contabilidade internacional

26
das A G abarito utoatividades CTB | 2011/2 | Módulo VIII CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Upload: vinicius-machado

Post on 08-Dec-2015

18 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Gabarito

TRANSCRIPT

Page 1: Contabilidade Internacional

das

AGabarito

utoatividades

CTB | 2011/2 | Módulo VIIICONTABILIDADE INTERNACIONAL

Page 2: Contabilidade Internacional

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Rodovia BR 470, Km 71, nº 1.040

Bairro Benedito - CEP 89130-000

Indaial - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Prof.ª Aline Fernandes de Oliveira Czesnat

Page 3: Contabilidade Internacional

3UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DECONTABILIDADE INTERNACIONAL

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Rodovia BR 470, Km 71, nº 1.040

Bairro Benedito - CEP 89130-000

Indaial - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

UNIDADE 1

TÓPICO 1

1 A Lei nº 6.404 data de 1976 e ficou conhecida como a Lei das Sociedades por Ações. Assim, com relação a esta legislação é correto afirmar que:

I- A criação da nova lei levou as empresas a elaborarem suas demonstrações contábeis de acordo com a escrituração contábil embasadas nos princípios contábeis.II- A Lei das Sociedades por Ações sofreu forte influência da escola americana contábil.III- Entre as novidades trazidas pela lei das Sociedades por Ações encontramos a consolidação do balanço.IV- Esta legislação não se aplica às empresas de capital aberto.

Assinale a alternativa CORRETA:a) (x) As afirmativas I, II e III estão corretas.b) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.c) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.d) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas.

2 Com relação à formação do capital das Sociedades Anônimas, classifique as afirmativas em V para as verdadeiras e F para as falsas:

(V) O capital deste tipo de empresa é composto de dois tipos de ações: as preferenciais e as ordinárias.

(F) As ações ordinárias dão ao seu dono a preferência no recebimento dos dividendos, já as preferenciais dão aos seus donos o poder de tomar decisões organizacionais.

(V) A negociação das ações deste tipo de empresa apenas é feita no mercado financeiro do país se a companhia estiver devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

(V) A responsabilidade dos acionistas das Sociedades Anônimas é proporcional à parte que lhes cabe das ações, ou seja, da sua parte na empresa.

Page 4: Contabilidade Internacional

4 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

3 Com relação à Lei nº 11.638, de 2007, é correto afirmar que:

a) ( ) A referida legislação anulou completamente a Lei nº 6.404, de 1976.b) (x) A referida legislação revogou e alterou apenas alguns artigos da

Lei nº 6.404, de 1976.c) ( ) A referida legislação não tem como objetivo facilitar a harmonização das

normas contábeis brasileiras às normas internacionais de contabilidade.d) ( ) Em 2008 entrou em vigor a Lei nº 11.638, porém nenhum procedimento

contábil foi alterado com a nova legislação.

4 Algumas novidades foram apresentadas com a aprovação da Lei nº 11.638, de 2007. Assinale as afirmativas CORRETAS:

a) (x) As principais novidades são em relação às demonstrações contábeis.

b) (x) Foi incluída nova definição de empresa coligada.c) ( ) Não foi incluída a definição de Sociedade de Grande Porte, pois já

existia tal definição com a Lei nº 6.404/76.d) (x) Recomendação da adoção dos padrões internacionais às

demonstrações financeiras, das Cias. abertas e Cias. fechadas.

5 Com relação às Sociedades de Grande Porte, é correto afirmar que:

a) (x) A classificação Sociedade de Grande Porte foi criada com a Lei nº 11.638/07.

b) ( ) Todas as empresas de capital aberto são classificadas como Sociedade de Grande Porte.

c) ( ) As empresas classificadas como Sociedade de Grande Porte não são obrigadas a publicar Demonstrações contábeis.

d) ( ) Este tipo de sociedade não pode participar do mercado financeiro do país.

TÓPICO 2

1 Com relação à convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais de contabilidade, é correto afirmar que:

I- ( ) É mais prudente falar em harmonizar as normas contábeis ao invés de falar em padronizar, pois padronizar geraria mais dificuldade à convergência das normas.II- ( ) A harmonização das normas contábeis busca facilitar a troca, interpretação e compreensão das informações contábeis.

Page 5: Contabilidade Internacional

5UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

III- ( ) Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, a harmonização contábil diminuirá os riscos de investimentos internacionais.IV- ( ) A harmonização contábil deve ser vista como um processo que visa diminuir as diferenças entre as práticas contábeis dos países, desconsiderando as diversas diferenças entre eles.

Considerando as afirmações anteriores, assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) A afirmativa II está correta.b) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.c) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas.d) (x) As afirmativas I, II e III estão corretas.

