decor maio

126
GLOW . DECOR & DESIGN Roche Bobois . Antarte . The Razor Permanente Desafio à Arquitectura Misteriosa Exuberância Cromática Casa do Gerês Hilário Teixeira Viva todos os momentos GLOWsenses Nº3 Maio 2010 REGISTO ERC : 125 846 Com Cor Com Vida Sinta-se bem, sinta-se em casa

Upload: elsapimenta

Post on 01-Jul-2015

868 views

Category:

Design


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Decor maio

GLOW .DECOR & DESIGN

R o c h e B o b o i s . A n t a r t e . T h e R a z o r

Permanente Desafio à Arquitectura

Misteriosa Exuberância Cromática

Casa do Gerês

Hilário Teixeira

Viva todos os momentos GLOWsenses Nº3 Maio 2010REGISTO ERC : 125 846

Com CorCom Vida

Sinta-se bem, sinta-se em casa

Page 2: Decor maio

editorial

Incrível… Já estamos na terceira edição da GLOW Senses Decor & Design. Com pequenos passos vamos já percorrendo um caminho que, arrisco dizer, nos parece seguro. Inovar e surpreender, a cada edição, é o lema das revistas GLOW Senses.Para este mês, preparamos-lhe um especial sobre cor. Ouvimos dizer que os tons têm influência no nosso estado de espírito e não quisemos perder a oportunidade. As principais marcas de tintas apresentaram-nos as tendências da estação. Brilhantes, fortes e vivas. Assim descrevemos cada colecção. E porque cor é muito mais do que o tom das paredes de nossa casa, a reconhecida designer Ana Rita Soares abriu-nos as portas à sua sala circular. Símbolo de vida, energia e paixão, o vermelho assume aqui o papel principal. Também numa ode à cor, a Roche-Bobois mistura estilos, formas e luxuosas texturas. Conheça a colecção Primavera-Verão 2010 da marca.Com as suas expressivas obras, o pintor Hilário Teixeira Lopes envolve-nos num profundo mistério. Sobre a tela, a vibração das cores faz-nos sentir o pulsar da vida e do tempo. Já que falamos em tempo, porque não analisar a evolução da arquitectura. Sempre fascinante, das pirâmides egípcias às obras da actualidade, conheça os edifícios que fizeram história.A Casa do Gerês é, sem dúvida, um óptimo exemplo de ousadia arquitectónica. A partir das ruínas de uma casa, e respeitando o meio ambiente que a envolve, Correia e Ragazzi

A Casa GLOW SENSES

Page 3: Decor maio

Arquitectos ultrapassaram barreiras e definiram novas. Como não podia deixar de ser apresentamos-lhe o verdadeiro luxo na habitação. The Razor ou Garden Residence são apenas alguns dos exemplos. Desafiando os conceitos do design moderno, a Antarte lança a Vintage Collection. Ao estilo contemporâneo e rectilíneo, a marca inspirou-se na talha portuguesa e criou peças verdadeiramente intemporais.Deixe-se perder em mais uma viagem GLOW…

Fátima Martins [email protected]

Directora_Fátima Martins

Editor-Chefe_Joaquim Xavier

Redacção_Elsa Costa

Produção_Manel

Directora Marketing_Ana Lucas

Assistente Markting_Carlos Alexis

Director SI e Design_Sérgio Borges

Designers_Diana SouzaInês Mendes

Coordenadora Geral de Publicidade_

Inês Medeiros

Administração_Carmen Mello

Director Geral_Rui Morgado

Assistente Direcção_Olga Almeida

Argumento EficazVia Carlos Mota Pinto

74_ 2º Sala AY 4470-034 Moreira Maia

www.argumentoeficaz.com

ARGUMENTO EFICAZ

GLOW .SEN

SES

Page 4: Decor maio

Editorial02 Editorial GloWsEnsEs

A Não Perder Brizo - ViraGE

A Nossa Escolha14 thE razor

sumário

08BasaltE - BasaltE sWitchEs10Modo lucE - atollo collEction10BrodiE nEil - JEt12icila chair By cEcilE Planchais12Mathias BEnGtsson - PaPEr chair13

Decoração20 liGnE rosEt

Page 5: Decor maio

Assinatura52 rita BraGa alVEs

Empreendimento26 casa do GErês

Reportagem34 rEPortaGEM dE arquitEctura Assinatura

80 Mª João durão

Pintura

Decoração90 ana rita soarEs

Shopping

Fecho | Despedida

# 05

Decoração74 rochE-BoBois

84 hilário tEixEira loPEs

114 PuMPkin

116 ExtrudE 1118 FEEl

120 MarinE

122 dos En uno

Decoração62 antartE

Imóvel56 GardEn rEsidEncE

Reportagem96 coM cor, coM Vida

Decoração108 MurMur

Imóvel68 GoldEn housE

Explosão De Cor

Page 6: Decor maio
Page 7: Decor maio
Page 8: Decor maio

a não perder

Virage é a nova colecção de torneiras da Brizo. O design e os motivos decorativos do velho mundo adquirem aqui uma nova expressão. Combinando uma sofisticação moderna com pormenores da art déco, Virage é uma colecção única e elegante que se adapta e dá uma nova vida a todos os ambientes.

Brizo - Virage

# 08

Page 9: Decor maio

Gostava de pendurar tudo e mais alguma coisa onde me apetecesse.Precisava de uma tinta magnéticacapaz de agarrar ímanes e surpreendertudo e todos. Quero efeitos mágicos. Quero efeito magnético.

www.cin.pt

CIN. Apetece-me.Brincar. Transformar.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

CIN_Magnetico_Press-1.pdf 27-04-2010 16:45:02

Page 10: Decor maio

Iluminados com luz Led, esta é a colecção ideal para decorar o exterior da sua casa. Pelas mãos de Paolo Grasselli, Modo Luce apresenta Atollo. Em vermelho, rosa, amarelo ou branco são vários os modelos. São mesas, bancos, puf’s e outros elementos decorativos cujo efeito visual causado pela iluminação interna é fantástico, principalmente quando vistos de noite. Sempre em formato de círculos ou semi-círculos, as peças garantem estilo, charme e um ambiente de conforto e sofisticação poucas vezes conseguido.

Modo LuceAtollo Collection

Porque, como disse Leonardo Di Caprio, a “simplicidade é a última sofisticação”, a Basalte criou uns interruptores sensíveis ao toque. Seja qual for o seu humor basta ligá-lo. Tecnicamente inovadores os Basalte Switches oferecem o interface mais sóbrio e amigável que pode imaginar. Com um simples aproximar de mão controla tudo. O interruptor funciona também como um redutor, um toque prolongado resultará numa luz mais brilhante e, tocando nos vários quadrantes, poderá controlar vários tipos de iluminação. Basalte proporciona verdadeiras experiências de controle. Nunca foi tão fácil ligar ou desligar. Funcionalidade alia-se aqui a qualidade e beleza. De design minimalista, Basalte Switches usa matérias exclusivas e sofisticação intemporal.

Basalte Basalte Switches

# 10

Page 11: Decor maio
Page 12: Decor maio

Projectada pela designer francesa Cecile Planchais, Icila Chair é o acessório perfeito para o lar moderno. Reminiscência do origami, arte japonesa, a cadeira Icila foi feita a partir de uma única folha de aço cortada e dobrada, usando o mínimo de intervenção industrial. Extra-fina, Icila é o paradoxo de surpreendente estabilidade. Utilizando a mais recente tecnologia de eco-tratamento de superfície brilhante e inspirando-se na paleta de cores do artista Alexander Calder, a cadeira está disponível em branco, preto, laranja e aço inoxidável.

