braziliannews 330

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Ano 8 / Número 330 Continua na página 2 banda navidad banda navidad Amazônia já está internacionalizada, dizem ONGs 34 14 07 BRASIL Passagens aéreas subiram 61, 24% nos últimos 12 meses ECONOMIA Helvécia é coroado campeão da Copa da Inglaterra de Futsal ESPORTE Continua nas páginas 18 e 19 Especial Silverstone: Rubens Barrichello vibra com terceira colocação no GP da Inglaterra N o último domingo, 6, o piloto brasileiro Rubens Barrichello subiu no ter- ceiro degrau do pódio após um jejum de mais de três anos. O cam- peão foi o inglês Lewis Hamilton e o segundo, o alemão Nick Heidfeld. Massa teve um terrível desempe- nho, chegando em último, e Nelsi- nho Piquet não completou a prova, apesar de chegar a posicionar-se entre os primeiros colocados du- rante a corrida. Para trazer a informação mais completa e apurada ao leitor, a editora do Brazilian News, Paula Medeiros, foi a Silverstone confe- rir tudo que aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, uma das maiores competições mundiais. Confira exclusivamen- te em nossas páginas tudo o que aconteceu nesta corrida que entrou para a história da Fórmula 1. Londres lembra o 3º aniversário de atentado contra transportes O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a desbloquear as negociações da Rodada Doha, de liberalização do comércio global, disse nesta quar- ta-feira, 9, o premiê do Reino Uni- do, Gordon Brown. Essa foi a men- sagem que Brown diz ter recebido de Lula na reunião bilateral durante a cúpula do G8 (grupo dos sete pa- íses mais industrializados e a Rús- sia), na ilha japonesa de Hokkaido. Exclusivo - BN única mídia brasileira de Londres no GP Passageiros, sobreviventes e familiares das vítimas lembraram nesta segunda-feira, 7, o terceiro aniversário dos atentados de Londres do dia 7 de julho de 2005, nos quais morreram 56 pessoas, entre elas os quatro terroristas suicidas. Várias pessoas se reuniram em frente à estação de King's Cross para lembrar as vítimas dos ataques, que foram perpetrados contra três trens do Metrô e um ônibus urbano. Lula está disposto a desbloquear Rodada Doha, diz premiê britânico Continua na página 13 Londres, 10 a 16 de julho de 2008

Upload: express-media-world

Post on 14-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Especial Silverstone: Rubens Barrichello vibra com terceira colocação no GP da Inglaterra

TRANSCRIPT

Page 1: brazilianNews 330

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mAno 8 / Número 330

Continua na página 2

banda navidadbanda navidadAmazônia já está internacionalizada, dizem ONGs

341407

brAsilPassagens aéreas subiram 61, 24% nos últimos 12 meses

ecONOmiAHelvécia é coroado campeão da copa da inglaterra de Futsal

esPOrte

Continua nas páginas 18 e 19

especial silverstone: rubens barrichellovibra com terceira colocação no GP da Inglaterra

No último domingo, 6, o piloto brasileiro Rubens Barrichello subiu no ter-

ceiro degrau do pódio após um jejum de mais de três anos. O cam-peão foi o inglês Lewis Hamilton e o segundo, o alemão Nick Heidfeld. Massa teve um terrível desempe-nho, chegando em último, e Nelsi-nho Piquet não completou a prova, apesar de chegar a posicionar-se entre os primeiros colocados du-rante a corrida.

Para trazer a informação mais completa e apurada ao leitor, a editora do Brazilian News, Paula Medeiros, foi a Silverstone confe-rir tudo que aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, uma das maiores competições mundiais. Confira exclusivamen-te em nossas páginas tudo o que aconteceu nesta corrida que entrou para a história da Fórmula 1.

Londres lembra o 3º aniversáriode atentado contra transportes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a

desbloquear as negociações da Rodada Doha, de liberalização do comércio global, disse nesta quar-ta-feira, 9, o premiê do Reino Uni-do, Gordon Brown. Essa foi a men-sagem que Brown diz ter recebido de Lula na reunião bilateral durante a cúpula do G8 (grupo dos sete pa-íses mais industrializados e a Rús-sia), na ilha japonesa de Hokkaido.

exclusivo

- bN única mídia

brasileira de lo

ndres

no GP

Passageiros, sobreviventes e familiares das vítimas lembraram nesta segunda-feira, 7, o terceiro aniversário dos atentados de Londres do dia 7 de julho de 2005, nos quais morreram 56 pessoas, entre elas os quatro terroristas suicidas. Várias pessoas se reuniram em frente à estação de King's Cross para lembrar as vítimas dos ataques, que foram perpetrados contra três trens do Metrô e um ônibus urbano.

lula está disposto a desbloquear rodada Doha, diz premiê britânico

Continua na página 13

Londres, 10 a 16 de julho de 2008

Page 2: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

lula está disposto a desbloquearRodada Doha, diz premiê britânico O presidente luiz inácio lula da silva está disposto a desbloquear as negociações da rodada Doha, de liberalização do comércio global, disse nesta quarta-feira, 9, o premiê do reino Unido, Gordon brown.

Essa foi a mensagem que Brown diz ter recebido de Lula na reunião bilateral

durante a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia), na ilha japonesa de Hokkaido. "O presidente Lula quer desbloquear as negociações na

OMC [Organização Mundial do Co-mércio]", disse Brown.

O premiê assinalou que o sinal dado pelo presidente brasileiro é crucial para as negociações que alguns países-membros da OMC, entre eles Brasil, Índia e Estados Unidos, realizarão a partir de 20

de julho em Genebra, na Suíça. "Reino Unido e Brasil acredi-

tam que um ambiente comercial aberto levará prosperidade às pessoas de todo o mundo e aju-dará a tirar milhões de pessoas da pobreza", assinalaram os dois países em comunicado conjunto divulgado após a reunião. "Es-tamos convencidos de que, em um momento no qual existe uma incerteza econômica global e os preços dos alimentos sobem, devemos abrir os mercados e ampliar o comércio em vez de recorrer ao protecionismo", diz a mensagem.

"Após meses de duro trabalho e detalhadas negociações, ago-ra estamos perto de um acordo", assinalaram no comunicado.

O Brasil integra, ao lado de China, México, Índia, e África do Sul, o chamado G5.

Os subsídios agrícolas foram hoje o principal ponto de atrito durante a reunião entre os líde-res do G8 e do G5. Brasil, Chi-na, México, Índia, e África do Sul atribuem aos subsídios agrícolas dos países industrializados a maior parte da culpa pela atu-al crise alimentícia, que em sua

Brown diz ter recebido esta mensagem de Lula na reunião bilateral durante a cúpula do G8.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Sapporo,

no Japão, para as cúpulas do G-8 e G-5, na manhã desta terça-feira, 8. Lula já deixou claro qual será o tema principal de sua agenda, an-tes mesmo de chegar: a defesa dos biocombustíveis, que são res-ponsabilizados por algumas orga-nizações e governos pelo aumento global dos preços dos alimentos.

"O Brasil não aceitará esse argu-mento inverso de que o biocom-bustível provoca inflação nos ali-mentos", disse Lula na partida por meios de comunicação brasileiros. "Vou ao Japão, à reunião do G-8, só por isso".

Os preços dos alimentos sofre-ram elevação em todo o mundo nos últimos meses, e vários espe-cialistas atribuem o fenômeno a fa-tores diversos, incluindo o aumento do petróleo, a demanda maior, as condições meteorológicas extre-mas, a produção intensa de bio-combustíveis e a especulação do mercado.

A crise tem provocado protes-tos em partes da África e da Ásia, além de gerar temores de que se estendam os problemas de desnu-trição e a instabilidade econômica. Mas para o Brasil, a situação cria também preocupação de que se reforcem os subsídios agrícolas,

principalmente nos países desen-volvidos, uma prática que Lula tem criticado especificamente em fó-runs da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Lula assinalou que o Brasil não considera o aumento nos preços dos alimentos como um problema, senão uma "oportunidade", de me-lhorar a produtividade no campo. O presidente brasileiro considera, ain-da, que os biocombustíveis, longe de ser uma causa do problema de alimentos, constituem uma das es-peranças mais sólidas do planeta para combater o aquecimento glo-bal, outro dos temas previstos em sua agenda. (Associated Press)

lula chega ao G8 para defender biocombustíveis e agricultura

opinião, representa uma ameaça contra seu desenvolvimento.

Segundo um porta-voz do Mi-nistério de Assuntos Exteriores do Japão, os dois grupos continuam divididos sobre como trabalhar dentro da OMC as negociações da Rodada de Doha para a libe-ralização do comércio global.

Na declaração conjunta divul-gada um dia antes da reunião com os líderes do G8, o G5 ad-

vertiu que "é imperativo criar um entorno internacional propício ao comércio relacionado com a pro-dução agrícola, estabelecendo um regime de comércio interna-cional para produtos agrícolas".

O porta-voz japonês disse que os dois grupos decidiram coope-rar para resolver o problema da alta dos preços dos alimentos, que fez subir a inflação nos paí-ses em desenvolvimento. (Efe)

Page 3: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Última Hora

calor faz quantidadede raios na capital de SP subir 60%

Um estudo do instituto Nacional de Pesquisas espaciais (inpe) apontou que a incidência de raios em são Paulo aumentou cerca de 60% nos últimos 50 anos e que isto está relacionado à elevação da temperatura média na cidade no período

Segundo o trabalho, a tem-peratura média na capital subiu 2ºC nessas cinco

décadas. Em 2007, atingiu 22ºC segundo o Cptec (Centro de Pre-visão de Tempo e Estudos Climá-ticos).

Não é apenas o aumento de car-bono na atmosfera (aquecimento global) o responsável pela subida dos termômetros. A urbanização, a falta de vegetação e a poluição também são responsáveis. Sem contar o aquecimento natural da superfície do Atlântico, que segun-do dados do Instituto de Astrono-mia, Geofísica e Ciências Atmosfé-ricas da USP também interfere no calor paulistano.

As descargas elétricas, diz o Inpe, passaram de uma média de 6.000, no final dos anos 1950, para 10 mil hoje – 30% de aumento para cada 1ºC a mais.

O coordenador do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) e au-tor do estudo, Osmar Pinto Júnior, apontou que o registro de raios é recente no Brasil – teve início em 1999.

Para chegar ao número de descargas elétricas nas décadas anteriores, ele tomou como base a quantidade de dias com tem-pestade por ano em São Paulo, informação fornecida pelo aero-porto de Guarulhos e também pela USP.

O primeiro passo da pesquisa foi analisar o período entre 1999 e 2008, em que há tanto dados sobre raios quanto de dias com tempestade. São Paulo tem atual-mente 90 dias com tempestade e 10 mil raios em média por ano.

Turbulência climática Pinto Júnior transportou essa re-

lação para as décadas anteriores (em que apenas o número de dias com tempestade está disponível). Seus cálculos apontaram que, há 50 anos, São Paulo tinha uma mé-dia de 70 dias de tempestade e 6.000 raios por ano.

O aumento da temperatura mé-dia não influencia diretamente na ocorrência de raios. Mas leva a um aumento dessas descargas, na medida em que contribui para que mais tempestades ocorram.

"Houve mais dias com tempes-tade em São Paulo, e isso se tra-duziu em mais raios", afirma Pinto Júnior. "Isso mostra que há uma relação entre o aumento da tem-peratura e da incidência de raios."

Para confirmar o resultado, o pesquisador analisou a cidade de Hong Kong, que possui hoje da-dos de tempestade e raios seme-lhantes aos de São Paulo e regis-trou um aumento de temperatura de 2,4ºC nas últimas cinco déca-das. Os cálculos mostraram que a incidência de raios lá cresceu de forma parecida com a da capital paulista.

Júnior diz que a pesquisa, que será publicada na revista america-na "Journal of Geophysical Rese-arch", mostra ainda que o aumento médio da temperatura, decorrente do aquecimento global, poderá aumentar ainda mais os prejuízos provocados pelas descargas.

Os raios são responsáveis por cerca de R$ 1 bilhão em prejuízos por ano no Brasil. O setor elétrico, segundo estimativa, responde por 60% desse valor. (Agência Folha)

Page 4: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Foto da semana

Príncipe Harry trabalha pesado na reconstrução de uma escola na África.

Presidente: Horácio Sterling

[email protected]

Diretor-Geral: Marcelo Mortimer

[email protected]

Diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

editora e redatora: Paula Medeiros

[email protected]

Direção de Arte e Diagramação: Iván Díaz Martínez

[email protected] Izquierdo Real

[email protected]

Departamento comercial: Gabriela Finimundi

[email protected] Rodrigues

[email protected]

Departamento de marketingGabriela Finimundi

[email protected]

colaboradores: Ednéia Rodrigues MirandaJacqueline Vieira Haddad

Jair PimentelJanaína Guliato

Juliana MonticelliLúcia FernandezMarcus FumagalliMaria de NovaisNina EvangelistaRandes NunesRogério OliveiraRodolfo Torres

Samanta Gobbo FedrizziVirgílio Guimarães

Vitória NabasYanna Barbosa

Distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

impresso por Newsfax

classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e clas-

sificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian News15 Borough High Street, 1st floor

SE1 9SE LondonTel: 020 7357 0601Fax: 020 7357 0607

www.braziliannews.uk.com

Pergunta da semana:

Pierre Deleu,bancário. r: Andar de bicicleta.

Juliana martins,balconista.r: Viajar

Fabricia Juliana Pereira,balconista.resposta: musica e esportes.

carlos Alexandre biffi,barman. r: Futebol, tiro ao alvo.

Qual seu hobby preferido?

Page 5: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

ccJ do senado aprova proibiçãode candidaturas de políticos com “ficha suja”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Sena-do aprovou nessa terça-

feira, 8, uma proposta que impede o registro de candidatura daque-les que já tenham condenação, em qualquer instância, na Justiça. A matéria segue agora para o ple-nário do Senado e, depois, para a Câmara dos Deputados. Contudo, caso seja sancionado ainda neste ano pelo presidente Lula, a lei só valerá a partir de 2010.

De acordo com o substitutivo, apresentado pelo senador Demós-tenes Torres (DEM-GO), quem for condenado em qualquer instân-cia judicial pela prática de crimes contra a administração pública ou o sistema financeiro, improbidade administrativa, tortura, terrorismo, racismo, crimes contra a vida fi-carão impedidos de disputar elei-ções. Atualmente, apenas os que são condenados em última instân-cia (ou seja, não podem recorrer da decisão) é que são impedidos de disputar as eleições.

A proposta também impede que os parlamentares federais (depu-tados e senadores) renunciem ao mandato para preservar os direi-tos políticos. A prática é comum às vésperas de iniciar algum pro-cesso por quebra de decoro par-lamentar nos conselhos de ética. Caso o congressista renuncie, ele estará inelegível por oito anos.

Além disso, políticos que ocu-pem cargos Executivos e quiserem ser candidatos à reeleição devem deixar a função quatro meses an-tes das eleições. "Todo mundo que está no poder tende a usar o car-go para conseguir a sua reeleição. Essas medidas vão fazer com que a vida pública cresça e nós tenha-mos uma maior oportunidade de eleger representantes melhores", explica o senador goiano.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos maiores defensores da proposta, explica porque a ma-téria precisa ser discutida em ca-ráter de urgência no Parlamento. “Hoje o Brasil é o país da impu-nidade. Tem político que a gente conhece, com muitos anos de po-

lítica, com mais de 30, 40 proces-sos, dezenas de condenações, mas nenhuma de caráter definiti-vo”, argumenta.

Conforme destaca o gaúcho, que é advogado por formação, o político paga um bom advogado para protelar as decisões e “vai empurrando, empurrando, e cai em exercício findo”. "Muita gente tem vergonha de ser político", re-sumiu o peemedebista.

"Que nós possamos ter essa lei em vigor a partir de 2010. É um avanço que se dá no sentido de melhorar as instituições políticas brasileiras", complementou o pre-sidente da CCJ, senador Maciel Maciel (DEM-PE).

Por sua vez, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), está otimista em relação à aprovação da proposta no plená-rio da Casa ainda nesta quarta-feira. “Acredito que esse projeto será aprovado. Pode ser que haja alguém com restrição ao projeto, mas não há uma manifestação clara disso. A tendência é de apro-vação”, avaliou o parlamentar.

No entanto, para que a proposta seja votado pelos senadores em plenário, eles terão que votar qua-tro medidas provisórias que tran-cam a pauta da Casa. A primeira a ser apreciada é a 422/08, apeli-

dada pelos ambientalistas de “MP da Grilagem”. A medida aumenta o limite da área a ser concedida pela União para uso rural, sem processo de licitação, na Amazô-nia Legal.

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apresentou a proposta.

Rodolfo Torres, de Brasí[email protected]

Por:

Page 6: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Brasil (geral)

estrangeiros compram "seis mônacos"de terra no país por dia, mostra pesquisa Fazendeiros e investidores

estrangeiros têm compra-do 12 quilômetros quadra-

dos de terras por dia no Brasil, o equivalente a seis vezes a área de Mônaco ou sete parques Ibirapue-ra. O ritmo da "estrangeirização" de terras foi medido a partir de dados do Cadastro Rural de novembro de 2007 a maio deste ano. Nesse período, estrangeiros adquiriram pelo menos 1.523 imóveis rurais no país, em uma área que soma 2.269,2 quilômetros quadrados.

O levantamento não leva em conta a compra de empresas na-cionais de capital estrangeiro e os que se utilizam de "laranjas" brasi-leiros para passar despercebidos pelos cartórios.