2 A harmonização das normas contábeis levará aos países diversas vantagens. Nesse sentido, preencha as lacunas com as opções de palavras a seguir:

a) Esses relatórios harmonizados geram certa ____4________ e maior _____10_______ quando comparados àqueles relatórios ainda ____3____ harmonizados.b) Mais uma vantagem da harmonização contábil é o ____1______ da facilidade de _____7_______ internacional no mundo dos negócios com o uso de uma _____6_____ contábil bem mais homogênea.c) A harmonização facilitará também a elaboração das demonstrações contábeis _______5______ entre ______11_____ e suas _____9______ situadas em países diferentes.d) A adoção das normas internacionais de contabilidade está associada a benefícios ________2________ concretos na forma de atração de maior volume de _______8_______.

1 – aumento2 – econômicos3 – não4 – segurança5 – consolidadas6 – linguagem7 – comunicação8 – investimento9 – filiais10 – transparência11– matriz

Page 6: Contabilidade Internacional

6 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

3 Alguns autores caracterizam os países como Common–law e Code–law, onde cada grupo possui características que não se confundem. Dessa forma, classifique as alternativas a seguir como verdadeiras (V) e falsas (F):

(V) Países classificados como Common-law são conhecidos como países que possuem um profissional contábil independente, ou seja, forte influência do profissional contador na legislação de sua profissão.

(V) Em países classificados como Code-law, a legislação contábil possui forte influência do governo, ou seja, forte influência fiscal em suas normas.

(V) As informações contábeis são voltadas para os investidores em países classificados como Common-law, já em países classificados como Code-law, as informações contábeis são voltadas para credores.

(V) A legislação contábil, em países classificados como Common-law, é classificada como progressista, já em países Code-law é classificada como conservadora.

4 Correlacione a coluna das características qualitativas das informações com a segunda coluna:

Coluna 1A - Compreensibilidade.B - Relevância.C - Confiabilidade.D - Prudência.E - Comparabilidade.F - Essência sobre a forma.

Coluna 2(A) As informações devem ser apresentadas de forma que o usuário as

entenda.(E) É importante que as políticas da empresa sejam mencionadas em seus

relatórios a fim de tornar as informações contábeis comparáveis no decorrer dos exercícios.

(C) Esta característica busca garantir que a informação seja razoavelmente livre de erros e de viés.

(B) Uma informação útil quando ela influencia a tomada de decisão do usuário das informações.

(D) Baseia-se na aplicação de certo grau de cautela no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em condições de incertezas.

(F) Deve-se observar se a forma jurídica é a real essência do fato econômico.

Page 7: Contabilidade Internacional

7UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

5 Com relação aos usuários da informação contábil, é correto afirmar que:

I- A contabilidade deve fornecer informação que leve os usuários à tomada de decisão.II- As características dos usuários da informação contábil nacional e dos usuários da informação contábil internacional são diferentes devido às características do sistema legal do país.III- Como grandes usuários das informações contábeis nacionais temos o governo e as agências financiadoras; por outro lado, em países anglo-saxônicos temos o acionista ou investidor.IV- Como grandes usuários das informações contábeis nacionais temos o acionista e o investidor e, por outro lado, em países anglo-saxônicos temos o governo e agências financiadoras.

Considerando as afirmações anteriores, assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.b) ( ) Apenas a afirmativa I está correta.c) (x) As afirmativas I, II e III estão corretas.d) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas.

TÓPICO 3

1 Qual das alternativas apresenta apenas órgãos nacionais que estão participando do processo de harmonização das normas contábeis?

a) (x) CPC – IBRACON – CVM. b) ( ) CVM – CPC – IASB.c) ( ) FASB – SEC – IOSCO.d) ( ) IFAC – CPC – CFC.

2 Qual das alternativas apresenta apenas órgãos internacionais que estão participando do processo de harmonização das normas contábeis?

a) ( ) IASB – FASB – CFC.b) ( ) IOSCO – IFAC – CVM.c) (x) IFAC – IASB – SEC.d) ( ) CPC – SEC – OECD.

Page 8: Contabilidade Internacional

8 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

3 Várias são as entidades participantes do processo de harmonização contábil, tanto nacionais como internacionais. Dessa forma é correto afirmar que:

a) ( ) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão responsável por fiscalizar e normatizar o mercado de capitais, porém não tem poder para punir as empresas irregulares do mercado de capitais.

b) ( ) O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por publicar as novas normas contábeis, conhecidas como CPC. No futuro, após as normas contábeis estarem completamente harmonizadas, este órgão não terá mais função e, consequentemente, segundo sua própria legislação, ele será extinto.

c) ( ) O IBRACON, órgão responsável pelo registro de todos os contadores brasileiros, tem como finalidade a normatização da auditoria externa.

d) (x) O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem poder de fiscalizar os profissionais de contabilidade e ele utiliza os Conselhos Regionais de Contabilidade para esta função.

