competencias

14
1 COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA

Upload: api-3805228

Post on 07-Jun-2015

4.547 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMPETENCIAS

11

COMPETÊNCIACOMPETÊNCIA

Page 2: COMPETENCIAS

22

COMPETÊNCIACOMPETÊNCIAASPECTOS INICIAISASPECTOS INICIAIS

→→Pressupostos SUBJETIVOS (Juiz): jurisdição, Pressupostos SUBJETIVOS (Juiz): jurisdição, imparcialidade e imparcialidade e competênciacompetência..

→→A competência é a quantidade de A competência é a quantidade de jurisdição atribuída a um órgão, ou, a jurisdição atribuída a um órgão, ou, a “medida de Jurisdição”.“medida de Jurisdição”.

→→Divisão da Competência do Poder Divisão da Competência do Poder Judiciário a luz da CF/88:Judiciário a luz da CF/88:

Page 3: COMPETENCIAS

33

Poder Judiciário FederalPoder Judiciário Federal

Superior Tribunal de Justiça (julga Superior Tribunal de Justiça (julga questões referentes à legislação em questões referentes à legislação em geral), Supremo Tribunal Federal geral), Supremo Tribunal Federal (julga questões referentes às leis (julga questões referentes às leis constitucionais) e as Justiças constitucionais) e as Justiças Federais (militar, trabalhista, Federais (militar, trabalhista, eleitoral e justiça federal comum).eleitoral e justiça federal comum).

Page 4: COMPETENCIAS

44

Poder Judiciário EstadualPoder Judiciário Estadual

Possui competência residual.Possui competência residual.

O juiz que atuar fora de sua O juiz que atuar fora de sua competência legalmente competência legalmente determinada, e proferir uma determinada, e proferir uma “sentença”, tal questão prescindiria “sentença”, tal questão prescindiria de uma declaração de nulidade (não de uma declaração de nulidade (não sentença, que não seria válida). ADA sentença, que não seria válida). ADA GRINOVER e J.J. CALMON DE PASSOSGRINOVER e J.J. CALMON DE PASSOS

Page 5: COMPETENCIAS

55

Princípios:Princípios:

Princípio da TipicidadePrincípio da Tipicidade: A competência : A competência deve ser determinada por norma legal deve ser determinada por norma legal para que seja válida. Evita o juiz para que seja válida. Evita o juiz ad hocad hoc (nomeado).(nomeado).

Princípio da IndisponibilidadePrincípio da Indisponibilidade: As : As partes só poderão dispor sobre a partes só poderão dispor sobre a competência se for legalmente permitido, competência se for legalmente permitido, como nos casos de competência relativa.como nos casos de competência relativa.

Princípio do Princípio do Perpetuatio JurisditionisPerpetuatio Jurisditionis: : CPC87. A competência é estabelecida no CPC87. A competência é estabelecida no momento da propositura da demanda, ou momento da propositura da demanda, ou seja, na distribuição ou no despacho seja, na distribuição ou no despacho inicial.inicial.

Page 6: COMPETENCIAS

66

EXCEÇÕESEXCEÇÕES

a) a) Supressão de órgão de poder judiciárioSupressão de órgão de poder judiciário: : altera-se a competência;altera-se a competência;

b) b) Alteração posterior da competência no que Alteração posterior da competência no que se refere a matéria e hierarquia ou a se refere a matéria e hierarquia ou a competência territorial se for absolutacompetência territorial se for absoluta: : modifica-se a competência.modifica-se a competência.

Criação de nova comarca. Não se quebra o Criação de nova comarca. Não se quebra o princípio se as demandas puderem continuar princípio se as demandas puderem continuar tramitando na comarca em que estavam.tramitando na comarca em que estavam.

No caso de competência territorial absoluta, se a No caso de competência territorial absoluta, se a demanda tiver que ser remetida à nova comarca, demanda tiver que ser remetida à nova comarca, devido a localização do imóvel, ocorre a quebra do devido a localização do imóvel, ocorre a quebra do princípio analisado.princípio analisado.

Page 7: COMPETENCIAS

77

CLASSIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIASCLASSIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

Competência origináriaCompetência originária:: É aquela competência É aquela competência para analisar a demanda em um primeiro para analisar a demanda em um primeiro momento, geralmente atribuída ao juiz singular.momento, geralmente atribuída ao juiz singular.

Competência derivadaCompetência derivada:: Aquela competência Aquela competência para analisar a demanda em grau.para analisar a demanda em grau.

Competência AbsolutaCompetência Absoluta:: Vige o interesse Vige o interesse público, refere-se à público, refere-se à matéria, valor da causa, à matéria, valor da causa, à parte funcional, hierarquia e em alguns parte funcional, hierarquia e em alguns casos à competência territorialcasos à competência territorial. Trata de . Trata de questões indisponíveis (não pode ser alterada questões indisponíveis (não pode ser alterada pelas partes). Todos os atos praticados serão pelas partes). Todos os atos praticados serão nulos. A incompetência pode ser decretada em nulos. A incompetência pode ser decretada em qualquer tempo, a requerimento da parte ou qualquer tempo, a requerimento da parte ou ex ex officioofficio

Page 8: COMPETENCIAS

88

Competência RelativaCompetência Relativa: Vige o interesse : Vige o interesse privado, refere-se à questão territorial (em privado, refere-se à questão territorial (em regra) e a questões em o valor da causa regra) e a questões em o valor da causa fica aquém ao limite. Trata de questões fica aquém ao limite. Trata de questões disponíveis, e por isso pode ser alterada disponíveis, e por isso pode ser alterada pelas partes, por conexão/continência. pelas partes, por conexão/continência. Assim, os atos praticados não serão nulos. Assim, os atos praticados não serão nulos. Vide SÚMULA 33 STJ.Vide SÚMULA 33 STJ.

