comunicação aplicada

13
REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO ÁREA DE EMPREGABILIDADE COMUNICAÇÃO APLICADA PROPOSTA CURRICULAR Belo Horizonte Novembro 2012

Upload: gi-amaral

Post on 27-Dec-2015

10 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicação Aplicada

REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

ÁREA DE EMPREGABILIDADE

COMUNICAÇÃO APLICADA

PROPOSTA CURRICULAR

Belo Horizonte

Novembro 2012

Page 2: Comunicação Aplicada

Governador de Minas Gerais

Antônio Augusto Junho Anastasia

Vice-Governador

Alberto Pinto Coelho

Secretária de Estado de Educação

Ana Lúcia Almeida Gazzola

Secretária Adjunta de Estado de Educação

Maria Sueli de Oliveira Pires

Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica

Raquel Elizabete de Souza Santos

Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio

Audrey Regina Carvalho Oliveira

Page 3: Comunicação Aplicada

AUTORA:

Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas

COLABORADORES: Cynthia Salomão Bastos Faria Débora Martins da Costa Barbosa Eneida Camilo Belico Iris Silva Nascimento Jucilene Aparecida Gomes Soares Alves Júlio Cesar Veloso Maria de Lourdes Santos Leite Mariângela Soares Silva Michael Cristiano de Souza Patrícia Silva Fernandes Cupertino Rossana Isabela Alves Gonçalves

Page 4: Comunicação Aplicada

A PROPOSTA

A Comunicação Aplicada, como área de empregabilidade, volta-se tanto para a inserção na convivência social, quanto para caminhos de profissionalização dos alunos. Será desdobrada em duas vertentes que se complementam: a gestão da imagem pessoal e a elaboração de produtos midiáticos. Aprender a fazer mídia levará também à formação de cidadãos mais críticos diante dos produtos culturais que circulam no universo midiático contemporâneo.

As disciplinas do currículo devem ter caráter reflexivo e prático, abordando o estudo das formas de sociabilidade contemporânea e das condições para a comunicação e cooperação, o direito à comunicação, protocolos de conversação e o caráter pragmático da linguagem na construção das relações sociais.

Os conteúdos e processos pedagógicos devem instrumentalizar os alunos para a elaboração de produtos comunicativos de pequena complexidade (sites, gerenciamento de perfis em redes sociais, elaboração de folder etc.), para atender a demandas de coletivos locais, instituições e comércio da região e vizinhanças. A internet é uma referência central para o desenvolvimento da proposta, como suporte de práticas conversacionais, como espaço de divulgação e de mobilização social.

O currículo da Comunicação Aplicada também valoriza o contato dos alunos com espaços educativos da cidade, como museus, exposições artísticas, teatros e cinemas, como forma de apropriação do espaço urbano, de aproximação com outras linguagens comunicativas e de acesso ao conhecimento.

O campo profissional da comunicação abrange muitas categorias: são jornalistas, publicitários, relações públicas, radialistas, produtores gráficos, produtores de vídeo, editores, técnicos ligados ao audiovisual, web designers, e muitas outras. O conhecimento dos processos de trabalho desses profissionais poderá ser muito útil para orientar os estudos daqueles que quiserem seguir uma carreira nessa área.

Os ganhos no desenvolvimento da Comunicação Aplicada serão maiores a partir da integração com as outras áreas de empregabilidade e com as demais disciplinas do currículo convencional, como forma de ampliar a reflexão, produzir conteúdos e campanhas sociais, organizar eventos culturais e artísticos e propiciar conhecimentos técnicos específicos.

OBJETIVOS GERAIS:

Possibilitar o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos, na vida social e no trabalho.

Apresentar aos alunos o campo profissional da Comunicação Social.

Refletir sobre os novos arranjos da sociabilidade - o estar junto.

