“É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas...

19
Uma mulher simples, criativa e empreendedora, que não tem medo de arriscar. :: Fátima Lopes p.16 12 AGILIDADE: NA COSTA ALENTEJANA DE PICK-UP 34 OPINIÃO: O NOVO REGIME DE IVA DE CAIXA, POR RUI CORDEIRO Revista da Sage Portugal #08 :: DEZEMBRO’13 € 3 :: DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PARA CLIENTES SAGE SIMPLICIDADE Content marketing: a nova ferramenta de comunicação p.8 CONFIANÇA Sage Mid-Market Awards distingue clientes e parceiros p.24 INOVAÇÃO Descubra o novo look and feel da identidade Sage p.30 “É fundamental ser-se único… O primeiro em tudo o que se faz.”

Upload: phamnga

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

Uma mulher simples, criativa e empreendedora, que não tem medo de arriscar.

:: Fátima Lopes

p.16

12 AgilidAde: Na costa aleNtejaNa de pick-up

34 OpiniãO: o Novo Regime de iva de caixa, poR Rui coRdeiRo

Revista da Sage Portugal #08 : : dezembRo’13

€ 3 :: Distribuição Gratuita para clientes saGe

simplicidAde

Content marketing: a nova ferramenta de comunicação p.8

cOnfiAnçA

Sage Mid-Market Awards distingue clientes e parceirosp.24

inOvAçãO

Descubra o novo look and feel da identidade Sagep.30

“É fundamental ser-se único…

o primeiro em tudo o que se faz.”

Page 2: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

3dezembro’13

mundo sage 04

simplicidade inSPiRação. inspiração a favor

do menor impacto ambiental 06

maRketing. criar conteúdos com qualidade 08

eFemÉRide. o poder da inovação 09

agilidade PoR aqUi. costa alentejana 10

PoR aLi. Newcastle upon tyne – de cidade mineira a capital hipster 12

integridade eSPeciaL. Novo Regime de iva de caixa 14

entReviSta. Fátima lopes 16

ReFLexõeS. jorge santos carneiro, presidente executivo sage portugal e Brasil 19

confiança PRodUto 20

FoRmação 22

eventoS 23

PaRceRiaS 26

PeRFiL. cyber digital Business 28

teStemUnHo. sta 29

inovação bencHmaRk. a importância

do momento certo 30

tecnoLogia. sage portugal em movimento 31

ReSPonSabiLidade SociaL. um pequeno contributo pode fazer a diferença! 32

Reutilizar é melhor que reciclar 33

oPinião. Rui cordeiro, sales manager sage Retail & point of sale 34

Direção editorialBARCELONACarrer del Parlament, 2908015 Barcelona+34 935 216 920LISBOARua Brancaamp, 50, 1.º1250-051 Lisboa+351 213 863 554www.theloft8.com

Fotografia de capa Fátima Lopes fotografado por Pedro PinaImpressão Jorge Fernandes, Lda. Tiragem 20 000Depósito Legal 330858/11

: : sumário #08 : : dezembro ‘13 : : editorial

Sara João machadomarketing & communication manager

Revista Sage Life é uma publicação da Sage Portugal

www.sage.pt | 808 200 482

Felizmente, uma boa notícia! A confiança das empresas está, globalmente, a regressar. O Sage Business Index, estudo anual

realizado pelo Grupo Sage a cerca de 11 mil pequenas e médias empresas em 17 países um pouco por todo o mundo, indica-o.

Este estudo revela-nos que as empresas começam a indiciar os primeiros sinais de confiança dos últimos três anos. Todas as pontuações globais registadas este ano atingem os seus valores máximos desde o início do Índice de Empresas, em fevereiro de 2011, o que sugere uma recuperação rápida da confiança, após a pior crise económica mundial.

As empresas portuguesas indicam mais confiança relativamente às suas próprias perspetivas, embora Portugal mantenha valores entre os mais baixos de todos os países, com uma pontuação de 37,36 em 100.

Segundo o mesmo estudo, o risco é apontado como um ingrediente crítico para o sucesso das empresas e o regresso da confiança indica que as empresas estão mais dispostas a apostar nos mercados.

Compreensivamente, dado o clima económico, os decisores empresariais em Portugal estão entre os mais avessos ao risco.

Mas, como não existe regra sem exceção, Fátima Lopes, a nossa entrevistada, revela e aconselha a iniciativa para agir, criar e inovar sem medo de arriscar… Pegando neste grande exemplo de sucesso, apostamos no empreendedorismo, na inovação e na criatividade como principais tendências para 2014.

Conheça os resultados do estudo com detalhe nesta edição ou em http://businessindex.sage.com/international-insights/#pt

empreendedorismo, inovação e criatividade – tendências para 2014

Recuperação rápida da confiança após a pior crise económica mundial.

Sage POS (Linux)O POS da Nova Geração!

Sage POS Standard (Linux)O POS da Nova Geração!

sage.pt · 808 200 482 · [email protected]

Registo de produtos: botões em touch-screen / pesquisa inteligente por família / leitura de código de barras, emissão de facturas, facturassimplificadas,reciboseguiastransporte;

Gestão de caixa, gestão de conta corrente de cliente, retenção na fonte e gestão de comissões de vendedores, integração com Sage Retail para gestão de compras, stock e contas correntes, fornecedoresebancos;

Impressão/visualização de mapas de vendas por produto, família, por cliente, vendas por hora, vendas por dia, entre outros.

Page 3: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

4 sagelife 5dezembro’13

mundo sageNacioNal

Sabia que...

mundo sageiNteRNacioNal

A Sage tem mais de seis milhões de clientes e mais de 13 380 empregados espalhados por 24 países do mundo?

ingLateRRa

solidariedade em duas rodas

PoLÓnia

até ao topo

A comunidade ciclista da Sage UK organiza um evento anual comemorativo do Sage Day, com o objetivo de angariar fundos para deter-minadas instituições. Em 2013, os donativos revertem para a Cancer Research UK e o evento ganha uma nova dimensão, desdo-

brando o tradicional passeio de bicicleta em três percursos distintos: costa a costa, de Purley a Paris ou de Purley a Alpe d’Huez via Paris. Reduzem-se as desculpas, aumenta--se o número de participantes e amplia-se a divulgação do evento.

Em agosto de 2013, Emil Zieleniewicz escalou a montanha mais alta dos Alpes e da União Europeia e levou a bandeira da Sage Polónia consigo. Com este gesto, a Sage mostra a sua chegada ao topo e deixa a sua marca a 4810 metros de altitude.

ÁSia

employment act seminar

maLÁSia

25.º aniversário oferece prémios

amÉRica do noRte

sage city

A Sage Ásia promoveu seminários de esclarecimento relativamente à nova Lei Laboral, preparando as empresas para as alterações e adequações rápi-das das suas folhas de pagamentos. Depois de duas sessões muito bem sucedidas, a Sage Ásia promoveu uma terceira sessão de forma a tentar esclarecer os inúmeros interessados.

Inicialmente uma start-up com vontade de crescer, a Sage Malásia reconhece que o seu crescimento, ao longo destes 25 anos, não seria possível sem os cerca de 500 000 clientes e parceiros que a ela se associaram. Para demonstrar a sua gratidão, a Sage Malásia decidiu atribuir prémios ao longo de várias semanas, num montante de 25 000 euros, retri-buindo a confiança e lealdade de todos os que a acompanham.

Sage City é uma nova forma de comuni-cação em rede e em tempo real. Testada no Sage Summit de 2012, volta a dar que falar no mesmo evento em 2013. Esta aclamada ideia de partilha de informação parte de um tópico lançado pela organi-zação do evento, evoluindo para a troca de ideias e a partilha de experiências num contexto prático credível.

sage Business index

Confiança empresarial aumenta em PortugalA Sage publicou um estudo sobre a confiança das empresas globais, posicionando as empresas portuguesas entre as mais avessas ao risco, embora cresçam com otimismo.

umA visãO glOBAl

resumO glOBAl dA AceitAçãO dO riscO

Índices de cOnfiAnçA em pOrtugAl

Portugal perdeu a confiança mais tarde do que a maior parte dos países a nível mundial, registando agora uma retoma mais lenta, sendo o maior crescimento a nível empresarial.

- ConfIAnçA nA EConoMIA EMPRESARIAL

- ConfIAnçA nA EConoMIA LoCAL

- ConfIAnçA nA EConoMIA gLobAL20

2011 2012 2013

30

40

50

6057,88%

52,87%

41,06% 37,36%

47,11%

44,47%

42,39%

35,36%

23,55%

Mais de 11 mil empresas em 17 países em todo o mundo foram inquiridas relativamente à sua atitude perante o risco. As empresas reconhecem que o risco é um ingrediente crítico para o sucesso e estão dispostas a apostar nos mercados com o regresso da confiança.

MAIS DISPOSTO AO RISCO: BRASIL As empresas brasileiras são as empresas mais dispostas a correr riscos, com 56% a classificarem-se como dispostas ao risco.

MAIS DISPOSTO AO RISCO Quase metade (47%) dos decisores empresariais inquiridos descrevem-se como mais disposto ao risco.

MAIS AVESSO AO RISCO: ÁUSTRIA As empresas austríacas são as mais avessas ao risco, com 48% a descreverem-se como avessas ao risco.

01 - www.businessindex.sage.com © Sage Group PLC

The Sage Business Index 2013

Saiba mais emhttp://businessindex.sage.com/

56% 48%

MAIS AVESSO AO RISCO Apenas 32% dos decisores empresariais descrevem-se a si próprios como sendo avessos ao risco.

47% 32%

a través do seu índice empresarial anual, a Sage inquiriu mais de 11 mil pequenas e médias empresas em

17 países, um pouco por todo o mundo, e descobriu que as empresas começam a indiciar os primeiros sinais de confiança.

Comparativamente com os dados dos últimos dois anos, as pontuações globais registadas este ano atingem os seus valores máximos, sugerindo uma recuperação da confiança mais rápida do que o esperado, após a pior crise económica mundial.

Apesar de um maior otimismo, a maior parte das empresas portuguesas considera que os bancos e os governos estão a ficar para trás e a falhar no investimento e na maximização de uma maior confiança das mesmas, levando à procura inevitável de fontes de financiamento alternativas. Devido a esta interpretação de falta de apoio dos bancos e do governo, quase dois terços (64%) das empresas concorda que necessita de procurar fontes de financiamento alternativas. Todavia, embora 42% das pequenas empresas se sintam otimistas em relação aos empréstimos entre pares e financiamento conjunto, 21% considera que não tem informação suficiente acerca destas modalidades e apenas 2% já as utilizaram.

A prioridade fulcral das empresas portuguesas passa pela aquisição de novos clientes, e os maiores desafios que consideram ter de enfrentar são o excesso de burocracia, o peso da legislação e os impostos elevados. Portugal é um reflexo do resto do mundo. Mais cauteloso, acompanha a onda de otimismo registada a nível mundial e cresce em confiança, mas sem risco.

Page 4: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

6 sagelife

simplicidadeiNspiRação

dica de negócio

a saúde empresarial

TREE SnAkE hOUSE Uma “cobra” sobre a

vegetação que foge à ortogonalidade dos tradicionais projetos

habitacionais

“a simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração.” Peter drucker

exbury eggwww.exburyegg.orgO Exbury Egg é um espaço temporário, onde o artista Stephen Turner criou o seu atelier de trabalho para estudar a maré de um rio. 730 marés, durante 365 dias, é aquilo que Turner pretende observar, submetendo-se às condições normais diárias, como o vento, a chuva e o sol. Situado no estuário do rio Beaulieu, o Exbury Egg tem algumas características interessantes que nos devem levar a reavaliar a forma como vivemos: além do formato de ovo, ele é autossustentável e ficará amarrado como um barco para poder subir e descer com a maré.

tree Snake Housewww.rebelodeandrade.comEste maravilhoso projeto é português e situa-se no Pedras Salgadas Resort, perto do Porto. São duas “casas serpente” entre árvores, construídas tendo em conta a sustentabilidade e a ecologia. Desenhadas por Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade, estes refúgios florestais foram desenvolvidos em parceria com uma empresa de habitações modulares, sendo adaptáveis a uma variedade de paisagens e climas, que se encontram em desenvolvimento. O nome das casas indica a sua forma e a sua decoração é simples mas sofisticada, aliando design e prazer.

autossusteNtaBilidade

inspiração a favor do menor impacto ambiental

Relações mais empáticas com a natureza inspiram projetos que refletem a preservação dos recursos naturais.

© r

icar

do

oli

veir

a al

ves

© n

igel

rig

den

© r

icar

do

oli

veir

a al

ves

o AUToR José Soares é professor catedrático da faculdade de Desporto da Univer-sidade do Porto e docente da Pós--graduação de Medicina Desportiva da faculdade de Medicina da mesma universidade. É ainda responsável pelo laboratório de fisiologia da FADE-UP, autor de quatro livros e de cerca de 50 artigos em revistas internacionais.

aautossustentabilidade é um conceito cada vez mais utilizado nos nossos dias, tanto pelo baixo impacto que a sua aplicação tem no meio ambiente, como pela tentativa de utilização de recursos naturais que se renovem naturalmente e sustentem projetos.

