro, Congonhas doNorte, Couto de Magalhães de Minas, Corinto, Curvelo,Datas, Diamantina, Felixlândia, Gouveia, Guanhães, Ini-mutaba, Joaquim Felício, Lassance, Monjolos, MoradaNova de Minas, Morro da Garça, Martinho Campos, Pa-pagaios, Pirapora, Pompéu, Presidente Juscelino, Presi-dente Kubitscheck, Santo Hipólito, Santo Antônio doItambé, Sabinópolis, São Gonçalo do Abaeté, Serro, TrêsMarias, Várzea da Palma, sócios e não sócios, para umaAGE, que se realizará no dia 19.12.2014 às 19:00, em pri-meira convocação, a ser realizada na sede provisória doSindicato, sito à Rua: General Carneiro, nº. 495, Bairro:Centro - Curvelo/MG, para tratar da seguinte Ordem do

Dia: 1º) Leitura do Edital de Convocação; 2º) Discussãoe aprovação da pauta de reivindicações a ser remetidaao Sindicato Patronal e/ou Empresas, visando celebra-ção da CCT e/ou ACT, para vigorar no ano de 2015; 3º)Autorização para a Diretoria negociar com o SindicatoPatronal e/ou Empresas, as reivindicações apresentadase a celebrar CCT e/ou ACT ou, no caso de insucesso nasnegociações, requerer a instauração de Dissídio Coletivo;4º) Autorização para eventual pedido de mediação ouarbitragem à SRT/Curvelo/MG e/ou à Procuradoria Re-gional do Trabalho; 5º) Deliberar sobre as Contribuiçõesà Entidade, observando o disposto no Art. 8º, incisos III,IV, VI, XXVI da CF, combinado com disposto nos Art. 545,513, Alínea “e” e 462 da CLT e ainda, o Art. 8º da Con-venção 95 da OIT. Não havendo número legal de presen-tes em primeira convocação, realizar-se-á em Segundae última convocação no mesmo dia e local às 20:00 comqualquer número de presentes. As decisões tomadasnesta Assembleia prevalecerão para todos os efeitos le-gais.

Curvelo/MG, 09/12/2014.

Emerson de SouzaPresidente

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 2

Page 3: Edição 103

“E agora?” - Página 03 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Prefeito de Felixlândia é condenadopor improbidade administrativa

prefeito de Felixlândia,Humberto Alves Campos(PSDB), popularmenteconhecido como Betão,

teve seus direitos políticos suspensospor dez anos após ser condenadopor improbidade administrativa.

De acordo com a Ação Civil Pú-blica do Ministério Público do Estadode Minas Gerais, Betão, prefeito deFelixlândia entre os anos de 2005 e2008, utilizou em proveito próprio deuma máquina carregadeira e cami-nhões contratados pelo municípiopara execução de serviços em suapropriedade particular por cerca de10 dias, visando a construção de umabarragem de ligação entre suas ter-ras, sobre o córrego do Buriti, no Dis-trito de São José do Buriti, motivo

pelo qual pugnou pela sua condena-ção pela prática de ato de improbi-dade administrativa, condenando-oa multa civil equivalente ao dobro dovalor do dano e suspensão dos direi-tos políticos.

Segundo decisão do juiz BrenoAquino Ribeiro, da 1ª Instância daComarca de Curvelo, Betão praticousucessivos atos, tanto administrati-vos quanto de execução, visando arealização da obra objeto da lide, emflagrante ato de improbidade admi-nistrativa. Decretou servidão tempo-rária para o terreno, cujapropriedade é do espólio de suasogra, portanto,de propriedade desua esposa/com-panheira, sendoque o próprio réureside também nolocal, e, posterior-mente, procedeua uma obra muitomaior do queaquela necessáriaà correção dodano causado naestrada de ori-gem, demons-trando, assim, suavontade finalisti-camente dirigidaa angariar vanta-

gem indevida em razão da obra rea-lizada nas terras onde reside, e cujapropriedade é de sua esposa. Inicial-mente, publicou Decreto tornando aárea da obra como Servidão Admi-nistrativa Temporária, e, posterior-mente, procedeu às obras commaquinário que, segundo consta nosautos, são tanto da prefeituraquanto de particulares, valendo ob-servar, nesse ponto, que a utilizaçãodas máquinas de particulares, e seurespectivo pagamento, ocorreu semqualquer procedimento licitatório, ecom dinheiro público, conforme con-fessado pelo próprio réu em seu de-

poimento pessoal. A decisão é do dia 19 de novem-

bro, quarta-feira. Além da perda dedireitos políticos, o prefeito estáproibido de contratar com o PoderPúblico ou receber benefícios fiscaispor dez anos. A Justiça ainda o con-denou ao pagamento de multa civilde três vezes o valor do acréscimopatrimonial a ser apurado em liqui-dação de sentença e ao pagamentodas custas processuais.

O prefeito ainda pode recorrerda decisão. Procurados por nossa re-portagem Betão e Wagner não foramlocalizados para comentar o assunto.

Mesmo fato, duas versões:

O ex-vereador e atual vice- pre-feito Wagner Ales Vieira (foto), oGrampo, es-c l a r e c e ucomo agiu naqualidade deoposição e si-t u a ç ã o ,tendo pres-tado depoi-m e n t o s ,inclusive na delegacia de polícia, sus-tentando a ilegalidade da conduta doprefeito ao realizar as obras atéentão injustificáveis. Mais tardeWagner voltou atrás em seus depoi-mentos anteriormente prestados, ar-gumentando que, apesar devereador por dois mandatos, erainexperiente e que em nenhum mo-mento teve a curiosidade de saberda existência do famigerado Decretode Servidão Temporária, afirmandoque, posteriormente leu o Decreto,mas não se atinou se ele era perma-nente ou temporário, tentando justi-ficar e validar as obras realizadas porBetão. Por ironia do destino, WagnerAlves será o maior beneficiado coma cassação de Betão.

Cassação

Humberto Alves Campos usou maquinário e pessoal da prefeitura em terreno da sograPor Geraldo Magela/da redação

OEm seu desfavor, Betão colecionainúmeros processos nas áreas civile criminal

Ilegalidade - Maquinário da prefeitura trabalhando a pleno vapor nas terras de Betão

Câmara aprova a vendada horta comunitária

ara espanto geral, a Câmara Munici-pal de Felixlândia aprovou em caráterde urgência o Projeto de Lei - PL018/2014, autorizando a venda do

terreno da antiga horta comunitária, em reu-niões realizadas nos dias 27 e 30 de novem-bro. O custo mínimo para venda é de R$900.000,00 (Novecentos mil reais), ou seja,cada lote sairá ao custo de R$ 6.976,00 (Seismil novecentos e setenta e seis reais). O ter-reno de 46.753,10 m2 equivale a 129 lotes eestá localizado em região central, ao lado doHospital Municipal entre os bairros GameleiraII e Castanheiras. Segundo corretores ouvidospelo jornal “E agora?”, um lote com as mes-mas características, no mesmo bairro está ava-liado em R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) oque totalizaria R$ 7.740.000,00 (Sete milhõessetecentos e quarenta mil reais).

De acordo com osindicalista AdelmoTeixeira da Silva (foto),o popular Aranha, omunicípio amargaráprejuízo de mais decinquenta mil reaiscom a venda de cadalote. Trata-se de uma

ação fraudulenta com o objetivo claro de di-lapidar o patrimônio público e que merece aatenção das autoridades dos demais poderese da população. O prefeito Betão nomeouuma comissão composta por 03 membrosdescredenciados para avaliar o terreno,sendo um deles o senhor José Alfredo deCampos Neto que é réu em um processo jun-tamente com Betão por participar de pro-cesso de licitação fraudulenta no mandato

anterior. Outro fato desconsiderado pelos ve-readores que aprovaram o projeto é que aárea a ser vendida está demarcada no PlanoDiretor do Município como sendo de preser-vação permanente, portanto, não pode serlegalmente loteada, apontou.

O vereador Otacílio Guimarães Oliveira(foto) declarou, indig-nado: “Acho um ab-surdo o prefeitoBetão mandar umprojeto desses para aCâmara e pior aindaser aprovado pelosvereadores. A hortacomunitária já matoua fome de muitos felixlandenses e já abaste-ceu várias entidades beneficentes como aAPAE, o Asilo e escolas. Trata-se de um ter-

reno precioso e um dos poucos que aindaresta. Proponho que o montante arrecadadocom a venda seja usado para o pagamentodos salários atrasados dos servidores que emsua maioria está passando por momentos dedificuldades. O prefeito marcou duas reu-niões com os professores no sentido de resol-ver o problema e simplesmente nãocompareceu a nenhuma delas e nem deu sa-tisfação, num claro desrespeito a categoria.O salário do servidor é um dos mais baixos daregião e atrasado piora ainda mais a quali-dade de vida dos trabalhadores e de seus fa-miliares. Os servidores podem contar o meuirrestrito apoio, pois estarei sempre co-brando do prefeito esses pagamentos quesão obrigação dele e direito dos trabalhado-res. Apenas temo que o dinheiro seja usadopara outros fins, finalizou.

P

Votaram contra: Ilma da Piedade e Silva (PT), José Alberto Men-des (PSC), Vanderléia Apolinário da Silva (PV) e

Otacílio Oliveira Guimarães (PR).

Votaram a favor:Alex Quadros de Moura (SDD), Deusdedith Ri-beiro Leite (PRB), José Eduardo Coelho Souto

(PSDB), Genemi Pinto Barbosa (PTN), e WilliamAdriano Ferreira de Sá (PSDB).

Como votaram os vereadores?

Arquivo

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 3

Page 4: Edição 103

“E agora?” - Página 04 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

FINAL DE ANOO ano de 2014

está chegando ao seufinal. Mais um ano a fazer

parte do percurso da nossahistória. Algumas pessoas

vão guardá-lo na lembrança como um ano difícil,por várias razões, outras o guardarão na lem-brança como um ano inesquecível por ter dei-xado marcas bonitas na alma e que o tempo jámais vai apagar. Marcas em quem viveu ou ex-perimentou, nos acontecimentos, momentos derealização e de alegria. Sabemos que não de-pende somente de nós como indivíduos, a pre-sença do fracasso ou do sucesso, eles fazemparte das circunstâncias que nos envolvem ecompõem o cenário das nossas vidas, sustenta-das por vivências em contextos de escolhas pes-soais e coletivas que juntas farão parte dacomposição e da melodia das nossas histórias.Porém estamos seguros que a interpretação dosfatos e a internalização dos sentimentos, in-fluenciarão no estado de espírito que conserva-remos para a nossa razão de viver.

O Projeto da Obra Social São Geraldo chegaao final do ano fazendo a sua avaliação, o seubalanço e agradecendo a Deus por mais umaetapa vivida com muito trabalho, muita dedica-ção e espírito cristão. Agradecendo a Deus asmuitas graças alcançadas. A nossa tarefa consis-tiu em dar continuidade a execução dos projetosque estavam organizados e o de criar novos, aexemplo do belo projeto de música, com crian-ças e adolescentes aprendendo a tocar instru-mentos musicais e a cantar, formando comcompetência um bonito coral. Eles cantarampela primeira vez na Basílica de São Geraldo nodia 09 de novembro às 09:00, na celebração daMissa dominical, o dia em que a CongregaçãoRedentorista celebrou solenemente 282 de his-tória. Nós, os missionários redentoristas, nossentimos muito felizes por mais este sonho rea-lizado.