Preparar os alunos para a vida social cotidiana, contribuindo para alavancar processos de igualdade social, para o compartilhamento do conhecimento, para o favorecimento de processos de aprendizagem e para a prática do direito à comunicação.

Produzir mídia em diversas linguagens.

Promover a apropriação reflexiva das redes sociais digitais.

Veicular produção artístico-cultural da escola e de seu entorno na internet.

Incentivar a cultura da colaboração.

Page 5: Comunicação Aplicada

ESTRUTURA CURRICULAR

CONTEÚDOS Módulos -

aula semanais

Módulos - aula anual

Carga horária anual

FO

RM

ÃO

ES

CÍF

ICA

AN

O

Conteúdos da Área

Comunicação e Sociabilidade 2 80 66:40

Redes Comunicativas 1 40 33:20

Conteúdos Práticos

Comunicação na Prática: Identificação de Territórios

2 80 66:40

SUBTOTAL 5 200 166:40

AN

O

Conteúdos da Área

Produção de Eventos 2 80 66:40

Criação Visual 1 40 33:20

Conteúdos Práticos

Comunicação na Prática: Projeto Evento

1 40 33:20

Tópicos Especiais 1 40 33:20

SUBTOTAL 5 200 166:40

AN

O

Conteúdos da Área

Produção para Web 2 80 66:40

Linguagem Audiovisual 1 40 33:20

Conteúdos Práticos

Projeto Website 1 40 33:20

Tópicos Especiais 1 40 33:20

SUBTOTAL 5 200 166:40

TOTAL 15 600 500:00:00

Page 6: Comunicação Aplicada

DISCIPLINAS E PROGRAMAS

1º. ANO

A) Comunicação e sociabilidade:

Ementa: Comunicação e vida social. O papel da linguagem na construção das interações sociais. Modos da sociabilidade contemporânea. O direito à comunicação. Mídia e cidadania. Experiências comunicativas cotidianas, presenciais e virtuais.

Conteúdo:

1ª unidade Constituição da vida social pela comunicação. Linguagem como condição para a expressão. Funções da linguagem. Modos de convívio coletivo, presenciais e à distância.

2ª. unidade O direito à comunicação. Mídia e cidadania. Internet e democratização da comunicação.

3ª. unidade Reflexões sobre práticas comunicativas no cotidiano. Barreiras à comunicação. Protocolos de conversação.

Sugestão de atividades: Seminários temáticos (O que as redes sociais da internet constroem? Comportamentos sociais no espaço público. A comunicação visual na cidade. As propagandas nos ônibus e metrô etc.).

Discussões sobre produtos midiáticos (valores sociais expressos nas telenovelas; características das mensagens jornalísticas; publicidade e consumo etc.)

Levantamento das necessidades de comunicação dos alunos.

Reconhecimento do território com a ferramenta Google Street View.

Referências iniciais: AIC. Associação Imagem Comunitária.Trocando idéia: kit educativo sobre direito à comunicação. Belo Horizonte, AIC, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. O mundo pós-moderno . (vídeo) 2011. http://www.youtube.com/watch?v=POZcBNo-D4A

BRAGA, José Luiz .Processos de aprendizagem para uma sociedade de interação

mediatizada.

http://www.unifra.br/professores/viviane/Artigo_Jos%C3%A9%20Luiz%20Braga_midiat

izacao.pdf

BRAGA, José Luiz e CALAZANS. Regina. Comunicação e educação: questões

delicadas na interface.São Paulo: Hacker, 2001.