A existência de retorno monetário suficiente para o sustento dos elementos envolvidos nesses projetos, sem recurso a práticas predatórias, torna estas iniciativas exemplares para as empresas e para os cidadãos, permitindo uma maior responsabilização socioambiental.

José Soares encara as empresas como organismos vivos, criando um paralelismo entre o corpo humano e a forma como dele tratamos, curamos ou prevenimos as doenças, para explicar a necessidade de romper com a imagem mecânica associada às empresas. Numa analogia entre o funcionamento orgânico e o funcionamento das organizações, este livro reúne um conjunto de histórias romanceadas sobre personagens imaginárias que lhe servem de exemplo.

Esta abordagem inovadora da temática da gestão de empresas permite a reflexão sobre a saúde das organizações, tendo o corpo humano como inspiração.

A empresa como

Organismo vivo

autor: José Soares

editora: guerra e Paz

PvP: 14,50 €

o corpo como exemplo de boas práticas, aplicado ao dia-a-dia.

Page 5: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

8 sagelife 9dezembro’13

simplicidademaRketiNg

Sabia que...

93% das empresas B2B americanas usam content marketing de forma bem sucedida para ganhar novos clientes?

coNteNt maRketiNg

criar conteúdos com qualidade

apesar de já andar na boca de inúmeros marketeers, teóricos e atentos à

evolução do mercado há alguns anos, o estabelecimento de relações de confiança com os consumidores passa agora de filosofia interessante a método infalível para muitas organizações. O produto, que esteve no centro do marketing empresarial durante muitos anos, perde destaque na comunicação com o cliente, passando a relação que com ele se estabelece a ser a base do marketing.

Um assunto desta importância está também na “ordem do dia” do marketing da Sage, que aplica

Sage Life para Clientes Sage, e a revista SageXperience para Parceiros Sage, mas também com conteúdos virtuais, como o site institucional, e-mailings, tópicos regulares nas redes sociais (Twitter, Linkedin, Facebook, YouTube) e campanhas promocionais de produtos, tanto de continuidade como de lançamento (por exemplo: Sage POS Standard e Sage Fatura Fácil).

A Sage conhece as diferentes necessidades dos seus parceiros e consumidores e os diferentes níveis de conhecimento e informação de que necessitam, e pretende acompanhá-los nos processos de formação, conhecimento, dúvida e decisão, criando conteúdos com qualidade.

na pirâmide do content marketing, as revistas que refletem as organizações, em termos de conteúdo e design, são a melhor forma de comunicação com o público-alvo.

a utilização da internet como ferramenta de marketing levou à alteração das técnicas de comunicação com o cliente.

simplicidadeeFeméRide

Sabia que...

Davos é considerado o melhor ponto de encontro a nível mundial? A sua localização, 1543 m acima do nível do mar, e a sua grandiosidade em termos naturais, coloca o homem como parte ínfima do planeta, permitindo-lhe tomar decisões mais sábias. Este sentimento é conhecido como o “espírito de Davos”.

FóRum ecoNómico muNdial (Fem)

o poder da inovação

oFórum Económico Mundial (FEM) foi fundado em 1971 pelo engenheiro e

economista alemão Klaus Martin Schwab e é uma organização sem fins lucrativos, com base em Genebra, que se reúne anualmente em Davos, na Suíça, e que encoraja empresas, governos, organizações e, até mesmo, a sociedade civil a melhorar o estado do mundo. Com escritórios regionais em Pequim e em Nova Iorque, é uma organização imparcial, formada por membros que vão desde figuras públicas, chefes de estado ou de governo, ministros, CEOs e presidentes do conselho de administração das principais empresas mundiais, embaixadores, até membros da sociedade civil com importância para o propósito do fórum.

Financiado por cerca de mil empresas-membro e composto por parceiros estratégicos, a seleção de membros é feita com base nas receitas, na relevância no setor a nível mundial e no empenho na resolução de problemas globais que afetem a sua área de atuação.

Além das reuniões, que se revestem de sonhos de

estimular e construir comunidades globais e formar estratégias industriais, globais e regionais, são os principais objetivos do Fem.

esta técnica de aproximação ao mercado, em que o contacto com o consumidor não é feito com a intenção imediata da venda, mas com o propósito de criar com ele uma ligação através da distribuição consistente de conteúdo valioso.

Os conteúdos desenvolvidos pela Sage assumem diversos formatos e formas de divulgação, que pretendem potenciar a relação com os seus parceiros e clientes e fortalecer a sua relação.

Offline e online, a Sage avança no desenvolvimento do content marketing, com conteúdos físicos como a revista

informação traduz-se em decisão

o incentivo ao empreendedorismo social

Reconhecendo que o marketing é um dos principais responsáveis na tomada de decisão de compra, concluímos que, para si, é fator crucial a informação que detém neste momento.

O nosso maior desafio é a criação de conteúdo suficiente e esclarecedor que lhe permita conhecer as nossas soluções, motivando-o para a aquisição de um produto que vai ao encontro das suas expectativas e necessidades. neste sentido, apostamos na criação de conteúdo consistente e relevante para que, de facto, conheça os nossos produtos e serviços e, como nosso cliente, os promova junto da sua rede de amigos e familiares.

o importante é contarmos as nossas histórias, as nossas experiências e crescermos juntos! Siga-nos nas redes sociais e partilhe a sua experiência.

Joana castroBrand & channel manager

Desde 2000 que o FEM tem promovido modelos desenvolvidos por empreendedores sociais, em estreita colaboração com a Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social. Com ações e resultados surpreendentes a nível mundial, são inúmeros os projetos implicados na recuperação de problemas globais.

cimeirA de dAvOs

Davos reúne a elite dos ricos e poderosos, políticos, homens de negócios, intelectuais e outros líderes da sociedade que assumem, de certa forma, o “governo” da economia global. Crescimento económico, redução de riscos, promoção da saúde, do bem estar social e da sustentabilidade são alguns dos assuntos tratados nesta cimeira.

Em cima: bill Clinton. bill gates, Thabo Mbeki, Tony blair, bono e Olusegun Obasanjo fizeram parte, em 2005, da elite que participou na cimeira.

saúde criançawww.saudecrianca.org.br

o Saúde Criança é uma organização social brasileira, que trabalha com uma metodologia pioneira para reestruturar e promover o autossustento das famílias de crianças em risco social, provenientes de unidades públicas de saúde.

“o Saúde criança criou uma poderosa metodologia de inclusão social para os mais pobres.”

MUHAMMAD YUnUS, Prémio nobel da Paz em 2006

gaia Amazonaswww.gaiaamazonas.org

gaia Amazonas é um projeto que visa a proteção da Amazónia por meio da implantação de comunidades indígenas. Através da manutenção do seus valores e conhecimentos, esta organização trabalha, desde 1970, para que a conservação se faça por quem sente necessidade dela: os indígenas.

24 milhões de hectares da floresta amazónica já foram “salvos” por este projeto.

1001 fontaineswww.1001fontaines.com

1001 fontaines é uma organização focada na implementação de formas de abastecimento de água com qualidade, em meios rurais do Cambodja, Madagáscar e Índia. Com uma equipa a tempo inteiro de apenas cinco elementos, esta organização tem uma performance invejável.

10€ é o que custa garantir água potável a 10 crianças durante um ano.

shekulo tovwww.s-tov.org.il

Shekulo Tov é uma organização israelita especializada na reabilitação ocupacional de indivíduos com desordens mentais, com o objetivo de torná-los membros com acesso a emprego, semelhante ao resto da sociedade.

os processos utilizados por esta organização estão a ser implementados pelo ministério da saúde israelita como parte dos procedimentos de reabilitação normais.

empreendedorismo mundial e inovação que solucionem problemas globais, o FEM produz vários relatórios de pesquisa e incentiva os seus membros para iniciativas setoriais específicas, funcionando, de certa forma, como um catalisador de ideias.

Sem interesses políticos, partidários ou nacionais, o FEM tem como compromisso a melhoria do estado do mundo e assume o empreendedorismo social como elemento-chave para o avanço das sociedades e para o tratamento de problemas sociais, promovendo parcerias que permitam a inovação social.

© W

orl

d ec

on

om

ic F

oru

m s

Wis

s-im

age.

ch

/rem

y st

ein

egg

er

Page 6: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

10 sagelife 11dezembro’13

agilidadepoR aqui

agilidadepoR aqui

F iquei fã de pick-ups quando vivi em África e estava ansioso por poder experimentar a nova Volkswagen

Amarok, para poder voltar a sentir a imponência de um veículo que alia o conforto de um carro à garra de um todo--o-terreno. Apesar da costa alentejana nada ter a ver com África, e das estradas portuguesas não permitirem reviver, plenamente, a sensação de segurança que este tipo de veículos proporciona, asseguro-vos que os dias que passei com esta bela pick-up foram muito bem aproveitados e permitiram-me explorar todas as suas potencialidades.

Desta vez consegui conciliar tudo de forma tão perfeita que até a Frederica pôde vir comigo, partilhando a aventura e acrescentando-lhe um prazer especial. A verdade, verdadinha é que saímos rumo a Porto Covo, mas ficámos pelo caminho... A Frederica nunca tinha apreciado um montado, e os sobreiros que acompanham o longo percurso do litoral alentejano fizeram-nos perder a noção do tempo, que não sobrou para chegarmos ao destino previsto. Não nos arrependemos da mudança inesperada de planos e desfrutámos do Amarok, explorando a costa alentejana, entrando e saindo de caminhos e mais caminhos, descobrindo novos percursos e aproveitando ao máximo a tração integral e, em situações extremas, as redutoras.

É inevitável dar uma opinião sobre o Amarok comparando-o com outros veículos da sua classe... A força desta pick-up é impressionante e parece não temer obstáculos. Notei a força da Amarok desde a primeira aceleração, que também não foi indiferente para a Frederica, que exclamou: “pai, quando aceleras, a pick-up mexe-se toda. Que força!” É verdade, a Amarok é ágil e responde prontamente ao que lhe “exigimos” e, apesar do seu registo mais “rural”, também é um citadino. Suave e silenciosa, o espaço e o ambiente a bordo permitem cinco passageiros, com um conforto bastante aceitável. Os passageiros do banco traseiro sofrem mais no off-road, como acontece em qualquer veículo todo-o-terreno, mas são compensados com o silêncio evidente do motor.

Amigos, não vou alongar-me para vos falar do consumo médio da Amarok. Neste campo, este ou qualquer outro 4X4 ficam a perder para os veículos tradicionais. No entanto, posso dizer-

SobREIRoSobreiro, sobro ou chaparro são tudo nomes dados a uma espécie florestal autóctone da família do carvalho, a partir da qual se extrai a cortiça. De nome latim Quercus Suber, é uma das espécies primitivas da floresta portuguesa, sendo mesmo prote-gida por legislação, devido ao seu interesse socioeconómico.

Podendo atingir 25 metros de altura e um tempo de vida até 300 anos, o sobreiro tem um tecido vegetal circundante, a que vulgarmente chamamos casca, com características surpreendentes. A cortiça protege o sobreiro do fogo, mas também do frio, tornando esta árvore particularmente resistente. A sua extração não é prejudicial à árvore, já que, em sua defesa, ela produz uma nova camada de espessura igual à inicial. o fruto do sobreiro é a bolota.

os montados de sobro ou sobreirais, muito comuns em Portugal devido às condições climatéricas favoráveis, são ecossistemas delicados, com particular importância na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio. Representando cerca de 21% da área florestal portuguesa, os sobreirais são responsáveis pela produção de 50% da cortiça consumida a nível mundial.

CoRTIçAA primeira extração de cortiça de um sobreiro ocorre quando este atinge entre 25 e 30 anos, nos meses de junho e agosto. Só a partir da terceira extração (amadia) é que a cortiça é considerada de qualidade, passando a ser recolhida de nove em nove anos. Matéria-prima nobre, a cortiça tem um elevado número de utilizações e continua a surpreender a comunidade científica que se dedica à sua investigação.

o Parque natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina localiza-se no sudoeste litoral de Portugal, entre São Torpes e o burgau.

São torpesN 37º55’00.73” / W 8º48’10.11”burgauN 37º04’18.29” / W 8º46’31.01”

sem demoRas

Sabia que…

“montado” de oportunidades

Portugal, Espanha, Finlândia, Japão e Estados Unidos são países em que a cortiça portuguesa está bem representada? Pela mão de Ana Mestre, fundadora da Corque Design, a investigação e o design aliaram-se de forma inovadora, dando origem a peças únicas que estão no topo da vanguarda do design mundial.

Rosiel d’Assumpção, fotógrafo e viajante, já cruzou o planeta acompanhado da sua máquina fotográfica. É colaborador de várias revistas de viagens.

Costa alentejana, aqui vou eu!Rosiel d’assumpção perde-se na descoberta de novos caminhos e explora todo o potencial do novo volkswagen amarok.

cOstA AlentejAnA

Situada no sudoeste de Portugal, a costa alentejana é uma região única em que o mar se estende para um lado até à linha do horizonte e a terra se estica para o outro, numa planície imensa. Tradição e natureza, cultura e lazer, permitem perdermo-nos facilmente do nosso destino, ao desfrutarmos do espaço sem tempo.