Não podemos deixar de mencionar a satis-fação de ver o espaço físico da barraquinha deSão Geraldo, espaço que os nossos missionáriosredentoristas no passado conseguiram com sa-crifício e nos deixaram como patrimônio a ser-viço da Basílica de São Geraldo, abrigar umprojeto social com mais 100 crianças e adoles-centes e oferecendo cursos profissionalizantesa cerca de 265 jovens e adultos nas Oficinas deCabelereiro, Manicure/pedicure, Informática ena área da inclusão social nas oficinas de Braillee Libras. Agradecemos a Deus, na intercessão deS. Geraldo, pelo discernimento e a coragem nashoras decisivas. Pela coragem que vence o medoe cria esperança com disponibilidade para servir.Um louvor a Província Redentorista do RJ, MG eES que não mediu esforços no investimentonesse projeto social. Agradecimento à PrefeituraMunicipal de Curvelo, na pessoa do então pre-feito Maurilio Guimarães por intermédio da se-

cretaria de educação na pessoa da secretária Va-nessa Gonçalves Diniz e toda a sua equipe de au-xiliares que nos apoiaram como parceiros,avaliando as nossas ações e dando mais quali-dade e credibilidade com o trabalho das educa-doras sociais. A todas as outras parcerias queestiveram conosco neste ano, ao nosso lado, osnossos agradecimentos. À Geralda Luciene, quecom coragem e competência assumiu a coorde-nação e a organização do projeto, os nossosagradecimentos e as nossas orações invocandoa proteção de são Geraldo. A toda equipe com-petente que aceitou o convite de trabalhar co-nosco, os nossos agradecimentos. Às famíliasque confiaram no nosso trabalho, a todos os queparticiparam e divulgaram a qualidade do nossotrabalho, nós agradecemos muito. Destacandoaqui o Jornal E Agora? na pessoa do jornalistaGeraldo Magela e a sua competente equipe. Àscrianças e adolescentes que estampam no rostoo sorriso e a alegria de fazer parte do projeto so-cial, que estão levando a sério o caminho daeducação fundamentada em princípios e valorescristãos, Deus as abençoe. Elas estão cons-truindo alicerces que vão sustentar a formaçãoda personalidade e da consciência, na direçãodo sentido da vida e do conhecimento que levaao sucesso nas suas escolhas e realizações. Comcerteza, no futuro vão recordar desses momen-tos vividos e que fizeram parte das suas históriasde infância.

Eu, Pe. Antônio Luiz, missionário redento-rista dou esse testemunho. Quando criançaneste espaço, onde está o projeto social, me di-verti muito nas festas de S. Geraldo ao lado daminha família e dos meus amigos,. Eu vi nestelugar muitas bandas cantar e tocar com belosviolões, guitarras e contra-baixos, fazendo umsom encantador que enchia todo o espaço.Muitas crianças brincavam no parque e no gra-mado acompanhadas pelo olhar vigilante e con-tente dos seus pais. Isto a mais de 40 anos atrás.Hoje, sou um religioso, missionário redentorista,vou celebrar no ano que vem 25 anos de padre,as minhas bodas de prata, e estou neste lugar,barraquinha de São Geraldo, coordenando umprojeto social, cuidando do espaço e vendo ascrianças se divertirem com alegria dessa lindaestrutura. E porque não me emocionar ao ver ascrianças ensaiando ao som do violão e que embreve farão ecoar o som da guitarra, do contra– baixo e da bateria neste espaço de lazer e deaprendizado. Não se coloca limites na graça deDeus. A vida também é mistério. As nossascrianças são hoje e amanhã o sonho de Deus.

Obrigado povo de Curvelo, não canse de serbom, de ser solidário, nós amamos São Geraldoe com ele somos abençoados por Deus.

Pe. Antônio Luiz de Oliveira – C.Ss.r.Diretor Obra Social São Geraldo

A Obra Social São Geraldo rende graças aDeus pelas bem aventuranças que tem nos pro-porcionado no decorrer deste ano de 2014, mui-tos foram os avanços que obtivemos através danossa missão de Levar a copiosa redenção aosque por ela buscam, e nesse proposito é que sãopautadas as ações realizadas no campo social re-dentorista, nas Obras Sociais de levar o amor deDeus em todas as suas formas, desde a evange-lização à mudança de realidade vivenciada pormuitos de nossos usuários.

Os projetos realizados tanto na área da in-clusão no mercado de trabalho (Projeto Incluire Profissionalizar) quanto na promoção dacriança e do adolescente (Projeto Construir oAmanhã) renderam frutos e estão sendo execu-tados com a certeza de estamos no caminhocerto pelo fato de que a sociedade curvelanatem nos referendado respaldo quanto aos resul-tados de nossas oficinas. Muitos usuários foramcapacitados pela Obra Social e hoje estão inse-ridos no mundo do trabalho executando suashabilidades desenvolvidas e aprimoradas naárea de estética nas oficinas de manicure/pedi-cure e cabeleireiro, e nas oficinas de informá-tica, libras e Braille.

Nossas crianças do Projeto Construir o Ama-nhã tiveram a oportunidade de desenvolver di-versas habilidades nas oficinas de esportes,música, artes, afetividade e sexualidade, noapoio psicossocial e no acompanhamento so-cioassistencial que proporcionaram ganhos nãosó para nossas crianças, mas sim para suas fa-

mílias fortalecendo os vínculos de amor, res-peito e solidariedade que em muitos lares já nãose mostravam tão presentes.

Rendamos graças a Deus pelo apoio incon-dicional que nos é dado pelo excelentíssimo se-nhor prefeito Maurílio Guimarães, somente como seu apoio através da secretaria de educaçãona pessoa da secretária Vanessa Gonçalves Dinizé que podemos levar o Projeto Construir o Ama-nhã adiante na certeza de que podemos contarcom a sua generosidade de nos ceder profissio-nais de alta capacidade e competência para en-caminhar nossas crianças na busca da cidadaniaética e solidária. Que São Geraldo derramesobre nossos colaboradores e demais membrosda sociedade curvelana que abraçaram de umamaneira ou de outra a Obra Social São Geraldoinfinitas bênçãos, e que as sementes que plan-tamos dentro da instituição possam ser multipli-cadoras do Amor desprendido de Deus por nós.

E façamos a partir de hoje São Geraldo comoexemplo em todos os momentos de nossa vidae ousando parafrasear suas humildes e sabiaspalavras possamos ser ricos em buscar fazer avontade de Deus e pobres em realizar somentea nossa.

“Serei pobre em fazer a minha vontade, erico em buscar a tua.” (São Geraldo Majela)

Geralda Luciene dos SantosAssistente Social – Coordenadora

da Obra Social São Geraldo

Por uma ceia mais saudável

200 g de farinha de soja2 xícaras (chá) de nozes pi-

cadas2 xícaras (chá) de uvas pas-

sas sem sementes1 xícara (chá) de damasco

picado4 colheres (sopa) de óleo

de coco extra virgem2 maçãs picadas em cubos,

de preferência orgânicas2 dentes de alho amassa-

dos, de preferência orgânicos1 cebola picada, de prefe-

rência orgânicaSal marinho a gosto

Em uma panela acrescen-tar o óleo de coco e aquecer.Refogar o alho, a cebola e a fa-rinha de soja. Mexer por apro-ximadamente 6 minutos.Retirar do fogo e adicionar asnozes, as uvas passas, o da-

masco e as maçãs. Enfeitarcom castanha de caju granu-lada e servir.

Rendimento: 10 porções.Valor calórico por porção: 186calorias.

Nutricionista mostra que é possível cuidar da saúde também no NatalFarofa Natalinaomidas leves e mais

saudáveis, bem apro-priado para o verão

brasileiro, é a recomendaçãoda nutricionista Flávia Morais,coordenadora da área de nutri-ção da rede Mundo Verde,para a Ceia de Natal. Segundoela, a Ceia costuma ser farta decomidas gordurosas, que sãode difícil digestão. "Ela nãochega a ser tão danosa sendouma refeição feita esporadica-mente e com certo controle,mas isto para os países nórdi-cos onde é inverno nestaépoca do ano", destaca.

Flavia recomenda que omais apropriado para este pe-ríodo de verão é o consumo decomidas mais leves e saudá-veis. E um tipo de alimentaçãoideal para quem se preocupa

com a saúde e quer manter adieta e o bem-estar. "O climatropical e a riqueza de alimen-tos nativos do país nos permi-tem inovar nos pratos da ceia,usando uma variedade grandede alimentos naturais que nãodeixam o organismo pesado.Compor pratos com alternati-vas de baixo teor calórico,menos gorduras e açúcares,além de elaborar pratos con-vencionais de maneiras menosagressivas, são boas dicas",afirma.

Hortaliças, frutas, cereaisintegrais, carnes brancas orgâ-nicas, temperos e ervas finassão algumas sugestões paraenriquecer o valor nutricionalda mesa na noite do dia 24 dedezembro. Mix de oleaginosasservem de petiscos antes da

ceia. Nos cuidados com o pre-paro, observe se há saídas paratransformar um prato gordu-roso e calórico em uma opçãosaudável. "A rabanada, porexemplo, ao invés de frita,pode ser levada ou forno", co-menta Flávia.

Recomenda-se tambémevitar excessos, substituir bebi-das alcoólicas - exceto o vinho,cujo consumo moderado con-tribui para a prevenção dedoenças do coração, por sucosde frutas, água aromatizadacom ramos de hortelã oualecrim - que ajudamna digestão e chás ge-lados - que hidra-tam o corpo. Alémdisso, é bom nãoconsumir tortas,doces com cober-

turas ricas em gorduras e pane-tone convencional. Prefira aversão light. Saladas e sorvetesa base de frutas são excelentese refrescantes opções.

"Diminuir a ingestão dealimentos calóricos dias antesdo Natal é recomendável.Assim, a degustação da ceianão causará tantos impactosao organismo", salienta.

C

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 4

Page 5: Edição 103

“E agora?” - Página 05 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Concurso Garota Beleza eCharme de Curvelo realizadopelo jornal "E agora?", no úl-

timo dia 22, sábado, na A.A.B.B. foisucesso total. O patrono dessa edi-ção foi o vereador e empresárioHumberto Freire Pereira. Concorre-ram ao título 13 lindas garotas, oriun-das dos diferentes bairros de Curveloe região. A apresentação foi feita porGeraldo Magela, a música e o som fi-caram sob a responsabilidade docantor Derik e do DJ Jet Som e o re-gistro fotográfico a Geraldo Heleno.

Atuaram com jurados, as seguin-tes personalidades: Adriano Gonçal-ves, diretor do Cefet Curvelo;Adriana Ribeiro, empresária; Cris-tiane Pereira Leite, colunista em jor-nal; Mariana Alves Ferreira Mendes,comerciária; Gilson Barbosa, jorna-lista do jornal Top Gol, Jean Flavio deOliveira, professor da Escola EstadualBolivar de Freitas e Nathalia Rocha,Beleza Negra 2011. Lorena Campos,campeã da edição anterior fez parti-cipação especial.

Confira o resultado final: Mi-

kaella Victoria Santos Drummond(101), Natielle Cruz Trindade Leite(82), Clarissa da Cruz Vieira (2° lugar- 146), Luana Aparecida Rosa da Cruz(119), Paloma Henrique Fernandes(102), Amanda Alves de Sousa (100),Gabrielle Samara Mendes Silva (105),Nathália Cristina Cruz Trindade Leite(107), Juliana Aparecida MendesConstâncio (93), Alice Costa Silveira(3° lugar - 146), Amanda Gomes Vaz(5° lugar - 128), Leiziélle de AlmeidaTeixeira (1° lugar - 152) e Andressa daSilva Pereira (4° lugar - 130)

Leiziélle é eleita Garota Beleza & Charme de CurveloO

Leiziélle ladeada por Humberto Feire, patrono, eGeraldo Magela, coordenador do certame

1º 2º 3º 4º 5º

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 5

Page 6: Edição 103

“E agora?” - Página 06 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Por Fábio de Oliveira30 ANOS DO ROTARY CLUB DE

CURVELO – Fundado em 23/10/1984, comemorou os 30anos, com a se-guinte progra-mação:

a) D i a21/10/2014, às19:00, na Basí-lica de São Ge-raldo, foic e l e b r a d amissa em Açãode Graças pelo reverendíssimo padre Anderson.

b) No dia 24/10/204, em sua sede, realizou-se a fes-tiva, sendo entregue o Título de Sócio Honorário ao dr. An-tônio Fernandes Drummond, admissão de novos sócios, ojovem casal Fábio e Érica, ambos formados em CiênciasMédicas, e concedido Diploma “Paul Harris” a rotariaMaria José Matoso.

c) Discursaram na festiva: Liliane Assis, presidenteda Casa da Amizade; Rosângela Maria Fernandes, gover-nadora assistente; Paulo Dayrell, representando o prefeitoMaurílio Guimarães; Luiz Caixeta, presidente do Rotary eos rotarianos Licínio Dayrell e Ailton Assis.

d) Participaram da festiva além dos rotarianos, a se-nhora Jacira Alves Gury (presidenta do Rotary Club Norte),a senhora Vânia Bonifácio Amâncio (presidenta do RotaryClub Bela Vista) e o reverendíssimo padre Paulo RobertoGonçalves (reitor da Basílica de São Geraldo).