Icila Chair …by Cecile Planchais

a não perder

Inspirando-se nos cristais Swarovski a Brodie Neil desenhou a mesa Jet. De design arrojado e fluidez contínua a mesa pode ser parcialmente incrustada com cristais. Moderna e luxuosa, esta é a mesa ideal para decorara a sua sala de estar. A superfície lisa da mesa ao contrastar com os efeitos do cristal escuro dá-nos a sensação de ondulações dinâmicas.

Brodie Neil - Jet

# 12

Page 13: Decor maio

Combinando arte digital com artesanato, Mathias Bengtsson cria uma cadeira de papel reciclado. O designer readaptou uma peça de mobiliário que todos nós usámos no nosso quotidiano e deu-lhe um novo formato. Numa técnica inovadora, o papel reciclado é colado e empilhado para formar uma escultura enorme sem articulações ou parafusos. Contrapondo-se à ideia do papel, a Paper Chair é também sinónimo de estabilidade.

Mathias BengtssonPaper Chair

Page 14: Decor maio

a nossa escolha

# 14

Page 15: Decor maio

Traçada pelo arquitecto Wallace E. Cunningham, The Razor foi considerada uma obra-prima da arquitectura contemporânea. Entre o mar e a montanha The Razor faz a apologia à natureza.

Texto_ Elsa Costa

The Razor

Entre o Mar

Montanhae a

Page 16: Decor maio

GlowSenses : : A Nossa Escolha

Onde o mar e a montanha se encontram ergue-se a The Razor, uma moradia de luxo em La Jolla, Califórnia. No Torrey Pines States Reserve, em betão branco, ergue-se imponentemente. De longe, causa em nós a sensação de pertença: de pertença à moradia e à paisagem que a envolve. Suavemente, The Razor acompanha as curvas do penhasco, dançando com ele em perfeita harmonia. O vidro, uma das principais matérias-primas, abre-nos ao horizonte. Envolvidos numa paisagem de excelência suspendemos a vida quotidiana. Ao nosso dispor, vistas panorâmicas sobre o oceano, o céu, as montanhas e tudo o que nos envolve e apaixona.Com duas casas de hóspedes e vistas privilegiadas, The Razor tem, também, acesso privado à praia Black.

Page 17: Decor maio
Page 18: Decor maio

Na lista dos cem melhores designers da revista “Architectural Digest” encontramos Wallace E. Cunningham. O arquitecto dá, uma vez mais, com The Razor, provas do seu vasto talento, bom gosto e sofisticação.Perfeita, como se de um cubo de vidro se tratasse, The Razor foi considerada aquando da sua construção uma verdadeira obra de arte. O design incomparável, a qualidade dos materiais e a localização faz desta uma moradia de excelência.

Design incomparável

GlowSenses : : A Nossa Escolha

Page 19: Decor maio
Page 20: Decor maio

decoração

# 20

Page 21: Decor maio

Cosmopolitan

É a paixão que leva à inspiração. Dos quatro cantos do mundo surgem os designers mais talentosos e criativos. Ligne Roset é sinónimo de inovação. Arrojada e em constante evolução, a marca desafia o futuro e cria peças de referência.

LifeStyleTexto_ Elsa Costa

Ligne Roset

Page 22: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Sinónimo de luxo e elegância, a marca esforça-se por criar produtos de referência no mercado.

Page 23: Decor maio

De diferentes ângulos perspectivam-se novas tendências decorativas e inova-se. A paixão pelo design arrojado sempre foi um modo de estar na Lignet Roset. Sinónimo de luxo e elegância, a marca esforça-se por criar produtos de referência no mercado. Conhecida pelos seus talentosos colaboradores em design contemporâneo, a Ligne Roset presenteia, uma vez mais, o consumidor com uma escolha de vida, complementando a já vasta colecção de móveis com acessórios decorativos, de iluminação, tapetes, têxteis e itens ocasionais.

Page 24: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Trabalhando sempre com designers de diferentes culturas e origens e olhando para o futuro, Ligne Roset continuará a explorar os diferentes ângulos do design. Esta é uma tendência para ser seguida, mostrando que a marca está em constante evolução e a procurar sempre novos desafios para o futuro. Desde 1973 que a Ligne Roset se guia por estes valores intrínsecos e tem trabalhado somente com os designers mais talentosos. Nos últimos 40 anos assistimos a parcerias com o premiado Didier Gomez, Pascal Mourgue, Peter Maly e os irmãos Bouroullec, entre outros. O permanente compromisso da marca com a excelência tem sido reconhecida internacionalmente e, mais recentemente, simbolizada pelas consecutivas vitórias do prémio para “Best of the Best” Red Dot.O grupo Roset distingue-se dos outros fabricantes pela sua tradição de estreita colaboração com os seus designers. A criatividade é o valor chave da Ligne Roset. Se a surgirem novos produtos, novos materiais ou novos métodos, a empresa irá adquiri-los. Lugares, peças de mobiliário, têxteis, tapetes ou roupa de cama: a ideia precede e a técnica segue-se. Tudo é possível.

Page 25: Decor maio

Ligne DesignAv. João Crisóstomo 54,

1050-128 LisboaTlf: 21 31 729 29

Fax: 21 31 583 [email protected]

O permanente compromisso da marca com a excelência tem sido reconhecida internacionalmente e, mais recentemente, simbolizada pelas consecutivas vitórias do prémio para “Best of the Best” Red Dot .

Page 26: Decor maio

empreendimento

# 26

Page 27: Decor maio

Num permanente desafio à arquitectura contemporânea ergue-se a Casa do Gerês. Um projecto inovador com a assinatura Correia/Ragazzi Arquitectos.

ArquitecturaOde à

Texto_ Elsa Costa

Casa do Gerês

Page 28: Decor maio

GlowSenses : : Empreendimento

À primeira vista, um barco encalhado num mar de terra. Ao olhar mais atentamente, uma das ousadias da arquitectura contemporânea. Ousados e confiantes, mais do que a arquitectura, desafiamos a natureza. Desafiamo-nos e vencemos. Ultrapassamos barreiras e definimos novas.Já sem limites, e a partir de umas ruínas, nasceu a Casa do Gerês. De aspecto rude, devido ao uso do betão armado, o maior desafio foi construir sem destruir. Numa zona protegida nenhuma das árvores poderia ser abatida. De acordo com os arquitectos Correia e Ragazzi “desde a primeira visita ao local ficou claro que se trataria de um projecto delicado”.

Page 29: Decor maio
Page 30: Decor maio

GlowSenses : : Empreendimento

Sob o rio Cávado e ribeiro afluente, foi a paisagem e a paixão pelo sky aquático que motivou a construção da Casa do Gerês. Para o cliente, a paisagem excepcional de que o local desfruta deveria ser parte integrante da casa, uma vez que foi ela que motivou a construção. Para a equipa de arquitectos desafios permanentes: mais do que valorizar a paisagem, a casa teria também que valorizar o espaço interior.Uma casa para um casal e um filho, uma suite para as visitas, um balneário com chuveiro e w.c. e um armazém de apoio às actividades aquáticas, colocavam desafios extra. Condicionados pela reduzida dimensão da ruína existente e protecção ambiental, a solução foi aumentar o projecto inicial, deixando-o em suspenso. Só assim, não se interferiria com a paisagem. Um terço da casa não pousa no terreno.