-vos que não achei que fosse gulosa e o consumo global, com estrada e “fora-de-estrada”, surpreendeu-me.

A Volkswagen aventurou-se neste tipo de veículos e, a meu ver, ganhou a aposta. Este Amarok tem alma, tem estilo e não deixa ninguém indiferente. Quero destacar a posição de condução, que, na minha modesta opinião, é quase irrepreensível, merecendo nota nove numa escala de zero a dez. A suspensão é firme e o conforto é garantido.

Voltando um pouco aos sobreiros... Como vos dizia, a Frederica ainda não tinha visto esta paisagem deslumbrante, em que uma árvore replicada milhares de vezes cria um ambiente tão revelador do nosso país. Não só pela sua beleza, mas também pela sua importância para a nossa economia, fiz questão de lhe explicar tudo o que sei sobre o sobreiro e sobre a cortiça. “Tens jeito para professor”, disse-me ela em tom de brincadeira, ao que lhe respondi que nem ela nem os seus colegas me quereriam numa sala de aulas. Mas, cá para nós, eu gostei muito de lhe explicar o quão importante é o sobreiro.

No final, a Frederica gostou tanto que me pediu: “pai, hoje fazemos a fotografia do carro aqui, debaixo de um sobreiro”. “Claro que sim, filha”, respondi- -lhe, impondo uma condição: “Tu tiras a fotografia!”. E ela tirou...

Debaixo dos sobreiros, a Amarok faz jus ao nome que a Volkswagen escolheu que, em inuit, a língua dos esquimós, significa lobo. Olho para a Amarok e vejo o rei da vida selvagem inuit e sinto aquilo que representa para aquele povo: força, robustez e resistência.

Page 7: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

12 sagelife

Newcastle upoN tyNe

de cidade mineira a capital hipster

agilidadepoR aí

Newcastle fervilha de coisas para fazer e sítios para visitar e é o sítio perfeito para a sede da sage, pela inovação e pelo empreendedorismo que ambas representam.

Sage global marketing meeting 2013

nos dias 23 e 24 de setembro, 35 marketeers de 11 países reuniram-se na sede da Sage, em newcastle, para uma reunião de marketing global, em que a troca de experiências, o benchmarking, a cooperação e o trabalho de equipa estiveram na ordem de trabalhos.

newcastle é uma das cidades mais supreendentes para quem visita o nordeste do Reino Unido pela primeira

vez, sobretudo pela surpresa que pode representar não encontrar um ambiente cinzento e inóspito, onde os homens se juntam para beber uísque. Esta imagem de newcastle, tão distante da realidade, tem certamente origem na sua complexa história, desde a construção da muralha de Adriano, a mais extensa estrutura edificada pelo império romano, até à industrialização, que poluiu grandemente a região. newcastle cambaleou durante alguns anos, depois do abandono do carvão e do aço, mas resistiu, empreendeu e inovou, até se tornar a capital moderna do nordeste da ilha. A escultura contemporânea situada por cima do local onde, durante dois séculos, centenas de homens trabalharam nas minas de carvão, lembra a história que marcou a cidade, mas representa, também, a transição entre esse passado e o presente.

o Anjo do norte é o nome desta escultura em aço, cujas asas medem 54 metros e criam a sensação do abraço que nos dá esperança. Os geordies, nome que identifica os habitantes de newcastle, preservam o seu dialeto impenetrável, mas, debaixo das asas do “seu” anjo, revelam-se uma excelente companhia para uma ida às compras no Eldon Square Shopping Centre ou para uma noite de folia num dos bares, pubs, restaurantes ou clubes noturnos, com opções para todo o tipo de gostos e paladares.

A cidade de newcastle é, na realidade, newcastle upon Tyne. Dividida pelo rio Tyne, Newcastle, como é conhecida, fica na margem norte, sendo a cidade de gateshead que se estende pela sua margem sul. As maiores atrações locais estão nas margens deste rio: a gateshead Millennium bridge, uma das pontes que unem newcastle upon Tyne e gateshead, e que é a primeira ponte de inclinação do mundo; o bALTIC Centre for Contemporary Arts, imperdível para os amantes de arte e que é gratuito; e o Sage gateshead, um edifício curvo em vidro e aço inoxidável e que é um centro educativo, de espetáculos e conferências.

newcastle é uma cidade icónica, “mãe” de nomes como Mr. bean, Sting, entre tantos outros. Inesperada, como a chuva que aparece sempre de surpresa, e, por isso, imperdível.

David Goldman nasceu em Sunderland e estudou contabilidade, mas acabou por trabalhar em marketing e vendas, gerindo uma pequena gráfica. As maio-res dificuldades que enfrentava no seu trabalho permitiram-lhe perceber uma lacuna no mercado e uma oportunida-de de negócio. Em 1981, junta-se a um perito em informática e ex-cientista da nASA, Paul Muller, e a um estudante da universidade de newcastle, Graham Wylie, e desenvolvem um programa que resolve de tal forma as dificulda-des experimentadas por Goldman que a sua comercialização se torna óbvia.

Faleceu em 1999 com a crença que marcou o início da Sage: ser empre-endedor obriga ao reconhecimento e exploração de novas oportunidades.

quem fundou a sage?

conta uma lenda que a Sage recebeu o seu nome graças a um cartaz com ervas e especiarias, num pub onde os seus fundadores se encontravam.

3-iD APPExplore as dimensões da marca Fidelidade

Fidelidade-Executivo-210x275 AFp.indd 1 7/17/13 10:47 AM

Page 8: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

14 sagelife 15dezembro’13

o que muda em termos de faturação?Com a adesão ao IVA de caixa, faturas simplificadas e recibos devem ser emitidos numa “série especial” e conter no documento a menção “IVA – Regime de Caixa”. A opção por este regime implica, também, a obrigação de registar separadamente as operações por este abrangidas e a emissão de recibo do montante recebido, em duas vias e com comunicação à AT, da mesma forma como é feita a comunicação de faturas.

quais são as soluções Sage para o Regime de iva de caixa?A Sage Portugal disponibilizou novas versões das aplicações de faturação e contabilidade que permitem aos seus clientes cumprirem com todos os requisitos previstos na lei, seja na qualidade de aderentes ao RIC, seja na qualidade de sujeitos passivos não aderentes que, pelo facto de efetuarem transações com clientes abrangidos pelo RIC, ficam também sujeitos a novas regras específicas, por exemplo, na emissão de recibos.

Reconhecendo a importância desta decisão, a Sage facilitou a decisão dos empresários portugueses ao criar o Simulador Sage, gratuito para todas as empresas, sejam ou não clientes Sage, ainda disponível em www.sage.pt. Num estudo de avaliação do impacto do Regime de IVA de Caixa no tecido empresarial português, cerca de 46% dos inquiridos consideraram o Simulador Sage muito útil na tomada de decisão de adesão ao Regime de IVA de Caixa.

oprincipal objetivo do novo Regime de IVA de Caixa é melhorar as condições de tesouraria das empresas portuguesas. Com esta

medida, prevê-se menos pressão sobre a tesouraria, melhor gestão dos recebimentos e pagamentos e redução dos custos financeiros associados à entrega do IVA ao Estado.

o que é o Regime de iva de caixa?Inscrito no Orçamento do Estado para 2013, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/2013 de 30 de maio e em vigor desde 1 de outubro, a adesão ao novo Regime de IVA de Caixa é opcional e permite que as empresas cumpram o dever da entrega do IVA ao Estado somente após boa cobrança das faturas emitidas aos clientes.

Sage disponibiliza simulador para Ric

como aderir ao Regime de iva de caixa?Numa primeira fase, podem aderir as empresas com um volume de negócios, no ano civil anterior, até 500 mil euros, que não exerçam uma atividade exclusivamente isenta ao abrigo do CIVA, que não estejam enquadradas no regime dos pequenos retalhistas e que não beneficiem da isenção de imposto. Os sujeitos passivos devem estar registados para efeitos deste imposto há, pelo menos, 12 meses e a sua situação tributária deve estar regularizada.

O prazo para a adesão para 2014 expirou a 31 de outubro de 2013. Para aplicar o RIC nos exercícios de 2015 e seguintes, o pedido de adesão deve ser efetuado através do Portal das Finanças até 31 de outubro do ano anterior. No caso das entidades com contabilidade organizada, esta opção tem de ser exercida pelo respetivo TOC. A adesão a este novo regime tem uma obrigatoriedade de manutenção durante dois anos civis consecutivos, antes de se poder regressar ao regime normal.

que operações estão incluídas no novo regime?O RIC aplica-se a todas as transmissões de bens e prestações de serviços efetuadas pelos sujeitos passivos de IVA que preencham as condições referidas, sempre que as mesmas tenham por destinatários outros sujeitos passivos de IVA. As operações efetuadas pelo sujeito passivo para o consumidor final não estão abrangidas pelo Regime de IVA de Caixa, dado que se considera que o recebimento é a pronto pagamento.

integridadeespecial

integridadeespecialinformação

online

Para que nada lhe escape sobre o novo RIC, a Sage centralizou um conjunto de informação sobre este tema no site e no portal mySage, que o convidamos a visitar. Também o Simulador Sage, disponível online, é uma ferramenta útil na tomada de decisão de adesão ao RIC. Veja mais em www.sage.pt/regimeivadecaixa

a 1 de outubro chegou um novo regime de contabilidade opcional para as empresas portuguesas. já sabe o que é o novo Regime de iva de caixa?

Sage ajuda

vantagenS PaRa o SeU negÓcioAs vantagens de optar pelo Regime de IVA de Caixa (RIC) estão relacionadas com o adiar da saída de dinheiro da Entidade para o Estado. no entanto, estas vantagens são tanto maiores se o sujeito passivo exercer operações não excluídas, e se habitualmente apurar IVA a pagar ao Estado. Em resumo, as vantagens do RIC são as seguintes:

1O IVA é liquidado no momento do

recebimento do preço acordado com o cliente, no máximo até ao 12.º mês posterior à data de emissão da fatura;

2no caso de recebimentos

parciais, o IVA é liquidado aplicando a taxa de IVA da operação apenas ao valor efetivamente recebido, não sendo exigida de imediato a totalidade de liquidação do imposto;

3As Entidades pagam o IVA com o dinheiro

entregue pelo cliente, não necessitando, por isso, de alocar recursos financeiros próprios ou de entidades financeiras;

4Dado que não há necessidade de

financiamento para entregar antecipadamente o IVA liquidado ao Estado, é possível que algumas Entidades consigam reduzir os gastos de financiamento.

A adesão ao RIC carece de uma avaliação prévia das vantagens, Entidade a Entidade.

A importância do esclarecimento

sobre o novo RIC levou a Sage a

percorrer o país.

em conjunto com alguns parceiros e associações locais,

a Sage percorreu o país para realizar sessões de esclarecimento sobre o novo Regime de IVA de Caixa, contando, até à data, com mais de 500 participantes.

Paralelamente, nestas sessões de esclarecimento foi promovido o simulador gratuito criado pela Sage, para avaliação do impacto e das vantagens de adesão das empresas ao Regime de IVA de Caixa.

Ainda neste contexto, a Sage disponibilizou vários webinars para partilha de informação sobre o tema. os webinars, gratuitos mas com inscrição obrigatória, permitiram esclarecer os parceiros sobre:

• o novo Regime de IVA de Caixa conforme o DL 71/2013;

• as alterações na declaração de IVA conforme portaria 255/2013;

• as implicações nas aplicações de faturação, nomeadamente PosPlus e factuPlus.

“(…) uma vez mais, a Sage procura antecipar e alertar a classe empresarial para este tema, que poderá ter um impacto significativo na gestão do ciclo de tesouraria das suas organizações”, refere Ana Teresa Ribeiro, SME Manager da Sage Portugal.

Sessões de esclarecimento

o que muda no Regime de iva de caixa?Com o Regime de IVA de Caixa, o imposto é exigido às empresas apenas no momento do recebimento total ou parcial da fatura emitida aos clientes. A dedução do IVA também passa a ser possível com base no comprovativo de pagamento aos fornecedores. De qualquer forma, no plano das obrigações, o IVA é exigível no 12.º mês posterior à data de emissão da fatura, caso o pagamento não seja efetuado até essa data.

Sérgio bragaBusiness analyst

“desenvOlvemOs umA ferrAmentA grAtuitA que AjudA Os empresáriOs pOrtugueses A perceBer se vAle A penA AdOtAr O nOvO regime de ivA de cAixA nA suA empresA. BAstA indicAr Os seus vAlOres de vendAs e gAstOs em 2012 pArA perceBer quAl seriA O impActO nA suA tesOurAriA, cAsO já estivesse A OperAr nO âmBitO dO ric .”

novo Regime de iva

de caixa

Vendas e prestações de

serviçosCompras e despesas

Apuramento do IVA

Pagamento ao Estado

Recebimento de clientes

Pagamento a fornecedores

Vendas e prestações de

serviçosCompras e despesas

Apuramento do IVA

Pagamento ao Estado

Recebimento de clientes*

Pagamento a fornecedores*

*Ou decorridos 12 meses após data da fatura.