4 Com relação ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis, é correto afirmar que:

I- Este órgão é o responsável pela emissão das novas normas contábeis, ou seja, fica sob sua responsabilidade a publicação das normas nacionais de contabilidade em harmonização com as normas internacionais de contabilidade.II- B - Caso este órgão identifique a possibilidade de uma emissão de uma norma técnica melhor ou alguma irregularidade nas normas internacionais, o CPC deve informar ao IASB para que os ajustes sejam feitos, caso o IASB concorde.III- Este órgão publica, juntamente com seus pronunciamentos, as interpretações e orientações, que visam colaborar com o entendimento das novas normas.IV- A criação deste órgão foi no ano de 2005, cinco anos anteriormente à reformulação da Lei das Sociedades por Ações.

Com relação a estas afirmações é CORRETO afirmar que: a) ( ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.b) ( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.c) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.d) (x) As afirmativas I, II e III estão corretas.

5 Com relação aos organismos internacionais de contabilidade, é CORRETO afirmar que:

Page 9: Contabilidade Internacional

9UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

a) (x) O IASB é o atual colegiado de padrões contábeis internacionais. Dessa forma, vários países têm seus representantes dentro do IASB, defendendo seus interesses e ajudando na elaboração das normas. Nesse sentido, representando o Brasil dentro do IASB, temos os órgãos CFC e IBRACON.

b) ( ) O FASB, órgão europeu, é responsável pela emissão das normas contábeis em seu país.

c) ( ) A SEC pode ser comparada à nossa CVM, ou seja, entre outras responsabilidades tem a obrigação de proteger os investidores do mercado de ações europeu.

d) ( ) O IASB é responsável pela elaboração das normas internacionais de contabilidade conhecidas como IFRS e estas normas têm caráter compulsório a todos os demais países.

TÓPICO 4

1 Segundo as normas internacionais de contabilidade, os gastos com pesquisa devem ser considerados como despesas, porém quando atenderem a certas condições, poderão ser ativados. Com relação a estas condições, é correto afirmar que:

a) (x) Observar se as características técnicas do produto ou processo podem ser claramente identificadas é condição para classificar tal gasto como ativo.

b) ( ) A clara definição do produto ou processo em questão não é considerada uma dessas questões.

c) ( ) O fato de a empresa ter recursos para terminar o projeto não classifica tais gastos como ativo.

d) ( ) A empresa pretender produzir, disponibilizar no mercado ou utilizá-la internamente não é condição para classificar tal gasto como ativo.

2 Analise as situações expostas e as classifique como sendo um Leasing Financeiro ou Leasing Operacional de acordo com as normas do IFRS:

(x) Financeiro ou ( ) Operacional - A entidade A aluga um automóvel para a diretoria. O prazo do aluguel é de 24 meses com opção de compra do veículo no final do contrato de aluguel pelo seu valor residual, considerando um valor mínimo de 1% do valor do preço de mercado do automóvel. A vida útil do veículo é de 30 anos. ( ) Financeiro ou (x) Operacional - A entidade C aluga uma de suas propriedades a terceiros durante o prazo de dez meses.

Page 10: Contabilidade Internacional

10 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

(x) Financeiro ou ( ) Operacional - A entidade J aluga uma turbina que foi projetada exclusivamente pela entidade G para atender a especificações detalhadas fornecidas pela entidade J, volume de operação e capacidade instalada específica da operação. A turbina dificilmente seria vendida a um terceiro sem ser substancialmente modificada.

3 Com relação à pesquisa e desenvolvimento, é correto afirmar que:

I- A fase de desenvolvimento é o esforço para se descobrir novas informações que contribuirão para a criação de um novo produto, serviço, processo ou técnica ou aperfeiçoamento de um já existente.II- A fase da pesquisa é a aplicação de recursos voltada para um plano ou projeto para aperfeiçoamento de um produto, serviço, processo ou técnica, já anteriormente existente.III- Nas normas internacionais de contabilidade os gastos com pesquisa são tratados como despesas quando incorridos.IV- Nas normas internacionais de contabilidade os gastos com pesquisa são tratados como ativos quando incorridos.

Com relação a estas afirmações é CORRETO afirmar que:a) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas.b) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.c) (x) Apenas a alternativa III está correta.d) ( ) Apenas a alternativa I está correta.

4 Com relação ao Goodwill encontramos divergências entre as normas contábeis brasileiras e as normas contábeis internacionais em se tratando de:

a) ( ) No conceito de Goodwill.b) (x) No tempo de amortização.c) ( ) Na forma em que se adquire um Goodwill.d) ( ) As normas internacionais entendem que o Goodwill deve trazer benefícios futuros à empresa e as normas brasileiras não consideram tais benefícios.

5 Existem várias divergências entre as normas internacionais e nacionais de contabilidade. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) (x) As operações com arrendamento mercantil ou leasing, de pesquisa e desenvolvimento e a contabilização do Goodwill podem ser considerados exemplos das divergências entre as normas internacionais e nacionais de contabilidade.

Page 11: Contabilidade Internacional

11UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

b) ( ) Em nossa legislação encontramos divergência entre as normas internacionais e nacionais apenas com relação à contabilização do Goodwill e nenhuma outra questão.

c) ( ) A legislação contábil nacional reconhece o arrendamento mercantil (leasing) apenas como arrendamento mercantil operacional, no Brasil não existe o arrendamento mercantil classificado como financeiro.

d) ( ) A legislação contábil internacional reconhece o arrendamento mercantil (leasing) apenas como arrendamento mercantil financeiro, ou seja, não existe o arrendamento mercantil classificado como operacional.