Desafios Permanentes

Page 31: Decor maio

O castanho da madeira esconde o cinza do betão. De linhas rectas e traços minimalistas decora-se o interior da Casa do Gerês. As janelas de vidro abrem-se ao exterior. É como se fizéssemos parte de tudo o que nos rodeia e envolve. Ortogonal em relação às curvas de nível, a casa procura uma melhor relação com o terreno e com a plataforma plana em que está “pousada”, permitindo a manutenção de todas as árvores e maiores zonas de estar. A empresa de arquitectos responsável pela obra, Correia e Ragazzi, dá especial atenção ao detalhe para a definição da coerência global. “Demos tanta importância ao pormenor de uma porta como à organização inteira do conjunto, porque acreditamos que a arquitectura se baseia num sistema de relações em que intervêm, no final, todos os elementos”, conta a arquitecta Graça Correia.

Valorize o detalhe

Correia/Ragazzi ArquitectosRua Azevedo Coutinho 39 4º, sala 44,

4100-100 Portotlf | fax: 226067047

[email protected]

Page 32: Decor maio
Page 33: Decor maio
Page 34: Decor maio

reportagem

Fortemente influenciada pelos movimentos culturais que foram surgindo a arquitectura constitui um importante legado mundial. Permite-nos analisar e conhecer o pensamento de uma determinada época. Da antiguidade até à contemporaneidade conheça os estilos arquitectónicos que marcaram a história.

Texto_ Elsa Costa

Arquitectura

Page 35: Decor maio

# 35

Page 36: Decor maio

GlowSenses : : Reportagem

Sob pedras distribuídas quase que aleatoriamente, o pensamento arquitectónico remonta ao período pré-histórico. Apesar de rudimentares, os monumentos megalíticos são considerados a primeira forma de arquitectura. Esta é a primeira expressão da vontade e da necessidade das sociedades conceberem e organizarem os espaços e os lugares.À medida que o Homem foi evoluindo, as suas necessidades também aumentaram. Aliando diferentes técnicas e tendências foram surgindo ao longo dos séculos os mais variados estilos arquitectónicos.

Page 37: Decor maio
Page 38: Decor maio

As primeiras grandes obras de arquitectura remontam à Antiguidade. O homem começa, por esta altura, a dominar a técnica e a trabalhar a pedra. Longe da elementaridade da época anterior, da Antiguidade surgem-nos projectos verdadeiramente surpreendentes.

Antiguidade egípciaFascínio EternoPor diversos motivos, as pirâmides egípcias continuam a exercer sobre nós um imenso fascínio. Tecnicamente perfeitas, estas edificações foram erguidas como um monumento à memória dos faraós, funcionando como monumentais tumbas. Com mão-de-obra escrava, as pirâmides foram construídas com pedras que chegavam a pesar duas toneladas. A dificuldade de transporte dos enormes blocos de pedra foi superada por técnicas bastante avançadas. Demorando cerca de dez anos até ficarem

ANTIGUIDADE

concluídas, o faraó começava a planear a sua construção ainda em vida. Após concluídas, os construtores eram sacrificados para que não revelassem o seu segredo. Assim, evitava-se o acesso de saqueadores ao túmulo e aos pertences lá guardados. A primeira pirâmide foi encomendada pelo faraó Djoser, por volta de 2680 A.C.. As pirâmides de faces planas só apareceram após o reinado de Sherafu, em 2575-2551 A. C.. Com 147 metros de altura, as maiores pirâmides construídas foram as de Giza.

GlowSenses : : Reportagem

Page 39: Decor maio
Page 40: Decor maio

Antiguidade ClássicaValorização da PólisFoi à cidade e às responsabilidades da vida cívica que a arquitectura greco-romana tentou responder. Inventivo e prático, Hipódamo de Mileto é considerado o primeiro urbanista da história. Rodeada por templos, mercados e edifícios públicos, a Ágora é o representante máximo da cultura e arquitectura greco-romana. Valorizando a religiosidade, os povos gregos e romanos quebraram barreiras e ultrapassaram os limites do templo-palácio. O mistério religioso passava agora a ser assunto da pólis. No topo das colinas erguiam-se imponentemente os templos. Para o povo greco-romano cada lugar possuía a sua própria natureza. Perto do céu, os templos seriam também um refúgio em tempo de guerra.

GlowSenses : : Reportagem

Page 41: Decor maio
Page 42: Decor maio

GlowSenses : : Reportagem

IDADE MÉDIAInfluenciada pelo recrudescimento das cidades e a ascensão da Igreja Católica surge a arquitectura medieval. Nesta época, é a Igreja que detém o capital necessário para o desenvolvimento das grandes

obras arquitectónicas. As catedrais assumem então o papel de representante máximo da arquitectura medieval. Dividindo-se em quatro estilos, Bizantino, Românico, Tudor e Gótico, é este último que se destaca por entre os centros das cidades.

Page 43: Decor maio

Estilo GóticoImponência VerticalVerticalmente, erguem-se imponentes as catedrais góticas. Longe da ruptura drástica com os ideais anteriores, o estilo assimila alguns elementos independentes, metamorfoseando o novo conceito de arte religiosa. Os primeiros indícios surgem na Normandia, no século XI, com a era de construção monástica incentivada pela Ordem de Cluny, mas é a Catedral de Notre-Dame que melhor sintetiza o estilo. A decoração é bastante complexa. A geometrização vai dominar. São frequentes os elementos circulares, arcos nos lavores de pedra em remates de vitrais. Estes ornamentos estão principalmente ligados à estilização de flora, identificando-se também referências ao universo humano e animal. A originalidade construtiva só foi possível com o avanço técnico. Os construtores impulsionam a técnica do arcobotante, elemento que vai suportar a impulsão da abóbada no exterior da catedral e vai libertar as paredes do esforço, tornando-as mais esbeltas e transmitindo uma ilusão de leveza no interior pela acentuação de verticalidade.

A decoração é bastante complexa. A geometrização vai dominar. São frequentes os elementos circulares, arcos nos lavores de pedra em remates de vitrais.

Page 44: Decor maio

RenascimentoPaisagem florentina, o ícone do RenascimentoOpondo-se ao sistema gótico da sua época, Filippo Brunelleschi, marcou a arquitectura renascentista, do século XVI. Aos monumentos clássicos, que estudou em pormenor durante toda a sua juventude, foi buscar inspiração. A descoberta dos antigos tratados da arquitectura clássica, dos quais se destaca o De Architetura de Vitrúvio, foi também importante para a reinterpretação dos valores clássicos. Esquecidos durante toda a Idade Média, os pórticos, os arcos coríntios, as cúpulas e arcadas foram aplicados de uma nova forma, marcando o estilo renascentista.A cúpula da Catedral de Florença é a primeira grande obra do renascimento arquitectónico. De elegantes proporções ergue-se sobre um

tambor octogonal. Nas igrejas do Espírito Santo e de S. Lourenço, Brunelleschi demonstra o seu domínio do novo estilo. A planta, em forma de cruz latina, é inspirada nas basílicas romanas. Outra grande obra deste arquitecto é o Palácio Pitti, protótipo do palácio renascentista, com a fachada decorada por um rico almofadado. Sob a influência desta obra, o seu discípulo Michelozzo faz o Palácio Médicis-Ricardi.