Processo não é extinto, remessa ao Juízo Processo não é extinto, remessa ao Juízo competente. EXCEÇÃO: Art. 51, inciso III, competente. EXCEÇÃO: Art. 51, inciso III, da Lei 9099/95.da Lei 9099/95.

Page 9: COMPETENCIAS

99

Cláusula do foro de eleiçãoCláusula do foro de eleição: O juiz : O juiz pode decretar pode decretar ex officioex officio nula tal nula tal cláusula, por considerá-la abusiva. cláusula, por considerá-la abusiva. Questões entre Questões entre consumidor/fornecedor (ordem consumidor/fornecedor (ordem pública), permitida essa intervenção pública), permitida essa intervenção judicial. O juiz poderá remeter a judicial. O juiz poderá remeter a demanda para o foro do domicílio do demanda para o foro do domicílio do consumidor (hipossuficiente), CPC consumidor (hipossuficiente), CPC 112, parágrafo único. 112, parágrafo único. Inaplicabilidade da Súmula 33 STJ.Inaplicabilidade da Súmula 33 STJ.

Page 10: COMPETENCIAS

1010

Critérios determinativos Critérios determinativos da competênciada competência

I) Critério Objetivo:I) Critério Objetivo:

Elementos identificados da ação. Pressupostos Elementos identificados da ação. Pressupostos subjetivos e objetivos.subjetivos e objetivos.

a) a) partespartes: A competência não pode ser : A competência não pode ser determinada de acordo com as partes. determinada de acordo com as partes. Exceção: UNIÃO como parte, em que o Exceção: UNIÃO como parte, em que o processo deverá tramitar, obrigatoriamente, processo deverá tramitar, obrigatoriamente, na Justiça Federal. Ocorre a mitigação do na Justiça Federal. Ocorre a mitigação do Princípio da Isonomia.Princípio da Isonomia.

Page 11: COMPETENCIAS

1111

b) b) causa de pedircausa de pedir: Será a matéria, : Será a matéria, na qual a competência é na qual a competência é determinada de acordo com as leis determinada de acordo com as leis de organização do judiciário, como a de organização do judiciário, como a divisão em varas cíveis, criminais, de divisão em varas cíveis, criminais, de família etc..família etc..

c) c) pedidopedido: será o objeto, ou seja, o : será o objeto, ou seja, o valor da causa. Existe uma regra valor da causa. Existe uma regra prática que determina que se o valor prática que determina que se o valor for para mais, será competência for para mais, será competência absoluta e se for para menos, será absoluta e se for para menos, será competência relativa.competência relativa.

Page 12: COMPETENCIAS

1212

II - II - Critério TerritorialCritério Territorial

Em regra, de competência relativa, cabendo a regra Em regra, de competência relativa, cabendo a regra geral de que o foro competente será o do domicílio do geral de que o foro competente será o do domicílio do réu (CPC94). Casos de competência absoluta. réu (CPC94). Casos de competência absoluta.

CPC 95: COMPETÊNCIA ABSOLUTA. CPC 95: COMPETÊNCIA ABSOLUTA.

Entrementes, no caso de ação fundada no usufruto, a Entrementes, no caso de ação fundada no usufruto, a competência ficará à opção do autor. Essa questão é competência ficará à opção do autor. Essa questão é muito importante e exige atenção redobrada de quem muito importante e exige atenção redobrada de quem for analisá-la.for analisá-la.

Existe um outro caso importante em relação à Existe um outro caso importante em relação à competência territorial, no que se refere à competência territorial, no que se refere à responsabilidade civil responsabilidade civil

Page 13: COMPETENCIAS

1313

Danos contratuaisDanos contratuais

a) cumprimento de obrigações: o foro a) cumprimento de obrigações: o foro competente será no lugar onde a competente será no lugar onde a obrigação deveria ter sido cumprida, como obrigação deveria ter sido cumprida, como consta no art. 100, IV, d, CPC.consta no art. 100, IV, d, CPC.

b) rescisão do contrato: o foro competente b) rescisão do contrato: o foro competente será no lugar de domicílio do réu, como será no lugar de domicílio do réu, como afirma o art. 100, IV, a CPC. Competência afirma o art. 100, IV, a CPC. Competência relativa relativa

Page 14: COMPETENCIAS

1414

Danos extracontratuaisDanos extracontratuais

a) reparação do dano: de acordo com o art. a) reparação do dano: de acordo com o art. 100, V, CPC. 100, V, CPC.

b) delito ou acidente de veiculo: o art. 100, b) delito ou acidente de veiculo: o art. 100, parágrafo único, CPC..parágrafo único, CPC..

Essa é uma regra bastante importanteEssa é uma regra bastante importante

III - Critério funcional (absoluta)III - Critério funcional (absoluta) É caso de competência absoluta em razão da É caso de competência absoluta em razão da

atribuição, da atividade que será exercida na atribuição, da atividade que será exercida na causa proposta causa proposta