simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. não ter .../media/markets/pt/revistas sage...

28
08 AGILIDADE: AO VOLANTE EM TAVIRA PELAS BELEZAS DA RIA Há 5 anos a trabalhar em Portugal, a actriz de Remédio Santo junta os seus aos valores da Sage :: Paula Lobo Antunes SIMPLICIDADE Voluntariado na Guiné Bissau ajuda a quem mais precisa p.06 CONFIANÇA A Lusiaves é líder no sector e continua a crescer “frangamente” p.21 INOVAÇÃO Reposicionamento Sage Institute: uma nova abordagem ao negócio p.23 Revista trimestral da Sage Portugal #02 :: OUTUBRO’11 p.12 INTEGRIDADE 26 OPINIÃO: AS PESSOAS PRIMEIRO, POR MERCEDES AGUINAGA Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter máscaras, nem capas. É só ser. € 3 :: DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PARA CLIENTES SAGE

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

08 AGILIDADE: AO VOLANTE EM TAVIRA PELAS BELEZAS DA RIA

Há 5 anos a trabalhar em Portugal, a actriz de Remédio Santo junta os seus aos valores da Sage

:: Paula Lobo Antunes

SIMPLICIDADE

Voluntariado na Guiné Bissau ajuda a quem mais precisa p.06

CONFIANÇA

A Lusiaves é líder no sector e continua a crescer “frangamente” p.21

INOVAÇÃO

Reposicionamento Sage Institute: uma nova abordagem ao negócio p.23

Revista trimestral da Sage Portugal #02 : : OUTUBRO’11

p.12

INTEGRIDADE

26 OPINIÃO: AS PESSOAS PRIMEIRO, POR MERCEDES AGUINAGA

Simplicidade

é ser-se genuíno

e verdadeiro. Não ter

máscaras, nem

capas. É só ser.

€ 3 :: DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PARA CLIENTES SAGE

Page 2: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

www.sage.pt facebook.com/sageportugal

Cresça connosco.

Porque a Sage sabe que cada etapa do seu crescimento tem necessidades e exigências diferentes... Criamos soluções que se adaptam à medida que o seu negócio evolui.

Soluções para: Micro empresas e ENIs PMEs Médias e Grandes Empresas.

Page 3: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

3outubro’11

mundo sage 04

simplicidade POR AÍ Guiné-Bissau 06 EFEMÉRIDE 20 anos de World Wide Web 07

agilidade POR AQUI Romantismo à beira-Ria 08

integridade ESPECIAL Sage 2012 10 ENTREVISTA Paula Lobo Antunes 12

confiança PRODUTO 16 EVENTOS 18 PARCERIAS 20 PERFIL Avelino Gaspar, Lusiaves 21 TESTEMUNHO Flávio Festas, Ego Sum 22

inovação REPOSICIONAMENTO Nova imagem do Sage Institute 23 RESPONSABILIDADE SOCIAL Operação Nariz Vermelho 24 AMBIENTE Nespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga,

Customer Care Coordinator 26

: : sumário #02 : : Outubro ‘11 : : editorial

Ao lermos o texto que, nesta edição da Sage Life, relembra o início da World Wide Web, é impossível

não nos impressionarmos com todas as mudanças verificadas ao longo destes vinte anos. Quando Tim Berners-Lee e a sua equipa criaram o protocolo HTTP e colocaram pela primeira vez um servidor NeXT em contacto com a Internet, não tinham qualquer possibilidade de antever o impacto global dessa experiência nem de prever, por exemplo, o fenómeno das redes sociais ou até mesmo a forma instantânea como acedemos à informação.

A Sage, em conjunto com os seus Parceiros, procura diária e constantemente acompanhar essas mudanças, antecipar as tendências de mercado, inovar de forma ágil e eficaz, para responder com confiança e simplicidade aos seus Clientes.

É com base nessa premissa e no mote de proporcionar experiências extraordinárias aos nossos Clientes, que lançamos agora, no inicio do nosso ano fiscal (Outubro), a campanha “1 Cliente, 1 Coração”. Queremos reforçar, uma vez

mais, que os nossos Clientes são únicos e especiais!

Porque se foi a necessidade de um software de gestão que nos aproximou, será, sem dúvida, um serviço de excelência a razão para o fidelizar e reter por bastante tempo. E é, sem dúvida, com esse pressuposto que nós e os nossos Parceiros trabalhamos diária e conjuntamente, para que esse objectivo seja cumprido.

E uma coisa é certa, por muitas que sejam as mudanças, os nossos valores permanecem os mesmos: simplicidade, agilidade, integridade, inovação e confiança.

Sara João MachadoMarketing & Communication [email protected]

Em tempo de mudança

Direcção editorial

Carrer Parlament, 2908015 Barcelonawww.loftworksed.com

Fotografia de capaPaula Lobo Antunes fotografada por Rosiel d’Assumpção

Impressão Lisgráfica – Impressão e Artes Gráficas, SADepósito Legal 330858/11

Revista Sage Life é uma publicação de Sage Portugal

“Por mais mudanças que aconteçam no mundo, os nossos valores permanecem iguais”.

Page 4: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

4 sagelife

mundo sageNACIONAL

Sabia que...

A Sage Portugal recebeu um prémio internacional atribuído pelo Grupo Sage o Finance & Administration Best Practice Award e pelo seu projecto de “Integração do software das empresas transportadoras com o Sage ERP X3”.

Sage aposta na formação para o emprego

A Sage Portugal abriu a 4ª edição dos seus Cursos de Verão a desemprega-dos e recém-licenciados, numa atitude de responsabilidade social e corpo-rativa que visou dinamizar e facilitar a empregabilidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a Sage organizou cursos de Verão orientados para a formação na uti-lização das Soluções Sage. No entanto, uma grande novidade fez com que a edi-ção deste ano do referido curso se des-tacasse face às anteriores: A abertura das inscrições e da participação na formação a desempregados e recém-licenciados nas áreas das Ciências Empresariais e das Ciências Informáticas.

Com efeito, a intenção que esteve na base desta atitude por parte dos respon-sáveis da Sage Portugal foi a de partilhar o conhecimento e a experiência da sua equipa de formadores e a cultura organi-zacional da Sage com recém-licenciados e desempregados nestas áreas, de forma a facilitar a sua empregabilidade.

BOLSA DE EMPREGO SAGEApós a participação no curso intensivo de 35 horas, durante as quais os formandos exploraram as soluções Sage, sistema de gestão de base de dados (SQL) e Siste-mas Operativos – criando um programa equilibrado entre a componente funcional e técnica – os participantes ficaram com as bases fundamentais para ponderarem uma carreira na área técnica ou funcional, especializada nas soluções Sage.

Aqueles que frequentaram com apro-veitamento o curso, a par do reconheci-mento da Certificação Técnica Sage – Sage Júnior Tecnhician –, passaram ainda a inte-grar a bolsa de emprego Sage, com poten-cial de integração na Sage Portugal, num dos Parceiros de negócio ou empresas utilizadoras das soluções Sage.

Banco de imagens dos colaboradores Sage

Quem vê caras também vê corações

Projecto ePartner

Ideia colaborativa para o negócio onlineOs Clientes Sage têm agora uma facilidade acrescida para a pesquisa online de todas as novidades e notícias relacionadas com o Parceiro Sage que os apoia na sua acti-vidade de negócio.

Graças ao projecto colaborativo ePartner, lançado pela Sage Portugal, diversos Parcei-ros já recorreram ou estão num processo de transição para melhorar os seus sites, recor-rendo a um Template Web comum capaz de

aliar a facilidade de consulta de toda a infor-mação disponível, pelos Clientes, a actuali-zação de conteúdos fácil e eficaz com maior enfoque no core business e nas soluções e produtos comercializados.

O Template Web ePartner disponibiliza a cada Parceiro um site inovador e user frien-dly, garantindo a sua identidade e maximi-zando o valor da relação entre o Cliente e a marca Sage.

Numa iniciativa inédita, que aliou uma acção muito partici-pada de comunicação interna ao objectivo de reforçar a personali-zação da ligação entre a empresa e os seus Clientes e Parceiros, a Sage Portugal decidiu levar a cabo uma série de sessões fotográficas envolvendo os seus colaborado-res para a criação de um banco de imagens personalizado, des-contraído e humanizado.

Sendo um dos muitos sor-ridentes rostos fotografados, Carmo Hilário da área de Finance & Administration da Sage resume desta forma a sua experiência: “A sessão foi muito animada, o fotógrafo colocou-nos muito à vontade, até por-que pessoalmente não gosto que me tirem foto-grafias. Mas senti-me como se já fosse uma veterana no assunto”.

Para Carmo Hilário: “Ninguém melhor do que os colaboradores da Sage para darem a cara pela empresa. E até nos sentimos mais orgulhosos por

fazermos parte de um projecto de uma empresa grande e inovadora”.

Também para Marcelo Luís, Telesales Assistant: «Esta sessão fotográfica foi mais uma das experien-cias extraordinárias com que a Sage nos presenteou, principalmente pelo convívio e o ambiente descon-traído e divertido que se fez sentir entre todos nós”.

A resposta dos colaboradores é unânime na adesão e receptividade a esta iniciativa.

Carmo Hilário e Marcelo Luís são dois colaboradores Sage fotografados para o banco de imagens de Colaboradores Sage

Page 5: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

5outubro’11

Conhecimento Interactivo

mundo sageINTERNACIONAL

INGLATERRA

SagesLogixCloud em Inglaterra

ÁFRICA DO SUL

Sage apoia Afrika Tikkun

A Sage North America criou um Mapa do Conhecimento interactivo a propósito da sua nova campanha de rebranding. Pode visualizar em www.sagenorthamerica.com/lp/sagebusinessknows os exemplos e case studies relacionados.

O reputado jornal The Guardian destacou em notícia o lançamento no Reino Unido do Sage SalesLogix Cloud, uma solução CRM para o Mid-Market. De acordo com o conhecido jornal britânico, esta nova oferta da Sage torna mais fácil às organizações acederem aos dados dos clientes e customizar o seu software, ao mesmo

tempo que garante a segurança da informação. No mesmo jornal, o Enterprise Business Chief da Sage UK, Bob Anderson, destaca que o CRM é hoje um imperativo operacional e financeiro e já não apenas uma mera opção para o negó-cio das PMEs.

Por ocasião do dia nacional de 18 de Julho, dedi-cado a Nelson Mandela, a Sage South Africa e a Softline anunciaram durante o Sage Day 2011, que celebrou mundialmente os 30 anos da Sage, um projecto de apoio à organização

Afrika Tikkun. Esta organização não-lucrativa dedica-se a facilitar parcerias entre a indústria e as comunidades sul-africanas para a criação de líderes, apoiando crianças vulneráveis em diversas povoações locais.