FERREIRA, Cristina Araripe et al. (orgs), Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio . Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010. http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Juventude-IniciacaoCientifica.pdf

Page 7: Comunicação Aplicada

LARANGEIRA, Álvaro Nunes (org,.).Circunavegação comunicacional: uma viagem pelas Américas, África,Ásia e Oceania .Curitiba: Editora COMDPI, 2012. Disponível em http://www.larangeira.com.br/adm/upload/jornal_30.pdf LEMOS, André & JOSGRILBER, Fábio. Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil /Salvador : EDUFBA, 2009. http://poscom.ufba.br/arquivos/livro_Comunicacao_Mobilidade_AndreLemos.pdf MARTÍN-BARBERO, Jesus. Comunicação plural: alteridade e sociabilidade. Comunicação & Educação, 2007. http://200.144.189.42/ojs/index.php/comeduc/article/viewArticle/4055 PALÁCIOS, Annamaria Jatobá e SERRA, Paulo (Orgs.). Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing. Covilhã, UBI, LabCom, 2011. http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110701-annamaria_serra_pragmatica.pdf RUBIN, Débora. A arte de se relacionar. Isto É. Jan. 2012 .

http://www.istoe.com.br/reportagens/paginar/185664_A+ARTE+DE+SE+RELACIONA

R/2

THOMPSON, John B. La transformación de la visibilidad. Estudios Públicos, 90

(otoño 2003). http://www.cepchile.cl/dms/lang_1/doc_3197.html

TRIVINHO, Eugênio & CAZELOTO, Edilson (orgs.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber ; Instituto Itaú Cultural, 2009. http://www.abciber.org/publicacoes/livro1/

B) Redes comunicativas

Ementa: Participação em redes sociais. Novos modelos de redes de relacionamentos. Internet e colaboração em rede. Tecnologias de informação e comunicação. Percursos de navegação na web. Linguagens digitais. Protocolos de conversação.

Conteúdo:

1ª unidade Contextualização das redes sociais na internet. Redes e mobilização social. Possibilidades para a produção colaborativa em rede.

2ª unidade Tecnologias e dispositivos de informação e comunicação. Percursos de navegação na web. Critérios para a seleção de informações na web.

3ª unidade Visibilidade nas redes. Modos de apresentação pessoal. Conversações em rede. Netiqueta.

Sugestão de atividades: Seminários; discussões sobre práticas comunicativas cotidianas.

Page 8: Comunicação Aplicada

Inventário de usos de internet.

Exercícios de busca de informação.

Observação e participação em sites colaborativos como Wikipédia e Overmundo, a exemplo da construção de verbetes ou artigos sobre manifestações culturais e coletivos locais.

Análise de perfis em redes sociais (observação e reflexão sobre formas de apresentação das pessoas em espaços de conversação na web).

Referências iniciais: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel & MONTARDO, Sandra (orgs.). Blogs.Com:

estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

http://www.sobreblogs.com.br

A REDE. http://www.arede.inf.br/ BRAMBILLA, Ana ( org.) Para Entender as Mídias Sociais. 2011http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/2011/04/download-do-ebook-para-entender-as.html BRETAS, Beatriz. Pessoas comuns e ocupações midiáticas do ciberespaço. Logos 29 Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º semestre 2008. http://www.logos.uerj.br/PDFS/29/05BEATRIZ_BRETAS.pdf PRETTO, Nelson De Luca & SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Alem_das_redes_- livro/Alem_das_redes.pdf SAFERNET. Safer Dic@s. Cartilha. http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas SILVA,Tarcízio (org.) Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais. 2012.

http://www.slideshare.net/tarushijio/para-entender-monitoramento-de-midias-sociais

SPYER, Juliano (org.) Para Entender a Internet: noções, práticas e desafios da

comunicação em rede. 2009.

http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PDF/Para_entender_a_Internet.pdf

C) Comunicação na Prática: Identificação de Territórios (Atividades não presenciais).

Ementa: Desenvolvimento de práticas comunicativas. Apropriações comunicativas do espaço urbano. O lugar onde se vive e a sociabilidade local. Espaços educativos da cidade. Identificação da produção cultural local.

Atividades sugeridas:

Mapeamento local de espaços de sociabilidade.

Mapeamento de coletivos/indivíduos e lugares ligados a práticas artísticas e culturais ou outras temáticas.