UNIDADE 2

TÓPICO 1

1 Está entre as demonstrações obrigatórias, de acordo com o CPC 26:

a) ( ) Balanço Patrimonial e Balanço Social.b) ( ) Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração das Origens

e Aplicações de Recursos.c) (x) Demonstração do Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial.d) ( ) Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Balanço Social.

2 É correto afirmar que:

a) (x) O objetivo do CPC 26 é definir a base para apresentação das demonstrações contábeis.

b) ( ) O objetivo do CPC 26 é definir apenas as demonstrações contábeis obrigatórias.

c) ( ) O objetivo do CPC 26 é apenas definir as demonstrações contábeis consolidadas obrigatórias.

d) ( ) O objetivo do CPC 26 é definir o que é o significado do ativo e o significado do passivo.

3 Preencha as lacunas com as palavras a seguir:

De acordo com o ____b_____, as organizações devem _____e______ seus ____a_____ e ____c_______ separados em _____g______ e _______f_______, a não ser quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar _____d_______ confiável e mais relevante.

Page 12: Contabilidade Internacional

12 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

a) Ativosb) Pronunciamento Contábil 26c) Passivosd) Informaçãoe) Demonstrarf) Não Circulanteg) Circulante

4 Com relação às notas explicativas, o CPC 26 afirma que:

a) ( ) Elas não precisam acompanhar as demonstrações contábeis, a não ser que seja necessário.

b) (x) As informações nas notas explicativas devem ser relevantes ao processo de tomada de decisão dos usuários.

c) ( ) As informações contidas nas notas explicativas não precisam levar em consideração o CPC 26.

d) ( ) As informações constantes nas notas explicativas devem apresentar informações que já estejam nas demonstrações contábeis.

5 Com relação à essência sobre a forma, o CPC 26 comenta que:

a) ( ) A essência não deve prevalecer sobre a forma.b) ( ) A forma deve prevalecer sobre a essência.c) ( ) A empresa não precisa levar em consideração a essência sobre a

forma na hora de elaborar suas informações contábeis.d) (x) A essência deve prevalecer sobre a forma jurídica, quando esta

não distorcer as informações contábeis.

TÓPICO 2

1 Com relação à nova estrutura do balanço patrimonial apresentado pela Lei nº 11.638/07, é correto afirmar que:

a) ( ) Apenas no grupo do ativo existe a separação entre ativo circulante e ativo não circulante.

b) ( ) No grupo do patrimônio líquido também é observada a apresentação entre patrimônio líquido circulante e patrimônio líquido não circulante.

c) ( ) O passivo será apresentado apenas com passivo circulante.d) (x) Tanto o ativo quanto o grupo do passivo devem ser apresentados

em circulante e não circulante.

Page 13: Contabilidade Internacional

13UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

2 O grupo do ativo intangível foi criado pela Lei nº 11.638/07. Assim, com relação a este novo grupo do ativo é correto afirmar que:

I- O ativo intangível deve sempre ser amortizado, independente de a empresa definir sua vida útil como definida ou indefinida.II- O ativo intangível não deve ser amortizado pela empresa, mas sim realizado o teste de recuperabilidade mais de uma vez ao ano.III- O ativo intangível não deve ser amortizado pela empresa quando ela definir sua vida útil.IV- O ativo intangível deve ser amortizado pela empresa quando definir sua vida útil, porém, quando o ativo intangível tiver sua vida útil considerada indefinida, a empresa deve aplicar o teste de recuperabilidade pelo menos uma vez ao ano.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.b) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.c) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.d) (x) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

3 Com relação ao teste de recuperabilidade, é correto afirmar que:

I- O teste de recuperabilidade deve ser realizado apenas nos ativos imobilizados.II- O teste de recuperabilidade tem o objetivo de manter o ativo registrado pelo seu valor de recuperação, esse valor de recuperação seja pelo uso ou por venda.III- O teste de recuperabilidade deve ser realizado ao menos uma vez ao ano, caso haja indícios de que os valores registrados no ativo imobilizado e no intangível tenham desvalorizado.IV- Caso a empresa realize o teste de recuperabilidade e ela constate que houve uma perda de valor do seu ativo, a entidade deve reconhecer imediatamente esta perda.

Assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) Apenas a afirmativa I está correta.b) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.c) (x) As afirmativas II, III e IV estão corretas.d) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.

4 No dia 31/12/10, a Cia. Alvorada apresentou os seguintes dados de seu ativo imobilizado:

Page 14: Contabilidade Internacional

14 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

Ativo Não CirculanteImobilizadoEquipamento K R$ 200.000,00(-) Depreciação Acumulada (R$ 50.000,00)(=) Valor Contábil R$ 150.000,00

Neste mesmo dia, a Cia. Alvorada constatou que evidencia claramente que se deseja interromper o empreendimento a que se destinava esse equipamento. Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor evidencia o registro contábil da provisão para perda desta máquina:

a) (x) Debita – Perda por desvalorização do equipamento K (conta de resultado) – 150.000.

