didática do ensino superior - aula 01

6
1 AULA 01 - CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO, METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO. AULA 01 CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO, METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Upload: cead-virtual-materiais

Post on 23-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Didática do Ensino Superior - aula 01

TRANSCRIPT

1AULA 01 - CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO, METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO.

AULA 01 CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO,

METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO.

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

2 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO

Vocêsabeoquesignificadizer:“Oprofessortemmétodo”?Vamosrefletirsobreaquestão.

Método,segundoodicionárioPriberam,podesignificaruma“ordempedagógicanaeducação”;um“processoracionalparachegaradeterminadofim”,ouseja,umaformadeaçãoplanejadaparaseatingirdeterminadoobjetivo.Nessecaso,oobjetivoéosucessonoprocessodeensino-aprendizagem.

SegundoLibâneo(1994,p.150),

Dizer que o professor “tem método” é mais do que dizer que domina procedimentos e técnicas de ensino, pois o método deve expressar, também, uma compreensão global do processo educativo da sociedade: os fins sociais e pedagógicos do ensino, as exigências e desafios que a realidade social coloca, as expectativas de formação dos acadêmicos para que possam atuar na sociedade de forma crítica e criadora, (...) e a relevância social dos conteúdos de ensino.

Adireçãodoprocessodeensinorequer,portanto,oconhecimentodeprincípiosediretrizes,teorias,procedimentoseoutrasformasorganizadas.

Aindadeacordocomoautor,“oprofessor,aodirigireestimularoprocessodeensinoem funçãodaaprendizagemdosalunos,utiliza intencionalmenteumconjuntode ações, passos, condições externas e procedimentos a que chamamosmétodos deensino”(1994,p.150).Issosignificaquecadaaçãotomadapeloprofessorparamediaraaquisiçãodoconhecimentoépensadacomantecedência,etemumpropósitoespecífico.A explicação da matéria faz parte de determinado método, as discussões realizadasemsala também,nadaéaleatório.Osalunos tambémseutilizamdemétodosparaaassimilaçãodosconhecimentos.

CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO

Sabemos que existem vários tipos de classificação de métodos, segundodeterminadosautores.Libâneo(1994,p.160)defineosmétodosdeensinocomoestandointimamente ligados com os métodos de aprendizagem. Sob este ponto de vista, oeixo do processo é a relação cognoscitiva entre o aluno e o assunto a ser estudado,poisconsisteemativarascapacidadesdeassimilaçãodaqueleconhecimento.Podemos

3AULA 01 - CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO, METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO.

diferenciarestesmétodossegundoseusaspectosexternos,quesereferemaosconteúdosaseremensinados,easpectosinternos,referentesàcondiçãodosalunosparaassimilação,conformemencionadopeloautor.

Analisandoafraseacimaerefletindosobreasaçõesdoprofessorpelasquaisseorganizamasatividadesdeensino,quaisosmétodosdeensinoquevocêconhece?

Nasequência,apresentamososmétodoselencadosporLibâneo,sintetizadosporCarlaDettenborn(2010)naapresentaçãodesuadissertaçãodeMestrado.Confiracomosmétodosdeensinoquevocêpensou:

1. Métododeexposiçãopeloprofessor – estemétodoéomaisusadonaescola,ondeoalunoassumeumaposiçãopassivaperanteamatériaexplanada.Elepodeterváriostiposdeexposição:verbal,demonstração,ilustração,exemplificação.

2. Métododetrabalhoindependente–consisteemtarefasdirigidaseorientadasparaosalunosresolveremdemaneiraindependenteecriativa.Estemétodotemseupontofortenaatitudementaldoaluno:apossibilidadedeapresentar fasescoma tarefapreparatória,tarefadeassimilaçãodeconteúdosetarefadeelaborarãopessoal.Umadasformasmaisconhecidasdetrabalhoindependenteéoestudodirigidoindividualouemduplas.

3. Métododeelaboraçãoconjunta–éummétododeinteraçãoentreoprofessoreoalunovisandoobternovosconhecimentos.

4. Método de trabalho de grupo - consiste em distribuir tarefas, iguais ou não,a grupos de estudantes, o autor cita de três a cinco pessoas. Há também formasespecíficasdetrabalhosdegruposcomuns:debate,Philips66, tempestademental,grupodeverbalização,grupodeobservação(GV-GO),seminário.

5. Atividadesespeciais–sãoaquelasquecomplementamosmétodosdeensino.

4 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Qualquermétodoadotadodevebuscaraparticipaçãoativadoalunonoprocessoensino-aprendizagem e os critérios de escolha devem ser considerados, conforme oquadroaseguir.

5AULA 01 - CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO, METODOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO.

ABREU,M.C.de;MASETTO,M.T.O Professor Universitário em aula: prática e princípios teóricos.8ªed.SãoPaulo:MGEd.Associados,1990.

ANASTASIOU, L.G.C. e ALVES, L.P. (Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.Joinville,SC:UNIVILLE,2003.

ARNOLD,K.L.O Guia Gerencial para a ISO-9000.RiodeJaneiro:Campos,1994.

DETTENBORN,Carla.Aspectos que influenciam o processo de ensinoaprendizagem no curso técnico em agroindústria: uma abordagem interdisciplinar.186.DissertaçãodeMestrado.UFRRJ, Seropédica/RJ: 2010.Disponível em<http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/dissertacao/Carla%20Dettenborn.pdf>consultadoem24-06-2015.

DICIONÁRIOPRIBERAMDALÍNGUAPORTUGUESA[emlinha],2008-2013,disponívelem<http://www.priberam.pt/dlpo/m%c3%a9todo>,consultadoem24-06-2015.

HAAS,C.M.Reflexões interdisciplinares sobre avaliação da aprendizagem. in:MENESES,J.G.C. e BATISTA, S.H.S.S. (Orgs). Revisitando a prática docente: interdisciplinaridade,políticaspúblicaseformação.SãoPaulo:PioneiraThomsonLearning,2003.

HOFFMAN,J.Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. PortoAlegre:EditoraMediação,1993.20ªEdiçãorevista,2003.

IBAIXE,CarmensitadeSouzaBueno.Preparando Aulas: Manual Prático para Formação do Professor.SãoPaulo:Madras,2006.

GIL,AntonioCarlos.Metodologia do Ensino Superior. 4ªed.SãoPaulo:Atlas,2009.

LIBÂNEO,JoséCarlos.Didática.SãoPaulo:Cortez,1994.

6 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

ROMANOWSKI, J.P.e WACHOWICZ, L.A. Avaliação Formativa no Ensino Superior: que resistências manifestamos professores e os alunos. in: ANASTASIOU, L.G.C.e ALVES, L.P.(Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade:pressupostos para as estratégias detrabalhoemaula.Joinville,SC:UNIVILLE,2003.

SORDI,M.R.L.Alternativas Propositivas no campo da avaliação: por que não?.in:CASTANHO,SérgioeCASTANHO,MariaEugêniaL.M.(Orgs).Temasetextosemmetodologiadoensinosuperior.Campinas,SP:Papirus,2001.