ESPANHA

Prémio de Excelência em Madrid

ESTADOS UNIDOS

Sage Summit

Santiago Solanas, o CEO da Sage em Espanha, recebeu numa cerimónia que teve como palco a Real Casa de Cor-reos em Madrid o CEX National Excel-lence Award. Este prémio é atribuído pela Associação Nacional de Promo-tores de Centros de Excelência (CEX) às empresas que melhor promovam a competitividade, através do recurso a boas práticas de gestão. Em destaque esteve o Sage Costumer Experience Index, uma iniciativa inovadora orien-tada para a correspondência entre as relações emocionais e fidelidade dos clientes face aos resultados económi-cos das empresas.

Pascal Huillon, o novo CEO da Sage North America, anunciou durante o Sage Summit uma aposta forte numa cam-panha de rebranding com a assinatura “A Sage business knows” que decorrerá durante o biénio 2011-2012. Esta cam-panha terá um alcance alargado a 167 milhões de contactos. Na mesma oca-sião, Huillon revelou também que a Sage lançará novas ferramentas de marketing e recursos de formação para permitir aos seus parceiros estarem preparados para os serviços na era do cloud computing.

Page 6: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

6 sagelife

simplicidadePOR AÍ

GUINÉ-BISSAU

A terra do caju

Depois de muitas provações, a Guiné tenta recuperar a Economia e captar mais turistas

Ficção e realidade

“Jardim Botânico”, o mais recente romance do escritor e jornalista do Diário de Notícias, Luís Naves, é a história de um grupo de viajantes através de uma Guiné em plena Guerra Civil e uma obra útil, para entender o país e o modo de vida dos seus habitantes.

E sta é uma viagem a realizar apenas pelos mais aventureiros e menos impressionáveis. Partilhando fronteiras a

Norte com o Senegal e a Leste e Sudeste com a Guiné-Conakry, a Guiné-Bissau é um antigo território português descoberto em 1446 pelo navegador Nuno Tristão e que apresenta, ainda hoje, sinais da devastação provocada pela violenta guerra civil no final dos anos 90.

A economia do caju Mais de metade da população é analfabeta e o índice de pobreza é um dos maiores do Mundo. A agricultura emprega 80% dos trabalhadores activos, tendo como produtos principais a castanha de caju e o algodão. Foi aliás o resultado alcançado com a exportação de caju o factor que permitiu à Ministra da Economia, Helena Embaló, anunciar uma previsão de crescimento para este ano de 4,3%, também impulsionado pelo perdão obtido em 2010 de uma dívida ao FMI no valor de mil milhões de dólares.

Os cerca de 1,2 milhões de habitantes da Guiné repartem-se por mais de 20 etnias espalhadas por uma superfície de 36.125 Km2, incluindo um litoral que se estende desde o Cabo Roxo até à ponta Cagete. Além do território continental, cerca de 40 ilhas formam o arquipélago dos Bijagós,

com densa vegetação tropical e separado do Continente pelos canais de Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.

Onde ficar e o que fazerO viajante dificilmente encontrará instalações condignas fora da capital, Bissau, lugar onde se encontram o porto e o aeroporto internacional Osvaldo Vieira. Mas é sempre possível tentar a sorte em outras cidades como Bafatá, Bolama, Cacheu, Gabú ou Mansôa. Um voo Lisboa-Bissau sem escala via TAP dura cerca de quatro horas e custa pouco mais de 500€. O Hotel Ancar é considerado um dos melhores onde ficar e, com diárias entre os 60 e os 90€, apresenta preços similares ao Aparthotel Solmar, outro dos preferidos pelos estrangeiros nas suas estadias na capital.

Em Bissau pode visitar o Museu Nacional, comprar verdadeiro artesanato local com indicações do significado e origem de cada peça no Centro Artístico Juvenil ou adquirir outro tipo de artefactos no Mercado da cidade, lugar onde os produtos “made in China” emparceiram com artigos europeus em segunda mão. Quanto à alimentação, misturam-se o amendoim e o arroz, a mandioca e a alfarroba, o inhame, o milho e o caju.

“Com vontade tudo se faz”

Inês Santos acredita que nada acon-tece por acaso. A ideia de partir e envol-ver-se em acções de voluntariado num país africano não lhe saia da cabeça, até que a oportunidade surgiu através de uma amiga que tinha por hábito visitar a Guiné no início de cada ano. Apenas duas semanas depois de uma conversa entre ambas, Inês, filha do colaborador da Sage Portugal Paulo Santos, ater-rava em Bissau artilhada com material de escritório Sage para entregar à Fun-dação João XXIII Casa do Oeste, mais exactamente à Biblioteca Bom Sama-ritano em Ondame.

“Este ano o objectivo foi levar alguns computadores e dar formação básica, pois para a maioria das pessoas era a primeira vez que estavam a ter con-tacto com um PC”, explica. “A primeira impressão foi a de haver muito por fazer. Recordo-me de momentos que para mim foram marcantes. O primeiro con-tacto em que se junta a felicidade com o não saber mexer e o medo, o desejo enorme que eles tinham de aprender e absorver informação e chegar ao fim e ver uma evolução enorme desde o pri-meiro dia. Foi muito gratificante”.

A continuação do projecto passa agora por, aos poucos, ir aumentando o equipamento da biblioteca com apa-relhos como uma impressora, um scan-ner e, obviamente, tantos mais livros quanto possível. “E quem sabe no futuro aumentar o espaço”, acrescenta Inês. “A adesão tem vindo a subir e o interior da biblioteca só comporta dez pessoas de cada vez”. Qualquer contributo é bem recebido pela Fundação.

http://casadooeste.no.sapo.pt

DA

VID

LE

FRA

NC

/G

AM

MA

-RA

PH

O ©

GE

TT

Y

Page 7: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

7outubro’11

WORLD WIDE WEB

20 anos depois Este ano comemoram-se os 20 anos da World Wide Web. Revolucionaria para sempre a sociedade da informação, por obra e empenho de Timothy Berners-Lee

F eito cavaleiro em 2004 e também agraciado com a Ordem de Mérito, o apelidado “pai” da World Wide Web Sir Timothy John

Berners-Lee nasceu em Londres, no ano de 1955, filho de um casal unido por uma paixão pelos computadores da 1ª geração. Desde muito cedo beneficiou de um meio propício para uma mente brilhante no campo da electrónica e da física. No entanto, o primeiro hobby a dedicar-lhe a atenção foi o dos comboios. À medida que foi aprimorando as suas maquinetas eléctricas no intuito de melhor controlar as miniaturas de comboios, o gosto pela electrónica do jovem Timothy foi transcendendo a mera brincadeira.

Logo no início da faculdade, transformou um televisor velho que comprou por menos de cinco euros num computador capaz de concorrer em tudo com outro acabado de sair da loja. Mas apesar desta precocidade só aos 35 anos, em 1990, daria origem à World Wide Web. Tal sucedeu porque Bernes-Lee beneficiou da circunstância de encontrar-se à hora certa no lugar certo. Em 1989, o CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear - era o maior pólo de utilizadores da internet na Europa. Por isso não lhe foi difícil detectar a oportunidade de unir o hipertexto com a internet. Tal como afirmou modestamente: “Só precisei de pegar na ideia de hipertexto e de conectá-la às ideias de Transmission Control Protocol e Domain Name System. Depois - ta-da! – nasceu a World Wide Web”.

Desde que Berners-Lee submeteu o seu trabalho intitulado “Information Management: A Proposal” a uma bolsa do CERN, em Março de 1989, até ao nascimento efectivo da WWW, ainda decorreu algum tempo. Foi só no dia de Natal de 1990, quase dois anos depois, que Berners-Lee – ajudado pelo cientista de computadores do CERN Robert Cailliau e outros – conseguiu realizar a primeira ligação com eficácia entre um browser web e um servidor, via internet. Olhando agora para trás e citando uma frase de Sir Timothy: “É impressionante o que o planeta conseguiu realizar em conjunto e os resultados que já atingimos”. Desde esse primeiro servidor do CERN que deu origem a tudo, hoje existem mais de 50 milhões.

simplicidadeEFEMÉRIDEConfissão

sincera

Numa revelação feita em 2009 à revista Time, Berners-Lee confessou que as barras (“//”) nos endereços web eram na verdade desnecessárias, mas lhe pareceram “uma boa ideia na altura”.

1945 Vannevar Bush escreve na Atlantic Monthly sobre um aparelho de extensão de memória, chamado Memex, que permite interligar e seguir documentos em microfichas.

1967 Andy van Dam e colegas criam o Hypertext Editing System.

1980 Na qualidade de consultor do CERN, Tim Berners-Lee desevolve um programa que permite criar links entre nós arbitrários. O programa corre em máquinas Norsk Data utilizando o SINTRAN-III.

1989 O trabalho “Gestão de Informação: Uma Proposta” apresentado por Berners-Lee circula no CERN com o documento “HiperTexto e CERN” como texto de apoio.

1990 Em Outubro Berners-Lee associa o nome “World Wide Web” ao programa que desenvolveu. Outro nome possível era “Information Mine”. Em Dezembro tem lugar a primeira comunicação bem sucedida entre um browser e um servidor.

1993 Em Janeiro são contabilizados 50 servidores HTTP. Em Março torna-se permitido o uso comercial da Internet. No mês de Abril a direcção do CERN declara que a tecnologia da WWW será gratuita para utilização por todos. Em Setembro há já 200 servidores HTTP.

1994 Data do Relatório Bangemann da Comissão Europeia para a Auto-estrada da Informação. Mais de 1500 servidores registados.

1995 A Web é o tema para uma reunião dos países do G7 em Bruxelas. Cerca de 250 jornalistas internacionais de TV, Rádio e Imprensa aprendem no CERN a utilizar a WWW. Nasce o termo “surfar na Rede”.

Os primeiros anos da World Wide Web

CAT

AR

INA

GE

NO

VE

SE

/LI

AIS

ON

AG

EN

CY

©G

ET

TY

Page 8: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

8 sagelife

Tavira, Algarve

Romantismo à beira-RiaDesta vez, Rosiel d’Assumpção apaixonou-se por um carro e rumou até um destino romântico. Em Tavira, provou peixe grelhado junto à Ria, visitou as salinas e as igrejas e, claro, passeou pelas areias de um lugar onde o stress não entra

agilidadePOR AQUI

TAVIRA

Pertencente ao Distrito de Faro, é a cidade sede de um município com 606,98 km² de área e 26 571 habitantes.

