clipping dsop fevereiro 2014

208
1

Upload: dsop-educacao-financeira

Post on 11-Mar-2016

284 views

Category:

Documents


38 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Clipping DSOP Fevereiro 2014

1

Page 2: Clipping DSOP Fevereiro 2014

2

ÍNDICE:4 - O Liberal

5 - Banca de Jornalistas

7 - Jornal Metropolitano

9 - Leia Já

10 - CBN Londrina

11 - Yahoo!

13 - Thomas Nelson

14 - Acerto de Contas (clic RBS)

16 - Investimentos e Notícias

18 - Agito São Paulo

19 - G1

20 - CBN (Foz do Iguaçu)

21 - Diário do Grande ABC

23 - SEEB (Sindicato dos Bancários de SJCampos e Região)

24 - Metrópole

25 - Jornal Meio Ambiente

26 - Agito SP

28 - Bora aí

29 - Revista Voto

31 - Eco Pedagogia

33 - Banca de Jornalistas

35 - Tribuna da Bahia

37 - Start up Stars

40 - Jornal da Cultura

41 - Jornal do Commercio

42 - Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás

43 - Bora aí

44 - Diário de Pernambuco (blog Lições de Bolso)

46 - Varejista

48 - Valor Econômico

51 - Consumidor Consciente

54 - Jovem Pan Online

55 - A Crítica

58 - Diário de Jacareí

61 - Diário de Contagem

62 - EcoFinanças

64 - A Terceira Idade

67 - Infomoney

69 - Tribuna da Região Online

71 - O Jornal de Hoje

73 - Esporte Nordeste

75 - Jornal Meio Ambiente

78 - Tribuna da Bahia

80 - O Diário

82 - Jornal do Sudoeste

85 - Folha do Estado

87 - Leia Já

90 - Correio 24horas

92 - Banca de Jornalistas

94 - Agita SP

96 - Gazeta Virtual

98 - Diário de S. Paulo

102 - Utilità

Page 3: Clipping DSOP Fevereiro 2014

3

104 - em tempo

106 - revista Metro Quadrado

108 - Consumidor Moderno

110 - A Tribuna

112 - EcoFinanças

115 - Diário de Petrópolis

117 - Baguete

119 - Universo Jatobá

120 - O Dia

123 - DGABC

125 - DGABC

127 - Folha de S. Paulo

129 - Jornal Contexto

130 - Infomoney

131 - M de Mulher

133 - Consumidor Consciente

135 - Consumidor Consciente

138 - Diário de Pernambuco (blog Lições de Bolso)

140 - invest NE

142 - InterJornal

144 - EcoFinanças

146 - Sua cidade (R7)

148 - Agito SP

150 - iBahia

152 - Consumidor Consciente

155 - Diário de Petrópolis

157 - Investimentos e Notícias

159 - Agência Rádio Web

160 - Portal MH

162 - PROMAD

164 - Leopoldinense

166 - O Diário

168 - Banca de Jornalistas

171 - Diário Catarinense

173 - Jornal da Cultura

174 - revista Alcance Economia

175 - Em Condomínios

176 - Paraná Extra

177 - Revista Ícone

178 - revista Gestão in foco

Page 4: Clipping DSOP Fevereiro 2014

4

Veículo: O Liberal

Data: 28/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.oliberalnet.com.br/noticia/40947A2983C-

dicas_para_economizar_no_carnaval

Dicas para economizar no CarnavalOs abusos financeiros durante o Carnaval podem gerar uma "tremenda ressaca" na

quarta-feira de cinzas

O Carnaval já está aí e a moçada vem contando as horas para curtir os dias de folia. Todo mundo quer ficar bem na fita e já começa a pensar na roupa, adereços, no que colocar nos pés e ainda reservar uma grana para gastar nas casas noturnas, salões ou barzinhos. A festa do Momo é diversão garantida, mas os abusos financeiros podem gerar uma tremenda ressaca na quarta-feira de cinzas. O Teen! te ajuda a se planejar.

FANTASIA: Se você foi convidado para uma festa à fantasia, seja criativa(o). As costureiras de bairro sempre cobram um valor mais em conta para reformar uma roupa ou criar uma fantasia ou abadás simples e coloridos se comparado aos vendidos prontos nas lojas.

SALDO: Pensando que o mundo não vai acabar depois do Carnaval, saia para a festas sabendo qual é o seu saldo disponíveis. Gastar além da conta é um abuso que vai te obrigar a pagar juros depois e a conta total vai ficar bem mais salgada. 

CARTÃO: O cartão de crédito é um capítulo à parte nesse conversa. Não caia na armadilha de sair passando o cartão e perder de vista o quanto está gastando. A pergunta é: você vai ter dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento? 

FUI: Se a ideia é viajar não se empolgue tanto com a euforia do momento a ponto de embarcar em uma aventura que está acima da sua capacidade financeira. 

ESCOLA DE SAMBA: Outra aventura deliciosa no Carnaval é desfilar nas escolas de samba. Quer emoção maior que fazer parte do desfile na escola que representa o seu time do coração. Pois é, a maioria das fantasias é cara, veja se cabe dentro do seu orçamento. 

SEM OSTENTAÇÃO: Evite sair de casa com grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado ou roubado. Divida o dinheiro nos bolsos e ótimo Carnaval!

Fonte: Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller "Terapia Financeira"

Page 5: Clipping DSOP Fevereiro 2014

5

Veículo: Banca de Jornalistas

Data: 28/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.bancadejornalistas.com.br/?p=10546

Imposto de Renda – Procura por antecipação demanda cuidadosMesmo antes de começar o período de imposto de renda já existem instituições financeiras oferecendo e pessoas buscando os serviços de antecipação da restituição devida pelo governo aos contribuintes. Todavia, será que é correto e vale a pena antecipar? Ao utilizar essa linha de crédito, os contribuintes, além de mostrarem falta de educação financeira, também podem perder rendimento. Por isso, muito cuidado nesta hora!

Na maioria das vezes, os endividados, ao utilizarem essas ferramentas, apenas estão remediando o problema do descontrole financeiro, que voltará com mais força no futuro. Assim, antes de simplesmente buscar a antecipação. É necessário que se faça um bom diagnóstico financeiro, para combater o que está gerando esse problema financeiro.

Caso a antecipação seja uma última saída para a pessoa, não conseguindo arcar com suas dívidas em um curto prazo, é necessário aprofundar nessa questão. A antecipação é um serviço que faz com que o contribuinte não necessite esperar pelos lotes para receber os valores devidos da restituição. Contudo, é necessário alguns cuidados na hora de decidir por essa opção.

Para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter a certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao governo. Caso apresente problemas, ela pode cair na malha fina da Receita Federal e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso. Por isso, é sempre recomendável muito cuidado ou mesmo o apoio de especialistas contabilistas.

Page 6: Clipping DSOP Fevereiro 2014

6

Cair na malha fina é mais fácil do que parece, principalmente com a ampliação de cruzamento de informações pela Receita Federal. Às vezes, a pessoa faz tudo corretamente, como manda o manual, e, assim mesmo, vai parar na malha fina. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da qual liberou para o colaborador.

Em função disso, a antecipação só vale a pena para os contribuintes que estão realmente precisando com urgência do dinheiro. Para quem está endividado e pagando taxas mais altas de juros do que as oferecidas pelos bancos, a antecipação da restituição para quitar dívidas é um bom negócio, mas, fora isso, não é muito vantajoso, sendo que os juros pagos pelo governo são bastante interessantes.

Caso a pessoa esteja decidida a realizar o empréstimo, aconselho que faça uma pesquisa nos bancos. A disputa pelos clientes é tão grande que as taxas cobradas flutuam muito entre as instituições financeiras. A primeira pesquisa pode ser pela Internet, para, depois, sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem.

Portanto, entregar a declaração logo no início é recomendável pelo fato de ter mais chance de receber sua restituição logo nos primeiros lotes, mas, se isto não vier a acontecer, a solução é aguardar sua restituição com paciência, visto que ela estará sendo corrigida pela taxa Selic.

Reinaldo Domingos – Presidente da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira(Editora DSOP).

Page 7: Clipping DSOP Fevereiro 2014

7

Veículo: Jornal Metropolitano

Data: 28/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.jornalmetropolitano.com.br/?pg=caderno&cad=14&id=10159

Especialista dá dicas para não se endividar no carnaval

Boa parcela da população já se prepara para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos "rasgam as fantasias" e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do bestseller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson, a saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa.

Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadás, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos. A mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

 Veja mais algumas orientações:

1 - Tenha ciência da sua situação financeira - O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2 - Cuidado com o cartão de crédito - O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3 - Economize na fantasia - Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4 - Beba com moderação - Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

Page 8: Clipping DSOP Fevereiro 2014

8

5 - Vai viajar? - Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6 - Previna-se de problemas -  Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros.

Page 9: Clipping DSOP Fevereiro 2014

9

Veículo: Leia Já

Data: 27/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://carnaval.leiaja.com/2014/02/27/foliao-precisa-ter-cuidado-com-gastos-do-carnaval

Folião precisa ter cuidado com gastos do CarnavalPlanejamento prévio é a melhor saída para quem gosta de aproveitar os quatro dias de folia  

Os foliões que aproveitam o carnaval durante os quatro dias e aqueles que já iniciam o período momesco durante as prévias podem perder as contas de quanto gastam durante a farra. Para quem gosta, o investimento é válido, mas é importante que alguns limites sejam estabelecidos para o dinheiro e para a saúde. 

O planejamento prévio é importante para quem gosta de comprar fantasia, abadá e entradas, já que, ao comprar de última hora, os preços costumam ser bem mais caros e o risco de se endividar, bem maior. Além disso, outros gastos se somam: comida, bebida e transporte, que, dependendo do tipo e da distância, pode sair mais caro. Algumas dicas podem auxiliar a manter as finanças em dia, de acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos:

1 - Ter ciência da situação financeira previamente e durante a folia é um importante dosador para que o folião aproveite, de forma equilibrada e respeitando o orçamento;

2 - O uso do cartão de crédito está liberado, mas é importante prestar atenção na data de vencimento e se terá a quantia a ser paga no momento;

3 – Ao invés de comprar uma fantasia, que tal tentar pegar uma emprestada? Também é possível encontrar opções mais baratas em brechós ou mesmo fazer sua própria fantasia;

4 - Muita gente aproveita a festa para ingerir bebida alcoólica, mas sem exagero: além de pesar na saúde física, pode sair caro para o bolso;

5 – Quando for para a rua, não levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos do valor, e sempre colocar aquilo que levar em locais seguros.

Page 10: Clipping DSOP Fevereiro 2014

10

Veículo: CBN Londrina

Data: 25/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.cbnlondrina.com.br/materias/educador-financeiro-aponta-necessidade-de-manter-

equilibrio-financeiro-no-carnaval-

Page 11: Clipping DSOP Fevereiro 2014

11

Veículo: Yahoo!

Data: 25/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://br.financas.yahoo.com/noticias/financiamento-estudantil-especialistas-indicam-os-pr-e-contras-204100626.html

Financiamento Estudantil: especialistas indicam os prós e contrasCuidado com riscos de uma dívida de longo prazo.

Estudar é um requisito básico para o sucesso de qualquer pessoa e, por isso,

os meios que unem qualidade de ensino e segurança financeira tem atraído os

olhares de muitos estudantes. Os financiamentos estudantis acabam por

constituir uma ótima opção para o ingresso em instituições de ensino não

gratuitas, uma vez que facilitam o custeio dos cursos, proporcionando assim

maior flexibilidade financeira ao público estudantil.

Para Reinaldo Domingos, educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP

Educação Financeira, independente do financiamento trazer taxas de juros

baixas, juros são juros. O educador alerta que é preciso, antes de contrair o

financiamento, buscar educar-se financeiramente.

"Acredito na educação e, no caso específico da educação financeira, tenho a

convicção de que uma família educada financeiramente pode até deixar de

fazer o financiamento estudantil e, com a melhor forma de administrar o

dinheiro, encontrar dentro do próprio orçamento financeiro mensal o valor

para pagar os estudos dos filhos", relata Reinaldo.

A principal linha de financiamento estudantil disponível no mercado é o FIES,

que é o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação,

operado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Para aderir, o

estudante deve acessar o site do FIES e preencher o cadastro, em seguida,

validar as informações na instituição de ensino e por último comparecer ao

banco selecionado para formalizar a contratação.

Page 12: Clipping DSOP Fevereiro 2014

12

As principais vantagens são as taxas de juros de apenas 3,4% ao ano e a

condição de pagamento com 18 meses de carência após a conclusão do curso.

Com isso, o estudante poderá se programar e, com os conhecimentos

adquiridos em sua graduação, terá condições plenas de saldar este

compromisso sem muitos apertos. Uma graduação de 4 anos de duração, por

exemplo, pode ser paga em até 13 anos. 

No entanto, o consultor financeiro e pessoal Rogério Olegário do Carmo,

da Libratta Finanças Pessoais, ressalta que é necessário ter cuidado e analisar

bem os riscos e consequências de uma dívida de longo prazo. Em 13 anos

podem acontecer muitas mudanças na vida de uma pessoa e na economia do

país. "É muito importante evitar financiamento de longo prazo, especialmente

no Brasil, onde as mudanças das regras econômicas são, na maioria das vezes,

prejudiciais à população", ressalta Rogério.

Listamos abaixo dois outros tipos de serviços exclusivos para o público

estudantil:

PRAVALER Bolsas e Financiamentos Estudantis Tipo: Promove o parcelamento de pagamento das mensalidades. 

Forma de Contração: Inicialmente online e posteriormente na instituição. 

Custo: de 0% a 2,19% ao mês dependendo da faculdade e do curso. 

Site: www.creditouniversitario.com.br

MAIS ESTUDO Tipo: Oferta bolsas parciais com descontos de até 70% sobre o valor da

mensalidade. 

Forma de Contratação: Inteiramente online 

Custo: R$ 60 a cada seis meses, somente enquanto estiver estudando. 

Site: www.maisestudo.com.br

Page 13: Clipping DSOP Fevereiro 2014

13

Veículo: Thomas Nelson

Data: 24/02/2014

Editoria: Livro

Site: http://www.thomasnelson.com.br/2014/02/concurso-cultural-sabedoria-financeira/

Concurso Cultural Sabedoria FinanceiraQuer ganhar um exemplar do livro Sabedoria Financeira?

Escrito por Reinaldo Domingos, um dos mais conceituados educadores financeiros do Brasil, o livro apresenta conceitos expostos no best-seller Terapia financeira com lições extraídas da Bíblia e de personagens bíblicos.

Responda:  Qual método você põe em prática e indica para economizar e controlar as finanças?

Os autores das 3 melhores respostas, que serão escolhidas pelo autor do livro Sabedoria Financeira , Reinaldo Domingos, ganharão um exemplar do livro para cultivar essa sabedoria.

 

Informações para participar:

- Cadastre-se no site Thomas Nelson Brasil;

- Se você já é cadastrado, faça login;

- Responda a pergunta no campo a seguir (visível para cadastrados);

- Serão válidas as respostas enviadas até às 23h59 do dia 28/03;

- Cada participante poderá participar apenas com uma resposta;

- Este é um concurso de caráter cultural válido para o território nacional;

- As respostas serão avaliadas por um júri composto pela equipe da Thomas Nelson Brasil e/ou autores e parceiros da mesma.

Page 14: Clipping DSOP Fevereiro 2014

14

 

Page 15: Clipping DSOP Fevereiro 2014

15

Veículo: Acerto de Contas (clic RBS)

Data: 24/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2014/02/25/filhos-custam-caro-confira-quanto-e-dicas-para-amenizar-o-rombo/?topo=52,1,1,,171,e186

Filhos custam caro. Confira quanto e dicas para amenizar o rombo!

São a maior alegria da nossa vida, mas custam caro! Ter filhos também exige planejamento financeiro.

O educador financeiro Reinaldo Domingos estima em até 30% o aumento nos gastos da família ainda durante a gravidez, quando é preciso comprar enxoval, arrumar a casa e ter um plano de saúde. Depois, a tendência é até aumentar o desembolso.

O Invent calcula que uma família de Classe Média gaste R$ 400 mil na criação de um filho até os 23 anos. Educação e plano de saúde são os valores mais altos na planilha.

Algumas dicas:- Compare preços das lojas de rua com a internet. Comprando em quantidade, é possível eliminar a cobrança de frete.- Inscreva-se em sites que vendem produtos para bebês. Começa no Brasil o costume de enviar cupons de desconto por e-mail.

Page 16: Clipping DSOP Fevereiro 2014

16

- Peça fraldas de presente. Roupas e calçados dependem do gosto dos pais e deixam de servir rapidamente. Grande chance de desperdício.- Procure brechós na sua cidade. Em Porto Alegre, há vários. Vendem de mamadeiras a berços. Alguns produtos ainda estão com etiqueta e dentro da embalagem.

CofrinhoCom filhos, é mais importante ter uma reserva financeira para emergência. Ainda mais para quem não tem o privilégio de contar com a ajuda da família.

Nove meses para guardar dinheiro é pouco. Acha dois anos muito? Acredite: a tranquilidade financeira compensa. É mais tempo, mais saúde e mais alegria para curtir os pequenos em uma das melhores fases da vida!

Page 17: Clipping DSOP Fevereiro 2014

17

Veículo: Investimentos e Notícias

Data: 24/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/orientacao-ao-consumidor/orientacoes-para-nao-se-endividar-no-carnaval.html

Orientações para não se endividar no carnavalUma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e

Page 18: Clipping DSOP Fevereiro 2014

18

financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemas 

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 19: Clipping DSOP Fevereiro 2014

19

Veículo: Agito São Paulo

Data: 24/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.agitosaopaulo.com.br/eventos/lancamento-da-obra-papo-empreendedor/17883

Lançamento da obra "Papo Empreendedor"

DATA13/03/2014

HORÁRIO19:00

SITEhttp://www.facebook.com.br/199185596957081

Release Como Chegar (mapa)

No dia 13 de março, às 19h, os autores Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli lançam O

livro "Papo Empreendedor", na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista.

A obra fala sobe Empreendorismo e orienta os leitores para a consolidação ou

reformulação de um novo negócio. Domingos e Cavagnoli falam sobre suas próprias

dificuldades e mostram tipos de empreendedores, por meio de um bate-papo descontraído

com seis personagens fictícios. Além disso, os autores apresentam dicas e exemplos

valiosos, e abordam a utilidade da Metodologia DSOP no universo do empreendedorismo.

Page 20: Clipping DSOP Fevereiro 2014

20

Veículo: G1

Data: 24/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/02/estudantes-de-divinopolis-recebem-encontro-sobre-educacao-financeira.html

Estudantes de Divinópolis recebem encontro sobre educação financeiraParticipantes vão ganhar livro sobre o assunto. As escolas também vão receber material educativo.

Divinópolis recebe na próxima quinta-feira (27) das 8h às 12h  o 1º Encontro de Educação Financeira do Centro Oeste Mineiro. O evento contará com a presença de Reinaldo Domingos, que é presidente de uma das maiores empresas de consultoria contábil do Brasil e também participa ativamente de diversas organizações não governamentais. O debate será realizado no auditório da Faculdade Pitágoras, e será conduzido pelo educador financeiro e professor Anderson Gonçalves. Alunos de várias escolas da cidade foram convidados e ao final vão receber livros sobre o assunto. As escolas participantes também receberão material educativo.Reinaldo Domingos é escritor, educador e terapeuta financeiro, publicou várias obras: "Terapia Financeira", "Livre-se das Dívidas", "Ter Dinheiro Não Tem Segredo e Eu mereço ter dinheiro!", entre outras, algumas delas infantis.  A criação da metodologia, agora adaptada ao ensino escolar, é baseada na experiência de vida de Reinaldo Domingos, empresário que conquistou sua independência financeira aos 37 anos."Educação financeira: uma tendência mundial", "Como se educar financeiramente para realização dos sonhos" e "A educação financeira como tema transversal" são os temas das palestras voltadas para estudantes de várias idades.

Page 21: Clipping DSOP Fevereiro 2014

21

Veículo: CBN (Foz do Iguaçu)

Data: 24/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/minas-gerais/24022014-96111-estudantes-de-

divinopolis-recebem-encontro-sobre-educacao-financeira

Estudantes de Divinópolis recebem encontro sobre educação financeiraDivinópolis recebe na próxima quinta-feira (27) das 8h às 12h  o 1º Encontro de Educação Financeira do Centro Oeste Mineiro. O evento contará com a presença de Reinaldo Domingos, que é presidente de uma das maiores empresas de consultoria contábil do Brasil e também participa ativamente de diversas organizações não governamentais. O debate será realizado no auditório da Faculdade Pitágoras, e será conduzido pelo educador financeiro e professor Anderson Gonçalves. Alunos de várias escolas da cidade foram convidados e ao final vão receber livros sobre o assunto. As escolas participantes também receberão material educativo.

Reinaldo Domingos é escritor, educador e terapeuta financeiro, publicou várias obras: "Terapia Financeira", "Livre-se das Dívidas", "Ter Dinheiro Não Tem Segredo e Eu mereço ter dinheiro!", entre outras, algumas delas infantis.  A criação da metodologia, agora adaptada ao ensino escolar, é baseada na experiência de vida de Reinaldo Domingos, empresário que conquistou sua independência financeira aos 37 anos.

"Educação financeira: uma tendência mundial", "Como se educar financeiramente para realização dos sonhos" e "A educação financeira como tema transversal" são os temas das palestras voltadas para estudantes de várias idades.

Page 22: Clipping DSOP Fevereiro 2014

22

Veículo: Diário do Grande ABC

Data: 23/02/2014

Editoria: Livro

Site: http://www.dgabc.com.br/Mobile/Noticia/512373/penhor-e-alternativa-de-credito-barato

Penhor é alternativa de crédito baratoNa hora do aperto, quando as dívidas se acumulam e as pessoas não veem como honrar seus compromissos sem buscar algum tipo de empréstimo, uma das saídas que têm ganhado a adesão dos consumidores é o penhor. 