Nosso jornal “E agora?” felicita o Rotary Club Curvelopelos 30 anos de relevantes serviços prestados à sociedadecurvelana.

CORDISBURGO – Em 31/10/2014, no Teatro RaimundoLopes Filho, no Distrito de Lagoa Bonita, realizou-se SessãoSolene de outorga de Medalhas Professor Anísio Teixeiraaos nove alunos homenageados (André de Oliveira Gomes,Carla GomesMartins, Ivâ-nia Aparecidade Lima, Ja-naina SoaresCosta, JorgeFelipe GomesBatista, Li-diane Luiz Pe-reira, MarcusVinícius de Oliveira Pereira, Paulo Eduardo Oliveira Silveirae Raiane Gomes Evangelista). Este colunista e Paulo Dayrellestivemos assistindo a solenidade.

NIVER DO SR. JOÃO DE SOUZA – Na residência do co-nhecido Nabão, aconteceu no dia 01/11/2014, a belíssimafesta de aniversário do nosso companheiro aposentadoJoão de Souza, com a presença de sua esposa Isaura, seus

cinco filhos,noras, netos,dos amigosaposentadosfrequentado-res da PraçaBenedito Vala-dares e convi-dados. Nossosparabéns ao

sr. João de Souza extensivos a sua família unida, exemplode bom relacionamento, admirada por todos nós.

ENLACE MATRIMONIAL –Uniram-se em matrimônio ojovem casal Cristiane eAmauri, na igreja da SagradaFamília, na Bela Vista, com apresença de muitos amigos econvidados. Os nubentes re-ceberam os cumprimentosna porta da igreja, ondeforam oferecidos deliciososbombons aos presentes.Nosso abraço especial aonovo casal com votos de umavida conjugal longa e feliz.

VISITA AS OBRAS DA PRAÇA – Convidados pela asses-sora de imprensa, Lidiana Braziolli, os aposentados daPraça Benedito Valadares estiveram visitando as obras derevitalização da referida Praça, numa homenagem da atualadministração aos sócios da Associação, que de 2ª a 6ªfeira se reúnem num banco da Praça, para um bate papoalegre e descontraído. Como novidade agora, teremos ba-nheiros para os usuários da Praça, que realmente é o car-tão de visita da nossa cidade.

C O M P A -NHEIRO OR-LANDO GODOY– O casal Or-lando Godoy eLúcia, recebeua visita de com-panheiros daAssociação dosAposentadosem sua resi-dência, pois, dr. Orlando se encontra em tratamento desaúde em casa.

ANIVERSÁRIO DE IRMÃ MÔNICA – Em 15/11/2014, foicelebrada missa em Ação de Graças pelos 83 anos de vidae 60 anos de vida consagrada,por intenção da Irmã Mônica deJesus Diniz, no salão do CentroSocial Achiles Diniz Couto. Logoapós houve almoço de confrater-nização. A comemoração contoucom a presença de seus familia-res, funcionários da instituição,amigos e convidados. Desejamosa Irmã Mônica muita saúde, paz,prosperidade e vida longa paracontinuar seu edificante trabalhoem benefício da nossa juventudemenos favorecida.

ASES DE NOSSO FUTEBOL DE OUTROS TEMPOS – Rai-mundo Beiçola (95 anos), lateral direito do Curvelo Esporte

Clube, impla-cável na mar-cação e CarlosCoutinho (Qui-rino, 87 anos),meio campistade uma classeadmirável, de-fensor do Es-porte Clube

Maria Amália. Dois ex-craques que se atuassem nos diasde hoje seriam titulares em qualquer Clube de nosso fu-tebol profissional.

CURTAS – EX-CRAQUES CURVELANOS – Dia22/11/2014, no Estádio Salvo Filho, com a presença de

grande torcida, otime do Bom Jesus,sagrou-se bicam-peão amador deCurvelo. Ex-atletasforam homenagea-dos pela Liga Curve-lana: Zequinha,Ladinho, Heraclito ePaulo Dayrell.

- Dia 09/11/2014, no Restaurante do Tiziu, na margemda Rodovia 135, o Grupo de Seresta Encontro com a Sau-dade, realizou divertida festa homenageando as meninassolteiras da seresta: Lia, Jandira, Marina, Regina e Zilá. Afestiva natalina será em 06/12 (sábado) no sítio do sr. Miro,no Córrego do Retiro, em Inimutaba.

- Nasceu no Serro, morou em Inimutaba, casou-se como sr. Joaquim Mamede, residindo em Barra Mansa (RJ) eem Angra dos Reis (RJ), faleceu no dia 22/11/2014, com87 anos de idade, a querida e estimada tia Zelinda Xavier.Era viúva do sr. Joaquim deixando cinco filhos (Marília, Eli-zabete, Paulo, Luiz e Antônio Carlos) e netos que ela tantoestimava.

- Na pessoa da minha irmã Maria Virginia de Oliveira(03/12), parabenizo a todos os amigos e leitores aniversa-riantes de dezembro, desejando-lhes muita saúde, paz, fe-licidades.

- Minas Gerais, BH capital nacional do futebol com oCruzeiro (tetracampeão brasileiro) e o Atlético (campeãoda Copa do Brasil). Parabéns para cruzeirenses e atletica-nos.

SÍMBOLOS DE NATAL E SEUS SIGNIFICADOSCoroa do Advento

É de ramos de pinheiro ou cipreste.Sendo verde ésinal de espe-rança e vida.Enfeitada comfita vermelha,que simbolizao amor deDeus que nos

envolve, e também a manifestação do nossoamor, que espera ansioso o nascimento doFilho de Deus. Na coroa encontramos 4velas, uma para cada domingo do advento.Começa-se no primeiro domingo, acen-dendo apenas uma vela e, à medida que vãopassando os domingos, vamos acendendo asvelas, até chegar ao quarto domingo quandotodas devem estar acesas: as velas simboli-zam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus quevem.

PresépioIntroduzido por São Francisco de Assis

no século XIII, consiste na representação empintura ou es-cultura daspessoas, dolocal e do am-biente em queJesus nasceu.

O Presépio nos lembra o nascimento do Me-nino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fatoe nos anima a sermos gratos a Jesus que nãohesitou em descer do céu e alojar-se numasimples manjedoura. Na comunhão estátodo o sentido do Natal.

Árvore de NatalSimboliza o reino de Deus: “Eu sou a ár-

vore, e vós sois osramos”. Quando ilumi-nada, a árvore lembraque Cristo é a luz domundo. O pinheironos leva a pensar quesua resistência aos ri-gores do frio europeu

é o símbolo da vida da graça. O verde fala daesperança da vida eterna.

Pão CelesteUma espécie de hóstia, feita de trigo,

sem fermento, cuja cor e forma podem va-riar. Feita e abençoada especialmente paraeste fim. É usado na hora da Ceia ,na Vigíliado Natal. O pai da família quebra e repartea hóstia entre os presentes. A seguir dese-jam a paz e boas festas mutuamente uns aosoutros, condividindo a sua parte da hóstiacom todos; enquanto isto,cada qual come aparte que recebe dos outros. Este rito tãosimples relembra a festa bíblica da liberta-ção. Exprime a unidade e solidariedade dafamília que se alimenta com o mesmo pãoem meio a votos de felicidade.

CeiaÉ o símbolo do banquete eterno. É o

momento em que a família se reúne. Mas aCeia, a refeição do Natal,quer significar quea nossa verdadeira vida é Cristo,o Filho deDeus que estamos festejando. Na Ceia cos-tuma se colocar no centro, uma vela acesapara simbolizar o Cristo que nos une emvolta de si e que é a nossa luz.

SinosFalam da alegria que devemos ter du-

rante toda a nossa vida porque temos umSalvador que diariamente nos ajuda a chegarao céu. Queremos que a mensagem do nas-cimento de Jesus,para a libertação dos ho-mens,se espalhe forte e penetrante portodos os ares.

AnjosMensageiros de Deus na história da sal-

vação. São sinal de que “os Céus se abrirame Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a co-municação de Deus.

EstrelasOs magos vindos do Oriente à procura

de Jesus, foram guiados por uma estrela atéBelém. A estrelade 4 pontas euma cauda lu-minosa. As qua-tro pontasrepresentam as4 direções da

terra :Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vêmos homens para adorar a grande luz que é oFilho de Deus. Todo cristão é uma estrela defé,de amor,de esperança para o seu irmão...

VelasAs velas simbolizam a presença de

Cristo como luz domundo. Ele própriodisse: “Eu sou a luz domundo. Quem andacomigo não anda nastrevas”. Cada Nataldeve renovar a nossafé em Jesus e nosso

empenho de viver n’Ele, na sua luz; e assim,ser também com Ele, e como Ele, a luz domundo.

Arranjos SecosO que está seco é porque não tem vida.

Portanto, sempre que estivermos longe deJesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vidae comunica vida. Jesus veio até nós para quetudo se desenvolva, para que tudo tenhavida.

Bolas ColoridasAs bolas coloridas, que adornam o pi-

nheirinho querem significar os frutos da-quela árvore viva que é Jesus. Representamos dons maravilhosos que o nascimento deJesus nos trouxe. São as boas ações daque-les que vivem em Jesus, como Jesus.

Cartões de NatalOs cartões de Natal devem ser enviados

somente aos verdadeiros amigos, pois se ori-ginam da necessidade que o ser humanotem de comunicar-se e compartilhar suavida com as pessoas que ama. Desejar um“FELIZ NATAL” de todo coração a uma pessoaque ofendemos durante o ano é a melhor re-conciliação e vivência do Natal.

Balas e BombonsSimboliza a doçura das palavras divinas,

a doçura de participar de sua Igreja, vivendosua Palavra: Jesus Cristo.

Presentes de NatalFigura o presente máximo, o dom de

Deus, que é Seu Filho, e que nos foi dadocomo Irmão Primogênito.

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 6

Page 7: Edição 103

“E agora?” - Página 07 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Em dia com a Prefeitura de Curvelo...Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curvelo

Inaugurada a Rua Juvenal Pereira SoaresSeminário do Projeto “Árvore é Vida” mobiliza CurveloNa manhã deste sábado,

29, foi inaugurada, no BairroPalmeiras, a rua que leva onome do historiador e profis-sional da contabilidade JuvenalPereira Soares. A rua fica exa-tamente nos fundos do Estádiodo Maria Amália, encontra-seasfaltada e com excelente as-pecto.

Dentre as personalidadespresentes, o prefeito, MaurílioGuimarães, o vice-prefeito,Marcos Dupim Mattoso, o ve-reador proponente da home-nagem, Gérson Roberto deOliveira, o conselheiro vitalícioe ex-presidente da AssociaçãoComercial de Minas Gerais,Arthur Lopes Filho, o tenente-coronel da Reserva do Exército

Brasileiro, Paulo Rubens Pe-reira Diniz, o chefe do Gabinetedo Prefeito, Aroldo Pinto deMoura Filho, além de repre-sentantes da imprensa e de vá-rias entidades e clubes deserviço nos quais Juvenal Pe-reira Soares atuou ao longo desua trajetória.

Dentre os familiares do ho-menageado compareceramseus filhos José Emílio FerreiraSoares, Maria Auxiliadora Mas-carenhas Soares (Dorinha) eMaria Dorotéa Ferreira Soares,o genro Cyro de Freitas, a noraMaria Beatriz Gonçalves Soa-res e o neto Pedro. Parentes eamigos vieram de várias partesdo Brasil, a exemplo do enge-nheiro Carlos Eduardo Masca-

renhas, que se deslocou deBrasília especialmente para oevento.

Usaram da palavra, exal-tando a memória de JuvenalPereira Soares, o prefeito,Maurílio Guimarães, o doutorArthur Lopes Filho (em nomedos sobrinhos e demais paren-tes) e o vereador Gérson Ro-berto de Oliveira. Em nome dafamília discursou o professorJosé Emílio Ferreira Soares,que agradeceu o apreço doMunicípio à figura ilustre deseu pai.