Page 9: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

9outubro’11

agilidadePOR AQUI

E sperando que tenham apreciado, na edição anterior, a viagem inaugural desta rubrica até ao

Douro e à cidade do Porto, sede da Sage em Portugal, optei por rumar desta vez até Tavira. A ideia base não podia ser mais simples: ir o mais longe possível ao volante deste automóvel até onde pudesse encontrar bom peixe grelhado.

A vontade de guiar resultou do facto de a Mercedes me ter oferecido para experimentar um coupé tão espectacular que o espaço é curto para descrevê-lo. Mas mesmo assim tentarei… Trata-se de um classe C Coupé, de motor 2500 e com 204cv diesel.

O som e o silêncioNão foi, no entanto, o motor que mais me impressionou, mas sim tudo o resto; habitáculo, acabamentos, som, insonorização, segurança, tablier, funções do GPS das mais práticas e intuitivas que já experimentei. Começo então pelo habitáculo, onde podem caber quatro adultos sem qualquer problema. Os acabamentos são de primeira linha com uns plásticos a que só a Mercedes nos habitua. E o som! Ai o som! Eu que adoro música e qualidade na sua reprodução, deixei-me levar por esta sonoridade soberba. E sabem o que é, ir dentro de um coupé falando ao telefone em mãos livres sem entrar um ruído sequer da rua mesmo a mais de 100Km/h?

Como se não bastasse, a segurança e a estabilidade do carro em curva são impressionantes. Podia dizer tantas coisas acerca deste Mercedes que termino com apenas quatro palavras... não o queria entregar.

Um romance de areia e sal Cheguei a Tavira ao fim da tarde, mesmo a tempo de sentir o cheiro da Ria Formosa. A vantagem de Tavira é a de possuir praias que escapam à loucura do Algarve no Verão. E uma ilha com tudo para fazer esquecer o stress urbano e mar perfeito para quem tem crianças.

Os árabes chamavam-lhe Tabira, “a escondida”, e foi uma das mais importantes urbes do Al-Andalus. Mas antes disso já fora Balsa, a cidade portuária dos romanos no tempo de César e cujo nome é atribuído às suas origens fenícias, acreditando-se que foi baptizada Baal-Saphom, associada ao deus fenício das tempestades e dos mares.

Dom Paio Peres Correia conquistou-a em 1242, segundo rezam as crónicas

levado num ímpeto de fúria, pela morte de sete dos seus melhores cavaleiros durante um período de tréguas quebrado pelos mouros.

A mesquita seria substituída pela Igreja de Santa Maria do Castelo e esta é uma entre as 37 igrejas que se repartem por entre os edifícios construídos e reconstruídos ao longo dos séculos. Um pequeno comboio que circula pelo perímetro da cidade permite aliás aos visitantes circular e descobrir cada uma dessas muitas igrejas. Já para os amantes da bicicleta, existem vários circuitos de cicloturismo na zona e pode consultar para melhores sugestões de roteiros o Núcleo de Cicloturismo da Luz de Tavira no local. Ou simplesmente percorrer junto à Ria o percurso que separa Tavira de Pedras D’El Rey, lugar de onde parte o castiço comboio para a Praia do Barril.

Os amantes da fotografia têm aqui todas as condições para fazer óptimos retratos e fotos de paisagens, sendo um dos locais a visitar a zona das salinas. Se tiverem crianças elas irão adorar perceber de onde vem e como se faz o sal. Durante muitos anos, até o atum modificar os seus padrões de migração, os habitantes substituíam essencialmente da sua indústria pesqueira. Nos dias de hoje é obviamente o turismo a principal fonte de receita do Município, que aposta na regularidade dos festivais gastronómicos e de música para melhor cativar e atrair os seus visitantes. Excelente para um fim-de-semana em família, para namorar ou voltar a descobrir o amor pois tem tudo de romântica, Tavira está bem e recomenda-se.

Hotel Vila Galé AlbacoraPertencendo ao mesmo grupo hoteleiro que o Hotel Vila Galé Tavira, o Albacora é um must. Com menos quartos do que o primeiro, vale bem a pena conhecer a sua história; o Hotel Vila Galé Albacora nas-ceu da recuperação de um antigo arraial de pesca de atum. Esta origem contribuiu para as características arquitectónicas e culturais distintas do hotel, inserido em pleno Parque Natural da Ria Formosa e que recebeu a prestigiada certificação internacional de Turismo Responsável e Sustentável, “Chave Verde”, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Casa do Polvo TasquinhaLat 37°06’06.42”N / Lon 07° 39’27.42”W

Hotel Vila Galé AlbacoraLat 37º 07’ 09.40”N / Lon 7º 37’ 38.67” W

Tavira, centroLat 37º 07’ 33.16”N / Lon 7º 38’ 59.72”W

SEM DEMORAS

Casa do Polvo

Para quem gosta de polvo é imperdível uma ida até Santa Luzia, situada mesmo ao lado de Tavira e junto à Praia do Barril. Aí fica esta discreta tasquinha onde – com a Ria como cenário – pode degustar o suculento octópode, de múltiplas maneiras mas sempre fresco. http://casadopolvotasquinha.pai.pt/

Rosiel d’Assumpção fotógrafo e viajante, já cruzou o planeta acompanhado da sua máquina fotográfica. É colaborador de várias revistas de viagens.

Page 10: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

10 sagelife

GESTÃO COMERCIAL 2012 Incorpora um conjunto extenso de novas funcionalidades

FUSÃO GESTÃO PESSOAL Uniformização do portfolio de produtos com o alinhamento da identidade e a melhoria da usabilidade das aplicações

integridadeESPECIAL

Sage 2012

Novas versões para um negócio mais eficazInovação do modelo de negócio, Consolidação da oferta comercial, Uniformização do portfolio de produtos e inovação tecnológica são os quatro pilares fundamentais em que assenta a Sage 2012

Com a consciência plena de que a prospecção e angariação de um novo cliente implica, nos dias que correm, um processo assente na pró-actividade, a Sage Portugal lançou o mote “1 cliente, 1 cora-ção” prometendo “Proporcionar experiências extraordinárias aos seus clientes”.

Para a empresa, está provado que, se foi a necessidade dum software para a gestão do negócio que resultou na obtenção de um cliente, será apenas o serviço de excelência prestado a esse mesmo cliente que poderá funcionar como o factor diferenciador, permitindo a sua fidelização ao longo dos anos.

É com esse pressuposto que a Sage Portugal e os seus Parceiros trabalham, diária e conjuntamente, com o objectivo de manter o nível de satisfação dos seus clientes.

Sage Care

A cada Cliente, um coração

Durante 2012, este será o grande mote da Sage: ‘1 cliente, 1 coração’. Uma aposta da empresa na excelência do seu modelo de serviço

1Inovação do modelo de negócioA Sage inova uma vez mais, ao

disponibilizar, no âmbito da versão 2012, um modelo que visa essencialmente a angariação de novos negócios e novos clientes. Sendo denominado Sage Easy, traduz-se na possibilidade dos Clientes utilizarem software “on premises”, mas em regime de subscrição.

As soluções Sage 2012 SME incorporam esta nova funcionalidade que permite ao cliente eliminar o investimento inicial, adicionar e/ou retirar funcionalidades em função das necessidades e permitir total liberdade na decisão de quando quer “sair” da solução contratada.

2Consolidação da Gestão ComercialA nova versão Sage Gestão

Comercial Sage 2012 foi desenvolvida com base no Sage Retail, incorporando face a este um conjunto extenso de novas funcionalidades que permitem ir ao encontro das necessidades dos negócios dos Clientes e Parceiros.

“SAGE EASY” Este modelo de negócio – “Sage Easy” – traduz-se na possibilidade dos Clientes utilizarem software “on premises”, mas em regime de subscrição

SageCareA pensar em si

Page 11: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

11outubro’11

Entre as várias novidades da Gestão Comercial 2012, a Sage apresenta ainda uma nova gestão de tesouraria e de contas correntes, separando claramente o conceito de retalho e gestão comercial.

3Uniformização do portfólio de produtosEstrategicamente, ao longo dos últimos

anos, as versões Sage para o segmento PME’s têm vindo a incorporar alterações funcionais que têm permitido caminhar no sentido de alinhar a identidade em termos de usabilidade. Exemplos disso são muitos dos componentes desenvolvidos e que são partilhados nas soluções Linha 50, Linha Next e Linha Gestexper, nomeadamente os interfaces para reporte fiscal e legal.

4 Inovação tecnológicaFinalmente, nesta nova versão 2012, acrescenta-se ao portfólio

de produtos Sage um novo produto

para a área da Restauração – o Sage GesRest II. Desenvolvido totalmente de raiz por parte da equipa Sage Portugal, este produto é o resultado do investimento feito nos últimos meses a que se alia o know-how que a Sage tem neste domínio (de recordar que a Escripóvoa incorporou know-how nesta área quando se integrou na Sage em 2007). Este novo Sage GesRest II inova tecnologicamente porque é, nomeadamente, multiplataforma (Windows, Linux, Android e iOS), a sua arquitectura é verdadeiramente SaaS permitindo correr a aplicação dentro dum browser, e foi desenhado para poder ser disponibilizado ao Cliente em modo “on premises” ou em modo “SaaS”. Suporta vários dispositivos de recolha (sistemas convencionais e handheld devices) e tem um baixo custo de hardware, dado que foi escrito em C++ e Action Script. !

integridadeESPECIAL

Premissas Estratégicas Sage 2012

A Versão Sage 2012 assenta nas seguintes premissas estratégicas:l Uniformizar e consolidar os produtos Sage para as PMEl Melhorar a experiência do utilizadorl Aumentar a versatilidade funcional

O Software de Gestão e as OrganizaçõesNos dias de hoje é praticamente indissociável do negócio das orga-nizações o recurso aos sistemas de informação e à utilização de software de gestão.

As empresas, tal como os siste-mas de informação, estão à mercê de uma mudança constante. A velo-cidade e a quantidade de alterações a que estamos expostos, quer ao nível funcional quer legal e fiscal, impele-nos a todos a evoluir na forma como vemos o software, enquanto peça fundamental na gestão.

Com efeito, a necessidade de tornar previsíveis os investimentos em software por parte das organi-zações obrigou a uma mudança no modelo de negócio. Outrora base-ado na venda de sucessivos upgra-des ao longo do tempo, ele assenta hoje na manutenção do software com base num contrato/serviço previa-mente conhecido pelo cliente. Desta forma, as organizações alcançaram a previsibilidade pretendida no que toca aos investimentos com siste-mas de informação.

Neste contexto, a Sage tem vindo a disponibilizar aos seus milhares de clientes as sucessivas e cons-tantes actualizações de software, fundamentais para a prossecu-ção da gestão da sua actividade de negócio.