Com juros em conta, por fixar como garantia o próprio bem (que pode ser uma joia, um relógio, canetas, metais nobres e objetos de prata, por exemplo), a modalidade teve crescimento de 18,6% no saldo financiado em 2013 ante 2012. Foram R$ 11 milhões emprestados no ano passado pela Caixa Econômica Federal, única autorizada a operar nesse formato no País. 

Esse montante correspondeu a 9.192 contratos, cerca de 1.500 a mais que no ano anterior. Uma das pessoas que recorreram ao penhor foi Joyce Marino Lesting, 50 anos, moradora de São Caetano. “Foi por necessidade, para o pagamento de contas”, explica. 

Joyce tinha joias guardadas, que resolveu colocar ‘no prego’, e obteve quase R$ 5.000, para pagar em quatro meses. Ela, que é diretora financeira de empresa, opina: “Hoje quem tem problema com cartão de crédito, que tem juros absurdos, se tiver joias pode recorrer ao penhor que vale a pena”. Enquanto o cartão tem hoje taxa média de 9,37% ao mês, o empréstimo pessoal dos bancos cobra 3,26% e o consignado (crédito com desconto em folha), 1,8%, a modalidade empresta a 1,5% ao mês. 

O gerente regional de Pessoa Física da Caixa no Grande ABC, Edvaldo Contin, destaca outras vantagens, como ser empréstimo simplificado, com operação feita sem avalistas e com a possibilidade de resgate antecipado. “Ainda é importante salientar que esta operação de empréstimo realiza a guarda de valores, pois o bem fica na Caixa aguardando o pagamento para sua devolução”, diz. A modalidade pode ser feita de duas formas: com parcela única, que pode ser quitada em até 180 dias, ou parcelada, em até 60 meses. (Veja mais no quadro ao lado)

O professor de Finanças da FIA (Fundação Instituto de Administração) Carlos Honorato considera um bom mecanismo de se conseguir dinheiro mais barato. No entanto, ele alerta que deve-se tomar cuidado com a finalidade para a qual o recurso será usado, e que é importante a pessoa se planejar financeiramente. “Se você gastar (o valor emprestado) com bens de consumo pode não ter (dinheiro) depois para resgatar o bem”, acrescenta. Já se o intuito

Page 23: Clipping DSOP Fevereiro 2014

23

for pagar dívidas mais caras, como cartão de crédito ou cheque especial, pode valer a pena. Além disso, ele cita que a avaliação da joia costuma ser abaixo do valor de mercado, já que leva-se mais em conta o material (pedras preciosas e metais) do que o design.

Outra ressalva é que, por colocar como garantia um bem que, muitas vezes, tem valor sentimental, sua perda (caso a pessoa não consiga honrar com as parcelas) pode significar mais do que o valor financeiro perdido, observa o educador finaneiro Reinaldo Domingos. Para perder o bem, aliás, basta atrasar o pagamento do empréstimo por 30 dias. E, para recuperá-la, a pessoa terá de enfrentar leilão da Caixa na tentativa de comprá-la novamente.

IMÓVEL - Outra forma de empréstimos com juros baratos é o crédito obtido com a alienação fiduciária da casa ou de veículo, em que a pessoa que é dona de um desses bens passa a propriedade para instituição financeira em troca dos recursos, que, ao serem quitados, o item alienado retorna ao devedor. A Caixa Econômica Federal oferece empréstimo correspondente a até 60% do valor do imóvel dado em garantia, com juros de até 1,49% mais TR (Taxa Referencial), com até 240 meses para pagar. 

Para o professor Carlos Honorato, há o risco de a pessoa perder algo que levou anos para conquistar. Ele recomenda que se o consumidor está endividado no cartão de crédito, vale mais a pena vender um bem (como o carro) do que alienar parte dele, ou então tentar renegociar com a administradora do cartão. 

Page 24: Clipping DSOP Fevereiro 2014

24

Veículo: SEEB (Sindicato dos Bancários de SJCampos e Região)

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://www.sjcbancarios.com.br/seeb/index.php?option=com_content&view=article&id=4388:pressoes-consumistas-no-escritorio-tambem-podem-afetar-o-bolso&catid=34:informativos&Itemid=83

Pressões consumistas no escritório também podem afetar o bolsoAlém do endividamento, outro fator de pressão com potencial para desequilibrar as finanças pessoais pode vir do escritório. "O ambiente de trabalho gera um padrão de consumo. Se a pessoa não estiver na mesma situação do que outra, isso pode provocar frustração", afirma o economista Richard Rytenband.

Se um colega de trabalho troca de carro regularmente, outros vão querer fazer o mesmo, exemplifica o especialista. Rytenband chama esse comportamento de "efeito manada do consumo", em alusão ao tradicional conceito de "efeito manada", aplicado ao universo de investimentos, principalmente em bolsa de valores.

No ambiente profissional, as pessoas acabam se sentindo fracassadas ou tentam esconder os problemas financeiros, afirma Jurandir Macedo, consultor de finanças pessoais do Itaú Unibanco. "Dificilmente, as pessoas abrem o assunto no trabalho." Para Macedo, não são só as dívidas que causam dor de cabeça e, consequentemente, redução do desempenho dentro das empresas. Qualquer outro problema relacionado a dinheiro que a pessoa tenha vai afetar o que ela faz, segundo o especialista. "É o caso de quem está com medo, por exemplo, de que chegue a fatura do cartão de crédito", diz.

Além da queda na produtividade, o educador financeiro Reinaldo Domingos destaca que o estresse financeiro pode diminuir o engajamento e tirar o foco dos profissionais. "Entra uma ligação ou uma mensagem. O funcionário também fica constrangido porque recebe uma ligação de uma empresa de cobrança. Tudo isso faz com que a pessoa recue e se reserve. Com isso, a participação nas reuniões e a criação também são comprometidas", diz Domingos, que faz palestras e comanda programas de educação financeira em diversas empresas.

Fonte: Valor Econômico

Diretoria Executiva da CONTEC

Page 25: Clipping DSOP Fevereiro 2014

25

Veículo: Metrópole

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://issuu.com/metropole/docs/metropole_eb74b22a14a236

Page 26: Clipping DSOP Fevereiro 2014

26

Veículo: Jornal Meio Ambiente

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://www.jornalmeioambiente.com/materia/7140/-lancamento-do-livro-o-menino-do-dinheiro-

pequeno-cidadaopor-reinaldo-domingos

Lançamento do livro “O Menino do Dinheiro - Pequeno Cidadão”/Por Reinaldo Domingos

Lançamento do livro “O Menino do Dinheiro - Pequeno Cidadão”, do autor Reinaldo Domingos

No próximo dia 23 de fevereiro, às 16h, a Companhia de Teatro Bicicletas Voadoras comanda contação de histórias no lançamento da obra “O Menino do Dinheiro - Pequeno Cidadão”, do autor Reinaldo Domingos.

No quinto volume da série, o Menino do Dinheiro e sua turma estão atravessando o rito de passagem da infância para a pré-adolescência e sentem que suas necessidades, sonhos e desejos estão mudando. É quando descobrem a importância da autonomia, e com a ajuda da Metodologia DSOP vão buscar viabilizar seus sonhos.

O livro faz parte da coleção de livros paradidáticos “O Menino do Dinheiro”, adotada por centenas de escolas no país, que é composta por cinco volumes: O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família; O Menino do Dinheiro – Vai à Escola; O Menino do Dinheiro – Ação Entre Amigos; O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável, O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão.

Fonte das informações/Facebook: https://www.facebook.com/events/530576790395614/

Saiba mais/Educação Financeira: http://www.dsop.com.br/

Veículo: Agito SP

Page 27: Clipping DSOP Fevereiro 2014

27

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://agitosp.com/2014/02/22/contacao-de-historia-na-livraria-da-vila-marca-lancamento-do-

livro-o-menino-do-dinheiro-pequeno-cidadao/

Contação de história na Livraria da Vila marca lançamento do livro O Menino do Dinheiro – Pequeno CidadãoNo próximo dia 23 de fevereiro, às 16h, acontecerá uma contação de histórias que marcará o lançamento da obra O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão (Editora DSOP). Quem comanda é a Companhia de Teatro Bicicletas Voadoras, na Livraria da Vila, na Vila Madalena.

Na obra, o autor Reinaldo Domingos conta o momento em que o Menino do Dinheiro e sua turma estão atravessando o rito de passagem da infância para a pré-adolescência e sentem que suas necessidades, sonhos e desejos estão mudando. É quando descobrem a importância da autonomia e, com a ajuda da Metodologia DSOP, vão buscar viabilizar seus sonhos.

O livro faz parte da coleção de livros paradidáticos O Menino do Dinheiro, adotada por centenas de escolas no país, que é composta por cinco volumes: O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família; O Menino do Dinheiro – Vai à Escola; O Menino do Dinheiro – Ação Entre Amigos; O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável e, agora, O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão.

No quinto volume da série, o Menino do Dinheiro e seus amigos aprendem uma importante lição sobre autonomia com o professor Reimoney e precisam recorrer à Metodologia DSOP para administrar suas mesadas e transformar seus sonhos em realidade.

O Menino do Dinheiro tem um sonho de longo prazo, que exige tanto autonomia financeira quanto individual. O sonho consiste numa viagem, a fim de conhecer a cidade dos avós e, para isso, precisa da autorização de seus pais e dinheiro para as passagens.

Já suas amigas Carolina e Vitória, precisam de autorização para ir até outro bairro para cursar aulas de música e dinheiro para a compra de seus próprios instrumentos. Em

Page 28: Clipping DSOP Fevereiro 2014

28

meio a tudo isso, Gastão se apaixona, mas não é correspondido e precisa aprender a lidar com esse novo sentimento.

Nessa aventura, os personagens infantis percebem que estão amadurecendo e, com isso, a forma de pensar e agir também exige mudanças.

O Menino do Dinheiro – Pequeno CidadãoAutor: Reinaldo DomingosFormato 20,5×26,5Isbn: 978858276022-2Preço R$29,90ServiçoLançamento O Menino do Dinheiro – Pequeno CidadãoData: 23 de fevereiro de 2014Horário: às 16hLocal: Livraria da VilaEndereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo/SP

Page 29: Clipping DSOP Fevereiro 2014

29

Veículo: Bora aí

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://bora.ai/passeios/lancamento-do-livro-o-menino-do-dinheiro-pequeno-cidadaeo

Lançamento do livro: O Menino do Dinheiro – Pequeno CidadãoLivraria da Vila - Fradique

Não perca neste domingo o lançamento do livro “O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão”, do autor Reinaldo Domingos. Após o lançamento vai rolar uma contação da história com a Companhia Bicicletas Voadoras. Bora aí?

No quinto volume da série, o Menino do Dinheiro e seus amigos aprendem uma importante lição sobre autonomia com o professor Reimoney e precisam recorrer à uma interessante Metodologia para administrar suas mesadas e transformar seus sonhos em realidade.

Page 30: Clipping DSOP Fevereiro 2014

30

Veículo: Revista Voto

Data: 22/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_interna.php?id=4964&t=Orientacoes_para_nao_se_endividar_no_carnaval

Carnaval: para não se endividarUma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

Vila Isabel, vencedora do Carnaval do RJ em 2013

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Page 31: Clipping DSOP Fevereiro 2014

31

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemas

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 32: Clipping DSOP Fevereiro 2014

32

Veículo: Eco Pedagogia

Data: 22/02/2014

Editoria: Lançamento

Site: http://www.ecopedagogia.bio.br/

Lançamento do livro “O Menino do Dinheiro - Pequeno Cidadão”/Por Reinaldo Domingos

22/02/2014

No próximo dia 23 de fevereiro, às 16h, a Companhia de Teatro Bicicletas Voadoras comanda

contação de histórias no lançamento da obra “O Menino do Dinheiro - Pequeno Cidadão”, do

autor Reinaldo Domingos.

 

No quinto volume da série, o Menino do Dinheiro e sua turma estão atravessando o rito de

passagem da infância para a pré-adolescência e sentem que suas necessidades, sonhos e

desejos estão mudando. É quando descobrem a importância da autonomia, e com a ajuda da

Metodologia DSOP vão buscar viabilizar seus sonhos.

O livro faz parte da coleção de livros paradidáticos “O Menino do Dinheiro”, adotada por

centenas de escolas no país, que é composta por cinco volumes: O Menino do Dinheiro –

Sonhos de Família; O Menino do Dinheiro – Vai à Escola; O Menino do Dinheiro – Ação Entre

Amigos; O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável, O Menino do Dinheiro – Pequeno

Cidadão.

Page 33: Clipping DSOP Fevereiro 2014

33

Fonte das informações/Facebook:https://www.facebook.com/events/530576790395614/

Saiba mais/Educação Financeira: http://www.dsop.com.br/

Page 34: Clipping DSOP Fevereiro 2014

34

Veículo: Banca de Jornalistas

Data: 21/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.bancadejornalistas.com.br/?p=10186

Carteira de Estudante permite acesso à culturaO período da vida dedicado ao estudo é muito importante. É nele que conquistamos grande parte dos conhecimentos e também enfrentamos dificuldades financeiras, por não se ter ainda uma carreira consolidada e receber salários e bolsas com valores baixos, isso quando recebemos.

Em função dessa dificuldade e da necessidade dos estudantes adquirirem as mais variadas experiências culturais, existem alguns benefícios que desabonam os estudantes. Por exemplo, as carteiras de estudante, que possibilitam descontos de 50% em eventos culturais e que, sem dúvida, são uma grande conquista. Apesar de considerar esse benefício pequeno perto do que seria adequado (acesso gratuito à cultura, subsidiado pelo governo), sempre recomendo que os jovens aproveitem ao máximo esse direito.

Mesmo não sendo o ideal, é fundamental que todos os estudantes tenham essa carteira e aproveitem esses descontos com responsabilidade e coerência, aprimorando a cultura, que valorizará seu desenvolvimento profissional e humano. Assim, essa é a hora de aproveitar os mais variados descontos que a carteira permite, como ingressos para peças de teatros, shows, cinema, descontos na compra de livros e viagens.

À primeira vista, pode parecer que não, mas o acesso a eventos culturais é uma ótima forma de o estudante investir no seu futuro profissional, pois proporciona várias descobertas, abre caminhos para o desenvolvimento de novas ideias, é uma forma de criar uma boa rede de relacionamento, entre outras vantagens. Mas alerto que, mesmo com ótimos descontos, é

Page 35: Clipping DSOP Fevereiro 2014

35

importante ter controle de quanto se gasta, para que o benefício não se torne uma ferramenta para o endividamento.

Nada de ir, indiscriminadamente, a todos os eventos que acontecem por ter o desconto, pois o peso será muito grande no orçamento no fim do mês. É necessário avaliar a importância do evento cultural e o que ele trará de benefício.  Também é muito importante saber que, em um evento cultural, existem outros custos envolvidos. Por exemplo, para ir ao cinema, também se gasta com transporte, pipoca, refrigerante, balas.

Outra dica é que o jovem, ao escolher um evento, anote o valor total do ingresso e o que ele economizou, ou seja, a metade. Esse valor é uma excelente oportunidade para iniciar o caminho e o grande sonho da sua independência financeira e, portanto, deverá ser guardado. Mas, se isso não for possível, a cultura deve ser priorizada. Todo investimento nesse campo é como uma poupança, que será bastante significativa para iniciar a trilha para realização de seus sonhos.

Tenha em mente que a cultura valorizará você não apenas nos relacionamentos pessoais, mas também nos profissionais, sendo determinante na hora de uma empresa contratar alguém ou mesmo promover. A cultura e a educação são ferramentas para a melhoria das condições da população e, para o estudante, a carteira de estudante é a melhor forma para conquistar, cada vez mais, o saber que, certamente, ajudará a se tornar um profissional instruído e capacitado para o mercado.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 36: Clipping DSOP Fevereiro 2014

36

Veículo: Tribuna da Bahia

Data: 21/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.tribunadabahia.com.br/2014/02/21/como-nao-se-endividar-no-carnaval

Como não se endividar no carnaval

Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde. A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é  planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar  durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas. O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem  preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:1 - Tenha ciência da sua situação financeiraO primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes. 2 - Cuidado com o cartão de créditoO cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento. 3 - Economize na fantasiaSe for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um

Page 37: Clipping DSOP Fevereiro 2014

37

amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar. 4 - Beba com moderaçãoPara muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro. 5 - Vai viajar?Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade! 6 - Previna-se contra problemas Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros.

Page 38: Clipping DSOP Fevereiro 2014

38

Veículo: Start up Stars

Data: 21/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.startupsstars.com/2014/02/eu-fui-13a-edicao-do-startup-sampa/

Eu fui! 13ª Edição do Startup Sampa

Bom dia gente!

Quarta-feira rolou aqui em São Paulo o Startup Sampa. Eu sempre vou nos do Rio, mas foi a

primeira vez aqui em SP.. Bom, o espaço é enorme, são três andares e dos três andares, dá

para ver o que está rolando no palco.. Na foto da capa dá para ver uma parte do espaço.

Talks

Talks – Startup Sampa

Page 39: Clipping DSOP Fevereiro 2014

39

O Tiago começou com a parte do “Talks”, com dois experts do mercado quando o assunto é

“inteligência financeira”, o Reinaldo Domingos e o Irani Cavagnoli. Eles estavam divulgando o

“Papo de Empreendedor” que vai rolar dia 13 de Março as 19 horas na livraria Saraiva (R.

Treze de Maio, 1947 – Bela Vista), para ajudar aqueles que precisam cuidar melhor da parte

mais sensível das empresas, o caixa. “Atinja o sucesso em seu próprio negócio com

sustentabilidade financeira.”

Jurados – Startup Sampa

Desafio Startups

Depois disso, rolou o Desafio Startups e euzinha aqui, participei como jurada.

Só para explicar como funciona: Os empreendedores têm 3 minutos para explicar sobre a

startup, depois os jurados perguntam diversas coisas para entender melhor o projeto, as vezes,

pode ser apenas um feedback do produto.

Vamos aos vencedores:

1° Lugar:  Let´s Park

“O app grátis para encontrar estacionamento barato e próximo”

2° Lugar: eCamarotes

“Evite filas, transtornos e complicações. No eCamarotes você consegue encontrar os melhores

camarotes das baladas do país. ”

Então foi isso! Como sempre muito networking, muito aprendizado e muito conteúdo para o

blog!

Peguei alguns cartões, mas para participar do Startup da Vez, é legal mandar um e-mail para

mim: [email protected]

Page 40: Clipping DSOP Fevereiro 2014

40

Guilherme, Talita, Tiago e Bárbara – Startup Sampa

Até o próximo meetup! Março promete!

Beijos

Page 41: Clipping DSOP Fevereiro 2014

41

Veículo: Jornal da Cultura

Data: 21/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://tvcultura.cmais.com.br/jornaldacultura/videos/jornal-da-cultura-21-02-2014

Problemas financeiros afetam mais a saúde dos

brasileiros do que dos europeus

Page 42: Clipping DSOP Fevereiro 2014

42

Veículo: Jornal do Commercio

Data: 21/02/2014

Editoria: Finanças

Site:

Page 43: Clipping DSOP Fevereiro 2014

43

Veículo: Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás

Data: 20/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.bancariosgo.org.br/noticias/pressoes-consumistas-no-escritorio-tambem-podem-afetar-o-bolso/

Pressões consumistas no escritório também podem afetar o bolso Além do endividamento, outro fator de pressão com potencial para desequilibrar as finanças pessoais pode vir do escritório. "O ambiente de trabalho gera um padrão de consumo. Se a pessoa não estiver na mesma situação do que outra, isso pode provocar frustração", afirma o economista Richard Rytenband.Se um colega de trabalho troca de carro regularmente, outros vão querer fazer o mesmo, exemplifica o especialista. Rytenband chama esse comportamento de "efeito manada do consumo", em alusão ao tradicional conceito de "efeito manada", aplicado ao universo de investimentos, principalmente em bolsa de valores.

No ambiente profissional, as pessoas acabam se sentindo fracassadas ou tentam esconder os problemas financeiros, afirma Jurandir Macedo, consultor de finanças pessoais do Itaú Unibanco. "Dificilmente, as pessoas abrem o assunto no trabalho." Para Macedo, não são só as dívidas que causam dor de cabeça e, consequentemente, redução do desempenho dentro das empresas. Qualquer outro problema relacionado a dinheiro que a pessoa tenha vai afetar o que ela faz, segundo o especialista. "É o caso de quem está com medo, por exemplo, de que chegue a fatura do cartão de crédito", diz.

Além da queda na produtividade, o educador financeiro Reinaldo Domingos destaca que o estresse financeiro pode diminuir o engajamento e tirar o foco dos profissionais. "Entra uma ligação ou uma mensagem. O funcionário também fica constrangido porque recebe uma ligação de uma empresa de cobrança. Tudo isso faz com que a pessoa recue e se reserve. Com isso, a participação nas reuniões e a criação também são comprometidas", diz Domingos, que faz palestras e comanda programas de educação financeira em diversas empresas.Fonte: Valor

Page 44: Clipping DSOP Fevereiro 2014

44

Veículo: Bora aí

Data: 20/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://bora.ai/passeios/lancamento-do-livro-o-menino-do-dinheiro-pequeno-cidadaeo

Lançamento do livro: O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão

Não perca neste domingo o lançamento do livro “O Menino do Dinheiro – Pequeno Cidadão”, do autor Reinaldo Domingos. Após o lançamento vai rolar uma contação da história com a Companhia Bicicletas Voadoras. Bora aí?No quinto volume da série, o Menino do Dinheiro e seus amigos aprendem uma importante lição sobre autonomia com o professor Reimoney e precisam recorrer à uma interessante Metodologia para administrar suas mesadas e transformar seus sonhos em realidade.

Page 45: Clipping DSOP Fevereiro 2014

45

Veículo: Diário de Pernambuco (blog Lições de Bolso)

Data: 20/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/licoesdebolso/ja-listou-os-seus-sonhos-e-se-planejou-

para-paga-los/

Já listou os seus sonhos e se planejou para pagá-los?