De acordo com o levantamento, a compra de terras é puxada pela soja e pela pecuária, pelos incen-tivos oficiais à produção de etanol e biodiesel e pelo avanço do preço da terra.

Eugênio Peron, apontado pelos produtores sul-mato-grossenses

como o principal corretor de imó-veis rurais do Estado, afirmou que nos últimos meses têm "aumenta-do muito" a procura de terras por estrangeiros. Segundo ele, que tra-balha na área há 16 anos, a maioria dos interessados são representan-tes de fundos de investimento em busca de negócios com soja, álco-ol, gado e biodiesel.

Cerco a estrangeiros A investida ocorre no momento

em que o governo busca meca-nismos legais para frear a entrada de estrangeiros em terras do país. Hoje a aquisição de terras é per-mitida a pessoas físicas de outra nacionalidade residentes no país e a pessoas jurídicas estrangeiras autorizadas a atuar no Brasil.

Levantamento inédito do Ins-tituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) revela que estrangeiros detêm 5,5 milhões de hectares em todo o Brasil. Com 1.377 propriedades espalhadas numa área de 754,7 mil hectares, Mato Grosso é o Estado que tem a maior área de terras em nome de empresas e pessoas de outros países.

São Paulo é o campeão em nú-mero de propriedades em nome de pessoas de outras nacionalidades. São 11.424 terrenos, que, soma-dos, representam 504,7 mil hecta-res do território paulista.

O governo federal anunciou que vai fechar o cerco à "invasão es-trangeira", com objetivo de dificultar a compra de terras por empresas brasileiras controladas por capital externo. Um parecer da AGU (Ad-

Em cinco meses, estrangeiros adquiriram pelo menos 1.523 imóveis rurais no país, em uma área que soma 2.269,2 quilômetros quadrados.

vocacia Geral da União) vai fixar limites para essa aquisição.

A decisão surgiu depois que um estudo mostrou que estrangeiros detêm 5,5 milhões de hectares no país --55% na Amazônia.

No mês passado, o Ibama (Insti-tuto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Amazonas multou em R$ 450

milhões a madeireira Gethal, per-tencente ao empresário sueco-bri-tânico Johan Eliasch, por comércio e transporte de madeira sem seguir a legislação ambiental brasileira.

O Incra estuda pedir o cance-lamento de registros de terras na Amazônia supostamente adquiri-das pelo empresário sueco. (Folha Online)

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Pau-

linho da Força Sindical, detalhou nesta quarta-feira, 9, sua versão sobre a doação de um aparta-mento feita à ONG (organização não-governamental) "Projeto Meu Guri", presidida pela mulher dele, Elza de Fátima Pereira. Segundo Paulinho, houve um "termo de cessão" em nome de Elza para que a entidade não ficasse no prejuízo, uma vez que foram acu-mulados R$ 37,5 mil em dívidas.

Na terça-feira, durante sua defesa oral, Paulinho disse que Moura havia doado o aparta-mento à ONG e não mencionou detalhes sobre as negociações posteriores nem o acúmulo de dívidas.

O deputado retomou hoje seu depoimento no Conselho de Éti-ca, no qual é denunciado por quebra de decoro parlamentar em decorrência de acusações sobre suposto desvio de recur-sos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social).

A ONG "Meu Guri" é acusada pela Polícia Federal de receber dinheiro desviado de emprésti-mos do BNDES. O indício que os

agentes têm é um comprovante que mostra um depósito de R$ 37,5 mil na conta do projeto.

Como o dinheiro teria saído da conta de João Pedro de Moura, ex-assessor da Força Sindical e ex-conselheiro do BNDES, Pauli-nho afirmou na quarta-feira que houve um acordo para a dívida ser paga pelo consultor. Segun-do o deputado, Moura repassou os R$ 37,5 mil e depois resolve-ria a questão do apartamento.

"Não é justo que você [Moura] não dê nada para as crianças", disse Paulinho, no seu depoi-mento hoje. "[Aí ele, Moura, deu R$ 37 mil], foi uma compensa-ção", disse o deputado, repro-duzindo o suposto diálogo que teve com o consultor e informan-do que o doador do apartamen-to não tem filhos.

João Pedro de Moura está preso acusado de atuar na ope-ração irregular de dinheiro do BNDES. Segundo Paulinho e Elza Pereira, o depósito foi uma doação do ex-assessor da Força Sindical.

A presidente do "Meu Guri" co-locou à disposição da Justiça os sigilos bancário e fiscal do proje-to. (Folha Online)

Paulinho diz que doação de apartamento foi para que ONG não ficasse no prejuízo

Page 7: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Brasil (geral)

Amazônia já está "internacionalizada",dizem ONGs

Pesquisador não acreditar que internacionalização se traduza numa ocupação física, pelo menos não por enquanto.

"O brasil se incomoda porque sabe que não tem soberania plena", afirma o pesquisador

O debate sobre o futuro da Amazônia já está inter-nacionalizado seja pela

importância que ganhou a questão do aquecimento global ou pela atu-ação de multinacionais na região, dizem ambientalistas entrevistados pela BBC Brasil.

"O Brasil se incomoda porque sabe que não tem soberania ple-na. Sabe que se quiser desmatar tudo, vai ter problemas [com a comunidade internacional]", afirma o pesquisador Paulo Barreto, do Imazon.

Ele cita como o exemplo o fato de qualquer acesso a crédito para projetos na Amazônia depende, hoje, de estudos sobre os impac-tos ambientais.

Além disso, diz Barreto, o próprio governo brasileiro tem interesse em mostrar ao mundo é capaz de fazer uma boa gestão da Amazônia para conseguir levar adiante sua am-bição de desempenhar um papel maior no cenário internacional.

"O Brasil quer se colocar como um ator importante em relação a te-mas internacionais e a Amazônia é

uma questão crítica para o país ter esse posicionamento estratégico. A gente tem que demonstrar que cuida da Amazônia."

Paulo Adário, do Greenpeace, ar-gumenta que a economia da Ama-zônia é tão ou mais globalizada do que a de outras regiões já que os principais produtos da região – soja, madeira e carne – são com-modities no mercado internacional.

"Só que quando esses setores vão para a mídia, eles não falam das multinacionais, falam das ONGs", afirma Adário, ressaltando o fato de as maiores empresas da soja serem estrangeiras –Cargill, Bunge, ADM e Dreyfuss.

Barreto, do Imazon, diz não acre-ditar que essa internacionalização se traduza numa ocupação física, pelo menos não por enquanto.

"Não vejo nenhum plano de ocu-par a Amazônia, pelo menos não no curto e médio prazo. Mas se o Brasil não cuidar da Amazônia, com uma política clara, imagino que possa haver no longo prazo."

Para os dois pesquisadores, a polêmica em torno da compra de

terras por estrangeiros na Amazô-nia e a preocupação quanto a in-gerências internacionais na região são riscos marginais que estão sendo extrapolados pelo governo.

A lei atual restringe a aquisição ou exploração de terras por es-trangeiros na chamada faixa de fronteira, faixa de 150 quilômetros de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional.

Uma empresa com sede no Brasil e capital estrangeiro, po-rém, não estaria sujeita a essas restrições desde que 51por cento do capital pertença a brasileiros. (BBC/Brasil)

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal

(STF), Gilmar Mendes, deve decidir nesta quarta-feira, 9, se concede habeas-corpus ao sócio-fundador do banco Opportunity, Daniel Dan-tas, preso na última terça-feira pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha. Também foram presos na mesma operação, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empre-sário Naji Nahas. Dantas se anteci-pou à prisão e protocolou o pedido no mês passado, em caráter pre-ventivo, diante do noticiário de que poderia ser alvo de uma operação da PF. Nesta terça, com a prisão, os advogados solicitaram pressa ao STF na apreciação do pedido.

Relatado pelo ministro Eros Grau, o pedido será julgado agora pelo presidente Gilmar Mendes em ra-zão do recesso do STF. Mendes está de plantão. Na terça-feira, o presidente do STF criticou a Ope-ração Satiagraha. "De novo, é um quadro de 'espetacularização' das prisões. Isso é evidente e dificil-mente compatível com o Estado de Direito", declarou.

O procurador da República Ro-drigo de Grandis, responsável pe-las investigações que resultaram na operação, afirmou que o ex-deputa-do petista Luiz Eduardo Greenhal-gh (PT) seria "o elo" entre o grupo

formado por Dantas e os poderes Executivo e Legislativo. Em entre-vista na sede da PF em São Paulo, Grandis disse que as intercepta-ções telefônicas feitas na operação mostram que o ex-deputado era, inclusive, chamado por dois ape-lidos: Leg e Gomes. O procurador lamentou o fato de o juiz ter indefe-rido os mandados de prisão, busca e apreensão referentes ao ex-depu-tado por suposta participação na "organização criminosa de Dantas".

Ainda na entrevista, o procurador afirmou que o grupo liderado por Dantas teria realizado algumas ope-rações em conjunto com o grupo li-derado pelo investidor Naji Nahas, que atuava como uma espécie de banco e praticava as chamadas operações dólar-cabo, que envolve o envio de recursos ao exterior sem o conhecimento do Banco Central (BC). Com relação ao ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, Grandis disse que ele seria um dos princi-pais clientes de Nahas e recebia grandes quantias de dinheiro sem qualquer atividade que justificasse este recebimento.

Dirceu e Unger O delegado da PF Protógenes

Queiroz, coordenador das investi-gações da Operação Satiagraha, foi questionado ainda, durante a entrevista coletiva, se o ex-ministro-

chefe da Casa Civil José Dirceu e o ministro da Secretaria de Plane-jamento Estratégico, Mangabeira Unger, estão sendo investigados por suposto envolvimento com o grupo liderado pelo ex-banqueiro Daniel Dantas. Em resposta, Pro-tógenes disse que essas informa-ções estão sob sigilo. "Ainda não pode ser fornecida ou contextuali-zada a conduta dessas duas pes-soas e o envolvimento delas com a organização comandada por Da-niel Dantas."

O delegado afirmou ter ficado surpreso com a informação de que Naji Nahas receberia informações privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). "Quanto aos indícios de fraude no Fed, mui-to nos surpreendeu a habilidade de Naji Nahas devido ao megacontato que ele teria no Brasil e no exterior, e que nos conduziu a ter indícios de manipulação do mercado finan-ceiro internacional e até mesmo a taxa de juros do Fed, em que ele se privilegia antecipadamente de informações e passa a aplicá-las no mercado financeiro nacional." O delegado não informou quais informações e sobre qual período de tempo Nahas teria manipulado, sob a justificativa de sigilo. (Agên-cia Estado)

stF deve julgar habeas-corpus de Daniel Dantas nesta quarta

Page 8: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

mundo

Um incêndio de grandes proporções destruiu nes-

ta segunda-feira, 7, o interior de dois prédios no centro da capital portuguesa e obrigou a mobili-zação de cerca de uma centena de bombeiros para apagá-lo.

O prefeito de Lisboa, Anto-nio Costa, declarou aos jorna-listas que graças ao trabalho dos bombeiros o fogo não se espalhou para outros edifícios e não houve feridos ou vítimas mortais.

O prefeito anunciou uma in-vestigação oficial para esclare-

cer as causas do acidente. O fogo começou durante a

madrugada, no número 23, da Avenida da Liberdade de Lisboa e algumas horas depois afetou também dois imóveis vizinhos.

Dezenas de pessoas que es-tavam nos prédios atingidos e outros próximos foram retiradas, enquanto vários veículos anti-chamas e cerca de cem bom-beiros lutavam para extinguir o fogo.

O incêndio obrigou o fecha-mento do trânsito na região cen-tral da capital. (Efe)

incêndio destrói o interior de dois prédios no centro de lisboa

Centenas de bombeiros trabalharam para conter as chamas.

rússia e eUA mantêm impassesobre escudo antimísseis

Os presidentes dos Esta-dos Unidos, George W. Bush, e Rússia, Vladimir

Medvedev, mantiveram o impasse sobre o escudo antimísseis que o governo americano quer instalar no leste da Europa. Eles se reuniram nesta segunda-feira, 7, por uma hora no luxuoso hotel Windsor, em Toyako, na ilha de Hokkaido, no nor-te do Japão, onde foi inaugurada a cúpula anual do Grupo dos Oito (G8, sete países mais industrializa-dos e a Rússia).

Ao término de sua reunião, ficou claro que Rússia e EUA não conse-guiram superar o desacordo sobre o escudo antimísseis, um dos grandes empecilhos nas relações entre Wa-shington e Moscou. Segundo decla-rou Bush à imprensa, ainda existem "algumas áreas de desacordo", o que foi corroborado por Medvedev, ao indicar que em alguns assuntos as diferenças foram mantidas. "Esta-mos de acordo em questões como Irã e Coréia do Norte, mas há outros assuntos sobre questões européias e o escudo antimísseis nos quais te-mos diferenças", afirmou.

No entanto, Bush disse que "também há áreas nas quais

sabemos que possamos colaborar em favor do bem comum". O

presidente americano louvou o novo líder russo, a quem descre-veu como "um homem inteligen-

te que entende muito bem os assuntos".

Em uma aparente referência a suas declarações após sua primei-ra reunião com o antecessor de Medvedev, Vladimir Putin, quando assegurou que lhe parecia "cautelo-so aos olhos e que tinha capturado uma impressão de sua alma", Bush afirmou nesta ocasião que não ia "analisar psicologicamente" o novo presidente russo. "Posso dizer que é um homem com muita confiança em si mesmo e que quando diz algo, diz a sério", afirmou.

Medvedev mostrou, por sua parte, sua disposição a intensificar a cola-boração com Washington nos seis

meses que ainda restam de manda-to a Bush. "Queremos aprofundar a relação com a futura administração dos EUA, mas também temos ainda seis meses com a atual e tentare-mos intensificar nosso diálogo com este governo", disse.

A reunião tinha como objetivo, pela parte americana, conhecer o novo dirigente russo, que, com 42 anos, tenta aproveitar sua juventude para forjar uma imagem diferente à de seu antecessor e mentor político. No entanto, até o momento, Med-vedev optou por seguir a política de Putin em assuntos como sua oposi-ção ao escudo antimísseis america-no, que os EUA planejam desdobrar na Polônia e na República Tcheca.

A Rússia vê esse escudo como uma ameaça contra seu território, mas Washington assegura que ele é dirigido contra possíveis ataques por parte de países hostis no Orien-te Médio. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, deve viajar esta semana à República Tcheca para assinar o acordo pelo qual os EUA instalarão o radar do escudo neste território. (Efe)

mesmo de acordo sobre ameaça do irã e coréia do Norte, bush e medvedev ressaltam diferenças sobre o plano

Page 9: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Atentado mata ao menos 40 pessoasem Cabul; países condenam ataque

Porta-voz do Ministério da Defesa, general Zahir Azimi afirmou que a explosão é a mais forte registra-da em Cabul nos últimos meses.

Reu

ters

Ao menos 40 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba ocorrida em frente à embaixada da Índia no centro de cabul (capital do Afeganistão) nesta segunda-feira, 7, no que parecer ser o ataque mais mortal ocorrido na capital afegã desde a queda do taleban, em 2001, informaram fontes oficiais

A explosão danificou ao menos dois veículos da embaixada que entravam

no complexo, perto de onde várias pessoas formavam fila em busca de vistos. A embaixada indiana fica no centro de Cabul, em uma área movimentada. Muitas pesso-as iam para o trabalho no momen-to em que aconteceu a explosão.

Segundo o porta-voz de Defesa afegão, o general Zahir Azimi, o atentado aconteceu

às 8h30 da manhã (hora local), quando o suicida detonou um carro diante da porta princi-pal da embaixada indiana no

Afeganistão. Uma testemunha citada pela agência de notí-

cias afegã PAN afirmou que o suicida jogou o veículo contra a porta principal do prédio da

embaixada.

A explosão, em uma rua movi-mentada do centro da ca-pital, perto da sede do Mi-nistério do In-terior afegão, parecer ser o ataque mais mortal desde a queda do Taleban em 2001.

O ataque também está sendo consideradao o mais mortal no Afeganistão desde que um ho-mem-bomba matou mais de cem pessoas na Província de Candahar em fevereiro.

Vítimas Em Nova Déli, o ministro de Re-

lações Exteriores indiano, Pranab Mukherjee, confirmou em entre-vista coletiva transmitida ao vivo pelo canal de televisão NDTV que o atentado causou a morte de cin-co membros da legação diplomá-tica da Índia.

Entre os mortos estão o adido militar R.D Mehta e o conselheiro de assuntos políticos Venkat Rao, assim como dois membros da equipe indiana de segurança e um funcionário afegão da embaixada. O embaixador indiano em Cabul, Jayant Parsat, escapou ileso do atentado.

Um porta-voz do Ministério da Saúde afegão, Abdula Fahim, disse que 90 dos feridos foram internados, enquanto outros 51 receberam alta após serem aten-didos.

Várias lojas e estabelecimentos comerciais na região foram atingi-dos. "Muitas pessoas morreram. Vi muitos homens e mulheres sob os escombros", disse Ghulam Dastagir, um comerciantes feridos no atentado.

Uma mulher saiu correndo de um hospi-tal de Cabul c h o r a n d o a perda de seus dois fi-lhos, um me-nino e uma menina, que morreram no atentado.

A Índia é um fiel aliado do governo do presidente

afegão, Hamid Karzai, que enfren-ta uma insurreição dos talebans cada vez mais intensa, apesar da presença no país de 70 mil sol-dados das duas forças multina-

cionais, entre eles um importante contingente encarregado da se-gurança na capital.

repercussão O governo indiano condenou fir-

memente o atentado e reafirmou sua aliança com Cabul. "Lamen-tamos profundamente o atentado com carro-bomba na embaixada indiana em Cabul", informa um co-municado emitido pelo Ministério de Exteriores indiano.