GlowSenses : : Reportagem

Page 45: Decor maio

Século XVII e XVIIIReviver o renascimentoOs séculos seguintes ao Renascimento assistiram a um processo cíclico de constante afastamento e reaproximação do ideário clássico. Os arquitectos do período viam na cópia da arquitectura do passado e no estudo de seus cânones e tratados uma linguagem estética legítima de ser trabalhada. Este período de dois séculos será marcado por um ciclo de dúvidas e certezas a respeito da validade das ideias clássicas. Os esforços revivalistas que aconteceram principalmente na Alemanha, França, Inglaterra por razões especialmente ideológicas viriam mais tarde a se transformar em um mero conjunto de repertórios formais e tipológicos diversos. O Parlamento inglês é uma das realizações mais exemplares da arquitectura revivalista inglesa.

Page 46: Decor maio

Arquitectura barroca Ostentação FormalO luxo e a ostentação exagerada são as características mais marcantes do Barroco. Estilo católico por excelência, este movimento foi uma resposta ao avanço das igrejas protestantes. Com o Renascimento e os avanços científicos por eles impulsionados, a antiga ordem romana cristã estava a ser suplantada por novas visões do mundo e novas atitudes perante o Sagrado. Para não perder fiéis, a Igreja sentiu necessidade de se renovar e viu na promoção de uma nova estética a chance de identificar-se neste novo mundo.

GlowSenses : : Reportagem

Page 47: Decor maio
Page 48: Decor maio

Arquitectura NeoclássicaSolene e austeroSob a influência do arquitecto Palladio, floresceu em França e na Inglaterra, por volta de 1750, o Neoclassicismo. Inspirado nas formas greco-romanas, o movimento surge como uma reacção crítica ao Barroco e ao Rococó. A sensualidade e trivialidade destes estilos foram substituídas por um estilo lógico, de tom solene e austero. Buscava-se uma síntese espacial e formal mais racional e objectiva. Fortemente influenciado pelo contexto cultural do Iluminismo europeu, os arquitectos do século XVIII passaram a rejeitar a religiosidade intensa da estética anterior. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta

burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. Foram descobertas novas possibilidades construtivas e estruturais, de forma que os antigos materiais, como a pedra e a madeira, foram sendo substituídos pelo betão e pelo metal. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitectura renovada, ainda existentes nas mais importantes capitais da Europa. A Igreja de Madeleine, de Vignon, é uma amostra incontestável do retorno da arquitectura clássica que se verificou durante a época napoleónica.

GlowSenses : : Reportagem

Page 49: Decor maio
Page 50: Decor maio

Com o objectivo de rejeitar e renovar a arquitectura anterior ao movimento, foram surgindo ao longo da primeira metade do século XX inúmeros movimentos arquitectónicos: Bauhaus, Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, ou construtivismo russo são apenas alguns deles. A estes se chamou de Modernismo. Apesar de multifacetado, o Modernismo manifestou alguns princípios que foram seguidos por um sem número de arquitectos, das mais variadas escolas e tendências.Com o título “Ornamento é Crime”, Adolf

GlowSenses : : Reportagem

Loos, importante arquitecto moderno, critica o supérfluo e o superficial. Os modernos viam no ornamento, um elemento típico dos estilos históricos, um inimigo a ser combatido: produzir uma arquitectura sem ornamentos tornou-se um marco. Os edifícios deveriam ser económicos, limpos, úteis. Surge também a noção de design. O arquitecto passa a ser responsável pela correcta construção e implantação no meio ambiente, sem o afectar. A casa da cascata de Frank Lloyd Wright é um exemplo disso mesmo.

ARQUITECTURA MODERNA

Page 51: Decor maio

ActualidadeSem LimitesDifícil? Difícil será, certamente, definir o estilo arquitectónico actual. Sem limites, tudo o que surge numa folha de papel em branco é possível. Liberdade e criatividade ao rubro. As Torres Petronas, em Kuala Lumpur, o Museu Guggenheim, em Bilbao, o Concert Hall, em Tenerife, a Catedral de Brasília, a London Bridge Tower ou o Centro Cultural Jean Marie Tjibaou, em Nouméa são alguns dos exemplos de ousadia apresentada pelos arquitectos actuais.Sem características que os insiram num determinado “movimento” ou “escola”, os projectos arquitectónicos actuais vão buscar influências aos lugares e às épocas mais distintas. A arquitectura actual não pretende inserir-se num determinado estilo, mas antes na arquitectura. Do passado não se fez tábua rasa. Muitos dos projectos arquitectónicos actuais surgem como reacção às propostas da arquitectura moderna: ora se relêem os valores modernos e propõem-se novas concepções estéticas, ora intentam-se obras radicalmente novas.Por exigência dos tempos, eco-friendly tornou-se a palavra de ordem. O edifício verde está a assumir um papel relevante e os arquitectos valorizam, cada vez mais, a eficiência energética e preocupam-se com a utilização de matérias-primas sustentáveis, naturais e recicláveis. Janelas grandes e vidro a toda a extensão põem-nos em contacto permanente com a natureza. Abrem-nos ao exterior e deixam que a luz natural invada o interior, decorado com requinte mas sempre com um toque de conforto.

Com o processo de industrialização, o vidro e o ferro, produzidos agora em grande escala, passam a ser as matérias-primas de eleição. Aliados às novas tecnologias, surgem estruturas cada vez maiores e mais ousadas Os exemplos mais marcantes do século XIX são as grandes estações de comboios parisienses, retratadas pelos pintores impressionistas. Outras obras que se destacam são: o Palácio de Cristal em Londres, a Torre Eiffel e a ponte Dom Luis, no Porto.

Page 52: Decor maio

assinatura

No dia 21 de Abril comemoraram-se os 50 anos da Inauguração de Brasília. O acontecimento veio relembrar o peso que o projecto urbano concebido pelo urbanista Lúcio Costa teve no campo da Arquitectura e do Urbanismo.

Rita Braga Alves

# 52

O Sonho deNiemeyer

Page 53: Decor maio

Palácio do Itamarati, Brasília Autoria: Kadu Niemeyer

Page 54: Decor maio

GlowSenses : : Assinatura

O denominado “Plano Piloto” foi anunciado como projecto vencedor do concurso público para a concepção da nova capital do Brasil (1956). Recentemente, a 15 de Dezembro de 2007, comemoraram-se os cem anos do Mestre Oscar Niemeyer, arquitecto autor da maioria das construções da capital brasileira. O cinquentenário da cidade e o centenário do arquitecto são datas que marcam de forma indelével a importância dos papéis do urbanista e do arquitecto na sociedade. Enquanto jovem arquitecta, tive o privilégio de colaborar no escritório do Mestre Oscar Niemeyer, em Copacabana, directamente com o bisneto, Caique Niemeyer. Durante um dos almoços no escritório de Niemeyer, e a propósito de Portugal, o Mestre revelou um episódio que passo a partilhar: “Eu já estive em Portugal várias vezes. A última vez já foi depois do Salazar. Da primeira vez, eu queria sair a um bar que se chamava ‘Toca’, que me falaram que era bom. Chamei um táxi e falei ‘toca pá Toca’ e o taxista não entendeu (risos). Depois, quando voltei a segunda vez a Lisboa, quis ir de novo ao toca e pensei: quando entrar no táxi não vou falar ‘toca pá toca’, vou dizer ‘quero ir ao toca’, mas quando eu entrei falei de novo (risos) e não consegui... A palavra já estava na cabeça há tanto tempo que acabei dizendo a mesma coisa.” (Oscar Niemeyer, 2007)

Palácio da Alvorada, Brasília Autoria: Kadu Niemeyer

Escritório do Mestre Oscar Niemeyer, Rio de Janeiro Autoria: Kadu Niemeyer

Page 55: Decor maio

Numa atitude permanente de calma, boa disposição e jovialidade como esta aqui retratada, esta lenda vida brasileira desenvolveu e desenvolve até hoje edifícios emblemáticos para a “cidade da esperança” como era inicialmente chamada Brasília. Foi com esta personalidade que durante dois anos adquiri e fortaleci valores que o génio modernista defende: a importância do sonho, da beleza e da luta por um mundo melhor. A sua gentileza, mestria e humildade são dignas do seu reconhecimento e mostram como Oscar Niemeyer serve de exemplo, não só para os arquitectos, mas para todos. De regresso a Portugal, a minha terra natal, pretendo trazer comigo essa bagagem e lançar-me num novo desafio. Por um mundo melhor e mais positivo, Rita Braga Alves.

