decreto nº - triunfo › home · web viewdecreto nº 2.299/2015 reduz, de forma experimental e...

13
DECRETO Nº 2.299/2015 Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro dos Cargos de Provimento Efetivo, instituído pelo art. 3º, da Lei Municipal nº 778/92, institui comissão de avaliação, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE TRIUNFO, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo art. 143, incisos, VI e IX, da lei Orgânica Municipal, e o permissivo constante dos arts. 24 e 54, das Leis Municipais nºs 778/92 e 779/92, respectivamente, e na autonomia conferida pelo art. 18 c/c o art. 30, I, da Constituição Federal; e, considerando que a jornada de trabalho dos servidores deve atender à necessidade de serviço, observados os aspectos particulares de cada cargo, conforme sua natureza, complexidade, atribuições desempenhadas, esforço despendido e outros fatores; considerando a necessária adequação da carga horária dos profissionais aos padrões usuais do mercado de trabalho e a remuneração correspondente, não sendo viável manter tratamento diferenciado, sob pena de o município perder servidores para a iniciativa privada, que oferece melhores condições remuneratórias e carga horária menor. considerando, particularmente quanto aos servidores que desempenham suas atribuições na área da saúde, que é visível que trabalham diante de exposição, sob várias tensões e riscos, que podem se agravar quando a jornada é muito extensa. 1

Upload: vodung

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DECRETO Nº - Triunfo › Home · Web viewDECRETO Nº 2.299/2015 Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro

DECRETO Nº 2.299/2015

Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro dos Cargos de Provimento Efetivo, instituído pelo art. 3º, da Lei Municipal nº 778/92, institui comissão de avaliação, e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE TRIUNFO, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo art. 143, incisos, VI e IX, da lei Orgânica Municipal, e o permissivo constante dos arts. 24 e 54, das Leis Municipais nºs 778/92 e 779/92, respectivamente, e na autonomia conferida pelo art. 18 c/c o art. 30, I, da Constituição Federal; e,

considerando que a jornada de trabalho dos servidores deve atender à necessidade de serviço, observados os aspectos particulares de cada cargo, conforme sua natureza, complexidade, atribuições desempenhadas, esforço despendido e outros fatores;

considerando a necessária adequação da carga horária dos profissionais aos padrões usuais do mercado de trabalho e a remuneração correspondente, não sendo viável manter tratamento diferenciado, sob pena de o município perder servidores para a iniciativa privada, que oferece melhores condições remuneratórias e carga horária menor.

considerando, particularmente quanto aos servidores que desempenham suas atribuições na área da saúde, que é visível que trabalham diante de exposição, sob várias tensões e riscos, que podem se agravar quando a jornada é muito extensa.

considerando, por fim, que embora a município possua autonomia para dispor sobre a carga horária de seus servidores, a maioria das profissões relacionadas nesta lei, já são reguladas por leis federais, com fixação de carga horária semanal menor, na condição de empregados privados.

DECRETA:

Art.1º. Fica reduzida, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos seguintes cargos efetivos, com padrões de vencimentos identificados pelo código 14, constantes do quadro de cargos de provimento efetivo, instituídos pelo art. 3º, da Lei Municipal nº 778, de 11 de março de 1992, regidos pelo Estatuto dos Servidores – Lei 779, de 11 de março de 1992, e que desempenham suas atribuições nos diversos órgãos municipais:

1

Page 2: DECRETO Nº - Triunfo › Home · Web viewDECRETO Nº 2.299/2015 Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro

CARGOS CARGA HORÁRIA ATUAL

CARGA HORÁRIA REDUZIDA

ASSISTENTE SOCIAL 33 Horas 20 HorasCIRURGIÃO DENTISTA 33 Horas 20 HorasENFERMEIRO 33 Horas 20 HorasFARMACÊUTICO 33 Horas 20 HorasFONOAUDIÓLOGO 33 Horas 20 HorasNUTRICIONISTA 33 Horas 20 HorasPSICÓLOGO 33 Horas 20 HorasTERAPEUTA OCUPACIONAL 33 Horas 20 HorasRADIOLOGISTA 33 Horas 20 HorasBIÓLOGO 33 Horas 20 HorasBIBLIOTECÁRIO 33 Horas 20 HorasADVOGADO 33 horas 20 horasGEÓLOGO 33 Horas 20 HorasARQUITETO 33 Horas 20 HorasMÉDICO 33 Horas 12 HorasMÉDIDO CLÍNICO GERAL 33 Horas 12 HorasMÉDICO GINECOLOGISTA OBSTETRA 33 Horas 12 HorasMÉDICO PEDIATRA 33 Horas 12 HorasMÉDICO CARDIOLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO NEUROLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO UROLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO CIRURGIÃO GERAL 33 Horas 12 HorasMÉDICO DERMATOLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO PNEUMOLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO ENDOCRINOLOGISTA 33 Horas 12 HorasMÉDICO TRAUMATOLOGISTA ORTOPEDISTA