"O governo da Índia condena firmemente este covarde ataque terrorista sobre sua missão di-plomática no Afeganistão. Estes atos não nos dissuadirão de le-var a cabo nossos compromissos com o governo e o povo afegãos", acrescenta a nota do governo.

Os Estados Unidos, para quem Cabul é um aliado-chave em sua "guerra contra o terrorismo", con-denou com firmeza "um ato de violência inútil", e a Comissão Eu-ropéia falou de "um ataque terro-rista contra civis inocentes".

"Condenamos este ato desne-cessário de violência e oferece-mos nossas sinceras condolên-cias aos feridos e, especialmente, àquelas famílias que perderam seus entes amados", afirmou o porta-voz do Conselho de Segu-rança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe.

O governo do Paquistão tam-bém condenou o atentado e se recusou a comentar as acusa-ções afegãs que culpam os servi-ços secretos paquistaneses pelo ocorrido. "O Paquistão condena o terrorismo em todas as suas for-mas e manifestações, já que esta ameaça nega a essência dos va-lores humanos", disse o ministro de Exteriores do país, Shah Meh-mood Qureshi, em comunicado oficial.

O presidente afegão, Hamid Karzai, condenou o ataque e dis-

se que foi realizado por membros de grupos armados tentando rom-per a amizade entre o Afeganistão e a Índia.

Cabul, até então dois anos a salvo dos ataques, sofreu nos úl-timos meses atentados suicidas cometidos pelos rebeldes muçul-manos radicais, principalmente talebans, que antes concentra-

vam suas ações em seus redutos do sul e do leste do país.

No entanto, os talebans des-mentiram qualquer envolvimento no ataque contra a embaixada. "Não fizemos isso", afirmou por telefone à France Presse um de seus porta-vozes, Zabihulá Mu-jahid.

(Folha Online)

Page 10: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Um dos envolvidos no caso em que um homem tentou

entrar com uma mala contendo milhares de dólares não declara-dos na Argentina, acusou o pre-sidente da Venezuela, Hugo Chá-vez, de envolvimento na suposta trama para financiar a campanha eleitoral da presidente argentina, Cristina Kirchner, segundo a ver-são digital do jornal “El Nuevo Herald”.

Carlos Kauffman, que colabora com a Justiça após declarar-se culpado, em março, por sua par-ticipação no chamado "Caso da Mala", disse ao FBI que o advoga-do Moisés Maionica lhe assegu-rou que "o presidente Chávez es-

tava envolvido no assunto". Assim consta em uma moção apresen-tada na semana passada em um tribunal de Miami, e a qual teve acesso o jornal.

Segundo o diário, trata-se da primeira vez que o nome de Chávez aparece envolvido dire-tamente no escândalo. Maionica também é acusado no caso, junto com Franklin Duran.

O advogado de Durán, Edward Shohat, disse que a promotoria usará o testemunho de Kauffman sobre a participação de Chávez para provar que seu cliente atu-ava como agente da Venezuela, segundo o diário. No total, cinco pessoas foram acusadas de cons-

pirar para atuar como agentes en-cobertos da Venezuela, incluindo Antonio José Cánchica Gómez, um suposto agente do país que está foragido.

Três dos presos se declararam culpados por sua participação na trama em troca de penas menores de prisão, e por isso o único que irá a julgamento será Durán.

A valise continha quase US$ 800 mil, e foi achada em agosto, quando o empresário americano-venezuelano Guido Antonini Wil-son, radicado em Miami, tentava introduzi-la ilegalmente na Argen-tina. A presidente argentina negou que esse dinheiro tenha sido para sua campanha. (Efe)

Publicação online traz versão de um envolvido na trama que teria financiado campanha de cristina Kirchner

Denúncia envolve chávez em ‘caso da mala’ na Argentina

bertha ganha força e torna-seo 1º furacão do ano no AtlânticoFenômeno de categoria 1 está a cerca de 1.300 quilômetros das ilhas leeward, no norte do caribe

A tempestade tropical Ber-tha ganhou força no de-correr das últimas horas

e transformou-se no primeiro fu-racão da temporada no Oceano Atlântico, anunciaram meteorolo-gistas nesta segunda-feira, 7.

Bertha, no momento um fu-racão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson (de cinco níveis), encontra-se a cerca de 1.300 qui-lômetros das Ilhas Leeward, no norte do Caribe. A previsão, se-gundo eles, é de que o furacão ganhe ainda mais força no decor-rer dos próximos dias pelo fato de a tempestade estar no momento em mar aberto e águas quentes,

condições estas favoráveis ao fe-nômeno.

Às 6h desta segunda (hora de Brasília), o furacão Bertha tinha ventos sustentados de 120 quilô-metros por hora, informou o Cen-tro Nacional de Furacões dos Es-tados Unidos em Miami.

O olho do furacão desloca-se a 27 quilômetros por hora, mas a ex-pectativa é de que a tempestade perca velocidade de deslocamen-to nos próximos dias. Os ventos do furacão estendem-se por um raio de 40 quilômetros do olho. As informações são dos meteo-rologistas do Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Uma temporada considerada normal tem seis furacões, dos quais dois alcançam forma acima de três na escala, com ventos com velocidade superior a 178 km/h.

Segundo a BBC, a temporada de furacões do Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro, é mais temida do que a temporada do Pacífico por ter causado, nos

últimos anos, tempestades que provocaram prejuízos bilionários e milhares de mortes, como os fura-cões Ivan, em 2004, e Katrina, em 2005. (Agências internacionais)

Imagem de satélite mostra a evolução do Bertha.

AP

Page 11: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Nove são feridos durantecorrida de touros em Pamplona

Nenhum dos participantes do 1.º 'encierro', quando os animais são soltos pelas ruas, são feridos gravemente

Nove pessoas ficaram feri-das no primeiro "encierro" da festa espanhola de

San Fermín (festividades da corrida de touros) , quando os participantes correm na frente de touros enraive-cidos na cidade de Pamplona, se-gundo informou a Cruz Vermelha.

Os seis touros levaram um pou-co mais de quatro minutos para percorrer os 850 metros que se-param os currais da Praça em que acontece a festa. Centenas de pes-soas ocuparam as ruas, e apesar de não haver grande aglomeração,

algumas chegaram a tropeçar e cair. Dois touros se separaram da manada durante o "encierro", e os animais não chegaram a ferir ne-nhum participante gravemente.

Os nove feridos, nenhum pelos chifres do touro, foram atendidos nos hospitais públicos da cidade por conta de ferimentos e contu-sões.

A Festa de San Fermín come-çou no domingo e os "encierros" se repetirão todos os dias, às 8 da manhã, até 14 de julho. (Agências internacionais)

Reu

ters

O governo boliviano apre-sentou nesta segunda-

feira, 7, cadernos que perten-ceram a Che Guevara. Entre o material há um diário que Che escreveu durante sua tentativa sem sucesso de difundir a re-volução no país andino. Os ca-dernos estavam guardados no Banco Central da Bolívia.

Uma edição similar ao diário do revolucionário será publicada nos próximos meses, anuncia-

ram as autoridades bolivianas. José Antonio Quiroga, diretor

da editora responsável pela pu-blicação, destacou que o bom estado do material permitirá uma "reprodução de alta quali-dade."

O revolucionário foi captu-rado por soldados bolivianos com apoio da CIA em 8 de ou-tubro 1967, e morto no outro dia no prédio de uma escola. (Reuters)

Divulgados cadernos de che Guevara na bolívia

entre o material há um diário que che escreveu durante a tentativa de difundir a revolução no país andino

A recém-libertada refém da guerrilha colombiana Ingrid

Betancourt deixou aberta a possibi-lidade de se lançar novamente can-didata à Presidência da Colômbia, embora não esteja obcecada pela idéia.

Em suas primeiras declarações em que admite a possibilidade, em uma entrevista à Reuters Television nesta terça-feira, 8, ela disse que voltará à Colômbia com "prudência" frente ao temor de que as Forças Armadas Revolucionárias da Co-lômbia (Farc) tentem se vingar de sua libertação, na semana passada, junto com outros 14 reféns, em uma operação militar.

Ao ser consultada sobre a possí-vel candidatura presidencial, afirmou que "sim, posso servir à Colômbia e esse é um método, por que não? Mas não quero fazer disso uma es-pécie de obsessão. Não!"

Mensagem de Betancourt"Ei, guerrilheiros, aqui quem fala

é Ingrid Betancourt. Para vocês que estão me ouvindo, se a vida de seus comandantes foi respeitada, a de vocês também será caso depo-nham suas armas".

Essas palavras dão início a uma das mensagens que a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Betancourt gravou e que serão transmitidas através de helicópteros

em sobrevôos sobre áreas de mata do sudoeste do país.

Betancourt, 46 anos, viveu por mais de seis anos na região após ser seqüestrada pela guerrilha For-ças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Ela foi resgatada pelo Exército colombiano junto com três norte-americanos e 11 membros das for-ças de segurança do país, em uma operação militar na qual não se dis-parou um único tiro.

A ex-candidata franco-colom-biana era a refém mais importante das Farc, que tentavam trocar 40 de seus cativos por 500 rebeldes presos.

"Ei, guerrilheiros, aqui quem fala é Ingrid Betancourt. Quero que re-cuperem sua liberdade como acon-teceu comigo. Estarei esperando por vocês aqui", diz em outra das mensagens, essa acompanhada pela música "Estoy aquí", da canto-ra Shakira.

O grupo rebelde afirma lutar pela adoção de um sistema socialista neste país de mais de 44 milhões de habitantes marcado por profun-das desigualdades sociais. As Farc continuam com 25 reféns de caráter político, além de centenas de pes-soas pelas quais o grupo exige o pagamento de resgates.

Na operação militar, o Exército

capturou Gerardo Antonio Aguilar, conhecido como "César", e Alexan-der Farfán, conhecido como "Ga-fas".

Os dois guerrilheiros eram os res-ponsáveis, havia anos, por organi-zar o esquema de vigilância sobre os 15 reféns resgatados, muitos dos quais mantinham acorrentados e que submetiam a um tratamento humilhante.

Apesar das Forças Militares da Colômbia terem localizado mais de 50 guerrilheiros que faziam parte do grupo encarregado de vigiar a ex-candidata e os outros 14 reféns, o presidente colombiano, Alvaro Uri-be, deu ordens para que não fos-sem atacados.

O governo argumentou ter toma-do essa decisão como prova de que respeita os direitos humanos e para evitar represálias contra os que continuam em poder da guerrilha. O gesto foi elogiado por Betancourt.

"Eu estou esperando por vocês. Nós lhes asseguramos que as coi-sas vão melhorar para vocês, que vocês vão recuperar suas famílias, sua honra, sua liberdade", disse a ex-candidata em outra das mensa-gens.

Betancourt também gravou men-sagens para serem transmitidas por rádio e TV, afirmou o Ministério da Defesa.

betancourt admite possível candidatura na colômbia

Page 12: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

mais de 400 mil pararam de fumarna Inglaterra após proibição

Mais de 400 mil pessoas abandonaram o cigarro na Inglaterra desde a

proibição de fumar em locais públi-cos que entrou em vigor em julho do ano passado, revelou um estu-do do University College de Lon-dres. Graças a essa forte queda, os pesquisadores acreditam que a medida permitirá evitar em dez anos 40 mil mortes causadas pelo tabagismo.

Segundo Robert West, diretor da pesquisa sobre o tabaco do

University College London, citado pelo diário "The Independent", re-velou que se trata da maior queda do número de fumantes registrada até agora. “A proibição atingiu vá-rios níveis sociais, ricos e pobres. Eu nunca imaginei seria tão alto o numero de pessoas que parassem de fumar apenas por esta simples proibição”, ressaltou.

Todavia, não existe nenhuma garantia de que os índices de ta-bagistas continuem diminuindo ou não tenham um efeito contrario num futuro próximo. Atualmente cerca de 25% da população adulta da Grã-

Bretanha fuma, mas a proibição de fumar em locais públicos tem sido respeitada quase sem exceções. “Se o Departamento de Saúde con-tinuar este trabalho, existe perspec-tivas reais que o índice atual de fu-mantes caia para 15% nos próximos dez anos”, avalia West.

O Smoking Toolkit Study se ba-seou em entrevistas com 32 mil fu-mantes e não fumantes, realizadas durante nove meses antes da proi-bição – que não permite pessoas fumarem em locais públicos, res-taurantes e casas noturnas, inclusi-ve – e nove meses depois.

Paula [email protected]

Por:

igreja Anglicana aprova ordenação de mulheres bispos

Mais de 1.300 sacerdotes ameaçaram deixar a Igre-

ja Anglicana se o Sínodo Geral aprovasse a polêmica iniciativa.

O Sínodo Geral, por sua vez, se recusou a adotar medidas de compromisso para compensar os religiosos contrários à ordenação de mulheres bispos.

A votação aconteceu nas três câmaras do Sínodo. Os bispos se pronunciaram a favor por 28 vo-tos a 12, o clero por 124 a 44 e

os laicos por 111 a 68, segundo o jornal britânico "Times".

Além da decisão sobre a per-missão para que mulheres sejam ordenadas bispo, o Sínodo deci-diu contra a criação de três "su-perbispos" masculinos e de novas dioceses para as paróquias que não quiserem aceitar mulheres bispos.

O arcebispo de Canterbury, Ro-wan Williams, que será o anfitrião da próxima conferência de bispos

anglicanos de todo o mundo, mar-cada para acontecer em Londres, em agosto, havia advertido sobre os "riscos" dessas divisões.

Mais de mil sacerdotes angli-canos escreverem ao arcebispo de Canterbury e primaz anglica-no anunciando sua decisão de romper com a Igreja da Inglaterra, igreja mãe da comunidade an-glicana, caso o bispado femini-no não fosse vetado no Sínodo. (France Press)

A igreja Anglicana votou na segunda-feira, 7, a favor da ordenação de mulheres bispos, após um debate marcado pelas divergências entre conservadores e liberais, informou a rede britânica de televisão sky News.

A Igreja Anglicana foi o resultado inicial do corte de relações com a Igreja Católica Romana, no reinado de Henrique VIII de Inglaterra.

Crianças britânicas são mais capazes de reconhecer a

imagem de um personagem fictí-cio – como um gremlin – do que a foto de um corvo ou de um carva-lho – característicos do meio am-biente na Grã-Bretanha.

Uma pesquisa feita pelo National Trust, entidade britânica que traba-lha pela conservação da natureza e de construções históricas no país, revelou que as crianças de hoje passam tanto tempo trancadas em casa que o mundo natural se tor-nou algo estranho para elas.

Um total de 1.651 crianças com idades entre dez e 12 anos parti-

ciparam da pesquisa feita pela in-ternet.

Uma em três não foi capaz de identificar um corvo, um dos pás-saros mais comuns e distintos da Grã-Bretanha.

A metade das crianças não sou-be diferenciar entre uma abelha e uma vespa.

Apenas 53% das crianças foram capazes de identificar uma folha de carvalho, a árvore nacional e um símbolo poderoso da Inglaterra.

Quando se trata de reconhecer criaturas fictícias, no entanto, os re-sultados são bastante diferentes.

Nove entre dez crianças foram

capazes de identificar o persona-gem Yoda da série de filmes Guer-ra nas Estrelas.

Segundo o estudo, 67% dos pais entrevistados acham que sabiam mais sobre a natureza quando eram crianças do que seus filhos.

E 65% sentem que o problema se deve ao fato de que passam pouco tempo na natureza com os filhos.

A pesquisa foi feita em áreas ur-banas e rurais da Grã-Bretanha e é parte de uma campanha do Natio-nal Trust para incentivar as famílias a passarem mais tempo na nature-za. (BBC/Brasil)

crianças britânicas sabem pouco sobre natureza, diz estudo

Page 13: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

londres lembra o 3º aniversáriode atentado contra transportesPelo menos 56 pessoas morreram durante explosões em trens do metrô e um ônibus urbano na capital britânica

Passageiros, sobreviventes e familiares das vítimas lembraram nesta segun-

da-feira, 7, o terceiro aniversário dos atentados de Londres do dia 7 de julho de 2005, nos quais mor-reram 56 pessoas, entre elas os quatro terroristas suicidas. Várias pessoas se reuniram em frente à estação de King's Cross para lembrar as vítimas dos ataques, que foram perpetrados contra três trens do Metrô e um ônibus urba-no.

O prefeito de Londres, Boris Jo-hnson; a ministra britânica para os Jogos Olímpicos, Tessa Jowell, e diretores da rede do transporte de Londres depositaram flores na es-tação às 7h50 (4h50 de Brasília), a hora em que explodiu a primeira bomba no dia 7 de julho de 2005. Em uma nota depositada junto às flores, Johnson disse que o país

lembra as vítimas fatais e desta-cou a coragem dos que ficaram feridos pela explosão dos quatro artefatos.

Familiares das vítimas também

foram às outras estações ata-cadas, Edgware Road, Russell Square e a praça de Tavistock, próxima ao Museu Britânico, onde explodiu uma das bombas em um

ônibus urbano.Os atentados do dia 7 de julho,

que quatro terroristas realizaram quando detonaram as bombas que levavam em suas mochilas,

coincidiram com a cúpula do Gru-po dos Oito (G8, os sete países mais ricos e a Rússia) que se rea-lizava em Gleneagles, na Escócia. (Efe)

Familiares das vítimas participam de missa realizada na estação de King’s Cross. Londres lembra o 3º aniversário do atentado que matou 56 pessoas.