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Hoje, vou escrever com o intuito de desmistificar um assunto: investimento. Muitas pessoas têm até dessa palavra e acham que só os experts da área financeira é que sabem fazer. Além disso, quando se fala em aplicar parte dos ganhos, surge aquela desculpa de sempre de que não sobra dinheiro.

Isso nada mais é do que falta de informação e de educação financeira da população. A verdade é que, quem tem sonhos, corre atrás, o problema é que boa parte das pessoas já deixaram seus desejos e metas de lado e vivem somente para trabalhar, ganhar dinheiro e gastar desordenadamente.

Quando a sociedade entender que uma das coisas mais importantes de vida é sonhar, eu garanto que vão compreender também que investir é o melhor caminho para a realização. Então, convido todos a fazerem uma relação dos seus sonhos, listando, no mínimo, três: um de curto (até um ano), um de médio (de um a dez anos) e outro de longo prazo (acima de dez anos).

Procure saber quanto cada um custa e quanto você pode guardar por mês. Outra mudança importante é a forma de se fazer o seu orçamento financeiro. A conta que a maioria das pessoas faz é a seguinte: ganhos (-) despesas =

Page 46: Clipping DSOP Fevereiro 2014

46

lucro/prejuízo, mas, dessa forma, além de nem sequer cogitar os sonhos, a pessoa não se preocupa em estar de acordo com o seu padrão de vida.Então, proponho que, a partir de agora, você faça ganhos (-) sonhos (-) despesas, porque, depois que tirar a quantia necessária para a realização dos seus sonhos, com o que sobrar, você adapta as suas despesas. Por isso que digo que a educação financeira é tão importante, uma vez que, mudado o comportamento com relação ao dinheiro, é fácil aprender a investir, garantindo cada vez mais realizações.Onde investir?Assim que ajustar suavida financeira, muito provavelmente, irá se perguntar onde deve investir. A primeira orientação é atrelar o investimento ao tipo de sonho (curto, médio e longo prazos) e, claro, ao seu perfil de investidor: conservador (sem riscos; aplicação estável), moderado(riscos somente em uma pequena parte do investimento) e arrojado (mais riscos, porém mais retorno na aplicação).Para os sonhos que serão realizados em até um ano, a aplicação ideal é a caderneta de poupança. Já para os de médio prazo, aconselho fazer uma previdência privada ou aplicar nos fundos de renda fixa ou variável.

Outras opções são CDB, títulos do Tesouro Direto e ouro, por exemplo. No entanto, é preciso ajuda de especialistas para melhores os resultados. Agora, para os sonhos que se concretizarão num prazo acima de dez anos, recomendo fazer previdência privada ou comparações na Bolsa de Valores ou títulos do Tesouro Direto.

Page 47: Clipping DSOP Fevereiro 2014

47

Veículo: Varejista

Data: 20/02/2014

Editoria: Empreendedorismo

Site: http://www.varejista.com.br/noticias/7959/sp-dsop-lanca-curso-para-empreendedor-em-feira-do-

sebrae

SP: DSOP lança curso para empreendedor em feira do Sebrae

A DSOP Educação Financeira aproveitará sua participação na Feira do Empreendedor do SEBRAE-SP, que ocorre de 22 a 25 de fevereiro, para lançar seu primeiro Curso para Empreendedores e divulgar o lançamento do livro Papo Empreendedor – de autoria de Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli.

O evento que é um dos maiores e mais importantes do ramo no país está em sua terceira edição e a DSOP Educação Financeira participa pela primeira vez.Para marcar sua estreia – além de apresentar o novo curso e livro - será exposto todo o Programa DSOP de Educação Financeira nas Empresas e apresentar seus modelos de franquia.

O Curso para Empreendedores é embasado no livro e na Metodologia DSOP de Educação Financeira, ministrado pelo educador financeiro e empreendedor Reinaldo Domingos e pelo professor de empreendedorismo Irani Cavagnoli, é dividido em três dias, em um total de 24 horas. O objetivo é disseminar o conceito de Educação Financeira para as empresas, contribuindo para a criação de uma nova geração de empreendedores independentes financeiramente, garantindo a sustentabilidade de sua empresa e a realização de muitos sonhos e objetivos.

“Dentre os fatores que contribuem para os resultados perversos que as empresas brasileiras vem enfrentando, destacam-se os graves problemas financeiros, decorrentes, principalmente, da falta de conhecimentos e habilidades sobre Educação Financeira por parte desses empreendedores”, alerta o professor Irani Cavagnoli.

As poucas ações voltadas para a Educação Financeira deles e de seus pequenos negócios têm produzido resultados ainda mais insatisfatórios. Diante desse cenário, é que se tem exigido o planejamento e a execução de novas abordagens educacionais, proporcionando uma maior disseminação de conhecimentos financeiros para esse público-alvo.

Assim, é fundamental a iniciativa da DSOP Educação Financeira de estender a sua metodologia de ensino, a Metodologia DSOP, já consagrada para a população de uma forma geral, para o segmento específico dos empreendedores, visando contribuir com esforço nacional de aprimoramento desse grupo e aumentando a taxa de sobrevivência de muitas empresas.

Page 48: Clipping DSOP Fevereiro 2014

48

“Nosso objetivo, é ir além de apenas realizar o curso para grupos de empreendedores, queremos expandir esses conhecimentos para uma parcela cada vez mais ampla da população, assim, formaremos multiplicadores que poderão disseminar esses conteúdos para todo o país”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Page 49: Clipping DSOP Fevereiro 2014

49

Veículo: Valor Econômico

Data: 20/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.valor.com.br/financas/3436116/estresse-financeiro-sa

Estresse Financeiro S/AEndividada, Gilmara só viu sua situação melhorar quando passou a assistir a palestras de educação financeira na empresa

Quatro anos atrás, as dívidas costumavam tirar o sono de Gilmara Ota, 43, engenheira-chefe na área de projetos da HP do Brasil. "A gente nunca faz conta", destaca. Para quitar dívidas no cartão e no cheque especial, ela contratou três empréstimos pessoais e um empréstimo consignado. "Tudo isso também para a conta corrente não ficar no buraco", lembra. A situação só começou a mudar, diz, quando ela assistiu a algumas palestras do programa de educação financeira desenvolvido pela HP. "Parei de gastar, começou a sobrar dinheiro, e eu usava essa 'sobra' para pagar mais de uma parcela dos empréstimos. Meu consumo pessoal foi cortado, como gastos com roupas, sapatos e joias."

A engenheira conta que os empréstimos foram pagos e, atualmente, seu dinheiro é rigorosamente planejado. Ela garante um colchão financeiro para emergências. "Tenho bastante dinheiro na poupança porque preciso de liquidez. Consigo separar em torno de 30% da minha renda mensal. Em alguns meses, consigo subir para 40%."

No caso de Gilmara, as dívidas não prejudicaram diretamente suas atividades no trabalho. "Ter dívidas era algo que me preocupava, mas não atrapalhava meu desempenho", conta. Diferentemente da engenheira, há exemplos de pessoas que até pedem demissão para utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar as dívidas, exemplifica Jurandir Macedo, consultor de finanças pessoais do Itaú Unibanco. Para ele, não são somente os débitos que causam o chamado estresse financeiro; os investimentos, também. "Imagine uma pessoa que não lide bem com a volatilidade. Isso leva a um desgaste", afirma.

Contas em atraso, nome sujo e outras preocupações com o dinheiro provocam estresse, de acordo com alguns levantamentos. O estudo "Financial Wellness Survey", da PricewaterhouseCoopers (PwC), realizado em 2013 com 1.600 pessoas nos Estados Unidos, mostrou que 52% dos empregados enfrentaram ao menos uma situação financeira

Page 50: Clipping DSOP Fevereiro 2014

50

estressante. Além disso, 23% dos entrevistados disseram que pensam nos problemas financeiros durante o expediente.

No Brasil, o principal levantamento sobre o assunto foi desenvolvido em 2008 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com 135 funcionários da faculdade. "O cara estressado financeiramente é aquele que se atrasa, falta mais, pede mais abono sem justificativa", diz o professor William Eid Junior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV. Os resultados mostraram que 10% dos funcionários tinham altíssimo estresse financeiro e 32% foram classificados com alto estresse. Para chegar aos percentuais, foram colhidas notas dadas pelos entrevistados de 0 (baixo estresse) a 10 (altíssimo estresse).

Segundo o economista Richard Rytenband, a principal saída para o problema é construir um projeto individual de riqueza - e isso deve ser estimulado pelas empresas. "É preciso ter esse apoio para aspirar a novas posições dentro da companhia e até criar novas fontes de renda", destaca. De olho nisso, grandes empresas oferecem programas de educação e orientação financeira para seus profissionais. É o caso da HP, que tem desde 2010 um programa global focado em três pilares: saúde física, bem-estar financeiro e gerenciamento do estresse. "A gente começou a perceber que as dívidas afetavam o dia a dia do funcionário. Sem contar que tivemos alguns problemas de saúde em função do endividamento", conta Claudia Giusti, gerente de remuneração e benefícios da HP do Brasil.

A empresa de tecnologia conta com um ciclo de palestras, presenciais ou online, realizadas duas vezes por ano para os 8 mil funcionários da companhia. "O assunto 'Como administrar suas finanças pessoais' é o tema de maior interesse entre as pessoas", diz Claudia. O programa também orienta os funcionários a organizar o orçamento familiar, montar planos para a aposentadoria e começar a investir. Além das palestras, é possível pedir apoio por meio de um número de telefone. "A pessoa conversa com uma psicóloga para ver se o único problema é financeiro. Depois, a solicitação é encaminhada para um consultor financeiro", explica.

Para ajudar profissionais que estão com diversos problemas, como aqueles ligados às finanças, algumas prestadoras de serviços, como a espanhola Albenture, oferecem um pacote de assistência às empresas. "As companhias contratam os serviços para ajudar os funcionários. Com base em nossa experiência, 15% de todas as consultas estão relacionadas a temas financeiros", conta Alberto García Francos, sócio-fundador da empresa. "Os consultores orientam a montar o orçamento familiar e os psicólogos também estão à disposição para ajudar na questão da saúde financeira." No Brasil, a empresa, trazida ao país há dois anos, atende 15 companhias, entre elas as seguradoras Allianz e Mapfre.

A DSOP, fundada pelo educador financeiro Reinaldo Domingos, também comanda programas de educação financeira em grandes empresas. "Fizemos um trabalho no Magazine Luiza, formando educadores financeiros [funcionários do RH da empresa] para atuar com os colaboradores", conta Domingos. Todos os profissionais contratados

Page 51: Clipping DSOP Fevereiro 2014

51

recebem, segundo ele, palestras sobre como administrar as finanças e evitar dívidas. "No ano passado, foram mais de 3 mil funcionários que tiveram educação financeira na admissão." Os educadores também ficam à disposição dos colaboradores para ajudar em questões financeiras, como contratação de empréstimos.

O apoio ao crédito é mais um benefício que as empresas começam a garantir aos funcionários. Atualmente, é comum que grandes companhias façam convênios com instituições financeiras para oferecer o crédito consignado aos profissionais. A modalidade, que possui taxas atrativas em relação ao empréstimo pessoal e, assim, pode servir como opção para troca de dívidas mais caras, vincula a contratação do crédito ao salário, com o débito feito diretamente na folha de pagamento.

Só para ter uma ideia, as taxas mensais variam de 1,45% até 6,83%, de acordo com dados do Banco Central referentes ao fim de janeiro. Os seis grandes bancos do varejo - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, HSBC Brasil e Santander -, por exemplo, apresentam taxas inferiores a 3% ao mês, sendo a menor cobrada pela Caixa, de 1,92%, e a maior encontrada no Itaú, de 2,70%. No crédito pessoal, as taxas mensais chegam a 10,54% e no cheque especial alcançam 22,01%.

Além dessa opção, há empresas que também oferecem um cartão de crédito com consignação em folha. Criado há dois anos pela Sorovale - empresa do grupo Sorocred -, o "Cartão Pague Certo" já é usado por 380 companhias. O produto não tem anuidade, juros ou encargos financeiros; uma taxa de R$ 4,99 é cobrada no primeiro uso do cartão. "É uma modalidade de crédito, com limite de até 30% do salário, que o funcionário pode usar na rede credenciada - da Rede e da Cielo ", explica Giovanni Santini, diretor da administradora de benefícios. O valor utilizado é descontado da folha de pagamento do salário seguinte, sendo que o prazo para o desconto pode ser estendido em até 40 dias. "É o que ajuda algumas pessoas a chegar ao fim do mês. Hoje, muita gente acaba usando cheque especial com esse objetivo e acaba pagando juros e encargos financeiros", enfatiza.

Page 52: Clipping DSOP Fevereiro 2014

52

Veículo: Consumidor Consciente

Data: 19/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://consumidorconsciente.eco.br/index.php/blogs/reinaldo-domingos/item/1145-orienta

%C3%A7%C3%B5es-para-n%C3%A3o-se-endividar-no-carnaval.html

Orientações para não se endividar no carnaval

Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é

nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas

bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as

pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é  planejar os gastos

com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar  durante a festa. Caso queira

desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem,

pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e

alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas

agem por impulso e o resultado são as dívidas.

Page 53: Clipping DSOP Fevereiro 2014

53

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar  nesta ocasião,

outras aconteceram, onde poderá se divertir sem  preocupações. Mas, seguem mais

algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação

financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a

partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e

diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval

comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a

fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que

comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda

pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes

física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o

orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos

acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível,

veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval

com responsabilidade!

6- Se previna de problemas 

Page 54: Clipping DSOP Fevereiro 2014

54

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia

poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em

locais seguros.

Page 55: Clipping DSOP Fevereiro 2014

55

Veículo: Jovem Pan Online

Data: 19/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://jovempan.uol.com.br/videos/noticias/economia/como-gastar-menos-do-que-voce-ganha-

1.html

Page 56: Clipping DSOP Fevereiro 2014

56

Veículo: A Crítica

Data: 19/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-carnaval-festa-folia-contas-

Endividamento-dinheiro-gastos-consumo-contas_bamcarias-viagens-limites-

financas_pessoais_0_1087691233.html

Fuja das dívidas no carnaval!Especialista dá dicas de como não estourar a conta bancária no período carnavalesco

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa(Reprodução/Internet)Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é  planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar  durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

Page 57: Clipping DSOP Fevereiro 2014

57

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar  nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem  preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O

Page 58: Clipping DSOP Fevereiro 2014

58

importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemas

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 59: Clipping DSOP Fevereiro 2014

59

Veículo: Diário de Jacareí

Data: 19/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.diariodejacarei.com.br/new/?action=www&subaction=noticia&title=a-melhor-forma-de-adquirir-a-casa-propria&id=17067

A melhor forma de adquirir a casa própriaAlguns cuidados são necessários, principalmente em relação aos gastos extras, como taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes

A realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa ‘Minha Casa Minha Vida’ ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam.

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomenda-se um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Page 60: Clipping DSOP Fevereiro 2014

60

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante. O grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento, em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor; aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

SERVIÇOAlguns passos para se adquirir uma casa própria1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram;2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto;

 

3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel;

4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerado dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais;

5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão;

6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso;

Page 61: Clipping DSOP Fevereiro 2014

61

7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro;

8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, entre outros;

9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte;

 

Fonte:  Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, entre outros.

Page 62: Clipping DSOP Fevereiro 2014

62

Veículo: Diário de Contagem

Data: 18/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.diariodecontagem.com.br/v2010/materia/8/6358/

Page 63: Clipping DSOP Fevereiro 2014

63

Veículo: EcoFinanças

Data: 18/02/2014

Editoria: Livro

Site: http://www.ecofinancas.com/noticias/veja-orientacoes-para-orientar-no-carnaval

Veja orientações para não se orientar no carnavalUma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde. 

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é  planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar  durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas. O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem  preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes. 2- Cuidado com o cartão de crédito O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro   para pagar a fatura na data do vencimento. 

Page 64: Clipping DSOP Fevereiro 2014

64

3- Economize na fantasia Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar. 4- Beba com moderação Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamentofinanceiro   . 5- Vai viajar? Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade! 6- Se previna de problemas  Evite levar grandes quantias de dinheiro   , cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros; Fonte: Reinaldo Domingos, educador financeiro

Page 65: Clipping DSOP Fevereiro 2014

65

Veículo: A Terceira Idade

Data: 18/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.aterceiraidade.com/politica-e-financas/emprestimo-consignado-para-idosos-cautelas-a-serem-tomadas/

Empréstimo consignado para idosos: cautelas a serem tomadas

Imagem: Shutterstock

Você já pensou em fazer um empréstimo consignado? Saiba aqui quais os principais cuidados que você deve ter na hora de fazer esse tipo de atividade.

O controle da despesa mensal é fundamental para quem pretende ficar livre dos endividamentos. Isso vale também para as pequenas despesas, denominadas por especialistas de gastos fantasmas, que ocorrem esporadicamente, mas no final do mês são capazes de comprometer o orçamento. Esse cuidado é essencial principalmente para quem já é aposentado, pois o valor da renda recebida mensalmente pela Previdência Social é menor do que o salário adquirido na época em que eram exercidas as atividades trabalhistas.

O problema é que, em alguns casos, mesmo com todo o controle financeiro, algumas dividas que não estavam previstas no mês podem ser responsáveis pelo comprometimento da renda. Neste momento, ao se verem cheios de contas para pagar, muitos recorrem ao empréstimo consignado. Mas quais são os riscos desse tipo de crédito? O consignado é diferente do empréstimo comum, pois se trata de um empréstimo em que o pagamento sai do salário do trabalhador antes que ele tenha acesso a esse dinheiro.

“Assim como qualquer outra linha de crédito, o empréstimo consignado traz como seu grande diferencial, taxas de juros menores. Trata-se de uma grande

Page 66: Clipping DSOP Fevereiro 2014

66

vantagem em relação aos demais. Porém o pagamento é debitado diretamente do recebimento, com isso, as possibilidades de negociações ficam comprometidas”, explica o educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP e autor do best-seller Terapia Financeira.

Ele destaca que é necessário atentar sobre a real necessidade do empréstimo para o idoso, pois ele pode afetar ainda mais a renda da pessoa, já que ao fazer o empréstimo consignado se deduz até 30% do valor líquido da aposentadoria. “O ato de buscar por um empréstimo consignado ou qualquer outro já é um sintoma de problemas financeiros. A grande maioria dos aposentados acaba fazendo o consignado sem antes fazer um diagnostico financeiro de sua vida”, alerta Domingos.

O terapeuta financeiro orienta que primeiro é preciso saber qual será a prestação mensal a ser debitada e se a mesma não afetará as necessidades básicas desse aposentado. “Pesquisas recentes mostram que as famílias cometem um excesso em suas despesas em torno de 25%, e não é diferente com os aposentados. É necessário examinar e buscar pelas menores taxas de juros. Mesmo para aqueles que já têm empréstimo consignado, deve buscar uma possível portabilidade. Isto porque os bancos, em especial os públicos, têm apresentado taxas bem atrativas para os mesmos”, indica ele.

Essa modalidade de empréstimo pode ser contratada em qualquer instituição financeira. Mas, segundo o educador financeiro, a recomendação é realizar uma vasta pesquisa, uma vez que as mesmas apresentam diferentes taxas de juros periodicamente. Sobretudo, tendo atenção para que se tenha completo domínio das finanças pessoais. “O limite de crédito é concedido sobre a base do benefício mensal recebido pelo aposentado, a qual a prestação a ser debitada não poderá ultrapassar o percentual de 30% sobre o ganho. Mas essa prática não tem sido respeitada e muitos aposentados acabam ultrapassando esse limite, como é o caso dos funcionários públicos”, adverte.

De acordo com Reinaldo, todo aposentado tem direitos iguais como cidadão e, quando o assunto é empréstimo consignado, esses direitos ficam ainda maiores, visto que podem tomar empréstimos em diversas instituições financeiras, o que acarretará em descontos acima dos 30%, como acontece muito com os funcionários públicos. “Já deparei em minhas consultas de terapias financeiras funcionários públicos que, após tomarem muitos empréstimos consignados, só recebem 10% de seu salário líquido”, alerta.

Reinaldo Domingos aconselha que antes de tomar qualquer crédito, seja consignado ou não, é preciso praticar quatro passos:

Diagnosticar: fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, registrar os gastos por trinta dias, reduzindo, assim, o excesso em todos os tipos de despesas. Descobrir

Page 67: Clipping DSOP Fevereiro 2014

67

para onde está indo cada centavo do dinheiro recebido. Após este período, totalizar e reunir a família para uma conversa sobre os sonhos e desejos de todos os membros da família.

Sonhar: é preciso que, na reunião familiar, se foque no tema principal, que são os sonhos de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). Para cada sonho é preciso saber o valor, quanto vai guardar e em quanto tempo quer realizá-lo.

Orçar: fazer um orçamento financeiro que prioriza seus sonhos, isto é, o dinheiro do sonho deverá ser guardado logo quando cair na conta corrente do banco.

Poupar: guardar dinheiro para os sonhos de curto, médio e longo prazo. Para as de curto, recomendo a caderneta de poupança; para os de médio, CDB, tesouro direto e fundo de investimento e, para os sonhos de longo prazo, tesouro direto, previdência privada e imóveis.

Seguindo esses passos o presidente da DSOP Educação Financeira afirma que o idoso terá certeza de que, caso necessite de um empréstimo, que o mesmo será tomado com consciência. “Também recomendo nunca emprestar o nome para terceiros, mesmo que seja a parentes; lembre-se, seu nome é intransferível e merece seu respeito”, finaliza Reinaldo Domingos.

