dia a dia - junho - 2013

4
DARWIN E ACACCI CONTRA O CÂNCER INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL É tempo de comemorar! [pág. 02] ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES) Integrante de organização humanitária faz palestra sobre experiência no Haiti [pág. 03] 3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULAR Jornada de Informação Profissional continuará em junho [pág. 04] Inscrições abertas para o XIV Congresso de Pais Darwin NESTA EDIÇÃO Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 24 - Junho 2013 - Edição 05 Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso de Pais Darwin. Assuntos como “Geração Y”, parceria entre a escola e a família e como motivar os filhos nos estudos serão apresentados por palestrantes de desta- que nacional. O Congresso de Pais irá acontecer no dia 22 de junho, das 8 às 16 horas, no Centro de Convenções de Vitória. A palestra de abertura, às 8h30, ficará por conta do Doutor em Psicologia da Educação, Agenda de junho dos Concursos Internos e Externos Incentive seu filho a participar dos Concursos Internos e Externos! Atividade/Data Prova da 2ª fase - dia 27 Inscrições para 1ª fase até dia 03 Prova da 1ª fase - dia 06 Prova da 2ª fase - dia 20 Níveis I e II - prova da 2ª fase - dia 08 Níveis III e IV - prova da 2ª fase - dia 13 Divulgação dos aprovados para a 2ª fase Inscrições para 1ª fase até dia 05; Prova da 1ª fase - dia 08 Inscrições para 1ª fase até dia 12 Prova da 1ª fase - dia 15 Divulgação do gabarito da 1ª fase - dia 21 Público Nível III (1ª e 2ª séries) e Nível IV (3ª série e Pré-vest.) 1ª série (EM) ao Pré-vest. Nível III (1ª e 2ª séries) e Nível IV (3ª série e Pré-vest.) 6º ano (EF) ao Pré-vest. 1ª série (EM) ao Pré-vest. Alunos do 9º ano (EF) 6º ano (EF) ao Pré-vest. Concurso Além das Letras California Dreams Certas Palavras Fórum do Conhecimento Olimp. Darwin de Exatas e Olimp. Darwin de Biomédicas Olimp. Brasileira de Química Jr. Olimp. Brasileira de Matemática Consultora Educacional, Tânia Queiroz (SP), fará palestra de encerra- mento do Congresso às 14h30, com o tema “Como ajudar o seu filho a ser campeão na vida”. O Congresso de Pais é direcionado às famílias, educadores e profissionais da Educação. A participação se dará a partir da doação de uma lata de leite em pó (400 gr) por participante que deverá ser entregue no Darwest da unidade de Vitória e na recepção da unidade de Vila Velha. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de 03 a 20 de junho. Mestre em Educação e autor de livros didáticos e paradidáticos, . Ele falará sobre o tema “Escola e Família: Educação com Corresponsabilidade”. Às 10h30, será a vez de Dalmir Sant`Anna (SC), um dos maiores pales- trantes comportamen- tais, conhecido nacio- nalmente como o "Palestrante Mágico”, abordar o tema “Geração Y”. A Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Pedagoga, e João Carlos Martins (SP)

Upload: darwin-a-evolucao-do-ensino-darwin-a-melhor-escola-do-es

Post on 21-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

DARWIN – A EVOLUÇÃO DO ENSINO - Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin

TRANSCRIPT

Page 1: DIA A DIA - JUNHO - 2013

DARWIN E ACACCI

CONTRA O CÂNCER INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTALÉ tempo de comemorar![pág. 02]

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)Integrante de organização humanitária faz palestra sobre experiência no Haiti [pág. 03]

3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULARJornada de Informação Profissional continuará em junho [pág. 04]

Inscrições abertas para o XIV Congresso de Pais Darwin

NESTA EDIÇÃO

Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 24 - Junho 2013 - Edição 05

Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso de Pais Darwin. Assuntos como “Geração Y”, parceria entre a escola e a família e como motivar os filhos nos estudos serão apresentados por palestrantes de desta-q u e n a c i o n a l . O Congresso de Pais irá acontecer no dia 22 de junho, das 8 às 16 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

A palestra de abertura, às 8h30, ficará por conta do Doutor em Psicologia da Educação,

Agenda de junho dos Concursos Internos e Externos

Incentive seu filho a participar dos Concursos Internos e Externos!