Joaquim MachadoR&D [email protected]

SAGE GESREST II Esta nova solução inova tecnologicamente porque é multi-plataforma e a sua arquitectura é verdadeiramente SaaS

ACOMPANHE OS ROADMAP EM SAGE.PT

NOVIDADES TAMBÉM NA LINHA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS As versões Sage para Micro-empresas e ENI’s serão apresentadas em breve, com diversas novidades ao nível das funcionalidades e, cada vez mais próximas das necessidades dos nossos clientesSaiba mais em www.lojasage.com

Page 12: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

12 sagelife

integridadeENTREVISTA

“Sou

uma mulher

simples”

Desafiámos a actriz Paula Lobo Antunes a associar a sua vida aos cinco valores da Sage. O resultado foi um testemunho em discurso directo e a confirmação de que a Inovação, a Confiança, a Simplicidade, a Integridade e a Agilidade se lhe aplicam na perfeição

PAULA LOBO ANTUNES : : Os 5 valores de uma estrela

Page 13: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

13outubro’11

integridadeENTREVISTA

Nascida em Nova Iorque há 35 anos, Paula veio para Portugal aos cinco. É filha do neurocirurgião João Lobo Antunes e ainda tentou seguir as pegadas do pai na área

da medicina. Estudou em Edimburgo, onde tirou o curso de Fisiologia, e especializou-se em Endocrinologia, especialmente em mulheres grávidas.

No último ano dos estudos, no entanto, a sua vida mudou de rumo quando se deparou com alguns folhetos de cursos de teatro. Recebeu o diploma de Fisiologia com média de 18 valores e logo iniciou um curso para actores em Londres. Nesta cidade e em Nova Iorque, o seu nome artístico é Paula Plantier (da mãe), que é mais fácil de dizer em inglês; em Portugal é Paula Lobo Antunes, o seu nome do BI.

Por cá estreou-se como actriz na série de Francisco Moita Flores João Semana, onde deu vida ao papel da minhota Clara. Papel que há 69 anos fora interpretado por uma tia-avó, Maria Paula, falecida no dia em que Paula Lobo Antunes iniciava as gravações. No Brasil fez a primeira novela – A Escrava Isaura. Diz ter sido assustador, mas gosta de aplicar a frase “se não tens medo, então não vale a pena fazer.” Foi perdendo os medos consoante cada trabalho que surgiu.

Está há cinco anos em Portugal e não tem parado de trabalhar. Actualmente podemos vê-la na novela da TVI “Remédio Santo” onde dá vida à personagem de Sara. Nas próximas linhas, a actriz fala em discurso directo.

“Um actor deve estar sempre a inovar”Como actriz, inovação é um bocadinho como resolver as cenas. Romeu e Julieta é uma história que toda a gente conhece. Eles juntam-se e depois morrem. Agora, como a fazer diferente é que é o inovar, porque toda a gente já conhece a história. Um actor deve estar sempre a inovar. Dependendo das personagens, deve fazê-lo cada vez que surge um projecto novo. Eu falo sempre da arte de representar como uma evolução. Há várias técnicas que vão evoluindo. Várias teorias que vão existindo. Comparo um bocadinho com a ciência, que também está sempre a evoluir. É uma questão quase orgânica, no sentido de estar sempre a transformar para melhorar. É um bocadinho como a história da evolução do ser humano e de como o Mundo foi criado. O que acontece por causa das tecnologias é que tudo é muito rápido. E é um bocadinho

também como a representação: hoje em dia quer-se tudo para ontem, é uma corrida extenuante.

Vejo a competitividade em termos de evolução. Voltar para trás não é positivo, no sentido de estar a retornar. Na representação é uma questão de angariar coisas novas, e se isso é visto como competição depende de cada pessoa. Competição é saudável num quadro de evolução.

Na minha área há muita competição, mas se calhar não é necessariamente uma competição saudável. Uma coisa é eu competir para mim ou com outras personagens que já fiz, para fazer melhor. Por exemplo, uma cena com duas actrizes não pode ser uma competição e, às vezes, é vista como tal por certos actores. E isso aí não é saudável, porque uma cena tem de ser feita com os actores em conjunto. Lembro-me, quando tirei o curso de teatro e estava no mundo dos castings e do desemprego, de colegas minhas que me ligavam a dizer: “Vou fazer um casting para um peça de teatro. Vem comigo.” Íamos estar a fazer a audição as duas, a competir uma com a outra mas a abordagem é saudável: “anda comigo”, e não uma coisa de esconder. É sinal de desenvolvimento, e só assim se pode andar para a frente e ser eficaz. Quando as pessoas têm aquela competição negativa, prejudicam-se acima de tudo. Em Portugal gostaria de inovar um bocadinho o cérebro dos políticos. Mudar a maneira de pensar e de resolver as situações. Não é pôr debaixo da mesa e ignorar. Parece que há um problema e as pessoas não sabem como resolvê-lo. Estou chocadíssima com isto da dívida da Madeira. Será que vai ser resolvido?

“Confio muito nos meus instintos”No meu trabalho é obrigatório confiar. Mas posso chegar e colocar as minhas questões,

“As mulheres têm de aproveitar a sua feminilidade. Não é uma coisa para castigar. É para desenvolver e mostrar.”

Sabia que...

Paula Lobo Antunes é embaixadora da Fundação Realizar Um Desejo, uma IPSS que realiza os desejos de crianças e jovens que padecem de doenças graves, degenerativas ou malignas.

Page 14: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

14 sagelife

integridadeENTREVISTA

que podem ser tidas como desconfiança, embora não sejam.

Acho importante dar opiniões e ver se estamos todos na mesma página. Tenho de confiar nas pessoas à minha volta. Nos técnicos, no cabelo, na maquilhagem. Tenho de saltar e acreditar que o pára-quedas vai abrir. Há sempre certas cenas, sejam emocionais ou físicas, em que expomos muito, e se nós não confiamos nunca conseguimos fazer isso a 100%, o trabalho não fica puro.

Confio muito nos meus instintos, a 100 por cento, e isso é muito importante. É auto-confiança. Um mecanismo que o actor devia ter, porque normalmente os instintos estão correctos. Acho que foi uma escolha feliz para mim. Quis ser actriz custe o que custar.

Vou mostrando em cada personagem que vou fazendo que não é só aquele velho cliché de não passar de uma cara bonita. Parece que uma mulher bonita tem de provar ainda mais. Vejo amigas minhas que têm medo até da sensualidade da mulher que são. Isso acontece porque é um mundo ainda maioritariamente de homens. Mas as mulheres têm de aproveitar a sua feminilidade. Não é uma coisa para castigar. É para desenvolver e mostrar. E não há que ter medo disso.

“Simplicidade é ser terra-a-terra”Sou uma mulher simples em todo o sentido da palavra. Simplicidade é um bocadinho o ser terra-a-terra. Já ter vivido em vários meios, em vários países fez-me relativizar e tentar adaptar a qualquer situação. Dou valor a coisas que são mesmo essenciais e não materialistas ou superficiais. O actor exibe uma imagem em público mas, no seu dia-a-dia, pode ser completamente diferente. Por causa da exposição pública, a maior parte dos actores tem de mostrar ser quase sobrenatural, porque é o que as pessoas às vezes esperam. No fundo, no fundo, somos todos seres humanos que choramos, rimos, temos chatices na vida, e essa simplicidade é importante para um actor e para as pessoas se manterem verdadeiras. Consigo próprias e com as pessoas que as rodeiam.

Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter máscaras, nem capas. É só ser. É “to be or not to be”, como disse Hamlet. É saber estar seja perante um rei ou uma rainha ou um pedinte na rua. É ser-se igual.

Não admiro grandes extravagâncias no sentido de as pessoas viverem fora dos seus meios. Coisas materiais acho supérfluo. Devem ter se querem, se não podem acho ridículo e não consigo compreender. As minhas extravagâncias são sempre muito calculadas, medidas. O meu pai está sempre a dizer: “Lembre-se da história da cigarra e da formiga.” Mas cada vez que acabo um projecto gosto

de me recompensar até como fim de um ciclo e gosto de comprar uma jóia. Uma vez comprei uma pulseira que se calhar foi das maiores extravagâncias que eu já cometi. Mas, lá está, porque podia fazê-lo. Se não pudesse não o faria. Já tive de batalhar muito. Como actriz no desemprego e estar a servir às mesas e a contar o dinheiro. E isto tudo por opção minha. Podia ter voltado para Portugal. Dei outro valor às coisas, ao dinheiro e às dificuldades. Mas também sempre foi instituído em mim que as coisas não são fáceis. Um dia na praia com a minha família e sobrinhos é mais importante do que conduzir um Porsche.

“Integridade é andar com a cabeça erguida”É podermos andar com a cabeça erguida sem ter vergonha. Podermos deitar a cabeça na almofada e dormir.

Infelizmente, hoje em dia, cada vez se vê menos. As pessoas parece que estão sempre a esconder-se umas atrás das outras e isso não me transmite muita confiança. Uma pessoa pode cometer o maior erro, mas se admitir e explicar por que isso aconteceu, e se estiver disposta a querer melhorar, isso mostra uma grande integridade.

Coisas que não tolero são a hipocrisia e a falsidade. E é raro encontrar pessoas íntegras. A educação está a ir cada vez mais por água abaixo. Como é que conseguimos passar valores morais às novas gerações que vêm aí? E depois é um círculo vicioso. Se não temos alguém para instruir, educar ou explicar, fica tudo um pandemónio. E o que vai surgindo são aquelas duas crianças que bateram na outra e depois colocam na internet. E isso é assustador, é quase animalesco, sem moral nem consequência.

“Agilidade é adaptação”Tem de ser aplicada em tudo o que fazemos. Como estes valores. Mas a agilidade é adaptar-se à situação, arranjar uma fórmula. E termos essa capacidade de mudança é uma mais valia.

Tendo chegado há cinco anos a Portugal, a falar um português não correcto, tive essa agilidade. Foi bastante exigente. Ainda hoje de vez em quando me chamam a atenção, mas há que ter essa capacidade de aprendizagem e humildade de dizer: “Disse mal? Então como se diz?” Sempre estudei inglês, a minha primeira língua é a inglesa e ainda penso em inglês, porque é mais fácil.

Ainda no início do ano fiz um filme em inglês e português, e para mim foi facílimo, mas houve actores que foram aprender, tivemos um professor e fizeram um grande esforço. Uma palavra em português que ainda me custe dizer? Tantas…, mas… “vulnerabilidade”. É uma palavra de que gosto muito. Stanislavski dizia que para se ser um actor na sua expressão completa tem de se ser mais vulnerável do que na vida. É uma palavra que acho essencial para um actor.

“Em Portugal gostaria de inovar um bocadinho o cérebro dos políticos.”