Page 68: Clipping DSOP Fevereiro 2014

68

Veículo: Infomoney

Data: 18/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.infomoney.com.br/blogs/financas-em-casa/post/3199928/voce-merece-ter-dinheiro

Page 69: Clipping DSOP Fevereiro 2014

69

Page 70: Clipping DSOP Fevereiro 2014

70

Veículo: Tribuna da Região Online

Data: 17/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://tribunadaregiaoonline.com/como-se-planejar-financeiramente-para-a-copa-do-mundo/

Como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo17/02/2014

Depois de passar por diversos países, chegou a vez de o Brasil sediar a Copa do Mundo. A ocasião já

está mexendo significativamente com a economia do país e, por isso, está mais do que na hora de os

brasileiros começarem a se planejar para esse megaevento, que ocorre no meio do ano.

Como já foi definido, três jogos da seleção brasileira serão realizados em dias úteis, e, se o time for para

a fase final, haverá mais um feriado no país. Nesse período, a população estará focada nos jogos, em

ritmo de comemoração, o que significa aumento de gastos, desde compra de eletrônicos – como uma TV

nova, por exemplo – até alimentação e bebidas.

Grande parte da população não é educada financeiramente e, por esse motivo, tem dificuldade em

organizar as finanças. Então, após tomar ciência da condição financeira, há outros pontos a serem

levados em consideração. É preciso ponderar, pois, caso contrário, as pessoas são tomadas pela

animação do momento e acabam comprando mais do que podem e precisam. Segundo o Educador

Financeiro Antonio Oscar Pereira Filho, “é preciso que as pessoas não gastem por impulso o que

fatalmente levará ao descontrole do orçamento pessoal/familiar gerando consequências negativas

duradouras“.

Além disso, não se pode esquecer que, daqui dois anos, o país será palco de mais um grande evento

esportivo: as Olimpíadas. Portanto, esse é um ótimo momento para já começar a se educar

financeiramente, mudando os hábitos com relação ao uso e à administração do dinheiro. Para Antonio

Page 71: Clipping DSOP Fevereiro 2014

71

Oscar, “planejar é a melhor opção para curtir sem problemas financeiros o novo acontecimento no mundo

dos esportes”.

Veja algumas dicas da DSOP Educação Financeira:

Caso não tenha conseguido ingressos para assistir os jogos da Copa, não cometa loucuras, pagando

exorbitâncias para cambistas. Além de ser um crime, há o risco de ser falsificado e dos valores

descontrolarem as contas da família;

Se for viajar para outra cidade para assistir aos jogos, pesquise com antecedência passagens e estadia.

Os preços já estão exorbitantes e ficarão ainda maiores para quem deixar para a última hora;

Estabeleça valores a serem gastos no período, separando uma quantia que não trará grande impacto no

orçamento dos próximos meses;

Uma boa pedida é se planejar com antecedência para assistir aos jogos com amigos. É preciso levantar o

que será servido: bebidas e comidas, quanto será investido de dinheiro e, então, dividir com todos. Esse é

um evento coletivo, não só para os jogadores, mas também para os que assistem e curtem;

Não é por causa da Copa que precisa trocar todos os eletrônicos (TV, computador, celular, som, etc.).

Acalme-se e nada de ansiedade, talvez, este momento não seja uma boa hora para isso. Mas, se

realmente achar necessário, pesquise na internet e em diversas lojas em busca do melhor preço.

Page 72: Clipping DSOP Fevereiro 2014

72

Veículo: O Jornal de Hoje

Data: 17/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://jornaldehoje.com.br/prepare-seu-planejamento-financeiro-para-acompanhar-copa-mundo-

brasil/

Prepare seu planejamento financeiro para acompanhar a Copa do Mundo no BrasilGrande parte da população não é educada financeiramente e, por esse motivo, tem dificuldade em organizar as finanças

Depois de passar por diversos países, chegou a vez de o Brasil sediar a Copa do Mundo. A ocasião já está mexendo significativamente com a economia do país e, por isso, está mais do que na hora de os brasileiros começarem a se planejar para esse megaevento, que ocorre no meio do ano.

Como já foi definido, três jogos da seleção brasileira serão realizados em dias úteis, e, se o time for para a fase final, haverá mais um feriado no país. Nesse período, a população estará focada nos jogos, em ritmo de comemoração, o que significa aumento de gastos, desde compra de eletrônicos – como uma TV nova, por exemplo – até alimentação. Segundo o Educador Financeiro DSOP Ricardo Geiger, a copa é um evento muito importante, mas não deve desestabilizar nosso bolso.

No entanto, o que é para ser diversão pode facilmente se tornar um pesadelo se não for bem planejado, contribuindo para o aumento dos índices de endividamento e inadimplência do país. Por isso, o primeiro passo é saber da real situação financeira em que se encontra (endividado, equilibrado financeiramente ou investidor). “Antes de qualquer gasto, verifique se é uma necessidade ou um desejo”, comenta Geiger.

Grande parte da população não é educada financeiramente e, por esse motivo, tem dificuldade em organizar as finanças. Então, após tomar ciência da condição financeira, há outros pontos a serem levados em consideração. É preciso ponderar, pois, caso contrário, as pessoas são tomadas pela animação do momento e acabam comprando mais do que podem e precisam. “Uma necessidade tem que ser atendida, já um desejo pode esperar. Faça um levantamento de quanto está gastando mensalmente e compare com os seus rendimentos. A quantidade que sai nunca pode ser maior do que a que entra”, explica o educador.

Page 73: Clipping DSOP Fevereiro 2014

73

Caso não haja essa preocupação agora, as consequências poderão ser negativas e duradouras, comprometendo o orçamento financeiro pessoal/familiar durante meses. Além disso, não se pode esquecer que, daqui dois anos, o país será palco de mais um grande evento esportivo: as Olimpíadas. Portanto, esse é um ótimo momento para já começar a se educar financeiramente, mudando os hábitos com relação ao uso e à administração do dinheiro.

Para o educador, sabendo usar não vai faltar. “Nunca compre por impulso. Programe seus gastos e você terá um futuro muito melhor e mais tranquilo”.

Veja algumas dicas da DSOP Educação Financeira1. Caso não tenha conseguido ingressos para assistir os jogos da Copa, não cometa

loucuras, pagando exorbitâncias para cambistas. Além de ser um crime, há o risco de ser falsificado e dos valores descontrolarem as contas da família;

2. Se for viajar para outra cidade para assistir aos jogos, pesquise com antecedência passagens e estadia. Os preços já estão exorbitantes e ficarão ainda maiores para quem deixar para a última hora;

3. Estabeleça valores a serem gastos no período, separando uma quantia que não trará grande impacto no orçamento dos próximos meses;

4. Uma boa pedida é se planejar com antecedência para assistir aos jogos com amigos. É preciso levantar o que será servido: bebidas e comidas, quanto será investido de dinheiro e, então, dividir com todos. Esse é um evento coletivo, não só para os jogadores, mas também para os que assistem e curtem;

5. Não é por causa da Copa que precisa trocar todos os eletrônicos (TV, computador, celular, som, etc.). Acalme-se e nada de ansiedade, talvez, este momento não seja uma boa hora para isso. Mas, se realmente achar necessário, pesquise na internet e em diversas lojas em busca do melhor preço.

Page 74: Clipping DSOP Fevereiro 2014

74

Veículo: Esporte Nordeste

Data: 17/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.esportenordeste.com.br/noticia/9757/Como-se-planejar-financeiramente-para-a-

Copa-do-Mundo.html

Como se planejar financeiramente para a Copa do MundoGrande parte da população não é educada financeiramente e, por esse motivo, tem dificuldade em organizar as finanças

Depois de passar por diversos países, chegou a vez de o Brasil sediar a Copa do Mundo. A ocasião já está mexendo significativamente com a economia do país e, por isso, está mais do que na hora de os brasileiros começarem a se planejar para esse megaevento, que ocorre no meio do ano. Como já foi definido, três jogos da seleção brasileira serão realizados em dias úteis, e, se o time for para a fase final, haverá mais um feriado no país. Nesse período, a população estará focada nos jogos, em ritmo de comemoração, o que significa aumento de gastos, desde compra de eletrônicos – como uma TV nova, por exemplo – até alimentação e bebidas. Grande parte da população não é educada financeiramente e, por esse motivo, tem dificuldade em organizar as finanças. Então, após tomar ciência da condição financeira, há outros pontos a serem levados em consideração. É preciso ponderar, pois, caso contrário, as pessoas são tomadas pela animação do momento e acabam comprando mais do que podem e precisam. Segundo o Educador Financeiro Antonio Oscar Pereira Filho, “é preciso que as pessoas não gastem por impulso o que fatalmente levará ao descontrole do orçamento pessoal/familiar gerando consequências negativas duradouras“. Além disso, não se pode esquecer que, daqui dois anos, o país será palco de mais um grande evento esportivo: as Olimpíadas. Portanto, esse é um ótimo momento para já começar a se educar financeiramente, mudando os hábitos com relação ao uso e à administração do dinheiro. Para Antonio Oscar, “planejar é a melhor opção

Page 75: Clipping DSOP Fevereiro 2014

75

para curtir sem problemas financeiros o novo acontecimento no mundo dos esportes”. Veja algumas dicas da DSOP Educação Financeira: 

1. Caso não tenha conseguido ingressos para assistir os jogos da Copa, não cometa loucuras, pagando exorbitâncias para cambistas. Além de ser um crime, há o risco de ser falsificado e dos valores descontrolarem as contas da família;

2. Se for viajar para outra cidade para assistir aos jogos, pesquise com antecedência passagens e estadia. Os preços já estão exorbitantes e ficarão ainda maiores para quem deixar para a última hora;

3. Estabeleça valores a serem gastos no período, separando uma quantia que não trará grande impacto no orçamento dos próximos meses;

4. Uma boa pedida é se planejar com antecedência para assistir aos jogos com amigos. É preciso levantar o que será servido: bebidas e comidas, quanto será investido de dinheiro e, então, dividir com todos. Esse é um evento coletivo, não só para os jogadores, mas também para os que assistem e curtem;

5. Não é por causa da Copa que precisa trocar todos os eletrônicos (TV, computador, celular, som, etc.). Acalme-se e nada de ansiedade, talvez, este momento não seja uma boa hora para isso. Mas, se realmente achar necessário, pesquise na internet e em diversas lojas em busca do melhor preço.

Page 76: Clipping DSOP Fevereiro 2014

76

Veículo: Jornal Meio Ambiente

Data: 17/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.jornalmeioambiente.com/materia/7105/educacao-financeira-tambem-faz-bem-para-

o-meio-ambiente

Educação financeira também faz bem para o meio ambientePor Reinaldo Domingos

O conceito de educação financeira está intrinsecamente relacionado ao mundo de sustentabilidade, no qual se encontra, inclusive, a preservação do meio ambiente. Em meu livro O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável (Editora DSOP), voltado para crianças do Ensino Fundamental,abordo a educação financeira embasada na sustentabilidade.

É como andar de bicicleta, quando criança, ao aprender, caímos uma, duas ou mais vezes e quase sempre não nos machucamos, mas, se deixar para aprender quando adultos, tudo fica muito mais difícil.Com os temas sustentabilidade e educação financeira,acontece da mesma forma. É preciso aprender, desde pequeno, a poupar antes de gastar, aproveitar e reaproveitar produtos, conservar o meio ambiente com pequenas e simples atitudes, para que possamos garantir nossas novas gerações e o desenvolvimento de um futuro mais próspero financeiramente e ambientalmente.

A temática, bastante discutida atualmente, se relaciona principalmente com o conceito dos 5Rs, que, por meio de ações práticas no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Essas ações estão descritas de forma objetiva em meu livro e são elas:

• Repensar os hábitos de consumo e descarte;

• Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde;

• Reduzir o consumo desnecessário;

• Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar;

• Reciclar materiais.

Page 77: Clipping DSOP Fevereiro 2014

77

Com certeza, com essas preocupações e com o consumo consciente,haverá reflexos diretos também no bolso, reduzindo gastos desnecessários. E os pontos são simples, veja alguns:

1- Antes de ir às compras, defina o que é realmente prioridade e observe na dispensa e geladeira os itens de uso cotidiano que estão faltando e o que não foi utilizado, evite desperdícios;

2- Observe o prazo de validade dos produtos e verifique se os itens em promoção estão na sua lista ou se são realmente necessários. Somente compre em grande quantidade se tiver a certeza de que serão consumidos dentro do prazo de validade;

3- Verifique se existe mesmo a necessidade de manter um automóvel (ou um segundo automóvel). Muitas pessoas, já optaram por utilizar transporte público ou até mesmo taxi ou bicicleta para se locomover e observaram que os custos mensais são menores do que tinham com a manutenção: combustível, estacionamento, seguro e impostos. Mudar alguns hábitos de locomoção pode fazer bem ao bolso e à saúde;

4- O proprietário de um veículo deve ter em mente que é fundamental evitar o uso desnecessário.Uma boa alternativa é revezar caronas ou mesmo utilizar o transporte público, quando possível. Além de economizar, você estará colaborando com o meio ambiente;

5- Os gastos com energia elétrica são um dos que mais apresentam excessos. Basta pensar em quanto tempo usa o chuveiro, quantas vezes deixa as luzes ligadas e a geladeira aberta. Sem contar no uso de televisão e de computador;

6- Reciclar produtos também deve ser prioridade. Os desperdícios nas casas são muitos, sendo possível reciclar desde alimentos até roupas e materiais escolares, sem perder a qualidade;

7- Na utilização de gás e água, também é possível economizar. Evite deixar o fogo ligado, o chuveiro e torneiras abertas sem necessidade e busque reutilizar a água;

8- Quem tem filhos, é preciso, antes de ir às compras do material escolar, rever os itens que já havia comprado nos últimos anos. Essa atitude, com certeza, irá ajudar na redução desse tipo de despesa;

9- Diga não ao consumo não consciente. Cuidado, pois o seu dinheiro não aceita desaforo. Cada centavo gasto em despesas sem necessidade pode representar uma aposentadoria sustentável;

10- Construa junto com o seu filho três cofrinhos com produtos recicláveis: um para curto prazo (até três meses), outro para médio (até seis meses) e outro de longo (até um ano ou mais). Ensine a criança a guardar sonhos dentro de cada cofrinho e não apenas dinheiro.

Page 78: Clipping DSOP Fevereiro 2014

78

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 79: Clipping DSOP Fevereiro 2014

79

Veículo: Tribuna da Bahia

Data: 16/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.tribunadabahia.com.br/2014/02/16/melhor-forma-de-adquirir-casa-propria

A melhor forma de adquirir a casa própriaA realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de

Page 80: Clipping DSOP Fevereiro 2014

80

algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja 9 passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram.2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.

3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.

5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.

6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.

7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.

8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.

9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.Veículo: O Diário

Data: 16/02/2014

Page 81: Clipping DSOP Fevereiro 2014

81

Editoria: Finanças

Site: http://issuu.com/jornalodiario/docs/jornal16022014

Page 82: Clipping DSOP Fevereiro 2014

82

Page 83: Clipping DSOP Fevereiro 2014

83

Veículo: Jornal do Sudoeste

Data: 16/02/2014

Editoria:

Site: http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=5266

Qual a melhor forma de adquirir a casa própria A realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento, em qualquer tipo de

Page 84: Clipping DSOP Fevereiro 2014

84

investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

 

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram.

2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.

3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerado dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.

5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.

6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.

7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.

8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.

9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

 

Page 85: Clipping DSOP Fevereiro 2014

85

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abe-fin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 86: Clipping DSOP Fevereiro 2014

86

Veículo: Folha do Estado

Data: 15/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.folhadoestado.com.br/2014/02/28/orientacoes-para-nao-se-endividar-no-carnaval/

#.Ux3KZ_ldWn9

Orientações para não se endividar no carnaval 

Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos rasgam as fantasias’ e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é  planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar  durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar  nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem  preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira - O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a

Page 87: Clipping DSOP Fevereiro 2014

87

partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito - O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia -  Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação - Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?-  Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemas -  Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Fonte: Reinaldo Domingos. Educador financeiro

Page 88: Clipping DSOP Fevereiro 2014

88

Veículo: Leia Já

Data: 15/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://carnaval.leiaja.com/2014/02/15/recifenses-gastarao-mais-de-r-200-durante-carnaval

Recifenses gastarão mais de R$ 200 durante CarnavalAnálise feita pelo IPMN revela também os principais produtos consumidos no periodo

Recifenses pretendem gastar mais de R$ 200 durante todo o período do Carnaval. É o que aponta uma análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) divulgada nesta quinta-feira (13). De acordo com o estudo, os produtos mais consumidos pelos foliões são cerveja, água, refrigerante e alimentos como espetinho de carne. 

A mestranda Juliana Lima, 26 anos, comenta que pretende gastar cerca de R$ 100 por dia e que o produto que está mais caro é a cerveja. "Estou calculando que vou gastar no geral - com taxi, comida e bebida uns R$ 500 reais durante o período. Eu acho que em relação à bebida, acredito que tá muito mais caro, principalmente a cerveja”.

A estudante, que já brincou Carnaval em outros Estados, afirma que no Recife, ainda é possível gastar pouco. “De todo jeito, brincar no Recife é muito barato que em outros estados, por exemplo, eu já passei carnaval na Bahia e no Rio de Janeiro e gastei umas três vezes mais. Todos os shows nos polos são gratuitos, isso barateia o carnaval. Conheço gente que passa o dia brincando em Olinda com 50 reais". 

O fotógrafo Thaik Santos, (26), explica que mesmo aproveitando todos os dias de folia, dá pra economizar. “Brinco o dia todo, os quatro dias de Carnaval. Eu gasto cerca de 250 para tudo, bebida, comida e transporte. A dica é evitar coisas como taxis e restaurantes. A cada ano que passa, tudo fica mais caro”.

A pesquisa revela também, que os produtos mais consumidos pelos clientes são a água (24,3%), cerveja (23%), refrigerante (9,7%), espetinho (5,1%) e suco (3,9%). Ambulante há 18 anos, Edson José, (33), afirma que o produto que dá mais lucro é a água. “Por ser mais

Page 89: Clipping DSOP Fevereiro 2014

89

barato e também porque os restaurantes cobram muito caro. Uma garrafa aqui é R$ 2 e no bar são R$ 4, as pessoas preferem comprar aqui. Depois da água vem a cerveja, o refrigerante e os espetinhos”.

Edson explica também que o melhor período para os ambulantes é durante as prévias carnavalescas e questiona a atuação privada durante a festa. “Normalmente só trabalho durante a semana, mas com a chegada do Carnaval, vou a todas as prévias que puder, já que nos dias de Carnaval mesmo, nós não podemos ir. Fizemos um cadastro prévio com a Prefeitura, para poder vender durante as prévias, mas infelizmente, por conta do acordo com a AmBev (Companhia de Bebidas das Américas), não podemos comercializar, o que deveria ser errado, já que o Carnaval é uma festa do povo”.

O comerciante João Santos, (53), comenta que os ambulantes deveriam ter mais apoio do município.“A prefeitura poderia juntar os ambulantes e conversar sobre isso. Acredito que todos nós gostaríamos de ter um espaço no Carnaval pra vender, tudo dentro da lei. Agora eles fazem esses acordos com a AmBev e a gente fica sem nada. Quero só ver na época da Copa, como é que eles vão fazer”.

Nas lojas do Walmart, a venda de cerveja e água no Carnaval é a maior do ano, superando inclusive a registrada no Natal e Réveillon. Para este período carnavalesco, as lojas esperam um crescimento de 10% nas vendas desses produtos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Também há reforço no abastecimento as lojas acabam tendo reforçados seus estoques de água, cerveja e demais itens de grande giro nessa época. Em Pernambuco, o Hiper Bompreço de Olinda (Bairro Novo), pela proximidade com focos de Folia na cidade, tem também o seu estoque reforçado desses itens. Em média, o reforço de estoque para este ano está sendo de 10%.

As lojas da rede Walmart em Pernambuco (Bompreço, Hiper Bompreço, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam´s Club) já estão com exposição específica de itens de maior giro no Carnaval, que inclui não só cerveja e água, mas também bebidas destiladas, gelo, salgadinhos, itens para churrasco, protetores solar, sorvetes, roupas temáticas (camisas e fantasias), caixas térmicas, etc.

O educador financeiro Reinaldo Domingos, preparou algumas dicas para economizar durante o período do Carnaval:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

Page 90: Clipping DSOP Fevereiro 2014

90

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. 

6- Se previna de problemas 

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros.

Page 91: Clipping DSOP Fevereiro 2014

91

Veículo: Correio 24horas

Data: 14/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/sem-dividas-participe-do-carnaval-com-gastos-compativeis-com-seu-orcamento/?cHash=cd4c0408bf84bc57ef22a040012a0d55

Sem dívidas: Participe do Carnaval com gastos compatíveis com seu orçamentoSe você não resiste ao passar por Ondina e ver os andaimes com os últimos retoques da festa, ainda dá tempo de achar formas de se divertir

Se você vai correr atrás do trio, tome cuidado para não ter credores correndo atrás de você depois do Carnaval. Enquanto alguns foliões comemoram ter garantido seus abadás com meses de antecedência, outros, menos previdentes ou abonados, deixaram para cuidar do assunto na última hora.

Mas, se você não resiste ao passar por Ondina e ver os andaimes com os últimos retoques da festa, ainda dá tempo de achar formas de se divertir. A cada ano, mais artistas aderem ao movimento dos sem-corda. Saulo Fernandes, Carlinhos Brown, Armandinho e até Chiclete com Banana neste Carnaval vão puxar a multidão, pelo menos uma vez, em trios sem restrições para descamisados.

Mas, para os que não abrem mão do abadá, alguns blocos fazem promoções de última hora para esgotar o estoque. O site de e-commerce local Groupon, por exemplo, oferece, até o domingo, desconto de 40% na compra de um abadá do Ara Ketu. Em vez dos R$ 119 do valor normal, dá para adquirir uma camisa por R$ 89,90.