Atividade/Data

Prova da 2ª fase - dia 27

Inscrições para 1ª fase até dia 03

Prova da 1ª fase - dia 06

Prova da 2ª fase - dia 20

Níveis I e II - prova da 2ª fase - dia 08

Níveis III e IV - prova da 2ª fase - dia 13

Divulgação dos aprovados para a 2ª fase

Inscrições para 1ª fase até dia 05;

Prova da 1ª fase - dia 08

Inscrições para 1ª fase até dia 12

Prova da 1ª fase - dia 15

Divulgação do gabarito da 1ª fase - dia 21

Público

Nível III (1ª e 2ª séries) e Nível IV (3ª série e Pré-vest.)

1ª série (EM) ao Pré-vest.

Nível III (1ª e 2ª séries) e Nível IV (3ª série e Pré-vest.)

6º ano (EF) ao Pré-vest.

1ª série (EM) ao Pré-vest.

Alunos do 9º ano (EF)

6º ano (EF) ao Pré-vest.

Concurso

Além das Letras

California Dreams

Certas Palavras

Fórum do Conhecimento

Olimp. Darwin de Exatas e Olimp. Darwin de Biomédicas

Olimp. Brasileira de Química Jr.

Olimp. Brasileira de Matemática

Consultora Educacional, Tânia Queiroz (SP), fará palestra de encerra-mento do Congresso às 14h30, com o tema “Como ajudar o seu filho a ser campeão na vida”.

O Congresso de Pais é direcionado às famílias, educadores e profissionais da Educação. A participação se dará a partir da doação de uma lata de leite em pó (400 gr) por participante que deverá ser entregue no Darwest da unidade de Vitória e na recepção da unidade de Vila Velha. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de 03 a 20 de junho.

Mestre em Educação e autor de livros didáticos e paradidáticos, . Ele falará sobre o tema “Escola e Família: Educação com Corresponsabilidade”.

À s 1 0 h 3 0 , será a vez de Dalmir Sant`Anna (SC), um dos maiores pales-trantes comportamen-tais, conhecido nacio-nalmente como o "Palestrante Mágico”, a b o r d a r o t e m a “Geração Y”.

A Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Pedagoga, e

João Carlos Martins (SP)

Page 2: DIA A DIA - JUNHO - 2013

ED. INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PÁGINA 02

É tempo de comemorar! Acontece na Biblioteca...Confira a programação que as bibliotecas prepararam para o mês de junho. Est imule seu f i lho a participar!05 e 06 - "Arte na Biblioteca" para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente;12 -Muitos livros no "Tapete da Leitura";21 -O inverno está chegando junto com a "Hora

do Conto";26 -Encontro aconchegante às sombras da

"Árvore da Leitura".

Este ano, o Darwin preparou uma festa única para comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais. O Coquetel dos Pais será realizado no dia 14 de junho, de 21 a 01 hora, no Centro de Convenções de Vila Velha.

Diferente do formato utilizado na Festa da Família, este ano, o coquetel será voltado apenas para os pais. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I terão a oportunidade de participar de uma Semana da Criança, no mês de outubro, com comemorações especiais. Já para os alunos do Ensino Fundamental II será promovida a Festa do Estudante, no mês de agosto, na unidade de Vitória.

“Desde novembro de 2010 as unidades Vitória e Vila Velha passaram a ter uma única direção pedagógica com o objetivo de alinhar todas as ações pedagógicas das unidades e, também, aproximar cada vez mais a comunidade escolar dessas unidades. Dessa forma passamos a pensar em confraternizações unindo as duas unidades,” destacou o Diretor do EF, Prof. Fabrício Silva.

A distribuição dos convites será informa-da em breve, por meio de Circular. Participe desse momento que está sendo preparado com muito carinho!