Credita – Provisão para perda equipamento K (conta redutora do imobilizado) – 150.000.

b) ( ) Debita – Perda por desvalorização do equipamento K (conta de resultado) – 200.000.

Credita – Provisão para perda equipamento K (conta redutora do imobilizado) – 200.000.

c) ( ) Debita – Provisão para perda por equipamento K (conta redutora do imobilizado) – 150.000

Credita – Perda por desvalorização do equipamento K (conta de resultado) – 150.000.

d) ( ) Debita – Provisão para perda por equipamento K (conta redutora do imobilizado) – 200.000.

Credita – Perda por desvalorização do equipamento K (conta de resultado) – 200.000.

5 A Cia. Alfa apresenta os seguintes dados em 31/01/X0:

Ativo Não CirculanteIntangível Valor contábil do ativo R$ 20.000,00Valor máximo recuperável R$ 14.000,00Perda por desvalorização R$ 6.000,00

De posse dos dados acima, assinale qual alternativa melhor evidencia o registro contábil que a Cia. Alfa deve demonstrar pela perda do bem do ativo intangível.

Page 15: Contabilidade Internacional

15UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

a) ( ) Debita – Perda por desvalorização do ativo intangível (resultado) – 14.000.

Credita – Provisão para perda ativo intangível (conta redutora do ativo intangível) – 14.000.

b) (x) Debita – Perda por desvalorização do ativo intangível (resultado) – 6.000.

Credita – Provisão para perda ativo intangível (conta redutora do ativo intangível) – 6.000.

c) ( ) Debita – Provisão para perda ativo intangível (conta redutora do ativo intangível) – 14.000.

Credita - Perda por desvalorização do ativo intangível (resultado) – 14.000.d) ( ) Debita – Perda por desvalorização do ativo intangível (conta redutora

do ativo intangível) – 6.000. Credita – Provisão para perda ativo intangível (resultado) – 6.000.

TÓPICO 3

1 No passivo circulante devem ser registrados:

a) ( ) Valores a receber dos clientes.b) ( ) Dívidas para com os sócios da empresa.c) ( ) Obrigações que a empresa terá que saldar em até 24 meses.d) (x) Dívidas da empresa com os seus fornecedores a pagar em até 12 meses.

2 O passivo circulante:

a) (x) É constituído pelas obrigações da entidade, inclusive financiamentos para a aquisição de bens e direitos, com vencimentos previstos para o decorrer do exercício social seguinte à data do balanço.

b) ( ) É formado por receitas de exercícios futuros, diminuídas dos custos e despesas a elas correspondentes.

c) ( ) É formado por obrigações da entidade com vencimento previsto para após o término do exercício social seguinte à data do balanço.

d) ( ) Representa o volume de recursos aplicados pelos sócios ou acionistas na entidade a longo prazo.

3 Com a aprovação da nova legislação contábil, o grupo do Patrimônio Líquido também sofreu algumas alterações. Nesse sentido, analise as afirmativas que seguem:

Page 16: Contabilidade Internacional

16 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

I- Foi extinta a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial.II- A conta de Reserva de Capital de doações e subvenções governamentais para investimentos foi extinta, pois se entende que seus valores deverão ser contabilizados como receitas no resultado da entidade.III- A Conta Lucros acumulados que fazia parte do grupo do patrimônio líquido não aparece mais no balanço patrimonial e seus lucros deveriam ser reclassificados para a conta de Reserva de Lucros, com sua destinação certa ou distribuição como dividendos.IV- Dentro do grupo do patrimônio líquido foi criada também a conta de Reserva de Incentivos Fiscais.

Assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) As afirmativas I e IV estão corretas.b) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.c) (x) As afirmativas II, III e IV estão corretas.d) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.

4 Matematicamente, o patrimônio líquido pode ser expresso por:

a) ( ) PL = Ativo – Passivo.b) ( ) PL = Passivo – Ativo.c) ( ) PL = Ativo = Passivo.d) (x) PL = Ativo + passivo.

5 Ações em Tesouraria é uma das contas representativas do patrimônio líquido e corresponde ao montante de ações:

a) (x) De emissão da própria e por ela recomprado no mercado.b) ( ) Que a empresa compra de outras entidades.c) ( ) Próprias que a empresa não disponibiliza no mercado.d) ( ) Que a empresa disponibiliza para venda via área de tesouraria.