Tudo bem, digamos que você não goste do Ara Ketu. Quer mesmo é sair no Camaleão, com Chiclete, apesar de estar custando R$ 1.490 a unidade, na Central do Carnaval. “Não vejo problema algum em colocar o abadá no cartão de crédito, desde que em 30 dias você tenha dinheiro para pagar a fatura toda”, aconselha o economista Oswaldo Guerra. Segundo ele, para o consumidor que consegue pagar as contas em dia, dá para aproveitar as promoções de cartões, acumulando pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, por exemplo. 

Reinaldo Domingos, educador financeiro do Instituto DSOP, compartilha a opinião. “O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o Carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento”, diz.

Page 92: Clipping DSOP Fevereiro 2014

92

 PipocaA guia de turismo Rita Pimentel, 49 anos, segue o indicado à risca. “Sou chicleteira há dez anos, não perco um Carnaval atrás de Bell Marques. Mas, quando fica muito caro, eu vou na pipoca numa boa. Já brinquei muito sem abadá. Este ano, eu só comprei porque quero comemorar os meus 50 anos”, diz. Como comprou em junho, ela conseguiu o passaporte para a festa por menos da metade do valor de hoje.  

Diretor de Marketing da financeira Sorocred, Wilson Justo alerta que, antes de gastar na folia, é preciso analisar o orçamento de forma fria. Para ele, cada caso é um caso. “A tomada de decisão tem que ser  feita olhando o orçamento. Não digo para deixar de participar, apenas para fazerem suas escolhas com cuidado”.

“Comprar antes é bom porque, quando chega o Carnaval, você já está livre. Você sente menos as parcelas”, afirma a jornalista Marilúcia Leal, 25. Ela pagou R$ 750 para sair três dias no Cerveja&Cia. Hoje o preço para sair só sexta e sábado é de R$ 1 mil. “Terminou o Carnaval, a dívida também acaba por ali. Já curtiu e já pagou”.  Mas não basta se preocupar só com o abadá. Quem sai para a folia passa precisa comer e beber. Wilson Justo afirma que no calor do momento é possível gastar bem mais do que o desejado. “Se você sai com R$ 100 para despesas e R$ 100 de emergência, pode acabar gastando tudo”, afirma.

Page 93: Clipping DSOP Fevereiro 2014

93

Veículo: Banca de Jornalistas

Data: 13/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.bancadejornalistas.com/arquivos/10102

Qual a melhor forma de adquirir a casa própria

A realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Page 94: Clipping DSOP Fevereiro 2014

94

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram.2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 95: Clipping DSOP Fevereiro 2014

95

Veículo: Agita SP

Data: 13/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://agitosp.com/2014/02/13/qual-a-melhor-forma-de-adquirir-a-casa-propria-2/

Qual a melhor forma de adquirir a casa própriaA realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do

Page 96: Clipping DSOP Fevereiro 2014

96

financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram.2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 97: Clipping DSOP Fevereiro 2014

97

Veículo: Gazeta Virtual

Data: 12/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://gazetavirtual.com.br/feira-do-estudante/

Feira do Estudante

A Feira do Estudante 2014 – 17ª Expo Ciee já conta com 20 expositores confirmados. O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera e deverá atrair 65 mil jovens em busca de estágio e de informações sobre inclusão e capacitação profissional.

As organizações que já garantiram seus espaços são: Aptech, Argentina Inprotur, Centro Universitário FEI, Diário de S. Paulo, Instituto Dsop, Eu Vou Passar, Fundação Roberto Marinho (parceira do Ciee no programa Aprendiz Legal), Instituto Metodista de Ensino Superior, Isitec, KMPG, Level Up, Main Street Idiomas, Prêmio Jovem Brasileiro, Saga, Secretaria da Fazenda, Seda College, Senai/Fiesp, Teleperformance, Universidad Nacional Ecológica e Universidade de São Paulo (USP).

“A Feira do Estudante reafirma o comprometimento das empresas com os jovens estudantes e com o futuro do País. A edição de 2014 será marcada pela inovação e pela ampla variedade de oportunidades de estágios e capacitação para quem inicia a vida profissional”, afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do Ciee.

SETORESRealização anual do Ciee, a feira será dividida em três setores. Na área reservada aos expositores, instituições de ensino, empresas e órgãos públicos oferecerão seus serviços e novidades em cursos e carreiras – no estande máster do Ciee, por

Page 98: Clipping DSOP Fevereiro 2014

98

exemplo, serão feitas inscrições para cinco mil vagas de estágio e duas mil de aprendizagem.No setor de informação profissional, serão cerca de 80 palestras com especialistas em diversas áreas que abordarão temas pertinentes a profissões, mercado de trabalho, empreendimento, seleção e recrutamento, entre outros temas; além de simulados de processos seletivos.

No setor de entretenimento, várias atrações, como shows de música, atividades esportivas e lançamentos de livros estão previstas. Em 2013, o evento contou com 80 palestras, 70 expositores e 65 mil visitantes.

SERVIÇOOs interessados em adquirir cotas para a participação na Expo Ciee devem solicitar informações pelo telefone 3040-6554. Um dos benefícios para empresas participantes é a exposição da sua marca na página da feira no Facebook (www.facebook.com/expociee), que já está no ar.

Page 99: Clipping DSOP Fevereiro 2014

99

Veículo: Diário de S. Paulo

Data: 12/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site:

Page 100: Clipping DSOP Fevereiro 2014

100

Page 101: Clipping DSOP Fevereiro 2014

101

Page 102: Clipping DSOP Fevereiro 2014

102

Page 103: Clipping DSOP Fevereiro 2014

103

Veículo: Utilità

Data: 12/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.utilitaonline.com.br/?acao=noticias&noticias=3433

Carnaval sem extravasar o bolsoMuita gente está se preparando para o Carnaval, mas não se pode confundir a folia com a farra desregrada nas finanças. Por isso, dá para se divertir com limites, que tal então saber como? De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, é preciso se planejar. Não dá para cair na farra sem colocar na ponta do lápis tudo aquilo que será gasto. 

A recepcionista Andréia Rodrigues conta que sempre se programa para tudo o que pretende fazer e não cai nessa de gastar tudo só porque tem feriado ou algo do tipo:

-Sempre me programo antes, já me ferrei com dinheiro quando estive desempregada, mas não por conta de datas festivas. Quando vou à Apoteose, entro com ingressos que a sogra do meu irmão me dá. Roupas eu já tenho e só gasto com comida e bebida, o que não é muita coisa - comenta ela.

Veja então seis dicas do especialista para você não arrumar dívidas nestes dias de festa: 

1) Conheça profundamente a sua realidade financeira 

O primeiro passo para aproveitar o Carnaval sem entrar no cheque especial é conhecer profundamente a própria realidade financeira. Como se encontra? Cheio de dívidas? Com contas em dia? Com investimento? Somente a partir dessa análise dá para se planejar sem comprometer o orçamento; 

2) Atenção ao usar o cartão de crédito O cartão de crédito é um meio de compra muito usado, porém se comprar tudo no Carnaval usando o dinheiro de plástico deverá prestar atenção se vai ter dinheiro para pagar a fatura futuramente; 

3) Poupe na fantasia 

Caso os blocos ou festas estejam na agenda, será preciso uma fantasia, mas para economizar, que tal então usar alguma emprestada ou do ano passado? Será preciso bastante criatividade caso queira fazer a sua e também um olhar atento para não gastar muito; 

4) Excesso de bebida também extravasa os gastos 

Para a maior parte das pessoas, beber no Carnaval é essencial, mas os gastos excessivos com a bebida não são primordiais. Por isso, beba com moderação para não gastar muito; 

5) Viagem só planejada 

Caso vá viajar, é preciso fazer um planejamento. É muito comum ver pessoas gastando demais porque não se organizaram o quanto antes, extrapolando o orçamento. Se você reparar que vai gastar demais, divirta-se perto de casa mesmo. O essencial é aproveitar a folia com responsabilidade e sem dívidas; 

Page 104: Clipping DSOP Fevereiro 2014

104

6) Prevenção é sempre o melhor remédio  

Não leve grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor para o Carnaval, porque existem duas chances: a de você perder tudo ou ser roubado. O pouco necessário a ser levado deve ser colocado em lugar seguro.

Page 105: Clipping DSOP Fevereiro 2014

105

Veículo: em tempo

Data: 11/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.emtempo.com.br/editorias/economia/14572-especialista-d%C3%A1-dicas-sobre-

como-brincar-o-carnaval-sem-se-endividar-seriamente.html

Especialista dá dicas sobre como brincar o Carnaval sem se endividar seriamente

Uma boa parcela da população já está se preparando para o Carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos ‘rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

De acordo com Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira  e do lançamento Sabedoria Financeira, a saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa.

Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadás, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis.

“Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas. O mundo não vai acabar depois do Carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações”, comenta, deixando mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeiraO primeiro passo para curtir o Carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e

Page 106: Clipping DSOP Fevereiro 2014

106

diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes. 2- Cuidado com o cartão de créditoO cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento. 3- Economize na fantasia Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar. 4- Beba com moderaçãoPara muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro. 5- Vai viajar?Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade! 6- Se previna de problemasEvite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos  de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito  cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros.

Page 107: Clipping DSOP Fevereiro 2014

107

Veículo: revista Metro Quadrado

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.revistam2.com.br/dicas-para-nao-se-endividar-carnaval

Dicas para não se endividar no CarnavalReinaldo Domingos ensina em cinco passos como evitar a “ressaca financeira” após o período da folia

Com o Carnaval batendo na porta, a vontade de abraçar o mundo dos foliões assíduos não é à toa. Porém, o maior evento de rua do planeta não é só sinônimo de alegria, mas também de gastos. Com base nisso, o educador financeiro e autor do best seller ‘Terapia Financeira’, Reinaldo Domingos, deu dicas de como aproveitar melhor o seu dinheiro durante a festa para não chegar na quarta-feira de cinzas com o que ele chama de “ressaca financeira”.

De acordo com o especialista, a primeira dica para sair do Carnaval sem dívidas é saber exatamente qual é a sua situação financeira atual. Para Domingos, um planejamento se faz mais do que necessário para que “o período da festa não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes”. “O primeiro passo é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor”, avisou.

O segundo conselho é em relação ao cartão de crédito. Para aqueles que não se incomodam em estourar o limite da ferramenta, Reinaldo salienta que é preciso ficar atento se haverá dinheiro parar pagar a fatura na data do vencimento, procedimento importante principalmente para evitar juros e não criar a famosa

Page 108: Clipping DSOP Fevereiro 2014

108

‘bola de neve’. Outro ponto destacado pelo educador foi o consumo de bebidas. Ainda segundo ele, o exagero no quesito não faz mal somente a saúde física, como também a financeira. “Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro”, indicou.

A quarta indicação é para quem irá viajar durante o período da folia. Para estes, a palavra-chave é planejamento. De acordo com Domingos, “é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite”. Então, é necessário analisar bem a situação financeira momentânea. “Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o Carnaval com responsabilidade”, avaliou.

Para finalizar, não dar mole no Carnaval e se prevenir de problemas foi outro ponto destacado. O especialista aconselha evitar levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor para o circuito, “pois no meio da folia poderá perder ou até mesmo ser furtado. O pouco que levar, ponha em locais seguros”.

Page 109: Clipping DSOP Fevereiro 2014

109

Veículo: Consumidor Moderno

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://consumidormoderno.uol.com.br/consumo/com-iof-em-alta-e-sem-planejamento-

sonho-das-ferias-pode-ser-pesadelo

Com IOF em alta e sem planejamento, sonho das férias pode ser pesadelo

Férias é sempre uma época de muitos gastos, principalmente, quando se decide viajar. O ano virou e uma notícia piorou ainda mais a situação de quem estava planejando sair do país: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente nos pagamentos em moeda estrangeira feitas com cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira se igualou ao do cartão de crédito, indo de 0,38% para 6,38%. Se precisar de dólar então, fica mais complicado, uma vez que a moeda está em alta – R$2,33. Isso é um sinal bem claro de que, para quem não havia se programado corretamente, essa talvez não seja a melhor hora para se fazer essa viagem; é melhor adiar ou mudar de destino. Para saber o que fazer com segurança, recomendo que faça um diagnóstico da vida financeira, sabendo exatamente quais são seus ganhos e gastos do mês, estando ciente de quanto poderá gastar nesse período. É muito provável que tenha que cortar alguns passeios e compras da lista, para que o aumento do IOF e a alta do dólar não pesem tanto no orçamento, correndo o risco de cair em um endividamento. Um conselho que sempre dou é respeitar o padrão de vida, pois só assim é possível realizar sonhos sem precisar entrar em desespero depois para bancá-los, podendo até se tornar um inadimplente.

 Precisamos tomar cuidado para não gastar o que não temos, com coisas que não precisamos, para impressionar, muitas vezes, pessoas que nem sequer conhecemos. Respeitar o dinheiro que passa por nossas mãos é o ponto principal para não perder o controle das finanças pessoais. Caso, depois de uma análise minuciosa do orçamento, você perceber que só será possível realizar a viagem tendo que parcelar tudo, é melhor nem fazer. O que era um sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo em poucos dias. 

 Então, reúna a família – inclusive as crianças – para falar sobre a situação financeira, para que todos possam colaborar nesse momento. Peça a ajuda de todos para pesquisar preço de pacotes de viagem e passagens de avião em, pelo menos, três lugares físicos e virtuais. Acredite, uma simples busca pelo menor preço pode diminuir significativamente os gastos. Se resolverem passear Brasil e de carro, não se

Page 110: Clipping DSOP Fevereiro 2014

110

esqueçam de fazer uma revisão completa e verificar documentação e seguro, pois, além de evitar acidentes, também ajudará a economizar com possíveis problemas que possam ocorrer. Mas se decidirem ir para fora mesmo, com o aumento do IOF para cartões pré-pagos, vale mais a pena levarem 20% em espécie e o resto gastarem no cartão de crédito mesmo, pois, dessa forma, pode-se conseguir algumas vantagens, como o acúmulo de milhas para a próxima viagem ou para desconto em alguns produtos. No entanto, aconselho levar, no máximo, dois cartões de crédito, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem. Não se esqueça de informar a operadora, para que saiba que estará fora do país durante esse período. E por último, um ponto muito importante: ninguém está livre de imprevistos, e passar aperto em outro país não é nada agradável. Por isso, procure levar de reserva de 30% a 50% do total do valor do passeio.

Page 111: Clipping DSOP Fevereiro 2014

111

Veículo: A Tribuna

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.atribunanews.com.br/artigos/orientacoes-para-nao-se-endividar-no-

carnaval-reinaldo-domingos

Orientações para não se endividar no carnavalO primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra

Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeiraO primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!"

Reinaldo Domingos

2- Cuidado com o cartão de créditoO cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

Page 112: Clipping DSOP Fevereiro 2014

112

3- Economize na fantasiaSe for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderaçãoPara muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemasEvite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 113: Clipping DSOP Fevereiro 2014

113

Veículo: EcoFinanças

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.ecofinancas.com/noticias/primeiros-salarios-fazer

Primeiros salários: o que fazer?Sempre pergunto aos jovens: por que vivem em um padrão de vida acima do que podem? Por que o dinheiro não dá para chegar ao fim do mês?A inexperiência no trato com o dinheiro   , os impulsos consumistas e a facilidade em obter crédito fazem com que seja crescente o número de jovens brasileiros endividados. Combater essa situação, organizando as finanças   , é bastante complicado. Para isso, os jovens devem saber o que fazer com os primeiros salários e bolsas-auxílios."Ganhei o primeiro salário   do meu primeiro emprego! Vou comprar um monte de coisa e fazer uma balada muito legal!". Esse é o pensamento da maioria dos jovens logo que recebem, pela primeira vez, seu salário   . Contudo, apesar dessa ideia parecer muito boa, ela pode ser um grande erro, pois é fundamental que o jovem saiba o real valor do dinheiro   que recebe, para que atinja seus sonhos.Sempre pergunto aos jovens: por que vivem em um padrão de vida acima do que podem? Por que o dinheiro   não dá para chegar ao fim do mês? Será que o salário   é insuficiente, suficiente ou já permite poupar? Você está na situação de endividado, equilibrado financeiramente ou já é investidor?

As respostas, normalmente, refletem uma situação de endividamento. Um dos motivos é que os jovens querem viver intensamente o hoje, esquecendo que o futuro pode reservar adversidades. É importante viver o hoje, mas isso não impede que, diante dos primeiros salários, os jovens comecem, de imediato, a planejar e construir o futuro, com muita segurança e a certeza de uma vida melhor, com qualidade de vida, aposentadoria tranquila e independência financeira.

Para isso, é preciso que, desde já, o jovem sonhe com as realizações; saber quanto custa e quando quer que ele seja conquistado. Com a metodologia DSOP de Educação Financeira, isso é plenamente possível, aprendendo a poupar para atingir esse objetivo.

Quando falamos no primeiro emprego, observo que, há muito tempo, o mercado de trabalho está se tornando muito competitivo, e não só com outros jovens concorrendo, com profissionais muito preparados, que passaram, até mesmo, a concorrer diretamente com os jovens que estão no mercado de trabalho.

Page 114: Clipping DSOP Fevereiro 2014

114

Assim, cada vez mais é importante que, paralelamente ao trabalho, jovens busquem a oportunidade de ingressar em uma instituição que as capacite para o mercado de trabalho, ampliando cada vez mais essa possibilidade de informações.

Um dos pontos que sempre procuro levar aos jovens, de modo geral, é que independente da atividade que ele irá praticar ou exercer, ele não pode deixar de lado a educação financeira. Tenho observado que, junto com os primeiros salários, os jovens também começam a contrair as primeiras dívidas. Isso é fácil de entender, pois eles têm dinheiro   e estão expostos ao marketing publicitário e o credito fácil; ambos fazem verdadeiros estragos na vida financeira de nossos jovens. O marketing faz com que se deseje algo que nem mesmo tinha planejado e o crédito fácil faz com compre algo que não sonha com o dinheiro   que não tem e, daí, o endividamento se inicia e o jovem -pela falta de educação financeira -acaba se acostumando em viver uma vida totalmente desregrada.

O caminho para mudar essa situação é o que chamo de Metodologia DSOP de Educação Financeira, que se baseia em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

O primeiro pilar é "diagnosticar" a vida financeira, isto é, fazer uma "fotografia" da situação financeira, saber o ganho líquido, o que gasta, o que tem de dívida ou quanto tem de dinheiroguardado. Deverá também saber para onde está indo cada centavo do dinheiro   gasto: cafezinho, lanches, baladas, pizzas, cinemas, até mesmo a gorjeta. No fim do mês, deverá ser totalizado e analisado. Certamente, a surpresa será muito grande, pois as pessoas não sabem onde gastam, principalmente quando se trata de pequenos valores. São esses pequenos hábitos e costumes que, muitas vezes, representam despesas desnecessárias e supérfluas. O diagnóstico financeirodeve ser feito frequentemente.O segundo pilar é o "sonhar", que significa estabelecer objetivos que quer realizar. Quando estabelecemos sonhos, temos que saber o quanto custa e em quanto tempo queremos realizá-lo. Exemplo: quero uma televisão de plasma que custa R$ 2.000,00 e não tenho o dinheiro   para comprar à vista. A orientação é que se guarde parte do dinheiro   para realizar esse sonho; se puder guardar R$ 200,00 por mês, esse sonho será realizado em 10 meses. É importante ainda ressaltar que temos sonhos de curto (até um ano), médio (de um ano até dez anos) e longo prazos (acima de 10 anos). Esse pilar é essencial para que a pessoa não desanime e foque seus objetivos."Orçar" é o terceiro pilar, que consiste em registrar os números apurados no orçamento e no apontamento de despesas durante os meses. O orçamento servirá para uma visão plena da situação financeira, o quanto ganho, os gastos totalizados e o quanto estou reservando dedinheiro   para os sonhos. A diferença neste orçamento é que, primeiro, vem o ganho, desse tiramos o valor do sonho, para, depois, dedicar o valor restante às outras despesas. Em um orçamento financeiro   normal, a forma utilizada é: o ganho menos os gastos e o saldo poderá ser lucro ou prejuízo, o que não garante que mesmo tendo lucro realizará seus sonhos.

Page 115: Clipping DSOP Fevereiro 2014

115

Por fim, temos o pilar "poupar", ou seja, guardar dinheiro   . Poupar engloba todos os tipos de investimentos: caderneta de poupança, título do governo, CDB, ações   , entre outros. Esse pilar é que garante a realização dos sonhos. O tipo de investimento que o jovem irá fazer dependerá do prazo de seus objetivos. Assim, não adianta investir em ação se precisa de dinheiro   de curto prazo. Para obter informações sobre o melhor tipo de investimento para sua situação, é sempre interessante buscar um especialista.

Estamos em um país em pleno desenvolvimento e temos que quebrar o ciclo de gerações endividadas e construir uma nova geração de pessoas educadas financeiramente. O primeiro passo é sempre o mais importante, mas temos que pensar e caminhar passo a passo, porque os valores que serão guardados para alcançarmos a saúde financeira são pequenos, mas, se somados, gerarão a tão e importante independência financeira.

Reinaldo Domingos - educador financeiro   , presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu mereço ter dinheiro   , Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro   Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro   e O Menino e o Dinheiro   , além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Page 116: Clipping DSOP Fevereiro 2014

116

Veículo: Diário de Petrópolis

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16738&c=00021

Mais de 800 escolas públicas e privadas do Brasil ensinarão educação financeiraA educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Isso, pelo menos, é o que aponta dados da DSOP Educação Financeira. Para 2014, a empresa implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.

Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

"Os números são muito positivos, demonstrando um crescimento constante de mais de 100% por ano em escolas privadas. Mais do que isso, temos observado que muitas escolas estão procurando os materiais da DSOP, assim, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, indo ao encontro de nossa missão, que é disseminar a educação financeira no Brasil", conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Além disso, diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo", explica Reinado Domingos.

Evento em São Paulo capacitará centenas de professores

Comprovação desse fato é que, nesse sábado, (01) cerca de 380 professores de 36 escolas privadas de São Paulo se reunirão para serem capacitados a levarem educação financeira aos seus alunos e tomarem conhecimento do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas. Na ocasião, também serão apresentados materiais para a aplicação do programa.