ATIVIDADES DO MÊS

Atividades do EFI04 (3ª feira) - Escola de Pais - Vitória14 (6ª feira) - Coquetel dos Pais18 (3ª feira) - Escola de Pais - Vila Velha22 (sábado) - Congresso de Pais29 (sábado) - Festa Junina - Vila VelhaAvaliações - 3º ao 5º ano20 (5ª feira) - Língua Portuguesa25 (3ª feira) - MatemáticaAtividades do EFII05 a 15 - Aulas de Recuperação14 (6ª feira) - Coquetel dos Pais22 (sábado) - Congresso de Pais29 (sábado) - Festa Junina - Vila VelhaAvaliações de Recuperação do 1º Período do EFII (6º ao 9º ano):17 (2ª feira) - Produção de Texto 18 (3ª feira) - Matemática 19 (4ª feira) - Português e Inglês 20 (5ª feira) - Ciências e Geografia21(6ª feira) - História e EspanholAvaliações do 2º Período do EFII (6º ao 9º ano):24 (2ª feira) - Produção de Texto 27 (5ª feira) - Matemática

Com a coordenação dos professores de Produção de Texto e com o apoio da equipe do laboratório de informática, os alunos do 6º ao 9º ano participaram da produção de livros no projeto “Conta aí, parceiro”, do Portal Educacional. No projeto, eles escrevem a continuidade de uma das dez propostas de início dos contos elaborados por autores nacionais, como: Gloria Kirinus, Gustavo Luis, Jairo Bouer, Laura Bergallo, Leo Jaime, Luís Pimentel, Mariana Sgarione, Miguel Mendes, Professor Pasquale e Stella Maris Resende.

Os alunos elaboraram seus brilhantes textos e serão coautores de belas obras, que poderão ser apreciadas no FLiD. Uma enriquecedora parceria em prol da aprendiza-gem, que gera ótimas escritas e prazerosas leituras.

Conta aí, parceiro!

As equipes de Liderança Jovem do Ensino Fundamental II de Vitória e Vila Velha foram eleitas em suas turmas do 6º ao 9º anos. Eles exercerão, este anos, as funções de líderes aprendendo, por meio do exercício diário de suas atribuições, a serem os interlocutores da turma junto à Direção, ao SOE e ao corpo docente, buscando sempre a harmonia do conjunto (aluno/escola) e o bem comum.

A cerimônia de posse dos eleitos aconte-ceu nos dias 10 e 13 de maio nas unidades de Vila Velha e Vitória respectivamente. O momento solene

Líderes de turma tomam posse

do encontro foi a entrega das camisetas da Liderança Jovem pelo Diretor do EF, Prof. Fabrício Silva, que parabenizou e reafirmou a importância do trabalho dos alunos na composição da liderança escolar como elementos de ligação e interlocução junto aos demais setores da escola.

Confiram no Blog Liderança Jovem, que você acessa através do site do Darwin, as imagens dessa equipe e os comentários dos visitantes que aumentam a cada dia, interessados nas postagens e na caminhada dos nossos brilhantes líderes!

Mês de maio, mês das Mães! Momento de comemorar, de homenagear, de agradecer a essa pessoa tão especial! E foi com todo esse carinho e essa gratidão que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, das unidades de Vitória e de Vila Velha, homenagea-ram as mães. Músicas, jograis, declarações, dramatizações, coreografias e recitais de

Pessoa especial...

Junho terá VII Semana Jovem Ambiental

Com o objetivo de refletir, de conscientizar e de colocar em prática ideias e atitudes sustentá-veis será realizada, entre os dias 3 e 8 de junho, a VII Semana Jovem Ambiental. Nesses dias, as unidades oferecerão uma programação diversifica-da sobre o tema Meio Ambiente, entre eles,

poesia mostraram o grande amor que os filhos têm por elas.

Muita emoção tomou conta de todos os presentes e, ainda mais, das "donas da noite". Parabéns a todas as mães que, não somente em um dia do mês de maio, mas que em todos do ano, merecem toda a nossa atenção e todo o nosso amor!

exposição de trabalhos, de charges e de gráficos; declamação de poemas; apresentações musicais e de filmes; releituras; oficinas de reciclagem e outros. Tudo isso pensando na conscientização de um mundo melhor e mais sustentável para todos e para as futuras gerações.