Efe

Page 14: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

A consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de

Renda Pessoa Física 2008 (ano-ba-se 2007) foi liberada na terça-feira, 8. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode aces-sar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), basta informar o número do CPF (Cadastro de Pes-soa Física).

No segundo lote foram liberadas

958.614 restituições, no total de R$ 1,2 bilhão. O lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Es-tatuto do Idoso que não apresen-taram pendências nas respectivas declarações e não constaram do primeiro lote. Os pagamentos aos demais contribuintes foram prio-rizados de acordo com a data da entrega da declaração.

O dinheiro estará disponível para

saque no dia 15 e terá correção total de 2,84%, correspondentes à taxa Selic de maio a junho e 1% de julho. Esse valor não sofrerá mais qualquer acréscimo, independen-temente da data em que o contri-buinte receba a sua restituição.

Quem não informou o número da conta para crédito da restitui-ção deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para

qualquer agência do BB ou para o "BB responde 4004-0001 nas capi-tais ou 0800-729-0001 nas demais localidades" (ligação gratuita) e pe-dir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha con-ta corrente ou poupança. A con-sulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet.

Caso o contribuinte não concor-

de com o valor da restituição, pode-rá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o con-tribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), dispo-nível na internet. (Agência Brasil)

consulta pode ser feita pela internet ou pelo telefone; dinheiro estará disponível para saque no próximo dia 15

receita libera consulta ao 2º lote de restituição do ir na terça

especialistas dizem que as empresas estão aproveitando o forte movimento para recuperar perdas da crise aérea

A inflação nos preços das passagens aéreas no va-rejo alcançou, em junho,

61,24% no índice acumulado em 12 meses. É o maior patamar em 11 anos, apurou a Fundação Ge-túlio Vargas, em levantamento fei-to a pedido do Estado. A pesquisa tomou por base dados do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) do mês passado, de 13,44% na mesma base de comparação. TAM, Gol e Varig admitem que os preços podem subir mais se o pre-ço do barril de petróleo não ceder.

Para o economista responsável pelo levantamento, André Braz, as companhias aproveitaram o bom momento de demanda interna para reajustar passagens e recu-perar a margem de lucro perdida com a da crise no setor. "Na verda-de, temos o fator sazonal, já que os aumentos são realizados nessa época do ano, e a demanda inter-na intensa", afirmou Braz. "A ele-vação nos preços das passagens

em 12 meses até dezembro do ano passado era de 4%. Agora em junho está acima de 60%."

O vice-presidente de planeja-mento e alianças, Paulo Castello Branco, porém, não concorda que as passagens estão em alta. "Os preços apresentam reduções constantes nos últimos anos. Quando analisamos nossos yields (tarifas pagas pelos passageiros) domésticos históricos, verifica-mos reduções de 11% (2005 ante 2004), 7% (2006 ante 2005) e 19%

(2007 ante 2006)", diz.Para o consultor aeronáutico

Paulo Bittencourt Sampaio, a es-calada dos preços pode ser expli-cada, em parte, pela falta de com-petição no mercado doméstico. De um lado a TAM, com 49,28% dos vôos em maio, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do outro, Gol e Varig, com 45,24%. "Não é aumento no preço. Está havendo redução nos des-contos por falta de competição", avalia.

O especialista em aviação da consultoria Bain & Company, An-dré Castellini, lembra que o setor aéreo foi dimensionado para tra-balhar com o barril do petróleo a US$ 70, e não a US$ 140, patamar atual. "Se o petróleo mantiver ten-dência de alta, as tarifas vão subir e as malhas aéreas diminuir, assim como a frota das companhias", prevê.

O vice-presidente técnico da Gol, comandante Fernando Ro-ckert de Magalhães, conta que

a companhia tem feito pequenas ações para economizar com o QAV, cujo preço do litro no merca-do spot está em torno de R$ 4. e já responde por 40% dos custos da Gol.

A empresa reduziu a velocidade dos aviões e abastece com mais freqüência no Rio e em Minas Ge-rais, onde há incidência menor de ICMS. As ações levam a uma redução de 0,4% nos custos com combustível, que este ano acumu-la alta de 35,3%. (Estadão)

TAM, Gol e Varig admitem que os preços podem subir mais se o preço do barril de petróleo não ceder.

Passagens aéreas subiram61,24% nos últimos 12 meses

Page 15: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

A União Européia e grupos ambientalistas ampliaram na

segunda-feira, 7, a pressão sobre os Estados Unidos para que acei-tem a meta de reduzir pela meta-de até 2050 as suas emissões de gases do efeito estufa, incluindo também metas intermediárias para os países ricos, a serem cumpridas até 2020.

A questão climática é um dos principais itens da pauta da cúpu-la do G8 que ocorre de segunda a quarta-feira num hotel de luxo na ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Líderes de China, Índia, Brasil, Austrália e outros grandes emissores de carbono participa-rão de um evento paralelo, bati-zado de Encontro das Grandes Economias.

Uma fonte da UE disse na se-gunda-feira que o G8 (que reúne os principais países industrializados) já havia obtido avanços nas ques-tões climáticas, inclusive a respeito das emissões.

"Até agora vimos progressos – progressos difíceis, mas progres-sos", disse essa fonte, que pediu anonimato.

O bloco europeu vai considerar a cúpula como um fracasso se não houver um acordo para reduzir as emissões pela metade até 2050, segundo essa fonte, que citou a existência de afinidades a respeito de outras questões, inclusive o uso de mecanismos de mercado, com base no comércio de créditos para as emissões de carbono.

"Se concordarmos entre nós, en-tão estaremos numa posição muito melhor para discussões com nos-sos parceiros chineses e outros", disse o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso.

A China e a Índia, cujas econo-mias crescem rapidamente, produ-zem cerca de um quarto das emis-sões humanas de gases do efeito estufa. Esses dois países, porém, dizem que só vão aceitar metas de reduções caso as nações ricas, especialmente os EUA, também o façam.

Os países em desenvolvimento também cobram mais ajuda finan-ceira, mais transferência de tecno-logias "limpas" e um compromisso dos ricos com metas intermediá-rias.

O G8 responde por cerca de 40 por cento das emissões humanas de gases do efeito estufa, sendo os EUA responsáveis por cerca de metade das emissões do G8.

O presidente norte-americano, George W. Bush, rejeita metas nu-méricas de reduções, a não ser que os países em desenvolvimento também as aceitem.

Grupos ambientalistas se dizem pessimistas com a possibilida-de de um recuo do governo Bush durante a cúpula, lembrando que no ano passado a reunião já ter-minara sem progressos palpáveis – apenas a decisão de "considerar seriamente" uma redução de "pelo menos" 50 por cento até 2050. (Es-tadão)

Ue e ambientalistas pressionam eUA por metas de emissões

eUA é o país rico que menos fezcontra o aquecimento globalO placar coloca o reino Unido como o país desenvolvido que mais fez para reduzir as emissões de cO2

Os Estados Unidos são o país que menos avan-çou, entre as oito maio-

res economias do mundo, na cor-rida para combater a mudança climática, diz um estudo divulgado na quinta-feira, 3.

O Placar Climático do G8 2008, divulgado às vésperas da reunião do Grupo dos Oito que ocorre na próxima semana na ilha japonesa de Hokkaido, também mostra que nenhum dos oito países faz o sufi-ciente para evitar que a temperatu-ra da Terra se eleve a níveis capa-zes de gerar efeitos catastróficos.

A reunião de Hokkaido juntará chefes de governo dos EUA, Ja-pão, Reino Unido, Alemanha, Fran-ça, Itália, Canadá e Rússia.

A diretora do Programa de Mu-dança Climática da ONG WWF na

Alemanha, Regine Gunther, disse a jornalistas que os líderes do G8 deveriam se comprometer a re-duzir as emissões de gases cau-sadores do efeito estufa de seus países em 40% até 2020, e 80% até 2050.

"Se não conseguirmos isso, o clima mundial mudará de manei-ras que sequer podemos imaginar hoje", disse ela.

O placar coloca o Reino Unido como o país desenvolvido que mais fez para reduzir as emissões de dióxido de carbono e atingir as metas definidas pelo Protocolo de Kyoto. França e Alemanha estão logo atrás. A Alemanha recebeu elogios pelo investimento em ener-gia renovável.

O placar foi elaborado pela con-sultoria holandesa Ecofys, a pedido

do WWF e da seguradora Allianz.O estudo também avaliou o de-

sempenho de Brasil, China, Índia,

México e África do Sul, mas não elaborou um ranking desses pa-íses, porque "não podem ser me-

didos com a mesma régua usada para os países industrializados", diz a nota de divulgação do trabalho.

Page 16: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Por:

randes Nunes

No final de semana passado, aproveitando o tempo bom – nem tão usual no verão londrino – o casal brasileiro, Gisler e Angélica, juraram votos de matrimônio ao ar livre, no parque Holland Park, em londres. A cerimônia muito especial reuniu familiares e amigos íntimos, na qual abençoaram o casal apaixonado.Na terça-feira, 1º, com promoção da embratur, aconteceu o lançamento do Festival london bossa Nova, no Guanabara. Uma pequena amostra do que aconteceu no domingo, com os músicos Neil c Young, rio Jazz, sirius b e Zeep, e os DJs braz e eddie Piller, tocando até a madrugada animando os convidados ViPs. Na última terça-feira, 8, a animação do Jar Festival ficou por conta da banda de brazucas Hi Hill. em sua formação, o único estrangeiro é o francês Pierre (baixista), os brasileiros são Gabi (vocal e violino), bruno (vocal e guitarra) e Felipe Drago (baterista). A organização do festival foi da Jar music Group, que está apoiando a Hi Hill para a gravacao de seu primeiro cD e vídeo clip da música de trabalho.Um abraço e até a próxima edição!

editora Paula medeiros e maridoGlauco e Alexandra da embratur

london bossa Nova Festival

Page 17: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

bruno - vocal e guitarra

Felipe Drago

Gabi - voal e violino

Pierri - unicoestrangeiro na banda

Quem será a próxima

Gisler e Angelica

As alianças

Noivos são abençoados no Holand Park

com direito a tapete vermelho e toda a pompa

Os noivos

casamento no park

Jar Festival - banda brazuca Hi Hill

Page 18: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Por:

[email protected]

Paula medeiros

especial silverstone: rubens barrichello vibra com terceira colocação no GP da inglaterra

Piloto da Honda largou em 16º demonstrou talento e experiência debaixo de chuva e acabou em terceiro lugar

No dia anterior a corrida, após ficar em 16ª posição no “grid” de largada, Ru-

bens Barrichello escutou, por telefo-ne, o pedido do filho Eduardo “Pa-pai, eu sei que vai ser difícil, mas eu vou rezar para chover e daí você terá a possibilidade de subir ao pódio”.

Provavelmente Eduardo Barrichello, 7 anos de idade, fez esta solicitação sem ou menos verificar as previsões climáticas na Inglaterra, que, para variar, prometia chuva durante todo o final de semana. Na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, apesar de chuvas esparsas, a pista se manteve seca. Porém no domingo – para a alegria de Eduardo –, Silverstone amanhe-ceu coberto de nuvens carregadas.

E foi debaixo de muita chuva que o brasileiro Bruno Senna, sobrinho do tricampeão da F-1 Ayrton, con-quistou sua segunda vitória do cam-peonato GP2, que precedeu a prin-cipal atração do dia. Além de Bruno, há outros quatro brasileiros corren-do nesta categoria – que é uma espécie de pré-Fórmula1 – dentre eles Lucas Di Grassi, que ficou em segundo, marcando a primeira do-bradinha da história da GP2. Com a vitória, Bruno Senna está com 11 pontos a menos que o atual líder da categoria, o italiano Giorgio Pânta-no, que tem 50. Di Grassi é o quar-to, com 24 pontos. Os outros pilotos brasileiros Carlos Iaconelli, Alberto Valério e Diego Nunes não têm ne-nhum ponto na competição.

Foi emocionante ouvir o hino na-cional ecoar por Silverstone e ver duas bandeiras verde-amarelas sendo içadas ao pódio, mas o gran-de espetáculo do domingo, 6, ainda estava por vir com a Fórmula1.

Com a largada marcada para às 13 horas (hora local), a chuva pare-cia aumentar a cada minuto, estra-gando todo o glamour que o show de abertura traz ao público. Banda, show aéreo, esquadrinha da fuma-ça, modelos das escuderias e voltas de aquecimento. A torcida era maci-çamente do inglês Lewis Hamilton, grande promessa do campeonato desde sua estréia, apesar dos pro-blemas e da falação em cima dele. Algumas bandeiras polonesas tam-bém despontavam nas arquiban-cadas, todas para prestigiar Robert

Kubica, mais novo ídolo polaco.Os pilotos brasileiros não estavam

em boas posições: Nelsinho Piquet em 7º, pela equipe Renault, Felipe Massa 9º, pela Ferrari, e Rubens Barrichello 16º, pela Honda. Logo na largada, com uma excelente ar-rancada, Hamilton conquistou duas posições, colando atrás de Heikki Kovalainen, que segurou a “pole” por apenas cinco voltas. O inglês queria mesmo se redimir e, nada melhor que fazer isso em casa.

O outro inglês David Colthard, que anunciara sua aposentadoria ao final da temporada, não teve a oportunidade de se despedir do circuito de Silverstone, pois deixou a corrida ainda na primeira volta, le-vando consigo o alemão Sebastian Vettel.

A primeira das seis vezes que Felipe Massa perdeu o controle do carro ocorreu também na primeira volta, fato que o colocou em último lugar – mesma posição que termi-nou a corrida. "Havia muita aqua-planagem e não consegui manter a estabilidade. Errei muito, e é difícil falar", admitiu o brasileiro, tentando

explicar seu mau desempenho no GP da Inglaterra. Até a etapa ante-rior, Massa era o primeiro coloca-do no mundial e, com os últimos resultados, divide a liderança com o companheiro de equipe Kimi Rai-kkonen e Lewis Hamilton, os três com 48 pontos. “Agora, temos que olhar para a frente, ainda há metade do campeonato a ser disputado e já vimos que basta uma corrida para mudar o panorama completamen-te.”, completou.

Enquanto Massa brigava para manter o carro na pista, a equipe Renault, com Nelsinho Piquet e Fer-nando Alonso prometia uma boa corrida. Porém, na volta número 24, Piquet que estava na quarta posi-ção, à frente do companheiro Alon-so, escorregou na pista encharcada, atolando na caixa de brita. “Estou extremamente decepcionado com o que aconteceu. O carro estava bom, nossa tática foi perfeita e estávamos próximos de um bom resultado. Mas quando choveu muito forte, a pista ficou muito escorregadia. Per-dia o controle em todos os setores, inclusive nas retas, e era impossível

Resultado do GP da Inglaterra:1.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren)2.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber)3.º - Rubens Barrichello (BRA/Honda)4.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)5.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)6.º - Fernando Alonso (ESP/Renault)7.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota)8.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams)9.º - Nico Rosberg (ALE/Williams)10.º - Mark Webber (AUS/Red Bull)11.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)12.º - Timo Glock (ALE/Toyota)13.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) Não terminaram:14.º - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) 15.º - Jenson Button (ING/Honda) 16.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) 17.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)18.º - Adrian Sutil (ALE/Force India) 19.º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso)20.º - David Coulthard (ESC/Red Bull)

Comemoração merecida.Rubens Barrichello em seu Honda

Kubica e Piquet, antes de rodarem e sairem da pista

Page 19: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

especial silverstone: rubens barrichello vibra com terceira colocação no GP da inglaterra

Números de rubens barrichello na Fórmula 1: Temporadas na Fórmula 1: 16 (1993 a 2008)Melhor resultado: 2 vice-campeonatos (2002 e 2004)Entradas em GPs: 262Largadas: 258Pontos: 530Vitórias: 9Pódios: 62Primeiras filas: 30Melhores voltas: 15

Bruno Senna e Di Grassi no pódio.

mantê-lo”, explicou Nelsinho, que marcou seus primeiros pontos na prova passada, na França.

O mesmo motivo que tirou Piquet, Vettel e Coulthard da prova, fez com que outros quatro pilotos – Adrian Sutil, Giancarlo Fisichella, Jenson Button e Robert Kubica – também abandonassem a corrida: perda do controle do carro pelas condições da pista.

Apesar da frustração de alguns, outros estavam a poucas voltas de completar grandes conquistas.

Pela primeira vez, Rubens Barri-chello subiu ao pódio pela equipe Honda, quebrando um jejum de mais de três anos sem celebrações regadas a champanhe. "Nunca per-di a esperança e a fé em mim, e esse resultado é uma prova disso. Parece que a chuva sempre apare-ce a meu favor. De fato, foi uma cor-

rida perfeita", afirmou minutos após a consagração.

E, este resultado, não poderia vir em melhor hora. “Não tenho contra-to com ninguém, mas quero conti-nuar na Fórmula1. Só vou parar o dia em que achar que estou mais lento que na corrida de Kyalami, em 1993 (sua estréia na competição).” Falou ainda sobre o futuro incerto, depois de 16 anos de Fórmula 1. “Quero ficar na Honda, sei que eles estão conversando com outros pilo-tos, mas me sinto mais rápido que no passado e nunca me dediquei tanto”, desabafou.

Dividindo os holofotes com o campeão Hamilton, Barrichello con-quistou grande interesse dos jor-nalistas com o êxito de uma prova brilhante. “Foi realmente mágico, parece que sempre chove a meu favor”, comentou.