Regime noRmaL Ric

Page 9: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

16 sagelife 17dezembro’13

empreendedorismo e inovação são palavras indissociáveis desta mulher que, desde menina, revela a iniciativa para agir, criar e inovar sem medo de arriscar.

Fátima lopes : : uma mulHeR simples, cRiativa e empReeNdedoRa

integridadeeNtRevista

integridadeeNtRevista

aSage acredita no poder da simplicidade, na flexibilidade e agilidade para responder às necessidades dos seus clientes, na criatividade como móbil da inovação, na confiança como meio

fidelizador, na integridade como base de qualquer estrutura sólida. Fátima Lopes representa esses valores e é por isso que este mês conversamos com ela.

Simplicidade e ousadiaFátima Lopes considera-se uma pessoa simples e acredita que é fundamental sermos práticos, eficientes e descomplicados para que a vida exerça o seu poder. Pessoal e profissionalmente, alia a simplicidade à ousadia, simultânea e separadamente, sem medo dos momentos que esta aliança possa trazer. Quebra a monotonia, desperta a curiosidade e acende a inteligência, o que faz deste conjugar do simples e do ousado chaves para bem criar.

Um bom exemplo desta sua capacidade de juntar dois aparentes opostos leva-nos ao virar do século e ao seu famoso biquíni feito de ouro e diamantes, uma peça simples mas ousada, avaliada em cerca de um milhão de dólares. O facto de ter sido notícia por todo o planeta mostra-nos como esta conjugação pode abrir as portas ao sucesso.

Dois anos depois, a Mattel, uma das maiores empresas fabricantes de brinquedos do mundo, convida-a a criar o mesmo biquíni para a Barbie.

Flexibilidade e agilidadeEm vinte anos, a mulher Fátima Lopes cresceu, evoluiu, acompanhou os tempos e aprendeu com os erros. A marca, com o mesmo nome, seguiu o mesmo percurso de forma natural, revelando, também esta, a sua flexibilidade. A desfilar há quinze anos na semana da moda em Paris, a mulher e a marca superam-se de coleção em coleção e mostram a sua aptidão para a diversidade nos trinta desfiles que somam na capital da moda mundial.

Fátima Lopes vê no exercício físico mais do que a manutenção da boa forma. “Ajuda- -me a gostar de mim e a ser uma pessoa positiva”, diz-nos, e acrescenta “Eu acho que o corpo é bonito, nós nascemos nus. O corpo não é um tabu, nós andamos vestidos para nos protegermos do frio, do calor e não para nos escondermos”. Para além da agilidade física, Fátima Lopes é profissionalmente ágil, ativa, sem medos, sempre pronta a enfrentar qualquer desafio.

A sua flexibilidade e agilidade revelam-se na forma como cria e se reinventa, evitando a monotonia de quem já não ousa. No seu portfolio conta com sapatos, alta joalharia, marroquinaria, cutelaria, artigos para o lar, óculos, canetas, pavimentos, revestimentos, acessórios, moda masculina e, mais recentemente, perfumaria.

criatividade e inovaçãoA inovação faz parte da sua vida. É um dom natural e espontâneo que alimenta e cuida para que não desapareça. “Neste mundo tão competitivo é fundamental ser-se único, o primeiro em tudo o que se faz”, salienta sem lhe tremer a voz, porque Fátima Lopes sabe do que fala. O empreendedorismo corre-lhe nas veias, mas a consciência de ser capaz de muito mais ajuda-a a crescer em criatividade e inovação. É esse o conselho que Fátima Lopes deixa a todos os aspirantes a empreendedores: “Ser empreendedor é um dom natural, mas também se cultiva. Aconselho a acreditarem em vós próprios, porque todos somos capazes de muito mais do que pensamos. Tudo é possível, com muita dedicação e empenho”. O último rasgo de criatividade e inovação de Fátima Lopes surgiu na comemoração dos seus vinte anos de carreira, no início deste ano, com o lançamento da fragrância de luxo Be Mine. Após três anos de trabalho na capital francesa, com a ajuda do perfumista Aurélien Guichard, Fátima Lopes cria e inova, voltando a colocar-se na linha da frente e tornando-se a primeira estilista portuguesa a lançar um perfume.

Confiança e fidelizaçãoNatural da ilha da Madeira, Fátima Lopes cresceu na cidade do Funchal, onde a sua fluência em línguas estrangeiras a levou a trabalhar como guia turística.

Opta pelo estilismo como formação e é em Lisboa que, em 1990, abre uma loja de roupa com uma amiga, vendendo, essencialmente, roupa de criadores internacionais. As idas a

Sabia que...

Na comemoração dos vinte anos de carreira, Fátima Lopes lançou o Be Mine e tornou-se a primeira estilista portuguesa com uma fragrância de luxo? Um perfume cujo frasco é inspirado num diamante e cuja fragrância mistura cedro, baunilha e amora.

“Ser empreendedor é um dom natural, mas também se cultiva. aconselho a acreditarem em vós próprios…”

“É fundamental ser-se único…

o primeiro em tudo o que se faz.”

Page 10: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

18 sagelife

integridadeeNtRevista

Paris para a compra antecipada de coleções são-lhe difíceis. Fátima Lopes sente-se desenquadrada. Procura peças diferentes, mais arrojadas, que não encontra e acaba por apostar na aquisição de tecidos. Cria, assim, os primeiros doze modelos que coloca à venda na loja e sente-se encorajada pela reação das suas clientes.

Dois anos depois, apresenta a sua primeira coleção no convento do Beato e muda o nome da sua loja para Fátima Lopes. A loja amplia-se à medida do crescimento da marca e ocupa um edifício no Chiado, que alberga não só a loja, mas também um bar, um atelier de confeção, um estúdio de criação e uma agência de modelos.

Portugal aclama-a e Paris recebe-a, em 1994, no Salon du Prêt-à Porter Féminin e, em 1996, para a abertura da sua primeira loja internacional.

A história prossegue e mostra que, sem confiança, a evolução não teria sido possível. Fátima Lopes dedica-se de corpo e alma ao seu trabalho porque é a sua verdadeira paixão, confia nas suas capacidades e acredita em quem a segue e se mantém fiel.

Integridade e solidezApesar da moda ser associada ao uso passageiro de determinadas peças segundo o gosto do momento, o estilo de vida ou a estação do ano, Fátima Lopes garante que a integridade é possível no mundo da moda, e que, se assim não fosse, não faria parte dele. Como criadora de beleza, mantém a integridade de levar bem-estar a muita gente. Como criadora da sua própria marca e gestora da mesma, é íntegra no seu estilo e respeitadora do seu cliente, a quem os seus produtos se destinam. Sólidas, as suas coleções apresentam soluções para todas as ocasiões, com preços variados, abrangentes e comercialmente atrativos.

À pergunta “o que é que lhe falta fazer?” Fátima Lopes não hesita: “Na moda falta sempre fazer tudo. De seis em seis meses volta tudo ao zero e volto a estar ‘à prova’.”

Com fé numa cultura de mérito, que a obriga a fazer mais e melhor, este é, certamente, o segredo de quem quer ser recordada como uma mulher simples, criativa e empreendedora, que viveu toda a vida a fazer aquilo que mais gostava: criar moda.

No passado dia 1 de outubro, Fátima Lopes apresentou mais uma coleção em Paris, para a primavera/verão do próximo ano. Inspirada nas deusas gregas, a coleção foi desenhada a uma só cor – o branco – numa simbiose entre o passado e o futuro. A criadora portuguesa trabalhou com o designer belga PP From Longy, para a criação de punhos, cintos e golas oversized em smalto, mostrando a importância das parcerias para o sucesso das marcas.

“… todos somos capazes de muito mais do que pensamos. tudo é possível, com muita dedicação e empenho.”

19

integridadeReFlexões

Jorge Santos carneiro, Presidente executivo da Sage Portugal e brasil

“na sage, sentimos o dever de bem servir o país e o tecido empresarial português.”

A entrada em vigor do novo Regime de IVA de Caixa (RIC) reflete uma preocupação do Estado português relativamente ao impacto financeiro negativo na tesouraria das empresas, das cobranças duvidosas e dos prazos alargados de recebimento de clientes. Assim, a aprovação do Decreto-Lei n.º 71, a 31 de maio deste ano, que vigora desde 1 de outubro, coloca-nos perante mais do que um novo regime de IVA, facultativo, coloca-nos perante parte de uma estratégia para o crescimento e fomento industrial do nosso país.

Na Sage, a adaptação das nossas soluções, devido a uma legislação que permite a melhoria da gestão das empresas portuguesas, neste caso em particular, a gestão de tesouraria, é uma missão e um desafio. Uma missão de bem servir o país e o seu tecido empresarial, facilitando-lhe o cumprimento de mais uma lei vigente com o impacto mínimo nos seus ciclos de trabalho, e um desafio para a implementação atempada das soluções certas que abranjam todas as situações previstas na lei.

Para além da atualização das soluções, na Sage disponibilizamos um simulador que permite às empresas portuguesas verificarem se têm vantagem na adesão ao novo regime, facilitando-lhes a decisão sobre a opção a escolher. Consciente da importância deste tipo de opção para a vida de uma empresa, facultámos o acesso a esta aplicação a todas as empresas portuguesas, e não apenas às empresas utilizadoras dos seus produtos, reforçando a sua missão de otimização da gestão e dos processos dos negócios de toda e qualquer empresa, com soluções e serviços que lhes tragam benefícios.

Como noutras situações semelhantes ocorridas anteriormente, inclusivamente num passado recente, com o novo regime de bens em circulação, na Sage assumimos, ainda, o papel de formadores. Defendendo o estabelecimento de relações fortes com os nossos clientes, baseadas na confiança e na colaboração em equipa, não só ouvimos os nossos clientes, como contribuímos para a sua aquisição de conhecimentos, esclarecendo as suas dúvidas sobre as soluções que utilizam ou sobre os temas subjacentes às alterações ou reformulação das soluções de gestão Sage. No caso deste novo regime, a Sage promoveu webinars e sessões de esclarecimento por todo o país, algumas em conjunto com os seus parceiros, de forma a enquadrar as empresas interessadas no novo RIC e nas alterações efetuadas nas várias soluções, e para promover a utilização do Simulador Sage como ferramenta útil do momento.

Na Sage, procuramos desafiar o mercado diariamente e responder às solicitações impostas. Antecipamos as necessidades futuras e procuramos inovar, com os olhos no futuro, com confiança no presente, e com a experiência do passado.

19dezembro’13

Page 11: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

20 sagelife 21dezembro’13

confiançapRoduto

confiançapRoduto

legislação laborala sage disponibiliza novas versões das suas aplicações

escolha-nos mês a mês

a forma mais simples de cortar nos custos da sua empresaMuitas decisões importantes, como a escolha de uma solução de gestão ajustada aos negócios, não avançam pela dificuldade de compromisso de longo prazo. Para facilitar a gestão de tesouraria e reduzir o risco de investimento, a Sage criou a possibilidade de utilização mensal das suas soluções, com inúmeras vantagens:• Maior economia: reduzido investimento inicial e pagamentos mensais;• Maior flexibilidade: ajuste da solução de acordo com as suas necessidades;• Maior proximidade: formação e apoio técnico online e portal Web

personalizado;• Maior simplicidade: pagamento de acordo com a utilização;• Maior adaptabilidade: construção de uma solução à medida do negócio.

Flexibilizar, para agilizar os negócios e racionalizar o investimento das empresas, são os principais objetivos desta medida de ajuste às necessidades do mercado e procura da satisfação dos seus clientes.

Saiba mais em www.sage.pt.

A quinta alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, entrou em vigor a 30 de agosto de 2013, ajustando o valor da compensação devida pela cessação do contrato de trabalho. As alterações registadas obrigaram à disponibilização de novas versões nas aplicações Sage Gestão de Pessoal.

Este diploma inclui alterações no Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), ou mecanismo equivalente, e no Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT), bem como na forma de cálculo das indemnizações por cessação de contrato de trabalho, sem termo, a termo certo ou temporário, em qualquer dos casos por iniciativa do empregador.

Para os clientes com Serviço Sage Care ativo, todas as informações relativas às alterações no Sage Gestão de Pessoal estão disponíveis no portal mySage, estando o apoio ao cliente Sage disponível para esclarecer, também, quem não é seu cliente.

A Sage preparou, ainda, cursos de formação específicos sobre esta temática, disponíveis em formato online.

Sage enterprise intelligence

Presente em mais de 35 países distribuídos pela Europa, América do Norte, Ásia e África, o Sage ERP X3 disponibiliza um novo motor V5 que, através de um sistema integrado, cobre todas as necessidades das empresas.

A 30 de setembro terminou o período experimental da comunicação via webservices dos documentos de transporte no contrato Start das várias aplicações Sage, passando a estar disponível apenas para clientes/utilizadores com contrato Plus ou Premium.