Page 3: DIA A DIA - JUNHO - 2013

Xô, estresse I!A relação dos “bolsistas” para o mês de junho está afixada nos murais da escola.

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)

PÁGINA 03

Integrante de organização humanitáriafaz palestra sobre experiência no Haiti

No mês de maio, o integrante da Organização Humanitária Mais, Fausto Madeira, participou de um bate-

aspapo com os alunos das 2 séries falando sobre experiência dele no Haiti e da situação do país após o terremoto de 2010. “Levei aos alunos um conhe-cimento mais específico sobre a nação haitiana, que sofreu grandes impactos causados por um terremoto que aconteceu em 2010. Durante o momento, apresentei todo o contexto histórico da nação e os reflexos que até hoje são visíveis e também a situação atual do país e o que precisa ser feito para que os haitianos tenham condições de vida e sua dignidade resgatadas”, destacou Fausto.

O projeto tem um foco específico de traba-lhar com desenvolvimento social, atuando direta-mente na reconstrução da identidade e do país. Eles atuam em diversas partes do mundo como no Haiti, Burundi, Sudão, Turcomenistão, Índia e Brasil.

Sempre focados na questão do desenvolvimento integral do ser humano e da comunidade que o cerca, tratando em três contextos específicos que são: pós-guerra, pós-catástrofe e perseguição religiosa. A palestra aconteceu durante a aula de Atualidade.

Conheça mais sobre o projeto no site www.maisnomundo.org.

Atendimento a PaisCom o objetivo de proporcionar maior

comodidade e melhores condições de contato entre as famílias de nossos alunos e a equipe de Educadores do Ensino Médio, os encontros deverão ser agendados por telefone. Posteriormente seguirá para os responsáveis uma circular com mais informações.Confira as datas do atendimento:- Unidade de Vitória – dia 20, das 19 às 21h;- Unidade de Vila Velha – dia 27, das 19 às 21h.

Campanha Humanitária 2013: quase uma toneladade leite em pó foi arrecadada!

Mais uma Campanha Humanitária de sucesso: quase uma tonelada de leite em pó foi

as asarrecadada pelos alunos das 1 e 2 séries (EM) das unidades de Vitória e Vila Velha durante os dias 22 a 25 de abril. A atividade,

coordenada pelo SOE, faz parte da programação da Olimpíada Esportiva Darwin 2013 e rendeu pontos aos primeiros classificados.

O leite arrecadado foi doado para instituições filantrópicas da Grande Vitória.

Provas Discursivas04 - Produção de Texto e Química - 1ª série - 16h às 18h3005 - Produção de Texto e Química - 2ª série - 16h às 18h3011 - História, Espanhol e Filosofia - 1ª série - 16h às 19h12 - História, Espanhol e Filosofia - 2ª série - 16h às 19h18 - Física e Português - 1ª série - 16h às 18h3019 - Física e Português - 2ª série - 16h às 18h3025 - Biologia, Geografia e Sociologia - 1ª série - 16h às 19h26 - Biologia, Geografia e Sociologia - 2ª série - 16h às 19hPlantões de Dúvidas: 08, 15, 22 e 29Provas de 2ª chamada - 1ª e 2ª séries - 17h30 (1º período)07 - Biologia, Geografia e Sociologia (objetiva e discursiva)14 - Matemática e Inglês (objetiva e discursiva)Obras literárias para o 2º período1ª série: Crônicas para jovensAutor: Ferreira Gullar - Global Editora 2ª série: Dom CasmurroAutor: Machado de Assis - Editora Martin Claret

ATIVIDADES DO MÊS

A palestra foi realizada durante as aulas de Geografia

CURTAS

“Bolsas”

Em maio teve início o projeto Monitoria, em que os alunos com bom aproveitamento escolar, orientados pelos professores de cada disciplina, ajudam os colegas com dúvidas. O projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional. O horário e os exercícios das monitorias são divulgados no site da escola.