TÓPICO 4

1 Com a reformulação da Lei das Sociedades por Ações, a contabilidade brasileira se encontra em um processo de harmonização, e neste processo as demonstrações contábeis também passaram por algumas alterações. Dessa forma, com relação à Demonstração do Resultado do Exercício, é correto afirmar que:

Page 17: Contabilidade Internacional

17UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

I- A Demonstração do Resultado do Exercício é uma apresentação resumida das operações realizadas pela empresa que ocorreram durante o exercício social.II- Não existe mais a segregação dos resultados em operacionais e não operacionais.III- O CPC 26 possibilita a apresentação das contas na DRE de acordo com as suas funções.IV- O CPC 26 possibilita a apresentação das contas na DRE de acordo com a natureza.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas.b) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.c) (x) As afirmativas I e II estão corretas.d) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas.

2 Como exemplos de eventos que são contemplados na demonstração do resultado do exercício de uma empresa comercial têm-se:

I- Receitas brutas de vendas.II- Reserva Legal.III- Receitas Financeiras.IV- Despesas com vendas.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.b) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas.c) ( ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.d) (x) Apenas a afirmativa II está correta.

3 Uma característica do regime de competência é:

a) ( ) Receita recebida.b) ( ) Aquisição de despesa.c) ( ) Pagamento de despesa.d) (x) Consumo de despesa.

4 Sobre a demonstração do resultado do exercício é correto afirmar que:

a) ( ) É uma demonstração estática, pelo fato de ser levantada trimestralmente ou anualmente, dependendo do tipo de empresa.

b) ( ) Tem como finalidade demonstrar o lucro da entidade e sua composição, não podendo, portanto, ser elaborada quando há prejuízo.

Page 18: Contabilidade Internacional

18 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

c) (x) É a demonstração que evidencia o resultado obtido pela entidade, por meio do confronto entre as receitas e despesas ocorridas ao longo de um período de tempo.

d) ( ) É a demonstração que evidencia os bens, direitos e obrigações obtidos pela empresa, por meio do confronto entre as receitas e despesas ocorridas ao longo de um período de tempo.

5 Com relação ao regime de competência é correto afirmar que:

a) ( ) É aceito somente pelo fisco.b) ( ) É aceito somente pelos contabilistas.c) ( ) É optativo. d) (x) É aceito pelo fisco e contabilistas.

TÓPICO 5

1 Com relação à Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, é correto afirmar que:

I- A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido que ocorreram no exercício social.II- Apenas os aumentos ocorridos nas contas do PL serão evidenciados nesta demonstração.III- Tal demonstração não era obrigatória pela Lei nº 6.404/76.IV- DMPL é de suma importância, pois demonstra a formação das reservas e sua utilização, inclusive as reservas que não são originadas por lucros.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.b) (x) As afirmativas I, III e IV estão corretas.c) ( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas.d) ( ) Apenas a afirmativa IV está correta.

2 Não são exemplos de contas pertencentes ao patrimônio líquido de uma empresa:

a) ( ) Capital social e reservas de capital.b) (x) Aplicações financeiras e empréstimos.c) ( ) Prejuízos acumulados e reservas de lucros.d) ( ) Capital a integralizar e ações em tesouraria.

Page 19: Contabilidade Internacional

19UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

3 Com relação à exigibilidade da DMPL, é correto afirmar que:

a) ( ) A Lei nº 6.404/76 exigia a publicação da DMPL para as empresas sujeitas a tal legislação.

b) ( ) A CVM nunca exigiu a publicação da DMPL para as empresas sujeitas a tal legislação.

c) (x) A Resolução do CFC 1.185/09 exige a publicação da DMPL para as empresas sujeitas a tal legislação.

d) ( ) A Resolução do CFC 1.185/09 diz ser facultativa a publicação da DMPL para as empresas sujeitas a tal legislação.

4 São exemplos de eventos que são contemplados na demonstração das mutações do patrimônio líquido:

I- Movimentações da conta prejuízos acumulados.II- Aumento e/ou diminuição de provisões de reserva de capital.III- Formação e utilização das reservas originadas do lucro.IV - Constituição e/ou reversão de reserva de capital.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) Apenas a afirmativa III está correta.b) (x) As afirmativas I, III e IV estão corretas.c) ( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.d) ( ) Apenas a afirmativa IV está correta.

5 Na elaboração da DMPL, alguns itens podem alterar o valor total do patrimônio líquido. Assim, qual movimentação irá alterar o valor do patrimônio líquido?

I- Reversão de reservas patrimoniais.II- Aumento de capital com utilização de reservas.III- Aumento de capital com integralização de ativos.IV- Apropriação de lucro líquido do exercício, destinando-o para formação de reservas.

Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.b) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas.c) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.d) (x) Apenas a afirmativa IV está correta.

6 Durante o ano de X1 foram registradas as seguintes movimentações no patrimônio líquido de uma empresa:

Page 20: Contabilidade Internacional

20 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

Ajuste de avaliação patrimonial por valorização de títulos e valores mobiliários 1.500,00

Aumento de capital em dinheiro 8.000,00Aumento de capital com reservas 6.000,00Lucro líquido do períodoDistribuição de dividendos 4.000,00Reserva de lucros 3.000,00

Dados esses valores, a variação líquida do patrimônio líquido a ser evidenciada na demonstração das mutações do patrimônio líquido corresponde a:

a) (x) R$ 12.500,00.b) ( ) R$ 11.000,00.c) ( ) R$ 21.500,00.d) ( ) R$ 26.500,00.