Page 15: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

www.fujitsu.pt

shaping tomorrow with you

Fujitsu – Maior Empresa Japonesa de Tecnologias de Informaçãohá 76 anos a inovar no mundo e há 34 anos em Portugal.

Page 16: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

16 sagelife

confiançaPRODUTO

Sabia que...

Em inglês “Sage” é também a designação de uma planta curativa, a Salvia officinalis, muito apreciada pelos chineses que a trocavam por folhas do seu chá no Séc. XVII.

Sage GesRest II

Inovação para a Restauração

Sage Financing

1º cliente premiadoA Sage já atribuiu o prémio associado à nova solução de financiamento Sage Financing. Lançada em parceria com o BNP Paribas, concede vantagens e condições especiais aos Clientes e Parceiros. Pelo primeiro contrato celebrado neste âmbito, foi atribuído um iPod Nano à Electro Portugal, que adquiriu as Soluções Sage ERP X3 Premium Edition e Sage HRM X3 num projecto financiado a cinco anos que incluiu também hardware, serviços de implementação e consultoria para 30 utilizadores.

Acreditando que um novo projecto de software é sempre uma oportunidade de inovação, a Sage lançou o Sage GesRest II, acompanhando a proliferação de novos dispositivos touch no mercado, quer sejam iPhones, iPads ou baseados em Android.

Esta nova aplicação da Sage, inovadora na sua arquitectura, suporta desde logo o funcionamento na web dentro de um browser, bem como a instalação stand-alone como um tradicional software de ponto de venda. Estes novos princípios de funcionamento abrem outras possibilidades, designadamente o facto de o cliente poder aceder por internet, de qualquer lado, à sua aplicação,

aumentando assim o controlo efectivo do seu negócio. Esta aplicação possui uma footprint extremamente reduzida (cerca de 1Mb) e robusta, para além de ser de muito fácil instalação e manutenção.

Em termos funcionais, tem como grandes vantagens a escalabilidade, a possibilidade de toda a interface gráfica ser customizável e ainda um mecanismo de reporting flexível e editável pelo próprio Parceiro.

Certificação

Mudança tranquilaOs Clientes abrangidos pela disposição legal que obriga à Certificação de Software têm agora um apoio reforçado da Sage e dos seus Parceiros para esta indispensável adaptação.

Com efeito, atendendo à necessidade de todos os sujeitos passivos – cujo volume de negócios ultrapasse os 150.000€ – utilizarem software legalmente certificado, a Sage lançou um serviço de apoio através dos seus Parceiros para que as mudanças possam ser implementadas com rapidez e de forma tranquila para a actividade de negócio de todos os Clientes, quer os que ainda utilizam software não certificado quer os que pretendem efectuar as actualizações para as versões certificadas.

À disposição dos Clientes, a Sage colocou online uma página especialmente dedicada a informação relacionada com a certificação, a qual pode ser consultada no endereço www.softwarecertificado.sage.pt. Os Clientes podem também contactar o Parceiro Sage mais adequado, o qual esclarecerá todas as dúvidas relacionadas com este tema.

A Sage está, mais uma vez, ao lado dos seus Clientes, apoiando-os na evolução para a entrada em vigor do SEPA e a utilização pelas entidades bancárias do novo protocolo de comunicação EBICS. As recentes evoluções legais e tecnológicas fazem com que os pacotes de Soluções de Gestão e Tesouraria devam corresponder a estas novas necessidades, uma vez que o SEPA e a interrupção da manutenção da rede telefónica X25 têm forçosamente impacto nos protocolos ETEBAC. O EBICS é mais seguro e fiável, permitindo a utilização de formatos xml. Deste modo, a Sage entendeu apoiar a compatibilidade de cada uma das soluções de comunicação bancária Sage XRT.

Sage apoia transição EBICS / SEPA

Ao lado dos Clientes

A SAGE IRÁ PROMOVER VÁRIAS

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO

Page 17: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

17outubro’11

confiançaPRODUTO

Sabia que...

A Edelweiss, flor que cresce nos Alpes, tornou-se mundialmente conhecida quando Julie Andrews cantou uma canção com esse nome em “Música no Coração”.

Sage Easy

Só paga o que usa

Sage IES

Antecipar para resolver

Sendo a Sage uma empresa líder e especialista na área das soluções de software para declarações fiscais, em especial no âmbito do SNC, promoveu uma campanha intensiva de esclarecimento e informação para Parceiros e Clientes, sobre como preencher a IES (Informação empresarial simplificada.

A campanha incluiu um percurso com acções de formação online e sessões que percorreram todo o país, sempre com uma assistência muito participante enchendo as salas ao longo de vários dias. E ainda o Diagnóstico Check-up SNC/IES, uma ferramenta criada pela Sage com o objectivo de ajudar os seus clientes no preenchimento da IES 2011.

Esta ferramenta permitiu avaliar os pontos chave do processo de conversão para o SNC e, deste modo, antecipar eventuais dificuldades no preenchimento automático da informação presente na IES 2011.

Após o diagnóstico, e caso fossem detectadas dificuldades, o utilizador poderia aceder uma série de recomendações para que fossem corrigidas da forma mais eficaz e tão rapidamente quanto possível.

Criada pela Sage com o objectivo de antecipar-se a uma grande afluência ao suporte técnico, devido ao preenchimento automático da IES 2011, esta foi mais uma ferramenta disponibilizada pela Sage para facilitar o dia-a-dia dos seus clientes e dos gabinetes de contabilidade.

Com o Sage Easy, incluído na nova Versão 2012 das Soluções Sage, é possível aos Clientes recorrer ao regime de subscrição, através de software “on premises”. Este modelo de negócio torna possível a cada Cliente reduzir a sua despesa desde o momento inicial, pela ausência de um custo associado à aquisição.

Entre as novas possibilidades dadas aos utilizadores, incluem-se a possibilidade de retirar ou acrescentar funcionalidades consoante as vantagens específicas para a actividade de cada Cliente e, ainda, a garantia contratual de uma total liberdade de opção quanto a continuar ou não a utilizar a referida Solução.

I novação, Motivação e Formação foram os ingredientes que, aliados a um preço competitivo e facilidades de

pagamento, estiveram por detrás de uma das campanhas mais bem sucedidas da Sage Portugal.

Na sequência do estudo que identificou as PME’s do país com crescimento em contraciclo – as quais denominou empresas Edelweiss – a Sage lançou o Pack Sage Edelweiss, combinando três factores chave associados ao perfil dessas mesmas empresas: Inovação, Motivação e Formação.

Como explica Filipa Pereira, Web Marketing Specialist da Sage: É um pacote que combina a inovação latente nos produtos Sage, o incentivo à motivação dos colaboradores das empresas nossas clientes, com a oferta de um pack “A Vida é Bela” e que também valoriza a formação, com a oferta de um workshop sob o tema “Supere os desafios e Cresça em 2012 – Inovação & LeanManagement”.

Campanha Sage Edelweiss

O triplo segredo do sucessoDe acordo com a Controller Ana

Teixeira, “Esta campanha foi um sucesso! Permitiu à Sage Portugal atingir o dobro do número de novos utilizadores, comparando com o mesmo período do ano passado. Este resultado é ainda mais significativo se tivermos em consideração que durante o mesmo período no ano anterior lançámos também uma campanha destinada a novos utilizadores”.

Já para Cristina Francisco, Telesales Manager, não restam dúvidas quanto a um dos factores que estiveram por detrás desse resultado: “A campanha Edelweiss foi pensada para as empresas na sua fase inicial, um momento decisivo para o sucesso do negócio e em que toda a ajuda é necessária”.

(Ver pág. 19)

Page 18: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

18 sagelife

confiançaEVENTOS

SAGE DAY 2011

Festa branca em PortugalOs 30 anos da Sage foram celebrados de uma forma especial em todos os países onde a Sage está presente e Portugal não foi excepção. Colaboradores dos cinco continentes partilharam as suas experiências

diferente. Mas todos os eventos tiveram uma tónica em comum; a participação dos Colaboradores com mais anos de “casa”, partilhando as suas histórias, testemunhos e experiências com os restantes, celebrando a herança da Sage e a forma de trabalhar deste Grupo assente em valores sólidos.

Também em todos os países os Colaboradores participaram num jogo/quiz intitulado “30 perguntas para os 30 anos da Sage”, testando o conhecimento de cada um sobre a Sage e o mundo em geral.

Festa branca em PortugalEm Portugal, os Colaboradores vestiram-se de branco e participaram também num desafio que visava obter a melhor descrição da Sage em apenas 30 palavras. Para além disso, os escritórios de Lisboa e do Porto partilharam virtualmente os seus respectivos lanches comemorativos através de uma videoconferência, tendo o CEO da Sage Portugal, Jorge Santos Carneiro, proferido algumas palavras num discurso marcado pelo orgulho assente

na memória colectiva da empresa e, por outro lado, pelo incentivo para que os Colaboradores enfrentem com sucesso e em conjunto os desafios futuros.

Houve ainda tempo para ver um vídeo dos melhores momentos, registados ao longo dos 30 anos da Sage Portugal, depois partilhado com os restantes Colaboradores de todo o mundo no canal interno do Grupo, a Sage TV.

“No Sage Day o que nos anima é o orgulho partilhado de ser parte desta organização global que é a SAGE” FERNANDA MARMELO,Human Resources

Muito empenho, uma dose concentrada de energia positiva e bastante

descontracção. Foram estes os condimentos que tornaram o passado dia 7 de Julho uma data sublinhada pelo entretenimento e pelo convívio, para todos os Colaboradores da Sage Portugal.

A razão mais do que justificava o comportamento esfuziante de alguns dos participantes neste Sage Day. Desta vez, a nível mundial celebravam-se os 30 anos do Grupo Sage. Três décadas de crescimento desde

Master logoThe SageDay2011 should not be used in any way other than from master artwork supplied. Logo master artwork is held by the Sage Global Communications Team and can be downloaded from the ‘Group’ category within the Sage Brand Library. Please contact [email protected] with any queries or to request access. Clear spaceThis is the minimum area of space around the SageDay2011 logo. This helps to protect and ensure the impact of the SageDay2011 logo. No element should infringe on the clear space.ColourThe preferred version of the SageDay2011 logo should appear in a blend from Pantone 335 (CMYK) to Pantone 583 (CMYK). It must always appear on a white background. The Celebrating 30 years of Sage must always appear in Pantone 3435 (CMYK).

This logo is to be applied as per the information given on this style sheet. Please do not alter this logo in or give it a different treatment to the one that is shown here. Refer to the main Sage brand guidelines for further information about the correct usage of the Sage brand. Guidelines can be downloaded in full from the Sage Brand Library.

Logo

BlendBlend from Pantone 335 (CMYK) to Pantone 583 (CMYK).

