calibração trabalho

188
Calibração Calibração

Upload: bossapro

Post on 07-Dec-2015

47 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trabalho de calibraçao metrologia

TRANSCRIPT

Page 1: Calibração  Trabalho

CalibraçãoCalibração

Page 2: Calibração  Trabalho

Calibração Calibração

Determinação dos Determinação dos parâmetros da lei de parâmetros da lei de formação da curva formação da curva característica de característica de funcionamento, inerente ao funcionamento, inerente ao desempenho de um desempenho de um equipamento ou instrumento equipamento ou instrumento de medir.de medir.

2

Page 3: Calibração  Trabalho

Calibração Calibração

Procedimento experimental Procedimento experimental através do qual são através do qual são estabelecidas, sob condições estabelecidas, sob condições específicas, as relações específicas, as relações entre os valores indicados entre os valores indicados por um instrumento de por um instrumento de medição ou sistema de medição ou sistema de medição.medição.

3

Page 4: Calibração  Trabalho

Calibração Calibração

Ou valores representados Ou valores representados por uma medida por uma medida materializada e também um materializada e também um material de referência, e os material de referência, e os valores correspondentes das valores correspondentes das grandezas estabelecidos por grandezas estabelecidos por padrões.padrões.

4

Page 5: Calibração  Trabalho

Calibração Calibração

Levantamento da função Levantamento da função transferência para transferência para grandezas corporificadas grandezas corporificadas (bloco padrão, massa (bloco padrão, massa padrão) ou geradas (ponto padrão) ou geradas (ponto de fusão, tensão padrão). É de fusão, tensão padrão). É determinar o valor efetivo determinar o valor efetivo desta grandeza.desta grandeza.

5

Page 6: Calibração  Trabalho

Calibração Calibração

Complementada através Complementada através de uma análise dos dados de uma análise dos dados e determinação dos e determinação dos parâmetros reduzidos parâmetros reduzidos (linearidade, incerteza) (linearidade, incerteza)

6

Page 7: Calibração  Trabalho

CalibraçãoCalibração

7

Page 8: Calibração  Trabalho

CalibraçãoCalibração

8

Page 9: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

Análise do comportamento Análise do comportamento operacional e metrológico operacional e metrológico dos SM, nas fases de dos SM, nas fases de desenvolvimento e desenvolvimento e aperfeiçoamento dos aperfeiçoamento dos mesmos. Estudo das mesmos. Estudo das grandezas que influem no grandezas que influem no comportamento.comportamento.

9

Page 10: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância Levantamento de dados para as Levantamento de dados para as

operações de ajustagem e operações de ajustagem e aferição. Feita de tempos em aferição. Feita de tempos em tempos, ela garantirá a tempos, ela garantirá a confiabilidade dos resultados confiabilidade dos resultados da medição e assegura a da medição e assegura a correlação para com os padrões correlação para com os padrões nacionais e internacionais.nacionais e internacionais.

10

Page 11: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

Levantamento da função Levantamento da função transferência visando a transferência visando a compensação de erros compensação de erros sistemáticos.A compensação sistemáticos.A compensação é feita por métodos manuais é feita por métodos manuais ou automáticos, elevando a ou automáticos, elevando a qualidade dos resultados, ou qualidade dos resultados, ou seja, a precisão das medidas. seja, a precisão das medidas.

11

Page 12: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

A calibração pode ser A calibração pode ser efetuada por qualquer efetuada por qualquer entidade, desde que esta entidade, desde que esta disponha dos padrões disponha dos padrões rastreados e pessoal rastreados e pessoal competente para realizar o competente para realizar o trabalho. trabalho.

12

Page 13: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

Para que uma Para que uma calibração tenha validade calibração tenha validade oficial, é necessário que oficial, é necessário que seja executada por seja executada por entidade legalmente entidade legalmente credenciada.credenciada.

13

Page 14: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

No Brasil, existe a Rede No Brasil, existe a Rede Brasileira de Calibração Brasileira de Calibração (RBC), coordenada pelo (RBC), coordenada pelo INMETRO - Instituto INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Normalização e Qualidade Industrial.Industrial.

14

Page 15: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

Esta rede é composta Esta rede é composta por uma série de por uma série de laboratórios laboratórios secundários, espalhados secundários, espalhados pelo país.pelo país.

15

Page 16: Calibração  Trabalho

ImportânciaImportância

Tais laboratórios são ligados Tais laboratórios são ligados a Universidades,Empresas, a Universidades,Empresas, Fundações e outras entidades, Fundações e outras entidades, que recebem o credenciamento que recebem o credenciamento do INMETRO e estão aptos a do INMETRO e estão aptos a expedir certificados de expedir certificados de calibração oficiais.calibração oficiais.

16

Page 17: Calibração  Trabalho

17

Page 18: Calibração  Trabalho

18

Page 19: Calibração  Trabalho

19

Page 20: Calibração  Trabalho

20

Page 21: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

O objetivo de uma O objetivo de uma calibração pode ser o calibração pode ser o levantamento de erros levantamento de erros estáticos e/ou dinâmicos:estáticos e/ou dinâmicos:

21

Page 22: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

Estáticos – quando o SM Estáticos – quando o SM mede uma grandeza mede uma grandeza estável ao longo do tempo. estável ao longo do tempo.

22

Page 23: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

É normalmente executada, É normalmente executada, dado o nível de confiabilidade dado o nível de confiabilidade atingido nos padrões de atingido nos padrões de transferência das grandezas transferência das grandezas a medir estáticas e, a medir estáticas e, sobretudo, devido ao controle sobretudo, devido ao controle mais efetivo na transferência mais efetivo na transferência da GM. da GM.

23

Page 24: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

Dinâmicos – quando o SM Dinâmicos – quando o SM são usados para medir são usados para medir grandezas variáveis no grandezas variáveis no tempo.É relativamente tempo.É relativamente mais complexa.mais complexa.

24

Page 25: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

Em função do nível de Em função do nível de complexidade de geração complexidade de geração de grandeza dinâmica de grandeza dinâmica padrão, a calibração padrão, a calibração dinâmica restringe a dinâmica restringe a resposta a funções dos resposta a funções dos tipos degrau e senoidal.tipos degrau e senoidal.

25

Page 26: Calibração  Trabalho

Comportamento da GM Comportamento da GM no tempono tempo

Ela é imprescindível em Ela é imprescindível em SM para força de corte em SM para força de corte em usinagem, força de usinagem, força de impacto em pêndulos impacto em pêndulos automatizados e outros.automatizados e outros.

26

Page 27: Calibração  Trabalho

Confiabilidade e Confiabilidade e rastreabilidaderastreabilidade

Os padrões usados na Os padrões usados na calibração deverão ser calibração deverão ser rastreáveis aos padrões rastreáveis aos padrões primários das grandezas primários das grandezas de base. de base.

27

Page 28: Calibração  Trabalho

Confiabilidade e Confiabilidade e rastreabilidaderastreabilidade

A confiabilidade é A confiabilidade é assegurada mediante a assegurada mediante a calibração/aferição calibração/aferição periódica de cada padrão periódica de cada padrão em relação ao padrão de em relação ao padrão de hierarquia superior.hierarquia superior.

28

Page 29: Calibração  Trabalho

Confiabilidade e Confiabilidade e rastreabilidaderastreabilidade

Deste modo, garante Deste modo, garante automaticamente a transferência automaticamente a transferência da unidade representada pelo da unidade representada pelo padrão primário ate as medições padrão primário ate as medições realizadas na indústria e realizadas na indústria e comércio.comércio.

29

Page 30: Calibração  Trabalho

Confiabilidade e Confiabilidade e rastreabilidaderastreabilidade

As inter-comparações As inter-comparações laboratoriais de padrões são laboratoriais de padrões são importantes para comprovar importantes para comprovar que, além de dispor de que, além de dispor de padrões qualificados, sabe-se padrões qualificados, sabe-se utilizá-los convenientemente utilizá-los convenientemente segundo requisitos segundo requisitos metrológicos e adequados metrológicos e adequados conhecimentos técnico-conhecimentos técnico-científicos.científicos.

30

Page 31: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

O erro máximo de O erro máximo de realização ou medição é realização ou medição é representado pela representado pela incerteza de medição (Im).incerteza de medição (Im).

31

Page 32: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

A recomendação usual é a A recomendação usual é a Im do SMP ser menor ou Im do SMP ser menor ou igual a 1/10 da Im do igual a 1/10 da Im do SMC.SMC.

32

Page 33: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

A norma NR 6126 para A norma NR 6126 para Aferição de MEM, prevê Aferição de MEM, prevê SMP com erro máximo SMP com erro máximo 0,01% quando tratar-se de 0,01% quando tratar-se de massas padrão.massas padrão.

33

Page 34: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

No caso de elementos No caso de elementos corporificados, como blocos corporificados, como blocos padrão, a SIN 861 prevê que padrão, a SIN 861 prevê que seja usado na seja usado na calibração/aferição por calibração/aferição por comparação um padrão de comparação um padrão de classe de erro, imediatamente classe de erro, imediatamente superior ao que esta sendo superior ao que esta sendo calibrado.calibrado.

34

Page 35: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

Como se observa, não Como se observa, não existe uma relação fixa e existe uma relação fixa e única para a seleção da única para a seleção da incerteza de medição do incerteza de medição do padrão.padrão.

Para seleção do SMP a ser Para seleção do SMP a ser usado na calibração, o erro usado na calibração, o erro máximo do SMC é obtido de máximo do SMC é obtido de especificação de fabricante, especificação de fabricante, usuário, norma técnica, etc.usuário, norma técnica, etc.

35

Page 36: Calibração  Trabalho

Incerteza de medição Incerteza de medição padrãopadrão

Como se observa, não Como se observa, não existe uma relação fixa e existe uma relação fixa e única para a seleção da única para a seleção da incerteza de medição do incerteza de medição do padrão.padrão.

Para seleção do SMP a ser Para seleção do SMP a ser usado na calibração, o erro usado na calibração, o erro máximo do SMC é obtido de máximo do SMC é obtido de especificação de fabricante, especificação de fabricante, usuário, norma técnica, etc.usuário, norma técnica, etc.

36

Page 37: Calibração  Trabalho

Padrões para Padrões para Calibração Calibração

Para que o valor da medida Para que o valor da medida materializada, ou o indicado materializada, ou o indicado pelo SMP, possa ser adotado pelo SMP, possa ser adotado como valor verdadeiro como valor verdadeiro convencional (VVC), é convencional (VVC), é necessário que seus erros sejam necessário que seus erros sejam sensivelmente menores que os sensivelmente menores que os erros esperados no SMC. erros esperados no SMC.

37

Page 38: Calibração  Trabalho

Padrões para Padrões para Calibração Calibração

Tecnologicamente, Tecnologicamente, quanto menores os erros quanto menores os erros do padrão melhor.do padrão melhor.

Economicamente, Economicamente, quanto menores os erros quanto menores os erros do padrão, mais caro este do padrão, mais caro este é.é.

38

Page 39: Calibração  Trabalho

Padrões para Padrões para Calibração Calibração

Procurando buscar o Procurando buscar o equilíbrio técnico-econômico, equilíbrio técnico-econômico, adota-se como padrão um adota-se como padrão um elemento que, nas condições de elemento que, nas condições de calibração e para cada ponto calibração e para cada ponto de calibração, apresente de calibração, apresente incerteza não superior a um incerteza não superior a um décimo da incerteza esperada décimo da incerteza esperada para o sistema de medição a para o sistema de medição a calibrar.calibrar.

39

Page 40: Calibração  Trabalho

Padrões para Padrões para Calibração Calibração

40

Page 41: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de MediçãoMedição

Analisar a Analisar a representatividade da representatividade da grandeza a ser medida – grandeza a ser medida – verificar se ela é associada verificar se ela é associada ao fenômeno que se deseja ao fenômeno que se deseja conhecer e especialmente se conhecer e especialmente se o local de medição é o local de medição é representativo representativo

41

Page 42: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de MediçãoMedição

Estudo do fenômeno e Estudo do fenômeno e a realização de uma a realização de uma avaliação dos valores que avaliação dos valores que a GM poderá assumir a GM poderá assumir durante o experimento.durante o experimento.

42

Page 43: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de MediçãoMedição

Fixar o erro máximo Fixar o erro máximo admissível no resultado, admissível no resultado, e/ou qual o menor e/ou qual o menor incremento da GM que se incremento da GM que se deseja detectar. deseja detectar.

43

Page 44: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de MediçãoMedição

Quanto menor forem os Quanto menor forem os erros admissíveis ou resolução erros admissíveis ou resolução desejada, mais complexo torna-desejada, mais complexo torna-se o SM e a operação do se o SM e a operação do mesmo.mesmo.

O que eleva O que eleva exponencialmente os custos e exponencialmente os custos e tempo de execução do trabalho.tempo de execução do trabalho.

44

Page 45: Calibração  Trabalho

Qualificação de Qualificação de Sistemas de MediçãoSistemas de Medição Monitoração de processos Monitoração de processos

e de operações (consumo e de operações (consumo de energia elétrica, de energia elétrica, umidade relativa do ar, umidade relativa do ar, nível do combustível, nível do combustível, velocidade do veículo).velocidade do veículo).

45

Page 46: Calibração  Trabalho

Qualificação de Qualificação de Sistemas de MediçãoSistemas de Medição Controle de processos e de Controle de processos e de

operações (rotação de uma operações (rotação de uma turbina, temperatura de turbina, temperatura de vapor, torque de aperto do vapor, torque de aperto do parafuso).parafuso).

46

Page 47: Calibração  Trabalho

Qualificação de Qualificação de Sistemas de MediçãoSistemas de Medição Pesquisa experimental Pesquisa experimental

(ensaio de protótipo, (ensaio de protótipo, determinação da influência determinação da influência da temperatura sobre da temperatura sobre tubulações, aumento do tubulações, aumento do rendimento em função da rendimento em função da forma da câmara de forma da câmara de combustão).combustão).

47

Page 48: Calibração  Trabalho

Qualificação de Qualificação de Sistemas de MediçãoSistemas de Medição Ensaio de produtos e Ensaio de produtos e

sistemas (ensaio de sistemas (ensaio de recepção de uma máquina recepção de uma máquina ferramenta, rendimento de ferramenta, rendimento de uma bomba hidráulica).uma bomba hidráulica).

48

Page 49: Calibração  Trabalho

Qualificação de Qualificação de Sistemas de MediçãoSistemas de Medição Controle de qualidade Controle de qualidade

(calibres, medidores (calibres, medidores pneumáticos, medidores pneumáticos, medidores diferenciais múltiplos, diferenciais múltiplos, máquinas de medir máquinas de medir coordenadas). coordenadas).

49

Page 50: Calibração  Trabalho

Ajuste & RegulagemAjuste & Regulagem

Operação complementar, Operação complementar, normalmente efetuada após normalmente efetuada após uma calibração, quando o uma calibração, quando o desempenho metrológico de desempenho metrológico de um sistema de medição não um sistema de medição não está em conformidade com os está em conformidade com os padrões de comportamento padrões de comportamento esperados. esperados.

50

Page 51: Calibração  Trabalho

AjusteAjuste

Trata-se de uma "regulagem Trata-se de uma "regulagem interna" do SM, executada por interna" do SM, executada por técnico especializado.técnico especializado.

Visa fazer coincidir, da Visa fazer coincidir, da melhor forma possível, o valor melhor forma possível, o valor indicado no SM, com o valor indicado no SM, com o valor correspondente do mensurado correspondente do mensurado submetido. submetido.

51

Page 52: Calibração  Trabalho

AjusteAjuste

No caso de grandezas No caso de grandezas corporificadas a ajustagem corporificadas a ajustagem subentende uma alteração subentende uma alteração em suas características em suas características físicas ou geométricas :físicas ou geométricas :

52

Page 53: Calibração  Trabalho

AjusteAjuste

Regular o fator de Regular o fator de ampliação do sistema de ampliação do sistema de medição;medição;

Regular o zero do Regular o zero do instrumento;instrumento;

Colocação de uma tara Colocação de uma tara numa massa padrão numa massa padrão

53

Page 54: Calibração  Trabalho

Regulagem Regulagem

Envolve apenas ajustes Envolve apenas ajustes efetuados em controles efetuados em controles externos, normalmente externos, normalmente colocados à disposição do colocados à disposição do usuário comumusuário comum

54

Page 55: Calibração  Trabalho

RegulagemRegulagem

É necessária para fazer o É necessária para fazer o SM funcionar SM funcionar adequadamente, fazendo adequadamente, fazendo coincidir, da melhor forma coincidir, da melhor forma possível, o valor indicado possível, o valor indicado com o valor correspondente com o valor correspondente do mensurado submetido:do mensurado submetido:

55

Page 56: Calibração  Trabalho

RegulagemRegulagem

alteração do fator de alteração do fator de amplificação (sensibilidade) amplificação (sensibilidade) de um SM por meio de um de um SM por meio de um botão externo;botão externo;

regulagem do "zero" de um regulagem do "zero" de um SM por meio de um controle SM por meio de um controle externo indicado para tal. externo indicado para tal.

56

Page 57: Calibração  Trabalho

Aferição ou Verificação Aferição ou Verificação

É a determinação dos É a determinação dos erros de um equipamento erros de um equipamento ou instrumento de medir. ou instrumento de medir. Uma Verificação para Uma Verificação para comprovar que:comprovar que:

57

Page 58: Calibração  Trabalho

Aferição ou Verificação Aferição ou Verificação

Um sistema de medição está Um sistema de medição está operando;operando;

Uma grandeza corporificada Uma grandeza corporificada apresenta características apresenta características segundo especificações segundo especificações estabelecidas por normas estabelecidas por normas e/ou outras determinações e/ou outras determinações legais legais

58

Page 59: Calibração  Trabalho

Aferição ou Verificação Aferição ou Verificação

Aferição é uma operação de Aferição é uma operação de cunho legal e é concretizada cunho legal e é concretizada através da emissão de um através da emissão de um certificado de aferição e/ou certificado de aferição e/ou da aposição deu um da aposição deu um selo/plaqueta de “AFERIDO” selo/plaqueta de “AFERIDO” ou "VERIFICADO“. ou "VERIFICADO“.

59

Page 60: Calibração  Trabalho

Aferição ou Verificação Aferição ou Verificação

Quando o instrumento Quando o instrumento satisfaz as exigências satisfaz as exigências legais. É em geral legais. É em geral precedida de uma precedida de uma operação de determinação operação de determinação de erros, isto é, calibração.de erros, isto é, calibração.

60

Page 61: Calibração  Trabalho

Métodos de Calibração Métodos de Calibração

61

Page 62: Calibração  Trabalho

Calibração DiretaCalibração Direta

O mensurado é aplicado O mensurado é aplicado sobre o sistema de medição sobre o sistema de medição por meio de medidas por meio de medidas materializadas, cada qual com materializadas, cada qual com seu valor verdadeiro seu valor verdadeiro convencional suficientemente convencional suficientemente conhecido.conhecido.

62

Page 63: Calibração  Trabalho

Calibração DiretaCalibração Direta

É necessário dispor de É necessário dispor de uma coleção de medidas uma coleção de medidas materializadas materializadas suficientemente completa suficientemente completa para cobrir toda a faixa de para cobrir toda a faixa de medição do instrumento. medição do instrumento.

63

Page 64: Calibração  Trabalho

Calibração DiretaCalibração Direta

As indicações dos As indicações dos sistemas de medição são sistemas de medição são confrontadas com cada confrontadas com cada valor verdadeiro valor verdadeiro convencional e a correção e convencional e a correção e sua incerteza são estimadas sua incerteza são estimadas por meio de medições por meio de medições repetitivas.repetitivas.

64

Page 65: Calibração  Trabalho

Calibração DiretaCalibração Direta

65

Page 66: Calibração  Trabalho

Calibração DiretaCalibração Direta

66

Page 67: Calibração  Trabalho

Calibração Indireta Calibração Indireta

O mensurado é gerado O mensurado é gerado por meio de um dispositivo por meio de um dispositivo auxiliar, que atua auxiliar, que atua simultaneamente no sistema simultaneamente no sistema de medição a calibrar de medição a calibrar (SMC) e também no sistema (SMC) e também no sistema de medição padrão (SMP). de medição padrão (SMP).

67

Page 68: Calibração  Trabalho

Calibração Indireta Calibração Indireta

Isto é, um segundo sistema de Isto é, um segundo sistema de medição que não apresente erros medição que não apresente erros superiores a 1/10 dos erros do superiores a 1/10 dos erros do SMC.SMC.

As indicações do SMC são As indicações do SMC são comparadas com as do SMP, comparadas com as do SMP, sendo estas adotadas como VVC, sendo estas adotadas como VVC, e os erros são determinados.e os erros são determinados.

68

Page 69: Calibração  Trabalho

Calibração Indireta Calibração Indireta

Algumas vezes não se Algumas vezes não se dispõe de um único sistema dispõe de um único sistema de medição padrão que de medição padrão que englobe toda a faixa de englobe toda a faixa de medição do SMC. Neste medição do SMC. Neste caso, é possível utilizar caso, é possível utilizar diversos SMPs de forma diversos SMPs de forma complementar. complementar.

69

Page 70: Calibração  Trabalho

Calibração Indireta Calibração Indireta

70

Page 71: Calibração  Trabalho

Calibração Indireta Calibração Indireta

71

Page 72: Calibração  Trabalho

Exemplo de calibração Exemplo de calibração IndiretaIndireta

Deseja-se calibrar um Deseja-se calibrar um termômetro entre 20 e 35 termômetro entre 20 e 35 °C;°C;

Não se dispõe de um Não se dispõe de um padrão que, padrão que, individualmente, cubra individualmente, cubra esta faixa completamente;esta faixa completamente;

72

Page 73: Calibração  Trabalho

Exemplo de calibração Exemplo de calibração IndiretaIndireta

Dispõe-se de um termômetro Dispõe-se de um termômetro padrão para a faixa 20 a 30 padrão para a faixa 20 a 30 °C e outro para 30 a 40 °C;°C e outro para 30 a 40 °C;

O termômetro a calibrar é O termômetro a calibrar é parcialmente calibrado para parcialmente calibrado para a faixa de 20 a 30 °C contra a faixa de 20 a 30 °C contra o primeiro padrão;o primeiro padrão;

73

Page 74: Calibração  Trabalho

Exemplo de calibração Exemplo de calibração IndiretaIndireta

O restante da calibração, O restante da calibração, entre 30 e 35 °C, é entre 30 e 35 °C, é completado contra o completado contra o segundo padrão.segundo padrão.

74

Page 75: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

Determinar o Determinar o comportamento comportamento operacional e metrológico operacional e metrológico do sistema de medição na do sistema de medição na sua integralidade.sua integralidade.

75

Page 76: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

Do conjunto formado Do conjunto formado pelos módulos pelos módulos sensor/transdutor, sensor/transdutor, transmissão ou tratamento transmissão ou tratamento de sinal, dispositivo de sinal, dispositivo mostrador e demais, que mostrador e demais, que compõem a cadeia de compõem a cadeia de medição. medição.

76

Page 77: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

Este sistema de Este sistema de medição pode apresentar-medição pode apresentar-se: se:

De forma independente De forma independente (manômetro, máquina de (manômetro, máquina de medir por coordenadas) medir por coordenadas)

77

Page 78: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial Sistema composto de vários Sistema composto de vários

elementos interligáveis elementos interligáveis fisicamente (célula de carga + fisicamente (célula de carga + amplificador da máquina de amplificador da máquina de ensaio de materiais, ensaio de materiais, termômetro de um reator termômetro de um reator nuclear, formado por termopar nuclear, formado por termopar + cabo de compensação + + cabo de compensação + voltímetro).voltímetro).

78

Page 79: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

A dificuldade pode surgir em A dificuldade pode surgir em função do porte e complexidade função do porte e complexidade do sistema ou da dificuldade do sistema ou da dificuldade tecnológica de se obter uma tecnológica de se obter uma grandeza padrão com a grandeza padrão com a qualidade necessária ou de se qualidade necessária ou de se manter todas as variáveis manter todas as variáveis influentes sob controle.influentes sob controle.

79

Page 80: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

Nestes casos, efetua-se Nestes casos, efetua-se calibrações separadamente em calibrações separadamente em alguns módulos do sistema, alguns módulos do sistema, tendo sempre em vista que tendo sempre em vista que estes devem apresentar um estes devem apresentar um sinal de saída definido sinal de saída definido (resposta) para um sinal de (resposta) para um sinal de entrada conhecido (estímulo).entrada conhecido (estímulo).

80

Page 81: Calibração  Trabalho

Calibração ParcialCalibração Parcial

A análise do A análise do desempenho individual de desempenho individual de cada módulo possibilita a cada módulo possibilita a determinação das determinação das características de características de desempenho do conjunto.desempenho do conjunto.

81

Page 82: Calibração  Trabalho

82

Page 83: Calibração  Trabalho

Procedimento Procedimento Geral de Geral de

CalibraçãoCalibração

Page 84: Calibração  Trabalho

Definição dos Definição dos objetivos:objetivos:

Definir o destino das Definir o destino das informações geradas pois, informações geradas pois, dependendo do destino dependendo do destino dos resultados, poderá ser dos resultados, poderá ser realizada com diferentes realizada com diferentes níveis de abrangência. Por níveis de abrangência. Por exemplo:exemplo:

84

Page 85: Calibração  Trabalho

Definição dos Definição dos objetivos:objetivos:

Dados para ajustes e Dados para ajustes e regulagens: o estudo se regulagens: o estudo se restringirá a apenas restringirá a apenas alguns poucos pontos da alguns poucos pontos da faixa de medição do SMC;faixa de medição do SMC;

85

Page 86: Calibração  Trabalho

Definição dos Definição dos objetivos:objetivos:

Levantamento da curva de Levantamento da curva de erros para futura correção: erros para futura correção: definidas as condições de definidas as condições de operação, deve-se programar operação, deve-se programar uma calibração com grande uma calibração com grande número de pontos de número de pontos de verificação dentro da faixa de verificação dentro da faixa de operação de instrumentos. operação de instrumentos.

86

Page 87: Calibração  Trabalho

Definição dos Definição dos objetivos:objetivos:

Bem como, realizar Bem como, realizar grande número de ciclos grande número de ciclos para assegurar grande para assegurar grande confiabilidade aos valores confiabilidade aos valores de erro sistemático (reduzir de erro sistemático (reduzir a incerteza nos valores da a incerteza nos valores da tendência ou da correção);tendência ou da correção);

87

Page 88: Calibração  Trabalho

Definição dos Definição dos objetivos:objetivos:

Dados para verificação: o Dados para verificação: o volume de dados a volume de dados a levantar tem uma levantar tem uma intensidade intermediária, intensidade intermediária, orientada por normas e orientada por normas e recomendações específicas recomendações específicas da metrologia legal.da metrologia legal.

88

Page 89: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

Obtém-se o máximo de Obtém-se o máximo de informação sobre a função informação sobre a função transferência real (FTreal) transferência real (FTreal) de um SM, sem no entanto de um SM, sem no entanto investir informações investir informações consideradas supérfluas. consideradas supérfluas.

89

Page 90: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

Fixa-se parâmetros a Fixa-se parâmetros a determinar e que melhor determinar e que melhor caracterizam o comportamento do caracterizam o comportamento do SM. (FO nominal e de aplicação, SM. (FO nominal e de aplicação, erro máximo admissível, tipo de erro máximo admissível, tipo de aplicação, grau de utilização, aplicação, grau de utilização, condições ambientais de condições ambientais de utilização, apresentação da utilização, apresentação da grandeza a medir.)grandeza a medir.)

90

Page 91: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

Realiza-se o ajuste e Realiza-se o ajuste e posteriormente uma posteriormente uma calibração definitiva a fim calibração definitiva a fim de detectar os erros de detectar os erros residuais.residuais.

91

Page 92: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

Os SM de grandezas físicas e Os SM de grandezas físicas e mecânicas, as grandezas padrão mecânicas, as grandezas padrão corporificadas e geradas, as corporificadas e geradas, as máquinas de ensaios de máquinas de ensaios de materiais bem como materiais bem como instrumentos de processo, instrumentos de processo, muitas vezes devem seguir um muitas vezes devem seguir um procedimento de calibração procedimento de calibração particularizado.particularizado.

92

Page 93: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

Uma serie de normas Uma serie de normas técnicas especificam técnicas especificam procedimentos de procedimentos de calibração, e muitas vezes, calibração, e muitas vezes, as respectivas incertezas as respectivas incertezas de medição admissíveis.de medição admissíveis.

93

Page 94: Calibração  Trabalho

Planejamento do Planejamento do ensaioensaio

No entanto não existe No entanto não existe uma atualização freqüente uma atualização freqüente das normas citadas, o que das normas citadas, o que muitas vezes as torna muitas vezes as torna obsoletas e incompletas, em obsoletas e incompletas, em função da constante função da constante atualização tecnológica dos atualização tecnológica dos SM.SM.

94

Page 95: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

O número de pontos a O número de pontos a serem verificados na faixa serem verificados na faixa de operação do SM é de operação do SM é variável e depende de uma variável e depende de uma serie de fatores:serie de fatores:

95

Page 96: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Flutuações e alterações a Flutuações e alterações a que esta sujeita a FT;que esta sujeita a FT;

Nível de detalhamento Nível de detalhamento necessário ou desejável;necessário ou desejável;

96

Page 97: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Tempo necessário para o Tempo necessário para o levantamento dos dados;levantamento dos dados;

Determinação de Determinação de características especiais características especiais (histerese e outras).(histerese e outras).

Complexidade da geração Complexidade da geração e estabilização da GM.e estabilização da GM.

97

Page 98: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Nos casos gerais os Nos casos gerais os pontos são igualmente pontos são igualmente espaçados ao longo da FO espaçados ao longo da FO do SM. do SM.

98

Page 99: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Em SM como micrômetros Em SM como micrômetros ou medidores de medidores ou medidores de medidores de deslocamento do tipo de deslocamento do tipo resolver em maquinas de resolver em maquinas de ferramentas, onde o sinal da ferramentas, onde o sinal da grandeza a medir é grandeza a medir é transmitido por elementos transmitido por elementos intermediários como fusos, intermediários como fusos,

99

Page 100: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

é necessário verificar a é necessário verificar a existência de erros existência de erros periódicos provenientes periódicos provenientes dos erros de passo do fuso. dos erros de passo do fuso.

100

Page 101: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Isto é possível Isto é possível mediante uma distribuição mediante uma distribuição dos pontos de calibração dos pontos de calibração de forma a abranger de forma a abranger diferentes posições diferentes posições angulares do fuso ao longo angulares do fuso ao longo da FO. da FO.

101

Page 102: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Algumas normas Algumas normas técnicas trazem técnicas trazem recomendações para a recomendações para a escolha do numero de escolha do numero de pontos de calibração.pontos de calibração.

102

Page 103: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

Por exemplo a NR 6156 – Por exemplo a NR 6156 – 1983 específicas para 1983 específicas para maquinas de ensaio de maquinas de ensaio de materiais de materiais de tração/compressão, pelo tração/compressão, pelo menos 5 pontos menos 5 pontos uniformemente distribuídos no uniformemente distribuídos no intervalo de 10 a 90% da FO.intervalo de 10 a 90% da FO.

103

Page 104: Calibração  Trabalho

Número de pontos de Número de pontos de calibração.calibração.

A norma ANSI B40.1 A norma ANSI B40.1 especifica para especifica para manômetros, 3 a 10 pontos manômetros, 3 a 10 pontos de calibração selecionados de calibração selecionados em função da Im do em função da Im do sistema de medição a sistema de medição a calibrar. calibrar.

104

Page 105: Calibração  Trabalho

105

Page 106: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

É o levantamento de dados É o levantamento de dados relativos a todos os pontos de relativos a todos os pontos de calibração programados. A calibração programados. A realização de vários ciclos de realização de vários ciclos de medição destina-se à medição destina-se à determinação dos parâmetros determinação dos parâmetros ligados à repetibilidade.ligados à repetibilidade.

106

Page 107: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

O número de ciclos de O número de ciclos de medição a ser realizado na medição a ser realizado na calibração depende da:calibração depende da:

107

Page 108: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

Repetibilidade das leituras Repetibilidade das leituras em cada ponto;em cada ponto;

Tempo necessário para Tempo necessário para realizar cada ciclo;realizar cada ciclo;

Complexidade de geração Complexidade de geração e estabilização da e estabilização da grandeza a medir;grandeza a medir;

108

Page 109: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

Aplicação dos resultados Aplicação dos resultados da calibração.da calibração.

109

Page 110: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

Para SM de boa Para SM de boa qualidade, onde as leituras qualidade, onde as leituras apresentam repetibilidade apresentam repetibilidade da ordem da resolução, é da ordem da resolução, é satisfatória a realização de satisfatória a realização de 3 ciclos de medição.3 ciclos de medição.

110

Page 111: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

Quando as leituras Quando as leituras apresentam elevada dispersão, apresentam elevada dispersão, recomenda-se a efetivação de recomenda-se a efetivação de 5 ciclos de medição; em caso 5 ciclos de medição; em caso extremos, ate 10 ciclos, como extremos, ate 10 ciclos, como na calibração para na calibração para caracterização dos Es com caracterização dos Es com finalidade de correção.finalidade de correção.

111

Page 112: Calibração  Trabalho

Número de ciclos de Número de ciclos de mediçãomedição

Algumas normas Algumas normas técnicas estabelecem o técnicas estabelecem o numero de ciclos de numero de ciclos de medição na calibração. medição na calibração.

112

Page 113: Calibração  Trabalho

Seqüência de mediçãoSeqüência de medição

Existem basicamente 3 Existem basicamente 3 formas de executar a formas de executar a aplicação da GM e a aplicação da GM e a realização da leitura em realização da leitura em um ciclo de medição:um ciclo de medição:

113

Page 114: Calibração  Trabalho

Seqüência de mediçãoSeqüência de medição

Progressiva: faz-se as Progressiva: faz-se as operações seqüencialmente operações seqüencialmente a partir do ponto inicial X1 a partir do ponto inicial X1 ate o ponto final Xn ate o ponto final Xn programado para o ciclo. programado para o ciclo. Exemplo: leituras em 10, 20, Exemplo: leituras em 10, 20, 30, ... , 90 e 100% da FO.30, ... , 90 e 100% da FO.

114

Page 115: Calibração  Trabalho

Seqüência de mediçãoSeqüência de medição

Peregrino parcial. Peregrino parcial. Exemplo: leituras em 0, Exemplo: leituras em 0, 10, 20, 10, 30, 20, 40, 30, 10, 20, 10, 30, 20, 40, 30, 50, 40, 60, 50, 70, 60, 80, 50, 40, 60, 50, 70, 60, 80, 70, 90, 80, 100% da FO 70, 90, 80, 100% da FO com retorno ao zero com retorno ao zero posteriormente.posteriormente.

115

Page 116: Calibração  Trabalho

Seqüência de mediçãoSeqüência de medição

Peregrino total: variação Peregrino total: variação da GM até o valor de cada da GM até o valor de cada ponto de medição ponto de medição programado com retorno programado com retorno ao “zero”. Exemplo: ao “zero”. Exemplo: leituras em 0, 10, 0, 20, 0, leituras em 0, 10, 0, 20, 0, 30, 0, ... , 100% da FO.30, 0, ... , 100% da FO.

116

Page 117: Calibração  Trabalho

Seqüência de mediçãoSeqüência de medição

A forma progressiva é a mais A forma progressiva é a mais simples e usual. As formas simples e usual. As formas peregrino parcial e total são peregrino parcial e total são casos particulares, casos particulares, recomendados por exemplo para recomendados por exemplo para calibração/aferição de anéis calibração/aferição de anéis dinamométricos segundo as dinamométricos segundo as normas DIN 51301/76 e NR normas DIN 51301/76 e NR 6674/81.6674/81.

117

Page 118: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

O valor da GM a ser O valor da GM a ser aplicado aos sistemas de aplicado aos sistemas de medição em cada ponto de medição em cada ponto de medição, pode ser:medição, pode ser:

118

Page 119: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

Ajustado pelo SMP e lido no Ajustado pelo SMP e lido no SMC. Recomendável quando SMC. Recomendável quando as resoluções do SMP e do as resoluções do SMP e do SMC são da mesma ordem SMC são da mesma ordem de grandeza, mesmo de grandeza, mesmo satisfeitas as condições de satisfeitas as condições de validade de padrão.validade de padrão.

119

Page 120: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

Ajustado pelo SMC e lido Ajustado pelo SMC e lido no SMP. Recomendável no SMP. Recomendável quando a resolução do quando a resolução do SMP é melhor do que a do SMP é melhor do que a do SMC. SMC.

120

Page 121: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

A vantagem é que não há A vantagem é que não há necessidade de avaliar as necessidade de avaliar as subdivisões da escala do subdivisões da escala do SMC e sim pode ser lido no SMC e sim pode ser lido no SMP mais facilmente, SMP mais facilmente, eliminando assim a eliminando assim a contribuição do operador à contribuição do operador à DM.DM.

121

Page 122: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

Ajustado em valor Ajustado em valor qualquer e lido em ambos. qualquer e lido em ambos. Vantajoso considerando-se Vantajoso considerando-se que o tempo de realização que o tempo de realização da calibração será da calibração será reduzido peça não fixação reduzido peça não fixação dos pontos de calibração.dos pontos de calibração.

122

Page 123: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

Sua desvantagem esta Sua desvantagem esta ligada à dificuldade de ligada à dificuldade de acompanhamento do acompanhamento do comportamento do sistema comportamento do sistema por parte do operados, já por parte do operados, já que os pontos de que os pontos de calibração são diferentes.calibração são diferentes.

123

Page 124: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

Isto não permite avaliar Isto não permite avaliar a ordem de grandeza da a ordem de grandeza da repetibilidade durante o repetibilidade durante o levantamento de dados e levantamento de dados e assim a necessidade de assim a necessidade de realização, por exemplo, de realização, por exemplo, de mais ou menos ciclos de mais ou menos ciclos de medição. medição.

124

Page 125: Calibração  Trabalho

Realização das leiturasRealização das leituras

O processamento é O processamento é mais trabalhoso e exige mais trabalhoso e exige necessariamente que seja necessariamente que seja feito com auxilio do feito com auxilio do computador.computador.

125

Page 126: Calibração  Trabalho

Identificação do Identificação do Sistema de Medição a Sistema de Medição a

Calibrar (SMC)Calibrar (SMC)É fundamental um É fundamental um

estudo aprofundado do estudo aprofundado do SMC: manuais, catálogos, SMC: manuais, catálogos, normas e literatura normas e literatura complementar, visando:complementar, visando:

126

Page 127: Calibração  Trabalho

Identificação do Identificação do Sistema de Medição a Sistema de Medição a

Calibrar (SMC)Calibrar (SMC) Identificar as características Identificar as características metrológicas e operacionais metrológicas e operacionais esperadas.esperadas.

Deve-se procurar identificar Deve-se procurar identificar todas as características todas as características possíveis, seja do sistema possíveis, seja do sistema como um todo ou seja dos como um todo ou seja dos módulos independentes; módulos independentes;

127

Page 128: Calibração  Trabalho

Identificação do Identificação do Sistema de Medição a Sistema de Medição a

Calibrar (SMC)Calibrar (SMC) Documentar o SMC: a Documentar o SMC: a calibração será válida calibração será válida exclusivamente para o exclusivamente para o instrumento analisado, sendo instrumento analisado, sendo portanto necessário caracterizá-portanto necessário caracterizá-lo perfeitamente (número de lo perfeitamente (número de fabricação, série, modelo) bem fabricação, série, modelo) bem como descrever seu estudo de como descrever seu estudo de conservação.conservação.

128

Page 129: Calibração  Trabalho

Identificação do Identificação do Sistema de Medição a Sistema de Medição a

Calibrar (SMC)Calibrar (SMC) Conhecer o modo de Conhecer o modo de operação do SMC: na operação do SMC: na calibração é necessário que calibração é necessário que se utilize o sistema se utilize o sistema corretamente e para isso é corretamente e para isso é necessário conhecer todas as necessário conhecer todas as recomendações dadas pelo recomendações dadas pelo fabricante. fabricante.

129

Page 130: Calibração  Trabalho

Identificação do Identificação do Sistema de Medição a Sistema de Medição a

Calibrar (SMC)Calibrar (SMC) Operar o sistema Operar o sistema

apenas com base na apenas com base na tentativa pode levar a tentativa pode levar a resultados desastrosos;resultados desastrosos;

130

Page 131: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de Medição Padrão (SMP)Medição Padrão (SMP)

Com base nos dados Com base nos dados levantados na etapa levantados na etapa anterior, selecionar, dentre anterior, selecionar, dentre os disponíveis, o SMP os disponíveis, o SMP apropriado, considerando:apropriado, considerando:

131

Page 132: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de Medição Padrão (SMP)Medição Padrão (SMP) A incerteza do SMP nas A incerteza do SMP nas

condições de calibração condições de calibração idealmente não deve ser idealmente não deve ser superior a um décimo da superior a um décimo da incerteza esperada para o incerteza esperada para o SMC.SMC.

132

Page 133: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de Medição Padrão (SMP)Medição Padrão (SMP)

É importante observar É importante observar que se estas estão expressas que se estas estão expressas em termos percentuais, é em termos percentuais, é necessário que ambas necessário que ambas tenham o mesmo valor de tenham o mesmo valor de referência, ou que seja referência, ou que seja efetuada as devidas efetuada as devidas compensações;compensações;

133

Page 134: Calibração  Trabalho

Seleção do Sistema de Seleção do Sistema de Medição Padrão (SMP)Medição Padrão (SMP) Faixa de medição: o SMP Faixa de medição: o SMP

deve cobrir a faixa de deve cobrir a faixa de medição do SMC, medição do SMC, podendo-se caso não podendo-se caso não satisfeita a condição, usar satisfeita a condição, usar mais de um padrão.mais de um padrão.

134

Page 135: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Tem a finalidade de reduzir Tem a finalidade de reduzir os tempos e custos envolvidos e os tempos e custos envolvidos e de se evitar que medições de se evitar que medições tenham que ser repetidas tenham que ser repetidas porque se “esqueceu” um porque se “esqueceu” um aspecto importante do ensaio. aspecto importante do ensaio. O planejamento e a preparação O planejamento e a preparação do ensaio envolvem:do ensaio envolvem:

135

Page 136: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Executar a calibração Executar a calibração adotando procedimento de adotando procedimento de calibração segundo calibração segundo documentado em normas documentado em normas específicas, manuais específicas, manuais operativos, recomendações operativos, recomendações técnicas, de fabricantes e ou técnicas, de fabricantes e ou laboratórios de calibração;laboratórios de calibração;

136

Page 137: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Estudo do SMP (modo de Estudo do SMP (modo de operação e funcionamento operação e funcionamento do SMP): para o correto do SMP): para o correto uso e a garantia da uso e a garantia da confiabilidade dos confiabilidade dos resultados; resultados;

137

Page 138: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Esquematização do ensaio: Esquematização do ensaio: especificação da montagem a especificação da montagem a ser realizada, dos ser realizada, dos instrumentos auxiliares a instrumentos auxiliares a serem envolvidos (medidores serem envolvidos (medidores de temperatura, umidade de temperatura, umidade relativa) e da seqüência de relativa) e da seqüência de operações a serem seguidas.operações a serem seguidas.

138

Page 139: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Preparação das planilhas Preparação das planilhas de coleta de dados: de coleta de dados: destinadas a facilitar a destinadas a facilitar a tomada dos dados, tomada dos dados, reduzindo a possibilidade reduzindo a possibilidade de erros e esquecimentos de erros e esquecimentos na busca de informações;na busca de informações;

139

Page 140: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Montagem do Montagem do experimento, que deve ser experimento, que deve ser efetuada com efetuada com conhecimento técnico e conhecimento técnico e máximo cuidado.máximo cuidado.

140

Page 141: Calibração  Trabalho

Preparação do Preparação do ExperimentoExperimento

Uso de montagens e Uso de montagens e dispositivos adequados dispositivos adequados para gerar a GM, de para gerar a GM, de padrões compatíveis ao padrões compatíveis ao SMC em questão;SMC em questão;

141

Page 142: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Consiste no levantamento Consiste no levantamento dos dados brutos da dos dados brutos da calibração, sob condições de calibração, sob condições de ensaio controladas, por um ensaio controladas, por um operador qualificado.operador qualificado.

142

Page 143: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Durante a execução dos Durante a execução dos ensaios torna-se necessário ensaios torna-se necessário o registro em forma de o registro em forma de memorial de todos os memorial de todos os acontecimentos relativos ao acontecimentos relativos ao experimento, como experimento, como condições de ensaio condições de ensaio (ambientais, operacionais), (ambientais, operacionais),

143

Page 144: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

ocorrência de eventuais ocorrência de eventuais anomalias que deverão ser anomalias que deverão ser registradas registradas cronologicamente ao cronologicamente ao desenrolar do desenrolar do experimento.experimento.

144

Page 145: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Para calibração estática: Para calibração estática: Aquisição manual: é aquela Aquisição manual: é aquela

em que não se utiliza em que não se utiliza qualquer dispositivo de qualquer dispositivo de automação que auxilie nos automação que auxilie nos registros das leituras do registros das leituras do SMP e SMC. SMP e SMC.

145

Page 146: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

A GM é ajustada A GM é ajustada manualmente pelo operador, manualmente pelo operador, estabilizada nos pontos de estabilizada nos pontos de medição e realizadas as medição e realizadas as leituras do SMP e SMC.leituras do SMP e SMC.

Não necessita de Não necessita de instrumentos auxiliares instrumentos auxiliares sofisticados.sofisticados.

146

Page 147: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

A dificuldade em geral A dificuldade em geral esta em conseguir esta em conseguir estabilizar a GM no valor estabilizar a GM no valor desejado, o que exige uma desejado, o que exige uma leitura simultânea do SMP leitura simultânea do SMP e SMC.e SMC.

147

Page 148: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Aquisição semi-Aquisição semi-automático: o operador automático: o operador utiliza um dispositivo utiliza um dispositivo auxiliar que registra a auxiliar que registra a leitura no SMP ou no SMC. leitura no SMP ou no SMC.

148

Page 149: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Assim é possível variar Assim é possível variar a GM lentamente até a GM lentamente até atingir o valor pré-fixado atingir o valor pré-fixado acionando acionando instantaneamente o instantaneamente o registro automático da registro automático da leitura no outro sistema.leitura no outro sistema.

149

Page 150: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

A vantagem deste tipo A vantagem deste tipo de aquisição é não de aquisição é não precisar estabilizar precisar estabilizar plenamente a GM, o que é plenamente a GM, o que é um fator importante na um fator importante na minimização do tempo minimização do tempo despedido nos ensaios.despedido nos ensaios.

150

Page 151: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Aquisição automática: o Aquisição automática: o registro de leituras do SMP registro de leituras do SMP e SMC é realizado através e SMC é realizado através de um sistema de um sistema computacional, composto computacional, composto por periféricos e um por periféricos e um programa de aquisição programa de aquisição adequado à finalidade. adequado à finalidade.

151

Page 152: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Com os dados Com os dados armazenados no computador, armazenados no computador, fazendo uso de um programa fazendo uso de um programa universal de calibração, universal de calibração, rapidamente consegue-se rapidamente consegue-se realizar o processamento e realizar o processamento e documentação dos resultados.documentação dos resultados.

152

Page 153: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Isto traz vantagens Isto traz vantagens decisivas como:decisivas como: Minimização do tempo Minimização do tempo de aquisição dos dados; de aquisição dos dados;

153

Page 154: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Minimização dos tempos Minimização dos tempos de processamento pela de processamento pela rapidez na execução do rapidez na execução do grande numero de cálculos grande numero de cálculos em função dos dados já em função dos dados já estarem armazenados em estarem armazenados em fita ou disco;fita ou disco;

154

Page 155: Calibração  Trabalho

Execução do EnsaioExecução do Ensaio

Levantamento de dados Levantamento de dados simultâneo de vários simultâneo de vários SMC, sobre os quais atua SMC, sobre os quais atua a mesma GM (como na a mesma GM (como na montagem de montagem de transdutores de força e transdutores de força e tração em serie).tração em serie).

155

Page 156: Calibração  Trabalho

Processamento e Processamento e Documentação dos Documentação dos

DadosDadosO processamento dos O processamento dos

dados referentes à calibração dados referentes à calibração de um SM pode ser feito de de um SM pode ser feito de duas formas distintas:duas formas distintas:

Manual;Manual; Automatizado por Automatizado por

computador.computador.

156

Page 157: Calibração  Trabalho

Processamento e Processamento e Documentação dos Documentação dos

DadosDadosO processamento dos O processamento dos

dados envolve uma série dados envolve uma série de cálculos, que embora de cálculos, que embora de natureza simples, são de natureza simples, são trabalhosos, demorados e trabalhosos, demorados e sujeitos à falha humana.sujeitos à falha humana.

157

Page 158: Calibração  Trabalho

Processamento e Processamento e Documentação dos Documentação dos

DadosDadosA melhor opção é A melhor opção é

utilizar um sistema utilizar um sistema computacional, que com computacional, que com auxilio de um programa auxilio de um programa especial, permite realizar especial, permite realizar todos os cálculos de todos os cálculos de maneira rápida e confiável.maneira rápida e confiável.

158

Page 159: Calibração  Trabalho

Memorial de Memorial de calibração calibração

Consta de todas as Consta de todas as informações relativas ao informações relativas ao planejamento, à preparação, à planejamento, à preparação, à execução do trabalho execução do trabalho experimental bem como aquelas experimental bem como aquelas ligadas ao processamento e ligadas ao processamento e analise dos resultados. analise dos resultados.

159

Page 160: Calibração  Trabalho

Memorial de Memorial de calibração calibração

Destaca-se:Destaca-se: Fixação dos objetivos da Fixação dos objetivos da

calibração;calibração; Seleção do SMP adequado Seleção do SMP adequado

à finalidade da calibração;à finalidade da calibração;

160

Page 161: Calibração  Trabalho

Memorial de Memorial de calibração calibração

Todas as informações Todas as informações relativas ao SMC coletadas relativas ao SMC coletadas do interessado e manuais;do interessado e manuais;

Planejamento detalhado do Planejamento detalhado do trabalho;trabalho;

Descrição dos detalhes da Descrição dos detalhes da montagem do experimento.montagem do experimento.

161

Page 162: Calibração  Trabalho

Análise dos ResultadosAnálise dos Resultados

A partir da curva de erros, e A partir da curva de erros, e dos diversos valores calculados dos diversos valores calculados para a faixa de medição, para a faixa de medição, determinam-se, quando for o determinam-se, quando for o caso, os parâmetros reduzidos caso, os parâmetros reduzidos correspondentes às correspondentes às características metrológicas e características metrológicas e operacionais.operacionais.

162

Page 163: Calibração  Trabalho

Análise dos ResultadosAnálise dos Resultados

Estes valores são Estes valores são comparados às comparados às especificações do especificações do fabricante, usuário, fabricante, usuário, normas, e dão lugar a um normas, e dão lugar a um parecer final.parecer final.

163

Page 164: Calibração  Trabalho

Análise dos ResultadosAnálise dos Resultados

Este parecer pode ou não Este parecer pode ou não atestar a conformidade do atestar a conformidade do SMC com uma norma ou SMC com uma norma ou recomendação técnica, recomendação técnica, apresentar instruções de apresentar instruções de como e restrições das como e restrições das condições em que o SMC condições em que o SMC pode ser utilizado, etc.pode ser utilizado, etc.

164

Page 165: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibraçãoA partir do memorial, gera-A partir do memorial, gera-

se o se o Certificado de CalibraçãoCertificado de Calibração, , que é o documento final que que é o documento final que será fornecido ao requisitante, será fornecido ao requisitante, no qual constam as condições no qual constam as condições e os meios de calibração, bem e os meios de calibração, bem como os resultados e os como os resultados e os pareceres.pareceres.

165

Page 166: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibraçãoEm função dos resultados Em função dos resultados

obtidos, o desempenho do SM obtidos, o desempenho do SM pode ser comparado com aquele pode ser comparado com aquele constante nas especificações de constante nas especificações de uma norma técnica, ou outras uma norma técnica, ou outras determinações legais, e um determinações legais, e um parecer de conformidade pode parecer de conformidade pode ser emitido:ser emitido:

166

Page 167: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração Descrição e identificação Descrição e identificação individual do SM a calibrar;individual do SM a calibrar;

Os resultados da calibração Os resultados da calibração obtidos após, e quando obtidos após, e quando relevante, os obtidos antes relevante, os obtidos antes dos ajustes efetuados;dos ajustes efetuados;

identificação do(s) identificação do(s) procedimento(s) de procedimento(s) de calibração utilizado(s);calibração utilizado(s);

167

Page 168: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração Identificação do SM padrão Identificação do SM padrão utilizado, com data e utilizado, com data e entidade executora da sua entidade executora da sua calibração, bem como sua calibração, bem como sua incertezaincerteza

As condições ambientais As condições ambientais relevantes e orientações relevantes e orientações expressas sobre quaisquer expressas sobre quaisquer correções necessárias ao SM correções necessárias ao SM a calibrar;a calibrar;

168

Page 169: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração Uma declaração das Uma declaração das incertezas envolvidas na incertezas envolvidas na calibração e seus efeitos calibração e seus efeitos cumulativos;cumulativos;

Detalhes sobre quaisquer Detalhes sobre quaisquer manutenções, ajustes, manutenções, ajustes, regulagens, reparos e regulagens, reparos e modificações realizadas;modificações realizadas;

169

Page 170: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração Qualquer limitação de uso Qualquer limitação de uso (ex: faixa de medição (ex: faixa de medição restrita);restrita);

Procedimento de ensaio Procedimento de ensaio adotado e as condições adotado e as condições ambientais em que foi ambientais em que foi executado.executado.

170

Page 171: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração planilha de dados brutos.planilha de dados brutos. tabela de dados tabela de dados

processados processados gráfico da curva de erros.gráfico da curva de erros.

171

Page 172: Calibração  Trabalho

Certificado de Certificado de calibração ou relatório calibração ou relatório

de calibraçãode calibração identificação e assinaturas identificação e assinaturas da(s) pessoa(s) da(s) pessoa(s) responsável(eis) pela responsável(eis) pela calibração bem como do calibração bem como do gerente técnico do gerente técnico do laboratório;laboratório;

identificação individual do identificação individual do certificado, com número certificado, com número de série ou equivalente.de série ou equivalente.

172

Page 173: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração

Levantamento da curva de Levantamento da curva de erros visando determinar :erros visando determinar : Dados e parâmetros Dados e parâmetros para a operação de para a operação de ajuste do sistema de ajuste do sistema de medição;medição;

173

Page 174: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração Se nas condições em que Se nas condições em que

foi calibrado, o sistema de foi calibrado, o sistema de medição está em medição está em conformidade com uma conformidade com uma norma, especificação legal norma, especificação legal ou tolerância definida para o ou tolerância definida para o produto a ser medido, e produto a ser medido, e conseqüente emissão de conseqüente emissão de certificado. certificado.

174

Page 175: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração

Levantamento detalhado da Levantamento detalhado da curva de erros e tabelas com curva de erros e tabelas com valores da correção e sua valores da correção e sua incerteza, com o objetivo de incerteza, com o objetivo de corrigir os efeitos corrigir os efeitos sistemáticos, visando reduzir sistemáticos, visando reduzir a incerteza do resultado da a incerteza do resultado da medição. medição.

175

Page 176: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração

A aplicação da correção A aplicação da correção poderá ser efetuada poderá ser efetuada manual ou manual ou automaticamente;automaticamente;

176

Page 177: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração

Análise do comportamento Análise do comportamento metrológico e operacional metrológico e operacional dos sistemas de medição: dos sistemas de medição:

177

Page 178: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração Nas fases de Nas fases de desenvolvimento e desenvolvimento e aperfeiçoamento, aperfeiçoamento, incluindo a análise das incluindo a análise das grandezas externas que grandezas externas que influem no seu influem no seu comportamento;comportamento;

178

Page 179: Calibração  Trabalho

Destino dos Resultados Destino dos Resultados de uma Calibração de uma Calibração Em condições especiais Em condições especiais de operação (por de operação (por exemplo: elevadas exemplo: elevadas temperaturas, na temperaturas, na ausência de gravidade, ausência de gravidade, em elevadas pressões);em elevadas pressões);

179

Page 180: Calibração  Trabalho

Freqüência de Freqüência de calibraçãocalibração

Período de tempo Período de tempo compreendido entre duas compreendido entre duas calibrações consecutivas calibrações consecutivas de um determinado SM ou de um determinado SM ou grandeza padrão. O seu grandeza padrão. O seu valor depende de fatores valor depende de fatores como:como:

180

Page 181: Calibração  Trabalho

Freqüência de Freqüência de calibraçãocalibração

Confiabilidade do SM.Confiabilidade do SM. Grau de utilização.Grau de utilização. Importância dos resultados Importância dos resultados

obtidos com o SM.obtidos com o SM. recomendações e normas recomendações e normas

técnicas. técnicas. programas internos de programas internos de

calibração. calibração. 181

Page 182: Calibração  Trabalho

Freqüência de Freqüência de calibraçãocalibração

Eventos especiais: Eventos especiais: independente da freqüência independente da freqüência normal de calibração normal de calibração prevista para cada SM, esta prevista para cada SM, esta deverá ser realizada deverá ser realizada também, também, extraordinariamente, extraordinariamente, quando:quando:

182

Page 183: Calibração  Trabalho

Freqüência de Freqüência de calibraçãocalibração

For realizada manutenção For realizada manutenção corretiva do SM.corretiva do SM.

Tratar-se de maquinas de Tratar-se de maquinas de medir ou SM de grande medir ou SM de grande porte que foram porte que foram submetidos a uma mudança submetidos a uma mudança de local da instalação.de local da instalação.

183

Page 184: Calibração  Trabalho

Freqüência de Freqüência de calibraçãocalibração

O SM tiver sido O SM tiver sido sobrecarregado por mau sobrecarregado por mau uso, choques mecânicos, uso, choques mecânicos, operação fora das condições operação fora das condições nominais especificadas, etc.nominais especificadas, etc.

Houver dúvida sobre os Houver dúvida sobre os resultados informados pelo resultados informados pelo SM.SM.

184

Page 185: Calibração  Trabalho

ConclusãoConclusão

Resultados de medições Resultados de medições confiáveis só podem ser confiáveis só podem ser alcançados com instrumentos alcançados com instrumentos de medição comprovadamente de medição comprovadamente qualificados, isto é, com qualificados, isto é, com parâmetros metrológicos parâmetros metrológicos garantidos por calibrações garantidos por calibrações periódicas.periódicas.

185

Page 186: Calibração  Trabalho

ConclusãoConclusão

A calibração dos A calibração dos equipamentos de medição é equipamentos de medição é um componente importante um componente importante na na função qualidadefunção qualidade do do processo produtivo e uma processo produtivo e uma oportunidade de oportunidade de aprimoramento constante.aprimoramento constante.

186

Page 187: Calibração  Trabalho

ConclusãoConclusão

Ela verificar se a Ela verificar se a medida obtida por um medida obtida por um equipamento é compatível equipamento é compatível com o esperado e se o com o esperado e se o mesmo está adequado mesmo está adequado para a atividade a que se para a atividade a que se destina. destina.

187

Page 188: Calibração  Trabalho

ConclusãoConclusão

Com o desenvolvimento Com o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais tecnológico, cada vez mais aumentam as exigências em aumentam as exigências em termos de conhecer e termos de conhecer e melhorar a incerteza dos melhorar a incerteza dos instrumentos de medição, instrumentos de medição, característica essa assegurada característica essa assegurada através da calibração.através da calibração.

188