Page 56: Decor maio

imóvel

ao confortoUm

Entre a história e a contemporaneidade encontramos o Garden Residence, a mais recente aposta no mercado residencial de excelência.

Texto_ Elsa Costa

Garden Residence

verdadeiro templo

Page 57: Decor maio

# 57

Page 58: Decor maio

GlowSenses: : Imóvel

Na Quinta da Francelha, de origem setecentista, conclui-se o Garden Residence. De braços abertos, o património histórico recebeu o mais recente urban resort. O spa com ginásio, o court de ténis, os espelhos de água, os jardins e os percursos pedonais, para que possa caminhar e contemplar o melhor da vida junto dos seus, fazem do condomínio um lugar de excelência. Para completar este cenário idílico, tem ainda ao seu dispor, piscina para adultos, piscina para crianças e um parque infantil. Para a directora comercial do Garden Residence, Vanessa Vaz, “este condomínio materializa o sonho de criar um espaço ideal onde todos desejaríamos viver. Junto à cidade e a todos os nossos compromissos, mas com todo o conforto, comodidade e segurança”.

O spa com ginásio, o court de ténis, os espelhos de água, os jardins e os percursos pedonais, para que possa caminhar e contemplar o melhor da vida junto dos seus, fazem do condomínio um lugar de excelência.

Page 59: Decor maio

Garden Residence transporta-nos a um cenário de bem-estar real, fazendo esquecer o ritmo denso e acelerado da cidade. No interior dos apartamentos, uma invejável atmosfera de conforto e segurança. Encontrará som ambiente e ar condicionado em todas as divisões, sistema de eficiência energética e vídeo porteiro com ligação em tempo real à portaria, que assegura uma atmosfera calma onde impera a natureza e a privacidade. No nível térreo

Um refúgio de bem-estar

O spa com ginásio, o court de ténis, os espelhos de água, os jardins e os percursos pedonais, para que possa caminhar e contemplar o melhor da vida junto dos seus, fazem do condomínio um lugar de excelência.

vai encontrar um espaço único, contínuo e aberto que se estende à amplitude dos jardins, dos quais o condomínio herdou o nome.No interior dos 63 apartamentos, independentemente da sua tipologia, destacam-se as áreas amplas, com salas que variam entre os 35 e os 76 m2 e os closets onde o requinte e funcionalidade são a tónica nas suas áreas generosas.

Page 60: Decor maio

Com projecto de arquitectura assinado pelo ateliê Óscar Santos, o Garden Residence apresenta um desenho de arquitectura moderno, pensado para se fundir com a história da emblemática Quinta da Francelha. Com uma vertente imobiliária de qualidade indiscutível, um design de reconhecido

Arquitectura contemporânea, sobriedade e funcionalidadebom gosto e excelentes materiais e acabamentos, o condomínio privilegia os espaços de fruição voltados para o interior, onde se destacam as fachadas rasgadas, as varandas contínuas e vãos de grande dimensão.Tudo a pensar em si e na sua família.

GlowSenses: : Imóvel

Page 61: Decor maio

Um Oásis junto a LisboaSituado na Quinta da Francelha, Garden Residence oferece-lhe uma localização privilegiada perto do aeroporto, do centro da cidade de Lisboa, do Parque das Nações e dos principais acessos. Escolha como prefere viajar. De barco, de avião ou de carro, será sempre simples chegar lá. Garden Residence oferece-lhe ainda as possibilidades de usufruir dos serviços do futuro aparthotel de cinco estrelas, já em construção, onde poderá passar momentos de relaxe no seu spa com ginásio e também no court de ténis inserido numa vasta área de jardins, percursos pedonais e espelhos de água, num total de 25 mil m2 de espaços verdes.

Garden ResidenceRua Salgueiro Maia,

2635-374 Prior VelhoTlf: 210 996 483 / 918 074 232

Page 62: Decor maio

decoração

# 62

Page 63: Decor maio

Desafiando os conceitos do design moderno a Antarte lança a Vintage Collection. De reminiscências clássicas, a colecção homenageia assim a talha portuguesa.

PerpetuandoBelo

Texto_ Elsa Costa

Antarte: Vintage Collection

o

Page 64: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Page 65: Decor maio

Do sonho nasceu a Vintage Collection: o sonho de homenagear a talha portuguesa. Desafiando os conceitos do design moderno, a Antarte juntou a arte da talha portuguesa ao estilo contemporâneo e rectilíneo. É ao baú das memórias que a colecção Vintage vai beber inspiração. Invoca-se o estilo neo-romântico e criam-se ambientes memoráveis. Cada peça, cada recanto espelha um sem número de histórias de vida e o prazer de criar com originalidade. O requinte e elegância da Vintage Collection espelham a personalidade da marca Antarte. Amadurecidos com afecto e beleza criam-se ambientes intemporais. Na génese dos móveis de colecção está o design funcional contemporâneo, associado à estética clássica da talha portuguesa.

Page 66: Decor maio

No atelier esculpe-se a madeira com mestria. Com rigorosa firmeza de mão, numa lenta e rigorosa procura da curva perfeita e do volume, a madeira vai sendo devastada e esculpida até se adquirir o relevo e a expressão desejada. Ao tradicional saber e mestria do trabalho manual dos artesãos, a Antarte juntou a magia da savana africana, bem patente no zebrado dos tecidos, e no exotismo dos mares austrais, presente nas incursões em concha. O resultado são peças de arte que conferem um carisma inigualável ao lar e distinguem quem as compra.

Mãos à obra…GlowSenses : : Decoração

Page 67: Decor maio

AntarteAvenida da Zona Industrial

nº222 A, apartado 119 4589-907 Rebordosa, Paredes

Tlf: 224 119 [email protected]

Page 68: Decor maio

imóvel

# 68

Page 69: Decor maio

Sem palavras… Bom gosto e sofisticação serão, certamente, insuficientes para caracterizar esta moradia.Na companhia da Golden House, imobiliária de luxo, fomos a Marbelha, Espanha, conhecer uma das moradias de luxo que a Golden House comercializa. Sem receios, acompanhe-nos nesta viagem…

Texto_ Elsa Costa

Golden House

De Marbelha mundo…para o

Page 70: Decor maio

GlowSenses : : Imóvel

Cintilante… Foi assim que a nossos olhos surgiu esta casa. Casa de Marbella. Não foi com o design moderno, de linhas arrojados, com que nos deparamos. Ainda que de linhas rectas e sob pilares, numa clara reminiscência aos templos greco-romanos, ergue-se a casa… Deixe-se envolver pela natureza e tenha o mar como vizinho. Sob as estrelas e o azul do céu, a piscina, que calorosamente nos dá as boas-

vindas, parece ganhar vida. A água brilha e parece querer dançar com o luar. A seu lado, um agradável jacuzzi para momentos mais relaxados. Ao fundo, ouvem-se os motores dos barcos, superados, por vezes, pelo suave bater das ondas. Pelas janelas, que acompanham toda a moradia, é fácil perdermo-nos em pensamentos e emoções. Do jardim ou do mar, deixamo-nos consumir pela brisa que nos envolve.