Assim, conforme comunicado, explicado e demonstrado em inúmeras sessões presenciais e online, em sessões teóricas comerciais e em sessões práticas de produto, desde 1 de outubro de 2013 que a comunicação via webservices é gratuita apenas para os clientes com contratos Plus, sem valor de módulo adicional. Ou seja, os clientes com serviço Start que não fizeram upgrade para o serviço Plus ou Premium, só conseguem comunicar à Autoridade Tributária os documentos de transporte pelo ficheiro SAFT específico dos documentos de transporte, já que a aplicação deixou, automaticamente,

soluções online para startups e pequenas empresas

• Relatórios de gestão úteis, que permitem um controlo do negócio e um panorama da sua saúde financeira.

• Reporte ao SAFT de forma simples.• Pagamento mensal, com possibilidade

de cancelamento imediato e sem complicações.

• Garantia da segurança dos dados, sem perda ou partilha de informação.

• Suporte técnico composto por profissionais e ferramentas adequados, disponíveis 24 horas por dia, à distância de um clique ou de um telefonema.

marca global, execução localO Sage One é uma marca global com uma visão global de liderança do seu segmento de mercado a nível mundial. Numa

O Sage One é uma solução de faturação online simples, pensada especificamente para quem acabou de criar um negócio e precisa de se manter focado nos seus objetivos.

vantagens do Sage one• Fácil, rápido e eficaz – com o Sage One

pode começar a trabalhar em minutos, sem precisar de fazer qualquer tipo de instalação ou configuração.

• Simples e prático – pode aceder-se ao Sage One a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet, dispensando um posto de trabalho fixo.

• Sem qualquer obrigatoriedade ou compromisso de permanência, é possível experimentar, gratuitamente, durante 60 dias.

Webservices sage

novo regime de bens em circulação e saFt

plataforma única, construída de raiz na cloud, o Sage One é um só produto, adaptável país a país, de acordo com as necessidades do mercado e a legislação vigente.

“Mais ninguém oferece aos clientes a visão de negócio e a força da marca que o Sage One oferece com o mesmo nível de conhecimento local”, refere Jorge Santos Carneiro, Presidente Executivo da Sage Portugal e Brasil, que espera ver crescer o sucesso do Sage One à medida que se ramifica em diferentes mercados pelo mundo.

Sabia que...

Em sageone.pt pode experimentar uma versão gratuita online do Sage One, durante 60 dias?

de permitir enviar documentos de transporte via webservices. É importante salientar que os clientes sem contrato podem continuar a emitir o SAFT global, mantendo-se as opções que existiam à data em que terminou o contrato.

Desde maio de 2013 foi realizada, de forma intensiva, a migração de todos os clientes aderentes do serviço Start para os serviços Plus ou Premium, tendo os Parceiros Sage contribuído bastante para a concretização desta tarefa.

a reterA diferença entre o contrato Plus e o Start é de apenas, em média, 70 €. O cliente com contrato Plus tem direito a um serviço de CheckUp SAFT, à análise do seu ficheiro SAFT por parceiros SAFT Experts, ao envio de SAFT de forma automática e submissão respetiva sem intervenção do utilizador no site, à criação automática dos dados dos clientes (sujeitos passivos) com pesquisa online, baseada no NIF do cliente, entre outras opções bastante vantajosas.

soluções online para startups e pequenas empresas

Page 12: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

22 sagelife 23dezembro’13

confiançaFoRmação

formações em destaque

Trabalhando para o alcance daquele que é um objetivo partilhado por todos os que colaboram com a Sage – gerar experiências extraordinárias ao seu cliente interno e externo – a área de formação da Sage, com mais de 35 000 horas anuais de formação, realizada para mais de 7300 formandos, tem conquistado um papel formativo e informativo regular em temáticas mediáticas e de grande relevância no apoio à profissão e à utilização de soluções Sage, refletido no elevado índice de satisfação na ordem dos 98%. As mais recentes alterações na faturação, documentos de transporte, Regime de IVA de Caixa e as novidades na legislação laboral relacionadas com admissões e cessação de contratos de trabalho, têm sido matérias abordadas desde a teoria à aplicação prática nas soluções Sage. Conscientes de que, para além da atualização e especialização dos nossos formadores, só com o feedback de quem participa e ministra as nossas ações de formação poderemos manter um nível de satisfação global tão próximo da excelência, valorizando todas as sugestões e comentários que possam contribuir para a melhoria do que fazemos.

Formação onlineA adequação da nossa oferta formativa ao atual cenário socioeconómico é uma forte preocupação, destacando-se, por isso, a proximidade e descentralização criada pelas ações de formação em formato online, bem como a especialização e direcionamento das sessões de esclarecimento Quick Learning. As formações Sage Online ocupam já mais de 50% da oferta formativa do Sage Institute, destacando- -se as ações rápidas de esclarecimento Quick Learning e os cursos das Soluções Sage, que permitem aos formandos o conhecimento das funcionalidades mais básicas até à especialização em matérias específicas.

Com o objetivo de manter a interação em tempo real com o formador e outros formandos, a formação Sage Online equipara-se a uma formação presencial, distinguindo-se pelo facto de permitir o esclarecimento de dúvidas após a ação de formação. Após a frequência de uma ação de formação de curta duração, é usual a manifestação da necessidade de acompanhamento e verificação da aprendizagem. As ações de esclarecimento de dúvidas têm o propósito de garantir que o formando consegue validar a aplicabilidade da aprendizagem, para além de poder utilizar as ferramentas de apoio, como os vídeos e a documentação que lhe são disponibilizados para auto estudo.

confiançaeveNtos

Sabia que...

Lisboa foi a cidade selecionada para acolher o ecossistema mundial Sage ERP X3, colocando a Sage Portugal à frente do evento que decorrerá de 12 a 15 de maio de 2014?

exploReRs Festival

o Festival do empreendedorismo chega a Lisboaassociada a mais um evento que reúne empreendedores portugueses a sage aproveita a iniciativa e lança o sage one

RecURSoS HUmanoSComo suporte às mais recentes alterações à legislação laboral, decorrentes da 5.ª revisão ao Código do Trabalho, o Sage Institute possibilita o conhecimento das bases teóricas e das novas funcionalidades incrementadas nas soluções de gestão de pessoal, que permitem processar o tratamento do cálculo das indemnizações, bem como das contribuições para o fCT e fgCT.

Revisão ao Código do Trabalho – 5.ª atualização e Fundo de Compensação

Cálculo das Compensações por cessação de contrato, a partir das Soluções Sage, de acordo com a legislação em vigor

Contribuições para o Fundo de Compensação ou Mecanismo Equiparado e Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho

contabiLidadeo Regime de IVA de Caixa e a obrigatoriedade da sua aplicabilidade nas soluções de faturação e contas correntes tem sido um tema de especial relevância, que nos leva a explicar em que consiste e quais as vantagens e implicações na faturação/contas correntes e contabilidade.

Regime de IVA de Caixa – Abordagem geral

Ajudas de Custo e Quilómetros – Regime fiscal em IRC e IRS

Benefícios Fiscais em IRC

FatURaçãoResultado de todas as alterações que têm vindo a ser exigidas ao nível dos documentos de transportes e do Regime de IVA de Caixa, as sessões de esclarecimento rápidas, nestas matérias específicas, permitem-nos contextualizar as bases legais e a forma como devem ser aplicadas nas soluções de gestão Comercial Sage.

Comunicação dos documentos de transporte à AT nas Soluções Sage

Bens em Circulação – O que mudou a 1 de julho?

Regime de IVA de Caixa – Abordagem geral

Regime de IVA de Caixa nas Soluções Sage

a sage investe na formação e obtém um nível de satisfação global próximo da excelência.

formação sage

98% dos formandos valorizam formações

Saiba mais através de

[email protected] ou ligue

707 782 403

ao lado dos empreendedores

A parceria com a beta-i é já longa e, por isso, assim que nos falaram no Explorers festival, mais especificamente no Toolbox, fez-nos todo o sentido estar presentes com eles neste evento.

Coincidiu com o facto de estarmos, nesta mesma altura, a lançar a nossa primeira faturação na cloud, pensada e desenhada para Empreendedores e Startups, pelo que a conjugação destes dois acontecimentos foi o mote para o lançamento do Sage one no Toolbox.

Queremos continuar a estar ao lado dos Empreendedores e este tipo de eventos é, para nós, não só uma forma de continuar a perceber o mercado, mas desta vez a mostrar a oferta que temos para eles.

isália barataHead of startup & small Business

Considerada a maior iniciativa de empreendedorismo em Portugal, a 2.ª edição do “Energia de Portugal” teve aliciantes extra, relativamente ao programa anterior. Com prémios de mérito pelo seu desempenho atribuídos às cinco primeiras equipas classificadas, a equipa vencedora (betApp) recebeu um prémio

monetário de 20 000 euros e seis meses no programa de aceleração fastlaunch, da fábrica de Startups, no valor de 25 000 euros.

o evento decorreu no dia 24 de setembro, no Auditório do Museu do oriente, em Lisboa, e contou com o comediante Eduardo Madeira para fazer o

arranque, e com Pedro gonçalves, secretário de estado da Inovação, Investimento e Competitividade, para o encerramento.

Como patrocinadora, a Sage acredita no investi-mento no empreendedorismo e mostra-se convicta no apoio a estas inciativas.

edp iNvestmeNt pitcHSage Portugal patrocina a iniciativa “energia de Portugal”

o Explorers Festival chegou a Lisboa e decorreu entre 1 e 8 de novembro, no espaço de cowork Central Station.

Composto por três eventos principais — o Bootcamp, a Toolbox e a grande conferência — o evento juntou empreendedores para uma partilha de conhecimento e ideias, para a exploração de ferramentas de negócio que, associadas a uma boa dose de inspiração, os tornem bem sucedidos no mercado competitivo onde se inserem.

explorers bootcampDe 1 a 3 de novembro, o Bootcamp abriu o Explorers Festival e, coordenado pela Marinha Portuguesa, apresentou um treino intensivo para aperfeiçoamento de capacidades de liderança empresarial.

explorers toolboxDepois do Bootcamp, a Toolbox contou com um marketplace de soluções e com vários workshops e

demos, com a participação de oradores convidados da Sage, Google, Dropbox, Windows, Konica- -Minolta, HP, entre outros.

explorers conferenceA grande conferência que fechou o evento e explorou temas como o desenvolvimento de produtos, design de serviços, ideias e tecnologias inovadoras de mentores, profissionais e empreendedores de todo o mundo. Garret McNamara, que surfou a maior onda do mundo na Nazaré, fez parte do conjunto de oradores, que incluíram, ainda, o astronauta da NASA, Jean-François Clervoy, entre tantos outros exploradores destemidos.

Inspirado nos descobrimentos portugueses e na conquista do mundo, o Explorers Festival contou com o apoio da Sage, que se juntou a mais uma iniciativa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo e apresentou ao público o Sage One..

Page 13: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

24 sagelife 25dezembro’13

confiançaeveNtos

confiançaeveNtos

aSage Portugal, líder mundial no desenvolvimento de software de gestão, realizou a 2.ª Edição

dos Sage Mid-Market Awards, no dia 10 de outubro, no restaurante Eleven. O cocktail de entrega de prémios reuniu cerca de cem clientes e parceiros da Sage, que assistiram à identificação dos Clientes e Parceiros Sage da unidade de Mid-Market que mais se destacaram durante o ano fiscal de 2013 (que terminou a 30 de setembro).

Rui Nogueira, BU Manager Médias e Grandes Empresas da Sage Portugal, explica que “a primeira edição dos Sage Mid-Market Awards foi um sucesso e, como tal, esta é uma iniciativa que pretendemos manter durante os próximos anos”, justificando a repetição desta iniciativa. “Através dos Sage Awards procuramos premiar os nossos clientes e parceiros que mais se destacaram ao longo do ano, e que, apesar da atual situação económica do país, se esforçaram para alcançar os seus objetivos de negócio, em colaboração com a Sage, levando-nos a alcançar padrões de excelência nas nossas soluções e nos serviços que prestamos”, acrescenta, ainda, salientando a importância de premiar quem melhor

Durante o mês de novembro, a Sage realizou mais uma edição do seu encontro anual de parceiros – Sage Partners Meeting Point (PMP) –, percorrendo o país de norte a sul, numa aposta na proximidade com os parceiros.

Esta ação, promovida pela Sage decorreu nas cidades de Porto, Coimbra, Lisboa, braga e Vila-moura, nos dias 13, 20, 21, 26 e 28, respetivamente, é exclusivamente destinada aos parceiros da Sage e tem como objetivo dar a conhecer a estratégia do negócio, as principais diretrizes para o ano fiscal 2014 e as novidades das soluções Sage para as PMEs.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Sage contou com uma audiência elevada nas várias sessões, contabilizando mais de 1000 parceiros presentes, e confirmando, assim, a importância estratégica deste encontro, onde se promove a partilha de experiências e de know-how útil para o desenvolvimento empresarial.

As cinco sessões, que decorreram nos dias marcados, entre as 14h e as 19h, contaram com o patrocínio da grenke, da fujitsu e da bizerba e distinguiram seis parceiros, por sessão, nas seguintes categorias:

• Maior número de novos clientes;• Maior número de clientes/parque com contratos;• Maior número de clientes/parque com con-

trato Plus;• Maior NPS;• Maior Crescimento contínuo (acima da média).