E, para finalizar, completou emo-cionado: “Eu gostaria de dedicar essa vitória a meu filho mais velho, Eduardo”.

Largada do GP de Silverstone

Page 20: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Brazilian Beats

A East Acton Primary School, com o apoio da companhia de dança RPM Dance Theatre, está organizando uma

apresentação baseada no Carnaval brasileiro. Há varias crian-ças brasileiras que estudam na escola, além de várias outras nacionalidades. Cada classe apresentará diferentes aspectos sobre a cultura brasileira, representado através do Carnaval.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira, 11, às 14 ho-ras.

East Acton Primary SchoolEast Acton Lane Acton W3 7HAwww.rpmdancetheatre.co.uk

Demorou, mas finalmente, o filme brasileiro ganhador do Urso de Ouro entrará em exibição nas salas de cinema do Reino Unido. A “premier” acontece nesta quinta-feira, 10, no Rich Mix,

em Bethnal Green, e está sendo promovida pelo CineJungle, que há alguns meses vem divulgando filmes nacionais em Londres.

Tropa de Elite, de 2007, dirigido por José Padilha, tem como tema o Batalhão de Operações Po-liciais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O filme foi objeto de grande repercussão antes mesmo de seu lançamento, por ter sido o primeiro filme brasileiro a, meses antes de chegar aos cinemas, vazar para o mercado pirata e a internet. Um dos protagonistas do filme, o ator Caio Junqueira, chegou a declarar que, por mais que achasse a pirataria algo negativo, sabia que havia sido "por causa dela que o trabalho atingiu o público da televisão". Uma pesquisa feita pelo Ibope chegou a estimar que mais de 11 milhões de brasileiros teriam visto o filme de forma ile-gal – isso, entretanto, não impediu o filme de ter sido bem –sucedido nas bilheterias, tendo estreado em primeiro lugar e obtido uma das maiores médias por sala no ano, com mais de mil espectadores por sala na primeira semana, mesmo com um lançamento restrito aos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao criticar duramente os usuários de substâncias ilícitas, atribuindo-lhes culpa pela expansão do tráfico de drogas e da violência, o filme gerou grande debate na mídia brasileira. As práticas de tor-tura por parte dos policias também foram abordadas, gerando questionamentos acerca do fato dos personagens estarem sendo considerados heróis por suas atitudes frente aos bandidos.

Jungle Cineclub, no Rich MixDia 10 de julho, às 19:30 horas£7.00/£5.50 conscwww.richmix.org.uk

carnaval brasileiro

cineclub Jungle traz tropa de elite para UK

Paula [email protected]

Por:

Page 21: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Page 22: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Dylan encerra rock in rio madricom público reduzidoPara ver Bob Dylan, havia

metade do público que foi ver “The Police”. A bilhe-

teria teve uma queda expressiva no último dia do Rock in Rio Madri, que terminou na noite de domingo, 6, sob as bênçãos do velho bardo de Minnesota, Bob Dylan, mais os escoceses do Franz Ferdinand e o americano Lenny Kravitz. Só 41 mil pessoas estiveram na Cidade do Rock, em Arganda del Rey, ante 78 mil que foram no sábado para ver The Police (segundo números oficiais, Shakira e Amy Winehouse foram vistas por 75 mil pessoas). O ingresso para o festival custava 70.

Ao todo, 300 mil pessoas viram a primeira edição do Rock in Rio Madri (eram esperadas 500 mil), o que, de qualquer forma, torna o festival o maior do país – sua edi-ção de 2010 foi confirmada no do-mingo pelo organizador da mos-tra, o publicitário brasileiro Roberto Medina. Diversos patrocinadores

já fecharam com o festival, como a cadeia El Corte Inglés – ele tam-bém tenciona fazer, no mesmo ano, em São Paulo e Lisboa.

Bob Dylan, apesar do sol sobre o chapéu na hora em que entrou no palco, fez um show memorável. O ganhador do Prêmio Astúrias de Literatura estava sorridente e bem-disposto – esticou seu show meia hora a mais. Diz a lenda que Dylan nunca faz dois shows iguais, dife-rentemente do Police ou de Lenny Kravitz. Bom, ele manteve a escri-ta. Tocou músicas recentes, como Ain''t Talking e Rolllin and Tum-blin, mas também reconstruiu de maneira irreconhecível clássicos como Just Like a Woman e Hi-ghway 61. Demorou dez minutos para voltar no bis, e fechou com chave de ouro, com uma versão mais acelerada e nervosa de Like a Rolling Stone.

Depois de Dylan, o destaque foi a apresentação do quarteto esco-cês Franz Ferdinand. Com um set

A banda inglesa The Police se apresentou no Rock in Rio Madri, em Arganda del Rey, neste sábado, 5.

list de hits irrepreensíveis, como Michael e Take me Out, o grupo botou o Rock in Rio para dançar freneticamente na última noite do

festival, que se realizou no meio de um campo de oliveiras, um descampado em Arganda del Rey, cidadezinha de menos de 20 mil

habitantes a sudeste de Madri. Ronaldo Fenômeno e a namorada viram o show do Police no sábado. (Agência Estado)

AFP

Reu

ters

A top model britânica Kate Moss terminou seu rela-

cionamento com o músico inglês Jamie Hince, após dez meses de namoro, segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 8, pelo jornal inglês “Daily Mirror”.

A publicação afirma que Kate, de 34 anos, brigou esta semana com Hince, vocalista da banda The Kills, e o obrigou a retirar to-dos os seus pertences da man-são da modelo, no centro de Londres. "Jamie e Kate tiveram uma discussão séria nas pri-meiras horas do sábado. Ela fez

alguns comentários sobre uma garota que estaria perseguindo ele, e a partir daí as coisas se deterioraram", declarou uma fon-te próxima ao casal.

"Horas depois, Jamie juntou todas as suas coisas e abando-nou a mansão", acrescentou a fonte. Desde então o casal não se comunicou, afirma o jornal inglês.

A modelo, que já foi namorada do também músico Pete Doherty, viajou no domingo para Marbella, no sul da Espanha, para tirar uns dias de descanso. (Ansa)

segundo o 'Daily mirror', casal teve uma briga e top obrigou o músico a tirar seus pertences de sua mansão

Kate moss termina com JamieHince após 10 meses de namoro

Hince e Kate no Festival de Glastonbury.

Page 23: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

ex-surfista teco Padaratz lança grupo musical El NiñoJack Johnson não foi o pri-

meiro nem será o último surfista a tirar onda de

popstars. Quando Johnson ain-da surfava profissionalmente, em uma das etapas do campeonato mundial (o WCT) teve a companhia de um brasileiro na mesma onda. Naquele ano, Johnson se deu me-lhor. Estava em Pipeline, o quintal de sua casa no Havaí. O brasileiro, no caso, era o surfista Flávio ‘Teco’ Padaratz, que anos depois seguiria os mesmos passos musicais de Johnson.

Padaratz encerrou sua carreira profissional há cinco anos. Quan-do freqüentava as praias de todo o mundo, brincava de baterista em uma banda chamada Surf Ex-plícito. Com o fim do seu ciclo no mar, decidiu que era hora de levar a sério aquilo que era apenas um

hobby nos tempos de pranchas e tubos. Junto com o produtor bra-sileiro Chris Oyens, decidiu formar o grupo El Niño. Desta vez, além da prancha, juntou guitarra, baixo, bateria e o weissenborn (o violão havaiano).

“O Chris é fã do Ben Harper (o americano também toca o violão havaiano) e a minha voz se asse-melha a do Jack Johnson”, fala Teco de Florianópolis. O primeiro disco (homônimo) acaba de ser lançado pela gravadora MZA. Até o final do ano, Teco promete uma turnê e um show surpresa, com uma grande banda em uma final do circuito mundial do surfe aqui no Brasil.

“O trabalho nos surpreendeu. Ficou muito profissional”, diz Teco. O grupo é formado ainda por Fa-brício Matos, na guitarra, Marcos

Cianpolini no violão e guitarra, e teve a participação especial de Ar-mandinho, que entra no clima da banda cantando em inglês. Para quem quer matar a curiosidade, é possível ouvir o som da banda no endereço do MySpace (www.mys-pace.com/elninooficial). (Agência Estado)

Dez pessoas, entre elas cin-co artistas, decolaram de

Star City, um campo de treinamen-to militar próximo de Moscou.

Os artistas, que costumam ex-perimentar com diferentes supor-tes, querem ver os efeitos das condições similares ao espaço.

A viagem será paga e dirigida pelo artista Nasser Azam.

"É uma grande oportunidade para empurrar as fronteiras da mi-nha pintura até o limite, e os outros

artistas no grupo estão igualmente perplexos por participar deste de-safio físico e artístico assombro-so", disse Azam.

Azam, 44 anos, acrescentou que esperava que as condições de gravidade zero sejam adequa-das para a pintura que planejou, um tríptico dedicado ao artista bri-tânico Francis Bacon.

O avião simulará por dez vezes as condições de gravidade zero. Cada período terá 23 segundos de

duração, tempo em que os artistas devem realizar suas criações.

Um cinegrafista e um diretor de cinema estarão entre os passagei-ros e filmarão os artistas enquanto eles tentam controlar suas palhe-tas flutuantes e suas obras em produção.

Os resultados serão exibidos em outubro em Londres. (Reu-ters)

Artistas britânicos pintarão em condições de gravidade zero

Um grupo de artistas britânicos deu um grande passo para a arte nesta terça-feira, 8, quando produziram obras em condições de gravidade zero, a bordo de um avião na rússia.

Page 24: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

informática e tecnologia

sessões de cinema podem seragendadas através de site em São Paulo

Um site de relacionamen-tos para cinéfilos, que tem parceria com uma

grande distribuidora de conteúdo digital, promete resgatar o clima de cineclube para internautas, agendando salas de cinema para sessões de filmes raros ou fora de cartaz.

A MovieMobz, que lançou na se-gunda-feira, 7, seu site (www.mo-viemobz.com), tem um catálogo de 200 filmes digitais e uma rede de 159 salas de cinema espalha-das por 18 cidades brasileiras, em parceria com a distribuidora brasi-leira Rain.

O site funciona como o Orkut ou MySpace. Os visitantes têm aces-so às fichas dos filmes, com si-

nopses, trailers e críticas de outros usuários, além de poder contratar amigos e criar comunidades, cha-madas de "Movieclubs".

As pessoas cadastradas podem participar da "mobilização", ou seja, fazer com que determinado filme seja exibido no cinema de sua cidade ou bairro. A quanti-dade mínima de pessoas para a sessão acontecer depende do ta-manho da sala e do horário, que também vão determinar o preço do ingresso.

Por atrás dessa novidade es-tão os dois sócios-fundadores da Rain, José Eduardo Ferrão e Fabio Lima, atual diretor-executivo da MovieMobz, e o veterano distri-buidor Marco Aurélio Marcondes, diretor-geral da nova empresa.

"Uma mobilização pode ser de 10, 15 pessoas ou até 300 pes-

soas", explicou Fábio na festa de lançamento na noite de segunda-feira. "E pode interferir no preço do ingresso, quanto mais gente, me-nor o preço."

Como o site foi lançado nesta segunda-feira, ainda não há ne-nhum filme "mobilizado", agenda-do para uma sessão. Os diretores não souberam informar quanto tempo um agendamento pode de-morar a ser feito, já que depende da procura dos usuários e da dis-ponibilidade das salas.

Porém, no Rio de Janeiro, maior praça com 16 cinemas cadastra-dos, há 63 filmes "em mobiliza-ção". "Uma Mulher Contra Hitler", por exemplo, já tem 10 usuários dispostos a vê-lo na Estação Vivo Gávea, embora os direitos do fil-me ainda estejam em negociação para projeção digital.

Edneia Rodrigues Miranda Grupo ERM Solution www.ermsolution.com.br

Por:

Novos serviços online permitem que deficientes visuais naveguem na internet de qualquer computador

As visões do futuro da tec-nologia não envolvem estar

amarrado a um único computador de mesa. As pessoas se movem dos computadores de casa para os computadores do trabalho e se utilizam de dispositivos móveis; quiosques públicos já aparecem nas bibliotecas, escolas e hotéis; e cada vez mais as pessoas arma-zenam tudo na Web, dos e-mails às suas planilhas eletrônicas.

Mas, para milhões de pesso-as que são cegas ou deficientes visuais, a utilização dos compu-tadores tem exigido até agora programas especiais de leitura da

tela, que tipicamente estão insta-lados apenas nas suas próprias máquinas.

WebAnywhereAgora, um novo programa, cha-

mado WebAnywhere, permite que os cegos e deficientes visuais sur-fem na Internet com total mobilida-de. A ferramenta, desenvolvida na Universidade de Washington, Es-tados Unidos, transforma a leitura das telas em um serviço da Inter-net, que lê os textos da Web em voz alta em qualquer computador dotado de alto-falantes ou de um fone de ouvidos.

"Isto é para situações onde al-

guém que é cego não pode usar seu próprio computador, mas pre-cisa acessar a Internet. No museu, na biblioteca, em um quiosque público, na casa de um amigo, no aeroporto," enumera Richard Lad-ner, que orientou seu aluno Jeffrey Bigham na construção do progra-ma, que é gratuito.

Ferramenta de acessibilidadeJá existem diversos leitores de

tela gratuitos, assim como sofisti-cados programas comerciais. Mas todos devem ser instalados na má-quina antes de serem utilizados. Esta é a primeira ferramenta de acessibilidade baseada na Web, significando que ela não precisa ser baixada para o computador. O programa processa o texto em um

servidor externo e envia o arquivo de áudio para tocar no navegador do usuário.

Você não precisa instalar um novo pro-g r a m a . A s s i m , mesmo se você for a um com-p u t a d o r totalmen-te trava-do, em uma bi-blioteca, por exemplo, você ainda poderá utilizá-lo. (Edneia Rodrigues Miranda)

Open social é integrado novas tecnologias do Orkut no brasil

Primeiro passo da integração de aplicativos de rede social

ao Orkut começa na quinta, 10, para 10% dos usuários.

O Google Brasil formalizou nes-ta terça-feira, 8, a integração ofi-cial da plataforma de aplicativos Open Social à rede social Orkut para usuários brasileiros, confor-me adiantou o IDG Now.

Segundo o cronograma do Goo-gle Brasil, 10% dos usuários bra-sileiros do Orkut terão acesso a novos aplicativos de interação na rede social a partir desta quinta-feira (10/07), no primeiro passo para a implementação em massa.

Por mais que divulgue a data da próxima segunda-feira, 14, como limite para a integração de todos os usuários, o próprio Goo-gle admite que o prazo possa ser alterado caso encontre dificulda-

des para lidar com o crescimento exponencial de tráfego causado possivelmente pela adição de apli-cativos.

A estréia contará com 20 aplica-tivos, entre criados no Brasil e tra-duzidos, em português para que usuários adicionem a seus perfis.

O baixo número, segundo o ge-rente de produto de Orkut no Bra-sil, Eduardo Thuler, tem relação com a qualidade da experiência que o Google pretende proporcio-nar aos usuários no primeiro con-tato com os aplicativos. (Edneia Rodrigues Miranda)

Page 25: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

O sistema de saúde no Reino Unido é chamado “National Health Service”

(NHS) e oferece serviços médicos financiados pelo governo britânico para todos os residentes, não im-portando que visto a pessoa tenha. O NHS depende da administração central e é dirigido por autoridades locais e assembléias de saúde.

Porém, para que o serviço Na-cional de Saúde, NHS, seja gratui-to depende de uma combinação de fatores como: o status do imi-grante, o tempo de residência e a natureza do tratamento requerido. Alguns serviços não são completa-mente gratuitos, como por exem-plo, dentistas, a quem o usuário deve pagar parte do custo do tra-tamento.

O NHS é gratuito para as pesso-as que são:

- Residentes legais com residên-cia permanente

- Refugiados- Estudantes com, no mínimo,

seis meses de residência. - Solicitantes de asilo com o

caso ainda em analise pelo Home Office

- Pessoas com permissão de tra-balho

O primeiro passo para ter aces-so aos serviços médicos do NHS é registrar-se com o General Prac-titioner – GP – médico de familia. Cada pessoa ou família deve se registrar com um só GP.

Dentre os documentos necessá-rios para o registro estão um com-provante de identidade (passapor-te), comprovante de residência que tem que ser do mesmo bairro do médico e comprovante da duração de estadia no Reino Unido.

Em caso da necessidade de um atendimento de emergência procure um “Walk-in Centre”, que pode ser encontrado no website do NHS.

Os chamados NHS Walk-in Centres são locais de assistência medica da rede pública do Reino Unido que oferecem às pessoas atendimento rápido em casos de pequenas emergências e/ou trata-mentos específicos de saúde. Vale lembrar que os Walk in Centres não substituem os GPs ou hospi-tais convencionais, mas comple-mentam esses serviços de saúde já existentes.

O atendimento está acessível a qualquer pessoa, não necessita de documento de identificação, não é

necessário agendar previamente uma consulta e tão pouco é neces-sário cadastramento prévio, como no caso dos GPs. Os atendimen-tos são feitos por experientes en-fermeiras do NHS que em alguns casos podem inclusive prescrever medicamento para pacientes.