O evento acontecerá das 08h às 17h30, no Hotel San Raphael (Largo do Arouche – 150– Centro). Além da apresentação de Reinaldo Domingos, também participará da capacitação a diretora pedagógica da

Page 117: Clipping DSOP Fevereiro 2014

117

DSOP, Ana Rosa Vilches.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20 anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo, maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Fonte – Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira (Editora DSOP)

Page 118: Clipping DSOP Fevereiro 2014

118

Veículo: Baguete

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.baguete.com.br/noticias/10/02/2014/carro-em-sp-so-se-rodar-mais-de-17km

Carro em SP? Só se rodar mais de 17kmApontamentos da FGV mostram que só vale a pena ter um veículo em SP, se o proprietário rodar ao menos 17 quilômetros por dia, considerando um carro pequeno de R$ 30 mil.

O valor para motoristas do RS deve ser ainda maior, já que o combustível é o mais caro do país. Foto: flickr.com/photos/29857887@N05

Seja com álcool ou gasolina, o professor Samy Dana afirmou a Folha de S.Paulo que a inflação em alta e o reajuste do preço dos combustíveis tornaram mais caro manter um carro hoje em dia. O táxi pode ser uma opção mais barata e rentável. Foi considerado os valores dos postos paulistas o qual a média no preço da gasolina é de R$ 2,80 e do álcool, R$ 1,94.Para o educador financeiro, Reinaldo Domingos, o problema está em pontos pouco lembrados. “O custo da manutenção nunca para de aumentar. Os estacionamentos são outro item preocupante, já que está cada vez mais escasso e pode custar até R$ 50 por dia” comenta.O IPCA (índice oficial de inflação) subiu 0.86% em janeiro. A gasolina ficou 6% mais cara nos postos da cidade de São Paulo nos últimos 30 dias. 

Page 119: Clipping DSOP Fevereiro 2014

119

O Rio Grande do Sul tem a gasolina mais cara do Brasil, segundo a ANP. Entre janeiro e dezembro, chegou a 7,3% de reajuste.  Só em Porto Alegre, o aumento foi majorado em 8,27%, ultrapassando as médias do Estado e do Brasil.

Page 120: Clipping DSOP Fevereiro 2014

120

Veículo: Universo Jatobá

Data: 10/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://universojatoba.com.br/deixar-de-fumar-faz-bem-a-voce-e-ao-seu-bolso/

Deixar de fumar faz bem a você e ao seu bolso

Você fuma? Hoje o Universo Jatobá traz uma notícia boa que pode te incentivar a parar já com o vício. Além dos inúmeros benefícios para com a sua saúde e qualidade de vida, a redução dos gastos com o produto pode trazer ganhos incríveis para o seu bolso e sua vida no futuro. Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor de diversos livros sobre finanças pessoais, diz que a conta é simples. “Com o valor do cigarro em R$5, um fumante que consome dois maços de cigarro por dia gastará por mês R$300. Por ano o valor vai para R$3.600, isso sem levar em conta ganhos com investimentos”, explica.

Segundo ele, se esse dinheiro for investido por dez anos em uma aplicação com rendimento de 0,6% mensais e sem considerar a inflação, ao fim do período o ex-fumante terá de R$52.500,90. Em trinta anos, serão R$380.767,63. “Esse custo no orçamento mensal das pessoas com certeza fará com que muitos repensem sobre a importância de manter esse vício. É lógico que esse risco é muito menor do que os físicos, entretanto, não podem negar que esse impacto reflete na economia diária do viciado e, aumentando o valor do produto, todos sentirão esse impacto”, esclarece.

As restrições para o cigarro em ambientes coletivos são tendência e devem se expandir ainda mais. Além dos benefícios financeiros, vale considerar a diminuição dos gastos com possíveis problemas de saúde e com a perda de rendimento no trabalho em função do cansaço que esse vício proporciona.

O tabagismo gera uma perda mundial de centenas de bilhões de dólares por ano, sendo que a metade dela ocorre nos países em desenvolvimento. “Este valor é o resultado da soma de vários fatores, como o tratamento das doenças relacionadas ao tabaco, mortes de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento no índice de falta ao trabalho e menor rendimento produtivo”, reforça.

Page 121: Clipping DSOP Fevereiro 2014

121

E se você se preocupa com o envelhecimento precoce, saiba suspender o vício também ajuda. Clique aqui e confira mais dicas. (http://universojatoba.com.br/os-maus-habitos-e-o-envelhecimento-precoce-2/ )Veículo: O Dia

Data: 09/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2014-02-09/folia-regada-a-cerveja-com-altos-precos.html

Folia regada a cerveja com altos preçosAmbulantes vão dobrar preço do latão nos blocos. Refrigerantes e açaí também subiram

Rio - Os foliões vão gastar mais para pular o Carnaval nos blocos de rua este ano. A previsão é que o latão de cerveja na mão dos ambulantes dobre de preço durante a festa de Momo no Rio. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a janeiro, por sua vez, registrou aumento de 9,88% nos preços da loura gelada e de 7,02% dos refrigerantes comprados fora de casa, no acumulado dos últimos 12 meses. O preço do açaí subiu ainda mais, com inflação de 13,88% no período.

Economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz explica que ainda há espaço para novos aumentos até março. “No Carnaval, sobretudo porque é verão, esses líquidos vendem muito. Isso faz com que os preços subam, em função da demanda”, avalia o especialista.

De acordo com Braz, este ano o consumidor vai perceber as bebidas mais caras, se comparadas ao ano passado. “Nos últimos 12 meses, essa categoria teve um aumento de cerca de 10%, ou seja, acima da inflação média para o período, que foi de 5,59%”, compara.

Page 122: Clipping DSOP Fevereiro 2014

122

Para os ambulantes, o Carnaval representa o momento mais lucrativo do ano. Como são os principais vendedores de bebidas nos blocos, eles vão aproveitar para aumentar os preços. Se hoje o latão de cerveja custa, em média, entre R$ 3,50 e R$ 5, durante a folia pode chegar a R$ 7.

A camelô Leia Alves, por exemplo, ganha um salário mínimo (R$ 724) por mês vendendo bebidas na Central do Brasil. No Carnaval, fatura o dobro. “Para os turistas, vendo mais caro”, diz.

O ambulante Nilson Mafra trabalha durante toda a semana de folia. Ele costuma vender a lata de cerveja a R$ 3,50, mas nos blocos aumenta para R$ 5, diferença de 42,8%. “Só não aumento o preço do refrigerante, pois a procura é menor”, explica ele que cobra R$ 2 pela bebida.

Camelô no Centro do Rio, Daniel Araújo chegou a vender mil latas de cerveja no último Carnaval. Ele compra uma embalagem com 12 por R$ 30 e vende a R$ 4 cada uma nos dias fora do feriado. Já no período da folia, a bebida passa a custar R$ 5. “O Carnaval faz meu ano”, disse.

Para evitar queda nas vendas, a Ambev, dona das marcas Antarctica, Brahma e Skol, anunciou que não reajustará as tabelas. Está com a campanha “Verão sem aumento” para cerca de 40 mil estabelecimentos no Rio. A ideia é que bares, restaurantes e quiosques que aderirem ao movimento não elevem os preços até o fim do Carnaval.

Entrega dos kits para ambulantes

Ontem, a Dream Factory, produtora do Carnaval de Rua Rio 2014, fez a entrega dos kits para os 5 mil ambulantes credenciados para trabalhar nos blocos da cidade. O material foi cedido pela Antarctica e inclui um colete, um isopor e a credencial de identificação.

Além disso, a Ambev promove ao longo deste mês um programa de treinamento para os profissionais que vão vender bebidas alcoólicas no Carnaval de rua, além daqueles que trabalham em camarotes da empresa na Sapucaí.

O conteúdo do curso, desenvolvido em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), inclui disciplinas, como história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição da compra de bebida alcoólica por menores de 18 anos; e os perigos da ingestão excessiva, entre outras.

Saiba como economizar

Page 123: Clipping DSOP Fevereiro 2014

123

Para aproveitar o Carnaval sem entrar no vermelho, o educador financeiro Reinaldo Domingos recomenda estabelecer limites e planejar os gastos.

“O primeiro passo é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado ou investidor. A partir disso é que se pode fazer um melhor planejamento”, afirma.

Segundo o especialista, é preciso ter cuidado ainda com os gastos no cartão de crédito e ter certeza de que terá recursos para pagar a fatura no fim do mês.

Em vez de comprar fantasia, a sugestão de Reinaldo Domingos é pedir o figurino emprestado a amigos ou aproveitar adereços que já tenha em casa.

Além disso, ele recomenda beber com moderação para poupar a saúde e o bolso. “Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor. No meio da folia, corremos o risco de perdê-los. Por isso, é preciso cuidado e atenção”, alerta o especialista.

Para quem vai viajar, a dica é fazer um planejamento. “Com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite”, diz ele.

Page 124: Clipping DSOP Fevereiro 2014

124

Veículo: DGABC

Data: 09/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.dgabc.com.br/Noticia/509192/criatividade-para-realizar-um-sonho?

referencia=minuto-a-minuto-lista

Criatividade para realizar um sonho

Aos 7 anos, Maira Vilella disse aos pais que gostaria de ir a Paris quando completasse 9.

A menina, agora com 8 anos, se encantou pela capital da França após ver a Torre Eiffel

(cartão-postal da cidade) na TV e descobrir que o lugar é famoso pela moda

e gastronomia, assuntos pelos quais se interessa bastante. Além disso, era muito ligada à

bisavó, que amava a Cidade Luz (como Paris também é conhecida) e falava francês.

Então, a mãe Mariana Faria Corrêa afirmou brincando que, para atingir o objetivo, Maira

teria de juntar moedinhas. Foi o que a garota, de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul,

fez. Mas ao perceber que só economizá-las não seria suficiente para realizar o sonho, teve

uma ideia: vender para as colegas bandanas iguais as que a mãe fazia para ela.

E o que começou como brincadeira, que envolveria apenas familiares e amigos, cresceu.

Rapidamente, outras pessoas se interessaram pelos adereços de cabelo. Assim, nasceu a

lojinha virtual Manduá (www.mandua.com.br). O nome homenageia o animal preferido da

menina, o tamanduá, que ela adora desenhar.

Atualmente, Maira ajuda a escolher tecidos, cores e cria combinações entre eles. Mas não

fabrica as bandanas e faixinhas. A produção, divulgação, administração da lojinha, entre

outras tarefas, são responsabilidades de adultos. Essa é uma das principais preocupações

de sua mãe. Ela deseja que a filha continue sendo criança como todas as outras. Também

quer que a experiência com a Manduá ensine Maira a acreditar que, com boas ideias e

força de vontade, é possível realizar sonhos.

Page 125: Clipping DSOP Fevereiro 2014

125

A garota ama desenhar desde os 2 anos. Além de ir para a escola, faz balé, música e

inglês. Há pouco tempo, ganhou curso de costura para crianças. Adorou! Por isso, quando

tem vontade, brinca de costurar.

E a visita a Paris? Deve acontecer em 2015. Bon voyage, Maira!

Todos podem ser empreendedores

A história de Maira mostra que é possível buscar soluções para superar desafios. O

primeiro passo para quem deseja seguir o exemplo da menina é descobrir algo que curte

fazer. Depois, precisa conversar com um adulto para planejar e organizar a ideia. Assim,

poderão executá-la juntos.

A iniciativa de Maira é chamada de empreendedora. Ocorre sempre que alguém usa a

criatividade para inventar ou colocar algo em prática que ajudará a realizar objetivos,

sonhos.

Na infância, quem cria modo de ganhar dinheirinho pode aprender a usá-lo da melhor

forma na fase adulta. Mas é preciso tomar cuidado! A atividade não pode virar obrigação

nem ser confundida com trabalho infantil, que é proibido.

O empreendedorismo também ensina que, para conquistar o que deseja, tem de trabalhar,

planejar e economizar.

Consultoria de Reinaldo Domingos, educador, escritor e mentor da primeira coleção

didática e paradidática de Educação Financeira nas Escolas da DSOP Educação

Financeira.

Page 126: Clipping DSOP Fevereiro 2014

126

Veículo: DGABC

Data: 09/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.dgabc.com.br/Noticia/509402/aposentado-que-trabalha-deve-investir-o-

beneficio?referencia=simples-titulo-editoria

Aposentado que trabalha deve investir o benefícioO fator previdenciário transformou o sonho de uma aposentadoria tranquila em um

verdadeiro pesadelo em que cenas de miséria se alternam com as de privação. Não é para

menos. Enquanto o salário médio de um homem que trabalha na indústria está em R$

2.500 na região, a aposentadoria média recebida pelos moradores das sete cidades fica

em R$ 1.400. Por isso, muita gente continua a trabalhar para manter o padrão de vida. Só

que a maioria comete um erro de cálculo ao somar o valor da aposentadoria ao seu

orçamento. 

 “Na verdade, a coisa mais inteligente a fazer é aproveitar o ganho extra que o benefício

representa e poupar para que, quando for efetivamente parar de trabalhar, o aposentado

possa complementar sua renda”, diz o educador financeiro Reinaldo Domingos, que

defende que a melhor maneira de garantir um fluxo de dinheiro confortável no fim da vida é

planejar e poupar enquanto ainda se está na ativa.

 Assim, considerando que a renda média para quem trabalha na indústria é de R$ 2.595 –

segundo estudo divulgado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), que leva

em conta as sete cidades – e o valor médio das aposentadorias da região, que é de R$

1.432, segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e aplicando a

fórmula desenvolvida pelos economistas e contadores da DSOP Educação Financeira, em

praticamente 13 anos o aposentado conseguirá atingir o montante necessário para

complementar sua renda e manter o mesmo padrão de vida dos tempos de atividade. 

 “O aposentado que investir integralmente o benefício de R$ 1.432, considerando o

acréscimo de 5% de juros a cada ano, terá após o prazo de 13 anos cerca de R$ 441 mil”,

diz Domingos. 

Page 127: Clipping DSOP Fevereiro 2014

127

 “Quando chegar nesse ponto, ele terá rendimento mensal de R$ 2.212, mas só retirará da

conta 50% do rendimento, ou seja, R$ 1.106,30 que somando aos R$ 1.432,00 de sua

aposentadoria, dará os R$ 2.500 de renda mensal, mantendo seu padrão de vida”, calcula

o educador financeiro.

 “É importante ressaltar que ele só pode tirar 50%, caso ele tire na totalidade o seu

rendimento mensal, ele vai desgastar o valor guardado e correr o risco de zerar a

poupança em poucos anos”, recomenda Domingos. 

 Trabalhar mais 13 anos pode parecer uma punição digna dos personagens bíblicos, mas

não representa algo tão ruim quando se considera que a idade em que, em média, as

pessoas se aposentam por tempo de contribuição (e sofrem o deságio do fator

previdenciário) é de 54 anos, dá para imaginar que a pessoa ainda tem vigor para o

trabalho. 

 De acordo com o diretor de políticas sociais da Associação dos Aposentados e

Pensionistas do Grande ABC, Luís Antônio Rodrigues, seja por necessidade ou por gosto,

cerca de 50% dos aposentados da região continuam trabalhando depois de terem

oficialmente ‘pendurado as chuteiras’, sendo que 30% continuam com registro em

carteira. 

 Seguindo o raciocínio baseado nas médias da região, o tempo de trabalho extra, somado

à idade da aposentadoria, daria cerca de 67 anos, ou seja, dois a mais do que a

aposentadoria por idade. Para quem se pergunta qual é a vantagem disso, os

advogados especializados em Direito Previdenciário respondem que sim, vale a pena. A

justificativa principal é que mesmo na aposentadoria por idade, há perdas em relação ao

salário da ativa. A outra é que sempre há a possibilidade das regras da Previdência

ficarem ainda mais duras conforme a expectativa de vida dos brasileiros aumenta.

Portanto, o melhor é dar adeus às ilusões e se preparar. 

Page 128: Clipping DSOP Fevereiro 2014

128

Veículo: Folha de S. Paulo

Data: 08/02/2014

Editoria: Livro

Site: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/02/1409267-veja-os-lancamentos-de-negocios-em-

destaque-nesta-semana.shtml

Page 129: Clipping DSOP Fevereiro 2014

129

Page 130: Clipping DSOP Fevereiro 2014

130

Veículo: Jornal Contexto

Data: 07/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.jornalcontexto.net/opiniao_detalhe.php?id_opiniao=1146&&nome_edicao=Edi%E7%E3o%20455%20-%2007%20a%2013%20de%20fevereiro%20de%202014&&nome_colunista=Reinaldo%20Domingos&&id_colunista=84

Deixe de fumar e economize

As restrições para o cigarro em ambiente coletivo são cada vez maiores em todo o território nacional e a expectativa é que essas cresçam ainda mais, seguindo as tendências internacionais na luta contra os males causados pelo tabagismo. E o combate a esse vício não trará só benefícios para a saúde física do consumidor, outro impacto muito importante é na saúde financeira da pessoa que fuma, com redução dos gastos com o produto e com os tratamentos de saúde.

A conta é simples, com o valor do cigarro em R$5,00, um fumante que consome dois maços de cigarro por dia gastará por mês R$300,00, por ano o valor vai para R$3.600,00, e isso sem levar em conta ganhos com investimentos. Mas, se esse dinheiro for investido por dez anos em uma aplicação com rendimento de 0,6% mensais e sem considerar a inflação, ao fim do período o ex-fumante terá de R$52.500,90 e em trinta anos serão R$380.767,63.

Esse custo no orçamento mensal das pessoas com certeza fará com que muitos repensem sobre a importância de manter esse vício. É lógico que esse risco é muito menor do que os físicos, entretanto, não podem negar que esse impacto reflete na economia diária do viciado e, aumentando o valor do produto, todos sentirão esse impacto.

E isso sem que se contem os gastos que um fumante terá nesse período com problemas de saúde, ocasionado pelo cigarro, e da perda de rendimento no trabalho em função do cansaço que esse vício proporciona.

O ato de fumar não faz só que o viciado perca dinheiro, o tabagismo gera uma perda mundial de centenas de bilhões de dólares por ano, sendo que a metade dela ocorre nos países em desenvolvimento. Este valor é o resultado da soma de vários fatores, como o tratamento das doenças relacionadas ao tabaco, mortes de cidadãos em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento no índice de falta ao trabalho e menor rendimento produtivo.

Assim, se você é fumante imagine: como você estará daqui a trinta anos continuando a fumar? Sua saúde estará boa? Quanto você terá gasto? Agora imagine: se parar de fumar hoje e investir esse dinheiro, daqui trinta anos, além de ter uma qualidade de vida muito maior, ainda estará mais de R$ 380 mil mais rico. Com isso terá saúde e também mais dinheiro para aproveitar a vida!

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro.

Page 131: Clipping DSOP Fevereiro 2014

131

Veículo: Infomoney

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.infomoney.com.br/blogs/financas-em-casa/post/3182429/carnaval-curta-

com-educacao

Page 132: Clipping DSOP Fevereiro 2014

132

Veículo: M de Mulher

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/casamento/dicas-organizar-festa-

casamento-gastando-pouco-772543.shtml

Dicas para organizar a festa de casamento gastando poucoCom o guia abaixo, você vai fazer "a" festa. E o melhor: sem gastar um centavo a mais do que tem!

Ainda dá tempo de subir ao altar nos próximos meses! Para isso, ter planejamento foi fundamental.Foto: Getty ImagesSe subir ao altar está no topo da sua lista de prioridades, é hora de se planejar! Segundo especialistas, o ideal é organizar o "grande dia" com pelo menos um ano de antecedência. Para que você e seu amado troquem alianças do jeito que sempre sonharam, pedimos dicas dos experts Márcia Campos, especialista em organização de casamentos, e Edward Claudio Junior, educador financeiro. Você vai realizar a festa dos sonhos - e sem ficar no vermelho!

Para subir ao altar sem estresse

1. Fique de olho no orçamento: Antes de tudo, o casal deve fazer um diagnóstico financeiro detalhado. Levante os gastos mensais e verifique quais podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados para poupar dinheiro para o casório. Este valor deve ser guardado numa conta assim que vocês dois receberem o salário.

2. Comece antes: Quanto maior a antecedência, mais tempo vocês ganham no parcelamento dos valores e na negociação dos contratos. Além disso, há espaços e igreja em que a espera ultrapassa um ano.

3. Pesquise muito: Reserve um tempo para visitar e conhecer os fornecedores. Consulte em pelo menos três locais os valores para igreja, bufê e decoração.

4. Fuja das datas mais procuradas: Os preços são mais altos em meses de maior procura, como maio e dezembro. Festas durante a semana ou mesmo aos domingos saem mais

Page 133: Clipping DSOP Fevereiro 2014

133

em conta. Escolha uma data fora da alta temporada para baratear a lua de mel.

5. Faça você mesma: Uma boa alternativa para economizar e, de quebra, ainda deixar o casório mais original é seguir a onda "do it yourself" (faça você mesma, em inglês). Isso requer planejamento e disposição. Pesquise ideias na internet e em revistas e trate de pedir ajuda da galera!

6. Conte com ajuda especializada: Contratar uma assessoria pode ser uma boa pedida. Isso porque elas têm experiência e ajudam a selecionar fornecedores com custos menores sem prejudicar a qualidade da festança.

7. Opte por tudo num só lugar: Em geral, sai mais em conta fazer cerimônia e festa no mesmo espaço e também escolher um local que tenha o próprio bufê.

8. Peça confirmação aos convidados: Não deixe de fazer o R.S.V.P (sigla que vem do francês e quer dizer: "Responda, por Favor"). Isso evita que você pague por convidados que não vão ao evento.

Ainda dá tempo de casar neste ano, viu?

Se você quer subir ao altar nos próximos meses, ainda dá tempo! Para isso, verifique se vai conseguir quitar as dívidas até a cerimônia. Como as parcelas, em geral, vencem no mês do casório, você terá menos tempo para pagá-las. Por isso, calcule se vale a pena para o bolso (e para os nervos)!