JardinsDespercebidos… Se à primeira vista a piscina capta a nossa atenção, depois são os bancos de jardim que nos seduzem. Em ferro, e rigorosamente colocados ao lado da piscina, somos quase que transportados à nossa infância. Em todo o seu esplendor, no jardim encontramos as mais variadas espécies de

árvores, plantas e flores. A palmeira, que nos protege dos dias de sol mais intensos, é apenas um dos exemplos. Ao longo de todo o jardim são vários os recantos que propiciam ora momentos de descanso ora de leitura. Delicie-se com estes espaços e o meio onde está inserido.

Page 71: Decor maio

O Mundo como OpenspaceSem limites, sem fronteiras. Em Marbelha, Espanha ou em Londres, em Cannes ou em Hamburgo, em Veneza ou em Sintra, em Miami, em Nova Iorque ou em qualquer outro local. Internacional e global, assim é a acção da Golden House. Rompendo com as “regras” imobiliárias, a Golden House está no mercado mundial e, hoje, faz negócios nos

mais diversos locais. É fácil comprar uma casa em Espanha, na Suíça ou, até mesmo, na Rússia. Comercializando, somente, imóveis de luxo, “o segredo está em analisar, ao pormenor, o perfil dos potenciais clientes e antecipar-lhe as suas necessidades e desejos”, explica António Fonseca, director comercial da imobiliária.

Golden HousePraça Mouzinho de Albuquerque

nº 142 4100-360 PortoTel: 22 606 17 10 / 91 050 66 10

[email protected]

Page 72: Decor maio
Page 73: Decor maio

CorExplosãoDe

Page 74: Decor maio

decoração

# 74

Page 75: Decor maio

Não há nada melhor do que, ao final de um dia agitado, poder usufruir de um momento só nosso, um momento que nos permita libertar o stress do dia-a-dia. Deixe-se abandonar no conforto de um sofá e relaxe…

Ideal para

RelaxarTexto_ Elsa Costa

Roche-Bobois

Page 76: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

“A moda é o que está no ar. É o estado de espírito dos tempos.” A Roche-Bobois segue à letra o pressuposto e convida-nos a descobrir os tons e atmosferas actuais. Misturam-se estilos, formas e texturas luxuosas, criam-se e desenvolvem-se produtos que expressam um estilo muito pessoal. As principais colecções da marca reflectem esse

estado de espírito e um estilo de vida onde o design é sinónimo de descontracção, onde beleza se casa com conforto e onde as inovações tecnológicas melhoram o bem-estar diário. Ao tirar o melhor de cada estilo combinam-se esquemas tradicionais e contemporâneos, criando diferentes tendências no mundo da decoração de interiores.

Page 77: Decor maio
Page 78: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Cores, matérias e design. Com a colecção “Les Contemporains”, a Roche-Bobois joga com as tendências de decoração interior, imagina e cria os móveis e sofás com os quais sonhamos hoje. Uma colecção aberta ao espírito da nossa época e que faz partilhar o que os designers, decoradores e artesãos imaginam do belo e do novo.

Colecções “Les Contemporains”

Reinterpretam-se, reinventam-se e adaptam-se as linhas de estilo tradicional aos estilos actuais. A colecção “Les Provinciales” associa, frequentemente, matérias naturais com cores originais e savoir-faire. Uma colecção que aproveita o que de melhor há em cada época e lhe faz encontrar l’áir du temps.

Colecções “Les Provinciales”

Com a colecção “Les Voyages” da Roche-Bobois, o interior abre-se sobre a evocação de outros lugares, como uma respiração apaziguante que trancende, liberta e empurra os rituais do quotidiano. “Les Voyages” convida-o a descobrir peças de países e culturas distantes, criando um sentimento muito pessoal de estilo. Deixe-se influenciar pela diferença e apaixone-se por estas novas sensações.

Colecção “Les Voyages”

Uma escolha variada de peles de excepção, de cores refinadas e de costura sofisticadas. Aceder à “Collection Particuliére” da Roche-Bobois é obter verdadeiros privilégios e vantagens concretas reservadas a um número limitado de utilizadores. É a possibilidade de mandar produzir um sofá verdadeiramente à medida, de escolher dimensões, acabamentos e conforto.

“Collection Particuliére”

Page 79: Decor maio
Page 80: Decor maio

assinatura

# 80

Page 81: Decor maio

A cor varia com a tipologia da iluminação e opera por associações sinestésicas.

Maria João Durãoestruturante do espaço

A corenquanto conceito estético

Page 82: Decor maio

GlowSenses : : Assinatura

Os matizes cromáticos provocam sensações e geram símbolos e conceitos que condicionam o design de interiores. As sensações cromáticas são variáveis interpretativas em contexto e numa aplicação específica. A cor determina a percepção da profundidade, da escala, da acústica, da temperatura, da hierarquia espacial, dos percursos (wayfinding), da identidade local, da imagem corporativa, do equilíbrio visual, das formas, estruturas, texturas e padrões, da tipologia espacial, sobretudo no ambiente de escritórios, fábricas, escolas, hospitais e outros que envolvam a salvaguarda da saúde e o bem-estar.

Aos factores cromáticos estruturantes do espaço aliam-se os estéticos, que implicam conhecimentos psicofisiológicos, neurológicos, emocionais, perceptivos e culturais.

Prof. Doutora Maria João Durão, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Coordenadora do LabCor da FAPresidente da Associação Portuguesa da CorVice-Presidente (para Portugal) da International Association of Colour Consultants/ Designers

Page 83: Decor maio

Brincar. Transformar.CIN. Apetece-me.

Gostava de uma tinta fosforescente que brilhasse no escuro. Adorava brincar com uma tinta magnética capaz de agarrar ímanes na parede. Sonho com uma tinta ardósia para transformar qualquer área em quadro de giz. Quero efeitos mágicos.

www.cin.pt

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

CIN_efeitos_Press.pdf 27-04-2010 16:39:40

Page 84: Decor maio

pintura

Page 85: Decor maio

A exuberância cromática é uma característica mais do que presente na obra de Hilário Teixeira Lopes. O pintor está envolto num profundo mistério. Sobre a tela, a vibração das cores faz-nos sentir o pulsar da vida e do tempo.

Texto_ Elsa Costa

Hilário Teixeira Lopes

# 85

Sob o pulsarda vida

Page 86: Decor maio

Um pintor gestual e expressionista. É assim que, após diversos períodos estéticos, que vão desde a abstracção à figuração ou do expressionismo à nova figuração, Hilário Teixeira Lopes se define. Possessiva, intuitiva e apaixonada, a pintura é em Hilário “ impulsionada musicalmente pelo ritual da criação e do gesto”, confirma o pintor na sua biografia Hilário – Vida e Obra. Foi no atelier do escultor João Fragoso que Hilário Teixeira Lopes foi definindo o seu caminho. Contactou com inúmeros pintores e escultores, reagiu às tendências e com apenas 22 anos dedicou-se exclusivamente à pintura. Desconstruiu as suas qualidades inatas de exímio desenhador até encontrar a sua pintura, a sua expressão, a sua posição no panorama da pintura moderna portuguesa. Foram vários os prémios conquistados pelo pintor, dos quais se destacam o prémio Amadeo de Souza-Cardoso, o mais importante prémio de pintura instituído em Portugal na época, e o primeiro prémio de pintura na II Bienal Internacional de Desporto em Belas Artes, em Madrid. Toda a crítica madrilena reconheceu a justiça do prémio ao anunciar Hilário como um dos casos mais promissores da pintura contemporânea. O galardão conquistado confere novos estímulos ao pintor que, rapidamente, começa a trabalhar na procura de uma solução pictórica coerente com a sua produção anterior. A sua obra começa a evoluir num sentido cromático pleno de intensidade expressiva, onde os volumes são rigidamente definidos em cores planas e onde o movimento é dado por múltiplas dicotomias, entre planos e espaços.