Produção de perfis em redes sociais.

Criação de blog para relato e discussão de experiências da disciplina. (Wordpress, Blogspot etc.)

Page 9: Comunicação Aplicada

Realização de mostras para apresentação de produtos e relatos de experiências.

Promoção de debates em torno de temas significativos para a comunidade escolar.

Participação em eventos (seminários, debates, de mobilização social etc.) Experiências comunicativas entre alunos de diferentes escolas. (e-carta, vídeo-carta, encontros artísticos etc.) Realização de visitas – Museus, centros culturais, espaços educativos, exposições de arte, eventos artísticos, espetáculos teatrais, emissoras de TV e rádio e outros veículos de comunicação. Referências iniciais: A REDE. http://www.arede.inf.br/

Associação Cidade Escola Aprendiz. Bairro-Escola: passo a passo. http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_14794.htm CORDEIRO NETO, José Raimundo e ALVES, Christiane Luci Bezerra . A relação entre escola e território na promoção do desenvolvimento local: implicações para as políticas educacionais. 4o. Congresso Brasileiro de Sistemas, Franca, 2008. Sessão Temática: (G) Sistemas de Educação. http://legacy.unifacef.com.br/quartocbs/artigos/G/G_134.pdf MEC. Publicações do Programa Mais Educação:

Territórios educativos para a educação integral: a reinvenção pedagógica dos espaços e tempos da escola e da cidade.

Caderno Cultura e Artes Cultura Digital Comunicação e uso de mídias

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16727&Itemid

=1119

Observatório da Diversidade Cultural http://observatoriodadiversidade.org.br/site/institucional/

Observatório da Juventude – UFMG

http://www.fae.ufmg.br/objuventude/

WordPress: Guia do publicador: http://portal.educacao.mg.gov.br/ajuda/

Page 10: Comunicação Aplicada

DISCIPLINAS E PROGRAMAS

2º. ANO A) Produção de eventos

Ementa: Evento como instrumento de comunicação. Tipos de eventos. Planejamento e operacionalização de eventos. Estratégias de divulgação. Produção de textos para peças de comunicação.

Conteúdo:

1ª. unidade Evento como estratégia comunicacional das organizações sociais. Tipos de eventos (natureza e abrangência).

2ª. unidade Levantamento de Informações. Definição de objetivos. Definição de públicos. Análise situacional.

3ª. unidade Planejamento e Organização. Plano de ação. Estratégias de comunicação. Recursos necessários.

4ª. unidade Coordenação e execução. Avaliação dos resultados.

Sugestão de atividades: Análise de eventos culturais, educativos, esportivos (logística, divulgação, público)

Produção de relatórios sobre eventos.

Elaboração de projetos.

Referências iniciais: SILVA, Mariangela Benine Ramos. O evento como estratégia na comunicação das organizações: modelo de planejamento e organização. http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/eventosecerimonias/0321.pdf HENRIQUES, M. S. (Org.) ; MAFRA, Rennan Lanna Martins (Org.) ; BRAGA, Clara Soares (Org.) ; SILVA, Daniela Brandão Do Couto e (Org.) . Comunicação e Estratégias de Mobilização Social. 1. ed. Pará de Minas/MG: Gênesis, 2002. HENRIQUES, M. S.. Ativismo, movimentos sociais e relações públicas. In: KUNSCH, Margarida M. K.; KUNSCH, Waldemar L.. (Org.). Relações Públicas Comunitárias. A comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. Relações Públicas Comunitárias. A comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora.. 1ed.São Paulo: Summus, 2007, v. 1, p. 92-103.

Page 11: Comunicação Aplicada

B) Criação visual

Ementa: Iniciação à produção gráfica para meios impressos e para web. Elementos iconográficos, gráficos e tipográficos. Princípios básicos de editoração eletrônica. Noções de composição. Exercícios de criação visual.