UNIDADE 3

TÓPICO 1

1 Com relação à obrigatoriedade da publicação da demonstração do fluxo de caixa, é correto afirmar que:

a) ( ) É obrigatória apenas para sociedades classificadas como grande porte.b) ( ) É obrigatória para microempresas.c) ( ) É obrigatória apenas para empresas financeiras.d) (x) É obrigatória para todas as empresas classificadas como

Sociedade Anônima.

2 A análise de uma demonstração do fluxo de caixa possibilita ao usuário verificar vários pontos com relação ao caixa e equivalente de caixa da empresa. Assim é correto afirmar que:

a) (x) A sua análise possibilita ao usuário avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e futuros lucros de caixa.

b) ( ) A sua análise torna possível verificar apenas a variação do caixa da empresa e não dos equivalentes de caixa da organização.

Page 21: Contabilidade Internacional

21UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

c) ( ) A análise dessa demonstração permite apenas verificar como foi consumido o caixa, porém não possibilita a análise de sua geração.

d) ( ) A análise da DFC possibilita verificar apenas a origem do dinheiro da empresa e não a sua aplicação.

3 Indique qual alternativa contém apenas transações que afetam o caixa da empresa:

a) ( ) Equivalência patrimonial e depreciação.b) ( ) Depreciação e integralização do capital pelos sócios em dinheiro.c) (x) Venda de imobilizado à vista e amortização de dívida de longo

prazo.d) ( ) Baixa no ativo não circulante e variação cambial dos passivos do longo

prazo.

4 Sobre a utilização dos métodos diretos e indiretos para elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, é correto afirmar que a diferença entre eles está:

a) ( ) Na forma de composição do saldo total das variações de caixa no período.

b) (x) Na forma de apresentação dos fluxos de caixa das atividades operacionais.

c) ( ) No fato de o método indireto evidenciar todas as transações que não afetam o caixa no período.

d) ( ) No fato de o método direto partir diretamente do resultado do exercício, enquanto o indireto utiliza este resultado apenas indiretamente.

5 Sobre a classificação das movimentações de caixa, assinale a alternativa CORRETA:

a) (x) Compra à vista do ativo imobilizado é uma atividade de investimento.b) ( ) Recebimento de dividendos é considerado como atividade de

financiamento.c) ( ) Compra à vista com a intenção de revenda é considerada como atividade

de investimento.d) ( ) Pagamento de tributos e encargos financeiros é classificado como

atividade de financiamento.

6 Com relação à demonstração do fluxo de caixa elaborado pelo método direto, é correto afirmar que:

Page 22: Contabilidade Internacional

22 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

a) ( ) Não são explicadas as entradas e saídas totais de dinheiro.b) ( ) Evidencia a variação de todas as contas do balanço patrimonial.c) (x) Não faz a conciliação entre o fluxo líquido de caixa e o lucro líquido

do período.d) ( ) Parte-se dos componentes da demonstração do resultado do exercício

e adicionam-se as variações nas contas patrimoniais circulantes vinculadas às operações.

7 Com relação à utilização dos métodos diretos e indiretos para elaboração da DFC, é correto afirmar que a diferença entre eles está:

a) ( ) Na forma de composição do saldo total da variação de caixa no período.b) (x) Na forma de apresentação dos fluxos de caixa das atividades

operacionais.c) ( ) No fato de o método direto evidenciar todas as transações que não

afetam o caixa no período.d) ( ) No fato de o método direto partir diretamente do resultado do exercício,

enquanto o método indireto utiliza este resultado apenas indiretamente.

TÓPICO 2

1 Com relação à exigibilidade da demonstração do valor adicionado é correto afirmar que:

a) (x) A Lei nº 11.638/07 tornou obrigatória sua elaboração e divulgação pelas companhias abertas.

b) ( ) Ela é obrigatória a todas as empresas que desenvolvem atividades que poluem o ambiente.

c) ( ) Tornou-se uma demonstração obrigatória com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

d) ( ) É uma demonstração voluntária às empresas de capital aberto.

2 A demonstração contábil referente ao valor adicionado caracteriza-se por ser:

a) ( ) Relação de bens que puderam ser adicionados ao grupo de ativos da entidade e que foram utilizados para a realização da responsabilidade social da empresa.

b) (x) Relatório que evidencia a geração e distribuição da riqueza da empresa para as partes interessadas, como, por exemplo, empregado, governo, fornecedores e própria empresa.

Page 23: Contabilidade Internacional

23UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

c) ( ) Conjunto de notas explicativas que evidenciam a evolução da riqueza da empresa num período determinado.

d) ( ) Demonstração do capital gerado por investimento próprio, ou seja, da sociedade da empresa.