Juvenal Pereira Soares dei-xou a obra “Síntese Históricade Curvelo”, editada pela Im-prensa Oficial do Estado deMinas Gerais.

Realizou-se na tarde destaterça-feira, 25/11, no auditóriodo CAIC, tendo como mestrede cerimônias o comunicadorJoão Comunitário, o 20º Semi-nário do Projeto “Árvore éVida”, cujo principal objetivofoi a busca de parcerias para aformação de um voluntariadoque se proponha a plantar ummilhão de mudas em MinasGerais, bem como incutir naspessoas, sobretudo nos jovens,a cultura inovadora da preser-vação das árvores existentes.

Organizaram e produziramo evento a Prefeitura Munici-pal de Curvelo, especialmentepor intermédio da Secretariade Educação e do Departa-mento de Parques e Jardins, aCâmara Municipal de Curvelo,a Associação das Caminhantesda Estrada Real (ACER), a Em-presa de Assistência Técnica eExtensão Rural (EMATER-MG),o Instituto Estadual de Flores-tas (IEF), o Instituto EstradaReal (IER), o Conselho Munici-pal de Defesa do Meio Am-biente (CODEMA) e o Sindicatodos Produtores Rurais de Cur-velo (SPRC), com o apoio da In-ternational Federation ofBusiness and ProfessionalWomen (BPW / Brasil), da As-sociação Regional de ProteçãoAmbiental (ARPA / Comarca deCurvelo), de estabelecimentosde ensino, da Companhia deSaneamento de Minas Gerais(COPASA), da 14ª Cia. de MeioAmbiente e Trânsito da PolíciaMilitar, do Circuito TurísticoGuimarães Rosa, dentre outrasinstituições públicas e priva-das.

O Projeto “Árvore é Vida”,idealizado pela BPW, regis-trado na Organização das Na-ções Unidas (ONU) e presenteem 90 países, entre os quais oBrasil, é representado emMinas Gerais pela Associaçãodas Caminhantes da EstradaReal (ACER). Tem como foco oplantio de mudas de espéciesnativas na região limítrofe e deinfluência da Estrada Real, bemcomo nos diversos municípiospertencentes aos circuitos mi-neiros de turismo, tanto nomeio rural como no perímetrourbano, notadamente em pra-ças, ruas e avenidas. Outrofoco é na ampliação dos atrati-vos turísticos (formação de ala-medas, bosques, etc.) e narecomposição vegetal de áreasdesnudas, a exemplo de topode morro, margens de rios ecórregos, visando a proteger asnascentes.

União de forças pela qua-lidade de vida

Iniciou-se o seminário com

a composição da mesa deabertura dos trabalhos, à qualse sentaram o prefeito de Cur-velo, Maurílio Guimarães, o re-presentante da Câmara,vereador Humberto Freire Pe-reira, a presidente da ACER,Maria Elvira Sales Ferreira, orepresentante regional daEMATER/MG, Eugênio Pacelli,e a secretária municipal deEducação, Vanessa GonçalvesDiniz.

Em seu pronunciamento,na abertura do seminário,Maurílio Guimarães discorreusobre o importante e valiosotrabalho dos envolvidos nacausa ambiental, salientando aatuação de pessoas comoMaria Elvira, Juscelino Rabelo,Marcos Nabão e outros queestão dispostos a unir forçascom o Município para que aqualidade de vida dos curvela-nos seja ambientalmente cadavez melhor. “Fiz questão de en-volver o setor educacional porentender que somente priori-zando a educação a sociedadeconseguirá viver em harmoniacom a natureza. Estou à dispo-sição para o que se fizer neces-sário e desejo contribuir omáximo para que a meta doplantio de um milhão de árvo-res seja o quanto antes atin-gida”, declarou o prefeito.

Na sequência, a presidenteda ACER, Maria Elvira, apresen-tou o Projeto “Árvore é Vida” edestacou o apoio recebido doentão presidente da EMATER-MG, o hoje prefeito de Cur-velo, Maurílio Guimarães,segundo ela, um dos responsá-veis para que a ideia concebidapelo BPW e abraçada pelas ca-minhantes da estrada real sematerializasse e ganhassecorpo em território mineiro.“Sempre visionário, Maurílioconsegue antecipar-se ao fu-turo. Ele percebe um movi-mento, uma ideia, logo vê osbenefícios coletivos possíveis etoma a decisão de colocaraquela ideia em prática. Porisso, Curvelo está cada vezmais bonita, bem cuidada edesenvolvida. Por isso ele setornou um dos melhores pre-feitos do Brasil, ao ponto de jáestar em terceiro mandato.Com o apoio dele e de todosque aqui estão eu tenho cer-teza de que nossos objetivosserão alcançados”, acentuou.

Em explanação digna deelogios, Juscelino Rabelo eJairo César Lopes de Souza,ambos da EMATER-MG, apre-sentaram, respectivamente, avisão e a contribuição da EMA-TER-MG/PAV e as ações inte-gradas da EMATER/MG local.Ficou a cargo do engenheiro

florestal Diogo Durães Dornasa substanciosa palestra sobreas ações integradas da Prefei-tura de Curvelo para o meioambiente.

Projeto aviva poesia nasescolas

Preocupada com a forma-ção dos ambientalistas doamanhã, a Secretaria Munici-pal de Educação aproveitou olançamento do Projeto “Árvoreé Vida” em solo curvelano epromoveu concurso subordi-nado ao mesmo tema entre osalunos da rede pública do Mu-nicípio.

A entrega dos prêmiosocorreu momentos antes doencerramento do seminário efoi feita pelo prefeito, MaurílioGuimarães, a secretária deEducação, Vanessa GonçalvesDiniz, e a presidente da ACER,Maria Elvira Sales Ferreira.

Após o evento, autorida-des, educadores e alunos par-ticiparam de plantios pioneirossimbólicos na entrada da ci-dade, próximo à sede campes-tre do Clube RecreativoCurvelano.

Os três premiados noconcurso

Sagrou-se vencedora emprimeiro lugar Raiana SamaraDias Ribeiro, 5º ano, aluna doprofessor Rogério FonsecaTrindade, da Escola MunicipalDoutor Viriato Diniz Mascare-nhas, cuja diretora é DadimarTeixeira da Silva.

Em segundo lugar ficouCarlos Henrique Rodrigues Fer-nandes, 4º ano, aluno da pro-fessora Marina Pereira daCosta, da Escola Municipal An-tonino Diniz Couto, que temcomo diretora Eliana de SouzaGuimarães.

Coube o terceiro lugar aLívia Maria da Silva Ladeira, 5ºano, aluna da professora Iza-bella de Abreu, da Escola Mu-nicipal Padre Celso deCarvalho, dirigida por Laila An-drade Franco de Moraes.

“Agradecer é preciso”Ao dar por encerrados os

trabalhos e as atividades do20º Seminário “Árvore é Vida”,o prefeito Maurílio Guimarãessaudou os alunos premiadosno concurso de redação, agra-deceu as palavras elogiosas deMaria Elvira e Juscelino Rabeloe também reiterou agradeci-mentos a todos os que diretaou indiretamente contribuírampara a realização do evento.“Agradecer é preciso porqueninguém é ou faz algumacoisa sozinho. Parece sonho oplantio de um milhão de árvo-

res? Sim, parece.No entanto, secada um de nósfizer a sua parte,p l a n t a n d oagora, plan-tando e cui-dando da formacorreta, as próxi-mas geraçõesvão colher me-lhor qualidadede vida”, arrema-tou.

O descerramento da placa pelo prefeito Maurílio Guimarães,vereador Gérson Roberto de Oliveira e familiares do homena-geado

Familiares de Juvenal Pereira Soares com o prefeito MaurílioGuimarães e o vereador Gérson Roberto de Oliveira

As caminhantes da Estrada Real, Maria Elvira, Andrea e Cleonice, com Eugênio Pacelli, Júlio Terra(ARPA), prefeito Maurílio Guimarães e Jairo César Lopes

Viacar realiza coquetel delançamento de novos veículos

No último dia 30 de outubro, quinta-feira, aconteceu na Viacar Curvelo coquetelde lançamentos Volkswagen 2015 promovidopelo Grupo Viacar. Foram apresentados aospresentes a nova Saveiro Cabine Dupla e oNovo Fox.

A nova Saveiro, segundo conta Túlio SérgioFerreira dos Santos, gerente geral, “é a únicado mercado com cabine dupla e cinco luga-res. Ela apresenta o melhor custo benefícioentre os concorrentes, melhor valor de re-venda, menor custo de reparabilidade dosegmento, tem garantia de três anos e a me-lhor condição de financiamento. Já o novoFox é o carro mais surpreendente dos com-pactos. A experiência na direção do veículo éúnica. Confortável, espaçoso, bonito e mo-derno, além, claro, de potente e eficiente”,comemora.

“O consumidor será diretamente atingidocom a renovação do Fox e com a tão aguardaSaveiro Cabine Dupla. Através da internet edas revistas especializadas podemos obser-var a boa aceitação do público brasileiro. OFox, desperta o interesse das mulheres, so-bretudo, por causa do novo design e acaba-mento surpreendente; enquanto que aSaveiro vem de encontro aos amantes do es-porte e aos produtores rurais, pois oferece

05 lugares e carroceria para transportede cargas. Os preços para aquisição dos lan-çamentos são competitivos, se comparadosaos nossos concorrentes, e oferecemos aindaequipamentos e itens de série bem superio-res aos do mercado. Trata-se de produtos di-ferenciados na linha Volks e que a muitoestavam sendo esperados pelos nossos clien-tes, portanto, as expectativas de sucesso sãograndes”, salientou Cláudio Adriano Canuto,gerente de Vendas.

A Viacar Curvelo já está em funciona-mento há exatos 07 anos, contando com 20funcionários distribuídos nos setores de ven-das, administrativo e oficina. Localizada à Ave-nida Bias Fortes, 1194, no bairro Vila deLourdes, funciona de segunda a sexta-feiradas 07:00 às 18:00 e aos sábados, das 07:00às 12:00. Os interessados em conhecer e fazerum BestDrive podem agendar seus horáriosatravés do telefone (38) 3722-2727.

O evento contou com a participação defuncionários, clientes, imprensa e inúmerosconvidados dentre os quais: Marlon FranklinRodrigues Santos, gerente geral da agência doBanco do Brasil em Curvelo; Cláudio, gerentede Vendas da Viacar e Laudimir Rodrigues, ve-reador à Câmara Municipal de Curvelo, con-forme mostra sequência fotográfica.

Por Geraldo Magela/da redação

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 7

Page 8: Edição 103

“E agora?” - Página 08 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 8

Page 9: Edição 103

“E agora?” - Página 09 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:24 Página 9

Page 10: Edição 103

“E agora?” - Página 10 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Humberto Freire reafirma seucompromisso com o município

Em suas consi-derações iniciais,agradeceu a recep-tividade dada peloscurvelanos e reco-nheceu os avançoseconômicos e so-ciais que a cidade

alcançou ao longo das últimas duas décadas. “Vim para Cur-velo a fim de dar meu grito de independência financeira.Hoje sou cidadão honorário com muito orgulho. Fiz aqui osmeus investimentos e minha vida está voltada para cá. Soumuito agradecido ao povo curvelano e creio que tenho muitoa fazer para retribuir o apoio e confiança em mim deposi-tado”.

Vocação políticaSegundo conta, sua vocação política é fruto da convivência

com seu pai, quem foi vereador em Almenara (MG), e da ex-periência acumulada nos grêmios estudantis, de que fez parte.Bem relacionado nos campos empresarial e social, logo foiconvidado a filiar-se a partido político. “Estou procurando rea-lizar meu trabalho dentro das conformidades e prerrogativasde vereador. Minha missão como líder do prefeito na Câmaraé fazer com que a diplomacia entre o Legislativo e o Executivose mantenha harmoniosa para que o município possa avan-çar nas políticas públicas e beneficiar a população como umtodo, votando e aprovando os projetos de interesse comum.É muito fácil ser o líder do prefeito Maurílio Guimarães, poisos projetos enviados por ele para apreciação dos vereadoressão de interesse público e não de alguns poucos beneficia-dos”. Destacou o apoio incondicional hipotecado pela esposaquem o acompanha nesta trajetória política.