Os serviços oferecidos pelos Walk-in Centres são de tratamento das seguintes doenças:

• Resfriados, gripes e infecções e vírus provenientes principalmen-te devido ao frio, casos de indi-gestão, vômito, diarréia e demais problemas intestinais;

• Atendimentos a tratamentos de pele como queimaduras, cor-tes, piolhos e erupções em geral, casos de alergias, mordidas e pi-cadas;

• Atendimento e assistência para ferimentos e fraturas incluindo lesões e torções;

Alguns Walk in Centres e possí-vel também encontrar os serviços abaixos:

• Medição de Pressão;• Assistência em relação a me-

dicamentos de contracepção, as-sim como emergências e testes de gravidez;

• Assistência medica em relação a dietas, exercícios e como parar de fumar;

Vitoria NabasNabas Legal Consultancy4th Floor - West Thrale House 44-46 Southwark Street, SE1 1UNTel: 44 (0) 20 7403 7766 E-mail: [email protected]

Por:

entenda o sistema de saúde no reino Unido (NHs)

• Assistência em relação à saúde feminina como período menstrual e formas anticoncepcionais;

• Assistência em relação à saú-de masculina como alargamento de próstata.

Para saber mais informaçoes so-bre GPs e Walk in Centres e encon-trar o mais próximo de sua residên-cia acesse o site http://www.nhs.uk

No caso de ter uma emergência médica durante sua estadia no Rei-no Unido, os médicos de qualquer hospital têm obrigação de dar o tratamento que considerarem ne-cessário. As ambulâncias de emer-gencia do NHS são gratuitas para casos de enfermidade súbita ou de

colapso, acidentes, e chamadas urgentes do médico.

Com relação a medicamentos a maioria requer prescrição médica. Se tiver acesso ao sistema gratui-to de saúde, o que se paga é uma taxa por cada medicamento. Os re-médios são gratuitos para maiores de 60 anos, pessoas com benefí-cios, com pedidos de asilo e em outros casos especificos.

Se estiver tomando medicamen-tos, assegure-se de trazer o nome dos componentes ou o nome ge-nérico, pois no Reino Unido eles podem existir com outro nome comercial e será difícil ao médico identificá-lo.

Page 26: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 200819 à 25 de outubro de 2006

COMUNIDADE / LONDON HELP 4U

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:6 St Alban’s Street SW1Y 4SQTel: 020 7930-9055(central telefônica) Fax: 020 7925-3990E-mail: [email protected]/consulate

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home O�ce (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post O�ce:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos?

» IMIGRAÇÃO» CIDADANIA EMPREGOS» ABERTURA DE EMPRESAS» CONTABILIDADE

» ACIDENTES DE TRABALHOS» HELP IN LONDON» EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS» IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem!Envie um e-mail para:

[email protected] tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Cidadania

Leitor: Como faço para obter a nacio-nalidade britânica?

London Help4U: A obtenção de cida-dania através de antepassados britâni-cos é, sem dúvida, um dos caminhos mais seguros para quem quer morar no Reino Unido. Mas, como o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra, os brasileiros não têm direito de aplicar para o UK Ancestry, já que o reque-rente deve ser cidadão de um dos paí-ses membros do Commonwealth (que são aqueles antigos países da colônia inglesa, como o Canadá, Austrália e África do Sul); ser maior de 17 anos; o ancestral (no caso do avô) deve ter nascido antes do dia 31 de março de 1922, no Reino Unido, Island Channels, Isle of Man ou na República da Irlanda. Além disso, deve provar que tem con-dições financeiras para sustentar-se

(e qualquer dependente) durante todo o período que estiver no Reino Unido sem precisar recorrer à recursos públi-cos. Agora se o seu caso é de cida-dania Européia, o processo é menos complicado. O brasileiro deve apenas apresentar, em sua árvore genealó-gica, algum histórico de uma pessoa de sua família de nacionalidade euro-péia. Depois de verificar as chances de conseguir a cidadania européia, o requerente deverá apresentar alguns documentos que comprovem a sua descendência. O tempo de busca para dar entrada na naturalização, varia de país para país, mas normalmente é solicitado a certidão de nascimento, casamento e óbito (em caso de faleci-mento) dos antepassados. Conte com a LondonHelp4U para ir atrás do seu direito à cidadania!

L: Tenho interesse em estudar outras línguas e gostaria de saber se existe alguma escola em Londres, com cur-sos na Espanha, França e Itália.

LH4U: Existem algumas escolas que oferecem cursos de inglês não só na Inglaterra, mas também nos países e cidades onde o inglês também é a lín-gua oficial, como nos Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) ou em Malta. Agora se o objetivo é

improvisar o espanhol, existem paco-tes para a Espanha (Madri, Málaga e Barcelona) e até nas exuberantes Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O curso de francês é uma ótima opção para aqueles interessados em apren-der a língua e desfrutar do ambiente cultural e romântico da cidade de Paris ou Nice. No caso do italiano, existem alguns cursos também em Florença, Roma e na Calábria. Invista em seu futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Por: Nelissa Atkins

L: Gostaria de saber se existe futsal em Londres, se tenho que ser profis-sional para jogar e como funciona a Liga de Futsal na Inglaterra.

LH4U: Sim. Existem várias equipes em Londres. Uma delas é o Kickers Futsal, que está selecionando jogado-res entre 16 e 32 anos para fazer par-te do seu time. A equipe é dividida em três categorias: Profissional (Kickers Futsal), Reservas (Kickers Reserves) e o Kickers Academy, equipe aberta para aqueles que gostam do espor-te, mas apenas como forma de lazer e diversão. A Kickers Futsal partici-pa dos principais torneios no Reino Unido, como o Futsal Premier Lea-gue (FPL), England Serie A, o FPL England London League, Hull Tourna-ment e o England Nationals e também acumula diversos títulos como Cam-pões de Londres. Participando da Liga de Futsal de Londres, o jogador poderá também participar do Cam-peonato Nacional Inglês, onde a equi-pe de brasileiros do Kickers Futsal é a atual campeã. Para fazer parte do time não há necessidade de ser um professional. Basta querer jogar e ter espírito esportivo. Para participar da

Liga e dos treinamentos, entre em contato com Rogério Oliveira através do e-mail [email protected]. Os treinos acontecem aos domingos à tarde, em Battersea, e a equipe oferece a melhor disponibilidade de horários para o jogador.

L: Acabei de chegar em Londres e tenho mil e uma dúvidas sobre empre-gos, cursos, entre outros assuntos. Tem algum lugar que oferece este tipo de serviço gratuitamente?

LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! O curso gratuito chamado Survive, promovido pela City Gates Church, é uma ótima opção para quem acabou de chegar em Londres e necessita de ajuda com acomodação, trabalho, ligações telefônicas, inglês para o dia-a-dia, entre outros. O curso é realiza-do durante o segundo sábado do mês, das 13h às 17h, no Church Centre, localizado na 07 Greens Court, W1F 0HQ. Faça já a sua inscrição através do e-mail: [email protected]. O próximo curso acontece dia 11 de novembro. Informações com Cleverson pelo telefone: 079 0411 7302 ou www.citygateschurch.net.

ESCOLA

Escolas

LondonPergunta: Oie, LondonHelp4U! A minha dúvida é

a seguinte: Sou residente na Inglaterra, onde tenho visto de residência até 2011, que recebi após o casamento com um cidadão da comunidade européia. Gostaria de saber quando é que poderei aplicar para ter o passaporte britânico. Terei de esperar meu visto vencer e então aplicar para o Indefi-nite Leave to Remain (ILR) primeiro ou há outra possibilidade? Já faz dois anos que vivo aqui. Durante os 10 meses fiquei como estudante, tive a renovação negada no Brasil. Assim, desde setembro de 2006 estou aqui, vivendo como residente. (Paola Ferreira)

londonHelp4U: Olá, Paola. Bem, a sua residência em UK se chama Residence Card. Segundo as leis de Imigração, é necessário aguardar o período de cinco anos para se poder aplicar para o seu Permanet Resident visa (e nao Indefinite Le-ave to Remain), que tem validade de dez anos. Você deve apli-car antes do seu visto vencer (até no máximo 28 dias antes). Somente após um ano a partir desse novo visto é que você terá o direito de aplicar para a naturalização britânica e tirar seu British Passport. Assim sendo, o período total são de seis anos até você poder aplicar para sua cidadania britânica.

Mas é preciso provar que você realmente residiu em UK du-rante esses anos, pagou taxas continuamente e/ou estudou , não se ausentou do pais por mais de 90 dias no último ano e completou satisfatoriamente o curso “ESOL” ou passou no exame “Life in the UK”.

O período em que você era estudante não conta para sua

cidadania, pois sua categoria foi modificada para membro fa-miliar de europeu, então a contagem começa do início do seu Residence Card.

Pergunta: Olá LH4U, espero que vocês possam me ajudar!

Meu namorado está no Brasil e eu gostaria que ele viesse para a Inglaterra para morarmos junto aqui. Pretendemos nos casar também, mas não sabemos por onde começar. Tenho cidadania portuguesa, estou morando em UK há 11 meses e estou trabalhando. Temos fotos juntos e cartas. O que mais precisaremos para ele obter o visto? (Nazaré de Andrade)

londonHelp4U: Olá, Nazaré, primeiramente você precisaria fazer sua residência em UK aplicando para um Certificate of Registration. Para isso precisaria da comprovação que você reside e trabalha em UK, paga taxas etc. Esse documento dará enorme suporte ao visto do seu namorado.

O próximo passo é aplicar para o visto de noivo do seu na-morado, que deverá ser feito no Consulado Britânico no Brasil. Portanto é necessária a sua residência em UK, comprova-ção de que você pode sustentá-lo em UK sem pedir ajuda do governo, contrato de trabalho, extratos bancários, pay slips, contrato de aluguel, evidências do relacionamento etc.

O nosso time da LondonHelp4u.co.uk tem profissionais es-pecializados e credenciados pela OISC em leis de imigração no Reino Unido e estão prontos para te dar o maior suporte sempre que você precisar. Marque uma consulta e venha nos visitar!

israel monteEdvogado da LondonHelp4UImmigration [email protected]

Por:

Page 27: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Além de ser a forma pela qual ganhamos dinheiro e cuidamos

do nosso sustento, o trabalho é um ambiente onde também cuidamos da nossa vida so-cial, da forma como nos relacio-namos com as pessoas, chefes, subordinados, colegas e com as nossas próprias habilidades, o que envolve funções cognitivas, men-tais, manuais e emocionais (como auto-estima, desenvoltura, comu-nicação, desenvolvimento pessoal, capacidade de lidar com proble-mas e frustrações e por aí vai).

Outro dado importante consiste no fato de que a capacidade de trabalhar (juntamente com a capa-cidade de amar) é um fator decisivo quando se avalia o grau de saúde mental de uma pessoa.

A questão principal está em re-fletir sobre qual é a qualidade com que você se dedica e desempenha o seu trabalho e perceber como isso aparece e influencia também a sua vida pessoal.

Não estamos falando aqui do seu chefe, dos seus colegas, do excesso ou da falta de trabalho.

Estamos falando única e exclusi-vamente de você e este é o ponto inicial para avaliarmos como você lida com adversidades externas e como você permite ou não que elas influenciem o seu desempe-nho, as suas emoções, a sua auto-imagem e, principalmente, quais são as suas atitudes frente a elas, seja agindo com desânimo, desa-tenção, desmotivação ou mesmo com atitudes positivas e de mu-dança interna.

A orientação de carreira consis-te em um momento em que você pára por alguns minutos para ava-liar e observar como tem sido a sua postura perante a sua carreira e ao seu trabalho. Quer já esteja atuan-do na área desejada ou não.

E isto independe do seu grau de estudo ou profissionalização, aliás, muitas pessoas pensam que a car-reira profissional começa quando termina os estudos ou recebe o diploma.

Neste pensamento mora uma grande armadilha, que nos impede de perceber uma gama de outras habilidades que possuímos e que não foram adquiridas apenas du-rante aquele curso.

A verdade é que a relação com o trabalho, por mais absurdo que possa parecer, inicia-se desde a primeira vez em que entramos em uma escola.

Nessa etapa não estamos aprendendo propriamente a “trabalhar”, mas é onde começamos a aprender as primeiras lições sobre o que é aprender e demonstrar conheci-mento, relacionar-se com pessoas, colegas, professores (superiores), aprender a respeitar limites, espa-ços, horários, fazer parte de um grupo, apresentar trabalhos, comu-nicar-se, dar e receber feedbacks e uma porção de outras habilidades que vão se moldando a partir daí e que continuam ao longo da vida toda.

Nessa jornada, com o passar dos anos uma quantidade cada vez maior de matérias vão sendo acrescidas ao nosso “currículo” e a partir daí vamos identificando o que atrai ou não nossa atenção, quais são os professores favoritos, os métodos de ensino que atraem nossa atenção e nos fazem apren-der com mais facilidade, quais os conteúdos e conhecimentos sobre os quais queremos aprender cada vez mais.

Se você está se dando conta de quantos aspectos estão envolvidos nesse processo, ele não pára por aí.

Basta lembrar que a vida escolar envolve também a vida familiar.

Cada dia na escola foi também um dia em família, influenciado di-retamente pelas coisas que acon-teciam na nossa casa, na hora do café, do almoço ou do jantar. A relação com nossos pais (ou ou-tro cuidador), irmãos e familiares e, principalmente, dos adultos e dos problemas que eles mesmos enfrentavam enquanto cuidavam de nós, quer você queira ou não, influenciaram de forma direta o seu desenvolvimento, tanto positi-va quanto negativamente, e estas influências fazem parte de quem você é hoje e do rumo que você deu para você mesmo, enquanto adulto, a partir do que aprendeu com estas vivências.

Elas contam a sua história e di-zem quais são os seus gostos, suas potencialidades, fraquezas,

suas habilidades, competências,

pontos for-tes, aspec-tos da sua personali-dade que você admi-

ra em você mesmo (e

outros nem tanto) e afinal,

p ro f iss iona l -mente falando,

“para o que você serve”.

É freqüente encontrar pessoas trabalhando em ativida-

des nas quais não sentem prazer e satisfação.

Muitas vezes esta é uma posição temporária para alcançar outros objetivos, mas outras vezes ela é vista como única opção, como se a pessoa não conseguisse sair dela, mas também não conseguis-se identificar para onde quer ir – e esta é uma das maiores causas de insatisfação no trabalho e de aten-dentes mau humorados, pessoas que trabalham com falta de vonta-de e realizando suas atividades “de qualquer jeito”.

Este comportamento conse-qüentemente “contamina” os clien-tes e então podemos ver empresas que não vão para frente, ou que prestam péssimos serviços por funcionarem com pessoas que não queriam estar ali (muitas vezes até o próprio dono).

A raiz de vários problemas orga-nizacionais mora aí e também ex-plica por que às vezes um progra-ma de motivação por si não produz qualquer resultado. Nestes casos é a origem dos problemas que preci-sa ser tratada.

Estamos aqui falando de como a falta de orientação profissional in-fluencia o andamento de uma em-presa, mas você pode pensar em como ele influencia a sua própria vida.

A falta de “saber para onde ir” ou “para o que você serve” pode causar desmotivação, frustração, desânimo, depressão, problemas de relacionamentos e assim por diante, gerando inclusive outros problemas em sua vida que apa-rentemente não têm “nada” a ver com a o seu trabalho.

Orientar ou re-orientar a sua car-reira significa tomar consciência de pontos cruciais de sua vida que es-tão relacionados com as suas ha-bilidades e que talvez você nunca tenha se dado conta.

Você não precisa de uma bateria de testes, exames, questionários, avaliações e etc para chegar a uma resposta que “combine” com você.

Isto pode ser feito em alguns minutos, ou em algumas horas, dependendo de cada paciente,

Por:

Daniele tedesco07874 221 671

www.psicologadanieletedesco.com

Orientação e re-orientação Profissional Alguém que trabalha em média oito horas por dia passa pelo menos 50 por cento da sua vida (enquanto acordado) trabalhando

quando conduzido por um profis-sional que tenha esta visão sistê-mica sobre como você funciona e possa lhe conduzir e lhe mostrar caminhos antes desconhecidos.

E é fato que a resposta já existe, apenas precisamos coletar dados sobre você para descobrirmos onde ela está, mas acima de tudo é necessário que você esteja dispos-to a encontrar este rumo e, depois de descoberto, se dedicar a ele.

A vida profissional, para ser bem sucedida, invariavelmente exige dedicação e comprometimento. Isto não significa que você preci-se fazer esforços sobre humanos

para chegar à posição que deseja (e esse também já é um dado para reconhecer como você gosta de trabalhar).

É tudo questão de você construir e cuidar da sua vida profissional de forma prazerosa e construtiva, assim, como qualquer outra área da sua vida que terá altos e bai-xos, erros, acertos, crescimento e aprendizado.

Simples assim. Só depende de você.

Maiores informações sobre orientação profissional podem ser encontradas no website:www.psicologadanieletedesco.com.

Page 28: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Um Amor aos Cinqüenta - II

IngênuaPura e singela

Mente de criançaCorpo transformando

Aos poucos modificandoAmadurecendo para a vida

Como és bela!Teus modos ainda latentes

Não sabem o que despertam na menteSem maldade como a naturezaQue tudo faz com simplicidade

És no viver de nossos diasCom perfeição

Da poesia a flor mais LindaNessa idade

Menina – moça, criança estás aindaNo despertar da primavera da vidaÉ tão Bonito vê-la na roda do tempo

Embalada pelo próprio ventoQue a transforma para ser mulherTens muito que aprender vivendo

As etapas pouco a pouco vencendoNas emoções do dia-a-dia

Que tiveresEm teu olhar, ainda há serenidade

Que o mundo ainda não contaminouÉs a candura embalada pelo tempoMusa em que a vida inspirou! . . .