The Sage shapes chosen for Sage Day 2011 are numbers 3, 6 and 8.

Sage Shapes6.3. 8.

SageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

X = Total height of logo

XX

X

X

X

GuidelinesSageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

Minimum SizeThe recommended minimum size for the SageDay2011 is 85mm across the width

85mm width

SageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

The Organic Illustration used is Lines_10_green. This illustration is specifically chosen for Sage Day 2011 communications.

Organic Illustration

Master logoThe SageDay2011 should not be used in any way other than from master artwork supplied. Logo master artwork is held by the Sage Global Communications Team and can be downloaded from the ‘Group’ category within the Sage Brand Library. Please contact [email protected] with any queries or to request access. Clear spaceThis is the minimum area of space around the SageDay2011 logo. This helps to protect and ensure the impact of the SageDay2011 logo. No element should infringe on the clear space.ColourThe preferred version of the SageDay2011 logo should appear in a blend from Pantone 335 (CMYK) to Pantone 583 (CMYK). It must always appear on a white background. The Celebrating 30 years of Sage must always appear in Pantone 3435 (CMYK).

This logo is to be applied as per the information given on this style sheet. Please do not alter this logo in or give it a different treatment to the one that is shown here. Refer to the main Sage brand guidelines for further information about the correct usage of the Sage brand. Guidelines can be downloaded in full from the Sage Brand Library.

Logo

BlendBlend from Pantone 335 (CMYK) to Pantone 583 (CMYK).

The Sage shapes chosen for Sage Day 2011 are numbers 3, 6 and 8.

Sage Shapes6.3. 8.

SageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

X = Total height of logo

XX

X

X

X

GuidelinesSageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

Minimum SizeThe recommended minimum size for the SageDay2011 is 85mm across the width

85mm width

SageDay2 11Celebrating 30 years of Sage

The Organic Illustration used is Lines_10_green. This illustration is specifically chosen for Sage Day 2011 communications.

Organic Illustration

o seu início, em 1981, na cidade de Newcastle em Inglaterra. E se ao princípio, em torno do fundador David Goldman, uma simples mão aberta bastava para representar o número de Colaboradores da Sage, hoje perfazem um impressionante e diversificado conjunto que reúne mais de 13 mil de pessoas em todos os continentes.

Partilha de experiênciasEm cada um dos países onde a Sage opera, o Sage Day foi comemorado de forma

Page 19: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

19outubro’11

confiançaEVENTOSApoio ao

empreendedorismo

A Sage patrocinou o evento Startup Pirates @ Porto entre 28 de Agosto e 4 de Setembro. A iniciativa visou ajudar de forma prática os jovens empreendedores, na criação da sua própria empresa.

Partners Meeting Point’12

Novidades Sage desvendam o véu

Expo World Fashion

A Sage na modaFilda com Leadway

Em Angola

Foi finalmente dado o pontapé de saída do evento mais aguardado do ano pelos Parceiros da Sage Portugal. A mais recente edição do Partners Meeting Point ’12 arrancou já no dia 17 de Outubro em Braga e prolonga-se durante dez dias, num road show que percorrerá o país com paragem no Porto (18), Coimbra (20) e Lisboa (24), encerrando finalmente dia 27 em Vilamoura.

Sendo exclusivamente destinado aos Parceiros da Sage e tendo como objectivo dar-lhes a conhecer em primeira mão as novas estratégias de negócio e também uma antevisão das novidades das soluções Sage

para 2012, o Sage Partners Meeting Point é o encontro anual de Parceiros por excelência.

Tal como tem sucedido ano após ano, é esperada uma audiência elevada. “Os nossos Parceiros correspondem sempre com entusiasmo a esta nossa iniciativa. A sua adesão generalizada é a melhor prova de que as soluções apresentadas anualmente pela Sage despertam o interesse desses mesmos Parceiros”, considera Céu Mendonça, responsável pelo segmento Pequenas e medias empresas da da Sage Portugal.

Este evento conta com o apoio dos seguintes sponsors: Zon, Fujitsu, Grenke e Ingram Micro.

A Sage marcou presença através da Mundicés, Parceiro Sage, numa das principais feiras de

moda do país. A empresa de Belas esteve fortemente representada na Expo World Fashion 2011, que decorreu em Setembro no Pavilhão de Congressos, em Lisboa. Nesta sua 4ª edição, o certame incluiu stands de exposição com a presença de grandes marcas de vestuário e moda.

Dadas as características desta feira, dedicada especialmente aos profissionais do ramo do vestuário, os responsáveis da Mundicés optaram por destacar no seu stand a solução Sage Retail, desenvolvida e optimizada para as necessidades específicas do comércio a retalho.

As soluções Sage marcaram presença no stand da Leadway que integrou a mais recente edição da FILDA, a maior feira de Angola. No âmbito da sua estratégia de expansão e do respectivo estabelecimento de parcerias no mercado angolano, a Sage esteve presente na 28ª edição da FILDA, Feira Internacional de Luanda, através do seu Parceiro Leadway. A Leadway é uma empresa de integração de sistemas, prestação de serviços e de comercialização de produtos de valor acrescentado na área dos Sistemas de Informação para a Gestão.

No stand da FILDA os muitos visitantes puderam tomar contacto com as soluções Sage para Pequenas e Médias Empresas, numa feira cuja edição teve desta vez como tema âncora “Os Desafios da Atracção de Investimento”.

PRÓXIMOS EVENTOS 12ª Edição do E-GRH25 OUTUBRO

A Sage estará presente na 12º Edição do EGRH com a Solução Sage HRM X3. Sob o tema A Gestão do Capital Humano no séc. XXI, esta Conferência, organizada pela Recursos Humanos Magazine, tem como objectivo abordar os temas relacionados com “As Novas Tecnologias na Gestão de Recursos Humanos”, destinada a todos os pro-fissionais de recursos humanos. Mais detalhes em: www.rhmagazine.publ.pt Encontro Anual dos Profissionais de Franchising23 DE NOVEMBRO

A Sage estará presente como exposi-tor, apresentando a Solução Sage Retail, neste encontro anual que tem como objectivo reunir investidores, empre-endedores e franchisadores para deba-terem os temas relevantes do sector. Informação adicional em: www.encontrofranchising.ife.pt

WORKSHOPSupere os desafios e cresça em 2012 - Inovação e Lean Management Porque manter os conhecimentos actualizados é fundamental para o negócio, a Sage oferece às empresasque adquiriram do Pack Edelweiss a presença num workshop condu-zido pelo Prof. Pedro Cunha, do CENI – Centro de Inovação e Inte-gração de Processos. Intitulado “Supere os desafios e cresça em 2012 – Inovação e Lean Management”, o workshop realiza-se em Lisboa e no Porto. A inscrição é também acessí-vel, mas paga, para os inscritos sem pack Edelweiss.

Page 20: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

20 sagelife

Parceria estratégica

GFI Portugal com software SAFE X3

Acordo reforça colaboração

Sage e FEUP assinam protocoloA Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Sage Portugal irão estreitar o modelo de colaboração entre as duas entidades.

Com a assinatura deste protocolo deu-se mais um passo para reforçar uma relação

de parceria iniciada em 2005. A partir de agora, a FEUP integrará a utilização do Sage ERP X3 na unidade curricular de Sistemas de Informação do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação.

Desta forma permite-se um contacto directo dos estudantes com uma solução tecnologicamente avançada e funcionalmente rica, que podem vir a encontrar na sua vida profissional.

A Sage, líder mundial em software de Gestão para PME’s, apoia à nova campanha promocional da HP, vocacionada precisamente para este segmento. A decorrer até 31 de Dezembro, esta campanha inclui três packs de hardware e software, cada um deles vocacionado para diferentes necessidades e dimensões de negócio.

Intitulados Advanced IT Starter Pack, Duplo Entry IT Starter Pack e Entry

Starter Pack, estes pacotes integram várias tipologias de servidores, dispositivos de armazenamento, placas de rede e backups, com protecção de quatro anos para toda a solução.

Os Clientes de Soluções Sage dispõem assim de um leque de opções óptimo para aliar o desempenho do hardware HP à qualidade, fiabilidade e facilidade de utilização do software Sage.

Player de referência reforça oferta de Soluções

Sage juntou-se à HP para novas ofertas dedicadas às PME’s

Rui NogueiraResponsável pelo Segmento Médias e Grandes [email protected]

PARCERIAS REFORÇAM A VISIBILIDADE DA SAGE E A COMERCIALIZAÇÃO DAS SUAS SOLUÇÕES

confiançaPARCERIAS Partners Meeting

Point’12

No evento anual Sage para Parceiros que se realizou entre 17 e 27 de Outubro, a Sage contou com patrocinadores como a Zon, Fujitsu, Grenke e IngramMicro.

A multinacional GFI passa a distribuir no nosso país as soluções Sage a todos os seus clientes, como já sucedia em França.

A Sage Portugal estabeleceu uma parceria com a GFI, empresa multinacional de serviços de consultoria, outsourcing e integração de sistemas em tecnologias de informação.

Após a celebração deste acordo, a GFI Portugal passa a ter acesso às soluções SAFE X3, distribuindo o Sage ERP X3 a todos os seus clientes. Foi ainda desenvolvida uma solução vertical

para a área de Serviços e Gestão de Projectos, que faz parte da oferta dos verticais certificados da Sage.

De acordo com Rui Nogueira, Responsável pelo Segmento Médias e Grandes Empresas da Sage Portugal: “Na Sage acreditamos nas parcerias tecnológicas como um factor estratégico de diferenciação e por isso estabelecer esta parceria com a GFI, um player de referência, deixa-nos bastante satisfeitos”. Actualmente, em Portugal, a solução Sage é estratégica para a GFI.

Céu MendonçaResponsável pelo Segmento Pequenas e Médias [email protected]

A JUNÇÃO DAS SOLUÇÕES SAGE E DO HARDWARE DA HP É IDEAL PARA AS PME’S

Novos packs para PME’s

Sage integra campanha HP

Page 21: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

21outubro’11

Avelino Gaspar – Lusiaves

“Informação mais rápida e fiável”A Lusiaves é a empresa líder no sector da avicultura em Portugal. E os seus responsáveis têm vindo a consolidar uma sólida relação com a Sage, através da Regisbeiras

SEMPRE A CRESCERÉ este o lema preferido por Avelino Gaspar, líder da Lusiaves, a qual mesmo numa conjuntura recessiva conseguiu atingir os 200 milhões de Euros no seu volume de negócios em 2010, mais 20% do que o número registado no ano anterior.

confiançaPERFILPioneira na

Certificação

A Lusiaves foi a primeira empresa do sector a receber a nova Certificação NPEN ISO 22000, pelo pioneirismo e compromisso com a segurança alimentar que faz parte da sua política de qualidade

Apoiada pelo criativo slogan “Frangamente Bom”, a Lusiaves não pára de crescer e de dar cartas no sector alimentar nacional, reunindo 1500

colaboradores. Com a Regisbeiras tem uma relação de parceria à qual a Lusiaves reconhece inúmeras vantagens.