Independência dos poderesPara Humberto, a independência dos poderes Legislativo

e Executivo é uma realidade; todavia, a sintonia entre eles éimportante para o desenvolvimento socioeconômico do mu-nicípio, uma vez que, os cidadãos moram na cidade e não noestado e na federação como desejam alguns. “Temos que agircom diplomacia, pois assim conseguiremos avançar e crescerem todos os segmentos da sociedade”. Ainda de acordo comele, os chamados blocos de oposição e situação só deveriamexistir durante o período eleitoral. Passado isto, os vereadoresdeveriam trabalhar visando o bem comum e não cores parti-dárias. Reconheceu as dificuldades de relacionamento entreseus pares, nos últimos meses tendo em vista o processo paraeleição da nova mesa diretora da Casa. Condenou as velhaspráticas políticas para obtenção de vantagens pessoais porparte de alguns deles. “As pessoas não participam das reu-niões na Câmara, muitas vezes por causa do nível das discus-sões e pronunciamentos. Podemos observar através dascríticas postadas nas redes sociais que a população não con-corda com esse comportamento. O clima ficou pesado e po-demos notar que cada um defende seus interesses pessoaisem detrimento do interesse coletivo”, acusou.

CEMIG, COPASA e Plano DiretorAs dificuldades, inicialmente enfrentadas pela administra-

ção, foram lembradas pelo entrevistado que destacou, entreoutras, o sucateamento da frota e as cobranças constantes dapopulação. Informou que, a partir de janeiro de 2015, a ilumi-nação pública passará a ser responsabilidade do município.Condenou a oposição pelo uso político da renovação do con-trato de concessão do serviço e água e esgoto durante a cam-panha eleitoral de 2011, classificando a autorização dada pelaCâmara para renovação como a mais oportuna para aquelemomento. Ainda conforme ele, passada a eleição, foi formadacomissão intermunicipal para questionar junto a ALMG a co-brança da taxa de esgoto pela COPASA. “O município não temcondições nenhuma de assumir o serviço de água e esgotodado o nível técnico dos funcionários da empresa que é vol-tado apenas para esses serviços. Existem munícipios queestão na fila querendo assinar contrato com a COPASA e asregras de hoje são mais rigorosas do que as encontradas em2009”, sentenciou. Após a posse do governador Fernando Pi-mentel, prometeu mobilizar os demais vereadores através decomissão específica para cobrar a revisão das taxas aplicadaspela empresa. “O uso político desta questão foi muito vulgarpara arrebanhar votos e falar que o contrato fora feito às es-curas”. Reconheceu as muitas polêmicas envolvendo o PlanoDiretor e a falta de audiências públicas para ouvir a comuni-dade, isto é, as partes interessadas. “O Plano Diretor existe,mas não está regulamentado. Os investimentos voltadospara Curvelo estão travados”.

Contração de pessoal e Concurso PúblicoCondenou a dispensa de funcionários idôneos e experien-

tes da Casa no começo do mandato sem quaisquer justificati-vas técnicas e o número excessivo de contratações o que tornao Legislativo “inchado”, lembrando a tradicional devolução de1 milhão de reais para o Executivo ao final de cada ano, praticainiciada no governo do ex-presidente Marcos Dupim Mattoso.Reclamou do pouco apoio dado pelo presidente Reinaldo Xa-vier Guimarães aos demais vereadores para o exercício plenoda atividade parlamentar dando como exemplo a viagem quefará a Brasília em companhia de outros colegas, e que a Câ-mara não liberou cerca de 2 mil reais para isto. “Acho que foimuito injusto substituir funcionários com experiência com-provada por outros inexperientes. O concurso público foi co-locado em pauta e nós da base do prefeito cobramosradicalmente pois até hoje nunca houve concurso na Câmara.Todos os funcionários de lá foram colocados a “canetada”, oque considero falta de respeito com a comunidade. Temosque dar liberdade a todos para pleitear cargos. Com muitoesforço conseguimos aprovar o concurso”, pontuou.

Projetos apresentadosDentre os projetos apresentados por Humberto, ao longo

dos últimos dois anos, estão: a proposta para que as emprei-teiras contratassem um percentual de presidiários para pres-tação de serviços, a coleta seletiva nas escolas, os convênioscom os hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição e clí-

nicas particulares para desconto em exames médicos comoressonância magnética e outros. Além disso, sugestionou a di-reção da Casa para que fizesse um convênio com a imprensafalada e escrita para divulgação das informações legislativas.“A atual administração não teve o carinho de fazer uma ges-tão voltada para os interesses da população”, ressaltou.

Participação popularCom relação a participação popular nas decisões legislati-

vas limitou-se a dizer que nenhum esforço tem sido feito porparte da presidência, no sentido de atrair a atenção do cida-dão para participação mais efetiva. “Hoje é uma vergonha as-sistir as reuniões da Câmara. Trata-se de disputa de poderentre alguns que querem impor e implantar ditadura. Faltaboletim informativo, prestando contas e informando as de-cisões e deliberações da edilidade”.

Sede própriaSobre as instalações da nova sede, parabenizou seus idea-

lizadores e afirmou que o projeto poderia ser mais ousado. “Éinvestimento para muitos anos, que custou aproximada-mente 2 milhões de reais, fora os aditivos. A construção estáfora do esquadro, não teve acompanhamento técnico, contacom várias infiltrações, o piso está se soltando, e nem tele-fone tem. É o dinheiro público sendo gasto sem responsabi-lidade. O presidente quer inaugurar as pressas e colocar aplaca com o seu nome”. Questionou o endereço da Casa, afir-mando que o correto é rua Guimarães Rosa e não rua AntônioXavier Guimarães, como quer o presidente. “A coisa públicaestá sendo usada para benefício próprio. Isso não ficará asescondidas. Todos sabem o endereço correto, pois o que opresidente quer, sequer está registrado na prefeitura. Esse éum dos motivos para a não transferência dos telefones. Temum gabinete com aproximadamente 12 m2 que mal cabemesa. Existem 14 gabinetes e Curvelo hoje tem uma popula-ção que suporta até 17 vereadores. Caso isso ocorra, teremosque fazer um puxadinho para abrigar mais dois vereadores”,brincou.

Mudanças políticasPara o entrevistado o novo mapa eleitoral não coloca Cur-

velo em situação difícil. “As mudanças têm que existir. É na-tural que isso ocorra. O prefeito se estruturou dentro dosrecursos que ele recebe, e com isso, fará sua administração.Iremos cobrar dos deputados majoritários - Gabriel Guima-rães e Sávio Souza Cruz -, que alegam ter mandado verbas,mas não é verdade. Fiz um levantamento e vi que a verba éirrisória. Enquanto que, por outro lado, os deputados Rodrigode Castro e Agostinho Patrus quem tinham poucos votos,conseguiram verbas para a reforma da Praça Benedito Vala-dares, empréstimo junto ao BDMG e outros”. Informou aindaque o prefeito dará a contrapartida dos convênios, indiferen-temente de cores partidárias. “Apesar das dificuldades, a ad-ministração Maurílio já pavimentou nos últimos dois anosaproximadamente 220 mil m2 de asfalto além de ter priori-zado as áreas de educação e esporte. Os compromissos as-

Sou muito agradecido ao povo curvelano e creio que tenho muitoa fazer para retribuir o apoio e confiança em mim depositado

Por Geraldo Magela/da redaçãoProjeto Personalidades de Expressãorecebeu, na última sexta-feira (28), overeador e líder do prefeito, Humberto

Freire Pereira, (DEM), para conversa esclarece-dora a respeito de vários assuntos. Duranteuma hora, o vereador respondeu de forma in-cisiva a diversos questionamentos feitos pelomediador Geraldo Magela e por outros repre-sentantes da imprensa. Na pauta, o novo mapa

eleitoral brasileiro e suas consequências paraCurvelo e a região Central, base aliada x oposi-ção, políticos investigados pelo Ministério Pú-blico, eleição da mesa diretora além de outrostemas. Natural de Encruzilhada (BA), é casadocom Denise Alves, tendo passado a maior parteda sua vida em Montes Claros (MG).

Em Curvelo, reside há exatos 23 anos, ondealém de vereador é empresário de sucesso.

Possui os cursos técnicos avançados em Mecâ-nica e Eletricidade Industrial pela FundaçãoEducacional de Montes Claros. Fundou, inicial-mente, a Lubricenter que emprega atualmente16 funcionários, atendendo a Curvelo e toda re-gião. Além desta, é sócio proprietário da HDBrinquedos e de transportadora de materiaispesados (caminhão basculante e caminhãopipa).

O

Geraldo, Denise e Humberto, minutos após a entrevista

MARCANDO PRESENÇA - Laudimir Rodrigues, Fábio Antônio, DevanilPereira, Humberto e Paulo Dayrell, durante a confraternização

PRESTÍGIO - Dezenas de pessoas marcaram pre-sença para ouvir os esclarecimentos de Humberto

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 10

Page 11: Edição 103

“E agora?” - Página 11 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103sumidos pela administração estão sendo cumpridos rigoro-samente. Exemplo disso, a implantação da rede de esgoto ea manutenção da iluminação pública, fruto de cobranças per-manentes junto a COPASA e a CEMIG. Os nossos funcionáriossão capacitados e compromissados com o município”, enal-tecendo as qualidades técnicas dos secretários e demais che-fes de departamentos.

Denúncias de pedofiliaClassificou a inclusão de seu nome numa suposta rede de

pedofilia, investigada pelo Ministério Público da Comarcacomo perseguição política, dado os trabalhos que vem reali-zando em favor da comunidade e que tem incomodado osseus opositores. “Tenho certeza que a população conhece aminha idoneidade e os meus princípios. Cobrei do presidenteda Câmara a tomada de providências cabíveis junto a Polícia

Civil e ao Ministério Público, e prometi em pronunciamentoque se meu nome estivesse envolvido, renunciaria ao cargode vereador, e isso continua de pé. A mentira só dura até averdade chegar. Se você acessar hoje o site do TJMG veráqual vereador está realmente envolvido, investigado e pro-cessado pelo MP. Tenho certeza que num futuro próximo asociedade saberá quem realmente está envolvido nisso equem deve pagar pelos seus atos e parar de denegrir a ima-gem de quem procura fazer o bem. Quero retribuir o que Cur-velo me tem dado ao longo dos últimos anos: amizadesincera e justa com toda a população. Ando de cabeça er-guida por toda parte, pois sou respeitado por ser sério, justoe por não denegrir a imagem de quem quer que seja. Fiqueimuito triste com este episódio, mas a verdade está chegandoe justiça será feita. A vida da gente é feita de altos e baixos.Tentaram me diminuir ao máximo, realmente é triste ter quepassar por essa situação jamais imaginada. Minha consciên-cia e coração estão tranquilos. Isso já é passado e fruto damente de pessoas que tentaram me denegrir. Esse crime he-diondo deve ser investigado a fundo e levado as últimas con-sequências, e os culpados punidos exemplarmente”,desabafou.

Eleição da nova mesa diretora“Me preparei para ser presidente da Câmara através de

estudos, pois é um cargo de muita responsabilidade cujo or-çamento é de aproximadamente 5 milhões de reais/ano. Adireção da Casa está muito além de cargos políticos e de vai-dades. Se eleito for, minha primeira missão será melhorar oconhecimento dos legisladores, através da oferta de capaci-tação. Não podemos colocar nesta função um ‘fantoche’ pararepresentar o povo, mesmo que tenha suporte de pessoas

por trás. Quero administração mais voltada para a comuni-dade, com transparência, seriedade e compromisso com o di-nheiro público”, criticou a disputa de poder entre seus paresem detrimento do bem comum.

Considerações finaisConcluindo, agradeceu a presença de todos, colocando-se

à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Estiverampresentes, dentre outros, os ex-prefeitos de Curvelo e Inimu-taba, Paulo Dayrell de Oliveira e Fábio Antônio de Oliveira, osvereadores Laudimir Rodrigues da Silva (Curvelo) e Davanil Pe-reira da Silva (Inimutaba) e os seguintes veículos de comuni-cação: Rádios Clube AM e FM e Comunitária FM, jornaisCentro de Minas, TOP GOL, Central Notícias, O Sinal, GeraçãoNews e o site Curvelo Sem Limites. O evento foi seguido decoquetel oferecido pelo entrevistado.