Monitoria

Na edição de julho, você confere os detalhes da Olimpíada Esportiva Darwin.

Olimpíada Esportiva Darwin

No dia 27 de abril, foi realizada mais uma edição do Enduro a Pé, coordenado pela equipe de Ed. Física. O evento, que aconteceu na Escola de Aprendizes Marinheiros da Marinha, em Vila Velha, contou com a partici-

as aspação de alunos da 1 e 2 séries. Conheça os três primeiros colocados:

1º lugar: 2ª A/Vila Velha2º lugar: 2ª B/Vitória3º lugar: 2ª A/Vitória

Conheça os vencedores do Enduro a Pé

Vitória Vila Velha

Informação ProfissionalTerá início em junho a Jornada de Informação

asProfissional realizada pelo SOE com as turmas das 2 séries. Durante o projeto, os alunos participarão de palestras com profissionais de destaque nas diversas áreas. A Jornada acontecerá de junho a setembro e a cada mês uma palestra para cada área: exatas, huma-

asnas e biomédicas. Os alunos das 2 séries participarão da Ciranda de Profissões, atividade oferecida pela FAESA que conta com oficinas e palestras sobre esco-lha profissional. As datas e horários das palestras serão informadas nos murais, no site e no Facebook da escola.

Page 4: DIA A DIA - JUNHO - 2013

3ª SÉRIE (EM) E PRÉ-VESTIBULAR

PÁGINA 04

Não jo

gue e

ste im

pre

sso e

m v

ia p

úblic

a

CURTAS

A relação dos “bolsistas” para o mês de junho está afixada nos murais da escola.

“Bolsas”

Expediente

Diretor Financeiro: Jony Jones M. e Motta Diretor de Patrimônio: Jociel Moreira HemerlyDiretor Geral Pedagógico: Ricardo Gonçalves de AssisDiretor Pedagógico do EF (Vit./VV): Fabrício Henrique S. SilvaDiretor Pedagógico da 3ª série(EM) e PV (Vit/VV): Mário BroettoDiretora de Atend. ao Aluno da 3ª série(EM) e PV: Heloísa MannatoJornalista Responsável: Luciene Ferreira - MTB 1963/ES Diagramação e Editoração: Elias Severiano de OliveiraFotografias: Arquivo DarwinImpressão: Grafer Editora - (27) 3219-3524Tiragem: 3600 exemplaresUnidades: Vitória ŸEns. Fundamental: (27) 3212-5071 - Fax: (27) 3212-5080 ŸEns. Médio e Pré-Vest: (27) 3212-5000 - Fax: (27) 3212-5020Unidade: Vila VelhaŸEns. Fund., Médio e Pré-Vestibular - Telefax: (27) 3329-1315Visite o site da escola: www.darwin.com.br e envie sua opinião ou sugestão pelo e-mail: [email protected]

Desde o mês de maio, os alunos da 3ª série e do Pré-vestibular participam da 16ª Jorna-da de Informação Profissional, que se estenderá para o mês de junho. Durante a atividade, que teve início no dia 13 de maio, profissionais de destaque e que atuam nas principais faculdades do Espírito Santo abordam temas como mercado de trabalho e os principais desafios de cada área.

De acordo com diretora da 3ª série e do Pré-vestibular, Helô Mannato, “O objetivo é facilitar a escolha do curso, tirar dúvidas e permi-tir que nossos alunos possam compreender melhor o panorama atual das profissões”.

Além das palestras, os alunos também visitaram algumas faculdades. A Jornada está sendo realizada na unidade de Vitória e alguns cursos, também, em Vila Velha.

Jornada de Informação Profissionalcontinuará em junho

Enem divulga edital e candidatos devem ficaratentos ao calendário escolar

Mais uma vez o MEC/INEP demorou a divulgar as datas do Enem. Somente agora no mês de maio foram anunciados os dias das provas (26 e 27 de outubro). Como consequência, os candidatos devem ficar atentos, pois a escola precisou fazer ajustes no calendário escolar da 3ª série e Pré-Vestibular a fim de atender a essa nova realidade.