Tendo em conta que, a partir do dia 1 de fevereiro de 2014, todas as transferências a crédito e débitos diretos serão efetuados no formato SEPA, a Sage realizou um evento, no dia 22 de outubro, no Hotel da Estrela em Lisboa, com o propósito de fornecer uma visão geral sobre o impacto do SEPA (Single Euro Payments Area) nas organizações.

o Pagamento Único Europeu tem como principal objetivo garantir maior transparência e rastreabili-dade nas operações de pagamentos, com a chave para trocas comerciais facilitadas, redução de custos de comissões associadas a pagamentos transfron-teiras e otimização dos períodos/ tempos de espera de execução de encomendas/pedidos.

Contando com o apoio do banco Millennium bCP e de outros especialistas, incluindo a apresentação de um case study do group Alten e o relato da experiência da Sage na transição SEPA, o workshop realizado para clientes e parceiros demonstra o interesse da Sage no acompanhamento e ajuda na migração para o SEPA. Esta migração envolve uma profunda reformulação dos sistemas de transferências a crédito e débito direto, uma evolução do formato de comunicação bancária XML, a gestão de códigos bIC/IbAn, a adaptação de regras, entre outras alterações que não podem ser menosprezadas pelas empresas.

gratuito, mas com inscrição obrigatória, o evento informou e esclareceu de que forma as empresas são afetadas pelo SEPA, a que tipo de adaptação devem sujeitar-se, como beneficiarão desta alteração, datas de entrada em vigor, entre outros.

sepa

está preparado?

paRtNeRs meetiNg poiNt’14

encontro anual de parceiros

sage mid-maRket awaRds

Sage distingue clientes e Parceiros de 2013práticas de sucesso para clientes e parceiros da unidade de negócio de mid-market são premiadas.

PARCEIRo noVoS nEgóCIoS José Menezes (Megamicro) com Hugo oliveira e nuno Carvalho da Sage

PARCEIRo InVESTIMEnTo José Serodio e Abílio Veiga (Sistemas Ideais) com Hugo oliveira e nuno Carvalho da Sage

PARCEIRo Do Ano Equipa da f5IT com Hugo oliveira e nuno Carvalho da Sage

CLIEnTE fIDELIZAção fernando gonçalves (Delta) com Hugo oliveira e Cláudia Carvalho da Sage

CLIEnTE REfERênCIA SAgE António Costa (novarroz) Com Hugo oliveira e Cláudia Carvalho da Sage

CLIEnTE Do Ano Ana Paula bailão (fidelidade) com Cláudia Carvalho e Rui nogueira da Sage

CLIEnTE fIDELIZAção firmino Alves (Cateringpor) com Hugo oliveira e Cláudia Carvalho da Sage

CLIEnTE REfERênCIA SAgE Luís Silva (Unicer) com Hugo oliveira e Cláudia Carvalho da Sage

CLIEnTE MAIS SAgE Hugo feliciano e Mário narciso (Agriloja) com Cláudia Carvalho da Sage

CLIEnTE Do Ano Robert Matthé e Jorge Moreira (STA) com Rui nogueira da Sage

PARCEIRo MULTI CoUnTRY DEAL fabrício nobre (X3bR) com Hugo oliveira e nuno Carvalho da Sage

representa os valores Sage. Novos mercados, investimento, antiguidade e inovação são algumas das categorias que distinguem as melhores performances de parceiros, mas também de clientes Sage. “Os nossos clientes são cruciais para o crescimento e sucesso das nossas soluções!”, remata Rui Nogueira, no final de mais uma experiência extraordinária.

Esta ação da empresa assinalou ainda o início de mais um ano fiscal da Sage Portugal, propiciando-se o momento para a apresentação das novidades e objetivos para o novo ano, que serviu também para o estímulo e alerta de todos os presentes, nomeando-os potenciais vencedores dos prémios da 3.ª edição dos Sage Mid-Market Awards.

Page 14: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

26 sagelife 27dezembro’13

ana teresa Ribeirosme Bu manager

“lAnçámOs umA cAmpAnhA em cOnjuntO cOm A fidelidAde cOm cOndições cOmpetitivAs nA AngAriAçãO cOmum de clientes nOvOs e renOvAçãO de cOntrAtOs, pArA dinAmizAçãO dO segmentO dA gestãO de pessOAl e prOcessAmentO de sAláriOs.”

aevolução do ambiente em que nos movimentamos,

numa perspetiva tecnológica e comercial, especialmente através do avanço da tecnologia móvel e da nuvem, da evolução dos hábitos de compra dos clientes e do aumento da concorrência, obriga à evolução das empresas para irem ao encontro desses desafios e oportunidades. A Sage não é exceção e criou uma nova visão que reforça a marca, orienta a estratégia e faz evoluir a organização. Como afirmou Alvaro Ramirez, CEO da Sage Europa, o objetivo é “ser reconhecido como o mais valioso suporte das pequenas e médias empresas, pela criação de uma maior liberdade para que tenham sucesso”.

alinhamento europeuTendo em vista o crescimento do negócio, a Sage optou pela uniformização, a nível europeu, de prioridades e iniciativas, com o alinhamento dos recursos Sage One, Sage Pay, Sage ERP X3, Mobility, Columbus (a migração de produtos para a Cloud) e subscrição/pricing. Esta alteração obrigou a alguns ajustamentos organizacionais, visíveis desde o início do ano.

Christophe Letellier assumiu a responsabilidade do P&L para todo o negócio Sage Mid-Market na Europa, continuando a liderar o ERP X3. Assim, todos os responsáveis Mid-Market dos países passaram a reportar- -lhe diretamente.

A responsabilidade pelos segmentos P&L e execução

manteve-se local e, para assegurar uma melhor consistência e execução no segmento, os líderes de cada segmento passaram a ser responsáveis pelos objetivos- -chave e iniciativas, sendo suportados por especialistas dedicados, contratados atempadamente para o efeito.

Foi ainda feito o reforço de recursos humanos noutros segmentos e foram identificados os elementos fundamentais para a operacionalização de toda a evolução organizacional europeia, nomeadamente Laure Pourageaud, a Directora de Recursos Humanos Sage Europa, Andrew Griffith, o Director Financeiro da Sage Europa, e Klaus-Michael Vogelberg, o Director Europeu de Tecnologia da Sage (em paralelo com o seu papel de Director de Tecnologia Global).

Portugal brand WorkshopsPara dar a conhecer em detalhe a nova visão e a nova identidade, a Sage Portugal desenvolveu um conjunto de workshops para reforçar o alinhamento da estratégia e da marca Sage e relembrar como a marca é fundamental para a criação de uma relação de confiança no negócio dos Clientes Sage. A Sage promoveu ainda os seus colaboradores a embaixadores da marca, com o dever de saber como melhor ouvir, receber e responder aos seus clientes.

confiançapaRceRias

sage em evolução

Desafios e oportunidades da nova Sagea sage evolui a nível organizacional, alinhando uma nova visão com uma estratégia e uma marca revitalizadas.

os benefícios e descontos não param de crescer

O grupo Gfi…

Recebeu, em França, o prémio Sage d’Or 2012, para melhor parceiro mundial de Sage ERP X3, tendo mesmo desenvolvido uma nova solução para utilização desta plataforma em contexto industrial. Em Portugal, foi eleito Parceiro do Ano 2012.

fidelidade

sage reforça protocolo com Fidelidade

No âmbito do protocolo assinado entre a Companhia de Seguros Fidelidade, líder de mercado em Portugal, tanto no ramo vida como não vida, e a Sage Portugal, o número de soluções disponibilizadas aos seus clientes, em condições preferenciais foi ampliado. Às garantias iniciais, que estabeleciam 20% de desconto sobre o PVP em soluções standard, incluindo a aquisição de um produto, o upgrade do mesmo e a migração para determinadas soluções Sage, 20% de desconto em soluções em modelo de subscrição, foram acrescentadas outras vantagens.

Tanto o reduzido investimento inicial como a periodicidade mensal do contrato permitem ajustar a licença consoante as necessidades do utilizador, sendo o pagamento efetuado apenas enquanto utiliza o serviço. A adesão é simples e a

renovação da licença também, podendo mesmo ser feita automaticamente.

aSage promoveu o primeiro Programa de Incentivo às Vendas de Mid-Market, reconhecendo as melhores performances

ao nível da venda, pré-venda e marketing de colaboradores e parceiros, com a oferta de uma experiência única aos vencedores. Esta experiência, apenas possível graças à parceria da Sage com a Marussia F1 Team, consistiu numa visita inesquecível ao Grande Prémio de Fórmula 1 de Monza.

Os vencedores portugueses deste primeiro programa foram: o parceiro Abílio Veiga (Sistemas Ideais) e a colaboradora Cláudia Carvalho (Professional Services Manager da Sage Portugal), que usufruiram deste prémio inédito e, assim, passaram um fim de semana em Monza. Desde a azáfama da preparação da corrida, à possibilidade de fazerem uma volta guiada à pista, ao assistir da prova na cabine do clube de fãs do Marussia e a um jantar com toda a equipa da Marussia, os dois vencedores complementaram a sua própria experiência com a dos restantes vencedores dos países Sage participantes neste programa que a eles se juntaram.

A Sage convidou, ainda, jornalistas e analistas a verem, em primeira mão, como a Marussia F1 Team utiliza a solução Sage ERP X3 nas operações de competição da equipa.

No caso dos jornalistas, as reuniões de demonstração e esclarecimento sobre a utilização do software foram intercaladas com o acesso dos

participantes às sessões de treino da equipa anglo- -russa; e os analistas, para além de terem assistido à prova de um lugar privilegiado, puderam jantar com todos os condutores da equipa, na véspera do grande prémio.

Com estas iniciativas, a Sage pretende estimular cada país na introdução de incentivos que estimulem colaboradores e parceiros na melhoria contínua das suas performances.

confiançapaRceRias

marussia f1 team

um programa que incentiva as vendasa parceria entre a sage e a marussia F1 team atribuiu um prémio inesquecível a uma colaboradora e a um parceiro que se destacaram pelas suas performances.

o reconhecimento merecido

a importância de partilhar informação

Qualquer incentivo para premiar e reconhecer o bom desempenho de um parceiro é sempre uma mais valia, pois todos os parceiros gostam de ver o seu esforço reconhecido.

neste caso em particular, a viagem a Monza, para além de ser uma experiência mais que extraordinária, permitiu o contacto com parceiros de outros países, que puderam trocar experiências num ambiente descontraído e de lazer e, principalmente, participar num evento global, à semelhança da nossa divisão.

os brand workshops realizados pela Sage com todos os colaboradores foram, sem dúvida, muito importantes para que todos pudessem tomar contacto com a nova identidade e valores da marca. Considero particularmente interessante a oportunidade que todos tiveram de transmitir a sua opinião sobre a forma como “sentem”  a marca que representam. Certamente que a Imagem Sage sai, assim, uniformizada e reforçada, interna e externamente.

nuno carvalhochannel manager

célia mendessales assistant

quizz marussia f1 team

Deixe-se conduzir pela sua ambiçãoO vencedor do Quizz Marussia F1 Team, que ganhou o Garage Tour, é um cliente Sage ERP X3. Tiago Pinho, da empresa de têxteis técnicos ERT, representou em pleno os objetivos da sua empresa, aplicando-se em mercados competitivos, orientados para estilos de vida urbanos.

a solução Sage eRP x3 é utilizada nas operações de competição da marussia F1 team

Page 15: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

28 sagelife 29dezembro’13

confiançapeRFil diversidade na

oferta de soluções

Apesar da sua especialização em e-learning e gestão de formação, a Cyber Digital Business desenvolve atividades de webdesign, alojamento de sites e registo de domínios, produção de CDs e DVDs e campanhas de marketing online.

confiançatestemuNHo

Sabia que...

O novo logótipo da STA representa a filosofia da empresa que, à semelhança do Yin e Yang, podendo representar ideias opostas, têm uma relação de dependência entre si e fundem duas realidades numa só?

aSTA – Sociedade Transformadora de Alumínios, SA foi

constituída em 1989, em parceria com o grupo belga Sobinco. É uma empresa especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de ferragens para portas, janelas e respetivos serviços associados, com o principal objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes, respeitando os seus acionistas, os seus colaboradores, o ambiente e a comunidade envolvente.

Representante da marca Sofi, implantada no mercado há mais de 40 anos, a STA é uma referência de tecnologia, inovação, design, qualidade e durabilidade. Juntamente com a Sobinco, aposta fortemente numa cooperação estreita ao nível da investigação e desenvolvimento

que o Sage ERP X3 não é um produto ditador.

Sobre a atribuição do prémio Cliente do Ano, nos Sage Mid-Market Awards, Robert Matthé considera que o facto de terem sido superadas todas as dificuldades geradas pela complexidade dos processos, ao ponto do sistema correr sem problemas, com o mérito do profissionalismo de todos os envolvidos, fez da STA um caso único digno desta honra. A Sage confirma. Na 2.ª edição dos Mid-Market Awards, a atribuição deste prémio à STA distingue o esforço realizado por esta organização face à situação económica do país, para alcançar os seus objetivos de negócio, em colaboração com a Sage. Empresas como a STA são cruciais para o crescimento e para o sucesso das soluções Sage.

de novos produtos, partilhando os seus potenciais tecnológicos e industriais, maximizando, desta forma, o seu know-how.