Menina-Moça

Por:

Ana maria leocádioProfessora e Poetisa

www.anamarialeocadio.com

Só pra relembrar. Minha amiga foi descartada aos cinqüenta anos. Aí... Olha

só como tudo terminou:A separação já tinha feito aniver-

sário. Ela já conseguia até freqüen-tar salões de beleza. Demorou um pouco, mas ela resolveu voltar ao

espelho. Aguardava sua vez. O cabelo bem curto iria ganhar, final-mente, uma nova cor. Nada muito escandaloso. Um castanho claro, afinal, sua vida estava como um mar manso, não havia motivos para chamar a atenção do mundo.

Folheava uma revista quando uma matéria chamou sua atenção. Falava sobre traição. Era incrível! Aquele jornalista, com jeitão de psicanalista, estava relatando sua própria história. Copiou o e-mail destacado abaixo do nome do au-tor do texto.

Ela que tinha toda a paciência do mundo, mal conseguiu esperar a tintura. Chegando a casa foi direto

para o computador. Escreveu tudo o que sentia. Ele deveria entendê-la, afinal escreveu tudo o que ela havia passado.

Não esperava resposta, queria apenas repartir um pouco seus sentimentos e experiências.

Qual não foi sua surpresa, quan-do na manhã seguinte lá estava sua resposta! Talvez uma daque-las automáticas e frias. Mas não, o próprio elogiava sua forma descon-traída e correta de escrever. Pediu seu msn e uma foto. Ela mandou apenas o endereço eletrônico.

Isso tudo aconteceu há dois meses. Ela não se atrevia a contar para ninguém. Era muita areia...

Por que um homem interessante, com 54 anos, jornalista e escritor, autor de cinco sucessos literários passaria horas conversando com uma mulher como ela? A internet nos prega peças, mas aquele e-mail havia sido publicado em uma revista respeitadíssima. Alguma coisa estava acontecendo e ela se recusava a acreditar.

Há alguns dias atrás, eles se encontraram pela primeira vez em Goiânia. Parecia que se conheciam há anos.

Se vai dar certo? Quem pode saber, né? A única coisa que sabe-mos é que ela já se prepara para uma viagem a São Paulo no próxi-

mo final de semana! Ahhh... E tal-vez para Gramado, no Rio Grande do Sul, no final do mês... E também para Bonito, no Mato Grosso do Sul, em setembro! E, quem sabe, para Nova Iorque, no Natal... E, para Londres, no ano que vem...

Ai sim, quando vocês virem um casalzinho, ela de cabelos bem curtos, ele grisalho e charmoso an-dando de mãos dadas pelo centro londrino, lembrem-se que alguma coisa assim ainda pode acontecer com você, basta apostar, sonhar e acreditar.

A sua vida também pode se transformar em uma crônica com final feliz.

Por:

Yanna barbosa [email protected]

Page 29: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

guia de serviços

Page 30: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

classificados

Page 31: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

classificados

Contrata-se enfermeira profissional ou pessoa cursando enfermagem. Necessária fluência em português, espanhol e inglês. Full time job. Cha-mar: 078 7035 4615 (M330/333)

We are looking for Multi-Skill pe-ople to do Property Maintenance: Carpentry (mainly), Plumbing, Tiling, Electrical (Minor works), Flooring and Decoration.

For more info, please contact us: [email protected] Tel.02079168740

Necessita-se NANNY / AU PAIR. Preferência p/ morar junto (South Gate – London). Três crianças + ser-viços domésticos Necessário: inglês básico 020 8372 1280 (J329/332)

A Connect Plus oferece vaga para atendente. Necessário fluência em inglês e português. email: [email protected]. tel: 0207 8361170. (P329/332)

Embaixada do Brasil – Setor Cul-tural. Experiência organização even-tos/divulgação (£1,700 mensais). Edital www.brazil.org.uk. Inscrições na Embaixada (pessoalmente): 9:30-13h ou 14:30-18:00h, de 1 a 18

de julho (seg a sex), 32 Green Street, Londres W1K (M328/331)

Embaixada do Brasil – Secretária/o do Embaixador (£1,443 mensais). Edital www.brazil.org.uk. Inscrições na Embaixada (pessoalmente): 9:30-13h ou 14:30-18:00h, de 1 a 18 de julho (seg a sex), 32 Green Street, Londres W1K (M328/331)

Precisa-se de cleaners para traba-lhar na área de Kent (Dartford, Charl-ton e Sidcup). Bons salários. Chamar 077 1500 36 44 (Pr327/330)

Precisa-se de moças para traba-lhar no Carnaval del Pueblo. Neces-sária excelente apresentação. Paga-se bem. Chamar 077 1500 3644 (Pr327/330)

Necessita-se pessoal para Costu-mer Service. Experiência bancária e/ou contabilidade e Microsoft Office é essencial. Envie CV c/ informações p/ [email protected] (Ref ind.)

Seja voluntário numa nova charity latino americana. Necessário ser ho-nesto, confiável e morar em Londres, de preferência na área Richmond ou South West London. Contate Anna: [email protected] 079 8995 4714 (M)

Contrata-se vendedor para traba-lhar em empresa gráfica. Paga-se salário, mais comissão. Necessário fluência em inglês e português, e conhecimento de espanhol. Chamar 020 7407 2422.

Empréstimos com a menor taxa do mercado. Auxílio junto aos bancos.

Rapidez e segurança! Fone 07931724714 (G329/336)

Faço manutenção de computado-res em domicilio. Remoção de vírus, formatação, recuperação de dados, internet sem fio. Atendo em toda Londres. Eduardo 078 7213 9215 (M325/328)

Faço mudanças e levo passagei-ros para todos os aeroportos. Segu-

ro e confiável. A partir de £ 15. Favor entrar em contato com Marcelo: 078 5652 6929 (M327/330)

Auxilio você junto a todos os ban-cos, na obtenção de empréstimos, cartões de crédito e em todos os ou-tros serviços bancários que precisar. Cris 078 8267 1697 (M323/328)

Intérprete com certificado do Com-munity Interpret para todas as ocasi-ões: bancos, GP, hospital, insurance, BT, trabalhos, etc. Simone 078 2155 1674 (M312/323/27*)

Auxílio bancário e acompanha-mento para: estabelecimentos, lojas, imob., cartões de crédito, BT, entre-vistas de emprego, empréstimos e tudo aquilo que necessita de tradu-ção. Tradutores Paula, ou Douglas: 075 1492 3183 (M308/323)

Auxiliamos com seus proble-mas bancários, em financiamen-to para compra de sua casa e suporte financeiro (empréstimos e outros) Procure-nos: Kátia 077 0775 0234 ou Aline 075 1409 9802 (M308/312*)

Tarô - Consultas com cartas. Mes-mo à distância posso orientá-lo. Ne-gócios, trabalho, família, amor. Dona Luisa. 20 anos de experiência. Brasil: 005562 3212-8001 (G329/336)

Salgados para festas ou mercea-ria. Com qualidade e Ótimos preços. Mariana 078 0424 7061 / 020 8809 7313 )G326/329)

Bem sucedido inglês homem de negócios, 44 anos, procura uma brasileira atraente para passar dias cheios de alegria e noites românti-cas. Contatar John: 079 5641 7306 (M 330/333))

básicos de inglês. Envie ftotos para: [email protected] Conta-to: 077 3335 0923 (M 325,326)

Precisa-se de recepcionista, pes-soa honesta e responsável, que fale inglês básico, não é necessá-ria experiência, para trabalhar em casa de massagem. 079 2592 5478 (M321/328)

Você quer ganhar um bom dinheiro todos os dias? Precisa-se de garotas bonitas e responsáveis de 18 a 30 anos para trabalhar em flat de mas-sagem. Fornecemos acomodação. Não é necessário inglês nem experi-ência: 079 2592 5478 (M319/330)

Lugar de Alto Nível procura garota responsável entre 18 e 30 anos para trabalhar como Escort e ganhar di-nheiro todos os dias. Não é neces-sário falar inglês. Oferecemos aco-modação. Contato: Clara 079 5086 8418 (G326/337)

lo, limpo, onde poderá descansar e fazer amigos. Marcelo 077 6227 8868 (M328/331)

JS ROOMS TO GO - Dobles £120 e Single £80. Internet, telefone, e mais todas as contas incluídas. 67 Fairbanks Road, Seven Sisters. Falar com Ron ou Neira 079 0831 3063 / 0208 80 84 577 (M327/330)

Casa recém construída para alu-gar. CRICKLEWOOD LOONDON NW2. Linda casa com 4 quartos doble, 2 banheiros, cozinha monta-da, sala de jantar/estar grande, jar-dim e estacionamento. Transporte e comércio local. Chamar: 077 1926 1567 (327/330)

UPTON PARK - Quarto single e de casal em casa a 8 minutos de Up-ton Park station, c/ todas as contas inclusas, internet wireless, sala com sky tv (record), poucas pessoas, cozinha, sala e quintal grande. Rob-son 07825915830 ou 02085867837. (M326/329)

QUARTOS E VAGAS próximos da estação de Kensal Rise. Casa toda equipada, ambiente familiar com TV Globo e Internet wireless. Contas in-cluídas. Cesar 078 5533 7464(noite) e 020 8459 4464(dia) (M323/326)

STANFORD HILL, SEVEN SIS-TERS E TOTTEHAM Quartos p/ ca-sais (130,00 p.w).Vagas p/ homens e mulheres a partir, p/ pessoa: triplo 55,00 p.w, double: 65,00 p.w, contas inclusas. Tel., Internet e TV Record. Airton 079 0872 0851 (G322/325)

Alugo quartos e vagas, casa mo-biliada, contas inclusas, internet 24 hrs. A partir de £ 50 p/semana. West Ferry, Shadwell e Canary Wharf. Fa-vor contatar Fernanda ou Juliano. 079 1615 2020 / 077 6774 4778. (G325/328)

Ótimos quartos para casal e sol-teiros em Shadwell - Old Street - All Saints – WhiteChapel - Line House - West Ferry – Poplar - Caledonia Road e Aldgate West. TV, DVD, telefone, in-ternet e frigobar nos quartos, limpeza e material incluídos. 077 0466 4090 / 077 5614 7992 (M309/312/328)

Zona 2 DALSTON – Quarto casal e solteiro com frigobar, internet e te-lefone. Ótima localização a dois mi-nutos da estação. Contas e limpeza inclusas. 077 0988 5245

(Ju – 330 – 333)

Crystal Palace & Anerly Stations - Quartos grandes ao lado das es-tações, poucas pessoas na casa, eletrodomésticos novos. Casa nova, dentro de um condomínio fechado, extremamente tranqüilo. 07846721287. (G330-333)

Vaga para uma mulher em Dals-ton- Z2, próximo de Liverpool e An-gel stations. £65 p/week com tudo incluído, menos internet. Madalena 078 9424 6199 (M329/332)

Quartos e vagas na Zona 2. Am-biente familiar onde conforto e limpe-za sao prioridades. Internet, TV Bras. e geladeira nos quartos. Paul: 079 2319 8148 e Seilea 077 1674 2206 (M328/331)

Excelente oportunidade. Ótimo quarto Double em um lugar tranqui-

Procuram-se atrizes amadoras que falem Inglês para filmes adultos. Não é necessária experiência. Idade máxima 25 anos – Conhecimentos

Page 32: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

entreterimento

(20 março a 20 abril)Áries

Tente aceitar que, entre sonhar e conseguir o que de-seja, existe um item indispensável: atitude! Saiba que só poderá colher os frutos do que plantar. No amor, passe uma borracha no passado.O Salmo 12 vai fortalecer a sua alma para lutar pelas coisas que são realmente importantes para sua vida.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(20 fevereiro a 20 março) Peixes

Ao invés de competir com os outros, procure agir em harmonia com eles. Enfrente os contratempos com bom humor e tudo dará certo. Na vida afetiva, não deixe o romance cair na rotina.Carregue sempre uma imagem ou um santinho de Santo Antônio com você. Isso lhe protegerá de qualquer mal.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

O astral te dará não só coragem como capacidade para realizar seus desejos. Terá uma maneira especial para buscar respostas. Ouça mais seu coração. No amor, pense sobre suas atitudes.Coma uma maçã bem vermelha e embrulhe cinco se-mentes em um papel rosa. Isso atrairá sorte no amor.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

Touro

Não queira que todo mundo pense e aja como você. É im-portante saber respeitar as diferenças e o jeito de cada um. Observe melhor quem vive ao seu redor. Será muito paquerada(o), hein!Carregue uma pedra de ametista com você. Ela lhe dará proteção espiritual e sorte nas questões pessoais.

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

As estrelas recomendam que evite agir por impulso, em qualquer situação, pois poderá se dar muito mal. Aja de acordo com o que sabe ser certo. No amor, você será o centro das atenções.Abra sua mente para as coisas novas e não se deixe enganar por “certezas” que já estão ultrapassadas.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Evite confiar demais em pessoas que não passam de colegas de trabalho ou poderá se decepcionar. No cam-po afetivo, é hora de agir com certa maturidade quando algo não for como espera.Não se envolva em problemas de amigos: depois eles fi-cam bem e quem acaba levando a fama de ruim é você.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

Tente agir de forma positiva e procure as soluções onde as outras pessoas só vêem problemas. O momento é de conquista em todos os sentidos. No amor, aproveite a maré de sorte.Tente reavaliar certos atos e dar mais atenção aos fatos que, até agora, passaram despercebidos.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

Seu envolvimento com o trabalho será maior e contará com um forte desejo de descobrir novas maneiras de fazer as coisas que estavam ficando monótonas. Tente quebrar o gelo na paquera.Para facilitar suas conquistas, salpique canela em pó no seu corpo antes de sair para encontrar alguém.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

O melhor é agir conforme o que sabe que dá certo. Dei-xe as mudanças de lado. Os amigos estarão ainda mais próximos. Conversas francas e sinceras podem estrei-tar os vínculos a dois.Cuidado com o que julga e aponta nas pessoas, pois, ao agir assim, permitirá que façam o mesmo com você.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Aposte na paciência, principalmente ao lidar com pesso-as com quem não tem afinidades. Estará com sorte nos assuntos ligados a dinheiro. Evite alimentar paixões não correspondidas.O bom senso será seu maior aliado ao ter que lidar com questões complicadas. Fuja de compras a prazo.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Antes de fazer escolhas, é importante se certificar do que realmente quer e avaliar bem as conseqüências dis-so. O astral fará com que seu charme fique forte. Clima ideal para paqueras.Evite vestir roupas de cores escuras às sextas-feiras. Te-cidos em tons claros trarão mais sorte a você.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Poderá sentir que o que parecia certo está longe de se realizar. Conte apenas com o que você sabe que é con-creto. Os astros anunciam, ainda, possível encontro com alguém muito especial.Guarde para si os seus maiores objetivos e saiba que so-mente assim conseguirá chegar aonde almeja.

Dani

el N

ocêr

a

Inicio Fim

Abobrinha

DOIS VELHINHOS enchem a cara e decidem ir para um

prostíbulo. Lá, a cafetina olha bem para os dois e chama a sua

gerente:

- Vá aos dois primeiros quartos e coloque uma boneca inflável

em cada cama. Esses dois estão tão velhos e bêbados que

não vão notar a diferença. Não vou gastar minhas meninas com

eles.

A gerente cumpre as ordens e os dois coroas vão para os seus

respectivos quartos.

Mais tarde, no trajeto de volta para casa, um deles comenta:

- Acho que a mulher que estava comigo estava morta!

- Morta? Por que você acha isto?

- É que ela não se moveu e não falou nada enquanto eu fazia

amor com ela.

- Podia ter sido pior - diz o outro, - Eu acho que a minha era

uma bruxa!

- Uma bruxa?! Como assim?!

- Bem, e que eu estava nas preliminares e dei uma mordida na

bunda dela. Ai, ela deu um pum bem na minha cara, saiu voan-

do pela janela e ainda por cima levou a minha dentadura...

Um AbrAÇO,AtÉ A PrÓXimA eDiÇÃO!!!

Por:

marcus Fumagalli

Page 33: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

esporte

FcF corinthians chega às semifinais da FA Futsal CupAs equipes brasileiras

entram para história da famosa FA Futsal Cup.

Um fato que não acontecia desde 2005, quando a primeira equipe brasileira, a London Brasil United Futsal foi destaque perdendo na prorrogação para a equipe FC White Bear. Desde então, Sheffield se tornou uma prioridade para as equipes Brasileiras. Em 2008, uma das equipes a se destacar foi FCF Corinthians, comandada pelo bra-sileiro James Rosa, que também comanda a equipe do London Brasil United Futsal Club.

A FCF Corinthians começou bem a campanha da fase clas-sificatória, ganhando dos semi-finalista, em 2007, Tranmere Fut-sal. Eles são líderes absoluto da Liga Nacional da região norte. O destaque do jogo foi o jogador

Bebeto que, com o apoio da famí-lia e da torcida, que compareceu em massa no Institute of Sport em Sheffield, conquistou a vitória para a equipe do FCF Corinthians. Ele também foi o responsável pelo gol mais rápido do torneio, 29 segun-dos.

Na segunda partida não poderia ser diferente, a equipe brasileira não perdoou o adversário, equipe I Security, por 7 a 0. Mais uma vez o destaque da partida foi o joga-dor Bebeto que bateu novamente o próprio recorde, gol mais rápido do torneio, 10 segundos, concluin-do o hat-trick (três gols numa só partida). Os outros gols foram de Carlos Diego (1), capitão James Rosa (1), Sergio Rodrigues (2).