A Lusiaves é uma das maiores empregadoras da região de Leiria. Com quantos colaboradores conta actualmente e qual é o seu perfil tipo em termos de qualificações pretendidas? O Grupo Lusiaves conta neste momento com cerca de 1500 colaboradores. Destes, cerca de 20% são quadros superiores formados nas mais diversas áreas. Em termos de qualificações desejadas e devido às diversas funções que são necessárias exercer nas variadas empresas do grupo, o perfil pretendido será sempre o de quadros superiores, mas também de quadros intermédios e algum pessoal indiferenciado.

Que vantagens advêm para a empresa da utilização do software Sage Gestão de Pessoal, no que respeita à gestão destes colaboradores? As vantagens são inúmeras pois com este software conseguimos ter uma informação mais pormenorizada, rápida e fiável.

Como definiriam a relação de negócio com a Regisbeiras, parceiro Sage Business Partner Professional? A relação com a Regisbeiras é uma relação de há muitos anos, o que só por si já diz muito. Ao longo de todo este tempo tem sempre vindo a evoluir, no sentido de ajudar-nos a encontrar soluções específicas para as nossas necessidades. Foi através da Regisbeiras que conhecemos o Parceiro Sage. Qual a estratégia de recursos humanos que levam a cabo, para atrair e manter os melhores funcionários? Para atrairmos e mantermos os melhores recursos humanos, o Grupo Lusiaves apresenta os seus melhores argumentos: Como a inserção num Grupo muito dinâmico, inovador e em expansão, com um grande crescimento e variedade de carreiras profissionais à disposição, devido à diversidade de actividades que desenvolvemos. Detêm uma frota de viaturas cujo número ultrapassa a centena. Quais os principais locais de distribuição dos vossos produtos? Os principais locais de distribuição dos nossos produtos são as grandes cadeias de distribuição a operar em Portugal e, também, a nossa rede de entrepostos frigoríficos distribuídos por todo o território nacional, do Minho ao Algarve, a partir dos quais fazemos o pequeno retalho e o canal Horeca.

A vossa assinatura é bastante original e eficaz: “Frangamente bom”. Quem a criou e em que data? A data da sua criação foi em 2003, e teve como objectivo reforçar que o frango é muito, muito bom.

Page 22: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

confiançaTESTEMUNHO

C om o coração no Brasil, Flávio Festas não poupa elogios ao empenho da Sage e ao seu

relacionamento com os Clientes.

Qual a sua primeira experiência marcante como cliente Sage?A mudança de política no relacionamento entre a Sage e os seus clientes.

Nunca esquecerei a ajuda de Mercedes Aguinaga que, sem ultrapassar as normas internas vigentes na Sage, sempre solucionou os problemas que se me foram apresentando. Bem haja.

Que principais evoluções verificou na actividade da empresa?

Houve evolução em toda a Sage mas as áreas técnica, comercial

e de relacionamento com os clientes foram aquelas onde tive

oportunidade de assistir a um maior desenvolvimento.

Com o conhecimento dos problemas expostos pelo universo dos clientes e, acredito, um trabalho interno sério levado a cabo pela Sage, aprofundaram-se

as soluções postas à disposição dos clientes. E ainda o aparecimento de uma gama de novos produtos criados pela Sage para atender a áreas específicas. Dois momentos tenho que destacar: A passagem do Escudo para o Euro e do POC para o SNC. Obrigado Sage pela ajuda.

Como classifica a postura no atendimento e a qualidade do trabalho dos colaboradores Sage?Os colaboradores Sage são educados,

profissionais e pacientes. Procuram resolver o problema que lhes é colocado e não descansam até que esteja resolvido, mesmo que tenham que regressar no dia ou dias seguintes.

Que tipo de soluções/produtos Sage utiliza actualmente e com que finalidade?A EGO SUM utiliza a Linha 50 – Sage Care nas áreas de Contabilidade, Pessoal e Gestão de Activos para atender micro e pequenas/médias empresas.

Das sessões de formação Sage que frequentou até agora, o que lhe cumpre destacar de mais positivo?Nas sessões de formação nota-se o cuidado com a organização dos temas e sua exposição, bem como a disponibilidade dos formadores em esclarecer os temas abordados, não só durante a exposição como posteriormente através do envio de respostas a indagações individuais.

Gostou de conhecer pessoalmente os responsáveis pela Sage? Que benefícios retirou desse conhecimento directo?Agora, sempre que penso em Sage vejo na minha mente pessoas e sei um pouco do que pensam e sentem, que têm desafios constantes e esforçam-se por vencê-los. Sabemos que também desejam conhecer-nos tanto quanto nós a eles. Cria-se uma empatia e ganha-se em humanidade. A maior vantagem foi a elevação do patamar do meu relacionamento com a empresa.

Sabemos que viveu muitos anos no Brasil. Considera a hipótese de regressar?O facto de ter estado 30 anos no Brasil alterou a minha maneira de ser, de sentir e de estar na vida muito mais profundamente do que eu imaginava. Tenho um projecto para desenvolver na área de registos e notariado com um colega advogado que é Notário no Rio de Janeiro. Gosto do sol, gosto dos cariocas e o resto virá por acréscimo.

Flávio Festas – Ego Sum

“Houve evolução em toda a Sage”Aos 74 anos, Flávio Festas continua ao leme da EGO SUM, um gabinete de contabilidade da Póvoa de Varzim e desde há décadas cliente da Sage Portugal

Com o Brasil no horizonte

Aos 74 anos, pai de 2 filhos já adultos, Flávio Festas pondera deixar de novo a Póvoa de Varzim onde nasceu e regressar ao Brasil. Com o Bacharelato em Direito e Contabilidade, os seus hobbies preferidos são a leitura e os passeios junto ao mar. Como equipa de futebol preferida, elege a nossa Selecção.

Page 23: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

23outubro’11

Imagem e conteúdo associaram-se da melhor maneira num movimento

de reposicionamento do Sage Institute, a marca que agrega as muitas iniciativas da Sage Portugal na área da formação, como explicam Andreia Cabo e Paula Teixeira, respectivamente Marketing Assistant e Training Coordinator – Customer & Channel Services, da Sage Portugal.

Desde 2008, ano em que o Sage Institute iniciou a sua actividade como entidade formadora, o número de participantes cresceu uns impressionantes 140%. “Uma evolução”, explica Paula Teixeira,” que tem sido proporcional à diversidade e reposicionamento na oferta, tanto ao nível de conteúdos, onde podemos destacar as acções de formação em temas mais mediáticos como são exemplo o SNC/reporte fiscal, certificação do software de facturação e as revisões à legislação laboral, como no que respeita à sua tipologia, onde se destacam as formações online e o projecto Training Road”.

Formação, inovação e conhecimentoPara potenciar ainda mais este crescimento, através da nova imagem pretendeu-se posicionar o Sage Institute

inovaçãoBENCHMARK

REPOSICIONAMENTO DO SAGE INSTITUTE

Formação, Inovação e ConhecimentoUma nova mascote e imagem. Mas também uma nova abordagem ao negócio. É esta a base do reposicionamento do Sage Institute

Sabia que...

Os Contabilistas e Gestores são quem mais adere às acções formativas promovidas pelo Sage Institute. A faixa etária predominante situa-se entre os 35 e os 40 anos.

como um Centro de Formação, Inovação e Conhecimento. “Ou seja”, explica Andreia Cabo, “posicioná-lo no mercado como uma entidade formativa que desenvolve o seu trabalho com uma perspectiva de futuro, que acompanha as novas tecnologias e mune os seus formandos das ferramentas mais recentes e eficientes para melhor gerirem o seu negócio, ou melhorarem as suas capacidades e adquirirem conhecimento”.

Uma afirmação que é reforçada por Paula Teixeira: “A promoção da especialização nas diversas temáticas, o conhecimento das vantagens, funcionamento e boas práticas

na utilização das soluções Sage e a troca de experiências, fazem do Sage Institute um excelente impulsionador da utilização eficaz da solução e, por sua vez, de uma maior satisfação com o produto”.

Depois de efectuar um estudo de mercado, constatou-se que o desafio colocado pelo mercado era o da diferenciação. A solução encontrada foi a de reforçar ainda mais a relação entre o cliente e o Sage Institute, reforço esse transmitido pela nova mascote, o descontraído Formas.

Energia e entusiasmo“O Formas revela sempre grande agilidade e nunca perde o entusiasmo e a energia. Materializa na identidade da marca Sage Institute essa relação com os seus clientes, uma relação baseada na Emoção e na Razão”, acrescenta Andreia Cabo. “O Sage Institute fornece ferramentas para ajudar a dar forma ao negócios dos Clientes. Daí nasceu a assinatura: “Sage Institute – O seu futuro ganha forma”. Uma assinatura que será agora utilizada na campanha.

“A utilização das soluções Sage e a troca de experiências, fazem do Sage Institute um excelente impulsionador da utilização eficaz da solução.” PAULA TEIXEIRATraining Coordinator – Customer & Channel Services

Page 24: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

24 sagelife

inovaçãoRESPONSABILIDADE SOCIAL

ALEGRIA NOS HOSPITAIS

O senhor doutor é um palhaçoSão artistas profissionais cuja imagem de marca é já familiar em todo o país. Com uma bolinha vermelha no nariz, os “Doutores Palhaços” levam risos e sorrisos a crianças internadas nas enfermarias

S ão conhecidos como os “Doutores Palhaços” e o seu papel é levar alegria

às crianças hospitalizadas por todo o País. Não são médicos e sim artistas profissionais. Mas com uma bolinha vermelha no nariz e bata branca lá vão, eles e elas, preparados para a difícil tarefa de provocar risos e sorrisos naqueles que, sendo mais frágeis perante o sofrimento, mais necessitam de visitantes que os distraiam da dor com alegria.

Dez anos de alegriaA Operação Nariz Vermelho surgiu em 2001 e foi alargando o seu campo de actuação. Hoje, esta instituição particular de solidariedade social chega semanalmente a doze enfermarias pediátricas de hospitais mas intervém também nas escolas, sensibilizando os alunos para as questões sociais através de acções como “O Dia do Nariz Vermelho”, em

Como apoiar os Doutores Palhaços

Quem quiser apoiar a Associação a fazer as crianças felizes pode ligar para 760305505, enviar doação para o NIB 001000003656427000170 ou tornar-se sócio por uma quota anual de 50€. Mais em www.narizvermelho.pt

CAUSAS SOCIAIS

Sage sempre activaSegundo a opinião do CEO da Sage Portugal Jorge Santos Carneiro: “Na Sage reconhecemos a importância dos Doutores Palhaços nos serviços de pediatria dos hospitais do país e queremos apoiar, mais uma vez, esta causa. Estamos conscientes do nosso papel na sociedade e procuramos ter um papel activo em causas como esta e para as quais podemos contribuir activamente, como fizemos ao oferecer soluções Sage.”

que as crianças e educadores se juntam de mãos dadas formando um coração de gente.