33 Horas 12 Horas

MÉDICO PSIQUIATRA 33 Horas 12 Horas

§ 1º. A redução de que trata o caput, vigorará até 30 de junho de 2016, podendo ser prorrogada, ou suspensa a qualquer momento, levando-se em consideração os critérios de oportunidade, conveniência e interesse público.

§ 2º. As demais especificações relativas às atribuições, responsabilidades e requisitos exigíveis para o provimento dos cargos permanecem inalterados.

2

Page 3: DECRETO Nº - Triunfo › Home · Web viewDECRETO Nº 2.299/2015 Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro

Art. 2º. Em atendimento ao postulado constitucional da irredutibilidade salarial, previsto no art. 37, inciso XV, no período da redução, fica mantido integralmente o vencimento dos servidores beneficiados com a redução da carga horária de que trata este Decreto.

Art. 3º. As secretarias municipais, que têm em seus quadros de pessoal servidores beneficiados pela redução da carga horária de que trata este Decreto, deverão estabelecer jornada de trabalho diária em face de suas necessidades, de forma a cumprir a carga horária reduzida e melhor atender ao interesse público.

Parágrafo único. As secretarias, no prazo de 15 (quinze) dias após a publicação desta Lei, deverão dar publicidade no mural e no site do município, sobre o expediente a ser cumprido pelos referidos servidores, devendo constar o nome, cargo e a especificação da nova jornada, com horário de início e término.

Art. 4º. Para avaliar se a redução da carga horária, na forma do art. 1º, não trará prejuízo às necessidades dos serviços das respectivas secretarias, e o atendimento aos munícipes, fica instituída a Comissão de Avaliação, que será composta da seguinte forma:

a) um representante do Conselho Municipal da Saúde, a ser indicado pelo Presidente do colegiado, da representação dos usuários da saúde;

b) um representante do Conselho Municipal de Assistência Social, a ser indicado pelo Presidente do colegiado;

c) o Secretário de Recursos Humanos ou um representante da secretaria; d) o Secretário de Administração ou um representante da secretaria;e) a Secretária de Educação ou um representante da secretaria.

§ 1º. A Comissão, sob a Presidência do Secretário de Administração, ou seu representante, avaliará, mensalmente, o atendimento do interesse público da redução horária e o princípio da continuidade dos serviços públicos, através de aspectos relacionados a efetividade dos servidores, pontualidade, assiduidade, condições de atendimento às demandas dos munícipes, reclamações dos usuários dos serviços, dentre outros indicativos que expressem a viabilidade ou não, da redução permanente, através de proposta legislativa.

§ 2º. A Comissão poderá, no curso da avaliação, sugerir a exclusão de cargos constantes do rol, a alteração na carga horária experimental, suspensão ou prorrogação do prazo fixado no § 1º, do art. 1º, de modo a melhor atender às necessidades das unidades de lotação dos servidores.

§ 3º. Não poderá participar da Comissão servidor beneficiado com a redução da carga horária de que trata este Decreto.

3

Page 4: DECRETO Nº - Triunfo › Home · Web viewDECRETO Nº 2.299/2015 Reduz, de forma experimental e temporária, a carga horária semanal dos cargos que especifica, constantes do Quadro

Art. 5º. No período de avaliação, fica terminantemente proibida qualquer iniciativa tendente a confrontar-se com a redução da carga horária disposta no art. 1º, deste Decreto, tais como: serviço extraordinário e o pagamento de hora extra; abertura de concurso público para os mesmos cargos; contratação emergencial, suspensão do gozo de férias regulamentares e a indenização de licença-prêmio.

Art. 6º. O Controle Interno acompanhará o atendimento às disposições deste Decreto.

Art. 7º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação e seus efeitos a partir de 29 de dezembro de 2015.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE TRIUNFO, em 28 de dezembro de 2015.

Mauro Fornari Poeta PREFEITO MUNICIPAL

Registre-se e Publique-se:

Sergio Antonio OdoriziSECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

4