Cliente Sage desde julho de 2009, com um upgrade de serviços em 2013, a STA abandonou o anterior ERP por falta de apoio técnico em Portugal, motivo pelo qual também não utiliza o software da casa mãe, na Bélgica. Depois de um estudo das várias opções disponíveis no mercado português, a STA optou pelo Sage ERP X3, pela sua flexibilidade e pela sua forma de implementação, mais focada na parametrização do que na programação. Para além disso, a opinião de inúmeros utilizadores Sage ERP X3, satisfeitos com esta solução, conduziu à tomada de decisão inequívoca.

Atualmente, o Sage ERP X3 está completamente integrado nos processos da empresa e enquadra-se no seu desejo e necessidade de um software ERP, que suporte esses processos sem obrigar à sua alteração. Robert Matthé, diretor geral da STA, considera

sta

cooperação e partilha na maximização do know-howProfissionalismo, qualidade e inovação ao serviço da satisfação do cliente são as principais características do cliente do ano sage.

ProjetosA Escola Mágica, o seu primeiro projeto de ensino interativo que explora os conteúdos programáticos dos quatro primeiros anos do ensino básico oficial, superou todas as expetativas. Atualmente, é utilizada nas escolas primárias de mais de 20 municípios, contando com mais de 120 000 utilizadores em Portugal.

Internacionalmente, nomeadamente em Angola, o projeto Escola Mágica foi integrado

pelo Ministério da Educação e pelo INIDE no plano curricular do 1.º CEB, contribuindo, assim, para a modernização do ensino angolano.

Para além deste projeto, a Cyber Digital Business criou produtos como o Easy English, o My City, o Refrescamento de Professores em TIC, entre outros.

SageA simplicidade da solução Sage Next e a forma prática, funcional e intuitiva como se adequava à realidade da empresa, juntamente com o feedback de outras pessoas ligadas à área, tornaram óbvia a opção pela Sage. A fácil adaptação e a rapidez na execução, bem como a recente aplicação da nova versão do Sage Next adaptada ao novo RIC, tão intuitiva que dispensou formação, confirmaram a escolha acertada.

“a forma prática, funcional e intuitiva da solução Sage next facilita-nos o dia-a-dia.”

“não queríamos um eRP que ditasse como deveriam ser os nossos processos. queríamos um sistema que suportasse os nossos processos. o Sage eRP x3 faz isso.”

RobERT MATTHÉDiretor geral da STA

cyBeR digital BusiNess, lda.

Na linha da frente na adesão ao Ricinovação, desempenho, trabalho de equipa e atenção ao cliente são os valores que definem a Cyber digital Business.

aCyber Digital Business é uma empresa que atua na área das tecnologias

da informação e comunicação, mais concretamente no desenvolvimento de soluções globais para a internet, procurando maximizar a eficiência do trabalho das organizações que a procuram.

Fundada em 2004 por um dos sócios gerentes, o Dr. Aguiar Falcão de Castro, que percebeu a existência de um hiato entre a procura e a oferta de conteúdos multimédia inovadores ao nível do ensino, tanto no mercado nacional como nos PALOP. A Cyber Digital Business usa todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos em que se encontra em atividade para criar soluções ligadas à gestão de formação e produção de conteúdos multimédia. Focada nos ambientes

de formação à distância e mistos aplicados nas várias áreas de negócio de cada empresa, a Cyber Digital Business vê na formação através das novas tecnologias da informação e comunicação, uma forma de potenciar a eficiência do desempenho organizacional.

FilosofiaCom uma filosofia de trabalho orientada para a excelência, com produtos de elevada qualidade, o seu modelo de gestão baseia-se numa rede de unidades estratégicas de negócio autónomas, especializadas em competências tecnológicas de ensino avançadas. O estabelecimento de objetivos sequenciais, que evoluem em termos de exigência, são a principal motivação para a criação de conteúdos inovadores e adaptados à evolução tecnológica.

Mariana Castro e nuno Pires têm como missão aumentar a produtividade das empresas

Page 16: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

30 sagelife 31dezembro’13

inovaçãotecNologia

Sabia que...

Uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter, face à sua concorrência, é a mobilidade dos seus empregados e o facto destes terem acesso à informação da empresa em qualquer momento ou lugar?

inovaçãoBeNcHmaRk

Sabia que...

O primeiro site da internet foi criado em 1991 pelo CERN, organização responsável pela elaboração das normas fundamentais da web, mas só a 30 de abril de 1993 a tecnologia www ficou disponível de forma livre e gratuita? Abra http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html faça CTRL + U e veja como o site foi programado.

segundo alguns sociólogos dedicados à análise do ser humano enquanto ser verbal

ou visual, 65% de nós são visuais, o que, sem descurar a importância da palavra, nos torna mais atentos às imagens do que aos textos.

A nível empresarial, o reconhecimento destes dados pelos mais atentos, como o Grupo Sage, permite a modificação da sua identidade com qualidade, consistência e atempadamente.

design e funcionamentoO design e funcionamento de um site é, muito frequentemente, a primeira impressão que damos aos nossos clientes e parceiros, que se consolida com as visualizações e utilização do mesmo, permitindo fortalecer a imagem que deixámos no primeiro contacto. Com o

crescimento das empresas, a evolução da tecnologia e os novos conceitos ao nível do design, o aperfeiçoamento dessa imagem é quase uma obrigação, e só as empresas preocupadas com a relação com os seus clientes, na vanguarda do conhecimento tecnológico e criativo, conseguem fazê-lo na altura certa.

Sempre na linha da frente da liderança, o Grupo Sage iniciou algumas modificações na sua identidade, pretendendo, sobretudo, realçar a sua visão e atenção para as alterações do mercado, para a crescente exigência dos seus cliente e

a Sage surpreende e mantém a liderança da sua identidade.

parceiros, com o objetivo final de ser reconhecido como a melhor solução de gestão para pequenas e médias empresas.

Pesquisa e expetativasA compreensão do papel dos sites Sage e a certeza da mensagem que a Sage pretende entregar aos seus visitantes, bem como o contacto com os profissionais certos a nível tecnológico e criativo, com o estabelecimento de objetivos realistas que preencham as expectativas país a país, permitem que a modificação da identidade Sage esteja em curso na forma e no tempo certos.

Esta modificação, já visível nos sites de alguns países, resulta de uma reflexão mundial sobre se a identidade Sage reflete adequadamente o seu negócio, colocando-a no lugar cimeiro

1 de julho, as soluções Sage auxiliam o utilizador nas suas tarefas, minimizando o tempo de operacionalidade, agilizando todos os processos, e garantindo a devida resposta às exigências legais.

A flexibilidade de algumas aplicações Sage permitem a disponibilização de uma série de soluções de mobilidade, que vão de encontro às necessidades das empresas, a nível operacional, fiscal ou de gestão, podendo o utilizador

optar por um POS compacto (com ou sem impressora incorporada) com uma solução Sage via touchscreen, ou por uma solução do tipo MSS em PDAs, que comunicam com a aplicação Sage na sede e que permitem integrar movimentos de autovenda e pré-venda. As novas soluções estão otimizadas para várias áreas de negócio, destacando-se a venda de produtos alimentares, a venda de combustíveis, produtos de apoio a hotelaria e

amobilidade é uma das principais tendências tecnológicas para

as empresas. As suas vantagens são inúmeras, tanto para empresas como para trabalhadores e clientes.

Os trabalhadores tornam-se mais produtivos, mais eficientes, mais autónomos e, em última instância, mais satisfeitos no desempenho das suas funções.

As empresas refletem a produtividade e eficiência dos seus funcionários, ganhando não só nos mesmos aspetos que estes, mas também na eficácia, no alcance de resultados, no aumento das receitas e numa melhor imagem junto do seu público-alvo.

Os clientes só têm a ganhar com a flexibilização dos processos, com tempos de resposta mais curtos, ficando mais satisfeitos e mais confiantes.

mobilidade e inovaçãoPara a Sage, a mobilidade é e permite a inovação, tanto do ponto de vista operacional, por exemplo, com a faturação “em movimento”, como pela flexibilidade e simplificação de processos, como ainda pela facilidade na obtenção de aplicações e implementação em dispositivos como PDAs, smartphones ou tablets.

Por outro lado, perante as novas regras fiscais de 2013, seja ao nível da legislação que entrou em vigor no dia 1 de janeiro (faturação e respetiva comunicação), seja devido ao mais recente Regime dos bens em circulação desde

Nova ideNtidade sage

a importância do momento certomoBilidade

Sage Portugal em movimentosempre na vanguarda, a sage altera o look and feel da sua identidade e confirma a máxima de charles j. givens: “to design the future effectively, you must first let go of your past”.

as soluções de mobilidade disponibilizadas em diversas aplicações sage permitem a otimização de processos e o aumento de produtividade.

Veja a campanha Sage e descubra as vantagens da mobilidade

construção, eventos ou feiras ambulantes, panificadoras, distribuição de carne ou peixe, distribuição de produtos de higiene, entre outros.

Em qualquer das soluções, o utilizador poderá efetuar vendas (faturas, faturas simplificadas), e também registar documentos de transporte para devoluções ou alterações de locais de descarga, indo, assim, de encontro às necessidades impostas pelas regras do novo Regime de Bens em Circulação.

Sage PoS Standard, Sage gestão Comercial e Sage Retail como solução

que pretende a nível global, permitindo aos seus clientes e parceiros aceder de forma simples e agradável ao conteúdo e à informação que necessitam.

A nova identidade visual da Sage, única e global, aposta num estilo mais dinâmico, inspirador, divertido e empreendedor, que pretende conquistar o futuro e ser a marca de eleição junto de clientes, parceiros e colaboradores.

Para além do site oficial do Grupo Sage, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda já concluíram o redesign dos seus sites, que já se encontram em total funcionamento. Compreender a importância dos sites Sage e o impacto de uma boa imagem, permitem a modificação da sua identidade adequada e atempadamente.

no passado mês de julho, a Sage Portugal lançou uma campanha bastante elucidativa sobre a facilidade de utilização do software Sage PoS, que poderá visualizar no canal YouTube da Sage.

nesta campanha, a Sage mostra a competência face à concorrência, a eficiência do trabalhador e a satisfação do cliente.

Sage na praia

youtube.com/SagePortugal

Page 17: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

32 sagelife 33dezembro’13

inovaçãoRespoNsaBilidade social

Sabia que…

O Greenfest é o maior evento de sustentabilidade do país e celebra, anualmente, o que de melhor se faz em Portugal ao nível da sustentabilidade, nas vertentes ambiental, social e económica? Este ano, o grande tema foi a economia da partilha, como forma de chegar à eficiência e à poupança de recursos naturais, como a água.

Ajudar quem mais precisa!na Sage temos consciência das dificuldades que inúmeras famílias enfrentam nos dias de hoje e é por isso que, com estas ações, tentamos dar um passo em frente e ajudar quem mais precisa.

Acima de tudo, reconhecemos a importância de envolvermos ativamente os nossos colaboradores nestas iniciativas, pelo que, uma vez mais, promovemos a sua participação nestas duas campanhas de reutilização de livros escolares e doação de alimentos, que foram distribuídos por famílias carenciadas. Ambas as iniciativas conseguiram responder positivamente a necessidades fundamentais de todos nós, como a alimentação e o direito à plena educação.

Mais do que uma empresa “socialmente responsável”, na Sage a preocupação com a sociedade e o meio envolvente já faz parte do nosso ADn, tornando a nossa política de responsabilidade social transversal a toda a empresa.

a Sage acredita nas vantagens do acesso a manuais escolares gratuitos e contribuiu para essa realidade.

Sara Lourointernal communication & market Research

inovaçãoRespoNsaBilidade social

ReutilizaR.oRg

Reutilizar é melhor que reciclarsaco solidáRio

Um pequeno contributo pode fazer a diferença! em colaboração com

a reutilizar.org, a sage assume um papel ativo na recolha de manuais escolares usados para famílias desfavorecidas.

a sage apoiou a campanha humanitária desenvolvida pela Kelly Services, que se uniu à Fundação AMI numa campanha de angariação de bens alimentares e de higiene.

o “Movimento pela reutilização dos livros escolares” é um

movimento de cidadãos que promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o país.

O objetivo único deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares numa prática universal em Portugal.

A Sage associou-se à iniciativa da reutilizar.org, tanto pelo interesse do projeto a nível social, como pela crença nos princípios de funcionamento e objetivos da reutilização, nomeadamente o princípio da gratuitidade.

Contando com um vasto conjunto de colaboradores com filhos, afilhados e sobrinhos em idade escolar, a Sage promoveu uma ação de angariação de livros escolares usados, com menos de

no âmbito da sua Missão de Emergência Nacional, com vista à distribuição

de alimentos junto da população mais carenciada, a AMI desafiou a sociedade civil e empresas para apoiarem a sua ação social.