FESTIVAL HORA DO ZÉ MARCA O EN-CERRAMENTO DE UM ANO DE GRAN-DES PROMOÇÕES NA CENTROMINAS FM

O Festival Hora do Zé é um Festival de Música entre estu-dantes, com tema livre e aberto para todasas idades e redes de ensino. Tem comoobjetivo incentivar os criadores de artesmusicais desconhecidos ou sem oportuni-dades, a desenvolverem a verdadeira cul-tura local que é feita nos bairros, naspraças, nas rodas de amigos. A arte popu-lar dos adolescentes e jovens. E ainda en-volver e criar um canal de divulgação denovas idéias musicais.

A Rádio Centrominas FM rece-beu inscrições de estudantes de Curvelo ediversas cidades da região. As 10 músicasclassificadas foram apresentadas no pro-grama Hora do Zé, na semana de 24 a 28de Novembro de 2014. Cada dia de apre-sentação foi postado no blog do festival uma enquete para vo-tação na música favorita; a mais votada ganhou um ponto dovoto da audiência. Os vídeos enviados na inscrição tambémforam postados na internet e concorreram aos votos de visua-lizações.

A grande final será no dia 10 de Dezembro no Cine Tea-tro Virginia em um evento para convidados. Teremos a apre-

sentação das finalistas julgadas pelos jurados, somado na horaao voto da audiência e do vídeo maisacessado da internet.

O festival provocou umamobilização enorme entre o meio estu-dantil e educacional: alunos, diretores,familiares, amigos e ouvintes da Centro-minas FM que torceram e votaram. Ofestival Hora do Zé envolveu as pessoaspromovendo e fazendo circular a arteregional.

A premiação para a música vence-dora será um troféu confeccionado pelacooperativa Dedo de Gente, a músicagravada no CD Oficial do Festival Horado Zé, um prêmio de 1.000,00 (mil reais)em dinheiro e a música vencedora será

veiculada na programação da Centrominas FM por um mês. As 10 músicas finalistas também vão entrar para o CD do

Festival. Confira a lista das finalistas por ordem alfabética.

Informações: (38) 9957 2902Wal Rocha – Produção Executiva

Pensão por morteE agora doutora?

O Brasil em 1991 regu-lamentou a pensão por morte, através da Lei8.213, como beneficio previdenciário.

Este beneficio é pago quando o seguradoda previdência social falece, estando eleativo ou aposentado, e seu valor é igual aoda aposentadoria que ele recebia ou teria di-reito de receber.

O beneficio será pago aos dependentesque podem ser de três classes: cônjuge e fi-lhos menores de 21 anos ou inválidos ; paisdo segurado, irmãos menores de 21 anos ouinválidos .

O dependente de uma classe só tem di-reito se não houver dependente de classeanterior. Os dependentes de mesma classerateiam o valor da pensão.

Os cônjuges e filhos menores de 21 anospossuem dependência econômica presu-mida, exceto os filhos tutelados e enteados.Os demais devem comprovar a dependênciacom documentos.

O benefício é pago desde a data do óbitoou, se passaram mais de 30 dias, desde adata de entrada do requerimento. É vitalíciopara o cônjuge e cessa para filhos e irmãos

quando completam 21 anos ou caso seemancipem antes disso. Para os outros,cessa com a recuperação da capacidade oucom a morte.

A pessoa que recebe a pensão por mortepode casar-se novamente que não perderá obenefício, somente não poderá acumularnova pensão por morte, devendo, se for ocaso, optar pela que mais lhe convier. Esta in-formação no que tange ao RGPS (RegimeGeral da Previdência Social), gerido peloINSS. Nos casos de pensões pagas aos segu-rados de Regimes Próprios de Previdência(grande parte dos funcionários públicos), de-pende do que determina o seu Estatuto (porisso são chamados de estatutários), quepode prever o final do benefício de pensãopor morte no caso de o beneficiário contrairnovo casamento.

A Pensão por morte poderá ser acumu-lada com aposentadoria do próprio benefi-ciário, não havendo para tanto impedimentolegal.

Cynara Costa OliveiraOAB/MG: 121.402

Multieventos é realizado em Curvelo pela 6ª vez consecutiva Nos dias 22 e 23 de Outubro,

aconteceu no estacionamento doCordeiro Supermercado, a sextaedição do Multieventos. Feira quereuniu cerca de 30 expositores dosetor de eventos de Curvelo. Esteevento contou com a participaçãode cerca de 800 pessoas por noite,e a entrada foi 1 kg de alimento nãoperecível (doado posteriormente ainstituições de Curvelo). Na opor-tunidade foi lançado o Guia Multie-ventos que reuniu mais de 50empresas parceiras, facilitando avida do curvelano na hora de reali-zar um evento, uma vez que no guia

você pode encontrar de Salões debeleza à buffets, passando por em-presas de foto e filmagem.

Além de visitar os estandes, ospresentes puderam degustar delí-cias e assistir a belíssimos desfilesde diversas empresas.

A organização e produção doevento ficou a cargo do PublicitárioTiago Tiju, à frente deste projetodesde seu lançamento. Reprodu-zindo o sucesso que já é peculiarem todos os anos, a estrutura mon-tada no estacionamento do super-mercado impressionou quemestava presente.

ANUNCIE CONOSCO EFAÇA BONS NEGÓCIOS(38) 3721-50559861-5218

Humberto Freire respondendo os questionamentos de Geraldo Magela Humberto Freire no momento em que era cumprimentado pelos convidados

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 11

Page 12: Edição 103

“E agora?” - Página 12 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

GENTE DO POVO FALANDO PARA O POVOValério Diniz Mourthé – engenheiro civil / E-mail : [email protected]

CURVELO – COMEÇAREMOS 2.015 COM GRANDES MUDANÇAS NA POLÍTICA – DARÁ CERTO?

ESTÁ NAS MÃOS DO PREFEITO MAURÍLIO GUIMARÃES Antes

da elei-ção de26 de ou-t u b r o

2.014, governo municipal es-tava alinhado com governo es-tadual, o mesmo nãoacontecendo com governo fe-deral.

Com o resultado do últimopleito nova situação se forma-tou, para 2.015 teremos go-verno municipal em situaçãooposta aos governos estaduale federal, o que a princípionão é bom.

Mas realidade é realidade,é questão de nosso prefeitoter sabedoria para saber nave-gar em outras águas, visuali-zando que terá de sersuficientemente astuto paratirar proveito do alinhamentoentre os governos estadual efederal, hoje nas mãos do PT,afinal de contas, como curve-lano que é, deverá colocar osinteresses de Curvelo acimade tudo.

Temos componentes facili-tadores, Sávio Souza Cruz é odeputado estadual majoritá-rio, PMDB, o mesmo aconte-cendo com GabrielGuimarães, também majoritá-

rio, deputado federal, PT,ambos estiveram juntos traba-lhando para Dilma e Pimentel,e são pessoas com fortes liga-ções com Curvelo, Pimentel eDilma ganharam em Curvelo.

Vejo como fato relevantepara estes novos tempos ternosso prefeito de mudarforma de tratar seus adversá-rios, pois, não mais poderá fe-char as portas aos seusopositores, devendo passaragora, a saber, conviver deforma harmoniosa, por enten-dimento maduro, pelo bem deCurvelo. Em não acontecendoisto, infelizmente, assistiremosnosso município ficar mais es-tagnado ainda, por dois anos.

Estou convicto que estesdois deputados, Sávio e Ga-briel se empenharão muitoem ajudar Curvelo, o que sem-pre tentaram fazer, sem muitosucesso, pelo não alinha-mento com o atual governomunicipal.

Neste novo momento oque espera o povo de Curveloé que o prefeito Maurílio Gui-marães convoque os detento-res do poder, pelos seusdeputados majoritários, e queaconteça composição saudá-vel e abrangente, o que fará

muito bem a Curvelo, e propi-ciando sucesso ao seu go-verno, em sua segundametade, 2.015 e 2.016.

Enquanto não acontecernovo pacto federativo, os mu-nicípios continuarão muito de-pendentes dos governosestadual e federal, sendo estadependência mais acentuadajunto ao governo federal.

Os problemas se agigan-tam a cada dia, agora é o mo-mento de nova postura detodos, o povo com participa-ção vigorosa, oposição co-brando com responsabilidade,o errado terá de ser total-mente destampado, para queaconteça as necessárias corre-ções, e tenho certeza, com hu-mildade e atitude poderemostrilhar novos caminhos, quenos levará ao tão almejadoporto seguro.

Prefeito Maurílio Guima-rães, as expectativas para opaís daqui para frente são de-sanimadoras, como nuncaprecisaremos tanto do apoiodo governo estadual como dogoverno federal, tens nasmãos esta importante missão,saber conciliar as adversida-des politicas com os maioresinteresses do povo de Curvelo.

Natal na casa dasogra. E agora?

Para muitos, o mito que secriou em torno da figura dasogra já deixou de existir nes-tes tempos modernos, masencarar o primeiro Natal nacasa dela e com os familiaresdo namorado ou namoradopode dar uma tremida naperna. Mas não há motivospara muita preocupação, se-gundo a especialista em coa-ching afetivo, PatríciaCamargo. Basta ficar atentopara alguns detalhes para quea noite de Natal termine alegreassim como começou.

Uma das primeiras preocu-pações do namorado ou na-morada é se deve ou não levaralgum presente para a sogra.Deve, segundo Patrícia. E nãosó para a sogra. O sogro nãopode ser esquecido. E o pre-sente não pode ser para acasa. "Parece tudo meio com-plicado para a primeira vez,mas não é. Eu recomendo queo casal converse antes. A pes-soa tem que saber como é quecostuma ser a festa, que tiposde gostos o sogro e a sogratêm", explica.

Um presente para a casa,argumenta Patrícia, só deveser uma opção quando o sogroou a sogra gostem, por exem-plo, de cozinhar. "Neste casocai bem. O problema é optarpor dar um conjunto de tige-las e a sogra não gostar nadade cozinha. Depois pode ficarfalando. Na dúvida de umpresente para mulher umaboa alternativa são flores.Elas sempre são simpáticas",

diz.No presente é importante

observar outro detalhe: opreço. "Se é uma família rica,você não pode chegar comuma lembrancinha. O mesmovale se é uma família maissimples. O namorado ou na-morada não podem exagerare levar um presente caro. Nãovai pegar bem. Mais uma vezeu recomendo que o casalconverse para adequar tam-bém o que será gasto com opresente", ensina. Se a festafor na casa de algum parentedo sogro e da sogra, Patríciadiz que deve ser levado umpresente para a dona da casa.E o que vestir? A namorada,por exemplo, não pode ir ves-tida como se fosse para umabalada quando na casa do na-morado todo mundo vai estarbem à vontade de bermuda echinelo. "A vestimenta temque estar adequada aos de-mais. Então, converse com onamorado ou namorada paradecidir a roupa. Não fica bemvocê chegar mais à vontade eencontrar todos bem vestidosou ao contrário. Se uma situa-ção um pouco constrangedorapode ser evitada, então me-rece atenção", afirma.

O PRESENTE - O sogro e asogra merecem ser presentea-dos e o presente tem que estaradequado ao perfil da família.Se a festa for na casa de algumfamiliar do namorado ou na-morada, a dona da casa devereceber um presente. Neste

caso, flores já bastam.

A ROUPA - A namorada ounamorado precisam conversarantes da festa de Natal paradefinir o que será vestido paraevitar constrangimentos.

A BEBIDA - Jamais o namo-rado ou namorada devem pas-sar do limite, ainda mais em setratando de uma festa de famí-lia onde estará presente pelaprimeira vez. Então, nada deexageros para não deixar umamá impressão.

OS ASSUNTOS - Determi-nados assuntos que geram po-lêmica pelas posições maisradicais de uns e outros devemser evitados.

DEU DISCUSSÃO - Umadiscussão mais acalorada ini-ciou, faz cara de paisagem.Quem está na casa dos outrosnão deve se envolver. Se forpossível ir para outro am-biente da casa, faça isso, masnunca vá embora.