Conteúdo:

1ª. unidade Noções gerais de criação visual.

2ª. unidade Análise de produtos ( anúncios, folders, flyers etc.). Exercícios de criação visual.

Sugestão de atividades: Análise peças e exercícios de criação visual.

Referências iniciais: BRITO, Breno. Oficina de criação publicitária. http://www.brenobrito.com/files/INTERCOM_Oficina_%20de_Criacao-ParteI.pdf http://www.brenobrito.com/files/INTERCOM_Oficina_%20de_Criacao-ParteII.pdf A criação de identidade visual em etapas definidas: http://webinsider.uol.com.br/2007/02/12/a-criacao-de-identidade-visual-em-etapas-definidas/ Identidade Visual: a criação de uma marca. http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1197/identidade_visual_a_criacao_de_uma_mar

C) Comunicação na Prática: Projeto de Evento (Atividades não presenciais)

Sugestão de atividades

Participação em eventos.

Produção de evento local, articulada com outras disciplinas e projetos da escola.

Produção de peças gráficas para o evento (página web; apresentação de slides; flyer, convites etc.).

3º. ANO

A) Produção para a web

Ementa: produção de conteúdo (construção e alimentação de site, blog, perfil em redes sociais etc) destinado a dar visibilidade a temáticas locais. Construção de portal de escolas em rede.

Conteúdo:

1ª unidade Projeto do site/blog (definição de objetivos, design, estrutura operacional).

2ª. unidade Produção de textos e imagens.

Page 12: Comunicação Aplicada

3ª. unidade Publicação na web.

Sugestão de atividades:

Realização de debates sobre objetivos e temáticas do site/blog .

Estudos comparativos de sites.

Articulação com as turmas das outras escolas vizinhas, ou com interesses comuns para a organização de portal na web.

Referencias iniciais: JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. TRIVINHO, Eugênio & CAZELOTO, Edilson (orgs.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber ; Instituto Itaú Cultural, 2009. http://www.abciber.org/publicacoes/livro1/ UNESCO. Indicadores de desenvolvimento da mídia: marco para a avaliação do

desenvolvimento dos meios de comunicação. Brasília: UNESCO, 2010.

http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163102por.pdf.

B) Linguagem audiovisual

Ementa: Iniciação ao áudio, à fotografia e ao vídeo. Elementos de linguagem audiovisual. Recursos de dispositivos digitais. Produção de áudio, fotos e vídeos. Edição. Veiculação de áudios, fotos e vídeos na internet.

Conteúdo:

1ª. unidade Aspectos históricos da produção audiovisual (rádio, fotografia, cinema ,TV , vídeo etc.) Elementos de linguagem audiovisual. Caráter documental das imagens. Produção de imagens técnicas como expressão artística.

2ª. unidade Dispositivos para a produção de áudio, fotos e vídeos. Produção de áudios, fotos e vídeos para a web.

Referências iniciais:

AIC. Associação Imagem Comunitária. http://www.aic.org.br

Oficina de Imagens: http://www.oficinadeimagens.org.br/

Oi Kabum BH: http://kabum.concatena.org/

Page 13: Comunicação Aplicada

Rede Jovem de Cidadania http://www.redejovemdecidadania.aic.org.br/

Rede Metareciclagem: http://rede.metareciclagem.org/wiki/MetaReciclagem

Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual: http://www.kinoforum.org/ Oficina de vídeo: http://www.slideshare.net/tiago.ufc/oficina-de-vdeo Sugestão de atividades:

Estudo sobre web rádio e áudio para a internet (podcast).

Análise de fotografias e vídeos (fotografias jornalísticas e publicitárias; anúncios televisivos e de web etc.). Elaboração de projetos.

C) Projeto Website (Atividades não presenciais)

Oficinas de produção de textos , de imagens e de áudio (ilustrações, fotos e vídeos) para site/blog na web.

Monitoramento/ administração do site/ blog