A Sage, com a sua forte componente de responsabilidade social, tem integrado voluntariamente projetos que refletem preocupações sociais, e foi com este propósito que se associou à Kelly Services e promoveu a campanha de angariação de bens “Saco Solidário”.

Esta campanha consistia na entrega de 1500 sacos reutilizáveis à rede de parceiros e colaboradores da Kelly Services, da qual a Sage faz orgulhosamente parte, e o objetivo desta ação visava a

oito anos, para entrega num dos bancos existentes pelo país, que, por sua vez, os disponibilizará a quem deles precisa.

A campanha interna de doação de livros escolares usados passou pela sensibilização dos colaboradores Sage para adesão a esta iniciativa de apoio a famílias desfavorecidas. Os livros recolhidos foram doados à Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do agrupamento de escolas de Póvoa de Santa Iria (APEE-PSI), que se responsabiliza pela sua disponibilização e reutilização. Esta associação criou um dos inúmeros bancos de reutilização de livros escolares do país. Contando com o apoio do Centro Comercial Serra Nova, que disponibilizou uma loja para o funcionamento deste banco, a APEE-PSI vê nesta ação um apoio fundamental à

angariação do maior número de donativos possível.

Para cumprimento do seu compromisso com a Kelly Services e com a sociedade, a Sage estimulou os seus colaboradores a participarem de forma voluntária e significativa, tornando-os os principais responsáveis do sucesso da participação da Sage neste tipo de iniciativas. Em resultado do apelo feito, a Sage encheu o seu “saco solidário”, angariando bens alimentares e de higiene que foram entregues pela Kelly Services num dos centros sociais da AMI.

A colaboração da Sage no combate à pobreza e à exclusão social revela o seu interesse e empenho na melhoria das condições de quem mais precisa.

comunidade, já que este é o maior agrupamento escolar do concelho de Vila Franca de Xira e o terceiro maior do país.

A Sage acredita que a sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar ou Reciclar) resulta de ações práticas simples, que estabelecem uma relação harmoniosa entre o consumidor e o meio ambiente. Adotando estas práticas, é possível reduzir gastos, economizar e favorecer o desenvolvimento sustentável.

Na impossibilidade de reduzir a produção de livros, a Sage acredita que a sua reutilização é a solução mais amiga do ambiente, já que a reciclagem pressupõe o fim de vida útil do livro e implica um novo consumo de energia, entre outros recursos, para a sua destruição. Foi com base nestas premissas que a Sage apoiou a reutilizar.org, que, como o próprio nome indica, optou pela melhor solução ecológica, mas também social.

Saiba mais

Sabia que...

A Kelly Services, fundada por William R. Kelly em 1946, disponibiliza soluções de recrutamento? Em Portugal desde 2008, com a aquisição da Randstad Portugal, no âmbito da responsabilidade social integra voluntariamente projetos que reflitam preocupações sociais.

“Saco Solidário”O seu contributo fez a diferença!

Nos meses de Setembro e Outubro a Kelly Services desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a cam-panha Saco Solidário em parceria com a Fundação AMI. A acção consistiu na angariação de bens alimen-tares e de higiene, com vista à sua distribuição junto da população mais carenciada que é apoiada nos equipamentos sociais da AMI. Graças à cadeia de solidariedade criada entre colaboradores, parceiros, amigos e família de toda a rede de agências da Kelly Services, conseguimos dar apoio a inúmeras famílias entregando os sacos aos Centros Porta Amiga de Almada, Cascais, Chelas, Olaias, Coimbra, Porto, Gaia, Funchal e Angra Heroísmo, Abrigos Nocturnos em Lisboa e Porto e a Residência Social dos Açores.

137colaboradores envolvidosnesta acção

Colaboradores, fornecedores e parceiros

da Kelly Services contribuíram com

1287SACOS

SOLIDÁRIOS

6.435 quilos

de bens alimentares e de higiene recolhidos

7.455pessoas apoiadas pela acção

344parceiros de negócio da Kelly colaboraram nesta campanha em todo o país

“Saco Solidário”O seu contributo fez a diferença!

Nos meses de Setembro e Outubro a Kelly Services desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a cam-panha Saco Solidário em parceria com a Fundação AMI. A acção consistiu na angariação de bens alimen-tares e de higiene, com vista à sua distribuição junto da população mais carenciada que é apoiada nos equipamentos sociais da AMI. Graças à cadeia de solidariedade criada entre colaboradores, parceiros, amigos e família de toda a rede de agências da Kelly Services, conseguimos dar apoio a inúmeras famílias entregando os sacos aos Centros Porta Amiga de Almada, Cascais, Chelas, Olaias, Coimbra, Porto, Gaia, Funchal e Angra Heroísmo, Abrigos Nocturnos em Lisboa e Porto e a Residência Social dos Açores.

137colaboradores envolvidosnesta acção

Colaboradores, fornecedores e parceiros

da Kelly Services contribuíram com

1287SACOS

SOLIDÁRIOS

6.435 quilos

de bens alimentares e de higiene recolhidos

7.455pessoas apoiadas pela acção

344parceiros de negócio da Kelly colaboraram nesta campanha em todo o país

“Saco Solidário”O seu contributo fez a diferença!

Nos meses de Setembro e Outubro a Kelly Services desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a cam-panha Saco Solidário em parceria com a Fundação AMI. A acção consistiu na angariação de bens alimen-tares e de higiene, com vista à sua distribuição junto da população mais carenciada que é apoiada nos equipamentos sociais da AMI. Graças à cadeia de solidariedade criada entre colaboradores, parceiros, amigos e família de toda a rede de agências da Kelly Services, conseguimos dar apoio a inúmeras famílias entregando os sacos aos Centros Porta Amiga de Almada, Cascais, Chelas, Olaias, Coimbra, Porto, Gaia, Funchal e Angra Heroísmo, Abrigos Nocturnos em Lisboa e Porto e a Residência Social dos Açores.

137colaboradores envolvidosnesta acção

Colaboradores, fornecedores e parceiros

da Kelly Services contribuíram com

1287SACOS

SOLIDÁRIOS

6.435 quilos

de bens alimentares e de higiene recolhidos

7.455pessoas apoiadas pela acção

344parceiros de negócio da Kelly colaboraram nesta campanha em todo o país

“Saco Solidário”O seu contributo fez a diferença!

Nos meses de Setembro e Outubro a Kelly Services desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a cam-panha Saco Solidário em parceria com a Fundação AMI. A acção consistiu na angariação de bens alimen-tares e de higiene, com vista à sua distribuição junto da população mais carenciada que é apoiada nos equipamentos sociais da AMI. Graças à cadeia de solidariedade criada entre colaboradores, parceiros, amigos e família de toda a rede de agências da Kelly Services, conseguimos dar apoio a inúmeras famílias entregando os sacos aos Centros Porta Amiga de Almada, Cascais, Chelas, Olaias, Coimbra, Porto, Gaia, Funchal e Angra Heroísmo, Abrigos Nocturnos em Lisboa e Porto e a Residência Social dos Açores.

137colaboradores envolvidosnesta acção

Colaboradores, fornecedores e parceiros

da Kelly Services contribuíram com

1287SACOS

SOLIDÁRIOS

6.435 quilos

de bens alimentares e de higiene recolhidos

7.455pessoas apoiadas pela acção

344parceiros de negócio da Kelly colaboraram nesta campanha em todo o país

“Saco Solidário”O seu contributo fez a diferença!

Nos meses de Setembro e Outubro a Kelly Services desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a cam-panha Saco Solidário em parceria com a Fundação AMI. A acção consistiu na angariação de bens alimen-tares e de higiene, com vista à sua distribuição junto da população mais carenciada que é apoiada nos equipamentos sociais da AMI. Graças à cadeia de solidariedade criada entre colaboradores, parceiros, amigos e família de toda a rede de agências da Kelly Services, conseguimos dar apoio a inúmeras famílias entregando os sacos aos Centros Porta Amiga de Almada, Cascais, Chelas, Olaias, Coimbra, Porto, Gaia, Funchal e Angra Heroísmo, Abrigos Nocturnos em Lisboa e Porto e a Residência Social dos Açores.

137colaboradores envolvidosnesta acção

Colaboradores, fornecedores e parceiros

da Kelly Services contribuíram com

1287SACOS

SOLIDÁRIOS

6.435 quilos

de bens alimentares e de higiene recolhidos

7.455pessoas apoiadas pela acção

344parceiros de negócio da Kelly colaboraram nesta campanha em todo o país

Page 18: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

34 sagelife

documentos), mas também a obrigação do fornecedor emitir recibo sempre que o sujeito passivo aderente o exigir, uma vez que este só pode deduzir o IVA após prova da liquidação das faturas ao seu fornecedor.

É aqui que se dá o grande impacto na cadeia comercial que se relaciona com estes sujeitos passivos, uma vez que os fornecedores, mesmo não tendo aderido ao RIC, são obrigados a emitir

recibos que obedeçam às regras do RIC (até ao momento é o que está em vigor). Estes

fornecedores não aderentes ao RIC, mas com clientes aderentes ao RIC, terão que dispor, na sua aplicação, de recibos com as variáveis obrigatórias do novo regime.

Quanto aos sistemas informáticos, mais concretamente

às soluções de faturação e de contabilidade, sofrem também

grandes alterações. No nosso caso, a Sage implementou as funcionalidades

necessárias para fazer face às exigências do novo regime, assim como funcionalidades que auxiliam o utilizador a minimizar o impacto das alterações, a criar ferramentas para otimizar todo o processo, e a elaborar novos relatórios especiais de forma a não cometer erros processuais.

Resumindo, o Regime de IVA de Caixa tem algum impacto nas empresas que a ele aderirem e também nos sujeitos passivos que têm relações comerciais com essas empresas.

Não obstante o esclarecimento que possam obter, a opção pelo Regime de IVA de Caixa deve ser precedida de um rigoroso escrutínio e aconselhamento profissional especializado.

A nós, Sage, resta-nos o dever de desenvolver e disponibilizar as ferramentas necessárias nas aplicações de gestão e contabilidade, para responder assertivamente às exigências deste novo regime.

No entanto, a nossa preocupação, como sempre, não é apenas dotar os produtos com os meios necessários para responder às exigências legais, mas também, e fundamentalmente, garantir que essas ferramentas tenham um elevado grau de usabilidade e otimização, indo além do necessário, auxiliando o nosso utilizador da melhor forma possível em todas as fases da sua gestão.

A todos os nossos utilizadores desejo excelentes negócios, independentemente do regime de IVA que venham a adotar!

Com as constantes alterações fiscais e legais dos últimos anos, é importante que o sujeito passivo esteja devidamente esclarecido sobre todas as regras, sejam elas de caráter obrigatório ou opcionais, mas cuja decisão tem impacto nas empresas para se adaptarem às novas regras de mercado.

Uma das últimas grandes alterações e que vai ter impacto nas empresas aderentes é o novo Regime de IVA de Caixa, recentemente introduzido, de forma geral, pelo Decreto-Lei n.º 71/2013.

O Regime de IVA de Caixa (RIC) é um “novo” regime de exigibilidade do IVA, que permite às empresas entregarem o IVA ao Estado após o recebimento dos montantes faturados (e não

no momento da emissão da fatura), tendo, no entanto, como limite máximo, os 12 meses depois da emissão da fatura e, após esse timing, se não existir cobrança, o IVA é exigível de imediato.

De igual modo, as  empresas aderentes só poderão deduzir o IVA suportado nas compras

após terem pago os respetivos montantes aos seus fornecedores

(estejam estes em RIC ou não).O sujeito passivo que

pretender aderir a este regime tem que o solicitar à Autoridade Tributária até 31 de outubro de cada ano, produzindo efeitos em janeiro do ano seguinte. No entanto, a lei criou uma condição excecional para este ano, permitindo a adesão

ao RIC até 30 de setembro, produzindo efeito a partir de

1 de outubro de 2013.

o impacto da adesão para os seus clientes e fornecedoresUma das principais consequências da adesão ao RIC é a obrigação da emissão do recibo pelo sujeito passivo aderente, para registar o pagamento dos seus clientes (e assim poder liquidar o IVA apenas quando o cliente liquidar

inovaçãoopiNião

Rui cordeiro, Sales manager Sage Retail & Point of Sale

o “novo” regime de iva de caixa – vantagens ou desvantagens para a sua empresa?

a opção pelo Regime de iva de caixa deve ser precedida de

um rigoroso escrutínio e aconselhamento

profissional especializado.

SEPA Está preparado?

A Sage acompanha-o e facilita a sua migração para o SEPA

Saiba mais em www.sage.pt808 200 482 | [email protected]

SEPA Está preparado?

A Sage acompanha-o e facilita a sua migração para o SEPA

Saiba mais em www.sage.pt808 200 482 | [email protected]

Page 19: “É fundamental ser-se único… o primeiro em tudo o que se faz.”/media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-8.pdf · o primeiro em tudo o que se faz. ... Depósito Legal

www.sage.pt

Software de Gestão SAGE

A forma mais simples de adaptar o software à minha empresa

AF_AnuncioModistaOTOC_21X27cm.indd 1 11/18/13 11:26 AM