QUE HORA SAIR - A pessoanunca deve ser a primeira asair para evitar de deixar umaimpressão de que não estavagostando. O melhor é esperaralguém ir embora e aí aprovei-tar para ir também. E é funda-mental se despedir eagradecer os donos da casa.

Coach é um termo em in-glês que designa técnico, trei-nador.

Nem tudo está perdido. Especialista em coaching afetivo dá dicas

Homenagem do anoSargento Raimundo de Oliveira

Histórias da PMMG

Em todo segmentosocial, há um ser que maisse destaca elevando obom nome da classe emque serve. E é, portanto

com justa razão que focalizo o meu amigo e irmãode farda, cabo Ailton dos Santos Machado (foto),um policial militar de grande estirpe, disciplinado ecompetente. Tendo um alto grau de profissiona-lismo, este homenageado iniciou sua brilhante car-reira no dia 01 de fevereiro de 1985, no 3º BPM,sediado em sua terra natal Diamantina/MG, histó-rica joia do barroco mineiro, terra de grandes varõese aristocratas, patrimônio cultural da humanidade.Em sua função de rádio operador, tanto em Diaman-tina como em Curvelo, onde o mesmo está servindono 42º BPM, mostra uma capacidade extrema, aten-dendo a todos com presteza e dedicação. Sendofilho de Minas, demonstra seu amor pela corpora-ção da terra montanhesa, que dela não conseguiuse afastar após completar 30 anos de bons serviçosprestados. Querendo mostrar mais os seus grandesfeitos, retornou a corporação de Tiradentes, a quem

ele costuma chamar de “patrimônio do povo mi-neiro”, no dia 25 de novembro de 2009. O homena-geado nasceu em 23/01/1964, é filho de João deJesus Santos Machado e Maria Helena de Jesus Ma-chado, casado com Simone Batista Alves, e é pai dequatro filhos: João Paulo, Ana Paula, Priscila e Moi-sés. É isso ai, meu amigo. Se a polícia é o exércitoda paz, nós ocupamos a ponta da vanguarda naguerra contra o crime. Quantas vezes em um piscarde olhos, nós temos que decidir, no terreno ingratoda rua, aquilo queo magistrado le-vará dias e atémeses, no acon-chego amigo dosgabinetes.

Parabéns!

Andréia (38) 9989-5424Garçonete

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 12

Page 13: Edição 103

“E agora?” - Página 13 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Durante inauguração do novo Destacamento Policial de Inimutaba, nodia 27/11, a Policia Militar laureou algumas empresas e personalidadescivis e militares que contribuíram com a construção do prédio. Foram elas:Cotonifício Dimavi, Barbantes Santana, Agrocit Mineradora Ltda., LoteriaSão Geraldo Ltda., Inimutaba Materias de Construções, Comercial de Com-bustiveis Jataí, Posto de Combustível Cristo Rei, Pague Fácil, J.D. Mercearia,Glauco Santos Cassemiro, Mercearia São Geraldo, Casa de Carnes São Ge-raldo, Márcio Lourenço Valadares e Cia Ltda., MG Construções, DrogariaInimutaba, Supermercado Fernandes e Valadares Ltda., Drogaria Cristal,Curvelo Ferro e Aço Ltda., Devanil Pereira da Silva, Carlos Aparecido Pereirada Silva, Marcos José da Silva, Vicente Carneiro Leão, Marcos Roberto Ro-drigues e o Centro de Formação de Condutores Porto.

Em entrevista a “E agora?”, Devanil Pereira da Silva assim se manifestou:“O reconhecimento das pessoas para com o nosso trabalho legislativo emuito importante. Me sinto honrado com essa homenagem prestadapela Polícia Militar. A inauguração do Destacamento Policial de Inimu-taba ficará para sempre em minha memória e no meu coração. O novoprédio dará mais conforto aos policiais que se revezam no o trabalho degarantir segurança a toda população. Precisamos apoiar as boas açõesda PM. A construção e fruto da parceria entre o governo do estado, pre-feitura e Câmara Municipal. Não podemos nos esquecer do trabalho in-cansável do deputado Agostinho Patrus, do ex- prefeito Dasio e suaequipe, e do atual prefeito Rafael”, concluiu.

O vereador Devanil é detentor de várias homenagens dentre as quaismerecem ser destacadas: Cidadão Honorário de Inimutaba, Vereador Cam-peão de Votos, Mérito Radiofônico e Comerciante Destaque.

CONVITE - A 10ª Subseção da OAB de Curvelo/MG, realizará no próximodia 18, às 19:00, em sua sede, localizada a Av. Dom Pedro II, 729, centro, a"II Quinta Sem Lei Natalina".

FORMATURA - A solenidade de Colação de Grau dos alunos participan-tes do 1º Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profis-sional e Tecnológica - CEFET Curvelo, aconteceu no último dia 05, naCâmara Municipal, sob a coordenação do diretor Adriano Gonçalves.

Elas são eternamente indecisasquando o assunto é o que vestirpara uma festa. E não raro correm orisco de fazer uma escolha errada. Oconsultor de moda e apresentadordo quadro Esquadrão da Moda doSBT, Arlindo Grund, explica que ofundamental na escolha do look é amulher conhecer o seu corpo esaber o que valorizar e o que precisaser disfarçado.

Quem está com uns quilinhos amais - e muitas sempre acham queestão acima do peso - precisa ficarmais atenta. Uma regra básica, dizArlindo, é escolher roupas com lis-tas verticais. Elas dão a sensação dealongar o corpo. As estampas doverão 2015 dividem-se em três gru-pos: as listras, grossas ou finas, ver-ticais, horizontais ou cruzadas.

A cor é outro detalhe impor-tante. As tonalidades mais fortes,associadas a uma roupa mais coladaao corpo, pode comprometer com-pletamente o visual. Arlindo tam-

bém recomenda que a numeraçãoque um dia serviu deve ficar guar-dada no passado se para entrar nelaé necessário um esforço quase des-comunal. Outra dica é evitar umapaixão quase enlouquecedora peloque viu na vitrine da loja do shop-ping. Nem sempre, diz o consultor,as peças são adequadas para todas.

E quando resolver comprar, jamaisleve para casa sem provar e ter a ab-soluta certeza de que ficou bem.

- Conhecer o seu corpo e ter emmente o que valorizar e o que dis-farçar.

- Reconhecer dentro do estiloeleito por você peças que valorizamsua silhueta e que representembem sua personalidade.

- Pense sempre na adequaçãoda roupa ao local ou ao evento quevocê vai. Respeitar o convite comuma boa imagem já é um bom co-meço.

- Provar roupas antes de com-pra-las é imprescindível. Não caia naarmadilha da vitrine. Nem sempre oque fica bom na boneca exposta vaificar bom em você.

- Evite comprar numeração deroupa que você já vestiu um dia eque definitivamente não cabemmais em você.

5 dicas para não errar no lookApresentador do Esquadrão da Moda no SBT, Arlindo Grund, dá as dicas

SABER & SABOREARMoussebicolor

com mo-rango

Ingredientes

Creme branco01 caixa de creme de leite (200g)01 tablete de chocolate branco picado(160g)

Creme escuro 01 caixa de creme de leite 01 tablete de chocolate meio amargopicado 250g de morango picado 4 colheres (sopa) de geleia de mo-rango

Modo de fazerCreme branco: Coloque o creme

de leite e o chocolate em uma tigelaprópria e leve ao micro-ondas na po-tência média, por 4minutos, mexendona metade do tempo. Retire e mistureaté obter um creme liso. Creme es-curo: Repita com o chocolate escurodeixe esfriar. Montagem: Em 4 taças,alterne os dois cremes e os morangospicados. Leve à geladeira por umahora. Ao servir, decore com a geleia.

Andréia Cristina

Confira as dicas

DESTACAMENTO POLICIAL EM INIMUTABAÉ INAUGURADO COM FESTA

Umas e outras...Umas e outras... Umas e outras...

Ten. Cel. Giovanni, Rafael Dotti, Devanil Pereira e Cel. Lemos, no momentoda entrega do Certificado

Autoridades e populares visitam as novas intalações do Destacamento

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 13

Page 14: Edição 103

“E agora?” - Página 14 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas!

Visando uma melhor integra-ção com a sociedade e consequen-temente uma melhor prestaçãode serviços à mesma, o Pelotão doCorpo de Bombeiros Militar, se-diado na cidade de Curvelo, re-

passa dicas importantes de segu-rança para a população e releasede algumas ocorrências de desta-que, por meio deste conceituadojornal.

ACIDENTE COM MOTOCICLETA - Às11h52min do dia 08/11/2014, o Pelotão de

Bombeiros de Curvelo foi acionado para aten-dimento de ocorrência de acidente de trânsito,onde a condutora de uma motocicleta, ao en-trar na rodovia – BR 135, foi abalroada por umcaminhão vindo a cair ao solo juntamente comoutra pessoa na garupa. A guarnição de Bom-beiros realizou os primeiros socorros nas duasvítimas e conduziu-as até o pronto atendi-mento da cidade de Curvelo, onde o médicoplantonista constatou o óbito de uma dessasvítimas. A ocorrência contou ainda com oapoio da Polícia Militar e da Polícia RodoviáriaFederal.

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO - No dia 09de novembro o Corpo de Bombeiros atendeuum grave acidente automobilístico tambémna BR-135, onde houve uma colisão frontalentre um veículo Fiat/Strada Adventure e umveículo Parati CL. Após desencarceramento de

uma das vítimas das ferragens do veículo, aguarnição de bombeiros realizou os primeirossocorros nas pessoas feridas e conduziu-asaté o Pronto Atendimento da cidade de Cur-velo.

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO - Já no dia10/11/2014, também na BR-135, o Corpo deBombeiros da cidade de Curvelo deslocoupara atendimento de ocorrência de acidenteautomobilístico com vítima presa ás ferra-gens. Ao chegarem no local depararam comum caminhão tombado ás margens da rodo-via, tendo em seu interior o corpo do senhorWanderley Carmo Silveira Mendes, preso ás

ferragens e já sem vida. Após os trabalhos daperícia da Polícia Civil, a guarnição de bom-beiros utilizando de equipamentos apropria-dos, realizou a retirada da vítima dasferragens do veículo e entregou a funeráriada cidade de Curvelo para providências decor-rentes. A ocorrência contou também com oapoio da Polícia Rodoviária Federal.

Ocorrências e dicas importantes

1 - Não seja TONTO, volante e bebida nãocombinam.

2 - MOTORISTA, você não vai longe atrope-lando as leis de trânsito.

3 - Não faça do veículo uma ARMA, não sa-bemos quem serão as vítimas.

4 - Não seja “CABEÇA DURA”, use capacete.5 - CICLISTA, preserve a vida, obedeça as re-

gras de trânsito.

6 - Menor no volante, preocupação para ospais e risco para a sociedade.

7 - A segurança no trânsito é a nossa res-ponsabilidade.

8 - MOTOCICLISTA E PASSAGEIRO, ambosdevem usar capacetes.

9 - Cruzamentos são locais de risco, por issomuita atenção.

DICAS DE SEGURANÇA PARA VOCÊ E SUA FAMILIA

Tenente Waldiney da Cruz Pereira

SER HUMANOO ser humano tem

suas nuances que intri-gam e aguçam os nossossentimentos, o nosso

querer, os nossos desejos na sua individualidadee na sua inteligência. É a partir deste parâmetroque vamos buscar sentido para humanizarmoso nosso direito de ser, viver e conviver. Todosnós ocupamos em determinado espaço limitadopor razões diversas inerentes a nossa vontade,assim temos no amago do nosso ser o livre ar-bítrio às vezes tolhido por uma liberdade incon-sequente.

Quem é o ser entranhado na nossa in-timidade dividido entre o amor e o poder, a vidae a morte, o ser e o ter, o prazer e o desejo enfimtalvez um dos maiores enigmas da criação sejao ser gente.