Page 134: Clipping DSOP Fevereiro 2014

134

Veículo: Consumidor Consciente

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://consumidorconsciente.eco.br/index.php/blogs/reinaldo-domingos/item/1120-uso-

consciente-de-celular-pode-gerar-economia.html

Uso consciente de celular pode gerar

economia

O celular é algo que tomou conta do mundo

inteiro. Hoje, é a menor parte da população que utiliza o telefone fixo para se comunicar.

Por esse motivo, é um assunto que deve ser discutido, uma vez que o uso exorbitante do

aparelho móvel pode causar estragos no orçamento financeiro

O descontrole acontece por diversos motivos, sendo que um deles é pelo fato de os

celulares terem cada vez mais funcionalidades, e, para muitas delas, é necessário ter um

bom pacote de dados (internet), o que não costuma ser barato. É natural as pessoas

querem – e buscarem – ter acesso a essas tecnologias, até por uma questão de inclusão

no mundo digital, no entanto, para aproveitar tudo isso sem comprometer as finanças, é

preciso planejamento.

Como a maioria não teve a oportunidade de ser educada financeiramente, essa questão é

bastante complicada. Muitos perdem a noção de quantas mensagens enviaram e quanto

tempo ficaram em ligação, por exemplo, e acabam tomando um susto ao receberem a

Page 135: Clipping DSOP Fevereiro 2014

135

conta. Isso acontece com muita gente, porque não sabem quanto podem gastar por mês

com essa despesa, e acabam se endividando ou até se tornando inadimplentes. 

Se esse é o seu caso, é muito simples resolver: faça um diagnóstico da sua vida

financeira, sabendo quais são exatamente os seus ganhos e gastos mensais. A partir daí,

pegue o descritivo da sua conta e analise-a; vai ver que tem muita coisa supérflua que

pode ser cortada. Além disso, vá até a loja de sua operadora e conheça os pacotes e

vantagens que ela oferece. De repente, você não está aproveitando bem os serviços ou

está valendo mais a pena procurar outra operadora.

A concorrência é grande e, por isso, há benefícios muito interessantes nesse mercado.

Tudo depende da sua real necessidade. Tome cuidado para não se deslumbrar com um

plano que oferece diversos serviços que você nem sequer vai utilizar. Valorize o seu

dinheiro e respeite a sua condição financeira, essa é a chave de toda a questão.

Page 136: Clipping DSOP Fevereiro 2014

136

Veículo: Consumidor Consciente

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://consumidorconsciente.eco.br/index.php/2012-11-22-13-05-14/item/1116-mais-de-

800-escolas-p%C3%BAblicas-e-privadas-do-pa%C3%ADs-ensinar%C3%A3o-educa

%C3%A7%C3%A3o-financeira.html

Mais de 800 escolas públicas e privadas do país ensinarão educação financeira

A educação financeira já é realidade em diversas

escolas brasileiras. Um exemplo disso vem da empresa DSOP Educação Financeira, que

implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e

particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem

contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos. 

Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para

todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médioAlém disso,

diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e

Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação

financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira

(Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação

financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP

de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o

Page 137: Clipping DSOP Fevereiro 2014

137

enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem

comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e

sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa

etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras

atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso

que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito

além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo",

explica Reinado Domingos.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos

de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de

como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem

medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e

investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20

anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores

escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a

aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o

nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo,

maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto

endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro

tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias,

que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de

forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é

Page 138: Clipping DSOP Fevereiro 2014

138

mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria.

Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que

beneficiem também os pais.

Page 139: Clipping DSOP Fevereiro 2014

139

Veículo: Diário de Pernambuco (blog Lições de Bolso)

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/licoesdebolso/qual-a-melhor-opcao-para-

comprar-a-casa-propria/

Qual a melhor opção para comprar a casa própria?

Um dos maiores sonhos materiais do ser humano, sem dúvida alguma, é o de ter a casa própria. Hoje, há muitas formas facilitadas para se realizar esse sonho e, por isso, é preciso ficar atento. O primeiro passo é saber exatamente qual a sua situação financeira, para daí então poder estabelecer de que forma irá pagar, consórcio, financiamento ou à vista.Quer saber quanto subiu o metro quadrado no Recife, em janeiro? Confira no Blog de EconomiaÉ claro que a melhor maneira é pagar à vista, pois, dessa forma, consegue-se pagar um preço bem menor e evita-se ter uma dívida por anos, comprometendo boa parte do orçamento mensal. Mas, para que isso seja possível, é preciso realizar um bom planejamento e ter disciplina para colocá-lo em prática.

No entanto, além do valor do imóvel, há outros gastos que devem ser levados em consideração: taxas cartoriais e bancárias, condomínio, IPTU, mobília e algumas despesas extras que acabam aparecendo e que, se não forem programadas, podem causar grandes problemas no final do mês (confira aqui a simulação que fizemos no blog, para compra e venda de imóveis).É pequena a parcela da população que consegue juntar o valor total do preço da casa que pretende comprar. Aos que não possuem o dinheiro necessário, mas precisa do imóvel o quanto antes, aconselho a participação em

Page 140: Clipping DSOP Fevereiro 2014

140

um consórcio. Assim, a pessoa terá um desembolso inicial menor, tendo condição de dispender uma quantia maior por mês. É importante lembrar que, por não ser pago à vista, não será pronta entrega; o comprador pode esperar ser sorteado ou pode dar um lance.Como última opção vem o financiamento. Caso chegue à conclusão de que terá que pedi-lo, faça, primeiramente, um diagnóstico da sua vida financeira, anotando os ganhos e gastos, para descobrir quanto poderá pagar por mês com as despesas do imóvel. Por ser um investimento de longo prazo, é preciso contar também com imprevistos que podem ocorrer.Cada vez que você paga a parcela de um financiamento, está pagando também os juros. Se fizer as contas, no final de tudo, terá gasto de duas até três vezes o valor inicial do imóvel.

Para quem paga aluguel, estará na mesma situação, pagando um valor mensalmente, porém, a partir de agora, estará desembolsando um dinheiro para quitar algo que, um dia, será seu. Já para quem não precisa pagar aluguel, o melhor é guardar o valor que gastaria nas prestações do financiamento, investindo em qualquer aplicação conservadora.

Veja outros pontos importantes para se avaliar antes de adquirir a casa própria:1. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardar em um investimento como poupança, CDB ou tesouro direto;

2. Tenha sempre uma reserva estratégica, pois, assim, em caso de eventualidades, não deixará de honrar esse importante compromisso;

3. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria, é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas, que, somadas, podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro;

4. Avalie o custo de vida da região para a qual irá se mudar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Page 141: Clipping DSOP Fevereiro 2014

141

Veículo: invest NE

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.investne.com.br/Opiniao/orientacoes-para-nao-se-endividar-no-carnaval

Não se endivide no carnavalÉ necessário planejar com antecedência e saber exatamente quanto gastar 

 Uma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias' e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde. A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas. O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes. 2- Cuidado com o cartão de crédito O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso

Page 142: Clipping DSOP Fevereiro 2014

142

ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento. 3- Economize na fantasia Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar. 4- Beba com moderação Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro. 5- Vai viajar? Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade! 6- Se previna de problemas Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros; *Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 143: Clipping DSOP Fevereiro 2014

143

Veículo: InterJornal

Data: 09/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.interjornal.com.br/noticia/24287759/cidades/criatividade-para-realizar-um-

sonho/

Criatividade para realizar um sonhoAtualmente, Maira ajuda a escolher tecidos, cores e cria combinações entre eles. Mas não fabrica as bandanas e faixinhas

Aos 7 anos, Maira Vilella disse aos pais que gostaria de ir a Paris quando completasse 9. A

menina, agora com 8 anos, se encantou pela capital da França após ver a Torre Eiffel (cartão-

postal da cidade) na TV e descobrir que o lugar é famoso pela moda e gastronomia, assuntos

pelos quais se interessa bastante. Além disso, era muito ligada à bisavó, que amava a Cidade

Luz (como Paris também é conhecida) e falava francês.

Então, a mãe Mariana Faria Corrêa afirmou brincando que, para atingir o objetivo, Maira teria

de juntar moedinhas. Foi o que a garota, de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, fez. Mas ao

perceber que só economizá-las não seria suficiente para realizar o sonho, teve uma ideia:

vender para as colegas bandanas iguais as que a mãe fazia para ela.

E o que começou como brincadeira, que envolveria apenas familiares e amigos, cresceu.

Rapidamente, outras pessoas se interessaram pelos adereços de cabelo. Assim, nasceu a

lojinha virtual Manduá (www.mandua.com.br). O nome homenageia o animal preferido da

menina, o tamanduá, que ela adora desenhar.

Page 144: Clipping DSOP Fevereiro 2014

144

Atualmente, Maira ajuda a escolher tecidos, cores e cria combinações entre eles. Mas não

fabrica as bandanas e faixinhas. A produção, divulgação, administração da lojinha, entre outras

tarefas, são responsabilidades de adultos. Essa é uma das principais preocupações de sua

mãe. Ela deseja que a filha continue sendo criança como todas as outras. Também quer que a

experiência com a Manduá ensine Maira a acreditar que, com boas ideias e força de vontade, é

possível realizar sonhos.

A garota ama desenhar desde os 2 anos. Além de ir para a escola, faz balé, música e inglês.

Há pouco tempo, ganhou curso de costura para crianças. Adorou! Por isso, quando tem

vontade, brinca de costurar.

E a visita a Paris? Deve acontecer em 2015. Bon voyage, Maira!

Todos podem ser empreendedores

A história de Maira mostra que é possível buscar soluções para superar desafios. O primeiro

passo para quem deseja seguir o exemplo da menina é descobrir algo que curte fazer. Depois,

precisa conversar com um adulto para planejar e organizar a ideia. Assim, poderão executá-la

juntos.

A iniciativa de Maira é chamada de empreendedora. Ocorre sempre que alguém usa a

criatividade para inventar ou colocar algo em prática que ajudará a realizar objetivos, sonhos.

Na infância, quem cria modo de ganhar dinheirinho pode aprender a usá-lo da melhor forma na

fase adulta. Mas é preciso tomar cuidado! A atividade não pode virar obrigação nem ser

confundida com trabalho infantil, que é proibido.

O empreendedorismo também ensina que, para conquistar o que deseja, tem de trabalhar,

planejar e economizar.

Consultoria de Reinaldo Domingos, educador, escritor e mentor da primeira coleção didática e

paradidática de Educação Financeira nas Escolas da DSOP Educação Financeira.

Page 145: Clipping DSOP Fevereiro 2014

145

Veículo: EcoFinanças

Data: 09/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.ecofinancas.com/noticias/aposentado-trabalha-deve-investir-beneficio

Aposentado que trabalha deve investir o benefícioO fator previdenciário transformou o sonho de uma aposentadoria tranquila em um verdadeiro pesadelo em que cenas de miséria se alternam com as de privação. Não é para menos. Enquanto o salário   médio de um homem que trabalha na indústria está em R$ 2.500 na região, a aposentadoria média recebida pelos moradores das sete cidades fica em R$ 1.400. Por isso, muita gente continua a trabalhar para manter o padrão de vida. Só que a maioria comete um erro de cálculo ao somar o valor da aposentadoria ao seu orçamento.  "Na verdade, a coisa mais inteligente a fazer é aproveitar o ganho extra que o benefício representa e poupar para que, quando for efetivamente parar de trabalhar, o aposentado possa complementar sua renda", diz o educadorfinanceiro   Reinaldo Domingos, que defende que a melhor maneira de garantir um fluxo dedinheiro   confortável no fim da vida é planejar e poupar enquanto ainda se está na ativa.

 Assim, considerando que a renda média para quem trabalha na indústria é de R$ 2.595 -segundo estudo divulgado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), que leva em conta as sete cidades -e o valor médio das aposentadorias da região, que é de R$ 1.432, segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e aplicando a fórmula desenvolvida pelos economistas e contadores da DSOP Educação Financeira, em praticamente 13 anos o aposentado conseguirá atingir o montante necessário para complementar sua renda e manter o mesmo padrão de vida dos tempos de atividade. 

 "O aposentado que investir integralmente o benefício de R$ 1.432, considerando o acréscimo de 5% de juros   a cada ano, terá após o prazo de 13 anos cerca de R$ 441 mil", diz Domingos.  "Quando chegar nesse ponto, ele terá rendimento mensal de R$ 2.212, mas só retirará da conta 50% do rendimento, ou seja, R$ 1.106,30 que somando aos R$ 1.432,00 de sua aposentadoria, dará os R$ 2.500 de renda mensal, mantendo seu padrão de vida", calcula o educador financeiro.

Page 146: Clipping DSOP Fevereiro 2014

146

 "É importante ressaltar que ele só pode tirar 50%, caso ele tire na totalidade o seu rendimento mensal, ele vai desgastar o valor guardado e correr o risco de zerar a poupança em poucos anos", recomenda Domingos. 

 Trabalhar mais 13 anos pode parecer uma punição digna dos personagens bíblicos, mas não representa algo tão ruim quando se considera que a idade em que, em média, as pessoas se aposentam por tempo de contribuição (e sofrem o deságio do fator previdenciário) é de 54 anos, dá para imaginar que a pessoa ainda tem vigor para o trabalho. 

 De acordo com o diretor de políticas sociais da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Grande ABC, Luís Antônio Rodrigues, seja por necessidade ou por gosto, cerca de 50% dos aposentados da região continuam trabalhando depois de terem oficialmente ‘pendurado as chuteiras’, sendo que 30% continuam com registro em carteira. 

 Seguindo o raciocínio baseado nas médias da região, o tempo de trabalho extra, somado à idade da aposentadoria, daria cerca de 67 anos, ou seja, dois a mais do que a aposentadoria por idade. Para quem se pergunta qual é a vantagem disso, os advogados especializados em Direito Previdenciário respondem que sim, vale   a pena. A justificativa principal é que mesmo na aposentadoria por idade, há perdas em relação ao salário   da ativa. A outra é que sempre há a possibilidade das regras da Previdência ficarem ainda mais duras conforme a expectativa de vida dos brasileiros aumenta. Portanto, o melhor é dar adeus às ilusões e se preparar. 

Page 147: Clipping DSOP Fevereiro 2014

147

Veículo: Sua cidade (R7)

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.suacidade.com/2014026/aprenda-o-que-fazer-com-o-aumento-do-minimo

Aprenda o que fazer com o aumento do mínimo

  Aprenda o que fazer com o aumento do mínimo

Desde o primeiro dia de janeiro, o novo salário mínimo é de R$ 724, um valor é 6,78% superior aos R$ 678 atuais. Mas o que será que é um aumento representa?

Veja também: Aumento do salário mínimo deverá injetar R$ 28,4 bilhões na economia

Esse dinheiro é bastante significativo para milhões de brasileiros, mas também representa a oportunidade de por em dia as finanças e sair das dívidas, para quem se encontra nesta situação. E fica o alerta, não é porque ganhará um pouco mais que deve gastar em supérfluos, e sim realizar começar a poupar para os sonhos de curto, médio e longo prazo.

Mas, o que fazer com este aumento? O ideal é que esse chegasse como um bônus para realização de satisfações pessoais, como um presente. No entanto, muita gente aguarda ansiosamente aumentos para cobrir o desequilíbrio financeiro.

Pagar dívida com o aumento é uma opção desde que planejada. Mas se deve perceber que com essa atitude, só estará mascarando o real e verdadeiro problema - a ausência de educação financeira em toda família. O endividamento é um problema que tem de ser resolvido com o próprio salário. Ou seja, com a redução nos gastos. É muito provável que pessoas que estejam nessa situação não estejam respeitando o próprio padrão de vida.

Só sabe quanto pode gastar, sem ficar no vermelho, quem sabe exatamente quanto entra e quanto sai do bolso mensalmente. E, com base nisso, define quanto e com o que pode gastar. Mesmo quando é necessário entrar em um financiamento para a realização de determinados sonhos que não são acessíveis de outra forma, é importante avaliar se as parcelas, de fato, caberão no orçamento, levando em conta todas as outras despesas e demais sonhos de curto, médio e longo prazos.

Page 148: Clipping DSOP Fevereiro 2014

148

Portanto, antes de ir compulsivamente às compras, faça um diagnóstico da sua situação financeira. Relacione todas as despesas fixas e variáveis para descobrir o comprometimento dos seus ganhos com as dívidas. Investigue para onde está indo cada centavo dos seus ganhos. Só assim conseguirá saber quais são os gastos supérfluos que podem ser eliminados. Verifique se está endividado, ou seja, se já tem mais despesas do que seu bolso suporta. Certifique-se de que, mesmo estando no azul, de que vai conseguir pagar as compras que pretende fazer, somando-se aos gastos extras como impostos e escola.

Felizmente, nem todos estão endividados. Quem está numa situação mais confortável, de equilíbrio financeiro, mas ainda não tem o hábito de poupar pode aproveitar o aumento para iniciar uma reserva e manter essa prática de poupar.

Para quem já tem perfil investidor, o aumento é a oportunidade para incrementar o investimento. Destinado para alguma aplicação que a pessoa já possua ou planejar um salto em direção à sua independência financeira, investindo, por exemplo, em previdência privada.

Fonte: Reinaldo Domingos, autor e educador financeiro.

Page 149: Clipping DSOP Fevereiro 2014

149

Veículo: Agito SP

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://agitosp.com/2014/02/06/orientacoes-para-nao-se-endividar-no-carnaval/

Orientações para não se endividar no carnavalUma boa parcela da população já está se preparando para o carnaval e, geralmente, é nessa festa que todos `rasgam as fantasias’ e em alguns casos estouram as contas bancárias. Mas, o que fazer? Não aproveitar? Lógico que esse não é o caminho, as pessoas devem se divertir muito, mas, estabelecendo limites financeiros e para saúde.

A saída para a ressaca não ser ainda maior na quarta-feira de cinzas é planejar os gastos com antecedência e saber exatamente quanto pode gastar durante a festa. Caso queira desfilar e ainda não comprou fantasia ou os famosos abadas, melhor pensar muito bem, pois de última hora os preços são muito mais altos, a mesma coisa valem para viagens e alugueis. Muitas vezes, por desespero de perceber que não irá fazer nada, as pessoas agem por impulso e o resultado são as dívidas.

O mundo não vai acabar depois do carnaval, assim, se você não aproveitar nesta ocasião, outras aconteceram, onde poderá se divertir sem preocupações. Mas, seguem mais algumas orientações:

1- Tenha ciência da sua situação financeira

O primeiro passo para curtir o carnaval sem entrar no vermelho é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Somente a partir disso é que se poderá fazer um melhor planejamento, para que o período de festa e diversão não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes.

2- Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta de compra, mas, quem vai curtir o carnaval comprando tudo no cartão de crédito, é preciso ficar atento se terá dinheiro para pagar a fatura na data do vencimento.

3- Economize na fantasia

Page 150: Clipping DSOP Fevereiro 2014

150

Se for para algum bloco, festa ou desfile, irá precisar de uma fantasia. Mas tem que comprar uma fantasia ou será que consegue uma emprestada com um amigo? Você ainda pode usar a criatividade e fazer a sua própria. Há sempre uma maneira de se economizar.

4- Beba com moderação

Para muitas pessoas, a bebida faz parte da festa, no entanto, o exagero faz mal às saúdes física e financeira. Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro.

5- Vai viajar?

Se for viajar, planeje-se antes, pois é natural que, com a euforia do momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite. Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o carnaval com responsabilidade!

6- Se previna de problemas

Evite levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor, no meio da folia poderá perder ou mesmo ser furtado, assim, muito cuidado. O pouco que levar, ponha em locais seguros;

Reinaldo Domingos, educador financeiro, autor do best seller Terapia Financeira, Editora DSOP, e do lançamento Sabedoria Financeira, Editora Thomas Nelson.

Page 151: Clipping DSOP Fevereiro 2014

151

Veículo: iBahia

Data: 06/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/especialista-da-dicas-para-nao-se-endividar-no-

carnaval/?cHash=8a5967f342f48fa0badbed240eb08770

Especialista dá dicas para não se endividar no CarnavalReinaldo Domingos ensina em cinco passos como evitar a "ressaca financeira" após o período da folia

Com o Carnaval batendo na porta, a vontade de abraçar o mundo dos foliões assíduos não é à toa. Porém, o maior evento de rua do planeta não é só sinônimo de alegria, mas também de gastos. Com base nisso, o educador financeiro e autor do best seller 'Terapia Financeira', Reinaldo Domingos, deu dicas de como aproveitar melhor o seu dinheiro durante a festa para não chegar na quarta-feira de cinzas com o que ele chama de "ressaca financeira".

De acordo com o especialista, a primeira dica para sair do Carnaval sem dívidas é saber exatamente qual é a sua situação financeira atual. Para Domingos, um planejamento se faz mais do que necessário para que "o período da festa não acabe comprometendo o orçamento dos meses seguintes". "O primeiro passo é saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor", avisou.

O segundo conselho é em relação ao cartão de crédito. Para aqueles que não se incomodam em estourar o limite da ferramenta, Reinaldo salienta que é preciso ficar atento se haverá dinheiro parar pagar a fatura na data do vencimento, procedimento importante principalmente para evitar juros e não criar a famosa 'bola de neve'. Outro ponto destacado pelo educador foi o consumo de bebidas. Ainda segundo ele, o exagero no quesito não faz mal somente a saúde física, como também a financeira. "Beba com moderação e aproveite o carnaval sem comprometer o orçamento financeiro", indicou.

A quarta indicação é para quem irá viajar durante o período da folia. Para estes, a palavra-chave é planejamento. De acordo com Domingos, "é natural que, com a euforia do

Page 152: Clipping DSOP Fevereiro 2014

152

momento, os gastos acabem sendo maiores do que o orçamento permite". Então, é necessário analisar bem a situação financeira momentânea. "Caso perceba que não será possível, veja alguma festa ou bloco de rua na sua cidade mesmo. O importante é curtir o Carnaval com responsabilidade", avaliou.