GlowSenses : : Pintura

Possessiva, intuitiva e apaixonada, a pintura é em Hilário “ impulsionada musicalmente pelo ritual da criação e do gesto”, confirma o pintor na sua biografia Hilário – Vida e Obra.

Page 87: Decor maio
Page 88: Decor maio

GlowSenses : : Pintura

Page 89: Decor maio

O cromatismo exagerado, característica que distingue toda a sua obra, faz de Hilário um pintor inquieto. Em perfeito sincronismo, os tons ousados transmitem-nos alegria e atraem-nos. Nas palavras de Zeferino Silva, do Movimento de Arte Contemporânea, o pintor “leva-nos a fixar horizontes distantes, intransponíveis, de um modo quase hipnótico. As breves texturas, os movimentos ondulatórios e as pinceladas largas fazem do seu abstraccionismo a magnificação do real, traduzido em luz transbordante e alegria de viver”.De vários matizes, a obra de Hilário Teixeira Lopes exalta a cor. “Da sua paleta explodem as cores quentes do sol, da terra, do sangue dos homens e do azul sideral dos astros”, refere o director-coordenador do Movimento de Arte Contemporânea, Álvaro Lobato Faria. A obra de Hilário Teixeira Lopes é uma incitação a pensar, num mesmo movimento, no corpo, no universo, no acto de pintar. Cada uma das suas obras torna-se um teatro de memória, uma ocasião para imaginarmos acontecimentos que não têm outra existência para além dos vestígios que deles subsistem. As suas telas tornam-se um depósito, um tesouro de instantes e de formas, revelando-se como espaços diversificados, capazes de preservar a memória de acontecimentos múltiplos.

Movimento Arte ContemporâneaR.do Sol ao Rato, nº 9C Lisboa

Tel: 21 385 07 89 / 96 267 05 [email protected]

Page 90: Decor maio

decoração

Ana Rita Soares é já uma referência no mercado de decoração português. Com cor e com vida e para dar as boas-vindas à estação, a decoradora criou um novo conceito: a sala circular.

Texto_ Elsa Costa

Ana Rita Soares

com aÀs voltas

decoração

Page 91: Decor maio

# 91

Page 92: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Page 93: Decor maio

Numa explosão de cores fortes e quentes, Ana Rita Soares aceitou o desafio e decorou aquela que chamou de sala circular. Os vermelhos, os brancos e os beges são os protagonistas de uma sala que se pretende prática e confortável. Todos os aspectos decorativos foram pensados em função do bem-estar.

Única e inovadora, assim se descreve esta sala circular. Até o papel de parede foi pensado no sentido de estar em perfeita harmonia com toda a decoração. Desordenado e por entre linhas vermelhas e beges escuras, que se cruzam formando abstractos inesquecíveis, perdemo-nos por toda a sala.

Os vermelhos, os brancos e os beges são os protagonistas de uma sala que se pretende prática e confortável.

Page 94: Decor maio

Dê as boas-vindas à estação que se aproxima e aos raios de sol que, por esta altura, começam já a aquecer-nos a alma. Siga a tendência da prestigiada decoradora Ana Rita Soares. Abra a janela e deixe os raios de sol entrar. Eles iluminarão toda a casa e darão uma outra vida e uma outra cor à sua decoração. Mais brilhante e mais efusivo, este é o cenário ideal para aproveitar ao máximo a sua casa. Um espaço onde apetece estar e demorar.Aqui e ali, de forma suave, Ana Rita Soares selecciona os objectos de design mais originais e actuais. Entre as formas rectangulares e os padrões circulares, a escolha de cada elemento decorativo foi minuciosa e propositada. O objectivo da decoradora é transformar a casa em parte integrante da vida de cada um, reflectindo a personalidade e gostos de quem lá vive, numa simbiose total.

Ana Rita Soares Av. Infante Santo, 66 E,

1350-180 Lisboa Tlf. 210 963 900 Tm. 961 694 781

GlowSenses : : Decoração

Page 95: Decor maio

O arroz da sua vida.

Page 96: Decor maio

reportagem

Em todos os seus matizes, a cor tem uma forte influência nas actividades e no comportamento de todos nós. Suscitando as sensações mais divertidas, de repente tudo é cor e luz. Mergulhe connosco neste mundo e conheça os tons da estação.

Texto_ Elsa Costa

Com cor,Com vida

Page 97: Decor maio

# 97

Page 98: Decor maio

GlowSenses : : Reportagem

Page 99: Decor maio

Bege ou branco? Por entre a janela de vidro, surge-nos um mundo de cor. Azul, verde, amarelo ou vermelho… Um sem número de cores brota por entre o jardim da nossa casa e dão, assim, as boas-vindas à estação que se avizinha. Mais do que cor, dê vida à sua casa. Fuja do tradicional e explore a sua criatividade. Experimente novas cores. Misture e aposte nos contrastes. Decorar, em 2010, é sinónimo de cores fortes, vivas e brilhantes. As principais marcas de tinta apresentam refrescantes sugestões. Deixe-se inspirar…

Page 100: Decor maio

GlowSenses : : Reportagem

Verde LaranjaEm verde serpentina e toranja, dê as boas-vindas à estação. Seguindo as tendências, a Cin apresenta “Creation”, uma colecção de cores intensas e divertidas que expressam a alegria e a arte de viver. Numa requintada escolha, e pela mão da prestigiada decoradora Graça Viterbo, a Barbot lança “Sequência”, uma linha que resulta de experiências de vida, de episódios que marcam ambientes cheios de emoções. Em sequência, os laranjas e verdes esperam uma oportunidade para dar à sua casa toda a vida que ela merece.

Page 101: Decor maio
Page 102: Decor maio

Green DesignA preservação do planeta não foi esquecida. Para aqueles que defendem uma casa ecológica, a Cin lança a “Ecofuture”, uma paleta de cores orgânicas inspirada sobretudo na água. “Green Design” é a proposta da Robbialac. Numa mistura de tonalidades vegetais e minerais,

com alguns toques metálicos, o resultado é verdadeiramente luminoso. Graça Viterbo não se afasta da tendência e inspira-se no azul do céu e no verde da relva. Conjugados com outros tons, o verde e o azul dão cor à nossa vida, não saindo mais da nossa memória.

GlowSenses : : Reportagem

Page 103: Decor maio

Sofisticação IntemporalIntemporal é tudo o que fica na história. Tudo o que, como uma referência, resiste a modas e influências. “Branco e Cinza” são os básicos que não cansam. Para uns, ausência de cor. Para Graça Viterbo, simplesmente, sensualidade e sofisticação. Apelando à nostalgia e ao charme

contemporâneo, a harmonia perfeita da paleta da Robbialac, “Intemporel”, oferece inúmeras possibilidades de decoração idealizadas para criar momentos de calma e partilha em família. Na tranquilidade e intimidade do lar saboreie cada instante dentro de casa.