3 A Companhia Elefante apresentou a seguinte demonstração de resultado:

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIOReceita bruta 30.000(-) ICMS incidente sobre vendas (5.100)Receita Líquida 24.900(-) Custos das mercadorias vendidas (12.450)Lucro bruto 12.245(-) Despesas Salários (5.000)FGTS (400)INSS (1.390)Serviços de vigilância (1.000)Depreciação (1.660)Lucro antes do IR e CSSL 3.000(-) IR/CSSL (900)Lucro Líquido 2.100

Outras informações: a venda no período se refere a toda a mercadoria (adquirida por R$ 15.000,00), o ICMS embutido no preço e destacado nas notas fiscais de compra é de R$ 2.550,00.

Assim, é correto afirmar que o valor adicionado a distribuir no período é:a) (x) 12.340; (30.000 – 12450 – 2.550 – 1000 – 1.660).b) ( ) 12.450.c) ( ) 13.340.d) ( ) 14.000.

4 Ainda em relação às informações contidas na DRE anteriormente, o valor adicionado distribuído para empregados no período foi de:

Page 24: Contabilidade Internacional

24 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

a) ( ) 5.000.b) ( x ) 5.400. (5.000 + 400).c) ( ) 6.390.d) ( ) 6.400.

5 O motivo pelo qual o valor adicionado é comumente obtido pelo valor de vendas, ao invés do valor da produção, é que:

a) ( ) O valor de vendas já apresenta lucro obtido.b) ( ) É muito difícil saber o valor exato da produção.c) ( ) O valor adicionado é fruto do balanço de pagamentos nacionais.d) (x) Porque é necessário conhecer quanto uma empresa adicionou de

valor sobre os recursos adquiridos de terceiros.

6 São características da demonstração do valor adicionado:

I- O enfoque econômico do balanço social.II- Os dados para sua elaboração são extraídos da demonstração do resultado do exercício.III- Demonstra a quantidade de funcionários que participam da geração da riqueza.IV- É uma fonte de informação sobre a geração e distribuição da riqueza de uma empresa.

Assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.b) (x) As afirmativas I, II e IV estão corretas.c) ( ) Apenas a afirmativa IV está correta.d) ( ) Apenas a afirmativa III está correta.

7 A demonstração do valor adicionado é uma demonstração que tem por finalidade e objetivo tornar explícita a repartição:

a) ( ) Do lucro entre os diversos stakeholders de uma entidade.b) ( ) Do lucro, das vendas e da riqueza de uma entidade entre seus pares.c) ( ) Do valor das vendas de uma entidade entre acionistas, governo e

empregados.d) (x) Da riqueza gerada pela entidade entre diversos integrantes que a

compõem, governo e comunidade.

Page 25: Contabilidade Internacional

25UNIASSELVINEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

TÓPICO 3

1 Indicadores de produtividade aparecem em:

a) (x) Notas explicativas.b) ( ) Comentários do auditor.c) ( ) Informações entre parênteses.d) ( ) Relatório da auditoria.

2 Como objetivo das notas explicativas é correto afirmar que:

I- Têm o objetivo de atender ao máximo as necessidades informacionais dos usuários.II- Complementam as informações contidas nas demonstrações contábeis obrigatórias.III- Demonstram informações relevantes que não possam estar apresentadas nas demonstrações contábeis compulsórias.IV- Apresentam demonstrações contábeis que não sejam demonstrações contábeis obrigatórias, como, por exemplo, a demonstração do fluxo de caixa.

Assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) Apenas a afirmativa I está correta.b) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas.c) (x) As afirmativas I, II e III estão corretas.d) ( ) Apenas a afirmativa IV está correta.

3 Como vantagem das notas explicativas, pode-se afirmar que:

a) (x) Encontramos informações não quantitativas.b) ( ) Essas notas são de fácil elaboração.c) ( ) As notas explicativas tendem a ser de fácil leitura até mesmo para quem

não tem conhecimento contábil.d) ( ) Apresentam poucos detalhes sobre as empresas.

4 Como informações que podem ser encontradas nas notas explicativas, temos:

I- Ajuste de exercícios anteriores.II- Método de avaliação de investimento.III- Caixa. IV- Método de depreciação.

Page 26: Contabilidade Internacional

26 GABARITO DAS AUTOATIVIDADES UNIASSELVINEAD

CONTABILI

DADE INTERNACI

ONAL

Assinale a alternativa CORRETA:a) ( ) Apenas a afirmativa II está correta.b) (x) As afirmativas I, II e IV estão corretas. c) ( ) As afirmativas I e II estão corretas.d) ( ) Apenas a afirmativa I está correta.

5 Como critérios de avaliação de estoque encontrados nas notas explicativas tem-se:

a) ( ) Regime de competência.b) ( ) Regime de caixa.c) (x) Ueps e Peps.d) ( ) Partidas dobradas.

6 Pode-se dizer que é sinônimo de notas explicativas:

a) ( ) Relatório de administração.b) (x) Notas de rodapé.c) ( ) Quadros analíticos.d) ( ) Quadros suplementares.