A intervenção alargou-se também às empresas através de workshops e palestras como “O meu Chefe é um Palhaço”, dirigida a organizações que pretendam melhorar as valências ao nível da comunicação empresarial, designadamente a promoção de novos modelos de relações entre os colaboradores e a empresa ou o estímulo de práticas de cidadania corporativa. Ou ainda “À procura do seu palhaço interior”, um workshop direccionado para empresas, estudantes universitários, profissionais de saúde ou de outras associações.

Há Doutores Palhaços de várias nacionalidades e, em comum, têm o facto de serem artistas com formação profissional e técnica adequadas, sendo escolhidos para a IPSS através de um processo de casting. Voluntários

são aceites apenas de forma pontual em circunstâncias muito específicas. Quanto ao suporte científico do seu trabalho, a Associação conta com protocolos de colaboração estabelecidos com a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian e com a Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto e, ainda, um Centro de Estudos que promove formações pontuais e dá apoio a trabalhos académicos na área, isto para além do apoio de psicólogos tanto no Hospital D. Estefânia como no IPO de Lisboa.

Oferta de Soluções SageConhecedora de que a actividade da Associação é maioritariamente sustentada pelo apoio das empresas, a Sage Portugal ofereceu à Operação Nariz Vermelho software de contabilidade e gestão de recursos humanos e Gestão Comercial da Linha Next.

©O

PE

RA

ÇÃ

O N

AR

IZ V

ER

ME

LHO

©O

PE

RA

ÇÃ

O N

AR

IZ V

ER

ME

LHO

Page 25: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

25outubro’11

inovaçãoAMBIENTE

Com o seu programa de reciclagem do alumínio, a Nespresso apostou na reciclagem e na reutilização como adubo das borras do café. Uma acção apoiada pela Sage

É provável que não saiba mas, de cada vez que coloca na sua máquina Nespresso

uma das inconfundíveis e coloridas cápsulas de café, está a repetir o mesmo gesto de outras 12.300 pessoas espalhadas por todo o mundo. É pelo menos esta a estimativa da própria marca, a qual já deverá estar ultrapassada uma vez que tem ainda como base o impressionante número de 3 mil milhões de cápsulas vendidas em 2010, quantidade essa que tem vindo a aumentar em cada dia que passa.

O espantoso crescimento orgânico verificado pela Nespresso desde a sua criação pela Nestlé, em 1986, levou aliás a marca a lançar em 2009 um ambicioso plano de recolha e reciclagem das suas cápsulas, apelidado de Alucycle. Esta preocupação ambiental surgiu na sequência do facto de as cápsulas terem como seu principal componente o alumínio. Não só este material protege da melhor

forma as características do café – conservando-o contra os efeitos do ar e da luz – como para além disso é 100% reciclável, sendo reutilizado após derretido. Na origem e antes da sua utilização, para garantir toda a segurança em termos alimentares, uma película alimentar em cada cápsula salvaguarda a inexistência de qualquer contacto entre o alumínio e o café moído no interior.

Foi a este Alucycle que os colaboradores da Sage Portugal aderiram recentemente, tendo procedido à recolha de mais de 30 quilos de cápsulas nos seus escritórios de Lisboa e Porto, os quais foram depois entregues nos pontos de recolha da Nespresso.

Esta opção da Sage decorreu naturalmente das suas próprias boas práticas de sustentabilidade, aliando a isso a vontade de associar-se a uma iniciativa de cidadania no âmbito alimentar.

Com efeito, dado que a borra de café Nespresso é encaminhada para compostagem e posterior aplicação na agricultura como fertilizante, a marca decidiu em Portugal utilizar o composto associado à fertilização de um terreno na Herdade Monte das Figueiras, em Grândola.

Por cada 100 cápsulas recicladas, a Nespresso produz deste modo cerca de 1,5Kg de arroz, o qual depois de colhido nestes terrenos é processado e passa pelo controlo de qualidade da marca Saludães, sendo as toneladas resultantes entregues ao Banco Alimentar contra a Fome.

O Alucycle insere-se numa plataforma mais vasta no âmbito da sustentabilidade lançada pela marca.

O Nespresso Man

É já impossível dissociar a Nespresso da imagem de George Clooney. Desde há anos que a conhecida estrela de Hollywood dá a cara em sucessivas campanhas da marca, com excelentes resultados para todos os envolvidos.

Boas práticas de cidadania da Sage aliaram-se a uma campanha inovadora da Nespresso

SAGE JUNTA-SE À NESPRESSO EM BENEFÍCIO DO BANCO ALIMENTAR

Cidadania em acção

Consumidora moderada de café, Elisabete Cunha bebe apenas duas chávenas por dia. Mas isso não a impediu de participar com entusiasmo na campanha Sage para recolha de cápsulas Nespresso, motivada pela possibilidade de reconverter os desperdícios do café em arroz.

“Sabendo a fase difícil que o nosso país atravessa, penso que este esforço era o mínimo que poderia fazer” declara ela com simplicidade. Quando interrogada sobre os seus hábitos diários na defesa do ambiente e na redução da pegada ecológica, não deixa os créditos por mãos alheias: “Economizo água e luz. O prédio no qual habito tem painéis solares e reciclo todos os dias, efectuando a correcta divisão dos lixos”.

Elisabete estivera já envolvida na Campanha da Sage “30 Anos Solidários”.

Desta vez, participou solicitando ao maior número possível dos seus amigos e familiares as cápsulas Nespresso já utilizadas por todos, recolhendo-as e levando-as até à Sage para reconversão.

Elisabete Cunha Sales Logistics – Management & Control [email protected]

NESPRESSO APOSTA NA RECICLAGEM

Da cápsula de café ao arroz

Page 26: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

26 sagelife

inovaçãoOPINIÃO

Mercedes Aguinaga, Customer Care Coordinator [email protected]

As pessoas primeiro Se hoje questionássemos qualquer empresa, a resposta seria unânime. Todas diriam, convictas, que são organizações “orientadas para o Cliente”. Seria preciso estar muito despistado para ousar dizer que o Cliente não está, sempre, em primeiro lugar. Mas, na prática, será que encontramos verdadeiros exemplos desta cultura nas empresas? Infelizmente, poucos!

Como clientes, todos sabemos o que é sentirmo-nos decepcionados, por vezes até frustrados, ao desligar o telefone ou sair de uma loja depois de termos sido mal atendidos, mal entendidos e pouco (ou nada) ouvidos. Inclusive, continua a ser comum, mesmo depois de termos decidido o bem ou serviço que queremos, sermos obrigados (quase como uma espécie de “teste de resistência”) a percorrer longas teias de departamentos e um sem fim de processos internos de tal complexidade que, em vez de nos motivar a comprar parecem criados para nos dificultar ou que deixemos de ser clientes.

Estudos recentes revelam que, em 73% dos casos, o motivo que leva um cliente a abandonar uma empresa é uma má experiência de atendimento. Consciente ou não, a qualidade percebida do serviço que nos prestam tem 8 vezes mais influência na nossa decisão de compra, do que propriamente o preço dos bens ou serviços a adquirir.

Por tudo isto, se queremos efectivamente marcar a diferença e tornar-nos uma opção forte no mercado, o nosso serviço a Clientes tem que estar na lista das nossas prioridades!

O serviço aos nossos Clientes, e a forma como o fazemos, mostra ao mercado quem somos e como somos, e espelha da forma mais nítida como queremos relacionar-nos com os nossos Clientes e quais os valores que defendemos. Só assim, conseguiremos que a nossa mensagem seja consistente e credível porque, obviamente, a história que queremos contar ao mundo sobre nós só pode ter uma

O nosso

serviço mostra

quem somos.

1 “Nós não estamos no negócio do café a servir pessoas. Estamos no negócio das pessoas a servir café”

única versão. Manter-nos fiéis à nossa história e conseguir que o mercado reconheça no nosso serviço um valor diferenciador, será a chave para o nosso sucesso.

Howard Schultz, CEO da Starbucks, quando questionado sobre o seu negócio numa entrevista, definiu-o assim: “We are not in the coffee business serving people. We are in the people business serving coffee”1.

Com essa visão, com a qual me identifico profundamente, não surpreende que a Starbucks ocupe os primeiros lugares na lista das empresas mais admiradas do mundo pelos clientes e, mais do que a preferência ou qualidade do seu café, os clientes da Starbucks a reconheçam e admirem pela

experiência percebida do serviço que recebem nas suas lojas.

Para colocar este conceito em prática, basta olhar e ouvir

mais o mercado e menos a nós próprios.

De facto, não estamos todos no mesmo

negócio? Não é para servir os Clientes

que as empresas existem?Nesta estrutura, o serviço a

Clientes assume um papel primordial pois tem, cada dia, o privilégio de falar

com o Cliente, de surpreender, de transmitir emoções, de criar opiniões, de construir relações, de cuidá-las... ou seja, é aqui que a nossa mensagem se transforma em experiência para o Cliente.

Na Sage, a nossa cultura e, portanto, o nosso serviço a Clientes, assenta em cinco valores – agilidade, confiança, inovação, simplicidade e integridade – e num simples lema: “Proporcionar Experiências Extraordinárias”. Este é o nosso desafio diário e aquilo que pretendemos que defina todos e tudo o que fazemos. Sabemos reconhecer, com humildade, que nem sempre o conseguimos mas o nosso compromisso consigo é o de nunca desistirmos no empenho de nos tornarmos melhores, para melhor servi-lo cada dia. Esta é a nossa história. Conte-nos a sua!

Page 27: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia
Page 28: Simplicidade é ser-se genuíno e verdadeiro. Não ter .../media/markets/pt/revistas sage life/sage-life-2.pdfNespresso aposta na reciclagem 25 OPINIÃO Mercedes Aguinaga, ... Ideia

No Sage Institute encontra uma ampla e diversificada oferta formativa, desde acções de formação em Software Sage, bem como outras temáticas no âmbito da Contabilidade & Fiscalidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing & Comercial, Ciências Informáticas e Desenvolvimento Pessoal.

www.sage.pt/sageinstitute | [email protected] | T +351 707 782 403

Desenvolva as suas competências, actualize os seus conhecimentos e aceite novos desafios.