“Devemos acelerar a aplicação dos conteúdos, pois, no início de outubro, já começará a revisão para as provas do Enem. Diante disso, será necessário agendar algumas aulas extras, fora do horário normal, para cobrir todo o conteúdo

do Enem a tempo”, destacou o diretor pedagógico da 3ª série e do Pré-vestibular, Prof. Mário Broetto.

Em relação à divulgação do calendário do ENEM pelo MEC/INEP, Prof. Mário enfatiza, "O MEC/INEP precisa divulgar o calendário do Enem no ano anterior a sua aplicação. A falta de planeja-mento dos gestores da educação brasileira tem impactado negativamente a gestão das escolas. No final os mais prejudicados são os alunos e suas famílias".

A expectativa agora é em relação à divulgação do calendário da UFES, em especial das provas de 2ª fase.

Calendário escolarReforçando o comunicado da edição

anterior, o Treinamento de Questões Discursivas (TQD) do dia 25 de maio foi transferido para 08 de junho. A mudança é decorrente das datas dos vestibulares da UERJ e da Emescam, que marca-ram suas provas para o dia 09 de junho. É impor-tante destacar que o calendário do Darwin é preparado no mês de outubro do ano anterior, mas as instituições de ensino superior só divulgam suas datas de provas posteriormente.

Com a divulgação da tabela de dias e horários dos jogos do Brasil na 1ª fase da Copa Fifa das Confederações, outras mudanças deverão ocorrer no calendário escolar. Em breve, os alunos serão informados sobre as alterações necessárias.

O laboratório 03 das turmas integrais será realizado entre os dias 24 e 27 de junho.

Laboratórios

ATIVIDADES DO MÊS

08, 15, 22 e 29 - TQD22 - Congresso de Pais19/05 a 01/06 - SVI – Ciências Humanas (20 05

questões)02 a 15 - SVI - Ciências da Natureza (20 questões)06

16 a 29 - SVI - Matemática (20 questões)07

30/06 a 13/07 - Linguagens (20 questões)

Conhecendo mais a equipe DarwinA cada edição,

o Dia a Dia publicará uma matéria com algum professor da 3ª série e do Pré-vestibular, para que os alunos e suas famílias conheçam melhor o corpo docente do Darwin. Nesta edição, preparamos

uma entrevista com o professor de Matemática Wagner de Oliveira Delatorre, que, recentemente, concluiu o mestrado em Matemática pela UFES, e atua nas unidades de Vitória e Vila Velha.

Prof. Wagner: Sou mestre em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (ano de conclusão 2013), especialista em Novas Tecnologi-as para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (ano de conclusão 2010) e graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Dia a Dia: Prof. Wagner, qual sua formação?

Dia a Dia: Qual sua linha de pesquisa no mestrado?

Dia a Dia: Qual (is) objetivo (s) o impulsio-nou (aram) a fazer esse mestrado?

Dia a Dia: Com o mestrado finalizado, quais os próximos planos para sua vida acadêmica e profissional?

Prof. Wagner: Demonstrações Geométri-cas com auxílio de softwares de Geometria Dinâ-mica como uma Metodologia de Ensino para a Geometria.

Prof. Wagner: Ampliar conhecimento, me tornar um melhor professor de Matemática, ampliar meu campo de trabalho, me tornar capaz de enfrentar novos desafios no ensino da Matemática e estar atualizado e capacitado para novos desafios.

Prof. Wagner: Pretendo usar meus conheci-mentos para capacitar novos professores, melhorar o ensino da Matemática na escola, escrever livros sobre a área, trabalhar no Ensino Superior, minis-trando aulas para futuros professores e fazer doutorado em ensino da Matemática.

O plantão de Biologia em Vila Velha mudou de horário a pedido dos alunos. Permanece toda quinta-feira, mas das 13h às 13h50.

Plantão de Biologia

Vitória: 2ª feira - 13h30 às 14h20 - Profª. MaíraVila Velha: 5ª feira - 13h30 às 14h20 - Profª. Maíra

Plantão de Redação