A história nos mostra que as pessoassão manipuladas há séculos, as mulheres e ascrianças eram a mão-de-obra mais requisitada,consideradas dóceis e fáceis de serem manipu-ladas. Pois a nossa natureza nos outorga direitossem os quais não podemos e não temos condi-ções de viver como seres humanos.Temos a liberdade de utilizar as nossas qualida-des, a nossa inteligência, os nossos talentos e anossa consciência satisfazendo então as nossasnecessidades espirituais. A dignidade de qual-quer ser humano merece respeito e proteção,fato este que muitos não valorizam ou acredi-tam. A vida tem seus preceitos bem como a qua-lidade em vários aspectos envolvendo questõescomo o sofrimento e a morte, a alegria e a tris-teza até mesmo a própria vida.

A violência demonstrada atualmentenos atos e atitudes das pessoas revela a falta deamor própria e o quanto estamos descartando

as pessoas como objetos.O que é nascer livre no que tange a li-

berdade e a autonomia então devemos analisarse a escravidão de fato foi proibida ou aindaocorre à servidão com desfaçatez. A torturaficou só no passado ou as pessoas são tratadasde forma cruel e degradante, não só fisica-mente, mas moralmente.

As intromissões na nossa vida privadasão arbitrárias e inconsequentes tanto na famí-lia, quanto nas nossas relações pessoais e inter-pessoais. A luta pela liberdade de ser humano,de ser gente, de ser pessoa nos faz sermos ver-dadeiros heróis da resistência mediante uma so-ciedade corrupta e opressora.

Em certas situações ou ocasiões paga-mos um preço elevado para defendermos osnossos princípios sendo erroneamente ou des-caradamente despidos da nossa dignidade, pen-semos nisso.

Na próxima coluna iniciaremos umadiscussão sobre os nossos direitos sociais e oque a lei nos reserva enquanto assistência so-cial.

Conselho ChinêsHá apenas duas coisas com que você

deve se preocupar-se você está bem, não hánada com que se preocupar. Se você está doentehá duas coisas com que se preocupar-se você vaise curar ou se vai morrer. Se você vai curar, nãohá nada com que se preocupar. Se você vai mor-rer há duas coisas com que se preocupar: sevocê vai para o céu ou para o inferno. Se for parao céu não há nada com que se preocupar. Agorase vai para o inferno estará tão ocupado emcumprimentar velhos amigos que nem terátempo de se preocupar. Então para que se preo-cupar.

Cristiane Pereira LeiteDedo de Prosa

As dicas de Sueli para a festaApresentadora de programa no SBT diz que criatividade é fundamental

implicidade e criativi-dade são duas palavrasde ordem que devem

estar bem presentes namente de quem vai receberamigos e familiares para asfestas de final de ano. A apre-sentadora do quadro Sueli naSua Casa, apresentado noprograma da Eliana aos do-mingos, Sueli Rutkowisk, des-taca que no caso da Ceia deNatal a menor preocupaçãode quem vai receber é o quevai servir. "O espaço está emprimeiro lugar e a alimenta-ção é uma consequência", afirma.

Segundo Sueli, as pessoas devem sepreocupar com a decoração e em criar um am-biente agradável. E decorar não é colocar enfei-tes natalinos em exagero. E preciso ter critérioe lembrar da simplicidade. A tradicional guir-landa na porta principal não pode faltar. Elalembra que nem mesmo o lavabo ou o banheiroda casa podem ser esquecidos. "No lavabo, épreciso ter um enfeite, algo delicado e simplesintegrando este ambiente a esse clima nata-lino. De um modo geral, os espaços a seremusados precisam ser simpáticos", destaca.

O Natal é uma época de muitas corese luzes. Sueli sugere que os tradicionais copospodem ser deixados de lado neste dia. "A cria-tividade deve estar presente aqui também.Copos coloridos dão um diferencial. Para deco-rar, também podemos usar um vaso transpa-rente cheio de bolinhas coloridas e com flores.Essas coisas simples é que fazem toda a dife-rença”, enfatiza.

PETISCOSNada mais desagradável que chegar

para uma festa, no caso a Ceia de Natal, e co-meçar a sentir fome e ter que esperar até ameia-noite. Quem for receber seus convidadosnas tradicionais festas de família deve se preo-cupar em preparar uma mesa de antepasto.Sueli recomenda torradas e uma variedade depatês bem como um carpaccio de frutas. A es-colha dos petiscos é livre, mas não podem seresquecidos.

PRATO PRINCIPALPara o prato principal, se-

gundo Sueli, não é a varie-dade que conta até porque háquem queira provar um poucode tudo e acaba comendo de-mais. "Eu sempre acho me-lhor poucas variações. Para aentrada, uma salada ou umsalpicão bastam. Para oprato principal, uma massa àbase de queijo, uma carne as-sada e um arroz ou risotoficam de bom tom. Duas outrês opções são suficientes",recomenda.

O mesmo acontece na hora da sobre-mesa. Duas ou três opções também bastam. Omais importante, destaca, não é a quantidade esim a qualidade e o cuidados com os detalhes."Para finalizar, um chá de maça, que ajuda nadigestão, fecha bem o jantar", diz, salientandoque crianças e idosos não devem ser obrigadosa aguardar a chegada da meia-noite. “Elesdevem ser servidos antes porque têm necessi-dades de sono diferentes”.

LEVE TUDO PRONTOE comum nas Ceias de Natal os fami-

liares se combinarem para cada um levar umprato. Sueli argumenta que as pessoas devemsair de casa com o prato já preparado e prontopara ir à mesa. Nada de deixar para decorar ouaté mesmo levar uma salada para ser preparadana casa do anfitrião.

PRATOS CONGELADOSHoje muitos pratos aceitam muito

bem serem preparados e congelados. Isso evitaaquela correria de última hora. Uma lasanhapode ser feita com uns dias de antecedência eser congelada. Um peru, por exemplo, pode serassado em uma padaria ou rotisseria e ser fina-lizado apenas na hora de ser servido. "Existemvárias alternativas para facilitar a vida dequem recepciona, sobrando tempo para osdonos da casa darem atenção aos convida-dos”.

Mais dicas emwww.suelinasuacasa.com.br

S

Sediada em Curvelo, a Rodoviária Tolentino foi a única particular do Brasil, conforme mostra registro fotográficode 1950. Foto: Calazans Foto

Relembrando o passado

Teus olhos me fazem transpirar de emoção e afeto, porque neles sempre vejoo verdadeiro amor.

Se algo errado acontece recorrentemente, então deixa de ser um erro e se transforma em cons-tantes falhas.Se meus contatos não estão sendo importantes para os meus negócios, ou eles não me propor-cionam mais nada, ou eu não os proporciono.

www.fernandolapolli.com.br

Se um problema ainda não foi resolvido, pode ser que o tempo necessário para a solução estejaum pouco mais adiante.

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 14

Page 15: Edição 103

“E agora?” - Página 15 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Por Aílton Trindade (Risonho)

Apoio Cultural:Vereador Geraldo Veterinário

Total apoio ao esporte de [email protected]

FINAL DO 1º CAMPEONATO ESCOLA DA BOLA

ESCOLA EURIPIDES DE PAULA É DESTAQUE NO ENSINO E NO ESPORTE

QUADRA DO BAIRRO BELA VISTA É REFORMADA

Foi realizado na quadra do bairro Vila Nova,o jogo final do 1º campeonato do Projeto Escolada Bola, categoria mirim, sob o comando doprof. Cassinho.

Espanha sagrou-se campeão após a vitóriade 5 a 2 sobre a Inglaterra, destaque para o ga-roto Luiz Fernando que marcou os 5 gols do timevencedor, também para o atleta Diogo pela boaatuação.

De acordo com o coordenador do eventoCassinho, “O nosso objetivo foi alcançado, gra-ças ao empenho e apoio do Vereador Geraldo

Veterinário, em nome de todos os jogadores efamiliares, faço aqui os meus sinceros agrade-cimentos ao vereador”, concluiu.

É importante destacar que a participação égratuita, e que todos os atletas foram premiadoscom medalhas e troféus para campeão e vice.Logo após o jogo foi servido um lanche com re-frigerante para toda a meninada.

Coordenação: Cassinho, Apoio: VereadorGeraldo Veterinário e Realização: Aílton Trin-dade.

Após um longo trabalho do desportista Fer-nando “Mac Bell” e com total apoio do vereadorGeraldo Veterinário, a quadra poliesportiva dobairro Bela Vista foi totalmente reformada e re-cebeu nova pintura ficando realmente muito bo-

nita.De acordo com “Mac Bell” já está em fase de

organização um grande torneio, com a partici-pação de 12 times, categoria adulto para a inau-guração da nova quadra. Aguardem!

Momento da abertura do campeonato, emo-ção e muita alegria de todos os atletas

Prof. João Paulo, vereador Geraldo Veteriná-rio, diretora Mércia, Fabiana e Maiana, com-

promisso com o ensino e com o esporte

O presidente do Pro-jeto Astros da Bola,

Aílton Trindade, rece-bendo das mãos do

deputado federal Ga-briel Guimarães

(PT/MG) e sua esposaBruna, mais uma ho-menagem, dada suavalorizaração ao es-porte como fator de

integração social.

Vereador Geraldo Veterinário e o técnico Cassinho, ladeado pelos campeões Espanha e os vice Inglaterra

Vereador Geraldo Veterinário ao centro e Fernando “Mac Bell” prometeram um grande torneiopara a inauguração da nova quadra

Aconteceu neste final de semana (28/11/14)com muito êxito a abertura do 1º Campeonatointerno de futsal masculino e feminino da EscolaEuripedes de Paula, sob a coordenação do prof.João Paulo, com o apoio incondicional da dire-tora Mércia, e de toda diretoria.Com incentivo e muita dedicação do vereadorGeraldo Veterinário, que vem desenvolvendoum trabalho social com seriedade em Curvelo,a participação no evento é gratuita, para todos

os atletas participantes.É importante destacar que, já está agendadopara o mês de Março de 2015, o 2º Campeonatode futsal masculino e feminino da escola.Confira matéria completa na próxima edição.Apoio cultural: Jornal “E agora?”, coordenação:prof. João Paulo, apoio: vereador Geraldo Vete-rinário e realização: Aílton Trindade, presidentedo Projeto Astros da Bola.

Embelezando a vida com Valéria Carneiro Condé - Gerente de Setor 208

“NATAL AVON”ANTECIPE SUASCOMPRAS E CON-CORRA A INCRÍVEIS

PRÊMIOS!Natal, écriar laçose transfor-mar clien-tes emamigos. Éaproveitarcada opor-tun idadede conhe-cer novaspessoas e

satisfazer seus desejos de beleza. É ce-lebrar suas conquistas e as de sua famí-

lia. É saber que, com a AVON, VOCÊPODE REALIZAR MUITOS SONHOS!

Atrás da Beleza do Natal Há Sempreuma Mulher. Faça sua Homenagem!

Lindas embalagens e sofisticadas,você tem mais de 40 opções de esto-

jos incríveis....Espalhe a magia doNatal!

ACHOU GANHOU!!!!!

PROCURE UMA REVENDEDORA AVONMAIS PERTO DE VOCÊ.QUER TRANSFORMAR SUA VIDA E CON-QUISTAR SUA INDEPENDÊNCIA FINAN-CEIRA?SEJA UMA REVENDEDORA AVONACESSE E CADASTRE:www.avon.com.br ou faça-nos uma vi-sita em nosso escritório: AV. DOMPEDRO II, 521-SALA 10 (GALERIA GRÃOMOGOL) CENTRO, CURVELO/MG - (38)3721-2541 ou 9954-2541 , das 13:30 às17:30.

ANUNCIE CONOSCO EPRESTIGIE O ESPORTE

(38) 9914-8409

Nossos CultosCulto da Família: domingo as 19:00hCulto da Vitória: quarta-feira as 19:30hQuebra de Maldições: quinta-feira as 19:30hArena Jovem: sábado as 19:30h

Rua João Pizani, nº 13, Bairro Centro, Curvelo – MGContatos: [email protected] ou

www.facebook.com/snt.curveloDúvidas? Pergunte ao Pastor!

www.curveloonline.com.br/pergunteaopastor

Pr. Robson Souza

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 15

Page 16: Edição 103

“E agora?” - Página 16 - 2ª quinzena de novembro/1ª quinzena de dezembro de 2014 - Edição 103

Edição 103 - recente_Layout 1 13/12/2014 16:25 Página 16