Para finalizar, não dar mole no Carnaval e se prevenir de problemas foi outro ponto destacado. O especialista aconselha evitar levar grandes quantias de dinheiro, cartões e objetos de valor para o circuito, "pois no meio da folia poderá perder ou até mesmo ser furtado. O pouco que levar, ponha em locais seguros".

Page 153: Clipping DSOP Fevereiro 2014

153

Veículo: Consumidor Consciente

Data: 04/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://consumidorconsciente.eco.br/index.php/blogs/reinaldo-domingos/item/1103-

qual-a-melhor-forma-de-adquirir-a-casa-pr%C3%B3pria.html

Qual a melhor forma de adquirir a casa própria

A realização do sonho da casa própria nunca foi tão

real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha

Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim,

a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de

conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados

são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis,

com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As

famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda

opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem

disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se

tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder

economizar para dar um lance com economias extras.

Page 154: Clipping DSOP Fevereiro 2014

154

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra

interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um

compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar

quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês

para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma

dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que,

somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de

pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a

pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do

financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos

poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro

aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as

dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas

vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e

com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais

condições que se encontram.

2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma

simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a

guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.

3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um

financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.

4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso

deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.

5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu

verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.

Page 155: Clipping DSOP Fevereiro 2014

155

6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará

de honrar este importante compromisso.

7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever

imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar

uma família ao desequilíbrio financeiro.

8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo,

condomínio, taxas de transferência, etc.

9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este

pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Page 156: Clipping DSOP Fevereiro 2014

156

Veículo: Diário de Petrópolis

Data: 04/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16738&c=00021

Mais de 800 escolas públicas e privadas do Brasil ensinarão educação financeiraA educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Isso, pelo menos, é o que aponta dados da DSOP Educação Financeira. Para 2014, a empresa implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.

Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

"Os números são muito positivos, demonstrando um crescimento constante de mais de 100% por ano em escolas privadas. Mais do que isso, temos observado que muitas escolas estão procurando os materiais da DSOP, assim, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, indo ao encontro de nossa missão, que é disseminar a educação financeira no Brasil", conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Além disso, diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo", explica Reinado Domingos.

Evento em São Paulo capacitará centenas de professores

Comprovação desse fato é que, nesse sábado, (01) cerca de 380 professores de 36 escolas privadas de São Paulo se reunirão para serem capacitados a levarem educação financeira aos seus alunos e tomarem conhecimento do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas. Na ocasião, também serão apresentados materiais para a aplicação do programa.

Page 157: Clipping DSOP Fevereiro 2014

157

O evento acontecerá das 08h às 17h30, no Hotel San Raphael (Largo do Arouche – 150– Centro). Além da apresentação de Reinaldo Domingos, também participará da capacitação a diretora pedagógica da DSOP, Ana Rosa Vilches.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20 anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo, maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Fonte – Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira (Editora DSOP)

Page 158: Clipping DSOP Fevereiro 2014

158

Veículo: Investimentos e Notícias

Data: 03/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/orientacao-ao-consumidor/qual-a-

melhor-forma-de-adquirir-a-casa-propria.html

Qual a melhor forma de adquirir a casa própriaSEG, 03 DE FEVEREIRO DE 2014 10:08

A realização do sonho da casa própria nunca foi tão real para milhões de brasileiros, principalmente com facilitadores como o programa Minha Casa Minha Vida ou mesmo os constantes Feirões da Caixa ou do Banco do Brasil. Assim, a pergunta que fica é: qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Um bom negócio é comprar à vista, pois não paga juros e também tem a vantagem de conseguir um bom desconto na maioria das vezes. Mas, mesmo assim, alguns cuidados são necessários, principalmente, em relação aos gastos extras, que são consideráveis, com taxas cartoriais e bancárias, além de itens como mudança, condomínio e mobília. As famílias não pensam nestes pontos e aí que se endividam

Entretanto, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros, como segunda opção recomendo um consórcio para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal. Neste caso se pagará menos e se tiver sorte poderá ser sorteado e ganhar a casa rapidamente, além de também poder economizar para dar um lance com economias extras.

Depois destas opções vem o financiamento, que também é uma opção de compra interessante, o grande problema é que ao comprar uma casa financiada se firmará um compromisso mensal. A dica para poupar é fazer uma estimativa dos gastos totais, avaliar quanto falta para atingir o montante e diagnosticar quanto pode ser posto de lado por mês para fazer face às despesas.

Também é fundamental ter em mente que com o financiamento se estará contraindo uma dívida de valor. Que deverá ser honrada mensalmente e que existem os juros que, somados ao longo do contrato, podem significar o pagamento de duas até três casas.

No caso de pagar aluguel, o financiamento pode ser uma ótima alternativa, deixando de pagar esse valor sem retorno futuro para pagar a prestação de algo que será seu. Se a pessoa não pagar aluguel, uma ótima alternativa é guardar o valor da prestação do financiamento,em qualquer tipo de investimento conservador, assim, em sete ou oito anos poderá comprar a casa à vista e não pagar juros. É preciso entender que o dinheiro aplicado rende juros, enquanto que o financiamento se paga juros.

Um grande problema enfrentado para a realização do sonho de uma casa própria, são as dívidas sem valor, aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que muitas vezes não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e com isso perde o foco no bem de valor que é a casa.

Veja alguns passos para se adquirir uma casa própria:

Page 159: Clipping DSOP Fevereiro 2014

159

1. Reúna a família e converse sobre este tema, definindo o lugar, valor e as reais condições que se encontram.2. O melhor caminho para adquirir é poupar parte do dinheiro que se ganha, faça uma simulação em qualquer banco de quanto custaria a prestação deste imóvel e comece a guardarem um investimento conservador como poupança, CDB ou tesouro direto.3. Analise o valor do aluguel que está pagando e se for o mesmo valor da prestação de um financiamento, poderá ser uma opção financiar o imóvel.4. Lembre-se que o financiamento de um imóvel é considerada dívida de valor, por isso deve ser protegida e garantida antes de sair pagando as despesas mensais.5. Cuidado com o valor do imóvel que comprará e veja se o seu valor adéqua-se a seu verdadeiro padrão de vida, muitas vezes não respeitamos nosso padrão.6. Tenha sempre uma reserva estratégica, em caso de qualquer eventualidade não deixará de honrar este importante compromisso.7. Caso não esteja conseguindo pagar a prestação da casa própria é preciso rever imediatamente os gastos, em especial as pequenas despesas que somadas podem levar uma família ao desequilíbrio financeiro.8. Nunca se esqueça que um novo imóvel demanda novos custos, como mobiliário novo, condomínio, taxas de transferência, etc.9. Outro ponto a ser levando em conta é o custo de vida da região em que irá mudar, este pode se elevar. Também se preocupe com gastos com transporte.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

Page 160: Clipping DSOP Fevereiro 2014

160

Veículo: Agência Rádio Web

Data: 03/02/2014

Editoria: Finanças

Site:

http://www.agenciaradioweb.com.br/conteudo/materias/140202212326Bol_Larissa_Economia_Univers

itarios.mp3

Educador financeiro dá dicas para universitários economizarem

Page 161: Clipping DSOP Fevereiro 2014

161

Veículo: Portal MH

Data: 03/02/2014

Editoria: Livro

Site: http://www.portalmh.com.br/arquivos_internos/index.php?acao=noticias&act=ver&id=2016

Mais de 800 escolas públicas e privadas do país ensinarão educação financeira

Mais de 800 escolas públicas e privadas do país ensinarão educação financeiraA educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Um exemplo disso vem da empresa DSOP Educação Financeira, que implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos. Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

Além disso, diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e

Page 162: Clipping DSOP Fevereiro 2014

162

comunidade no entorno da escola.

"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo", explica Reinado Domingos.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20 anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo, maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Page 163: Clipping DSOP Fevereiro 2014

163

Veículo: PROMAD

Data: 03/02/2014

Editoria: finanças

Site: http://noticias.promad.adv.br/anajur/205382/saiba-como-reduzir-a-anuidade-do-carto-de-crdito-e-veja-outras-opes-no-mercado

Saiba como reduzir a anuidade do cartão de crédito e veja outras opções no mercado Saiba como reduzir a anuidade do cartão de crédito e veja outras opções no mercado

As anuidades dos cartões de crédito variam muito de uma instituição financeira para outra

e, até mesmo, de um cliente para outro. Dependendo do caso, o consumidor pode ser

isento da tarifa, que chega a R$ 300, segundo o Banco Central.

Os reajustes nas anuidades são de até 937% de um ano para o outro, como mostrou um

levantamento feito pelo “Correio Braziliense”, e muitos clientes que antes eram isentos

ficam surpresos quando percebem a cobrança em suas faturas. Apesar das elevações

parecerem abusivas, nenhum órgão regula a tarifa, que é determinada livremente pelas

instituições.

— Lamentavelmente, a lei não prevê uma taxa máxima — explica Vinícius Leal, assessor

jurídico do Procon RJ.

Mesmo com essa autonomia, os bancos precisam avisar seus clientes sobre mudanças

nos valores:

— Qualquer alteração de cobrança deve ser comunicada previamente ao consumidor, por

correspondência — destaca o subsecretário municipal de Defesa do Consumidor, Fábio

Ferreira.

Para tentar uma redução e até a isenção do valor, Maria Inês Dolci, coordenadora da

Proteste — Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, lembra que o cliente precisa

ver quais serviços e benefícios, como cobertura internacional e programa de fidelidade,

compõem essa tarifa anual:

— Muitas vezes, a pessoa paga uma anuidade cara sem nem saber o que está incluído.

Um cartão internacional costuma ser mais caro, e algumas pessoas o possuem sem

viajarem para o exterior. O cancelamento de benefícios que não são usados pode baratear

a anuidade.

Especialistas explicam como chegar a um acordo

O economista e professor do Ibmec Gilberto Braga esclarece que cliente insatisfeito com a

anuidade deve entrar em contato com a operadora para barganhar:

Page 164: Clipping DSOP Fevereiro 2014

164

— O histórico do cliente, como tempo e relacionamento com a empresa, pesa nessa

negociação. Dificilmente ele não vai conseguir, pelo menos, um desconto.

Se o cartão é vinculado à conta no banco, o caminho é conversar com o gerente.

— Você pode alegar que possui outros serviços no banco, como cheque especial e

investimentos. Essa cesta de serviços pode resultar em um desconto na anuidade.

O educador financeiro Reinaldo Domingos lembra que o cliente deve ter paciência para

mostrar aos funcionários que não tem como arcar com a despesa.

— A ameaça de cancelar o cartão só deve ser usada em último caso e se o cliente

pretende cumpri-la de fato.

Segundo os especialistas, para conseguir os melhores preços e benefícios é preciso

pesquisar. No site do Banco Central (www.bcb.gov.br), há uma tabela com as tarifas das

instituições, entre elas, a anuidade. A comparação também pode ser feita pelos sites dos

próprios bancos e pela página www.tarifasdocartao.org.br, da Associação Brasileira das

Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Usando o cartão

Cautela

O assessor jurídico do Procon RJ , Vinícius Leal, lembra os cuidados necessários na hora

de usar cartão: “O consumidor não pode achar que é o crédito é uma complementação da

renda. É preciso usar com prudência, comprometendo, no máximo, 30% da sua renda"

Controle

O educador financeiro Reinaldo Domingos ressalta outra precaução: “Se a pessoa tem um

ganho mensal, deve ter apenas um cartão. Vários cartões significam muitas anuidade, e a

administração das faturas fica mais difícil”.

Organização

O subsecretario municipal de Defesa do Consumidor, Fábio Ferreira, destaca uma regra

sobre a quitação das dívidas: “É importantíssimo se organizar para pagar o valor total da

fatura, pois, sobre o valor mínimo, incidem juros altíssimos a cada mês".

Page 165: Clipping DSOP Fevereiro 2014

165

Veículo: Leopoldinense

Data: 02/02/2014

Editoria: Finanças

Site: http://www.leopoldinense.com.br/base.asp?area=noticias&id=17557

Page 166: Clipping DSOP Fevereiro 2014

166

Page 167: Clipping DSOP Fevereiro 2014

167

Veículo: O Diário

Data: 02/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://issuu.com/jornalodiario/docs/jornal02022014

Page 168: Clipping DSOP Fevereiro 2014

168

Page 169: Clipping DSOP Fevereiro 2014

169

Veículo: Banca de Jornalistas

Data: 02/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://www.bancadejornalistas.com/arquivos/9844

Mais de 800 escolas públicas e privadas do Brasil ensinarão educação financeira

A educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Isso, pelo menos, é o que aponta dados da DSOP Educação Financeira. Para 2014, a empresa implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.

Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

“Os números são muito positivos, demonstrando um crescimento constante de mais de 100% por ano em escolas privadas. Mais do que isso, temos observado que muitas escolas estão procurando os materiais da DSOP, assim, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, indo ao encontro de nossa missão, que é disseminar a educação financeira no Brasil”, conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Além disso, diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as

Page 170: Clipping DSOP Fevereiro 2014

170

potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

“Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo”, explica Reinado Domingos.

Evento em São Paulo capacitará centenas de professores

Comprovação desse fato é que, nesse sábado, (01) cerca de 380 professores de 36 escolas privadas de São Paulo se reunirão para serem capacitados a levarem educação financeira aos seus alunos e tomarem conhecimento do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas. Na ocasião, também serão apresentados materiais para a aplicação do programa.

O evento acontecerá das 08h às 17h30, no Hotel San Raphael (Largo do Arouche – 150– Centro). Além da apresentação de Reinaldo Domingos, também participará da capacitação a diretora pedagógica da DSOP, Ana Rosa Vilches.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20 anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo, maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

Page 171: Clipping DSOP Fevereiro 2014

171

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Fonte – Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira (Editora DSOP)

Page 172: Clipping DSOP Fevereiro 2014

172

Veículo: Diário Catarinense

Data: 01/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/dc-na-sala-de-aula/noticia/2014/02/

mais-de-800-escolas-publicas-e-privadas-do-pais-ensinarao-educacao-financeira-4406173.html

Mais de 800 escolas públicas e privadas do país ensinarão educação financeira

A educação financeira já é realidade em diversas escolas brasileiras. Um exemplo disso vem da empresa DSOP Educação Financeira, que implantará seu programa de educação financeira em mais de 800 escolas públicas e particulares, em 20 estados brasileiros, com a utilização de seus materiais didáticos, sem contar muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos. Para dar sustentabilidade a esses conteúdos, a DSOP desenvolveu matérias próprios para todos os ciclos do ensino, desde o ensino infantil até o fim do ensino médio.

Além disso, diversas prefeituras – Goiânia/ GO, Barueri/ SP, Guarujá/ SP, Franco da Rocha/ SP e Vitória da Conquista/ BA, dentre outras – também utilizarão o material de educação financeira em sua rede pública de ensino.

Essas escolas e prefeituras se anteciparam à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e à Lei 171/09, que tramita no Senado, sobre a obrigatoriedade da educação financeira em escolas das redes pública e privada de ensino. Porém, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas se diferencia pela abordagem do assunto (amplia o enfoque estritamente matemático, geralmente dado ao

Page 173: Clipping DSOP Fevereiro 2014

173

assunto, para uma abordagem comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais, respeitando as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária) e porque oferece cursos de capacitação a professores; palestras e outras atividades a alunos, pais e comunidade no entorno da escola.

"Nós acreditamos que, para que a educação financeira seja realmente efetiva, é preciso que todos que participam do processo entendam sobre o tema, por isso, vamos muito além da simples abordagem dos alunos: colocamos toda a comunidade no processo", explica Reinado Domingos.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas- Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

- Cerca de 2 bilhões de pessoas entrarão no sistema financeiro formal nos próximos 20 anos. Mas não se sabe se todas essas pessoas estarão capacitadas a fazer as melhores escolhas financeiras;

- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

- No Brasil, as mudanças na pirâmide das classes sociais significam, ao mesmo tempo, maior poder de compra de parcela significativa da população, mas também alto endividamento;

- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é

Page 174: Clipping DSOP Fevereiro 2014

174

importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

-Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Veículo: Jornal da Cultura

Data: 01/02/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://tvcultura.cmais.com.br/jornaldacultura

Mais de 800 escolas públicas e privadas vão inserir Educação Financeira na grade curricular

Page 175: Clipping DSOP Fevereiro 2014

175

Veículo: revista Alcance Economia

Data: fevereiro/2014

Editoria: Finanças

Site: http://issuu.com/baliborio/docs/revista_alcance

Veículo: Em Condomínios

Page 176: Clipping DSOP Fevereiro 2014

176

Data: fevereiro/2014

Editoria: Finanças

Site:

Page 177: Clipping DSOP Fevereiro 2014

177

Veículo: Paraná Extra

Data: fevereiro/2014

Editoria: Livro

Site: http://paranaextra.com.br/?p=37729

O que fazer diante da nova alta do dólar? 

O dólar alcançou o maior em nível em quatro anos, fechando em R$2,20. Com a forte alta da moeda americana, os reflexos em nossa economia são diretos e, por isso, os consumidores brasileiros devem tomar cuidado com as compras e viagens, mesmo as que já estavam programadas.

Para as empresas e indústrias nacionais, principalmente as exportadoras, a alta pode ser positiva, pois favorece a competitividade das vendas externas, tornando-as mais baratas. Porém, para as empresas que importam, o custo só aumenta, consequência disso é o repasse para os produtos e os consumidores é que pagam a conta.

Assim, os reflexos para a população são grandes. Os preços que já estavam subindo pelo aumento da inflação, acabam sendo influenciados também pelo aumento do dólar, impulsionando ainda mais a alta de preços.

Cuidados com compras e viagens podem ajudar o consumidor a não ser engolido pela alta. Imagem | ReutersCaso tenha planejado comprar algum produto importado, recomendo ficar atento e acompanhar a variação dos preços; caso não tenha urgência na compra, é interessante esperar até que a moeda abaixe e se estabilize.

Outro cuidado é com as compras externas com cartão de crédito, que, além do custo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), também pagará mais pelo aumento na cotação do dólar. O caminho é evitar a compra a prazo com variação em dólar e, se possível, comprar somente à vista.

Para quem já havia planejado as férias ao exterior, é preciso muita atenção e, para tanto, aconselho a aquisição de um cartão pré-pago internacional, no qual já carregará em dólar aqui no Brasil para utilização. Lembro que essa atitude, certamente, evitará surpresas no retorno das férias, além da segurança que proporciona. Também oriento levar dinheiro em espécie, de 20% a 30% do total.

 

Então, é preciso elaborar um orçamento financeiro que contemple os gastos da viagem e, para que não seja pego de surpresa, tenha sempre 40% a mais de reserva para as férias. Caso não tenha planejado a viagem internacional, evite fazê-la nesse momento.

 

Combater esse problema é dever do governo, mas passa também pela mudança de hábitos e costumes dos consumidores. Tudo começa em casa, portanto, é hora de tentar trocar os produtos que aumentam com a alta do dólar e eliminar o que não agrega valor em prol de uma saúde financeira que contribua para a realização dos sonhos.

 

* Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor de diversos livros sobre o tema.

Page 178: Clipping DSOP Fevereiro 2014

178

Veículo: Revista Ícone

Data: fevereiro/2014

Editoria: Educação Financeira

Site: http://revistaicone.com/home/educacao-financeira-a-base-para-o-sucesso-do-empreendimento/

Educação Financeira: a base para o sucesso do empreendimentoAo longo dos meus mais de 20 anos de experiência como empreendedor, consegui identificar três qualidades principais nos empresários que conseguiram êxito em seu negócio: talento, competência e experiência. Essas características aliadas à educação financeira são a chave para uma trajetória de sucesso, em qualquer que seja o ramo.

Que o brasileiro tem espírito empreendedor, ninguém duvida. É tanta gente inventando produto e inovando a maneira de vender, por exemplo, que tenho plena convicção da importância desse assunto ser abordado em sala de aula (desde o Ensino Infantil), assim como já ocorre em algumas instituições do País.

Sobre a primeira qualidade que apontei – talento –, significa o poder natural que se possui para criar, concretizar e desenvolver um projeto.  Com relação à competência, refere-se a ter o “know-how” necessário para fazer com que o negócio saia do papel. A partir do momento em que se percebe a vontade de empreender e se estabelece o que será feito até a hora de se materializar esse sonho, é o período em que se adquire a tal da “experiência”, terceira característica que citei.

Tudo isso deve ser associado à educação financeira, que consiste em utilizar uma metodologia para controlar as finanças do novo empreendimento, baseada em quatro passos: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. O primeiro pilar é, basicamente, procurar saber “onde está pisando”, ou seja, conhecer bem o ramo, buscar todas se informar o máximo possível para não ser surpreendido negativamente.

O pilar “sonhar”, como o próprio nome já diz, significa estabelecer qual é o seu sonhos. Uma vez bem definido, fica mais fácil analisar as diversas oportunidades existentes e escolher o melhor caminho. Todos já devem ter ouvido dizer que são os sonhos que estimulam as pessoas a seguirem em frente e, por isso, eles são tão importantes.

O terceiro passo é o orçamento, isto é, saber exatamente quanto vai custar a consumação desse objetivo; para isso, o melhor a fazer é elaborar um planejamento minucioso, que, nesse meio, é chamado de Plano de Negócio. Devem ser respondidas as seguintes perguntas: “o que?”, “como?”, “quando?” e a “que custo?”.

O último pilar é nada mais, nada menos que poupar. Quer dizer que todo esse processo não será viabilizado se não houver dinheiro suficiente. Sendo assim, é hora de acumular os recursos financeiros, humanos, materiais e organizacionais e mãos à obra.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP e autor do best-seller Terapia Financeira.

Page 179: Clipping DSOP Fevereiro 2014

179

Veículo: revista Gestão in foco

Data: fevereiro/2014

Editoria: Livro

Site: