caderno de ciências - 6o ano

11
Camada de ar que envolve a terra. Troposfera = camada mais próxima do solo. Estratosfera = Acima de 15.000m (temperatura ± -50oC) Nela está a camada de ozônio. Mesosfera = 35 km de altura Termosfera = temperatura chega a 1200 oC Ionosfera = 9600 Km VÍDEO AGENDA:06/08/2010 Assunto: Atmosfera Para casa:Trabalhando as ideias do capítulo Pág.:161 e 162 Finalizar os exercícios Começar a executar as atividades relativas à AP - do blog Recorte de tela efetuado: 04/08/2010 11:38 Efeito Estufa MISTURA DE GASES A atmosfera é a camada de ar que rodeia a Terra. Em termos gerais, é formada por uma mistura de gases na qual se encontram em suspensão quantidades variáveis de partículas sólidas e líquidas. As moléculas gasosas podem mover-se livremente, mas a gravidade impede que escapem da atmosfera. A composição do ar sem impurezas nas proximidades da superfície terrestre é 78 % do seu volume de nitrogênio molecular (N2) e 21 % de oxigênio molecular (O2). 1% de outros gases. Recorte de tela efetuado: 06/08/2010 08:49 Efeito estufa ECOLOGIA E METEOROLOGIA - Deve-se à absorção por parte dos gases da atmosfera da radiação infravermelha reemitida pela Terra para o exterior, gerando um efeito semelhante ao que é aproveitado nas estufas, onde as paredes de vidro permitem a passagem dos raios solares, mas impedem a saída da radiação térmica e do calor emitido pelos corpos no interior da estufa. O principal gás responsável por este fenômeno é o dióxido de carbono e, em menor escala, o vapor de água, o ozônio e outros gases originados pela utilização de combustíveis orgânicos. Durante milhares de anos, a composição da atmosfera manteve-se relativamente constante, mas, desde os inícios do séc. XX, a concentração de alguns gases sofreu um crescimento contínuo em conseqüência da atividade humana, o que tem vindo a provocar um fortalecimento do efeito estufa e o conseqüente aumento da temperatura terrestre. A pressão atmosférica O conjunto de ar que constitui a atmosfera exerce uma pressão sobre a superfície da Terra designada pressão atmosférica, que corresponde ao peso da coluna de ar que se estende verticalmente até o limite exterior da atmosfera. Esta pressão atua sobre todas as superfícies, sólidas ou líquidas, em contato com o ar, mas os seus efeitos não são percebidos porque ela é compensada pela pressão exercida pelo ar no interior dos objetos ocos, das substâncias porosas e dos líquidos. Ao nível do mar, esta pressão é de aproximadamente 1 pascal (1 Pa = 1 N/m2). Pelo fato de o ar ser compressível e de estar submetido à atração gravitacional, as camadas inferiores da atmosfera estão mais comprimidas e, assim, são as mais densas. À medida que aumenta a altura, tanto a densidade como a pressão atmosférica diminuem progressivamente. Recorte de tela efetuado: 18/08/2010 14:33 A atmosfera Página 1 de 6o Ano

Upload: espacoaberto

Post on 30-Jun-2015

20.014 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Caderno de ciências criado na sala de aula no p

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno de Ciências - 6o ano

Camada de ar que envolve a terra.

Troposfera = camada mais próxima do solo.Estratosfera = Acima de 15.000m (temperatura ± -50oC)Nela está a camada de ozônio.Mesosfera = 35 km de alturaTermosfera = temperatura chega a 1200 oCIonosfera = 9600 Km

VÍDEO

AGENDA:06/08/2010Assunto: AtmosferaPara casa:Trabalhando as ideias do capítuloPág.:161 e 162 Finalizar os exercíciosComeçar a executar as atividades relativas à AP - do blog

Recorte de tela efetuado: 04/08/2010 11:38

Efeito Estufa

MISTURA DE GASESA atmosfera é a camada de ar que rodeia a Terra. Em termos gerais, é formada por uma mistura de gases na qual se encontram em suspensão quantidades variáveis de partículas sólidas e líquidas. As moléculas gasosas podem mover-se livremente, mas a gravidade impede que escapem da atmosfera.A composição do ar sem impurezas nas proximidades da superfície terrestre é 78 % do seu volume de nitrogênio molecular (N2) e 21 % de oxigênio

molecular (O2). 1% de outros gases.

Recorte de tela efetuado: 06/08/2010 08:49

Efeito estufaECOLOGIA E METEOROLOGIA - Deve-se à absorção por parte dos gases da atmosfera da radiação infravermelha reemitida pela Terra para o exterior, gerando um efeito semelhante ao que é aproveitado nas estufas, onde as paredes de vidro permitem a passagem dos raios solares, mas impedem a saída da radiação térmica e do calor emitido pelos corpos no interior da estufa. O principal gás responsável por este fenômeno é o dióxido de carbono e, em menor escala, o vapor de água, o ozônio e outrosgases originados pela utilização de combustíveis orgânicos. Durante milhares de anos, a composição da atmosfera manteve -se relativamente constante, mas, desde os inícios do séc. XX, a concentração de alguns gases sofreu um crescimento contínuo em conseqüência da atividade humana, o que tem vindo a provocar um fortalecimento do efeito estufa e o conseqüente aumento da temperatura terrestre.

A pressão atmosféricaO conjunto de ar que constitui a atmosfera exerce uma pressão sobre a superfície da Terra designada pressão atmosférica, que corresponde ao peso da coluna de ar que se estende verticalmente até o limite exterior da atmosfera. Esta pressão atua sobre todas as superfícies, sólidas ou líquidas, em contato com o ar, mas os seus efeitos não são percebidos porque ela é compensada pela pressão exercida pelo ar no interior dos objetos ocos, das substâncias porosas e dos líquidos. Ao nível do mar, esta pressão é de aproximadamente 1 pascal (1 Pa = 1 N/m2). Pelo fato de o ar ser compressível e de estar submetido à atração gravitacional, as camadas inferiores da atmosfera estão mais comprimidas e, assim, são as mais densas. À medida que aumenta a altura, tanto a densidade como a pressão atmosférica diminuem progressivamente.

Recorte de tela efetuado: 18/08/2010 14:33

A atmosfera

Página 1 de 6o Ano

Page 2: Caderno de Ciências - 6o ano

tanto a densidade como a pressão atmosférica diminuem progressivamente.A pressão atmosférica foi quantificada por Evangelista Torricelli no ano de 1643.Os instrumentos que permitem medir a pressão atmosférica e todas as suas variações designam-se barômetros. O instrumento desenhado por Torricelli chama-se barômetro de mercúrio. As medidas da pressão atmosférica são expressas em milímetros de mercúrio (mm Hg), correspondentes à altura da coluna de mercúrio, ou em hectopascais (hPa)(1 mm Hg -‘ 1,333 hPa). A pressão normal ao nível do mar é de 760 mmHg ou 1.013,2 hPa.

Quem ficou acordado para assistir à chuva de meteoros Perseid, que brilhou nos céus na madrugada de sexta-feira (13/08/2010), não se arrependeu. Os astrônomos haviam previsto que o Hemisfério Norte teria a melhor visibilidade do fenômeno, mas não se imaginava que seria possível observá-lo tão bem. Na Macedônia, na Inglaterra, na Áustria, na Espanha, no México e nos Estados Unidos, as condições climáticas permitiram que o espetáculo fosse visto a olho nu. Já no Brasil, mesmo quem estava com lunetas e binóculos ficou frustrado — no país, as imagens foram bem mais fracas.De acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa), o meteoro é uma camada de luzes brilhantes que cruzam rapidamente o céu. Muitas pessoas os confundem com estrelas cadentes, porque a visão é bastante parecida. O meteoro se forma quando um pedaço de um corpo celeste entra na atmosfera da Terra. O ar aquece esses fragmentos e, graças ao calor, forma-se um rastro brilhante, composto por gases e pequenas partículas do corpo celeste. Milhões de meteoros passam pela atmosfera terrestre todos os dias, mas a maioria tem o tamanho de um seixo, por isso não são notados. Para serem vistos, precisam estar entre 65km e 120km acima da Terra.A chuva de meteoros que iluminou o Hemisfério Norte ontem, chamada de Perseid por ser originada na Constelação de Perseus, é um fenômeno que acontece a cada 133 anos e tem origem no cometa Swift-Tuttle. Quando ele cruza o Sistema Solar, deixa para trás um rastro de poeira e detritos. Ao passar pela Terra, os fragmentosse chocam com a atmosfera a 225 mil quilômetros por hora e se desintegram em explosões de luz.

Chuva de meteoros Publicação: 14/08/2010 07:00

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/08/14/cienciaesaude,i=207726/CHUVA+DE+METEOROS.shtml

Porque a quantidade de gás carbônico está aumentando nos últimos anos?Por causa da queima de combustíveis orgânicos pelos carros e fábricasQual o gás que está em maior quantidade na composição da atmosfera e qual seus efeitos na respiração?O nitrogênio compõe 78% da atmosfera. Nenhum efeito na respiração.

Página 2 de 6o Ano

Page 3: Caderno de Ciências - 6o ano

AgendaAssunto: propriedades do ar, alguns aparelhos meteorológicosPara casa: Elaboração a apresentação da APs

Exercícios: Pág 168

A união entre oxigênio, combustível e calor. Esses são os fatores necessários para ocorrer uma combustão.

1.

Gás carbônico e vapor d'água. (combustíveis orgânicos)2.Por que quase todos os seres vivos precisam de oxigênio para liberar a energia dos alimentos.

3.

Respiração dos seres vivos e a sua decomposição. A queima de floresta.4.Fotossíntese5.Através das bactérias nitrificantes que fixam o nitrogênio da atmosfera e o transfere para as plantas pelas raízes.

6.

segunda-feira, 16 de agosto de 201009:01

Página 3 de 6o Ano

Page 4: Caderno de Ciências - 6o ano

Nitrogênio1.a) Estratosfera (ozonosfera); b) Troposfera; c) Mesosfera; d) Termosfera; e) Ionosfera.

2.

Absorve os raios UV que causam danos à saúde.3.Ionosfera; Nela ocorre a reflexão de ondas de rádio e podem ser recebidas por aparelhos de rádio a grandes distâncias das estações transmissoras. Além disso os raios do sol são refletidos nesta camada.

4.

O vidro da estufa permite a luz entrar mas o calor não consegue sair. Do mesmo modo a atmosfera deixa a luz entrar e o calor fica retido no Planeta.

5.

a) F - os CFCs destroem o ozônio.b) F - absorve parte dos raios UV.c) Vd) F - A destruição da camada de ozônio é chamada de buraco da camada de ozônio.e) V - câncer de pele e cegueira.f) F -Depende do lado onde o sol iria aquecer.

6.

Exercíciossegunda-feira, 9 de agosto de 201008:39

Página 4 de 6o Ano

Page 5: Caderno de Ciências - 6o ano

AGENDAAssunto :De que é feito o ar.Em classe: resolver os exercíciosPara casa: Exercícios da pág 168.

Barômetro

Mede a pressão atmosférica

Quanto mais alto você vai MENOR a pressão atmosférica.www.Sobiologia.com.br

Uma propriedade comum a todos os fluidos é a capacidade de transmitirem a pressão exercida sobre uma das suas partículas ao resto das partículas que os constituem. No que diz respeito ao ar, a transmissão da pressão, em vez de se efetuar por completo, vai diminuindo à medida que o ponto que se considera vai se afastando do ponto inicial, ou seja, há uma perda de pressão.

O oxigênio do ar permite a combustão. O oxigênio é considerado um comburente.O oxigênio serve para a respiração dos seres aeróbicos.O gás carbônico é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.O nitrogênio é responsável pela formação das proteínas. Só pode ser absorvido pelas bactérias nas raízes das plantas.

A meteorologia é a disciplina científica que estuda a composiçâo e a estrutura da atmosfera e os fenômenos que nela ocorrem.

Anemômetro: mede a velocidade do vento

O diâmetro das gotas de chuva situa-se entre os 0,5 e os 7 mm. Quando é menor, a precipitação denomina-se chuviscos. A chuva classifica-se em três tipos, segundo o processo de formação da frente em que se originam: chuvas ciclónicas (ou frontal), chuvas convectivas e chuvas orográficas. A origem da chuva pode ser explicada através de dois processos distintos — um característico das nuvens cumuliformes e outro das nuvens estratiformes. O primeiro tipo exige que na nuvem exista um determinado número de gotas de água que, ao colidir com outras gotas, englobando-as, aumentam as suas dimensões. Quando alcançam o peso suficiente, caem. O outro processo exige a presença de nuvens estratiformes de cristais de gelo e de um número elevado de gotas subfundidas. Nestas condições, os cristais de gelo tendem a absorver as gotas, tornando-se suficientemente grandes para cair das nuvens em forma de flocos de neve. Ao atravessar os estratos de ar com temperaturas superiores a O °C, os flocos fundem-se e chegam ao solo em forma de chuva.

Marcos Pontes o primeiro astonautabrasileiro, a bordo da nave russa SoyuzTMA-8, que partiu do Centro deLançamento de Baikonur, noCasaquisto em 29 de março de 2006.

Recorte de tela efetuado: 11/08/2010 16:13

Propriedades do ARdomingo, 8 de agosto de 201022:59

Página 5 de 6o Ano

Page 6: Caderno de Ciências - 6o ano

Recorte de tela efetuado: 11/08/2010 16:06

Recorte de tela efetuado: 11/08/2010 16:16

Página 6 de 6o Ano

Page 7: Caderno de Ciências - 6o ano

Agenda13/08/2010Assunto: de que é feito o arPara casa: Exercícios da pág. 168

Nitrogênio: compõe cerca de 78% da atmosfera. É um gás que dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias. As bactérias que ficam nas raízes das plantas que fixam o nitrogênio fazendo alguns compostos.As leguminosas são as que mais fixam o nitrogênio: feijão, soja, ervilha, alfafa, amendoim, lentilha e grão de bico.

Oxigênio: é o gás responsável pelas combustões. Ele é chamado de comburente.É o gás usado na respiração dos seres aeróbicos.

Gás carbônico: resulta da combustão de combustíveis orgânicos. Também é responsável pelo efeito estufa.

Lara e Raphaela → Biruta dia 27/08Paula e Lorena → Barômetro 26/08Marco, Ana Clara e Bia → Barco 27/08Bruno → Pipa 27/08Fátima → Catavento 27/08

De que é feito o arsexta-feira, 13 de agosto de 201008:17

Página 7 de 6o Ano

Page 8: Caderno de Ciências - 6o ano

Agenda:

Assunto: As propriedades do arPara casa: Desenvolvam as atividades da AP e exercícios da pág 176

Massa: Quantidade de matéria Peso: é a força com que a Terra atrai esse corpo.Pressão: é a força com que as partículas de ar batem nas paredes do recipiente.Expansibilidade: é a capacidade de separação das moléculas de arCompressibilidade: é a capacidade de união das moléculas de arElasticidade: é a capacidade do ar voltar ao volume original.

http://thumbs.dreamstime.com/thumb_185/1189874987M4FxG1.jpgRecorte de tela efetuado: 20/08/2010 07:50

Temos a mesma massa, mas temos pesos diferentes.

0,1654

A gravidade na Lua é um sexto da gravidade na Terra; um homem com o peso de 82 kgf na Terra pesa apenas 14 kgf na Lua.

Pressão atmosférica: O peso do ar sobre uma determinada superfície da terra. 760mmHg

http://www.sobiologia.com.br/figuras/Oitava_quimica/compress.gifRecorte de tela efetuado: 20/08/2010 08:30

http://cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/mecanica/basico/cap31/tirando_gasolinafinal.jpgRecorte de tela efetuado: 20/08/2010 08:52

http://www.brasilescola.com/upload/e/medir%20a%20pressao%20ar%20-%20B.E.jpgRecorte de tela efetuado: 20/08/2010 08:54

Torricelli inventou o barômetro.

Na serra de Maranguape a pressão atmosférica é menor.A água ferve em menor temperatura numa pressão

Amanda tem massa de 34 kg e um peso de aproximadamente 340 N.O fessor tem uma massa 50kg e um peso de 500 N(Newtons).

34*1,6=54,4 N

Propriedades do arsexta-feira, 20 de agosto de 201007:36

Página 8 de 6o Ano

Page 9: Caderno de Ciências - 6o ano

barômetro. A água ferve em menor temperatura numa pressão menor. E ferve a 100o C quando a pressão atmosférica é de 760mmHg

Página 9 de 6o Ano

Page 10: Caderno de Ciências - 6o ano

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/imagens/gases-25.jpgRecorte de tela efetuado: 26/08/2010 10:39

Ar comprimido

http://farm1.static.flickr.com/23/29635253_f2eb88f04b.jpgRecorte de tela efetuado: 26/08/2010 10:42

Ar rarefeitoMoléculas espaçadas

Quanto maior a altitude menor a temperatura e também menor a pressão atmosférica.

Uma panela de água ferve mais rapidamente com uma pressão menor.

Com uma pressão maior ela ferverá mais devagar porém com maior temperatura cozinhando o alimento mais rapidamente.

http://www.vocesabia.net/wp-content/uploads/2008/03/panela22.gifRecorte de tela efetuado: 26/08/2010 10:55

Pneu

Ar comprimidoquinta-feira, 26 de agosto de 201010:36

Página 10 de 6o Ano

Page 11: Caderno de Ciências - 6o ano

Agenda: 30/08/2010

Para casa: trabalhando as ideias do capítulo, pág.188

1.

Assunto: Ventos

O vento pode ser considerado como o ar em movimento.

O vento depende da temperatura do solo. O sol aquece o soloO solo aquece o ar logo abaixo O ar aquecido sobe e o ar frio desce.

Brisa Marítima = quando a luz do sol bate no solo da praia, a areia aquece e o ar sobre a areia fica menos denso e sobe. O ar que está sobre o mar toma o lugar do ar que estava sobre a praia.

Brisa Terrestre = quando está de noite, o mar está quente e a terra está fria. O ar sobre o mar fica menos denso e sobe. O ar que está sobre a praia vai tomar o lugar do ar que estava sobre o mar gerando então a brisa terrestre.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Brisa.jpgRecorte de tela efetuado: 27/08/2010 08:46

Ventossexta-feira, 27 de agosto de 201008:20

Página 11 de 6o Ano