china 090516cresce a tensão entre os dois líderes da china _ valor econômico

Upload: celsochini7106

Post on 06-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/16/2019 CHINA 090516Cresce a Tensão Entre Os Dois Líderes Da China _ Valor Econômico

    1/2

    09/05/2016 às 05h00

    C r e s c e a t e n s ã o e n t r e o s d o i s l í d e r e s d a        

    C h i n a        

    Cresce a tensão política na China, num prelúdio do que poderá ser uma batalha aberta entre os dois principais líderes do país, o presidente XiJinping e o premiê Li Keqiang. As relações entre os dois se deterioraram noúltimo ano e isso pôde ser visto na reunião anual do Congresso Nacional doPovo.

    Em março, Xi e Li sentaram-se lado a lado durante as sessões plenárias. Masem nenhum momento eles apertaram as mãos. Tam bém falaram muito

    pouco um com o outro, evitando até mesmo fazer contato visual. Ocomportamento dos dois foi bastante incomum.

    "As relações entre Xi e Li se deterioraram bastante", disse uma fonte emPequim durante os dias de encerramento da reunião anual do Parlamentochinês. "A rivalidade entre os dois pôde até ser percebida durante umpronunciamento feito por Li e ficará ainda mais evidente no devido tempo."

    Em discurso na sessão de abertura, em 5 de março, Li disse: "Vamosmelhorar os sistemas de supervisão e responsabilidade, acabar com aincompetência, a inércia, a negligência, e teremos tolerância zero com quemestá na folha de pagamento do governo, mas não cumpre suas o brigações".

    Ele foi duro com os burocratas, imediatamente após se referir à campanha

    anticorrupção do presidente Xi, afirmando que o governo chinês vaiintensificar sua luta contra a corrupção. Essa foi a forma achada por Li paradestacar os efeitos negativos da cruzada anticorrupção de Xi, em especial ofenômeno da negligência. Foi uma crítica velada ao presidente.

    Há três anos Xi vem promovendo uma campanha anticorrupção muitofocada em seus adversários políticos e que visa também consolidar o seupoder. Centenas de milhares de membros do Partido Comunista, dosgovernos nacional e locais já foram investigados, detidos ou punidos porcorrupção.

    Mas, no passado, essas mesmas autoridades pegas na rede de Xi tambémajudaram a estimular o Produto Interno Bruto (PIB) da China, hoje osegundo maior do mundo. Sem a cruzada anticorrupção de Xi, elascontinuariam prestigiadas.

    Quem escapou da rede de Xi tem tanto medo de ser pego que evita cumprircom suas obrigações. Os burocratas chineses simplesmente esperam atempestade política passar. Inúmeros projetos em todo o país têm sidoadiados ou estão paralisados.

     Além disso, após a posse de Xi a China foi atingida por algo maior que a ondaanticorrupção. A economia mudou. Anos de crescimento acelerado deramlugar a uma desaceleração. A política econômica também mudou e agoraprioriza as reformas estruturais.

    Isso abalou ainda mais a disposição das autoridades de governos locais detrabalhar duro. É uma situação que Li, que deveria ser o czar econômico daChina, classifica como intolerável. Mas o que ele pode fazer? A consolidaçãoagressiva do poder em Xi o deixou sem autoridade. "Não mudarei nada, amenos que o próprio Xi me garanta que não serei vítima de sua campanhaanticorrupção", diz uma autoridade de um governo local.

    Por Katsuji Nakazawa | Nikkei, de Tóquio

    I n t e r n a c i o n a l      

    ltimas Lidas Comentadas Compartilhadas

    Macri enfrenta resistência a ajustes na Argentina

          

    05h00

    Ex-ministro norueguês será novo diretor doPnuma

          

    05h00

    Poluição nas cidades preocupa agência das NaçõesUnidas

          

    05h00

    Novo ministro eleva incerteza sobre políticasaudita do petróleo

          

    05h00

     Ver todas as notícias

     V í d e o s

    Quais as chances de Trump derrotar Hillary naseleições?05/05/2016

               

         

          

          

     V a l o r I n t e r n a t i o n a l   

    The English news service from Valor 

    POLITICSUnder pressure, Temer revisits cabinet choices

    COMMENTARYDifficult tasks ahead for government cool euphoria

    Subscribe   Temporarily FREE

    N e w s l e t t e r      

    O melhor conteúdo em economia, negócios e

    finanças gratuitamente direto em seu e-mail.

    Receba Gratuitamente

    http://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/videoshttp://www.valor.com.br/internacional/4554145/poluicao-nas-cidades-preocupa-agencia-das-nacoes-unidashttp://-/?-http://-/?-http://www.valor.com.br/ultimas-noticias/internacionalhttp://www.valor.com.br/http://www.valor.com.br/http://-/?-http://-/?-http://-/?-http://www.valor.com.br/http://www.valor.com.br/newsletterhttp://www.valor.com.br/newsletterhttp://www.valor.com.br/internationalhttp://www.valor.com.br/international/subscribehttp://www.valor.com.br/international/news/4554045/difficult-tasks-ahead-government-cool-euphoriahttp://www.valor.com.br/international/news/4554093/under-pressure-temer-revisits-cabinet-choiceshttp://www.valor.com.br/internationalhttp://www.valor.com.br/share/googleplus/do?share=/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/share/linkedin/do?share=/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/share/twitter/do?share=/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/share/facebook/do?share=/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/video/4878262986001/quais-as-chances-de-trump-derrotar-hillary-nas-eleicoeshttp://www.valor.com.br/videoshttp://www.valor.com.br/ultimas-noticias/internacionalhttp://www.valor.com.br/internacional/4554143/novo-ministro-eleva-incerteza-sobre-politica-saudita-do-petroleohttp://www.valor.com.br/internacional/4554145/poluicao-nas-cidades-preocupa-agencia-das-nacoes-unidashttp://www.valor.com.br/internacional/4554147/ex-ministro-noruegues-sera-novo-diretor-do-pnumahttp://www.valor.com.br/internacional/4554149/macri-enfrenta-resistencia-ajustes-na-argentinahttp://www.valor.com.br/ultimas-noticias/internacional

  • 8/16/2019 CHINA 090516Cresce a Tensão Entre Os Dois Líderes Da China _ Valor Econômico

    2/2