e “contação” de histórias - portal internet banrisul · helloween, sol, catavento. oficinas...

3
Desde sua criação, em 2001, o Programa Reciclar desenvolve ações que objetivam a conscientização ambiental dos colaboradores do Banrisul e a comunidade, envolvendo-os em atividades de sensibilização e mobilização, como as oficinas de reaproveitamento das garrafas pet os jogos interativos do “Brinquedopet” e contação de histórias. Essas atividades têm como objetivo: ? fortalecer as diretrizes de trabalho do Programa Reciclar; ? refletir sobre os conceitos de redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos; ? envolver o público em ações lúdicas e reflexivas, que incentivem a mudança de hábitos e atitudes. Quanto às atividades: Oficinas As oficinas de garrafas pet visam o reaproveitamento de materiais e são ministradas por colaboradores voluntários. Cada oficina tem a duração média de duas horas, onde cada participante deverá levar no mínimo 5 garrafas limpas. Por se tratar de um trabalho voluntário, o número de participantes é de 20 pessoas, podendo ser composto por crianças a partir de 7 anos e adultos. As oficinas são divididas em temáticas, para auxiliar na confecção das peças. ? Enfeites de Natal que simbolizam um Presépio, Guirlandas, Castiçal, Árvore, Bolas natalinas, Sino, Bota e Flores de Natal. ? Brinquedos que simbolizam um Gato, Porco, Abelha, Coelho, Joaninha, Polvo, Tartaruga, Borboleta, Morcego, Siri, Peixe, Elefante, Dado, Vai e Vem, Bruxa, Abóbora Helloween, Sol, Catavento. Oficinas de reaproveitamento de materiais e “Contação” de Histórias

Upload: tranhanh

Post on 19-Jul-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: e “Contação” de Histórias - Portal Internet Banrisul · Helloween, Sol, Catavento. Oficinas de reaproveitamento de materiais e “Contação” de Histórias? Utilidades diversas

Desde sua criação, em 2001, o Programa Reciclar desenvolve ações que objetivam a conscientização ambiental dos colaboradores do Banrisul e a comunidade, envolvendo-os em atividades de sensibilização e mobilização, como as oficinas de reaproveitamento das garrafas pet os jogos interativos do “Brinquedopet” e contação de histórias.

Essas atividades têm como objetivo:

?fortalecer as diretrizes de trabalho do Programa Reciclar;?refletir sobre os conceitos de redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos;?envolver o público em ações lúdicas e reflexivas, que incentivem a mudança de hábitos e atitudes.

Quanto às atividades:

Oficinas

As oficinas de garrafas pet visam o reaproveitamento de materiais e são ministradas por colaboradores voluntários. Cada oficina tem a duração média de duas horas, onde cada participante deverá levar no mínimo 5 garrafas limpas. Por se tratar de um trabalho voluntário, o número de participantes é de 20 pessoas, podendo ser composto por crianças a partir de 7 anos e adultos.

As oficinas são divididas em temáticas, para auxiliar na confecção das peças.

? Enfeites de Natal que simbolizam um Presépio, Guirlandas, Castiçal, Árvore, Bolas natalinas, Sino, Bota e Flores de Natal.

?Brinquedos que simbolizam um Gato, Porco, Abelha, Coelho, Joaninha, Polvo, Tartaruga, Borboleta, Morcego, Siri, Peixe, Elefante, Dado, Vai e Vem, Bruxa, Abóbora Helloween, Sol, Catavento.

Oficinas de reaproveitamento de materiais

e “Contação” de Histórias

Page 2: e “Contação” de Histórias - Portal Internet Banrisul · Helloween, Sol, Catavento. Oficinas de reaproveitamento de materiais e “Contação” de Histórias? Utilidades diversas

?Utilidades diversas como Porta caneta, Porta objetos, Porta guardanapo, Puff, Flores, Abajur, Gato , Embalagem para presente, Caixa com tampa, Potes, Cestinha de páscoa, Agulheiro, Coelho , Porta cuia, Maçã, Milho, Cachepô.

? Nas oficinas de Ikebana agrega-se a arte milenar aos conceitos de reciclagem, onde garrafas PET são utilizadas para confeccionar suportes para arranjos florais.

Contação de Histórias

Oficinas de reaproveitamento de materiais

e “Contação” de Histórias

Visa integrar o público em atividades lúdicas e reflexivas. As contações de histórias são desenvolvidas por colaboradores voluntários. As histórias estão voltadas para crianças que estudam até a 6ª série, em sessões de 30 a 40 participantes e as histórias deverão ser contadas, preferencialmente, em local fechado ou de pouco barulho, no intuito de não atrapalhar o desenvolvimento da atividade. Duração aproximada de 20min.

Tema da história: Meio ambiente.

Page 3: e “Contação” de Histórias - Portal Internet Banrisul · Helloween, Sol, Catavento. Oficinas de reaproveitamento de materiais e “Contação” de Histórias? Utilidades diversas

Feira do desapego

É uma oportunidade para trocar coisas bacanas que não estão sendo usadas ou estão guardadas há muito tempo.Tem um enfoque socioeconômico, onde em uma negociação entre duas partes - pessoas ou grupos de pessoas - sem uso de dinheiro tem a possibilidade de obter o bem desejado através de trocas. Permite repensar o consumo; reutilizar os materiais evita uma produção desnecessária e o uso dos recursos naturais.

Oficinas de reaproveitamento de materiais

e “Contação” de Histórias

Esta atividade lembra as feiras comunitárias, com trocas diretas como nos antigos escambos.Favorece o desapego, pois para obter o desejado é preciso dar outro bem em troca, resgatando a solidariedade, confiança e amizade.

Mais informações pelo endereço [email protected]