Page 104: Decor maio

Misticismo HistóricoDe tons fortes, o rosa, o azul e o cinza evocam o misticismo, dando às paredes um carácter espiritual, quase mágico. A colecção “Mystery”, da Cin, conta teatralmente uma história, onde o secretismo, a intriga e o suspense reiteram. Inspirada na época áurea, a marca apresenta o

“Azul Belle Époque” e “En vogue”. Os dois tons são os protagonistas de um ambiente que se pretende delicado e chique. Pinte a sua casa como se de uma “História Clássica” se tratasse. Simbolizando o renascimento, sob a forma de beleza, Barbot e Graça Viterbo criaram o “Rosa de Pompeia”.

GlowSenses : : Reportagem

Page 105: Decor maio

Origens TérreasNum apelo às origens, Cin, Robbialac e Barbot, apresentam uma paleta de cores térreas e neutras. Com beges acolhedores e castanhos relaxantes dê à sua casa um ambiente simples e chique. “Esprit Bohême”, “Havana Club” são os nomes de algumas das colecções da Robbialac. Numa

paleta de cores cativantes e sofisticadas, cada divisão é um convite à viagem e ao descobrimento de paisagens longínquas e quentes. Numa diversidade de laranjas, ocre e tons esverdeados, as tonalidades da terra misturam-se e iluminam transportando-nos para outro mundo.

Page 106: Decor maio

… by Agatha Ruiz de La PradaJá experimentou escrever numa parede uma frase inesquecível? Ou colocar a lista de compras da semana? Com a tinta Agatha Ruiz de La Prada, isto é possível. Revolucione o quarto dos mais novos. Em colaboração com a Dyrup, Agatha Ruiz de La Prada lançou uma paleta de cores original e inovadora. Mais do que um look actual e alegre, a tinta reserva-nos uma surpresa muito especial. De efeito magnético, como se de uma base metálica se tratasse, a tinta é perfeita para colocar

fotografias, desenhos e mensagens. A tinta de efeito ardósia, foi desenvolvida especialmente para os mais novos. Agora já não tem que se preocupar com as paredes riscadas, uma vez que esta foi desenvolvida para se escrever em superfícies interiores com giz e apagar facilmente. Ao conjugar os dois produtos terá um efeito verdadeiramente surpreendente. Assim, numa mesma superfície, os seus filhos poderão ora colocar imanes ora, com giz, fazer criativos desenhos.

GlowSenses : : Reportagem

Page 107: Decor maio
Page 108: Decor maio

Decoração

# 108

Page 109: Decor maio

Jovem. Inovadora. Arrojada. Assim é a Murmur, loja de decoração. Não acredita? Venha connosco à Foz do Douro conhecer a marca.

Texto_ Elsa Costa

MurmurJuventudeO Elixir da

Page 110: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

Adaptando-se aos diversos estilos e gostos dos seus clientes, a Murmur apresenta todas as estações diferentes peças. Situada na Foz do Douro, Porto, a loja surge como uma resposta à necessidade de reflectir o significado dos espaços e dos objectos que os habitam. Como tal, sempre que lá entramos, somos surpreendidos pelos mais recentes objectos de decoração. São propostas diferentes, que prometem apaixonar aqueles que procuram a distinção pelo belo. Suaves, fortes, vivos e brilhantes, somos invadidos pela elegância dos tons azuis, verdes ou rosas.

Page 111: Decor maio
Page 112: Decor maio

GlowSenses : : Decoração

... com produção própriaSituado na Foz do Douro, o atelier Murmur, a cargo da designer Ana Ribeiro, desenvolve projectos de interiores, bem como peças de mobiliário. Para além de comercializar reconhecidas marcas, de onde se destacam Moroso, spHaus ou Industreel, Murmur tem também uma linha de produção própria. Para clientes particulares ou profissionais, esta é a garantia de peças únicas, com um design moderno e arrojado.

Jovem e InovadorÀ frente deste projecto está Ana Ribeiro, co-fundadora da ARPMV design. De acordo com a decoradora, a Murmur é a oportunidade de apresentar a todos os interessados o seu, arrisco dizer, deslumbrante trabalho. Jovem e inovador, este espaço traduz-se na combinação de ideias e conceitos contemporâneos com a inteligência funcional e elegância visual.

Page 113: Decor maio

MurmurEsplanada do Castelo,

41, Foz do Douro, 4150-196 Porto

tlf: 226 169 424 / 912 239 025

[email protected]

Page 114: Decor maio

shopping

Divertido… Esta é a palavra que melhor descreve o sofá do grupo Ligne Design. Desenhado por Pierre Paulin, Pumpkin promete dar vida e cor à sua casa.

Pumpkin

# 114

Page 115: Decor maio

Ligne DesignAv. João Crisóstomo 54,

1050-128 LisboaTlf: 21 31 729 29

Fax: 21 31 583 [email protected]

Pumpkin: PVP: desde 2808 €

Page 116: Decor maio

Com estilo, ilumine a sua casa. Assinado pela Roof Interior Design, Extrude 1 é uma peça de linhas simples, mas arrojadas.

GlowSenses : : Shopping

Extrude1

# 116

Page 117: Decor maio

Extrude 1: PVP: 370,00 €

RoofRua Nova do Almada, nº1 1200-288, Lisboa

Telf.: [email protected]

Page 118: Decor maio

GlowSenses : : Shopping

Da colecção Coolors da Boca do Lobo, os candeeiros Feel surgem com inspiração nos minerais e materiais naturais. O corpo das peças é coberto com folha de prata e acabado em verniz de brilho nas cores esmeralda, lápis, ametista ou citrino.

Feel

# 118

Page 119: Decor maio

Feel: PVP: 910 € (mais pequeno) / 1.070 € (mais alto)

Boca do loboTravessa Marques de Sá 68

4435-323 Rio TintoTlf: 224 881 669

Page 120: Decor maio

GlowSenses : : Shopping

Marine

Dentro ou fora de casa estes são os cadeirões ideais para receber os primeiros raios de sol. Inspirando-se no mar e nas suas ondas, Catarino Mobiliário apresenta Marine.

# 120

Page 121: Decor maio

Marine: PVP: 1080 €

Catarino MobiliárioRua Conselheiro Costa Soares, 33

3060-314 Febres, CantanhedeTelf: 231 467 450

Page 122: Decor maio

GlowSenses : : Shopping

Com a promessa de que irá passar agradáveis momentos, a Bo Concept apresenta o seu novo conceito de sofá, Dos en Uno. A mesma unidade, dois sofás diferentes. Sob a forma de quadrado, o design moderno e arrojado ganha forma. Desdobrando-o, um tradicional sofá para receber família e amigos.

Dos Unoen

# 122

Page 123: Decor maio

Dos en Uno: PVP: desde 4753 €

BoConceptRua Gil Vicente,

Lote G, Alcoitão2645-123 Alcabideche

Tlf. 214 693 922

Page 124: Decor maio

GlowSenses : : Fecho

Prepare o seu jardim para o Verão. Na próxima edição da GLOW Senses, o exterior vai ter especial destaque. Entre no mundo GLOW e deixe-se seduzir.

Até já,

Fátima Martins

Page 125: Decor maio

Prepare o seu jardim para o Verão. Na próxima edição da GLOW Senses, o exterior vai ter especial destaque. Entre no mundo GLOW e deixe-se seduzir.

Até já,

Fátima Martins

Page 126: Decor maio