Com a vaga garantida pra a segunda fase, a

equipe brasilei-ra descansou alguns titulares

e colocou em quadra os ingleses que fazem parte da equipe: Ben Tadmor, Andy, Joel, Kieron e o go-leiro da seleção inglesa de Futsal, Curtis Holmes. Mas aos dez minu-tos do primeiro tempo o artilheiro da competição Bebeto entrou em ação novamente, marcando o hat-trick e completando sete gols mar-cados. Com a classificação garan-tida, a equipe brasileira permitiu que o adversário virasse a partida, que ficou em 5 a 4.

No jogo das quartas de finais contra o Baltic FC, muita emoção e trama. Andy abriu o placar para equipe do FCF Corinthians. Nos minutos finais, veio o empate e, com isso, a partida foi para a pror-rogação. Sérgio Rodrigues marcou para o alívio da torcida brasileira e, colocou o time mais próximo da tão sonhada semi-final.

Faltando um minuto para o fi-nal da partida, a torcida gritava o nome do artilheiro da competição "Bebeto", que atendendo o pedido, marcou mais um e levou a torcida ao delírio, garantindo a semi-final ao time.

Co o resultado final em 3 a 1, Bebeto comentou “É sempre bom ter a torcida presente, principal-mente num dia tão especial não só para mim, mas para a minha equipe que está pela primeira vez na semi-final desta competição”.

Está foi a primeira vez que equi-pes brasileiras e portuguesas clas-sificaram-se para as semi-finais da FA Cup. “Isso mostra que não só o Brasil, mas também Portugal é uma potência mundial no Futsal e esperamos ver um espetáculo”, comentou Tony McClair, uns dos dirigentes da F.A.

Com a disputa entre times brasileiros, Helvecia fez 3 a 1, eliminando o FCF Corinthians. Wanderson ‘Manoel Tobias’ que se contundiu e não participou da semi-final comentou: “Chegamos até a semi-final, isso mostra que a nossa equipe pode fazer melhor no próximo ano e lamento não ter podido colaborar com a equipe num jogo tão importante”.

A disputa pelo quarto lugar foi contra o Tranmere Futsal, e a equipe brasileira entrou em qua-

dra desanimada. Porem o artilheiro da competi-

ção Bebeto, continuou com seu show, marcando mais um gol e entrando para a história do cam-peonato com nove gols marca-dos.

Peter Stanley, que trabalha com a Federação Inglesa de Futsal comentou que o jogador Bebeto, “novo e talentoso”, pode vir a ser usado para treinos da com o F-30 da seleção inglesa, já que ele faz parte da comunidade européia.

Apesar dos esforços, a equipe ficou em quarto lugar. O capitão da equipe James Rosa comen-tou após a premiação: “Parabéns ao time do Helvécia que vem jo-gando um futsal maravilhoso de-monstrando que o nome do Brasil está bem representado aqui na Europa”. O capitão revelou que irá cumprir o contrato com o FCF Corinthians até setembro na Liga Nacional, já que no regional ele comanda o London Brasil United e depois irá pensar em umas ou-tras propostas que vem receben-do para a próxima temporada.

Paula [email protected]

Por:

FCF Corinthians é quarto colocado.

Artilheiro do campeonato Bebeto.

Polli

ana

Ros

a

Polli

ana

Ros

a

Page 34: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Helvécia é coroado campeãoda Copa da Inglaterra de Futsal

Nota aos torcedores e leitoresA Diretoria do Helvécia, através de seu presidente Ademar Pereira, agradece a todos que acreditaram

e apoiaram a equipe de alguma maneira, entre muitos ao preparador físico Diego Souza, que realizou brilhante trabalho durante toda a preparação do time para esta competição e por motivos maiores não pôde estar presente na fase final da copa.

A vida segue e o Helvécia convoca toda a torcida para lotar o Ginásio de Bethnal Green, no próximo dia 20 de julho pela para enfrentar o London White Bear pela Liga Nacional. Se o time conquistar mais uma vitória praticamente garante a equipe brasileira na fase final da Liga. Mais informações falar com Ademar Pereira: 07950701034.

O time do Helvécia Futsal entrou para a história do futsal inglês ao conquis-

tar de forma invicta e consagrar-se a primeira equipe brasileira cam-peã da F.A. FUTSAL CUP, a Copa da Inglaterra de Futsal. Agora, o time vai correr atrás da terceira fai-xa de campeão do ano, que é a da Liga Nacional, tendo em vista que o time já conquistou este ano a Liga Regional.

Mas a conquista não foi nada fá-cil, a começar pela fase de classi-ficação, na qual a equipe brasileira caiu em um grupo muito forte que contava com o até então campeão do torneio, a equipe do Ipswich Wolves. O Helvécia Futsal mostrou porque foi campeão de forma in-victa da FA Futsal Cup e tem agora praticamente garantida a sua vaga

para os play-offs finais da Liga Na-cional.

Na primeira fase do torneio de Sheffield o Helvécia foi o líder de seu grupo com duas vitórias e um

empate. A equipe brasileira foi para o mata-mata das quartas de finais cheio de moral e com o apoio incon-dicional de sua torcida, que marcou grande presença com muito samba e alegria contagiando a todos os presentes no Centro Esportivo (The English Institute of Sport) durante os três dias da competição.

Com a vitória sobre Loughborou-gh Students FC por 3 a 0, o time do técnico Ronaldo Negrão (o Felipão do Futsal Inglês), chegou à semi-final para disputar com a tambem equipe brasileira FCF Corinthians, de Kent. Sendo que numa disputa na semana anterior, o Helvécia Fut-sal havia derrotado a mesma equi-pe por 15 a 0, pela Liga Nacional. Desta vez, a outra equipe estava mais preparada, mas o Helvécia garantiu a vitoria com o resultado de 3 a 1, suficiente para garantir a

vaga para a tão sonhada final. Na outra chave da semifinal

quem classificou para foi o Ipswich Wolves, equipe que vai representar a Inglaterra (pois foi o campeão in-glês de 2007), na UEFA Futsal Cup, no próximo mês de agosto.

Assim, como na fase de grupos, o time do Helvécia que já tinha enfrentado a poderosa equipe do Ipswich e tinha empatado em 1 a 1, foi para cima do atual campeão inglês com muita garra e união. A partida foi muito truncada e o alto nível técnico das duas equipes abrilhantou ainda mais a partida, que começou com as duas equi-pes mostrando um certo cansaço pelos três dias de competição.

Prova deste desgaste físico e mental foi 0 a 0 do primeiro tempo. Já no retorno do segundo tempo, o técnico Ronaldo Negrão, numa

atitude bastante ousada, colocou em quadra o goleiro-linha Elizandro Borges. Mas a decisão foi acertada, pois o time encurralou o Ipswich e incendiou a torcida que empurrava ainda mais o Helvécia Futsal.

Com tanta energia dos torcedo-res só poderia ser coroada com um gol quando tudo parecia caminhar para uma prorrogação, falavam apenas quatro segundo para o final do jogo. Aí veio o chute de Elizan-dro Borges que o ala Thiago Diório desviou para o gol, com muito es-tilo e categoria. Assim, o Helvécia foi assegurou o título inédito de Campeão da Copa da Inglaterra de Futsal, que participou pela primeira vez desta competição.

O ginásio entrou em êxtase com a vitória no último segundo, a equi-pe do Ipswich Wolves não teve tempo para mais nada, a não ser se render ao novo campeão inglês de futsal: HELVÉCIA FUTSAL!

A vitoria do time brasileiro de-monstra que planejamento e dinâ-mica aliados com a iniciativa priva-da tem alavancado o sucesso do Helvécia. Um time sério e honesto que conquista de vez o futebol na terra da rainha, com aquele jeitinho “brasileiro” de jogar Futsal.

A equipe do Helvécia Futsal foi Representada pelos seguintes atle-tas: Raoni Medina, Leo, Elizandro, Thiago Diório, Anderson, Douglas, Daniel, Paraná, Cristiano, Jhonata, Juninho, Alex, André, Ediel, e o téc-nico Ronaldo Negrão.

Paula [email protected]

Por:

Helvécia derruba o adversário em todos os sentidos. Técnico Negrão é prestigiado pelos jogadores.

Comemoração: dança do siri.

Helvécia é o campeão inglês 2008, com 26 jogos disputados, sendo 24 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Page 35: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

esporte

GoleirosDiego Alves (Almería-ESP)Renan (Internacional) ZagueirosAlex Silva (São Paulo)Breno (Bayern de Munique-ALE)Thiago Silva (Fluminense) lateraisIlsinho (Shakhtar Donetsk-UCR)Rafinha (Schalke 04-ALE)Marcelo (Real Madrid-ESP) meiasAnderson (Manchester United-ING)Diego (Werder Bremen-ALE)Hernanes (São Paulo)Lucas (Liverpool-ING)Ronaldinho (Barcelona-ESP)Thiago Neves (Fluminense) AtacantesAlexandre Pato (Milan-ITA)Jô (Manchester City-ING)Rafael Sobis (Betis-ESP)Robinho (Real Madrid-ESP)

çar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Nesta segunda-feira, 7, o técnico Dunga divulgou os 18 jogadores que buscarão a inédita medalha de ouro na China.

A convocação de Ronaldinho já havia sido anunciada pelo presi-dente da CBF, Ricardo Teixeira, an-tes mesmo de Dunga se manifes-tar. O Barcelona, porém, promete dificultar a liberação do jogador – a não ser que ele seja negociado.

A lista conta com apenas cinco jogadores que atuam no futebol nacional: o goleiro Renan, do Inter-nacional, o zagueiro Alex Silva e o volante Hernanes, ambos do São Paulo, além de Thiago Silva e Thia-go Neves, do Fluminense.

A seleção brasileira olímpica deve iniciar a sua preparação para os Jogos no dia 22 de julho, em lo-cal a ser definido. Segundo a CBF, os treinos serão realizados prova-velmente na Granja Comary, em Teresópólis (RJ).

"Foram convocados três late-rais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve uma maior diversificação, com a pre-ocupação de escolher jogadores

versáteis. Jogadores que sejam rá-pidos, e também com boa presen-ça de área, com aproveitamento nas bolas altas e nas jogadas de bola parada", justificou Dunga.

A convocação deixou de fora o meia Kaká, que não seria liberado pelo Milan e passou por uma ci-rurgia no joelho esquerdo recente-mente. Também ficaram fora alguns nomes que vinham sendo utilizados pelo treinador em amistosos da se-leção principal, como o zagueiro Henrique, recém-negociado pelo Palmeiras com o Barcelona.

Por outro lado, Dunga chamou o lateral-direito Ilsinho e o atacante Jô, que pouco participaram do pro-cesso de definição da equipe.

"O fator experiência pode ser decisivo na Olimpíada. Por isso, foram chamados muitos jogadores de 85, e mesmo os mais novos já têm experiência internacional", con-cluiu Dunga.

O Brasil, que nunca conquistou a medalha de ouro no futebol da Olimpíada, estréia no torneio no dia 7 de agosto, contra a Bélgica, em Shenyang. Nova Zelândia e a anfitriã China completam o Grupo C.

Os astros Ronaldinho, do Barcelona, e Robinho, do

Real Madrid, além do zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, serão os três jogadores com idade aci-ma do limite (nascidos antes de 1º de janeiro de 1985) que irão refor-

Dunga convoca seleção olímpica.

Dunga convoca seleção para Pequim e inclui ronaldinho e robinho

Agora técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari posa com a camisa do time

londrino na sua primeira entrevis-ta coletiva no novo clube. Ele afir-mou nesta terça-feira, 8, em sua primeira entrevista coletiva como comandante do clube de Londres, que espera contar com o meia Frank Lampard nesta temporada.

A contratação do jogador da se-leção inglesa seria um pedido do treinador da Inter de Milão, o por-tuguês José Mourinho, que traba-lhou com Lampard no Chelsea.

"Eu encontrei com Frank Lam-pard e nós conversamos por 15 minutos. Fiquei feliz com a conver-sa porque quando eu perguntei se ele queria continuar no Chelsea, ele me disse que sim", afirmou Scolari, que deixou o comando da seleção portuguesa após a Euro-copa-2008.

O treinador brasileiro não diri-ge um clube desde 2001, quando passou pelo Cruzeiro, e disse es-tar entusiasmado com o desafio

de comandar uma equipe de outro país.

"Penso que esse é um novo desafio na minha vida. O Chel-

sea é um dos maiores clubes do mundo e me deu a chance

desse emprego", concluiu o técnico.

Vice-campeão da última tempo-rada, o Chelsea estréia no Campe-onato Inglês diante do Portsmou-th, no dia 16 de agosto. A primeira partida do clube sob o comando de Scolari deve ser o amistoso contra o Guangzhou Pharmaceuti-cal, em 23 de julho, na China.

Felipão, de 59 anos, foi cam-peão com a seleção brasileira na Copa do Mundo 2002 e desde 2003, dirigia a seleção portuguesa de futebol, pela qual foi vice-cam-peão da Eurocopa 2004. (Agên-cias Internacionais)

técnico luiz Felipe scolari é apresentado no Chelsea

Page 36: brazilianNews 330

10 a 16 de julho de 2008

Domingo: noite de Nadal

No domingo, 6, o Torneio de Wimbledon teve talvez a maior final de toda sua

história. Num jogo disputado ponto a ponto entre os dois maiores joga-dores do mundo, o espanhol Rafael Nadal, 22 anos, conquistou o título, vencendo ao suíço Jorge Federer, 26, por 6-4, 6-4, 6-7, 6-7 e 9-7. Fo-ram os cinco sets mais disputados de toda história de Wimbledon, e a vitória realmente só se definiu nos três últimos pontos. Uma partida recorde de tempo, quatro horas e quarenta e oito minutos num jogo que teve o tempo total, devido às interrupções com a chuva, de sete horas. Mas essa não foi apenas a mais longa partida de tênis da história desse famoso campeona-to: foi a melhor final de todos os tempos – um épico para história do tênis.

Desde o início da partida se po-dia sentir toda a gana de Nadal. Super concentrado, ele parecia um touro pronto para explodir em for-ça. E foi assim do começo ao fim do jogo, sem diminuir em nada a intensidade, imprimindo um ritmo

forte de golpes violentos. Federer por sua vez parecia um relógio su-íço, tamanha a precisão de seus golpes, respostas e inúmeros aces: nada menos que 25 deles. Foi um duelo emocionante até para quem nunca assistiu a uma partida de tê-nis; podia-se sentir toda a energia de ambos que transbordava envol-vendo a platéia do, completamente lotado, Estádio de Wimbledon.

Nadal começou vencendo os dois sets, por 6-4 e 6-4. Estava ga-nhando o terceiro set e parecia que iria ganhar ali. Tudo levava a crer que recuperar aquele jogo seria uma missão impossível para Fe-derer. Afinal, teria que virar a vanta-gem daquele set e ainda ganhar o próximo para igualar em 2 a 2 com Nadal e assim disputar o quinto e último set. “Uma imensa monta-nha para se escalar”, mas Federer o fez. Ganhou o terceiro set no tie break por 7-6, repetindo a dose de igual forma e fechando também no tie break, em 7-6. O quinto e último set não pode ser terminado em tie break, e dessa forma, se empatado em cinco games a cinco, a disputa tem que ser numa melhor de três. Com toda garra e força de vonta-

de inquebrantável, Nadal fechou o último set em 9-7, pondo fim a um reinado de cinco anos de Federer em Wimbledon.

O espanhol Rafael Nadal, com este título, conquistou inúmeras vitórias. Em quase trinta anos não havia um tenista que ganhasse os dois maiores torneios de tênis do mundo, Roland Garros na França, disputado em quadra de saibro, e Wimbledon, aqui em Londres e em quadra de grama, no mesmo ano. Apenas dois tenistas no mundo ha-viam feito isso e Nadal se igualou aos feitos de Rod Laver (1969) e Bjorn Borg (1978 a 1980). Foi tam-bém a primeira vez, em 42 anos, que um tenista espanhol conquis-tou Wimbledon desde Manolo San-tana, em 1966. Nadal conquistou tudo isso finalizando o jogo às 21:15 horas, na noite de domingo. Definitivamente esta foi a Noite de Nadal.

Marcelo [email protected]

Por:

Rafael Nadal.

O britânico Lewis Hamilton fez a festa do público

que lotou as arquibancadas do circuito de Silverstone ao ga-rantir o primeiro lugar no GP da Inglaterra, no último domingo, 6. Porém, entre os telespecta-dores, o êxito do piloto ficou relegado ao segundo lugar, já que os ingleses preferiram ver a final histórica entre Rafael Nadal e Roger Federer na grama de Wimbledon.

Segundo informações do jor-nal espanhol “Marca”, a BBC teve uma média de 7,9 milhões de espectadores durante as mais de cinco horas de duração da decisão do Grand Slam, con-

quistado pelo tenista espanhol. Isso equivale a 39% dos televiso-res que estavam sintonizados.

Nos 15 minutos finais da par-tida, inclusive, a emissora re-gistrou uma audiência de 12,7 milhões de telespectadores. No ano passado, a reta final da de-cisão de Wimbledon, também entre Federer e Nadal mas com outro desfecho, havia reunido 7,3 milhões de pessoas diante da TV.

Enquanto isso, a vitória de Hamilton foi acompanhada por uma média de 4,4 milhões de pessoas (36% de 'share') que estavam sintonizadas na ITV 1. (Informações Uol)

Audiência da final de Wimbledonsupera vitória de Hamilton na tV britânica

AFP